25 - mar
  

Estudo de caso – Hemossedimentação elevada

Categoria(s): Caso clínico, Câncer - Oncogeriatria, Hematologia geriátrica




Interpretação clínica

Mulher branca, de 74 anos, dentista aposentada, viúva, vai ao consultório do geriatra para avaliação anual de rotina antes de viajar com a turma de formatura, para estância climática nas montanhas. Seus únicos sintomas são de diminuição da audição há cerca de dois anos e fadiga generalizada nos últimos quatro meses. Está atenta durante a consulta e bem comunicativa. Não apresenta qualquer alteração da pele, apetite ou visão; seus hábitos intestinais e urinários estão normais. Seus sinais vitais e cardiovasculares não revelaram qualquer anormalidade. Abdomem normal. Peso inalterado em relação ao exame do ano anterior.

Após 1 semana retornou com os exames laboratoriais, com algumas alterações surpreendentes. Seu nível de hemoglobina era de 8,7 g/dL (n=13 a 16). As contagens de leucócitos e plaquetas normais. A velocidade de hemossedimentação foi de 92 mm/hora. A dosagem das proteínas, mostrou total de 10 g/dL e albumina de 2,3 g/dL. Os testes de função hepática estavam normais.

Como entender a velocidade de hemossedimentação (VHS) e o caso em si?

A VHS aumenta com a idade em pessoas normais. As fórmulas geralmente aceitas para determinar um VHS aproximadamente “normal” são: nos homens idade/2 e nas mulheres (idade+10)/2. Portanto, a VHS desta mulher está bem acima da VHS normal esperada, e é causa de preocupação. Em pessoas saudáveis, o primeiro passo deve ser repetir o exame; muitas vezes o resultado do teste repetivo é normal. Se o teste repetido também for alterado, pode haver uma doença subjacente. Quando maior for o valor da VHS, maior a chance de uma doença em fase aguda.

Velocidade de hemossedimentação – a velocidade de hemossedimentação (VHS) é verificada através da queda ou sedimentação de hemacias numa coluna de líquido (sangue diluído). A VHS diminui se há atrito ou repulsão entre os resíduos negativos do ácido siálico da superfície das hemacias. Enquanto estas cargas persitem, as células se repelem e permanecem em suspensão. Uma vez neutralizadas as hemáceas se juntam e se precipitam.

Fase aguda das inflamações – Mediadores inflamatórios, especialmente a interleucina e o fator de necrose tumoral (FNT) fazem com que os hepatócitos produzam proteínas que se sabe serem reagentes de fase aguda, tais como fibrinogênio, proteína C-reatina, amilóide A, haptoglobina, complemento e ceruloplasmina. O fibrinogênio é muito eficiente em neutralizar as cargas de ácido siálico das hemáceas, deixando a VHS elevada. Muitas proteínas do mieloma têm a mesma característica do fibrinogênio.

A VHS reflete a atividade da doença. Quando está alta significa que a doença está ativa, quando normal, que a doença está sob controle.

Valor normal da VHS primeira hora – mulheres até 8 mm ; homens até 10 mm -VHS segunda hora – mulheres até 25 mm; homens até 20 mm.

Hipoalbuminemia – Os mesmos mediadores inflamatórios que aumentam os marcadores de fase aguda também promovem diminuição da síntese de albumina pelo figado. Portanto, um nível baixo de albumina pode ser resultante de um processo inflamatório, não evidência de má nutrição.

Comentários finais – O exame de VHS elevado, a anemia, a hipoalbuminemia com hiperproteinemia, aliados a clínica de fadiga, faz suspeitar de Mieloma Múltiplo. Certamente, o nível de hemoglobina abaixo do normal será um grande problema para a viagem para a estância climática nas montanhas, pois o risco de um problema cardiológico ou pulmonar é muito grande.

Veja mais sobre plasmocitoma – mieloma múltiplo.

Veja mais sobre  Hemossedimentação

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


142 Comentários »

  1. AUTA DE PAIVA OLIVEIRA comenta:

    16 julho, 2008 @ 5:25 PM

    meu comentário, seria tbem.uma pergunta….a 3 anos sofro de um problema de ardencia bucal, depois de algum tempo passou a ser uma secreção ardida, que incomoda os dentes, esta secreção pára na lingua, tenho que raspar a lingua diariamente e escovar dentes e usar fio dental diariamente, mas sem nenhuma melhora, médico deu diagnostico agora depois de fazer vários exames isto é não sei mais que exame fazer até biopsia fiz, cirurgião-gastro pediu uma manometria, e manometria esofágica 24 hs. disse que estou com refluxo esofágico e mandou quem tomasse omeprazol e 40mg em jejum e peridal antes 1/2 hs. Refeições. Fui até uma cidade do Interior de são paulo, fui atendida por um excelente médico do qual viu meus exames e disse que seu medico disse a respeito deste exame e apontou-me, acontece que os medicos não me dizem nada só que está tudo bem, mas o problema continua..este médico do interior pediu q.eu fizesse o exame VHS o nomal seria 20mm
    e o meu deu 118 mm, pediu que eu fizesse o exame novamente em S.Paulo, colhi o material o laboratório ligou que meu sangue havia coagulado, que precisava colher novamente, só ficará pronto dia 22/07. Estou aflita p/não saber o que pode ser este exame VHS, embora o medico do interior sp, disse que seria pra diagnosticas se tem alguma inflamação, infecções, baixa resistencia etc. Pelo Amor de Deus me ajude, estou quase louca sem saber o que fazer e a quem recorrer na medicina, me envie uma luz, que médico deverei procurar…tbem estou com polipos na vesicula e popssivelmente calculo renal.
    Aguardo anciosa uma resposta (ajuda por parte de V.Sas.
    Antecipadamente meus agradecimentos
    Auta de Paiva Oliveira
    Fones : 011 -68360391 – 011 5181-3626 – 011-8138-4405

  2. sonia sandes comenta:

    17 agosto, 2008 @ 9:37 PM

    Gostaria de saber quais as doenças inflamatórias relacionadas a VHS.
    Apareceu em minha filha vários glanglios, o médico solicitou hemograma e VHS, no hemograma tudo estava dentro da normalidade, porém no VHS estava a 78mm, que segundo o médico é bem alto já que o maxímo admissível seria até 10mm.
    Ela tem 19 anos. Gostaria de saber quais tipos de exames caberia para esta investigação?
    No aguardo,
    Atenciosamente,
    Sonia

  3. SID comenta:

    19 setembro, 2008 @ 1:43 PM

    Fiz um exame e meu vhs conta com 36 mm sera que muito grave.

  4. cristiane mano comenta:

    20 setembro, 2008 @ 9:56 AM

    fiz meu vhs e deu 50mm,e muito grave o que posso fazer pra ter a certeza.

  5. JOSE RENATO DA SILVA comenta:

    25 setembro, 2008 @ 1:46 PM

    Fiz um exame completo prova atividade reumatica, pois tenho artrite reumatica, e os resultado foram os seguintes.:aeo (menor que 200) – PCR (6mg/l) – Latex menor quye 8UI Waaler rose não reagente e Hemossedimentação 24 mm, tenho 48 anos e que gostaria de saber se o aumento da hemossedimentação e sintomas da artrite?
    obrigado.

  6. daniela lima comenta:

    4 outubro, 2008 @ 3:09 PM

    qd a vhs der muito alta em crianca ,como por exemplo numa crianca de 4 anos o vhs deu 128 mm/1 hora esta alta ou podemos nos despreocupar???

  7. monica comenta:

    6 outubro, 2008 @ 2:25 PM

    Fiz um exame de hemossedimentação (vhs)primeira hora e deu 43,0mm,isso significa que estou com alguma doença?

  8. Elissa comenta:

    17 outubro, 2008 @ 2:56 PM

    fiz um exame e deu (vhs) deu alterado deu 60,0mm o que sera ´que é?

  9. Josiane comenta:

    21 outubro, 2008 @ 12:50 PM

    Fiz o exame e deu VHS 48mm isso significa o que??
    Tenho 28 anos

  10. Simone comenta:

    21 outubro, 2008 @ 6:29 PM

    Fiz o exame e deu VHS de 35mm
    tenho 31 anos

  11. francisca das Chagas Lisboa Paiva comenta:

    23 outubro, 2008 @ 3:16 PM

    fiz um exame de hemossedimentação e o resultado foi 48mm, o que quer dizer é grave?

  12. DAIANE comenta:

    28 outubro, 2008 @ 5:15 PM

    OLÁ; FIZ UM EXAME DE SANGUE E MEU : V.H.S 1HORA DEU 20 MM ; E O 2 HORAS DEU 48 MM
    PODE ME FALAR O QUE ISSO SIGNIFICA.
    OBRIGADO.
    AGUARDANDO RESPOSTA ANSIOSA.

  13. Everton Cavalache Jambeiro comenta:

    28 outubro, 2008 @ 7:50 PM

    boa noite

    eu fiz exame de hemossedimentação resultado deu
    1º hora 30,00 mm sendo que o normal e ate 20,00
    metodo westergren
    tenho 22 anos e eu estou com algumas inflamação no tornozelo e no joelho
    o que devoo fazer e qual o metodo que tenho que tomar?
    pois naum consigo as vezes dobrar o joelho e mover o tornozelo?
    qual doença é essa?

    Muito obrigado.

  14. Maira Masson comenta:

    4 novembro, 2008 @ 7:39 AM

    Fiz o exame e o resultado de uma hora foi 01 e duas foi 06 o que significa?

  15. Cirlene Meire comenta:

    8 novembro, 2008 @ 2:26 PM

    Meu filho tem 19 anos, teve uma paralisia facial na semana passada. O exame de VHS
    deu 30mm, método AUTOMAÇÃO/VES-MATIC 20. O que isso significa? As duas coisas
    têm algo em comum? Agradeço.

  16. julia comenta:

    12 novembro, 2008 @ 2:33 AM

    em outubro tive febre ,escorro com raizes de sangue ,fui a o médico e ele pediu alguns exames ele suspeitava de tuberculose, fiz os exames no rio-x deu uma pequena lesão no pulmão esquerdo. tratamento com antibiótico e não tive mais febre ele me pediu um exame hemossedimentação , aqui diz que o normal é de 20mm/h para mulher o meu deu 30mm/h .
    o que seria este exame ,qual seria o diagnostico para este valor tenho 27 anos .

  17. Danielle comenta:

    13 novembro, 2008 @ 11:03 AM

    Fiz um exame e deu 60mm/1h e 100mm/2h, O que será que pode está acontecendo??

  18. helen comenta:

    17 novembro, 2008 @ 11:38 AM

    fiz o exame vhs e o resultado deu 90mm3/h c método westergreen e o exame d proteina c reativa,soro,método;turbimietria o resultado deu 43,26mg/l,gostaria de saber oq significa e oq tenho,desde q tenho apenas 27 anos e nunca tive nada,sempre fui saudavel,ou pensava q era ? obs.quando fui fazer o exame não fiz o jejum direito e comi uma maça antes,sera q isso pode ter influenciado o resultado,agora do nada começaram a aparecer,caroços em minhas veias do braço como s fosse uma picada d insetos,oonde em cima a uma vermelhdão e rigidez dos musculos do menbro inferior e do braço ,isso é só meu lado direito ,alguém pode me dizer oq deve ser isso,tenho 27 anos sou casada a 8 anos sem filhos e fumo desde os 14 anos ,estava faz uns 15 dias c uma dor insuportavel na perna direita q eu não sabia s a dor era no musculo ou no osso,não dava p saber porq os meu musculos estavam enrrigessidos como s fosse uma caimbra bem forte,eu não aguentava por o pé no chão,mas melhorei da perna e agora a dor ta no braço;alguém poderia m dizer oq pode ser?

  19. helen comenta:

    17 novembro, 2008 @ 7:09 PM

    me ajudem a entender oq significa esse resultado tão elevada, endereço d orkut patricia_ferreira_17@yahoo.com e d e-mail helenaferreira1990@hotmail.com,por favor m deem uma luz

  20. vivi comenta:

    19 novembro, 2008 @ 10:56 AM

    oi fiz o exame vhs e deu 36mm gostaria de saber oque significa,me responda por favor

  21. André Prata comenta:

    25 novembro, 2008 @ 6:47 PM

    Eu fiz exame de hemossedimentação E O resultado deu
    27,0 mm 1º hora sendo que o normal NO SERGIO FRANCO É 10MM tenho 32 anos e estou PREOCUPADO… ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  22. danilo comenta:

    28 novembro, 2008 @ 11:08 AM

    minha mae fez exame de V.H.S o resultado ( 50;00 mm) horas da velocidade do exame foi referencia <=10 unidade ref mm solicito

  23. ELENICE MUHOZ comenta:

    14 janeiro, 2009 @ 6:19 AM

    tenho 56 anos fiz o exame de hemossedimentação o resultado foi 14mm/1h por favor me responada estou com problemas? estou muito nervosa pois meu medico disse que esta normal sera ?desde ja obrigada…

  24. Irla comenta:

    26 janeiro, 2009 @ 6:42 PM

    fiz um exame de VHS e o resultado foi: 19 mm em 1 hr…
    Gostaria de saber o q significa?

  25. maria ines manente da silva pereira comenta:

    28 janeiro, 2009 @ 8:46 PM

    Boa noite gostaria de saber o que é hemossedimentação quando o VHS2 esta em 44mm/2a hora.

  26. carmen comenta:

    3 fevereiro, 2009 @ 3:45 PM

    oi ,meu exame de vhs deu 30,o que significa?

  27. Nai comenta:

    3 fevereiro, 2009 @ 7:17 PM

    Olá. Fiz o exame de hemossedimentação e o resultado foi 29 milimetros. Gostaria de saber o que significa. O tempo foi 1 hora e o método foi Westergreen.
    Obrigada.

  28. kezia vania comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 9:00 PM

    fez meu exame de vhs e deo 42 estou muito preoculpada a medica pedio para preocurar o reumatologista pq e reumatismo sara mesmo

  29. Solange comenta:

    6 fevereiro, 2009 @ 4:41 PM

    meu exame de anti-estreptolisina deu 165 uds.todd oque significa?

  30. camia comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 1:12 PM

    Olá!
    Minha filha exame e deu em Homossedimentação 27 mm, ela tem apenas 15 anos. Ella está com alguma doença grave?! isso eh normal?!

  31. adriana comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 9:38 PM

    meu exame vhs 1 h deu 16 e 2h de 48 meu exame de urina de escherishia coli o que significa

  32. JOSINETE comenta:

    15 fevereiro, 2009 @ 11:52 AM

    Fiz um exame e deu 60mm/1h e 100mm/2h, O que será que pode está acontecendo??

  33. ROSANA SALES comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 12:10 AM

    TENHO 28 ANOS FIZ EXAMES 15/02/2009 MINHA HEMOSSEDIMENTAÇÃO É 35mm/1a hora é grave .O que significa.

  34. Cleusa comenta:

    20 fevereiro, 2009 @ 2:30 PM

    Meu exame de VHS enta em 40,0mm é normal? Tenho 44 anos.

  35. Cleusa comenta:

    20 fevereiro, 2009 @ 2:30 PM

    Meu exame de VHS esta em 40,0mm é normal? Tenho 44 anos.

  36. maria de fatima comenta:

    20 março, 2009 @ 2:01 PM

    oi,fiz um exame de sangue e deu hemossedimentacao-vhs 21,00mm o q seria?seria perigoso pra mim?ta muito alto?gostaria que voces me respondessem esse comentario.obrigado

  37. Lourdes comenta:

    21 março, 2009 @ 9:33 AM

    Fiz o exame e o (VHS) deu 20mm, mas estou com o tendão do pé esquerdo muito inflamado que não estou conseguindo andar, e fui agora ao medico e ele disse que estou com buscite no femo. Gostaria de saber se esssa alteração já é causada por esses problemas ou não. Tenho 44 anos, e mais ou menos a 7 meses que venho sofrendo com esses problemas que começou com um esporão e já rendeu tanto assim.
    Obrigada pela ateção.
    Espero resposta.
    Abraços.

  38. TATI comenta:

    21 março, 2009 @ 11:01 PM

    Fiz o exame de sangue de hemossedimentação-vhs (metodo wintrobe) 1hora e o resultado
    foi de 31mm , gostaria de saber o que isso significa e se estou com alguma doença.
    Tenho 29 anos.
    Aguardo resposta .
    Obrigada.

  39. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 março, 2009 @ 10:14 AM

    Amigos Internautas

    IMPORTANTE – Em pessoas saudáveis, o primeiro passo deve ser repetir o exame; muitas vezes o resultado do teste repetivo é normal. Se o teste repetido também for alterado, pode haver uma doença subjacente. Quando maior for o valor da VHS, maior a chance de uma doença em fase aguda. Todas as doenças podem alterar a velocidade de hemossedimentação, desde uma gripe até o câncer, então é um exame inespecífico, ou seja não permite fazer o diagnóstico de nenhuma doença. Como nos referimos acima diz apenas se a doença está ativa ou não, portanto, somente um exame médico permite dizer qual a doença que está causando alteração da hemossedimentação.

    VALOR NORMAL

    Valor normal da VHS primeira hora – mulheres até 8 mm ; homens até 10 mm -VHS segunda hora – mulheres até 25 mm; homens até 20 mm. A VHS aumenta com a idade em pessoas normais. As fórmulas geralmente aceitas para determinar um VHS aproximadamente “normal” são: nos homens idade/2 e nas mulheres (idade+10)/2.

    Veja mais sobre hemossedimentação no link da página acima

  40. margareth gomes comenta:

    28 março, 2009 @ 12:01 PM

    tenho 48 anos e faço a primeira hora do exame hemossedimentação qual e o valor normal p/ esta idade sou paciente hipertensa e ja fiz 4 cirurgias 2 videos , retirei a visicula e polipos cisto e tive endometriose e fiz histerectomia meu resulltado da 1 hora foi 23

  41. margareth gomes comenta:

    28 março, 2009 @ 12:02 PM

    qual o normal p/ uma mulher de 48 anos meu resultado na primeira hora deu 23 hemossedimentação

  42. suzana maria fonseca gonzaga comenta:

    7 abril, 2009 @ 8:04 PM

    fiz um exame de hemossedimentaçao vhs. e deu o seguinte resultado.
    Mulher.VHS :60min:o meu deu4 a 11mm
    VHS 120MIN:O MEU DEU 8A 17MM
    IWK8;0 A 19;5
    O QUE EU POSSO TER?ME RESPONDA URGENT ESTOU MUITO PREUCUPADA..
    OBRIGADA

  43. Marlucia comenta:

    14 abril, 2009 @ 12:11 PM

    MINHA FILHA TEM 4 ANOS E OITO MESES, FIZ ESSE EXAME DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO e deu 38mm, ESTOU PREOCUPADA. POR FAVOR ME DIGA ALGO. OBRIGADA!

  44. Maria comenta:

    15 abril, 2009 @ 12:37 PM

    Olá, eu me chamo maria, fiz exame de hemossedimentação VHS 1ºhora, exultado deu 2 mm.
    Tenho alguma coisa?? por favor me responda.
    Desde e já agradeço a tenção.

  45. iza comenta:

    15 abril, 2009 @ 4:04 PM

    tenho 22anos e fiz esse exame de hemossedimentaçao deu 31mm

  46. andressa comenta:

    15 abril, 2009 @ 4:08 PM

    por favor me ajudem,fiz um exame e deu 2º hora 27mm e tenho 15 anos ,faço 16 em meio,posso ter alguma doença grave?? me responda por favoooorr

  47. andressa comenta:

    15 abril, 2009 @ 4:09 PM

    me ajudem fiz um exame de sengue e deu a hemossedimentação 2º hora 27 mm é normal? tenho 15 anoos

  48. Meiri comenta:

    17 abril, 2009 @ 8:02 PM

    Tenho 49 anos e fiz o exame VHS (Metodo: Westergren Modificado). O resultado deu 27mm/h. Podem me ajudar?

  49. Márcia comenta:

    22 abril, 2009 @ 2:26 PM

    O meu deu na primeira hora 25, tenho 26 anos, mas o normal é até 15mm/h, porque será?

  50. lilian comenta:

    29 maio, 2009 @ 12:44 PM

    olá eu fiz o meu exame de hemossedimentação e deu 45mm na 1a hora o que significa isso???
    estou aguardando a sua resposta..
    Tenho 16 anos

  51. Mônica comenta:

    29 maio, 2009 @ 9:15 PM

    Meu rematologista solicitou o exame hemossedimentação 1ª hora e o resultado foi 14mm/h. Tenho 45 anos. Será alguma inflamação que estou apresentando? Peço ajuda.

  52. Gislaine comenta:

    4 junho, 2009 @ 3:15 PM

    Olá
    fiz exame de hemossedimentação e o resultado foi de 36mm na 1ª hora, tenho 29
    anos. O que isso singnifica?
    obrigada

  53. veronica comenta:

    6 junho, 2009 @ 5:53 PM

    eu fizum exame pedido pela minha rematologista e meu VHS ( hemossedimentação ) deu elevado 32 m/ 1a hra , isso pode significar alguma doença ? Pode ter algma relação cm algum tipo de cancer? O resto dos exames deram tudo normal .

  54. izabel comenta:

    9 junho, 2009 @ 2:15 PM

    Fiz exames de sangue fator reumatoide que deu 248ui/ml e o de homossedimentação 30m/1hora. é grave? pode mim esclarecer melhor o que quer dizer?

  55. Josimeire Ribeiro Oliveira comenta:

    17 junho, 2009 @ 12:43 PM

    Fiz um exame de sangue completo deu tudo normal a única alteração foi da Hemossedimentação que deu 27mm, isso quer dizer que estou com alguma doença grave???… Por favor se puder me respoder agradeço estou com medo e preocupada.

    Obrigada,

    Josie

  56. Aline Aparecida Machado comenta:

    26 junho, 2009 @ 12:57 PM

    Meu marido apresentou manchas na perna atrás do dois joelhos, Essas coçam bastante e se parecem com queimaduras. Foi solicitado o exame de hemossedimentação e o resultado foi de 27mm na primeira hora. Eu gostaria de saber que doença ele pode ter apartir desse resultado.

  57. viviane comenta:

    29 junho, 2009 @ 1:58 PM

    o resultado do meu exame de hemossedimentaçao 1ª hr deu 28mm eu tenho 33 anos a medica me pediu pq estava com suspeita de hepatite e a o de hepatite deu nao reagente . posso estar com problemas ?

  58. Lorena Rayssa comenta:

    29 junho, 2009 @ 2:22 PM

    Tenho 19 anos e em fevereiro de 2009 fiz o exame de vhs e ele deu 150 na primeira hora.
    A médica q me atendeu não falou nada.
    Tudo no meu exame deu acima ou abaixo do nível normal..
    O linfócito era bem abaixo do normal.
    Meu exame está todo alterado e a médica parecia querer se ver livre de mim e disse que eu estava com uma infecção, mas não disse onde.

  59. Suellen comenta:

    6 julho, 2009 @ 9:22 AM

    Meu irmao teve osteomelite no joelho esquerdo ficou internado 2meses , agora ja esta em casa , ja esta ate andadando sozinho … So que como ele tb teve uma infeccão hospitalar temos que ficar monitorando .. no ultimo exame ( 2 meses depois da alta ) o PCR dele esta normal 3.0 mais a hemossendimentação esta 41mm . O que o senhor acha , que a bacteria esta voltando ou ele ainda esta se recuperando ? Pois o hemograma esta bom e ele fisicamente tambem . Obrigado

  60. daniela faggion pereira comenta:

    9 julho, 2009 @ 2:01 PM

    Fiz um exame de sangue em jejum e deu um valor elevado VHS 42 tenho 32 anos, gostariade saber seé preocupatem, poistenho problema de intestino.

    Att.

    Daniela

  61. Daniela comenta:

    29 julho, 2009 @ 6:42 PM

    tenho 34 anos sou mãe de uma filha de 11 anos e uma de 1 ano e 2 meses fiz um exame e meu vhs deu: 1 hora 27 mm e na 2 hora deu 86mm o que significa isso? é grave?
    por favor me respondam com urgencia estou muito preocupada.

  62. luana comenta:

    1 agosto, 2009 @ 5:42 PM

    olá.
    fiz alguns exames p tomar posse num concurso publico e meu VHS deu 15mm e no exame consta q o normal é ate 5mm. será q estou com alguma doença? por favor me respondam.
    obrigada
    luana

  63. Marcos Vinícius comenta:

    5 agosto, 2009 @ 7:50 AM

    Trate o mais rápido possível, pois com o aumento da mesma, pode- se agravar as doênças causadas por ela…

  64. Marcos Vinícius comenta:

    5 agosto, 2009 @ 7:58 AM

    Resposta para Luana: Vc não tem nenhuma doênça, ou melhor fale com o seu médico
    o que esta acontecendo com meu metabolismo depois desse exame, A hemossedimentação está ligada a algumas alterações, desde fortes dores no corpo a fraquezas associadas a ela.

  65. Marcos Vinícius comenta:

    5 agosto, 2009 @ 8:00 AM

    Muita atenção! Pois pode ocorrer derrames além de fortes dores no corpo.
    O que mudou na minha vida respectivamente foi meu comportamento alimentar:
    De manhã a primeira coisa que faço é beber 2 copos d’água, 20 minutos depois tomo café com leite; Observação: a cafeína pode aumentar a hemossedimentação. assim como alimentos que contém PURINA. Por isso café puro nem pensar…
    No almoço evite vegetais como feijão, ervilhas, se comer o feijão evite o caldo, pois nele se encontra maior quantidade de purina. Também frutos do mar e peixes etc.
    A carne tem que ser assada não muito e se cozida desprezamos o caldo. Um dos apoios que temos para ter uma hemossedimentação equilibrada é beber bastante liquido, 3 litros d’água por dia é recomendável…

    * Por favor façam esse tipo de tratamento e verás que tudo vai mudar, não se esqueça também…Evite comer muito a noite; para não saturar os globúlos vermelho no sangue.

  66. Marcos Vinícius comenta:

    7 agosto, 2009 @ 9:22 AM

    Resposta para Mislene:

    Bem, a uma solução que pode mudar o seu metabolismo pra melhor, é seguir as seguintes instruções:

    Beba ao dia 3 litros de água, tenha como dieta alimentar carboidratos (macarrão, arroz, carnes somente assadas de preferência cozidas mais sem o caldo), suco de limão ajuda a controlar o VHS.

    Evite comer alimentos que contém PURINA( feijão, ervilhas etc.), ela é uma das fontes que agrava ainda mais nos casos de dores agudas, principalmente nas articulações.

    Evitar gorduras.

    Observação:

    As principais doênças que vem junto com a alteração dos glóbulos vermelhos no sangue (hemossedimentção) são: Artrite reumatóide, gota, artrose, osteoporose, Leh.

    * De manhã após levantar bêba 2 copos d’água, para expelir a quantidade de gorduras do corpo através da urina.

  67. clay comenta:

    25 agosto, 2009 @ 6:59 PM

    O reumatologista solicitou oum hemograma e p resultado do meu exame de hemossedimentação deu 25. Fiquei super preocupada. Que especialista devo recorrer? clínico geral? Me ajudem, por favor!

  68. Marcos Vinícius comenta:

    27 agosto, 2009 @ 6:54 AM

    resposta para, maria da Conceição alves de souza hina

    Maria, o que realmente algumas perícias não sabem é que as vezes o nosso corpo não demonstra está doente, Ao caminharmos, a se alimentarmos corretamente, etc…
    Isso faz com que os peritos não perceba, o que óbviamente temos.
    Para resolver esse problema é preciso que façamos exames que possam comprovar a mesma de que estamos doentes…A hemossedimentação pode causar diversos tipos de doênças crônicas, desde uma simples dor de cabeça a gripes e resfriados, como também problemas nas articulações, além de derrames etc…

    O certo antes é pesquisar que tipo de alimentações causa a alteração desse exame…
    Temos que controlar o (VHS) para que possemos a ter uma vida mais tranquila longe das dores e suas consequencias…

    Em questão da Hemo um bom tratamento como: beber abundantemente água e sucos pode-se equilibra-la…Ainda mais, com as dores agudas temos o LIMÂO que contém citrato de potássio que pode eliminar as dores sucessivas, tenha uma diéta balanceada…

  69. ANDRE comenta:

    9 setembro, 2009 @ 2:24 PM

    tenho 6 anos meu exame de homossedimentação deu 37 mm alguen pode me ajudar?

  70. Junior comenta:

    1 outubro, 2009 @ 5:36 PM

    Tenho 22 anos e fiz o exame de sanque, e deu VHS 52mm que poblemas isso pode trazer?
    ENVIE A RESPOSTA PARA O MEU EMAIL
    OBRIGADO.

  71. Elaine cristina batista moraes comenta:

    22 outubro, 2009 @ 7:16 PM

    h emossedimentação deu 66mm por uma hora.Queria saber o que significa e se é grave.
    proteina c reativa de 0,80mg/dl o que significa?por favor me mande no meu e-mail obrigada.

  72. Claudia Martins dos Santos comenta:

    27 outubro, 2009 @ 1:55 PM

    Tenho 37 anos, tenho tendinite no braço direitoe fiz o exame de sangue, e deu VHS 35mm/1ª hora o que significa? Por favor me ajude, mande para o meu e-mail agradeço.

  73. ester luana comenta:

    30 outubro, 2009 @ 6:11 PM

    eu tenho 31 anos, fiquei com febre de 37,2 por 03 dias direto,tosse sem secreção, ardência no peito, rx um pouco infiltrado a esquerda, com sensação de derrama( como saco de agua no peito), iniciei levo e no 06 dia voutou a febre ,a tosse e o ronco no peito, o que pode ser?

  74. Elen comenta:

    31 outubro, 2009 @ 7:20 PM

    Qual a diferença entre essa 1ª e 2ª hora. para os valores normais de VHS. Preciso de mais esclarecimentos.

    UM ABRAÇO

  75. Meire comenta:

    8 novembro, 2009 @ 9:59 AM

    tenho 34 anos, fui ao médico reumatologista com queixa de dores em membros superiores e nas articulações principalmente nos dedos, meu vhs 1hora deu 33mm, isso quer dizer que estou com inflamação grave? me de uma resposta por favor. obrigado..

  76. Dolores comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 6:55 PM

    Fiz cirurgia de protese de quadril,primeira dia 12/03/2009 e a outra dia 8/11/2009.tinha quadril displasico..avançado.
    foi colcocada duas proteses,cimentada importada..
    Estou a muito tempo sem poder fazer exercicio fisico,e agoar sinto muitas dores,,na ulitma que foi operada..
    com muita dificuldade pra emagrecer,,retençao de liquido,e tiroideopati cronica,,(podse me ajudar)por favor,,
    fiz exames de ..glicoproteina acida..resultado foi…198,oomg/dl

    proteina c reativa..6,5mg/l

    hemossedimentaçao,,31mm/1hora
    57mm/2hora

    o medico disse que ta normal..mas sinto muitas dores..

    Agradeço a atençao

    Dolores

  77. Maria Dolores comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 4:59 PM

    Ola tenho 135 anos, fiz o exame de eritrossedimentação e deu 10. Isso é grave???

  78. geneci rodrigues dos santos comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 9:16 AM

    oi fiz recentemente varios exames de rotina pois tenho hepatite b cronica . deu hemossedimentaçao a 32 gostaria de saber o que isso pode significar muito obrigada

  79. Ana Paula comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 9:24 AM

    Qual o médico mais indicado para fazer um diagnóstico? Quando dizem que o normal na primeira hora é 8mm para mulheres, isso é padrão, ou devo considerar o cálculo de (idade+10)/2 ?

  80. gracile comenta:

    3 março, 2010 @ 9:40 AM

    ola meu nome e graciele tenho 22 anos e aos 18 anos descobrir que a hemossedimentacao vhs nao baixa dos 55
    e eu ja fui em dois medicos e eles tratam isso como se fosse normal e nao passa nenhuma medicaçao estou muito
    procupada e nao me diz nada a respeito.
    gostaria que vç me orientace e me desse uma expricaçao pois minha mae
    morre do nada de lupus,o lupus tem a ver com o vhs, pois e lupus e hereditario estou com muito medo
    aguardo a resposta ansiosa

  81. helia cristina comenta:

    5 março, 2010 @ 3:19 PM

    Fiz um exame de hemossedimentação e deu assim: 60 minutos:38mm,
    hemoglobina (+++), hemácias 8 p/ campo, eosinófilos 11,3 723 céls/mm,e alem do mais fico toda ipolada com qualque besteira.Obrigada

    ASS:________________________________

    ASS:________________________________

    Brasília,_____de_______2010

    ASS:_____________________________
    Brasília,_____de_______2010

    ASS:________________________________

  82. Luciane comenta:

    1 abril, 2010 @ 12:15 PM

    Boa Tarde!!!

    Fiz o exame e meu VHS deu 60,0 mm…pode me explicar bem certinho,o que significa isso…

    Abç Lú

  83. Daniela comenta:

    5 maio, 2010 @ 3:02 PM

    fiz um exame de sangue e minha hemossedimentação-vhs deu 33 mm/1a hora devo me preocupar . O que significa asso , me responda por favor.

  84. Valéria comenta:

    22 junho, 2010 @ 2:36 PM

    Minha mãe morreu com Esclerodermia e Lupus, faço exames a cada 6 meses com reumatologista peguei meu resultado e a hemossedimentação 1a e 2a hora deu 32mm na primeira e 62mm na segunda tá normal??

  85. aline comenta:

    7 agosto, 2010 @ 9:25 AM

    oi fiz uma analise da hemosedimentação e deu 21mm em 1hora,tenho 19anos isso representa algum risco para minha saude?

  86. pamela karine nunes dantas comenta:

    21 setembro, 2010 @ 10:12 PM

    Minha mãe fez um exame de hemossedimentacão-vhs o resultado deu 70mm/1a hora e fez
    novamente o exame de sangue e deu novamente o mesmo resultado gostaria de ter mais
    informação sobre esse diagnostico pois estou preocupada por favor me responda

  87. adriano comenta:

    26 dezembro, 2010 @ 9:09 AM

    eu fiz um exame de homossedimentação vhs o resultado deu 34mm e
    a terceira vez que faço eo resultado eo mesmo gotaria que voces tirasem minhas duvidas a respeito eu estou muito preocupado voces poderiam me da alguma imformação a respeito?

  88. andea lucia comenta:

    4 janeiro, 2011 @ 5:48 PM

    Fiz o meu exame deu 25 mm/ 1 hora estou muito triste pois não sei qual o tipo de exame que faço para saber a minha doença mim ajude

  89. Dulce comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 2:45 PM

    Fiz um hemograma e apareceu VHS 35 mm/1h, sou mulher e tenho 43 anos, também apareceu bastões 400. Sinto muita dor abdominal já à muitos anos e nunca encontram o que tenho além de gastrite crônica e hérnia de hiato.

  90. bruna comenta:

    19 fevereiro, 2011 @ 10:49 AM

    fiz o exame VHS e deu 39mm/1h, o que isso significa. tenho 24 anos.

  91. Adriano comenta:

    22 fevereiro, 2011 @ 3:05 PM

    Olá , tenho 32 anos e meu vhs deu 30 mm , pode ser algo sério , sinto fraqueza e pele amarelada.

  92. joseli comenta:

    4 abril, 2011 @ 10:59 AM

    fiz o exame de VHS é deu 28mm na primeira hora e 47mm na segunda o que isso significa ja que meu medico falou que é normal pois meus outros exames estão otimos, mas mesmo assim li umas materias e fiquei preocupada

  93. Milena comenta:

    13 abril, 2011 @ 11:26 AM

    oi fiz o exame vhs e deu 34mm gostaria de saber o que significa,me responda por favor

  94. perlita comenta:

    15 junho, 2011 @ 11:02 PM

    fiz um vhs em meu filho de 4 anos o valor referencia é 20 deu 30 devo me preocupar?

  95. walquiria fortes vieira da silva comenta:

    21 junho, 2011 @ 11:29 PM

    gostaria de saber se tenho alguma doença porque fiz o exame vhs pelo metodo westergreen de 17mm

  96. vanilda comenta:

    27 junho, 2011 @ 6:37 PM

    minha fiha teve o exame que dis que homem 0a15mm e mulher e0a20mm
    minha fiha deu 28mm ela tem 4 anos que risco ela corre

  97. mary comenta:

    3 julho, 2011 @ 7:27 PM

    tenho 26 anos meu vhs deu 26mm isso é normal minhas maos e meus pes sao muito frio isso é normal.

  98. chayanne comenta:

    18 julho, 2011 @ 1:34 PM

    bom dia
    gostaria de uma infomacao meu exames de sangue deu hemossedimentacao 38 mm …….pode me explicar o que significa isso
    pis estou trabalando nao posso mostrar ,meu exame essa semana
    oobrigada

  99. mari comenta:

    19 julho, 2011 @ 1:06 PM

    oi,fiz um exame de sangue e deu hemossedimentacao-vhs 21,00mm o q seria?seria perigoso pra mim?ta muito alto?gostaria que voces me respondessem esse comentario.obrigado tenho 52 anos.

  100. viviane comenta:

    9 agosto, 2011 @ 1:32 PM

    fiz o exame de hemossedimentação e deu 28 mm, e sinto muitas dores no peito, no osso externo, pernas e braços
    podem me ajudar isso pode ser o que?

  101. Ane comenta:

    12 agosto, 2011 @ 2:16 PM

    Tive alteração nas taxas abaixo no hemograma, o q significam??
    VSH – 30 mm
    Segmentados – 31%
    Linfócitos: 53%

  102. Aurelia Medeiros comenta:

    5 setembro, 2011 @ 2:02 PM

    Fiz um hemograma completo com seguintes resultados: hemácias:4,90 milhões/mm3; hemoblobina: 12,8 g/dl; hamatócrito: 40.9%; V.C.M.:83,5 fl; H.C.M.: 26,1 pg;C.H.C.M.:31,3%; R.D.W.:13,8%, COM OBSERVAÇÃO:ANISOCROMIA.
    LEUCOGRAMA: leucócitos – global: 7.4000 céls./mm3; neutrófilos: 64,0%; promielócitos, mielócitos, metamielócitos: o,o%; bastões: 1,0 (74/mm3); segmentados: 63,0 (4652/mm3); eosinófilos: 0,0%; linfócitos: 30,0 (2220/mm3); monócitos: 5,0 (370/mm3). OBSERVAÇÃO: Ausência de atipias linfocitárias.neutrófilos sem alteração degenerativa. Plaquetas: 362.000 /mm3, observação: plaquetas morfologicamente e numericamente normais.Uréia: 58,2 mg/dl; Creatinina: 0,8 mg/dl; Proteína C Reativa quantitativa: < 6,0 mg/l; Hemossedimentação – VHS: 20,0 mm (material sangue). Peço por gentileza me orientar e indicar para qual especialidade devo recorrer. Caso eu seja orientada, agradeço de todo coração . Que Deus te ilumine sempre para o sucesso de sua carreira…

  103. Aurelia Medeiros comenta:

    5 setembro, 2011 @ 2:03 PM

    Fiz um hemograma completo com seguintes resultados: hemácias:4,90 milhões/mm3; hemoblobina: 12,8 g/dl; hamatócrito: 40.9%; V.C.M.:83,5 fl; H.C.M.: 26,1 pg;C.H.C.M.:31,3%; R.D.W.:13,8%, COM OBSERVAÇÃO:ANISOCROMIA.
    LEUCOGRAMA: leucócitos – global: 7.4000 céls./mm3; neutrófilos: 64,0%; promielócitos, mielócitos, metamielócitos: o,o%; bastões: 1,0 (74/mm3); segmentados: 63,0 (4652/mm3); eosinófilos: 0,0%; linfócitos: 30,0 (2220/mm3); monócitos: 5,0 (370/mm3). OBSERVAÇÃO: Ausência de atipias linfocitárias.neutrófilos sem alteração degenerativa. Plaquetas: 362.000 /mm3, observação: plaquetas morfologicamente e numericamente normais.Uréia: 58,2 mg/dl; Creatinina: 0,8 mg/dl; Proteína C Reativa quantitativa: < 6,0 mg/l; Hemossedimentação – VHS: 20,0 mm (material sangue). Peço por gentileza me orientar e indicar para qual especialidade devo recorrer. Caso eu seja orientada, agradeço de todo coração . Que Deus te ilumine sempre para o sucesso de sua carreira…

  104. fernanda comenta:

    14 setembro, 2011 @ 2:41 PM

    dr. gostaria de saber se é muito ruim se meu exame de vhs deu acima de 50, o q isso significa?

  105. Margarida comenta:

    1 outubro, 2011 @ 11:00 AM

    Doutor !! Meu e Margarida tenho 37 anos e fiz recentemente o exame e na primeira hora o resultado foi de 46mm, estou preocupada pois tenho vários sintomas de dores muitas dores no corpo todo ex cabeça , pescoço , ombros ,mãos , cotovelos ,pés ,quadril, pernas etc ,tenho um cansaço muito grande físico e mental.
    O que seria isso gostaria de uma resposta pois estou muito preocupada.
    Aguardo e agradeço.
    Att…

  106. osvaldo ribeiro da silva comenta:

    2 outubro, 2011 @ 6:14 PM

    o resultado do meu exame de hemossedimentação deu 48 mm/h, gostaria de saber se é grave e que doença posso ter?

  107. ingrid comenta:

    4 outubro, 2011 @ 11:00 AM

    tenho 39 e meu exame deu 34mm, isto quer dizer o que?

  108. maria silvia gomes monteiro de paula comenta:

    7 outubro, 2011 @ 12:07 PM

    tenho lupus e aminha Hemossedimentação(vhs) deveria ser 20mm/h tenho 47 anos e o resultado encontrado foi 75mm/h será que estou em crize de novo aguardo informações

  109. georgia comenta:

    14 outubro, 2011 @ 3:54 PM

    fiz e deu 36 mm3
    e dosagem serica ige imonoglobulina E 705,8 UI/ml
    é grave

  110. SILVIA R. BRAMBILLA comenta:

    7 novembro, 2011 @ 11:44 AM

    Tenho 49 anos, meu exame de Proteina C Reativa deu 1,7 mg/L
    VHS= Velocidade de Hemossedimentação deu 25mm,sendo que a ref. é 8mm, o que significa?
    Aguardo resposta.

  111. maria comenta:

    24 janeiro, 2012 @ 6:08 PM

    fiz um exame de vhs, o qual na primeira hora deu 13,00 e na segunda 39,00 , sinto fortes dores nos braços, , mas principalmente no calor, pois quando esta frio quase não sinto, , gostaria muito de saber se esta muito alterado.
    obrigada. poderia mandar para meio imail.

  112. Evelyn comenta:

    7 março, 2012 @ 11:17 AM

    Eu tenho 17 anos e é a segunda vez que faço exame e os valores são mto autos o ultimo foi de 83 mm

  113. suzy comenta:

    16 março, 2012 @ 3:53 PM

    Tenho 56 anos e fiz
    o exame de hemossedimentação
    o resultado foi 23MM3 gostaria de saber o que significa?

  114. gessica comenta:

    22 março, 2012 @ 7:53 PM

    o meu vsh deu 50mm isso é grave???

  115. Vasni de Souza comenta:

    23 março, 2012 @ 1:29 PM

    desde novembro 2011, estou repetindo exame de sangue hemossedimentação VHS e o resultado sempre é de 45mm, e PCR 8,8
    até agora nenhum medico comentou o resultado, gostaria saber o que siginifica esse resultado, se realmente existe infecção???

  116. Lica comenta:

    9 abril, 2012 @ 5:10 PM

    Bom fiz o exame a poucos dias e minha Hemossedimentação deu 112mm/1 hora . Sinto cansaço , algumas vezes dores no corpo , mas creio que seja normal . A Vhs alterada , alta dms , pode ser algum problema ?

  117. Ana comenta:

    20 abril, 2012 @ 11:08 AM

    Boa tarde tenho 28 anos fiz o meu VhS numas análises de rotina e deu 64, só tenho médico para o próximo mês e estou bastante preocupada se posso ter algum problema grave. Obrigado

  118. Maria Aparecida Leite Barros. comenta:

    11 maio, 2012 @ 2:55 PM

    Olá.Tudo bem?Fiz um exame de velocidade da hemossedimentação e o resultado da 1ªhora deu normal, mas o da 2ª hora deu 52(tenho 56 anos) e o indice de Katz deu 19.Quem me pediu esses exames foi uma endocrinologista. Ela não pediu para repetir os exames, mas disse que estou com uma infecção moderada e que não tem como saber onde está a infecção só com este exame.Tenho cisto no ovário e artrose no quadril..O que devo fazer? Por gentileza, me responda.Agradecida pela atenção.

  119. franciane comenta:

    30 maio, 2012 @ 9:36 PM

    fiz o exame o resultado deu 83mm/h na primeira hora oque significa.e o de sangue deu presença de granulaçoes toxicas nos neutrofilos o que e isso?

  120. Leonel Silva comenta:

    6 junho, 2012 @ 11:51 AM

    Gostaria de saber se, as hepatites A B C D….., aumentam a velocidade saguinea (VS) de um individo infetado.

    Leonel Silva

  121. claudia comenta:

    10 junho, 2012 @ 11:18 AM

    gostaria de saber fiz exame no fillho de 6anos e deu 35mm devo ficar preocupada

  122. mirian leme de camargo comenta:

    12 junho, 2012 @ 8:37 PM

    fiz exames de velocidade de hemossedimentação 36mm ! hora o que pode ocasionar caso esteja alta . grata mirian

  123. Fátima comenta:

    1 julho, 2012 @ 4:20 PM

    Já faz algum tempo meu VHS está alterado , chegando no último exame o valor de 85mm.
    Estou sob os cuidados de uma reumatologista, devido a constante diminuição do numero de leucócitos e do FAN reagente, já estou fazendo o tratamento para o Lupus Eritematoso Sistêmico.
    Faço uso de cortisona e cloroquina , mas o diagnóstico ,ainda não é conclusivo.
    Refiz os exames e amanhã terei o parecer da minha médica reumatologista sobre o meu problema.
    Isso mudou por completo a minha vida, ando muito ansiosa e preocupada .
    Gostaria de uma opinão sobre o meu relato.
    Grata,
    Fátima.

  124. rafaela25 comenta:

    28 julho, 2012 @ 4:55 PM

    Boa tarde fiz um exame VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO (VHS)
    Hemossedimentação 1ª Hora (85 mm) meu resultado
    Valores de referência:
    Masculino: até 10 mm
    Feminino: até 20 mm
    sendo que o motivo do exame e porque estou com alguns nodolos no pescoço sera que isso tem alguma relação por favor me de uma resposta,desde ja sou grata.

  125. JOVELY comenta:

    9 agosto, 2012 @ 12:39 PM

    tive uma infecção no corpo e meu vhs depois de um ano esta com 25mm o normal é ate 15, sinto muita dores no corpo lado direito e braço, pescoço, face, peito, arrotos frequentes e gases, ja faz um ano que estou assim, tive duas renites cronicas, tomei antibioticos dois dias antes do exame pode dar alteração.,.

  126. jane comenta:

    28 setembro, 2012 @ 5:02 PM

    fiz um exame de sangue e deu V.S.G. 62mm em 1 hora. gostaria de saber o que quer dizer? obrigada!

  127. Elizangela comenta:

    7 novembro, 2012 @ 4:19 PM

    Gostaria de informacoes sobre o diagnostico de VHS, Tenho 35 anos e o meu deu 35 mm na primeira hora. Sinto muitas dores no corpo, um cansaso eterno, indispossicao, fortes dores de cabeca e nao importa o quanto eu descanse e durma, estou sempre cansada.
    Se poder me ajudar, desde ja agradeco.

  128. Ana comenta:

    7 fevereiro, 2013 @ 2:45 PM

    Tenho 56 anos fiz exame Eritrossedimentação (VSG) resultado foi 52 mm , o que é isso ? obrigada

  129. cida comenta:

    4 março, 2013 @ 10:46 AM

    fiz um exame de vhs1a hora deu 23 .e fiz o outro exame de vhs 2a hora e deu 43 e nornal ?estou preocupada tenho 37 anos . obrigada

  130. Ana comenta:

    12 março, 2013 @ 11:30 PM

    Tenho 56 anos fiz exame eritrodissedimentação (VSG) e deu 52mm p/hora – Gostaría de saber o que pode ser isso? Aguardo retorno , obrigada.

  131. flavia serra comenta:

    1 abril, 2013 @ 11:57 AM

    tenho 29 anos fiz o exame vhs e deu 25 mm o que pode ser? sendo que qdo colhi o sangue para exame eu estava com uma inflamaçao de pele em tratamento pode ter influenciado no resultado?

  132. Ana Luiza Moraes da Silva comenta:

    5 maio, 2013 @ 10:53 PM

    O médico pediu que repetisse o exame , de eritrosedimentaçao que tinha dado 52 mm p/hora e agora no 2 exame deu 41 mm , o que deve ser isso , e descobri que estou hipertensa também , gostaria de uma resposta.
    Obrigada.

  133. Ana Luiza Moraes da Silva comenta:

    5 maio, 2013 @ 10:54 PM

    O médico pediu que repetisse o exame , de eritrosedimentaçao que tinha dado 52 mm p/hora e agora no 2º exame deu 41 mm , o que deve ser isso ? e descobri que estou hipertensa também , gostaria de uma resposta.
    Obrigada.

  134. karol comenta:

    18 maio, 2013 @ 2:15 PM

    Tive pneumonia há 1mes, e agora realizei exames de rotina , pois no p.s meu exame de sangue estava alterado. Estou muito preocupada pois acabei de pegar o resultado do meu exame e o único que ao meu ver está alterado é esse de HEMOSSEDIMENTACAO vhs o valor é de 48mm e tenho 24 anos de idade!
    Peço sua ajuda pois estou muito preocupada! desde de já agradeço

  135. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 maio, 2013 @ 8:19 AM

    Este valor de hemossedimentação alterado, pode, ainda, estar sendo causado pela recuperação da pneumonia.

  136. elizangela Magalhães comenta:

    11 agosto, 2013 @ 12:45 PM

    fiz um exame de VHS e meu resultado deu após 60 minutos…4,0 mm o que significa isso pode estar normal ? por favor alguém me ajude…

  137. elizangela Magalhães comenta:

    11 agosto, 2013 @ 12:46 PM

    ah tenho 25 anos o resultado pode variar de acordo com idade??

  138. Vanessa comenta:

    8 janeiro, 2014 @ 11:44 AM

    Tenho 32 anos fiz o exame VHS e o resultado deu 19mm na primeira hora, é muito grave?
    Fiz esse exame pq se eu bater mesmo q seja de leve as pernas fica roxo e a pele fica dura, e manchada de cor escura.

  139. erica comenta:

    29 janeiro, 2014 @ 4:27 PM

    ola doutor o meu exame de hemossedimentacao velocidade deu ,55 tres horas eu tenho 26 anos gostaria de saber se o antidepressivo pode auterar nesse exame pois uso citalopram pra ansiedade aguardo a resposta obrigada

  140. filomena comenta:

    19 fevereiro, 2014 @ 6:01 AM

    meu filho tem 6 anos e vhs deu 47 sera que é alguma coisa grave ?

  141. graça comenta:

    20 maio, 2014 @ 2:51 PM

    boa tarde ;tenho 55 anos soU diabetica e meu exame de vhs deu 22mm/h estou muito doente? é grave? me ajuda por favor.
    obrigada .

  142. iara felix comenta:

    3 novembro, 2014 @ 6:32 PM

    Olá boa noite!! fiz um exame VHS o resultado é 35mm,o que significa?

Deixe seu comentário aqui !