26 - jun
  

Colostomia 100 perguntas a respeito – Parte 1. Aspectos gerais

Categoria(s): Conceitos, Gastroenterologia, Gerontologia




Esclarecimentos

O isolamento em casa, longe do convívio com pessoas conhecidas e familiares é a principal razão para o rápido declínio cognitivo e alterações

Para uma boa adaptação física, mental, emocional, psicológica, social e profissional é imprescindível que o paciente esteja bem informado e conte com o apoio dos seus familiares e amigos e de profissionais de saúde especializados.

1. O que é colostomia?

  • Colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome, como uma boca (est0ma). Esta abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.

2. O que é estoma?

  • Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no abdome, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.

3. Quando indica-se a realização da colostomia?

  • A colostomia é indicada, principalmente para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais (união de parte do intestino com outra região do intestino) e proteger suturas de um orgão danificado, no caso o intestino grosso. Assim, no caso dos estomas intestinais (colostomias, ileostomias), eles, geralmente, são realizados para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa, evitando-se infecções nos pontos de sutura.

4. Como é feita a colostomia?

  • A colostomia é uma realização cirúrgica feita em centro cirúrgico. Na cirurgia parte do intestino é exteriorizado no abdome (veja figura acima), outra parte do intestino tem a “boca” fecha com pontos de sutura.

5. A cirurgia de colostomia é definitiva?

  • Não, a colostomia pode ser permanente ou temporária, dependendo de cada doença que está sendo tratada. Por exemplo, na cirurgia para tratamento do câncer de reto, os estomas temporários são fechados depois da cicatrização da cirurgia, o que ocorre geralmente após 1 mês da cirurgia. Após o fechamento do estoma, o paciente volta a evacuar pelo ânus.

6. Como funciona o estoma?

  • Uma vez que o estoma não pode ser controlado voluntariamente, o paciente precisará de uma bolsa de coleta de fezes. Um dos maiores problemas para os ostomizados, depois da cirurgia é a adaptação à vida normal. O paciente tem várias preocupações, dentre elas: o cheiro, os ruídos, as freqüentes idas ao banheiro, à reintegração social e profissional, o tratamento da pele à volta do estoma e até mesmo a atividade sexual.

7. Qual o aspecto normal do estoma?

  • O estoma é constituído da mucosa normal do intestino, assim o aspecto normal, saudável, é de cor vermelho vivo, úmido e brilhante, devido a presença do muco intestinal, semelhante à mucosa da boca (parte interna).
  • Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficar edemaciado (inchado). Aos poucos o edema regride.
  • A pele ao redor do estoma (chamada de pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos.

8. O estoma é doloroso?

  • Não, o estoma não tem terminações nervosas, por isso não dói ao ser tocado, por isso existe o risco de causa lesões sem perceber. Caso apresente sangramento pequeno ao ser tocado, o paciente deve observar, e esperar que o sangramente pare expontaneamente. Caso o sangramento seja contínuo e abundante o médico deve ser procurado.

9. Além da colostomia, existem outros tipos de estomias?

  • Sim, os tipos mais comuns são:
  • Iliostomia, onde ocorre a exteriorização de um segmento do íleo.
  • Urostomia, que é a abertura de um trajeto alternativo de drenagem da urina pela parede abdominal.

10. Quais as consequências de se retirar uma parte do intestino grosso (cólon)?

  • O intestino delgado é rico em enzimas e substâncias que servem para decompor os alimentos, ao contrário do intestino grosso, cuja principal função e absorver os líquidos do bolo fecal. Com a retirada de parte do intestino grosso o intestino delgado deve substituir o cólon na absorção dos líquidos, com isso, nas fases iniciais do funcionamento da colostomia as fezes são fluídas acompanhada de enzimas que podem irritar a pele. Com o passar do tempo as fezes adquirem concistência normal.

11. Qual a característica das fezes na colostomia?

  • As características e a consistência das fezes variam de acordo com a porção do intestino que foi exteriorizada. As colostomias, portanto, são identificadas pela porção do cólon que é trazida para fora do estoma e a consistência da evacuação que vem de uma colostomia depende da região em que o intestino foi interrompido. Basicamente são de quatro tipos:
  • Colostomia ascendente: o estoma é feito na alça ascendente, no lado direito do abdome. As fezes têm consistência semi-líquida.
  • Colostomia transversa: o estoma é feito na alça do transverso, no lado esquerdo ou direito do abdome. As fezes têm consistência pastosa.
  • Colostomia descendente: o estoma é feito na alça descendente, no lado esquerdo do abdome. As fezes têm consistência semi-sólida.
  • Colostomia Sigmóide – uma colostomia sigmóide envolve o cólon sigmóide. As fezes são firmes e sólidas.
  • Imediatamente após a cirurgia, o funcionamento do estoma intestinal é irregular podendo eliminar fezes várias vezes ao dia, em momentos diferentes. Na medida que o tempo passa, o estoma irá funcionar de forma mais regular, no entanto, não é possível controlar a saída das fezes.

12.Quanto tempo pode-se ficar com a colostomia?

  • Não existe um tempo determinado do funcionamento da colostomia.

13. Quando é feita a reversão da colostomia?

  • A reversão da colostomia é realizada quando a doença que obrigou a realização da colostomia está curada. Não existe um tempo para isso se realizar

14. Como é feita a reversão da colostomia?

  • A reversão da colostomia é uma ato cirúrgio a ser realizado no centro cirúrgico onde o transito intestinal é restabelecido com sutura entre a “boca” da colostomia e a parte do intestino que ficou inativa.

15. A bolsa coletora deve ser usada sempre?

  • Sim, a bolsa deve ser usada sempre, pois a colostomia pode funcionar a qualquer momento.

16. Existe alguma restrição ao uso de água?

  • Não, a hidratação deve ser plena, observando sempre que no início da colostomia, o intestino não absorve adequadamente os líquidos causando muita perda de líquidos (água).

17. O que é colostomia úmida?

  • A colostomia úmida em alça é construída para permitir a saída de urina e fezes através do mesmo estoma. É uma alternativa para pacientes que necessitam de dupla derivação (fezes e urina).

18. O que é uma ileostomia?

  • A ileostomia é a exteriorização da parte final do intestino delgado na pele do abdome. As fezes de uma ileostomia são mais líquidas do que aquelas que saem por uma colostomia. As ileostomias são realizadas por qualquer motivo que impeça a passagem das fezes pelo intestino grosso.

19. O que é uma urostomia?

  • Urostomia é uma abertura na pele que permite a saída de urina proveniente dos rins, ureteres ou bexiga. A mais comum é a urostomia de Bricker, na qual é utilizado um pedaço do intestino delgado que é exteriorizado na pele e a este pedaço são ligados os ureteres (canais que saem dos rins e conduzem a urina até a bexiga).

20. O paciente com estoma tem somente uma única abertura no abdome?

  • Não, o paciente pode ter a necessidade de ter mais de um estoma, e todos devem ser cuidados e forma independente.
  • Existem vários serviços oficiais e particulares de apoio aos ostomizados. Veja no site da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) informações a este respeito.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


90 Comments »

  1. JULIANA comenta:

    17 abril, 2012 @ 9:32 PM

    MINHA MÃE FEZ UMA CIRURGIA DO RETO E RETIROU UM CÂNCER,E ESTA USANDO A COLOSTOMIA E AGORA DEU COLAPSO(O INTESTINO ESTA PARA FORA,SAIU 20 CM PARA FORA)ESSE CASO É NORMAL ACONTECER?E O QUE DEVO FAZER? JÁ PROCUREI A EQUIPE MEDICA E ELES NÃO RESOLVE O MEU PROBLEMA.

  2. Wagner Negromonte comenta:

    19 abril, 2012 @ 5:07 PM

    Há 43 dias fiz uma cirurgia da próstata, gostaria de saber se já posso tranzar com meu parceiro ou se devo esperar mais alguns dias.
    Solicito resposta.
    abraços
    Wagner

  3. Marília Moebus comenta:

    8 maio, 2012 @ 8:59 PM

    Fiz colostomia,faço quimioterapeia e tive que interromper de tanta dor na barriga e muitoinchada.
    Isso é normal?
    Fiz um tomografia do abdome total e não acusou nada. Porém, continuo com muitas dores
    Aguardo orientação. O médico não sabeo que fazer.

  4. flavia da rosa barroso comenta:

    13 junho, 2012 @ 11:08 AM

    bom dia!!! eu fiz a cirurgia de colostomia mas eu não precisei de usar bolsa graças a Deus.O que eu gostaria de saber mesmo é o porque não precisei de usar a bolsa?gostaria de ter um esclarecimento melhor por favor.Obrigada aguardo suas respostas.

  5. andrea comenta:

    20 junho, 2012 @ 11:12 PM

    meu filho fez uma ileostomia com dois meses,hj tem 1,10meses.mas so vive enternado.tem uma diarreia q os medicos nao descobrem a causa ele sofre muito.quando da as crises em questao de minutos tem q ser idratado.agora pra complicar mais ela nao ta fucionando,tenho q passar a sonda varias vezes, pois a barriga fica enorme.por favor se alguem puder me ajudar c alguma ooriwntacao vou ficar muito feliz.amo meu filho e ele luta muito p viver.aguardo

  6. Claudineia de Aguiar Prado Silva comenta:

    25 junho, 2012 @ 10:42 PM

    Resposta para Andrea..
    Boa noite Andrea… Por acaso eu li seu comentário e sei bem como está sendo sua preocupação. Meu filho hj tem 7 anos, mas com seis dias de nascido ele foi submetido a uma ileostomia, pois ele tinha mega cólon congênito. Bom por diversas vezes estive em situação com a tua, mas houve um dia que a médica descobriu que el tinha “Giardia”, um verme dificíl de matar e que produz dores na barriga. Depois disso fez-se o tratamento e assim continuamos. Com dois anos foi retirado o intestino grosso total e feito o baixamento de íleo e hj ele tem 7 anos e é uma crianças super normal como qualquer outra. Fique tranquila, Deus está com suas mãos estendidas. Espero ter te deixado um pouco mais tranquila, abç… Claudinéia

  7. Meri comenta:

    14 julho, 2012 @ 10:16 AM

    Teho um amigo que está há 3 anos com bolsa de colostomia. Mas n´consegue fazer um bom fncionamento do intestino, ou seja na parete da manhã a bolsa n´para de funcionar, não permitindo que ele trbalhe normalmente, será quealgué, pode me judar, indicando um médico, para auxiliar.
    obrigada

  8. jairo luis da silva comenta:

    23 agosto, 2012 @ 8:22 PM

    tive um tumor beniguino no intestino foi feito a cirugia fiquei usando bolsa de colostomia ja faz 4meses agora vou fazer a reversao como devo fazer a cirugia por video ou cortado normal a chanse de dar certo e boa ou nao.

  9. depaula comenta:

    30 agosto, 2012 @ 5:29 PM

    fui vitima de um assalto e tomei dois tiros na costa dia 19-07-2012 fiquei em coma na uti por dois dias mais graças ao meu Deus acordei e com esse bolsa de colostomia desde então não consigo ter vida normal tendo vergonha nojo enfim pra mim ta sendo so tristeza mais espero que um dia minha vida volte ao normal sinto dor durmo mal e predendo que tenha um conforto de pessoas que tambem esteja com o mesmo pobrema abraço

  10. joyce comenta:

    3 setembro, 2012 @ 11:23 PM

    Olá pessoal, minha mae esta com uma fistula vesico-reto-vaginal com doença esta com 4cm, os medicos optaram pela colostomia, os medicos falaram que pode ser definitivo vai precisar fazer quimioterapia. Fiquei muito chateada pois tenho medo dela nao saber levar uma vida tranquila pois só tem 47 anos. Gostaria de saber se é possivel retirar com o tempo e ela levar uma vida normal.

  11. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 setembro, 2012 @ 7:52 PM

    Joyce,
    Tudo depende de vários fatores, como o tipo de doença que causou a fístula, o grau de lesão do local, o tipo de alteração anatômica da região. A colostomia é importante no tratamento, pois se as fezes continuar passando no local mais difícil é a recuperação e cicatrização do local. Importante é seguir o tratamento com todo cuidado com a alimentação, higiene e “cabeça legal”.

  12. Geraldine Rocha comenta:

    16 setembro, 2012 @ 5:23 PM

    Por causa de cancer no colum meu marido fez quimio ,radio e a cirurgia onde recebeu a bolsa de colostomia.Agora dia 10/09/2012 (exatamente 2 anos após o ocorrido)se submeteu a cirurgia de reversão.
    dois dias depois recebeu alta e estava bem .Eu cuidando da alimentação dele até que dia 13 ( 3 dias apos a cirurgia),se sentindo muito bem e sem que eu visse,comeu duas colheres de doce de leite.
    horas depois da arte começou diarréia e febreque duraram o dia todo.
    Suspendi toda alimentação (inclusive açúcar) só dei liquidos,dipirona e um comprimido de imosec.
    Acabou a febre mas continua a evacuar todo instante.
    Ontem dia 15 ele fez 20 vezes bem liquida.
    Ele esta se alimentando apenas com sopinha de legumes com caldo de carne ( não industrial)batida no liquidificador e engrossada com maizena,chá com adoçante e bolacha agua e sal.
    gostaria de saber se foi mesmo por conta da ingestão de doce ou se no início do pós operatório é comum o excesso de evacuações .Agora são 17:00 horas do dia 16 e ele fez apenas 5 vezes hoje.Isso normaliza?
    Ta certa a dieta que faço pra ele sem gordura,condimentos,nem fibras?
    Por favor me respondam pois ele foi operado no HC de Curitiba e moramos em outra cidade .A consulta esta marcada para mais de dez dias.
    obrigada…

  13. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 setembro, 2012 @ 11:06 AM

    Geraldine,
    Volte ao médico que o está assistindo o mais breve possível. Ele pode estar com infecção intestinal ou disfunção por falta de bacilos normais da “flora” intestinal.

  14. Geraldine Rocha comenta:

    17 setembro, 2012 @ 1:00 PM

    Dr. Armando Miguel Jr,
    Muito agradecida por sua pronta atenção ao meu comentário.
    Desejo -lhe uma semana abençoada!!!
    um abraço..Geraldine

  15. Geraldine Rocha comenta:

    25 setembro, 2012 @ 1:30 AM

    Dr.Armando
    Por gentileza me responda quanto tempo após a retirada da bolsa(cujo uso foi por dois anos) o intestino volta à sua atividade normal?
    E quais os alimentos são os mais indicados neste início que apresenta tanta fragilidade pós operatória?
    Um abraço..
    Geraldine

  16. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 setembro, 2012 @ 10:49 AM

    Geraldine,
    Durante muito tempo o intestino não teve o funcionamento normal, assim é muito importante recondicionar o seu funcionamento, com alimento em pequena quantidade, rico em fibras e varias vezes ao dia.
    Importante ter paciencia e repovoar a chamada “flora intestinal” com lactobacilos. Consulte uma nutricionais sobre isso.
    Veja páginas sobre a microbioma neste site.

  17. sthephany comenta:

    12 novembro, 2012 @ 3:27 PM

    como fica a cicatriz da colostomia e que tem que retirar o intestino grosso?

  18. Carlos comenta:

    5 dezembro, 2012 @ 7:58 AM

    Bom Dia,
    Gostaria de saber quando uma pessoa usa esta Bolsa, ela
    pode usar ( Frequentar Clube ) Fazer uso da Piscina? Seria
    perigoso para as outras pessoas ou mesmo para essa pessoa em termos de Infeção? quais cuidados essa pessoa deveria
    ter e quais os cuidados que a Administração do Clube deveria
    ter em relação a essa pessoa? Sem Mais para o momento
    Aguardo retorno Obrigado Carlos

  19. GUTEMBERG comenta:

    20 dezembro, 2012 @ 4:55 AM

    Olá Meu Sou Gutemberg tenho 21 anos
    tive que fazer uma cirurgia fiquei 2 anos usando a colostomia ,
    depois de fazer a cirurgia para voltar ao normal , meu abdômen do lado que fiz a cirurgia é inchado , não cinto nenhum incomodo mas mas gostaria de saber se é normal ?
    ” Obrigado aguardo resposta “

  20. Carla da Rosa comenta:

    22 dezembro, 2012 @ 12:34 PM

    é normal o paciente colostomizado fazer pouco xixi?

  21. Edu Nastrin comenta:

    11 março, 2013 @ 1:40 PM

    detalhe para contatos segue meu endereço no facebook
    Abraços Edu Nastri

  22. Edu Nastrin comenta:

    11 março, 2013 @ 1:42 PM

    Boa Tarde , Sou de São Paulo – Capital
    Sou Urostomizado a 3 anos e convivo bem com minha Ostomia , afinal tive CA na bexiga e na prostata aonde retirei as duas e hj estou totalmebnte curado , porém fui infoirmado que a minha Ostomoza é irreversível . Gostaria de saber sobre a reversão de minha urina pelo anus . Existe aqui no Brasil essa condição?
    Mas uma coisa rsrs . Sou Jornalista e tenho 57 anos , sou divoirciado e quero conhecer uma companheira para compromisso sério e que seja Urostomizada ou Colostomizada para juntos vivermos um grande amor fiel e sério cumplices de momentos maravilhoso emocionalmente e romantismo , Acho que deveriamos ter um site de relacionamento para pessoas Ostomizadas que vcs acham?
    Fiquem todos com Deus

    facebook : edunastri@hotmail.com

  23. Adriana Sousa comenta:

    20 setembro, 2013 @ 11:20 AM

    Meu esposo há dois anos atrás passou por um procedimento cirúrgico devido a uma bactéria por nome de cíndrome de furnier localizada na região do anus, e devido a isso ele está usando a bolça de colostomia, ele ainda não fez a cirurgia para retirar gostaria de saber se tem algum problema devido ao tempo que ele está usando, pois o Médico dele disse que primeiro ele vai ter que se submeter a outra cirurgia para correção da cripitite , e só depois de três meses é que ele vai poder retirar a bolça, gostaria também de saber se a cirurgia de retirada da colostomia é perigosa ou normal como qualquer outro procedimento cirúrgico?

  24. andreia souza comenta:

    27 setembro, 2013 @ 6:30 PM

    sou ostomozada a 7anos , e a miha bolsa e definitiva teve que fazer anputação total porque o tumor era bem no anus ,não tenho mais o esfinter , gostaria de saber se alguem ja fez a reversão mesmo sem o esfinter .agradeço desde ja andreia

  25. andreia souza comenta:

    27 setembro, 2013 @ 6:31 PM

    sou otomizada e gostaria de fazer a reversão

  26. Lilian comenta:

    19 novembro, 2013 @ 3:07 PM

    Sou ostomizada a 3 meses, e faço tratamento de quimeoterapia, meu medico de inicio disse que duraria apenas 3 meses agora só poderei fazer a reversão após o termino da quimeo.
    Gostaria de saber como é a cirurgia de reversão se é feita por corte ou pode ser feita por video.
    Obrigada.

  27. luciano comenta:

    23 novembro, 2013 @ 8:02 AM

    ola,fiz a cirurgia tou usando a bolça já a sete meses,sou gay gostaria de saber se posso ter sexo a nal com meu parceiro

  28. fernanda comenta:

    26 março, 2014 @ 10:16 AM

    fiz uma cirurgia de correção de fistula reto_vaginal estou usando bolsinha de colostomia ha 7 meses meu estoma é de duas bocas,gostaria de saber se é normal sentir gases pela vagina apos a cirurgia de correção pois meus médicos ja marcaram para reverter e estou com medo de estes gases estarem vindo do intestino.desde ja agradeço.

  29. Maria imaculada comenta:

    21 abril, 2014 @ 5:27 PM

    olá, quero saber se Existe alguma sonda que leva as fezes até algum recipiente em pacientes acamados.

  30. tania lucia comenta:

    13 junho, 2014 @ 12:29 PM

    tenho uma fistula reto vaginal e uso bolsinha,gostaria de saber se depois q fechar essa fistula eu posso fazer sexo anal, já q ñ tenho vagina por causa de um cancer..

  31. VALERIA comenta:

    9 julho, 2014 @ 11:39 PM

    OPEREI DO INTESTINO, FOI RETIRADO 4CM … GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER SEXO ANAL?

  32. Ana Valeria Jorge comenta:

    19 julho, 2014 @ 11:58 PM

    Meu marido esta usando bolsa de ilieostomia a 1 ano e 3 meses e vai reverter agora.ele teve um adernocarcinoma e na cirurgia teve uma fistula,agora ja fez todos os exames de imagem necessarios para a cirurgia, eu estou com muito medo de dar errado.tenho que realmente me preocupar ou e paranoia da minha cabeca? ele tem 55 anos e fora isse problema que o acometeu, e super saudavel. obrigada.

  33. WILLIAN SUDRE comenta:

    29 agosto, 2014 @ 2:49 PM

    Mue sogro usa essa bolsa de coloscomia ja faz alguns anos, pois no momento ela nao esta funcionando pois tudo que ele come volta oque fazer??/

  34. Mileidi comenta:

    6 novembro, 2014 @ 11:16 AM

    Peço a ajuda de vcs pois não sei a quem recorrer mais,minha filha usa colostomia tem 2 anos de idade por onde saem as fezes dela só que de ontem pra cá começou a aparecer parece uns graõs de arroz achatados branco pegamos e tudo pra ve parece borracha levamos nos medicos daqui ngm soube dizer nada o cirurgião que atendeu falamos com ele por telefone fomos mau atendidas ele disse que sópode ser vermes mas na cidade diseram que vermes não é pois esta saindo de muita quantidade e muita mesmo…me ajudem poor favor o que vs acham que é? Pode ser vermes? Se nao o que seria ? Esse monte de coisas que esta saindo de dento do intestino da criança?

  35. vania dos reis viana comenta:

    23 janeiro, 2015 @ 3:56 PM

    Oi a minha prima ela operou o intestino e tirou todo o intestino grosso!
    E usa bolsa
    Ela vai poder evacoar pelo anus depois de um tempo?

  36. Jasmini Sanches comenta:

    9 fevereiro, 2015 @ 4:30 PM

    ola, meu pai teve cancer de intestino e usa bolsa a 12 anos por que esqueceram dele no hospital para a retirada da bolsa. Mais minha duvida nak eh essa. ELE SENTE DORES DE COLICA E A QUATRO MESES SAI UM LIQUIDO PELO ANUS QUE PARECE FEZES. O QUE PODE SER?
    ALGUM DOUTOR RESPONDA POR FAVOR !!!!!! ele tem 50 anos

  37. D.Cristtina comenta:

    25 março, 2015 @ 7:19 PM

    Olá minha mae fez a cirurgia de reverçao da Ileostomia a 2 mezes mas ela come muito pouco agora e toda vez que ela como ela tem que correr pro banheiro , eu queria saber se a digestao dela vai se sempre assin agora ?

  38. patrique araujo comenta:

    26 abril, 2015 @ 1:31 AM

    meu nome e patrique tenho 20anos eu tive cancer no entestino estou usando colostomia ja faz 4mes tive uma recuperacao muito boa gracas a deus vou tirar agora dia 27de maio pois foi uma luta mas venci pois eu sei que muita gente usa mas nao desista por isso tem cura e so acreditar em deus nao tenha preconceito com quem use cuide quem usa isso pois passar por isso nao e facil

  39. silvia metell0 comenta:

    4 junho, 2015 @ 12:07 PM

    meu irmao,fez uma cirurgia de coslotomia, nodia 02do06 ele evacuou liquido como se tivesse sangue,e depois encheu uma bolsa com sangue puro, ja tem 10 meses que operou, isso e normal e esta com dor na cintura,que devo fazer

  40. Rita de Cassia comenta:

    16 junho, 2015 @ 10:23 PM

    A minha tia sofreu um acidente de carro a 1ano atrás com o impacto da batida ela teve lesão no abdômen,na perna direita a safena da perna direita foi muito danificada e o intestino também se rompeu os médico fizeram na perna uma ponte da dafena da perna esquerda pra direita pró sangue voltar a irrigar pela lerna direita e o intestino eles tiveram que tirar parte dele e ela está usando bolsa desde então,gostaria de saber quanto tempo ela vai ter que esperar pra poder fazer a reconstituição do intestino pra piorar no lado que teve todo este estrago está crescendo uma bola que nem os médicos sabem o que e uns dizem que e uma hérnia e outros dizem que e o próprio intestino dela ,porque por dentro teve uma rasgadura muito feia de músculos,nervos etc.Gostaria muito de esclarecimento se puderem me ajudar agradeço.

Deixe seu comentário aqui !