08 - nov
  

Doenças inflamatórias intestinais

Categoria(s): Dicionário, Gastroenterologia




Resenha

As doenças inflamatórias intestinais podem ser de dois tipos básicos: a retocolite ulcerativa idiopática e a doença de Crohn (conhecida como ileíte regional).

A retocolite ulcerativa idiopática e a doença de Crohn representam mais de 90% dos casos e podem ser distinguidas uma da outra pela clinica, pela endoscópica, pela patologia e pela sorologia. O 10% dos casos restantes são consideradas como sendo DII indeterminada. Ambas, retocolite ulcerativa idiopática e doença de Crohn, têm curva de incidência bimodal, com maior pico em torno da idade de 20 anos e pico menor na idade de 50 anos, mas cada doença pode ocorrer em qualquer idade.

Retocolite ulcerativa idiopática – Os pacientes com colite ulcerativa se apresentam com diarréia e hematoquezia (sangue nas fezes), geralmente não são tabagistas e têm ulcerações superficiais se extendendo do reto até os colons, com abscessos da cripta intestinal. O diagnóstico diferencial da colite ulcerativa inclui colite infecciosa, colite induzida por estrogênio ou antiinflamatórios não hormonal (AINEs), isquemia, vasculite, lesões por irradiação, colite por exclusão de segmento colônico ou linfoma.

Doença de Crohn – Os pacientes com doença de Crohn comumente se apresentam com diarréia, dorno quadrante inferior direito do abdome com massa inflamatória, febre e perda de peso. Esses pacientes, geralmente são fumantes e têm ulcerações aftosas ou lineares discretas com áreas de inflamação descontínuas ou salteadas. Granulomas não caseosos vistos na histopatologia (figura abaixo) são encontrados em 30% desses pacientes.

Teste laboratoria HLA B27 - O HLA B27 está presente em 50% dos pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa idiopática .

A Doença de Whipple (ou granulomatose intestinal lipofágica com densa infiltração da parede intestinal), na doença celíaca (enteropatia induzida por glúten de causa desconhecida), na síndrome da alça cega (bypass jejunoileal), na amebíase e na giardíase também são causas de inflamação intestinal, mas sem associação com o HLA B27.

Veja mais sobre:

Doença de Crohn

Doença inflamatória intestinal – Terapia biológica

Doença de Whipple

Referência:

Enzenauer RJ, Root S – Arthropathy and celiac disease. J Clin Rheumatol. 1998;4:205-208.

Fiocchi C – Inflammatory bowel disease – etiology and patogenesis. Gastroenterology 1998;115:182-205.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


90 Comentários »

  1. Marta comenta:

    26 novembro, 2008 @ 3:34 PM

    Sou estudante de enfermagem e gostei muito do site. é de fácil entendimento e as ilustrações estão ótimas.

  2. J. RODRIGUES comenta:

    20 fevereiro, 2009 @ 2:39 PM

    Ola Dr: Armando a mais ou menos 1 ano estou com uma doença que não foi diagnosticada o sintoma é o seguinte: Quando tomo leite de vaca puro natural sinto imediatamente uma dor de barriga isso pode cer meio copo que logo chega a diarreia que me deixa como se tudo por dentro está inflamado e a diarreia é como se contesse uma quimica que fere as paredes do anus e quando passa a diarreia fico por varios dias com o anus ferido e inflamado. Isso acontece também quando consumo qualquer tipo de doce.

    Acho que contraí isto quando comi um queijo de coalho caseiro que provocou crise imediata de vomito e diarreia.

  3. Mirian comenta:

    18 março, 2009 @ 8:10 PM

    Olá Dr.

    MInha mãe tem diarréias constantes. Fez o exame de colonoscopia e o resultado deu: DIVERTÍCULO ÚNICO DO CÓLON ASCENDENTE. O médico disse que tá normal. Como pode ser normal se ela não sai do banheiro?
    Por favor: O que devemos fazer?

  4. cristina comenta:

    31 março, 2009 @ 8:52 PM

    ola dr.
    minha pergunta é a seguinte,minha mãe fez a 3anos uma colunoscopia onde lhe foi diagnosticada diarreia cronica com edema de corion,gostaria d perceber o que é isto “edema de corion”?antes e desde entao do exame de colunoscopia que sofre cólicas horriveis e dor abdominal muito forte,nao perde peso e por vezes vomita e por 2 vezes defecou com sangue!!!o medico de famila mandou fazer novamente uma colunoscopia total e ta marcada para 23de abril.mas gostaria de ter uma opiniao sua sobre o caso!sera k m pode ajudar?pois ela ja s encontra desanimada ao ponto de pensar em tumor!!!desde ja agradeco esperando uma resposta brevemente!obrigado

  5. ROSELI comenta:

    16 abril, 2009 @ 11:36 PM

    dr.URGENTE
    verifiquei sangue no papel higienico,procurei um proctologista fez exame local e proctoscopia.fiz exame de fezes parasitologicos e deu giardia lamblia,logo fiz sigmoidoscopia resultando em sugestiva colite em atividade (RCUI?)colheu material pra biopia e estou no aguardo.O medico é de poucas palavras e não dá muita explicação me receitou metronidazol pra verme e mesalazina.continuo sangrando toda vez q vou evacuar isso me deixa muito nervosa,sempre faço num pote onde verifico o sangue e um catarro ou puz sei lá. estou emagrecendo rápido.ha fiz também exame de sangue pra ver transferrina,ferro serrico.aguardo resultado.pergunta: todos esses procedimentos estão certos?

  6. beatriz comenta:

    28 abril, 2009 @ 3:21 PM

    óla Drª
    Quando vou evacuar vejo q sai com sangue e tambem uma especie de catarro ou pus, tenho muito gasses chega até fica com muitas dores, procurei um clinico geral fiz exame de fezes acusou giarda ele mim passou metronidazol, mas não resolveu, e como se minha barriga tivesse cheia direto, e continua sangrando e saindo catarro não sei mais o que fazer se vc poder mim ajudar fico muito agradecida…

  7. regis comenta:

    2 maio, 2009 @ 4:38 PM

    Dr. ate 2005 eu tinha o intestino muito rececado. Foi guando neste mesmo ano eu tive uma dor de barriga que achava que era + umA limpeza de intestino. foi guando descobri que piorava e continuou por + de 3 dias entao procurei um profissional e omesmo dise que teria que fazer um ezame pelo reto. O proficional me deu outra alternativa tomar brometo de pivenario junto com floratil. foi guando tive uma melhora encrivel, pois meu intestino ficou como era so que nao consegui fazer dieta e depoi de um tempo agora em 2009. voltou. as coisas que eu + gosto como leite e outras coisas tive que deixar. SEI QUE COMO PROFISSINAL FICA DIFICIL AVALIAR ALGUEM POR ALGO ESCRITO + CHEGUEI ATE MESMO PENSSAR QUE MINHA DIARREIA FOI CRIADA POR AMIGOS BRINCANDO ATRAVES DE LACHANTES, SEI LA, ACHO QUE AS FARMACIA DEVERIAM CONTROLAR MELHOR GUANDO VENDE LACHANTES E OUTROS . ABRACOS…

  8. Ana Pual comenta:

    7 maio, 2009 @ 10:30 PM

    Caso Clínico
    JS, 37 anos, sexo masculino, internou-se há 15 dias na CM por diarréia intensa, fraqueza muscular, febre, inapetência, perda de peso, náuseas e sede intensa. Foram feitos diversos exames durante a internação e foi diagnosticado retocolite infecciosa.
    Ao exame físico encontra-se: consciente, orientado, com pele íntegra, ressecada, com débito urinário de 1200 ml/dia, débito intestinal de 6700 ml/dia, ingesta hídrica de 4500 ml/dia, peso atual de 51000g, peso anterior de 59000g, altura de l,65m e recebe:
    – SF 0,9% 5OOML + NaCI 50 ml + KCI 20 ml de 12/12h.
    – Dipirona 40gts VO se dor ou febre.
    – Gentamicina 500mg EV de 6/6h.
    – Metoclopramida 30gts VO se vomito.

    PA: 100x60mmhg NA: 126 HB: 8,9 PLAQ: 170000 FC: 65 bat/min K: 3, 9
    HT: 30 FR: 21ipm T ax: 36, OC U: 43 CR: 1,3 LEUC: 10500

    A partir do caso acima, responda:
    1. Descreva a farmacologia dos medicamentos correlacionando com o diagnóstico clínico;
    2. Comente sobre os exames laboratoriais alterados;
    3. Comente sobre os sinais vitais;
    4. Quais são os principais problemas que o cliente apresenta hoje?
    5. Quais orientações de enfermagem você faria a esse cliente hoje?
    6. Faca uma evolução de enfermagem para esse cliente.

  9. jussara comenta:

    4 junho, 2009 @ 8:20 PM

    gostaria de saber se voces doan sulfassalazina porque na secretaria ta em falta obrigada jussara.

  10. braz venturini comenta:

    6 julho, 2009 @ 6:10 PM

    ola doutor fiz um exame de coloscopia resentememte apareceu pequenas feridas no ileo
    no relato medico informaçoa clinica diz assim : ileo com superficie com fibrina hipotese clinica de doença de chron
    na biopisia : arquitetura da mucosa conservada
    fragmento superficialde mucosa ileal sem particularidade microscopicas , não ha morfologicos de malignidade
    macroscopica ileo terminal fragmento irregular medida: 1,0cm
    cassete 1-2009097601 todo material é submetido a exame histologica

  11. suzane silva leite comenta:

    21 outubro, 2009 @ 6:11 AM

    Dr. Gostaria de saber quanto ao que dizem a respeito das feses ao defecadas que ficam no fundo do vaso sanitário, dizem q é sinal e doença no intestino, dizem que o correto é elas ficarem na supericie da água. Isso é verdadeiro? Estou preocupada porque tenho muita dor no quadril, a muitos anos, como sou profª de dança, venho passando por consultas ortopedicas, onde não apresenta nada, somente me entopem de antiinflamatórios, o que aliás tomei durante uns 10 anos de minha vida, tive uma debilitação no figado de tanto antinflamatórios e antibióticos que tomei, hoje com meus 40 anos já não tomo nada de remédios…porém meu intestino hora é ressecado, hora solta, hora sangra muito pouco, hora aparecem espécie de uma “gosma” branca, tenho muita asia, e minhas feses realmente não flutuam. O que devo fazer? Grata!

  12. samara silva comenta:

    25 dezembro, 2009 @ 9:28 PM

    GOSTARIA DE RECEBER FOTOS E EMAILS SOBRE A DOENÇA GASTROENTERITE(PARA TRAALHO ACADÊMICO)!!!!
    POIS,SOU ESTUDANTE DE ENG. SAN. E AMB. E PRECISO DESSAS INFORMAÇÕES,SÃO ESSENCIAIS PARA MINHA PROFISSÃO!
    ENFIM,TUDO QUE ENVOLVA MINHA ÁREA.

    DESDE JÁ AGRADEÇO!

  13. LUANDA comenta:

    25 dezembro, 2009 @ 9:32 PM

    VCS FORNECEM REMÉDIO?LI O EMAIL ACIMA POR ISSO ESTOU PERGUNTANDO!!!!
    SE FORNECEM,POR FAVOR MINHA MÃE ESTA PRECISSANDO DE REMÉDIOS PARA OSTEOPOROSE!POR FAVOR FICAREI GRATA!MUITO GRATA!

  14. carmem comenta:

    18 março, 2010 @ 8:27 PM

    Olá, meu filho tem 3 anos, observo que ele sempre evacua uma gosma como se fosse saliva expelida n o vaso, fico preocupada,pois tenho medo de alguem ter o molestado. as vezes sai uma águinha, penso que ta com diarréia pois vai expelir gazes e sai essa água, não tem queixa de dor.

  15. maria das graçasb. ramos comenta:

    20 agosto, 2010 @ 12:52 PM

    A doença apresentada a realização de uma colonoscopia é um acentuado Edema do Córion. Esta doença pode se aprofundar para um CA – Cancer?

    Qual a seqüência no tratamento? Só o gastroé o bastante?

    Foi muito bom encontrar as informações sobre a doença no Site de vocês. Apenas as dúvidas apresentadas gostaria que fosse acrescentado esclarecimentos para quem consulta as informações tão necessárias.

  16. lucas comenta:

    17 setembro, 2010 @ 1:01 PM

    olá Dr. quando eu raspo a garganta que eu cuspo o catarro ta saindo sangue junto com o catarro.o que é isso?

  17. Raquel comenta:

    31 dezembro, 2010 @ 9:35 AM

    Bom dia Dr. Armando
    Quando vou evacuar vejo q sai com sangue e tambem uma especie de catarro o que sera issö?
    tenho sentido dores ou pontadas na parte debaixo da barriga proximo a vagina, por favor me mande a resposta estou com muito medo, desde de ja agradeço.
    Atenciosamante,
    Raquel

  18. Allan comenta:

    17 janeiro, 2011 @ 5:09 AM

    Dr . Armando , boa diaa tudoo bem ?

    eu to com um problema ja tem 1 ano e 2 meses ja fui heim muitos medicos e hospitais diferente e nada resolve fiz muitos exames e nao acham nada ,fiz endoscopia ,ultrassonografia , de fezes tbm fiz e nom deu nada …

    eu ficoo vomitandoo direto nom saio nem de casa ,nom estou trabalhandoo nom faço nada to vegetandoo por q se eu fika andando eu vomitooo se fizer esforço vomitoo …

    poxa Dr me ajuda !

    abraçoo fika na paz!

  19. MARI comenta:

    20 fevereiro, 2011 @ 10:00 AM

    Ola Dr. meu pai ja operou de Apendiicite e peredeu 70% do intestino, agora
    ele vive reclamando que esta evacuando, algo como um catarro uma gosma
    branca, mas ele vai ao medico e os medicos naum ajudam, naum sabem do que se
    trata ima gino q possa ajudar…
    brigada

  20. andreia nobrega oliveira comenta:

    23 março, 2011 @ 10:22 AM

    Bom dia,Dr.
    A vários dias venho sentindo fortes dores abdominais;ate q esta semana internei e o médico pediu exames de sangue e urina,pois achou que eu estava com crise renal,só que os exames não deram nada.Hoje fiz uma ultra-som(abdominal e pélvica) também não acusou nada.O médico que fez a ultra-som me disse que posso estar com colite,pois ontem tive diarréia.fui ao banheiro umas 5 vezes.Emagreci muito,ando muito nervosa;gostaria de saber o que pode ser e quais procedimentos tomar.pq a dor continua.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente…
    Andréia

  21. luciana comenta:

    20 abril, 2011 @ 3:57 PM

    preciso saber oque acontece com a minha mãe,ela está evacuando catarro e algumas vezes sange e sente muita dor na barriga.Foi ao médico ele pediu exame de fezes que é coletado por tres dia ,mas ela continua mal tudo que come ela vai ao banheiro mas só faz catarro,diz que chega a mais de uma colher só de catarro e o pior esta perdendo muito peso estou muito preocupada o que fazer?

  22. Julia comenta:

    30 agosto, 2011 @ 6:11 PM

    Olá! Há 2 anos tenho sentido muitas dores do lado esquerdo perto da virilha, sinto mais forte qdo tento evacuar e não consigo. E últimamente tem saido como se fosse um catarro branco qdo solto gases, o que pode ser isto? ja fiz vários exames mas os médicos não acharam nada. Obrigada!

  23. taty comenta:

    2 setembro, 2011 @ 1:05 AM

    Boa noite !toda vez que vou no banheiro evacuar sai uma gosma verde e sangue nas fezes .O que significa?

  24. maria do socorro comenta:

    15 outubro, 2011 @ 1:20 AM

    Dr. eu fezer uma colonoscopia deu ileo terminal ceco com cor amarrozandos devindo ao laxante e foi feita a biopsia.
    me ajuda.

  25. allan de souza comenta:

    2 novembro, 2011 @ 7:08 PM

    bem tudo começou com uma infecçao urinaria que demorei para tratar tao logo tive em seguida infecçao de garganta
    a medica me receitou levofluxacino 7 dias dai melhorei da garganta porem nao me aprumei mais dor do lado esquerdo do abdomem , logo em seguida dias depois comecei a vomitar uma gosma branca começa a subir uma gosma branca na garganta e da uma coceirinho como se fossem fios de cabelo as vezes nem chego a vomitar nao sinto dor no estomago ja senti uma quimaçao mais e esporadica e quase nunca acontesse coceira anal as feses afundam no faso nao tenho sangramento porem na saida do anus esta um pouco assada arde um pouco quando eu cou evacuar tem horas que como de tudo mais as vezes sinto um tom amarelado nas vezes como polem e sinto um pouco de mal estar e fraquesa!tomo cafe sem me dar reaçao nenhuma e como laranja tambem e nao sinto dor nem ansia de vomito o que pode ser?

  26. maria comenta:

    24 novembro, 2011 @ 11:10 AM

    ola meu filho esta com quatro meses,toma leite de vaca,e esta evacuando sangue comum muco tipo catarro junto a fezes.o que e isso?

  27. Anonimo comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 12:40 AM

    Dr.

    Ao evacuar minhas fezes sai com uma “gosma” branca/amarelada e com sangue, também sinto ardência ao urinar e coceira na vulva, será que estou com alguma DST?

    Estou desesperada! :(

  28. Amanda comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 9:41 AM

    Bom dia, Dr.!

    Por favor, ajuda-me, estou desesperada.
    Ao defecar, minhas fezes sai com um muco(parecido com catarro) e com sangue, também estou com um pouco de coceira na vulva corrimento branco leitoso, ardência ao urinar e sangue na urina, e sensação de bexiga cheia a todo momento.
    Será que estou com uma DST?

    O que será que esta ocorrendo comigo?
    Dr., o senhor pode dar um pré-diagnóstico com as informações que forneci?

    Agradeço desde já.

  29. Adriana comenta:

    15 dezembro, 2011 @ 7:33 AM

    Doutor , Começei com uma diarreia , dor na barriga e muitos gases , sempre tive prissão de ventre agora a diarreis não passa , fui ao proctologista fiz uma colonoscopia com biopsia e graças a Deus não deu nada , mas continuo do mesmo geito e saindo uma especie de catarro branco o que é isso?

  30. alex comenta:

    28 janeiro, 2012 @ 10:02 AM

    Douror. bom dia! estou com um problema de uma infecção intestinal a muito tempo…minhas fezes sai as vezes com sangue …pus e muco…geralmente mole…e com tamanhos diferentes…queria saber o q me aconselha a fazer …pois tive uma experiencia com um medico…q quando falei meus sintomas…ele me direcionou uma pergunta q me deixou com trauma …vc tem parceira fixa……depois ele me mandou uns exames para eu fazer….o primeiro da lista era AIV…depois disso nunca mas voltei ao medico para saber disso…a uns 3 anos isso aconteceu…por favor me envie uma sugestão …
    GRATO!

  31. oseas rodrigues comenta:

    12 fevereiro, 2012 @ 10:57 AM

    so estudante de medicina estou no primeiro periodo do curso, tenho uma duvida.um colega a trêz meses ele esta com uma doença que esta destruindo sua fraringe,ele trabalha com produto químico.gostariade sabe que tipo de doença e esta (obs) ele não serte nada anormal.

  32. rosane comenta:

    24 fevereiro, 2012 @ 11:28 AM

    bon dia estou muintopreucupa faz uns 15 dias que estou evacuado uma gosma parece gataro oque e isso me responde por favor obrigada

  33. Márcia comenta:

    3 março, 2012 @ 12:36 PM

    Olá Doutor!

    As vezes eu vejo em cima das minhas fezes algo branco,parece aquele negócio branco da gema do ovo,sabe?Esses dias eu to gripada e engoli mtos catarros,eu não sei si pode ser isso e tbém estou com corrimento.Não sinto nada de anormal,porém meu intestino funciona bem,vou ao banheiro umas duas vezes ao dia e solto mtos gases.

    Grata

  34. Alice comenta:

    12 março, 2012 @ 7:58 AM

    Dr.de uns dias pa ca estava evacuando com sangue e uma cosma junto com as fezes so que agora sinto muita dor abdominal e engoo, sede e n consigo evacuar quando vou ao banheiro so sai uma cosma com sangue gostaria de uma resposta

  35. ana paula bhering silva comenta:

    20 março, 2012 @ 8:25 PM

    boa noite,domingo eu fui evacua e fiz muita força quando eu fui me linpa tinha sangue no papel e no vaso sanitario tambem,estou muito preoculpada com isso mais nao to sentido dor,nao sinto nada so mesmo isso ja esta acontesendo ha 3 dias,me responde urgente bjs obrigada

  36. Taciana comenta:

    22 março, 2012 @ 11:58 AM

    olá, bom doutor eu sinto as vezes muita nauseas, fico as vezes com a boca muito molhada e sinto algo mexer dentro de mim.
    não é gravidez, fiz o exame de fezes pra ver se era vermes e não acusou nada. o que pode ser?

  37. Norah Guimaraes comenta:

    25 março, 2012 @ 8:36 PM

    Boa Noite, Dr.

    Tenho 54 anos e sempre tive problema do meu intestino ser muito preso. Há 5 anos atras minha mãe teve CA no reto e no intestino, mas Graças a Deus esta curada. O que me tras aqui é que ultimamente tenho ido ao banheiro com muita dificuldade e minhas fezes fikam no fundo do vaso. Ja me falaram que isso não é bom, por isso estou aqui para ser orientada pelo sr.
    Desde ja agradeço sua atenção.

  38. Fernanda Maria comenta:

    27 março, 2012 @ 9:07 PM

    Olá dr boa noite.

    To com um muco branco, as vezes amarelo e algumas vezes marrom na cor das fezes, que saem junto com a evacuação.
    Não tenho febre, nem sangramento e nem dor e também não tenho diarreia ( mas, percebo que preciso ir evacuar correndo e as fezes saem sem meu controle). (Graças a Deus),mas, tenho incomodo no reto e no ânus após as fezes saírem.
    Tenho sensação de evacuação incompleta e to defecando pelo ou menos 03 vezes ao dia.
    Tem dias que to ressecada e dias que estão pastosa.
    O muco sai junto com as fezes sem odor e em dias alternados. Já estou assim por mais de um mês.
    Fiz endoscopia, fiz exames sangue, urina e fezes deu tudo normal.
    Gostaria que por favor me diagnosticasse.
    E pelo que pesquisei e conheci outras pessoas com estes mesmo sintomas estão informando que é SII (SINDROME DO INTESTINO IRRITAVEL).
    Agradeço desde ja.
    Fernanda

  39. ana geisa comenta:

    12 abril, 2012 @ 4:37 PM

    ola por favor estou desesperada. ha mais de um mes tive uma crisa de diarreia e agora permanece fezes pastosas fiz um exame de fezes que acusou sangue oculto mas qd passo o papel higienico sai um pouco de pontinho de sangue vermelinho meu anus coça e arde andes e depois da evacuaçao tenho 29 anos e estou com muito medo de estar com cancer de intestino por favor me ajudem tenho sindrome do panico e muita ansiedade… e tambem minha barriga faz muitos barulhos mais do lado direito
    desde ja obrigada

  40. silvana comenta:

    18 abril, 2012 @ 9:18 AM

    dr,qdo evacuo sai sangue e no exame de colonoscopia naõ deu nada ,porque sera que continua sangrando,se nem se quer deu o que eu achava o que era hemrroida

  41. ana regina comenta:

    22 abril, 2012 @ 11:20 AM

    óla Drª
    Quando vou evacuar vejo q sai com sangue e tambem uma especie de catarro ou pus, tenho muito gasses chega até fica com muitas dores, , e como se minha barriga tivesse cheia direto, e continua sangrando e saindo catarro não sei mais o que fazer se vc poder mim ajudar fico muito agradecida…
    estou com medo de que seja algu muito grave.

  42. FRAU SANTOS comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:29 AM

    HJ FUI AO BANHEIRO E SENTI NA HORA QUE SAIU UMA COISA MUITO RAPIDA SABE MAS NA HORA QUE OLHEI NAO VI NADA SERA QUE ERA VERME E FOI LA PRO FUNDO..POR FAVOR ME RESPONDA ESTOU PREOCUPADA…SAIR SAIU PORK SENTI SAINDO

  43. joão paulo comenta:

    26 abril, 2012 @ 12:07 PM

    olá dr!
    bom dia…
    há três dias amanheci com um catarro meio fedorento é como se fosse coriza, quando boto p fora é uma catinga q parece pús…
    o q faço???
    obg.

  44. kelly fatima comenta:

    6 maio, 2012 @ 3:11 PM

    ola doutor quando evacuo tem muita ardencia e sai umas coisa parecendo catarros meio liguento nao to conseguindo evacuar muito bem?

  45. Dori comenta:

    15 maio, 2012 @ 1:01 PM

    doutor minhas fezes esta um pouco ressecadas e as vezes sai com uma pasta parecendo um catarro, gostaria de saber o que pode ser.
    obrigado

  46. maria de fatima daniel comenta:

    25 maio, 2012 @ 10:14 AM

    tenho exames de colonoscopia e biopsia com diagnostico de ileite inespecifica naõ tenho sangramento nen diarreia constantes mas tenho dor abdominal e muitos gases estes sintomas confirma cronh me responda por favor

  47. Ursula R. comenta:

    27 maio, 2012 @ 8:54 PM

    Olá,Dr.
    Eu tenho tido colicas e estou com dificuldade para evacuar,posso ter algo do tipo? E me sinto inchada.É como se não tivesse saida para minhas fezes.
    Obrigada

  48. Carla Souza comenta:

    1 junho, 2012 @ 9:23 PM

    Boa Noite!

    Estou com uma pelezinha que aoevacuar doi e as vezes sai uma gosma que parece com um catarro… Por favor, me ajude!

    Obrigada!

  49. Ana moraes comenta:

    5 junho, 2012 @ 12:15 AM

    Ola Dr. Boa noite.
    Passei o final de semana com muita febre e tosse, achei que fosse uma gripe comum, porém ontem no final do dia fiqui con o intestinho solto e muitas cólicas, após evacuar tudo que tinha em meu organismo comecei a evacuar como se fosse um líquido transparente como se fosse saliva. Gostaria de saber se devo me preocupar com isso, se pode ser alguma doença específica o ou se é pelo simples fato de nao ter me alimentado corretamente com o mal estar da gripe. Aguardo resposta, obrigada!

  50. sergio leandro dos santos comenta:

    12 junho, 2012 @ 1:21 PM

    quando eu defeco sai uma coisa branca igual catarro,o que será isso?

  51. mary comenta:

    17 junho, 2012 @ 6:00 PM

    Quando vou evacuar vejo q sai com sangue e tambem uma especie de catarro ou pus, tenho muito gasses chega até fica com muitas dores, procurei um clinico geral fiz exame de colosnocopia e deu Colite Cronica estou tomando sulfassalazina e prednisona e continua sangrando e saindo catarro não sei mais o que fazer se vc poder me ajudar fico muito agradecida…

  52. MATIAS comenta:

    19 julho, 2012 @ 5:14 PM

    Olá! Quando vou evacuar as vezes sai uma especie de catarro ( muco )com um pouco de sangue,mas nem todas as vezes quando evacuo isto acontece,as vezes passa alguns dias sem acontecer de aparecer muco com um pouco de sangue,fiz exames de sangue,hiv e de fezes,e não deu nada de alteração nos resultados dos exames(tudo deu normal).o médico não me receitou nada só disse para ficar etento se tiver alguma alteração.obrigado

  53. terezinha oliveira comenta:

    2 agosto, 2012 @ 9:25 AM

    ola DRnos ultimos dias minhas feses sai com um muco parecido com catarro, faço força p evacuar e estou sentindo dor entre as nadegas k vai do coquis ao ano. to mto preocupada pois ja fiz sexo anal e tenho medo de ter alguma doença, me ajude por favor

  54. leandrocazuza comenta:

    24 agosto, 2012 @ 10:19 AM

    ola DRnos ultimos dias minhas fezes sai com um muco parecido com catarro ja saiu sangue , faço força p evacuar e estou sentindo dor na barriga abidome intestino nao sei e na regiao da barriga . to mto preocupado tenho medo de ter alguma doença, me ajude por favor espero sua resposta obrigado

  55. DANILO GOUVEIA comenta:

    12 setembro, 2012 @ 11:34 AM

    OlA…. bom eh o seguinte …
    A uns 3 anos sinto mtas dores nas costas . Mas agora estou achando que não são apenas dores nas costas , pois apareceu uma gosma branca em minhas fezes !
    A 2 Anos tenho muitas inguas pela verilha ambos os lados e fortes pontadas no estomago que reflete atarz do pulmaão e tambem estou com umas manchas sob a pele que aparecem e somem como se fossem manchas de friu!
    Dores de cabeça entre outros problemas !
    O que me diz sobre isso? Ja fiz varios exames de urina e sangue (nada consta) mas não fiz de fezes ainda !!

  56. aguida comenta:

    3 outubro, 2012 @ 10:19 PM

    dr por favor me ajude tomei um 46 ele agil corretamente normal mas a tarde eu espeli do anus uma mucosa transparente sem fezes e mal cheiro , o que pode ser isto por favor me ajude agradeço mmuito

  57. Ivair comenta:

    7 outubro, 2012 @ 6:43 PM

    olá, estou com uma dor no lado esquerdo abaixo do abdomem ontem evacuei sangue junto com a fezes, e fiquei com diarréia havia comido pizza de calabreza pode ser isto que provocou a irritação,

  58. Walter Torikai comenta:

    13 outubro, 2012 @ 10:09 PM

    Dr. estou com diarréia ha uns dois meses, mas sempre tive o intestino preso, procurei um proctologista recentemente e ele me pediu para fazer uma ultrasonografia completa do abdômem e o exame de coloscopia, fiz a ultrasonografia e falta a colonoscopia que sera dia 19 pf, porém há uma semana venho evacuando varias vezes ao dia, somente um líquido um pouco rosado com um material parecido com gomo de laranja triturado com coloração alaranjado que fica no fundo do vaso. Eventualmente a cada dois dias defeco fezes de consistência pastosa, porém, sinto que tenho fezes preso no intestino. Gostaria de saber se o Sr. poderia me fornecer um diagnóstico prévio sobre o que acabei de descrever? Pois o retôrno ao proctologista vai demorar um pouco, pois é pelo SUS. Estou um pouco preocupado. Agradeço à sua atenção!

  59. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 outubro, 2012 @ 7:58 AM

    Walter
    O diagnóstico correto das inflamações intestinais só é feito pela colonoscopia. Porém, o que voce descreve sugere um colite que pode ser melhorada com o uso de lactobacilos (veja as páginas sobre probióticos no site), yakult e activa têm probióticos. Os processos inflamatórios crônicos (diarréia muco-sanguinolenta) causam alterações na população das boas bactérias que povoam nosso intestino e a doença fica persistente.

  60. Walter Torikai comenta:

    14 outubro, 2012 @ 6:16 PM

    Dr. Armando agradeço muitíssimo a sua atenção, fico mais tranquilo. Farei o exame de coloscopia conforme agendado. Grato, tenha uma ótima semana!

  61. Barreto comenta:

    22 outubro, 2012 @ 11:18 AM

    Quando vou evacuar vejo q sai um pouco de sangue e tambem uma especie de camadas gelatinosas e meio transparentes, tenho muito gasses chega até fica com muitas dores,arroto muito, e como se minha barriga tivesse cheia direto e faz barruhos,não como direito e quando vejo comida da vontade de vumitar,quando vou dormir sinto queimaçoes na garganta e começo a salivar muito até perco sono.
    o que pode ser DR?
    e o que posso fazer?
    desde já agradeço
    abraços e boa semana a todos

  62. Bruno comenta:

    24 outubro, 2012 @ 12:06 AM

    Quando vou evacuar vejo q sai um pouco de sangue e tambem uma especie de camadas gelatinosas e meio transparentes, tenho muito gases chega até fica com muitas dores, e como se minha barriga tivesse cheia direto, será que são vermes, e alvolta do anús fica cossando, dores veem de dentro do anús se poder me ajudar, obrigado.

  63. damiao de araujo comenta:

    11 dezembro, 2012 @ 12:36 PM

    ola dr; eu sinto dor no lado direito abaixo da costela quando eu deveco alivia o que isso doutor

  64. Vanessa comenta:

    1 janeiro, 2013 @ 2:38 PM

    Bom diaa Dr.
    ontem qdo fui ao banheiro ,senti muita dor por causa de hemoorroidas…mais ai qdo vi saiu uma gosma com cheiro horrivel.oq pode ser?me ajude

  65. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 janeiro, 2013 @ 7:25 PM

    Vanessa,
    Voce pode estar com inflamação do reto (retite) ou do cólon (colite). Pode ser viral, bacteriana ou protozoário (amebíase ou giardíase).
    Consulte um médico proctologista.
    Veja neste site informações a respeito destas doenças que citei acima.

  66. Adriana comenta:

    8 janeiro, 2013 @ 4:34 PM

    Boa Tarde Doutor !!!

    Há algum tempo atrás me alimentei mal, devido eu trabalhar fora de casa. Então eu comecei a sentir diarreia. Mas não era constante e quando eu alimentava não fazia bem. Parece que tinha fogo no meu estomago. Daí para cá senti que se eu comer tipo: Doces, Tode / Chocolate, Massas em Constante Produtos Industrializados e Leite de caixinha. Sabe tenho Gases Constantes se eu comer esses alimentos agora !!!
    O que farei ? O que poderá ser isso !!!
    Eu tenho alergia a Medicamentos ???
    Isso tem ha ver ?

  67. rejania assis comenta:

    8 janeiro, 2013 @ 10:32 PM

    Sinto muitas dores nas costas quando evacuo doi o estomago e as costas não sei o que e e muito forte que toma meu folego

  68. Aurora comenta:

    22 janeiro, 2013 @ 7:15 AM

    Onde estao as respostas, gente?

  69. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 janeiro, 2013 @ 5:43 PM

    Aurora.
    O Forum sobre as doenças inflamatórias intestinais está na página – Sindrome do Intestino Irritável. Vá até está pagina, veja as respostas (lá já existe mais de 1440 respostas). Se não encontrar a resposta que está procurando. Deixe a sua pergunta.

  70. Vanessa Santos comenta:

    31 janeiro, 2013 @ 12:11 PM

    Boa tarde!

    Algumas vezes me sinto como se estivesse com diarreia, muita colica, muito barulho na barriga, uma vontade enorme de evacuar, parece até que não vou aguentar, mas quando me sento no vaso sanitário é como se o canal estivesse fechado e não sai nada, então começa uma dor tão forte, que chego a desmaiar de dor, o que devo fazer?

  71. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 janeiro, 2013 @ 8:16 PM

    Vanessa,
    É importante voce consultar um médico proctologista ou um gastroenterologista.

  72. Vanessa Silva comenta:

    5 fevereiro, 2013 @ 2:28 PM

    Drº em novembro do ano passado tive uma forte virose onde chreguei a perder 7 quilos, só que agora faço várias evacuações por dia mas que não são diarreia, tenho arrotos, algumas vezes azia e de vez em quando sinto alguma coisa penicando dentro do meu ânus, fui ao médico ele me passou repoflor e luftal, uma coisa muito estranha também e que quando estou realizando alguma atividade não sinto vontade de evacuar mas quando chego em casa e a vontade chega por favor me ajude

  73. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    7 fevereiro, 2013 @ 7:07 PM

    Vanessa.
    Faça uma consulta com médico gastroenterologista. Voece pode estar com vermes ou um protozoário, como giardia.

  74. thiago comenta:

    16 fevereiro, 2013 @ 3:34 AM

    Dr jah tem um tempo estou com coceiras anais,eu acabo de almocar passa um tempo jah quero comer de novo ja tomei varios tipos de remedios mais essa coceira naum passa eu sinto como se tivesse algo andando na barriga naum sei oque fazer essa coceira e horrivel e sem perceber sollto gases fedidos me ajuda dr.

  75. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 fevereiro, 2013 @ 7:57 AM

    Thiago,
    Voce pode estar com vermes.
    Faça exames de fezes em laboratório especializado. Geralmente, necessita de fazer 5 amostras em dias diversos para encontrar o vermes.
    Faça tratamento com médico gastroenterologista.

  76. ELISANDRA APARECIDA DE OLIVEIRA CULAS comenta:

    25 março, 2013 @ 3:55 PM

    DR. MEU FILHO DE 10 ANOS TEM TRIGLECERIDEOS SEMPRE 400 AS VEZES BAIXA PARA 290 SEMPRE ESTE NIVEL SO QUE O QUE ESTA ME PREOCUPANDO TAMBEM E Q ELE VAI VARIAS VEZES AO BANHEIRO NO DIA E O COCO DELE SEMPRE E MOLE E AS VEZES DA SE A IMPRESSÃO Q FOI TRITURADO E TAMBEM TODAS AS VEZES NO MEIO DO COCO TEM TIPO UM CATARRO GELATINOSO TRANSPARENTE ISSO TODAS AS VEZES O Q SERA ISSO SERA Q TEM A VER COM OS NIVEIS DE TRIGLECERIDEOS ALTERADOS AS VEZES ELE CHEGA ATE A FAZER COCO NA CALÇA SE TIVER MUITO APURADO POR FAVOR DR. ME AJUDE O Q DEVO FAZER

  77. ELISANDRA APARECIDA DE OLIVEIRA CULAS comenta:

    25 março, 2013 @ 3:58 PM

    AQUI VAI MEU EMAIL ELISANAJA@HOTMAIL.COM

  78. Leda S. Tiezzi comenta:

    29 março, 2013 @ 2:09 PM

    Sou celiaca a mais de 1 ano e ultimamente mesmo fazendo uso de produtos e alimentos que nao contem Glutem estou com um barulho forte no intestino.

  79. alessandra comenta:

    17 abril, 2013 @ 9:10 AM

    BOM DIA! NO DIA 02/01/13 TIVE UMA COLICA FORTE FUI AO BANHEIRO 3X E AS FEZES SAIRAM MOLES E PASSOU.FIQUE DOIS DIAS SEM FAZER, QUANDO FIZ JÁ ESTA MUITO DURO COM ESPECIE DE MUCO OU CATARRO BRANCO. FUI AO MÉDICO FIZ EXAME DE SANGUE OCULTO DAS FEZES DEU NEGATIVO E OS EXAMES DE SANGUE NORMAL. O MEDICO DISSE QUE E NORMAL MAS ESTOU PASSANDO POR ISSO DIRETO O QUE PODE SER DEVO PROCURAR UM OUTRO MEDICO E TUDO ISSO E EMOCIONAL
    FICO PENSANDO O TEMPO TODO QUE POSSO ESTA COM CANCER ME AJUDA

  80. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 abril, 2013 @ 9:43 AM

    Alessandra,
    Faça uma consulta com um gastroenterologista. Pode ser uma colite – inflamação do cólon (intestino grosso).

  81. wenderson comenta:

    8 maio, 2013 @ 2:13 PM

    minha irmã está com fortes dores na barriga e defecando sangue os médicos dizem que não é dengue hemorragica mas também não sabem o que é.

  82. Lourdes Maria comenta:

    20 julho, 2013 @ 11:15 AM

    Olá Dr!
    Há alguns meses tenho notado uns pontinhos pretos e um muco amarronzado nas fezes, tomo levoid de 38 mcg para hipotir e omeprazol para hérnia de hiato. O que pode ser ? Sendo que ouço muito barulho no intestino como se fosse água logo pela manhã. Fiz exames de esquitossomose deu negativo. ´´E sintomas de Giárdia?

    Grata,

    Lourdes

  83. Lourdes Maria comenta:

    20 julho, 2013 @ 7:59 PM

    Gebte, postei uma pergunta hoje pela manhã e qnd olhei nem pergunta e nem resposta…o que será q houve? :(

  84. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 julho, 2013 @ 7:42 PM

    LOURDES,
    PODE SER GIARDÍASE, MAS FAÇA UMA CONSULTA COM MÉDICO PROTOLOGISTA PARA ESTUDAR MELHOR OS SEU SINTOMAS.

  85. Jaqueline comenta:

    18 agosto, 2013 @ 6:40 PM

    Olá Dr. Há algum tempo tenho notado que quando vou usar o banheiro para evacuar as fezes, observo o vaso sanitário e não vejo nada. Eu sei que evacuei algo pois eu senti saiindo, só que ao olha no vaso nâo aparece nada. A principio até achei que tava imaginando coisa. Não tenho nenhum sintomas a mais, somente sai algo no lugar das fezes que não sei o que é. O que pode ser?

    Obrigada!

  86. Jaqueline comenta:

    18 agosto, 2013 @ 6:43 PM

    Ahhh só pra completar meu comemtario anterior, não é sempre que que vo usar o banheiro e não sai nada. Consigo evacuar as fezes normalmente, só que as vezes da um disturbio e vou usar o banheiro e não vejo nada no vaso…Abraços

  87. GenielPimenta comenta:

    13 setembro, 2013 @ 10:36 AM

    Olá Dr. bom dia
    Gostaria de receber sua orientação a respeito do que vou relatar: não sei o que está acontecendo, tenho muitos gases no intestino, e ultimamente tenho visto uma gosma nas fezes.
    O que fazer, por favor me oriente.
    Obrigado

  88. deisy comenta:

    24 outubro, 2013 @ 9:17 PM

    óla Drª
    Quando vou evacuar vejo q sai com sangue e tambem uma especie de catarro ou pus, tenho muito gases e continua sangrando e saindo catarro não sei mais o que fazer se vc poder me ajudar fico muito agradecida…por favor me responde com emergência

  89. deisy comenta:

    24 outubro, 2013 @ 9:28 PM

    Olá dr°
    Faz muito tempo que tinh a um problema há 1 ano atrás na minhas fezes tinham tipo de um catarro de sangue mas não havia me preocupado com aquilo pois era muito raro acontecer,só que agora de uns meses pra cá isso vem acontecendo com muita frequência tenho medo que seja câncer pôs não diz nenhum exame ainda por favor me ajude a descobrir o que é isto com urgencia obrigada!

  90. Isabelle comenta:

    13 dezembro, 2013 @ 2:44 AM

    Olá Dr
    Eu estou muito preocupada,pois desde o dia que tive minha experiencia com sexo anal,eu não paro de evacuar todos os dias sangue,uma gosma branca ou baba não sei direito e fezes misturado.Ando muito nervosa.Isso nunca me aconteceu.Preciso de sua ajudar urgente!

Deixe seu comentário aqui !