15 - dez
  

Fosfatase alcalina elevada – O que pode ser?

Categoria(s): Caso clínico, Reumatologia geriátrica




Interpretação clínica

  • Homem assintomático de 65 anos, compareceu ao seu consultório para um exame de rotina. Refere ter diagnóstico de doença de Paget no osso da pelve, não faz tratamento. Exame físico normal. O exame laboratorial mostrou fosfatase alcalina de 453 U/l. Os demais testes para função hepática foram normais.
  • A radiografia óssea mostra um lesão condizente com doença de Paget, com engrossamento trabecular e espessamento da linha iliopectínea.

Qual o tratamento mais adequado para este paciente?

Os estudos populacionais têm mostrado que a doença óssea de Paget é relativamente comum na população idosa, ocorrendo em até 1% dos idosos. Ela normalmente é assintomática, e não precisa de tratamento.

Os pacientes com fosfatase alcalina elevada o ratreamento ósseo é quase sempre positivo para doença de Paget. Os níveis séricos de cálcio são usualmente normais. Ocasionalmente pode haver hiperparatiroidismo secundário (15%-20% dos casos) mesmo com cálcio sérico normal.

Além de úteis na comprovação do diagnóstico, as dosagens seriadas da fosfatase alcalina e hidroxiprolina urinária ou de outros marcadores da reabsorção, como os interligadores do colágeno tipo 1 (piridinolina e deoxipiridinolina) e os fragmentos amino (NTx) e carboxi (CTx) do colágeno tipo 1, são utilizadas na monitorização dos efeitos do tratamento.

Tratamento – As indicações para tratamento da doença de Paget são dor óssea, deformidades, lesões em ossos longos que suportam peso, compressão radicular ou medular. Nesse casos o tratamento específico com o alendronato quanto com a calcitonina são os mais indicados.

Veja mais sobre Doença óssea de Paget

Referência:

Delmas PD, Meunier PJ – The management of Paget’s disease of bone. A Engl J Med. 1997;336:558-566.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


32 Comentários »

  1. Mari comenta:

    21 outubro, 2009 @ 5:00 AM

    Tenho um bebê de 03 anos e alguns exames deram alterados: Fosfatase alcalina em 286 UI/L, gama GT em 10UI/L, TGO em 49UI/L, ele teve os sintomas de fezes brancas, retenção de urina, perda de apetite, febre de 37.8 á 38.0(uns 03 dias), no inicio teve diarréia, e uma dermatite na pele como se fosse picadas de inseto com muita coceira, esses sintomas ficaram por volta de 10 dias. O q pode ser? Devo procurar um especialista? Qual?
    Atenciosamente.

  2. Rosangela comenta:

    2 setembro, 2010 @ 2:12 PM

    tenho um neto de 3 anos e 9 meses que é renal cronico e desta vez os exames de fostase alcalina 1123 o q devemos fazer é perigoso quais riscos ele corre por favor nos ajude grata pela atenção

  3. Marcelo Esteves comenta:

    27 setembro, 2011 @ 9:01 AM

    Minha filha de 12 anos apresenta fosfatase alcalina de 950. A alimentação dela é basicamente :
    Arroz, Frango grelhado, pizza, bolo de chocolate.
    Não come nada de verdura e fruta. Agora começo a tomar suco de laranja.
    É uma menina ativa e inteligente, mas verificamos que seu abdomem está muito dilatado. Fez vários exames de sangue e tudo está dentro dos padrões, apenas a fosfatase alcalina permanece alta e tambem a glicose ( 113).
    Está fazendo um reducação alimentar onde tiramos os doces e massas e tentamos colocar o hábito de ingerir frutas .
    Ela tem os sitomas: Tonteira, vômitos e dor de cabeça. As vezes reclama de dor nos ossos.
    Pergunto: Essa alta taxa pode ter sido provocado pela alimentação inadequada?? Qual o especialista que trata deste assunto?

  4. lane comenta:

    4 novembro, 2011 @ 11:39 AM

    tenho um bêbe de 6 meses q nasceu prematuro pesando 680g, agora esta com 4k e meio, fez um exame de sangue e deu alterado para fosfatase alcalina(983), estou muito preocupada….

  5. juliana comenta:

    7 novembro, 2011 @ 1:00 PM

    Doutor, boa tarde, estou com dúvidas com relação ao resultado do meu exame de sangue, pois a minha fosfatase alcalina está superior aos valores de referência: mulheres de 70 a 100 u/l, sendo que a minha de 185 u/l. É grave, preciso refazer esse exame? Obrigada!

    TGO 29 U/L
    TGP 26 U/L

  6. jorge comenta:

    24 dezembro, 2011 @ 11:37 AM

    Doutor, boa tarde, estou com dúvidas com relação ao resultado do meu exame de sangue, pois a minha fosfatase alcalina está superior aos valores de referência: homens o maximo de 42 u/l, sendo que a minha de 62 u/l. É grave, preciso refazer esse exame? Obrigado

  7. Karine Ferreira comenta:

    23 fevereiro, 2012 @ 3:36 PM

    O meu filho de 14 anos, aparentemente normalíssimo apresentou uma fostase alcalina de 1.438 e fiquei preocupada. Os outros exames estão todos normais. Tem haver com o crescimento? Alimentação? O que seria?

  8. rosana comenta:

    17 junho, 2012 @ 1:03 PM

    DR. MINHA FILHA TEM 9 ANOS E HÁ TRÊS VENHO FAZENDO POR ANO, EXAMES DE PUBERDADE! SEMPRE C RESULTADOS FAVORÁVEIS! NO ÚLTIMO EXAME O RESULTADO DE FOSFATASE ALCALINA DEU 298 E ALFA HIDROXIPROGESTERONA 567, O QUE SIGNIFICA?
    ATENCIOSAMENTE E OBRIGADA
    ROSANA

  9. Márcia comenta:

    25 junho, 2012 @ 6:06 PM

    Olá tenho 43 anos há 8 meses comecei sentir um desconforto intestinal barulho na barriga , gases fétidos, boca amarga , sai uma secreçaõ amarela e horrível. Procurei o médico fiz exames e a fostatase alcalina esta alta em 173 passei por um especialista que me pediu outro exame e a fosfatase alcalina baixou para 153, continuo sentindo os mesmos sintomas mas o profissional que me consultou não disse se os sintomas que estou sentindo tem haver com o fato de afosfatase alcalina estaralta, passou outro exame para eu fazer uma ultrassonografia e uma endocopia, além de albendazol e metronidazol. Enquanto isso estou sofrendo com os sintomas horríveis não sei como amenizá-los. dependo do SUS.

  10. JULIANA comenta:

    3 julho, 2012 @ 6:49 PM

    OLÁ MEU FILHO TEM 3ANOS E SEIS MESES E A FOSFATASE ALCALINA DEU 520/ UL JA´QUE EM CRIANÇA AO VALOR DE EFERENCIA É DE 75 A 390/ DEVO LEVAR EM UM ESPECIALISTA E SE PRECISO EM QUAL.

    OBRIGADA.

  11. flavia ramos comenta:

    12 outubro, 2012 @ 9:01 PM

    Me chamo Flávia tem uma filha de 11 anos, aos 10 anos realizei uma exame nela de fasfatase alcalina e o resultado deu 315u/l fiquie muito nervosa porque a 3 semanas ela sentiu um aforte dou abdominal e o medico solicitou uma USG do abdomeo total e o ultrasonografista verificou um leve aumento no basso isso tem haver com a fosfatase estar alterada sim ou não, é grave o que devo fazer?

  12. Doralice Polastri comenta:

    20 novembro, 2012 @ 9:08 AM

    Dr. Armando, Bom dia,
    Estou cuidando de minha sogra que esta com 70 anos. Ela teve fratura de femur já faz 6 meses ela sente dor ainda no local da cirurgia, mas anda bem lenta com ajuda de uma muleta. Já faz mais ou menos 25 dias que ela apresentou umas tremuras, depois normalizou por uma semana. Quando foi na semana passada ela apresentou novas tremuras e em dois dias ela paralisou como se fosse um derrame. A tomografia dela deu uma pequena isquemia dentro do normal para a idade dela. Ela paralisou intestino e urina neste dois dias e depois de passar sonda urinaria, ela teve uma diarreia e a urina voltou normalizar. Ela fez um ultrassom e deu uma pequena alteração no baço. No sangue deu uma discreta plaquetopenia e discreta macrocitose e eritropenia TGO 47 U/L e TGP 41 U/L Bilirrubuna Direta 0,8 mg/dL, indireta 1,1 mg/dL, total 1,9 mg/dL e Fosfatase alcalina 157 U/L.
    Gostaria de saber sua opinião pois ela, hoje deu uma pequena melhora mas de vez em quando ela apresenta umas tremuras ainda e nao sei o que fazer e que médico procurar pois os medicos que atendeu ela estão falando que é depressão. Por favor tem como o Sr., me dar orientações do que devo fazer? Há já ia esquecento ela é Hipertensa e Diabetica mas graças a Deus esta controlada, mesmo neste quadro que apresentou estes dias. Por favor entra em contato.No mais já lhe agradeço.

  13. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 novembro, 2012 @ 12:02 PM

    Doralice,
    Sua sogra pode estar com distúrbios dos sais do corpo (sódio, potássio, magnésio, ferro ou cálcio). Os tremores com paralisia podem ser causados por falta de cálcio ou potássio. Outra causa é endocrinológica, alteração da tireoide (hipotireoidísmo) ou glândula suprarenal (diminuição do corticóide), ou glândula paratireóide (alteração do cálcio ou fostato). Como voce pode ver existem inúmeras causas para os sintomas de sua sogra e somente um bom médico endocrinologísta pode firmar um diagnóstico e tratamento correto para não voltar a ter os problemas apresentados.

  14. katia comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 12:21 PM

    Boa tarde
    Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses e por conta propria resolvi fazer alguns exames e a fosfatase alcalina deu 4.400 fiquei muito assustada e preocupada, o que isso quer dizer?
    Ela nasceu com ectericia fisiologica fiz os banhos de sol e resolveu agora nao entendi o motivo desse exame tão alto.
    hemograma normal, creatinina 0.40mg/dl,ureia 25 mg/dl,fosfatase alc. 4.400u/l, calcio 9,8 mg/dl, tgo 44 u/ml, tgp 25u/l, tsh 1,82, ferritina serica 30,7, ferro serico 105mcg/dl.

  15. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 janeiro, 2013 @ 9:58 AM

    Katia,
    Antes de tomar decisões precipitadas, repita o exame. Pode haver erro na realização do exame, na interpretação dos valores e mesmo erro na digitação do resultado.

  16. jose aparecido de lima comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 9:32 AM

    meu filho tem 15 anos ele esta com alcalina serica um pouco alta o que pode ser, o que devo fazer fico no aguardo da resposta desde já agradeço pela atençâo abraços

  17. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    11 fevereiro, 2013 @ 6:51 AM

    Jose repita o exame para verificar se não somente uma subido ocasional, ou se continua alterada. Procure novamente seu médico para estudar esta alteraçõa.

  18. Irajara Terezinha Pires Vieira comenta:

    27 fevereiro, 2013 @ 6:44 PM

    Dr.tenho 52 anos e estou com a fosfatase alcalina elevada,162 U/L.É perigoso,e quais são os sintomas? Gostaria que me respondesse pelo meu Email.Obrigado…

  19. carla alexandrina santos dalpoim nunes comenta:

    17 março, 2013 @ 2:06 PM

    Dr, moro em Porto Seguro-BA, tive há 6 anos neoplasia bilateral de mama, com mastectomia à direita. Apresentei neste último mês fostase alcalina alta. Farei exames de bilirrubinas total frações, cálcio, fosfatase alcalina. gama gt, tgo-transaminase oxalacetica e tgp-transaminase piruvica. Quem percebeu foi o mastologista e não o oncologista. O senhor acha que pode ser muito perigoso? Aguardo sua resposta.
    Abs, Carla

  20. lisete carvalho comenta:

    24 março, 2013 @ 12:17 AM

    Existe alguma medicação que pode alterar a fosfatase al alina?

  21. Sabrina Graciano comenta:

    3 abril, 2013 @ 4:44 PM

    DR. FIZ UM EXAME DEMISSIONAL E MINHA FOSFATASE ALCALIN A DEU 129 DEVO ME PREOCUPAR OU É NOMAL?

  22. Adilson Olivares comenta:

    15 abril, 2013 @ 6:12 PM

    Minha irmã fez Mamoctomia e a sua Fosfatase Alcalina acuso alta no exame. O que significa? Idade= 68 anos.

  23. Maria comenta:

    29 maio, 2013 @ 1:41 PM

    Minha mãe teve cancer de mama e fez mastectomia da mama esquerda, há três anos atrás.

    Em abril de 2013 ela fez exame de sangue e a fosfatase alcalina está em 315.

    O que pode ser esta fosfatase aumentada?

  24. ANDREIA EBLE CECHELERO comenta:

    4 junho, 2013 @ 3:56 PM

    DR.ARMANDO MEU FILHO DE 12 ANOS ,EM MARÇO A FOSFATASE ALCALINA DEU 1912. REPETIMOS DEU EM ABRIL1854,AGORA EM MAIO 1874
    ,VITAMINA D DEU 13;AGORA ESTA 24 ,TOMANDO PURAN KIDS,O CALCIO E O FOSFORO AUMENTARAM.A MEDICA HOJE SUSPENDEU A VITAMINA D …,E PEDIU EXAMES PARA MIM PARA VER SE E HEREDITÁRIO O PROBLEMA,O QUE PODE SER A FOSFATASE ALCALINA ESTAR TÃO ALTA EM 1874 E NAO ABAIXAR,PENSAMOS QUE IRIA ABAIXAR ,ELEVANDO A VITAMINA D ,O QUE PODE SER ,O QUE DEVEMOS FAZER A MAIS ,PARA SABER A CAUSA DR ,BJS OBRIGADO ,QUALQUER INFORMAÇÃO AGRADEÇO.

  25. CÁTIA OLIVEIRA comenta:

    28 julho, 2013 @ 4:48 PM

    BOA TARDE DR.
    MINHA MÃE FEZ DIVERSOS EXAMES E O GGT DEU 77,3 U/L E AFOSFATASE ALCALINA DE 437 U/L
    NA TOMOGRAFIA DEU :
    LESÕES NODULARES HETEROGÊNEAS HEPATICAS
    CISTOS RENAIS BILIARES
    LINFONODOS PERIPANCREATICOS E NO HILO HEPÁTICO
    LESÕES RESIDUAIS PULMONARES
    ATEROMATOSE CALCIFICADA DA AORTA ABDOMINAL E ARTERIAS ILIACAS
    ESPONDILOARTROSE LOMBAR

  26. leni comenta:

    20 agosto, 2013 @ 10:00 PM

    tenho 49 anos meu exame de fosfatase alcalina deu 395 o que devo fazer?

  27. luana comenta:

    25 agosto, 2013 @ 11:42 AM

    por favor Dr. me responda essa pergunta. O resultado do meu exame de fosfatase alcalina esta dentro do normal de acordo com os valores de referencia, mas o fosfatase alcalina OSSEA esta acima (86), o ortopedista pediu que eu fizesse novamente os 2 exames, o resultado do fosfatase alcalina deu normal de novo, mas o fosfatase alcalina só vou pegar semana que vem. O ortopedista disse que se der positivo de novo ele vai me encaminhar para um reumatologista, porem vai demorar mais uns dias ate eu fazer a consulta com ele para ele fazer esse encaminhamento. O que preciso muito saber é, existe a chance de ser um tumor? de quanto é chance(levando em conta o resultado de 86 da f.a ossea)?

  28. Adi de Freitas Lima Lopes comenta:

    21 setembro, 2013 @ 3:15 PM

    Após uma colonoscopia em que o proctologista retirou 3 polipos de tipos diferentes, ele pediu-me alguns exames de sangue e uma tomografia abdominal, cujos resultados sairam no dia 18/09 p.p. Todos os exames estão dentro dos valores de referência com exceção da fosfatase alcalina que deu 111 U/L, quando o VR é 100…Como posso baixar esta taxa ? O que pode acusar ?…Tenho 67 anos e há 15 anos retirei 20cm de intestino (sigmóide) p/ter tumor maligno, que não fez metástase…Agradeço a atenção!

  29. katia regina reis comenta:

    21 dezembro, 2013 @ 1:36 AM

    Após retirada total de um melanoma in sitru fiz um exame de sangue e deu todos os valores normais exceto a fosfatase alcalina que deu 168ul método cinético e os valores de referencia são entre 27 a 100 na minha idade 27, serpa que tenho metastases ocultas estou muito preocupada me responda por favor urgente

  30. Luana comenta:

    25 março, 2014 @ 7:02 PM

    Minha filha nasceu prematura de 27 semanas. Hoje ela está com 6 meses, sendo a idade corrigida 3 meses! Fiz exame de sangue e ela está com Fosfatase Alcalina 462u/l sendo que a ref. do laboratório é de até 250 u/l. O restante está tudo normal !! O pode ser? Estou preocupada!

  31. cassia comenta:

    31 outubro, 2014 @ 6:03 PM

    Tenho um filho de 12 anos , o resultado da fosfatose alcalina deu 281 u/l , enquanto os valore se referencia no seu exame é de 50 à 136 u/l
    o que pode ser? o pediatra que o atendeu disse que isso pode causar a parada do funcionamento dos rins. Só receitou reeducação alimentar como tratamento, que profissional devo procurar para me tranquilizar mais. Na net só li respeito do figado e ossos, nada dos rins, não entendi.

  32. paulo freitas brito comenta:

    11 novembro, 2014 @ 2:19 PM

    Fiz exame de fosfatase alcalina e o resultado deu
    13 U/I o que sinifica este resultado

Deixe seu comentário aqui !