11 - set
  

Osteosporose – Osteoclastos

Categoria(s): Bioquímica, Dicionário, Medicina ortomolecular, Reumatologia geriátrica




Osteoporose – Osteoclastos


A morfogênese e a remodelação óssea são processos fisiologicamente controlados que envolvem a síntese de matriz óssea pelos osteoblastos e reabsorção óssea pelos osteoclastos. Os osteoclastos são células multinucleadas (células móveis) que têm origem comum com a linhagem de células sangüíneas e, em princípio, a hematopoiese e a osteoclastogênese podem estar sob as mesmas influências de substâncias moduladoras chamadas citocinas, as interleucinas (IL-1 e 11) e outros fatores. A descoberta do sistema de RANK/RANKL, membros da superfamilia de moléculas do TNF (Fator de Necrose Tumoral), revelou sua importância na regulação da diferenciação do osteoclasto e em sua ativação.

Os osteoclastos promovem erosão óssea, pelo que formam uma cavidade, ao longo de duas a três semanas, conhecida no osso trabécular como “Lacuna de Howship“, reabsorvendo um volume de osso aparentemente determinado geneticamente. Tendo completado esta tarefa, desaparecem, sendo seu destino incerto. Os mecanismos de recrutamento, diferenciação e ativação dos osteoclastos não são totalmente conhecidos.Novas descobertas têm contribuído para uma melhor compreensão destes mecanismos e de sua sequencia de eventos.

A osteoprotegerina (OPG) , uma proteína homologa aos membros da superfamília de receptores do TNF, que atua como um inibidor solúvel da maturação e ativação dos osteoclastos. A ativação da OPG pode ser influenciada pela vitamina D3, os íons Ca2+, e Fator ß de Transformação do Crescimento (TGFß); e inibida pelas prostaglandinas E2 (PGE2) e os glicocorticoides.

Recentemente, descobriu-se um ligante para o OPG (OPGL – osteoprotegerin-ligand). O complexo OPGL ativa os osteoclastos e estimula a osteoclastogenese. O receptor para o OPGL é o RANK (membro da superfamília de receptores  TNF-R), que é expresso nos progenitores hematopoiéticos. Assim a ligação do complexo OPGL com o receptor RANK ativa a osteoclastogenese e promove a ativação dos osteoclastos maturos.

Referência:

Yasuda H, Shima N, Nakagawa N et al – Osteoclast  differentiation factor is a ligand for osteoprotegerin/osteoclastogenesis-inhibitory factor and is identical to TRANCE/RANKL. Proc Natl Acad Sci USA, 95:3597, 1998.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


8 Comentários »

  1. Lucas Morais comenta:

    6 maio, 2008 @ 10:25 AM

    Mas que infelizes estes osteoclastos… não consigo achar nada de concreto em relação a estas células! Porque eles destroem os ossos??? Pq somem?

  2. Fernanda comenta:

    12 agosto, 2008 @ 12:12 PM

    Não “destroem” os ossos, eles promovem o fenômeno de ressorção óssea, fornecendo íons como o Cálcio, Fósforo, quando estes se encontram em baixa concentração no sangue, onde estes íons tem funções fundamentais para a vida, como manter a contração do músculo cardíaco, evitando arritmias, funções estas que no momento seriam mais importantes para o indivíduo em questão, que os ossos. Quando esta função é cumprida, não há mais a necessidade da presença dessas células e o mecanismo através do qual elas desaparecem ainda não é conhecido.

  3. maycon comenta:

    9 setembro, 2008 @ 7:38 PM

    obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!! muito esclaresedor.

  4. Rayane.. comenta:

    7 outubro, 2009 @ 2:55 PM

    este porcesso pode ainda estabeler sua degradação, pois se os osteoclatos são celulas que fazem a retirada do Calcio do osso para a corrente sanguinea estas células seriam transformadas em meros transportadores deste ion e seria degragadados ao final deste processo.

    Esta é so uma hipotese nao confirmada

    PERGUNTA: a absorção ossea é o mesmo que a deposiçao ossea??

  5. Antonio Manuel comenta:

    22 março, 2010 @ 3:54 PM

    tenho uma amiga que a oito meses fraturou uma perna, a tibia e a fibula. permanece no hospital a meses depois de ser operada. quero saber se é vulgar contrair a osteomielite e se pode pregredir há necrose do osso.

  6. venância comenta:

    26 maio, 2010 @ 2:59 PM

    nao en

  7. Anônimo comenta:

    19 julho, 2010 @ 6:26 PM

    n gosti n n tem nada so mais o wikipedia

  8. matheus frank comenta:

    7 agosto, 2012 @ 10:31 PM

    foi excepcional o site

Deixe seu comentário aqui !