12 - jan
  

Estafilococos – Staphylococcus sp

Categoria(s): Dicionário, Infectologia




Dicionário

O gênero Staphylococcus pertence à familia Micrococcaceae, composta de 33 espécies, 17 das quais podendo ser encontradas em amostras biológicas humanas.

Os estafilococos coagulase-negativa pertencem à microbiota normal da pele e mucosas do ser humano, enquanto os estafilococos coagula-se positiva provocam supuração, formação de abscessos, várias infecções piogênicas e até mesmo septicemia fatal.

Os estafilococos coagulase-negativa estão associados à presença de corpos estranhos como válvulas cardíacas, próteses ortopédicas, cateteres intravasculares, urinários e de diálises. São os organismos mais freqüentemente isolados de culturas sangüíneas, estando associados a graves morbidades e identificados com fatores de virulência. Estima-se que nos EUA, anualmente, ocorram 2,1 milhões casos de infecções nosocomiais (hospitais, centros de diálises, day-hospital, etc), sendo que os estafilococos coagulase-negativa são responsáveis por 230 mil casos. No Brasil, de julho de 2006 a maio de 2007 as sepses hospitalares por estafilococos coagulase-negativa corresponderam a 23% dos casos.

Referências:

Tanure IQ et al – Antibioticoterapia pra infecções por bactérias Gram-positivas no paciente grave. JBM 92:21-29,2007.

Pereira PMA, Castro EAR, Pereira AA, Tórtora JCO – Resistência ao antimicrobianos em estfilococos Coagulase-negativa Isolados de Hemocultura. JBM 93:26-29,2007.

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


34 Comentários »

  1. suzana comenta:

    14 novembro, 2009 @ 7:39 AM

    gostaria da saber mais sobre alzehmer vascular,pois minha mae e portadora dessa doença ,ela tem 75 anos ,e tbm sobre ja sofreu varios Avcs.
    gosteria de mais informações sobre essa doença.
    atenciosamente;
    suzana buzin

  2. M L S F comenta:

    16 novembro, 2009 @ 9:06 AM

    BOM DIA!!

    APARTIR DE ALGUNS ANOS ATRÁS, APARECEM NA MINHA PERNA ESQUERDA UMA MANCHA COMO SE ALERDIA, NO SEGUNDO OU TERCEIRO DIA AUMENTA E CRIA UMAS BOLHAS DE AGUA, FICANDO AVERMELHADA AO REDOR E MUITO DOLORIDO…
    GOSTARIA DE SABER O QUE É ISSSO…FIZ UMA CULTUTA DA SECREÇÃO E FOI POSITIVO PARA STAPHYLOCOCCUS SP.
    GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE NO E-MAIL.
    OBRIGADA!

  3. Lourdes comenta:

    12 dezembro, 2009 @ 7:42 AM

    Sou esteticista,estou fazendo drenagem linfática em um paciente gravida.Essa pessoa está com estafilococos,ficou sabendo ao
    fazer um exame de urina,está com muita coseira em todo corpo e forma vermelidão constantemente.
    A pergunta é:há risco de contaminação?Hárisco ao bebe?mesmo porque já está tratando.
    Se possivel me passar a resposta por E-Mail.
    Obrigada.Lu

  4. Evanice Linares P. Dias comenta:

    16 dezembro, 2009 @ 7:33 PM

    Boa Noite Eu queria saber se este estafilococos pode penetrar dentro dos olhos,porque meus olhos andam embaçados e quando olho para uma parede branca vejos pontos escurinhos,e fios de lã mas dentro desses fios tem divisões ,como aneis transparentes,já consultei meu oftama mas parece que ele não deu importancia ,só sei que cada ano está aumentando tenho 49 anos,por favor me responda por e mail .Obrigada

  5. Thais Pedra comenta:

    31 dezembro, 2009 @ 12:59 PM

    Boa tarde

    Já algum tempo. fico rouca só de falar muito e cantar, tenho um pigarro branco, depois fica verde. Falavam que era alergia a mudança de tempo.Resolvi fazer uma analise do pigarro. O resultado foi staphylococcus ( coagulase negativa), lendo sobre esta bacteria, acho que a secreção do naris também deve ser dela e as vezes em minha boca perto da garganta aparece uma pequenina bolinha que qundo coloco o dedo ela explode. Falo com os médicos e dentistas e niguem da bola. Sempre ou quaze sempre tenho o pigarro e a secreção do nariz fica dura. Resolvi fazer exame do pigarro pois desta vez tive febre 4 dias e rouca quaze sem voz. Deu o staphylococcus ( coagulase negativa ) li sobre ela e acho que encontrei a solução.Vou ao médico com o exame e spero ficar boa, para poder voltar a doar sangue pro INCa, não tenho podido doar por causa do pigarro. Será que ficarei livre desse staphylococcus e voltar a ajudar o INCa com o meu sangue?
    Feliz Ano Novo para todos espero em 2010 voltar a ser doadora de sangue para aquelas pessoas que sofrem tanto no INCa.

    FELIZ ANO NOVO.

  6. Maria Jose Santos comenta:

    6 fevereiro, 2010 @ 9:31 AM

    Sofri um acidente há 10anos e tive fratura exposta no fêmur esquerdo, passei por várias complicações e 4 cirurgias. Ha 4 anos
    começou a sair uma secreção puruleta no local da cirurgia. Esse tempo todo fiz cultura com antibiograma mas o resultado sempre negativo. mas dia 25/01/2010 me submeti a outra cultara com amtibiograma e desta vez deu Staphylococcus coagulase
    negativa, não sei se fico alegre ou triste………. Gostaria que me explicasse o que é isso.
    Aguardo resposta urgente e muito anciosa.

  7. Maria Jose Santos comenta:

    6 fevereiro, 2010 @ 9:35 AM

    Ah! esqueci de relatar no comentário acima que tenho platinas no fêmur esquerdo (local das cirurgias e da secreção).

  8. Laura comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 5:52 PM

    Olá, fiz vários exames ginecológicos e na cultura de secreção vaginal deu Staphylococcus sp -Coagulose Negativo. Gostaria de saber o que isso significa. Obrigado desde já, aguardo a resposta.

  9. cris comenta:

    11 março, 2010 @ 8:02 AM

    Olá, fiz um exame ginecológico de secreção vaginal e o resultado deu staphilococcus coagulase negativa oque é isso??? e o que causa?? por favor me responda no email!!!!

  10. Ruth comenta:

    18 março, 2010 @ 6:44 PM

    Boa noite. fiz um exame ginecológico de secreção vaginal e o resultado deu staphilococcus coagulase negativa oque é isso??? e o que causa?? por favor me responda no email!!!!
    obrigada

  11. valdemir joa da silva comenta:

    15 abril, 2010 @ 7:00 AM

    estou com uma ferida no pê esquerdo sendo que tem 6 mes que venho tratratando com arcoxia 60 mg
    agora fis novo exme e apareceu mais uma bacteria staphylococus saprofiticus gostaria de saber como tratar
    dessas bacterias o ferimento nao fecha ja fiz 60 camara hiperbalica e nao obtive resutado
    gostaria que vcs possa me ajuda obrigado

  12. valdemir joa da silva comenta:

    15 abril, 2010 @ 7:04 AM

    tenho uma bcteria que ja trato dela a 6 mes chamada psedomonas aeruginosa
    agora fiz novo exame apareceu mais uma staphilococus como traatr das duas juntas fiz 60 camara hiperbalica e nao tenho visto resutados ja tomei arcoxia 60 mg nao adiantou vcs pode me ajuda obrigado

  13. helen comenta:

    20 julho, 2010 @ 5:23 PM

    Olá estou com stafhylococcus sp que eu saiba ela não é patogênica ao homen …a não ser se estiver com o sistema imune deficiente…o médico indicou trimetropim…mais se eu tomar não iria deixar as bactéris mais resistêntes???????
    quais seriam os motivos de ela estar provocando infecção?????Obrigado responder por email….

  14. vera comenta:

    23 setembro, 2010 @ 3:25 PM

    boa tarde,dr Armando Miguel Jr,
    gostaria de comentar com o sr ,um site que encontrei na internet ,me deixou meio preocupada,desde entao ,tomo lactobacilos vivos…tomo depressa,como algo por cima…todos os dias com a intensao de “limpar “tudo la por dentro.Muito obrigada dr!!!O q o sr me diz dos lactobacilos?O endereço do site é:http://www.cancer-fungus.com/sub-v1pt/sub-pt.html

  15. jose comenta:

    20 outubro, 2010 @ 12:47 PM

    eu tenho a mais de 5 anos sofrendo muinto com furuncos ja fui avarios medicos e nos primeiros exames deu uma bacteria estafilococos usei medicamentos mais os furuncos continuam voltando cada vez mais no meu ultimo exames deu hemossedimentacão 40 mesmo depois dos medicamentos os furuncos continua voltando por favor me ajude nao sei mais o que fazer . obrigado

  16. RAQUEL CONTE comenta:

    11 novembro, 2010 @ 1:32 AM

    TENHO UMA SECREÇÃO NA MAMA, QUANDO FAÇO LIMPEZA SAI ESSA SECREÇÃO … FIZ EXAMES E DEU estafilococos sp coagulase-negativa, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO TER ADQUIRIDO E QUAL O TRATAMENTO.
    OBRIGADA

    RAQUEL CONTE

  17. li comenta:

    16 novembro, 2010 @ 8:48 PM

    Fiz um exame de cultura dos pés e acusou staphylococcus sp coagulase-negativa, gostaria de saber como posso ter adquirido, qual tratamento e se tem cura definitiva. obrigada, segue e-mail.

  18. Walter comenta:

    4 fevereiro, 2011 @ 2:27 PM

    Por gentileza,

    Tenho uma uretrite há mais de 15 anos, e inclusive já tomei vários antibióticos – depois de constatado a resistência em exames – e nenhum surtiu efeito. Atualmente surgiu uma dor /incômodo interno! Norfloxacino 500 mg; Ciprofloxacino 500 mg; Azitromicina 500 mg, são os medicamentos, e todos eles por pelo menos 14 dias em tratamentos diferentes no decorrer destes 15 anos. Por quê mesmo sabendo nos exames que estes antibióticos são eficientes contra esta bactéria, eu não consigo combatê-las? O que preciso fazer? Existe algum tratamento alternativo? Por favor, me ajudem!!!

    Meus agradecimentos,

    Walter

  19. marcos comenta:

    11 maio, 2011 @ 10:25 PM

    já faz algums anos sempre tenho problemas na pele,mas sempre fui ao posto de saúde mas proximo e nunca era nada grave.
    sempre me passavam uma pomada. e sempre dava tudo bem…
    mas fui percebendo q sempre voltava,dai voltava lá e era sempre a mesma historia… e nisso foram se passando anos e no meu dia dia passava despercebido a gravidade.
    ate que procurei um dermatologista de verdade(particular).
    ele me passou algums exames(cultura de fungos-micologica).
    e acusou(pityrosporum) raras células leveduriformes globosas e hialinas agrupadas em cachos. isso a um ano trais.
    mas minha empresa vive mudano de plano e trabalho no Horário(adm) tudo isso dificulta eu terminar algum tratamento.
    faz ums seis meses q fui denovo,mostrei esses mesmo exames ao médico, ele nun deu muita importancia.
    olhou as manchas e passou um sabonete e comprimido(fluconazol e dermax).e pediw pra mim volta lá em dois meses…
    como sempre mudei de plano. e ainda ñ fui por falta de tempo. queria saber o que eu faço pra tomar a medida mas correta de se tratar,pois se ficar de medico e medico,cada um quer cuidar do seu jeito e o tempo passando. o que tenho q exigir deles na hora da consulta,pois já tenho essas experiências?? obrigado, gostaria de ter uma resposta por favor! seg o email…

  20. val comenta:

    22 maio, 2011 @ 11:36 PM

    BOA noite !!

    APARTIR DE ALGUNS MESES ATRÁS, APARECEM NA MINHA PERNA ESQUERDA UMA MANCHA COMO SE ALERGIA, NO SEGUNDO OU TERCEIRO DIA AUMENTA E CRIA UMAS BOLHAS DE AGUA, FICANDO AVERMELHADA AO REDOR E COSANDO BASTANTE .GOSTARIA DE SABER O QUE É ISSSO…FIZ UMA CULTURA E ANTIBIOGRAMA DA SECREÇÃO E DEU STAPHYLOCOCCUS SP. ( COAGULASE NEGATIVA)

    GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE NO E-MAIL.
    OBRIGADA!

  21. JOSÉ DUARTE MORAES comenta:

    15 outubro, 2011 @ 10:02 AM

    Bom dia Dr.
    Tenho tido uma tosse persistente há vários mêses e as vezes rouquidão.
    Realizei recentemente (11/10/2011), um exame de urina e o resultado foi Staphylococcus sp coagulase negativa.
    Tenho por hábito tomar pela manhã um pote de coalhada (não industrializada) natural, comprada em Super Mercado sabendo que há uma associação entre o leite, inclusive materno e esta bactéria.
    PERGUNTO: qual é a conduta nete caso.
    Aguardo resposta pelo meu E mail.
    Obrigado.
    José

  22. MARIA JOSE comenta:

    15 novembro, 2011 @ 12:31 PM

    Olá, fiz vários exames ginecológicos e na cultura de secreção vaginal deu Staphylococcus sp. Gostaria de saber o que isso significa. Obrigado desde já, aguardo a resposta.

  23. jesuete comenta:

    21 novembro, 2011 @ 12:50 PM

    ola eu fiz exame de urinae o valor do resultado e de 230mil
    e normal isso acontecer entao a medica do sus pediu a urocultura da urina mas ainda nao veio o resultado e tenho dor na barriga me responda por favor

  24. jessica comenta:

    16 janeiro, 2012 @ 5:38 PM

    Oi preciso saber sobre a doença de Estafilococos Coagulase-negativos ,o que essa doença como se contraem e o que posso fazer pra me curar Obrigado e aguardo sua resposta no email.

  25. Deise comenta:

    15 maio, 2012 @ 5:11 PM

    Olá gostaria de saber o q é staphylococcus sp, fiz uma cultura e este foi o resultado…
    Quero saber se tem cura….
    Como contrai isto….
    Por favor me ajudem estou apavorada, meu médico é só no mes q vem, me ajudem por favor o mais rápido possivél…. Aguardo resposta no email..
    Obrigada !!

  26. girlane comenta:

    19 maio, 2012 @ 12:00 PM

    ola fiz uma cultura de secreçao vaginal e due staphylococcus sp com posso tratar qual o antibiotico certo.

  27. cris comenta:

    26 setembro, 2012 @ 12:16 AM

    Ola fiz um exame laboratorial de secreção vaginal, deu staphylacocos sp,há 1 ano estou com uma secreção transparente, ja usei varios cremes vaginais e não cura,so diminui estou testando levantar minha imunidade pois tenho rinite e uso corticoides topicos, então como faço para cura total?

  28. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 setembro, 2012 @ 8:48 PM

    Cris leia a página do dia 06 setembro 2010 – Microbiota humana e Metagenoma, e entenda como funciona os microorganismo benignos da defesa do nosso organismo. Converse com sua ginecologista a respeito.

  29. valdirene vaz palmieri comenta:

    11 janeiro, 2013 @ 8:54 AM

    fiz um exame e o resultado diz que é staphylococcus coagulase negativo o que é isso?

  30. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 10:00 AM

    Os estafilococos coagulase-negativos são membros da microbiota (também conhecido com flora intestinal) humana normal e, algumas vezes, causam infecções quase sempre associadas a dispositivos e aparelhos implantados, sobretudo em pacientes muito jovens, idosos e imunocomprometidos.

  31. claudia comenta:

    27 março, 2013 @ 10:27 AM

    oi gostaria de saber se a bacteria staphylococus coagulose negativa tem cura , sempre faco exame e estou c ela .obrigada

  32. Alliny Campos de Paula Coelho comenta:

    1 outubro, 2013 @ 6:00 PM

    Estou gravida de 25 semanas,fiz um exame e o resultado diz que é staphylococcus sp (coagulase negativo) o que é isso? Tem cura? Tem risco para min? E pro bebê?

  33. Solange comenta:

    3 dezembro, 2013 @ 12:50 PM

    Eu tenho diabetes, e ultimamente está descompensada, fiz exames que deram a bactéria stafilococus, já fiz tudo o que os médicos indicam e não consigo combate-la, meu marido no exame de secreção uretral tambem está com a mesma bactéria, minha pergunta é: Ela vai ter cura???, estou com muitas dores na perna (será que é por causa disso)?

  34. Wallesson comenta:

    8 março, 2014 @ 11:50 AM

    Bom dia !!
    DR. ARMANDO MIGUEL JR.

    MINHA SOGRA TEM 79 ANOS, APARECERAM NO CORPO TODO, UMA MANCHA COMO SE ALERGIA, NO SEGUNDO OU TERCEIRO DIA AUMENTA E CRIA UMAS BOLHAS DE AGUA, FICANDO AVERMELHADA AO REDOR E COÇANDO BASTANTE , DEPOIS ESTORA E FICA NA CARNE VIVA.FIZEMOS UMA CULTURA E ANTIBIOGRAMA DA SECREÇÃO E DEU STAPHYLOCOCCUS SP. ( COAGULASE NEGATIVA).

    OBS. ELA TEVE 03 AVCS, TOMA MEDICAMENTOS: DIOVAN TRIPO, IDENTAL, SIVASTANTINA, AS, SITALOPLAN, E VITAMINA DE A a Z.

    JÁ TOMOU VÁRIOS ANTIBIOTICOS :
    POR FAVOR, ME AJUDE !

    GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE NO E-MAIL..

    OBRIGADO !
    WALLESSON

Deixe seu comentário aqui !