23 - mar
  

Hepatite viral – Hepatite B: profilaxia

Categoria(s): Caso clínico, Infectologia




Interpretação clínica: Hepatite viral – Hepatite B: profilaxia

  • Casal de idosos, senhor 72 anos e esposa 68 anos, saudáveis que faz acompanhamento geriátrico para hipertensão arterial e diabetes respectivamente, procura-o para receber informações de como proceder em relação a profilaxia de hepatite B do neto de 22 anos. Ele está clinicamente estável, sem descompensação hepática. Os exames laboratoriais são os seguintes: alanina aminotransferase (ALT), 567 U/l; bilirrubinas 1,5 mg/dl; albumina, 3,6 g/dl; índice de normalização internacional (RNI) 1,0, antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg0, positivo; IgM contra o antígeno core da hepatite B (IgM anti-HBc), positivo.

Quer saber se deve receber imunoglobulina contra hepatite B (IGHB) e vacina contra hepatite B?

A hepatite B, como se sabe, não tem cura. As drogas antivirais existentes não coseguem inibir completamente a replicação do HBV (Hepatite B virus). Atualmente a doenca afeta de 350 a 400 milhões de pessoas em todo o mundo e mata 500 mil anualmente, apesar da existência da vacina contra ela desde a década de 1980. No Brasil, a soroprevalência (porcentagem da população que apresenta o anticorpo ao vírus) é de 7,9%.

  • O HBV é um vírus que apresenta uma parte central core. Nele se encontra o ácido nucléico do vírus, uma enzima DNA-polimerase e três diferentes antígenos: o antígeno da superfície viral, denominado pela sigla HBsAg – Austrália, o antígeno do core, o HBcAg e o antigeno E ou HBeAg. Cada um estimula a produção de anticorpo específico: respectivamente, anti-HBs, anti-HBc e anti-HBe. Em pessoas não vacinadas, a presença do vírus é detectada pela identificação do antígeno HBsAg e HBeAg. A pesquisa desses marcadores é importante não somente no diagnóstio, mas no controle do tratamento viral. A persistência dos antígenos ou sua predominância em relação aos anticorpos indicam o estágio clínico da doença. Para detectar a carga viral, é preciso medir a concetração do DNA do vírus por meio da reação em cadeia da polimerase.

O soro de um paciente infectado pode conter mais de 1.000.000.000 (1 bilhão) de cópias virais por mililitro de sangue, tornado-o altamente contagioso. O rísco aumentado em contatos domésticos pode ser relacionado à exposição inadvertida ao sangue contaminado através de compartilhamento de instrumentos de cuidado pessoal (escova de dente, aparelho de barbear, etc). Portanto, a profilaxia é recomendada.

A terapia com imunoglobulina contra hepatite B (IGHB) é indicada para contatos próximos e pessoais de uma pessoa infectada pelo vírusda hepatite B. O IGHB não é indicada para pessoas que tem contato casual com o paciente infectado. Portanto, o casal de avós só deve tomar a IGHB se morar junto ou ficar cuidando do neto.

A vacina contra hepatite B é indicada preventivamente nas pessoas que ficam expostas ou cuidam de doentes, como enfermeiros, médicos, pessoal de limpeza hospitalar.

Referências:

Lee W – Hepatitis B virus infection. N Eng J Med 1997;337:1733-1745.

Projeto Diretrizes AMB/CFM – Vacina contra Hepatite B

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


5 Comentários »

  1. ilidia silvestre comenta:

    8 maio, 2009 @ 7:15 PM

    Que bom poder contar com este saite.

    Descobri a 10 anos que possuo epatite B ,onde quatro dos seis irmãos, tambem tem a epatite B. Essa doença pode ser hereditária.

  2. claudia campos comenta:

    4 junho, 2009 @ 4:48 AM

    oi bom dia minha irmã esta com epatite B profunda e anemia muito forte por farvo preciso de uma resposta ela corre risco de morte ela anda a muito tempo pro medico mas só descubriram agora e ela ta gravida de 6meses estou muito longe dele e esses site não mim deu nem uma resposta o povo parece que brica com o sofrimento das pessoas por favor quem ja viveu coisas parecidas deixe seu comentario

  3. bruna cavana comenta:

    4 agosto, 2011 @ 3:24 PM

    oi claudia campos meu irmão está com hepatite b tambem e como li em seu comentario ele esta com os mesmos sintomas de sua irma mas o seu ainda e pior pois ela esta gravida. também acho que eles brincam com o sofrimento dos outros
    PAI ME PROTEJA AMEM

  4. ramon comenta:

    1 setembro, 2011 @ 2:28 PM

    esse caite e muito ruim nao tem nada

  5. sirlei comenta:

    4 setembro, 2012 @ 5:37 PM

    esse site ficou muito bom para poder pesquisar e fazer trabalho

Deixe seu comentário aqui !