17 - mar
  

Surdez súbita

Categoria(s): Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia geriátrica




Resenha

Segundo o serviço de estatística do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (National Institute of Health) existe alta prevalência na população adulta que procura esta instituição: perda auditiva (13% dos casos), zumbido (17%) e tontura (42%), principalmente em indivíduos idosos. A maior prevalência em idosos seria devido à alta sensibilidade dos sistemas auditivo e vestibular a problemas clínicos situados em outras partes do corpo humano e ao processo de deterioração funcional destes sistemas com o envelhecimento.

A surdez súbita é definida como um episódio de deficiência auditiva, de instalação repentina, que varia de minutos a poucos dias. A magnitude dos sintomas pode variar de pequenas perdas auditivas ou eventualmente, anacusia (surdez total). Em geral é unilateral ou, mais raramente bilateral. Quando além da parte auditiva, a vestibular também for comprometida, tonturas e acúferos (perceber sons que não foram gerados externamente ao corpo, sons imaginários) podem ser sentidos.

Apesar de tais sintomas poderem ocorrer por doenças agudas no nível dos ouvidos externos e médio, como nos casos de rolhas de cêra e otites médias secretoras, o termo de surdez súbita foi consagrado pelo uso, para referir-se apenas às surdezes sensorioneurais, causadas por doenças dos receptores periféricos e/ou vias acústicas centrais.

O diagnóstico da possível etiologia da surdez súbita é muito importante, especialmente no que diz respeito à sua precocidade, pois a doença é encarada como uma emergência médica, cujo tratamento deve ser estabelecido tão cedo quanto seja feito o diagnóstico. Mais uma vez, a anamnese é fundamental. A pesquisa de antecedentes como, exposição a esforços físicos, variações de pressão ambiental, infecções virais ou bacterianas do ouvido ou meninges, traumas, doenças vasculares concomitantes, auto-imunes, exposição a ruídos, uso de ototóxicos podem definir o diagnóstico e a conduta. Considerando-se que a etiologia se deve a doencas sistêmicas, a avaliação clínica e laboratorial deve ser dirigida por um geriatra ou clínico geral habilitado e atento a tais problemas, ajudando o otorinolaringologista em regime de estreita coloboração.

A otoscopia pode eventualmente colaborar no diagnóstico etiológico (otites externas, serumem, etc) mesmo que por exclusão. A timponotomia exploradora faz ou exclui o diagnóstico das fístulas perilinfáticas em casos suspeitos. Os exames de potenciais evocados e radiológicos colaboram no diagnóstico etiológico, bem como no diferencial com a doença de Ménière e neurinoma do acústico.

Causas de surdez súbita

  1. Surdez viral
  2. Surdez auto-imune
  3. Surdez vascular
  4. Surdez por fístula perilinfática
  5. Surdez ototóxica
  6. Perda auditiva induzida por ruído (PAIR)
  7. Surdez idiopática
  8. Surdez neurossensorial

Tratamento

O ideal é dirigi-lo para a causa da doença sistêmica, porém a dificuldade no diagnóstico etiológico gera um tratamento, na maioria das vezes, empírico e controvertido. Por outro lado, um percentual significativo dos caos evoluem para cura espontânea, o que torna os estudos estatísticos das diversas formas terapêuticas empregadas impossível.

A maioria dos tratamentos, inclui, isoladas ou em combinações, o emprego dos mais variados medicamentos e métodos. Assim, tem sido utilizados corticosteróides, vasodilatadores, anticoagulantes, antiagregantes plaquetários, sedativos, ansiolíticos, vitaminas, bloqueio do gânglio estrelado, oxigenoterapia hiperbárica, carbogenioterapia e hemodiluição.

Em todos os casos de tratamento ambulatorial ou hospitalar é prudente o paciente ficar em repouso no leito ou poltrona, com a cabeça e o tórax sempre elevados, pois a possibilidade de fístula perilinfática na surdez súbita sempre está presente e a necessidade da diminuição da pressão intracraniana é mandatória.

Veja – Audição humana

Sistema auditivo – O ouvido é constituido por um complexo de membranas que formam canais e cavidades, cheios de endolinfa, que flutuam dentro da perilinfa, que por sua vez as separam e protegem da carapaça óssea da cápsula ótica, situada na intimidade do osso mais duro do corpo humano, o osso temporal. Esse tipo de proteção deve-se à extrema delicadeza do órgão.

Órgão de Corti – O órgão de Corti, com seus órgãos receptores, imersos na endolinfa, é responsável pelas sensações auditivas e as máculas e cristas ampulares, pela sensação de posição do corpo no espaço, vivem em um permanente equilíbrio pressórico, bioquímico e bioelétrico que se interligam.

Abaixo (detalhe marcado na figura acima), esquema tridimensional de um trecho labirinto membranoso que coloca em evidência as células e as estruturas que compõem o órgão de Corti. A retirada de um pequeno trecho da membrana tectória demonstra como as cabeças dos pilares se engrenam firmemente entre si, assegurando a forma e a estabilidade da galeria de Corti, e como as partes superficiais das células acústicas, com seus pêlos, alternam-se de maneira regular às outras estruturas celulares.

Legenda – 1. membrana de Reissner, 2. membrana tectória, 3. extremidade espiral, 4. sulco espiral interno, 5. fibras nervosas do nervo coclear, 6. célula acústica interna, 7. pilar interno, 8. galeria de Corti, 9. cabeças dos pilares, 10. células acústicas externas, 11. células de Deiters, 12. pilar externo, 13. células de Hensen, 14. células de Claudius, 15 ligamento espiral, 16 estria vascular, 17 falanges das células de Deiters, 18. pêlos acústicos.

Endolinfa – O equilíbrio pressórico entre a endolinfa e a perilinfa, que mantém esses dois sistemas em equivalência de pressão e que conserva sua anatomia, é fornecido pelo líquido cefalorraquidiano do espaço subaracnóideo, através do aqueduto coclear, sobre o espaço de mesmo nome. Assim, esses dois espaços ficam em equilíbrio pressórico e também com o líquido cefalorraquidiano do espaço subaracnóideo. A compreensão do equilíbrio entre esses três sistemas não só é essencial para o entendimento do funcionamento do ouvido interno, como também explica os acontecimentos de rupturas de membranas e hidropsia endolinfática, como acontece na síndrome de Ménière.

Referência

Schuknecht HE – pathology of the Ear. 2Ed Philadelphia, Lea & Febiger, 1993.

Cladas N, Caldas Neto s -Surdes súbita In: Ganança MM – Vertigem tem Cura: O que aprendemos nestes últimos 30 anos. São Paulo, Lemos Editorial, 1998.

Tags: , , , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


35 Comentários »

  1. hasan comenta:

    19 março, 2009 @ 9:32 AM

    Gostaria de saber se vocês podem indicar um cirudião otorrino para uma consulta.

  2. LUCIANE comenta:

    30 junho, 2009 @ 8:13 PM

    Preciso me submeter ao exame de audiometria. Existe algum hospital público que realize tal exame ?
    Desde já, agradeço pela atenção!

  3. MARINA BARBARA comenta:

    9 julho, 2009 @ 11:07 AM

    A 22 MAIO FIQUEI SEM OUVIR FUI AS URGENCIAS FIQUEI INTERNADA A FAZER TRATAMENTO QUE NAO RESULTOU AGORA ESTOU A 1 MES A ESPERA DE FAZER OXIGÉNIO HIPERBÁRICO SERA QUE NAO HÁ OUTRA SOLUÇAO

  4. Eliana comenta:

    14 julho, 2009 @ 9:15 AM

    Bom dia!

    No mês de 02/2009 perdi minha audição do ouvido esquerdo subitamente acompanhada de um tontura horrível, hoje estou com um zumbido terrível no meu ouvido que não cessa. Já fiz vários tratamentos com corticoide, ginco biloba etc, porém até hj minha audição nao foi recuperada e o zumbido continua.

    É horrível esta situação e muito incomoda para mim, além de não poder ouvir, ficar c/este zumbido terrível 24 horas do dia dentro do meu ouvido.

  5. Ana Paula comenta:

    30 julho, 2009 @ 11:59 AM

    Já há algum tempo que eu perdia a audição do lado direito, sempre acontecia durante a manhã, mas em questão de uns 30 minutos tudo se normalizava, mas desde de o ultimo domingo dia 26/07/09, minha audição não normalizou, e pra piorar, estou percebendo que o mesmo está acontecendo o lado esquerdo.
    Estou desesperada… não sei o que fazer e nem por onde começar…
    Me ajudem!!!

  6. adao joao bernardo andre comenta:

    17 agosto, 2009 @ 10:40 AM

    obrigado quero que surdos ?

  7. Gilson Pedro Ranzula comenta:

    2 setembro, 2009 @ 12:08 PM

    Desde 2000 perdi minha audição do ouvido esquerdo subitamente acompanhada de uma tontura horrível, hoje estou com um zumbido no meu ouvido que não cessa. Minha audição nao foi recuperada e o zumbido continua. Fiz exames audiometricos e foi constata perda de aguda a severa, tambem fiz Bera e nao foi detectado a causa do problema.
    Sou eletricista e na maioria das empresas que oferecem vagas para esse tipo de cargo são exigidos testes audiométricos. Corro o risco de perder a vaga devido a esse problema?

  8. taylane pinto comenta:

    18 setembro, 2009 @ 1:46 PM

    eu to com um zumbido terrivel no meu ouvido direito deste de 5/10/ 08 eu ja fiz exame e tive uma pecaauditiva aguda e o zumbido continua .

  9. Wilson Medina comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 3:37 AM

    Desde o dia 08.12.2009 perdi a audição do lado esquerdo e ate hoje minha audição não normalizou, e pra piorar, estou com um zumbido terrível no meu ouvido que não cessa. estou fazendo tratamento com corticoide a 10 dias, PREDSIM 20mg tomando 3 comprimidos pela manhã, porém até hoje minha audição não melhorou e nem o zumbido desapareceu.
    Será que ate hoje não existe nenhum procedimento mais eficaz para o tramento desta surdez subita, ou alguma pesquisa mais profunda visto os recursos tecnologicos existentes hoje em dia?
    Estou preocupado… não sei o que fazer e nem por onde começar…
    Me ajudem!!!
    PS.: Me coloco a disposição como voluntário para que possam pesquisar tal assunto.

  10. Allan Eduardo comenta:

    19 dezembro, 2009 @ 8:54 AM

    Infelizmente eu perdi minha audição quando tinha 15 anos começou do nada com um zunbido normal… aí deu uma semana fiquei surdo fiz limpeza mais da adinatou, fiz um monte de exames e nadaa… enfim constatado SURDEZ SUBIDA
    Hoje tenho 19 anos jah estou ate acostumado com o zumbido, tenho surdez subita no ouvido esquerdo MODERADO e ouvido direito Perfeito graças a Deus…. No momento estou desempregado jah trabalhei em metalurgica não tive problema (gilson) repondendo a sua pergunta … e a minha surdez o medico falou que não interfere.

    Mas eu confio na Biblia que Deus promete um mundo sem dor Deus nos ofererá um futuro onde “nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24.

    E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Revelação (Apocalipse) 21: 4.

  11. Vinicius comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 3:14 PM

    Ola, também tive esse problema de Surdez Subita fazem aproximadamente 15 dias. Não escuto com o ouvido do lado direito, fiz exames audiometricos, acusou perda severa em um dos lados, na Ressonancia Magnetica não acusou nada. O medico me receitou tres tipos de medicamento, se por acaso alguem souber de mais alguma coisa que eu possa fazer, por favor entre em contato comigo. Obrigado.

  12. Laura Andréia comenta:

    9 fevereiro, 2010 @ 6:53 PM

    Olá meu nome é Laura Andréia, tenho 23 anos, trabalho na infraero mais sou terceirizada por outra empresa, sou recepcionista na carteira, mais meu trabalho é atender telefone na infraero… ( mais de 30 telefonemas e tem mais de 15 ramais) o que aconteceu comigo foi que eu perdi minha audição do ouvido direito totalmente e do ouvido esquerdo já deu um grau leve a severo…. quero saber os direitos que eu tenho…. pois quando eu fiz o exame admisional na empresa eu estava escutando muito bem dos dois ouvidos e agora perdi minha audição do ouvido direito e estou nessa empresa a 9 meses já… e o contrato vai acabar em março… pra mim foi doença ocupacional… o que eu devo fazer e quais o direitos que eu tenho???? Uma enfermeira me disse que eu podia me aposentar por invalidez… isso é verdade????

  13. Etielle comenta:

    15 abril, 2010 @ 8:20 PM

    Me ajudem eu perdi do lado esquerdo e to ficando louca!

  14. Rogerio C Sergio comenta:

    22 julho, 2010 @ 9:30 PM

    Boa noite, eu perdi minha audição 100% do ouvido direito em um acidente de moto em 2005, ja passei por alguns Otorrino mas nada animador. Gostaria de saber se a alguma forma de voltar a ter minha audição. Estou começando a passar por humilhações é muito ruim, obrigado se puder me responder.

  15. Lucas Fontenele comenta:

    3 janeiro, 2011 @ 8:36 AM

    A duas semanas perdi por completo a audição do lado direito, mas em meia hora ela voltou ao normal. Na semana seguinte ocorreu o mesmo mas agora estou a quase uma semana sem escutar nada deste lado. Estou com esta dificuldade e procuro ajuda pois a utilização de corticoide não deu em nada.

  16. adriana comenta:

    16 março, 2011 @ 10:23 AM

    EU NAO SEI OQ ACONTECEU MEU OUVIDO DIREITO TA SURDO..MAS O ESQUERDO NAO, EH PQ SE TIVESSE COM AGUA E TA ENCOMODANDO MUITO, MAS EU NAO FUI P AGUA E TA ASSIM..O MEU FILHO FOI PRO PEDIATRA E DISSERAM Q ELE TA COM INFECAO, ELE TAVA DOENTE GRIPADO..PASSOU QUASE 1 SEMANA ASSIM, GRIPADO,SEM DORMIR..E AI AGORA EH O OUVIDO Q TA COM INFECAO..E EU TO ASSIM AGORA SURDA NO LADO DIREITO SEM MOTIVOS..N SEI OQ FAZER ISSO TA ME ENCOMODANDO MUITO NUNCA TIVE ISSO..SERA Q VAI MELHORAR? :(

  17. zenaide comenta:

    3 maio, 2011 @ 10:01 PM

    oi, boa noite! O q eu faço perdi minha audição no ouvido direito uns 7O , e tou c um zumbido durante 24hs isso j[a tem quase 2 meses……..me ajude por favor!!

  18. Sandra Peixoto comenta:

    14 setembro, 2011 @ 9:30 PM

    Olá pessoal, lendo todos os depoimentos percebo que estamos todos na mesma situação. Em 2007 perdi em 100% minha audição do ouvido esquerdo, fiz várias audiometrias, ressonância, tomei remédios, fiz aculpuntura, em resumo, de 2007 a 2009 fiz tudo que podia e que me falavam, o zumbido me encomodava muito, quase elouqueci, tive tonturas, emagreci de tão perturbada que fiquei. Hoje, setembro de 2011 já perdi as esperanças, aprendi a conviver com o zumbido e com o fato de ouvir só do lado direito. Nunca li nada animador a respeito, se algum dia alguém souber de alguma possibilidade de tratamento me encaminhem por favor, enquanto isso não acontece, prefiro conviver com essa perda tentando manter a minha qualidade de vida sem deixar que isso interfira de forma negativa no meu diadia, ou seja já me acostumei mesmo…um beijo a todos e boa sorte pra vocês…

  19. Sóstenes D Santos comenta:

    14 setembro, 2011 @ 10:14 PM

    Tive perda subta da audição do lado esquerdo, apos tive tonturas e com medicações prescrita pelo otorrino acabou as tonturas mais ainda me sinto fora de plumo e continuo sem ouvir, alguem poderia me ajudar com informações? sostenesds2008@hotmail.com

  20. WALDOMIRO SOARES MENDES comenta:

    23 setembro, 2011 @ 12:24 AM

    SURDEZ SUBITA FOI DIAGNOSTICADA NO DIA 13 /09/11……ESTOU TOMANDO OS MEDICMANTOS DE PRAXE..MAS O ZUMBIDO….CONTINUA, FICO MUITO FRUSTADO AO SABER; QUE COM TODA ESSA TECNOLOGIA EXISTENTE NA AREA DE MEDICINA….NAO SE TEM UM TRATAMENTO IMEDIATO PARA ALIVIAR O MAL ESTAR DESSE ZUMBIDO……CONSULTEI DOIS MEDICOS….E A RESPOSTA FOI…” NAO SABEMOS A CAUSA….O ZUMBIDO PODE PARAR DE UMA HORA PARA OUTRA….” QUANDO ?……..

  21. ana rodrigues comenta:

    7 novembro, 2011 @ 9:35 PM

    Também estou com o diagnostico de surdez súbita, estou tomando 4 medicamentos e o zumbido no ouvido é infernal! gostaria de saber se houve melhora com o tratamento, ou se existe algum tratamento mais eficaz ?

  22. Liliane lima de moura sousa comenta:

    6 fevereiro, 2012 @ 2:48 AM

    Oi eu me chamo liliane e desde do final do ano passado sofro com esse terrivel zumbido no ouvido fui ao medico e eles fizeram alguns testes auditivos em meus ouvidos e nessa avaliacao nao teve nada de muito concreto. Disseram somente q eu iria passar a usar aparelho auditivo no meu ouvido direito so q o zumbido nao some e pior o meu ouvido esquerdo tambem estar tendo o zumbido e eu estou desesperada mas creio q a minha cura ja estar sendo liberada por meu deus q e justo e tem todo o poder

  23. sostenes dias santos comenta:

    8 fevereiro, 2012 @ 3:20 PM

    É pessoal problema este que enfrento na pele, ja passei por tratamentos, mas vejo que somente Deus para curar. Perda da audição é irreversivel.

  24. Lete comenta:

    12 fevereiro, 2012 @ 11:35 PM

    Pessoal, eu também passo pelo mesmo problema de vocês, sei que não é fácil e eu estou lutando para descobrir a causa dessa perda auditiva e desse barulho horrível que fica no ouvido todossss o dias, 24hs a 7 anos, já fui em váaaarios otorrinos, e achei curioso, porque o dia que eu tomei o predsim o barulho foi embora, veja que tenho sinusite esfonoidal do lado esquerdo, bem do lado que tenho o barulho, os médicos falaram que isso não influencia, mas eu ainda acredito que sim, fui no buco maxilar e ele me aconselhou a procurar um Neuro, fazer uma placa de silicone para relaxar a musculatura do pescoço, principalmente porque eu tenho aparelho e o barulho piora muiiito, também me mostrou um vídeo que me animou bastante, sobre Estimulação Magnética Transcraniana e Zumbido, imagino que esta alternativa seja um benção para todos nós, eu vou continuar na busca da minha cura, preciso ter qualidade de vida, porque às vezes sinto que vai me dar uma pane de tão ruim que eu fico, espero que todos vocês consigam também, abraços

  25. Renato Alves comenta:

    23 fevereiro, 2012 @ 5:18 PM

    Oi companheiros de infortúnio: No dia 26 de maio de 2011 estava vendo TV, senti meu coração acelerar, deu um barulho no ouvido esquerdo que simplesmente “saiu do ar”,.O ruído apareceu uns meses depois e nunca mais me deixou. Faço acumpuntura desde então e tomo homeopatia. A audição voltou mas ouço creio que dez por cento do que deveria ouvir e os sons de baixa\ frequencia (graves) consigo ouvir. Já os agudos, inexistem para o meu ouvido esquerdo. É uma situação dificil e sinceramente, pelos depoimentos que li não creio que haverá reversão.

  26. Lete comenta:

    1 março, 2012 @ 10:58 PM

    Ai Renato, eu não desistoooooo enquanto não achar a cura, creio num Deus grande demais e que vai me ajudar neste sentido, Ele já está colocando médicos em meu caminho que estão mostrando uma saída, eu tenho fé que dará certo…digo o mesmo à vocês não desistam jamaisssss, claro que há médicos e médicos, mas é aquilo não deu certo num lugar, vai para outro, até que um dia vai dar certo…abraços… ; )

  27. Renato Alves comenta:

    4 março, 2012 @ 9:43 PM

    Lete,meu médico é o Dr., Gustavo Sá Carneiro, de Recife. Ele afirma que se eu continuar com a homeopatia e fizer a aplicação de acumpuntura a audição voltará ao normal, porque tudo é uma questão da circulação retornar ao ouvido interno.Talvez eu tenha sido pessimista na afirmação da mensagem anterior, porque ele garante que voltarei a ouvir. Se minha audiometria era zero e agora a audição já apresenta sinais mesmo que minimos, de recuperação, preciso mesmo ter esperanças. Um abraço.

  28. Roberto pascoali comenta:

    9 março, 2012 @ 6:45 PM

    Pessoal, alguem ja passou por entrevistas para emprego e houve objeção devido devido perda auditiva de um ouvido, alguém sabe me informar?

  29. Yan comenta:

    12 março, 2012 @ 12:37 AM

    Senhores, também fui diagnosticado com surdez súbita e a falta de informação tem sido um grande alento pra mim. Como este problema não é comum como um resfriado, conhecer pessoas na mesma situação também é muito difícil. Diante disso resolvi criar um grupo pra gente discutir sobre surdez súbita no google groups. Entrem lá, vamos trocar informações e experiências. O link pro grupo é https://groups.google.com/d/forum/surdez-subita.

  30. antonio seravalli neto comenta:

    5 abril, 2012 @ 4:01 PM

    perdi audiçao completa DO LADO ESQUERDO faz cinco dias ,minha medica receitou potente ant -inflamtorio ,lado esquerdo ouço poco solicitoajuda atraves de meu e-mail

  31. Fábio comenta:

    24 maio, 2012 @ 6:46 PM

    Bom Noite…

    Em 06/2009 perdi minha audição do ouvido direito subitamente acompanhada de um tontura horrível, hoje ouço um zumbido terrível no meu ouvido que não acaba. Já fiz vários tratamentos mas os médicos não me dão solução, porém até agora a audição nao foi recuperada e o zumbido continua.

    É horrível esta situação e incomoda mesmo muito, além de não ouvir nada, ficar c/este zumbido terrível 24 horas por dia dentro do ouvido é irritante.

    Podem me ajudar, informando de algum tratamento??
    Se alguém tiver o mesmo problema e poder ajudar na situação.

  32. Olimpio comenta:

    20 junho, 2012 @ 1:48 AM

    faz cinco dias que estou com zumbido no ouvido esquerdo e aquela pressão no ouvido….vou fazer audiometria para ver se houve perda auditiva….e vendo esses depoimentos comecei ficar preocupado….creio que o meu caso é stress
    mas vamos a luta…..e correr atras do prejuizo

  33. silvana comenta:

    31 agosto, 2012 @ 10:25 AM

    bom dia,estou desesperada minha audiçao foi afetada nao estou conseguindo ouvir direito amanheci surda ja faz uns 10 dias tem hora que volta e tem hora que tampa tudo principalmente quando me deito do lado esquerdo,quando levanto ja ta tudo tampado fico assim a manhã inteira so começa melhorar a tarde e as vezes destampa e fica bom.o problema esta no ouvido esquerdo oque devo fazer? por favor me ajudem.

  34. JOSE ANTONIO comenta:

    23 outubro, 2012 @ 7:49 AM

    PERDI MINHA AUDIÇÃO DO LADO DIREITO HA QUASE DOIS MESES, DE VEZ EM QUANDO, SINTO UM CHIADO E PARECE QUE TEM UMA TAMPA, PROCURO AJUDA, ESTOU FAZENDO VARIOS EXAMES JA TOMEI, ANTI INFLAMATORIO, E ANTIBIOTICO, SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM REMEDIO OU TRATAMENTO, VAMOS TROCAR EXPERIENCIAS, POIS PARECE, QUE OS OTORRINOS, AINDA NAO TEM SOLUÇÃO, PARA ESTE PROBLEMA….

  35. CLARICE comenta:

    8 dezembro, 2012 @ 1:46 AM

    Ola! eu to meia perdida pq me deu essa surdez subita e to fazendo um tratamento, mas nao to vendo resultado, entoa gostaria de saber se tem cura ou nao? isso deixa meia louca com estes barrulho no ouvida. por favor me ajudem.

Deixe seu comentário aqui !