30 - out
  

Sangramento intestinal

Categoria(s): Caso clínico, Gastroenterologia




Interpretação clínica

  • Homem de 62 anos vem ao consultório, com queixa de sangue vivo no papel higiênico e mistrurado com as fezes nos últimos três meses. Tem história de hemorróidas há 20 anos. Não toma medicamentos e não tem história clínica significante.
  • No exame físico exame geral normal, com estado hemodinâmico normal. Presença de hemorróidas externas. Exames laboratoriais, inclusive hemograma normais.

Qual a melhor conduta para o caso?

O sangramento vivo intestinal baixo recebe o nome de hematoquezia. Toda pessoa com idade superior há 5o anos com queixa de hematoquezia tem indicação de colonoscopia (exame endoscópico do intestino grosso), independente da presença ou ausência de hemorróidas, para a procura de câncer.

A retossigmoidoscopia não é a mais indicada para o presente caso, pois não irá observar as lesões além do sigmóide.

A figura A – ilustra o exame de colonoscopia; a figura B um exame evidenciando lesão vegetante na luz do intestino característica de neoplasia; a figura C os vários estágios do câncer do colon, desde os iniciais (estágio 0) onde as células cancerosas ficam apenas na mucosa, até o estágio IV com o câncer invadindo a parede intestinal e dando metástases à distância.

Referências:

Khullar SK, SiSaario JA – Colon cancer screening. Sigmoidoscopy or colonoscopy? Gastrointest Endoscop Clin North Am. 1997;7:365-386.

Winawer SJ, Fletcher RH, Miller L, et al – Colorectal cancer screening: clinical guidelines and ratiomale. Gastroenterology 1997;112:594-642.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


9 Comentários »

  1. margelica comenta:

    6 junho, 2009 @ 11:00 AM

    meu pai teve cancer de laringe a 5 anos fez tratamento radioterapico desde entao vem fazendo consultas todos os anos so que agora a mais ou menos 1 mes ele começou a sentir dores no intestino e sangrou 1 ou 2 vezes foi encaminhado a fazer colonoscopia so que ainda nao chegou o resultado do exame

  2. maria salete da silva domingues comenta:

    13 novembro, 2009 @ 12:09 PM

    Boa tarde!
    Li os artigos achei muito interessante, se possivel gostaria q exclarecer algumas duvidas. Minha mãe tem 88 anos, sempre teve indestino preguiçoso, porém, de dois anos para ca, tornou-se mais complicada necessitando de laxantes p conseguir evacuar, observamos feses pretas com odor forte, o gastro dioagnosticou doença de chagas e sugeriu colonoscopia, ainda não fizemos o exame pois minha minha mãe apresenta um peso muito baixo 38 kg ela tem 1.30 de altura e o preparatório p/ esse exame exige uma dieta radical por outro lado tememos q seja algo mais grave…
    Voces poderiam nos orientar melhor, quais os caminhos seguir?
    Atenciosamente, Maria Salete.

  3. Luiz Paulo Campos Franco comenta:

    15 novembro, 2009 @ 3:55 PM

    Ola!
    Tenho 56 anos, no dia 12/11/2009, Quinta feira senti dor de cólica fui ao banheiro e passei o papel higiênico onde constatei que continha certa quantidade de sangue após uma hora e 1/2 de intervalo á colica veio intensa fui ao banheiro e evacuei samgue com feses, fiquei apavorado fui ao médico que solicitou exame de ENDOSCOPIA que no resultado acusou leve GASTRITE, fiquei em observação, no dia seguinte parou o sangramento e o médico me deu alta antes fiz um lanche leite com uma fatia de bolo onde voltou á sangrar, então me transferiram para um hospital, no sabado pela manhã o médico examinou-me então eu relatei o ocorrido e ele solicitou exame de COLONOSCOPIA entrei em processo de limpesa intestinal e d’noite fiz o exame onde constatou pequenos orificios que gerou o sangramento, com o tratamento, hoje parou de sangrar ja estou evacuando fezes normal.
    Com observação, eu no momento estou em Manaus – AM amanhã 16, estarei de alta, na quarta 18, viajarei para S. Paulo eu moro em S. J. do R. Preto – SP, chegamdo lá, procurarei um profissional da área onde encminharei os exames, no momento estou apavorado pos eu sou uma pessoa saudavel nunca tive problemas de saude graves á não ser estrutural que e normal pos eu gosto de praticar esportes.
    Por favor se possivel comentem meu problema.

    Att.

    L. Paulo

  4. josenildo nunes de almeida comenta:

    13 fevereiro, 2010 @ 4:19 PM

    Há 50 dias venho sofrendo de dores abdominais, que de acorde com a colonoscopia , acusa uma LESÃO VEGETANTE DO COLON DIREITO, Gostaria de saber se necessariamente isso é um cancer? Na verdade ja me disseram tantas coisas , mas como só tenho consulta com um medico daqui a 15 dias, estou meio preocupado, com relação ao agravamento desta lesão.

  5. Adele comenta:

    26 dezembro, 2011 @ 9:29 AM

    Tenho 76 anos de idade, me sinto bem de saúde de uma forma geral, mas de uns tempos para cá está acontecendo algo de errado comigo, meu intestino está saindo pela vagina e com um polipolo, esta irritado e me incomoda muito, não no sentido de dor, mas de desconforto. Estou fazendo uma dieta com verduras, coalhada, leite, ameixa preta e frutas, por minha própria conta. Vejo que não está melhorando em nada .
    Estou com medo de ir ao médico ou melhor apavorada. Gostaria de uma palavra sincera.

    Obs. Tenho procurado na internet e não achei nada similar ao meu caso .

    Aguardo resposta

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 dezembro, 2011 @ 3:49 PM

    Adele. Vá a ginecologista para o diagnóstico. Voce pode estar apresentado prolapso uterino por fragilidade do assoalho muscular pélvico. Consulte logo um médico para evitar complicações.

  7. marlene agrisi comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 9:33 AM

    Olá estou fazendo uma pesquisa dessa materia.Acabo de fazer uma colonoscopia.Estou com os mesmos sintomas do caso do sangramento apresentado nesta materia.Esto com cancer…Ainda não tenho resultado da biópsia…Obrigada pelas instruções que vcs.estão disponibilizando.Elas ajudam a população estar mais atenta e se cuidar melhor das doenças invasoras e ou/buscar tratamento adequado ,,…Atenciosamente Marlene

  8. juliana julio da silva rtibeiro comenta:

    23 outubro, 2012 @ 7:21 PM

    NA biopsa de meu marido deu adecarcinoma tubular moderamente diferenciado,gostaria de saber se com a cirurgia que já foi marcada as chances de cura total,é demorada a cirurgia.

  9. vaelsom taveira ferraz comenta:

    2 janeiro, 2013 @ 3:18 PM

    Tenho 63 anos e há 8 meses comecei a perceber sangramento nas minhas fezes, fui ao médico e ele me pediu um exame de colonoscopia, onde apareceu o sintoma de diverticulite. Fiz as devidas precauções médicas e agora piorou o sangramento. Fiquei preocupado e voltei ao médico, que me indicou um especialista para o caso (gastro). Espero em Deus que a partir de agora de certo meu tratamento.
    Não tenho vergonha de dizer, já fiz o exame de toque retal, pois tal procedimento pode evitar muitas doenças ruins para nós.

Deixe seu comentário aqui !