19 - jul
  

Amor e desejo sexual – Localizada suas regiões no cérebro

Categoria(s): Neurologia geriátrica, Notícia, Psicologia geriátrica, Sexualidade e DST




Amor e desejo sexual – Localizada suas regiões no cérebro

O estudo, que incluiu também as universidades neurocientistas Sycaruse University of West Virginia, EUA e do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça, analisou 20 estudos que estudaram a atividade cerebral de amor e desejo sexual. Os participantes foram submetidos a estudos com ressonância magnética funcional (RMf) para analisar a atividade cerebral enquanto assistia a imagens eróticas ou olhava para a fotografia da pessoa que amavam.

A investigação descobriu duas estruturas cerebrais específicas, a ínsula e o corpo estriado, responsáveis pelo desejo sexual e amor. A ínsula é uma porção do córtex cerebral que está localizado em uma área entre o lobo temporal e lobo frontal. O corpo estriado está localizado nas proximidades, na parte frontal do cérebro.

De certa forma, essas duas áreas agem de forma diferente. Por exemplo, a área que é ativada pelo desejo sexual também é ativa com outras coisas que produzem prazer, como a comida. Mas a área do corpo estriado que é ativado por amor, é uma estrutura mais complexa e está na mesma área do cérebro da dependência de drogas.

O corpo estriado, constituído pelo putâmen e pelo núcleo caudado, a porção anterior (ventral) do corpo estriado está relacionada com a função emocional e contribui para o aprendizado, já a porção posterior (dorsal) relaciona-se com a coordenação de impulsos motores. Assim, danos sofridos nessa estrutura, podem levar a incoordenação motora como ocorre na Doença de Parkinson. A região ventral do corpo estriado também recebe o nome de estriado ventral ou núcleo accumbens.

O sistema límbico é um conjunto de estruturas cerebrais que controlam as emoções humanas  incluindo o comportamento, a atenção, o humor, a memória, o prazer e a dependência química.

 

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !