16 - jul
  

Bronquite e viagem aérea

Categoria(s): Caso clínico, Pneumologia geriátrica




Interpretação clínica

  • Mulher de 67 anos, com tosse seca crônica e repetidos episódios de bronquite, procura a sua orientação para a medidas preventivas que devem ser tomadas durante uma viagem da cidade de São Paulo (BR) para Taiwan, durante o mês de julho, quando ira visitar a filha e a neta recém-nascida. Especificamente qual o antibiótico tomar durante a viagem, a fim de se defender contra possível bronquite grave ou mesmo pneumonia?

Vírus da influenza

A extensa recirculação de ar em aviões a jato, visando poupar combustível, coloca os passageiros em risco de infecções respiratórias virais. A influenza viral no hemisfério sul (Brasil) usualmente tem pico em junho/julho, época que a paciente tenciona viajar. Normalmente, o governo brasileiro disponibiliza vacinas nos postos de saúde, em campanha de vacinação para os idosos nos meses de abril e maio, antecedendo os picos de influenza viral. Nesta ocasião pode ser aplicada a vacina pneumocócica.

A vacina para influenza inclui cepas dos tipos A e B, certamente se esta paciente já tomou a vacina, está imunizada e terá viagem tranquila. Se esta paciente não recebeu a vacina pneumocócica, a imunização seria apropriada.

Amantadina e rimantadina podem reduzir a incidência do vírus da influenza tipo A, mas apresentam efeitos colaterais no sistema nervoso central para pessoas idosas. Esses agentes virais não são efetivos contra o vírus da influenza tipo B, mas, felizmente, este tipo é mais raro. O zanamivir (10 mg ao dia) atua bem nos tipos A e B da influenza, mas pode ocasionar broncoespasmo transitório. Oseltamivir, outro inibidor da neuraminidase, é uma droga oral recentemente comercializada.

A profilaxia antibacteriana para a prevenção da bronquite bacteriana aguda não tem sido indicada, pois há pouca evidência que a viagem aérea aumente a incidência desse evento.

Torna-se fundamental na viagem longas inúmeras medidas preventivas, sobre tudo locomoção e hidratação durante o vôo. Veja Viagens e Trombose Venosa

Referência:

Hayden FG, Atmar RL, Schilling M, Johnson C, Poretz D, et al. Use of the selective oral neuraminidase inhibitor oseltamivir to prevent influenza. N Engl J Med 1999;341:1336-43.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


Deixe seu comentário aqui !