27 - ago
  

Psicologia do envelhecimento

Categoria(s): Conceitos, Gerontologia, Psicologia geriátrica, Sociologia




Psicologia do envelhecimento

Quem olha para fora, sonha e quem olha para dentro, acorda.” Carl Jung (1875-1961) fundador da escola analítica de psicologia.

PARABÉNS 27 de agosto – Dia do Psicólogo -

Psicologia geriátrica estuda o comportamento humano e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente. Os avanços metodológico da pesquisa sobre o envelhecimento, a consolidação da área da Psicologia do Envelhecimento possibilitou, um melhor entendimento dos processos psicológicos do envelhecimento e um maior diálogo entre as próprias subdisciplinas da Psicologia (como a Psicologia Cognitiva, a Psicologia da Aprendizagem, a Psicologia Social e a Psicometria).

Existes várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. As principais são: Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal.

Psicologia do Envelhecimento em interlocução com as diversas subdisciplinas e escolas psicológicas geraram modelos e teorias já considerados clássicos nesse campo, destacando-se quatro contribuições que envolvem temas salientes na velhice, como adaptação, autonomia e dependência, regulação emocional e qualidade de vida.

  • Teoria SOC – A teoria de Seleção, Otimização e Compensação de Baltes e Baltes (1990).
  • Teoria da Seletividade Socioemocional- Desenvolvida por Laura L. Carstensen e colaboradores, na década de 1990, (Carstensen & Turk-Charles, 1994).
  • Teoria da Dependência aprendida – Desenvolvida por Margareth M. Baltes na década de 1980 e 1990.
  • Teoria do Construto de Qualidade de vida na velhice de Lawton de 1985.

Referências:

Batistoni SST – Contribuições da Psicologia do Envelhecimento para as práticas clínicas com idosos. Psicologia em Pesquisa | UFJF | 3(02) | 13-22 | julho-dezembro de 2009 [on line]

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !