20 - mar
  

Artrite das mãos

Categoria(s): Caso clínico, Fisioterapia, Reumatologia geriátrica




Interpretação clínica

Senhor de 68 anos, proprietário de uma escola profissionalizante, queixando-se de muitas dores nas mãos que o impede de trabalhar normalmente. Nos últimos 3 meses o quadro que é antigo, se agravou ficando com as mãos rígidas pela manhã, ficando mais de 40 minutos até poder movimentar “normalmente” os dedos. Atualmente esta com muita dificuldade para escrever e digitar textos. Refere que esta quadro da mão iniciou-se há mais de 15 anos, a princípio com formigamento nas mãos, e “dolorimentos” nas “juntas” dos dedos, com o tempo apareceram inchaços e os dedos começaram a “entortar” . Tinha épocas que passava bem, estava com os dedos tortos, mas não tinha dores.

Foi feito exame radiológico (anexo).

artroses das mãos

Pergunta-se: Qual o diagnóstico e a conduta a ser tomada.

Resposta do caso

O caráter insidioso e o grau de deformidades articulares, mostrada na radiografia, fecha o diagnóstico de artrite reumatóide.

A forma clínica mais comum (60% a 70%) de apresentação da AR é a de início insidioso poliarticular, são as de melhor prognóstico, com melhor resposta ao tratamento, mas a forma aguda poliarticular pode evoluir para a cura, mas a forma mais usual é a de evolução fulminante com deformidades incapacitantes.

A AR deve ser diferenciada da: espondilite anquilosante, gota, condrocalcinose, artrite psoriática, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica, artrite infecciosa e osteoartrite. Apesar de sua baixa especificidade (35%) e sensibilidade (50%) tem sido utilizado a dosagem do fator reumatóide IgM (FR) como meio de diagnóstico nas fases iniciais.

Artrite reumatóideCom relação ao tratamento – Na fase inicial da AR – os antiinflamatórios não hormonais (AINH) continuam amplamente indicados. Se, por volta de um mês, os sintomas persistem, devem ser associadas drogas de ação lenta, conhecidas também como drogas de base na AR, os antimaláricos (hidroxicloroquina ou difosfato de cloroquina), metotrexato, sulfassalazina, sais de ouro,D-penicilamina, azotioprina e ciclosporina, sendo que estes medicamentos são utilizados nas fases crônicas da doença.

Comentários do caso

A artrite reumatóide (AR) é uma doença sistêmica que atinge 1% da população adulta e se caracteriza principalmentepor poliartrite simétrica crônica e erosiva, tendo o diagnóstico eminentemente clínico. Em suas fases iniciais, existe uma considerável dificuldade na identificação de elementos clínicos e radiológicos típicos, como no nosso caso. Apesar de sua baixa especificidade (35%) e sensibilidade (50%) tem sido utilizado a dosagem do fator reumatóide IgM (FR) como meio de diagnóstico nas fases iniciais. Nos últimos anos, surgiram novos exames com melhor valor preditivo para o diagnóstico, como anticorpos contra filagrina/profilagrina e peptídeo citrulinado cíclico (CCP) com sensibilidade em torno de 70% e especificidade acima de 90%.

Embora com sua etiologia ainda seja desconhecida, avanços significativos têm sido feitos no esclarecimento da patogênese da AR. Há, certamente, fatores desencadeantes dos processos imunológicos e inflamatórios e uma evidente participação genética, principalmente em relação ao HLA-DR4.

As manifestações clínicas envolvem principalmente as articulações. As alterações extra-articulares, como tenossinovites, nódulos subcutâneos, linfonodopatias, alterações oftálmicas, serosites, miosites, parotidite, fibrose pulmonar intersticial, vasculite cutâneo-visceral e anemia. As manifestões sistêmicas são: astenia, anorexia e perda de peso.

A pior complicação da AR é a vasculite que geralmente ocorre nas extremidades inferiores, e indica mau prognóstico.

Veja mais sobre Artrite Reumatóide

Referências

Monografia elaborada pela ARTHRITIS FOUNDATION dos EUA, no ano de 2000.

Arthritis – Guidelines

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


22 Comentários »

  1. rivelly comenta:

    28 setembro, 2008 @ 4:14 PM

    eu sou curiosa em relação sa doenças de ossos , essa é uma doença que eu gostaris de me aprofundar .eu gostaria que deixassem mais informãções sobre esse caso.obrigado.

  2. silvana comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 10:40 PM

    oi, gostaria de saber que especialista se deve procurar pra diagnostico da artrite nas maos?
    eu ainda só tenho 42 anos, mas desde uns tempinhos ando sentindo as juntas dos dedos de minhas maos, parece que eles estao querendo inchar e sinto uma dorzinha, principalmente qdo uso as maos, e pra piorar, a minha avop materna teve isto nas maos tb, ela sentia dores fortes e seus dedos chegaram a entortar, eu quero saber se isto tem cura? ou se terei que padecer o mesmo que ela.grata
    silvana gimenes
    aguardo resposta

  3. HELEM comenta:

    30 março, 2009 @ 3:15 PM

    Começei a sentir dores nos dedos das mãos, amortecimento, mãos frias e inchaço a noite no ano passado, com 45 anos. Tomei umas capsulas naturais de nome fator P5 e engordei 06 kilos em 02 meses. Então parei e passei a tomar vinho tinto com romã picada dentro, remedio caseiro ensinado pela minha mãe e melhorei bastante.

  4. Vanderlisse Ribeiro comenta:

    15 julho, 2009 @ 2:39 PM

    Meu pai tem uma síndrome que faz com que os dedos das mãos se fechem.Há algum tempo isso começou e agora os dedos dele quase não abrem.Qual o nome desa síndrome?

  5. oswaldo henrique comenta:

    3 outubro, 2009 @ 12:21 PM

    oi, gostaria de saber que especialista se deve procurar pra diagnostico da artrite nas maos?
    tenho 42 anos, nunca tive nada crônico, nem nenhuma dor nas mãos, mas, desde uns tempinhos ando sentindo as juntas dos dedos de minhas maos, parece que eles estao querendo inchar e sinto uma dorzinha, principalmente qdo uso as maos, e pra piorar, quero saber se isto tem cura? qual o melhorprocedimento ?
    aguardo seu retorno !

    oswaldo henrique

  6. regina celia de abreu alves comenta:

    11 dezembro, 2009 @ 2:24 PM

    queria saber sobre uma doença que minha irma tem nos ossos que ta fazendo ela perder os movimentos dos braços e agora ja esta na coluna e nas pernas

  7. dayanna comenta:

    9 agosto, 2010 @ 11:09 AM

    minha filha esta entortando os dedeos e os braços mas nao senti dor quem sabe alguma coisa sobre isso

  8. dayanna comenta:

    9 agosto, 2010 @ 11:11 AM

    ela tem 12 anos inclusive o dedinho quebrou e ela nao sentiu dor atraves do rx e sabemos q quebrou alguem pode me ajudar setou desisperada nao achei nada na internet sobre isso

  9. Iraci comenta:

    27 agosto, 2010 @ 1:32 AM

    uns 2 meses atraz tive um problema na perna…sentia muita dor na perna direita….nao conseguia nem caminhar…era nervo siatico…acho q e isso…e depois disso veio junto um problema no dedao da mao direita…as vezes ele entorta e nao volta mais…fica duro e quando volta da um estralo e doi muito…ai fica nessa..quando ta esticado nao entorna e quando ta torto na estica…hehe…o q posso fazer alem de consultar um medico…obrigado

  10. dinair de pontes comenta:

    15 fevereiro, 2011 @ 12:41 PM

    tenho varises sinto muitas dores na perna chega ate travar agora sinto dores nos dedos das mãos chega ficar atrofiado oque devo fazer

  11. jordana comenta:

    22 maio, 2011 @ 5:01 PM

    minha mãe tem artrite ela fica melhor quando faço massagem nos dedos dela ela tem muito medo de se operar tem algum tratamento pra ela ficar melhor realmente?

  12. Leonice F. Fernandes comenta:

    1 agosto, 2011 @ 4:48 PM

    O problema que tenho nas mãos, primeiro começou na mão direita afetou um dedo, vem deformando gradativamente e agora começou na mão esquerda, dois dedos tá ficando torto, sinto muita dor. Fui ao médico, e o diagnóstico REUMATISMO, o medicamento que foi passado não pude tomar devido a gastrite. Gostaria de saber se existe alguma remédio homeopata.

  13. Vagner Cesar comenta:

    1 agosto, 2011 @ 11:26 PM

    Sou musico, violonista, e de um tempo para cá comecei a notr que os dedos (mínimos), primeira falange estão entortando para dentro, comecei a perceber após fazer um acorde no violão e senti fortes dores , após isso , comecei a observar melhor que tem se dobrabo gradativamente.isso tem cura, o que posso fazer ?

  14. Leandro comenta:

    29 agosto, 2011 @ 1:20 PM

    Sou musico, e faz algum tempo que sinto minhas mãos, dores, e os dedos vão se abrindo, ao contrario de alguns comentários que li acima, e tbm apareceu tipo um hematoma verde entre os dedos, e antes era só na mão direita, e agora também, na esquerda, e como dependo das mãos para trabalhar, estou muito preocupado, fora as dores que dá tipo umas fisgadas.
    Estou indo ao medico, mas ate agora ele não me deu nenhum diagnostico concreto. Agradeço se puderem me dar um retorno sobre que doença e’, ou síndrome, ou qualquer definição para poder ir direto num especialista.

  15. Antonio Aparicio da Silva comenta:

    31 agosto, 2011 @ 5:12 PM

    Estou á procura de algun tratamento para artrite ou artrose , minha esposa ja fes varios tratamentos
    mas sem nenhum resutado vocês poderião nos ajudar.
    Gostaria de receber alguma orientação por EMAIL agradeceria muito qualquer ajuda OBRIGADO.

  16. cecilia comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 1:21 AM

    Tenho dores nos dedos das maos ,pela manha e dificil para abrir os dedos , ,que especialista que devo procurar? tomo artrovile para dores no juelho este pode ajuda no problema das maos ?

  17. ceci comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 1:38 AM

    66 anos meus cabelos estao diminuindo muito o que devo fazer ?tenho usado alguns produtos mas nada faz aumentar ,obrigada pela ajuda.

  18. maria comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 4:02 PM

    Os dedos da mão da minha filha de 15 anos entortra muito sem nós nem ele perceber pois nunca teve dor faz dois anos que se deu conta o que pode ser?

  19. Alberto comenta:

    3 junho, 2012 @ 10:45 PM

    boa noite tenho 45 anos e me masturbo 6x por dia e meus dedos doem. isso pode ser reumatismo? Fiquem com Deus amém

  20. Rosecler comenta:

    9 agosto, 2012 @ 8:42 PM

    olá gostaria de saber a minha mãe tem 57 anos e utimamente esta com muita dormencia nas mãos e nos dedos e muita dor e inchaço o que pode ser feito ela foi no medico só que o medico só passou exame de sangue mas nao deu nada ele passou remedio mas não para de doer nem de dormir as maos obrigado aguardo resposta….

  21. Valdete Silveira Curvo comenta:

    22 fevereiro, 2013 @ 10:30 PM

    Amigos, sei o quanto é angustiante a preocupação de todos, pois descobri agora, após tantas idas à médicos e tanta angústia por não entender o que acontecia, descobrí uma maravilhosa médica reumatologista que foi direto ao problema e após exames específicos como a PROVA DO LÁTEX entre outros, descobriu que era artrite reumatóide.
    Exames básicos como HEMOGRAMA não mostram o problema. Portanto meu conselho é: REUMATOLOGISTA.
    Boa sorte à todos, e que Deus os ajude à todos.

  22. ana maria f.bernardinelli comenta:

    2 abril, 2013 @ 12:11 AM

    tenho 54 anos, e a pelo menos 10 anos sofro de artrite reumatóide nas mãos.Já estou com os dedos da mão direita tortos, e os da mão esquerda começando a entortar.Tomo o medicamento artrolive diariamente.Há pelos 5 anos que não visito o reumatologista, gostaria de saber de vocês quais complicações tal doença pode me trazer ao longo da vida.Aguardo resposta. Obrigada!

Deixe seu comentário aqui !