18 - jul
  

Alimentos funcionais – Maçã

Categoria(s): Gerontologia




Alimento funcional: Maçã



A maçã é o fruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosaceae. Existem mais de 7.500 espécies e variedades de maçãs. As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita. Assim, a maçã sempre foi uma importante fonte alimentícia em regiões de clima frio.

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro. É rica em compostos fenólicos como quercetina, epicatequina e procianidina B2, substâncias atuam como antioxidante e antiinflamatório ajudando a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar problemas cardiovasculares e cerebrais. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Consumo – Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !