29 - jul
  

Ceratose Solar ou ceratose actínica – Mancha senil

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Gerontologia, Nutrição




Resenha

As alterações dermatológicas têm assumido importância cada vez maior em virtude do aumento da vida média das mulheres e das melhores condições de vida, refletindo, mais do que qualquer outro órgão, as condições de saúde, a idade e o estado endócrino.

As principais alterações dermatológicas são representadas pelo envelhecimento cutâneo, aparecimento de rugas, dos anexos cutâneos, dos cabelos e as alterações da pigmentação, chamada de mancha senil.

Ceratose actínica – as ceratoses actínicas são conhecidas como ceratoses solares por serem causadas pela exposição constante aos raios ultravioletas do sol. As ceratoses actínicas aparecem como lesões hiperceratóticas. Podem ter ou não uma base eritematosa. As ceratoses actínicas, em geral, são redondas ou ovais, comumente presente nas áreas mais expostas ao sol, como a face, o pescoço e os antebraços. As margens são nítidas e bem demarcadas. As lesões são firmimente aderidas à pele e são dificilmente pinçadas. São consideradas lesões pré-cancerosas.

Mancha senil – Com a idade, há uma progressiva redução do número de melanócitos dopa-positivos da pele com conseqüente formação de manchas hipocrômicas. Há também formação de sardas (pequenas manchas pigmentadas, castanhas) que surgem no rosto e no corpo de certas pessoas, sobretudo nas de pele muito clara, devido ao aumento da deposição de melanina. Surgem também melanoses (pigmentos pretos pelo depósito abundante de melanina). Estas alterações ocorrem em 50% dos indivíduos acima de 45 anos, devido à hiperplasia localizada de melanócitos da junção dermoepidérmica.

Veja também – melanina e melanogênese

O tratamento preventivo é fundamental, o esclarecimento e aconselhamento a evitar a exposição prolongada ao sol e o uso de bloqueadores solares, fazem a diferença. O tratamento mais comum empregado para as lesões já estabelecidas é o congelamento com nitrogênio líquido. As lesões da ceratose actínica se beneficiam com o uso de creme de 5-flurouracil a 5% , aplicado nas lesões uma vez ao dia, durante várias semanas.

Cuidados com a pele A estrogenioterapia, feita de acordo com os esquemas prescritos para mulheres climatéricas, atua não só como terapêutica mas também como preventivo das alterações descritas da pele.

A pele seca e escamosa é quase sempre reversível com reposição de hormônios sexuais apropriados. É evidente que os hormônios sexuais e, em particular os estrogênios, desempenham importante papel na manutenção da qualidade da pele da mulher, pois segundo vários estudos existem receptores para estrogênios na pele.

A produção de colágeno aumenta após a administração de estrogênios, os quais alteram a polimerização de mucopolissacarídeos. Esta terapêutica também melhora o conteúdo de água no fluido intercelular da derme, pelo aumento da síntese de ácido hialurônico.

A alimentação rica em água e vitaminas (especialmente vitaminas A e E), assim como o repouso, as massagens e a limpeza adequada da pele, complementam a terapêutica.

Veja mais sobre – Envelhecimento cutâneo

Referência:

Alderman AM – Problemas dermatológicos comuns Cap 18. In Adelmarn AM & Daly MP Eds. 20 problemas mais comuns em geriatria. Revinter, Rio de Janeiro, 2004. p.336.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


27 Comentários »

  1. Maria do carmo da S.Carneiro comenta:

    4 fevereiro, 2010 @ 11:40 AM

    Muito bom.
    Há! Se todos fossem no mundo iguais a Você.!

  2. Any comenta:

    9 agosto, 2010 @ 3:34 PM

    Gostei das informações, vou conversar com meu médico sobre o uso do flurouracil a 5%. Tenho Policeratose, já fiz vários tratamentos com acidos, nitrogênios, cremes , enfim… e ainda estou muito manchada. Para minha surpresa, fiquei sabendo neste artigo, da melhora que pode haver, com o uso de hormonios. Estou fazendo uso de Estradiol por estar na menopausa, e no entanto acho que as manchas escureceram mais.

    Se tiver alguma dica para me dar, agradeço antecipadamente.

  3. Maria comenta:

    23 outubro, 2010 @ 8:44 AM

    Tenho; ou tinha manchas no rosto ( escamose). Lado do olhos direito , entre o nariz e labio superior , no nazir. Usei durante uma semana EFURIX. Durante a aplicação, tudo normal, mas depois começo a virar ferida, como se fosse uma queimadura. Estou preocupada e passando metiolate para secar. Está correto? O que devo usar, além disto?

  4. Ada Rhodes comenta:

    6 dezembro, 2010 @ 2:42 PM

    Li o comentário de Maria (23/10/2010), tenho também uma ceratose no lábio inferior, o dr. que fui recentemente é que acertou, usei EFURIX, menos de 1 semana, quando começou a fazer efeito. O dr. me alertou do que aconteceria, li a bula do remédio e vi que os passos seguintes após a aplicação estavam acontecendo, estou com uma crosta preta que logo cairá. Pelo que li, demora um pouco para acabar tudo. Eu usei manteiga de cacau, mas agora não estou passando nada. Não bebo nem como nada quente para não doer. Tive dor, mas agora já passou. Espero que ajude à Maria essa minha experiência.
    Atenciosamente,
    Ada

  5. silvia comenta:

    6 março, 2011 @ 11:52 PM

    Também estou com este problema e uso efurix e depois passo uma outra pomada para cicatrizar,mas apos ler estou com medo ou receio de ser uma coisa pior.Será um tratamento para o resto da vida.
    bjs

  6. ANTONIO comenta:

    19 junho, 2011 @ 9:17 PM

    O USO DO EFURIX E NORMAL CRIAR BOLHAS QUEIMADURAS, POIS SEGNIFICAR QUE ELE ESTA MATANDOS AS CELUAS QUE NÃO PRESTAM MAIS, EU USEI E FIQUEI BASTANTE QUEIMA MAS LOGO RECUPEROU!!

  7. israel r. cruz comenta:

    24 julho, 2011 @ 12:06 PM

    Estou usando Efurix .No tratamento esta formando no meu rosto crosta e inflamações. Agora está bem próximo dos olhos. O que fazer?

  8. Maria Ducarmo comenta:

    24 julho, 2011 @ 12:31 PM

    Queridos Amigos, aconselho a todas as pessoa que usem protetor solar de 3 a 4 vezes ao dia considerando 3 a 4 refeições para a pele pois Ela depende deste cuidado para prevenir seratoses futuras. Comece já independente de idade poi o sol não escolhe idade nem qualidade de pele.
    O protetor solar pode ser fator 15 sem problema pois nenhum proteje 100% apenas entre 95 e 99%, portanto o fator 15 de 3 a 4 vezes ao dia será suficiente.

    Caso Voce tenha alguma manchinha, coloque uma pitada generosa em cima apos já ter espalhado o protetor nas partes que vai expor ao sol. Geralmente expomos pés, braços, colo e face.

    Procure realizar uma exfoliação corporal uma vez na semana para eliminar os excessos de células mortas. A preferência do esfoliante é a base de grânulos de prolipopileno sestavados encontrados dentro de potes já prontos. Caso queira usar bucha, esta deve ser esterelizada antes do uso, fenvendo-a com um pouco de sabão líquido.

    Hidratar seria o 2º passo. Procure usar cremes a base de óleos vegetais pois são saudáveis.

  9. neusa de souza dabin comenta:

    8 agosto, 2011 @ 5:32 PM

    Há cinco anos fiz este tratamento com Efurix.Fiquei muito assustada com a reação em todo o rosto e ia trabalhar com muito constrangimento porque certas pessoas não acreditavam que era do remédio e também previsivel.Mas depois de 15 dias de uso o medico passou a pomada Nebacetim e então foi tudo clareando e nem parecia meu rosto antes todo marcado pois antigamente não se usava protetor ,pelo contrario, usava-se e produtos caseiros e oleos com beterraba,cocA COLA ,ETC aGORA USO SEMPRE PROTETOR IMEDIATAMENTE AO ACORDAR E NÃO TENHO MAIS NADA.cONFIE QUE O TRATAMENTO E MUITO BOM APESAR DE SOFRIDO.

  10. neusa de souza dabin comenta:

    8 agosto, 2011 @ 5:33 PM

    Há cinco anos fiz este tratamento com Efurix.Fiquei muito assustada com a reação em todo o rosto e ia trabalhar com muito constrangimento porque certas pessoas não acreditavam que era do remédio e também previsivel.Mas depois de 15 dias de uso o medico passou a pomada Nebacetim e então foi tudo clareando e nem parecia meu rosto antes todo marcado pois antigamente não se usava protetor ,pelo contrario, usava-se e produtos caseiros e oleos com beterraba,cocA COLA ,ETC aGORA USO SEMPRE PROTETOR IMEDIATAMENTE AO ACORDAR E NÃO TENHO MAIS NADA.cONFIE QUE O TRATAMENTO E MUITO BOM APESAR DE SOFRIDO.
    PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTE SITE

  11. geraldo doingos comenta:

    22 setembro, 2011 @ 8:14 PM

    COMO A NEUSA DE SOUSA, EU TAMBEM TRATTEI COM EFURIX POR 3 SEMANAS,RECEITADO PELO DERMATOLOGISTA,FIQUEI MUITO ASSUSTADO COM O SURGIMENTOS DE LESÕES FORTES E FERIDAS,FOI MUITO DIFICEL O MEU RELACIONAMENTOS COM A PESSOAS
    E FICOU MUITO FEIO EFIQUEI COM MUITO MEDO DE SER CANCER, MAS QUANDO FINDADAM OS DIAS DETERMINADO PELO MEDICO ELE PASSOU A POMADA NEBACETIM E COM DUAS SEMANAS A MIMHA PELE FICOU MAIS BONITADO QUE ANTES.
    O MEU TRATAMENTO FOI NO ROSTO E NA CARECA,MAIS TARDE APARECEU UMA MANCHA NO MEU BRACA PRÓXIMO AO OMBRO
    E EU COMECEI USAR EFUSRIX POR CONTA PROPRIA, COM QUATRO SEMANAS EU TINNHA TRES BURACOS ORRIVEIS.
    FUI AO MEDICO FIS BIOPCIA, NÃO ERA MALIGNA E ELE ME PASSOU A POMADA TROFODERMIM E COM DUAS SEMANAS ESTAVA CURADO.TODOS ACHAMOS QUE ERA UM PRÉ CANCER. DOU GRAÇAS A MEU DEUS POR ISSO.

  12. Mara comenta:

    7 outubro, 2011 @ 4:52 PM

    Meu nome é Mara, também tratei uma queilite actinica no lábio inferior com efurix durante trinta dias. Foi horrível, como trabalho direto com o público tive que pegar atestado nos 8 piores dias. Não sei se resolveu, pois ainda estou me recuperando do tratamento, parei de usá-lo há 6 dias. Espero que resolva, pois estou muito assustada…

  13. adalgisa e.c.ribeiro comenta:

    5 novembro, 2011 @ 5:33 PM

    Impressionate o rejuvenecimento de uma amiga q usou efurix no rosto Apos´o tratamento,sua pele ficou lisa e sem manchas,contudo,após ler comentarios
    negativos nesta pagina,nao usarei o tratamento.,.

  14. Rose comenta:

    10 janeiro, 2012 @ 6:42 PM

    olá, alguem pode me dizer se efurix pode ser usada em dermatites atópicas? alguem ja usou neste caso?

  15. celia antas comenta:

    10 fevereiro, 2012 @ 2:02 PM

    NO MEU CASO O EFURIX É MUITO FORTE POIS FICO TODA INCHADA. AGORA ESTOU USANDO UM CREME COM MIQUIMODE E ESTA DANDO CERTO O MESMO QUE MEU IRMAO USA COM ACOMPANHAMENTO MEDICO. ACHO Q. VAI DAR CERTO PARA AMBOS.

  16. CRISTINA comenta:

    28 março, 2012 @ 10:24 PM

    JÁ FIZ USO DE EFURIX PARA TRATAR A CERATOSE ACTINICA E TUDO FOI DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO DO DERMATOLISTA : FICOU AVERMELHADO, ESCURECIDO E COM CROSTAS, ALGUMAS BOLHOSAS, PORÉM, APÓS O PROCESSO USEI A OUTRA POMADA INDICADA (DESONIDA OU BEPANTOL E ALOAX (S.O.S). NO FINAL DO TRATAMENTO MIMHA PELE FICOU ÓTIMA, MAIS MACIA E AVELUDADA. HOJE SÓ ABUSO DO PROTETOR SOLAR, USO O PHOTOPROT 100. APÓS 2 ANOS ESTOU REPETINDO A TRAGETÓRIA, ( PQ NO PASSADO ABUSEI DA EXPOSIÇÃO SOLAR) ESTOU TRANQUILA POIS JÁ SEI COMO É E NOVAMENTE FUI BEM ORIENTADA PELA DERMATO. TALVEZ ESTEJA FALTANDO UM DIÁLOGO MAIS APROFUNDADO COM O PROFISSIONAL, MEU ROSTO FICOU PAVOROSO, MÁS EM MOMENTO ALGUM ME SENTI CONSTRANGIDA, TRABALHEI NORMALMENTE , FREQUENTEI IGREJA E TIVE VIDA SOCIAL. APENAS RESPONDIA A VERDADE QDO ALGUÉM PERGUNTAVA SOBRE O FATO POIS FICA REALMENTE “FEIO”, PORÉM É APENAS UM TRATAMENTO EVENTUAL COM SEQUELAS VISIVEIS POR UM DETREMINADO TEMPO. NÃO TENHAM MEDO, FAÇAM CORRETAMENTE CONFORME SOLICITADO E CONTINUEM TRATANDO A PELE, E PARA QUEM TIVER OPORTUNIDADE COMPLEMENTEM COM REAOX (CÁPSULA) E FAÇAM AO MENOS 1 PEELING DE CRISTAL PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO.

  17. Lara comenta:

    14 maio, 2012 @ 2:41 PM

    gostaria de saber como agir quando o eufurix age começando a abrir a ferida em uma parte pequena da mancha.Devo continuar a usar?tenho 13 dias de uso.Ms a ferida que abriu é muito pequena e o restante da mancha está clareando mas não feriu.

  18. lucia alves comenta:

    3 junho, 2012 @ 12:29 AM

    o efurix é um creme com resultado maravilhoso…porem muinto sofrido.eu usei em ceratose actinica,manchas vermelhas e áspera,no começo a pele ficou vermelha,depois ficou marrom com crosta secas e duras e coçava muinto(nao coçem)neste ponto para-se de usar,alguns dias depois a crosta seca e dura caiu…a pele ficou lisinha,curada,nem acreditei,ficou linda a minha pele….foi muinto sofrido e muinto constrangedor,mas valeu a pena.

  19. Maria Natalice da Silva Sousa comenta:

    15 setembro, 2012 @ 11:49 PM

    Fiz uma biópsia e o resutado foi ceratose actínica. Gostaria de saber qual o tramento mais eficaz para eliminar totalmente a lesâo?.

  20. Sonia lima comenta:

    4 novembro, 2012 @ 9:29 AM

    Minha mãe esta com uma manchinha vermelha no torax já passou usou tres tipos de pomadas não resolveu o problema e agora por ultimo o dermatologista lhe indicou eufurix pra usar em dias alternados seg,quarta e sexta por seis meses qdo retornará a consulta,isso é normal,estou preocupada pois a manchinha está escura e cria uma pele bem fininha e qdo toma banho a pelinha sai é normal,por favor me responda.

  21. DIANA C. N. S. comenta:

    11 janeiro, 2013 @ 1:55 PM

    RESPOSTA PARA SONIA LIMA.
    FAZ PARTE DO TRATAMENTO,NÃO FIQUE ASSUSTADA ELA VAI FICAR BOA.
    EU TENHO UMA FERIDINHA NO NARIZ A MAIS DE 2 ANOS E ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM EFURIX POR 45 DIAS EM DIAS ALTERNADOS. TENHO FÉ QUE VOU FICAR BOA, TUDO EM NOSSA VIDA É PROVAÇÃO. FIQUEMOS COM DEUS!!!

  22. Elsa Maziero comenta:

    26 janeiro, 2013 @ 3:53 PM

    Boa tarde!
    Pessoal, preciso da orientação de vocês…
    Comecei usar o Efurix, e logo na primeira semana apareceram manchas vermelhas no meu rosto. E também, as outras manchas que eu tinha ficaram bem mais escuras. O que devo fazer? Faz três semanas que estou usando o Efurix. Será que devo parar? Pelo que li, é normal as manchas escurecerem. Mas e aquelas manchas vermelhas que apareceram, será que devo continuar usando Efurix em cima delas? E quantos semanas devo usar o Efurix? Muito obrigada! (meu e-mail: elsamazier@bol.com.br).

  23. sandra comenta:

    1 fevereiro, 2013 @ 9:05 AM

    estou usando EFURIX aida estou assustada com resutado do tratamento,mas segundo meu medico iria ficar dessa forma , depois de usar um outro creme k ira cicatrizar.
    O chato é k toda hora alguem pergunta e faz comentarios, fico muito chateada.

  24. Manoel Etelvino comenta:

    8 março, 2013 @ 10:07 AM

    Não se preocupem com as manchas avermelhadas. Faz parte do tratamento com EFURIX, pois já fiz vários tratamentos. Só o primeiro foi orientado por dermatologista. Quando começa a ferir é porque o tratamento está dando certo.

  25. rogrrio comenta:

    5 abril, 2013 @ 10:13 PM

    estou usando efurix no braço a uma semana,esta ficando muito vermelho,sera que posso pegar um pouco de sol,durante o tratamento?

  26. Ricardo comenta:

    10 abril, 2013 @ 1:56 PM

    Caros, estou usando efurix a 13 dias. O Dermatologista receitou uso continuo por 21 dias. Estou com o rosto todo vermelho. Passei de cara pálida para pele vermelha. As pessoas que me olham pensam que é alergia, ficam impressionadas. Não tenho vergonha ou fico constrangido com o fato. Explico tudo o que ocorre e recomendo que consultem um médico. O tratamento com efurix e menos traumático do que retirada de melanoma via procedimento.
    Não fiquem constrangidos, sejam multiplicadores, para que todos que olhem para vocês percebam como é importante os cuidados com a pele.
    O importante é não parar, não entregar os pontos e se manter o mais saudável possível, pois viver é legal e vale a pena.
    Um abraço a todos.
    Ricardo

  27. Aladir Ribeiro do Nascimento comenta:

    1 setembro, 2013 @ 4:19 PM

    Estou usando eufurix por recomendação médica, devo usar por 21 noites na face, orelhas, todo colo, braços e dorso das mãos. Estou usando também Tobradex uma pomada oftalmica, (dentro dos olhos e cílios) por 15 dias e fazendo higiene nas pálpebras pela manha com xampu johnson e água embebida na gaze. Ao passar no rosto passei o eufurix por cima e em volta dos olhos, não sei se foi essa mistura de pomada oftalmica, colírio Hiabak Episol 45 que me fez ficar com a área em volta do olho toda vermelha e ardendo, como se tivesse passado pimenta. A médica mandou passar, se irritasse, Diprosone creme, mas não estou sentindo alívio, continua ardendo, não sei se devo parar a receita da dermatologista ou da oftalmologista, também não sei se estou fazendo esses tratamentos errados. Me ajudem, o que devo fazer?

Deixe seu comentário aqui !