26 - jun
  

Colostomia 100 perguntas a respeito – Parte 1. Aspectos gerais

Categoria(s): Conceitos, Gastroenterologia, Gerontologia




Esclarecimentos

O isolamento em casa, longe do convívio com pessoas conhecidas e familiares é a principal razão para o rápido declínio cognitivo e alterações

Para uma boa adaptação física, mental, emocional, psicológica, social e profissional é imprescindível que o paciente esteja bem informado e conte com o apoio dos seus familiares e amigos e de profissionais de saúde especializados.

1. O que é colostomia?

  • Colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome, como uma boca (est0ma). Esta abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.

2. O que é estoma?

  • Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no abdome, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.

3. Quando indica-se a realização da colostomia?

  • A colostomia é indicada, principalmente para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais (união de parte do intestino com outra região do intestino) e proteger suturas de um orgão danificado, no caso o intestino grosso. Assim, no caso dos estomas intestinais (colostomias, ileostomias), eles, geralmente, são realizados para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa, evitando-se infecções nos pontos de sutura.

4. Como é feita a colostomia?

  • A colostomia é uma realização cirúrgica feita em centro cirúrgico. Na cirurgia parte do intestino é exteriorizado no abdome (veja figura acima), outra parte do intestino tem a “boca” fecha com pontos de sutura.

5. A cirurgia de colostomia é definitiva?

  • Não, a colostomia pode ser permanente ou temporária, dependendo de cada doença que está sendo tratada. Por exemplo, na cirurgia para tratamento do câncer de reto, os estomas temporários são fechados depois da cicatrização da cirurgia, o que ocorre geralmente após 1 mês da cirurgia. Após o fechamento do estoma, o paciente volta a evacuar pelo ânus.

6. Como funciona o estoma?

  • Uma vez que o estoma não pode ser controlado voluntariamente, o paciente precisará de uma bolsa de coleta de fezes. Um dos maiores problemas para os ostomizados, depois da cirurgia é a adaptação à vida normal. O paciente tem várias preocupações, dentre elas: o cheiro, os ruídos, as freqüentes idas ao banheiro, à reintegração social e profissional, o tratamento da pele à volta do estoma e até mesmo a atividade sexual.

7. Qual o aspecto normal do estoma?

  • O estoma é constituído da mucosa normal do intestino, assim o aspecto normal, saudável, é de cor vermelho vivo, úmido e brilhante, devido a presença do muco intestinal, semelhante à mucosa da boca (parte interna).
  • Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficar edemaciado (inchado). Aos poucos o edema regride.
  • A pele ao redor do estoma (chamada de pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos.

8. O estoma é doloroso?

  • Não, o estoma não tem terminações nervosas, por isso não dói ao ser tocado, por isso existe o risco de causa lesões sem perceber. Caso apresente sangramento pequeno ao ser tocado, o paciente deve observar, e esperar que o sangramente pare expontaneamente. Caso o sangramento seja contínuo e abundante o médico deve ser procurado.

9. Além da colostomia, existem outros tipos de estomias?

  • Sim, os tipos mais comuns são:
  • Iliostomia, onde ocorre a exteriorização de um segmento do íleo.
  • Urostomia, que é a abertura de um trajeto alternativo de drenagem da urina pela parede abdominal.

10. Quais as consequências de se retirar uma parte do intestino grosso (cólon)?

  • O intestino delgado é rico em enzimas e substâncias que servem para decompor os alimentos, ao contrário do intestino grosso, cuja principal função e absorver os líquidos do bolo fecal. Com a retirada de parte do intestino grosso o intestino delgado deve substituir o cólon na absorção dos líquidos, com isso, nas fases iniciais do funcionamento da colostomia as fezes são fluídas acompanhada de enzimas que podem irritar a pele. Com o passar do tempo as fezes adquirem concistência normal.

11. Qual a característica das fezes na colostomia?

  • As características e a consistência das fezes variam de acordo com a porção do intestino que foi exteriorizada. As colostomias, portanto, são identificadas pela porção do cólon que é trazida para fora do estoma e a consistência da evacuação que vem de uma colostomia depende da região em que o intestino foi interrompido. Basicamente são de quatro tipos:
  • Colostomia ascendente: o estoma é feito na alça ascendente, no lado direito do abdome. As fezes têm consistência semi-líquida.
  • Colostomia transversa: o estoma é feito na alça do transverso, no lado esquerdo ou direito do abdome. As fezes têm consistência pastosa.
  • Colostomia descendente: o estoma é feito na alça descendente, no lado esquerdo do abdome. As fezes têm consistência semi-sólida.
  • Colostomia Sigmóide – uma colostomia sigmóide envolve o cólon sigmóide. As fezes são firmes e sólidas.
  • Imediatamente após a cirurgia, o funcionamento do estoma intestinal é irregular podendo eliminar fezes várias vezes ao dia, em momentos diferentes. Na medida que o tempo passa, o estoma irá funcionar de forma mais regular, no entanto, não é possível controlar a saída das fezes.

12.Quanto tempo pode-se ficar com a colostomia?

  • Não existe um tempo determinado do funcionamento da colostomia.

13. Quando é feita a reversão da colostomia?

  • A reversão da colostomia é realizada quando a doença que obrigou a realização da colostomia está curada. Não existe um tempo para isso se realizar

14. Como é feita a reversão da colostomia?

  • A reversão da colostomia é uma ato cirúrgio a ser realizado no centro cirúrgico onde o transito intestinal é restabelecido com sutura entre a “boca” da colostomia e a parte do intestino que ficou inativa.

15. A bolsa coletora deve ser usada sempre?

  • Sim, a bolsa deve ser usada sempre, pois a colostomia pode funcionar a qualquer momento.

16. Existe alguma restrição ao uso de água?

  • Não, a hidratação deve ser plena, observando sempre que no início da colostomia, o intestino não absorve adequadamente os líquidos causando muita perda de líquidos (água).

17. O que é colostomia úmida?

  • A colostomia úmida em alça é construída para permitir a saída de urina e fezes através do mesmo estoma. É uma alternativa para pacientes que necessitam de dupla derivação (fezes e urina).

18. O que é uma ileostomia?

  • A ileostomia é a exteriorização da parte final do intestino delgado na pele do abdome. As fezes de uma ileostomia são mais líquidas do que aquelas que saem por uma colostomia. As ileostomias são realizadas por qualquer motivo que impeça a passagem das fezes pelo intestino grosso.

19. O que é uma urostomia?

  • Urostomia é uma abertura na pele que permite a saída de urina proveniente dos rins, ureteres ou bexiga. A mais comum é a urostomia de Bricker, na qual é utilizado um pedaço do intestino delgado que é exteriorizado na pele e a este pedaço são ligados os ureteres (canais que saem dos rins e conduzem a urina até a bexiga).

20. O paciente com estoma tem somente uma única abertura no abdome?

  • Não, o paciente pode ter a necessidade de ter mais de um estoma, e todos devem ser cuidados e forma independente.
  • Existem vários serviços oficiais e particulares de apoio aos ostomizados. Veja no site da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) informações a este respeito.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


77 Comentários »

  1. ELISABETE comenta:

    24 julho, 2009 @ 1:42 PM

    Boa tarde, no dia 15/04/2009, minha mãe com 69 anos foi para uma cirurgia simples de retirada do utero, na qual o ginecologista achou melhor fazer por baixo, por ela ser obesa, só que na retirada tinha aderencia, e foi perfurada o intestino e a bexiga dela, foi uma correria para poder acertar a burrada que ele fez.hoje ela esta com uma bolsa de colostomia, e com incontinencia urinaria, essa o urologista disse que vai ter que fazer uma cirurgia na uretra, pois ele num sente vontade de fazer xixi, e a bolsa pra nossa surpresa que era pra ser por 3 meses, podera ser permanente, deixou toda a familia arrasada, uma pessoa ativa , cuidava de suas próprias coisas, fazia parte da terceira idade, viajava, hj se encontra presa dentro de casa, por causa da fralda, e dessa bolsa, pois a perfuração foi muito perto do reto, e omédico disse se não houver intestino suficiente não podera fazer a cirurgia para retirada da bolsa, num existe nada nesse caso??? pois se tiver pouco intestino ai ela ficaria com incontinencia fecal que seria muito pior que a bolsa.Estamos muito triste, eu estou passada, tem horas que nem sinto meu corpo de tanto nervoso que passei a gente não esperava por isso, o médico só não nos contou antes por ver nosso desespero pelo acontecido, agora como passou os tres meses, ele deu a colonoscopia e o rx de enema opaco pra ela fazer, nossa esperança é que tenha intestino sobrando, mas qto de intestino precisa ter pra poder fazer a cirurgia???
    aguardo resposta.

    obrigada

    ElisabeteP.S. minha mã num tem cancer nada, no utero ela tinha hiperplasia endometrial, ele achou melhor tirar pra daqui uns dois anos num ter um cancer, ela fez histeroscopia, ele não mandou fazer ultrassom antes da cirurgia, e se ele tivesse feito no metodo tradicional ele teria visto a aderencia com certeza, ele fala que não, mas a gente sabe que isso é pra livrar a dele.

  2. ameliaferreira comenta:

    15 setembro, 2009 @ 1:11 PM

    pergunta- quando sai uma quantidade de agua clarinha quando ao trocar a bolsa -pode ser perigoso como pode se saber que aconteceu algo depois disso.

  3. ameliaferreira comenta:

    15 setembro, 2009 @ 1:14 PM

    Bolsa de colostomia- quando sai grande quantidade de agua clara o que pode ser é perigoso e estamos esperando a cirugia do estorno criança 12 anos .

  4. Marina comenta:

    6 outubro, 2009 @ 2:22 PM

    Me submeti a uma Cirurgia no reto e passei a usar a Bolsa de Colostomia. Ouvi comentários da existência de uma Cirurgia de Reversão que transfere a abertura para a parte inferior próximo a Genitália. Gostaria de obter maiores informações quanto aos beneficios ou malefícos deste procedimento. Grata!

  5. Silene do Prado Alves comenta:

    28 outubro, 2009 @ 8:41 AM

    Bom dia .
    Estou procurando na internet e não consigo achar, quem sabe voces podem me ajudar.
    Fiz uma cirugia para retirada de pólipos a 1cm da borda anal, e nessa apareceu uma fistola entre o anus e a vagina e precisou fazer a ostomia. Agora passado 2 meses vou retirá-la, mas gostaria de ler alguma coisa que fale sobre a cirurgia de retirada, como é feita, quais os cuidados, e alem disso a médica quer fazer a cirurgia de laquiadura junto, isso pode ser feito?

  6. Márcia comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 9:26 AM

    Boa tarde,
    Meu pai fez um cirurgia de reversão da colostomia e agora está tendo de usar fraldas por não ter controle , gostaria de saber se isso é normal e por quanto tempo pode permanecer assim e se ele voltará ao normal?
    Obrigada.

  7. denize mendonça comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 1:32 PM

    BOA TARDE.
    DESEJO A TODOS VCS UM FELIZ ANO NOVO CHEIO DE PAZ,AMOR,FELICIDADE SABEDORIA E INTELIGENCIA.
    TENHO UMA CIRURGIA PARA FAZER DE FISTOLA ENTRE A VAGINA E O ANUS,E ESTOU MUITO PREOCULPADA COM ESSA CIRURGIA, MAS FICO ALIVIADA PQ SEI QUE A PRESENÇA DO SENHOR JESUS ESTARÁ LÁ PARA AUDAR O MEDICO AUXILIAR PQ O MEDICO DOS MEDICOS É O SENHOR JESUS E EU PROFETIZO M NOME DE JESUS QUE SERIA CURADA DESSE PROBLMA. AMÉM.
    MAS GOSTARIA DE SABER SOBRE ALGUNS CASOS IGUAL O MEU.OBRIGADA PELA ATENÇAÕ.

  8. ANDRE PINHEIRO comenta:

    2 março, 2010 @ 9:30 AM

    GOSTARIA DE SABER COMO É REALIZADO A CIRIRGIA DE REVERSAO DA COLOSTOMIA?
    ELE É REALIZADA COM UM ENCISAO NO ABDOMEM OU APENAS UMA ENCISAO, PEQUENA AO LADO.
    DESDE JA GRATO.

  9. mara martins comenta:

    17 julho, 2010 @ 9:09 PM

    gostaria de saber quando foi a primeira cirurgia no brasil de colostomia ? qual foi a data e o estado ou cidade no brasil

  10. simone comenta:

    12 agosto, 2010 @ 11:27 AM

    Minha mãe faz uso de uma bolsa de colostoma há 05 anos, agora foi retirar a vesícula e uma hérnia e complicou surgiu uma fístula que os médicos estão drenando.
    Porém, agora as fezes não estão saindo através da bolsa e sim pela parde da vagina, nem os médicos sabem o que aconteceu.
    Voces já viram ou ouviram uma história como essa?
    Por favor me orientem,
    obrigada,
    Simone

  11. rogerio rupollo comenta:

    6 outubro, 2010 @ 4:38 PM

    Sou mergulhador autonomo e estou procurando informações sobre a possibilidade de realizar mergulhos na faixa dos 10 a 15 metros utilizando equipamento SCUBA, e tendo uma bolsa de colostomia.

    Agradeço ajuda

    Abraços

  12. Raimunda comenta:

    1 novembro, 2010 @ 10:25 PM

    Boa noite!
    No cancer de bexiga invasivo que já alcançou a entrada da uretra é necessario fazer colostomiaUSAR A BOLSA PERMANENTE DE URINA?)
    Na pergunta acima gostaria também de saber como poderá mergulhar na faixa de 10a 15 metros utilizando equipamento (SCUBA)usando bolsa de colostomia urinaria
    Meu Deus meu filho vai retirar a bexiga e prostata por causa do cancer de bexiga invasivo.
    Qual a o melhor material de bolsa que possa ter qualidade de vida?
    Qual o modelo de roupa que a pessoa se sinta a vontade?
    Como fazer para dormir?
    Essa bolsa pode ser bem pequena?
    O ostoma pode ser bem pequeno?
    Se for possivel já alivia bastante a angustia de quem usa não é ?
    Meu orkut é pietroloiro@hotmail.com
    Agradeço a compreensão fico aguardando as informações com brevidadeAMÉM?

  13. Laura comenta:

    30 novembro, 2010 @ 6:10 PM

    Gostaria de saber se a pessoa sente que as fezes foram eliminadas ‘?
    [as pessoas que usam a colostomia ]

  14. adriana domingues de paulo comenta:

    20 janeiro, 2011 @ 7:22 AM

    MEU PAI FEZ UMA CIRURGIA DE COLOSTOMIA O MEDICO DISSE PRA ELE QUE DAQUI TRES MESES ELE VOLTA PARA FAZER OUTRA CIRURGIA DEPOIS DISSO QUANTO TEMPO VOLTA A NORMAL O CORPO

  15. marcia comenta:

    20 janeiro, 2011 @ 10:00 PM

    MEU SOGRO FEZ A CIRUGIA DE COLOSTOMIA E GOSTARIA DE SABER SE O GOVERNO AJUDA COM A BOLSA ? CASO O GOVERNO DE A BOLSA ONDE POSSO PEGAR .SOU DE MOGI DAS CRUZES SAO PAULO .

  16. Raimunda comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 8:38 PM

    Marcia
    As bolsas são fornecidas pelo INSS se houver na sua cidade associação dos ostomizados também fornecem as bolsas de boa qualidade e dão todo o apoio necessario,a lei ampara os ostomizados no sentido do passe livre,na APPD tira carteira para ir ao cinema,futebol,etc,procure saber o que a lei permiti aos ostomizados,boa sorte

  17. FABIANE MARQUES comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 1:02 AM

    FAÇO O USO DA BOLSA DE COLOSTOMIA A DOIS ANOS,E NAO TENHO PREVISAO PARA RETIRA-LA.MORRO DE MEDO DE FAZER SEXO,SINTO MUITA VERGONHA,TM ALGUM PROBLEMA?

  18. vanilda maria de oliveira comenta:

    13 fevereiro, 2011 @ 10:46 AM

    fiz cirurgia de ileo usei a bolsa por 3 meses e nao controlo meu intestino o que fazer?

  19. ANA RUTE comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 2:49 PM

    OI MEU ESPOSO FEZ UMA ÇIRURGIA EM TODO O INTESTINO O MEDICO DIZ QE EM TRES MESES ELE VAI TIRAR SERÁ QE O MEDICO MENTIRIA PRA FAMILIA CAUSO NÃO TENHA MAIS REVERSÃO MEU ESPOSO LEVOU UM TIRO DE CALIBRE12 O OUVE VARIAS PERFURAÇÃO EM QUE A PARTE MAIS ATINGIDAS FOI O INTESTINO OUTROS ORGÃOS COMO FIGADO ESTOMAGO OS PULMÃOS E EU GOSTARIA DE SABER SE O INTESTINO SE FORMA DE NOVO OU SÓ SI CATRISA

  20. Lidia comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 7:51 PM

    Usei bolsa de colostomia por 9 meses , trabalhava, saia para dançar e também namorava, é só controlar a alimentação e na hora do sexo use um corpete para disfarçar, se é com amor, tudo é normal.

  21. muriel antico comenta:

    27 fevereiro, 2011 @ 9:09 PM

    Ola, meu pai sofreu um acidente.. onde teve que fazer a colostomia.. mais o medico falo que iria volta normal depois de 2 meses…
    agora ele vai marca a volta para fazer a cirugia de reversao… queria saber se é de risco essa reversao ou é tranquila por ter sido so um acidente não uma doença..

  22. andrea comenta:

    13 março, 2011 @ 1:51 AM

    BOA NOITE
    SE PUDER ME ESCLAREÇA
    MEU INTESTINO É MUITO DEVAGAR, SE NÃO FIZER USO DE LAXANTES SO CONSIGO IR AO BANHEIRO UMA VEZ POR SEMANA,
    CAUSANDO-ME MAL ESTAR, JA PROCUREI VARIOS MEDICOS E REALIZARAM DIVERSOS EXAMES, TUDO NORMAL, SIMPLESMENTE ME PASSAM ALIMENTAÇÃO…MAS ATÉ A PRESENTE DATA NÃO HOUVE RESULTADOS. ACONTECE E VOU AO BANHEIRO URINAR MUITAS VEZES AO DIA, E O LIQUIDO QUE BEBO POR VOLTA DE DOIS LITROS POR DIA SAEM TODO NA URINA, SERÁ QUE NADA ESTA INDO PARA O INTESTINO. UMA VZE QUE A PRIMEIRA ORIENTAÇÃO DOS MEDICOS SÃO DOIS LITROS OU MAIS DE LIQUIDO POR DIA, QUANDO VOU PASSAR ALGUM TEMPO FORA DE CASA EVITO INGERIR LIQUIDOS PARA NÃO CAUSAR-ME TRANSTORNO DE PEDIR SEMPRE EM ALGUM LUGAR PARA USAR BANHEIRO. QUAL A POSSIBILIDADE DE ESTAR ACONTECENDO ESTA MINHA DUVIDA?OBRIGADA

  23. adriana luiza santana comenta:

    5 abril, 2011 @ 5:56 PM

    boa tarde meu marido deve perfuraçao no intestino ,deve que fazer uma cirurgia as pressas e ele esta usando a bolsa de colostomia quando for fazer a cirurgia de reversao e pela barriga do lado que e esta abolsa de colostomia.

  24. adriana luiza santana comenta:

    15 abril, 2011 @ 2:43 PM

    boa tarde meu marido deve uma perfuraçao no intestino ,deve que fazer uma cirurgia as pressas ele esta usando a bolsa de colostomia ,gostaria de saber quando for fazer a reversao precisa ,e pela barriga o ao lado que esta a bolsa.

  25. janaina comenta:

    15 maio, 2011 @ 12:43 AM

    oi tudo bem?
    Estou com umas duvidas ,fiz a cirurgia de colostomia, eu não tinha nem 1ano e sempre estive bem, só q de uns tempo p/ca eu estou c/o meu intestino prezo, e as vzes fico até4dias sen i aos pés, será q isso é ulgum problema relecionado c/a cirurgi q eu fiz? c puderen me esclarecer essa duvida eu agradeço.

  26. Micheli Lima comenta:

    19 junho, 2011 @ 9:41 PM

    Meu pai fez uma cirurgia em 11/05/2001 e usa colostomia há 40 dias e passa bem. Tem seguido todas as recomendações médicas. O médido informou que, provavelmente, em Setembro/2011 fará a reconstrução do trânsito intestinal. Gostaria de saber como é feito esse tipo de cirurgia e quais os cuidados a serem tomados pós operatório. Ainda, após a reversão, em quanto tempo poderá voltar às atividades normais como: dirigir, atividades físicas, alimentação, etc.? Muito obrigada

  27. marilene comenta:

    25 junho, 2011 @ 10:57 PM

    minha mãe fez a cirurgia de intestino,e ela usa a bolsa ,mas de um tempo para cá ela so vive com gases e a barriga fica tão grande que toma ate,o folego dela eu já não sei mas o q faça. ela pode fazer a reversão .,mas pela idade dela não pode fazer mas a reversão o q faço

  28. cris comenta:

    27 julho, 2011 @ 8:40 PM

    faz 4 meses q fiz retirada de uma bolsa de colostomia,mas meu intestino não funciona sem eu tomar laxante fora a alimentação e agua os exames foram aprovados para retirada da bolsinha mas agora o intestino não funciona fiquei 6 meses usando a bolsinha

  29. alessandra comenta:

    12 agosto, 2011 @ 5:45 PM

    minha mae usa as duas dolsinha de colstomia e urostomia por causa de um cançer no reto ,mais agora começou a sair fezes pelo o anus e estamos preocupados ,sera alguem pode nos ajudar.

  30. alessandra comenta comenta:

    12 agosto, 2011 @ 5:49 PM

    minha mae usa as duas bolsinha de colstomia e urostomia por causa de um cançer no reto ,mais agora começou a sair fezes pelo o anus e estamos preocupados ,sera alguem pode nos ajudar.

  31. karlos comenta:

    24 agosto, 2011 @ 8:51 AM

    fiz uma cirurgia ha 03 meses de apnes to usando bolsa de colostomia, quero saber se posso fazer sexo anal sou gay

  32. rosana gonçalves comenta:

    31 agosto, 2011 @ 6:14 PM

    boa noite!!
    minha mae fez cirurgia e esta usando bosa de ostomia, e ela sente muita dor no local da ostomia, isso é normal? ja procurei o medico e ele disse que é normal. mas ela reclama muito de dor. as vezes fico muito preocupada. se puder me ajudar pra ela nao sentir muita dor eu agradeço desde já. obrigada. Rosana.

  33. rita comenta:

    31 agosto, 2011 @ 9:16 PM

    após colostomia é possível o sexo anal?

  34. Suzana comenta:

    16 setembro, 2011 @ 11:31 AM

    Bom dia, minha avó (84 anos) realizou a cirurgia para realização da colostomia há 1 semana, e o intestino se exterioriza, ela chegou da cirurgia com o estoma direitinho, porém 2 dias depois o intestino começou a sair, preenchendo a bolsa, levamos ao médico que realizou a cirurgia e ele recolocou no lugar, só que está acontecendo a mesma coisa mais uma vez…o que devo fazer?? Tem algum motivo para que isso esteja acontecendo??
    Dei uma pesquisada na internet e vi que existe uma faixa para ostomizados, essa faixa tem a finalidade de “segurar” a parte do intestino que não deve sair??
    Por favor, me oriente, ela tá sofrendo demais com isso, e o médico que realizou a cirurgia, na minha opnião, não está dando suporte necessário a familia…
    Desde já, obrigada!

  35. elizangela comenta:

    27 setembro, 2011 @ 10:49 AM

    eu tive perfuração no intestino e tive que fazer cirurgia e usar bolsa de colostomia durante 3 meses, a situação não é muito boa mas existem coisas piores, a gente sente sim quando as fezes estão saindo, é meio desagradável quando a gente não está em casa, mas com o tempo a gente acaba se acostumando e o intestino começa a seguir uma rotina de horário para funcionar o que facilita muito assim a gente evita de sair nesses horários. Depois de 3 meses fiz a cirurgia de reversão, a gente é internado e lá no hospital é feito todo um procedimento de limpeza intestinal, eles dão um suco de laranja com um medicamento pra gente tomar e vc fica sem comer só fica nesse suco, começa um dia antes da cirurgia, e é feita também uma lavagem pelo ânus, a enfermeira coloca um soro e lá fica até ficar limpo é um soro normal a mangueirinha é introduzida no ânus e fica lá até acabar o soro, eu tive que colocar 2 vezes foram 2 litros de soro pra limpar bem, a gente fica na cama, e faz tudo na cama mesmo por que se for na banheiro a mangueirinha sai, dá muita cólica a sensação é muito ruim, mas é pro bem da gente então tem que encarar numa boa pois tudo passa, depois antes de ir pro centro cirurgico eles te dão um comprido e rapidinho vc apaga eu nem sei como fui parar no centro cirurgico, não vi nada acordei no centro cirurgico mas ainda tava meio sonsa e não senti nada pois tava com anestesia que demora um pouco pra passar, acirurgia é feita pela mesma abertura onde está a bolsa, depois da cirurgia me senti bem só sentia muita dor de cabeça mas fiquei sozinha no hospital e me virei muito bem, hje estou ótima e levo uma vida normal. Ha quandto a ter relação sexual eu tbém tinha muitas duvidas mas eu fazia normalmente e tudo sempre foi muito bom. abraços a todos e boa sorte.

  36. meire comenta:

    28 setembro, 2011 @ 10:20 PM

    OLÁ BOA NOITE,
    MEU ESPOSO FOI OPERADO DIA 13 DE MAIO E TEVE DUAS OBSTRUÇÃO DE ALÇA DE INTESTINO Q OCASIONOU UM QUADRO DE DESNUTRIÇÃO PROFUNDA. O CANCER Q FOI RETIRADO FOI UM ADECARCINOMA E SU INTESTINO FOI DESVIADO PARA ILIO HÁ+- 4 MESES.ELE É UM PACIENTE Q FOI FUMANTE E ALCÓLATRA ( 8 ANOS Q NÃO BEBE), TEM EFIZEMA CRONICO E TEVE FAZER UM CATETERISMO ANTES DA CIRUGIA. HJ ELE ESTÁ NUM QDRO DE MELHORA, ESTÁ COM 54KS,MAS CONTINUA A SENTIR DOR NO RETO E DORES PERIFERICAS NO ABDOMEM, QUEIXAS DE DORES NAS ARTICULAÇOES E NA PARTE DO INTESTINO EM DESCANSO ESTÁ SAINDO UM LIQUIDO ESBRANQUIÇADO COM ODOR MUITO FÉTICO( É NORMAL ESSE LIQUIDO COM ESSE ODOR?) ISSO TÁ DEPRIMIDO ELE TANTO Q NÃO QUER MAIS SAIR DE CASA. ANTES SAIA O MUCO MAS NÃO TINHA ESSE ODOR, TEM SSEMANA Q SAI COM TANTA FREQUENCIA Q ELE NEM QR SAIR PARA FAZER AS FISIOTERAPIAS, FICA IRRITADO COM O CHEIRO. QUERIA SABER QD DEVO FAZER OUTRO EXAME PRA VER SE O CANCER DESAPARECEU . ERA UM POLIPITO ADECARCINOMA, ATRAVES DE EXAMES DE SANGUE DÁ PRA SABER COMO VAI AS CELULAS ? ESTOU ANCIOSA PARA SABER TB SOBRE A MUCOSE DO INTESTINO SAIR 7CM PRA FORA( É NORMAL? O Q PODE ESTAR ACONTECENDO COM ESTA ILIOSTOMIA OU COM A PROPRIA MUCOSE) SE PUDER TIRAR MINHAS DUVIDAS FICAREI MUITO GRATA. ABRAÇOS

  37. magali comenta:

    21 novembro, 2011 @ 8:24 PM

    eu quero saber se apos 1 ano de cirurgia de recontrução de intestino se eu posso fazer sexo anal

  38. Anônimo comenta:

    22 dezembro, 2011 @ 5:06 PM

    QUANDO VC FEZ A CIRURGIA

  39. joao batista vicente comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 3:58 PM

    Boa tarde.
    sou um recem estomizado desde do dia 19 de dezembro 2011 minha vida mudou e estou com varias duvidas uma delas e se posso fazer uso de bebidas alcoolicas ja que esta chegando a virada do ano, e nao estou fazendo uso de nenhum medicamento no momento, ou se ainda e muito cedo, porque no hospital quando estive tomava uma bateria de medicaçao a toda hora.
    Agradeço a atençao.

  40. Isabel comenta:

    2 janeiro, 2012 @ 12:08 PM

    Viva.
    Passei por aqui para saber mais informações, e ler relatos de outras pessoas é sempre bom.
    O meu namorado tem ileostomia. Passou por mais que uma operação e ainda não conseguiu ficar sem o saquinho infelizmente. Mas fico contente por saber que existem casos bem sucedidos, e isso também me dá muita esperança.
    Já está há mais de 1 ano com a ileostomia.

    Criei à pouco tempo um blog, que é meu e dele (o meu namorado), embora ele não esteja a escrever ainda, mas futuramente irá escrever. Mas o objectivo além de libertar e tentar ficar sã, e de partilhar, também é encontrar outras pessoas com o mesmo problema que ele, e assim acho que seria mais fácil para todos. Pois quando conhecemos alguém com o mesmo problema sempre ajuda.

    O blog é:
    http://vivercomileostomia.blogspot.com/

  41. Riltomar comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 3:36 PM

    A CIRURGIA DA RETIRADA DA BOLÇA É MUITO PERIGOSA ? PODE LEVAR ALGUEM A UTI ?

  42. Maria Aparecida comenta:

    10 janeiro, 2012 @ 2:19 PM

    Quero saber se a sirurgia da retirada da bolça é perigosa para uma pessoa de 77 anos e se
    a anestesia é geral ou local. Obrigada.

  43. IRENE comenta:

    23 janeiro, 2012 @ 10:58 AM

    OII QUERIA SABRE POR QUE ESTA SAINDO TD O LEITE QUE MEU BEBE TOMA PELA COLOSTOMIA ELE ESTA PERDENDO PESO,QUAL A SOLUCAO PARA ISSO

  44. Manoel comenta:

    26 janeiro, 2012 @ 1:43 PM

    Como aminizar a dor que minha esposa sente no local da ostomia?

  45. Isabel comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 10:32 AM

    Resposta para Maria Aparecida

    Na operação para retirar a bolsa é necessário anestesia geral, visto que vão cortar outra vez a barriga para “colar” o intestino delgado ao grosso.
    É tão perigosa a cirurgia como a primeira cirurgia para colocar o saco. Se a primeira correu bem em principio esta corre bem também. Mas se a primeira correu mal, então acho sineramente que é um risco. Isto pela meu namorado.
    Pois ele este ano que passou tentou retirar o saco e não conseguiu e ficou outra vez com o saco, com a agravante que ficou mais fraco.
    Pergunta tudo ao médico que o vai operar.

    Cumprim.

  46. pedro miguel comenta:

    20 março, 2012 @ 12:43 AM

    oie boa noite queria muinto saber tenhoo 18 anos fis acerugia de coloscopia e ja tenho um 1 ano eu queria saber se posso fazer sexo anal sou gay meu namorado tha muinto ansiosa pra fazer um sexo com migo maiis tou com medo brigadoo
    ai estar ai meu orkut = p.migueel@live.com
    e meu msn = pepeu.safadinhoo@hotmail.com

  47. sirneia comenta:

    21 março, 2012 @ 2:11 PM

    meu filho nasceu com o anus inperfurado ai fez a cirugia a um ano ele ta com 4 anos e ainda usa fralda gostaria de saber se demora muito pra ele se adaptar a ir ao banheiro na hora certa obrigado aguardarei ansiosa sua resposta

  48. Karina comenta:

    22 março, 2012 @ 9:04 PM

    Boa noite!
    Quero saber se apos 1 ano de cirurgia de recontrução de intestino se eu posso fazer sexo anal e se poder nao vai levar nem um risco a minha saude?
    Muito obrigada espero a sua resposta

  49. pedro comenta:

    29 março, 2012 @ 4:28 PM

    sou estudando de saude e estou desenvolvendo um projeto relacionado a colostomia, gostaria de saber se pode ser feito e como é feito o parasitologico de fezes em pacientes colostomizados…desde ja agradeço

  50. afonso comenta:

    4 abril, 2012 @ 11:14 AM

    Minha esposa fez a colostomia para retirada de tumor no reto em outubro de 2011. Foi preservado 5 cm do reto ao ânus e gostaria de saber se há possibilidade de se fazer sexo anal após a reversão da colostomia e quanto tempo após a cirurgia seria seguro fazê-lo. desde já agradecido.

  51. JULIANA comenta:

    17 abril, 2012 @ 9:32 PM

    MINHA MÃE FEZ UMA CIRURGIA DO RETO E RETIROU UM CÂNCER,E ESTA USANDO A COLOSTOMIA E AGORA DEU COLAPSO(O INTESTINO ESTA PARA FORA,SAIU 20 CM PARA FORA)ESSE CASO É NORMAL ACONTECER?E O QUE DEVO FAZER? JÁ PROCUREI A EQUIPE MEDICA E ELES NÃO RESOLVE O MEU PROBLEMA.

  52. Wagner Negromonte comenta:

    19 abril, 2012 @ 5:07 PM

    Há 43 dias fiz uma cirurgia da próstata, gostaria de saber se já posso tranzar com meu parceiro ou se devo esperar mais alguns dias.
    Solicito resposta.
    abraços
    Wagner

  53. Marília Moebus comenta:

    8 maio, 2012 @ 8:59 PM

    Fiz colostomia,faço quimioterapeia e tive que interromper de tanta dor na barriga e muitoinchada.
    Isso é normal?
    Fiz um tomografia do abdome total e não acusou nada. Porém, continuo com muitas dores
    Aguardo orientação. O médico não sabeo que fazer.

  54. flavia da rosa barroso comenta:

    13 junho, 2012 @ 11:08 AM

    bom dia!!! eu fiz a cirurgia de colostomia mas eu não precisei de usar bolsa graças a Deus.O que eu gostaria de saber mesmo é o porque não precisei de usar a bolsa?gostaria de ter um esclarecimento melhor por favor.Obrigada aguardo suas respostas.

  55. andrea comenta:

    20 junho, 2012 @ 11:12 PM

    meu filho fez uma ileostomia com dois meses,hj tem 1,10meses.mas so vive enternado.tem uma diarreia q os medicos nao descobrem a causa ele sofre muito.quando da as crises em questao de minutos tem q ser idratado.agora pra complicar mais ela nao ta fucionando,tenho q passar a sonda varias vezes, pois a barriga fica enorme.por favor se alguem puder me ajudar c alguma ooriwntacao vou ficar muito feliz.amo meu filho e ele luta muito p viver.aguardo

  56. Claudineia de Aguiar Prado Silva comenta:

    25 junho, 2012 @ 10:42 PM

    Resposta para Andrea..
    Boa noite Andrea… Por acaso eu li seu comentário e sei bem como está sendo sua preocupação. Meu filho hj tem 7 anos, mas com seis dias de nascido ele foi submetido a uma ileostomia, pois ele tinha mega cólon congênito. Bom por diversas vezes estive em situação com a tua, mas houve um dia que a médica descobriu que el tinha “Giardia”, um verme dificíl de matar e que produz dores na barriga. Depois disso fez-se o tratamento e assim continuamos. Com dois anos foi retirado o intestino grosso total e feito o baixamento de íleo e hj ele tem 7 anos e é uma crianças super normal como qualquer outra. Fique tranquila, Deus está com suas mãos estendidas. Espero ter te deixado um pouco mais tranquila, abç… Claudinéia

  57. Meri comenta:

    14 julho, 2012 @ 10:16 AM

    Teho um amigo que está há 3 anos com bolsa de colostomia. Mas n´consegue fazer um bom fncionamento do intestino, ou seja na parete da manhã a bolsa n´para de funcionar, não permitindo que ele trbalhe normalmente, será quealgué, pode me judar, indicando um médico, para auxiliar.
    obrigada

  58. jairo luis da silva comenta:

    23 agosto, 2012 @ 8:22 PM

    tive um tumor beniguino no intestino foi feito a cirugia fiquei usando bolsa de colostomia ja faz 4meses agora vou fazer a reversao como devo fazer a cirugia por video ou cortado normal a chanse de dar certo e boa ou nao.

  59. depaula comenta:

    30 agosto, 2012 @ 5:29 PM

    fui vitima de um assalto e tomei dois tiros na costa dia 19-07-2012 fiquei em coma na uti por dois dias mais graças ao meu Deus acordei e com esse bolsa de colostomia desde então não consigo ter vida normal tendo vergonha nojo enfim pra mim ta sendo so tristeza mais espero que um dia minha vida volte ao normal sinto dor durmo mal e predendo que tenha um conforto de pessoas que tambem esteja com o mesmo pobrema abraço

  60. joyce comenta:

    3 setembro, 2012 @ 11:23 PM

    Olá pessoal, minha mae esta com uma fistula vesico-reto-vaginal com doença esta com 4cm, os medicos optaram pela colostomia, os medicos falaram que pode ser definitivo vai precisar fazer quimioterapia. Fiquei muito chateada pois tenho medo dela nao saber levar uma vida tranquila pois só tem 47 anos. Gostaria de saber se é possivel retirar com o tempo e ela levar uma vida normal.

  61. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 setembro, 2012 @ 7:52 PM

    Joyce,
    Tudo depende de vários fatores, como o tipo de doença que causou a fístula, o grau de lesão do local, o tipo de alteração anatômica da região. A colostomia é importante no tratamento, pois se as fezes continuar passando no local mais difícil é a recuperação e cicatrização do local. Importante é seguir o tratamento com todo cuidado com a alimentação, higiene e “cabeça legal”.

  62. Geraldine Rocha comenta:

    16 setembro, 2012 @ 5:23 PM

    Por causa de cancer no colum meu marido fez quimio ,radio e a cirurgia onde recebeu a bolsa de colostomia.Agora dia 10/09/2012 (exatamente 2 anos após o ocorrido)se submeteu a cirurgia de reversão.
    dois dias depois recebeu alta e estava bem .Eu cuidando da alimentação dele até que dia 13 ( 3 dias apos a cirurgia),se sentindo muito bem e sem que eu visse,comeu duas colheres de doce de leite.
    horas depois da arte começou diarréia e febreque duraram o dia todo.
    Suspendi toda alimentação (inclusive açúcar) só dei liquidos,dipirona e um comprimido de imosec.
    Acabou a febre mas continua a evacuar todo instante.
    Ontem dia 15 ele fez 20 vezes bem liquida.
    Ele esta se alimentando apenas com sopinha de legumes com caldo de carne ( não industrial)batida no liquidificador e engrossada com maizena,chá com adoçante e bolacha agua e sal.
    gostaria de saber se foi mesmo por conta da ingestão de doce ou se no início do pós operatório é comum o excesso de evacuações .Agora são 17:00 horas do dia 16 e ele fez apenas 5 vezes hoje.Isso normaliza?
    Ta certa a dieta que faço pra ele sem gordura,condimentos,nem fibras?
    Por favor me respondam pois ele foi operado no HC de Curitiba e moramos em outra cidade .A consulta esta marcada para mais de dez dias.
    obrigada…

  63. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 setembro, 2012 @ 11:06 AM

    Geraldine,
    Volte ao médico que o está assistindo o mais breve possível. Ele pode estar com infecção intestinal ou disfunção por falta de bacilos normais da “flora” intestinal.

  64. Geraldine Rocha comenta:

    17 setembro, 2012 @ 1:00 PM

    Dr. Armando Miguel Jr,
    Muito agradecida por sua pronta atenção ao meu comentário.
    Desejo -lhe uma semana abençoada!!!
    um abraço..Geraldine

  65. Geraldine Rocha comenta:

    25 setembro, 2012 @ 1:30 AM

    Dr.Armando
    Por gentileza me responda quanto tempo após a retirada da bolsa(cujo uso foi por dois anos) o intestino volta à sua atividade normal?
    E quais os alimentos são os mais indicados neste início que apresenta tanta fragilidade pós operatória?
    Um abraço..
    Geraldine

  66. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 setembro, 2012 @ 10:49 AM

    Geraldine,
    Durante muito tempo o intestino não teve o funcionamento normal, assim é muito importante recondicionar o seu funcionamento, com alimento em pequena quantidade, rico em fibras e varias vezes ao dia.
    Importante ter paciencia e repovoar a chamada “flora intestinal” com lactobacilos. Consulte uma nutricionais sobre isso.
    Veja páginas sobre a microbioma neste site.

  67. sthephany comenta:

    12 novembro, 2012 @ 3:27 PM

    como fica a cicatriz da colostomia e que tem que retirar o intestino grosso?

  68. Carlos comenta:

    5 dezembro, 2012 @ 7:58 AM

    Bom Dia,
    Gostaria de saber quando uma pessoa usa esta Bolsa, ela
    pode usar ( Frequentar Clube ) Fazer uso da Piscina? Seria
    perigoso para as outras pessoas ou mesmo para essa pessoa em termos de Infeção? quais cuidados essa pessoa deveria
    ter e quais os cuidados que a Administração do Clube deveria
    ter em relação a essa pessoa? Sem Mais para o momento
    Aguardo retorno Obrigado Carlos

  69. GUTEMBERG comenta:

    20 dezembro, 2012 @ 4:55 AM

    Olá Meu Sou Gutemberg tenho 21 anos
    tive que fazer uma cirurgia fiquei 2 anos usando a colostomia ,
    depois de fazer a cirurgia para voltar ao normal , meu abdômen do lado que fiz a cirurgia é inchado , não cinto nenhum incomodo mas mas gostaria de saber se é normal ?
    ” Obrigado aguardo resposta “

  70. Carla da Rosa comenta:

    22 dezembro, 2012 @ 12:34 PM

    é normal o paciente colostomizado fazer pouco xixi?

  71. Edu Nastrin comenta:

    11 março, 2013 @ 1:40 PM

    detalhe para contatos segue meu endereço no facebook
    Abraços Edu Nastri

  72. Edu Nastrin comenta:

    11 março, 2013 @ 1:42 PM

    Boa Tarde , Sou de São Paulo – Capital
    Sou Urostomizado a 3 anos e convivo bem com minha Ostomia , afinal tive CA na bexiga e na prostata aonde retirei as duas e hj estou totalmebnte curado , porém fui infoirmado que a minha Ostomoza é irreversível . Gostaria de saber sobre a reversão de minha urina pelo anus . Existe aqui no Brasil essa condição?
    Mas uma coisa rsrs . Sou Jornalista e tenho 57 anos , sou divoirciado e quero conhecer uma companheira para compromisso sério e que seja Urostomizada ou Colostomizada para juntos vivermos um grande amor fiel e sério cumplices de momentos maravilhoso emocionalmente e romantismo , Acho que deveriamos ter um site de relacionamento para pessoas Ostomizadas que vcs acham?
    Fiquem todos com Deus

    facebook : edunastri@hotmail.com

  73. Adriana Sousa comenta:

    20 setembro, 2013 @ 11:20 AM

    Meu esposo há dois anos atrás passou por um procedimento cirúrgico devido a uma bactéria por nome de cíndrome de furnier localizada na região do anus, e devido a isso ele está usando a bolça de colostomia, ele ainda não fez a cirurgia para retirar gostaria de saber se tem algum problema devido ao tempo que ele está usando, pois o Médico dele disse que primeiro ele vai ter que se submeter a outra cirurgia para correção da cripitite , e só depois de três meses é que ele vai poder retirar a bolça, gostaria também de saber se a cirurgia de retirada da colostomia é perigosa ou normal como qualquer outro procedimento cirúrgico?

  74. andreia souza comenta:

    27 setembro, 2013 @ 6:30 PM

    sou ostomozada a 7anos , e a miha bolsa e definitiva teve que fazer anputação total porque o tumor era bem no anus ,não tenho mais o esfinter , gostaria de saber se alguem ja fez a reversão mesmo sem o esfinter .agradeço desde ja andreia

  75. andreia souza comenta:

    27 setembro, 2013 @ 6:31 PM

    sou otomizada e gostaria de fazer a reversão

  76. Lilian comenta:

    19 novembro, 2013 @ 3:07 PM

    Sou ostomizada a 3 meses, e faço tratamento de quimeoterapia, meu medico de inicio disse que duraria apenas 3 meses agora só poderei fazer a reversão após o termino da quimeo.
    Gostaria de saber como é a cirurgia de reversão se é feita por corte ou pode ser feita por video.
    Obrigada.

  77. luciano comenta:

    23 novembro, 2013 @ 8:02 AM

    ola,fiz a cirurgia tou usando a bolça já a sete meses,sou gay gostaria de saber se posso ter sexo a nal com meu parceiro

Deixe seu comentário aqui !