05 - ago
  

Forum – Vacinação

Categoria(s): 1 Opinião Clínica, História da medicina, Infectologia, Médicos Ilustres, Pneumologia geriátrica, Programa de saúde pública




Opinião sobre o caso clínico

Esta categoria de artigos se presta para o fórum de casos clínicos propostos pelos internautas com dúvidas sobre condutas diagnósticas e terapêuticas. Os colegas internautas poderão deixar opinião a respeito do assunto na sessão comentários. A imagem abaixo é do Médico Edward Jenner (1749-1823), que graças a sua observação segura e sem preconceito, seguida de uma análise metódica e eficiente, mesmo trabalhando numa localidade rural da Inglaterra, conseguiu imunizar as pessoas contra a nefasta varíola humana. O método terapêutico realizado pelo Dr. Jenner recebeu o nome de vacina ( do latim vacca).

Apesar da prática empirica de Jenner ter iniciado em 1773 somente em 1975, após 200 anos, que a varíola foi totalmente irradicada do mundo. Apesar de Edward Jenner ter salvado a humanidade da terrível varíola, e obter uma pensão substanciosa do parlamento britânico, nunca abandonou de todo sua modesta clínica rural. o casarão onde recebia os camponeses, vacinando-os gratuitamente, ainda permanece de pé.

Edward Jenner

Caso clínico

  • Senhor de 66 anos, foi ao posto de saúde para saber se tinha que fazer a vacinação antipneumocócica, uma vez que foi tratado de penumonia pneumocócica há 8 meses, quando ficou internado por esse motivo. Apresenta-se saudável, nutrido e não faz tratamento de para doenças crônicas.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


1 Comentário »

  1. Humberto Gomes comenta:

    24 setembro, 2009 @ 6:47 PM

    Ao Homem com mais de 55 anos de idade eu recomendo AUTO HEMOTERAPIA, Eis o Porque:
    1º) Aumenta a imunidade de 5% para 22%, para continuar a imunidade aumentada é só aplicar a cada 07 dias …… Assista ao DVD de Dr. Luis Moura, vale a pena cuidem-se, afinal vc é responsavel por sua vida mais saudavel, A dica é: mais saude com enconomicidade. Na net vc encontra o DVD de Dr Luis Moura. (É gratis)
    Abraços, e parabéns pelas materias
    Humberto Gomes

Deixe seu comentário aqui !