07 - ago
  

Hipotireoidismo e rigidez muscular

Categoria(s): Caso clínico, Endocrinologia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Interpretação

  • Mulher negra de 76 anos, vai ao seu consultório com dor e rigidez nos ombros, quadris e joelhos. Refere rigidez matinal com várias horas de duração e fadiga durante todo o dia. Seus polegares e indicadores tornam-se dormentes após segurar objetos por poucos minutos. Também acorda à noite com dormência e formigamento nesses dedos. Refere ser obstipada, mas que últimamente tem ficado pior. Engordou mais de 5 kg nos últimos 3 meses, mesmo sem ter mudado o regime alimentar. O exame físico revela pulso de 54 bpm e PA 140/75 mmHg.
  • A paciente apresenta rigidez e dor difusa na cintura escapular, mas com boa amplitude de movimentos. Há perda da sensibilidade cutânea de ambos os polegares, mas não há déficit motor nas mãos. A pele está sêca, a língua grossa, os cabelos finos e quebradiços (a paciente tem notado queda de cabelo).
  • Apresenta pequenas efusões bilaterais nos joelhos, com crepitação. A artrocentese do joelho produziu somente 0,5 ml de líquido sinovial viscoso. A contagem de leucócitos é de 550/ml (principalmente monócitos).

Como entender o caso?

Os sintomas de rigidez matinal induz ao médico procurar um problema reumatológico, porém devemos nos lembrarmos que os demais sintomas como, pele seca, língua grossa, queda de cabelo e ganho de peso, indicam hipofuncionamento da glândula tireoide (hipotireoidismo).

O hipotireoidísmo é muitas vezes causa de rigidez e dor articular. A dosagem do TSH (hormômio estimulante da tireoide) fechará o diagnóstico.

A perda da sensibilidade cutânea dos polegares (Seus polegares e indicadores tornam-se dormentes após segurar objetos por poucos minutos), constitue sintomas de síndrome do túnel do carpo. Quando os sintomas ocorrem bilateralmente, devemos pensar em doença sistêmica, e nesse caso o hipotireoidísmo encaixa perfeitamente.

O achado de líquido sinovial viscoso e claro está associado a mixedema, o que afasta a possibilidade de uma polimialgia reumática. A baixa contagem de leucócitos no líquido sinovial deixa improvável o diagnóstico de pseudogota.

O tratamento do hipotireoidísmo reverte todo o quadro reumatológico. Cumpre, investigar a causa do hipotireoidismo, que nos idosos é muito comum. Um dos exames fundamentais para o diagnóstico etiológico é a ultrassonografia tireoideana (figura).

Veja mais - Hipotireoidismo no idoso

Referência:

McGuire JL, Lambert EL. Arthropathies associated with endocrine disorders. In: Kelley WN, Harris ED Jr, Ruddy S, Sledge CD eds. Textbook of Rheumatology. 5th ed Philadelphia: WB Saunders; 1997:1499-1513.

Franzblau A, Werner RA. What is carpal tunnel syndrome? JAMA 1999;282:186-187.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


10 Comentários »

  1. debora comenta:

    15 setembro, 2008 @ 4:48 PM

    minha mãe tem rigidez muscular braços e pernas, conversa se alimenta mas não tem quem faça ela esticar os braços e pernas a não ser com ajuda dp fisio o que devo fazer? ela ja toma remedios antedepressivos e relaxante muscular mas não estoiu vendo melhoras.

  2. Andreia comenta:

    21 janeiro, 2009 @ 1:10 PM

    FIZ UM EXAME DE TSH E DEU UM VALOR DE 49.900 SENDO QUE O NORMAL É DE 0,400 A 5,000 SERÁ QUE ESTOU MESMO COM GRAVE PROBLEMA DE HORMONIOS E QUAL A DOSAGEM DE MEDICAMENTO TENHO QUE TOMAR???

  3. Daniela comenta:

    6 julho, 2009 @ 7:44 AM

    Oi, tenho hipotiroidismo e também tenho essa rigidez muscular e dores, igual ao que foi comentado no estudo acima. Tomo a reposição hormonal diariamente de 112 mlg, mas mesmo assim continuo tendo dores. O que devo fazer? Por favor me oriente, pois tenho apenas 35 anos.
    Obrigada.

  4. katia ataide vital comenta:

    25 outubro, 2009 @ 6:16 AM

    estou desesperada de dor,nas juntas e costelas e falanges do dedo indicador.Cinto muito cansaço junto com desamino.Tenho hipotireoidismo ja ha 3 anos e tomo purant4 75mg. So q ate hje eu n sei pq isto apareceu em mim, na minha familia ninguem ate.Meu pai e todos os seus irmaos e mae moreram de diabetes e minha mae é impertensa e tem problemas na coluna.Eu ja troquei de endocrinologista 3vezes
    Eu quando tenho tempo faço esteira, so q trabalho muito, sou empregada domestica e preciso ter boa disposiçao p o trabalho.(tenho 50 anos)

  5. rosmary comenta:

    27 outubro, 2009 @ 7:07 AM

    tenho hipotiriodismo a 12 anos mas tenho tratado com puram , mas a doi meses que to tendo
    um mal eestar dor no ombro direito e a quinze dias comecou um formigamento no braço ,e dor na sola dos pes , meu exame de anti´- peroxidase ta 313.5 e pra mim ficar preocupada

    obrigada

  6. angela da silva comenta:

    11 junho, 2010 @ 8:16 AM

    tenho hipodiroidismo desde 2006 tomo puran t4 75mg nunca troquei a dosagem tenho muita queda de cabelos estou ganhando peso ultimamente e a cada dia que passa sinto mais dores no corpo inteiro e muita indisposição o que devo fazer para melhorar o tratamento.

  7. Fatima Luz comenta:

    2 janeiro, 2011 @ 10:26 AM

    tenho 48 anos e tenho hipotiriodismo eu estou tomando puram t4 100mg mas estou ganhando muito pesso e sinto q estou ficando com depresão,estou com muitas dores no corpo…

  8. amanda comenta:

    19 janeiro, 2011 @ 10:55 AM

    Oi, faz alguns dia q venho sentindo forte dores musculares principalmente nas pernas… meu exame de de TSH de 5.760… sera qestou com hipotireoidismo??? as dores vaum passar quando eu começar um tratamentento?

  9. sanda araujo comenta:

    22 agosto, 2011 @ 4:42 PM

    venho sentindo dores articulares de longa dat,estou em tto com reumatologista que pelos exames não conseguiu fechar o diagnostico como artrite e meu exame antiperoxidase 74,4 ele me encaminhou ao endocrino,suspeita d tiroi de hashimoto ?

  10. Nubia menezes comenta:

    12 setembro, 2011 @ 4:00 PM

    Preados,
    Boa tarde!

    Estpou com uma dúvida…fiz o exame e segundo o médico estou om hipotireoidísmo e me passou Puran T4 de 25mg por tres meses depois repetir exame. O que me intriga é que sou muito magra…e não engordo nada, o que gostaria que acontecesse. Será que regulando isso vou engordar um pouco? sempre ouví fala que a Hipo engorda e por que no meu caso não?

    Afradeço uma resposta
    Nuvbia Menezes

Deixe seu comentário aqui !