22 - jun
  

Dor no quadril – Lesão do músculo piriforme

Categoria(s): Fisioterapia, Neurologia geriátrica, Ortopedia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Semiologia médica

Teste do músculo piriforme
Esse teste objetiva avaliar o músculo piriforme, que está comprometido na Síndrome do Piriforme. A manobra consiste no estiramento do músculo com rotação medial e flexão do quadril com o paciente em decúbito dorsal (Figura). Esta manobra não distende o nervo ciático, envolvido na síndrome. Dor localizada sobre o músculo com ou sem irradiação para o membro inferior pode indicar espasmo ou inflamação do músculo piriforme.
A sinal clássico para verificar o comprometimento do nervo ciático e o Sinal de Lasegue que é a dor ao elevar o membro inferior com o joelho estendido e o paciente deitado de costas.

A Síndrome do Piriforme é a conseqüência do encarceramento do nervo ciático pelo músculo piriforme na sua saída da pelve para a região glútea. Este pequeno músculo, que deve sua denominação ao formato de pêra, origina-se na pelve e conecta-se na parte superior e posterior do fêmur através de um tendão localizado no trocanter maior. Sua função é promover a rotação externa ou lateral da coxa, o que realiza com o auxílio de outros cinco músculos, todos localizados profundamente no quadril, sob os glúteos. Esses músculos são chamados de rotadores. O nervo ciático ou isquiático emerge da pelve em direção à região posterior da coxa e passa por entre esses músculos rotadores. O aumento rápido e exagerado dos glúteos – especialmente as mulheres que exercitam estes músculos nas academias com a intenção de ficar com as nádegas perfeitas – pode causar compressão do nervo ciático, provocando uma inflamação chamada de neurite do ciático.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


1 Comentário »

  1. Mary Barbosa comenta:

    29 outubro, 2013 @ 1:42 AM

    A procura de respostas na Iternet, encontrei as necessárias precisas. Parabéns, a quem desenvolveu este site. É de grande importância. Obrigado, abraços.
    Mary

Deixe seu comentário aqui !