25 - mai
  

Tipos de lesão de pele: Bolha

Categoria(s): Dermatologia geriátrica




Lesão dermatológica

  • A bolha é uma lesão caracterizada por um coleção de líquido seroso com diâmetro maior que 0,5 cm. Difere da vesícula pelo tamanho e da pústula pelo conteúdo não purulento.  A localização da bolha pode ser subcorneal (impetigo e pênfigo foliáceo), suprabasal (pênfigo vulgaris) ou subepidérmica quando ocorre a separação completa entre a derme e a epiderme (bulus penfigóide e dermatite herpetiforme)

Exemplo

O Penfigóide bolhoso (bolus penfigóide) é a mais comum das doenças bolhosas auto-imunes nos idosos.

O penfigóide bolhoso é uma doença auto-imune que provoca a formação de bolhas. Embora não seja tão perigoso quanto o pênfigo, o penfigóide bolhoso pode persistir por um longo tempo. Os sintomas podem ficar ausentes por 5 ou 6 anos e aparecer de repente. As bolhas são duras e tensas e a pele que as separam torna-se vermelha e pode inflamar. As lesões normalmente aparecem nas áreas flexíveis ou móveis do corpo (áreas flexurais). Ao contrário do pênfigo, geralmente não ocorre a formação de bolhas na boca. Comumente, o penfigóide bolhoso é pruriginoso. No início da doença, o prurido e a presença de áreas urticariformes podem ser os únicos sintomas.

Diagnóstico
– O diagnóstico é realizado com base nos achados clínicos, histológicos e imunopatológicos (modernamente através de antígenos circulantes e, mais freqüentemente, através da imunofluorescência direta da lesão, que permite visualizar os depósitos de C3 e IgG na junção dermo-epidérmica).

Tratamento – Usa-se corticosteróide oral para suprimir o sistema imune e controlar a doença. Inicialmente, é administrada uma dose elevada. No decorrer de várias semanas, a dose é diminuída gradualmente. O penfigóide bolhoso tem boa evolução.

Referência:

Goddard W, Roujeau JC, Guillot B, Andre C, Rifle G. Bullous pemphigoid and intravenous gammaglobulin.Ann Intern Med 1995; 103: 964-965.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


1 Comentário »

  1. jefferson patricio ramos comenta:

    4 março, 2012 @ 10:32 AM

    Como faço para controlar o Penfigóide bolhoso?
    Quais são os cuidados para não sair mais manchas e bolhas?
    O que poso comer para não afetar esta alergia?
    Grato

Deixe seu comentário aqui !