07 - jul
  

Política Nacional de Atenção Integal à Saúde do Homem

Categoria(s): Endocrinologia geriátrica, Programa de saúde pública, Urologia geriátrica




Notícias – Saúde do Homem: Política Nacional de Atenção Integal

Por volta dos setenta anos de idade, a produção de testosterona de um homem pode ser equivalente a 50% ou menos do nível verificado aos 40 anos. O hipogonadismo masculino, como é conhecida a queda da produção de testerona na comunidade médica, ocorre quando os testículos não produzem testosterona suficiente, o hormônio que desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento masculino.Assim, quando os níveis hormonais caem, os homens passam experimentar mudanças mentais e físicas significativas, como impotência sexual, fadiga, alterações de humor, diminuição do desejo sexual (libido), perda de cabelo, falta de concentração e ganho de peso.

Através da reposição hormonal, pode-se restaurar a função sexual e a força muscular. Além disso, com o tratamento, os homens muitas vezes experimentam um aumento na energia e uma melhor sensação geral de bem-estar.

Reposição hormonal – As opções de tratamento para o hipogonadismo masculino incluem a terapia de reposição hormonal, através de implantes absorvíveis, géis para aplicação tópica e injeções.

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM

O grupo etário de 20 a 59 anos corresponde a 41,3 % da população masculina ou a 20% do total da população do Brasil. Ele corresponde a parcela preponderante da força produtiva, e além do mais exerce um significativo papel sociocultural e político. Porém, os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades, cultivando o pensamento mágico que rejeita a possibilidade de adoecer. Além disso, os serviços e as estratégias de comunicação privilegiam as ações de saúde para a criança, o adolescente, a mulher e o idoso. Assim o Ministério da Saúde, a Secretaria de atenção à Saúde e o Departamento de ações programáticas estratégicas elaboraram, em novembro de 2008, o manual com aos princípios e diretrizes da política nacional de atenção integral à saúde do homem.

Acesse ao icone ao lado para saber mais a respeito

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !