01 - jan
  

Dor no quadril – Quais as causas?

Categoria(s): Reumatologia geriátrica




Etiologia

A dor do quadril pode ser resultado a inflação da bursas de duas regiões, a região do trocanter do femur (bursite trocanteriana) e da região do osso isquiático (bursite isquiática). A inflamação das bursas desta região ocorre pelos maus hábitos das pessoas, que sedentárias, vivem o dia todo sentadas, ora dirigindo ora nos escritórios. Dai a importância preventiva deste tipo de dor com exercícios dos movimentos das pernas e quadril. Cuidados com o assento do automóvel, deixando-o em uma posição confortável, o mesmo com a cadeira do escritório.

Bursite

Bursite trocanteriana é a inflamação de uma ou mais bursas localizadas sobre a inserção do músculo glúteo médio no trocanter femoral, sendo mais comum em pacientes de meia-idade e idosos, com alguma preferência pelo sexo feminino.

Sintomatologia – O sintoma principal é a dor sobre a região do trocanter, na face lateral da coxa que piora com caminhada ou ao deitar sobre o lado afetado e pode ter início agudo ou gradual.
Diagnóstico – O diagnóstico é feito pela palpação da região sobre o trocanter maior, com presença de um ponto doloroso nesta região. A dor pode piorar com a rotação externa do quadril e com a abdução contra resistência. Algumas condições podem contribuir para o surgimento da bursite trocantérica, tais como a osteoartrose da coluna lombar e/ou do quadril, diferença de comprimento dos MMII e escoliose.
Tratamento – O tratamento é feito com injeção local de corticóides de depósito, com antiinflamtórios não hormonais (AINHs) e fisioterapia com alongamento do glúteo médio e da banda iliotibial.

Bursite isquiática
É a inflamação da bursa que separa o glúteo máximo da tuberosidade isquial, sendo comum em pessoas que ficam sentadas por tempo prolongado e em superfícies duras ou, ainda, por perda de peso com perda da proteção gordurosa da nádega ao sentar. Os pacientes se queixam de dor nas nádegas sobre a tuberosidade isquiática, com irradiação para face posterior das coxas.

Tratamento – O tratamento é feito com antiinflamatórios não hormonais (AINHs), uso de assentos flexíveis e, em alguns casos, uso de corticóide (CE) local (infiltração).

Síndrome do Piriforme é a conseqüência do encarceramento do nervo ciático pelo músculo piriforme na sua saída da pelve para a região glútea. Este pequeno músculo, que deve sua denominação ao formato de pêra, origina-se na pelve e conecta-se na parte superior e posterior do fêmur através de um tendão localizado no trocanter maior. Sua função é promover a rotação externa ou lateral da coxa, o que realiza com o auxílio de outros cinco músculos, todos localizados profundamente no quadril, sob os glúteos. Esses músculos são chamados de rotadores. O nervo ciático ou isquiático emerge da pelve em direção à região posterior da coxa e passa por entre esses músculos rotadores. O aumento rápido e exagerado dos glúteos – especialmente as mulheres que exercitam estes músculos nas academias com a intenção de ficar com as nádegas perfeitas – pode causar compressão do nervo ciático, provocando uma inflamação chamada de neurite do ciático.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


46 Comentários »

  1. D.Martins comenta:

    4 abril, 2011 @ 5:48 PM

    Em 21/10/2010, operei uma hernia inguinal, lado direito, no dia seguinte fui para casa, acontece que comecei a sentir dores na região, e por duas vezes tive febre 37,6º e 38,3º, mantinha sempre contato com o cirurgião que somente me dizia que não para eu me preocupar, pois fazia parte da cirurgia. Até que 26 dias depois, não aquentando mais, liguei para meu médico da família (não o cirgião) e pedi que queria ser internado, naquela mesma manhã me internei, fizeram uma ressonância e exames de sangue e constataram que que eu estava com uma forte infecção, a Proteina C reativa estava em 18mg/dl e Hemossedimentação em 120mm na 1ª hora., fiquei 34 dias internado tomando os mais fortes antibióticos, hoje a Proteina C reativa está 0,47mg/dl e a Hemossedimentação chegou a baixar para 48mm mas hoje 04/04/11, está em 91mm na 1ª hora. Porque essa resistência em baixar ao nível normal?… Tenho 76 anos, em 2001 fiz cirurgia radical da próstata, faço uso de Casodex 50 desde a cirurgia e meu PSA era 0,04; 0,07 hoje está em 1,0 ng/ml. O alto VSG tem algo a ver com o relatado?… Por favor, me informe sobre esse caso.

  2. Alnatair de Souza Silva comenta:

    16 maio, 2011 @ 2:24 PM

    TENHO 41 ANOS E HÁ CERCA DE 10 ANOS SINTO FORTES DORES NO QUADRIL LADO ESQUERDO E FOI DIAGNOSTICADO COMO DOENÇA DE PAGET, PARECE-ME QUE A DOR IRRADIA PRINCIPALMENTE PARA OSSOS DO FINAL DAS NÁDEGAS;GOSTARIA DE ELUCIDAÇÃO SOBRE COMO PROCEDER EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS, POSSO JOGAR FUTEBOL, CORRIDA; NO TRABALHO, SOBRECARGA É ACEITÁVEL. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  3. lucineia comenta:

    22 agosto, 2011 @ 10:25 PM

    dr armando, tenho 50 anos e a tres anos sofro com dor nas pernas.fiz uma ressonancia magnetica com constou bursite trocanterica.seis meses depois fiz um exame chamado citilografia ossea e nao constou a bursite.fiz varias filtracoes e nao melhorei.o que faco agora .tenho muita dor ao deitar.nao consigo dormir direito, pois a dor e nas duas pernas,fico andando a noite ,pois sei que ao deitar as dores pioram.

  4. MARLENE comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 6:04 PM

    TENHO 48 ANOS E JA HA ALGUNS MESES SINTO UMA DOR DO LADO DIREITO DO QUADRIL,É UMA DOR QUE AS VEZES NÃO CONSIGO NEM VIRAR NA CAMA. ME INCOMODA DEMAIS É UMA DOR QUE REFLETE NA FRENTE.O QUE PODE SER?

  5. sirleide comenta:

    17 fevereiro, 2012 @ 5:50 PM

    tenho 40 anos e desde de 39 anos tenho dor no quadril e agora com os 40 anos fiz o exame e deu bussite no meu quadril e tenhos bastante dor na no pé de coluna não posso ficar uns 20 minutos em pé ou sentada fico com bastante dor na coluna e tenho um pouco de astrose sera que estas dor pode se porcausa do bussite

  6. Irismá comenta:

    20 março, 2012 @ 7:44 PM

    Tenho 38 anos tenho fotes dores no quadril do lado direito quando vou andar quando é anoite na cama par dormir não consigo nem meger

  7. Andréia comenta:

    20 março, 2012 @ 9:06 PM

    Olá…meu nome é Andréia, sou radialista e trabalho mto tempo sentada, ultimamente ando sentindo uma dor no quadril, mais do lado esquerdo que tenho a sensação que algo vai quebrar por dentro. É uma dor que qdo sinto não consigo andar direito, fico mancando ao andar, essa dor está estendendo para perna esquerda. Estou acima do peso e acho q isso tem haver, só senti isso uma vez ao estar grávida q estava mto pesada e voltei a sentir, Procurei um medico aqui na ciade e ele nao soube explicar o que é…me ajude! obrigada…

  8. Adriana Luiza Melchior comenta:

    24 março, 2012 @ 4:57 PM

    OI MEU NOME É ADRIANA TENHO 38 ANOS, SOU PORTADORA DE DEFICIÊNCIA FISICA FICO MUITO TEMPO SENTADA.
    TENHO ARTROSE NA COLUNA MAS ULTIMAMENTE VENHO SENTINDO MUITA DOR EM AMBOS OS QUADRIS MAIS É A NOITE, NÃO CONSIGO DORMIR DIREITO, PASSO A NOITE TODA ME VIRANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. O QUE SERA QUE EU TENHO

  9. EDILENO JOSÉ NUNES REI S comenta:

    17 maio, 2012 @ 5:58 AM

    JA ESTOU COM COM 4 MESES QUE ESTOU SENTIDO DORES NO MEU QUADRIL E SQUERDO E ELA AINDA N ÃO ESTA ME ATRAPALHANDO NO MEU TRABALHO, PEREM ELA NEM SOME E NEM ALIVIA ELA FICA LA(assim como o led stand by dos aparelhos eletronico) HOJE ESTOU COM 56 ANOS E ESSA DOR APARECEU DO NADA E AINDA N ÃO PROCURI NENHUM MEDICO . QUE DEVO FAZER?PROCURO UM ORTOPEDISTA OU UM NEURO?

  10. Michel comenta:

    1 junho, 2012 @ 6:38 PM

    Tenho 23 anos sinto dor no quadril e no lado esquerdo da minha perna , antes a dor era pior e de acordo com o tempo deu uma diminuída. Fui ao médico duas vezes e ele me passou diclofenáco de sódio , que alivia a dor durante um tempinho e voltando logo em seguida !…

  11. lucimara lopes comenta:

    14 junho, 2012 @ 8:36 AM

    minha filha tem quatorze anos e a uma semana apareceu uma dor no quadril que não passa só diminui com medicamento .Levei ao ortopedista e ele ainda não sabe o que é;ela esta mancando porque dói muito quando força o pé no chão.

  12. adenir borges comenta:

    19 junho, 2012 @ 6:10 PM

    Tenho 33 anos e a dois dias tenho sentido uma dor forte na região dos quadris, não posso nem me mexer, parece que fica dando choque quando me mexo. O que poderá ser?

  13. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 junho, 2012 @ 8:33 PM

    Adenir o texto mostra algumas lesões que causam dor no quadril, porém o correto é fazer uma consulta com médico reumatologista ou ortopedista para uma diagnóstico e tratamento correto para o seu caso.

  14. frann comenta:

    25 junho, 2012 @ 7:41 PM

    já tem bastante tempo que sinto uma dor no quadril,uma dor forte que almenta acada movimento.é uma dor que não consigo nem andar.uma dor do lado direito, quando ataca não consigo nem andar ,nem me meche. travo completamente por algos minutos.agora estou mais preocupada tem só 26 anos ,e ultimamente não posso nem limpar minha casa que na certa depois vou ficar com essa dor terrível.e tem dois dias que sinto uma pontada quando me apoio na perna direita. me ajudem por favor preciso de uma palavra.

  15. Cristiane comenta:

    25 junho, 2012 @ 8:47 PM

    Olá Dr. Armando! Tenho 41 anos e desde meus 20 anos começou a me dar problemas de coluna, escoliose, depois de uns 10 anos , me deu nervo ciático… mas agora tem me dado dor no quadril e desce pra perna, dói o joelho e não consigo nem ficar muito tempo na cama. O que o Dr, acha que posso ter, e se tem algo que possa fazer pra melhorar?

  16. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 junho, 2012 @ 6:49 PM

    Cristiane faça uma avaliação completa da sua coluna para verificar a extensão dos comprometimentos. As dores deve ser decorrente de “pinçamentos” dos nervos que saem da coluna. Consulte um médico reumatologista.

  17. regina comenta:

    4 julho, 2012 @ 1:53 PM

    olá! tenho muitas dores na coluna,dói mais na verdade na lombar,quadril,já fiz resonancia da pelve mole,achando q fosse algo alí,pois qdo menstruava doia d mais a lombar,mas deu q tenho endometriose,fiz o tratamento,mas a dor continua ,o q será q devo fazer? obrigada..

  18. Gilma da Silva Reis comenta:

    26 julho, 2012 @ 5:05 PM

    Tenho 48 anos, sinto fortes dores no quadril descendo para as coxas, lombar e pelve, fui ao médico ele me pediu varios exames de sangue como: aslo, pcr acido urico e outros todos negativos. Sinto tb dores nos ombros inclusive nos musculos do pescoço, dores na costela direita irradiando para a mama. Qual especialista devo procura? não sei mais o que fazer, as dores só amenizam com medicamentos nunca melhoram!

  19. maria amelia betella dos santos comenta:

    5 agosto, 2012 @ 1:48 AM

    tenho 65 anos, estou muito bem de saude, trabalho sentada e, realmente, nao tenho uma boa postura. resultado: inflamou meu nervo ciático. mas agora a coisa piorou:estou com dores terríveis na lateral superior da perna esquerda. quando deito, piora tudo.a perna fica pesada, nao a consigo levantar.quando apalpo doi. há um ponto exato que dói.tb estou com degaste do quadril. esta dor que sinto é resultado deste desgaste ou é de m´a postura? me ajudem estou desesperada.Maria Amelia, tb pe çoque rezem um pai nosso pela minha cura, peço a todos os internaltas que lerem este meu pedido de oraçao. tb orarei porvcs , meus irmaos em CRISTO, amem…

  20. vitoria comenta:

    10 agosto, 2012 @ 11:24 AM

    ha 15 dias me apareceu uma dor na perna direita ms na parte de traz responde proximo ao rins so quando eu ando e corro o que pode ser isso ? peço ajuda tenho 44 anos

  21. Fisio-M comenta:

    7 setembro, 2012 @ 11:21 PM

    Tratamos de Dores nos quadris, sem cirurgias…
    conheça nosso trabalho
    http://www.colunasemdor.com.br

  22. LUIZ CARLOS DA COSTA comenta:

    19 setembro, 2012 @ 11:19 AM

    Bom dia, para esses casos de dores nos quadris,etc seria o caso de tratamento através da OSTEOPATIA com um Fisioterapeita credenciado para tal?

    Vários e diversos tipos de dores, são provenientes dos nervos e musculos do corpo humano.

  23. Guara Marques comenta:

    9 dezembro, 2012 @ 8:22 PM

    Boa noite

    Tenho 39 anos , sinto dores fortes na região do quadril descendo para a coxa , não posso nem limpar minha casa que na certa depois vou ficar com essa dor terrível. Quando termino de limpar a casa não deito porque se eu deitar eu não consigo levantar , e se levanto tenho que me apoiar por que não aguento . Aguardo uma resposta para poder procurar ajuda.
    Atenciosamente
    Guara

  24. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    10 dezembro, 2012 @ 6:32 AM

    Guara faça uma consulta com médico reumatologista.

  25. lazara kenia comenta:

    17 dezembro, 2012 @ 9:39 PM

    o que deve ser esta dor que sinto no braco e quadril do lado esquerdo o que devo fazer? Pilates ajuda me responda por favor

  26. lazara kenia comenta:

    17 dezembro, 2012 @ 9:43 PM

    Doi muito e formiga comomse fosse dor nos musculos a noite naoconsigo dormir de tanta dor no quadril e braco.

  27. lazara kenia comenta:

    17 dezembro, 2012 @ 9:46 PM

    A noite nao consigo dormir de tanta dor parece que e nos ossos

  28. Edneia batista comenta:

    2 janeiro, 2013 @ 8:10 PM

    olá, comecei a sentir umas fisgadas na altura do quadril perna esquerda, procurei um ortopedista e ele me pediu para fazer uma ressonância da bacia, fiz e não deu nada .Agora 03 meses depois a dor parece descer a perna toda até a sola do pé ,quando durmo as vezes acordo com um pouco de dormência na perna .O que deve ser doutor ?

  29. Americo Joaquim da Silva Filho comenta:

    4 janeiro, 2013 @ 7:31 AM

    A noite quando durmo, acordo pela madrugada com muitas dores nos qadris irradiando para a bolacha do joelho, dores muito intenças que me obrigam a levantar, porisso tenho dormido pouco, durante o dia não sinto nada, por favor me ajude, tenho 68 anos, já fui a varios ortopedistas e reumatolojistas, e nada efetivo foi diagnósticado, antecipo meus efusivos agradecimentos.

  30. Marcia gabrielle comenta:

    12 janeiro, 2013 @ 1:12 PM

    Eu estou com muita dor no quadril por favor me ajudem

  31. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 9:30 AM

    Marcia
    Voce deve consultar um médico reumatologista para avaliação da sua dor no quadril

  32. maria do socorro ferreira de sousa comenta:

    3 março, 2013 @ 8:58 PM

    Dr, apareceu uma dor no meu quadril do lado direito a mais de um ano. agora a mais de 8 meses estou sentindo do lado esquerdo, pior que do outro lado. não posso me agaxar, nem garregar peso, ja fui ao ortopedista, o qual pediu uma ressonancia mas não deu nada. Só um detalhe, gosto de correr, e isso não me faz mal, me sinto bem enquanto corro. só que não posso passar a vida correndo. O que fazer Dr? tenho 56 anos. De Belém do Pará.

  33. deusania comenta:

    12 março, 2013 @ 8:25 PM

    Dr, apareceu uma dor no meu quadril , agora só ta do lado direito decendo pra minha colcha o que eu faco? eu não consigo fica sentada e nen me agaxar,

  34. seila viviane luz comenta:

    29 abril, 2013 @ 5:56 PM

    Dr minha mãe tem 61anos e tem dores da cervical para os quadris,coxas e caminha dez passos ás vezes e trava não consegue caminhar mais além de tonturas e dores de cabeça.Já toma carbonato de cálcio 1250mg+vitamina D800 a 1 ano e não teve nenhuma melhora nas dores ,o que pode ser e o que deve fazer.OBRIGADO,POR FAVOR RETORNE E ME DÊ UMA RESPOSTA ,NÃO AGUENTO MAIS VER MINHA MÃE SOFRER COM DORES!!!!

  35. lucia comenta:

    19 agosto, 2013 @ 11:33 AM

    ola, sinto uma dor acima do quadril do lado direito, e estende até a perna direita não posso nem limpar a casa pois fico com as duas pernas dolorida ha 12 anos trabalho em escritorio sentada e não faço exercicios, já to tomando diclofenato de sodio mais não ta resolvendo, por favor me ajude.,

  36. Naria da conceiçao bezerra comenta:

    25 agosto, 2013 @ 12:25 PM

    apos uma queda a tres mezes atras que sinto forte dor no quadril nao quebrei nada, algumas semanas comesou a estalar em qualquer movinento basta me virar que vem os estalos e a dor muito forte, por favor oque pode ser e que medico devo proucurar. obrigado

  37. Maria da Graça Becker comenta:

    28 agosto, 2013 @ 4:51 AM

    Tenho 52 anos e comecei a sentir a noite quando deito uma dor horrivel no quadril lado esquerdo, impossivel de aguentar de madrugada tenho que levantar e ficar caminhando por um tempo ate me cansar e volto a deitar, mas sempre com a dor. O que eu poderia estar fazendo para aliviar minha dor.

  38. Pedro Celestino de O neto comenta:

    8 setembro, 2013 @ 11:25 AM

    Dr. Armando preciso do contato ,para marcar uma consulta.
    Moro em P Prudente ,irei até Campinas ainda esta semana ,pois estou com tanta dor e não consigo andar.
    Me passe contato.

  39. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 setembro, 2013 @ 7:34 PM

    Pedro.
    Inicialmente você deve fazer um consulta com médico neurologista para determinar a causa da dor e os nervos afetados.
    Ele poderá orienta-lo no tratamento de acordo com os achados clínicos e laboratoriais.
    Em Campinas existem centros especializados no controle da dor como:
    http://www.mundosemdor.com.br
    fone: (19) 3251.2312 end: Rua Maria Monteiro, 968 – Campinas-SP
    Boa sorte.

  40. DIANA comenta:

    24 setembro, 2013 @ 11:42 PM

    O QUE ADIANTA FAZER PERGUNTAS SE VCS NAO RESPONDEM DE VOLTA ,,, MELHOR ENTAO E’ MARCAR COM OUTRO MEDICO , E IR TENTANDO ATE QUE ALGUM MAIS COMPETENTE ACERTE O DIAGNOSTICO, DA DOR NO QUADRIL DO LADO DIREITO……..

  41. LUCAS comenta:

    4 novembro, 2013 @ 6:22 PM

    tenho 14 anos i tenho 1 carocinho pequeno interno no lado direito perto da coxa mais ou menos na onde o buraco da cueca q coloca a perna fica i tambem sinto um peso quase no mesmo lugar e isso me incomoda um pouco na hora de deita
    q se eu vira pro lado direito sinto como se a parte de baixo do
    lado direito da barriga estivesse sendo puxado pra baixo
    é como se colocassem um peso de 1 quilo dentro de mim e quando viro pro outro lado o peso passa mais a dor continua
    ta ai meu problema.

  42. jeandson comenta:

    19 janeiro, 2014 @ 3:07 PM

    Oi Dr. Armando queria saber sinto dores no quadris descendo para perna dos quadris arrudeia para o pé da barrga ao anda sinto dores nas pernas

  43. marcos oliveira comenta:

    25 junho, 2014 @ 9:44 PM

    Fazem 3 meses que estou sofrendo com uma dor no quadril direito, faço fisioterapia e não estou melhor, se estou sentado e tento levantar sinto uma dor muito forte que parece que vai partir meu quadril ao meio, já tomei remédios anti- inflamatório,estou investigando a fundo esse problema fazendo RX e ressonância.

  44. Olga Pires da Silva comenta:

    11 julho, 2014 @ 2:50 PM

    Fui ao médico,ele me disse que a dor no quadril é burssite , comprovado com RX,,tenho também problemas na coluna da primeira a última vertebra unco artrose dos dois lados, fui tomar remédios para melhorar, me deu uma Gatrite com hérnia de hiáto. Resumo, hoje quando esfria o tempo quase não posso me mexer, e não posso comer quase nada, tomo muitos remédios, e ainda tenho prisão de ventre demais, tenho 74 anos, fazia muita academia, caminhava eboa alimentação, conclusão acho que é da idade e os médicos acham que eu sou muito ociosa!

  45. Olga Pires da Silva comenta:

    11 julho, 2014 @ 2:52 PM

    NUNCA ENTREI NESTA PAGINA!

  46. Olga Pires da Silva comenta:

    11 julho, 2014 @ 2:53 PM

    Porque diz que o meu comentário já foi dito outra vez.

Deixe seu comentário aqui !