21 - jul
  

A privação do sono é um dos grandes males da sociedade atual

Categoria(s): Biologia, Neurologia geriátrica, Notícia




A privação do sono é um dos grandes males da sociedade atual

Os distúrbios do sono e as poucas horas bem dormidas causam um grande número de problemas físicos e emocionais como, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, distúrbios endócrinos como irregularidade menstrual, perda da libido, disfunção erétil, distúrbios imunológicos levando a infecções frequentes e estresse. A privação de sono aumenta o apetite por comidas calóricas, estimula o hormônio da fome (grelina) e reduz o hormônio da saciedade (leptina), causando a obesidade. Pouco sono também afeta o desempenho no trabalho ou estudo e provoca pequenos deslizes que afetam nosso rendimento.

O sono de com boa qualidade é aquele no qual a fase REM (sigla em inglês para movimentos oculares rápidos) se faz presente, pois nesta fase o hormônio hipofisário do crescimento (GH) é produzido. Este hormônio é responsável pelo crescimento e pelo rejuvenescimento das pessoas. É na fase REM que sonhamos e organizamos as nossas idéias.

A sociedade moderna com o excesso de equipamentos eletrônicos (televisores, computadores, celulares, equipamentos de som), a grande quantidade de luminosidade, os programas noturnos (esportivos, shows, baladas) faz com que as pessoas fiquem mais tempo acordadas e com qualidades de sono ruim, afetando a sua biologia e a sua saúde.

 

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !