05 - jul
  

Alergia ocular – Conjuntivite alérgica perene

Categoria(s): Imunologia, Oftalmologia geriátrica




Conjuntivite alérgica perene

 

ALERGIAhiperemia conjuntival

Aproximadamente 20% da população geral tem alguma forma de alergia ocular e uma significante parte apresenta manifestações oculares, como: prurido e a hiperemia conjuntival, lacrimejamento, secreção mucóide, fotofobia (sensibilidade aumentada à luz), sensação de corpo estranho no olho. As conjuntivites são classificadas em conjuntivite alérgica sazonal, conjuntivite alérgica perene, ceratoconjuntivite atópica, ceratoconjuntivite vernal e conjuntivite papilar gigante.

Conjuntivite Alérgica Perene

Nesse tipo de alergia, os sintomas costumam durar o ano todo. Ao contrário dos alérgenos do ambiente externo à casa, esses indivíduos apresentam maior problema em relação aos alérgenos encontrados no interior do domicílio. Exemplos: ácaros da poeira doméstica, baratas, fragmentos de pele morta de animais.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


1 Comentário »

  1. Miguel Waulliano comenta:

    19 junho, 2014 @ 10:52 AM

    Como conselheiro de saúde de Vinhedo/SP, estou pesquisando sobre a melhora da qualidade de vida de usuários que por motivos diversos encontram-se acamados por longa duração ou que tenham grande dificuldade de locomoção para certos atendimentos ou consultas, tal como de oftalmologia. Tenho observado que dentre as necessidades prioritárias para a qualidade de vida desses pacientes é a visão, especialmente quando, além do básico para manter a vida, a distração e o lazer tornou a capacidade de assistir à televisão uma das necessidades básicas para qualquer cidadão, com ou sem deficiências. Assim sendo, gostaria muito de saber mais sobre o atendimento domiciliar em oftalmologia, em especial no âmbito do SUS, uma vez que creio que também seja fundamental para complementar a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, tal como já ocorre em relação à clinica geral, fisioterapia, psicologia, odontologia, nutrição e fonoaudiologia.
    Agradecendo a atenção, lembro que pelas mudanças sociais e o envelhecimento da população, a atenção domiciliar terá um peso cada vez maior na assistência à saúde das classes economicamente menos favorecidas.

    Miguel Waulliano 19/06/2014

Deixe seu comentário aqui !