28 - nov
  

Cirrose Hepática – Varizes esofágicas

Categoria(s): Caso clínico, Emergências, Gastroenterologia, Infectologia




Interpretação clínica

  • Mulher de 52 anos, foi encaminhada pelo seu ginecologista para avaliação de esplenomegalia.
    Na história médica, necessitou de transfusões de sangue há 10 anos na cirurgia de histerectomia por mioma. Apresenta-se fisicamente bem com alguns angiomas aracniformes no colo.
    Exames laboratoriais: Leve elevação das transaminases e contagem das plaquetas de 110.000/µl.
    Avaliação posterior mostrou que ela é positiva para anticorpo cotra o vírus da hepatite C (anti-HCV) e a biópsia hepática revelou cirrose. Endoscopia de rastreamento mostrou grandes varizes de esôfago distais.

Em relação as varizes do esôfago qual o tratamento mais apropriado?

Os pacientes com cirrose hepática e que não tiveram episódio de sangramento digestivo, devem ser avaliados endoscopicamente para detectar a presença de varizes gastroesofagianas. Se houver varizes gastroesofagianas grandes, esses pacientes devem ser tratados com betabloqueadores.

Estudos rescentes sugerem que pacientes cirróticos que tenham grandes varizes com sinais de adelgaçamento, mas que não tenham sofrido sangramento varicoso prévio, podem se beneficiar de ligadura em banda endoscópica profilática

veja – Cirrose hepática e Varizes do esôfago
Cirrose hepática e Hipertensão portal



Referências:

Ornellas At, Ornellas LC, Souza AFM, Gaburri PD. Hemorragia digestiva aguda, alta e baixa. In Gastroenterologia Essencial. Rio de Janeiro; Editora Guanabara-Koogan;2001.p3-20.

Burroughs AK, Patch D – Primary prevention of bleeding from esophageal varices. New Eng J Med 1999;340:1033-1035.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


3 Comments »

  1. franciny comenta:

    12 março, 2009 @ 1:43 PM

    ex;paciente de entrada no hospital;sexo masculino,idade54 anos,obeso,hipertenso,diabético,com historico de tabagismo,etilista.
    exame fisico;consciente orientado,contactuanDo verbalmente,anansioso,hipocorado,desidratratado,
    sudoreico,afebril,hipertenso 180×130.refere nauseas e epigastralgia e algia em ombro.medico solicito exame;ECG,cpk,ckmb.qual hipotese de diagnostico desse paciente..?

  2. flavio picoreli da silva comenta:

    23 outubro, 2009 @ 7:07 PM

    meu pai esta com cirrose epatica ,no nivel (c)+varizes no esofago e acsite medindo +ou – 5 litros .ele tem 68 anos e esta debilitado em tratamento .segundo especialista tem 30% do figado em funcionamento e o restante empedrado .queria saber se ele resistiria a um transpante e qual o tratamento para fortalece-lo para uma cilurgia,e qual a melhor dieta para que a acsite nao venha a creser desde ja obrigado !!!!

  3. Mila Ribeiro comenta:

    23 março, 2010 @ 5:36 PM

    Como deve ser a dieta desse paciente com varizes de esofago?

Deixe seu comentário aqui !