11 - out
  

Retocolite ulcerativa idiopática – RCUI

Categoria(s): Dicionário, Gastroenterologia, Nutrição, Oftalmologia geriátrica




Resenha

Retocolite ulcerativa idiopática

A RCUI é enfermidade com características de processo inflamatório da mucosa do intestino grosso, de padrão distal e contínuo. A RCUI é restrita ao cólon e reto, preservando, a válvula ileocecal e o íleo terminal. As lesões anais são raras e se apresentam sob a forma de fissuras, ulcerações, abscessos e fístulas

Os pacientes com colite ulcerativa se apresentam com diarréia e hematoquezia (sangue nas fezes), geralmente não são tabagistas e têm ulcerações superficiais se extendendo do reto até os colons, com abscessos da cripta intestinal (veja imagem).

As manifestações osteoarticulares são freqüentes, felizmente, não as mais graves. São facilmente confundidas com doenças reumáticas, fato que retarda seu correto tratamento. Outra manifestação  extra-intestinal é a espondilite anquilosante, muito semelhante à espondilite idiopática, caracterizando-se por dor lombar e presença de sacroileíte ou osteoartropatia hipertrófica. O paciente se movimenta em bloco, perdendo toda flexibilidade da sua coluna vertebral, com imensa perda da qualidade de vida.

As lesões cutâneas podem ser o eritema nodoso (5% a 15% dos casos), o pioderma gangrenoso, geralmente localiado na região pré-tibial, que apresenta-se como grande lesão ulcerada, profunda, com centro necrótico, margens hiperemiadas, muito dolorosa e, em geral infectadas e as piodermites extensas.

As lesões oculares são: episclerite, conjuntivites, irites, uveítes, que ocasionam, dor ocular, fotofobia, borramento da visão, cefaléia, prurido e irritação ocular. A irite e uveíte são graves, pois podem levar à cegueira.

O diagnóstico diferencial da colite ulcerativa inclui colite infecciosa, colite induzida por estrogênio ou antiinflamatórios não hormonal (AINEs), isquemia, vasculite, lesões por irradiação, colite por exclusão de segmento colônico ou linfoma.

Complicações

As principais complicações intetinais da RCUI são: megacólon tóxico; transformação maligna; enterorragia (sangramento intestinal) maciça e perfuração.

Tratamento

O desconhecimento mais específico da etiopatogenia das doenças inflamatória intestinais dificulta o tratamento direcionado. Também as remissões espontâneas da doença dificultam a análise dos resultados quanto à eficácia das medidas terapêuticas empregadas. Entre tanto, aminossalicilatos e os corticosteróides, apresentam bons resultados na maioria dos enfermos com RCUI.

Tratamento cirúrgico – Os critérios para indicação do tratamento cirúrgico eletivo na RCU são: insucesso no tratamento clínico, retardo do desenvolvimento, complicações intestinais,manifestações extra-intestinais graves e associação com câncer. As indicações nas urgências, tais como no megacólon tóxico, hemorragia maciça e perfuração intestinal. O tratamento cirúrgico da RCUI tem sido realizado com maior freqüencia nos últimos anos graças ao desenvolvimento de novas técnicas operatórias de preservação esfincterana que evitam a ileostomia definitiva.

Referências:

Damião AOMC – Doença Inflamatória Intestinal: atualização terapêutica. In FBG. Gastroenterologia. Lemos, São Paulo 2000, p.207.

Moreira H – Retocolite Ulcerativa Grave. In: Cruz GMC. Coloproctologia – Propedêutica Nosológica. Revinter, Rio de Janeiro 2000, p.1051.

Quilici FA – Colonoscopia. Lemos São Paulo,2000.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


278 Comments »

  1. Josue comenta:

    25 dezembro, 2012 @ 8:42 PM

    Olá meu nome é Josué, Já tenho há 3 anos mais ou menos que tenho essa maldita doença cronica Retocolite ulcerativa, toma a medicação mesalazina 800mg e quando ataca mesmo um supositório de 500mg que ajuda a controlar o sangramento.

  2. Thamires comenta:

    6 janeiro, 2013 @ 5:47 PM

    Olá, a todos!
    Também tenho retocolite. Descobri aos 15 anos e hj tenho 19. È muito difícil para mim lidar com a doença e ter que explicar a quem me pergunta, ou quando eu deixo de comer uma pizza ou ainda beber um refrigerante. Nesse exato momento estou em crise. E um pouco preocupada, parece que em um momento tudo dá errado na sua vida e ainda tem essa doença para atrapalhar.
    Quando descobri a doença, também não sabiam oq eu tinha. Tomei remédios para vermes e nada dava jeito. Depois fiz esses exames que todos nós fizemos e contatei que tinha Retocolite.
    Foi tudo muito difícil, imagina vc com 15 anos tendo que explicar a todos pq vc não come quase nada? Então, na minha segunda crise passei tão mal que emagreci 8 ou 9kg. Estava parecendo o ”Seu Madruga”.
    Eu sei que nunca vou ficar curada, nem ao menos um dia saber o pq de ter desenvolvido essa doença. Mas espero ter uma vida normal, poder sair, ter filhos, entrar na faculdade. Isso tudo sem ter que me preocupar com banheiros para evacuar.
    Eu desejo boa sorte a vcs! E que todos possam ter uma vida NORMAL! bjs

  3. Luisa comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 2:43 PM

    Olá! Meu noivo tem essa doença e faz o uso regular da mesalazina. Só que não estamos mais tendo como suportar esse gasto. Gostaria de saber se o governo de SP dá esses medicamentos e se alguém sabe como é o procedimento. Se puderem, envie em meu e-mail luisa_haidar@hotmail.com
    Obrigada pela ajuda.

  4. Marina comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 2:02 PM

    Oi gente meu nome é Marina e eu tenho a RCU já faz mais ou menos 1 ano, e eu tomo Mesacol MMX e outros, eu fui no hospital erasto gaertner e eles me receitaram essa receitinha

    RECEITA PARA INTESTINO PRESO (ajuda a fazer cicatrizaçoes e previne o cancen no colon )

    100g Tâmaras
    100g Damasco
    100g Ameixa
    100g Linhaça
    1L Água
    MODO DE PREPARO :
    Deixar de molho as frutas durante uma noite em 500 ml de água, depois, triturar no liquidificador e cozinhar com o restante da água todos os ingredientes até formar uma pasta usando colher de pau. Depois de frio colocar na geladeira no vidro. Tomar de 1 a 2 colheres de sobremesa por dia.

    está ai a dica gente (:

  5. Amanda Faria comenta:

    14 janeiro, 2013 @ 10:39 AM

    Oie meu nome é Amanda e tenho 22 anos e tenho RCUI há 1 ano e meio , passei um bom tempo com diarréia e hemorragia .. até começa o tratamento antes de faze colonoscopia .. até para no hospital quase morta de anemia profunda , ai lá mesmo fiz a colo e descobri a RCUI .. o médico disse que meu caso era hereditário pois meu pai teve , recomeçando o tratamento em um mes estava 100 % , entrei em remissão , passando assim uns 5 meses , achei que tava tudo bem, voltei a come tudo que tinha vontade … fiquei ruim novamente , no momento passo dias pouco ruins com cólicas e muitos gases , tenho ao máximo come de tudo saudavel , mais a remissão tá dificil , mais tenho FÉ EM DEUS

  6. GUSTAVO comenta:

    30 janeiro, 2013 @ 9:25 PM

    Olá companheiros, boa noite! Tenho RCU a 02 anos, ja fiz diversos tratamentos convencionais e recentemente comecei a tomar o biológico e vitamida D. Ainda não senti nenhuma melhora, assim como algum de vocês ainda não tive nenhum periodo de reemissão. Tenho 28 anos, trabalho atualmente periodos em casa e periodos externos no meu dia, o horário da manhã é quando as crises vem com mais força. Tenho fé em deus e não deixarei essa doença me vencer. Abraço e melhoras pra todos nós.

  7. Walter comenta:

    10 fevereiro, 2013 @ 11:58 PM

    tinha RCUI desde os 20anos hoje tenho 42 anos e a 9 anos fiz uma cirurgia de colectomia total fiquei 2 anos sem a doença e o restinho que ficou estava querendo voltar ai estou tomando uma vacina de 2 em 2 meses a REMICAD e estou bem melhor uma vida saudavel com idas de 5 vezes ao dia mas com controle graças a Deus e o mais importante livre da doença agadeço a JESUS CRISTO pela minha vida e ao dr Carlos Brito que até hoje cuida de mim

  8. José Ledir Poleto Alves comenta:

    8 março, 2013 @ 10:26 PM

    No ano de 1996 mês de junho comecei a sentir fortes dores no abdomem e muita diarreia com sangramentos fiquei hospitalizado durante um mês, quase morri eu já não aquentava mais, o médico gastro do hospital pediu uma colonoscopia e foi diagnostica a retocolite ulcerativa, desde então convivo com esta doença até hj, faz o uso continuo de Mesacol de 800 mg três vezes ao dia e Azatioprina de 50 mg de 12/12 hs isso qd as crises apertam tomo ainda Prednisona de 20 pela manhã e Ciprofloxacino de 500 mg de 12/12 hs, caros amigos é terrivel ser portador dessa doença,.
    Será que teremos um auxilio doença junto ao INSS ou uma aposentadoria, visto que os laudos médicos diz q a dopença não tem cura, as autoridades politicas poderia enguadrar nós os pacientes na listagem de de doenças de direitos.
    Abraço a todos Deus abençõe.

  9. VIVIANE SILVESTRE comenta:

    16 março, 2013 @ 7:59 AM

    OI SOU VIVIANE TENHO 38 ANOS, TENHO RCUI A 12 ANOS TOMO REMEDIOS ATE HOJE, POIS TODA A VEZ QUE OS MEDICO TENTAM TIRAR O REMEDIO EU TENHO RECAIDA, PASSEI POR MUITA COISA, MUITAS INTERNACOES, MAIS CONSEGUI TER DOIS FILHOS, ALGUNS MEDICOS FALARAM QUE NUNCA SERIA MAE ( TIVE DOIS FILHOS), QDO ALGUEM FALAR QUE VC NAO PODE FAZER ALGUMA COISA, NAO DESISTAM DEUS ESTA ACIMA DISSO TUDO E ELE QUEM DECIDE, QDO PEDIMOS ALGUMA COISA A ELE DE SINCERO CORACAO, A SUA MISERICORDIA E IMENSA, E UMA DOENCA INGRATA SIM NAO VOU MENTIR, SEMPRE ELA TA LA AS VEZES C DOR, AS VEZES C AUMENTO DOS REMEDIOS, JA FIZ 9 COLONOSCOPIA, MAIS TENTO PENSAR QUE EXISTEM COISAS PIORES, ME TRATO NO HOSPITAL DAS CLINICAS, QDO VOU LA VEJO O QUE O REAL SOFRIMENTO, NAO FICO FELIZ C ISSO MAIS VEJO QUE NA VERDADE O QTO EU SOU SAUDAVEL PERTO DE OUTRAS DOENCAS, E DIFICIL MAIS AMIGOS FORCA EM DEUS, ELE VAI ENSINAR A PASSAR PELOS ALTOS E BAIXO DA DOENCA, BJS……

  10. FLAVIA VARBOSA DE MORAIS comenta:

    19 março, 2013 @ 4:42 PM

    PESSOAL, EU CRIEI UMA PAGINA NO FACE RCUI… PARA QUE POSSAMOS TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE NOSSO PROBLEMA… AGUARDO VC´S ABRAÇOS.

  11. Maria de Salles comenta:

    27 março, 2013 @ 12:15 PM

    Olá pessoal..Eu tenho Retocolite desde 2002 e que foi a princípio confundida com Sindrome do intestino irritável por um antigo médico da família.Como aumentaram sintomas procurei outro e fiz colonoscopia e deu a Retocolite.Comecei a tomar a Sulfassalazina e em 15 dias já estava melhorando quando deu-e forte alergia por causa da Sulfa.Passei para o Asalit(mesalazina) e assim estou até hoje..apenas de vez em quando tenho ameaças de diarréia.Só que atacou-me uma gastrite,mesmo tomando Omeprazol era de 20 mg e agora 40 todo dia,e meu médico mandou-me parar o remédio e continuar só o do estomago até melhorar e não passa esta gastrite.Tudo que como me deixa meio mal.arrotos,indigestão e algum enjoo de acordo com alimento.Estou anemica,não muito,e tb. este ano passado sem regime eu emagreci uns 5 ks.Não sei o que fazer pq não estou fazendo o correto:Tomar o bendito remédio da Colite por causa do estomago e penso em mudar de médico pq o meu faz apenas o que sugiro,tipo ele receitou a endoscopia,que não fiz ainda,pq eu pedi e não por rotina.Sei que tenho gastrite leve pq há 3 anos fiz..mas parece que piorou e mesmo sem o remédio do intestino.Como voces fazem para tomar tanto remedios em comprimidos sem afetar estomago?

  12. Emilia comenta:

    28 abril, 2013 @ 10:18 PM

    Tenho RCU, fiz cirurgia em 2004 fiquei internada 23 dias, melhorei um pouco, agora voltei a sentir dores fiz a colonoscopia, meu intestino está totalmente inflamado, estou usando um medicamento chamado Pentasa 1g é caro, retirei pelo SUS, o médico fez uma receita de medicação especial e retirei em um Posto de Saúde, está dando resulta.do

  13. Maria Luisa comenta:

    15 maio, 2013 @ 10:56 AM

    Olá pessoal, realmente nos surpreendemos com tantos depoimentos e pessoas passando por momentos difíceis que no nosso dia a dia parecem ser só nossos! Eu descobri a retocolite a 2 anos, tenho feito tratamento com a mesalazina e prednisona (corticóide). Infelizmente tentei por 3 vezes parar com a prednisona, passo bem alguns dias, mas os sintomas acabam retornando. Estou num processo de dependência do corticóide. Neste momento estou tomando a Mesacol MMX 03 comprimidos de 1200mg e 30mg de prednisona diários. Votei a fazer análise e vou procurar um nutricionista conforme orientação de muitos de vocês! Acredito sim que devemos manter a calma e ir tentando a melhoria da qualidade de vida a todo momento. Não desistam dos tratamentos e é possível conviver com tudo isso, por mais difícil que seja, aos pouquinhos vamos aprendendo a conviver de forma menos dolorosa com tudo isso, o primeiro passo é conhecer e aceitar a situação. Desejo muita saúde e força a todos.

  14. Rafa comenta:

    5 junho, 2013 @ 2:49 PM

    Eu acabei de descobrir pelo remédio que a proctologista passou que vou ter que começar a tratar disso, apesar que meu caso não se encaixa totalmente e é mais pro lado do constrangedor. Tanto que eu estava ligando os sintomas a Síndrome do intestino irritavel, porque é muito estranho o que está acontencendo. Fora que ja tava com o psicológico afetado por causa de outra “doença” que interfere no convivio que é a trimetilaminuria. Enfim marquei a nutricionista, vou comprar o remédio receitado “mezacol” que é caríssimo e ver no que vai dar. Mas ja estou por conta própria investindo em fibras na alimentação, e é importante se adequar as ‘regrinhas’ de alimentação ( não tomar água junto com a comida, tomar os 2 litros de água do dia; tirando a água dos alimentos, não ficar mais do que 3 horas sem comer nada). também li que é bom evitar alimentos QUENTES demais sempre deixar ficar morno, porque irrita. É super desgastante essas coisas, mas o importante é não ficar de platéia para o problema e fazer alguma coisa, digo procurar médicos para saber com o que está lidando exatamente e pesquisar sem a neura de sair gastando dinheiro com tudo que dizem ser bom, ou seja, saber ler e separar o que realmente pode ajudar e o que é propaganda enganosa.

  15. Vagner Souza comenta:

    18 julho, 2013 @ 8:08 PM

    Olá pessoal, há muito tempo não fiz mais nenhum comentário aqui, mais devido a tantos problemas de saúde a gente acaba meio que esquecido, pra resumir já fiz tantos exames q já perdi a conta, eu tenho RCUI a dois anos já perdi uns 15 kg, até este momento não conseguir ganhar nenhum, passei por 4 médicos gastros, nutricionista, psicólogos até neurologistas, pois fiquei muito abalado depois que descobrir essa doença, minha história é longa estou indo a Maceió fazer mais outros exames q minha médica passou ela é do Recife-PE estou me tratando lá agora. Fica todos com DEUS pois a luta é grande meus irmão vcs não sabem o q esperam.

  16. Ma comenta:

    18 julho, 2013 @ 11:59 PM

    Olá…. tenho 26 anos…confesso que estou um pouco assustada com os comentários… pois Graças a meu bom Deus nunca tive diarreia, descobri a retocolite ulcerativa a 6 meses… levando um ritmo de vida frenético como bancária, me deparei com muco nas fezes e pequenas gotinhas de sangue… procurei um medico na primeira semana e logo fiz a colono e comecei usar mesalazina… não me senti muito a vontade com a medica por diversos fatores e troquei … o novo medico ele foi franco comigo, sobre os cuidados que tenho q ter, e a dieta… me receitou 1 grama de mesalazinaforma por 6 meses, eu escolhi o SUPOSITÓRIO que genteeeee é otimo pois é local age exatamente onde precisa, daqui 6 meses volto nele pois nosso objetivo sera apenas 1 grama dia sim dia não…. A mensagem que deixo, é que tenham paciência em geral todos temos problemas, alguns diabetes outros pressão alta… a nossa é essa RCU… entendo que por ser em uma parte tão intima nos sentimos frágeis… mais gente vamos Avante…. Deus nos abençoe ahh e lembre-se bom humor sempre a pessoas com doenças bem piores…

  17. Adolfo comenta:

    21 julho, 2013 @ 6:54 PM

    Tenho RCUI desde abril/2012. Ano passado até descobrir o diagnóstico da doença perdi 20kg, além de passar por mal profissionais de Curitiba. Mal conseguia andar, e comer, não sei como não fui para o hospital. Ia no banheiro umas 20x por dia. Até ir na melhor profissional da área em Ctba. Hj estou saindo de uma crise, e espero nunca mais ter uma crise, pois não há sofrimento maior para mim do que sentir-se fraco, sem forças para nada. Quem quiser trocar conhecimentos e experiências, meu email é : eng_adolfo@yahoo.com.br

  18. sueli frança comenta:

    21 outubro, 2013 @ 10:49 AM

    oi tudo bem com vcs.É a primeira vez que faço um comentário ,tb tenho RCUI e para completar tenho tb ARTRITE REUMÁTICA é mole!!! mas não fico triste com isso levo uma vida normal na medida do possível o ruim é que quando não estou na crise da artrite reumática estou na da RCUI kkkkkk. procuro tomar a medicação. mas as vezes eu esqueço ou nao tomo mesmo pois cansa viver a base de remédios que Deus nos abençoe

  19. Denivaldo A.Santos comenta:

    28 janeiro, 2014 @ 9:05 AM

    Ola ,parceiros..Eu convivo com essa doença há uns 12 anos
    ja passei por muitas lutas.Ja fiz varias colonoscopia ,Ja tive depressão,ja perdi empregos ,parei com meus estudos,perdi várias oportunidades de serviços bons .É meus amigos ..Para con viver com essa doença tem que buscar muito a DEUS,percevera sempre acreditando que um dia a gente vai melhorar .Mas não é facil. Então é orar bastante …abraços e não se desanimem ,estejam sempre a procurar de uma cura ,um milagre….

  20. TENILSON comenta:

    30 janeiro, 2014 @ 3:49 PM

    Olá pessoal!!!

    venho aqui deixar todo vocês informado do meu estado de saúde, pois tenho retocolite há mais de 3 anos, desde 2009, quando fui diagnosticado com essa doença e graças a Deus descobrir um poderoso remédio, o nome dele é: Psyllium, tomo Psyllium em pó, tomo uma colher de sopa pela manhã, tarde e noite, três vezes ao dia quando como praticamente todo tipo de comida, e quando sigo as regras comendo comidas mais leves e evitando café, refrigerantes e comidas condimentadas, daí basta tomar apenas uma vez ao dia. Como sigo a risca meus hábitos alimentares, vejo que tenho um resultado muito bom. Ultimamente não tenho mais nada nem mesmo flatulência. Meu organismo está funcionando normal. Vai aqui algumas dicas de remédios naturais ou alimentos que ajuda no intestino irritado ou colites e retocolites:
    remédios naturais
    Psyllium
    Gergelim
    Óleo de coco
    Óleo de gergelim
    Ativo Flora (Jasmine)
    Licor do jatobá
    Extrato de própolis

    alimentos sugeridos
    sucos naturais e bebidas
    de coco
    de morango
    de goiaba
    água de coco
    chás em geral (menos erva mate que contém cafeína)
    água

    frutas
    caqui
    ameixa
    pêssego
    maçã

    verduras

    alface
    couve
    abóbora
    quiabo
    jiló
    tomate
    berinjela

    carnes

    frango assado
    frango grelhado
    fígado (bovino)
    linguiça de frango
    mocotó (como não é carne muciça não faz mal)
    ovos cozido ou assado no microondas, só não pode frito
    o ovos pode ser frito, mas sem óleo, apenas passado na chapa quente

    Observação desde setembro de 2010 que não tomo mesalazina e prednisona, graças a Deus, estou vivendo apenas com remédios naturais e estou super bem.

    Espero ter colaborado com todos aqui. Esse é o meu estilo de alimentação, acredito que na medida do possível se vocês seguirem assim e tomar os remédios citados poderão chegar até mesmo a cura, assim acredito.

    Tive também uma informação que a babosa com mel natural é excelente para auxiliar no combate a retocolite.

    Um abraços a todos e que Deus nos abençõe.

  21. marcos martins comenta:

    24 junho, 2014 @ 9:27 PM

    ola gente tenho retocolite a 19 anos fzem 7 anos q nao faço colonoscopia moro no interior de pernambuco e nao tenho muita condiçao a colonoscopia aqui e paga 600 fora as biopsia ultimamente tenho tidi muito mal estar gazes e agora estou com um carocinho na parte interna do anus comecou ardendo e cocando e depois notei esse carocinho cometei com meu pai ele disse q e hemorroidas ele tem esse caroço tambem estou com medo galera em outubro de 2013 perdi minha mae vitima de efizema pulmonar a pessoa q mais me dava força tenho sofrido muito sem ela nao sei oq fazer sem condiçoes finaceiras sentindo esse monte de coisa sou tecladista nao to podendo tocar ultimamente por conta das crises tomo 4 azul fin por dia q nao resolvem nada meu face e marcos martins quem quiser me contatar sou gordinho e estou na foto com meu teclado sou de santa cruz da baixa verde pernambuco

  22. maria de fatima comenta:

    8 setembro, 2014 @ 11:17 PM

    Oi querida,tudo bem,eu também tive colite ativa,e Rcui sofrie muito achei que ia morrer mas meu Deus teve misericórdia de mim Deus falou comigo no leito do hospital o meu Deus mim emsinou o medicamento e hoje
    estou curada não tenho mais diarreia hoje eu sou ate ressecada. se vc estiver emterecada entre em meu email obrigado.

  23. maria de fatima comenta:

    8 setembro, 2014 @ 11:33 PM

    Oi, meninas e menimos o que vcs não deve comer ,quem tem problemas no etestino ou colite etc.noa ,pode comer ovos carne vermelha ,mem refrigerante ,nada que contem acido , carne suína,doçes, linao nem pensar ,farinha ,comida engodurosa nem ver. hoje eu já como de tudo graça a Deus ,não tenho mais dieta ok.

  24. maria de fatima comenta:

    9 setembro, 2014 @ 12:19 AM

    OI,pessoas vou falar para vc o reneido que vcs deve usar,para retocolite ulcerativa,RCUI,para colquer ,tipo de
    ifamaçao no intestino grosso ou intestino fino ,não tenha medo de fazer ,o remeido ,por favor vcs vai melhorar confiando em Deus.vcs vai pegar casca de barba timão,casca de goiaba ,casca de caju, casca de sangra dagua,casca da jurema preta, algodãozinho do campo,erva de bicho,mamacadela,velame do campo.pe de perdiz. folha de algodão ,tudo que vcs conhecer de casca de pau ,vcs ,vai fazer tudo junto muma panela,colocar para ferver bastante colocar uma pitadinha de sal junto deixe
    esfriar depois vcs coa com pano bem limpo ,arruma uma seringa da quelas de da lavagem anal e fassa o banho 3 veses ao dia durante 30 dias depois da um tempo depois
    volta fazer dinovo mais 30dias vcs vai ver que vai ficar curado dessa emfermidade ,no primeiro dia que vcs fizer o banho vai doer um pouco ,porque esta afremado,mais não tenha medo,toma um remeido para tirar ador e ficarar tudo bem , meu querido vcs pega uma casca de sangra dagua, pequena ou usanque da sangra dagua ,coloque de molho no copo de agua e vai bebendo e vai colocando nas agua no copo ok bej. não tenha medo de ser feliz comfia em Deus.

  25. Fabiana bisanjes comenta:

    25 outubro, 2014 @ 1:45 PM

    Oi gente tenho retocolite já a 6 anos nossa e horrivel teve dias de pensar em tirar minha vida ,a minha vida parou no tempo parei os estudos na terceiro uniedade do terçeiro ano ; temho medo de sair e acabar passando vergonha o istresse tomou conta de mim e nao sei mais o que fazer pos os medicamentos ja nao foncionão perdir muito peso e nao sei lidar com isso gente mim ajude por favor meu email e BISANJES_ana@hotmail.com conto com vc bjs

  26. ivani comenta:

    24 abril, 2015 @ 3:35 PM

    boa tarde desde janeiro 2015 comecei a sentir a doença,rcui,passei por varios médicos,que me disserao é hemorróidas,outro fissura anal,e agora a ultima disse ser fistula,enfim nao sei bem o que tenho ,ainda nao fiz a colonoscopia,mas tenho abcessos anail e muito doloridos,qdo defeco nao aguento a dor,no meu caso nao sangra,mas dói muito como ja disse,ja perdi 5 kls,mudei toda a alimentaçao,faço uso do supositório mesalasina,e buscopan para dor,banhos de acento com agua morna varias vezes ao dia,tbm nao tenho diarréias…vamos confiar em deus,só ele por nós mesmo…

  27. bruno comenta:

    1 junho, 2015 @ 1:49 PM

    Ola galera, tenho modulen com ótimo preço para quem precisa, suprimento alimentar.

    Interessados entre em contato.

    brunoempires03@yahoo.com.br

  28. TENILSON comenta:

    24 maio, 2016 @ 4:22 PM

    Olá pessoal, tenho essa doença também, atualmente estou bem, pois descobri um remédio natural pelo nome de psyllium, é um remédio muito bom, diminui as diarréias, elimina os gases e evita sangramentos, pois contribui para o amolecimento das fezes, evitando prejudicar a parede intestinal, bem como comprometimento da mucosa.

Deixe seu comentário aqui !