08 - nov.
  

Doenças inflamatórias intestinais

Categoria(s): Dicionário, Gastroenterologia




Resenha

As doenças inflamatórias intestinais podem ser de dois tipos básicos: a retocolite ulcerativa idiopática e a doença de Crohn (conhecida como ileíte regional).

A retocolite ulcerativa idiopática e a doença de Crohn representam mais de 90% dos casos e podem ser distinguidas uma da outra pela clinica, pela endoscópica, pela patologia e pela sorologia. O 10% dos casos restantes são consideradas como sendo DII indeterminada. Ambas, retocolite ulcerativa idiopática e doença de Crohn, têm curva de incidência bimodal, com maior pico em torno da idade de 20 anos e pico menor na idade de 50 anos, mas cada doença pode ocorrer em qualquer idade.

Retocolite ulcerativa idiopática – Os pacientes com colite ulcerativa se apresentam com diarréia e hematoquezia (sangue nas fezes), geralmente não são tabagistas e têm ulcerações superficiais se extendendo do reto até os colons, com abscessos da cripta intestinal. O diagnóstico diferencial da colite ulcerativa inclui colite infecciosa, colite induzida por estrogênio ou antiinflamatórios não hormonal (AINEs), isquemia, vasculite, lesões por irradiação, colite por exclusão de segmento colônico ou linfoma.

Doença de Crohn – Os pacientes com doença de Crohn comumente se apresentam com diarréia, dorno quadrante inferior direito do abdome com massa inflamatória, febre e perda de peso. Esses pacientes, geralmente são fumantes e têm ulcerações aftosas ou lineares discretas com áreas de inflamação descontínuas ou salteadas. Granulomas não caseosos vistos na histopatologia (figura abaixo) são encontrados em 30% desses pacientes.

Teste laboratoria HLA B27 – O HLA B27 está presente em 50% dos pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa idiopática .

A Doença de Whipple (ou granulomatose intestinal lipofágica com densa infiltração da parede intestinal), na doença celíaca (enteropatia induzida por glúten de causa desconhecida), na síndrome da alça cega (bypass jejunoileal), na amebíase e na giardíase também são causas de inflamação intestinal, mas sem associação com o HLA B27.

Veja mais sobre:

Doença de Crohn

Doença inflamatória intestinal – Terapia biológica

Doença de Whipple

Referência:

Enzenauer RJ, Root S – Arthropathy and celiac disease. J Clin Rheumatol. 1998;4:205-208.

Fiocchi C – Inflammatory bowel disease – etiology and patogenesis. Gastroenterology 1998;115:182-205.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


108 Comments »

  1. Priscila comenta:

    14 setembro, 2014 @ 12:32 PM

    tenho retocolite, mas meu intestino é preso como pode?

  2. Serrana Filetti comenta:

    19 outubro, 2014 @ 2:53 AM

    Olá, doutor!
    Tive uma diarreia há um mês que me deixou indo ao banheiro durante uma semana. Fiz o tratamento com fluratil, reidratante oral, soro caseiro e elixir paregórico por causa das cólicas intestinais horríveis. Hoje, quando vou ao banheiro, às vezes evacuo pastoso e às vezes fragmentado com uma espécie de espuma em volta. Também sinto cólicas intestinais e vou ao banheiro pelo menos duas vezes ao dia. Gostaria de saber o que pode ser?
    Obrigada!

  3. Karine comenta:

    30 outubro, 2014 @ 11:00 AM

    Olá Dr. As veses avacuo uma secreção amarela, da ultima vez saiu sangue. Dores enormes com vontade de evacuar e sai isso. muitos gases e barulhos! o que é?
    qual exame devo pedir?

  4. eliane kunze garzon comenta:

    16 dezembro, 2014 @ 9:02 AM

    sinto dores abdominais e dores atras no quadril, estou perdendo peso muito rapido, e meu apetite continua o mesmo, estou com uma diarreia a varios dias e vou ao banheiro umas tres ou quatro vezes ao dia minhas fezes sao amareladas, rubor no rosto e sudorese intensa estou muito preocupada me ajude por favor

  5. margareth comenta:

    26 abril, 2015 @ 9:38 PM

    Dr. meu pai esta defecando uma espuma branca. gostaria de saber o que pode ser.

  6. Claudia Motta comenta:

    28 abril, 2015 @ 11:10 AM

    Bom dia Dr. Tive uma crise forte de intestino, e dois dias depois de ter evacuado (liquido), quando vou ao banheiro e tento evacuar sai um muco transparente e uma especie de bola de gordura (parece gordura de frango) com uma veias vermelhas, parecido com sangue… o que pode er? que exame devo fazer? Por favor me ajude…
    Obrigada e tenha um bom dia.

  7. Danilo comenta:

    13 maio, 2015 @ 3:11 PM

    Boa tarde Doutor, estou com uns sintomas muito esquisitos, fico com vontade de ir ao banheiro mais quando vou sai bem pouco e com uma gosmas tipo catarro ou algo parecido, eu pratico academia regularmente e uso suplementos tipo whey e bcaas, e tenho uma alimentacao mais focada nas proteinas,a uma semana atraz eu tive dor de garganta e febre.
    oque vc pode me ajudar?

  8. Anderson comenta:

    9 julho, 2015 @ 11:59 AM

    bom dia doutor,
    gostaria de saber o seguinte, estou com diarreia a mto tempo e quando vou a banheiro o cheiro e mto forte, e tudo que toma meu estomago fica queimando, fiz o exame de endoscopia e não deu nada, mas continuo passando mto mal o que devo fazer.

Deixe seu comentário aqui !