27 - jun
  

Plaquetopenia e plaquetopatias

Categoria(s): Biogeriatria, Hematologia geriátrica




Resenha

Plaquetopenia significa número reduzido de plaquetas e plaquetopatias são plaquetas em numero normal, porém com alterações no seu funcionamento.

As plaquetas são elementos figurados do sangue responsáveis básicos pela hemostasia (para o sangramento) primária dos pequenos vasos da pele. As petéquias (lesões puntiformes de cor escura na pele, semelhante a picadas de insetos, veja imagens) são expressão dos transtornos ocasionados por deficiências de plaquetas, seja em número (plaquetopenia) ou funcional (plaquetopatia).

Estima-se que o número mínimo de plaquetas necessário para evitar sangramentos é de 50.000/mm3. Normalmente este número varia entre 150.000 e 300.000/mm3 de sangue.

purpuras

Plaquetopenia ou trombocitopenia - Trata-se de uma situação em que ocorre uma diminuiçào do número de plaquetas circulantes no sangue periférico, que pode ser causada pelo desequilíbrio na produção e seu destruição, com predomínio deste último fator.

1. Plaquetopenia por déficit de produção das plaquetas – Vários mecanismos podem levar a redução da capacidade da medula óssea produzir as plaquetas (plaquetopoiese) dentre eles, o efeitos de drogas como o cloranfenicol (antibiótico), fenilbutazona (antiinflamatório) e tiazida (diurético). Outros fatores são: substituição por células tumorais metastáticas, como leucemia, carcinoma, ou células normais, como na mielofibrose (fibroblastos); fatores carenciais, como falta de ácido fólico ou vitamina B12; infecções virais; alcoolísmo crônico; gestação e finalmente condições congênitas.

2. Plaquetopenia por destruição exagerada de plaquetas – As plaquetas podem ser destruídas por mecanismos imunológicos ou, por processos inespecíficos, como seqüestração pelo baço (veja hiperesplenísmo) ou de infecções. Pode ocorrer consumo excessivo em casos graves de coagulação intravascular disseminada.

O tratamento e a evolução das plaquetopenias depende do diagnóstico do fator causal.

Referência:

Adura M, Douglas CR – Patofisiologia geral das plaquetas. In. Douglas CR Patofisiologia Geral Mecanismos da doença Robe Editorial, São Paulo, 2000 Cap 59 p1234-1259

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


34 Comentários »

  1. giovani comenta:

    24 agosto, 2008 @ 5:44 PM

    os remedios naturais ou vitaminas naturais tais como beterraba;cenoura enfim algumas frutas e vaerduras ajudam no tratamento?

  2. Suzy Oliveira comenta:

    28 maio, 2009 @ 6:55 PM

    Gostei muito das explicações sobre plaquetopenia que li aqui. Gostaria de saber sobre todos os sintomas, inclusive eu gostaria de saber se a plaquetopenia deixa a pessoa sentindo fraqueza, cansaço.

  3. Marina Pereira comenta:

    3 julho, 2009 @ 6:23 PM

    Gostei bastante das explicações mais gostaria de saber quais os tratamentos adequados para a doença?
    Obrigada!

  4. Rubens Alves Peixoto comenta:

    22 outubro, 2009 @ 1:09 PM

    Últimamente nos hemografas que faço, os valores das plaquetas tem variado de 66.000 a 90.000 mm3. Que outros exames devo fazer para diagnoticar o que está provocando esses valores baixos?

  5. Helena Soares comenta:

    21 novembro, 2009 @ 7:47 PM

    Eu gostaria de saber mais sobre plaquetopenia. Meu marido apresentou os seguintes sintomas: febre alta(38,5° a 39,5°)mas não levou um dia, dores no corpo todo, dores no joelho, foi solicitado pelo médico exames de sangue. Todos os resultados deram normais, exceto o de plaquetas que os resultados foram: 20/10 as 5h da manhã 98000; 20/10 as 11h da manhã 90000; 20/10 as 19h e 30 min 96000; e o último coletado 21/10 as 8h da manhã 95000.
    Isso é normal? O VSG dele também deu normal. O médico acha que esse é o normal dele(ter as plaquetas baixa). O que eu faço? Procuro a ajuda de um hematologista?
    Agradeço desde já a atenção que me foi dada.

  6. andresa brando da costa comenta:

    1 fevereiro, 2010 @ 7:00 PM

    Tenho uma filha de 15 anos,e fomos fazer um exame de rotina nela e através dos exames descobrimos que as plaquetas dela variam entre 43000/mm e 52000/mm isso isso traz riscos a saude dela ?devo me preocupar?pode ser alguma doença grave?
    Agradeço desde já a atenção .

  7. Samuel Dias comenta:

    13 fevereiro, 2010 @ 5:05 PM

    Parabéns pela explicação sobre a Plaquetopenia. Estou com um parente com este problema e os médicos não foram tão esclarecedores quanto seu site. Sds

  8. valdecina barbosa comenta:

    19 fevereiro, 2010 @ 2:26 PM

    minhas plaquetas caem sem explicação e na maioria das vezes aumentam sem medicamento, qual será a causa? frutas e verduras resolve algumas coisa? Obrigada.

  9. ademir h ribas comenta:

    9 março, 2010 @ 5:52 PM

    estou com problemas de plaquetopenia, sou diabetico tenho 64 anos quero saber o quefaço para aumentar o numero de plaquetas estou com 13000 sei la 130 qualquer coisa que puder me ajudar não esqueça uma mão lava a outra grato

  10. Rogeria comenta:

    16 março, 2010 @ 3:47 PM

    Descobri há um ano que estou com plaquetopnia gostaria de saber se há alguns remedios naturais ou vitaminas naturais(frutas/verduras)duras ajudam no tratamento?

  11. Rayza Santos Dórea da Silva comenta:

    5 agosto, 2010 @ 8:45 PM

    A mais ou menos um mês começaram a surgir em minhas pernas hematomas que ficam durante 3,4 dias e somem e após alguns dias voltam , também tenho sentido muitas dores nas pernas como se elas estivessem quebradas, fraqueza,dores musculares e apareceu um ganglio no meu pescoço, estou desisperada pois não sei se pode ser plaquetopenia ou ate algo pior como a leucemia gostaria muito de uma orientação me ajude por favor.
    Desde já agradeço

  12. vilma dos santos comenta:

    17 agosto, 2010 @ 6:43 PM

    Estou com plaqueotopenia e sinto uma fraqueza muito grande mas, disseram que a fraqueza não tem nada haver com plaquetas baixa.Isso está correto?

  13. vilma dos santos comenta:

    17 agosto, 2010 @ 6:45 PM

    Estou com plaqueotopenia e sinto uma fraqueza muito grande mas, disseram que a fraqueza não tem nada haver com plaquetas baixa.Isso está correto?
    Desde já agradeço.

  14. Jacema Bruno comenta:

    19 agosto, 2010 @ 10:43 AM

    Cfm. exames de 13/08/10, acusou plaquetopenia confirmada. Tenho diabetes I, faço insulia, e a um mes fiz uma cirurgia no pulso e tudo correu bem, cicatrizou legal, a 4 anos fiz punção de medula e deu tudo OK. esta contagem está dentro das normas?. obrigado

  15. Luiz Felício comenta:

    28 setembro, 2010 @ 7:00 PM

    Atenção amigos a plaqueotopenia não é prejudicial a sua saúde, isso pode ocorrer devido algum remedio que voce esta tomando ou tomou em demasia (antibióticos, sulfas, antiinflamatório, remedios para malaria, dengue etc.. isso mexe com suas plaquetas, também o nervossismo, depressão, angustia, ansiedade prejudica em muito a dimunuição das plaquetas.
    Se voce quer sarar desse mal comece já a ter uma nova vida, mude sua atitude, seja ponderado em tudo, não se irrite, controle sua ansiedade, mude a sua alimentação para vegetariano, tome bastante limão em jejum, comece com o1 limão e vai até 20 limão depois volte ao inicio, isso vai limpar seu sangue e deixar seu sangue alcalino, jogue no lixo seu cigarro, suas bebidas alcoolicas, refrigerantes, frituras, doces, sal, ovo , bolachas, farinha branca é um veneno, procure alimentar-se com bastante verduras, legumes, castanhas, azeite de oliva, arroz integral, soja, suco de uva natural, bastante água (2,5 l. por dia), pão integral ou de centeio, tome bastante sol na parte da manhã, fazer exercicios, correr ou caminhar todo dia, tomar banhos naturais, banho quente é um veneno.
    Mude voce vai ver sua alto estima crescer e a sua saude ficar espetacular, faça isso e comece a ter prazer de viver, fique livre do colesterol, diabetis, pressão alta, etc.., alimentação correta é o melhor remedio para o seu sangue evitando todas as doenças, só depende de voce, boa sorte e sucesso. Luiz Felício – 60 anos – atleta maratonista.

  16. Ana Cláudia Ataíde comenta:

    5 outubro, 2010 @ 10:13 AM

    Desde 2007, após uma virose que parecia ser dengue, todos os exames de sangue que faço acusam plaquetopenia ou leve plaquetopenia. O último que fiz deu: 127.000/mm3. Tenho tendência a ter sangramento intenso na menstruação, porém nenhum médico atribuiu este fato com a dita plaquetopenia… Ou é pré menopausa, ou endométrio hiperplásico, no qual fiz exames que comprovassem estes problemas… Só o último médico que fui me falou para eu fazer de vez em quando exames de sangue para verificar se está baixando o número de plaquetas. Quanto a vida que levo… bem, sou super ativa, malho desde 2006… antes disso sempre fiz caminhadas, exercício em casa, sempre me alimento muito bem saudavelmente, não bebo, não fumo, não sou diabética, não tenho colesterol alto, sou magra… meu defeito é gostar de chocolate, doces… nem refrigerante eu não gosto… só tomo banho frio… enfim… sou desestressada e feliz… Por que será que isto acontece? Ana Cláudia, 44 anos.

  17. jOSIEL Maria Ramos comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 10:44 PM

    Olá , minha profissão Vigilante , já trabalçhei em hospitais na cidade onde moro serto dia fiz uns exames e estava com as plaquetas baixas, mais não liguei e pensei que não fosse tão sério apos sete anos fiz outros exames e continuava cada vez mais baixa as vezes auxiliava os colegas no raio X vestia cadavares no necroterio e não estava mem ai mais em 2011 encontrei uma médica por nome Sandra Cebele em joão pessoa que se protificou a cuidar demim graças a Deus, repeti todos os exames e aguardo resultado. seio que estou correndo risco mas tomo bastante cuidado, para não tomar um tiro , ou cortes , por armas ,brancas, portanto cuidem-se pelo o amor de Deus,

  18. Rita de Cássia do N. Santos comenta:

    16 fevereiro, 2011 @ 11:02 PM

    Amigos , fazem mais ou menos 4 anos que surgiram algumas manchas roxas na minha boca, e sem saber do que se tratava procurei um medico do Ama apenas para saber do que se tratava, mas ao fazer um exame de emograma mais completo,
    foi descoberto que eu estava com apenas 6 mil plaquetas, e não havia médicos na região que pudesse me socorre fiquei in-
    ternada 3 dias em vão apenas me aplicaram 3 bolsas de plaquetas que me fizeram muito mal, inchei e fiquei por muitos dias
    inchada mesmo tomando uma injeção para melhorar sai do hospital sem ter passado por um Ematologista e procurei alguém
    que me ajudasse para descubrir a causa mas até hoje não descubriram, tomo cortizona pra não ter hemorragias constantes, e vivo inchada, com purpuras no corpo todo inclusive nos pés

  19. LUIZ CARLOS AVILA DIAS comenta:

    16 março, 2011 @ 11:00 AM

    TODA VEZ QUE FAÇO EXAME DE SANGUE ACUSA PLAQUETAS BAIXAS.
    ATUALMENTE ESTOU COM 100,000 PLAQUETAS.
    GOSTARIA DE ENTRAR NA FAIXA NORMAL COM ALIMENTAÇÃO.
    O QUE DEVO FAZER
    LUIZ CARLOS

  20. LUIZ CARLOS AVILA DIAS comenta:

    16 março, 2011 @ 11:17 AM

    TODA VEZ QE FAÇO EXAME DE SANGUE ACUSA PLAQUETAS BAIXAS.
    ATAMENTE ESTOU COM 100,00 PLAQUETAS
    NAO SINTO NADA.
    JOGO BOLA NAO TENHO MANCHAS
    GOSTARIA DE ENTRAR NA FAIXA NORMAL COM ALIMENTAÇÃO
    PODE?

  21. Arthur José Pascoal comenta:

    28 abril, 2011 @ 11:25 PM

    Estou fazendo quimioterapia e as plaquetas cairam para 69. mil/mm3, já sei a causa da caída. Gostaria de saber se existe algo para aumentar, como frutas/verduras/produtos naturais/exercícios / acido Fólico /Vitamina B12, etc…

  22. carlos roberto comenta:

    27 junho, 2011 @ 4:18 PM

    eu fiz um emograma e as minhas plaquetas estavam baichas a 50000 ja faz sete meses fiz outro emograma e agora deu 100000 queria saber se pode ser começo de leuçemia ou nao ou se e ereditario ja que a minha mae teve leuçemia desde ja agradeço se conseguir alguma resposta para isto CARLOS ROBERTO

  23. Rosa comenta:

    28 junho, 2011 @ 1:15 AM

    Olá, recentemente minha mãe fez uma cirurgia de retirada do baço devido ao baixo nível de plaquetas, antes disso ela se tratou com corticóide, mas não resolveu então o médico achou melhor optar pela cirurgia, mas não garantiu que volte ao normal. Se não der certo a cirurgia terá que fazer tratamento quimioterápico disse ele, isso quer dizer que minha mãe tem câncer? Será que o Doutor poderia esclarecer de forma simples o que significa isso? é grave? minha mãe completa 67 anos agora em julho.
    Obrigada

  24. fabiana comenta:

    22 julho, 2011 @ 6:16 PM

    ola minha mãe tem plaquetas baixas e a cortizona tem muitos efeitos colaterais , fiquei sabendo que acido folico é bom é verdade

  25. bethypassini comenta:

    12 agosto, 2011 @ 11:40 PM

    li muitas perguntas sobre baixas plaquetas, e não vi nenhuma resposta.gostaria de receber uma para o meu problema, que é igual a de várias pessoas.
    tenho 52000 plaquetas, o baço aumentado, tenho púrpura, e diabetes.
    o que devo fazer?
    quais são os riscos?
    por favor, algum hemato me responda atraves do meu email, pois estou desesperada.
    obrigada.

  26. deisimar comenta:

    17 novembro, 2011 @ 10:20 PM

    OLA,,ME CHAMO DEISI E ESTOU GRAVIDA DE 5 MESES,POREM DESDE O INICIO FIZ EXAMES E TODOS DERAM NORMAIS.MENOS DE PLAQUETAS…1 DEU 125000,FIZ OUTRO E DEU 90000..FIZ OUTRO NOVAMENYE E DEU 97000…NAO SAIO DISSO,,,MAS NAO SINTO NADA.GOSTARIA DE SABER O Q PODE SER?????PEÇO Q ME AJUDEM A SOLUCIONAR ESTOU PREOCUPADA,,PRINCIPALMENTE PELA GESTAÇAO…OBRIGADA DESDE JA AGRADEÇO;;;;;DEISIMAR

  27. patricia monteiro mantelli comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 10:44 PM

    ola, meu nome é patrícia,sou mãe de dois meninos um de 14 anos e o mais novo tem 4anos e desde que ele tinha 10 meses faz acompanhamento com hematologista.Meu filho apresentou vários quadro de infecções(otite e inicio de pneumonia).Ao final de um mês ele apresentou várias manchas avermelhadas pelo corpo todo ,a pediatra orientou-me a levá-lo imediatamente para o hospital e o diagnóstico foi plaquetopenia.Os médicos me disseram que teria sido das infecções.Gostaria de mais informações concretas sobre o diagnóstico.Muito obrigada pela sua atenção.

  28. Antonia comenta:

    17 janeiro, 2012 @ 10:54 PM

    ola, meu nome é antonia estou com as plaquetas 108,000. no começo senti coçeiras no braço,agora no corpo todo,gostaria de saber qual o diagnóstico e o especialista q devo procurar.

  29. geraldo araujo comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 2:57 PM

    oi, tenho uma filha com 9 anos ela esta se tratando com corticoide mas esta engordando tem algum tratamento natural.

  30. maria regina fuzina comenta:

    6 abril, 2012 @ 1:28 AM

    ESTOU COM PLAQUETAS BAIXA E ESTOU EM TRATAMENTO À TRES MESES JÁ ESTEVE EM 44.000 E AGORA ESTA EM 64.000 JÁ FIZ TODOS TIPOS DE EXAMES POSSIVEL EM NEM UM DELES FOI DIAGUINOSTICADO SER O CAUSADOR DA BAIXASO FALTA ABIOPSIA DAMEDULA AMINHA DUVIDA É SE EU POSSO ESTAR COM LEUCEMIA? ESTOU TOMANDO CORTICOIDE PRA SUBIR AS PLAQUETAS ESTE ÉO TRATAMENTO CERTO? OBRIGADE REGINA.

  31. anderson comenta:

    30 setembro, 2012 @ 7:39 AM

    Em 2009 descobri através de hemograma completo, que era portador de plaquetopenia. Naquele momento estava com 5.000 e repetindo baixou para 3 mil. Como sintoma tinha muitas manchas rouxas e em qualquer batida aparecia mais uma, que pendurava por vários dias e meses. Também tinha febre alternada e furúnculos em vários lugares além de minhas pernas ficarem pretas com aparência de sangue pisado e ao fazer a barba ao se cortar vazava bastante sangue que as vezes durava um ou dois dias para coagular o sangue além de evacuar sangue. Também tinha muita moleza no corpo, tosse que permanecia direta. Naquele momento fui internado e descobri através de mielograma e biopsia ser portador de Insuficiência na medula óssea. Também descobri que era portador de mal de Parkinson em estado avançado. Até hoje estou afastado tomando várias medicações para os dois casos, sem obter exito.
    Gostaria de uma opinião pois continuo tomando corticoide e vários medicamentos para o Parkinson.

  32. nizy comenta:

    16 outubro, 2012 @ 1:26 PM

    oi meu nome é nizy estou gravida de 9 semana tenho uma filha de 6 anos tenho 26 anos fiz os exames e fiquei sabendo que min has plaquetas estao um pouco baixas 130 mas confio em deus e tenho certeza que quando eu repetir meus exames vai estar tudo certo marquei uma consulta com um hematologista a pedido de minha ostetra mas deus é bom e vai me ajudar nessa e vai ajudar voces tambem somente confie e nunca perca as esperanças.

  33. meu nome eliana comenta:

    5 fevereiro, 2013 @ 2:38 PM

    a 17 dias descobri que estou com as plaquetas baixas. Esta 100.000 mil gostaria de saber quais são os alimentos para subir as plaquetas

  34. Daniella Pansica comenta:

    21 fevereiro, 2013 @ 10:55 AM

    Tenho tive plaquetas baixa com 10 anos de idade fis o tratamento com predisona cordicoidi e deu certo, depois de 14 anos voltou denovo ….fiquei na uti pois esta muita baixa com inferior a 3 mil ….fiz a cerugia retirei o baço mais infelismente não tive resutado mais plaquetas variam ficam 10 mil vai pra 50 mil depois cai de novo voiu fazer agora um outro tratamento uma medicação quimeuterapico …vamos ver agora se dar certo..

Deixe seu comentário aqui !