26 - jul
  

Hernia do hiato esofágico

Categoria(s): Caso clínico, Endocrinologia geriátrica, Gastroenterologia




Interpretação clínica

  • Mulher de 81a, portadora de diabetes tipo II há 10 anos, vem a consulta com queixas de lipotímia e fadiga acompanhada de sudorese e tonturas meia hora após as refeições. Além disso, queixou-se de plenitude abdominal, arrotos episódios de obstipação e diarréias, sobretudo no horário noturno. Seu controle glicêmico tem sido bom. No exame físico o estado geral é bom com leve grau de desnutrição, pulsos arteriais normais e hemodinamicamente estável com PA de 150/85, pulso de 110 batimentos por minuto. Apresenta perda da sensibilidade dos membros inferiores, abaixo dos joelhos. O exame radiológico do tórax mostou a imagem abaixo.

Como entender o caso?

A radiografia de tórax chama a atenção para uma grande hernia do hiato esofágiano (setas) com deslizamento do estomago para o interior da cavidade torácica. A paciente tem cifose importante que ajuda a produzir esta hernia. A imagem “cística” com nível líquido (ar e suco gástrico) fecha o diagnóstico de hernia com estomago com conteúdo em seu interior.

Outro fato relevante é a presença de diabetes com sinais característicos de disautonomia diabética, dentre elas a gastroparesia, que agravou o quadro de hernia hiatal, deixando o estomago repleto de conteúdo e dificuldade para esvaziamento.

As neuropatias autonômicas do diabetes normalmente se apresentam junto com a neuropatia periférica (exame físico mostrou perda de sensibilidade nos membros inferiores). Além da gastroparesia, os reflexos cardiovasculares ficam prejudicados, resultando em hipotensão ortostática e taquicardia (pulso de 110 bpm), diarréia diabética e bexiga neurogênica. Os homens podem queixa-se de impotência.

A metoclopramida beneficia os pacientes com gastroparesia que queixam de saciedade precoce, náuseas, vômitos e desconforto abdominal conseqüente ao retardo do esvaziamento gástrico. A diarréia diabética é muitas vezes mais marcante durante a noite, mas pode ser intermitente e alternar com constipação. O difenoxilato, a loperamida e a clonidina são eficazes no tratamento deste sintoma. Alguns casos se beneficiam com o uso de tetraciclina (antibiótico de largo espectro).

A hipotensão ortostática pode ser aliviada pelo uso de fludrocortisona, embora ela cause retenção de sódio e água e deva, ser usada com cautela, especialmente nos doença com comprometimento renal ou cardíaco.

O tratamento da paciente envolve o controle medicamentoso do diabetes, das disautonomias e o reparo cirúrgico da hernia hiatal, caso as condições clínicas permitam.

Referência:

Backonka M, Beydoun A, Edwards KR, Schwartz SL et al. Gabapentin for the symptomatic treatment of painful neuropathy in patients with diabetes mellitus: a randomized controlled trial. JAMA. 1998;280:1831-1836.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


37 Comentários »

  1. Débora comenta:

    20 setembro, 2008 @ 11:02 AM

    TENHO 65 ANOS, TENHO HERNIA DE HIATO, QUERO ME APROFUNDAR MAIS NO ESTUDO DA MESMA, E O QUE DEVO FAZER, TENHO 1.65M E PESO 76K, QUANDO DIMINUO DE PESO MELHORO, TENHO MEDO DE OPERAR POIS MEU MARIDO MORREU DE UMA OPERAÇÃO DE REDUSÃO DE ESTOMAGO, TENHO TRAUMA. RESIDO EM MANAUS AM. QUERO UM CONSELHO. GRATA DEBORA
    ESTOU ESPERANDO RESPOSTA

  2. luciene martins comenta:

    24 outubro, 2008 @ 1:50 PM

    Tenho 28 anos,fiz a indoscopia diz o medico que tenho gastrite moderada e hernia de hiato, sofro muito com isso quando eu lancho ou almoço parece que fica alguma coisa agarrada no pescoço não desce só desce quando eu bebo aguá aí alivia mas depois volta tudo denovo só melhora alguns minutos. Será que eu preciso fazer alguma cirurgia pra isso?
    Aguado a resposta!!!!!!!

  3. Vituriano José de abreu comenta:

    2 dezembro, 2008 @ 3:56 PM

    Tenho 49 anos, tenho hérnia de hiato, fico o tempo todo sufocado, pois a minha garganta fica como se fosse um objeto no meio dela, a garganta seca. Gostaria de saber qual o medicamento que os medicos prescreve para esse tipo de caso. Para completar sou hipertenso há 06 anos, sou a lergigo a penicilina e dipirona. A última vez que o médico passou para esse caso foi milantas plus.

  4. Florence bomfim comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 5:42 AM

    Tenho hernia de hiato, refluxo gastro esofágico, tosse seca ha mais de 20 anos, engasgo facilmente, , ao caminhar, tenho pressão no peitoq se estende para os brços ,algumas vezes tenho q enterromper uma caminhada para q os sintomas desapareçam. essa sensação tambem aparece quando tusso ao mesmo tempo q caminho. No momento sinto dor no estômago(?) ao engolir- parece até q é dor no coração. Comecei a sentir esses sintomas háquase 10 anos, ms agora eles estão mais fortes. Gostaria de conversar com um profissional especializado nisso .Obrigada

  5. melissa comenta:

    27 junho, 2009 @ 1:52 PM

    meu filho tem um mês de vida e fez uma cirurgia de hernia diafragmatica abdominal de bochdalek e agora ele tem que fazer uma cirurgia de hernia de hiato. Gostaria de saber como é essa cirurgia,quanto tempo demora se tem risco,quanto tempo tem a recuperacao no hospital?porque ja tem um mes que esta no hospital por causa dessa cirurgia da hernia abdominal.espero resposta obrigada.

  6. thais vaz cesar comenta:

    16 agosto, 2009 @ 5:32 PM

    gostariade saber se a pessoa q tem hernia de hiato pode ter a parte da garganta enchada obrigada e agradeço a resposta

  7. heloiza martinez comenta:

    14 outubro, 2009 @ 5:59 PM

    Tenho hernia de hiato desde 1998 comprovada por uma endoscopia. De uns tres anos pra cá tenho tido (raramente) hemorragia ao evacuar.Isso também é sintoma normal em quem tem Hernia de Hiato? Essa hemorragia (sangue vivo) PODE SER CONSIDERADA PERIGOSA. GRATA, AGARDO RESPOSTA

  8. elineia comenta:

    17 novembro, 2009 @ 5:51 PM

    gostaria de saber quanto tempo um bebe recemnascido fica na uti neo . ja foi feito cirurgia qual tempo para recuperacao

  9. Kátia Patrícia Ribeiro comenta:

    17 novembro, 2009 @ 8:48 PM

    Tenho hernia de hiato, já fui ao médico e ele disse que é muito pequena para se submeter a cirugia , mas o problema é que me incomoda muito, há alguns meses sinto dor depois de deitar só passa se eu levantar e agora também sinto dor nas costas na altura dos pulmões.
    o que deve fazer?

  10. TATIANA FERNANDES OLIVEIRA comenta:

    16 janeiro, 2010 @ 10:13 AM

    tenho 26 anos e ainda não sei de verdade o meu problema sinto dores na garganta , ela inflama doi muito tomo besotasil quando isso aconteçe. Só que sinto a garganta como se estivesse cheia de arreia e um bolo tapando ela, me sufoca , tenho que dormir com a cabeça alta. Preciso saber o que devo fazer? o que vcs acham que seja alguem sente algo assim?

  11. Marilene comenta:

    2 fevereiro, 2010 @ 9:09 PM

    Tenho hernia de hiato a uns 10 anos, tomo medicamento todo dia em jejum prá não sentir refluxo, só que ultimamente tudo que como me dá taquicardia, meu coração bate muito forte e as vezes dá uma pausa. Gostaria de saber se é normal esses sintomas e se é da hernia.Gotaria tbem se tem um tratamento que não seja cirurgico. Obrigada!!

  12. vera comenta:

    22 março, 2010 @ 9:19 PM

    sou diabética faço uso de insulinas, tomo vários medicamentos,como metiformina,eutiróx,aas,sinvatatina,lanzoprazol,enalapril e já a tempo sinto sintomas como se estivesse com pimenta na gaarganta,as vezes fica vermelha, sensação desagradavel,á noite tenho tosse ao deitar impedindo de dormir,o médico não pediu endoscopia, receitou lanzoprazol, deu uma ailiviada, mas agora voltaram os sintomas, estou muito preocupada por ser diabética, muitas vezes fica descompensada, tenho muito cuidado com a
    alimentação, estou usando também fluxetina ,estou com medo de ir ao médico, temo uma cirurgia,para o diabético o risco é maior na cirurgia? por favor me oriente, gostaria de saber se existe outro medicamento mais forte que possa ser usado e se o tratamento cura? obrigado!

  13. cris comenta:

    7 julho, 2010 @ 10:53 AM

    sou diabetica e tenho 80 anos tenho uma hernia hiatal,tenho insuficiencia cardiaca e faço uso dessa medicaçâo omeprazol,glimipirida,balcol,sustrato,analapril,aas,sivastantina, e insulina(mph).gostaria de saber ser posso fazer a cirugia de hernia hiatal? me mande a resposta.

  14. edson comenta:

    18 novembro, 2010 @ 8:28 AM

    tenho hernia de hiato.gosto amargo na boca.muita dor na barriga.um mau halito horrivel.devido a esse mau halito to sofrendo muito pq nao posso nem conversar c ninguem muito menos no trabalho.o medico me disse q a hernia e muito peqna p operar.mas nao aguento mais.alguem sabe de algum remedio p esse mau halito .obrigado

  15. pati comenta:

    17 dezembro, 2010 @ 3:34 PM

    tenho um hérnia de hiato pequena, sinto um gosto amargo na boca é constante, o que fazer para reduzir este gosto, ja estou fazendo a dieta mas ainda sinto o gosto amargo.

  16. nestor comenta:

    30 junho, 2011 @ 7:44 AM

    tem oito dias que fiz a cirurgia da hernia de hiato,porem nestes dias não estou conseguindo dormir pq acordo me engasgando com a minha propria saliva.perguntei ao meu medico e ele não me respondeu.queria saber se isso é normal,e quanto tempo ainda vou ficar assim.

  17. Amauri comenta:

    10 janeiro, 2012 @ 9:47 AM

    Tenho 52anos e operei de Hérnia de Hiato,há uns 35 dias e tenho muitos enjôos e fraquezas.Também meu intestino está cheio de gases tenho diarréia já ha uns 15 dias.Pergunto: é normal?
    Obrigado.

  18. Marcelo comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 4:10 PM

    É amigos eu tambem tenho essa tal de Hernia no estomago à uns 10 anos. Os médicos ficam tentanto adiar uma coisa que nao terá soluçao. A gente fica sofrendo. Umaa cirurgia terá que vir. Ja passei tanto mal que estou quse implorando pra operar. Atualmente nao estou conseguindo nem comer comida que eu engasgo. Esta muido dificil. Já acordei de madrugada com a garganta engasgada, fiquei sem ar, pensei que fosse morrer, demorou pra voltar. Meu amigo tinha e operou,ele disse que ficou otimo. Ele chegou numa tal situação que estava tendo que dormir sentado. Muito triste! Bom espero que todos fiquem bem e decidam a melhor soluçao. Abraçao e sáude a todos”

  19. Marcia comenta:

    13 março, 2012 @ 10:33 AM

    Operei hernia de hiato em agosto de 2011, a menos de um ano, a principio fiquei muito satisfeita, passei a me sentir uma pessoa normal, os sintomas desapareceram, mas mas duas últimas duas semanas o refluxo voltou, voltou o amargo na boca e pior a dor no peito, estou muito assustada e só tenho consulta daqui a dois dias, gostaria de saber se existe a possibilidade da hérnia ter voltado, se outras pessoas já passaram por essa situação.

  20. Marilei comenta:

    30 abril, 2012 @ 9:33 AM

    Olá,
    Tenho uma cirurgia de Hernia de Hiato por deslizamento depois de amanhã, isto é, tenho 1 dia e meio. Estou com uma tosse muito forte com catarros. Será que posso fazer esta cirurgia?
    e puderem responder a tempo… Eu agradeço

  21. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 maio, 2012 @ 6:03 PM

    Marilei a hernia de hiato costuma provocar muita tosse e infecções nos pulmões. A cirurgia trará muitos benefícios. Seu médico saberá se existe infecção pulmonar que proiba a cirurgia no momento.

  22. enir carvalho comenta:

    21 maio, 2012 @ 9:29 PM

    minha hérnia tem 0,5 de tamanho posso operar?

  23. Bruno comenta:

    13 junho, 2012 @ 2:43 AM

    Doutor, sinto o mesmo sintoma que a Marilene, às vezes parece que meu coração dá uma pausa ou fica pesado, até parei de jogar bola e praticar outros esportes por isso, sendo que fiz eletro, eco, e ergometrico, e nenhum apresentou nenhuma anomalia. Pode ser que a hernia esteja mexendo com o coração? Apertando? esmagando? É uma sensação horrível e muito triste esta. malaquini@hotmail.com

  24. fabio jardel comenta:

    27 junho, 2012 @ 9:42 AM

    Ola tenho 35 anos 2,03 metros peso 112kg sou jogador profissional de volei bol , tenho hernia de hiato , pra mim o que mais me preocupa e o mal halito que tenho um gosto ruim na garganta minha esposa fala que meu halito tem cheiro de merda , fico muito mal com isso ,já fiz tratamento mais fica mais ou menos nunca 100% o que eu faço ?

  25. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 junho, 2012 @ 8:56 PM

    Jardel,
    Consulte um médico gastroenterologista e verifique qual o grau de lesão voce apresenta. Pode ser necessário uma correção cirúrgia. Um boa orientação nutricional ajuda muito. Consulte uma nutricionista, também.

  26. Carlos Vladimir comenta:

    2 julho, 2012 @ 12:44 PM

    Olá !! operei da hernia de hiato faz 4 meses…há 1 semana atrás, voltou me dar azia e gasses, fui no médico e fiz endoscopia, foi constatado que não cicatrizou bem…tem alguma indicação para melhorar o processo de cicatrização ? estou medicado com Omeprazol 20 %+ Domperidona 10 %+Dimeticona 10 % . Gostaria de trocar ideias…obrigado

  27. Donizetti comenta:

    7 julho, 2012 @ 1:57 AM

    Olá!!, tenho hérnia de hiato c/ 2cm!!!, tô esperando a autorização do convênio p/ cirurgia!; vendo os comentários, me preocupou o fato de alguns pacientes não conseguirem “vomitar”!!!

  28. luciana silva comenta:

    17 agosto, 2012 @ 1:00 PM

    ola fiz a cirugia de hernia de hiato a um ano e meio mas agora sinto dores na cirugia depois de fazer exercicios ,e tambem as vezes parece que tem algo na minha garganta tipo em gasgada é normal obrigada

  29. Jucimara carioca comenta:

    19 outubro, 2012 @ 4:30 AM

    Olá! há aproximadamente 5 anos fiz cirurgia hérnia de hiato e há uns 3 anos da vesícula. Há questão de 8 meses, iniciou-se sintoma quando deito, sobe um mal estar junto ao tórax(peito) , dectectado uma pangastrite, fiz tratamento medicamentoso e alimentar. Não consegui sentir melhoras, ao deitar-se sempre sobe uma pressão, como se a parede do estômago subisse, realizados tomografia, endoscopia e ref à cirurgia não detecta-se qq problema. O desconforto junto ao peito é muito ruim, há abandono total do sono por esta questão. Poderia orientar-me em como buscar um profisional p/ uma investigação e tratº efetivo?

  30. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 outubro, 2012 @ 7:52 AM

    Faça uma consulta com clínico geral e cardiologista. Jucimara, procure o problema em outras áreas do corpo além da digestiva.

  31. wilson morais costa comenta:

    24 dezembro, 2012 @ 5:58 AM

    Dr, Muito bom dia , excelente Natal e prospero ano novo.
    Por favor,minha sogra 85 anos tem uma tosse seca não produtiva mas que incomoda a todos.
    Chega a tossir quase uma hora seguida, não sabemos o que fazer. Ela fez chapa do pulmão e esta tudo em ordem.
    Não sabemos o que fazer, pode nos orientar ?estamos ficando preocupados com esta situação.

    Sou imensamente grato

    Wilson M. Costa

  32. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 dezembro, 2012 @ 3:04 PM

    Wison.
    Pode ser reação colateral de remédio como o Captopril que é usado na hipertensão.
    Primeiramente, leia a bula dos remédios. Na internet tem as bulas dos remédios.

    Muita Paz e Saúde a todos.

  33. Vera comenta:

    8 abril, 2013 @ 8:57 AM

    Gente. Que epidemia é essa?É a doença do século????Moro nos Estados Unidos e aqui o índice de pacientes com essa doença que nos deixa tão limitados, e nos deprime.
    Tenho hernia de hiato, esofagite , gastrite. A pior sensação que sinto é queimar a garganta, isso acontece quase que 24 horas por dia, sem parar, as vezes ameniza um pouco outras vezes vem mais forte. Estou fazendo boa dieta alimentar. Tomando rabeprazol.Se tomo agua mineral, minha garganta irrita mais. Mas outros tipos de sucos não acidos,ou agua de coco não causam esta irritação. MInha dúvida é posso tomar agua de coco sempre que sentir sede?A agua de coco não possue gordura que possa fazer mal aos problemas que tenho?
    Uma ideia me ocorreu.Já que tanta gente tem esse problema, e constatei que é em qualquer idade. E que o problema é dificil de se conviver porque é dificil de resolver e sabemos dos graves riscos se não tratarmos eficazmente, nos deixa deprimidos , porque ficamos tão limitados. Que tal se iniciássemos ma organização mundial para nos ajudar uns aos outros a aprender e discutir como viver melhor com essa doença.Alguem sabe de algum grupo de ajuda para os portadores dessa doença? Abraços a todos.Boa sorte pra todos na busca de uma solução para vivermos melhor.

  34. frederico fernando comenta:

    1 dezembro, 2013 @ 8:40 AM

    de um tempo para cá venho tendo dificuldade de engolir, fiz endoscopia e detector hérnia de hiato, o que eu posso fazer para voltar a engolir normalmente?

  35. elza marques comenta:

    22 abril, 2014 @ 11:24 AM

    Minha mãe, esta com hernia de hiato muito grande nao consegue mais alimentar, só que tem problema de valvula do coracao tem risco pra ela a cirurgia?

  36. Beatriz Wink comenta:

    23 junho, 2014 @ 5:25 PM

    Fiz cirurgia de hernia de hiato em setembro 2013, as azias e os refluxos nao voltaram, emagreci bastante de 69k para53k porem estou cuidando pq contínuo emagrecendo, não consigo mais comer normalmente, mesmo mastigando mais, cortando em pedaços pedaços pequenos os alimentos, a comida (ate liquida) fica entalada, e só vomitando para aliviar a dor, como se tivesse ar por baixo que impede que alimentos e líquidos descam pelo esôfago.. O que será q esta acontecendo? Na ultima endoscopia (1mes) posterior a cirurgia deu tudo normal…

  37. Eloisa comenta:

    2 julho, 2014 @ 8:17 PM

    Eu tenho hérnia de hiato e sinto cansaço, nó na garganta, tensão e o que mais me preocupa é que as vezes também sinto como se o coração desse uma pausa, sinto-me melhor quando consigo arrotar. Tomo omeprazol todos os dias, mas
    continuo com esses sintomas.

Deixe seu comentário aqui !