11 - out
  

Retocolite ulcerativa idiopática – RCUI

Categoria(s): Dicionário, Gastroenterologia, Nutrição, Oftalmologia geriátrica




Resenha

Retocolite ulcerativa idiopática

A RCUI é enfermidade com características de processo inflamatório da mucosa do intestino grosso, de padrão distal e contínuo. A RCUI é restrita ao cólon e reto, preservando, a válvula ileocecal e o íleo terminal. As lesões anais são raras e se apresentam sob a forma de fissuras, ulcerações, abscessos e fístulas

Os pacientes com colite ulcerativa se apresentam com diarréia e hematoquezia (sangue nas fezes), geralmente não são tabagistas e têm ulcerações superficiais se extendendo do reto até os colons, com abscessos da cripta intestinal (veja imagem).

As manifestações osteoarticulares são freqüentes, felizmente, não as mais graves. São facilmente confundidas com doenças reumáticas, fato que retarda seu correto tratamento. Outra manifestação  extra-intestinal é a espondilite anquilosante, muito semelhante à espondilite idiopática, caracterizando-se por dor lombar e presença de sacroileíte ou osteoartropatia hipertrófica. O paciente se movimenta em bloco, perdendo toda flexibilidade da sua coluna vertebral, com imensa perda da qualidade de vida.

As lesões cutâneas podem ser o eritema nodoso (5% a 15% dos casos), o pioderma gangrenoso, geralmente localiado na região pré-tibial, que apresenta-se como grande lesão ulcerada, profunda, com centro necrótico, margens hiperemiadas, muito dolorosa e, em geral infectadas e as piodermites extensas.

As lesões oculares são: episclerite, conjuntivites, irites, uveítes, que ocasionam, dor ocular, fotofobia, borramento da visão, cefaléia, prurido e irritação ocular. A irite e uveíte são graves, pois podem levar à cegueira.

O diagnóstico diferencial da colite ulcerativa inclui colite infecciosa, colite induzida por estrogênio ou antiinflamatórios não hormonal (AINEs), isquemia, vasculite, lesões por irradiação, colite por exclusão de segmento colônico ou linfoma.

Complicações

As principais complicações intetinais da RCUI são: megacólon tóxico; transformação maligna; enterorragia (sangramento intestinal) maciça e perfuração.

Tratamento

O desconhecimento mais específico da etiopatogenia das doenças inflamatória intestinais dificulta o tratamento direcionado. Também as remissões espontâneas da doença dificultam a análise dos resultados quanto à eficácia das medidas terapêuticas empregadas. Entre tanto, aminossalicilatos e os corticosteróides, apresentam bons resultados na maioria dos enfermos com RCUI.

Tratamento cirúrgico – Os critérios para indicação do tratamento cirúrgico eletivo na RCU são: insucesso no tratamento clínico, retardo do desenvolvimento, complicações intestinais,manifestações extra-intestinais graves e associação com câncer. As indicações nas urgências, tais como no megacólon tóxico, hemorragia maciça e perfuração intestinal. O tratamento cirúrgico da RCUI tem sido realizado com maior freqüencia nos últimos anos graças ao desenvolvimento de novas técnicas operatórias de preservação esfincterana que evitam a ileostomia definitiva.

Referências:

Damião AOMC – Doença Inflamatória Intestinal: atualização terapêutica. In FBG. Gastroenterologia. Lemos, São Paulo 2000, p.207.

Moreira H – Retocolite Ulcerativa Grave. In: Cruz GMC. Coloproctologia – Propedêutica Nosológica. Revinter, Rio de Janeiro 2000, p.1051.

Quilici FA – Colonoscopia. Lemos São Paulo,2000.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


275 Comentários »

  1. simone pereira comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 1:05 PM

    Bom, tenho uma inflamaçao no intestino desde dos meus 12 anos hoje estou com 31 nos ultimos 2 anos fui diagnosticada com colite ulcerativa ate então acreditava ter doença de crhon,
    não costumava a sentir os sintomas sempre com a doença moderada, mas nos ultimos dias não estou passando por esse processo estou com uma forte diarreia onde nao estou conseguindo o tratamento devido a não combinar com o meu antigo medico por ter muitos anos de doença nem sempre me dou certo com os medicos eles querem meu bem mas da maneira deles sempre achando que as coisas são facieis eu sei que nao são o doloroso saber da doença ter ela e pior conviver com ela e saber que e cronica so Deus para amparar o coraçao de que tem qualquer tipo de doença principalmente doença cronica, peço que me ajude com minha cabeça e minha alimentação para que possa estar um pouco melhor ate conseguir reiniciar meu tratamento um abraço e estou no aguardo do seu reporno.

  2. Hamilton comenta:

    2 março, 2009 @ 7:32 PM

    Tambem sou portador de Retocolite ulcerativa. Tenho 17 anos e fui diagnosticado aos 12 anos. Ja pensei por crises intensas, com forte diarreia e sangramento retal. Mas pela graça de Deus sempre me recupero. Hoje (Março de 2009) faz 9 meses que estou em remissao ( a doença fica em total esatdo de inatividade). Levo uma vida quase normal e procuro ir ao medico regularmente.

  3. eliane kuhnen comenta:

    4 março, 2009 @ 2:03 PM

    olá, tenho esta doença retocolite ulcerativa há 2 anos, e tenho vivido uma vida normal pois procuro fazer a dieta recomendada por meu médio por sinal muito bom. vc não deve se alimentar de alimento que contenha lactose(leite,yogurte etc…), pimentas, temperos fortes(evitar mostada, catchupi ),frituras so as vezes e evitar bebidas alcolicas….. pois esses alimentos aumenta inflação na parede do intestino. Procure ter uma alimentação com bastante frutas,verduras, almoço normal e cuidar para que depois passar a diarreia você nao ter prisão de ventre pois isto tambem nao é bom pra a doença. O importante é fazer uma colodoscopia e fazer um tratamento com um bom medico. Você pode viver uma vida normal se bem que eu tambem procuro nao irritar muito, pois nosso estado emocial tambem influencia na doençã.
    Deixo este recado para pessoas que estao procurando uma orienttação, principalmente á Simone Pereira está passando por dificuldades.

  4. selma Carrapeiro comenta:

    15 abril, 2009 @ 5:35 PM

    Ola, bem tb tenho essa maldita doença, e tenho picos de remissao e picos de atuação da mesma, no momento estou tendo problemas na regiao lombar, suspeita de ser espondilite anquilosante, mais uma que essa doença leva consigo qdo ataca, fiz terapia por 4 anos e sou muito nervosa, tudo me irrita, tenho 33 anos e desde 1999 sei que tenho essa doença, nao sei se desenvolvi ou se é genetico, sei que qdo criança nao evacuava direito e sempre tive que tomar laxantes, aos 23 anos descobri que tinha isso depois de fica internada por varios dias com diagnostico de cancer, graças a Deus nao era e nao sera jamais. Bem tomei os remedios tive melhora e as vezs tenho crises pequenas coisas de 2 a 3 dias e passa volta a vida normal, faz tempo que nao tenho diarreia e tb que nao fico empredada (isso mesmo) em uma semana fiz tres lavagens seguidas!!
    Procuro fazer a dieta, mas detalhe, perdi a receita e o guia de alimentação, e pra ajudar o meu medico Dr. Fernando, foi embora para nordeste e nao me adapto com outros medicos, enquanto nao tenho certeza do que estou na coluna, ando com dificuldades, tem dia que nem ando, e o pior estou mais irritada ainda!!!! Ninguem merece viver com dor e isso é o que mais me incomoda, qdo nao é uma dor é outra. e os remedios sempre sao os corticoides, que pra ajudar me engordam e muito!!! Mas beleza tudo isso vai passar!!! Simone te cuida pq o negocio é osso!!!

  5. eliana abranches teixeira comenta:

    17 abril, 2009 @ 4:14 PM

    Oi Gente,
    Eu fui diagnosticada de retocolite ulcerativa idiopática aos 17 anos de idade, hoje estou com 40, e desde então minha luta é constante, fiquei uns 2 anos bem, mas comecei a comer de tudo, até terra na minha gravidez eu comi, não sei como não morri, fiquei muito tempo sem tratamento adequado, me automedicando e com isso agravei minha doença, fiz recentemente a colonoscopia (tranquilo demais), e as úlceras estão enormes. Tenho muito gás no intestino, faz cada barulhão horroroso, deixo de sair por causa disso, minha barriga está enorme, estou inchada devido ao corticóide que tomei por conta própria. Mas Graças as Deus encontrei um anjo que se chama Dra. Nubia, moro em Belo Horizonte, e ela me animou, recomeçamos do zero o tratamento, vou começar também com antidepressivo (fluoxetina 20mg), todos nós que temos este problema somos nervosos, então é melhor tratar o psicológico também. Sou muuuuiiiiitoo nervosa, implico até com o chinelo da minha mãe, quero matar meu chefe, e todos os homens do mundo. Mas acho que vou ficar bem. E todos vocês também. Temos que ter consciência de que temos sim uma doença crônica grave e que precisamos de tratamento para a vida toda, tomar remédio para sempre, o importante é ficar bem, amar e ser feliz. Tenho um filho de 17 anos que é meu amigão, uma vêz ele me pegou comendo escondido, tomou o saco de pão cheio de doce e tacou na minha cabeça, esfarelou tudo e morremos de rir. Ele me dá a maior força. Me chama de baleia, que eu vou morrer se não me cuidar, e aí eu parei e pensei. Vou voltar a ser quem eu era antes de ser doente. Feliz, magra, saudável. Porque não? Deus existe para todos. Força meus queridos companheiros nesta luta. Saúde para todos vocês.
    Eliana Abranches

  6. ana cristina comenta:

    12 maio, 2009 @ 2:38 PM

    Olá, tenho retocolite há 6 anos. Nunca fui uma pessoa nervosa, fico quando me tiram muito do sério. Nestes últimos anos sempre estive tomando remédios, parei uns 5 meses na gravidez, mas nos últimos meses voltei a tomá-los. Eu acredito que há uma falha genética nos portadores, há estudos sobre isto. Creio que não é o emocional que deflagra a doença e sim, fatores genéticos e hereditários. Logo logo os cientistas descobrirão.
    Nunca tive problemas intestinais até os 30 anos, quando descobri a doença. Não sabia o que era intestino preso, nem solto, inclusive nunca tinha ouvido falar em retocolite… foi difícil no começo, mas agora eu aceitei, fazer o que. Conheço gente que tem a doença e não toma remédios como eu … acho que meu organismo já se habituou a eles, sei lá… Deixo aqui a mensagem aos que descobriram a doença recentemente e aos que já a tem: não se desesperem, há coisas bem piores. O jeito é procurar alternativas, mudar a dieta (coisa que eu nunca fiz), terapia (pra quem achar que resolve) e seguir com o barco adiante. Tenho fé que logo eles descobrirão a real causa da doença, aí as coisas começam a ficar mais claras. Tive filho em 2006, algo que eu tinha muito medo que não acontecesse comigo. Tomei remédios nos últimos 3 meses e minha filha não tem problema algum (espero que geneticamente ela não puxe pra mim).
    Abraços a todos e fiquem com Deus.

  7. Adna Araújo comenta:

    12 maio, 2009 @ 10:04 PM

    A mudança nos hábitos alimentares, sem dúvida, é um forte aliado do tratamento medicamentoso. É importante manter o estado nutricional dos portadores da doença, visto que alguns perdem peso não somente pelos prejuizos dos episódios de diarréia (deficiência enzimática, perda de eletrólitos, água, nutrientes não absorvidos), mas também pelo medo de se alimentar e ter o quadro. A perda de peso pode estar mascarada pelo uso de corticosteróides. Vale ressaltar também a importância do acompanhamento dos níveis adequados de micronutrientes(vitaminas e minerais) no organismo. Isso poderá detectar uma anemia instalada, por exemplo.
    Essa associação entre medicamento e dieta adequados proporcionará remissão do quadro. Então, consultem um Nutricionista e sigam as recomendações do mesmo.Uma dieta diversificada, individualizada e direcionada para a patologia sem dúvida faz a diferença no tratamento.
    Espero ter colaborado!

  8. THELL PASSOS comenta:

    29 maio, 2009 @ 3:37 PM

    Oi a todos!

    Entao, descobri há + ou – 10 anos que tbm tenho a tal da Retocolite. Como já comentado por todos, o que mais irrita, é o mal fucionalento do intestino, e pior de tudo, sao as cólicas quando vem a crise, no meu caso, o sofrimento maior é exatamente o de ir ao banheiro(defecar), pois é uma dor terrivel……Apesas de seguir uma dieta equilibrada, faz tempo que nao vou ao médico pra ver como está, mas estou providenciando isso.

  9. Ana Maria comenta:

    21 junho, 2009 @ 8:28 PM

    Tenho retocolite ulserativa e estou em tratamento a 2 anos.
    O remedio indicado pelo meu médico é a sulfassalazina 500 mg (2 comprimidos a cada 6 horas) e ácido fólico 5 mg(1 por dia) tenho de ter acompanhamento médico constante, faço colonoscopia a cada 6 meses e exames de sangue a cada 3 meses, pois a sulfassalazina tem vários efeitos colaterais e ainda está em fase de estudos quanto a dosagem.
    A dieta que faço é evitar leite, gorduras, bebidas alcoólicas, pimenta.
    Tenho uma diéta equilibrada com bastante frutas e verduras especialmente tomate, segundo o meu médico, excelente para quem tem retocolite.
    Fiz todos os exames a 10 dias e todos estão excelentes.
    Não tenho mais dor, nem sangramento nas fezes e a retocolite não interfere em nada na minha vida.
    O tratamento sulfassalazina é bastante caro, mas no Estado de São Paulo é doado pelo governo.
    Como já foi dito anteriormente , o tratamento não pode ser interrompido e é apara o resto da vida.
    Mas estou satisfeita com os resultados.

    A minha intenção aqui é somente troca de informações e colaborar para diminuir o sofrimento de quem tem essa doença, não é sugerir a auto medicação.
    A minha recomendação para todos é sem dúvida, procurar o seu médico .

  10. Caio Feltran 20 anos comenta:

    24 junho, 2009 @ 7:30 PM

    Tenho retocolite ulcerativa a dois anos e meio. depois de varios exames sem diagnostico definido descobri, até atualmente passando por crises, dores abdominais intensas o ano passado, tinha recebido alta, mais infelizmente ela volto com novos sintomas até tiver que largar o emprego temporariamente, A mensagem que passo tem que ter muito jogo de cintura, fé e não se preocupar com eventuais probremas, procure um bom medico para ter um diagnostico certo, Por ser uma doença cronica não é facil o tratamento é caro mais a esperança de um dia melhor deve estar sempre fixada na sua mente..

  11. eliana abranches teixeira comenta:

    25 junho, 2009 @ 1:44 PM

    Os comentários da Ana Maria estão corretíssimos, no meu caso que tenho a retocolite à 23 anos, já tomei muita sulfassalazina, mas atualmente estou sendo medicada com a mezalazina e azatioprina, estou tendo melhoras, não tenho muitas evacuações ao dia, sempre pela manhã de 01 a 02 no máximo, depende muito do que como, se me alimentar corretamente, me sinto ótima, dieta é a mesma para todos nós, nada de leite e derivados, pimenta, álcool, bebidas gasosas, chocolate, enfim você tem que analisar o que te faz mal e cortar da alimentação, batata, abobrinha, gelatina, arroz integral, feijão sem caroço, carne branca, salada de legumes, frutas, menos laranja, é a minha alimentação, aos poucos você vai descobrindo e aderindo à sua dieta. Mas o que ainda me incomoda e muito são os gases intestinais, se alguém souber de como acabar com eles, por favor me ajudem com dicas.
    Um abraço para todos, façam acompanhamento médico sempre, exames, sigam as orientações de seu médico, que tudo ficará bem.
    Muita paz e felicidade para todos vocês, pensem em Deus sempre, busquem nele todas as soluções, coloquem nas mãos de Deus toda sua vida e sigam em frente.
    Abraço

    Eliana Abranches.

  12. carlos eduardo comenta:

    8 julho, 2009 @ 4:02 PM

    OI , eu tenho retocolite descobri tem uns 10 meses , mais as crises dos ultimos 2 meses , sao insuportaveis , eu vo ao banheiro umas 20 vezes por dia , a noite nem durmo direito por calsa das emumeras vezes q vo ao banheiro, fortes dores q tenho ,
    tenho tido ancias de vomito , termino de comer tenho q ir correndo pro banheiro , nao tenho passado nada bem , tenho fraqueza , esta ruim ate pra arumar emprego com esta crise da doença , eu tomo mesalazina de 800mg 4x ao dia , corticoide de 40 , azatioprina 50, buscopam , mais nada esta resolvendo , nao faço nen uma dieta , algem ,pode me ajudar , agardo resposto , me passe uma dieta tambem, agrato……

  13. Anônimo comenta:

    19 julho, 2009 @ 11:48 PM

    Boa Noite,

    Meu nome é Carmem.

    Tenho retocolite
    Peço a gentileza de me ajudar. Preciso orientação sobre minha dieta alimentar( o que realmente posso comer e o que não posso), que com isso ira me ajudar e muito nas cólicas intestinais e nas diarréias, pois não sei o que realmente o que posso comer.

    Agradeço desde já atenção e pela ajuda se for possível.

    Obrigada pela ajuda.

    Carmem

  14. Denise comenta:

    28 julho, 2009 @ 11:10 PM

    Oi Carlos Eduardo,tbm tenho retocolite ou doença de crohn,não sei,ainda não decidiram…Fiquei enternada em abril e fiz colonoscopia e o médico falou que meu intestino está todo inflamado.Não sei qual das duas doenças eu tenho;mas o fato é que as duas são crônicas e muito parecidas.
    Me comoveu muito o seu comentário,queria saber oque os médicos dizem a respeito de tanto sofrimento,sinceramente como pode?Você está sofrendo demais,ainda não li um sofrimento como o seu,nem na doença de crohn que também é horrível…Não sei o que te dizer estou muito comovida.
    Sou evangélica e acredito muito no poder de Deus,vou orar pela sua saúde,e desde já declaro que esses sintomas vão sumir,para a glória de Deus…Fique com ele

  15. Matilde Vicente comenta:

    16 agosto, 2009 @ 12:25 PM

    Olá pessoal,meu nome é matilde mas se alguem quiser entrar em contato está ai o email da minha filha. Sou portadora da retocolite a 9 anos,no começo passei por todos esses sofrimentos de carlos e os demais,os sofrimentos são basicamente os mesmo mas o primeiro passo é proucura um medico o qual vcs confie que seja realmente um otimo medico que li passe confiança.Bom,tudo começou assim. Eu descobri em 2000 quando um certo dia eu tive uma diarreia forte foi dai que chegou o meu grande sofrimento,eu fui para um medico aqui da cidade em que moro(natal-rn) ele com pouco conhecimento li fiz uma pergunta sobre a alimentação e ele me respondeu dizendo que eu poderia comer de tudo e foi ai que eu ia me dando mal muito mal e em seguida proucurei outro rapidamente em que fiquei por 7 anos em seu acompanhamento foi onde tive uma melhora e um entendimento melhor sobre a retocolite ulcerativa e hoje estou sendo acompanhada por outro Dr.Gutemberque e por sinal dono do hospital um medico muito serio e preocupado com os pacientes.Sou acompanhada não só por ele como por medico de hematologista,reumatologista porque com a dieta a também outros problemas que aparecem por falta de vitaminas e etc…Ao sai do meu antigo médico dr.Trajano por não atender mais pelo meu plano tive que ir pro meu atual medico Dr Gutemberg e ele me encontrou muito mal depois de fazer a colonoscopia ele disse que faltou bem pouco pra virar um cancer,e eu achando que estava muito bem acompanhada(agente se engana) ,ele é um medico muito rigido,muito profissional ,ele vendo o meu estado de muita fraquesa(por falta de uma alimentação correta,mas não como nada fora da dieta que eu mesma fiz.)ele me passou recentimente o leite por nome MODULEN IBD o qual tive que entra com um pedido na justiça para receber pelo estado e quase que não recebia,pois se trata de um aliemento mais ao mesmo tempo um remedio e muito caro. Ele é um complemto alimenta,passado por ele.Aguma duvida agente pode trocar ideias. Fiquem com Deus e não é o fim do mundo pior seria se pior fosse. Grande abraço.

  16. patricia comenta:

    20 agosto, 2009 @ 4:16 PM

    porfavor descobri recente mente que tenho rcui mais estou tensa porque meu medico se quer me passou um dieta e eu nao sei o que comer tudo que leio so dis o que nao comer e me parece que e quaze tudo por favor quem puder me ajude me passando a dieta certa e eu serei grata .

  17. DANIELA SANTANA SILVA comenta:

    5 setembro, 2009 @ 9:04 AM

    DESCOBRI FAZ POUCO TEMPO E ESTOU DESESPERADA NÃO SEI O QUE PENSAR E NEM O QUE FAZER QUERO TER OUTRO FILHO ISTO PREJUDICA QUERO SABER TUDO O QUE POSSO COMER

  18. jair cocaro comenta:

    6 setembro, 2009 @ 9:21 AM

    Tenho rcui há 7 meses. Venho efetuando o tratamento, mas, sem dieta específica. Há dias bons, outros nem tanto. A dieta é fudamental, mas aliada a medicação. Devido a minha profissão (advogado), sofro estresse diário, o que contribui muito para a doença. Tenho tentado me acalmar, pensar melhor a respeito da vida e encará-la de forma mais suave. Este estado positivo, parece ter me afetado de maneira a contrbuir na melhora dos sintomas.

    Bom, não há mal que sempre dure e a vida é feita de períodos. Minha mensagem a todos os portadores desta doença é que, calma é fundamental, mas a medicação e alimentos também. Relaxem, vejam a melhor parte do problema e o aceitem como uma foma de fortificação. Deus jamais dá um fardo mais pesado, que seu corpo possa suportar.

    Um abraço a todos, Jair.

  19. eliana abranches teixeira comenta:

    10 setembro, 2009 @ 2:30 PM

    Olá pessoal!
    Queria fazer uma observação em 2 comentários: O do Carlos Eduardo e do Jair Cocaro.
    O Carlos está em crise, ele precisa urgente de um bom Proctologista cirurgião, eu tive os mesmos sintomas no início da doença hà 23 anos atrás, eu vomitava e evacuava muito sangue ao mesmo tempo, umas 20 vezes ou mais ao dia, emagreci 15 quilos, pesei no final das contas 39 quilos, tive anemia profunda, não conseguia andar sem ajuda, muita febre, fiquei internada por 40 dias , eu tinha 17 anos de idade, levei 1 ano para estar total mente recuperada. Meu médico na época pediu um acompanhamento psicológico, mas minha mãe não tinha condição de pagar e acabei por não fazer o que hoje me arrependo muito. Pois fazparte do tratamento, pois crises nervosas, ansiedade ajudam bastante na piora do quadro, não sá a alimentação, às vezes eu nem como e passo muito mal, mas devido meu estresse que é muito, pois minha vida em geral não é fácil. Como comentou o Jair Cocaro, depende mesmo de nossa calma, controle emocional, para ajuda no tratamento.
    Hoje estou tratando com uma proctologista cirurgiã, tomo mezalasina de 800 mg 3x ao dia e azatioprina 50mg 1x ao dia, evacuo sempre às 5:00 da manhã e algumas vezes às 6:00 também, e dependo do que eu comer vou no meio do dia também, à noite quase nunca, mas o que tem me incomodado bastante e eu não sei como resolver são os gases intestinais, minha barriga é muito inchada e faz muito barulho e eu preciso mesmo soltar, é chato e eu morro de vergonha de falar disso, mas acho que vcs podem me entender, não era assim antes, estes gases começaram à mais ou menos 1 ano. Alguém também tem estes sintomas horríveis? (gases), me diz o que fazer para melhorar, e o inchaço da barriga também.
    Abraço a todos e muiita força.

    Eliana

  20. silvani comenta:

    16 setembro, 2009 @ 7:29 PM

    ola; tamben tennho reto colite uns 4anos sofro muito quando estou nervosa estresse graças a deus descobri um remedio bom para os gases e a cascara sagrada capsula essa doença vai evolta tem que fazer colonoscopia 1vez ao ano pelo menos .e fazer dieta gostaria de me conresponder se alguen descobrir algun tipo de remedio caseiro pois tenho a barriga muinto inchada .um abraço fiquem com deus , silvani

  21. tatiane de souza rocha caetano comenta:

    17 setembro, 2009 @ 10:08 PM

    Olá, me chamo Tatiane e tb sofro desta terrivel doença, pois ela atrapalha muito vida vida diaria, descubri a doença a mais ou menos 10 meses, no começo evacuava ate 5 vezes ao dia, com fortes dores abdominais e nauseas, começei então o tratamento com mezalazina de 800mg 3 vezes ao dia, e não tive muito resultado a medica então incluiu um corticoide “prednosona”de 20mg, melhorei bem, a mais ou menos 1 parei com o corticoide, e tive uma recaida uma nova crise com os memos sintomas, infelismente vou ter que tomar novamente o corticoide,que eu nao aprecio nem um pouco , pois já estou bem inchada, tenho 25 anos e estou tendo que aprender a convivier com esta doença, sou evangelica e acredito muito em um milagre de Deus na minha vida para que possa me curar totalmente, digo a vcs que orem muito por que Deus e muito misericordioso e atendera a vossa preces!Abraço a todos!

  22. xxx comenta:

    20 setembro, 2009 @ 6:22 AM

    Não é fácil conviver com a doença. Dez anos assim. Ela some e reaparece do nada. Quando volta, vem pior que antes. É ruim estar no mercado e ter de sair correndo. Notrabalho também. A dor de diarréia é que incomoda. Ver o sangue diariamente, também. É como se estivesse menstruando por trás. Não encontrei nenhum remédio que cortasse o problema em uma semana, por exemplo. Ela voltou faz duas semanas e sei que vai ficar por mais de um ano. De repente ela vai embora. Vou ter que aguentar tudo isso. Peço a Deus força.

  23. Fabiana comenta:

    25 setembro, 2009 @ 11:13 PM

    Gente,
    Li todos esses comentários e fiquei surpresa, pois não imaginava que havia tantas pessoas que passavam pelo mesmo problema que eu.
    Vou contar um pouco da minha história.
    A minha retocolite se manifestou quando eu tinha 18 anos. Passei por um momento difícil, fui morar longe dos meus pais e 1 mês depois de me mudar fiquei doente. Passei quase 1 mês sem saber o que tinha, indo em vários médicos. Até dizer que eu tinha ameba me falaram e me deram remédio para matá-la. Como o remédio era muito forte fiquei pior ainda. Perdi 10kg em 7 dias… Não conseguia me alimentar, ficava enjoada e vomitava, tinha diarréia com muito sangue. Muito sangue mesmo… Fui para o interior dos meus pais no fim de semana, pois não aguentava mais perder tanto sangue, ir a tantos médicos e ninguém saber me dizer o que eu tinha. Meus pais pediram para um médico da família me olhar antes da colonoscopia numa Segunda. Isso aconteceu num Sábado… O médico nem me deixou sair do hospital. Pediu-me para subir na balança e eu estava tão fraca que desmaiei. E aí o inferno começou… Passei 11 dias internada tendo que tomar bolsas de sangue para poder perder mais. Meu intestino estava inflamado a tal ponto que não conseguia me mexer, deitar de lado, andar… Tive que ficar 1 mês em casa passando o dia deitada para não fazer esforço na barriga. Na época da recuperação… Tive várias crises… A segunda foi quando achei que estava boa e parei de tomar o remédio por conta própria. E foi assim até 3 anos atrás.
    Não sei se tiveram esse problema como eu, mas eu não conseguia mais engordar de jeito nenhum. Passei anos muito magra e nem a quantidade absurda de corticóide que tomava me fez engordar. Engordei de uns 2 anos para cá.
    Atualmente tenho 26 anos e passei 3 anos sem ter absolutamente nada e sem tomar nenhum medicamento. Não agüentava mais tomar 8 comprimidos de sulfasalazina por dia e por conta própria parei de tomar os remédios. Disse para mim mesma: “Nunca mais vou me permitir ficar com isso novamente”. E deu certo. Coloquei na minha cabeça que não podia me estressar, que tinha que ser mais pacífica, não ligar para as coisas que me incomodavam… E deu certo. Tudo que não gosto, que me irrita, eu abstraio, fecho os olhos e fico na minha cabeça falando: “Não vou estressar, não vou estressar.. Não vou ficar doente novamente”.
    Há quase 1 semana voltei a ter diarréia e hoje tive um pouco de sangramento. Isso mw deixou triste, pois eu lutei tanto para ficar boa, voltar ao meu peso… Não quero nem imaginar perder os quilos que ganhei com tanto sacrifício.
    Eu tenho quase certeza que a doença ficou ativa novamente por causa de um medicamento que estava tomando para infecção urinária. Esqueci de dizer a médica que tinha esse problema e ela não perguntou nada sobre doenças que tive… E aí esqueci. Passei tanto tempo sem ter que nem lembrava mais de retocolite.
    Meu médico sempre me dizia que tenho que tomar cuidados com remédios, pois podem deixar a doença ativa novamente…
    Nem completei o tratamento da infecção. Era para usar 10 dias e parei com o antibiótico no 8º dia, pois fiquei preocupada em voltar tudo. E por isso entrei no Google e achei esse site com vários depoimentos e me senti na obrigação de comentar.
    O único conselho que posso dar é… Cuidem primeiramente da cabeça que tudo melhora. Tenham fé que um dia nos darão uma explicação plausível para isso e ficaremos curados. A fé e o estado emocional é o melhor remédio para nossa situação.
    Espero que tenha acrescentado algo para alguém.
    Beijos para todos!!

  24. eliana abranches teixeira comenta:

    29 setembro, 2009 @ 1:11 PM

    Gente,

    É o 3º comentário que faço, cada vêz que abro o site fico mais surpresa de tanta gente,
    O mais incrível é muitas vêzes a solidão, né? Parece que ninguém entende nossa situação, mas é chato mesmo, você está em uma festa, ou na rua, e tem que sair correndo procurando um banheiro, e o pior é que nem sempre tem um por perto, eu já tive que entrar em motel, sozinha, pagar pra usar o banheiro, aí as pessoas pensam: Que mulher cagona, deve comer que nem retardada. Meu Deus do Céu!!! Já passei cada uma que vocês devem saber bem. ATUALMENTE eu não namoro, não me casei, tive dois namorados que souberam a fundo da minha doença e me entendiam, um é o pai do meu filho, mas não deu certo, o outro entendia, mas quando a gente brigava ele dizia que eu ia ter um câncer, falava coisas absurdas, que eu sangrava pelo ânus, que eu não valia nada, até um dia ele quebrar meu tornozelo, precisei disto pra acordar.
    Hoje eu me dou o valor que mereço, estou me tratando direitinho, tento controlar a alimentação (mas nem sempre consigo), mas acho que o segredo mesmo é se medicar corretamente com acompanhamento médico (proctologia), fazer sim a colono que é muito tranquilo uma vêz ao ano, se alimentar bem com muita fruta, verdura, legumes, sucos, chás (erva doce é ótimo). Ficar tranquilo, não esquentar a cabeça, não adianta nada a gente so piora se ficar nervoso e ninguém quer saber se vc tá morrendo, só a gente sabe o que se passa dentro do nosso corpo, então, não esperem que as pessoas se adaptem a vocês, vocês têm que fazer o que é melhor pra sua saúde.
    Ter amigos de verdade, um companheiro(a) amoroso, compreesivo (eu não tenho ainda), a família é sempre o porto seguro (mesmo se tiver conflitos).
    Quero viver por muitos anos ainda, estou com 40, tenho um filho que amo de paixão com 18 anos, tive a retocolite ao 17 anos, não curti muito a minha adolecência, mas assim que a crise passou, eu viagei, passiei muuuuito, namorei bastante. Agora eu tô mais quietinha, esperando a doença melhorar mais, eu quero voltar a sair, viajar, por enquanto não estou em condições, os gases incomodam demais, se comer pela manhã eu tenho que evacuar, é muito ruim.
    Mas acho que com o tempo a gente vai melhorando, antes eu não aceitava a doença, hoje eu estou mais madura, e entendi que é crônico, não tem cura, mas é tratável e a gente pode viver uma vida quase normal.
    Se cuidem e melhoras para todos.

    Abraço
    Eliana

  25. Natália comenta:

    4 outubro, 2009 @ 5:58 PM

    Oi,Tbm tenho colite,descobri a + ou- 02 anos e faço tratamento com messalazina 800 mg e prednisona de 20 mg; Ja tive começo d uma hemorragia intestinal e chequei a tomar 10 comprimidos por dia,mas d 2500 mg por dia.Ja fiz varias colonoscopia e Retossigmiodoscopia.Para mim é muito dificil conviver com essa doença ,pois so tenho 24 anos e tive q mudar radicalmente minha alimentaçao.Tbm trabalho no comércio onde é bastant estressant o q acaba piorando os sintomas.Sempre tenho recaida,mas graças a Deus me recupero.O tratamento é muito caro,mas com a graça de Deus consigo fazer,vou ao médico a cad 15 dias e tive muita sorte d encontra um bom profissional (Dr Ney Feitosa).Tenho muita fé,e sei q Deus vai continuar mim ajudando.Boa Sorte a todos.NATALIA;

  26. Hamilton comenta:

    16 outubro, 2009 @ 9:09 PM

    Oi. Essa é a segunda vez q comento aqui. Tenho RCUI há 6 anos. Atualmente tenho 18 anos. Acho q tow vivendo uma das melhores fases da minha vida. A cerca de um ano coloquei,pro_jetei em minha cabeça que não iria me estressar com nada, mais nada mesmo. Vestibular, namorada, trânsito, professor chato, nada , nada. Hoje tá fazendo um ano
    e um mês que não sei o que é RCUI. Sem diarréia (só quando como muita besteira), sem san_
    gramento, sem dores, sem cólicas. Só um pouco de gases, quando como certos tipos de
    alimentos. Passei no vestibular pro curso do meus sonhos, Direito. Modéstia a parte, vcs
    ainda irão ver eu como um Juiz de Direito. A dica que dou por portadores é:
    1- Mude seu estilo de vida – evite se estressar, irritar-se.
    2- Controle a sua alimentaçao – Veja que tipos de alimentos aumenta a sua mobilidade
    intestinal, quais lhe causam diarréia, desconforto. Consulte um nutricionista e monte a
    sua dieta alimentar INDIVIDUALIZADA. A RCUI varia de pessoa pra pessoa.
    3- Consulte um Gastroenterologista ou um Proctologista de CONFIANÇA e COMPETENTE – É importante, pois nunca se sabe quando vai se entrar em crise. Além do mais, a doença é crônica.
    4- Se alguém quiser me add no msn: Hamiltonnava@hotmail.com
    Dúvidas, indicaçoes de trabalhos cientifícos sobre RCUI, tratamentos, experincia de vida.
    “O pessimista nunca venceua guerra” , portanto otimismo e bola pra frente. A vida continua.
    Temos RCUI e somos capazes. Boa sorte, saúde e melhoras.

  27. jane comenta:

    19 outubro, 2009 @ 1:21 PM

    hola descobri que rcu a 1 ano….maos não sei mto oq fazer pareçe que o médico não sabe mto bem oq está fazendo….estou tendo forts crises vou mais de 10 vezes no banheiro..sai mto sangue e muco……mais nao sinto dores…e tbm ainda nao perdi peso…..gostaria d saber se alguém conheçe um médico bom por aki em sp …melhoras a todos

  28. ANATALIA comenta:

    1 novembro, 2009 @ 2:35 PM

    oi meu nome é anatalia tenho um irmão que tem retocolite sofre muito com isso.Já ficou 20 dias enternado no hospital das clinicas,e já tá aguardando a serugia mas não tem vaga no hospital,por isso não operou ainda.
    Todos estamos com fé que ele melhore,e frequentemente ele vai ao banheiro e sangra.
    Quando o viros ataca fica muito enchado,todos estamos resando para que ele melhore.desejo melhora pra todos.

  29. Emyle comenta:

    20 novembro, 2009 @ 8:49 PM

    Só uma pergunta? alguém aki q tem essa doença consegue manter um peso satisfatório? pq eu to só osso e naum aguento mais viver assim!

  30. Fabiana comenta:

    20 novembro, 2009 @ 10:41 PM

    Oi Emyle!! Sei bem o que é isso e sofri muitos anos sem conseguir ganhar peso até que um médico me deu a luz. Eu usei um remédio que abre o apetite que o nome é Cobactin. Vendem genérico, mas não funciona. É barato, acho que nem chega a 20 reais… Compre o original mesmo. Tomei junto com um polivitaminico que o nome é Rarivit.
    É o seguinte… Esse Cobactin dá muito sono nos primeiros dias, você vai sentir muito sono por uns 3 ou 4 dias, mas tem que insitir, porque aí já no 5º dia não sente efeito seu corpo acostuma e não sente mais sono. Recomendo você começar a tomar no fim de semana. Comece na Sexta, porque aí passará o fim de semana dormindo e já no início da semana seu organismo acostumou. Com um mês tomando todos os dias já sentirá efeitos, engordará… Sentirá muita fome. E o uso… 1comprimido 1h antes do almoço o Cobactin e o Rarivit 2 comprimidos assim que terminar a refeição. Todos os dias. Não precisa mais que isso. Você sentirá muita fome. O Cobactin é para abrir o apetite e o Rarivit vai lhe dar mais nutrientes, pois só a comida não é o suficiente. Como nosso intestino está inflamado ele não absorve nada direito e não conseguimos engordar porque não comemos o suficiente para isso. Como um remédio vai comer muito e o outro vai dar quase o dobro de vitaminas. É como se tivesse fazendo outra refeição daquela que acabou de comer… Vai por mim, foi o único que me fez engordar. Tomei muito soro, corticóide e nada me fez ganhar peso, só esses dois remédios. Hoje, Graças à Deus estou com 53kg. Na doença cheguei a pesar 40kg. Daqui 1 mês vem aqui me dizer se está funcionando, tá? Boa sorte, se cuida e fique com Deus!!!

  31. Elaine comenta:

    21 novembro, 2009 @ 7:40 PM

    Oi galera !! Poxa que bom encontrar um local onde outras pessoas com essa maldita doença podem conversar. Há uns 3 ou 4 anos atras tive sangramento e muita dor, febre também. Daí fiquei internada e o medico diagnosticou essa doença. A princípio tomei Mesacol, mas após alguns meses abandonei o tratamento. Assumir o fato de ter essa doença sempre me irritou muito, por isso me dei alta. Estou sem tratamento e sem ir ao médico e nem fazer o tal exame há muito tempo, tipo uns 3 ou 4 anos. Na verdade estou escrevendo pois gostaria de saber se mais alguem aki também sente dores após o almoço ou janta, tipo, dói depois de comer. Especialmente qdo viajo e fico fora de casa, tipo em hotel (viagem a trabalho) parece mesmo psicológico. Sei que é uma doença totalmente emocional, aliás, qdo passo um nervoso dói também. E qdo dói, me sinto inchada, a dor chega ser insuportável. Mas qdo estou em casa, normalmente não dói nada…. muito esquisito isso… ah, e tenho diarréia de 5, 7 até por 10 dias diretos.. Mas sinceramente, pelo que li acima o depoimento dos colegas, não acho que tenho essa doença, pode ser outra coisa ou sei lá… bom, esses sintomas são familiares para alguém, da maneira que escrevi… ?????

  32. thell comenta:

    21 novembro, 2009 @ 8:17 PM

    ola Elaine, é realmente muito irritante essas dores……certa vez tive a tal da cólica, aquela cólica maldita que precede durante a ida ao banheiro…..é terrivel.

  33. luiz guedes comenta:

    30 novembro, 2009 @ 4:55 PM

    gostaria de saber se tenho como conseguir leite Modulem IPD, por preço de custo, pois tenho familiar com doença de crohn e esta´dificil adquirir o produto para tratamento, já que o preço em nossa região é alto. Grato

  34. claudio ivanir comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 10:50 PM

    Olá gente, eu descobri que era portador de RCUI, a 06 meses, nesse período já tomei sufasalazina , ,mezalasina e corticoide, no entanto sofri muito com os efeito colateral dos medicamentos. Atualmente estou usando azatioprina e corticoide, nem por isso deixo de sentir dores abdominais , dor de cabeça. Espero que essa doença de uma trégua.

  35. Renata M comenta:

    2 dezembro, 2009 @ 4:27 PM

    Eu tenho retocolite ulcerativa à mais ou menos 3 meses, começou do nada, um belo dia comecei a ter diarréia, cólica, náusea, no primeiro mês ia ao banheiro cerca de 23 vezes ao dia, atualmente tenho ído em torno de 7 a 10 vezes ao dia, oque me encomoda muito é não poder trabalhar (sou terceirizada e meu trabalho exige que eu esteja sempre em obras onde simplesmente não tem banheiro), sair com os amigos, família (tentei ir mas o problema é se pegar trânsito não tem pra onde correr), me acho muito nova para ficar trancada em casa, para ir ao médico fico sem comer com medo de ter uma crise e não dar tempo de ir ao banheiro, estive tomando por dia 2 comprimidos de mesalazina 800 + 4 comprimidos de sulfassalazina 500 e 3 comprimidos de mentaliv (fitoterápico), agora tomo 2 comprimidos de mesalazina 800 e 1 de deflazacorte 30, faço dieta, mas fazendo ou não estou na mesma, é muito ruim, as pessoas não entendem, me sinto inútil, impotente não podendo trabalhar, não podendo fazer nada a respeito, fiz diversos exames, fiz colonoscopia, endoscopia, exames de sangue, ultrasonografia abdominal, de todos os exames só a colonoscopia deu resultado, mostrando ulcerações e muco. É muito desconfortante a situação de não saber mais oque fazer, não sei bem ao certo oque devo comer, por quanto tempo essa crise vai continuar, se terei períodos sem crises, me sinto realmente perdida, jamais imaginei que isso existia, e que tantas pessoas tinham a doença. Quem puder peço que orem por mim, só Deus pra dar forças. Obrigada.

  36. Renata Pereira de Oliveira comenta:

    5 dezembro, 2009 @ 5:50 PM

    Olá Boa noite!!!Meu marido descobriu em 2007 que tinha este problema de reto colite ulcerativa. Naquele momento ele quase faleceu pela demora em descobrir qual era o problema dele. De lá pra cá ele num conseguiu mais trabalhar, pois quando ele melhora, começa a trabalhar logo em seguida tem uma crise.Pra um homem é muito difícil deixar de trazer sustento para a sua casa.Ele tentou várias vezes trabalhar mas foi impossível e isto só piorava porque quando ele se estressa daí vem outra crise.Com muita descrição e cuidado eu dizia pra ele num se preocupar com trabalho, mas sim com a saúde porque Graças à Deus eu trabalho e não passamos nenhuma necessidade.Confesso que pra mim foi muito difícil pois meu marido chegou a pesar 45 KG!! e gritava de dor na cama.Além de eu trabalhar o dia inteiro, tinha que passar força pra ele pra que ele saísse daquela situação.Hoje ele tem a doença controlada mas volta e meia ele ainda tem uma crise.Eu vim sentir o resultado deste acúmulo de stres neste ano e pedi para me desligar do emprego.Ficamos eu e ele sem trabalhar no meio deste ano.as Graças à Deus consegui outro emprego e estou trabalhando.Achei importante escrever para que vocês lembrem de que ainda que a coisa esteja difícil, acredito que ao redor de vcs tem pessoas que amam e querem ver o bem de vcs.Não vou dizer que é fácil, para nós que acompanhamos nossos queridos passar por isto mas o amor está acima de qualquer dificuldade.Se unam as pessoas que amam vcs e creiam que Deus pode fazer tudo até o impossível.Que Jesus abençõe a vida de cada um.

  37. SOCORRO RIBEIRO comenta:

    11 dezembro, 2009 @ 12:28 PM

    ola tudo bem com vcs ? espero que todos estejam bem.li quase todos depoimentos fiquei assustata,
    mais tenho ainda muitas duvidas,meu namorado descobriu agoa essa tal doença que eu nunca nem tinha ouvido falar to bastante aflita.nem sei o que pençar eu amo ele mesmo assim do jeito que ele e.tenho passado bastante força pra ele.anda deprimido sem querer pencar no futuro o que eu faço? sao tantas duvidas ainda lendo o depoimento de vcs tiraram algumas das minhas uvidas.to com muito medo rezo pra deus todos os dias para que ele nao sofra.os depoimento que li percebi que a maioria nao vive feliz.estamos preste a casar quero ser feliz com ele.desejo felicidades pra vcs que tenham fe em deus ele cura.valeu obrigada

  38. eliana abranches teixeira comenta:

    17 dezembro, 2009 @ 10:16 AM

    Boa tarde, à princípio quero deixar um comentário para duas pessoas, primeiro para a Elaine, que disse que abandonou o tratamento, como esperiência própria, Elaine, eu fiz a mesma coisa à uns anos atrÁs e a minha recompensa foi o agravamento da doença, eu também não aceitava, não me tratava, e de repente, eu estava muito mal, com crises de diarréia com sangue, e tudo o mais que vocês já conhecem, volte urgente para um proctologista bom, faça a colonoscopia, veja o grau da doença, se medique com a orientação do seu médico, se alimente da forma correta, não tome leite nem derivados, coma muita fruta de menos laranja e mamão, batata e abobrinha é bom. Não tome café em excesso, chocolates, frituras, pimenta, pães brancos e bolos. Com o tempo você vai descobrindo o que te faz bem e o que te faz mal. Mas não abandone o tratamento, com o tempo a medicação vai acertando e vai diminuindo as dosagens e você mantém uma dosagem até pequena para controle, mas o tratamento é para sempre, hoje eu tomo mesalazina de 800 mg de 8-8 horas e 50 mg de azatioprina por dia (1 comp.) Os gases diminuiram bastante, me alimento 05 vezes ao dia, evacuo 1 vêz pela manhã, às Vêzes 2, devido ao que como. Estou feliz agora, me arrisco até a sair, viajar, passear, coisa que tinha muito medo de fazer.É um conselho que lhe dou de amiga, nao fuja e se cuide.
    E a Renata M. , também está desorientada, aconselho o mesmo que para a Elaine, o tratamento deve ser feito por um proctologista cirurgião, dos bons, não aceite que te tratem de qualquer jeito, nós portadores desta doença precisamos de ser respeitados, orientados, e tratados com carinho e cuidados, um bom médico sabe disto, hoje eu me trato com uma médica ótima, em Belo Horizonte, fiz a colono à 8 mêses, daqui a 5 meses vou fazer outra, farei 1 ao ano por enquanto, seguindo a orientação de minha querida médica, que para mim se tornou uma amiga, porque ela me entende e acertou meu tratamento. Os remédios são caros, mas a Secretaria de Saúde fornece, eu já consegui, é só levar o exame recente da colonoscopia e alguns exames de sangue e o relatório médico, Na propria secretaria vocês pegam os formulários e a relação de exames exigidos e levam para seu médico preencher. com mais ou menos 50 dias eu comecei a receber os medicamentos, Há!! Não acitem o Croh Asa, exijam o mesacol, (mesalazina) pois o Croh Asa a gente elimina nasfezes e não faz efeito, o mesacol é surpreendente o efeito, minhas fezes ficaram ótimas rapidamente.
    Abraço a todos e se entreguem de coração a Deus, só Ele sabe de todas as coisas, não dêem voltas, o caminho é só um e muito simples. “DEUS”
    Muitas vezes nos parece que não há saída, mas se ajoelhe, não tenha vergonha, e entregue humildemente sua vida, sua saúde em suas mãos e esperem, ele é fiel.

    Eliana Abranches

  39. VANUSA comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 2:53 PM

    oi pessoal, boa tarde; tenho essa maldita doença a 07 anos, demorou um pouco pro medico descobrir que era RCUIC, sofrir muito e ainda sofro,porque tenho medo de sair,como vcs sabem a qulquer hora temos que sair correndo pro banheiro ha é horrivel, ja sofri descriminaçao, quase nao saio, estou com anciedade depressiva, tive internada recentimente to afastada do trabalho ha 04 meses, porque trabalho num ambiente fechado e de muita responsabilidade nem sempre consigo chegar ao banheiro a tempo, ja tive que vim embora varias vezes suja p,nao cheguei a tempo no banheiro, ha foi uma humilhaçao eu sentir vontade de acabar com a minha propria vida. mas DEUS nao deixou eu tenho dois filhos maravilhosos,e meu marido é muito compreensivo, mas as vezes eu nao tenho mais vontade de vier, é muito sofrimento. mas agora to fazendo tratamento direitinho, com psiquiatra e psicologos, talves no proximo mes ja volto a trabalhar. tomo sufasalazina de 500 dois comprimidos a cada 06 horas, e corticoides quando to muito mal,tenho esperanças que vou ficar curada e tdos que tem esta doença apesar dos medicos falarem que nao tem cura,eu tenho muita fe em DEUS, e um dia a cura chegara para tdos nos, um grande abraço a todos, e que DEUS nos abençoe, E FELIZ 2010, que os proximos anos sejam de bençaos e otmas realizaçoes todos nos, ABRAÇOS EM TODOS, VANUSA

  40. debora rocha comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 8:58 PM

    Gostaria de entrar em contato com a Elaina Abranches Teixeira,queria saber o nome da medica dela em Belo Horizonte. Mto obrigado,
    Debora Rocha

  41. debora rocha comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 9:05 PM

    Acho que escrevi errado,o nome eh Eliana Abranches Teixeira,meu email eh deborafatimarocha@hotmail.com.Que Deus abencoe a todos,
    Debora Rocha

  42. VANUSA comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 9:50 PM

    gostaria de saber qual a dieta, pra quem tem retocolite, porque quase tudo que como mim faz mal, fico com muitos gazes e a barriga muito inchada, e eu nao sei porque nao emagreco, tenho 39anos, peso 64kg, e 68 de altura, se alguem tiver alguma resposta por favor mande um email: desde ja agradeço .

    UM GRANDE ABRAÇO VANUSA

  43. simone cristina comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 9:15 PM

    tambem tenho essa maldita doença a 5 anos. Pensei q pudesse encontrar a CURA p esta doença, mas pelos depoimentos acima, perdi as esperanças. Acabou de cair minha ficha, tanto sofrimento (tantas pessoas) nenhuma diz que ficou CURADA! será q alguém está procurando a CURA para essa maldita!! sofro muito. No momento estou com a RCUI em atividade, sinto muitas cólicas por causa dos gases e estou com sangramento, e sinto dores fortes nas pernas e fraqueza. Faço uso da Mesalazina 800mg 3x ao dia. e predisona de 5 no momento. mas iniciei a 5 meses com 60mg de predizona, e foi reduzindo a dosagem. ( PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE, SE ALGUEM SOUBER OQUE É BOM P GASES E O INCHAÇO NA BARRIGA. Já me disseram q pareço estar grávida d 3 ou 4 meses. me ajudem por FAVOR…… q DEUS nos ajude !! e ilumine a cabeça de alguém para encontrar a CURA p essa doença. um abraço……

  44. Fabiana Yoko comenta:

    5 janeiro, 2010 @ 6:52 AM

    Há exatamente um ano minha luta com a RETOCOLITE começava. Demorei a procurar um médico e isso piorou minha situação. Quando passei em um clínico geral (de confiança e quase da família) começamos, definitivamente, a luta. Descobri que tinha uma RCUI em abril do ano passado. Tive forte diarréia, por intermináveis 4 meses da minha vida! Perdi 11kg em 2 semanas… Comecei tomando SULFASSALAZINA 500mg (antes, 6 comprimidos ao dia) e DEFLAZACORTE!
    Em novembro, depois da diminuição das doses, parei com o medicamento. Pois segundo a minha colonoscopia, ela (RCUI) está moderada, e nós (médico e eu) pensamos que eu conseguiria viver sem o remédio. Ledo engano.
    Em meados de dezembro, senti pequenas diarréias… Pensei que fosse o calor. Hoje evacuo sangue novamente e choro cada vez que penso nisso. Não queria ficar doente (em crise) novamente. Não tem cura! Eu sei! Minha tia sofre há 25 anos com essa doença. Só que o dela virou coisas piores… Voltei a tomar a sulfassalazina… 3 comprimidos ao dia! O agravante foi a comilança durante as festas (Natal e Ano-novo). Estou me dando essa semana para tentar melhorar! Fazendo dieta… tentando cortar carnes, doces e leite (para mim, é a pior das restrições)….
    Tenho 24 anos e me acho nova para isso tudo! Mas espero vencer.
    Beijos.

  45. Anonimo comenta:

    12 janeiro, 2010 @ 4:05 PM

    Pessoal,

    Tb tenho Retocolite Ulcerativa, +/- a uns 8 anos.

    Recomendo a vocês procurar um Ortomolecular e perguntar sobre Polidextrose, existe um artigo na internet sobre esta fibra insolúvel (seu organismo não a absorve – não colocarei o link para não se automedicarem). O fato é estou tomando uma certa quantidade desta fibra diariamente e 95% das dores abdominais foram para o espaço, Graças a Deus! Ainda tenho diarreias frequentes, gases e etc, mas dificilmente sinto dores. Vou conciliar tratamento convencional Mesalazina com este e posto os resultados.

    Abraços

  46. Miriam Dutra comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 4:16 PM

    17 janeiro,2010

    Tenho 46 anos, retocolite há 29 anos, tenho as mesmas complicações que todos tem, tomei todos os medicamentos que vocês, o que me ajuda hoje é o ENTOCORT. Procurem uma nutricionista, especializada em retocolite. tomo muito Ensure, Sustagem, Supra Soy sem lactose, água de côco, suco de caju. ilhame, faço muita papa com supra soy e polvilho doce. rabanada (pão seco embebido no ovo, e passo açucar, o açúcar tira o prejuízo da fritura, mas deve ser bem sequinho, como batata), mucilon de arroz com banana, carne branca, purê de batata, arroz, macaxeira, bastante tapioca, sem margarina , sem queijo, somente a tapioca com um pouco de açúcar.
    SUCESSO A TODOS EM 2010

  47. Fabiana Yoko comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 11:21 AM

    Gente. Sou eu novamente. Hoje eu li com calma todos os comentários desse fórum e, confesso, fiquei com os olhos marejados. Depois do meu depoimento (dia 05 de janeiro) comecei novamente a lutar EFETIVAMENTE contra a doença.
    Voltei com o tratamento. São 3 comprimidos de Sulfassalazinha, 1 comprimido de Deflazacorte (agora de 6mg) e 1 Asalit.
    Não é nada fácil. Moro em república e às vezes tenho que gritar para alguém sair do banheiro… Essa semana está um pouco melhor.
    A diarréia amenizou! Estou progredindo aos poucos. Deixei de tomar leite integral (hoje tomo desnatado – sei que não faz bem, mas não consigo trocar pelo leite sem lactose ou de soja), parei com embutidos, como de vez em quando um queijo minas ou frescal, um salame… Mas é de vez em quando mesmo. Parei com chocolate diminui em 99% o consumo de doces.
    Apesar de acordar ainda às 4h e 7h da manhã, os dias estão tranquilos.
    Demorei para perceber que a boa alimentação é a chave para a cura. Alimentem-se bem, cuidem do psicológico, façam o tratamento!
    Em 2010, o que desejo é muita saúde para todos nós!
    Beijos

  48. Natália comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 4:30 PM

    Tbm,tenho reto colite,ja dxei um comentario,e gostaria d saber se tem alguem d Fortaleza-ce,p trocarmos experiencias e nos ajudarmos.
    Bjus a todos

  49. Natália comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 4:36 PM

    Oi gente eu novament,gostaria d saber se tem alquem d Fortaleza,p/ nos ajudarmos,me trato c/ um excelente medico e s alquem d Ceará tiver interressado o nome dele é NEY FEITOSA.bjus a todos

  50. roberto carlos Pereira da silva comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 8:52 PM

    Descobri que tenho retocolite desde 1998 quando fui diagnosticado em BH. já passei por várias crises, hoje, atualamenteesta maldita doença volta a me atacar. às vezes me desespero. esou fazendo o uso da sulfasalazina, uso 2 nomp. de 500 l de 8 em 8 hs, mas não faz masis eveito. não sei mais o que devo fazer. já não tenho mais coragem de procurar o médico. mae ajudem por favor. tenho o meu orkut. me adss. para falar sobare o assnto. quem sabe posso ser feliz . se Deus quizer tenho que vencer mais uma vez ese mal. obrigado . Prof. Robertocarlos. maeu orku robertocarlos_33@hotmail.com obrigado a todos.

  51. flavio h guiguer comenta:

    25 janeiro, 2010 @ 7:16 AM

    oi gente!!!!! eu descubri essa doença 2006 ,e desde então eu faço uso de messalazina 800mg,lorazepam 2mg,elixir paregórico,etc são tantos remedios que eu fico meio perdido,eu sinto dores constantes e tenho dificuldade pra tudo,eu me irrito muito facil,com os depoimentos de vcs fiquei imprecionado pois não sabia que tinha tanta gente com o mesmo problema,isso não é gratificante não,mais da pra usa as esperiencias de cada um na minha vida ,uns suportam a doença pela fé em DEUS outros com força de vontade,outros com ajuda da familia outras na confiança em seu medico,ambas as pessoas estão lutando e passando por dificuldade,eu tambem ;o recado que eu gostaria de deixar é simples continue lutando sem perder a esperança e o mais importante tenha fé em DEUS.

  52. roberto carlos pereira da silva comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 6:49 AM

    É gente não é facil não conviver com esta doença, já não sei mais o que fazer, procuro dialogar com as pessoas que tem os mesmos problemas, minhas fezes aparecem sangue e fico super nervoso com isso. Não sei o que devo fazer, as aulas estão voltando, já não sei o que fazer para enfrentar os meus alunos briguentos do 6º ao 9] ano. Estou usando a SULFA , mas ainda não parou o sagramento , uso vários tipos de chás, inclusiva a TA^ÇAGEM que segundo um nutricionista é muito bom. mas enquanto á vida há esperança. se DEUS quizer vou ficar bom. abraços a todos.

  53. THELL PASSOS comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 10:18 AM

    Faaaaala pessoal! Pois é, como ja havia dito , também tenho essa “disfunção” chamada de retocolite. Bem, já tem mais de 10 anos que fiz o exame, sinto algumas grises as vezes, mas como a maioria ja deve saber, os sintomas da reto colite surgem em picos, as vezes de déca em década. Mas enfim, a lição que tiro de tudo isso, é que temos de manter uma ALIMENTAÇÃO saudável, na verdade, é o que todos deveriam fazer, mas enfim, ainda bem que no meu caso nao tenho reação a lactose, pois amo tudo dereivado do leite. Tem dia que me acabo numa lata de leite condesado, claro que vou na light né..rrsrssrsrsr. Mas ja estou providenciando uma consulta para saber como andam as coisas. No entanto, o que me stressa é pensar naquele exame terrivel. Espero que ja tenham encontrado uma outra forma de se avaliar o quadro, porque, vamos combinar, ninguém merce aquele exame, eu pirei após o exame, ainda bem que minha irmã me acompanhou, saí do consultório piradinho. Mas enfim, o grande segredo, é um aboa alimetnação, nada de gorduras, alcool e etc. Ah, tenho um blog, e to também no twitter. Sinta se avontade. http://www.thellpassosator.blogspot.com e http://www.twitter.com/thellpassos. Um graande abraço a todos, e uma BOA ALIMENTAÇÃO A TODOS!

  54. Andreia comenta:

    11 fevereiro, 2010 @ 7:44 PM

    Tenho colite há dez anos, quando penso que aprendi a lidar com ela, vem novos sintomas… minhas juntas doem demais, tenho
    muitas cólicas, e fico depressiva, tenho medo até de ficar sozinha. Em setembro de 2008 tive um câncer de mama, acho que de
    tanta preocupação. Ainda estou em tratamento. Depois do câncer esqueci minha colite, vi o quanto eu me preocupava com coisas
    pequenas. Que Deus nos abençoe e nos ajude nesssa caminhada até quando ele permitir.

    Andreia

  55. janaina comenta:

    12 fevereiro, 2010 @ 5:40 PM

    Acabei de descobrir que tenho RCUI e gostaria de obter mais informações a respeito.tenho 27 anos e me idenfico com vcs em quase todos os sintomas.DIGO QUASE; PORQUE EU TENHO INTESTINO PRESO.Espero continuar lendo os depoimentos de todos vcs para podermos enfrentar essa doença de mãos dadas. ABÇS. JANAINA

  56. Cris comenta:

    13 fevereiro, 2010 @ 7:43 PM

    também tenho retocolite há três anos, emagreci e nunca mais conseguir engordar peso 42 quilos e isso me deixa bastante deprimida,mas agora fiquei esperançosa com o comentario da Fabiana que ela conseguiu engordar com os medicamentos cobacetim e rarivit e vou tomar, obrigada pela ajuda, você bem sabe o sofrimento que passamos com essa doença, mas temos que continuar a luta como muita fé em Deus.

  57. Carolaine comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 4:34 PM

    Descobri que tinha retocolite no ano passado, que foi confundida pelos médicos com sindrome do intestino irritável. Como o sangramento só aumentava, comecei a pesquisar pela internet e solicitei a um clínico que me passasse o exame de colonoscopia (já que os médicos anteriores não conseguiam diagnosticar a doença). Então fiquei sabendo que se tratava da retocolite ulcerativa. É horrível vc ter que se privar de certas coisas como viajar, pois o inchaço e os gases são constantes e eu morro de vergonha dos sons estranhos que meu estômago faz. Fico irritada com as dores, mas procuro levar uma vida produtiva e normal.
    Se alguém souber de algum medicamento que faça diminuir a quantidade de gases por favor me informe,…pois é constrangedor…. Gostaria também que alguém me orientasse sobre como conseguir a sulfassalazina pelo governo, este medicamento é muito caro e pela quantidade que tenho que tomar 6 comprimidos ao dia fica difícil de comprá-los…

    Que Deus nos dê força para lutar contra esta doença chat

  58. Ana Cristina comenta:

    23 fevereiro, 2010 @ 8:12 AM

    Carolaine, tenho retocolite há 6 anos. Quanto aos gases, acredito que evitando certos alimentos (procure tomar o caldo do feijão, o grão, segundo meu médico, dá gases). Eu passei a evitar leite, antes de ter a doença não tinha problemas com ele. Nunca mais tomei um copo de leite, mas misturado em bolos, alguns doces, não consigo resistir, mas nada em excesso.
    Na verdade, vc. vai ter de observar aquilo que não lhe cai bem. Eu sou muito comilona, percebi quando me excedia comendo certas coisas. Sorvete em massa, por exemplo, é tomar e no outro dia ver sangue nas fezes.
    Com relação aos remédios, eu pego a mesalazina e a sulfassalazina na secretaria de saúde da minha cidade. Vá até a secretaria da sua e verifique o que o médico tem de providenciar. Depois, peça a ele que preencha os documentos e dê entrada. Demora um pouco, mas aqui deu certo. Moro em Maringá-PR. Algumas vezes falta algum medicamento, mas, graças a Deus que temos esta alternativa, pois os remédios são realmente caros.
    Espero ter ajudado.

  59. Rafael comenta:

    23 fevereiro, 2010 @ 4:03 PM

    Ai galera..tive retocolite 1 ano atraz tomei,os remedios certinho,aii como paro a diarreia com sangue e voltou ao normal,ai parei de tomar os remedios agora as vezes ate tenho umas crise nada tão forte igual antes sera q deve ir ao medico.
    Gostaria q alguem me ajuda-se aii galera.

  60. Fabiana Yoko comenta:

    24 fevereiro, 2010 @ 9:24 AM

    Gente, tô aqui novamente. Depois dos meus comentários (no dia 05 e 20 de janeiro), posso dizer que minha vida melhorou muito.
    Mnha diarréia foi embora, diminui a quantidade de remédios. Tô entrando na fase de remissão, porém com a sábia consciência de que é uma doença sem cura, ou seja, vou me cuidar até o fim!
    A Carolaine, em um comentário acima, falou sobre os gases… Tábem sofro, principalmente quando como carne vermelha e brócolis.
    A nutricionista falou pra mim que é necessário diminuir o consumo de alimentos fermentativos, como o feijão, leite, brócolis e afins.
    Eu parei com o leite integral e mesmo tomando o desnatado eu reduzi o consumo. Minha opção é o leite de soja (saborizado. Adoro o de maçã). Tô comendo feijão só de final de semana, e mais o caldo que o grão. Aumentei o consumo de água e tomo Yakult, gatorade (de vez em quando para hidratar). Ano passado, no dia 23 de fevereiro, foi a data de início de meses horríveis, foi o dia que eu deitei e não conseguia levantar mais da cama. Um ano se passou e estou aqui, bem e feliz!
    Não desistam! Não descuidem! Reeduquem sua alimentação! Cuidem do seu psicológico e não deixe de viver! Nunca!

    Vou deixar meu e-mail aqui. Caso queiram entrar em contato: fabyoko@gmail.com

    Beijos

  61. mirian comenta:

    1 março, 2010 @ 5:17 PM

    tenho retocolite ulcerativa a 10 anos,sofro a cada crise como se fosse a primeira!essa maldita doença é muito dificil de lidar.tenho 40 anos e desde que descobrir minha vida mudou radicalmente.fora uma depressão que vem junto.já fiquei na cama durante 2 longos meses.a minha depessão foi tão forte que os medicos ficaram com medo e me enternaram.obs:[era depressão por eu esta tão magra.e achar que não era mas ninguem]fiz um acompanhamento com um pisicologo e isso foi de grande ajuda.pois assim que melhorei com a depressão a colite teve uma grande melhora.hoje evito ficar perto de passoas que possa atingir meu emocional.vou levando a vida até onde DEUS permitir.tomo a medicação da colite que é sempre a mesma de todos e com muita força de VIDA vamos conseguir chegar na cura.ACREDITOOOOOOOOOOOOOOOOO.

  62. VANUSA comenta:

    2 março, 2010 @ 6:08 PM

    OI PESSOAL COMO VAI VCS? EU DESDE O MEU ULTIMO COMENTARIO, NAO MELHOREI NADA SO PIOREI, AGORA CONSEGUIR ENCAMINHAMENTO PRO HC, AQUI EM S.PAULO. TO ESPERANÇOSA, O MEDICO MANTEVE A SULFASSALAZINA, PREDINISONA E A AZATIOPRINA, MAS NAO SEI O QUE TA ACONTENCENDO PORQUE CADA DIA QUE PASSA FICO PIOR, ULTIMAMENTE TO PASSANDO POR MUITO ESTRES, O MEDICO FALOU QUE A MINHA PIORA TEM HAVER COM ISSO, MAS NAO TEM COMO NAO FICAR NERVOSA, NUNCA PASSEI POR TANTOS PROBLEMAS AO MESMO TEMPO, E PRA COMPLETAR TUDO FUI MANDADA EMBORA DA EMPRESA, A MINHA VIDA TA UMA CONFISAO SO , TO FAZENDO TRATAMENTO PSICOLOGICO, MAS PARECE QUE NADA ADIANTA, AGORA FICO COM MEDO ATE DE COMER, POIS TDO TA MIM FAZENDO MAL, SE ALGUEM TIVER ALGUMA NOVIDADE, POR FAVOR MIM MANDE UM COMENTARIO, DESDE JA AGRADEÇO A TODOS QUE DEUS POSSA NOS CURAR DESTA MALDITA DOENÇA, QUE ESTA ACABANDO COM MINHA VIDA E DE MUITAS PESSOAS, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS, UM GRANDE ABRAÇO, VANUSA

  63. JANAINA comenta:

    3 março, 2010 @ 11:59 AM

    OI CAROLAINE. OI FABIANA.GOSTARIA DE COMUNICAR COM VCS.TBM DESCOBRI ESSA DOENÇA HA POUCO TEMPO E AINDA ESTOU TENTANDO ME ADAPTAR. SINTO MUITA ANSIEDADE E FICO MUITO TRISTE PQ AS VEZES TENHO A IMPRESSAO DE QUE NINGUEM ME COMPREENDE. ATE HOJE NAO DESCOBRI NINGUEM QUE TENHA RCUI E INTESTINO PRESO COMO EU. ALGUEM ME RESPONDA ,POR FAVOR.AGUARDO. JANAINA

  64. JANAINA comenta:

    3 março, 2010 @ 12:07 PM

    OI GENTE.CONTINUO NA LUTA.O EMOCIONAL PARECE SER O MAIS DIFICIL DE SER TRATADO.ESTOU TOMANDO MESALAZINA 800MG 3 VEZES AO DIA .SINTO UM POUCO DE ENJOO E TEM DIAS QUE A BARRIGA DOI BASTANTE. QUERIA COMUNICAR COM A CAROLAINE OU A FABIANA OU QUEM SE DISPOR. ALGUEM ME RESPONDA POR FAVOR.AGUARDO COM CARINHO. JANAINA.

  65. Fabiana Yoko comenta:

    3 março, 2010 @ 6:02 PM

    Gente, olha eu aqui de novo! Uma gripe me derrubou!
    Os remédios para acabar com a gripe (já que estou com baixa imunidade, ela me persegue) fizeram meu tratamento contra a RCUI retroceder. Desde domingo a minha diarréia voltou… Veio com sangue e comecei a sofrer!
    É difícil… Estava tão bem!
    Estou mal! Todas aquelas palavras de força que eu deixei há uns dias não fazem mais parte de mim… Queria desistir!
    Não tenho forças pra lutar contra a doença…
    Sei que não posso desistir, mas é difícil achar forças para continuar… Deixei meu e-mail no comentário anterior… E numa crise de choro que tive, fui abrir meu e-mail e tinha um e-mail da Janaína para mim… é bom saber que não sou a única do mundo com esse sofrimento. Existem mais pessoas.
    Não quero desistir… Preciso de forças para lutar…
    Quero lutar com vocês!
    Beijos e desculpem-me pelo desabafo!

  66. Ana Cristina comenta:

    4 março, 2010 @ 11:30 AM

    Pessoal, li uma reportagem sobre o ômega 3 e acho interessante compartilhar as novidades com vocês. Já fiz outros comentários nesta página, sou portadora de retocolite desde 2003. Na revista saúde de janeiro/2010 –
    http://saude.abril.com.br/edicoes/0320/nutricao/conteudo_532478.shtml?pag=3 – na matéria: Ômega-3: a gordura que emagrece, faz-se menção da colite e doença de crohn – além de outras. Vale a pena conferir. Eu estou tomando por conta, meu médico não me receitou, mas o comuniquei que estava tomando e se havia algum problema nisso. Ele me disse que mal não faz.
    O fato é que nós portadores sabemos bem onde o calo aperta. Precisamos procurar alternativas e passar isso adiante.
    Abraços a todos!

  67. Marcela comenta:

    4 março, 2010 @ 2:16 PM

    Olá Jananina, pessoal, sou a Marcela, tenho 23 anos e sofro de colite ulcerativa desde os 17. Tomo um antidepressivo para controlar o emocional chamado serenata 50mg. É muito bom, mas só é vendido com receita médica, após começar a tomá-lo vejo a vida com outros olhos e estou muito mais calma e paciente.
    Essa é minha primeira vez no site, estou passando por uma pequena crise da doença, já há mais de 2 semanas. Sempre tenho crises que duram muito tempo, já passei por crises de 6 meses.
    Quero mudar isso, de todos os anos lembrar dessa doença. Sou uma paciente que come de tudo…. Que tem paixão por comer… esse é o meu mal. Mas mesmo assim passo boa parte do ano bem.
    Peguei os nomes das vitaminas que a Fabiana passou. Gostaria de saber se alguem faz acompanhamento com o endocrinologista?

    Beijos.

  68. flavio comenta:

    5 março, 2010 @ 8:30 PM

    oi gente so eu denovo,gostaria de fazer uma pergunta pra todos,eu venho acompanhando os depoimentos de todos,por isso gostaria de saber quantas pessoas estao trabalhando ? porque eu nao consigo mais,mais pra quem nao sabe vcs tem direitos junto ao inss,pois tratase de uma doença cronica,procurem seus direitos , pois duvido que alguma empresa daria serviço pra alguem com esse problema de saúde,gostaria de saber se tem alguem que consegue trabalhar pois eu nao consigo mais um abraço a todos,espero resposta de vcs.

  69. Carolaine comenta:

    7 março, 2010 @ 5:41 PM

    Olá pessoal

    Quem quiser se comunicar comigo, é só mandar um e-mail para: carolmasetto@hotmail.com. Vi o comentário da Janaína sobre as dores e o enjôo, também tenho estes sintomas. Na verdade, o que ajuda a causar os enjôos é a medicação. Por isso a minha médica me receitou também o omeprazol junto com a sulfasalazina para proteger o estômago (tenho que tomar um comprimido pela manhã antes de comer). Os enjôos até que diminuíram e o so incangramento também, mas o inchaço, as dores e os gases persistem e até hoje não descobri nenhum medicamento que elimine isso. Mesmo cuidando da alimentação continuo com estes sintomas chatos. A médica me disse que a babosa ajuda no tratamento da retocolite, mas não cheguei a utilizá-la. Se alguém aí utiliza e está se sentindo melhor, por favor me avise. Nada melhor do que um tratamento natural, que não cause tantos efeitos colaterais como a sulfa.

  70. Ana Cristina comenta:

    9 março, 2010 @ 7:11 AM

    Flávio, eu estou trabalhando, mas em 2006, em maio, eu estava de 6 meses de gravidez e meu médico me deu um atestado de 30 dias, pois até os 5 primeiros meses eu não tomei remédios, do 6º pra frente tive de voltar a tomá-los. Quando descobri a doença também fiquei afastada. O fato é o seguinte: se vc. estiver em crise realmente não dá pra trabalhar, porque senão, vc. tem de ficar no banheiro da empresa o tempo todo. Se a pessoa não estiver em crise, pode trabalhar. É o meu caso agora. Não vou ao banheiro com tanta freqüência, meu intestino não está aquelas coisas, mas tomo 9 remédios ao dia. 6 comprimidos de mesalazina e 3 de sulfassalazina. O médico aumentou a dose porque ano retrasado me achei ótima e diminuí por conta os remédios. Levei um “ovo” merecido dele e de lá pra cá está difícil de ajustar o intestino, mas procuro tomar religiosamente estes remedinhos, porque eu sei que se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Tome seus remédios, e quando estiver melhor, retorne. Conheço um rapaz que não toma remédios como eu há anos… morro de inveja…, ele diz que é muito ansioso e corre todos os dias. Cortou doces e leite e se sente bem. Meu médico diz que cada organismo reage de um jeito. Mas é o que eu já disse anteriormente em outros comentários que fiz, AINDA BEM QUE TEM REMÉDIO! E eu os pego de graça na secretaria da minha cidade. Quem quiser falar comigo pra trocar idéias, meu e-mail é o aninha10010@yahoo.com.br.

  71. amasrineide comenta:

    11 março, 2010 @ 12:32 AM

    ola amigos!como todos vcs tb tenho esta horrivel doença.a 4 anos descobri.tenho sangramento muito.mais ao contrario de muitos de vcs com ecessao de unsdoi nao tenho diarreia,e sim intestini preso.e o pior como a minha e muito baixa ja estou com
    sofrendo de mais pq no meu casoja estou com problemas no anos,esta se feixando.vcs tem ideia como e nosso sofrimento.em dezembro fiquei 14 dias internada.e agora em fevereio fiquei mais 8 dias.tenho muitas gazes e fico sempre indo al banheiro.tenho uma dieta rigorosa,faz 3 anos que nao como feijao,carne vermelha.leite.e muitas coisas a mais.
    recomedo a vcs o leite de soja o ADES faz 4 anos q tomo por recomendaçao medica.sou de sp para vcs que nao sabe ond e, e com pegar a medicaçao q e carisima.na baixada do gricerio no posto do inss se chama farmacia de alto custo. pego tosdos la
    pelo q li nenhum de vcs tomam a INFELCIMABE.UMA INGEÇAO CARICIMA TB PEGO LA. alem dela tomo.mesalazina de 800 de 6 e6 horas.azatriorina de 12 em 12. para vcs terem ideia so a ingeçao custa 9.000,0mil reaia. mais ela e feita internada pq ela tem que corre em 3 horas e precisa de um medico para acompanha.eu tomo pelo meu plano graças deus tenho e da medial. ela e meio cmplicadinha.por isto peso q vcs falem com seu mdedio para que ele horeite as vcs as reaçoes,eu graças a deus ja tomei 16 dose.comesei tomando a cada 12 semana depois ha 8 a cada 6 agora ja estou a cada 30 dias e mesmo assim nao estou 100% como nosso amigo falou nao tem como trabalha.sao muitos medicos.tenho depreçao.choro bastante,tomo antedepresivo.camando ametripitilina e o diazepam.pq sabesmo como ficamos iritados .eu pr ex.me irrito ate comigo mesma.e muito triste viver uma vida antesocial.
    mais tenho muita fe em deus sou catolica.frequento as misa da renovaçao carismatica.vou no padere marcelo.com a juda de deus dos medico e de vcs vou caminhado com jesus.pois se pois so os remedios nao alivia o soreimento a tristeza que carrego comigo.desculpe o tamanho do depoimento.ha e para vc que tem o intestino preso o remedio e COLONAC.
    SE ALGUM DE VCS QUISEREM ENTRA EM COMTATO COMIGO AI ESTA O MEU EMAIL mary_neid@hotmail.com e o mesmo do msn e do orkut.caso queriam me add estou ate bem informada sobre o assunto.me trato com procto,gastros,PICIQUIATRA e uma equipe de cirugioes de moem.
    um grande beijos
    e vamos te fe.confiar em deus.
    que ele abençoi vc s todos
    Marineide .INTERLAGOS SP
    POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COMIGO,POIS PRECISO DE VC

  72. MARINEIDE comenta:

    12 março, 2010 @ 9:02 PM

    uma obs:meu nome e marineise

  73. JANAINA comenta:

    17 março, 2010 @ 4:40 PM

    OLÁ,PESSOAL. AQUI ESTOU NOVAMENTE. ESTOU MAIS TRANQUILA AGORA PQ É MUITO BOM PODER TROCAR IDEAIS POR AQUI E POR E-E-MAIL TBM. . TEM ME FEITO MUITO BEM ESTES CONTATOS. AGRADEÇO A TODOS ESSES ANJINHOS QUE TEM ME AJUDADO. PRINCIPALMENTE VC FABIANA… BJS.
    LI O COMENTÁRIO DA MARCELA E ACHEI ENGRAÇADO PQ EU TBM COMO MUITO, SABE MARCELA?? RSS…
    AMANHÃ VOLTO AO MÉDICO E TENHO CERTEZA DE QUE AGORA ELE VAI ME PASSAR CORTIZONA.
    ESPERO TER CORAGEM PARA CONTINUAR LUTANDO .AGORA MAIS AINDA ,COM ESSA NOVA MEDICAÇÃO.
    E VCS PASSAM MUITO MAL COM CORTI?? TENHO MEDO DE TOMAR E FICAR MUITO INCHADA .ALGUÉM TEM ALGUMA DICA??
    ABÇS A TODOS.
    JANAINA.

  74. Fabiana Yoko comenta:

    18 março, 2010 @ 11:39 AM

    Janaína! Fiquei emocionada com o agradecimento
    :)
    Precisamos ser forte! A doença não pode ser a prioridade na nossa vida, e sim nossa saúde!
    Beijos

  75. jequelini Alves comenta:

    29 abril, 2010 @ 9:38 AM

    Meu nome é jaquelini, li quase todos os comentários para poder tentar entender um pouquinho sobre esta doença , há um ano meu marido descobriu que tem retocolite,nós ficamos desesperados até hoje não me conformei, onde nós moramos não tem médico que trata dessa doença, tem que ir a Governador Valadares, mas mesmo assim até hoje tem pouco resultado ,as vezes acho que é porque ele trabalha em serviço pesado, ele é pedreiro, e eu já vi falar que quem tem este problema não pode pegar peso, mas o médico que ele faz tratamento fala que não tem nada haver, mas ja ouvi uma mulher que tem faz tratamento em Belo Horizonte, e a médica de lá deu repouso , dieta eo do meu marido nada , gostaria de pedir ajuda a vocês que me indiquem um médico bom, e me passa uma dieta,peso lhe que me ajudem.

  76. marcos comenta:

    14 maio, 2010 @ 12:07 AM

    olá me chamo marcos e tenho sofrido muito com esta doença por nome reto colite ulcerativa já estou sofrendo a doze anos antes até conseguia sair me divertir mas hoje tenho ficado mas tempo dentro de casa quando alguem me convida para sair ou participar de alguma festa eu não me preoucupo com a festa e sim se a banheiros pra que eu possa usar a vida da pessoa que tem esta doença é triste mas sempre temos que acreditar em deus que a medicina vai encontrar a cura pra este tipo de doença ai todos que sofrem como eu ira viver de forma mas tranquila o que tem me ajudado muito é a igreja onde congrego pois o carinho dos irmãos tem me deixado mais tranquilo e assim consigo sobressair as lutas do dia a dia a cada portador desta doença deixo a seguinte mensagem não desista de lutar por seus ideais abraço a todos !!!!!!!!!

  77. marcos comenta:

    14 maio, 2010 @ 12:16 AM

    só mais uma coisa muito séria que gostaria que todos soubessem que corticoides são veneno para nosso corpo falo de experiencia própria pois estou com os dois quadriu com artrose por causa dos corticoides pergunte para seu médico e ele vai te dizer o quanto este medicamento é prejudicial a saúde procure um proctologista que é o médico indicado para tratar a colite e pare pelo amor de deus de tomar esse rémedio ele tras um desconforto tremendo até meus dentes que erão bons estão sensiveis não posso comer nada gelado se voce estiver assim pare de tomar enquanto há tempo antes que fique como eu andando encima de uma protese abraço…………

  78. janaina comenta:

    19 maio, 2010 @ 7:51 PM

    OI GENTE. AQUI ESTOU NOVAMENTE. AGORA ESTOU TOMANDO PREDNISONA DE 20 MG E CONTINUO COM A MESALAZINA DE 800 MG. JA FAZEM 20 DIAS QUE ESTOU TOMANDO CORTI E MESMO ASSIM ESTOU EM CRISE, OU SEJA/ COM PUS AMARELADO,POREM ESTOU SEM DOR. NÁO SEI SE O MEDICAMENTO ESTA FAZENDO O EFEITO ESPERADO PORQUE O PUS VAI E VOLTA. SERA QUE ALGUEM TOMA ESTES REMEDIOS COMO EU E PODERIA ME ESCLARECER ALGO A RESPEITO. AGUARDO CONTATO. JANA.SERITINGA@hotmail.com.

  79. marcos comenta:

    21 maio, 2010 @ 7:13 PM

    Um dia,haverá um medicamento que livrará todo mundo desses terríveis sintomas! enquanto isso,pensamento positivo pessoal!!!

  80. lita comenta:

    23 maio, 2010 @ 1:55 AM

    Remicade na retocolite ulcerativa http://cvdii.bireme.br/tiki-read_article.php?articleId=201

  81. mari alves comenta:

    1 junho, 2010 @ 4:11 PM

    òla me chamo Mari, tenho essa doença a 17 anos no momento faço tratamento nas clinicas, os medicos qerem me operar dizem qe essa eh a minha melhor opção no momento, mais no estou certa pois gostaria de conhecer pessoas qe jah fizeram essa cirugia, para saber se eh tdu isso msm .
    Nessa nova cirugia eu naum precisaria usar uma bolsa externa, ele ligariam meu intestino delgado direto no reto, mais como disse antes tenho medo das consequencia depois sera qe alguem pode me ajudar ? agradeço Mari

  82. Natália comenta:

    3 junho, 2010 @ 9:09 PM

    Oi mari alves,meu nome é Natalia,morro em fortaleza no Ceará,e a mais ou menos dois anos me trato dessa doença,Vou ao medico a cada um més,ñ sei muito sobre cirugia,mas quero t dar meu apoio e t desejar boa sort,espero q todo d certo p vc e com fé em Deus todos ficaremos,bons dessa doença.Boa Sort e q Deus t ajud assim como ta m ajudando..

  83. Natália comenta:

    3 junho, 2010 @ 9:18 PM

    Oi Janaina,ñ se preocupe,eu tbm me trato com mesalazina 800mg.3 comp por dia .1 prednisona d 20mg e 1 omeprazol p proteger o estomago.e d fez enquando tbm tenho crises e o pus e o sangue voltam,mas meu medico dsse q tudo é uma qustao do habito alimentar,semana passada foi ao medico e ele diminuiu o corticoid p 1 d 10mg,pois estou melhorando,é tudo uma questão d tempo e ñ s desespere pois o estresse piora os sintomas…Tenha fé.eu tenho muita,Deus nos ajudará…
    Bjus
    Natalia Cavalcante

  84. janaina comenta:

    5 junho, 2010 @ 9:06 PM

    OI NATALIA. FIQUEI SUPER FELIZ POR VC ME RESPONDER.AGORA TBM ESTOU TOMANDO 10 MG DE PREDNISONA,MAS O MEDICO TBM PASSOU UNS ANTIBIOTICOS-CIPROFLOXACINO E METRONIDAZOL-QUE ALIVIARAM UM POUCO OS SINTOMAS. HA QUANTO TEMPO VC TEM A DOENCA

  85. eliana Abranches comenta:

    8 junho, 2010 @ 1:00 PM

    Boa tarde pessoal

    Meu nome é Eliana, tenho a Retocolite Ulcerativa Idiopática à mais de 20 anos, fiquei um bom tempo sem tratamento, até me sentindo muito bem, mas de repente comecei à 4 anos atrás a ter fístulas, as dores começaram e me automediquei, com sulfa e corticóide, melhorei um pouco, mas logo começaram os sangramentos à 1 ano atrás, tive um a crise terrível, cheguei a pedir a Deus para me levar, porque as dores estavam insurportáveis, tomava 800 mg de Mezalazina 4 x ao dia, 50 mg de azatioprina por dia, corticoide 40 mg pela manhã, paracetamol de 500mg 4x ao dia, Codex (com morfina) e buscopam composto, e a dor não passava, um dia me deitei, chorei bastante e falei com Deus, se for isso que ele quer para mim, tudo bem, mas não queria mais viver, fui dormir e pedi a ele para não acordar mais. Mas no outro dia acordei, achei que tinha morrido, mas não, Deus não queria isso para mim, então ainda pela manhã o pastor de minha igreja me ligou e orou comigo pelo telefone e pediu para eu descansar no Senhor Jesus,´eu já havia aceitado o Senhor Jesus como meu Senhor e Salvador, mas estava naquela situação. Passou um dia e as dores fortíssimas passaram, não precisei mais dos remédios para dor, a hemorróida foi desinflamando rapidamente, o sangramento cessou e eu fui até passear no Shopping. Fiqui 3 meses afastada pelo INSS, hoje já voltei ao trabalho, tenho sim muitos gases, dores de barriga no máximo 2 por dia e nem todo dia, tomo 800 mg de mesa 3x ao dia, 50mg de azatioprina ao dia, fluoxetina, que deixa mais zem, e tá tudo bem, é só controlar a alimentação mesmo. Sesaio fora da dieta (doce, pimenta, chocolate, leite, enfim, vocês conhecem tudo) aí é claro qua vou passar mal. Resolvi desligar o botão da ansiedade, preocupação exagerada com tudo e vou vivendo a vida. Desejo qua todos vocês fiquem bem, fazer a colonoscopia 1x ao ano também é de suma importância e acompanhamento médico, com o da terra e o médico dos Céus.
    Abraços a todos e fiquem com Deus.

    Eliana

  86. Natália comenta:

    27 junho, 2010 @ 6:37 PM

    oi Janaina;q bom q vc gostou.
    Bom eu descobri a doença a mais ou menos 2 anos,comecei o tratamento com sufassalazina 500mg,mas tive uma alergia muito fort e piorei da colite,ai o doutor mudou para messalazina 800mg ,acompanhada d ciprofloxino e prednisona.Hj me sinto melhor e agora tomo messalazina 800mg 3 vz ao dia e 1 corticoid d 10mg.TO Tentando educar minha alimentaçao.mas é muito dficil.Ja percbi q se eu m estressar tenho sagramento.vivo com os nervos a flor d pele,to meio preocupada pq apareceu uma feridinha no meu anus,é um buraco q sai secreçoes e arde to com medo d ser uma fistula e precisar fazer cirugiar se alguem souber algo sobre isso por favor m ajudem,to c muito medo.Bjus a todos,e Janaina espero continuar me comunicand c vc,precisamos nos ajudar.
    Meu e-mail ; natty-cavalcante@hotmail.com

  87. wandisa comenta:

    29 junho, 2010 @ 1:28 PM

    Oi meu nome é wandisa tenho retocilite a 1 ano no momento estou tomando sulfassalazina 500mg 4 por dia, mesalazina 800 2x por dia, azatioprina 50mg 2x por dia, 20mg corticoide, mas o supositorio, mesmo assim não parou de vez o sangramento, a dias que vou umas 6 vezes no banheior outros dias 2, 3 vezes, e sempre com dor do lado direito da barriga, minha alimentação é saudavel evito coisas acidas, e gordurosas, mas sera que vai parar de vez esse sangramento, que incomoda muito, e agora saiu uma fizura no anus que doi, principalmente quando vou mais ao banheiro, o médico passou 60mg de prednizona por dia inchei inteira e estou passando mal atér agora, gostaria de saber oque posso fazer e oque não posso, e se alguem ja chegou nessa dozagem dos re´médios, obrigada , e que Deus nos de força para suportar essa doença.

  88. alessandro comenta:

    29 junho, 2010 @ 8:55 PM

    ola boa noite
    tbm tenhu esta doença , descobri no ano de 2010 ,nao tenho sangramento como alguns amigos descreveram , mas tenho bastante dor na regiao da barriga colicas vou ao banheiro no minimo umas 5 vezes ao dia etc , gostaria de saber qual a alimentaçao correta para este poblema gostaria de fazer amigos tbm por aqui para sempre conversar sobre isso e troca de informaçoes
    meu nome é alessandro moro litoral norte de sp
    email o.especialista@ig.com.br
    orkut alessandroaparecidorodrigues@yahoo.com.br

  89. Natália comenta:

    2 julho, 2010 @ 5:15 PM

    Oi alessandro,meu nome é Natalia,morro em Fortaleza -ceará.
    Já vai fazer 02 anos q descobrir essa doença,e faço tratamento direto .todos os meses vou ao proctologista;no começo sofrir muito,agora to um pouco melhor,como sempr diz meu medico tudo é relacionado c/ medicaçao certa,alimentaçao correta e ñ s estressar.A part d estresse é muito dficil,mas a alimentaçao é pior,pois nunca sei ao certo o q posso e o q ñ posso,aos poucos a gent vai dscobrindo o q da e o q ñ da pr comer. o medico sempre fala em nao comer: FRITURAS,GORDURAS,MASSAS,ENLATADOS,LEITE E DERIVADOS.REFRIGERANTES,DOCES,SALGADOS…uma porçao d coisas .q dzer comer nada pois tudo faz mal,mas como a gent nao pod morrer d fome tem q ver com o tempo o q da p comer.Pra mim é meio complicado,pis trabalho no comercio e alem d ser estressante .as comidas do centro sao horriveis muito codimentadas,assim sempre levo comida d ksa,a mais ou menos 15 dias comi uma tapioca q axo q tinha coco,ai ja viu piorei e p completar abriu uma fistula no meu anus,foi ao medico ele passou CIPROFLAXINO 500MG,muito fort da uma dor chata d cabeça.to d atestado pois ñ posso sentar direito,tenho q tomar esse remedio pra ver se sara a fistula,pois se nao tenho q fazer cirugiar,to com muito medo.
    Mas vamos ter fé em Deus q ele ha d nos ajudar.
    Bjus
    orkut;natty-cavalcante@hotmail.com

  90. janaina comenta:

    4 julho, 2010 @ 4:58 PM

    OI NATALIA.OLA ALESSANDRO. SABE QUE TBM ACHO QUE A ALIMENTACAO E UM PROBLEMA SERIO\ POIS SEMPRE ACHAMOS QUE NÁO
    TEM NADA A VER,MAS NO DIA SEGUINTE JA DA PARA SABER O RESULTADO…RISOS. EU TBM ACHAVA QUE NAO TINHA NADA A VER MAS COM O TEMPO COMECEI A PERCEBER QUE O QUE EU COMO INTERFERE SIM NOS SINTOMAS. POR EXEMPLO, CHOCOLATE OU CARNE DE PORCO SEMPRE ME FAZEM MAL.ONTEM EU VOLTEI AO MEDICO E ELE DIMINUIU A CORTISONA PARA 5 MG. CONTINUO COM A MESALAZINA 3X AO DIA E TBM TOMO OMEOPRAZOL QUANDO MEU ESTOMAGO NAO ESTA LEGAL.
    MEU RECADO VAI PARA VC- NATALIA- NAO SE P[REOCUPE, E ASSIM MSM. EU TBM TENHO UM FISTULA, (QUE OS MEDICOS INSISTEM EM CHAMAR DE HEMORROIDA) ELA SANGRA, DOI E ME INCOMODA MUITO. INCLUSIVE PARA SENTAR, COMO VC BEM RELATOU.E SEMPRE BOM VC CONSULTAR O MEDICO,MAS NAO FIQUE PENSANDO NO PIOR. TENHO CERTEZA DE QUE LOGO VC ESTARA BEM NOVAMENTE. COM O TEMPO, A GENTE VAI COMECANDO A FICAR MEIO CALEJADO DE TANTO SINTOMA QUE APARECE-RISOS- E NAO SE DESESPERA TANTO COMO NO INICIO. ACHO QUE VAMOS AMADURECENDO. MAS SEMPRE DIGO A MIM MESMA QUE SOMOS MUITO GUERREIROS, POIS PARA ENFRENTAR UMA DOENCA COMO ESSA TEM QUE SER MUITO FORTE. E NOS SOMOS. E TENHO CERTEZA QUE VAMOS VENCER JUNTOS E SAIREMOS FORTALECIDOS. UM GRANDE BEIJO NATALIA. UM ABRACO ALLESSANDRO. VCS NAO ESTAO SOZINHOS,LEMBREM-SE DISSO. AMOR E LUZ. JANA

  91. Natalina de jesus comenta:

    11 julho, 2010 @ 1:14 PM

    Olá pessoal meu nome é Natalina tenho 25 anos decobri que eu tenho RCUI a 5 anos e estou em tratamento, quando descobri fiquei um pouco deprimida o que não me ajudou muito, não sabia o que era isso sofri muito as dores eram terrives não sabia o que comer e nem o que nao comer pois tudo me fasia mal, junto com a doença veio uma gravidez que nao deu certo parei o tratamento acabei perdendo minha filha o que me deixou em depreção quase morri pois tive pré-eclapsia minha vida virou um verdadeiro inferno. Mas como tudo na vida “passa” hoje ainda em tratamento mas bem melhor aveses ainda com crises mas sempre amando a vida e a gora com suspeita de uma gravidez que cocertza vai dar certo tenho DEUS no meu coração e sei que ele vai me ajudar. fiquem todos com DEUS por que com ele eu estou muitos beijos a todos

  92. anonimo comenta:

    12 julho, 2010 @ 3:40 PM

    ola tenho 23 anos tenho colite a 3 anos sinto muita dor e asvezes naosei o q fazer nao sei oq comer mas tenho uma segura esperança q no futuro proximo as doenças irao desaparecer confio em jeova deus q nos promet em isaias cap 33 versiculo 24 ¨¨nenhum residente dira -estou doente¨¨. ler a biblia diariamente me ajuda muito. desejo a todos melhoras.

  93. Natália comenta:

    13 julho, 2010 @ 9:11 PM

    Janaina,muito obrigado por ter respondido,é muito bom saber q ñ estamos sozinhos…
    Mas eu to com medo de ser preciso fazer cirurgia da fistula…
    Vc ja fez?
    Hoje me sinto bem da colite,ñ tenho mas sangrado,nem saido pus.
    Consequi ferias do trabalho ,pois trabalho o dia todo sentada e ñ tava suportando por causa da fistula,foi bom pq so assim diminuiu o estress e to melhorando.espero q a fistula sare logo sem precisar de cirurgia.
    Mas um fez obrigado por tudo.
    Q Deus nos abençoe e nos proteja.
    bjus e obrigado

  94. Saudade comenta:

    15 julho, 2010 @ 4:53 PM

    tenho essa doença ha 17 anos, sempre medicada com mesalazina [anti-inflamatorio intestinal] e corticoides.sou dependente de cortizona, fico boa quando estou a tomar em doses elevadas, mas nao posso mais tomar tanto assim, esse medicammento tras outras consequencias.preciso de ajuda!.Estou fora do Brasil, gostaria de receber sugestões, novos tratamentos ou medicamentos que possam melhorar a minha qualidade de vida.Se realmente houver essa possibilidade , estou disposta a ir ao Brasil (minha terra) resolver este meu problema que impede de viver

  95. janaina comenta:

    15 julho, 2010 @ 5:17 PM

    OI NATALIA. FICO FELIZ EM SABER QUE VC ESTA MELHOR. EU TBM ESTOU BEM AGORA. CONTINUO COM A MESALAZINA DE 800 3X AO DIA E TBM COM 5 MG DE CORTISONA. MAS SENTI UMA GRANDE MELHORA E PELA PRIMEIRA VEZ EU ESTOU COM MAIS ESPERANCA NO TRATAMENTO. TAMBEM ESTOU LENDO UM LIVRO MUITO LEGAL, QUE EU INDICO A TODOS. CHAMA-SE -VOCE PODE CURAR SUA VIDA- LOUISE HAY E A AUTORA. ME AJUDOU A COMPREENDER MELHOR A MIM MESMA E TBM A MINHA DOENCA.A AUTORA ACREDITA-E CHEGOU A COMPROVAR MESMO-QUE NOS CRIAMOS AS NOSSAS PROPRIAS DOENCAS ATRAVES DE PADROES DE PENSAMENTO.ASSIM,SE MUDARMOS O NOSSO JEITO DE PENSAR SOBRE A VIDA PODEMOS REALIZAR A AUTO-CURA,COMO ELA RELATA TER CONSEGUIDO EXITO. VALE A PENA LER-E TER CONSIGO PARA EVENTUAIS CONSULTAS. ABRACOS A TODPOS E UM ESPECIAL PARA VOCE,NATALIA.AH… BOAS FERIAS.

    TRECHO DO LIVRO* (VOCE PODE CURAR SUA VIDA-LOUISE HAY)-92 Ed.2009,p.206
    COLITE-CAUSA PROVAVEL=PAIS EXIGENTES.SENSACAO DE OPRESSAO E DERROTA.GRANDE NECESSIDADE DE AFETO.
    NOVO PADRAO DE PENSAMENTO=EU ME AMO E ME APROVO.CRIO MINHA PROPRIA ALEGRIA.ESCOLHO SER UM VENCEDOR NA VIDA.
    CUIDEM-SE. BJS. JANAINA.

  96. Fabiana comenta:

    15 julho, 2010 @ 5:17 PM

    Oi gente!!!
    Sempre fico bem triste quando chega mensagens desse site no meu correio eletrônico mostrando o desespero das pessoas.
    Li o de hoje, de “Saudade” dizendo que a doença impossibilita de viver. Não é verdade. Na crise sim, mas depois disso vivemos como qualquer outra pessoa normal. Pelo menos eu vivo.
    Tenho 26 anos e tenho essa doença desde os 18 anos. Atualmente sou bem segura, bem resolvida e me acostumei. Não adianta querer uma solução, porque não tem. Ou melhor, corrigindo… Tem sim. Cuidar da cabeça.
    Eu só tenho recaídas quando me estresse, fico nervosa, deixo os problemas me afetar. Já passei mais de 3 anos sem ter nada.
    Fazer musculação de leve, exercícios que não mexa com a barriga faz produzir endorfina, o que como consequência ficamos mais felizes, e faz ocupar a cabeça.
    Qualquer outra atividade que dá prazer é válido. Descubram a de vocês.
    Alimentação conta bastante.
    Eu percebi que não me dou bem com feijão. É comer e pronto. Gases, fico presa chegando a levar mais de 2 dias com o intestino parecendo que está dando voltas. Sinto dores horríveis de não conseguir dormir. Por isso como pouco feijão e mesmo assim apenas com macarrão e carne grelhada. Nada de farinha ou arroz.
    Não estou me dando bem com derivados do leite por isso atualmente estou cortando, até porque tive cálculo renal no início desse ano…
    Não me dou bem com laranja, suco de laranja ou qualquer coisa que tenha essa fruta.
    Enfim… Vá fazendo testes, observando. Vejam o que faz mal, se tiver dúvida come mais uma vez e observa. O que fizer mal corta do cardápio ou então reduz, come uma vez no mês, sei lá…
    Mas o mais importante é cuidar do emocional.
    Não coloquem na cabeça que somos diferentes, que não vivemos, não podemos isso ou aquilo.
    E Jesus disse-lhe: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.
    Graças a Deus eu sou muito feliz. Cada dia mais feliz.
    Namoro, estudo, trabalho, viajo, vou a festas e faço tudo que qualquer outra pessoa faz, com excessão de alguns hábitos alimentares… E isso tudo sem tomar remédios. Sabe por que? Porque um dia eu falei pra mim mesma que não ia me permitir sofrer mais por essa doença e ia cuidar da minha cabeça. Parei o remédio por conta própria e aqui estou eu. Faço exames constantemente, vou a especialistas e graças a Deus não tenho nada, sempre os exames dão perfeitamente normal… Isso tudo pelo simples fato de ter tomado essa decisão.

  97. alessandro comenta:

    19 julho, 2010 @ 10:08 PM

    OLA BOA NOITE DESCREVI ACIMA MEU POBLEMA DE COLITE MAS PASSEI UMA INFORMAÇAO ERRADA DESCOBRI A DOENÇA EM 2003 ENAO EM 2010 , GOSTARIA DE SABER COMO DEVE SER UMA ALIMENTAÇAO CORRETA PRA CONSEGUIR VIVER MELHOR ,POIS ATE O MOMENTO NAO TENHU SANGRAMENTOS ETC, MAS TENHU TIDO ENORMES DOR DE BARRIGA COLICAS DOR NAS PERNAS BRAÇOS ABDORME ETC TA COMPRICADO GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE POR FAVOR,OBRIGADO POR ENQUANTO

  98. claudia comenta:

    25 julho, 2010 @ 11:01 AM

    Olá , sou portadora da rcui há 05 meses, tive somente 1 crise, e hoje estou ótima, tendo uma vida normal…é uma doença difícil de aceitar, mas o q aconselho à todos é que façam tudo o q tiverem vontade, passeiem bastante, para q seus dias se tornem mais prazerosos, e encarem as dificuldades não como obstáculos, mas sim como mais uma experiência adiquirida …e se amem acima de tudo…é o q adotei em meus conceitos e me ajudou muito…Referente à dieta correta, acho q cada um vai se descobrindo aos poucos, mas se eu puder ajudar com algo , vão aí algumas dicas que p mim deram certo: na fase aguda da doença comam comidas mais brandas, evitando folhosos, frutas c casca, leite e seus derivados, condimentos, embutidos,grãos, refrigerantes, bebidas alcoolicas fermentadas, chocolates, etc…( eu no café da manha troquei o café preto por chá e me faz muito bem , tomo o dia todo). Qdo estiverem em remissão, já podem ter uma vida quase normal, somente abolindo pimenta, gorduras, bebidas fermentadas, leite e seus derivados.Hoje tomo muito suco de soja, chás, pães à vontade, carnes magras, pizza 1 vez na semana sem exageros(2 pedaços apenas), churrasco de carnes magras,saladas, legumes cozidos, lanches mais leves( de vez enquando abuso um pouquinho hehe, x- salada por ex..), enfim, tudo se pode sem exageros,qdo abuso de um lado compenso de outro, saio da dieta nos fins de semana, de segunda à sexta procuro me alimentar melhor com chas, sucos de soja, pães, macarronada é uma excelente dica, carnes magras e de preferencia cozidas, pure de batatas, feijao já como c grão e nada acontece, bolacha agua e sal, de leite e maisena, banana maçã e prata, maçã sem casca, goiaba vermelha, arroz branco ,enfim dá p se alimentar bem, sem se contraiar, ou seja, se sãos esses o q me fazem bem, serão estes que irei apreciar…esse pensamento torna meus dias bem mais produtivos e alegres…Caso alguém queira trocar idéias e experiências, me diiponibilizo desde já c meu email: claudiastaut2@hotmail.com.Abraços p todos!!!

  99. Jane Irene comenta:

    28 julho, 2010 @ 9:58 AM

    Bom dia a Todos, nossa mesmo com tanto sofrimento fiquei feliz em encontar este blog, pois terei o que mostar ao meu namorado historias de muitasssssss pessoas que estão passando o mesmo que ele, esta com 21 anos hj decobriu com 19 e estava preste a viajar a trabalho em cruzeiro e por ter dado Anemia aguda nos exames foi pedido p/ desembaracar, que com aquele estado de saude não poderia seguir viajem, para ele ate hj isso foi o fim, descobriu a doença tem 2 anos e meio, ficou internado, fez transfusão, sofreu e sofre muito, o conheci a 1 ano e tento o maximo motiva-lo e ñ dexistir de lutar e que tudo depende DELE, seu animo mesmo sabendo q é dificil e aceitar a doença p/ conseguir lutar contra ela … crise grave neste tempo q esta comigo teve 1, o comum são as prissões de ventre e dores abdominais + ñ são agudas… o q me aborrece mais são os medicos, a forma como conduzem o tratamento ele faz no H. das Clinicas e sempre esta tendo mudança de medicos esta semana ele teve retorno e agora vai fazer varios exames pois a medica diz ter suspeita q ele tenha a doença de Crow ou Hepatite C cronico isso pq ele reclamou das dores abdominais, imagina como ele chegou em casa, ate ao ponto de dizer q se der positivo que devo terminar o namoro… eu fico acabada pq quero ajuda-lo, sei q o emocional mexe por d+ nesta doença e a alimentação, peço sempre p/ ele tentar ser disciplinado + por ser tãoooo ansioso fica dificil e come muitoooooooo e com isso engordou já quase 20kg e agora pos na cabeça q é o remedio e nisso ta com pensamento de parar de toma-lo… nossa estou passando por uma barra pq quero muitoooooooooooo ajuda-lo, estou salvando este enderço p/ mostrar a ele quando voltar, esta em viajem por 2 semanas…obrigada por TODOS e acredito quando ele ler estes vai ver que ñ é o unico a passar por este problema e que logo vai superar TUDO, desejo a TODOS força e lutem e CONFIE em DEUS vai dar tudo certo. um beijo

  100. Jane Irene comenta:

    28 julho, 2010 @ 10:23 AM

    ahhh esqueci de algo que também acho muito triste um medico ter dito e isso nossa acaba com qualquer ser humano… o primeiro que o atendeu p/ seguir tratamento disse q esta doença em torno de 10 anos quase certeza de virar cancêr, deu um prazo de validade … pq vejo assim, ele leva assim sempre tem este papo que faltam 9 anos…nossa imagina vc ouvir isso de alguém que vc AMA e quer q VIVA feliz e lute sempre…. eu digo a ele que deve sim é se cuidar e fazer o maximo p/ ficar cada vez melhor pq estes tipos de pensamentos so atraem coisas negativas …eu me dou como exemplo pq eu tenho estenose mitral…problema na valvula do coração e descobri isso a 10 anos e graças a DEUS ate hj ñ tenho sintomas e estou super bem…pq como a FABIANA comenta eu aceitei ser doente ñ me vejo como uma coitadinha e sei que TUDO so depende de mim e com isso to ai me cuidando…emocional/alimentação etc etc e acima de TUDO sempre querer viver bemmmm e felizzzzzzzzzzz …isso é muito positivo e ajuda d+++++++ :) espero que um dia ele veja tudo assim tb e ai tenho certeza q vai melhorar e muitoooo e ser feliz…doença seja ela qual for claro é dificil, porem devemos encara-la de frente e ter dentro de nós QUERO FICAR BEM, VOU ME CURAR ETC ETC OU O MINIMO É SEGUIR FIRME E LUTANDO SEMPREEEEEEE pq nesta VIDA ND é por acaso tenha dentro de NÓS que DEUS É JUSTO. beijos no coração

  101. Jane Irene comenta:

    28 julho, 2010 @ 12:08 PM

    di novo quem tem um bommmmm medico p/ indicar…pois quero q ele vá ter orientação de outro medico tb… moramos em SP capital zona Oeste. muitooooooooo obrigadaaaa

  102. marcos comenta:

    28 julho, 2010 @ 12:13 PM

    estou com reto colite ulcerativa a 15 anos e meus tratamentos tem sido feito a base de messalazina e azatioprina ,tomo dois comprimidos as 11 da manhã ,tomo dois comprimidos as seis da tarde e a meia noite tomo dois comprimidos de messalazina 400mg com um comprimido só de azatioprina já estou me sentindo melhor e estou reduzindo o medicamento pois tomava doze comprimidos de messalazina de 400 miligrama por. dia preste bastante atenção o corticoide ou predinizona destroi toda a cartilagem dos ossos fazendo que o paciente fique com artrose.

  103. Natália comenta:

    29 julho, 2010 @ 8:07 PM

    Oi Jane,bom primeiro quero ti dizer q sua companhia é muito importante para a saude de seu namorado.eu tenho retocolite a 02 anos e ja passei por muitas coisas,muitas crises,muito desespero e agora o medico ta desconfiando q tenho CROW,to fazendo varios exames p/ ter a certeza,mas graças ao senhor jesus,to me sentindo melhor,tudo é uma questao de boa alimentaçao e pouco estresse.Sei o q seu namorado passa,pois tbm tenho um namorado a 05 anos e as vezes fico chateada por ele dxar d fazer certas coisas por minha causa,as vezes fico tão estressada q acabo descontando nele.mas ele é muito paciente e sempre m ajuda.Por isso ti digo,fique sempre ao lado dele,pois esse doença envolve muito o psicologico,e é muito importante termos alquem do nosso lado,nos apoiando e nos amando.
    Ah tenho um otimo proctologista,mas infelizmente é no Ceará.
    Bjus a voce e boa sorte com seu amor

  104. raimunda m dos santos comenta:

    4 agosto, 2010 @ 11:04 PM

    olá pessoal, eu também sofro dessa doença maldita há varios anos , já usei todos estes remédios citados nos comentários todos sao paliativos, mas cura mesmo nada, cansei de medicos agora estou partindo pra remédios caseiro, estou tomando garrafada de noni prearada com vinho moscatel e com muita fé em dues encontrarei a cura.

  105. Jane Irene comenta:

    17 agosto, 2010 @ 3:11 PM

    OBRIGADA NATALIA, BJOS E OTIMAS FERIAS!!!!

  106. Cristina Vasconcellos comenta:

    18 agosto, 2010 @ 10:25 AM

    Oi pessoal!!Descobri que tenho retocolite ulcerativa idiopática há 9 meses.Fiz o tratamento ,tomando mesalasina 8oomg e meticortem 2omg,há 2 meses estabilizou.Ai eu engravidei(1 mês de gestação) e parei de tomar os remedios,só que ela voltou.E estou desesperada.O que fazer?Será que prejudicará meu bb?Não consigo aceitar que não tem cura e que tem que tomar os remedios pra sempre.Tô muito mal.

  107. Natalia Cavalcante comenta:

    19 agosto, 2010 @ 10:02 PM

    Por nada Jane é sempre bom trocarmos experiencias e nos ajudarmos…bjus

    Cristina ñ se desespere tenha fé em Deus q tudo vai dar certo,proucure um medico se informe melhor e tenha fé q seu bb vai nascer bem e saudavél…bjus

  108. Natalia Cavalcante comenta:

    19 agosto, 2010 @ 10:08 PM

    Queria muito ajuda de vcs,tenho colite e meu medico ta desconfiando de cronw,pois nasceu uma fistula no meu anus,doi muito ,é muito complicado sentar e ate defecar,to c/ medo de fazer cirurgia;Por favor se alguem souber alguma coisa sobre cirurgia de fistula me informe pois to c/ muito medo.
    Bjus a todos

  109. Karina comenta:

    1 setembro, 2010 @ 3:42 PM

    Ola pessoal

    Eu tenho esssa malerdita RCUI à 5 anos mais ou menos, já fiz tratamento com mesalasina e nada adiantava até o dia qua a minha médica me passou o Azatioprina, este remédio pelo menos me deu uma estabilidade maior. Agora ela ta querendo me passar o medicamento Remikade que é uma injeção biologica. só que esta dificil de consigui-la pois as ampolas são caras e a farmacia de alto custo não libera para quem tem RCUI apenas libera para quem tem CROW.
    Bom gostaria de saber se alguem já fez tratamento com o remikade e se realmente cura pelo menos em 90%.
    Bjus a todos e muita fé

  110. Natália comenta:

    19 setembro, 2010 @ 2:26 PM

    Oi pessoal!!!
    Meu medico tava desconfiando que ao inves de RCUI,eu tinha CRONW,fiz um exame chamado TRANSITO INTESTINAL,mas nao deu nada,e varios exames de sangue,e descobri que estou com anemia,para piorar nasceu uma fistula no meu anus,que nao fecha de jeito nenhum.O meu medico diz que nao posso fazer cirurgia,pois como estou com anemia é complicado,ai ele diz que tem um remedio chamado INFLIXIMABE,mas como é de usso hospitalar eu tenho que me internar para toma-lo na veia,so que ta tudo complicado pois esse remedio é muito caro e meu plano de saude nao ta querendo cobrir,estamos apelando para o SUS,mas como todo hospital publico o remedio ta faltando,enquanto espero pelo SUS,meu medico aumentou meus medicamentos para ver se diminui a inflamaçao; agora tomo 01 OMEPRAZOL,01 PREDINISONA DE 10 MG,e 02 MEZALAZINA de 06 em 06 horas,e ainda tomo NORIPORUM, para a anemia; to tomando muito remedio,meu estomago doi muito.Queria muito que descobrisem a cura para essa doença ,pois apesar de ter uma vida normal,as vezes sofro muito com tudo isso.Mas apessar de tudo tenho muita fé em Deus e sei que ela vai ajudar a todos nos.

    Bjus a todos

  111. Joice comenta:

    28 setembro, 2010 @ 10:26 AM

    Tenho esta doença a 6 anos ja fiz colonoscopia 2 vezes.A primeira vez que fiquei internada foi um horror dias antes de fazer a colono, tive que ficar em jejum 2 dias apenas tomando liquido com um remédio lá.Os médicos diagnosticaram a minha doença quando eu tinha 8 anos hoje, eu tenho 14.Na segunda vez que eu fui ao médico( me internar) foi mais tranquilo fui mesmo só pra fazer a segunda colono fiquei internada por 12 dias.Na minha alta a médica me receitou predinisona de 40 miligramas por 1 mês e meio, depois, foi de 20…..15…..10……e finalmente 5.Ele me disse que com o passar do tempo eu podia ficar sem tomar remédio e comer mais alimentos variados.Fiquei 3 anos tomando o remédio certo,comendo normal e etc…só que de uma semana pra cá começou os sangramentos de novo ai,como meu tratamento era pediatria e no sus,agora está dificil pra fazer tuuuuuuuuudo de novo……mas,tô voltando a fazer minha dieta e tomando 10 mg da predinisona(corticoide).

  112. Natalia Cavalcante comenta:

    29 setembro, 2010 @ 8:13 PM

    Joice vc é muito novinha,tenha fé em Deus q ela vai le curar…
    Hj to mim sentindo muito esperançosa,meu medico consequiu uma medicaçao chamada INFLIXIMABE,em um medicamento de uso hospitalar e por isso vou ter q mim internar para toma-lo,apesar das dores por causa da fistula,sinto que Jesus esta mim guiando para o caminho certo. Bjus e sorte a todos

  113. lucia gardenia comenta:

    30 setembro, 2010 @ 5:35 PM

    eu tenho a doença de crohn gostaria muito de saber em detalhes o que eu posso comer, e o que nao posso,quem poder ajudar-me ficarei eternamente agradecida,DEUS ABENÇOE todos

  114. Bárbara comenta:

    2 outubro, 2010 @ 11:05 AM

    oi pessoal, eu tenho retocolite branda, tembém sou medicada com mesalazina e no meu caso o uso de antidepressivos é necessário também, as crises de inflamação diminuem muito

  115. alessandro aparecido rodrigues comenta:

    16 outubro, 2010 @ 3:24 PM

    ola boa tarde, estive lendo os recados das pessoas que tem colite
    olha realmente é triste,tambem tenho estou passando por uma clise terrivel, o pior que descobri esta doença em 2003 dai o mesmo medico que descobriu a doença me receitou alguns remedios que comecei utilizar, mas depois de alguns meses resolvi parar pois o efeito colateral era terrivel e ai por conta propia comecei a fazer remedios cazeiros, um deles que usei muito foi folha de confrei,depois de alguns meses bebendo o sumo fiqui bom pensei ate que tinha sarado, e agora as crises voltaram estou muito mal mesmo e o pior que mesmo pagando particular estou com dificudades em passar no meu antigo medico ele anda com a agenda cheia, as vezes fico internado tomando soro ou coisa assim mas nada alem disso, me assusta saber que somos tratados como lixo, num pais que se fala tanto em meio anbiente em preservaçao da especie se gasta tanto pra salvar matos animais se fala tanto no aborto e quando temos seres humanos morrendo por falta de medicos pergunto que sera que somos entao , pois valemos menos que floresta, fica ai meu desabafo estou mal mesmo gostaria de alguma ajuda sobre informaçao de medicos remedios etc nao sei mais que fazer estou desesperadooooooooo
    por favor se alguem puder me passar alguma informaçao serei muito grato email o.especialista@ig.com.br

  116. Michelle comenta:

    17 outubro, 2010 @ 8:10 PM

    Descobri q tenho RCUI faz 3 dias.. estava morrendo de medo, até q encontrei esse site com essas mensagens. Há luz no fim do tunel. Não tinha noção de qtas pessoas sofrem com o mesmo problema que eu. Genteee vamos conseguir vencer esse problema. Fè em Deus, não há médico maior q ele.
    Abço

  117. Fabiana Barral comenta:

    28 outubro, 2010 @ 2:58 PM

    Oiá pessoal. Descobri a retocolite há 1 ano. Minha mae é portadora dessa doença ha 25 anos. ela sofreu mto ate descobrir o que era, mas ela ja ta bem controlada. Mas eu, alem de estar em crise fortíssima, to mto deprimida. Assim que minha mae foi diagnosticada, os médicos a aposentaram com 15 dias. Realmente ela vive por conta de cuidar dessa maldita doença. Me respondam… é direito mesmo aposentar por ter RCUI? Não saio mais de casa,vou de 8 a 12 vezes por dia no banheiro, não tenho mais vida social, qualidade de vida nenhuma. To tomando sulfa, predinisona. Porem to tendo mto mais efeitos colaterais do que benefícios. alguem me ajude. Obrigada Fabiana.

  118. Fabiana Barral comenta:

    28 outubro, 2010 @ 3:05 PM

    me ajudem por favor.

  119. paulo roberto figueiredo comenta:

    28 outubro, 2010 @ 4:23 PM

    ai turma eu ja tive colite inespecifica algum tempo atráz juntamente com gastrite com hpilore fiz um bom tratamento e curei com uma boa reeducação alimentar que não foi nada facil, mas com muita fé em Deus e acompanhamento periodico ao médico tomando os remedios corretamente, remedios cazeiros que me ajudaram bastante, fiquei curado , mais vou sempre ao médico pelo mennos uma vez ao ano, não me descuido. tenhão muita fé em Deus em primeiro lugar, faça uma reeducaçção alimentar e freguente o seu medico para saber com vão sa coisas.

    um abraço do seu amigo de fé.

  120. Karina comenta:

    28 outubro, 2010 @ 8:49 PM

    Ola pessoal

    Estou na luta pra conseguir o infleximabe(remikade) pelo SUS, só que é muito burocrático e ainda corro o risco da secretária da Sáude não aprovar a liberação do medicamento. Quem está na luta pra conseguir o medicamento infleximabe e quiser tentar pelo SUS os passos são:
    Tem que comparecer na farmacia de alto custo Maria Zelia, localizado na rua Zequetinhonha, 360, e procurar o setor 1 e mostrar a receita médica e vão entregar um formulário para o seu médico preencher, depois de preenchido levar novamente no setor 1 com as documentações solicitados por eles (Cópia RG, CPF, Comprovante de residência, cartão do SUS e o laudo comprovando que vc tem Retocolite Ulcerativa – Colonoscopia ou retosigmoidoscopia) e apartir dai dar a entrada com o processo administrativo para conseguir o medicamento.
    Tempo estimado para aprovação de 30 a 45 dias uteis.
    Vamos dizer um xóoooooooo bem grande para esta doença que não nos pertencem
    Muita fé , bjus a todos

  121. Gilson Miled Mattar comenta:

    29 outubro, 2010 @ 5:17 PM

    oi pessoal, tb sofro dessa terrível doença, fico desesperado, não sei uk fazer, fazem quatro anos que apareceram os sintomas, fiz um longo tramento usando mesacol de 500mg supositório e mesacol de 800mg comprimido, tratamento caro, esses remédios são caríssimos, mas melhorei e passei a usar somente um supositório ao deitar, agora novamente tive uma recaída , estou amargurado, fiz uma colono agora recente, a doença se agravou, não sei uk fazer nem uk dizer, me perdoem so estou desabafando, sei que todos estão com problemas, caso queiram converssar, talvez consigamos amenizar os nossos sofrimentos, que Deus ilumine a todos.

  122. Natália comenta:

    29 outubro, 2010 @ 10:38 PM

    Oi pessoal ,assim com a Karina tbm estou na luta para consequir o Infliximabe pelo sus,mas tbm ta muito dificil…Axo tudo isso um absurdo pois tenho plano de saude,pago carissimo e ele nao querem autorizar a aplicaçao do infliximabe por ser um remedio muito caro;e a minha saude ond fica?
    To lutando paara consequir no sus.poi to com uma fistula no anus e fibrose q é estreitamento do canal anal,o meu medico fala que o infliximabe seria a soluçao pois ja tomei varios remedios e a fistula nao fecha,doi muito.Queria muito q Deus me ajudasse a conserquir esse remedio,mas ta dificil,pois como meu medico falou infelizmente parece q a saude virou um questao financeira eles preferem tentar meios mas baratos com nos intupir de remedios cheios de efeitos colateral a nos dar logo a soluçao,so pr quer é mais cara.Mas to na luta,e com fé em nosso senhor jesus cristo vou consequir o Infliximabe e ficar boa.
    Bjus a todos
    E muita fé.

  123. Izilda Rocha comenta:

    19 novembro, 2010 @ 11:14 AM

    Olá! Meu nome é Izilda.
    Tenho essa doença.Descobri no começo do ano passado qdo já estava bem ruim…
    Estou tentando ficar bem … fazendo o possível.
    Estava moderada, fiz uma Colo/ nna terça e voltou à ativa
    Gostaria de manter contato com essas pessoas q tbm tem a doença…para nos ajudarmos.
    Por favor! Vamos conversa ,rir.,desbafar…enfim…
    Um bjão a todos e ânimo.
    Zi

  124. ALAN TEMER DA ROCHA comenta:

    24 novembro, 2010 @ 6:35 PM

    OI MEU NOME É ALAN TENHO RETOCOLITE DESDE 2003 POR TANTO SOU TERAPEUTA E CONHEÇO TECNICAS NATURAIS PARA ALIVIAR A SINTOMATOLOGIA, E MESMO PARA UMA TOTAL CURA DO PROBLEMA GOSTARIA MUITO DE AJUDAR A VOCES PODE ME LIGAR. (33) 88237344

  125. ALAN TEMER DA ROCHA comenta:

    24 novembro, 2010 @ 6:37 PM

    OI MEU NOME É ALAN TEMER GOSTARIA DE AJUDAR A VCS COM RETOCOLITE ULCERATIVA COM DICAS DE TRATAMENTO TERAPEUTICOS NATURAIS REPRESENTO A CLINICA NATURISTA OASIS PARANAENSE PODE LIGAR QUE TEREI O PRAZER EM AJUDAR VCS

  126. Tamara Fernandes comenta:

    26 novembro, 2010 @ 10:52 AM

    Olá meu nome é Tamara tenho 19 anos e faz 1 mês que eu descobri que tenho retocolite ulcerativa, fico com medo e confusa pois não sei bem o porque causou essa doença e se tem a possibilidade de ser uma doença grave , minha avó materna teve câcer no intestino o meu maior medo é que essa doença vire câncer ! Ninguém responde exatamente a minha pergunta e só fala para eu me cuidar que tudo vai dar certo. Eu não consigo ir ao banheiro por isso que eu descobri fico 1 mês até mais sem ir ao banheiro, meu reto sangra muito e sinto muito dor. Devo me preocupar , meu médico me passou remédios que não estão fazendo muito efeito. E estou muito preocupada. Algém pode me orientar o que devo fazer ?

    Att.

  127. sara comenta:

    23 dezembro, 2010 @ 10:07 PM

    Tambem descobri a pouco tempo que sofro desta doença, passei por maos bocados, agora parece que estou um pouco melhor, alem de tudo que passei entrei em depressão achando que iria morrer, é muito dificil emagreci muito, fico muito triste as vezes, e outras vezes acabo esquecendo a doença, tomo mesaco 800mg 2 vezes ao dia, 1 comprimido de predinisona 20mg, quero muito ficar boa, espero muito por isto, pois levava uma vida normal, e a agora não consigo nem trabalhar, tenho muito medo pois ja passei mal muitas vezes dentro de onibos, e ter que descer correndo, talvez seja emocional genetico não sei , a unica coisa que eu sei , que quem tem esta doença quer ficar bem, melhoras a todos nos.

  128. TENILSON GONZAGA DOS SANTOS comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 3:45 PM

    Boa tarde,

    me chamo Tenilson, e também tenho essa doença chamada Retocolite Ulcerativa, foi diagnosticada em junho de 2010, mas desde junho de 2009 comecei a evacuar gosma nas fezes, pensei que fosse verminose tipo ameba ou giardia, porém fiz exames e constou negativo e os problemas foram agravando de maneira que daí comecei a evacuar gosma e sangue nas fezes tomei remédios naturais vermífugo e nada de melhorar, foi quando procurei um proctologista e fui indicado para fazer colonoscopia e daí constatou RCU na fase moderada. O médico passou mesalazina, metronidazol, omeprazol e meticoten que é à base de corticóide, nos primeiros 15 dias que tomava apenas meticorten, metronidazol e omeprazol já tive uma melhora significativa, tomei a mesalazina e fiquei bem, evacuando normalmente, mas depois de dois, daí comecei a se alimentar normalmente, apenas aboli o café e o leite, quando senti que estava bom voltei a tomar café com leite e voltou tudo de novo. Depois disso não fui mais ao médico apenas faço controle alimentar, não tomo mais café, não tomo mais leite e seus derivados e mesmo assim os sintomas continuavam fo quando fiquei sabendo de um remédio natural conhecido como vinho do jatobá. Percebi que tive uma melhora significativa, hoje já estou praticamente normal. Pois é horrível a maioria dos alimentos que eu engeria acumulava muitos gases e quando ia ao banheiro era tipo uma trovoada, fica bastante constrangido, mas hoje estou me recuperando e acredito que no tempo de Deus ele me libertará.

  129. Mario Calil comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 3:33 PM

    Eu tenho RCUI à 10 anos. Já fiz vários tratamentos além dos convencionais (incluso hemoterapias). No meu caso não deu resultado.
    Até que minha irmã me deu um livro (da Espanha) que trata o caso somente com uma dieta rígida.
    Antes eu fazia somente a dieta básica (nada de derivados diretos de leite, e bla, bla, bla).
    Com apenas uma semana de “dieta rigida” (utilizando o livro) voltei ao normal. Agora fico assim…
    Além disso substitui o meticorten por entocort (é mais caro porém é mais suave para o organismo). E complexo vitaminico (recomendado pela minha nutricionista)
    Dieta rígida por 2 meses, relaxo um pouco srrsrsrrs (começo a ir no banheiro). O importante é começar “a dieta rígida” e depois de duas semana procurar uma nutricionista para que ela possa avaliar quais as vitaminas o seu corpo está necessitanto. (Aí você toma essas vitaminas na forma de comprimido).
    O probleminha é que o livro está todo em Espanhol.
    A dieta é basicamente a seguinte:

    Não pode açucar, não pode trigo, não pode produtos lith (que contem adoçantes, etc…).

    Tudo tem de ser adoçado com mel. Tomo café com mel, o bolo é feito com mel (sem farinha de trigo), e aí vai..
    Mas garanto que se você estiver na maior de todas as crises. Seguindo o livro você estará totalmente bom em 5 dias…

    agradeço a Deus por ter iluminado a minha irmã por encontrar esse livro.
    Abraços

  130. ana comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 4:35 PM

    Olá pessoal,também tenho RCUI tudo começou com muitas vezes ao banheiro,então percebi que o que me fazia mal eram os anti-inflamatórios,pois bem:procurei meu médico e através de varias colonoscopias descobri a RCUI, não tenho dores o que me incomoda são as varias vezes ao banheiro… estou tomando Mesalasina de 800mg 3 vezes ao dia.Vou retornar ao médico e vou pedir que me fale a respeito de alimentação, a principio ele me disse para evitar o café,cigarro , refrigerante, corantes mas quero saber mais por isso vou retornar para tirar maiores duvidas,peço a todos que tenham fé em DEUS e confiem em seus médicos… DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS E MUITO GRATA PELOS DEPOIMENTOS POIS TIREI VARIAS DUVIDAS .

  131. janaina comenta:

    4 março, 2011 @ 4:45 PM

    OLÁ COMPANHEIROS…

    MEU NOME É JANAINA E JÁ PASSEI POR AQUI ANTERIORMENTE. TENHO 28 ANOS E RCUI HÁ UM ANO E MEIO. SOU UMA PESSOA IRRITADA- APESAR DE TDS Q ME CONHECEM ACHREM O CONTRÁRIO-FICO NERVOSA COM FACILIDADE.. NESSE PERIODO TIVE UMAS QUATRO RECAIDAS FORTES. PARECE QUE SEMPRE VOLTAM OS SINTOMAS… ISSO É COM CERTEZA O MAIS DESANIMADOR….. SEMPRE FICO MUITO MAL QDO ESTOU EM CRISE. TENHO MUITA VONTADE DE SARAR. MINHA TERAPEUTA ME DISSE QUE PROBLEMAS NO INTESTINO SEMPRE INDICAM ALGO QUE VC QUER POR PARA FORA E TEMOS TRABALHADO NESSE SENTIDO..
    ATUALMENTE ESTOU TOMANDO MESALASINA DE 800 MG; METRONIDAZOL;OMEOPRAZOL;E PREDNISONA DE 20MG. MAS MESMO ASSIM ESTOU EM CRISE. ESTOU PREOCUPADA PQ TENHO MUIIIIIIIIIIIIIIIITAS COLICAS LOCALIZADAS. ALGUEM DE VCS SENTE DORES FORTES. COMO SÃO???? PEÇO AJUDA. ESTOU MUITO TRISTE.

    JANAINA

  132. TENILSON comenta:

    11 março, 2011 @ 12:00 PM

    Olá Janaína, acho que o primeiro passo é vc manter a calma, eviatar alimentos gorduros, frituras, enfim seguir a dieta, conforme prescrito pelo médico. Tomar os medicamentos e qualquer reação não deixar de comunicar o seu médico. O principal de tudo pelo que vejo referente a RCU é ter uma dieta equilibrada, comer somente o que faz bem ao intestino (comidas leves), isso é mais importante que os próprios medicamentos passados pelos médicos. Atualmente eu não tomo nenhum remédio, mas sigo rigorosamente a dieta alimentar, estou praticamente normal. minha alimentação é a seguinte: pela manhã como banana de fritar cozida com água e sal, em outro dia pela manhã como inhame cozido com água e sal ou como cuscuz temperado, mas com temperos leves é tipo um farofão fica gostoso e não faz mal para o meu intestino, bem caso organismo reage de uma maneira, procuro comer a cada 3 horas para não deixar o estômago vazio., como frutas nos intervalos, maçã, banana crua da prata ou maçã, abacate, mamão, ameixa, bolchas, chás, etc. No almoço como carne somente se for cozida, mas como pouca carne o correto e nem comer carne vermelha, dou preferência para peixes e carne de frangos, mas tudo ao molho, sem exageros de temperos, normalmente com batatinha ou cenoura e chuchu acompanhados. às vezes no lugar do chá pela manhã tomo suco de cenoura ou cenoura e beterraba fica muito bom e é vitamina. O suco de cenoura ajuda no combate às colites. Procuro não comer muito para não pesar o estômago, mas como uma quantia razoável que mata minha fome. Bom fica aqui apenas algumas dicas de como estou levando a minha vida junto à RCU.

  133. Deivid comenta:

    19 março, 2011 @ 6:41 PM

    Ola pessoal meu nome e deivid e descobri que tenho retocolite a uns 2 anos, desses dois anos de descoberta da doença eu tive so 2 meses com a doença controlada mas agora eu estou um pouco atacado sentindo muita dor abdominal e sangramento nas fezes com pus esta dificil ate de trabalhar pois fico toda hora indo ao banheiro e tambem estou um póuco preocupado porque estou sentindo muita dor na coluna e estou temendo a tal espondilite. Tem dias que não consigo nem dormir de tanta dor e tambem preocupado temendo pelo meu emprego porque trabalho 2,3 semanas e fico 3 a 4 dias de atestado esse e o problema. Mas creio que um dia Deus vai me dar a cura assim como ele fez com a mulher do fluxo de sangue, para eu poder trabalhar em paz e trazer o sustento para minha familia. Fé em Deus que ele é justo.
    Gravatai, 19 de março de 2011

  134. janaina comenta:

    20 março, 2011 @ 7:07 PM

    OI TENILSON

    FIQUEI FELIZ POR VC TER ME RESPONDIDO. GOSTEI DAS SUAS DICAS. PARECE QUE O CAMINHO DE CADA UM EM RELAÇAO A ALIMENTAÇAO É ESSE MESMO- DESCOBRIR O QUE É BOM PARA SI. VOU TENTAR SEGUIR SUAS DICAS E DESCOBRIR O QUE POSSO COMER SEM FAZER MAL.
    MAS O QUE ME DEIXOU MAIS FELIZ FOI SABER QUE VOCE CONSEGUIU CONTROLAR SUA COLITE SÓ COM A
    ALIMENTAÇÃO… NOOSSA!!!!!! VOCE PODE COMEMORAR.. PARABÉNS. VOCE É UM VENCEDOR…ESPERO UM DIA CHEGAR LÁ TAMBÉM E PODE TER CERTEZA QUE EU VOU ME ESPELHAR EM VOCE. OBRIGADA.

    JANAINA

  135. Natália Cavalcante comenta:

    20 março, 2011 @ 7:34 PM

    Oi gente?!
    Faz um tempao q nao escrevo…
    Nesse tempo todo acontecerão varias coisas.
    Acabei descobrindo q na verdade minha colite é CRONW…
    Pois começaram a nascer fistulas no meu anus e o medico acabou descobrindo cronw
    Ja passei um bocado mal.
    Hj estou com tres fistulas,uma perto do anus,uma entre os gluteos,perto das costas e uma entre as nadegas…
    Sofri muito,fiquei muito inflamad a e ate estourarem eu sofria muito,fiquei ate quase sem andar…
    Mas,graças ao senhor Jesus,hj me encontro melhor,pois comecei o tratamento com INFLIXIMABE,um soro biologico q ta me ajudando muito.
    Sao varias seçoes,e ate agora estou c/ duas aplicaçoes,mas ja to me sentindo melhor,ja to ate consequindo sentar…
    Nao to mas trabalhando,to tentando junto ao meu medico entrar c o auxilio do inss,espero q der certo,pois o medico falou q preciso de repouso para ficar boa.
    To com muita fé neste remedio…Quando as fistulas fecharem,vou continuar tomando ele para nao ter crises.
    Graças a Deus,nao sinto mas nada,nem diarreia,nem dores,nem sangramento,se nao fosse as fistulas eu estaria otima.
    Mas,com fé em Deus vai dar tudo certo;
    Pesso a Deus q ilumine todos nos.

  136. joao paulo comenta:

    21 março, 2011 @ 3:44 PM

    Olá gente meu irmão tem essa doença mais eu acredito muito ,em Deus e sei tbm todos vc que estão passado por isso
    o dia vai acaba por q medicina tem seu limite o homem tem seu limite mais o Deus todo poderoso ele não tem limite
    tudo nessa vida passa, e quero dize tbm q a unica palavra q vale é de Deus
    sou evaglico e creio no Deus todo poderoso,ele é o mesmo e não mundou e não vai munda
    fique todos vc com a paz persista,depois de uma grande tempestade sempre vem o lindo dia de sol
    irei ora por todos vcs…

  137. Estefânia teixeira comenta:

    15 abril, 2011 @ 12:54 AM

    Tenho 26 anos e a retocolite entrou na minha vida a uns 2 anos (qdo descobri que tinha a danada )tomo sulfassalazina e prednisona continuo 2 x ao dia ,melhorei muito ia ao benheiro umas 20 x ao dia acordava de madrugada era terrivel..ai com o tratamento melhorei bem por uns 2 meses depois voltei a ter as crises mas ai só de noite antes de dormi vo uma 4 ou 5 x e acordo 1 x na madrugada e de manha qdo acordo vo tbm uma 3 x ai durant o dia fico bem no meu trabalho nem sinto a doença ja em casa é uma crise mesmo..Para mim é tudo muito dificil .. tenho tentado engravidar e nao tenho exito .. e para piorar pérdi 6 kg e não consigo recuperar ,, ja não era gorda .. agora então..aff..e o mais engraçado q tomo o corticoide e mesmo assim não engordo ..Só Deus mesmo p saber o pq mereci essa doença..e tbm to com anemia..e para ajudar não posso tratar a anemia pq segundo meu medico as vitaminas principalmente o Ferro irrita a mucosa e provoca a diarreia..Só queria recuperar meus 6 kg e ter meu bebê…ja a cura espero em DEUS todos os dias.. quem sabi um dia acordo e nunca mais tenho issu..

  138. cilene costa comenta:

    3 maio, 2011 @ 5:05 PM

    Ola,pessoal!!A dois anos descobri a retocolite,foi uma fase mto dificil p mim!Perdi peso,fiz uso de mesalazina e corticoides, precisei de ajuda de uma nutróloga,pois não conseguia manter o peso!Fiz tratamento durante um ano!Hoje tenho uma vida normal,como todos tenho restrições qto a alguns alimentos,se come los sei que terei colicas,e a cada dia faço novas descobertas!A maior delas:JESUS,”Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades,e as nossas dores levou sobre si….”Isaias 53.4 e 5
    Que Deus abençoe a tdos nos!

  139. karla comenta:

    19 maio, 2011 @ 11:16 AM

    Oi pessoal, hoje estou arrasada,fui levar meu irmão ao médico. Lá ele disse ao médico que a seis meses ele evacuava sangue, o estômago dóia muito e inchava, e que também tinha diarréa e as vezes saiam com as fezes umas claras gelatinosas.
    O médico solicitou uma colonoscopia de urgência, estou com muito medo, não sei se o sintoma é de rcui ou Câncer de intestino, estou lendo tudo o que eu posso sobre as dõenças,estou desesperada, meu irmão querido é jovem e solteiro tem uma vida toda pela frente, não posso falar para minha mãe,então o meu silêncio é doloroso demais para mim então peço, se alguém tem mais alguma coisa para me dizer por favor por exemplo os sintomas.

  140. marcia feltrin comenta:

    15 junho, 2011 @ 9:11 PM

    Eu tenho retocolite, só DEUS sabe desde quando pois procurei um médico depois que comecei a sangrar, comecei a tomar sulfasalazina e tive dores de cabeça e parei de tomar, já fazem uns 5 meses que não tomo nada, más em compensação sangro todos os dias e tenho dores horriveis quase todos os dias confesso que estou com medo do proximo exame.

  141. sidinei comenta:

    20 julho, 2011 @ 10:49 PM

    ola comesei ler eses comentarios fiquei muito preocupado com voceis..a uns 6 meses a tras tive sangramento a 1 mes a tras tive muita diareia e prisao de ventre e so entao descobri esta doensa..fiz a colonoscopia mas o medico ainda nao me passou o tratamento porque ainda nao avia chegado a bipisia mas ja eta aqui logo vou me tratar melhor …tomei uns remedio natural anti inflamatorio larguei a carne pois me etufava muito como frutas verduras sereais germe detrigo fibra detrigo nacomida estou me s/ normal

  142. SONIA comenta:

    23 julho, 2011 @ 9:28 PM

    LI OS RELATOS E PERCEBI QUE TODOS TEM OU TIVERAM CASOS DE DIARRÉIA,JÁ EU É TOTALMENTE AO CONTRARIO,NÃO TENHO E NUNCA TIVE CRISES.MAS FOI DIAGNOSTICADO RCU,POIS PERCEBE SANGUE E PUS NAS FEZES.ESTOU USANDO SUPOSITORIO MESALAZINA 500MG 2X AO DIA.MINHA DUVIDA É O SEGUINTE SERÁ QUE TEREI QUE USAR A VIDA TODA ESSES SUPOSITORIOS E NAO TER DIARREIA É UM BOM SINAL….ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR

  143. sidinei comenta:

    24 julho, 2011 @ 11:29 PM

    ola Sonia antes dos 6 meses que eu relatei eu so sentia uma fisgada por baixo la de vez em quando e umas coisas branca …mas o medico disse que era muco …bom isso foi um pouco antes de inflamar …eu estou a uns 20 dias sem diareia e sangramento …mas nao estou comendo nada de pao porcausa do fermento …e a carne porque estimula a inflamacao …se voce coseguir ficar sem eses dois por uns dias ,o remedio vai te curar em poucos dias …a e fe em Deus.

  144. sidinei comenta:

    27 julho, 2011 @ 10:58 PM

    ola pessoal eu acho que a parte mai dificil da dieta e nao mesturar liquidos com a comida .principalmente o suco ,porque afermenta …o coreto e tomar liquidos 1 hora antes das refeiçãoes ou 1 hora depois …sabe aquele mau estar depois do almoço , se voce deixar o suco pra 1 hora depois voce nao nao vai ter aquele mau estar .sabe as frutas nao se deve misturar com cumidas ,1 hora antes ou 1 hora depois …porque a digestao e diferente …se voce almoçar e comer uma fruta voce nao vai se sentir bem …

  145. ROSANGELA NEVES comenta:

    2 setembro, 2011 @ 5:02 PM

    Onde encontro MESALAZINA 800mg mais barato?

  146. Marlise comenta:

    11 setembro, 2011 @ 10:43 AM

    Tenho RCUI a uns 10 anos, e estou em crise novamente. Até então estava tomando diariamente o Azulfin diariamente e tudo sob controle, mas de dois meses pra cá, tenho tido muito sangramento e ao procurar o Proctologista, recomendou o Mesalazina 800, dois comprimidos de 8/8 horas. O sangramento melhorou um pouco mas comecei a ter diarreia fortíssimas. As vezes tenho que sair correndo da sala onde trabalho para evacuar. É constrangedor! Quanto a mesalazina, tenho comprado por R$68,00 nas farmácias, mas está custando muito caro, pois a caixa dura apenas cinco dias. Não sei como se compra na farmácia do povo e se realmente custa mais barato… e gostaria de saber se é muito difícil conseguir pelo SUS. Tenho tido muita dificuldade também em encontrar um Proctologista, afinal tive que mudar de convênio várias vezes e o meu atual não tem muitos médicos especialistas e quando consigo marcar consultas ou retorno é sempre para dois meses depois. Para quem está em crise, dois meses é uma eternidade, não é?

  147. Elaine comenta:

    22 setembro, 2011 @ 12:32 PM

    Olá pessoal,

    Preciso entrar com processo administrativo para conseguir o Modulen IBD da Nestle pela farmácia de alto custo Maria Zelia. Me pediram que na receita fosse especificado a posologia, a formula do Modulen e quantidade total a ser usada no tratamento além de um relatório justificando a solicitação. Por favor alguém precisou passar por este processo e tem exemplo da receita como deve ser para que eu fale para o meu médico?

    Muito obrigada, boa qualidade de vida e sorte a todos!

    ELaine.

  148. Elaine comenta:

    22 setembro, 2011 @ 12:45 PM

    Olá Marlise,

    Fui diagnosticada com Crohn recentemente e o médico me receitou mesalazina, como custa muito caro logo tratei de procurar uma forma de conseguir de graça. Se você mora em SP pode conseguir através das farmacias de alto custo, a centrar é a Maria Zelia, você deve levar alguns documentos incluindo um formulário chamado LME e declaração de esclarecimento sobre a médicação além de receita e exame. Tem tudo isso explicadinho em alguns links que vou te passar abaixo direto da secretaria da saúde sobre as diretrizes para a doença de Crohn, mas na minha opinião não é dificil não e vale muito a pena.

    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_doenca_de_crohn.pdf

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/cartilha_de_orient_ao_paciente_solicitacao_med_esp.pdf

    Ah! Também tem o site da associação brasileira de colite ulcerativa e doença de croh, lá que através de contato por telefone eles me enviaram por e-mail todas orientações para conseguir os rémedios de graça e me enviaram revistas muito informativas sobre nossa doença: http://www.abcd.org.br/

    Melhoras e boa sorte!
    Qualquer coisa me manda um e-mail se eu puder ajudar fico feliz: nane-e@ig.com.br

    Elaine.

  149. joceli comenta:

    29 setembro, 2011 @ 3:57 PM

    Eu acredito muito em DEUS e sei que ele vai me curar dessa doença, estou em tratamento e sei que DEUS vai conduzir o meu médico.

  150. marcia comenta:

    2 outubro, 2011 @ 10:22 AM

    tenho essa doença a 6 meses estou em tratamento restou tomando o remédio azulfin um dia estou bem no outro não e assim vai se levando.

  151. Thell Passos comenta:

    2 outubro, 2011 @ 2:08 PM

    Caros,

    realmente além do acompanhamento médico, não ha outra saída se não uma alimentação saudável e balanceada com muita fibra. Há mais de 10 anos foi diagnosticado a retocolite, a partir daí, minha alimentação está sendo 85%fibra, não tive mais nenhuma crise, e confesso, preciso fazer uma nova avaliação, pois, desde que foi diagnosticado nunca mais retornei ao médico.

    então fica a dica: Alimentação é 99% para não se ter problemas com a retocolite.

    Abraço à todos.

  152. Flávia comenta:

    4 outubro, 2011 @ 8:32 PM

    Em janeiro do ano passado (2010) comecei a ter diarréias que foram aumentando cada vez mais e depois de alguns meses comecei a sangrar também. Tentei vários tratamentos e nada, até que eu consegui me consultar com um proctologista que pediu uma colonoscopia que identificou a doença.

    Comecei o tratamento com Meticorten 40mg e Mesacol 800mg 3x ao dia. Melhorei aos pouquinhos e em julho deste ano estava quase normal. Porém tive MUITOS efeitos colaterais com o corticóide que foi sendo diminuído, mas que não melhorava os efeitos. Em agosto cheguei aos 5mg e piorei drasticamente. Voltei com a diarréia e os sangramentos.

    Estou desesperada, pois parece que vou ficar dependente desses medicamentos para sempre!
    Não sei mais o que fazer, já tentei vários tipos de dietas restritivas, mas nenhuma funcionou bem.
    Os alimentos que realmente eu não posso comer são: frituras, feijão, comidas muito gordurosas e leite integral (que substitui pelo semi-desnatado).

    Os medicamentos eu pego pelo SUS, que fornece pra quem não tem condições de comprar.

  153. João Bosco comenta:

    5 outubro, 2011 @ 3:16 PM

    Preciso do telefone de algum nutricionista pra orientação com relação à dieta especifíca pra referida doença… achei muito limitada a orientação dada pelo meu médico.

  154. Flávia comenta:

    5 outubro, 2011 @ 4:07 PM

    Eu faço acompanhamento nutricional, mas as orientações são bem gerais.

    Geralmente a orientação é sobre quais alimentos irritam o intestino, como refrigerantes, doces, frituras, alimentos industrializados, alguns tipos de frutas e verduras que soltam o intestino, etc.

    Sinto falta de algo mais dirigido para a doença.

  155. sidinei comenta:

    12 outubro, 2011 @ 4:47 PM

    Resultado de esame 04/10/2011…fibrocolonoscopia…paciente em decubito lateral esquerdo,sob sedacao monitorado por oximetro de pulso…fibrocolonoscopia total ate o ceco endoscopicamente normal,sem evidencia de neoplasia,polipos,lesoes precoces e vasculares coloretorretoanal…COMCLUSAO: fibrocolonoscopia ate o ceco endoscopicamente normal…

  156. TENILSON GONZAGA DOS SANTOS comenta:

    14 outubro, 2011 @ 11:35 AM

    Sobre a RCU (retocolite Ulcerativa): quero deixar aqui um conselho a vocês que não se desespere, contudo que faça uma alimentação adequada que é o mais importante ao meu ver. Todavia, não esquecer de consultar com um médico especialista no assunto para uma melhor dica. A minha situação do momento é a seguinte: estou parcialmente bom, razão pela qual, evito frituras, café, sucos que contenham ácidos, sorvetes, chocolates, leite e seus derivados. minha alimentação é: no café bolacha de sal ou doce desde que não seja recheada, chás de morango, maçã e canela, capim santo, hortelã, suco de cenoura, suco de cenoura com beterraba e frutas como: bananas, maçãs, melão, mamão, abacate, inhame cozido com água e sal, banana de fritar (da terra) cozida com água e sal, etc. no almoço: abóbora, jiló, feijão, arroz, macarrão, carne de peixe ou frango, chuchu, tomate, berinjela, etc. Com essa alimentação estou bem melhor. Tomo os seguintes remédios naturais: licor do jatobá, psyllium, anis-estrelado, erva de bicho. Só que os remédios não são tomados todos de uma só vez, exemplo: tomei o licor do jatoba´junto com extrato de própolis que ao meu ver tem sido o melhor, suspendi o uso e testei o Psyllium em cápsulas, achei o mesmo razoável, me ajudou muito e agora vou suspendê-lo e vou testar o anis-estrelado e erva de bicho, que segundo informções e pesquisa na internet são excelentes remédios naturais que auxiliam no intestino, principalmente casos de colites e gases, bem como inflamações intestinais. Percebo que quando sigo a dieta a rigor vejo um resulto imediato, logo fico bom, porém qualquer coisa que como que não deveria, imediatamente fico com muitos gases e tendo muita flatulência. Mas eu estou confiante que vou ficar bom. Confesso que tenho medo dos remédios de farmácia que os médicos passam, tipo mesalazina e meticorten a base de corticóide, pois são muito fortes e causam diversas reações, por isso estou tratando com remédios nataurais.
    Uma coisa que não sinto é dor no abdome e nem em lugar nenhum, porém o sintoma que mais tenho são gases constantes e as vezes que vou ao banheiro não consigo evacuar normal, consigo as vezes dia sim dia não, mas estou vivendo pela fé.
    Espero que eu possa ter contribuindo com alguma coisa aqui.

    saúde a todos nós e seremos vencedores

  157. marcio matos comenta:

    14 outubro, 2011 @ 8:00 PM

    olá sou marcio e tenho retocolite ucerativa cronica desde o meus 27 anos hoje tenho 38 como todo portador dessa doença no inicio foi dificil identificar causando assim um mau tratamento, depois ao passar dos anos a cada crise a doença vinha pior me levando a buscar medicos diferentes. o que percebi é que no meu caso os remedios iam se perdendo acho que o corpo se acostumava com eles, passei por mesalazina comprimido supositorio imunossupressor e muito costicoides todos hoje sem nenhum efeito, o unico que me segura um pouco é o corticoide que todos sabem nao podemos toma-lo por muito tempo ou seja to fff. o que acontece é que sem mais sem menos éla dar uma aliviada e estou aguardando isso acontecer ja faz uns 10 meses tomando corticoides até agora nada mais tudo bem estou aqui me consolando um pouco com a galera e é isso ai, vamos esperar e que Deus nos guie em hum caminho que nos conduza a alguma novidade algum tratamento novo ou que nos de a Graça de nos curar. abraços a todos

  158. katia gonçalves comenta:

    2 novembro, 2011 @ 7:31 PM

    Caros amigos, descobrir a rcui quando estava com 28 anos, hoje com 45 aprendi a conviver com este desafio!
    trabalho na area de enfermagem e, imaginem que barra conhecer a doença e os maleficios dela, é algo sem precedente.
    no começo foi muito sofrido, meus filhos eram bem pequenos, tive que afastar-me do trabalho, fiquei com um quadro grave de anemia, muitas dores e diarreia sem parar, perda de peso, emagreci quase 22 quilos em pouco tempo, muitos medicos avaliando, diagnosticos desencontrados. até o momento que medicos amigos e com um conhecimento mais aprofundado dos sinais e sintomas diagnosticaram como RCUI, no começo é dificil ouvir não tem cura!
    Vivo intensamente um dia de cada vez, tenho em meu marido e em meus filhos a ferramenta enviada por Deus como cura. Agradeço cada dia, cada sol e noite, sou muito feliz!
    claro que tenho dias dificies como todo mundo, principalmente como aquele acometido de rcui. Mas, o tempo, a alegria, o amor, a amizade, e o respeito do outro facilitam bastante o nosso dia a dia.

  159. Josi Moraes comenta:

    7 novembro, 2011 @ 12:21 AM

    Olá!descobri essa semana essa retocolite ulcerativa..estou muito apreensiva..fiz a colonoscopia. e foi p biópsia,minha consulta é sexta..estou com eliminação de pus e muito inchada,mas n sinto dores…mas estou muito nervosa…será q alguem pode me dizer se pode ter essa doença e ter uma vida normal?

  160. TENILSON GONZAGA DOS SANTOS comenta:

    8 novembro, 2011 @ 8:21 AM

    Olá Josi! Bom dia!
    Tenho essa doença, no entanto estou tendo uma vida completamente normal, razão pela qual sigo criteriosamente as dietas necessárias para o bom funcionamento do organismo, isto é, escolho aqueles alimentos que são mais favoráveis ao organismo, tomo apenas remédios naturais e procuro ter uma alimentação balanceada, evito o consumo de carnes vermelhas, pimenta, refrigerantes, pão de queijo, leite, café, requeijão, queijo e comidas condimentadas. Ultimamente tive uma faringite e fui ao médico e o mesmo passou pastilhas para minha garganta, um antiinflamatório e um antibiótico à base de amoxicilina, acredita que o remédio foi para garganta, mas percebi uma melhora considerável na RCU, deve ser por causa do antibiótico. Estou evacuando normal sem mucos e sem sangue, graças a Deus, até os gases desapareceram. Quando foi diagnosticada a doença estava na fase moderada, acredito que caminho para uma boa melhora ou mesmo a cura. Nesse momento é necessário muita fé e calma e procurar um especialista na área que esclarecerá melhor, até porque cada organismo reage de maneira diferente. Lembro que tem outros comentários acima que fiz, caso queira acompanhar leia para saber desde o início.

    grande abraço a todos e melhora

  161. Rosana A Santos comenta:

    8 novembro, 2011 @ 10:18 PM

    Oi, me chamo Rosana e já ha alguns anos tenho rcu .Ja passei por várias fazes e muitas crises tomei todos os medicamentos e agora de novo em crise procuro por algumas alternativas naturais, e pesquisando encontrei vcs. Espero que possamos nos ajudar mutuamente. um abraço fiquem com Deus.

  162. Marcia Paiva comenta:

    23 dezembro, 2011 @ 10:19 PM

    oi,boa noite,me chamo Márcia tenho 33anos e tenho da RUC. descobri que tinha em 2008 e até hoje eu não sei o que fazer, já fiz tantos exames,faço terapia pois o proctologista me recomendou afirmando que era de fundo emocional estou em crise hoje,alguém sabe porque surge?
    to com depressão,e sempre tenho recaídas se é esse o nome que se dá,estou muito nervosa…
    me ajudem por favor. boa noite!

  163. leonardo comenta:

    25 dezembro, 2011 @ 5:34 PM

    ola pessoal meu nome é leonardo tenho 15 anos e justamente um pouco antes do meu aniversario descobri que sou portador da rcui depois do tratamento fiquei cerca de 4 meses sem nenhum sintoma agora estou sofrendo com os sintomas principalmente de diarréia mas uma coisa eu digo pra vcs nunca mas nunca mesmo aceitem esta doença eu tomo os remedios sabendo que um dia naum vou mais precisa pq o deus q eu creio é deus poderoso pra cura,pessoal eu posso dizer que viver com isso sem deus é impossivel pq é terrivel eu não sei mais quanto tempo eu vou ficar com isso mas eu garanto pra vcs q pra mim essa doença tem cura sim e uma hra vai chega e pra vcs tbem tem cura creiam busquem naum queram seguir esse caminho sem DEUS porque essa doença ilude qdo vc ta tratando a impressão é q vc naum tem nada mas infelizmente ela volta e muitas vezes pior
    e eu digo pra vcs q basta vcs crerem e terem fé em DEUS pq ele vai ouvir suas presses ele naum resiste a um coração aquebrantado!!!!

  164. andreza comenta:

    5 janeiro, 2012 @ 4:12 PM

    Olá queridos, assim como o Leonardo, eu creio no Deus do impossível, o médico dos médicos.
    Quero dizer a vocês que eu fiz endoscopia e colonoscopia e nada foi encontrado, sabemos que quando estamos com esse problema, o sangue é expelido nas fezes, colhi amostra com sangue três vezes para fazer o exame e não detectava sangue. A nossa medicina é muito falha e se dependermos dela não chegaremos a lugar nenhum. Mas estamos nesse mundo, somos de carne e osso e por isso temos que nos cuidar, mas nunca depositar nossa esperança na mediciana da terra pois o médico que realmente tem poder de CURAR é Jesus Cristo!
    Recomendo a todos o tratamento pela medicina ortomolecular, eu ainda não comecei a fazer porque primeiro tive que fazer muitos exames, mas é a melhor escolhar para cuidar da retocolite, um médico ortomolecular irá tratar a disbiose intestinal (mal funcionamento do intestino).
    A retocolite é um problema muito sério que influÊncia na nossa vida toda, eu pelo menos, emagreci 7kg, sinto um sono exageirado, os medicamentos são muito caros (uso o mesacol 500) fora os outros desconfortos que todos sabemos, então não economizem no médico, um ortomolecular cobra na consulta de 300 à 500 reais mas eles sabem cuidar de uma pessoa.
    No RJ temos duas médicas bem famosas, voces podem consultar na internet, são a Dr.Heloisa Rocha e a Dra.Tamara Mazaracki. Não estou fazendo propaganda de ninguém, só quero dizer que no que se trata de saúde, não economizem pois saúde é algo impagável. Nunca se esquecendo que temos que nos tratar, mas sempre pedindo a Deus para que os tratamentos surtam efeito positivo

  165. Deivid Correa comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 11:36 AM

    Olá pessoal, meu nome e Deivid tenho 25 anos descobri que tenho RCU s uns 3 anos faz uns 7 meses que a doença esta controlada, estou tomando mesalazina 500, imuran 50, prednisona de 20 e tbm calcio por causa dos ossos, o prednisona enfraquece os ossos, o que tem me ajudado bastante, primeiro e a fé em Deus que sem ele eu não aguentaria tudo o que eu já passei por causa dessa doença, e muito constrangedor para um homem as vezes tu não ter força para trabalhar e trazer o sustento para sua familia, o chá de malva ta sendo um aliado a favor, tomo 2 a 3 copos por dia e tbm no chimarrão, e um otimo anti-inflamatório, todos os medicamentos que tomo consigo pela farmacia do estado do RS, e meio burocratico mas vale a pena ir atras, vamo em frente passoal a luta continua nunca desista de lutar porque Deus jamais desampara um ungido dele. Que Deus abençoe a todos e vamo em frente!!!!!!!

  166. rakel santos comenta:

    20 janeiro, 2012 @ 12:43 PM

    boa tarde! tenho reticulite renal a seis messes estou em tratamento tomo mesacol mmx1200mg tomo dois por dia mais as vezes me disispero pois a maioria das vezes que eu vou ao banheiro minhas fezes vem acompanhada de sangue pedaços de sangue meu medico diz que é normal, será as vezes penso em mudar de medico sei lá,já pensei ate em cance, fiz a biopsia mais graças a deus deu negativo essa doença e muito assustadora,eu já perdi 13kg,fiquei estranha sabe nossa mais acredito e deus e sie que só ele pode nos ajuda,até mais e um abraço a tds….

  167. Kelly Fernandez comenta:

    24 janeiro, 2012 @ 12:19 PM

    Fui diagnosticada com Retoculite Ulcerativa hoje, estou bastante chateada, pq não queria tomar rémedios a vida toda, não gosto de remédios, sempre fui da opinião que eles arrumam uma coisa e pioram outra, o médico me deu Mesalazina, alguem já tomou esse remedio? O que podem falar sobre ele? Segundo o médico meu quadro é bom, pois estou no comecinho, mas fico pensando como estarei daqui uns anos… estou com bastante medo, e queria muito ter filhos.

  168. gilbrto goiania comenta:

    29 janeiro, 2012 @ 6:09 PM

    oi descobri essa maldita doenca em2003 hoje aos 26 anos sofro muito
    o que mais me irrita e as diarreias. tenho medo de sair de casa pois quando da vontade de ir ir no banheiro
    e o maior sacrificio. peco que alguem me ajude bjsss tenho fe que DEUS vai me curar.

  169. gilberto comenta:

    29 janeiro, 2012 @ 6:20 PM

    ola pessoal
    meu nome e gilberto moro em goiania gostaria de saber se alguem sabe uma receita que ajuda a ganhar peso
    pois eu nao estou conseguindo devido essa doenca que me atormenta todos osdias. eu fique muito tempo sem sentir nada achei que estava curado mas tive que trocar de medico e derrepente a crise voltou o dificil e conviver com ess doenca. gotaria d saber os alimentos que fazem mal, se algum souber comente aqui pra gente .

  170. VAGNER SOUZA comenta:

    30 janeiro, 2012 @ 11:39 AM

    Olá a todos e todas, Eu também estou passando por um momento delicado da minha vida, quando descobrir que estou com a Retocolite Ucerativa, tudo começou quando peguei uma virose e uma tosse horrivel, fui ficando angustiado e desesperado, ai começou o sofrimento com uma diarreia, todos falavam é da sua cabeça, passei cerca de três meses para procura um médico já estava com depressão, angustiado, chegava a ir ao banheiro cerca de 10 vezes ao dia, perdi uns 8 Kg, quando fui ao médico um GASTRO ele fez um exame de ENDOSCÓPIA e diagnostico Sindrome do Intestino Irritável, me passou alguns rémedios mais nada melhorou, procurei outro GASTRO e recomendou uma COLONOSCÓPIA e BIOPSIA fiquei desesperado fui quando diagnosticaram RETOCOLITE ou DOENÇA DE CROW, comecei o tratamento a um mês com AZULFIN 500 3 VEZES AO DIA, espero que amenize mais ando preocupado, quando vejo tanta gente com essa doença mais ainda não existe cura, estou fazendo dietas mais não vejo melhora, sei que a Batalha está só começando mais com Fé em DEUS QUE É NOSSO PAI, VAMOS CONSEGUIR VENCE ESSA DOENÇA. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato pois é uma doença terrivel onde vc praticamente fica refém dela.
    Meu Imail: seagriab@hotmail.com para trocarmos idéias, sobre essa doença

  171. Josué Moises Rocha comenta:

    10 fevereiro, 2012 @ 6:16 PM

    Dr. Armando Miguel Jr, fui diagnosticado Retocolite ulcerativa idiopática – RCUI, estou fazendo uso da medicação mesalazina a 9 meses mas mesmo utilizando, ainda tem recaídas com sangramento e dores lombar e anemia.

  172. Ana comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 10:32 PM

    Olá;
    tenho retocolite, a 1 ano fiz o exame e o resultado foi possitivo, troquei de médico e ele pediu que repetisse e ñ apareceu no exame a retocolite mas continuava com os sintomas, a 3 semanas fiz outra colono e deu negativa e continuo com os sintomas (diarreia,sangramento, dor abdominal e enjoos).Hoje tive uma crise muito forte de dor abdominal, e nesta ultima semana perdi 4k, estou tomando mesacol 1200 3x e azatioprina 1x.
    Estou meio perdida, meu medico ñ me explica oq esta acontecendo.
    Já aconteceu com alguem da doença ñ aparecer no exame e vc continuar com os sintomas?
    Já foi descartada qualquer outra doença.
    se alguem poder me ajudar ficarei grata…

  173. janaina comenta:

    18 fevereiro, 2012 @ 8:49 AM

    OI ANA. NÃO SEI SE POSSO TE AJUDAR MAS ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO QUE VOCE. E NAS MESMAS CONDIÇOES DE SAUDE TAMBEM. TAMBEM TROQUEI DE MÉDICO,REFIZ O EXAME E NÃO DEU NADA. OS SINTOMAS PORÉM CONTINUAM FIRMES..SINTO MUITA DOR. PRINCIPALMENTE QUANDO LEVANTO E DEPOIS DAS REFEIÇOES. TENHO DIARREIA MAS NÃO É MUITO FORTE. AS DORES COM CETEZA É O QUE MAIS INCOMODA POIS AS MINHAS SÃO MUITO FORTES. PARECE QUE NADA ALIVIA. CHEGA A SER UMA VERDADEIRA TORTURA. MEU MÉDICO DISSE QUE A COLITE ESTÁ CONTROLADA POIS NÃO DEU NADA NO EXAME. MAS COMO CONTINUO COM OS SINTOMAS ELE ACREDITA QUE EU ESTEJA COM SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL E ME MEDICOU PARA ISSO PORÉM NAO TIVE RESULTADO E SÓ PIOROU. REALMENTE NÃO SEI O QUE FAZER. TENHO REZADO E PEDIDO A DEUS QUE MOSTRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO POIS NÃO AGUENTO MAIS. FICO FELIZ POR PODER COMPARTILHAR ISSO COM ALGUÉM QUE PASSA PELA MESMA SITUAÇÃO MAS SINCERAMAENTE ESPERO QUE SAIAMOS
    DESSA O MAIS RAPIDO POSSIVEL. JANAINA.

  174. Ana comenta:

    18 fevereiro, 2012 @ 11:04 PM

    Oi Janaina, obrigada pelo apoio, meu médico também disse que poderia ser Sindrome do intestino irritável, mas disse também que, não era comum as duas doenças em um periodo tão curto,como vc disse ficamos sem saber o que fazer, cada vez que eu chego ao médico fico mais preocupada porque parece que nem ele sabe o que fazer.O que vc sente é bem parecido com o que sinto, geralmente as dores mais fortes são pela manhã .E sabe o que esta me deixando mais triste, tenho 3 crianças pequenas (8,5,3anos) que ainda dependem muito de mim, moro longe da minha familia , e tem hora que perco a paciencia , não tenho disposiçao pra brincar com eles .
    Janaina não sei se te ajuda ,mas quando tenho dor muito forte caminho, parece que melhora um pouco, relaxa o abdomem.
    Se vc quiser, pode me mandar e-mail quem sabe uma pode ajudar a outra ( paulamagalhaes20@yahoo.com.br )…Vou rezar por vc .
    Um grande abraço
    Ana Paula

  175. TENILSON comenta:

    19 fevereiro, 2012 @ 8:12 AM

    Bom dia pessoal!
    Venho aqui mais uma vez informar pra vocês meu estado de saúde relativo à retocolite. Como já afirmei em comentários anteriores, tomava somente remédio natural e agora por último final de janeiro e fevereiro, nem remédio natural estou tomando e estou praticamente normal, isso já vai pra 30 dias que estou normal sem tomar nenhum remédio, estou muito feliz. Não sinto dor nenhuma, os gases diminuíram e as fezes voltaram ao normal sem mucos e sem sangramentos. Estou crendo inteiramente na misericórdia de Deus. Quando iniciei o tratamento o médico falou que essa doença é psicossomática, ou seja, que não tem uma causa específica, então o correto é manter o mais calmo possível, mesmo diante dos sintomas. Deve eviatar ficar sentado muito tempo, eviatar alimentos condimentados, frituras, leite e seus derivados. No meu caso, na medida do possível procuro me alimentar bem, tomo suco natural: exemplo, suco de cenoura,beterraba, melão, acerola com laranja, etc. Outra coisa a ser evitada é o café, pois irrita a mucosa intestinal. No lugar do café tome chá, coma torradas, bolachas, frutas como ameixa, pêssego, caqui, banana, etc. Bom isso é o que faço e estou ficando totalmente normal em relação à minha saúde. Que Deus dê a recuperação a todos nós.

    Um abraço a todos

  176. giselle comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 11:33 AM

    ola pessoa,l tenho retocolite á 3anos tenho tido muitas crises mas graças a DEUS estou passando no médico de três em três meses perdi meu emprego devido ter que sair para ir ao médico e tbm quando da as crises vou ao banheiro varias vezes e não sabia eu, que temos muitos direito recorri ao INSS graças a DEUS consegui o auxilio doença já estou recebendo e esta me ajudando muito aqui vai minha diga para tem reto colite, só DEUS sabe o que passamos quando temos crises fique com DEUS e um abraço a todos

  177. giselle comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 11:36 AM

    se quiser me add para trocarmos Experiencia giselevervalem@hotmail.com tbm tenho Facebook gisele ver valem

  178. Paula Ignácio comenta:

    29 fevereiro, 2012 @ 2:44 PM

    Olá!! Que bom poder dividir este pequeno probleminha RCUI com pessoas,descobri no final do ano passado depois de 4 enfecções intestinais em um ano a ultima foi mais agravante, pois tive sangramento e hemorroida infelizmente, estou em fase de tratamento hoje voltei depois de um dois meses de tratamento e tive uma notícia que ainda tenho mais 3 meses de mesalazina de 400mg e fiquei bem triste, pois achei que estava melhor e terei que continuar com o regime alimentar( sem cervejinha,frituras,café,leite,e picantes)…quer dizer ter uma vida social por enquanto nada…pois ir e só ficar no suquinho e saladinha rsrss…é duro…mais farei esta força, pois sei que logo poderei voltar com minha rotina…só fico triste por não poder comer certas coisas e de as pessoas acharem que sou fresca rsrs

  179. giselle comenta:

    1 março, 2012 @ 9:39 AM

    oi paula não fica triste não isso vai passar eu tomo mesalazina por resto da vida ,tomo de oito e oito horas fora que meu médico me passou mais este remédio azatioprina50mg,estava tendo muito sangramento ia ao banheiro varias vezes ,sabe o que me deixa mais preocupada é que engordei muito depois dos medicamento que andei tomando fora isto tento não pensar na doença pq se não eu piro de vez kk bjs a todos tenham um lindo dia

  180. Carla Felicio comenta:

    1 março, 2012 @ 2:29 PM

    Olá a todos. meu nome é Carla e meu filho de 18 anos tem RCUI à 1 ano e meio, até então nem sabia que essa doença existia, foi muito triste para nós porque ele ficou internado 15 dias e emagreceu 12 kg. Tentamos o tratamento com a Mesalazina 800mg 4x ao dia, mas houveram 3 pequenas crises após que precisou do uso de corticoide. Quem já tomou corticóide sabe que os efeitos são grandes: inchaço, manchas e espinhas no corpo. Faz 4 meses que a Médica Proctologista dele, a Doutora Juliana do Hospital Militar de Curitiba receitou a Azatioprina e percebemos uma grande melhora. Atualmente ele continua com a mesalazina 3.200 mg ao dia e com 150 mg de azatioprina. Também precisamos cuidar de um nódulo no seu fígado decorrente da 1ª crise, esse nódulo é benigno, mas precisamos acompanhar o seu desenvolvimento. Espero que consigamos lutar com essa doença, pois é uma doença que afeta a família. Percebo que meu filho tem bastante gases e isso me preocupa, mas lendo os depoimentos percebi que todos tem os mesmos sintomas.

    Desejo que Deus olhe por todos que tem RCUI, e com certeza conversar sobre a doença é um modo de enfrentá-la.

    Um abaço a todos.

  181. giselle comenta:

    1 março, 2012 @ 9:52 PM

    OLA PESSOAL,gostaria de saber se alguém já tomou este remédio aqui<azatioprina50mg gostaria de saber se ele deixa a pessoa inchada,como eu pego no posto não veio a bula ..

  182. Márcia Paiva comenta:

    2 março, 2012 @ 8:45 AM

    Bom dia a todos, doença triste… não aguento mais ver sangue quando vou ao banheiro e essas cólicas estão acabando comigo,os médicos parecem não saber com o que estão lidando,ALGUEM JA FICOU MAIS DE UM ANO SEM CRISES???

  183. Ana comenta:

    2 março, 2012 @ 9:50 AM

    Ei Giselle,
    eu tomo azatioprina, ele abaixa um pouco a inunidade,ñ incha e nem engorda, mas tenho tido náusea ,mas bem mais fracas que os corticóides causam, de uma forma geral tenho me sentido melhor.

  184. Carla Felicio comenta:

    2 março, 2012 @ 10:43 AM

    Olá Giselle e Márcia.

    A azatioprina não incha, o que incha é o corticóide (prednisona), a azatioprina é um imunossupressor (ele abaixa um um pouco sua imunidade para que seus anticorpos não ataquem seu intestino), ele tem um prazo de até 6 meses de uso para que você perceba resultado. O meu filho está usando a 4 meses e agora que estamos vendo algum resultado, pois ele estava dependente do corticóide. Se parava de tomar corticíde já dava crise.
    Nunca vi alguém falar que está em crise em um ano, lógico que nunca você vai ser igual era antes. Meu filho tem muitos gases, as vezes tem bastante cólica e falta de apetite, depende muito do que ele come e do nível de stresse. As vezes precisamos consultar outros médicos para nos sentirmos seguros. Mas se você está a um ano com diarréias constantes com sangue e dores, acho que algo não está normal, devia procurar outras opiniões médicas. Eu consultei 3 médicos até achar o que nós nos adaptamos.

    Até mais,

    Força para todos.

  185. gisele comenta:

    2 março, 2012 @ 2:25 PM

    OLA Márcia Paiva, minha crise tem sido constante nunca consegui ficar pelo menos um ano sem crise só agora que meu medico me indicou azatioprina50mg com este medicamento mais o mesalazina que já tomo,já fez um mês que estou sem crise ,mas as dores no corpo e abdominais ainda continua é só DEUS para nos ajudar

  186. BENEDITA IVETE SIMÃO DESTRO comenta:

    3 março, 2012 @ 6:40 PM

    03 março 2012, 6:38 PM
    Olá Pessoal. Meu nome é Ivete. Tenho 60 anos.
    Há 3 dias, pelo exame colonoscopia, foi disgnosticado que tenho a doença Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI), (sintomas:
    diarréia constante, sangramento nas feses, dor de cabeça).
    O médico me receitou MESALAZINA – PENTASA, 500 mg. Tomar 1 comprimido após às refeções, três vezes por dia.
    Gostaria de saber, se alguém puder me responder, se eu não tomar o remédio indicado pelo médico, quais seriam
    as consequências?
    Abraços.

  187. giselle comenta:

    4 março, 2012 @ 5:42 PM

    BENEDITA,OLHA,eu já lido com esta doença a quase três anos,tomo mesalazina de oito em oito horas aqui vai meu conselho não fica sem tomar pq as consequência é só piorar, eu ainda tomando meus mé dicamentos certinho as vezes tem fortes crise imagina se não tomasse,força e não deixa de nao ir ao médico pois está doença é seria DEUS te abençoei vou orara por vç

  188. carla felicio comenta:

    4 março, 2012 @ 8:53 PM

    BENEDITA, também te aconselho a tomar o medicamento, em meu filho não deu nenhum efeito colateral. Retocolite não é brincadeira! Seja forte, pois é muito pior para uma mãe que tem um único filho de apenas 18 anos, e este filho ter essa doença. Sabe muitas vezes desejei estar no lugar de meu filho. As vezes acho que Deus é injusto, mas já me conformei, ninguém carrega uma cruz maior do que deve carregar. Até mais, melhoras!!!

  189. giselle comenta:

    4 março, 2012 @ 10:03 PM

    FORÇA BENEDITA,SEI QUE É DIFÍCIL,mas o nosso DEUS vai te ajudar como tem ajudado todos nos que temos essa doença estou aqui torcendo por vç,se tiver duvidas é só nos pergunta vamos ajudar uns aos outros!

  190. Elaine, comenta:

    9 março, 2012 @ 9:26 AM

    Olá,. Bom dia
    Tenho 40 anos, e também sou portadora dessa doença, a + de 10 anos, e já tive crises muito fortes, mas graças a Deus, estou conseguindo viver normalmente, – tomo mesalazina 500 mg 2x ao dia, e tenho conseguido me manter sem crises,- faço colonoscopia uma vez por ano, para ficar sempre controlando, pois a tendência de ter câncer nos portadores de RCUI é muito grande, então se a gente não se cuidar, quem vai cuidar de nós?? Desejo a todos muita força e fé em Deus, e que não podemos desanimar nunca!!! abraços

  191. SOCORRO MENEZES comenta:

    19 março, 2012 @ 4:58 PM

    Oi colegas da Retocolite! É a primeira vez que conto minha doença. Fiquei sangrando logo que perdir minha mae com câncer de intestino, acho que vem do emocional, sempre que tenho problemas começa tudo de novo.Faço tratamento ha24 anos, quando estou em crise uso AZALIT HENEMA ou supositorio, mas ja fiz um alternativo com casca de aroeira e quixabeira, poe de molho À noite e toma durante o dia seguinte. ja fiz varias vezes e fico bem, ate o medico ficou surpreso com o resultado. faço tudo que pode me fazer bem ,porque não tentar? faço colonoscopia todo ano, ja aconteceu fazer 2 vezes pois, ja esta aparecendo polipos que de onde vem o cancer. Estou muito bem no momento ,mas sempre com cuidado e não sair do regime. Crustácios? nem pensar! não sinto falta e vivo bem com oque posso.LEITE? faz muito tempo que não sei o gosto. Moro em Recife PE onde a medicina é muito avançada graças a deus. Obrigada por me escutar , um grande abraço atodos e fe em Deus ele pode tudo!

  192. giselle comenta:

    20 março, 2012 @ 9:15 AM

    ‘OI MENEZES.queria eu conseguir seguir o regime certinho mas as vezes abuso,qual eu consegui ficar sem tomar foi o leite.pois toda vez que tomava leite corria para o banheiro os demais vou tentando.sabe queria ser forte mas está difícil!!!!!!!!!!!!!!

  193. carla comenta:

    26 março, 2012 @ 8:18 PM

    olá,na familia minha mãe e tia tiveram a doença,rcui, sendo a da minha mãe muito grave e 40 anos atras com consequencias sérias para sua vida e morte há 4 anos.agradeço por ter podido conviver com ela todos esses anos.Em julho passado comecei com dores horriveis no ombro que foi diagnosticada com capsulite adesiva,tomei muito remedio e penso que isso ocasionou minha primeira crise e diagnostico de rcui.Já sai da colonoscopia medicada com meticortem e mesacol mmx 1200,2 comprimidos pela manhã.procurei tambem um psiquiatra que me receitou citalopram 20mg.Em 2 semanas já não tinha mais sangramento.aA doença continua ativa mais meu estado geral está 100% melhor.Voltei ao trabalho depois de 3 meses de afastamento,faço consultas mensais com minha gastro e amiga katia em volta redonda e estou em tratamento na psicanalise.Apesar de cronica não acredito que essa minha doença(infelizmente faz parte de mim)consiga me destruir e tenho me armado contra ela e tem dado certo.boa sorte para todos e pensem que uma cabeça boa e metade do caminho.

  194. Monica Milani comenta:

    30 março, 2012 @ 12:29 AM

    Ola pessoal, nossa e tanta gente com esse problema que nem consegui ler tudo!! o que eu posso dizer e que eu vejo que dieta e bem individual o que uns pode comer outros nao, mas eu me lembro que ja tinha eliminado tudo do meu cardapio que me fazia mal, e mesmo assim continuava com barulho na barriga, ate que me falaram da agua que por ter muitos minerais poderia estar irritando meu intestino, dai eu vi em um site que pra quem tem retocolite e bom tomar agua destilada, fiz isso e melhorei nao tenho barulho na barriga ja faz 10 anos, nao como nada que fermenta muito, arroz macarrao nao pode estar mole pois a fermentacao e maior, sempre meio duro, e principalmente mudei todo meu estilo de vida pra nao me estressar e isso foi a melhor coisa que fiz, temos que dominar nossos pensamentos, hoje sou outra pessoa!! melhoras a todos

  195. marilene flora comenta:

    30 março, 2012 @ 6:01 PM

    gente eu tenho retocolite á 3 anos fiquei internado.. foi um transtorno na minha vida faço tratamento c/ mezalazina. e atualmete alem de tomar a medicação toma cha de aroeira (vcs, não tem noção da minha melhora).faço minha dieta. tive trombose recemtemente e toma a varfarina onde me complicou. tendo muito sangramento nas fezes nem a mezalazina dava jeito onde comecei a tomar o chá de aroeira . posso dizer a diarreia s,sangramento parrou . continuo tomando a varfarina agora c/ o chá sem sangramento. não estou auto medicando ninguem so estou passando minha experiencia.

  196. VAGNER SOUZA comenta:

    3 abril, 2012 @ 8:54 AM

    Olá gente, já fiz alguns comentários, há cerca de 7 meses estou sofrendo com essa doença e que doença, acho eu que deviamos se mobilizar mais sobre esse problema que afeta tanta gente, não consigo ententer por que se não tem cura, deveriamos fazer um abaixo assinado para que os nossos politicos e o Ministério da Saúde, fiquem sabendo sobre esse problema, pois acho que eles nem seguer saber o que é RETOCOLITE. Estou me tratando, o que me angustia por que já perdir cerca de 10 Kg, e não consigo recupera seguer 1kg, pois a dieta é rigida. Que DEUS ABENÇOE A TODOS E QUE JESUS NOSSO PAI ETERNO TOQUE NO CORAÇÕES DE CADA UM DE VCS E QUE TENHAM UMA BOA SEMANA SANTA POIS E TEMPO DE ORA PEDI QUE DEUS AJUDE E QUE NOSSOS CIENTISTAS ENCONTRE UMA CURA PARA ESSA DOENÇA.

    EMAIL: seagriab@hotmail.com

  197. Glaucinete comenta:

    11 abril, 2012 @ 4:03 PM

    Descobri a 1 mês que tenho Retoculite, senti os mesmos sintomas e fiz a colonoscopia e deu retoculite crônica, o médico passou um tratamento de 3 meses com mesacol mmx e prednisona. O Médico me dise que eu poderia comer tudo normalmente, só não poderia ingerir alcool e comida apimentada, mas vejo nos comentarios que não é bem assim….Sou inesperiente ainda, me ajudem por favor.

  198. CARLA comenta:

    11 abril, 2012 @ 9:44 PM

    OLÁ GLAUCINETE,

    NÃO É FÁCIL TER RCUI, MAS A GENTE APRENDE A CONVIVER COM A DOENÇA, VC VAI SENTIR MELHORAS COM A PREDNISONA E COM O MESACOL, CASO VOCÊ COMECE A TER CRISES APÓS DEIXAR DE UTILIZAR A PREDNISONA, EXISTEM OUTROS TRATAMENTOS, FIQUE TRANQUILA. A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE VC CUIDAR, MEU FILHO NÃO INGERI ÁLCOOL, COMIDAS MUITO GORDUROSAS E COISAS APIMENTADAS, TAMBÉM É BOM DIMINUIR OS ALIMENTOS QUE CONTÉM LEITE.

    BJS E QUE DEUS TE ILUMINE

  199. VAGNER SOUZA comenta:

    13 abril, 2012 @ 8:30 AM

    OLÁ GLAUCINETE, SOU MUITO CLARO, NÃO É FACIL CONVIVER COM A RCUI, ESTOU A 8 MESES QUE DESCOBRIR ESTA DOENÇA MINHA VIDA MUDOU COMPLETAMENTE, NÃO CONSIGO RETORNAR A MINHA VIDA QUE ERA, JÁ CHEGUEI A PERDER 10 KG, E NÃO CONSIGO RECUPERANEM 1KG, JÁ FOI AO PSICOLOGO, NUTRICIONISTA, CONTINUO COM DOIS GASTRO MAIS ATÉ AGORA CONTINUO COM ESSE CALVÁRIO, UM MÉDICO DIZ QUE ALGUNS CASOS TEM CURA OUTRO ME DIZ QUE VC TEM QUE APRENDER CONVIVER C/ ESSA MALDITA DOENÇA, A MINHA DIETA É RIGIDA NÃO COMO NADA GORDUROSO, LEITE E SEUS DERIVADOS, CAFÉ PQ ALMENTA A MUCOSA, MINHA COMIDA É ARROZ, AS VEZES MACARRRÃO SEM MOLHO, VERDURAS, LEGUMES, FRUTAS, ATUALMENTE CONSUMO LEITE DE SOJA, NÃO SEI EM QUAL ESTADO SE ENCONTRA MAIS MEU ESTADO É DIFICIL, TOMO AZULFIN 500MG, E PARA NÃO CONTINUAR PERDENDO PESO E MASSA MUSCULAR , TOMO SUPLEMENTO VITAMINICO. TODOS PROCEDIMENTO QUE VC ESTAR PASSANDO EU FIZ ENDOSCÓPIA, COLONOSCÓPIA, ULTRASSONOGRAFIA, EXAMES DE FEZES, HEMOGRAMA COMPLETO. QUE DEUS TE AJUDE E TE DER MUITA FORÇA NESSA BATALHA POIS CONSIGUIREMOS LUTAR CONTRA ESSA DOENÇA. SE QUISER TROCAR INFORMAÇÕES MEU EMAIL: seagriab@hotmail.com

  200. Flavia Cristina comenta:

    16 abril, 2012 @ 3:04 PM

    Olá eu sou a Flavia comesei com uma dor horrivel na barriga passei por três cirurgias e foi achado um tumor no apendice mas as dores não passa fuia outro medico e ele me falou que pode ser a doença de cron mais as crise não passa vou ao banheiro e sai muito puz com as fezes escuras e cheiro muito forte, estou lutando há oito meses e já estou cansada.

  201. giselle comenta:

    19 abril, 2012 @ 8:12 AM

    todos pacientes que tem doenças cronicas tem direito de medicamento de alto custo bancando pelo governo é lei !!! gente eu pego vamos todos lutarem pelo nossos direito bom dia!!!!

  202. giselle comenta:

    20 abril, 2012 @ 8:20 AM

    A Caminhada da ABCD Marília será no dia 13/05, às 8h da manha vamos todos juntos lutar pelos nossos direitos

  203. Marina comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:29 PM

    ooi gente .. bom eu estou com o rcui mas começou agora , eu sinto umas pontadas na minha barriga que parece que eu vou morrer é tipo uma cólica só que bem mais forte … ela é passageira mais é muito repetitiva , não sei se isso só acontece comigo foi por isso que estou escrevendo . Como eu estou no começo eu não sei de nada só sei que eu ando me estressando muito choro direto e acho que tudo esta dando errado. tenho também as vezes uma ancia de vomito muito forte mas não chego a vomitar. Por favor me respondam me falem se isso também acontece com vocês e o que eu posso fazer com esse estresses infernal ??

  204. Rosana A Santos comenta:

    27 abril, 2012 @ 8:18 PM

    oi de inicio a doença é dificil, mas depois com o tempo vc vai melhorando.Estou a muito tempo com essa doença e procuro a cada dia descobrir qual a melhor maneira de lidar com ela .gostaria muito de manter amizade com pessoas que tb tem essa doença pra conversar, porque ´so quem tem consegue entender o que passamos. um beijo e força na peruca rs.

  205. Carlos Eduardo comenta:

    3 maio, 2012 @ 10:57 AM

    Tenho rcui a 03 anos e estou passando pela minha primeira grande crise. Tenho diarreia ( aprox. 9 vezes no banheiro), Gostaria de perguntar de alguem pode informar se o que ocorre comigo já oconteceu com alguem, pois estou assustado com a quantidade de sangue. normalmente a partir das 23 hs. vou ao banheiro e não sai fezes apenas muito sangue e chega a sair também sangue coagulado. Se alguem tiver alguma informação, agradeço!

  206. giselle comenta:

    8 maio, 2012 @ 9:10 AM

    ola bom dia pessoal,alguém pode me ajudar,passei no meu médico vou começar usar o adalimumabe40mg estou perdidinha e preocupada pq tem que aplicar alguém usa essa medicação que pode me informar suas reações?obrigada..

  207. TENILSON comenta:

    9 maio, 2012 @ 2:10 PM

    Boa tarde pessoal!

    Venho informar a vocês que descobri um poderoso remédio natural o nome dele é GERGELIM PRETO, comprei na feira do Guará aqui em Brasília e comecei a tomar, a partir dai a retocolite foi embora, tomo da seguinte forma: coloco duas colheres dessas normal de gergelim preto numa vasilha e levo ao fogão e deixo esquentar bem, quando começa a pular o gergelim querendo descascar por si só devido a quentura dai tiro do fogo antes de torrá-lo totalmente. Soco no socador de alho com um pouco de açúcar, vou socando até parecer uma paçoca de amendoim, fica com um cheiro excelente, faço isso três vezes por dia, manhã, depois do almoço e depois da janta. O remédio é tão bom que parece que nem tive retocolite algum dia. Só que a partir do momento que iniciei tomar nunca mais parei de tomar, mas é muito melhor que remédio de farmácia, bom isso, para mim. Todavia continuo evitando refrigerantes, leite e seus derivados e café. Estou com meu estado de saúde normal, graças a Deus que me deu essa saída. Espero que seje bom pra vocês, pesquizem na internet, pois é um remédio que combate os gases e normaliza as funções intestinais.

    Um abraço a todos.

  208. TENILSON comenta:

    10 maio, 2012 @ 2:05 PM

    Continuando….
    após bem esquentado o gergelim preto a ponto de quase torrar, soca junto com açúcar e toma com meio copo d’água morna, fica parecendo café e fica muito delicioso.

    melhora a todos

  209. TENILSON comenta:

    10 maio, 2012 @ 2:07 PM

    Continuando….
    Modo de preparo
    após bem esquentado o gergelim preto a ponto de quase torrar, soca junto com açúcar e toma com meio copo d’água morna, fica parecendo café e fica muito delicioso.

    melhora a todos

  210. TENILSON comenta:

    10 maio, 2012 @ 2:09 PM

    Modo de preparo

    tomo com água morna após socado o gergelim.

    melhora a todos nós

  211. Bárbara comenta:

    11 maio, 2012 @ 12:50 AM

    Bom dia, o problema maior desas patologias e a dificuldade que os médicos tem para diagnosticar. Passei mais 6 meses passando por varias consultas médicas para descobrir que estava com retocolite, passei 10 meses tomando remédio que apenas aliviava os sintomas. Para minha surpresa fui ao retorno o médico que me acompanhava saio do hospital, substituído por uma médica, essa última me informou que para a referida doença já tem CURA. E que eu estava tomando um remédio póscrito. Assim passou um remédio de uso supositório e solicitou o exame de colonoscopia com urgência com retorno dentro de um mês para começar o tratamento com o novo medicamento. Espero que seja verdade. sinceramente ninguém merece tal doença.

  212. Carlos Eduardo comenta:

    14 maio, 2012 @ 1:48 PM

    Olá Barbara! Por favor nos matenha informados sobre o andamento do novo tratamento. Obrigado!

  213. Maria comenta:

    21 maio, 2012 @ 6:10 PM

    Ola, tenho retocolite desde 2005, já fiz várias colonoscopia, e vários tratamentos, como mesacol 800mg, deflazacorte de 30mg, asalit enema, pentasa supositorio e tb comprimido, consegui ficar 1 ano sem crise, foi uma benção, mas voltou, e assim vou controlando a crise. Desde outubro de 2011 até abril de 2012 estava super controlado, estava tomando mesacol mmx 1200, 1 dia sim outro não, o deflazacorte de 6 mg 2x por semana, mas em março descobri que estava gravida, logo parei com os remedios, foi qdo final de abril voltou, tanto meu obstetra quanto meu proctologistica não viram problemas em voltar tomar os remedios, porém com tanta mudanças de hormonios, parece que os remedios não fazem efeito, vou de 10 a 12 vez ao banheiro com muito sangue e mucosa, fora minha cabeça em relação ao meu bebe.

  214. vania comenta:

    1 junho, 2012 @ 10:40 PM

    OLA FAMILIA,TBM ME ENCONTRO NA MESMA SITUAÇAO DE VCS,EM FEVEREIRO DE 2012 APARECI COM MTS DORES NA BARRIGA E NO RETO ANDEI POR VARIOS HOSPITAIS E FIZ TDOS OS EXAMES E NADA DAVA OQ EU TINHA ,FIZ UMA COLONOSCOPIA ONDE COMEÇOU TDA MINHA TRISTEZA O DIAGNOSTICO FOI UMA RCUI COMECEI O TRATAMENTO COM MESACOL DE 400MG 3X AO DIA COM POUCOS DIAS DESCOBRIR Q DO JEITO Q TOMAVA SAIA NAS FEZES INTEIRO A CAPSULA NAO SE ABRIA O MEDICO ENTAO MEPASSOU PENTASA DE 500MG ,LOGO EM SEGUIDA COMEÇOU UMA COCEIRA NO RETO O MEDICO EXAMINOU E DISSE SER FERIDAS ME PASSOU MESACOL SUPOSITORIO 3XAO DIA MAIS ELE NAO ACREDITA Q SEJA RCUI ME PEDIU OUTRA COLONO VOU FAZER DIA 6 DE JUNHO VAMOS VER OQ ELE VAI DIZER ,SINTO MTAS DORES NO ABDOMEM E NO RETO PARECE Q ALGO PUXA O ANOS P DENTRO A DOR PARECE UM GAS QUERENDO SAIR E NAO ENCONTRA LUGAR E ONDE ME DA UMA DOR DE CHORAR ,SO TENHO DIARREIAS SE TOMAR LEITE COMUM O DE SOJA NAO DA SE ALGUEM TEM ESSES SINTOMAS ME MANDE UM MAIL GOSTARIA DE MANTER CONTATO OBRIGADA .VANIA_VALLADARES@HOTMAIL.COM ME CONVIDA Q ADD VCS BEIJOS

  215. vania comenta:

    1 junho, 2012 @ 10:47 PM

    E SEMPRE BOM CONVERSSAR COM PESSOAS Q TBM TEM EESA DOENÇA POIS SO COMPREENDEM QUEM SABE OQ ELA FAZ COM A NOSSA CABEÇA ,ME MANDA UM MAILPOR FAVOR ,vania_valladares@hotmail.com tenho msn podemos converssar por la me add vamos juntos tentar entender essa doença .

  216. VAGNER SOUZA comenta:

    15 junho, 2012 @ 9:58 AM

    VAGNER,

    Olá, Mais uma vez estou aqui para conversar com vcs, cada vez mais fico empressionado com tanta gente com esse problema, minha vida mudou da água para o vinho, não consigo retornar a minha vida que era, não saiu mais, fico retraído dentro de casa, se alguém poder me ajudar eu ficarei agradecido, pois perdi uns 12 Kg, queria saber como recuperar um pouco, atualmente tomo Sulfassalazina 500mg 3 vez ao dia e pra quem não sabe pode ter esse medicamente de graça pelo SUS eu conseguir, vou ao banheiro 2 a 3 vezes, procuro ter uma dieta controlada mais é muito difícil, Como a tecnologia esta muito avançada pedimos a DEUS que os nossos cientistas encontre um medicamento capaz de Curar essa DOENÇA. Peço ajuda meu Email: seagriab@hotmail.com

  217. adilio garcia comenta:

    15 junho, 2012 @ 7:48 PM

    Ola pessoal,

    É bom compartilhar com vcs, eu descobri que sou portador da retocolite em janeiro de 2012 qdo fiz o exame colonoscopia estou em tratamento a poucos meses, até a 3 dias atras estava tudo otimo, mas agora tive uma recaida estou a 3 dias com diarreia e sangramento no primeiro dia e saindo muito muco estou um pouco preoculpado mas segunda dia 18/06/2012 vou consultar com o meu medico pra ver o que vamos fazer. Eu tenho muita nauseas nao sei se é do medicamento mesalazina 500 mg 2 comprimidos de 6 em 6 horas ou se é dessa doença. Estou um pouco desanimado pois estou perdendo muito peso pois quase nao como. Na minha ultima consulta mes passado o meu medico me passou outros dois medicamentos pois estava sentindo muita dor abdominal e sempre perdendo muco. Mas fé em Deus que ele ha de nos ajudar nessa batalha

  218. VAGNER SOUZA comenta:

    19 junho, 2012 @ 10:06 AM

    Olá Adilio Garcia,

    É desconfortável demais essa doença, vai fazer 1 ano que estou com a Retocolite Ulcerativa começou com uma diárreia e foi prolongando passei uns 3 meses fiz vários exames hemograma completo, fezes, urina, ultrassonografia até HIV pois perdi muito peso, não sabia mais o que fazer ai me indicarão um GASTRO chegando lá ele me pediu uma Endoscópia disse que era Sindrome do Intestino Irritante, receitou uns medicamentos mais de nada adiantou, foi procurar outro GASTRO outros exames uma Colonoscópia foi quando ele diagnosticou que era RCUI, me mandou tomar SULFASSALAZINA 500MG, FOI QUANDO a diárreia deu uma parada, fiquei muito triste, nervoso, ansioso e até chegar a depressão, no momento me encontro ainda em tratamento pois quando ele falou que era uma doença crônica, não consigo retomar a minha vida normal, com os meus amigos e família. VAMOS TODOS FAZER UMA ORAÇÃO PARA QUE OS NOSSOS PESQUISADORES ENCONTRE UM MEDICAMENTO PARA ESSA DOENÇA.

  219. Gato comenta:

    26 junho, 2012 @ 9:17 AM

    Ola Pessoal, assim como vcs acabo de receber a noticia que sofro de R.C.U.I. moderada, descobri a pouco a cerca de um mes quando começou o primeiro sintoma uma dor abdominal lado direito a 4 dedos da distancia do umbigo, depois veio uma dor nas costas onde começou a travar, eu abaixava e não conseguia levantar, ficar ereto, só com ajuda, logo dias depois começou um sangramento anal, onde logo procurei um urulogista, que constatou a hemorroides grau II, mas como eu pesquisei no google, sangramento anal, e na pesquisa desconbri que seria bom procurar um proctologista e um gastro onde marquei consulta expliquei a situação e marquie um exame colonoscopio, que imediatamente constatou a doença, e em seguida começei o tratamento com supositorio asalit 250 mg, como o meu esta só no começo tem se mostrado eficiente, mas o tratamento é longo e arduo, e sei que apenas estou começando. Naõ tenho a diarréia, mas as vezes tenho queimação flatulação, pequena dor abdominal, mas continua 24 hs, e alguns outros desconfortos da doença, como irritabilidade cansaço extress e etc. Ainda não sei como reagir, tenho lido muito a respeito, mas vou fazer o tratamento da melhor maneira possivel, e tentar aproveitar a vida da melhor forma, fazer tudo o que gosto e vou tentar afastamento ao INSS, para levar a vida da melhor forma. Esta doença apesar de ser nova temos que ter muita fé e não esquentar a cabeça, tomar a medicação correta e a dieta, e procurar nos distrairmos e ficarmos felizes com as pessoas amigos e fazermos tudo que é bom, e deixar as coisas ruins no lixo, rasgar e picar como papel.Vamos viajar, passear, e curtir a vida, afinal pra que esquentar a cabeça. abraço a todos melhoras

  220. GATO comenta:

    29 junho, 2012 @ 6:10 PM

    Pessoal, fui a outro medico, professor 35 anos na faculdade, observou em meu diagnostico, e receitou, metcortem, bactrin F, e anssiolitico, e me mandou parar com o asalit, pois o asalit é antiinflamatorio e pode vir a acelerar a doença, causando muitos sintomas. minha RCUI é moderada e nao tenho a diarreia, mas sim o sangramento vivo devido as fistulas no reto.
    conforme eu melhorar vou postando a vcs
    Melhoras a todos Deus Nos abençoe

  221. Josué Moisés Rocha comenta:

    2 julho, 2012 @ 11:51 AM

    Pessoal eu já postei aqui nesse fórum, tudo que vcs passam eu também passo sou um dependente da mesalazina 800mg e supositório quando tenho crises. Pessoal não sei se acontecem com vcs mas todo dia depois que eu tomo o medicamento sinto desconforto no intestino dores, alguém sabe como aliviar essas dores, acho que é do medicamento.

  222. Junior comenta:

    5 julho, 2012 @ 9:03 AM

    Tenilson bom dia !
    Vc tinha comentado que controlou a RCUI com o chá de aroeira e depois falou do gergelim preto …. Qual dos dois vc está usando ?
    Abraço.

  223. Anonimo comenta:

    11 julho, 2012 @ 4:12 PM

    Vou descrever o meu caso, pois pode ajudar outros. Tenho a retocolite a +/- 10 anos e durante os primeiros anos tinha crise e tratava com mesalazina e prednisona, ficava normal e parava com a medicação então meses depois tinha nova crise.
    Uns 5 anos atrás comecei a fazer um tratamento com homeopatia e para mim foi muito bom, pois fiquei uns 3 anos sem crise tomando um dose muito fraca de mesalazina. Tive nova crise em 2011 e fiquei mal por meses até precisar aumentar bem a mesalazina e tomar prednisona, mas em 3 meses fiquei bom novamente e estou diminuindo a dose novamente.
    O tratamento homeopático que faço é este: http://www.institutofao.com.br
    O médico me indicou tomar o VSL3, mas não consegui comprar ainda. Não é vendido no Brasil, mas quem quiser saber mais o site é: http://www.vsl3.com
    Outra dica é que o governo pode dar a mesalazina para o tratamento pela “Fármacia de Alto Custo”, precisa passar por um médico, fazer diversos exames e ter o pedido no padrão deles, para saber mais: http://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=2924

  224. josue comenta:

    12 julho, 2012 @ 2:21 PM

    Esse gergelim preto é ruim de se encontrar, só na internet.

  225. Ariane Fernandes comenta:

    12 julho, 2012 @ 11:52 PM

    Fico feliz em saber que posso compartilhar com outras pessoas meu problema.Descobri a RCUI há uns 15 dias.Meus sintomas são prisão de ventre e perda de muco.Notei que nada que eu comia aliviava a prisão de ventre.Notei algumas vezes um pouco de sangue e procurei um medico gastro em janeiro desse ano.Fiz a colono e não apareceu nada…tudo normal.Aí o medico orientou comer frutas,fibras etc(coisa que eu já fazia),entrei na academia pensando que talvez fosse intestino preguiçoso.Nada de melhoras e a constipação só aumentava.Qdo foi agora dia 28/06/2012 comecei a sentir uma cólica terrível(achei que fosse uma intoxicação alimentar).Qdo fui ver estava evacuando coágulos de sangue.Procurei um proctologista e fiz outra colono,e foi colhido material para biopsia onde foi diagnosticada a RCUI,desde então uso mesacol supositório 1 vez ao dia.Também cortei a carne vermelha,leite e seus derivados.Uma nutricionista orientou a tomar Omega 3 com vitamina E para melhorar a imunidade.Indicou tbm usa WHEY PROTEIN Hidrolisada comGlutamina(para suprir a necessidade de proteína e Glutamina p/ajudar as células intestino regenerar).Nunca tive diarreia e continuo com dificuldades em evacuar.Embora as fezes não estejam endurecidas(como antes)não sei se estou perdendo muco ou o supositório que deixa as fezes com aspecto engordurado…Também soube que não devemos usar o Buscopan,dizem que quem é portador de RCUI PODE SER FATAL(não sei se essa informação faz sentido).Mesmo assim peço que quem puder me ajudar entre em contato.Meu email é o (ariane.fernandes@belezaearte.com.br)moro em João Pessoa e caso alguém conheça algum especialista em RCUI,PEÇO QUE ENTRE EM CONTATO.Desde já desejo saúde e cura para todos nós.

  226. josue Moises comenta:

    20 julho, 2012 @ 3:23 PM

    Ariane eu sei do seu problema pois também sou portado da RCUI, bom eu tomo a mesalazina 800mg 3 ao dia e nas crise uso supositório 500mg, bom sou do ceará, tem um médico que me consultei com ele só uma vez, pois sou do interior e mim consultava com outro médico, mas esse outro que eu mim consultei é muito bom, só que tudo nele é particular, vou passar o endereço:DR. Robert William de Azevedo Bringel
    Coloproctologia- Colonoscopia Cirurgia Colorretal Laparoscópica
    telefone; 85-3261.0778/3244.2614
    Eu acho que vc saber que a RCUI e uma doença cronica

  227. EDSON ANDRADE comenta:

    28 julho, 2012 @ 4:42 PM

    Como portador de retocolite, há 18 anos, tenho a aconselhar aos colegas de infortúnio, que há +- 8 anos não tenho mais crise ou manifestação alguma da doença, pois antes disso, como todo portador de RCUI tomava derivados de sulfa (mesalazima e sulfasalazima), corticóides (predinisona/ predinisolona), enfim. Isso tudo acabou quando, por recomendação médica, fiz uma terapia com uma psicóloga em Maringá-PR (TERAPIA INTERPESSOAL). Após essa terapia, não tive mais nenhuma manifestação relacionada com a retocolite (sem cólicas, sem sangramentos, há anos não tomo mais medicamentos para retocolite), readquiri qualidade de vida (saio a qualquer hora do dia sem temor de ter crise no meio da rua), esporadicamente: tomo minha cervejinha, como uma feijoada, como buchada, rabada, refrigerante, apenas não como nada com pimenta ou tempero picante ou desconhecido (sempre pergunto: tem pimenta ou condimento – na dúvida não como). Adquiri por conta da retocolite e dos corticóides, uma SACROILEITE, que quando em crise aguda, me poda toda mobilidade, porém com tratamento à base de antiinflamatórios, normalmente se debela a crise. Meu recado é o seguinte: procurem alguém (psicólogo, psiquiatra, etc) que apliquem a TERAPIA INTERPESSOAL, pois a minha retocolite só aquietou-se após esse tratamento, e não com medicamentos, ou, quem sabe, com a somatização de ambos os tratamentos. A todos voces, portadores de RCUI, as bênçãos de DEUS que que ELE lhes dê luz em suas vidas. Abraços. Edson Andrade.

  228. elziani chagas comenta:

    28 julho, 2012 @ 4:44 PM

    ola,meu nome e elziani descobrir que tenho essa doença faz três mese,os primeiros sintomas que tive foi três semanas depois que tive meu filho dai as crises foram se agravando foi então q resolvir procurar um clinico geral a doutora Adriane Ribeiro começei a fazer os exames e tudo dava normal passei um mes sem ir ao medico e os sintomas continuaram a se agrava voltei com a mesma medica e refiz todos os exames deu ameba tomei varios remedios no começo amenizou passou as crises de vômito e diarreia e as dores mas depois voltou tudo novamente foi então q ela passou a colonoscopia foi q deu a RCUI fui levar pro gastro e ele me disse que nao podia fazer nada por que não tinha a biopsia e nesse dia eu estava em crise de vômito não aguentava nem fica em pé fiquei desesperada mas ainda quando ele disse q não tinha cura e que eu tinha que refazer o exame com a biopsia foi então que eu lembrei de uma medica que minha irmã tinha falado que ela era muito boa ela consulta olhando na iris e diz tudo que a pessoa tem ela disse que eu estava com problemas nos rins devido eu não conseguir igerir linquido algum nem urina eu urinava mas,tava com problemas no estomago e no intestino foi ai que começei o tratamento com ela e tudo natural a medicação carvão vegetal,clhorella o levedo de cerveja e uma vitamina o vita king especial fora a dieta que e bem rigida pela manhã a primeira coisa que tomo e um copo de suco verde muita fruta ,verduras e coisa so integrais e com isso to me dando bem não tive mas crise de nada me sinto 100% so o peso que não consigo recuperar eu pesava 61 klos e agora to com 50 klos e não engordo de jeito nem um fora o resto me sinto extremamente bem nem os gases tenho mas estou muito feliz com isso graças a DEUS e a medica

  229. rafaela da silva barreto comenta:

    14 agosto, 2012 @ 5:18 PM

    boa tarde a tds, como vcs tb sou portadora da Retocolite, descobrir q tenho a uns 2 meses e no momento estou tomando mesacol 400md 2x dia, predsona após o almoço e um calmante natural chamado tensart 30 a noite, após o inicío do tratamento as cólicas e a diarréia praticamente sumiram, mas continuo com a barriga dolorida próxima ao umbigo, isso me deixa um pouco intrigada. Mas t o meu estou trabalhando mt o meu psicológico, sou não, era uma pessoa mt agitada, me estressava por td, agora não me estresso a toa não, penso nas crises e vejo q não vale a pena.
    O meu médico mandou eu tomar o mesacol e o predsona até o fim desse mês só, e continuar por mais uns 5 meses só com o calmante e com isso eu observar a doença, como vai ser daqui pra frente. Não nego q fico pensando de como vai ser daqui pra frente, mas tento por na minha cabeça q não vou precisar tomar remédio o resto da minha vida pra controlar essa doença, pois eu creio no médico dos médicos e sei q JESUS levou na cruz toda as nossas enfermidades, por isso não posso aceitar q não tem cura.
    A uns 5 anos atrás eu vinha tratando uma gastrite com ulceras nervosas já há uns 3 anos e remédio nenhum curava, só amenizava e qdo eu determinei e coloquei nas mãos de JESUS, Ele com sua infinita misericórdia me curou e dali pra cá nunca mais senti nada.
    Então digo a vcs, se Ele me curou antes, pq não há de me curar agora, só depende de mim mesmo.
    Fiquem tds com DEUS e coloquem suas vidas nas mãos Daquele q é o único q verdadeiramente se preocupa com nós e quer nos CURAR.
    Disse Jesus:”Vinde a mim tds que estão orpimidos e sobrecarregados e Eu vos aliviarei”.
    Tome posse dessa palavra.

  230. Claudio Lisboa comenta:

    23 agosto, 2012 @ 11:54 PM

    Tenho retocolite diagnosticada há seis anos. Não tomo remédio constantemente. As vezes sinto muita dor, incomoda, é chato… As vezes não. Estou bem.

    Bebo muita cerveja, mas me alimento de forma excelente. Mesmo assim fico ferrado as vezes. Atualmente estou tomando mezalasina…. Vou no mesdico segunda-feira refazer a colonoscopia. Tem seis anos que não faço… vamos ver.

    Estou convicto que esse papo de que a doença é psicologica não existe. Acho que o stress pode agravar os sintomas, de forma alguma é a causa. A gastrite foi tratada assim por decadas, até descobrirem que era uma bactéria que algumas pessoas não tinham resistencia. Acho que a estória da colite será a mesma da sua prima gastrite.

    Desejo a todos melhoras. Vamos que vamos. Dias bons, dias ruins, é assim que a vida segue. Um abraço a todos. E acreditem, não demora e a cura surge. Não acreditem nessa conversa de que a culpa é do paciente. Qualquer um que tem retoclite ou chron sabe que a doença estressa. Mas raramente mata… Não desanime. Acho até que a doença pode nos ensinar a olhar pro mundo de outra forma.

    Abraço.

  231. Claudio Lisboa comenta:

    23 agosto, 2012 @ 11:56 PM

    Outra coisa, só tomo medicamento nas crises e , sim, ele sempre surge depois de momentos de muito estresse…. Enfim.

  232. josue comenta:

    25 agosto, 2012 @ 7:29 PM

    vamos comentar minha gente

  233. ribeiro comenta:

    9 setembro, 2012 @ 6:01 PM

    OLá, fui diagnostica esses dias com colite ulcerativa leve… ao contrario de muita gente, não tive diarreias nem sangramento…. as dores começaram a uns 2 meses, primieor no anos e depois foi subindo…enfim fiz a colonoscopia e fui diagnosticado… o médico parace muito bom e me receitou a mezalasina 800mg 3x ao dia + predinisona começando uma semana com 40, 20, 20, 5 ate parar (por 1 mes)… estou tomando a 4 dias e não senti melhora alguma… qto tempo demora p começar a se sentir algum tipo de melhora? tenho colicas, vou ao banheiro umas 3 vezes ao dia (sólido) e a dor as vezes é tão forte q pega a coluna e as costas…é uma dor qu queima tipo gastrite, só q no reto… não sei se é por ir muito ao banheiro mas o anus tbem está dolorido pra chuchu… estou com esperança desse tratamento funcionar mas estou preocupado em saber a partir de qdo eu posso ver se ele vai ou nao fazer efeito… em qto tempo a gente entra em remssão?

    abs

  234. Adriana Gavassi Zambom comenta:

    10 setembro, 2012 @ 9:27 PM

    Olá!! Fui diagnostica com a RCUI a 2 meses. No começo foi bem difícil o diagnostico do médico. Fiquei com diarreia por 30dias e por conta de correria acabei demorando muito para procurar um médico.
    Não sabiam o que eu tinham e estavam me tratando como uma infecção ou bactéria, mesmo porque tinha acabado de voltar de viagem do México, então poderia ser alguma coisa que tivesse comido lá.
    Quando fui diagnostica com RCUI estava muito mal, já tinha emagreci 11quilos, ia ao banheiro mais de 20x ao dia, muitas dores na barriga, fracasso, canseira que não conseguia nem me levantar da cama direito, febre e não parava de evacuar sangue. Nesta crise tive que ser internada por 2x; pois não estava reagindo a medição, por conta disso precisa tomar tudo no soro.
    Me recuperei… estou em casa agora, tomo diariamente a Mezalazina – O Pentasa (remédio muito caro, mas conseguimos na farmácia popular) – (8 comprimidos ao dia), corticóides (40mg ao dia, por conta deles estou super inchada e com o rosto cheio de acne), anti depressivo; pois sou muito nervosa e para a dieta o leite Modulen IBD (muito caro – Este estou tendo que pagar; pois não consegui em pelo governo). Tbm faço acompanhamento com Nutricionista e com Psicologa.
    Li, nos comentários acima sobre os médicos – Acho muito importante ter um acompanhamento de um médico em que confiamos e nos sentimos seguras. Eu acredito muito no meu médico e tenho uma enorme confiança nele, mesmo eu só tendo a doença a 2 meses faço tudo o que ele me pede.
    Já fiz 2 colonoscopia… e na segunda fui diagnostica com uma possível doença de Crohn. Estou com o mesmo tratamento até fazer outra no final de Set-12.
    Não tive mais crise – estou controlada, sem dores abdominais, vou ao banheiro 1 vez ao dia (fezes normal).
    Somente controlo bastante meu nervosismo; pois o médico me falou que é bem emocional esta doença. Enquanto eu não tratar minha cabeça nada melhora.
    Bom gente.. contei um pouco do que eu passei, mesmo tendo descoberto a doença a 2meses e só ter dito uma crise. Só tenho muito medo de uma cirurgia…. por isso falo exatamente tudo o que tem que ser feito!!

    Fiquei bem surpresa na quantidades de pessoas que tem essas doenças….. pois nunca tinha ouvido falar……

    Desejo a todos melhoras!!! E dias melhoras virão!!

    Abraços,

  235. Luiz carlos comenta:

    11 setembro, 2012 @ 9:57 AM

    bom dia para todos, descobri que tinha retocolite em 2005 quando fiz uma colonoscopia, sendo orientado a procurar uma nutricionista e a tomar asalit 2x por dia e quando na crise asalit enema. hoje tenho crise em intervalo de meses, isso porque tenho uma vida muito agitada e não sigo corretamente as orientações medicas o que é fatal. tenho fé que um dia muito próximo a medicina orientada por DEUS, descobrira a cura, enquanto isso, temos que estar preparado mentalmente para enfrentar a doença. abraços e melhora a todos.

  236. EVERTON comenta:

    20 setembro, 2012 @ 5:38 PM

    Pessoal, não se desesperem pois existe possibilidades de melhora, o segredo é confiar em Deus, pois tudo o que acontece em nossas vidas é permissão de Deus, para que nós estejamos sempre na sua presença. Lembre-se que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Eu tenho essa Doença a 2 anos e não me atrapalha em nada, tenho uma vida normal, por isso que digo “Deus Nunca nos manda para um lugar onde a sua graça não nos possa proteger”, pensem nisso!

  237. Paula comenta:

    26 setembro, 2012 @ 10:43 PM

    Ola! tenho RCUI desde 1997, porem foi diagnosticada em 2000, passaei por maus momentos, hj graças a Deus que colocou em meu caminhos os melhores medicos de SP em meu caminho estou em remissao ha 6 anos e vivo como se nao tivesse a doença o unico medicamento que uso e HUMIRA, que e uma injecao administrada subcutaneamente e aza, me trato na USP e estou muito feliz, espero verdadeiramente que um dia possamos ter a cura definitiva. tenham força e nunca abandonem seu tratamento, confiem em Deus que ele fara o melhor.

  238. Tatiane comenta:

    29 setembro, 2012 @ 7:17 PM

    Olá!! Meu nome é Tatiane tenho 23 anos, descobri que tenho RCUI a 1 semana, estive muito aflita com a notícia dessa doença, pesou bastante pra mim, enquanto não saia o diagnóstico estava bem não sentindo nenhum tipo de dor, depois que o médico me deu a certeza da doença, estou com dores no reto e ontem tive vômitos, com certeza o psicológico contribui para o agravamento dos sintomas, pois foi só saber que terei que carregar essa doença pro resto da minha vida, passei muito mal nos ultimos dias. Só tive uma crise há 3 semanas mais ou menos, o médico que passou apenas sulfassalazina a cada 6 hs, não tive mais diarréia nem sangramento. Só sinto dores no canal do reto constantes e as vezes dores abdominais, mas nada de muito grave, tenho medo de ter uma crise mais forte e isso me afetar no meu trabalho, tenho pedido muito a Deus forças pra me manter em pé, tenho medo de entrar em depressão, pois ultimamente estou bem desanimada par fazer as coisas depois que descobri tal doença. Espero que aqui conversando com vcs eu possa me sentir melhor. Se alguém daqui for de Maringá – Pr, me add no facebook. Tatiane Germino, quero poder sempre manter contato com todos, pois assim me sinto mais confortada. Abraços.

  239. Lorena Prado comenta:

    9 outubro, 2012 @ 3:51 PM

    Oie.. Tenho 29 anos e tudo começou na pascoa do ano passado 2011… mais só descobri a RCUI a uns 6 meses, qnd mudei de medico, pq ja havia ido em outros 2 e estavam me tratando de vermes, depois de intocção alimentar, depois descobriram a intolerancia a lactose, ai eu fiquei feliz, não tomo mais leite e não como mais deriva e fico feliz, atah neh, minha felicidade não durou nada, as diarréias pioraram e o sangramento ficou cada vez pior, até que me lembre do drº Rocha q uma amiga havia comentado q ele era uma otimo medico, então pq não arriscar neh, qnd começei a contar a ele tudo oq eu tinha ele me olhou e disse, vamos torcer para que não seja Chron e nem RCUI, mais era RCUI, já fiz 2 colo pq pela minha total falta de vergonha na cara não segui o tratamento direito e nessas 2 colos que realizei foram retirados farios tumores benignos (graças a deus), de todas as crises que tive nos ultimos meses não sei precisar a pior, creio que todas são horriveis, por sinal estou em crise a uns 15 dias, mais hoje recebi a noticia de que a Saude Publica liberou a Mesalazina, pq ate agora estou com a Sulfalazamina 500mg 4cp. 2xdia, e 5mg de Predinisona, o fato de 99% dos depo as pessoas falarem q andam muito nervosas entendi o meu nervosismo agora, pensava q era apenas stress de trabalho, na verdade as vezes acho q ñ tenho tanta conciencia do que é realmente essa doença, pq brinco muito com os meus colegas de trabalho qnd estou em crise digo “hj é meu dia de rainha, vou passar o dia no banheiro, vou montar minha sala no banheiro…rss” enfim vendo os depo de todos vejo como realmente é muito mais dificil do que imaginava essa doença, não sei se é pq levo tudo na esportiva que não dou muita importancia para isso, as dores exixtem é claro, o desconforto, o cansaço, o sangramento, a queda de kbelo, enfim todos nós passamos pelo mesmo problema, mais a cada dia a gnt entende mehor sobre essa doença que infelizmente temos que infrentar para o resto de nossas vidas… a unica coisa que realmente me deixa muito mal mesmo, é não poder comer as coisas q eu gosto, pq alem da dieta da intolerancia a lactose, mais essa dieta para a RCUI… as vzes sinto vontade de chorar qnd vejo um pedaço de bolo de chocolate ou uma costela assada, uma massa com molho vermelho bem gorduroso… rsss enfim que Deus abençoe a todos que passam por isso com a gnt passa, e que ele me ensine a ser mais regrada e mais organizada com a minha saude, pq sei q estou mal hj pq abusei a uns 15 dias atraz… enfim bjkas e todos e fkm c Deus… Lorena Prado. CWB-PR

  240. iraceli comenta:

    9 outubro, 2012 @ 9:43 PM

    Descobri , que estou com RCUI desde junho não estou bem. Também estou tomando os medicamentos citados por todos , para mim foi novidade, foi onde começei a pesquisar. sou paciente bariátrica, até então eu achava que tinha muito gases devido a redução de estomago que graças a DEUS deus certo , pois eu era portadora de diabete, e hje estou curada, mas por outro lado apareceu essa doença. Não sei como me alimentar , preciso de ajuda. Procurei a nutricionista e ela me mandou tomar mingau de amido de milho, COM LEITE, ai!!!!!!!!!! meu DEUS!!!!!!!!!!será queposso? Mas sabem de uma coisa o médico foi franco comigo, e eu entendi o recado. Olhando para ele eu pensei vc é médico e humano, mas eu tenho o médico dos médicos, JESUS CRISTO, ele é meu porto seguro , meu sustento, e quando ele coloca sua mão santa, trazendo uma só um gotinha de sangue do calvário, se fazendo presente nas bolsas de sangue que tomei no hospital , ali estava ele e eu confio, que este sangue derramaddo por mim, e por todos vcs na cruz , ele nos abençoará, pois ele é o alfa , o omega , principio meio e fim , nele tudo posso, e sei que ele me acolhe. Força para todos, e tenham calma, que tudo se resolve nas mãos desse piscologo, psiquiatra , piscoterapeuta….DEUS.

  241. diego comenta:

    27 outubro, 2012 @ 9:35 PM

    ola tenho 23 anos e descobri q tenho rcui a uns dois anos fis uma colono e sigo o tratamento tenho quadros de infecçao a cada 2ou 3 meses mas duran uns 4 das mas nas untiimas semans c intecficou com muita imfeçao e sangue as fezes vou ao banheiro e so sai uma bola de infecçao e sangue nao consulto des de fevereiro pois a doença estava estavel pretendo consultar semana q vem . mas o angue nas fezes e algo q me deixa muto ruin e brabo ver me sinto mal nao q passe mal fisicamente mas e muito angustiante .mas tenho fe q vai melhorar gostaria de saber c tem mais alguem q leia aqui q seja da minha cidade pelotas rs pois conversar com lguem na mesma situçao deve ser reconfortante; obrigado

  242. Renato comenta:

    29 outubro, 2012 @ 8:15 AM

    Ola tenho 27 anos e fiquei sabendo que tenho RCUI a 2 meses e desde entaum não consigo retomar a minha vida normalmente. Estou tomando mesacol mmx e parece que os sintomas deram uma diminuída. Mas o que mais me prejudica é o meu psicológico, fico pensando diversas vezes que terei que fazer a cirurgia e isso é muito angustiante. Queria saber se muitas pessoas fazes este tipo de cirurgia? Gostaria de me comunicar com pessoas que estão na mesma situação que eu, sou do ABC paulista. Quem Deus nos abençoe.

  243. Tatiane comenta:

    3 novembro, 2012 @ 9:16 PM

    Olá pessoal, já estive comentando por aqui, tenho um vizinho que me indicou um tratamento com um remédio natural chamado ALOE BERRY NECTAR, da linha Forever, olha, depois que eu comecei a tomar todos os dias, melhorei significativamente, meu reto não dói mais, tenho ido no banheiro uma vez ao dia apenas, e não sinto mais tantas dores na barriga e cólicas, estou me sentindo muito bem, as vezes esqueço que tenho RCUI. ACho que se consegue comprar esse remédio que é tipo um suco quem vem em um galãozinho, pela internet, custo mais ou menos uns R$ 40,00 ou R$60,00, gente vale a pena, melhorei muito tomando esse suco, ele é como se fosse um tipo de suco com babosa, cicatriza as feridas internas. Se alguem quiser conversar comigo pode mandar no meu e-mail: tatikiedis89@hotmail.com. Abraços

  244. gabrielle Santiago comenta:

    3 novembro, 2012 @ 10:42 PM

    olá , tenho apenas 15 anos e a uns 5 meses descobri que tenho proctite cronica e aguda (RCUI) , to em tratamento , só que desde que começou eu ja tive duas recaidas !, estou com medo pois os remédios sao mt fortes , ainda mais pra mim que estou em pleno desenvolvimento :/

  245. monica sekula comenta:

    5 novembro, 2012 @ 7:10 PM

    boa noite descobri q tenho rcui a 2 meses e desde entao tenho muitas dores na lombar na barriga e no reto tem dias q nao ando me arrasto mal consigo me mexer nos ultimos dias estou me sentindo muito angustiada se pudesse nao levantaria nem da cama ja tomo messalazina800 ja tomei meticortem e hj fui ao medico e me preescreveu pentasa 1g ai q fiquei mais deprimida sei q e uma besteira mais sei la e sabe as pessoas ao redor nao entendem o q a gente sente tanto no fisico como no psicologico obrigado pelo desabafo

  246. Thiago comenta:

    13 novembro, 2012 @ 9:30 PM

    Há uns quatro anos com RCUI, tomo 2 comprimidos de sulfassalazina 500mg 4 vezes ao dia e quando sinto dores na perna, tomo prednisona 20mg. O que mais me incomoda são as dores na articulação do fêmur;mas pelo medo de tomar corticóides só tomo qdo sinto dores. As idas ao banheiro dão umas seis ao dia…já estou um pouco conformado com isso. Parece que quando descobrem um jeito de controlar um pouco uma doença crônica, seja ela qual for, para aumentar os lucros das empresas farmacêuticas não fazem questão de encontrarem a cura; acho que nunca terá cura isso….

  247. Priscila Diógenes comenta:

    16 novembro, 2012 @ 1:15 PM

    Boa Tarde.
    A pouco mais de 5 meses descobri que tenho retocolite ulcerativa e estou um pouco desnorteada com toda essa mudança na minha vida; O que esta me preocupando mais e a compra da mesalasina que e muito cara e a questao do inchasso da minha barriga, tem dias que parece que eu to é gravida de tao inchada que to; teria alguma forma de minimizar esse inchasso na barriga;

  248. DIEGO comenta:

    17 novembro, 2012 @ 10:20 PM

    PRICILA NAO SEI EM QUE ESTADO VC MORA MAS AQUI NO RIO GRANDE DO SUL O ESTADO DA A MEDICAÇAO EU PEGO TODA A MEDICAÇAO NA FARMAÇA DO ESTADO EU GASTAVA UNS 300 EM MEDICAÇAO AGORA RECEBO DO ESTADO . ACADA 6 MESES E SO PREENCHER UMA ENORME PAPELEDA E ESTAGARANTIDO POR MAIS 6 MESES A MEDICAÇAO . PRO INCHASSO EU TOMO CIMETICONA 3X AO DIA QUE E UM ANTI GASES BEM BARATO E EFICIENTE.ABAÇ E DESEJO MELHORA PARA TODOS NOS

  249. ELIANA ALENCAR comenta:

    22 novembro, 2012 @ 12:45 AM

    Tenho retocolite, mas esta controlada. Mas tenho um linfoedema cronico nos pes e gostaria de saber se tem alguma coisa a haver com a Retocolite.Fiz varios exames, inclusive vasculares e linfaticos, ins e coração e deu tudo normal.o que poderia ser este inchaço cronico nos meus pes. ( formiga, da choque e doi tambem) Me ajudem quem souber.

  250. Quiioco Obata comenta:

    22 novembro, 2012 @ 4:40 PM

    Oi pessoal, eu tbm tenho a retocolite gostaria muito de trocar ideias com quem tem a mesma doenca ,pois e muito ruim saber que nao tem a cura definitiva. Hoje tomo 4 comp/ de mezalasina 800mg, a diarreia esta controlada mas ainda evacuo c/ sangue, ja faz 3 meses que descobri a doenca atravez da colonoscopia mas ja sangrava a alguns anos , e o medico que fui me tratava como fissura anal, agora estou com um medico gastro, ele e muito bom, e deixo meu end/ de e-mail aqui pirita0510@hotmail.com espero contato por gentileza …Abracos a todos e que Deus abencoe todos nos…

  251. Josue comenta:

    25 dezembro, 2012 @ 8:42 PM

    Olá meu nome é Josué, Já tenho há 3 anos mais ou menos que tenho essa maldita doença cronica Retocolite ulcerativa, toma a medicação mesalazina 800mg e quando ataca mesmo um supositório de 500mg que ajuda a controlar o sangramento.

  252. Thamires comenta:

    6 janeiro, 2013 @ 5:47 PM

    Olá, a todos!
    Também tenho retocolite. Descobri aos 15 anos e hj tenho 19. È muito difícil para mim lidar com a doença e ter que explicar a quem me pergunta, ou quando eu deixo de comer uma pizza ou ainda beber um refrigerante. Nesse exato momento estou em crise. E um pouco preocupada, parece que em um momento tudo dá errado na sua vida e ainda tem essa doença para atrapalhar.
    Quando descobri a doença, também não sabiam oq eu tinha. Tomei remédios para vermes e nada dava jeito. Depois fiz esses exames que todos nós fizemos e contatei que tinha Retocolite.
    Foi tudo muito difícil, imagina vc com 15 anos tendo que explicar a todos pq vc não come quase nada? Então, na minha segunda crise passei tão mal que emagreci 8 ou 9kg. Estava parecendo o ”Seu Madruga”.
    Eu sei que nunca vou ficar curada, nem ao menos um dia saber o pq de ter desenvolvido essa doença. Mas espero ter uma vida normal, poder sair, ter filhos, entrar na faculdade. Isso tudo sem ter que me preocupar com banheiros para evacuar.
    Eu desejo boa sorte a vcs! E que todos possam ter uma vida NORMAL! bjs

  253. Luisa comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 2:43 PM

    Olá! Meu noivo tem essa doença e faz o uso regular da mesalazina. Só que não estamos mais tendo como suportar esse gasto. Gostaria de saber se o governo de SP dá esses medicamentos e se alguém sabe como é o procedimento. Se puderem, envie em meu e-mail luisa_haidar@hotmail.com
    Obrigada pela ajuda.

  254. Marina comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 2:02 PM

    Oi gente meu nome é Marina e eu tenho a RCU já faz mais ou menos 1 ano, e eu tomo Mesacol MMX e outros, eu fui no hospital erasto gaertner e eles me receitaram essa receitinha

    RECEITA PARA INTESTINO PRESO (ajuda a fazer cicatrizaçoes e previne o cancen no colon )

    100g Tâmaras
    100g Damasco
    100g Ameixa
    100g Linhaça
    1L Água
    MODO DE PREPARO :
    Deixar de molho as frutas durante uma noite em 500 ml de água, depois, triturar no liquidificador e cozinhar com o restante da água todos os ingredientes até formar uma pasta usando colher de pau. Depois de frio colocar na geladeira no vidro. Tomar de 1 a 2 colheres de sobremesa por dia.

    está ai a dica gente (:

  255. Amanda Faria comenta:

    14 janeiro, 2013 @ 10:39 AM

    Oie meu nome é Amanda e tenho 22 anos e tenho RCUI há 1 ano e meio , passei um bom tempo com diarréia e hemorragia .. até começa o tratamento antes de faze colonoscopia .. até para no hospital quase morta de anemia profunda , ai lá mesmo fiz a colo e descobri a RCUI .. o médico disse que meu caso era hereditário pois meu pai teve , recomeçando o tratamento em um mes estava 100 % , entrei em remissão , passando assim uns 5 meses , achei que tava tudo bem, voltei a come tudo que tinha vontade … fiquei ruim novamente , no momento passo dias pouco ruins com cólicas e muitos gases , tenho ao máximo come de tudo saudavel , mais a remissão tá dificil , mais tenho FÉ EM DEUS

  256. GUSTAVO comenta:

    30 janeiro, 2013 @ 9:25 PM

    Olá companheiros, boa noite! Tenho RCU a 02 anos, ja fiz diversos tratamentos convencionais e recentemente comecei a tomar o biológico e vitamida D. Ainda não senti nenhuma melhora, assim como algum de vocês ainda não tive nenhum periodo de reemissão. Tenho 28 anos, trabalho atualmente periodos em casa e periodos externos no meu dia, o horário da manhã é quando as crises vem com mais força. Tenho fé em deus e não deixarei essa doença me vencer. Abraço e melhoras pra todos nós.

  257. Walter comenta:

    10 fevereiro, 2013 @ 11:58 PM

    tinha RCUI desde os 20anos hoje tenho 42 anos e a 9 anos fiz uma cirurgia de colectomia total fiquei 2 anos sem a doença e o restinho que ficou estava querendo voltar ai estou tomando uma vacina de 2 em 2 meses a REMICAD e estou bem melhor uma vida saudavel com idas de 5 vezes ao dia mas com controle graças a Deus e o mais importante livre da doença agadeço a JESUS CRISTO pela minha vida e ao dr Carlos Brito que até hoje cuida de mim

  258. José Ledir Poleto Alves comenta:

    8 março, 2013 @ 10:26 PM

    No ano de 1996 mês de junho comecei a sentir fortes dores no abdomem e muita diarreia com sangramentos fiquei hospitalizado durante um mês, quase morri eu já não aquentava mais, o médico gastro do hospital pediu uma colonoscopia e foi diagnostica a retocolite ulcerativa, desde então convivo com esta doença até hj, faz o uso continuo de Mesacol de 800 mg três vezes ao dia e Azatioprina de 50 mg de 12/12 hs isso qd as crises apertam tomo ainda Prednisona de 20 pela manhã e Ciprofloxacino de 500 mg de 12/12 hs, caros amigos é terrivel ser portador dessa doença,.
    Será que teremos um auxilio doença junto ao INSS ou uma aposentadoria, visto que os laudos médicos diz q a dopença não tem cura, as autoridades politicas poderia enguadrar nós os pacientes na listagem de de doenças de direitos.
    Abraço a todos Deus abençõe.

  259. VIVIANE SILVESTRE comenta:

    16 março, 2013 @ 7:59 AM

    OI SOU VIVIANE TENHO 38 ANOS, TENHO RCUI A 12 ANOS TOMO REMEDIOS ATE HOJE, POIS TODA A VEZ QUE OS MEDICO TENTAM TIRAR O REMEDIO EU TENHO RECAIDA, PASSEI POR MUITA COISA, MUITAS INTERNACOES, MAIS CONSEGUI TER DOIS FILHOS, ALGUNS MEDICOS FALARAM QUE NUNCA SERIA MAE ( TIVE DOIS FILHOS), QDO ALGUEM FALAR QUE VC NAO PODE FAZER ALGUMA COISA, NAO DESISTAM DEUS ESTA ACIMA DISSO TUDO E ELE QUEM DECIDE, QDO PEDIMOS ALGUMA COISA A ELE DE SINCERO CORACAO, A SUA MISERICORDIA E IMENSA, E UMA DOENCA INGRATA SIM NAO VOU MENTIR, SEMPRE ELA TA LA AS VEZES C DOR, AS VEZES C AUMENTO DOS REMEDIOS, JA FIZ 9 COLONOSCOPIA, MAIS TENTO PENSAR QUE EXISTEM COISAS PIORES, ME TRATO NO HOSPITAL DAS CLINICAS, QDO VOU LA VEJO O QUE O REAL SOFRIMENTO, NAO FICO FELIZ C ISSO MAIS VEJO QUE NA VERDADE O QTO EU SOU SAUDAVEL PERTO DE OUTRAS DOENCAS, E DIFICIL MAIS AMIGOS FORCA EM DEUS, ELE VAI ENSINAR A PASSAR PELOS ALTOS E BAIXO DA DOENCA, BJS……

  260. FLAVIA VARBOSA DE MORAIS comenta:

    19 março, 2013 @ 4:42 PM

    PESSOAL, EU CRIEI UMA PAGINA NO FACE RCUI… PARA QUE POSSAMOS TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE NOSSO PROBLEMA… AGUARDO VC´S ABRAÇOS.

  261. Maria de Salles comenta:

    27 março, 2013 @ 12:15 PM

    Olá pessoal..Eu tenho Retocolite desde 2002 e que foi a princípio confundida com Sindrome do intestino irritável por um antigo médico da família.Como aumentaram sintomas procurei outro e fiz colonoscopia e deu a Retocolite.Comecei a tomar a Sulfassalazina e em 15 dias já estava melhorando quando deu-e forte alergia por causa da Sulfa.Passei para o Asalit(mesalazina) e assim estou até hoje..apenas de vez em quando tenho ameaças de diarréia.Só que atacou-me uma gastrite,mesmo tomando Omeprazol era de 20 mg e agora 40 todo dia,e meu médico mandou-me parar o remédio e continuar só o do estomago até melhorar e não passa esta gastrite.Tudo que como me deixa meio mal.arrotos,indigestão e algum enjoo de acordo com alimento.Estou anemica,não muito,e tb. este ano passado sem regime eu emagreci uns 5 ks.Não sei o que fazer pq não estou fazendo o correto:Tomar o bendito remédio da Colite por causa do estomago e penso em mudar de médico pq o meu faz apenas o que sugiro,tipo ele receitou a endoscopia,que não fiz ainda,pq eu pedi e não por rotina.Sei que tenho gastrite leve pq há 3 anos fiz..mas parece que piorou e mesmo sem o remédio do intestino.Como voces fazem para tomar tanto remedios em comprimidos sem afetar estomago?

  262. Emilia comenta:

    28 abril, 2013 @ 10:18 PM

    Tenho RCU, fiz cirurgia em 2004 fiquei internada 23 dias, melhorei um pouco, agora voltei a sentir dores fiz a colonoscopia, meu intestino está totalmente inflamado, estou usando um medicamento chamado Pentasa 1g é caro, retirei pelo SUS, o médico fez uma receita de medicação especial e retirei em um Posto de Saúde, está dando resulta.do

  263. Maria Luisa comenta:

    15 maio, 2013 @ 10:56 AM

    Olá pessoal, realmente nos surpreendemos com tantos depoimentos e pessoas passando por momentos difíceis que no nosso dia a dia parecem ser só nossos! Eu descobri a retocolite a 2 anos, tenho feito tratamento com a mesalazina e prednisona (corticóide). Infelizmente tentei por 3 vezes parar com a prednisona, passo bem alguns dias, mas os sintomas acabam retornando. Estou num processo de dependência do corticóide. Neste momento estou tomando a Mesacol MMX 03 comprimidos de 1200mg e 30mg de prednisona diários. Votei a fazer análise e vou procurar um nutricionista conforme orientação de muitos de vocês! Acredito sim que devemos manter a calma e ir tentando a melhoria da qualidade de vida a todo momento. Não desistam dos tratamentos e é possível conviver com tudo isso, por mais difícil que seja, aos pouquinhos vamos aprendendo a conviver de forma menos dolorosa com tudo isso, o primeiro passo é conhecer e aceitar a situação. Desejo muita saúde e força a todos.

  264. Rafa comenta:

    5 junho, 2013 @ 2:49 PM

    Eu acabei de descobrir pelo remédio que a proctologista passou que vou ter que começar a tratar disso, apesar que meu caso não se encaixa totalmente e é mais pro lado do constrangedor. Tanto que eu estava ligando os sintomas a Síndrome do intestino irritavel, porque é muito estranho o que está acontencendo. Fora que ja tava com o psicológico afetado por causa de outra “doença” que interfere no convivio que é a trimetilaminuria. Enfim marquei a nutricionista, vou comprar o remédio receitado “mezacol” que é caríssimo e ver no que vai dar. Mas ja estou por conta própria investindo em fibras na alimentação, e é importante se adequar as ‘regrinhas’ de alimentação ( não tomar água junto com a comida, tomar os 2 litros de água do dia; tirando a água dos alimentos, não ficar mais do que 3 horas sem comer nada). também li que é bom evitar alimentos QUENTES demais sempre deixar ficar morno, porque irrita. É super desgastante essas coisas, mas o importante é não ficar de platéia para o problema e fazer alguma coisa, digo procurar médicos para saber com o que está lidando exatamente e pesquisar sem a neura de sair gastando dinheiro com tudo que dizem ser bom, ou seja, saber ler e separar o que realmente pode ajudar e o que é propaganda enganosa.

  265. Vagner Souza comenta:

    18 julho, 2013 @ 8:08 PM

    Olá pessoal, há muito tempo não fiz mais nenhum comentário aqui, mais devido a tantos problemas de saúde a gente acaba meio que esquecido, pra resumir já fiz tantos exames q já perdi a conta, eu tenho RCUI a dois anos já perdi uns 15 kg, até este momento não conseguir ganhar nenhum, passei por 4 médicos gastros, nutricionista, psicólogos até neurologistas, pois fiquei muito abalado depois que descobrir essa doença, minha história é longa estou indo a Maceió fazer mais outros exames q minha médica passou ela é do Recife-PE estou me tratando lá agora. Fica todos com DEUS pois a luta é grande meus irmão vcs não sabem o q esperam.

  266. Ma comenta:

    18 julho, 2013 @ 11:59 PM

    Olá…. tenho 26 anos…confesso que estou um pouco assustada com os comentários… pois Graças a meu bom Deus nunca tive diarreia, descobri a retocolite ulcerativa a 6 meses… levando um ritmo de vida frenético como bancária, me deparei com muco nas fezes e pequenas gotinhas de sangue… procurei um medico na primeira semana e logo fiz a colono e comecei usar mesalazina… não me senti muito a vontade com a medica por diversos fatores e troquei … o novo medico ele foi franco comigo, sobre os cuidados que tenho q ter, e a dieta… me receitou 1 grama de mesalazinaforma por 6 meses, eu escolhi o SUPOSITÓRIO que genteeeee é otimo pois é local age exatamente onde precisa, daqui 6 meses volto nele pois nosso objetivo sera apenas 1 grama dia sim dia não…. A mensagem que deixo, é que tenham paciência em geral todos temos problemas, alguns diabetes outros pressão alta… a nossa é essa RCU… entendo que por ser em uma parte tão intima nos sentimos frágeis… mais gente vamos Avante…. Deus nos abençoe ahh e lembre-se bom humor sempre a pessoas com doenças bem piores…

  267. Adolfo comenta:

    21 julho, 2013 @ 6:54 PM

    Tenho RCUI desde abril/2012. Ano passado até descobrir o diagnóstico da doença perdi 20kg, além de passar por mal profissionais de Curitiba. Mal conseguia andar, e comer, não sei como não fui para o hospital. Ia no banheiro umas 20x por dia. Até ir na melhor profissional da área em Ctba. Hj estou saindo de uma crise, e espero nunca mais ter uma crise, pois não há sofrimento maior para mim do que sentir-se fraco, sem forças para nada. Quem quiser trocar conhecimentos e experiências, meu email é : eng_adolfo@yahoo.com.br

  268. sueli frança comenta:

    21 outubro, 2013 @ 10:49 AM

    oi tudo bem com vcs.É a primeira vez que faço um comentário ,tb tenho RCUI e para completar tenho tb ARTRITE REUMÁTICA é mole!!! mas não fico triste com isso levo uma vida normal na medida do possível o ruim é que quando não estou na crise da artrite reumática estou na da RCUI kkkkkk. procuro tomar a medicação. mas as vezes eu esqueço ou nao tomo mesmo pois cansa viver a base de remédios que Deus nos abençoe

  269. Denivaldo A.Santos comenta:

    28 janeiro, 2014 @ 9:05 AM

    Ola ,parceiros..Eu convivo com essa doença há uns 12 anos
    ja passei por muitas lutas.Ja fiz varias colonoscopia ,Ja tive depressão,ja perdi empregos ,parei com meus estudos,perdi várias oportunidades de serviços bons .É meus amigos ..Para con viver com essa doença tem que buscar muito a DEUS,percevera sempre acreditando que um dia a gente vai melhorar .Mas não é facil. Então é orar bastante …abraços e não se desanimem ,estejam sempre a procurar de uma cura ,um milagre….

  270. TENILSON comenta:

    30 janeiro, 2014 @ 3:49 PM

    Olá pessoal!!!

    venho aqui deixar todo vocês informado do meu estado de saúde, pois tenho retocolite há mais de 3 anos, desde 2009, quando fui diagnosticado com essa doença e graças a Deus descobrir um poderoso remédio, o nome dele é: Psyllium, tomo Psyllium em pó, tomo uma colher de sopa pela manhã, tarde e noite, três vezes ao dia quando como praticamente todo tipo de comida, e quando sigo as regras comendo comidas mais leves e evitando café, refrigerantes e comidas condimentadas, daí basta tomar apenas uma vez ao dia. Como sigo a risca meus hábitos alimentares, vejo que tenho um resultado muito bom. Ultimamente não tenho mais nada nem mesmo flatulência. Meu organismo está funcionando normal. Vai aqui algumas dicas de remédios naturais ou alimentos que ajuda no intestino irritado ou colites e retocolites:
    remédios naturais
    Psyllium
    Gergelim
    Óleo de coco
    Óleo de gergelim
    Ativo Flora (Jasmine)
    Licor do jatobá
    Extrato de própolis

    alimentos sugeridos
    sucos naturais e bebidas
    de coco
    de morango
    de goiaba
    água de coco
    chás em geral (menos erva mate que contém cafeína)
    água

    frutas
    caqui
    ameixa
    pêssego
    maçã

    verduras

    alface
    couve
    abóbora
    quiabo
    jiló
    tomate
    berinjela

    carnes

    frango assado
    frango grelhado
    fígado (bovino)
    linguiça de frango
    mocotó (como não é carne muciça não faz mal)
    ovos cozido ou assado no microondas, só não pode frito
    o ovos pode ser frito, mas sem óleo, apenas passado na chapa quente

    Observação desde setembro de 2010 que não tomo mesalazina e prednisona, graças a Deus, estou vivendo apenas com remédios naturais e estou super bem.

    Espero ter colaborado com todos aqui. Esse é o meu estilo de alimentação, acredito que na medida do possível se vocês seguirem assim e tomar os remédios citados poderão chegar até mesmo a cura, assim acredito.

    Tive também uma informação que a babosa com mel natural é excelente para auxiliar no combate a retocolite.

    Um abraços a todos e que Deus nos abençõe.

  271. marcos martins comenta:

    24 junho, 2014 @ 9:27 PM

    ola gente tenho retocolite a 19 anos fzem 7 anos q nao faço colonoscopia moro no interior de pernambuco e nao tenho muita condiçao a colonoscopia aqui e paga 600 fora as biopsia ultimamente tenho tidi muito mal estar gazes e agora estou com um carocinho na parte interna do anus comecou ardendo e cocando e depois notei esse carocinho cometei com meu pai ele disse q e hemorroidas ele tem esse caroço tambem estou com medo galera em outubro de 2013 perdi minha mae vitima de efizema pulmonar a pessoa q mais me dava força tenho sofrido muito sem ela nao sei oq fazer sem condiçoes finaceiras sentindo esse monte de coisa sou tecladista nao to podendo tocar ultimamente por conta das crises tomo 4 azul fin por dia q nao resolvem nada meu face e marcos martins quem quiser me contatar sou gordinho e estou na foto com meu teclado sou de santa cruz da baixa verde pernambuco

  272. maria de fatima comenta:

    8 setembro, 2014 @ 11:17 PM

    Oi querida,tudo bem,eu também tive colite ativa,e Rcui sofrie muito achei que ia morrer mas meu Deus teve misericórdia de mim Deus falou comigo no leito do hospital o meu Deus mim emsinou o medicamento e hoje
    estou curada não tenho mais diarreia hoje eu sou ate ressecada. se vc estiver emterecada entre em meu email obrigado.

  273. maria de fatima comenta:

    8 setembro, 2014 @ 11:33 PM

    Oi, meninas e menimos o que vcs não deve comer ,quem tem problemas no etestino ou colite etc.noa ,pode comer ovos carne vermelha ,mem refrigerante ,nada que contem acido , carne suína,doçes, linao nem pensar ,farinha ,comida engodurosa nem ver. hoje eu já como de tudo graça a Deus ,não tenho mais dieta ok.

  274. maria de fatima comenta:

    9 setembro, 2014 @ 12:19 AM

    OI,pessoas vou falar para vc o reneido que vcs deve usar,para retocolite ulcerativa,RCUI,para colquer ,tipo de
    ifamaçao no intestino grosso ou intestino fino ,não tenha medo de fazer ,o remeido ,por favor vcs vai melhorar confiando em Deus.vcs vai pegar casca de barba timão,casca de goiaba ,casca de caju, casca de sangra dagua,casca da jurema preta, algodãozinho do campo,erva de bicho,mamacadela,velame do campo.pe de perdiz. folha de algodão ,tudo que vcs conhecer de casca de pau ,vcs ,vai fazer tudo junto muma panela,colocar para ferver bastante colocar uma pitadinha de sal junto deixe
    esfriar depois vcs coa com pano bem limpo ,arruma uma seringa da quelas de da lavagem anal e fassa o banho 3 veses ao dia durante 30 dias depois da um tempo depois
    volta fazer dinovo mais 30dias vcs vai ver que vai ficar curado dessa emfermidade ,no primeiro dia que vcs fizer o banho vai doer um pouco ,porque esta afremado,mais não tenha medo,toma um remeido para tirar ador e ficarar tudo bem , meu querido vcs pega uma casca de sangra dagua, pequena ou usanque da sangra dagua ,coloque de molho no copo de agua e vai bebendo e vai colocando nas agua no copo ok bej. não tenha medo de ser feliz comfia em Deus.

  275. Fabiana bisanjes comenta:

    25 outubro, 2014 @ 1:45 PM

    Oi gente tenho retocolite já a 6 anos nossa e horrivel teve dias de pensar em tirar minha vida ,a minha vida parou no tempo parei os estudos na terceiro uniedade do terçeiro ano ; temho medo de sair e acabar passando vergonha o istresse tomou conta de mim e nao sei mais o que fazer pos os medicamentos ja nao foncionão perdir muito peso e nao sei lidar com isso gente mim ajude por favor meu email e BISANJES_ana@hotmail.com conto com vc bjs

Deixe seu comentário aqui !