08 - mar
  

Obstrução nasal por corpo estranho

Categoria(s): Emergências, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia geriátrica




Emergência

A obstrução nasal por corpo estranho é uma situação relativamente freqüente entre os idosos, especialmente com deficit cognitivo, como Doenca de Alzheimer, Demência frontotemporal, Demência vascular e existe uma grande variedade de objetos inanimados que são introduzidos na cavidade nasal pelas idosos (feijão, milho, botão, bolas de papel,  entre outros). Inicialmente, o quadro costuma passar despercebido, pois nem sempre o idoso demenciado relata o ocorrido. Geralmente os familiares e cuidadores procuram auxílio médico, em decorrência do mau cheiro exalado pela idoso após alguns dias.
Na maior parte das vezes, o corpo estranho fica retido em nível da cavidade nasal provocando obstrução nasal e rinorréia purulenta fétida unilaterais. O exame da cavidade nasal é fundamental, pois não é incomum este quadro ser confundido com o de uma rinossinusite e ser tratado como tal indefinidamente.

A remoção do corpo estranho é simples quando diagnosticado precocemente, mas deve ser realizado com instrumentos especiais pelo otorrinolaringologista. Com o tempo, o corpo estranho se transforma em um “rinolito” aderido à mucosa nasal, havendo necessidade de remoção cirúrgica.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !