25 - mar.
  

Fístula perianal

Categoria(s): Caso clínico, Gastroenterologia




Interpretação clínica

  • Senhora de 42 anos com doença de Crohn se apresenta à clínica com fístula perianais, com surgimento há um dia, dolorosa e inflamada. Apresenta em média 5 evacuações aquosas diariamente, e fezes e gazes. Sigmoidoscopia flexível observa-se ulcerações serpiginosas profundas no reto, com áreas salteadas definidas de mucosa normal (figuras ilustrativas). Seis meses de tratamento com uma combinação de metronidazol e 6-mercaptopurina não aliviaram os sintomas.

Qual a melhor conduta para o caso no estado atual?


A fístula que a paciente está apresentando é causada pela doença de Crohn, como indicado pela úlceras típicas serpiginosas. As fístulas cutâneas na doença de Crohn são de tratamento difícieis. Em teoria, o controle da inflamação retal irá fechar as fístulas, se não existir infecção localizada. A medicação que esta sendo utilizada (metronidazol e 6-mercaptopurina) é efetiva em cêrca de 30% dos casos. O uso de um anticorpo antifator de necrose tumoral (infliximab) tem se mostrado eficaz em 60% dos casos de doença de Crohn perianal.

A proctectomia está indicada quando as terapias anteriores não obtém sucesso.

Veja a página Proctologia – Fissura anal e entenda a diferença entre Fistura anal e Fissura anal

Referência:

Present DH, Rutgeerts P, Targan S et al – Infliximab for the treatment of fistulas in patients with Crohn’s disease. n Engl J Med. 1999;340;1398-1405.

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


824 Comments »

  1. I m comenta:

    24 junho, 2015 @ 11:04 AM

    hoje faz 31 dia da terceira cirurgia essa e pra ser a ultima,esta indo muito bem quase nao sinto mais dores,esta quase toda fechada, so que ainda sai pus o medico disse que e normal enquanto nao fecha por completo nao para de vazar. hoje o medico me liberou muitas coisas so nao liberou a voltar trabalhar vou ter que ir pro INSS. estou com esperança que mais uns 15 dias fecha o resto.

  2. Michele comenta:

    25 junho, 2015 @ 12:34 PM

    Olá, voltei.. hj faz 3 dias que eu fiz a cirurgia, como disse na segunda feira (22/06/2015) tinha consulta com um procto, já fazia dias que não dormia de tanta dor. Chegando no consultório ele me examinou e disse que eu iria me internar pra fazer a cirurgia, fui pra cidade vizinha a minha para poder fazer.. me internei e a já no centro cirúrgico conversando com o médico ele disse que a anestesia seria a raqui , o que me deixou apavorada pois eu tinha muito medo dessa anestesia, o médico me tranquilizou bastante e realmente foi bem tranquila e não senti nada, diferencial foi que eu tomei a anestesia deitada pq não consegui sentar por causa do abcesso. Todo o procedimento levou em torno de 1h. Voltei para o quarto super bem e não sentindo mais nenhuma dor! Adorei!
    O médico colocou um dreno e vou tira-lo no dia 02/07/2015. Fiquei 3 dias internada para administrar os antibióticos, esses sim me deixaram muito mal e eu vomitei muito e fiquei muito debilitada. Não estou evacuando, talvez por medo dos dreno e também não senti vontade… volto para terminar a minha história rs. Fiquem com Jeová Rafa, o Senhor que cura!

  3. Henrique comenta:

    1 julho, 2015 @ 9:14 PM

    Boa noite, tive uma fístula complexa e fiz 2 cirurgias e na última já retirei o séton. Já vai completar 6 meses e ta quase fechando mas ainda continua saindo secreção. Alguém sabe dizer se é normal ou já era pra ter parado essa secreção? Uso gaze 24 horas, sugando a secreção expelida.

  4. Leandro comenta:

    2 julho, 2015 @ 11:56 PM

    Fala pessoal, venho pra conta minha experiencia… li muito aqui antes e depois de fazer minha cirurgia, gastei em torno de 9 mil pq eu não tinha convenio, minha fistula era simples porém ela chegou em uma etapa da cicatrizaçao que ela parou de evoluir, fiz minha cirurgia em 15/10/2014 e agora no dia 10/06/2015 ela finalmente parou de sair secreção e parece estar 100% cicatrizado, o processo é muito demorado, as vezes desanima mas continuem, hj em dia graças a deus como oq eu quero mas mantenho uma vida o mais saudavel por cima comendo ainda sempre que posso muita fibra e bebendo agua pra fezes sair mole… uma coisa que a medica me falou que não era mais pra mim usar papel higienico pois como cicatrizou a pele é mais fina e o papel pode irritar o local, acabei pegando o habito de sempre me lavar depois das evacuações e quando estou fora eu molho o papel higienico pra deixar ele macio (faço isso pq ja cicatrizou ta pessoal!) e ao chegar em casa é banho e faço a limpeza mas estou muito feliz de não olhar no espelho e ver aquele pouquinho de secreção sair (Saia bem pouco durante varios meses mas saia) e desejo boa sorte a todos

  5. I m comenta:

    13 julho, 2015 @ 9:04 PM

    ja esta fazendo 50 dias apos a minha terceira cirurgia esta praticamente cicatrizada ainda tem um pouquinho de pus coisa muito minima so vejo se fico o dia todo sem trocar a gase, amanha volto a trabalhar, daqui a dois dias volto no meu medico depois disso volto a contar pra voçeis, acho que esta tudo normal, esta cossando muito acho que esta cicatrizando. ate breve boa sorte a todos

  6. I m comenta:

    16 julho, 2015 @ 7:06 PM

    estou com muito medo saiu um caroço ao lado da cirurgia meu medico disse que pode ser outro abcesso, ainda estou fazendo os banhos de acento parece que esta diminuido. o pior e vou ter que trocar de medico a empresa que trabalho trocou de plano de saude estou com medo, mais tambem com muitas esperança que vou sarar

  7. Viviane comenta:

    23 julho, 2015 @ 12:14 PM

    Olá, me chamo Viviane e estou passando por um processo d fístula e necessitando de um exame chamado fistulografia. Já liguei e fui em vários lugares e ainda não encontrei onde fazer. Caso alguém possa me ajudar e conhecer um lugar onde fazer, favor me enviem um email. Viviaraujo01@yahoo.com.br ficarei muito agradecida!
    Obs: preferência RJ

  8. I m comenta:

    24 julho, 2015 @ 9:10 PM

    amanha faz 60 dias da ultima cirurgia tive uma coceira danada agora esta quase passando, ainda falta pouquissima coisa para cicacatrizar tudo, mais ainda vaza um pouquinho de pus.tao pouco que se ficar sem a gaze nem suja a cueca. Mais ainda vaza,ultima revisao o medico desse que com aproximadamente 15 dias fechava tudo, estou na esperança. O caroço que tinha saido esparramou quase que nem da para sentir mais,espero que na proxima posso dizer que estou curado em nome de JESUS. Ate a proxima pessoal

  9. Ronan comenta:

    30 julho, 2015 @ 6:47 PM

    Bom pessoal, fiz a cirurgia dia 21 de janeiro, cicatrizou totalmente em 3 meses, mas não deu uma semana e abriu de novo, essa semana é a terceira vez que abre após cicatrizar, o médico pediu uma ressonancia e disse que provavelmente vou ter que fazer a cirurgia de novo. Marquei a consulta com outro médico, a duvida que fica é, faço a cirurgia com o mesmo medico ou mudo para o que ainda vou consultar, não tem como saber se a cirurgia não foi feita corretamente ou se tive azar de ter voltado, enfim, ainda tô na luta.

  10. I m comenta:

    5 agosto, 2015 @ 10:10 PM

    bom gente hoje esta fazendo 70 dias da minha terceira cirurgia, penssei que tinha sarado, parou de vazar a tres dias so que hoje ainda vazou um pouquinho. mais espero que logo esse pesadelo acabe em nome de JESUS. ate breve

  11. Andreia comenta:

    6 agosto, 2015 @ 10:27 PM

    depois de quanto tempo descobriram a fistula fizeram cirurgia?

  12. I m comenta:

    11 agosto, 2015 @ 6:21 PM

    resposta para Andreia. eu tive um abcesso que foi drenado em novembro de 2014, depois de 12 semanas foi feito a primeira cirurgia de fistula, que colocou um fio de algodao que incomodou o tempo todo mais o medico disse que era normal,ai no dia 25 de maio de 2015 e que foi feita essa ultima cirurgia que espero ser a ultima ja esta praticamente sarada ja nao sinto mais nada. qualquer duvida se eu souber, respondo com prazer ate breve.

  13. I m comenta:

    11 agosto, 2015 @ 6:27 PM

    Andreia no meu caso o medico disse que tem que esperar a fistula definir o trajeto pra depois fazer a cirurgia. No meu caso a fistula estava muito profunda por isso nao deu para fazer a cirurgia de uma so vez teve que fazer em dois tempos mais deu tudo certo

  14. Andreia comenta:

    18 agosto, 2015 @ 9:02 AM

    Obrigada! I m. Meu esposo está com uma fístula complexa e nao quer fazer cirurgia, confesso que não seii oq fazer

  15. I m comenta:

    19 agosto, 2015 @ 12:45 PM

    Andreia pelo o que eu sei e que fistula so se resolve com cirurgia, e simples as minhas cirugia so teve dor nos 3 primeiros dias mais meu medico me receitou um analgesico otimo , nem sente dor, so na ultima que fiquei afastado do trabalho mais tempo, nas duas primeiras voltei com 15 dias , foi tudo tranquilo. Pior e ficar com essa coisa ai incomodamdo, vazando direto e nunca sara. vai chegar um ponto que ele vai resolver fazer a cirugia. ate breve.

  16. I m comenta:

    27 agosto, 2015 @ 5:55 PM

    bom gente graças a deus minha cirugia cicatrizou por completo, esta sarada gastou 80 dias para fechar tudo. obrigado senhor Jesus, e a muitos comentarios de voçeis que me deu força, animo e tambem me esclareceu algumas duvidas, obrigado gente.

  17. monique comenta:

    30 novembro, 2015 @ 9:57 PM

    1 ano de cirurgia e outra vida. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo whatsapp. 041 85 985543330.
    Estou a disposição para ajudar

  18. monique comenta:

    26 janeiro, 2016 @ 10:00 AM

    Estamos com um grupo no whatsapp. Qq coisa entrem em contato pelo 85 85543330. Duvidas, medos, desabafos. …

Deixe seu comentário aqui !