09 - jun
  

Memória – Uso de vitaminas do complexo B

Categoria(s): Bioquímica, Neurologia geriátrica, Saúde Geriátrica, Terapeuta ocupacional




Terapia Ortomolecular

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Há doze tipos diferentes de vitamina B, dos quais cinco têm demonstrado efeitos positivos no sistema nervoso:

Vitamina B1 (Tiamina) - considerado um poderoso antioxidante, com importante função no metabolismo energético, por participar na conversão da glicose em energia, atuando na fase de piruvato à acetil Co A. A dose recomendada varia de 25 a 300 mg por dia. Considerando que a vitamina B1 desempenha papel essencial no metabolismo dos carbohidratos, a maior fonte de energia para as células, a sua deficiência nutricional pode ser observada quando encontramos falhas no metabolismo cerebral, como desnutridos e alcoólatras. Devemos observar que dietas ricas em carbohidratos depletam a tiamina. As fontes de vitamina B1 são: carnes vermelhas, soja, arroz integral, grãos integrais, ovos e peixes.

Vitamina B3 (niacina) – ajuda a desenvolver a memória e combater o stress. Doses recomendadas: 1 00 a 200 mg diariamente. Doses elevadas, inclusive quando superior a 100 mg pode ocorrer ‘flushing’, cujos sintomas são prurido, vermelhidão nas extremidades, ondas de calor e parestesia, principalmente no rosto, pescoço, braços e tórax. Este efeito é consequência da dilatação arterial, determinada pela síntese da histamina.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico) – O ácido pantotênico faz parte da molécula da Coenzima A, e como a conversão da colina em acetilcolina (importante para a memória) necessita da acetilação da colina que é dependente da acetil Co A, esta é a fase de ação do ácido pantotênico. Nesta etapa também participa a lecitina. O ácido pantotênico é indispensável para síntese de lipídios e hormônios esteróides. Nas situações de estresse ocorre um grande consumo desta vitamina (chamada de anti-stress). Dosagem de 50 a 200 mg/dia.

Vitamina B6 (Piridoxina) – uma das mais importante para o sistema nervoso central, porque é uma coenzima na transaminação, e descarboxilação de aminoácidos, ajudando o cérebro a produzir neurotransmissores vitais ao seu funcionamento. Tem demonstrado aumentar o tempo de vida e diminuir o stress. As doses recomendadas são de 50 a 1 00 mg por dia. Possui interação medicamentosa com a Levodopa, inativando-a no intestino. Devemos considerar que a forma ativa é o fosfato de piridoxal, portanto devemos evitar megas dose de piridoxina, devido a grande dificuldade de conversão em piridoxal, e a parte que não for convertida pode exercer forte competição com a forma ativa, à nível de receptores e, clinicamente manifestar-se como neuropatias periféricas. Se quisermos melhora a sua eficácia devemos associar magnésio na sua formulação.

Vitamina B12 (Cianocobalamina) – está relacionada no tratamento de deficiências cerebrais por lesões a nível de SNC, processos degenerativos, principalmente desmielinizantes do sistema nervoso periférico. Doses de 100 a 200 mcg são sugeridas em associação com 400 mcg de ácido fólico. A vitamina B12 praticamente inexiste nos vegetais, portanto os vegetarianos, geralmente tem deficiência de vitamina B12, que é encontrada nos alimentos de origem animal. A vitamina B12 está vinculada ao metabolismo dos lípides, participando na eleboração da porção lipídica da lipoproteína da bainha de mielina, por atuar promovendo a transferência de hidrogênio e isometerização , na conversão do metilmalonato em succinato.

A síntese diária do SAME (S-adenosil metionina) substância importantíssima na regeneração e prevenção ao envelhecimento do SNC está na dependência do ácido fólico e da vitamina B12.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


16 Comentários »

  1. Juliana comenta:

    3 junho, 2009 @ 1:49 PM

    Mais o que acontece se tomamos muito das vitaminas do complexo b?

  2. Daiane comenta:

    18 agosto, 2009 @ 7:48 AM

    E a vitamina B2 (Riboflavina) ?
    O uso diário, pode levar a um vício ?

  3. moabi comenta:

    10 setembro, 2009 @ 10:19 AM

    Gostaria de saber se a vitamina b12 pode causar alguma dependencia fisica ou psiquica,
    e se o uso dela é diario

  4. regiano comenta:

    22 setembro, 2009 @ 5:31 PM

    SERÁ QUE VITAMINAS CAUSA DEPEDÊNCIA FÍSICA ?

  5. célia pereira comenta:

    24 novembro, 2009 @ 12:43 PM

    Gostaria de saber qual a melhor vitamina para o cansaço mental e físico?

  6. aline comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 8:57 AM

    gostaria de saber se a vitamina pode ter o efeito de criar massa muscular? e pode viciar?

  7. dionita A nascimento comenta:

    16 agosto, 2010 @ 1:23 AM

    GOstaria de saber de um médico geriatra, quais a s vitaminas que posso tomar pois ando esquecida e demoro a lembrar pequnas coisas,sou professora e meu desgaste mental e grande e ja completei 66 anos e meu esposo tambem e estamos ambos nessa condição ,e aqui onde moramos não contamos com geriatra.moramos em tres lagoas mato grosso do sul.Sem mais agradeço antecipadamente

  8. luiz otavio de sa comenta:

    18 agosto, 2010 @ 12:32 PM

    gostaria de saber qual vitaminas para falta de concetraçao esquecimento falta de lembra e para memorizar que qual ó vitamina mais forte. luiz

  9. Laura Guimarães comenta:

    5 abril, 2011 @ 6:40 AM

    Minha filha tem 11 anos , estou muito preocupada com ela
    Não se concentra na escola é muito lenta ultimamente
    fica aérea e não consegue estudar não dou nem um tipo de vitamina para ela
    estou sem convênio ultimamente.
    gostaria que indicassem uma vitamina para a idade dela que não tenha contra indicação
    que ative a memória e combata o stress do dia a dia
    Obrigada

  10. Chalanda Garcia comenta:

    6 abril, 2011 @ 10:08 PM

    Os sintomas podem estar ligados a algum deficit de atenção, o DDA. Se ela está assim há muito tempo, e se essa dificuldade persistir vc poderia leva-la em um neuropediatra. Ela pode estar com algum problema emocional tb, de repente se vc estiver passando por algum problema em casa, separação dos pais, financeiro etc, esse problema pode estar afetando o seu desempenho. Seria bom se vc levasse ela num neuropediatra.

  11. LAURINHA comenta:

    2 maio, 2011 @ 4:44 PM

    O QUE ACONTEÇE E QUE AGENTE VIVE TOMAMANDO COMPLEMENTO QUE TENHE A VITAMINA B…

  12. erica brum comenta:

    18 julho, 2011 @ 10:10 AM

    estou tomando complexo b mas tambem tomo um comprimido de anti depressivo pela manha gostaria de saber se não tem contra indicação li a bula mas não consegui ver nada

  13. vania comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 6:56 PM

    compexo B injetavel ev pode causar alguma coisa.

  14. octacilio martins ribeiro filho comenta:

    9 setembro, 2012 @ 10:04 PM

    tenho tido muitos problemas com minha ereçao, gostaria de saber oque tomar ou fazer algum tratamento. Isto me preocupa muito e fico muito nervoso pois sempre fui bem ativo. tenho 64 anos mas me alimento bem e nao tenho problema de saude, oque fazer me ajudem Obrigado

  15. Anne comenta:

    26 abril, 2013 @ 12:17 PM

    Olá, boa tarde

    Atualmente sou estudante do curso de Direito e tenho tido alguns esquecimentos ou mesmo dificuldades de concentração o que me faz acreditar que estou tendo algum problema de memória.
    Há alguma vitamina específica que possam me indicar??

  16. Diovana Trajano da Silva comenta:

    11 maio, 2014 @ 10:30 AM

    Sou psicóloga. Percebi que alguns pacientes que atendo com TOC e ansiedade, que iniciaram tratamento com complexo B no intuito de fortalecer a memória, reduziram consideravelmente os sintomas do transtorno ansioso.
    Gostaria de saber se existe algum estudo especifico nesta área.

Deixe seu comentário aqui !