08 - jul
  

Estudo de caso – Prolapso da valva mitral

Categoria(s): Cardiogeriatria, Caso clínico




Interpretação clínica

  • Mulher de 43 anos é avaliada por causa de dor não-anginosa no peito e fadiga crônica. O médico que a atendeu há 3 anos disse que ela possuía prolapso da valva mitral. Não toma nenhuma medicação. O exame físico e cardiológico normais. A paciente gostaria se de fato não precisa tomar nenhuma medicação e se o PVM pode piora com tempo causando doença cardíaca grave.
  • O Exame ecocardiográfico atual e praticamente igual ao antigo. Folhetos valvares mitrais finos, com leve prolapso (seta) em direção a átrio esquerdo. Observa-se uma pequena regurgitação (volta de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo) mitral. O tamanho das câmaras esquerdas (ventrículo e átrio) estavam normais.

Os fatores mais importantes para a previsão evolutiva dos pacientes com PVM são a extensão da anormalidade anatômica dos folhetos (espessamento e redundância e a gravidade da insuficiência mitral. Pelo fato de que essa paciente apresenta folhetos valvares finos e pequeno volume de regurgitação mitral (valor que pode ser considerado fisiológico), seu porgnóstico é excelente. Ela não apresenta grandes riscos de desenvolver doença valvar cardíaca, como endocardite infecciosa, arritmias, insuficiência mitral aguda por rutura das cordoalhas tendíneas. Essas três doenças costumam aparecer nos casos onde existe folhetos espessos e redundantes, porque ocorre anormalidades do colágeno que envolve tanto os folhetos como as cordoalhas tendíneas.

Veja mais sobre prolapso da valva mitral

Referências:

Nishimura RA, McGoon MD, Shub C ,e t al – Echocardiographically documented mitral-valve prolapse. Long-term follow-up of 237 patients. N Engl J Med. 1985;313:1305-1309.

Zuppiroli A, Rinaldi M, Kramer-Fox R, Favilli S, Roman MJ, Devereux RB – Natural history of mitral valve prolapse. Am J Cardiol. 1995;75:1028-1032.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


97 Comentários »

  1. Nanci Aparecida Barbosa comenta:

    16 setembro, 2008 @ 8:09 AM

    Descobri através de um ecocardiograma, que tenho regurgitação na válvula mitra fisiológica.O cardiologista me explicou que isto é normal, está me tratando com MAxapran e proponolo, (60 gramas diárias).Sinto palpitações frequentes, mas ele preferiu me colocar em observação por 40 dias, para ver a reação do medicamento.Pergunto: esse problema é muito sério?Senti que ele ficou um tanto quanto apreensivo, mas fico sem jeito de ir a outro médico para uma segunda opinião.Tenho 35 anos, não tenho filhos e pretendo ter portanto quero saber se há cura ou somente tratamento.
    Obrigada.

    Nanci Aparecida Barbosa
    Divinópolis- MG

  2. janaina oliveira de almeida comenta:

    14 dezembro, 2008 @ 12:05 PM

    Através do exame ecocardiograma o médico descobriu o que eu tinha(PVM),tenho 28 anos e desde criança sinto dores, dores decabeça enjôo,pontas muito fortes e as vezes da empressão de uma subita parada é quando eu me sufoco, a unica coisa que o medico me receitou foi o atenolol e me disse que eu não iria morrer agora.não tenho filho será que eu aguento o peso de uma gravidez?

  3. Marta comenta:

    12 janeiro, 2009 @ 11:09 PM

    Meu filho tem 22 anos e teve febre reumática. agora fui à uma reumatologista e ela me pediu um ecocardiocrama, que veio com esse diagnóstico: Prolapso mitral. Estou desesperada . Ele nunca sentiu nada. Vou mostrar o exame só dia 16 de janeiro ,mas nem consigo dormir direito preocupada. por favor me mande alguma coisa que me esclareça exatamente oque significa isso?

  4. bruno jorge comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 8:18 AM

    tenho 22 anos e a + ou – 2 meses descobri q tenho PVM, entaum o meu cardiologista me receitou um beta-bloqueador (inderal) e rivotril. Comecei com uma dosagem baixa e de mes e mes tenho q voltar nele pra iralmentando a dosagem de ambos os 2 remedios.
    So q ainda sinto muita falta de ar e como se estivece sendo sufokdo e uma dor no peito itença. Essa anomalia não tem cura? A pratica de exercicios fisico não me ajudaria? Ou terei q me acostumar com esses sintomas ate o fim da minha vida?
    Essas são minhas perguntas se vc poder me enviar as resposta fico grato!

  5. Marilene comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 9:44 AM

    Tenho 34 anos e tenho regurgitação valvar leve e gostaria de saber se é grave.
    Sinto muita dores no ombro, no peito, dores musculares e o cardiologista simplismente me disse que o que sinto não é do problema que deu no ECO.
    O que devo fazer?

  6. Suzana Sousa comenta:

    13 fevereiro, 2009 @ 11:08 PM

    Tenho problemas de palpitaçoes frequentes o que me levou a procurar um cardiologista, atraves de exames descubrir que tambem tenho PVM, a medica diz que é normal, mas ja tive parada respiratoria, tenho muitas palpitaçoes, fadiga, dor no peito e varios outros sintomas.Gostaria de saber se tb e normal o coraçao parar de bater varias vezes por quase 2 segundos. E quais as chances dessa doença se agravar.

  7. Rodrigo Varela comenta:

    8 março, 2009 @ 10:04 PM

    Bom eu tenho 23 anos e descobri que tenho PVM + RM desde os 17 anos,segundo os médicos o prolapso não é considerado grave.Mas pra quem tem RM (Regurgitação Mitral) combinado com prolapso deve ter um pouco mais de atenção,pois quando fizer procedimentos odontológicos e cirurgias deve fazer um tratamento com antibióticos antes,porque nestes procedimentos existem bactérias que ao nos infectarem acabam se alojando justamente na válvula,oque acaba causando uma endocardite.Em vista disso nós que possuimos PVM + RM devemos fazer exames periódicos semestral ou no máximo anual.Muitas vezes nos queixamos para os médicos que sentimos mal estar,dores,palpitações,falta de ar,dores de cabeça,e na maioria das vezes só dizem que é normal.Mas conheci diversos casos que na opinião deles não era nada e a pessoa acabou morrendo.Será que não está na hora de nossos médicos reverem seus conceitos à respeito do prolapso da válvula mitral,afinal de contas não queremos ser surpreendidos por um infarto ou endocardite,então por favor nossos cardiologistas analisem com mais carinho esta patologia.
    Atenciosamente
    Rodrigo Varela

  8. Guilherme Toledo comenta:

    16 março, 2009 @ 7:50 PM

    Bom dia, tenhop 25 anos e descobri a 2 anos que tenho prolapso da valva mitral, realizei 2 ecocardiogramas, um deles apresentou leve refluxo e o outro nada de refluxo devo fazer um terceiro eco ?? sinto uma pontada no peito mais para o lado esquerdo e dores no pescoço tambem do lado direito, curso o primeiro ano de medicina e estou preocupado ?? me ajudem se puderem grato.

  9. cristina comenta:

    20 março, 2009 @ 3:35 PM

    20 de março de 2009

    Tenho 38 anos, sou hipertensa porém já tomo medicação diariamente e descobrir essa semana ao fazer o exame de ecocardiograma que a valva mitral está espessada, os demais resultados deram normais. Sinto palpitações e ansiedade.
    Qual a gravidade desse problema? que precauções devo tomar?
    Atenciosamente

    Critina

  10. Reginaldo sousa gomes comenta:

    21 março, 2009 @ 1:40 PM

    eu reginaldo tenho 54 anos , a um ano e meio atras ,fiz uma cirurgia ,para a troca da valva mittral e aorta, hoje eu me sinto muito bem, não tenho mais problema de cansasso falta de ar, nem dores nas perna.

  11. flavio jose comenta:

    28 março, 2009 @ 7:30 PM

    boa noite,meu esposo tem pvm.ele sente muitas dores no peito no lado esquerdo,eu esposa dele quero saber si eu tenho que si preucupar mais com isso ,alem disso ele toma medicaçoes controlada para outros diagnostico, os medicos falam que ele e pra ter uma vida normal mais como ele pode viver normal com essas dores, com palpitaçoes frequentes,as vezes com faltar de ar ,sera que existe alguma maneira de cura por favor me responda e me ajude.

  12. ZILDA BORGES DA SILVA comenta:

    30 março, 2009 @ 10:06 AM

    minha filha tem oito anos, as 3,5 um peditra disse que ela tinha sopro fizemos todos os axames e não deu nada há 30 dias ela vem reclamando de umas pontdas no peito do lado direito. o que pode ser

  13. Guilherme Toledo comenta:

    30 março, 2009 @ 9:30 PM

    Bom, ja postei uma msg aqui no site e fui a 3 cardiologistas novamente, em que todos dizem estar tudo normal, tive extra cistole e estou tomando Inderal de 10mg, poxa tenho 25 anos sempre fiz esportes, peso 55kg sou saudável em todos exames mas continuo sentindo a pontada no lado esquerdo um pouco abaixo do peito, por favor me ajudem não consigo mais ser a msma pessoa com essas dores, queria uma explicacão sobre tudo isso, e esse Inderal pode me trazer alguma consequencia de efeitos colaterais ??? Sinto mta falta de ar quando jogo bola fico ofegante isso é normal ?? Espero ajuda .

  14. Paula Barbosa comenta:

    28 julho, 2009 @ 8:31 PM

    A Gripe Suína pode se um agravante para quem tem prolápso na valvula mitral ? Espero sua resposta.

  15. liliani critina comenta:

    1 agosto, 2009 @ 12:12 PM

    tenho 24 anos, e a12 anos faço acompanhamento com o cardiologista, foi devido auma febre reumatica e ao longo desses 12 anos tomo a cada 21 dias bezetacil, gostaria de saber se me enquadro no grupo de risco no caso da gripe suína? obrigado!

  16. michele comenta:

    2 agosto, 2009 @ 9:28 PM

    minha mãe descobriu ter um problema serio na valvula mitral e tera que fazer uma cirugia para troca da valvula gostaria de saber quais os riscos dessa cirugia e se a mesma é de muita gravidade e se o pós operatório é muito complicado por favor me tire esta duvida

  17. kellly comenta:

    15 agosto, 2009 @ 7:13 PM

    descobri que tenho pvm há mais ou menos dois anos pois sentia muitas dores no peito do lado esquerdo fui ao cardiologista e ele pediu um eco onde foi diagnosticado o pvm,sinto ainda muitas dores principalmente na epoca de frio ou quando estou esposta ao ar condicionado isso é normal pois o meu cardio falou que era gostaria de saber mais sobre a doença,grata desde já.

  18. Mirelly comenta:

    17 agosto, 2009 @ 8:20 AM

    Oiiii…
    Há seis meses descobri que tem Prolápso na válvula Miltral, sinto pontadas no peito, muitas dores de cabeça, sou uma pessoa muito nervosa e anciosa. Tenho 24 anos, e agora estou com suspeita de gravidez…por favor me ajudem, será que tenho condições de suportar uma gravidez??? Meu sonho é ter um filho, mais tenho muito medo de não resistir e Morrer… Por favor me ajudem!

  19. Cely comenta:

    17 agosto, 2009 @ 9:24 AM

    Olá! Eu tenho 27 anos e há três anos sintos várias palpitações. Já fiz vários exames: eletrocardiograma, dopler,teste ergométrico.E foi agnosticado PMV com regurgitação mínima no exame de dopler, nos outros exames os resultados foram normais. Hoje não tomo nenhum medicamento,pois o médico disse que as palpitações iriam passar naturalmente, que eu estaria vivendo um momento de estress. Mas as palpitações não acabaram, sinto até hoje e ás vezes sinto mais de uma por dia. Elas são como se fossem “socos” fortes no peito. Tenho medo do meu coração não aguentar com tantas palpitaçãoes.
    Gostaria muito de saber o que devo fazer, se eu não preciso me preocupar com as palpitações, ou se eu preciso buscar outra ajuda médica.
    Obrigada.

  20. henrique comenta:

    17 agosto, 2009 @ 8:54 PM

    oii.
    Eu sou portador de PVM e desde o início eu comecei a sentir fortes dores no peito na localidade do coração e tonteiras que não são tão frequentes. meu médico não me receitou remédio algum dez do dia em que fiz os exames e constato a doença.
    eu faço academia regularmente, jogo bola nos finais de semana e costumo me aventurar em vários lugares. Queria saber se devo continuar praticando esportes e exercícios regularmente, e também o que devo fazer para minimizar minha dor no peito?
    obrigado…..aguardando resposta

  21. Ana Paula comenta:

    18 agosto, 2009 @ 7:08 AM

    oi…tenho 36 anos e aos 15 o medico ouviu um sopro…depois de uns exames foi diagnosticado PVM…ele me disse que com os anos isso desapareceria.Acontece que á uns cinco anos venho sentindo taquicardias …. dores toráxicas,falta de ar e ainda dores na nuca q se alongam ao pescoço…procurei um cardioligista que a princípio diagnosticou arritmia sinusal …o exame de holter 24 horas mostrou os batimentos que em plena 4 da madrugada, chegam a mais de 180 BPM…mas o resultado foi considerado com frequencia cardiaca dentro dos padrões da normalidade…depois foi pedido o dopler…e lá estava o PVM com refluxo mínimo…mas ainda estava lá…não desapareceu…gostaria de saber se essas taquicardias provém desse problema e se for devo acostumar com os sintomas? afinal os exames e médicos dizem que está tudo nos padroes da normalidade… aguardo resposta..brigado!

  22. damiane comenta:

    13 setembro, 2009 @ 12:25 PM

    Descobri á uns seis meses que tenho pvm, e gostaria de saber se essa doença implica, caso eu queira engravidar algum dia….e tbm gostaria de saber o que devo evitar para sentir menos mal-estar

  23. hellen comenta:

    16 setembro, 2009 @ 7:59 AM

    tenho 24 anos e descobrir qw tenho pvm leve mais o cardio falou p min procurar um dentista agora nao sei o q fazer, se eu vou no dentista ou se vou procurar uma segunda opiniao d outro cardiologista

  24. Geyce Amaral. comenta:

    4 dezembro, 2009 @ 5:42 PM

    tenho 23 anos e há três anos, sinto dores fortes no peito com se fosse umas picadas,uma agulhadas, quando fico nervosa sinto meu peito apertar.meu coração acelera e perco meu ar,se estou nervosa fico mais nervosa ainda.Tenho medo de ter uma parada cardiaca, nunca passei no medico,mais estou muito preucupada.

  25. Ednete comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 11:00 AM

    Tenho 56 anos e tenho regurgitação valvar e gostaria de saber se é grave.
    Sinto muita dores no ombro, no peito, dores musculares e o cardiologista simplismente me disse que o que sinto não é do problema que deu no ECO.
    O que devo fazer?
    Corro risco de vida?
    Tambem tenho azia ,principalmente quando demoro pra
    toma o remedio da pressão ,e so tomar passa .
    O meu estomago volta o normal .
    o meu medico tbm falou que meu coração esta um pouco grande
    O meu causo e cirugico? me ajuda por favor
    obrigado Deus abençoe grandemente.

  26. Ednete comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 11:02 AM

    Por favor me responde por email
    estarei esperando .Que Deus possa abençoar
    vcs e suas mãos ,para levar o conforto de saude
    que esta sofrendo
    muito obrigado.

  27. marcia comenta:

    30 janeiro, 2010 @ 5:31 PM

    oi tenho turbulencia sistolica no atrio esquerdo discreto(escape telessistolico),prolapso da valvula mitral,eu tomava propanolol so a noite e o medico disse que pra mim engravidar yeri aque parar de tomar o propanolol, rtentei parar e consegui .Nao sinto dores no peito apesar de trabalhar fazendo bastante esforço e tambem nao sinto o coração acelerar muito.só que canso um pouco mais rapido que o normal.

  28. marcia comenta:

    30 janeiro, 2010 @ 5:36 PM

    oi tenho prolapso da valvula mitral no meu eco esta assim(turbulencia sistolica no atrio esquerdo discreto).Tomava propanolol somente a noite mas como quero engravidar o medico sugeriu que eu tentasse parar com o remedio,tentei e consegui.nao sinto dores no peito nem muitas palpitações apesar de trabalhar fazendo bastante esforço fisico so me canso mais rapido que o normal.Queria saber se tem algum problema de eu engravidar, corro algum risco?

  29. edvásito godoi comenta:

    4 março, 2010 @ 7:19 PM

    pvm é uma caracteristica cardiaca que nem os medicos sabem explicar direito e preferem dizer que a vida será normal…..tenham fé em Deus e pronto !!

  30. Cintia comenta:

    15 março, 2010 @ 10:09 AM

    Através do exame ecocardiograma o médico descobriu o que eu tinha(PVM),e (RM) tenho 28 anos e desde adolescente ha um 3 anos sinto dores no peito,aperto no peito aceleraçao no coraçao um encomodo dia e noite ,pontas muito fortes e as vezes da empressão de uma subita parada é quando eu me sufoco, a unica coisa que o medico me receitou foi o atenolol e me disse que eu não iria morrer agora que isso e ansiedade devido ao prolapso.não tenho filho será que eu aguento o peso de uma gravidez?

  31. Leonardo Mariano comenta:

    2 abril, 2010 @ 10:05 AM

    Fiz um Eco Doppler Cardíaco pois ultimamente tenho tido picos de pressão chegando a 17 x 12… Tenho 30 anos, 1,78 e 87kg, não fumo, bebo moderadamente e últimamente tenho me exercitado regularmente (faço musculação e corridas moderadas ). Meus Pais são hipertensos mas fazem tratamento e estão com a pressão arterial sob controle… a Conclusão do exame foi a seguinte : FUNÇÕES SISTÓLICA E DIASTÓLICA DO VE NORMAIS / REGURGITAÇÃO MITRAL LEVE (O que é isso???).

  32. pedro comenta:

    17 abril, 2010 @ 6:37 PM

    tenho 45 anos,tenho diagnostico de PVM desd os vinte e tantos, mas posso dizer q com o tempo ate melhorei e sem tomar nada, omeu conselho e se vc nao tem outros problms alem de,(por ex press alta) pode esquecer de remedios, e desencuquem o meu primeiro medico disse a verdad qdo disse q eu morreria com 100 anos e nao morreria de prolapso, algms incomodos sao normais e vc tem q conviver e pode fazer tudo,mas nem nos ninguem deve cometer excesss, dificilmnt ele acarreta outros problemas se a fnçao hemodinamica( ref sangue) nao tem repercussao(nao alteraçao) espero ter jogado um balde de agua fria
    nesses sofrimento da maioria de vcs( ah um conselho qdo vc sentir aqueles apertos e ou,tome umbanho de agua fria, um copo de leite morno e relaxe,se quizerem trocar ideia a respeito email (pedrocrisoste@hotmail.com) abraços a todos……….

  33. patricia comenta:

    23 abril, 2010 @ 5:35 PM

    tenho 32 anos faz nove meses que descubri que tenho pvm, tem dia que estou bem mas du nada eu começo sentir palpitação,pontadas no peito falta de ar parece que vai sufocar tremedeira uma sensação ruim ,meu cardiologista falou que não mata não tem que tomar medicamento por causa dos sintomas ,ele diz que quaze todo mundo tem,eu tomo visken 5 miligramas todo dia meio comprimido e cada seis meses ir ao cardiologista fazer eletro

  34. zo fagundes comenta:

    8 julho, 2010 @ 9:36 AM

    para quem tem diagnóstico de regurgitação mitral e PVM, a artrite reumática torna -se mais perigosa? Sei q devo ter mais cuidado com tratamentos odontológicos (usando antibiótico antes de alguns procedimentos), mas além desses, quais outros prblemas( ex:febre reumática, infecções) se tornam riscos?
    gostaria de receber atualizações de comentários
    grata

  35. Nelita comenta:

    12 outubro, 2010 @ 7:14 PM

    Tenho 47 anos, fiz ecocardiograma e deu estenose mitral e regurgitação moderada a importante, meu coração está um pouco aumentado, estava fazendo profilaxia de endocardite com benzetacil de 21 em 21 dias. Fui semana passada ao cirurgião que me falou que solicitará outro ecocardiograma para verificar a evolução da doença e quando deverei fazer a cirurgia para correção da valvula. sendo que suspendeu o uso da benzetacil e me orientou que ao fazer tratamento odontológico ou qualquer tipo de cirurgia ou infecção de gargante devo tomar antibióticos de imediato para evitar endocardite, segundo ele não preciso ficar tomando benzetacil de 21 em 21 dias. Por favor me dê sua opnião sobre esse assunto, já venceu a benzetacil mais agora estou em dúvida.

    obrigada

    Nelita

  36. Paulo Roberto Correa comenta:

    3 novembro, 2010 @ 12:17 PM

    Concordo com Rodrigo Varela, que em 2009 comentou, que os cardiologistas deveriam dar mais atenção aos pacientes com PVM. Isso me fez lembrar que há alguns anos um cardiologista me disse, em seu consultório, que a medicina tem assuntos mais importantes para se preocupar do que o PVM. Achei isso um absurdo e mudei de cardiologista. Então eu penso que nós temos que dar mais atenção a isso e procurar cardiologistas que se interessem também.

  37. Juliana Oliveira comenta:

    7 novembro, 2010 @ 8:27 AM

    Há 2 anos fiz uma ECO e o resultado foi : Função sistodiastólica biventricular global e segmentar preservada em repouso;
    - Degeneração mixomatosa da válvula mitral com prolapso do folheto anterior e leve regurgitação associada. O cardiologista falou que não era nada demais, tudo bem. Agora estou grávida de quase 5 meses e o meu obstetra diz que o problema é grave devido a gravidez e estou sendo tratada como gravidez de risco, fiz 2 eletrocardiogramas e um holter 24 horas o resultado foi: Ritmo sinusal e discreta alteração inespecifica da repolarização ventricular e taquicardia sinusal. Há uma semana fiz uma nova Eco que não deu absolutamente nada. Sinto dores na nuca que se estendem ao peito, ombros e muitas vezes vômito, tonturas e sintomas de que vou desmaiar, a vista desaparece, tenho também muito cansaço com falta de ar, mesmo quando estou dormindo, pois o simples fato de virar na cama me deixa cansada. E o cardiologista diz que não é nada, já o obstetra, fica preoculpado, não tomo nenhuma medicação e não sei mais em quem acredita, o que devo fazer, afinal estou grávida de quase 5 meses? Obs.: Toda minha familia pelo lado materno tem problemas do coração, será isso um problema genético?

  38. oswaldo junior comenta:

    25 janeiro, 2011 @ 10:33 AM

    Ola! tenho pvm fui ao cardiologista fiz eco e eletro e ele me disse que tenho um pequeno sopro no coraçao que nao me preocupasse me passou rivotril quando meu coraçao disparasse, mais sinto falta de ar vou retorna a ele sera que e muito grave.

  39. Guilherme comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 6:22 PM

    Bom…
    Tenho 17 anos, meu medico cardiologista disse que tenho um pequeno sopro no coração, disse que nao precisava me preoculpar e nem nada…

    Mas eu sou muito preoculpado com essas coisas e tenho medo…
    Comecei a fazer academia quarta feira dia 23/02/2011, queria saber se sopro no coração poderia implicar em fazer exercicios fisicos…

    Ahh, na academia eu faço musculação e aerobica ( BIcicleta, esteira )

    Aguardo resposta,

  40. maria josé batista de oliveira comenta:

    16 março, 2011 @ 8:47 PM

    FUI hoje ao médico fazer o exame ecocardiograma e descobri que tenho prolapso da valva mitral.minha fixa ainda não caio mais vou leva minha vida normal,minha irmã também é portadora do pralapso.

  41. maria josé batista de oliveira comenta:

    16 março, 2011 @ 8:49 PM

    tenho25anos e minha irmã tem 27anos

  42. maria josé batista de oliveira comenta:

    16 março, 2011 @ 8:51 PM

    FUI hoje ao médico fazer o exame ecocardiograma e descobri que tenho prolapso da valva mitral.minha fixa ainda não caio mais vou leva minha vida normal,minha irmã também é portadora do pralapso.tenho25anos eminha irmã 27.

  43. Guilherme Toledo comenta:

    17 março, 2011 @ 7:30 PM

    Bem, ja deixei um comentário aqui, dizendo sobre meu prolapso de valvula mitral, entao 3 anos se passaram e tenho tido extra sistoles repentinas, em uma caminhada simples pela manha ela apreceu e me acompanhou por dias, fui ao cardiologista que disse que preferia nao receitar medicamento, porem se elas continuassem deveria tomar Ancoron 200mg, ou Inderal de 10 mg de 6 em 6 hrs, estou na luta por melhorar meu psicologico, e ver se supero mais essa crise, mas tenho medo que essas extra sistoles possam degenerar algo, ou ate mesmo as valvulas. Gostaria de uma opinião a respeito.
    Grato
    Guilherme

  44. Michelle comenta:

    2 maio, 2011 @ 4:28 PM

    Fiz um eco e deu um Prolapso da Valva Mitral com espassamento dos folhetos e leve insuficiência. O médico disse que não é sério, mas me orientou a fazer profilaxia com antibiótico em caso de procedimento dentário, gastro-intestinal, aparelho respiratório e gênito-urinário. Isso é sério?? Tem cura?? Estou muito preocupada

  45. helen subtil comenta:

    12 junho, 2011 @ 5:14 PM

    Fiz o eco e descobri q também tenho pvm sinto uma dorzinha no peito e falta de ar e as vezes dormencia no braço.
    Eu sempre tive palpitações tontura e outros sintomas do pvm, mas tem um pouco mais de 6 meses q as dores no peito ñ param, acredito q tenho q aprender a relaxar. vou levar o exame para minha cardiologsta e acredito q um remedinho vai me ajudar.
    gostaria de mas esclarecimento sobre o pvm.
    grata
    helen

  46. alessandro comenta:

    26 junho, 2011 @ 7:42 PM

    boa noite!

    fiquei afastado do trabalho em 2007 por 6 meses devido trastorno de panico e depressao, acredito porque nao entendia os sintomas do PVM” dai foi um caaos total. com a ulilizacao de varios antidepressivos e ancioliticos eu vi a coisa fiaar feia. mas graças a Deus consegui sair do caos, mas ainda sinto muitos sintomas como: indisposicao inseguranca para dirigir pra longe e tambem os sintomas do PVM: palpitaçao, fotres batidas bo coraçao e no estomago, e que mais incomoda a insonia, minha situação hj: trabalho, faço natacao e luto contra as dificuldades da vida. mas tudo bem

  47. pedra comenta:

    6 julho, 2011 @ 9:58 AM

    olá fiz o eco e deu insuficiencia mital, qual a gravidade do problema, tenho 28 anos pretendo ter filho há algum risco, as vezes sinto mal estar e palpitação e dores leve no peito, si possivel aguardo resposta.

  48. Antonio José de Jesus Santos comenta:

    13 julho, 2011 @ 6:32 PM

    Olá Doutor tenho 22 anos e a 6 anos descobri que tenho um prolapso da valva mitral, mas quando eu descobri entrei em deprenssão ou sindrome do panico tenho medo de morrer tão jovem tenho asciendade e nervosismo, mas estou me tratando com uma otima cardiologista e fiz um ecocardiograma recente onde mostrava que eu estava curado do problema, mas ainda não me sinto seguro sobre isso e tem vezes que ainda sinto tarquicadia será que voltou…? tenho medo de minha vida ser curta pratico esportes muito esfoçado, mais quanto a isso minha cardiologista diz que posso fazer, mas fico inseguro ela passou para so tomar propanolol 40 mg e mais um calmante!

  49. Monique comenta:

    14 julho, 2011 @ 9:02 PM

    Oi! Ontem fui à cardiologista e ela disse que parece que eu tenho a PVM. Estou há um mês com meu coração aceleradíssimo, mas raramente sinto tontura, fadiga, dor no peito… É só acaleração e taquicardia. Ela me receitou o Ancoron (100mg/dia) e passou uns exames. Fiquei um pouco triste com a notícia, mas já li bastante e vi que realmente não é algo com o qual eu deva me preocupar. Eu levo uma vida super normal. Estudo, trabalho, faço atividades físicas que envolvem esforço… Eu já sinto isso desde criança. Hoje tenho 25 anos e utlimamente tenho tido crises mais frequentes e contínuas, geralmente em épocas de estresse, qd tenho mt trabalho. Então não tem porque mesmo a gente se preocupar, gente! É desencanar e levar a vida normalmente. E procurar ser menos ansioso. Esse é meu maior desafio. Rs.
    Beijão!

  50. alexandra santos comenta:

    28 julho, 2011 @ 1:02 AM

    tenho 30 anos fiz um eco a um mes,deu tudo normal,e deu n final,morfologia das valvas cardiacas;prolapso d folheto anterior d valva mitral.estudo duppler,valvas cardiacas;escapes mitral e tricuspide.-periocardio;normal-obs;realizado mapeamento d fluxo a cores.conclusao prolapso valvar mitral,eu ja passei n cardiologista,ele disse q nao e perigoso,q e um defeito d nascencia,sem gravidade nenhuma,q nao corro risco d enfartar,e nem t problemas futuramente,e explicou q uma ds valvas e maior q a outra,tem cura,ele nao me explicou d um jeito claro q eu entende-se,eu queria ouvir outra opiniao d outro profissional e q me explica-se d uma maneira clara q eu entendesse como paciente,e se tem cura essa doença,isso ele disse q nao e doença d coraçao,estou anciosa aguardando a resposta,nao consigo n dormir direito,estou entrando em depressao

  51. alicia garcia comenta:

    10 agosto, 2011 @ 10:27 AM

    Bom dia! ontem fiz um Eco e constatou que tenho prolapso na valvula mitral,fiquei DESESPERADA! chorei mto, msm o médico dizendo que nao é grave. Será que isso tem cura? sinto um aperto no peito e falta de ar desde os meus 15 anos, hoje tenho 24. será que posso engravidar sem ter nenhum problema mais serio? sou muito nervosa e anciosa, tudoachoque vou morrer, não sei mais oque fazer.por favor me ajudem…

  52. alexandra freitas comenta:

    7 setembro, 2011 @ 12:49 PM

    olá fiz um ecco e a conclusão, deu leve refluxo mistral gostaria de saber se isso é grave tenho 36 anos, obrigada!!

  53. Patricia comenta:

    29 novembro, 2011 @ 5:59 PM

    Boa tarde,
    eu estive realizando um ecocardiograma onde uma referencia me chamou atenção: VALVULA MITRAL: morfologia normal.Discreto deslocamento superior do folheto anterior, sem critérios para prolapso. fluxo diastólico demonstrou relação E/A normal. Discreto refluxo sistólico. e na conclusão saiu o seguinte: – Funções sistólica e diastólica do V.E dentro da normalidade – Câmaras cardiacas normais e -Fluxos normais ao color doppler. Tenho 31 anos, não sou fumante. O que quer dizer resultado desse exame.
    agradeço a atenção

  54. douglas comenta:

    7 dezembro, 2011 @ 8:54 PM

    tenho prolapiso na valvula mitral meu peito fica dolorido tenho medo queria saber se pode levar ao obito

  55. claudia siqueira comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 3:03 PM

    boa tarde a 3 meses descobrimos que meu filho de 17 anos tem pvm por fvor me explica o que é e se com o tempo tem cura obrigada

  56. Bruno Machado comenta:

    17 janeiro, 2012 @ 7:50 PM

    Boa noite,
    Descobri a uma semana que tenho prolapso na valvula mitral, gostaria de saber mais a respeito da doença.
    na verdade sobre a doença ja entendi um pouco o caso, o que eu quero saber é se mata?
    Ai vai algumas perguntas, e desde ja agradeço pelas respostas:
    Mata?
    Pode prejudicar outras partes do coração?
    minha expectativa de vida é normal, igual a de qualquer pessoa?
    esse sistomas desaparece? (pois oq mais me encomoda é a falta de ar)
    Ja nasce com isso ou desenvolve? se desenvolve, como?
    Posso continuar jogando futebol?

    Acho que é só…
    MUITO obrigado mesmo pela ajuda, pois tenho dois filhos pequenos e ainda quero muito curtir junto com eles.

    OBRIGADO…
    Grande abraço e muito sucesso pra vc!

  57. alessandro comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 7:08 AM

    Bruno,

    Sites tiram parte das duvidas e nos ajuda com certeza, mas, aconselho procurar um cardiologista e tirar suas duvidas. No meu caso eu parei de jogar futebol só faço natação. comecei sentir os sintomas com 19 anos agora estou com 39, e o que mais incomoda é a falta de ar e os bpm fortes. boa sorte!!

  58. dede comenta:

    4 fevereiro, 2012 @ 9:27 AM

    tenho 34anos,e descobri que tenho insuficiência da valva mitral leve.Mas as vezes sinto dor no peito e braço esquerdo,isto pode aumentar ,faço bastante exercicios ;posso continuar?o tratamento e com remedios?e devo passar no cardiologista de cada1 ano?

  59. avila comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 9:13 AM

    eu venho sentindo muitas dores no peito pescoço e muita palpitaçao, fiz um ecocardiograma ressentimente o resultado foi incuficiençia valvar de gral leve sem recurgitaçao e grave?pois estou desesperada!

  60. avila comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 9:15 AM

    como fico sabendo da resposta?

  61. Antonio José comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 8:29 PM

    Olá Avila tenha certezar só de uma coisa que voce não vai morrer por uma insuficiência mitral leve, pois tem pessoas que tem a valva substituida ou corrigidas e vivem muito bem não sente absolutamente nada!!! É só voce ir ao cardiologista e ele vai tirar todas sua duvidas e passa remédio para que sua valva não desenvolva um endocardite ou degeneração mixtosa, Tire esse medo teu de sua cabeça e curta tua vida ao lado de quem voce ama!!! blz melhoras para voce!! agente so morre quando chega o tempo certo!

  62. Camila comenta:

    25 março, 2012 @ 3:59 PM

    Como ficamos sabendo da resposta desta pagina ???

    tenho PVM e o medico receitou inderal de 10ml estou tomando há 3 meses mas não sinto melhora nenhuma , pelo contrario o cansaço e falta de ar piorou. o que faço.?

    preciso de ajuda

    obrigada

  63. Guilherme Toledo comenta:

    25 março, 2012 @ 5:29 PM

    Ola Camila, eles enviam para seu e-mail quando há uma resposta. Grato, abaixo quando você manda a mensagem tem uma opção, que é a de ser notificado, você a escolhe e assim recebe em seu e-mail.

  64. ELIANE comenta:

    18 abril, 2012 @ 7:34 PM

    Oi, fui no medico ontem para uma consulta de rotina e descobri que tenho Prolapso, agora tenho que fazer uma eco para saber o grau, pois tenho sentido muita tontura e dor no pescoço e também aceleração do coração, porém a medica disse que eu não preciso me preoculpar pois a gente morre com isto mais não disto, então estou tranquila ainda mais que tenho uma filha de 7 e outra de 3 anos, não posso ficar colocando minhocas na cabeça.

  65. edilane comenta:

    25 abril, 2012 @ 1:17 PM

    tenho estenose mitral grave tive um aumento de atrio esquerdo a um mes fiz procedimentos odontologicos mas nao tomei nenhuma medicação a duas semanas tenho sentido muita falta de ar fadiga e pressao na nuca sera que estou com endocardite.

  66. fabio comenta:

    28 abril, 2012 @ 2:36 PM

    Olá fiz um ecocardiograma e o resulatado foi refluxo mitral leve gostaria muito de saber se isso é perigoso, e se posso levar uma vida normal, pois sou muito nervoso e ansioso sinto palpitações frequentes as vezes coração acelerado sensação que o coração vai parar. Por favor gostaria de ouvir um resposta convicente em relação a isso grato

  67. Tiago Nogueira comenta:

    28 abril, 2012 @ 7:41 PM

    Olá doutor, estive sentido há algum tempo os sintomas pelo senhor referidos e resolvi fazer o eletrocardiograma. Ao receber o exame vi a conclusão do laudo que diz:VALVA MITRAL APRESENTA ATRIALIZAÇÃI SISTÓLICA DO FOLHETO ANTERIOR, MELHOR EVIDENCIADA PELO BIDIMENSIONAL. E no final da folha diz: PROLAPSO DA VALVA MITRAL SEM REFLUXO VE-AE – O que vem a ser isso? O senhor poderia me dar algumas informações sobre o que isso significa e como proceder no tratamento? Desde já agradeço. (Sim, eu levarei ao cardiologista, mas como estamos em um feriado imprensado, gostaria de ter sua opinião antes).Abraço!

  68. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    29 abril, 2012 @ 5:18 PM

    Refluxo mitral significa que o sangue volta do ventriculo esquerdo para o átrio esquerdo quando a valva mitral está com defeito. No seu exame apesar da sua valva mitral ser redundante não existe volta do sangue para o átrio esquerdo. Assim, voce com mais de 5% da população tem prolapso da valva mitral e não tem nenhum problema. Praticamente normal.

  69. luciana alves comenta:

    10 maio, 2012 @ 10:39 AM

    TENHO PVM ESTAVA TOMANDO ATENOLOL, COMO ESTOU GRAVIDA TIVE QUE TROCAR A MEDICAÇAO PELO PINDOLOL. ANTES DA GRAVIDEZ NAO TINHA TAQUICARDIA, AGORA COM DIZESSEIS SEMANAS DE GESTAÇAO TENHO TAQUICARDIA GUASE TODA MADRUGADA. PODE SER DEVIDO A GRAVIDEZ? TENHO QUE PEDIR PARA O CARDIO MUDAR A DOSE DA MEDICAÇAO? EXISTE ALGUM RISCO DE MORTE? AGUARDO A RESPOSTA.

  70. Patricia comenta:

    22 maio, 2012 @ 5:00 PM

    em 25/02/12 eu tive um ataque fiquei com a boca toda torta eu não sentia minha face estava muito dormente e com fumigamento eu tremia muito minha cabeça estava pesada o meu pescoço e o tórax e os braços direito e esquerdo também estava com dormência minhas mãos estava torta , e meu estômago sentia um gelo uma sensação de vomito calafrios tontura e trinia muito e o coração disparado e com palpitação , eu não sentia minhas pernas lado esquerdo estava paralisada com muita dormência e fumigamento quando chequei no upa minha pressão estava 19 por 12 e o tempo todo eu teitei manter a calma foi ai que descobri que eu tinha pressão alta tomei medicação fiquei grogue o medico disse que eu tinha pressão alta mais não passou nemhuma medição para mim tomar em casa peguntou se na minha família tinha casos de hipertensão diabete etc eu disse que sim , voltei para casa achando que tudo ia voltar ao normal que nada, durante um més eu quase todo dia estava no upa com dormência na face e formigamento nas mãos e nas pernas tontura coração disparado e palpitação cabeça pesada e sensação de desmaio . e a minha pressão 18 por 11.No dia 19/03/12 quase um més depois fui atendida por uma medica maravilhosa no upa de Realengo pediu exame ecocardiograma passou medicação a base de omeprazol e diazepan e um para baixar a pressão que no momento eu não me lembro fiz uma nebulização pois estava com muito cansaço no peito não estava conseguindo respirar levei o resultado dos exame ela me disse você não pode ficar sem tomar remédio de pressão alta , você estar com um quadro de pressão arterial não controlado me encaminhou para o cardiologista dizendo a Paciente apresentou quadro pa 190 110 pode ter um outro principio de infarto ou de derrame me passou uma medicação de uso diário atenolol 25mg tomar 1 cp de 12em 12 horas e hidroclorotiazida 25mg 1 cp pela manhã e omeprazol 1cp ao deitar , com essa medicação eu eu venho me mantendo viva mais ainda não e a solução das minhas crises eu ainda me sinto mal com a cabeça pesada e muita dor no peito palpitação dormência e fumigamento leve na face nas mão braços e pernas, tenho muita insônia corpo pesado . com toda essa crise eu procurei um cardio com recomendado pela doutora ele me passou um . Eco color doppler dia 21/05/12 cardiograma: no exame diz Exame de boa qualidade técnica . Dimensões das paredes do VE normais . Função sistólica global , diastólica e contratilidade segmento do VE normais em repouso. Valvas cardíacas de aspecto normal . Regurgitação mitral minima Fisiológica. Ausência de derrame pericárdico . Veia cava inferior com calibre e dinâmica normais . Aorta torácica de aspecto e calibre normais . gostaria de saber se eu tenho risco de ter que fazer uma cirurgia cardíaca ?. e se esse exame apresentou alguma outro doenças cardíacas. ? desde já um muito obrigado aguardo resposta .

  71. Sandy herchcovicth comenta:

    29 maio, 2012 @ 4:43 PM

    Tenho PVM tb ,descobri em abril do ano passado
    quase nunca sinto nada,exceto as pontadas agudas as vezes dentro do peito ;/ o que faço pra melhorar?

  72. MARCIA DE MEDEIROS comenta:

    7 junho, 2012 @ 10:42 PM

    Oi tudo bem!
    Faço exame cardioco periodico, a mais ou menos 3 anos,
    mas ultimamente vivo mas em medico, pois estou direto com dor no peito, fiz tratamento com psiquiatra, clinico geral, neurologista e por ultimo meu cardiologista dr. Jean de tubarão sc. Como já tinha feito vários exames de rotina e todos tinham dados resultados positivos dr.Jean resolveu fazer o exame ecocardiograma e deu um probleminha, ( conclusão do exame , insuficiência mitral discreta, doppler mostrou turbulência sistolica no atrio esquerdo). dr. Jean falou para eu continuar tendo uma vida normal, mas estou um pouco insegura,sera que devo procurar outro cardiologista para desencargo de consciência. pois meu medico disse que não preciso tomar nenhum tipo de remedio para esse tipo de patologia ( problema), mas a 6 meses tomo remedio para ansiedade ( cloxazalon e amitripitilina). Espero que me ajude.obrigada!

  73. Marcia Matos comenta:

    14 junho, 2012 @ 3:45 PM

    Minha mãe de 64 anos por conta de uma dor muito intensa no tórax fez um ecocardiograma que revelou um espessamento de válvula mitral e espessamento de veia aórtica. Gostaria de saber se tem tratamento, se houver qual seria e se pode matar.
    Desde já agradeço,

    Marcia

  74. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 junho, 2012 @ 3:55 PM

    Marcia espessamento da valva mitral e da valva aortica que não deixa a valva estreitada (veja a página sobre estenose aórtica e página sobre estenose mitral) não causa dor e é comm nas pessoas idosas. Passe com um clínico geral ou cardiologista para novos estudos sobre a causa da dor.

  75. miriam comenta:

    17 julho, 2012 @ 10:11 AM

    MEU FILHO TEM 23 ANOS, O BATIMENTO CARDIACO DELE ACELERA CHEGA A 135 BATIMENTOS, A PRESSÃO CHEGA A 16 POR 9,FICA TREMENDO MUITO E JA FEZ ELETRO E OUTROS EXAMES CARDIACOS E DE SANGUE E NÃO DEU NADA, VAMOS FAZER OUTRO ECO, FOMOS EM ALGUNS MEDICOS E ELES SO DÃO CALMANTES E MEDICAMENTOS PRA REGULAR A PRESSÃO NA HORA, FEZ EXAMES ATE DE TIREOIDE, SERA VALVA, POR FAVOR ME ORIENTE, AGRADEÇO A ATENÇÃO.
    OBS; MEU ESPOSO E CARDIACO, MINHA SOGRA TINHA PROBLEMAS DE NERVO.

  76. Ronaldo monteiro comenta:

    26 julho, 2012 @ 1:38 AM

    Oi tenho tido palpitações dores no peito e tontura fiz um ecocardiograma que falava que eu tinha pequeno prolapso do folheto da valva anterior queria saber se isso é grave

  77. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    27 julho, 2012 @ 7:10 PM

    Sou portador do PVM, fiquei sabendo desde os meu 14 anos, depois disso, vivi uma vida praticamente normal, fazia muito exercicios …… so que, as dores no peito voltaram de repente,recomeçaram no começo do mes, e eu so penso besteira, fui no cardiologista que detectou o probelma, e refez o ecg de repouso, o cardiologista me disse q eu apresentei uma melhora, so que me falou que nao posso ser atleta, ai eu parei de correr e fazer os exercicios de desenvoltura dos musculos, queria muito saber o que eu posso ou nao saber ….

  78. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    27 julho, 2012 @ 7:17 PM

    Na época eu tinha 14 anos, agora estou com 20, vivi 6 anos sem me incomodar com nada, so que voltou, agora esta mais dificil pra esquecer …. no meu diagnostico esta escrito assim ….
    *PVM sem repercussao hemodinâmica.
    *Funçao sistólica global e segmentar preservada de VE em repouso

    O que é isso? meu cardiologista me disse que eu posso ter uma vida normal, só que não posso ser atleta, isso me deixou um pouco decepcionado, e ultimamente, estou com crises de panico …. queria muito a ajuda de vcs!!! espero respostas ! e tambem queria saber os exercicios que posso fazer

  79. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 julho, 2012 @ 12:28 PM

    Ariel.
    O Prolapso da valva mitral é um achado muito comum no ecocardiograma. Quando não apresenta disfunção na valva mitral e o sangue percorre normalmente as cavidades cardíacas, nós dizemos que a hemo(sangue)dinâmica(movimento) é nommal. Portanto, a pessoa pode ter vida normal sem se preocupar com o coração somente particar os exercícios normais para cada idade. Esporte de competição profissional, como os atletas de elite, pode apresentar algumas arritmias. Assim, leve uma vida normal e pratique as atividadea físicas que o agrade, desde que com muita prudência e moderação. A dor no peito na sua idade provalvemnte é muscular e não por porblema cardíaco. Confie no seu cardiologista que ele está correto nos conselhos.

  80. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    28 julho, 2012 @ 2:19 PM

    muito obrigado doutor, pelo seu site, e pelos esclarecimentos, vc esta ajudando muitas pessoas …. obrigado mesmo …. tenho só mais uma duvida, eu tive no começo do mes, uma infecçao na garganta, ai um medico me receitou amoxilina, eu usei so por uma semana, eu melhorei do resfriado que eu peguei, so que estou com a garganta irritada ainda, e com o nariz um pouco congestionado, nao sei se é por causa do frio …. mas estou com um pouco de medo, que isso possa me acaretar pelo problema que eu tenho …

  81. andre comenta:

    8 agosto, 2012 @ 6:58 PM

    sinto muita ansiedade canso rapido quueria sabe se eu posso ter pvm , nao comsigo de nenhua formA fazer exercicio fiico o que eu faco ja fui no psqui e nada de me ajudar

  82. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    10 agosto, 2012 @ 6:36 PM

    O andre vai num cardiologista, e explique seu problema, peça um relato completo do seu coraçao, se vc nao tiver nada, pode ficar tranquilo que é so ansiedade …..

  83. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    14 agosto, 2012 @ 7:21 PM

    Ola pessoa, so queria deixar o meu conato aqui, é bom nos trocarmos ideias, e/ou experiencias, para quem sofre disso ….. MEU MSN É
    Marshall_Mahtersiii@hotmail.com

    quem quiser addicionar, so fala comigo =D

  84. marlene comenta:

    20 agosto, 2012 @ 12:14 PM

    meu filho tem 9 anos e quer muito fazer aulas de futebol e ao fazer alguns exames descobrimos que ele tem prolapso valvar, a medica liberou ele para o futebol, mesmo assim fiquei com medo. ele podera fazer aulas de futebol sem correr riscos?

  85. Jana comenta:

    21 agosto, 2012 @ 9:05 PM

    Tenho prolapso na valvula mitral com uma leve regurgitação,gostaria de fazer natação e spining ,posso

  86. marcia cristiana comenta:

    26 agosto, 2012 @ 6:31 PM

    Boa noite gente á 2 anos fiz a cirurgia da valvula mitral foi colocada uma biologica, hoje em dia me sinto bem mas continuo tomando os medicamentos recomendado por meu cardiologista fiz uma nova consulta e pedi ao medico se poderia fazer exercicios fisicos e me disse que sim

  87. rita de cássia comenta:

    15 setembro, 2012 @ 8:14 PM

    fiz um ecocardiograma uni e bidimensional,a conclusão foi;espessamento valvar aórtico. Em 2007 fiz um cateterismo e acusou hipertrofia ventricular esquerda,é a mesma coisa? vou precisar de tratamento com medicação? Boa noite e obrigada…

  88. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 setembro, 2012 @ 11:18 AM

    Rita de Cássia,
    Hipertrofia do ventrículo esquerdo é aumento da musculatura cardíaca, como uma atleta que faz musculação e fica com os braços grossos. Existem inúmeras causa que faz o coração hipertrofiar,como, hipertensão arterial, obesidade, estenose da valva aórtica, etc.
    No espessamento da valva aórtica, são os folhetos, que é feito de tecido fibroso, que se espessa e deixa valva aórtica rigida com dificuldade para se abrir, podendo, mesmo, levar a estenose da valva aórtica, sou seja, dificuldade para ela se abrir e deixar passar o sangue do coração para o corpo.
    Seu médico poderá explicar melhor o funcionamento da valva aórtica e o que elea representa para o músculo cardíaco e o que poderá ser feito, CASO NECESSARIO.

  89. cristiano comenta:

    18 setembro, 2012 @ 3:08 PM

    Gente tenho 20 anos, e tenho prolapso da valvula mitral.
    Ja fiz os exames de ergometria, eco e deu PVM.. no eletro deu arritmia sinual… Servi o exercito, fiz exercicios intensos e nunca deu problema em mim! certamente que eu cansava mais rapido por ter isso… Muitos pelo fato de ficar pensando nisso como algo serio, ficam na ansiedade, ansiedade provoca muita coisa, dores, formigamento, tonturas…
    entao tem que separar as coisas, Hoje passo por um crise emocional meio ruim, e isso tudo afetado meus batimentos cardiacos… mas é pelo fato da ansiedade! procurem caminhar, fazer exercicios de baixa intensidade, vao ao seu cardiologista e se informem sobre o vcs tem. e fiquem mais calmos, confiem primeiramente em Deus, entreguem suas vidas a eles, ele pode curar a doença que for.

  90. Vânia comenta:

    19 outubro, 2012 @ 4:39 PM

    Acabei de fazer um ecocardiograma como de costume faço todo ano, porém neste agora foi diagnosticado “presença de regurgitação valvar ao color doppler discreta (fisiolófica)” isto é grave, tenho que fazer algum tratamento ou só mesmo continuar acompanhando?

  91. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 outubro, 2012 @ 10:38 PM

    Vânia
    Sempre que o laudo de um exame mostrar lesão leve ou lesão discreta ou lesão mínima, significa que não tem doença importante somente pequeno desvio da normalidade sem nenhuma repercussão para a saúde. Assim, necessitando apenas acompanhamento.

  92. juliana comenta:

    18 dezembro, 2012 @ 12:31 AM

    Sou paciente da reumatologista, com diagnóstico de febre reumática, há 20 anos. Atualmente estou com 26 anos, e gostaria de esclarecimento sobre evolução do ecocardiograma, nos quais em jan de 2009 concluiu no laudo: Insuficiência da valva mortal discreta e em Out de 2012 concluiu: Prolapso de folheto mortal, Insuficiência da calva mitral discreta, e Insuficiência da valva tricúspide discreta. CONCLUSÃO: outro exame daqui 6 meses, sem uso de profilaxia.
    O que essa evolução do eco quer dizer?
    6 meses não é tempo demais?
    E qual conduta deve ser tomada?

    Desde já, Obrigada!

  93. RICARDO comenta:

    17 janeiro, 2013 @ 3:54 PM

    boa tarde !!! fiz um ecocardiograma e deu discreto espessamento do folheto anterior minimo refluxo mitral com o passar do tempo fiz mais dois a mesma coisa ,ano passado fiz outro e nao apresentou nada no exame, inclusive perguntei ao medico que tava fazendo nao tem pvm ai nao? ele disse nao ta tudo normal como 3 exames deram pvm e o ultimo nao ? tenho cansaço qualquer esforço fico cansado em excesso esse ,ano vou fazer denovo , fiz esteira e tb tudo ok deu vo2 max 69,77 e exclelente aptidao cardiorespiratoria o laudo dos primeiros ecos que fiz é grave ? aguardo resposta obrigado..

  94. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 janeiro, 2013 @ 9:35 AM

    Ricardo
    Os modernos métodos de exame do coração, como o ecodopplercardiograma, mostam detalhes da anatomia do coração que muitas vezes são apenas variação anatômica do normal, sem comprometimento da performace do coração. É como se voce tivesse um braço 2 centímentos mais comprido que o outro. Somente seu alfaiate notaria ao fazer sua roupa, em nada prejudicaria sua vida. Estes espessamentos vistos nos ecocradiogramas dependem da sensibilidade do aparelho é da experiência do médico em julgar se o achado é relevante ou não. O importante é exercitar-se, boa alimentação, vida saudável e fazer exames periódicos preventivos.

  95. cleide comenta:

    17 julho, 2013 @ 3:30 PM

    aos 30 anos tive uns trecos muito fortes. palpitaçao, labios roxos unhas roxas e vista turva. procurei um clinico entao ele me encaminhou a um cardiologista. fiz o ecocardiograma e estava lá. “PROLÁPSO NA VÁLVOLA MITRAL”. quase morro de susto pelo fato de meu pai ter morrido de doenças cardiacas, minha mae ser cardiaca. entao entrei em paranoia. foi quando o médico me perguntou se eu era fumante, sim,ele pediu exame de colesterol, resultade estava 303. entao ele me falou se nao parase de fumar e nao controlase o colesterol nao teria um ano de vida, quase enloqueço, com muito sofrimento larguei o vicio tentei controlar o colesterol. resultado hoje tenho 50 anos e nao existe mais prolapso. porém o colesterol nunca consigo controlar, hoje estou com 267, sei que é alto, acho que é genetico tomo remedios faço exercicios evito as vezes certas comidas.

  96. Ariel Veloso Dos Santos comenta:

    29 outubro, 2013 @ 2:10 AM

    FAÇO CORRIDAS DE 1 HORA 4 VEZES POR SEMANA, E AINDA FAÇO MUSCULAÇAO, E TENHO PVM COM RM MINIMO … ISSO REALMENTE NAO É NADA, SE ENGANA QUE SE PREOCUPA COM ISSO, SOMENTE TER QUE CUIDAR DO CASO PARA VER SE SE OS FOLHETOS ESTAO ÍNTEGROS…..

  97. benedito comenta:

    2 dezembro, 2013 @ 10:15 PM

    ola me chamo benediti tenho 53 anos deste criança tenho prolpso na valvula mitral do ventricolo esquerdo tenho cintomas a muitos anos tenho soqwuinho no coraçao ja me deu arretemia jogasndo bola e tou vivendo normalmente so que estou com cindrome do panico o medico me dise que e por calza do prolpso olha ja pasei por momentos dificeis vçs que sao mais jovem nao se preocupe nao vao morrer diso eu tomo propalonol e revotril por calza do cindrome quem quizer conversa comigo me adicione no feice e dito.solange@hotmail.com ou skyp dito.oliveira4 bj pra todos ficam em pas poderemos coversamos e ser amigos ficam com deus e abraços

Deixe seu comentário aqui !