11 - jan
  

Câncer do Sistema Nervoso Central – Schwanomas

Categoria(s): Câncer - Oncogeriatria, Neurologia geriátrica




Câncer Cerebral – Schwanomas

Os schwanomas (também, chamados de neurinomas ou neurilemomas) são tumores benignos e encapsulados, compostos exclusivamente de células de Schwann, semelhantes aos meningiomas. Eles surgem a partir de células de suporte dos nervos que saem do cérebro, e são mais comuns sobre os nervos que controlam audição e equilíbrio e incidem na meia idade, mais comumente na 5a década de vida. Quando schwanomas envolvem estes nervos, eles são chamados schwannomas vestibulares ou neuromas acústicos. Comumente, eles apresentam-se com a perda de audição, e, ocasionalmente, perda de equilíbrio, ou problemas com a fraqueza de um lado da face (por também comprometer o nervo facial) .

O schwannoma vestibular cresce e pressiona os nervos coclear e vestibular, causando perda auditiva unilateral, zumbido e tontura/perda de equilíbrio. Com o crescimento do tumor, há interferência no nervo sensitivo da face (nervo trigêmio), causando paresia facial. O tumor pode também pressionar o nervo fácil (músculos da face), causando fraqueza ou paralisia no lado do tumor.

Diagnóstico

Baseando-se nos achados clínicos indica-se para o diagnóstico a Tomografia Computadorizada (TC) realçada com contraste intravenoso e ressonância magnética que determinam a localização, o tamanho, além de prover bases para a remoção microcirúrgica.

Tratamento

O tratamento é cirúrgico, porém, esta pode ser difícil, devido à área do cérebro na qual eles ocorrem, e as estruturas vitais ao redor do tumor. Ocasionalmente, a radiação (ou uma combinação de cirurgia e radioterapia) é utilizado para tratar estes tumores.

 

 

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !