05 - mai
  

Pele pigmentada – Doença de Dowling-Degos

Categoria(s): Dermatologia geriátrica




Dicionário

Doença de Dowling-Degos

A Doença de Dowling-Degos é uma dermatopatia rara de carater genético (genodermatose) de transmissão autossômica dominante, com penetrância variável, de início tardio, em geral na idade adulta, entre terceira ou quarta década de vida, com o surgimento de máculas hiperpigmentadas com aumento progressivo da pigmentação. Acomete, inicialmente, axilas e virilhas e, mais tardiamente, regiões interglútea e inframamária, pescoço e tronco. Pode ser relatado prurido nas dobras. Com o tempo, também aparecem lesões tipo comedões no dorso e pescoço, cicatrizes periorais e cistos foliculares. A doença não apresenta fenômenos inflamatórios na sua evolução benigna, porém é profundamente inestética.

A Doença de Dowling-Degos é também referida como a “doença dos pontos pretos”. Acomete predominantemente mulheres numa proporção de 2:1 e não tem predileção por raça. Recentemente foi relatada a mutação no gene da queratina 5 (KRT5) em um estudo envolvendo seis pessoas acometidas pela doença e pertencentes a duas famílias distintas, destacando a importância da queratina 5 na adesão celular e no transporte e na transferência de melanossomos.

Diagnóstico – A avaliação histopatológica, juntamente com o quadro clínico, são bem característicos da doença e permitem o diagnóstico conclusivo.

Tratamento - Os tratamentos são de resultado insatisfatório, podendo ser empregada hidroquinona tópica, tretinoína, adapaleno e corticosteroides, além de laser

Referência:

Zimmermann CC; Sforza D; Macedo PM; Azulay-Abulafia L; Alves MFGS; Carneiro SCS – Doença de Dowling-Degos: apresentação clínica e histopatológica clássica.An. Bras. Dermatol. vol.86 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2011.

Azulay-Abulafia L, Porto JA, Souza MAJ, Wrobel R, Brito MA, Valverde RV. Doença de Dowling-Degos. An Bras Dermatol. 1992;67:275-8.

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


1 Comentário »

  1. JOAO OSORIO comenta:

    10 fevereiro, 2013 @ 11:39 AM

    Quanto mais pode ser afetada uma pele que tem dowling-degos pelas radiações ionizantes(raio x).
    obrigado! um abraço.

Deixe seu comentário aqui !