23 - fev
  

Prostatite bacteriana aguda – O que é?

Categoria(s): Emergências, Infectologia, Urologia geriátrica




Dicionário

Prostatite bacteriana aguda.

Prostatite bacteriana aguda é uma infecção bacteriana súbita provocando inflamação da próstata. Esta é a forma menos comum de prostatite, apenas 5% a 10% dos casos, mas os sintomas são geralmente grave. Os pacientes apresentam infecção aguda do trato urinário com aumento da frequência urinária (polaciúria) e urgência urinária, necessidade de urinar muito à noite (nictúria), e ter dor na pélvis e na área genital. Eles geralmente apresentam febre, calafrios, náuseas, vômitos e ardor ao urinar (disúria).

Prostatite bacteriana aguda requer tratamento imediato, como a doença pode levar a infecções na bexiga, abcessos na próstata ou, em casos extremos, bloquear o fluxo de urina levando a uma grande distenção da bexiga (bexigoma) com muita dor abdominal.

Como toda infecção bacteriana, se não for tratada, pode evoluir para septisemia, que é uma disseminação das bactérias para a corrente sanguínea, causando confusão mental e queda da pressão arterial (choque séptico), e pode ser fatal.

Tratamento – O tratamento deve ser realizado com o paciente internado e usando antibióticos intravenosos, analgésicos e hidratação por soro.

IMPORTANTE: A prostatite bacteriana aguda não aumenta o risco de contrair câncer de próstata, mas pode apresentar o PSA (Antígeno prostático específico) aumentado.

Referências:

Pewitt EB, Schaeffer AJ – Urinary tract intection in urology, including acute and chronic prostatitis. Infect Dis Clin North Am 1997;11:623-646.

Lipsky BA – Prostatitis and urinary tract infection in men: what’s new; what’s true. Am J Med 1999;106:327-334.

Tags: , , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !