Osteoporose

Por:



osteoAtualmente, no Brasil, existem 36 milhões de idosos e, as mulheres representam 54% da população idosa e ativa. O seu maior flagelo é a osteoporose, presente em 25% a 30% da população feminina caucasóide. As fraturas osteoporóticas são o ponto final de uma clínica pautada pelas dores, restrições físicas laborativas, diminuição das atividades sociais e invalidez.

A compreensão dos mecanismo envolvidos na gênese da osteoporose e os múltiplos aspectos desta doença é de fundamental importância para todos os profissionais envolvidos no cuidado aos idosos, e principalmente aos adultos jovens visando a ação preventiva.

Segue os textos a respeito do assunto inseridos neste site.

Imobilidade um sério problema para os idosos [on line]
Osteoporose nas mulheres [on line]
Fraturas nas mulheres na pós-menopausa [on line]
Fraturas nos homens idosos [on line]
Osteoporose e o paratôrmonio [on line]
Osteoporose – planejamento terapêutico [on line]
Osteoporose – profilaxia [on line]
Osteoporose – abordagem não medicamentosa [on line]
Osteoporose – tratamento medicamentoso [on line]
Prevenção das fraturas osteoporóticas vertebrais [on line]
A mulher do século XXI – Osteoporose e TRH [on line]
Entendendo o metabolísmo ósseo [on line]

104 Comentários »

  1. Cleo comenta:

    23 dezembro, 2007 @ 4:34 PM

    Tenho osteopenia tenho muita dor isso tem cura?

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    23 dezembro, 2007 @ 6:45 PM

    A osteopenia não costuma causar dores.
    Se tratada corretamente o quadro de osteopenia estabiliza-se ou cura-se.

  3. MARLENE comenta:

    28 março, 2008 @ 10:23 PM

    “ESTOU COM ESPORÂO, NOS DOIS PÉS É POSSIVÉL FAZER CIRURGIA NOS 2 AO MESMO TEMPO?, E ESTOU COM OSTEOPOROSE NO FEMUR , ISSO PODE SE COMPLICAR COM A CIRURGIA?, OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE!!!”

  4. Rinaldo Almeida comenta:

    10 abril, 2008 @ 3:42 PM

    ”Excelente este site informativo,cientifico e ao mesmo tempo acadêmico.sendo professor universitário da Universidade da Amazônia(UNAMA) e da ESAMAS de Belém-PA ,ministrando aulas na disciplina de Fisioterapia em Geriatría e Gerontologia ,estaremos informando aos nossos alunos sobre esta pagina on line”.
    PARABÉNS!!!!!!!

  5. elda lisboa neves comenta:

    6 dezembro, 2008 @ 9:13 AM

    Sobre a miastenia gosotaria de saber se essa doença é progressiva em idosos com 70 anos e se existe casos de remissão nessa faixa etária. Grata

  6. Fatima comenta:

    2 fevereiro, 2009 @ 2:14 PM

    Minha sogra tem 80 anos e em agosto de 2006 caiu e quebrou o femur,fez a cirurgia onde colocou uma prótese mas saiu do lugar.Teve que se sbmeter a 2 cirurgia,que tambem não deu certo pois a prótese saiu novamente do lugar,agora vai fazer outra cirurgia para colocae ela no lugar.Sera que vai dar certo? Ela ja anda cansada de tudo isto,pois tem dores e o pé esta sempre inchado e não coloca o pé no chão a perna fica suspensa,ela anda com o andador para ir ao banheiro e fazer a higiene ,Gostaria de saber quais as chances dela poder andar?

  7. Maria Aparecida Gentine Franceschi comenta:

    22 abril, 2009 @ 5:24 PM

    Tenho ostioporose na segunda e na quarta vértebra, tenho esporão e dores nas juntas tabem fomigameto a noite ,estou na menopausa,que devo tmar ,de medicamento p/o esporão, e p/ osteoporose, ja tomei alguns medicamentos mas me prejudicaram o estmogo.
    Faço cademia isso é bom p/ meu problema?
    sem mais obrigada.
    Maria.

  8. Maria Aparecida Gentine Franceschi comenta:

    22 abril, 2009 @ 5:28 PM

    Tenho osteoporose e esporão, faço cademia, isso é bom?
    QUAL O MEDICAMENTO MAIS APROPRIADO.

  9. otoniel comenta:

    30 abril, 2009 @ 1:08 PM

    olá Drs. sofri acidente grave de fêmur, tíbia, bacia e quadril, meu medico quer fazer cirurgia com material fator de crescimento devido a pseudo artrose grave e o plano de saudebradesco não quer autorizar, pois é caro, quero saber se tem outro material com menor custo… meu médico quer fazer com o material da “gmreis SEFC”. aguardo retorno…

  10. FELIPE ARENO comenta:

    19 maio, 2009 @ 3:20 PM

    Olá , parabéns pelo ótimo site. Minha mãe de 74 anos sofreu um colapso espontâneo de L3 e L4 há dois anos, e após descartarmos metástase, o diagnóstico foi de osteoporose e Kummel-Verneüil (necrose avascular). Teve uma queda da própria altura anos antes, e indicaram cirurgia extensa , que não fizemos com medo. Agora melhorou da dor, mas tem cifose acentuada, repõe cálcio, alendronato não pois teve úlcera. O que ainda pode ser feito ? Grato pela atenção.

  11. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 maio, 2009 @ 6:22 AM

    Felipe,
    veja o página do dia 21 de março de 2007 – Fraturas vertebrais – Preenchimento vertebral. Acredito que esta é uma opção terapêutica para reconstruir as vértebras fraturadas da Sra sua mãe.
    Boa sorte.
    Prof. Armando

  12. carlosalberto ribeiro dionisio comenta:

    5 junho, 2009 @ 6:16 PM

    gostaria de saber qual a diferença do carbonato de calcio e fosfato de calcio no tratamento da osteoporose?

  13. wellington comenta:

    27 julho, 2009 @ 7:56 PM

    Qual a diferença entre o Carbonato de Cálcio e o Fosfato de Cálcio no tratamento da osteoporose?

  14. ana.maria pitorra machado comenta:

    30 julho, 2009 @ 8:18 AM

    Prezados,
    Gostaria de saber se há algum local de centro de estudos grátis que fazem tratamentos com idosos e que são acometidos de osteoropose, se existe um programa de estudos nesta área, se houver um centro de pesquisas neste sentido, vcs pudessem me enviar um endereço para eu levar a minha mãe. Ela tem 78 anos e tem osteoporose severa na coluna e está com uma lordorse muito acentuada.
    Aguardo contato , e agradeço a atenção.

    Grata,

  15. ricardo moraes comenta:

    30 julho, 2009 @ 4:43 PM

    eu tenho ostroporose,por acaso eu tomo coca-cola todos os dias acoca tem a ver na ostroporose

  16. JOSEFA PEREIRA DA SILVA comenta:

    8 agosto, 2009 @ 9:30 PM

    POR GENTILEZA, GOSTARIA MUITO QUE ALGUEM ME AJUDASSE, POIS SOU MUITO POBRE E TENHO MINHA MAE QUE TEM 73 ANOS E HA ANOS ELA SOFRE COM OSTEOPOROSE ELA SENTE MUITAS DORES E AQUI EM RECIFE ONDE MORO O TRATAMENTO E MUITO PRECARIO ELES NAO DAO ATENÇAO , PARA O CASO E NEM SE QUER O REMEDIO PARA ALIVIAR A DOR DELA VIVO MUITO TRISTE POR VER ELA SENTIR TANTAS DORES SEM EU PODER FAZER NADA, NO NOSSO PAIS SO OS RICOS E QUE TEM TRATAMENTO, O POBRE QUE PRECISA DO SUS AQUI NO NORDESTE E PARA MORRER JA FAZEM TRES MESES QUE EU ESPERO UMA CONSULTA PARA LEVAR ELA A UM ORTOPEDISTA PELO POSTO DA PREFEITURA DO RECIFE E NADA ATE O MOMENTO AINDA NAO OBTIVE RESULTADO.MUITO ABRIGADO, QUE DEUS ABENÇOI A QUEM ME AJUDAR DE CORAÇAO.

  17. ROSIMAR LOPES DE MORAES comenta:

    15 agosto, 2009 @ 11:11 AM

    BOM DIA!

    TENHO OSTEOPENIA NA COLUNA E FEMUR, E NO MOMENTO ESTOU COM MUITA DOR NO OMBRO DIZEM QUE E BURSITE. GOSTARIA DE SABER QUAL O NELHOR TRATAMENTO PARA AMBOS, É POSSIVÉL TRATAR A BURSITE SEM USO DE CORTICÓIDES?

    ATENCIOSAMENTE, AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    ROSIMAR LOPES DE MORAES.

  18. JOSE CARLOS MORIEL comenta:

    4 setembro, 2009 @ 10:21 AM

    minha mãe tem ostoporose,anda com dificuldade, tem dor violenta direta, gostaria saber se tem algum medicamento p/amenizar as dores que são fortes
    FICO AGRADECIDO PELA ATENÇÃO E ORIENTAÇÃO.

    JCM

  19. MARIA LUZIA BRITO DE OLIVEIRA comenta:

    19 novembro, 2009 @ 6:49 PM

    TENHO 53 ANOS E TENHO OSTEOPOROSE DESCOBRI EM UM RX DE COLUNA , SINTO MUITA DOR, GOSTARIA DE CONHECER UM TRATAMENTO GRATIS, SÓ ENCONTRO PARA IDOSO E NÃO TENHO PLANO D SAUDE.

  20. Aurelio Gonçalves Gama comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 7:42 AM

    Tenho 44 anos, desde de 2004 durante a atividade de trabalho(empilhaderista) venho sentindoi fortes dores lombar ,isso virou rotina.até que fiquei impossibilitado de trabalhar, devido as constantes travada nas pernas e pescoço sempre do lado direito.Foram feitos varios exames de tomografia,ressonancia magnética e cintilografia ossea e varios outros…foram constatados alterações de generativas da sacro- iliaca a direita e esclerose degenerativa e tambem na articulação metacarpofalangiana da mão direita com processo osteoarticulares degenerativos,reumatismo no sangue.Além disso estou com diabete e acido urico mas esta controlada , sinto vertigem,fortes dores abdominais e lombais,zumbido no ouvido e mta dores de cabeça e mta caimbra nas pernas e costas e insônia.Completei 6anos de auxilio doença .Atualmente faço tratamento com ortopedista e reumatologista.Uso continuo de medicamentos: aloporinou,liryca 75ml, tramol 100ml e rivotril.Gostaria de saber se há tratamento na rede SUS e se com este diagnóstico tenho direito a aposentadoria.
    Agradeço imensamente e aguardo com expectativa um breve retorno.Deus abençoe!
    Aurelio

  21. Aurelio Gama comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 7:50 AM

    Desde de 2004 durante a atividade de trabalho(empilhaderista) venho sentindo fortes dores lombar ,isso virou rotina.até que fiquei impossibilitado de trabalhar, devido as constantes travada nas pernas e pescoço sempre do lado direito.Foram feitos varios exames de tomografia,ressonancia magnética e cintilografia ossea e varios outros…foram constatados alterações de generativas da sacro- iliaca a direita e esclerose degenerativa e tambem na articulação metacarpofalangiana da mão direita com processo osteoarticulares degenerativos,reumatismo no sangue.Além disso estou com diabete e acido urico mas esta controlada , sinto vertigem,fortes dores abdominais e lombais,zumbido no ouvido e mta dores de cabeça e mta caimbra nas pernas e costas e insônia.Completei 6anos de auxilio doença .Atualmente faço tratamento com ortopedista e reumatologista.Uso continuo de medicamentos: aloporinou,liryca 75ml, tramol 100ml e rivotril.Gostaria de saber se há tratamento na rede SUS e se com este diagnóstico tenho direito a aposentadoria.
    Agradeço imensamente e aguardo com expectativa um breve retorno.Deus abençoe!
    Aurelio -44 anos

  22. neusa comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 6:11 PM

    boa noite
    tenho 52 anos estou com osteopore na coluna L1 eL4, faço reposiçao hormonal mais ou menosw 8 anos com systen 50mg, e ontem a Dr{ mudo pra PREFEST E OSTEONUTRI, SOU FUMANTE parei por dez anos e voltei a fuma faz dois anos, estou tendo dores na coluna , trabalho sentada o dia todo , gostaria de saber se so com esse tratamento melhora
    Obrigada , aguardo um retorno , e por quanto tempo tenho que usar esses medicamentos

  23. neusa comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 6:12 PM

    boa noite
    tenho 52 anos estou com osteoporose na coluna L1 eL4, faço reposiçao hormonal mais ou menosw 8 anos com systen 50mg, e ontem a Dr{ mudo pra PREFEST E OSTEONUTRI, SOU FUMANTE parei por dez anos e voltei a fuma faz dois anos, estou tendo dores na coluna , trabalho sentada o dia todo , gostaria de saber se so com esse tratamento melhora
    Obrigada , aguardo um retorno , e por quanto tempo tenho que usar esses medicamentos

  24. Maria jose comenta:

    7 março, 2010 @ 3:26 PM

    Tenho 55 anos e estou com osteoporose e estou tomando calcio de ostras com vitaminas D e A e o alerdil uma vez por semanna mais sinto um enjooo danado e o estomago cheio e prisão de ventre o que tenho que fazer , por favor espero sua resposta obbrigada

  25. Gláucia Nogueira Barbosa/Pinheiral-RJ comenta:

    22 março, 2010 @ 6:26 AM

    Olá!
    Minha mãe Cléa Maria, moradora em Pinheiral e ex-funcionária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha tem osteosporose e tem alguns sintomas que o Aurélio Gonçalves Gama citou. Faz uso de alguns remédios que prejudicam seu estômago. Existem tratamentos naturais para isso?
    Aurélio, você estudou no CANP? Entra em contato com a gente.
    Estou na Prefeitura de Pinheiral e sou Conselheira Tutelar.
    Obrigada e parabéns a vocês pelo apoio dado a todos.

  26. CLEIA H. SCHEER comenta:

    11 abril, 2010 @ 5:22 PM

    TENHO OSTEOPOROSE HA TREZE ANOS FAÇO TRATAMENTO COM ALENDRONATO E CALCIO AGORA FRATUREI A NONA VERTEBRA
    TORÁCICA NO RESULTADO DA TOMOGRAFIA DEU FRATURA COMPRESSIVA {ANTECEDENTE DE TRAUMA} COM OSTEONECROSIS
    { DOENÇA DE KUMMEL} GOSTARIA QUE EXPLICASSE MELHOR O QUE SIGNIFICA ISSO?
    SE FOR ATENDIDA FICO MUITO AGRADECIDA.

  27. rosemeri comenta:

    16 abril, 2010 @ 8:56 PM

    tenho osteoarticular degenerativa tenho38anos e já fis tre cirurgias foi preciso por 4 parafusos na região lombar depois dessas cirurgias minhas dores diminuirão mas em compesação fiquei sentindo um desconforto muito grande na região lombar tenho a sensação de carregar um peso muito grande nas costas e por isso não posso ficar muito tempo em pé fico na maior parte do tempo deitada quaquer esforços fisico que faço fico muito canssada a ponto de perder a visão e como se ficasse cega por alguns minutos fora as tonturas que tenho e tenho hipertiroidismo tem algum perigo de se agravar mais o meu caso se alguem tiver alguma resposta pra me dar ficarei esperando outra coisa que acontece quando ataca as dores fico com a barriga inchada isso e decorente da osteoarticular degenerativa se for atendida ficarei muito agradecida pois dependo dos medicos do sus eles não esclarecem o meu problema

  28. fatima reis simoes marques comenta:

    20 abril, 2010 @ 10:12 AM

    tenho 41 anos tenho muitas dores na regiao lombar nao me deixa caminhar fico logo canssada fiz rx deu escoliose uma lesao na L1 e L4 a medica reçeitou me umas injeçoes relmos e voltarene continuo na mesma nao conssigo fazer a minha vida normal tomo muitos analgesicos tenho dois filhos pequenos nao posso parar e o meu problema ja se arrasta a 1 ano.Alguem me pode ajudar por favor uma vez que os medicos nao dao resposta obrigada

  29. laurindo comenta:

    2 julho, 2010 @ 4:08 PM

    oi
    gostaria de saber quem tem alteraçoès degenerativa na coluna ,tem direito aposentadoria

    tem 44 ano sente muita dor nas costas

  30. Maria Imaculada comenta:

    5 julho, 2010 @ 11:20 PM

    Quebrei o a cabeça do femur. Fiz cirurgia e coloquei platina.Quanto tempo devo ficar sem colocar os pes no chão para não forçar ? Tem 31 dias de cirurgia. Por favor me responda. Obrigada

  31. Sandra Crespo comenta:

    6 agosto, 2010 @ 9:32 AM

    Olá , gostaria de sua ajuda se possivél ,tenho osteoartrite na coluna cervical c4, c5,c6 e ultimamente
    tenho sentido dores fortissimas no quadril que estão me impossibilitando de caminhar e meus movimentos estão
    cada vez mais restritos. Fui atendida por um ortopedista que disse que meu caso é cirurgico ,fui encaminhada a um
    Neuro cirurgião que apenas me mandou de volta para o ortopedista sem nada me explicar .
    Na cidade onde moro Macaé está muito dificil atendimento ,sinto muitas dores já tomei diversos analgésicos
    até o Tramol , tem no RJ algum local que faça acompanhamento específico para essa doença gratis?

    Obrigada!

  32. carlos comenta:

    18 agosto, 2010 @ 9:18 AM

    Foi diagnosticado que possuo otoesclerose nos dois ouvidos onde fazer a cirurgia e possivel fala-se pelo sus se senao qual o custo aproximado de uma cirurgia

  33. vania maria prata comenta:

    20 agosto, 2010 @ 9:38 AM

    quero saber sobre o remédio NATURAL LIFE

  34. lucia maria comenta:

    4 setembro, 2010 @ 4:11 PM

    TENHO 39 ANOS E ESTOU COM OSTEOPOROSE,TENHO RIGIDEZ NOS JOELHOS E DORES FORTES NA COSTELA FAÇO USO DO REMEDIO OSTEOFORME E TOMO SUPLEMENTO DE CALCIO E ESTOU SEM ANDAR,USO CADEIRA DE RODAS ! VOLTAREI A ANDAR ?SINTO FRAQUEZA NO CORPO TODO!!!!!!

  35. lucicleide comenta:

    4 setembro, 2010 @ 9:58 PM

    tenho 30 anos fiz uma resonancia cervical edescobrir que estou com osteoporose cinto muitas dores no pescoço e estou afatada do serviço porque trabalho com limpeza quero saber se posso trabalhar normal sem mim prejudica mais tarde ?e qual é o tratamento correto ? peço que mim oriente estou muito preocupada já não suporto tanta dor obrigada . mande-me resposta com urgencia.

  36. cleide comenta:

    4 setembro, 2010 @ 10:07 PM

    tenho 30 anos sou ligada a 12 anos quero saber se tenho como engravida novamente o que tenho que fazer ? mim casei novamente e meu esposo ainda não é pai poriso o sonho dele é ser pai gostaria muito de realizar este sonho dele como devo fazer ;e se tenho chance de um dia engravida obr por sua atenção

  37. lucila cardoso comenta:

    27 setembro, 2010 @ 7:09 PM

    tenho 51 anos, e há 5 anos descobri que tenho um escorregaõ das vertebras, ( artrose das interapofisarias L3/L4 , L4/L5 e L5/S1
    e sinais de discopatia degenerativa L4/L5 CARACTERIZADA POR REDUÇÃO DO ESPAÇO DISCAL, esclerose e irregularidade dos platôs vertebrais adjacentes, o neuro disse que é cirurgico que tenho que colocar pinos, mas tenho muito medo, de piorar ainda mais, pois do jeito que estou, tem dias que consigo levar uma vida normal, outros dias quase naõ consigo andar com dores na lombar e formigamento nas pernas, e alem disso descobri que estou com osteopenia, o que agrava ainda mais o meu problema, como tratar a osteopenia?????? somente tomando calcio resolve????????????????, alguém já passou por isso que estou passando???
    conseguiu melhoras??????? por favor me contacte
    obrigada

  38. Raquel lisboa leis comenta:

    4 novembro, 2010 @ 9:02 PM

    Tenho 54 anos estou com osteoporose no joelho faso trata mento com formula a 4 anos nao vejo resultado nenhum ele esta enchado deformando doi muito da uma empressao que esta enflamado faso caminhada,hidraginastica gostaria de saber se tem algum hospital da rede publica especialisada neste tratamento no rio de janeiro e se o medico certo para este tratamento e ortopedista pois metrato com ese especialista

  39. cler reis comenta:

    8 novembro, 2010 @ 1:49 AM

    Tenho discopatia degenerativa,caracterizados por esclerose subcontral,osteófitos marginais e redução do espaça discal L4 L5.
    Tenho fortes dores, porem não consigo entender do Traumatologista que estou me tratando o que significa o laudo acima colocado, ele me receitou somente remédio para dor e me encaminhou para fisioterapia.Estou sentindo tambem fortes dores nos calcanhares, pode ser da coluna? Adoro caminhar, e meu trabalho depende muito de caminhar, porem as vezes as caminhadas me dão muitas dores.Em poucas palavras poderia me esclarecer melhor o que tenho e o que devo fazer!

  40. jurema comenta:

    5 dezembro, 2010 @ 10:01 PM

    minha mae sente muitas dores na perna a mas de um ano o medico disse que é descaste no fermur que ela precisa fazer uma cirlugia tem algum remedio que ela possa tomar que melhore esta dor e qnto custa esta cirlugia obrigada

  41. |Júnia Maria de Oliveira Mendonça comenta:

    5 janeiro, 2011 @ 8:59 AM

    Olá!
    Sou professora de educação infantil, tenho 34 anos e segundo resultado de RX do joelho E m apresento- Sinais de osteopenia, irregularidades ósseas no platô tibial; redução dos compartimentos femorotibiais notadamente do lateral.
    Sinto grande desconforto no joelho, e gostaria de saber se tenho direito a pedir reabilitação no trabalho (de regente de sala para auxiliar de secretaria.)
    Espero resposta por e-mail.
    Att
    Júnia Maria

  42. Priscila Martins comenta:

    24 janeiro, 2011 @ 10:54 AM

    Olá, tenho uma funcionária (diarista) que há pouco tempo descobriu sofrer de osteoartose no braço e gonartrose no joelho. Ela sente dores muito fortes que a impedem de realizar funções básicas, como levantar um copo.
    Gostaria de saber se existe hospital da rede publica especializada neste tratamento no Rio de Janeiro e qual é o médico certo para este tratamento? Ortopedista, reumatologista? Aguardo resposta. Grata.

  43. vera regina lopes comenta:

    1 fevereiro, 2011 @ 2:15 PM

    tenho 53 e tenho osteopenia vertebras dorsais joelhos e maos .. tenho muita dor ,posso fazer junp e musculação e caminhadas é grave

  44. rosa maria lemos de moraes comenta:

    6 março, 2011 @ 6:48 PM

    minha mae operou ofemur ja tem 6 meses e ainda ente dores ,e tem dificudades de andar ,pos a perna que naõ quebrou ela naõ consegue andar quaz nada e a perna que operou ainda esta inchada,vcs pode me dar uma opiniaõ .agradeço se puder me ajudar abraço e espero resposta..

  45. Gardenia de Souza comenta:

    28 março, 2011 @ 10:44 AM

    Estou com 71a e tomo ha um ano Osteonutri, uso diario e Actonel 35mg uma vez na semana. Sinto falta de apetite e muita fraqueza nas pernas e no corpo. Percebo que melhora quando tomo o Actonel. Gostaria de saber se essa sensaçao de fraqueza pode ser do calcio. Fiz todos os exames do check-up e meu medio disse que tenho saude de 18a. Emocionalmente me sinto muito bem, entao fica a duvida, seria do remedio? Obrigada
    Gardenia

  46. janilde moreno comenta:

    30 março, 2011 @ 7:54 PM

    meu marido após uma cirurgia de retirada das, tireoide e paratireoide apresenta um quadro de osteoporose na coluna vertebral e osteopania na cabeça do femu, bem gostaria de saber se ele pode requerer aposentadoria por esse motivo aguardo resposta.

  47. Marilaine comenta:

    5 maio, 2011 @ 2:29 PM

    O que pode ser feito quando a pessoa ja tem osteoporose? Minha mãe esta e esta com muita dor no corpo

  48. ciça comenta:

    8 maio, 2011 @ 9:52 PM

    ola boa noite !
    gostaria de saber se o meu problema resolveria com cirurgia nesta minha idade de 47 anos ,fiz ressonacia magnetica ,e constou no meu joelho esquerdo degeneração de menisco ,bursite, pato de ganso ,ruptura de cartilagem e desgaste na rotula .to sofrendo muito com fortes dores e mesmo assim qdo ataca o ciatico eu nem durmo ,a noite tenho dores muito forte deitada ,e sou muito alergica e tem vezes que nem sei a verdade de tudo isso ,gostaria muito de sua opinião ,ja passei por 5 medicos aqui em jundiai ,tenho 3 filhos menores,muito obrigada pela atenção ! por favor me ajude ,obrigado !!!

  49. Gabriela comenta:

    25 julho, 2011 @ 5:30 PM

    Oi tenho 23 anos e estou com osteoporose estabelecida. Ja tive 2 fraturas de vertebras toracicas, mas a causa da osteoporose ainda nao foi identificada. Alguem com a idade semelhante tem osteoporose? Gostaria d ajuda para descobrir a causa da osteoporose. obrigada

  50. Lidia comenta:

    2 agosto, 2011 @ 10:58 AM

    Tenho 60 anos e tenho osteopenia; gostaria de saber se o efeito é o mesmo tomando carbonato de cálcio com vitamina D ou cálcio a base de casca de ostras com vitaminnha D .

  51. Marcia comenta:

    2 agosto, 2011 @ 4:51 PM

    Olá, sou produtora de TV e estou produzindo uma matéria sobre osteoporose, alguém pode me ajudar?
    Meu msn: peodutoratvsp@hotmail.com , obrigada!!!

  52. francilly comenta:

    9 agosto, 2011 @ 11:54 AM

    Bom dia!

    Tenho um filho de 10 anos, ele teve uma infecção que destrui a cabeça do femur, ele sofreu muito! com 21 dias de nascido foi que descobrimos e desde então não paramos, hoje fazemos tratamento no SARAH, ele está sendo acompanhado pelos os melhores especialistas, mais nenhuma informação sobre o futuro dele, não sei se vai poder ter uma vida normal, então isso me preocupa muito em relação a vida social, sentimos ainda que há muito preconceito em relação as pessoas com deficiencia física, pois hoje os amiguinhos dele já o agride chamando-o de alejado, perneta etc……, fico magoada não sei como lidar com essa situação! sei também que é questão de educação, mais doe….., gostaria de mais informação e orientação sobre essa doença, quero saber tambm se posse entra com um pedido de auxilio ou aposentadoria junto ao inss.

  53. Leina Raquel comenta:

    16 agosto, 2011 @ 1:37 PM

    Boa tarde!

    A vó do meu esposo sofre todas as noites com fortes caimbras, ela tem 81 anos, gostaria de saber se ha algum remedio para amenizar as dores…

    ATT.

  54. Cleo comenta:

    22 agosto, 2011 @ 7:17 PM

    Boa tarde!!
    Meu filho teve duas fraturas de femur seguidas ele tem 11 anos e fizemos exames deu 10% em 2010. E esse ano de 2011 repeti os exames e agora de 12% 1,3.Qual o medicamento que tenho q dar? pois o médico dele nao deu nada. E só esta sé aumentando. Estou deseperada…me ajude..
    o que devar para ele tomar..pois agora deu alteração na coluna.
    bjos
    agurado respostas

  55. Aline Medeiros comenta:

    26 agosto, 2011 @ 9:02 PM

    Boa noite:
    meu avô jurandir tem 74 anos , e aqlgum tempo vem se queixado que a sola de seus pés parece estar pegando fogo!
    queima muito!
    Que tipo de médico e exames devo leva-lo para fazer?
    desde já agradeço pela atenção.
    um abraço.
    aguardo respostas.

  56. midian coutinho fernandes ribeiro comenta:

    6 setembro, 2011 @ 1:53 PM

    a oito anos atrais operei o quadril coloquei 2 parafuso 1direido e 1 esquerto e agora estou gravida de seis mes serar que posso der filho normal sem nenum problema ou teria que faser uma cesaria

  57. ale comenta:

    8 outubro, 2011 @ 11:49 AM

    uma pessoa que quebra o femur e tem osteoporose o coloca pino
    quanto tempo demora pra ela voltar a andar ou sentar sozinha.

  58. ana comenta:

    8 outubro, 2011 @ 11:51 AM

    olá boa tarde por favor pessoa quebra o femur e tem osteoporose o coloca pino
    quanto tempo demora pra ela voltar a andar ou sentar sozinha.

  59. eliana comenta:

    8 outubro, 2011 @ 1:01 PM

    gostaria que fizessem uma boa reportagem no fantastico a esse respeito, bem completa sobre osteoporose.iria beneficiar muitas pessoas

  60. maria da gloria de mira lourenço comenta:

    12 outubro, 2011 @ 10:20 PM

    tenho 55 anos fiz um exame e deu que tenho escoliose em coluna lombar,e tambem que tenho osteporose,queria saber se a perica medica da afstamento o aposentadoria,tenho so 20 ano de carteira asinada,estou desempregada faz 8 meses moro sozinha ,tambem entrei em depresão estou tomando medicamento para depresão ,ja fiz uma pericia mais eles não me deram nada,,quero saber se tenho direito ou não

  61. Maria Betânia comenta:

    18 outubro, 2011 @ 1:10 PM

    Boa Tarde,
    Tenho 55 anos e fui diagnosticada com osteoporose, devido a ausencia de homonio, pois fis esterectomia aos 37 anos.a osteoporose foi localizada na coluna e no femur, sinto muita dores nas costas..recentimente passei a sentir muitas dores no joelho. quando sento ou deito só consigo levantar apoiada em algo ou alguem me ajudar, gostaria de saber se é possivel eu requerer a aposentadoria, ando com muita dificuldade para me locomover até meu serviço e com muita dor.
    aguardo resposta.
    obrigada.

  62. tainan comenta:

    23 outubro, 2011 @ 2:11 PM

    meu nome é tainan eu só tenho 11 anos eu dei mais de quize voltas na upa tirei o raio- x um medico mais não deu nada e eu vivo tomando engeção passa a dor durante o dia mai quando dar a noite a dor volta eu não entendo já mandaram eu botar um colar um colar vertical e não adiantou eja passei pelo pediatra otorpedista e o clinico e eles não sabem o que é o que eu não entendo é um medico diz uma coisa um diz outras eu pesso a voÊs que me ajudem e me manden uma resposta por favor estou aguadando espero que envestigue minha historia

  63. tainan comenta:

    23 outubro, 2011 @ 2:14 PM

    descupa mais eu não falei o meu problema eu venho sentindo dores no pescoço isso tem aver com a coluna

  64. rozangela silva comenta:

    25 outubro, 2011 @ 6:49 PM

    tenho osteopenia 49 anos na menopausa resultados dos exames 2,1 esto desesperda tenho hipotiroidismo tbem por favor o meu medico disse que tem cura o que vc mediz porque tudo o que leio a respeito diz que nao, a glucosamina com condroitina sulfato ajuda a recuperar a massa ossea? por favor preciso de ajuda nao suporto e nao posso ficar doente morrer nao me entristeçe mas da doença tenho pavor por favor me ajude.
    certa da vossa atençao agradeço

  65. gisele comenta:

    28 outubro, 2011 @ 7:12 PM

    tenho 41 anos e tenho hipotiroidismo , agora fiz densitometria óssea e descobri que estou com osteopenia. Já tem 5 anos que fiz uma cirurgia da tireoide e me recordo q na ocasião minhas mãos endureceram. Liguei p o médico q fez a cirurgia e disse o q havia ocorrido , ele então me disse p tomar calcio sandoz (um remédio) e tbm me pediu p fazer alguns exames como fósforo e potássio, e me recordo tbm q ele falou assim “que estranho eu não mexi nas para- tireoides”. Bem de la p cá desenvolvi uma síndrome do túnel do carpo, algo q eu não tinha e de quebra uma osteopenia . Gostaria de saber se realmente o meu quadro de hipotireoidismo está relacionado c os problemas os quais relatei? E tbm gostaria de saber se há tratamento p a osteopenia?É POSSIVEL RETARDAR ESSE QUADRO?

    Att
    Gisele

  66. liliane comenta:

    1 dezembro, 2011 @ 4:58 PM

    o que é osteoporose no sangue ? meu irmão tem 27 anos e o medico disse que ele sofre dessa doença ,coca cala dá osteoporose?

  67. Célia Mariana A.L.Seabra comenta:

    9 dezembro, 2011 @ 7:30 PM

    Minha mãe caiu e fraturou a cabeça de fêmur ha 4 meses atrás fêz a primeira cirurgia colou 3 pinos, 1 mês e meio depois aos pinos começaram a se mover, recomendaram fazer prótese, só que ela estava com infecção nas vias respiratóras superiores (sinusite) ficou 10 dias se tratando e só depois colocou a prótese, ficou na Unidade Pós Operatória 36 dias, com infecção uma atrás da outra, sinusite, anemia, trafusão, pneumonia, infecção nos rins, etc. conseguiu sair depois de 36 dias está num quarto do hospital, só que agora os médicos dizem que ela está com a prótese fora do lugar, foi feito uma intervenção para recolocá-la, mas alegam que a prótese está instável não consegue ficar no lugar porque como ela ficou acamada muito tempos os musculos estão flácidos e não ajudam a segurar. Querem fazer nova cirurgia para tirar a prótese e ficar sem êla, porque devido a idade dela, não é recomendavel nova prótese. Os médicos dizem que é melhor ela ficar sem , porque dá para ela se sentar , não ficaria o tempo todo deitada.
    Me ajudem não sei o que fazer, porque acredito que se lela operar de novo ela não vai aguentar.
    Muito Obrigada
    Célia Mariana

  68. OLAISA DE BRITO COSTA comenta:

    20 dezembro, 2011 @ 9:51 PM

    MEU NOME É OLAISA
    TENHO 72 ANOS
    TENHO ARTRITE,OSTEOPOROSE
    A PARTIR DO MES DE AGOSTO DE 2011 AS DORES AUMENTARAM POR DEMAIS
    EM TDAS AS JUNTAS COM MUITA DIFICLDADE ME ABAIXO ,
    MAS NAO COSIGO ME LEVANTAR
    SE ME SENTO,LEVANTO COM DIFICULDADE
    USAR ESCADAS É UM MARTIRIO
    SO PARAM AS DORES QUANDO ESTOU DORMINDO
    PELAS DORES É DIFICIL PEGAR NO SONO
    AINDA ME ACHO NOVA PRA TANTAS DORES
    O MEDICO ME PEDIO DIVERSOS RX.
    POR FIM ME DISSE Q ESTA TD NOMAL
    COMO PODE UMA PESSOA NESSA SITUAÇAO ESTAR NORMAL
    VOU PROCURAR OUTRO MEDICO , E DEIXAREI UM NOVO COMENTARIO
    MUITO OBRIGADA POR TER ME DADO ESSA OPORTUNIDADE
    OLAISA

  69. mercedes comenta:

    20 janeiro, 2012 @ 10:04 PM

    tenho feito acompanhamento de osteopenia, sempre tem aumentado o nível, agora a

    última que fiz , a do femur aumentou, mas da coluna diminuiu a dmo, porque????

  70. mercedes comenta:

    20 janeiro, 2012 @ 10:05 PM

    agradeço muito a resposta.

  71. Vilma Campos comenta:

    28 janeiro, 2012 @ 10:49 AM

    Tenho cervicobraquialgia, com artrose na c1 e c2…corro risco de ficar tetraplégica? Sinto muita dor no pescoço, acordo com dor de cabeça, e minha pressão que era 9 X 6, agora está aumentando, tenho formigamento nas mãos, dormência no hálux do mesmo lado. Tenho início de osteopenia na t3, t4, l2, l4, l5 e no istmo entre a cabeça do fémur e fémur. Tenho 56 anos de idade. Nasci com espinha bífida, tenho mega apófise em l5. No momento tenho dificuldade em teclar por qdo inclino a cabeça fisga algum músculo do grande dorsal. E os braços formigam.
    Muito obrigada por essa oportunidade. Parabéns pelo site.
    Abçs
    Vilma

  72. Maria das DORES Ferreira da silva comenta:

    7 fevereiro, 2012 @ 9:30 PM

    Olá tenho 44 anos tenho osteoporose desejo engravidar. por isso gostaria de saber quais os riscos que corro. Abçs

  73. celia iesbik comenta:

    14 fevereiro, 2012 @ 8:33 PM

    boa noite alguem pode me ajudar poir favor tenho 23 anos estou na faxa amarela da osteoporose comecei tomar calcio que a medica receitou so que depois que comecei o tratamento venho sofrendo muito de dor no corpo todo junto com fisgadas ñ tenho febre so muita dor que me deixa na cama agradço se alguem me responder

  74. celia iesbik comenta:

    14 fevereiro, 2012 @ 8:35 PM

    boa noite alguem pode me ajudar poir favor tenho 53 anos estou na faxa amarela da osteoporose comecei tomar calcio que a medica receitou so que depois que comecei o tratamento venho sofrendo muito de dor no corpo todo junto com fisgadas ñ tenho febre so muita dor que me deixa na cama agradço se alguem me responder

  75. celia iesbik comenta:

    14 fevereiro, 2012 @ 8:41 PM

    boa noite vcs poderiam postar um cardapio para quem tem osteoporose de segunda ate domingo ficarei grata

  76. Gabrielle Cunha comenta:

    22 fevereiro, 2012 @ 1:03 PM

    Boa tarde! Minha mãe caiu e acabou quebrando o braço, o médico colocou gesso + disse que ela tem que colocar pino, geralmente o pino não é colocado antes ou pode ser depois do gesso?! Ela tem que aguardar quantos dias?! Se já foi colocado o gesso então não precisa de colocar o pino?! Ela não tem plano de saúde quanto custa uma cirurgia dessa?! Esse procedimento é mto caro?!

  77. ana paula comenta:

    24 fevereiro, 2012 @ 7:59 PM

    meu pai tem50anos de idade e ele tem esse poblema oesteoporo sofre com esse poblema e como melhorar esse poblema é isso ataca tambem os ossos da cabeça e deixa a pessoa tonta e causa alguns enxassos nos pes presciso da ajuda de algum medico o q vc mim dis sobre esse poblema aqui fala ana paula da bahia mim fala como ajudar o meu pai por que ele sofre com esse poblema ….xau beijos!

  78. Edilene Monteiro comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 9:33 AM

    Bom dia !!! Estou com artrose no joelho, a operação é arriscada? vou poder fazer minhas atividades normais depois da operação?
    minhas atividades fisica é correr, dançar e fazer a academia atrapalha em alguma coisa?
    existe tratamento? qual seria o correto?

    Muito Obrigada!!!

  79. Edilene Monteiro comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 9:35 AM

    Bom dia !!! Estou com artrose no joelho e vou colocar platina, a operação é arriscada? vou poder fazer minhas atividades normais depois da operação?
    minhas atividades fisica é correr, dançar e fazer a academia atrapalha em alguma coisa?
    existe tratamento? qual seria o correto?

    Muito Obrigada!!!

  80. alex fabiano os santos comenta:

    2 março, 2012 @ 6:46 PM

    O i . tu bem estou fazendo este comentaria para saber como posso fazer sobre este problema que tenho chamado osteoartropatia degenerativa/inflamatória, pois ela estar em quase todo corpo nas articulação como coluna , punho, perna , bacia ,clavícula etc.sendo assim como devo fazer diante deste problema. Estou afastado do trabalho a 2 anos estou recebendo pelo INSS muito medico já falou que eu denho que conviver com estar doença, pois a dor e muito forte não ando muito pois dói , não posso ficar muito tempo em pé e não muito tempo deitado durante a noite tenho que levantar pois dói muito na região da bacia e do ombro, uns medico falar que pode ser E/A. outro fala que eu tenho hérnia de disco , como devo fazer tem alguém que pode mim auxiliar para onde devo ir. Obrigado pela atenção .

  81. Mônica FonsecaRamos comenta:

    14 março, 2012 @ 7:38 AM

    Caro Dr. estou com 54 anos e já entrei na menopausa a 2 anos,venho fazendo acompanhamento com endocrinologista e nefrologista mas não estou satisfeita com o andamento do processo do tratamento.Tenho calculos renais e os indices do meu Pth estão aumentando a cada dia assustadoramente.Tenho osteopenia e segundo o médico estou a beira da osteoporose,o que faço para parar com essa evolução da doença? tem cura? grata pela consideração.

  82. Irismá comenta:

    20 março, 2012 @ 6:25 PM

    Tenho dificuldade para andar pois sinto dores na quadril do lado direito toda fez que vou fazer a macha ou andar. Pode ser osteoporose.

  83. suelaine faria comenta:

    27 março, 2012 @ 6:21 PM

    ola meu nome e suelaine minha vo tem osteoporose e faz o uso do medicamento miacalcic spray nasal mas este medicamento esta em falta tem alguem outro medicamento com mesmo efeito dele !!
    Espero resposta obrigado

  84. tania comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:21 AM

    minha mae tem osteoporose e nao consegue afastamento pelo inss eles alegam que nao e doença?

  85. RUTE comenta:

    27 maio, 2012 @ 11:59 AM

    minha mãe tem osteoporose e tem problema de coração e é diabetica .a osteoporose dela é muito avansada e a diabete tambem .entao nesse caso ela pode se aposentar,ela senti muitas dores nos ossos e nao concequir fazer nada.espero respostar obrigada/

  86. giovana lima comenta:

    29 maio, 2012 @ 6:04 PM

    Olá!
    Gostaria tirar umas dúvidas;tenho osteopenia no ossos na região dos tornozelos,faço reposição hormonal há 19 anos,estou com 44 anos,li,a resposta do Dr Armando,que ele diz que estabiliza e que não dói,como ele não tem essa doença não sabe,dói sim,tenho dores horriveis,nos ossos e dias de crises,tomo os remedios,calcio d 3 mais osteoforme,mais remedios p circulação,quero saber do dr como sua resposta não correspondem com minhas dores?dor nos ossos são como fraturas e sei como são,circulação é outra…..agradeço se responder..

  87. Virginia de Alencar comenta:

    5 junho, 2012 @ 3:23 PM

    Boa tarde!
    Por gentileza, gostaria de saber se alguém pode me dizer o que significa: SINAIS DE OSTEOARTROPATIA DEGENERATIVA, pois fiz um RX de tórax, para exame pré-operatório de cirurgia bariátrica, e no laudo estava escrito assim.
    Entrei em pânico, pois minha consulta de retorno é só para julho, e estou com medo de ser uma doença grave, e até de implicar no cancelamento da minha cirurgia.
    Se puderem dar maiores informações sobre isso, eu agradeço.
    Até mais!

  88. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    5 junho, 2012 @ 11:06 PM

    Virginia

    SINAIS DE OSTEOARTROPATIA DEGENERATIVA NA COLUNA – São os desgastes crônicos das vertebras com crescimento ósseo, popularmente conhecido como “bicos de papagaio”.

  89. Junio oliveira brito comenta:

    16 junho, 2012 @ 7:01 PM

    minha mãe tem 50 anos, tem esporão e pratica academia de segunda a sexta, existe alguma restrição ou recomendação?

  90. lucineide ciriaco dos santos comenta:

    27 junho, 2012 @ 7:43 PM

    Boa noite.Gostaria de tirar uma duvida. Eu estou com osteoporose no femur e lombar. Continuo trabalhando. Sou vigilante feminino e trabalho em pé e armada. Tem dias que mal consigo sair da cama por conta das dores no quadril e na coxa. Ainda não fui procurar meus direitos. Será que posso me aposentar por esta doença, que acompanha artrose nos joelhos e no pé esquerdo. Já estou com 53 anos.

    Obrigado desde já

  91. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 junho, 2012 @ 8:41 PM

    Lucineide,
    Inicialmente procure cuidar de sua saúde. É seu bem mais precioso. Consulte um médico reumatologista, faça todos os exames necessários e informe-se com ele qual a sua real condição física e as limitações que voce pode a vir sofrer por conta da profissão. Assim voce, munida de todos dos documentos necessários pode pedir a sua aposentadoria ou sua relocação no serviço.
    Sobretudo cuide da sua saúde não deixe a doença se agravar e te levar a uma invalidez.

  92. suzanila guedes afonso comenta:

    16 novembro, 2012 @ 4:23 PM

    Estou com osteoporose na Coluna e Osteopenia no Femur.O meu médico indicou Aclasta.Tenho relatorio e pedido médico.Gostaria de saber um endereço em salvador ba. onde pudesse conseguir o medicamento pelo SUS.

    Muito grata pela atenção.

  93. sebastião dos santos comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 9:04 AM

    Ola moro em SP e minha mãe reside na Paraíba, ela esta precisando de tomar miacalcic injetável e e não consegui encontrar esse medicamento na região tem como trasportá-lo daqui pra lá?

  94. Benvinda Maria Gonzaga da Silva comenta:

    21 janeiro, 2013 @ 12:53 AM

    tenho osteoporose e fibromialgia e ultimamente estou sentindo do femur ate os pés um formigamento que parece uma chuva, é proprio dessas doenças ou pode ser algo diferente? Me ajudem por favor, tenho 60 anos e estou muito preocupada.

  95. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 janeiro, 2013 @ 6:17 PM

    Benvinda,
    A fibromialgia pode dar dor muscular e formigamento. A osteoporose não costuma dar formigamento.

  96. Maria Andréa Dias comenta:

    17 maio, 2013 @ 11:05 AM

    Bom dia Dr. Armando Miguel Jr,

    Gostaria de saber o que são “Sinais de Osteoartropatia Degenerativa”.
    Qual médico indicado para tratar dessa doença: um Ortopedista, Hematologista ou Oncologista?
    Agradeço desde já suas informações.

    Att,
    Maria Andréa

  97. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 maio, 2013 @ 8:22 AM

    Andréa
    Osteoartropatia degenerativa é o nome científico da popular “bico de papagaio”. Consulte um médico reumatologista.

  98. vanessa comenta:

    4 junho, 2013 @ 12:27 PM

    Olá, dr. Armando; venho através deste email querer saber se uma paciente com 39 anos de idade com menopausa precose e que tem osteoporose na coluna e no fêmur direito pode conseguir reverter este quadro com medicamentos e exercícios físicos?

  99. elenice arruda comenta:

    17 agosto, 2013 @ 6:17 PM

    ola.dr.tenho osteoporose na coluna e muitas dores e muito formigamento . nas mãos, e perna direita muita falte de har, pois trabalho já ah dez anos a noite de camareira mas sempre trabalhei gostaria de uma resposta obrigada

  100. Maria josé Feitosa Bueno comenta:

    20 outubro, 2013 @ 10:04 AM

    Por gentileza , gostaria muito que alguém me ajudasse: pois sou muito pobre tenho 60 anos e sofro muito, sou diabética,tenho pressão alta,tenho osteoporose nos joelhos artite nas mãos e nos pés, ernia de disco na coluna lombar,e estou acima do peso, não posso fazer nenhuma atividade física, porque me corpo não permite por causa do peso.Moro no litoral na Bertioga , tenho 1,49 de altura e 108 kilos por favor me ajude, eu posso fazer para melhorar essas dores, aqui vou sempre no médico do Sus, eles dizem que não tem mais o que fazerem, por favor me ajudem a ter uma solução. Obrigado aguardo uma resposta,Fiquem com Deus, um abraço .Sofredora do litoral.

  101. Jose Gustavo comenta:

    18 dezembro, 2013 @ 5:48 PM

    Dr. Estou afastado com o quadro de protusão discal na coluna cervical, tendinite no ombro esquerdo, hoje fiz uma densitometria óssea com suspeita de osteoporose nas vértebras, tenho limitações nos braços e pescoço, este quadro pode me levar a aposentadoria por invalidez e qual o progresso deste enfermidade?
    Grato.

  102. adolf hitler comenta:

    25 março, 2014 @ 6:16 AM

    puts, maria josé, tá gorda hein, pqp. o jô soares perto de ti tem anorexia.

  103. Marlene Parreira comenta:

    13 junho, 2014 @ 1:51 PM

    Bom dia.
    Por favor me indiquem um sedativo para minha coluna (1 vertebra quebrada) sinto muitas dores, já tentei fisioterapia e nada adiantou. O que fazer?
    Aguardo retorno.
    Muito agradecida.

  104. Maria Madalena dos Santos comenta:

    15 agosto, 2014 @ 5:54 PM

    Olà!
    Minha mãe tem 69 anos, e tudo começou quando ela foi perdendo aos poucos o equilíbrio e em seguida perdeu o movimentos das pernas. Após, sentia uma série de dores, fez cirurgia na coluna e hoje ela ainda sofre com muitos espasmos nas pernas. E por fim, depois de alguns exames, foi descoberto que ela está com osteoporose. Ela também perdeu os estímulos fisiológicos, e ainda acredita que há possibilidade de andar novamente. Isso é possível?, O que seria recomendável para amenizar o sofrimento dela ?

Deixe seu comentário aqui !