12 - ago
  

Obesidade – Tecido adiposo: Mediadores inflamatórios: Leucotrienos

Categoria(s): Bioquímica, Inflamação




Reação inflamatória: Leucotrienos

Leucotrienos

Os leucotrienos são mediadores lipídicos que apresentam papel relevante na resposta inflamatória tecidual. Leucotrienos têm um amplo espectro de respostas biológicas e, em geral, são pró-inflamatórias.

A biossíntese dos leucotrienos a partir do ácido araquidônico são produzidos por células inflamatórias como leucócitos polimorfonucleares, macrófagos ativados e mastócitos. São conhecidos como leucotrienos  CisLTs, LTC4. LTD4 e LTE4. Os leucotrienos podem apresentar funções para eventos da resposta imune como induzindo a inflamação, ativando células para função efetora ou inibindo a função de células.

Leucotrienos também estimulam a síntese de colágeno e quimiotaxia de fibroblastos, proliferação e síntese de colágeno. Inibição da produção de leucotrienos podem ser uma terapia adjuvante eficaz, e as drogas estão agora disponíveis para bloquear a síntese de leucotrienos.

Mediador lipídico – Leucotrieno LTB4 – O LTB4 é um mediador pró-inflamatório que ativa leucócitos polimorfonucleares, com isso alterando sua forma e promovendo sua ligação ao endotélio pela indução da expressão de molécula de adesão. A firme adesão dos leucócitos no endotélio microvascular é dependente da expressão de moléculas de adesão como as beta2-integrinas (CD18), que são expressas na superfície dos leucócitos, permitindo a sua adesão pra uma variedade de tipos celulares que expressam um ou mais ligantes, pertencentes à superfamília ds imunoglobulinas e denominados de moléculas de adesão intercelular (ICAM 1 a 5).

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !