14 - abr
  

Neuropatia periférica axonal

Categoria(s): Caso clínico, Neurologia geriátrica




Interpretação clínica

  • Homem de 54 anos vem ao seu consultório com queixa de “queimação nos pés” há dois anos. Os sintomas iniciaram com sensaçnao de formigamento doloroso que começou nos artelhos e gradualmente atingiu os pés. Por causa desta dor ele tem dificuldade em conciliar o sono à noite. Faz tratamento de hipertensão arterial com nifedipina 30 mg ao dia há 5 anos. Nega diabetes.
  • O paciente não apresenta sinais de “sicca” (xerostomia ou secura da boca e xeroftalmia ou secura dos olhos), não tem poliúria e nem polidipsia. Não usa bebidas com álcool. Trabalha como carpinteiro e tem se exposto a algumas tintas e solventes orgânicos, mas não trabalha diretamente com estes produtos. Seu pai de 84 anos também costuma queixar-se de “dores nos pés”.
  • O exame neurológico revela perda da sensibilidade dolorosa, tátil e vibratória nos pés. Os reflexos tendinosos profundos estão ausentes nas extremidades inferiores e diminuídos as extremidades superiores. Os pés são cavos. Demais exame físico normal.
  • Uma eletroneuromiografia demosntrou neuropatia periférica axonal distal leve. Os exames laboratoriais (hemograma completo, hemossedimentação, glicemia em jejum, hormônio tireo-estimulante e eletroforese de proteínas) foram normais.

Qual o diagnóstico mais provável?

Há pelo menos 100 causas de neuropatia periférica, e o estabelecimento de um diagnóstico específico pode ser bem difícil. a abordagem para avaliação de um paciente com neuropatia periférica deve seguir uma orientação baseada nos maiores subgrupos diagnósticos, definidos com base na história e nos exames físicos e neurológicos.

As disfunções dos nervos periféricos podem produzir uma combinaçnao de sintomas sensitivos (dormência, formigamento, queimação), sintomas motores (fraqueza, espasmos musculares, atrofia) e sintomas autonômicos (tontura, falta ou excesso de suor, impotência, sintomas intestinais e vesicais).

Os sintomas se referem mais ao tipo de fibras ou neurônios afetados do que à causa do processo neuropático.

O paciente desenvolveu “queimação nos pés” sem nenhuma doença precipitante. Neuropatias hereditárias, especialmente aquelas que afetam as fibras nervosas estreitas, são comuns e pouco reconhecidas. A manifestação mais comum é a sensação não-provocada e lentamente progressiva de “queimação dolorosa nos pés”. A história clínica pode revelar a presença de quadro semelhante nos parentes de primeiro grau.

Outro indício de neuropatia hereditária é a relativa pobreza de achados neurológicos, os quais estão principamente limitados à anormalidades sensitivas com preservação da força muscular. Outro aspecto importante é a presença de pés cavos.

Diagnóstico
– O diagnóstico é estabelecido pela confirmação da existência de casos semelhantes na familia e pela exclusão de outras doenças que possam levar as mesmos sintomas.

Diagnósticos diferencias:

Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC) – Esta doença produz fraqueza muscular proximal, arreflexia e perda sensitiva. O eletromiograma mostra aspectos característicos de desmielinização, e a concentração protéica elevada no líquido cefalorraquidiano. A PDIC é uma polineuropatia simétrica que afeta fibras motoras e sensitivas, na qual a alteração patológica principal é um desmielinizaçnao inflamatória (retirada de mielina pelos macrófagos). O início dos sintomas na PDIC é insidioso, com fraqueza muscular proximal e simétrica, hiporreflexia ou arreflexia e parestesias distais que evoluem por semanas ou meses. A história natural da PDIC é variável, com um curso crônico de recorriencia e remissão e déficits neurológicos tardios. Não existe nenhum exame laboratorial específico para confirmar o diagnóstico clínico. O tratamento com prednisona (corticosteróide), troca de plasma e imunoglobulinas endovenosa.

Deficiência de vitamina B12 –  A deficiência da vitamina B12 normalmente causa o aparecimento de achados referentes à medula espinhal e a neuropatia. Os pacientes apresentam sintomas sensitivos nas mãos antes que se desenvolvam nas extremidades inferiores. Há também comprometimento preferencial das fibras sensitivas espessas afetando a propriocepção e a sensibilidade vibratória com substituição pelas modalidades das fibras finas

Referências:

Dyck PJ, Low PA, Stevens JC. – “Burning feet” as the only manifestation of dominantly inherited sensory neuropathy. Mayo Clin Proc. 1983;58:426-429.

Barohn RJ, Kissel JT, Warmolts JR, Mendell JR – Chronic inflammatoy demyelinating polyradiculoneuropathy. Clinical characteristics, course, and recommendations for diagnostic criteria. Arch Neurol. 1989;46:878-884.

Tags: , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


34 Comentários »

  1. cecy mady carvalho comenta:

    21 julho, 2009 @ 6:45 PM

    eu tenho polineuropatia desmielinizante, há 23 anos mais se servir de consolo para alguem que esteja passando nesse momento por esse problema eu melhorei muito alem das espectativa médica minhas mãos estão quase perfeita, minhas pernas e pés,agora começaram a dá grande resposta. Não desista da fisioterapia ela ajuda muito .

  2. eliane amaral parreiras comenta:

    27 agosto, 2009 @ 9:32 AM

    meu filho foi diagnosticado com neuropatia muscular em 07/08 através de uma eletroneuromiografia,com uma incidência maior nos membros inferiores,tem os pés cavos,o esquerdo com uma incidência maior,assim como a perna também.Agora em 08/09 fui a outro neuro para uma segunda opinião e foi diagnosticado amiotrofia espinhal tipo 3,com uma ? no final da frase.O que isso exatamente quer dizer?Ele anda,come,bebe,vai a escola,faz natação,informática,fisioterapia;tudo sózinho.Poderia me dar um melhor esclarecimento?

  3. ana maria martins comenta:

    3 setembro, 2009 @ 9:40 AM

    tenho neoropatia periferica, com grande dormencia nos pés , já fiz operação de hernia de disco , nada mudou, os medicos não dscobrem a causa , dizem que é senil, Estarei fadada a me
    me conformar? Teriam vcs alguma idéia de tratamento? Não sou diabética, Minas pernas começam a ficar pesadas, tenho caimbras. Não sei mais que médico procurar , Já fuì ao angiologista, (não tenho nada ) neorologista me mandou fazer uma biópsia do nervo sural. o ortopedista que iria fazer foi contra , e acha que não tem nada a fazer . Se tiverem alguma idéia por favor me escrevam
    Obrigada

  4. Landa comenta:

    10 setembro, 2009 @ 8:43 PM

    Ana Maria,tenho os mesmos sintomas que v. tem Consulto neuro. orto…e angio. Eles são incompetentes..rsrsrs. Eu vivo consultanto o DR. GOOGLE, como eles chamam o internet.. Tenho nos pés fibromatose plantar , neuroma de Morton e um edema nos pés.
    Estou sentindo caimbras violentas nas pernas e nos dedos dos pése nos pés inteiros.. . Além disto os dedos dos pes estão curvados(?) ,liás, só os do meio… é pena não termos médicos parafechar um diagnóstico.abraço, Landa

  5. kedy comenta:

    10 outubro, 2009 @ 11:59 PM

    Meu irmão tem neuropatia periférica axonal há mais de seis anos. A causa provável foi medicamento para epilepsia, a fenitoina. Essa droga acabou com ele.

    Hoje ele está bem melhor, toma injeção de vitamina B12 que auxiliam muito (Cronobe 5000) e utiliza gel cataflan em massagens para aliviar as dores

  6. Adriana comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 7:41 PM

    Ola minha gente!!! Tenho essas sensações ruins também nos pés, especial/e nos dedos (o do lado do dedão do pé direito).Tenho uma necessidade de puxar os pés p/ baixo e quando faço isso esse “dedinho” simplis/e dobra e dõe o tendão até a panturrilha.Descobri que isso é um processo de desmielização (MIELINA…capa que cobre os nervos) isso esta dentro da patologia que se chama ESCLEROSE MÚLTIPLA da qual sou portadora.Se alguém, por ventura precisar de um Neurologista da área é só visitar a UNESP hospital das clínicas de BOTUCATU-SP , e procurar pelo DR. FERNANDO, sera a maior alegria que se pode ter na sua vida.Eu fiz isso!!

  7. jose xavier do nascimento comenta:

    21 dezembro, 2009 @ 8:00 PM

    ola boa noite sou tecnico em radiologia com vencional e trabalha a 30 anos hoje com 51 anos e a dois anos atraz sentia muita dor na spernas e formigamento na recio do cocho femural e uma forte queimaçao na regiao plantar dos pes fui ao neurologista e ele me diagnosticou como polineuropatia periferica cronica mais agora com 2 anos ja evoluiu muito estou impotente sinto muita sudorese constantemente fico desidratado e e com dificuldade para deambular e manter me em ortostatica e sinto dores horriveis nao consigo dormir pois ate o vendo bater em minha perna doi agora ja atingiu os membros superiores sinto caimbra durante 5x6vezes sempre noturma nao posso mais diriguir pois perdi a capacidade de concentraçao gostaria de saber se tenhu direito de me aposentar pois os medicos os quais ja procurei me disseram que nao tem cura grato xavier

  8. Rogério Ademir Arruda de Santana comenta:

    14 janeiro, 2010 @ 1:19 PM

    Olá pessoal.Tenho 24 anos e há doze anos comecei a sentir muita queimação nos pés que era complementada com sudorese intensa.Desde então pensei que a causa da doença sería a sudorese.
    Sofri demais na escola,pois se pusesse um sapato,os pés ficavam quentes e suados ocasionando uma forte bromidrose;se fosse de chinelo os pés ficavam brilhando de tanto suor e com o calor também ocasionava bromidrose.
    Não tinha para onde correr.E a juventude,escola,vestibular,emprego,namoradas,convívio social,tudo isso perdi muito.
    Enfim, fui à luta,consegui um trabalho q dava direito a plano de saúde e comecei a pesquisar no google médicos que faziam a cirurgia de correçao da hiperhidrose.Fiz empréstimos para complementação de hononários à Equipe e fiquei livre da sudorese nas mãos e pés graças à DEUS e a minha força d vontade.
    Só q agora ainda falta me livrar da forte queimaçao nos pés q ainda me atrapalha quando uso sapato.Já fui demitido e tudo por isso.
    Fazer o quê.Me suicidar é que eu não vou jamais.
    Quem puder me ajudar por favor,aguardo respostas em meu e-mail.

  9. Euza comenta:

    24 abril, 2010 @ 11:15 AM

    Oi pessoal, eu vi os cometários acima e, qdo li , vi casos parecidos com o meu, pois tenho dormência nos pés e pernas, dores e queimação, a batata das pernas também é toda dolorida. Aa vezes acho q é muscular, tendões outra vezes acho que é nervos ou veias arrebentadas, doi tanto, incha os tornozelos, e já não sei o q fazer, já fui em Neuro, orto, reumato e nada. Tempo atrás me disserram que tenho fibromioalgia e tenho tomado medicação manipuladas, mas tbem já parei. Fiz exame de eletroneuromiografia e a conclusão mostra um quadro de neuropatia axonal comprometendo os nervos plantares mediais, nos ramos digitais p/ o 4º e 5º Qds à E. (Neuropatia de Morton?). Esse exame foi feito em 01/08/08, nâo procurei mais médicos p/ ver o exame e repetir se for o caso. O que faço, espero orientações de vocês, e que me ajudem.
    Grata Euza.

  10. ledimar comenta:

    12 outubro, 2010 @ 4:35 PM

    conclusão eletromiográficadesde de 2008 foi achado n exame; anormal,há sinais eletrfisiológicos de mononeuropatia múltipla,sensitiva axonal motora desmieelinizante.NEUROPATIA DO NERVO MEDIANO NA REGIÃO DISTAL,AO NÍVEL DO PÚNHO,DO TIPO SENSITIVO DE PADRÃO AXONAL E MIELINICO,COMPATIVEL COM SÍNDROME DO TÚNEL DO TUNEL DE CARPO SENSITIVA BILATERAL MODERADA. ME AJUDEM NA ÍNTEGRA O QUE SIGNIFICA ISSO? NA INTEGRAPOIS SINTO DORES HORRIVEIS,FORMIGAMENTOS,DORMENCIAS,QUEIMAÇÃO.

  11. LOURDES M NADAI comenta:

    4 novembro, 2010 @ 2:31 PM

    Estou com neuroma de morton embaixo do segundo e terceiro dedo estou sendo medicada com vitamina injetavel pela segunda
    vez mas nao vendo que estou melhorando resolvi pedir conselho.Quem esta medicando e Ortopedista se tiver alguma informaçao que possa ajudar serei muito grata .Nao seria melhor talves antiflamatorios?

  12. SandradeMello comenta:

    6 fevereiro, 2011 @ 8:15 PM

    Boa noite, já faz alguns meses que estou com dormencia nos pés, e fraqueza muscular
    nas pernas, não consigo andar direito, e essa dormencia me incomoda muito, e tenho
    um pouco de dormencia nas mãos também.
    Fui ao médico em 2010,e o neurologista me receitou Tryptanol, mas não adiantou nada
    eu só dormia e fiquei deprimida.Gostaria muito de uma orientação, também consultei um
    outro médico,que me receitou Dexa-Citoneurin, a mesma coisa, nada aconteceu,estou muito
    preocupada,como não tenho convênio,estou apelando para este site,se puderem me orientar
    agradeço.

    obrigada

  13. lucia oliveira silva comenta:

    13 março, 2011 @ 5:31 PM

    oi meu nome é lúcia tenho 28 anos, eu e minha família estamos sofrendo muito pois meu pai com 62 anos de idade descobriu q tem neuropatia axonal, e o caso se complicou mais ainda por causa q no dia 9 de agosto do ano passado ele teve um infarto.. ja naum consegue mais se movimentar sozinho a naum ser no uso de cadeira de rodas…. hj ele faz tratamento com neurologista, com psiquiatra,psicologo e necessita de fisioterapia mais sua locomoção é muito dificil precisamos de ajuda urgente…

  14. JOÃO BECARI comenta:

    27 março, 2011 @ 3:02 PM

    fiz oexame e contatou neooatia axonal. tem cura?

    obrigado

  15. Carmen lucia rocha comenta:

    13 junho, 2011 @ 1:43 PM

    Ola, tambem estou com neouropatia periferica, a mais de tres anos muita dormencia nos pés gostaria de saber o que faço ,poisja fuia medicos e eles mandaram tomar remedio de depressão esta certo?Sera que é isso mesmo? Obrigada

  16. Lindineide Oliveira Souza comenta:

    22 agosto, 2011 @ 5:24 PM

    Olá estou com 40 anos, estou com neuropatia nas mãos no nervo mediano, com acentuada degeneração mielinica e axônica,estou a procura de um especialista de mãos. Obrigado.

  17. gildo martins comenta:

    24 novembro, 2011 @ 5:11 PM

    olá estou com 43 anos tive problema de absolver a vitamina B12 e e tive serios problemas parei de andar formigamentos e dormencia ja consigo andar com muita ajuda mais minha vida e muito dificil vivo em medicos e nada gostaria de ajuda por favor

  18. EDUARDO ALVES VIEIRA comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 12:46 PM

    OLA EU TAMBEM ESTOU COM NEUROPATIA PERIFERICA SENSITIVA DO SURAL BILATERAL DO TIPO MISTA AXONO DESMIELINIZANTE E DE CARATER SIMETRICO JA FUI EM DOS MEDICOS NEURO ME INDICARAM (ETNA QUE AGE NA BAINHA DO NERVO E LIRICA PARA TIRAR AS DORMENCIAS DOS DEDOS) NSE ALGUEM TIVER OUTRA SUGESTAO POR FAVOR ME REPASSE OBRIGADO

  19. gildo martins comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 5:07 PM

    ola eu tambem estou com neuropatia sentiva tenho muitas dores,dormencia e muito formigamento parei de andar nao sei mais o que fazer ser tem cura qual remedio que medico por favor me ajude

  20. gildo martins comenta:

    14 dezembro, 2011 @ 5:39 PM

    ola estou com anemia megaloblastica por falta da vfitamina B12 tenho dormencia nos pes formigamento parei de andar tem remedio o que devo fazer.

  21. aline maia comenta:

    14 dezembro, 2011 @ 5:52 PM

    OLA MINHA AVÓ TEM 81 ANOS E FEZ UM EXAME E FOI CONSTATADO NEUROPATIA SENSITIVA DE PREDOMÍNIO AXONAL DE MMII. GOSTARIA DE SABER O QUE QUER DIZER ISSO? ELA RECLAMA DE MUITAS DORES NAS PERNAS, DORMENCIAS, E ESTA COM MUITAS DIFICULDADE PARA ANDAR, PARECE QUE A CADA DIA QUE PASSA ELA PERDE UM POUCO MAIS O CONTROLE DE SEUS MOVIMENTOS, TAMBEM TEM TIDO COM FREQUENCIA DISTURBIOS INTESTINAIS. ELA ESTA CADA DIA MAIS DEPEDENTE PRECISA DE ALGUEM PARA AJUDAR NO BANHO, PARA ANDAR E ATÉ NA HORA DE COMER JA ESTÁ ENFRENTANDO DIFICULDADES. A MEDICA PASSOU REMÉDIOS PARA CONTROLAR A DOR E ANTIDEPRESSIVOS, MAS NÃO EXPLICOU EXATAMENTE O QUE É ESTA DOENÇA, SE EXISTE TRATAMENTO, OU A CAUSA. POR FAVOR ME AJUDE…………

  22. kedy comenta:

    31 dezembro, 2011 @ 1:27 AM

    Tem um artigo mto interessante de uma médica de Campinas que fala de uma bactéria no intenstino que impede a absorção da vitamina B12. A consequencia é a neuropatia. Confiram, talvez ajude alguns
    http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2006/ju326pag05.html

  23. ana mesquita comenta:

    30 junho, 2012 @ 1:56 PM

    qual o tratamento alternativo para tratar a neuropatia periferica , posso usar o aparelho TENS na minha propria casa

  24. CYLL FARNEY comenta:

    10 outubro, 2012 @ 8:32 AM

    Tenho neuropatia, só não sei qual o tipo, sensorial, motora etc… sinto dores e câimbras, vez ou outra, até nas mãos, o que nunca havia tido. Estive numa vida sedentária até o último mês, contudo, devido a essas complicações estou me reeducando e disciplinando para uma realidade dolorosa, que foi a de não manter um controle mais adequado na minha glicemia, porquanto sou diabético, que tem tudo para ser o motivo para essa tormenta. Gostaria de saber se há algum tratamento para os sintomas que estou suportando e se há algum médico, endócrino ou de outra especialidade que trate esse tipo de patologia. Grato.

  25. DOUGLAS comenta:

    10 novembro, 2012 @ 2:41 AM

    ME CUREI DA NEUROPATIA SENSITIVO AXONAL TOMANDO MILGAMMA( BENFOTIAMINA 150 MG) E TEGRETOL( CARBAMAZEPINA 200 MG), CONSULTEM UM NEOROLOGISTA E TOQUEM NO ASSUNTO A RESPEITO DESSES MEDICAMENTOS. ESPERO TER AJUDADO, ABRAÇO A TODOS…

  26. Luiza Maria Da Silva comenta:

    6 janeiro, 2013 @ 3:10 PM

    meu exame de eletroneuromiografia sujestivo de polineuropatia sensitiva de predominio distal e axonal simétrica acometendo os 4 segmentos.Há indicios de comprometimento mielinico focal no nervo mediano esquerdo no punhoassociado(STC), tenho formigamento nas pernas, nos pés e mãos ,dsesequilibriio, dificuldade em caminhar.cãibras e coordenação motora dificil já que era professora de ´piano(hoje já não toco mais)escrevo com dificuldade(para ,melhorar faço caderno de caligrafia e Hidroterapia.tenho 63 anos.Alguem ´pode me ajudar?

  27. Gilvan Gonçalves comenta:

    28 abril, 2013 @ 12:05 AM

    Veja também extrato de ervas para má circulação.
    Extratos elimina vasos e varizes http://www.varizestemcurea.com

  28. Rosemary Olivira comenta:

    24 julho, 2013 @ 9:19 PM

    Meu pai foi diagnosticado com polineuropatia sensitivo motora de predominio motor e axonal,o neuro passou fisioterapia e um medicamento chamado RILUZOL 50 mg ,dois comprimidos ao dia.Será que vai ajudar ele ter uma qualidade de vida melhor já que a doença não tem
    cura?

  29. JULIO comenta:

    29 julho, 2013 @ 1:06 PM

    DOUGLAS PODE ME ENVIAR O CONTATO DO SEU MÉDICO?

  30. tania maria pires comenta:

    21 agosto, 2013 @ 8:33 PM

    para adriana ,tania floripa 21,agsto. 20013.j fiquei s possivl.evpolineuropatia axonalsensitiva.27.ano.gritand.com.todo.o.k.a.doença.fas.descbert.hoje21.agost.começae.f.exam.p.v.d.onde.ve,.e 20.vz.sen.andar,com.m.dor.grau.1o.depressao..27.anoate en coma s posvelendereco,email,hospital.e.conte m.sua vida .ficarei,m,grata.ter.sair,d.inferno.e.m.m.dor.diarreia.enxakka.26.dia.n.mes.aguard.resposta t d bom k deus fique contigo e a nos tamben

  31. Francisco grasso. Anna grasso Chicograsso@gmail.comG comenta:

    14 março, 2014 @ 7:11 PM

    Meu nome e Anna sofro a10 anos de neuropatia periferica de fibras finas nas duas pernas .Tenho contracoes dos pes ate os joelhos. Tomo Gabapentina e Venlift..Estacionou, mas nao diminuiu nada.Tenho dores e caimbras. Existe algum outro medicamento que talvez eu possa melhorar? Agradecerei ETERNAMENTE.

  32. Maria Silvana comenta:

    29 setembro, 2014 @ 2:54 PM

    Tenho sentido dormência em ambas as mãos, mais frequente a noite, já algum tempo, nem um relógio consigo usar por muito tempo, sindos dores cansadas nas mãos e as vezes nos braços. A cerca de três meses resolvi procurar ajuda médica, fiz ultra sonografia com doppler e foi constatado que tenho STC Síndrome do Túnel do Carpo e desde então tenho feito tratamento com alguns remédios, como ETNA, Amitril, Prednisolona e agora Milgamma, posso dizer que melhorei muito, antes passava noites sem dormir, hj já durmo mais tranquila, as vezes acontece de acordar durante a noite com as mãos dormentes, mais bem menos frequente do que antes.
    Espero poder ter ajudado : -)

  33. francisco comenta:

    30 setembro, 2014 @ 8:02 PM

    Ola senhores. Tenho polineuropatia. Passei por vários médicos e tratamentos dolorosos e nao obtinha resposta. Ate que gracas a. Deus comecei a tratar com nutrólogo, foi onde obtive melhora satisfatória. Indico nutrólogo e medicina ortomolecular.

  34. James Ramos de Souza comenta:

    15 novembro, 2014 @ 11:21 AM

    MINHA ESPOSA TEM CONFORME LAUDO DE ELETRONEUROMIOGRAIA: POLINEUTOPATIA SENSITIVO MOTOR DE PADRÃO AXONAL. ESTÁ SOB OS SEGUINTES MEDICAMENTOS: MILGAMMA 150 MG MANHÃ E NOITE; TREMADOM RETARD 100MG 12/12; VELIJA 30MG A NOITE; LYRICA 75MG MANHÃ E NOITE.
    OBS. AS DORES NOS MEM BROS INFERIORES (MAIS COMROMETIDOS E NO MEMBRO SUPERIOR DIREITO (MAIS COMPROMETIDOS) ESTA SOB CONTROLE. QUADRO DAS DEFICIENCIAS SENSITIVAS E MOTORAS, SEM MELHORAS.

Deixe seu comentário aqui !