20 - dez
  

Púrpura senil

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Dicionário




Dicionário

Púrpura senil

Púrpura senil é um conjunto de petéquias e equimoses, ou mesmo hematomas, que ocorre principalmente no dorso das mãos, punhos e antibraços, por diminuição do suporte conjuntivo pericapilar, decorrente do envelhecimento da pele. Não há tratamento para tal, o que se faz é minimizar os sinais através do uso de cremes à base de vitaminas K1 e K3 que reduzem mais rapidamente as manchas que, em geral, incomodam estética e emocionalmente os pacientes.

Nos pacientes idosos que permanecem de pé por muito tempo ou, ainda, nas condições que causam estase venosa, como, varizes, obesidade, atrofias musculares, artrites etc, ocorre a púrpura hipostática que carateriza-se por petéquias e equimoses que surgem nas pernas e tornozelos, são confluentes, deixando áreas de pigmentação acastanhada hemossiderótica, conhecida como dermatite ocre. O quadro é devido ao aumento de pressão hidrostática intracapilar e fraqueza do suporte conjuntivo pericapilar.

Tratamento: deve-se corrigir a causa, quando possível, impedindo, desta forma, sua progressão. São úteis elevação dos membros inferiores, uso de meias elásticas e repouso. A pele pode ser tratada com cremes à base de alfa-hidroxiácidos (que vão diminuir a camada córnea e a adesividade entre as células, permitindo a penetração de outras substâncias), despigmentantes (hidroquinona, ácido kójico etc.), venotrópicos (benzopirona etc.), quelantes de ferro (desferroxamina), vitamina K1 e K3 e hidratantes, associados a antiinflamatórios tópicos.

Referências:

Dermatologia Básica – Sampaio, Castro, Rivitti. Ed. Artes Médicas.

Dermatology in General Medicine – Fitzpatrick, Eisen, Wolf, Frredberg, Austen. Ed. McGraw Hill, Inc.

Photoaging of the connective tissue of skin: its prevention and therapy – Scharffertter – Kochanek. K. Adv Pharmacol 1997; 38:639-55.

Dermatologia problems in the eldesly – Resnick B. Lippincotts Prim Care Pract 1997; 1(1):14-30; quiz 31-2.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


6 Comentários »

  1. ivete marisa pinto da silva comenta:

    14 agosto, 2009 @ 9:35 AM

    Por favor me expliquem o que é purpura solar, sintomas, causas, tratamentos, aquem afeta, é um cancer de pele, ou pode se tornar um, tem cura?

    obrigada

  2. isabel comenta:

    5 setembro, 2009 @ 9:33 PM

    Minha mãe tem 81 anos e possue muitas dessas manchas nas pernas e há uma que se rompeu e sangrou o que posso passar para que a ferida cicatrize-se ?

  3. wilma de freitas comenta:

    23 outubro, 2009 @ 10:31 PM

    ola
    gostariande saber o significado de edema nas palpebras, meu pai teve avce ha 10 anos atras ficando acamado, porem tenho notado que o edema nao esta apenas na perna mas tb nas palpebras.
    desde ja agradeço

  4. wilza leda lima rabello comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 10:01 AM

    Ha mais ou menos uns 3 anos aparecem manchas redondondinhas no braço, mas so se esbarro em algo ou ate brincando com minha cadela e o dente dela bate . E na area do antebraço proximo ao pulso.

  5. wilza leda lima rabello comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 10:08 AM

    Muito bom este site. Espero que me respondam o mais breve possivel

  6. Nilda comenta:

    5 dezembro, 2012 @ 7:20 PM

    Por favor me expliquem o que é purpura solar, sintomas, causas, tratamentos, aquem afeta, é um cancer de pele, ou pode se tornar um, tem cura?

Deixe seu comentário aqui !