17 - fev
  

Vertigens posturais

Categoria(s): Caso clínico, Neurologia geriátrica, Otorrinolaringologia geriátrica




Interpretação clínica

Mulher de 68 anos, trazida ao pronto socorro com história de “tonteira” há 2 dias. A paciente relata que a “tonteira” aparece quando ela vira a cabeça para o lado esquerdo, e melhora quando volta para o lado direito. Acompanha a “tonteira”, ânsia de vômito e formigamento nas mãos. Sabe ser diabética e hipertensa, em tratamento há 20 anos e em tratamento de “bico-de-papagaio” na coluna há 3 anos. Exame físico geral obesidade. No exame cardiológico, pressão arterial normal, pulsos normais, freqüência cardíaca rítmica com 80 batimentos por minuto. No exame neurológico apresentava-se lúcida, reflexos normais. Qual o possível diagnóstico e que exame ajuda no diagnóstico?

Este tipo de tontura, dita por deflexão da cabeça, é considerada com tontura fisiológica, como as que ocorrem com a cinetoses, as vertigens auditiva, proprioceptiva, por hiperextensão da cabeça, à imaginação de objetos em movimentos e à sugestão hipnótica. Porém, neste caso, a tontura ao virar rapidamente a cabeça pode ser por espondiloartrose cervical, (degeneração da coluna cervical, osteofitose marginal = “bico de papagaio” no jargão popular, veja figura).

vertigem

A tontura cervical é causada pela compressão da artéria vertebral pelos osteófitos. Dessa compressão resulta a diminuição do fluxo sangüíneo para o tronco cerebral, e disso a vertigem rotatória. O diagnóstico é feito por radiografia da coluna cervical, ecodoppler arterial das artérias vertebrais e artériografia vertebral. O tratamento poderá ser conservador com fisioterapia ou cirúrgico com remoção dos osteofitos.

Obs. A vertigem por extensão da cabeça, devido à transposição do limite funcional otolítico, pode ocorrer quando a pessoa, em hiperextensão cervical, apóia-se sobre um dos pés, olha para o teto ou fecha os olhos. A vertigem à flexão da cabeça sobre a cintura é causada pelo mesmo mecanismo, ou seja, por aumento transitório na pressão intracraniana, transmitindo à perilinfa e à endolinfa. Em ambas as situações, a vertigem desaparece quando a cabeça retorna a posição normal.

Esse caso chama atenção para a pesquisa na anamnese dos possíveis fatores agravantes como o movimento ou repouso, de pé, deitado ou sentado, virando na cama para a direita ou para a esquerda, estendendo a cabeça para cima ou para baixo, se há sintomas auditivos, neurovegetativos (náuseas, vômitos, sudorese, palidez, taquicardia, lipotímia, desmaios), cefaléia, disfunções neurológicas ou otológica (sensação de ouvido tapado, etc).

Tire suas dúvidas acessando as 10 páginas – Vertigem – 200 dúvidas a respeito

Referências:

Ganança MM, Caovilla HH, Kuhn AMB, Ganança FF, Ganança CF – “Labirintites” no idoso: Vertigens posturais. Atualidade em Geriatria 1997,2(11):5-8.

Ganaça MM, Caovilla HH – O universo das vertigens no idoso. Atualidades em Geriatria, 1996, 2(7):2-8.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


34 Comentários »

  1. domingas comenta:

    10 março, 2008 @ 10:48 AM

    parabens,otimas respostas .Domingas

  2. ROBERTO JUNIOR comenta:

    24 março, 2008 @ 1:51 PM

    AS INFORMACEOS SAO BEM EXPLICATIVAS NO GERAL – UMA VISAO AMPLA DA SITUAACAO – NOSSA ATE A DATA NAO TINHA ENCONTRADO INFORMACOES TAO PRESISAS DO ASSUNTO……….. OBRIGADO

  3. Sandra comenta:

    30 abril, 2008 @ 7:06 PM

    Estou c/ tonteira há + ou – 6 meses e já busquei ajuda com diversos médicos e clínicas, mas em vão. Tenho uma fístula na mastóide, já fiz 3 cirurgias no ouvido e tenho o labirinto exposto. Não posso mexer a cabeça para nenhuma direção.
    Atualmente estou de licença médica, pois não tenho condições de caminhar sozinha na rua; não tenho equilíbrio.
    Se alguém souber de algum médico especialista ou clínica especializada que possa me ajudar, serei eternamente grata.

    Desde já, agradeço e que Deus o (a) abençoe pela dica.

    Sandra

  4. rosemary comenta:

    22 maio, 2008 @ 8:01 PM

    sandra tente ir na santa casa da misericordia do rio de janeiro fica na rua santa luzia, 206 castelo. ll enfermaria otorrinolaringologia . fones 2297.6611 ramal 208 e 209 ou 2544.8829 ou 2544.8160 consultas de 2 ª A 6ª feira 8 as 10 e 13 as 14. por ordem de chegada. valor consulta R$40.00. a equipe e maravilhosa! boa sorte!

  5. vania gonçalves de miranda comenta:

    25 agosto, 2008 @ 8:59 AM

    meu marido tem Orteofitose o que posso fazer para ajudalo

  6. vanessa comenta:

    3 setembro, 2008 @ 3:19 PM

    ola!

    tenho tido dores de cabeça, tonturas e nauseas ao mexer com a cabeça para os lados e são dores istataneas, quando estou com dor de cabeça sinto uma forte presão nos meus ovidos, e quando me deito não consigo achar uma posição, pois quase todas me causa dores de cabeça, e as vezes quando acordo durante a madugada não consigo por alguns estantes levantar a cabeça. Gostaria
    de saber o que são estes sintomas

    obrigada!

  7. christiany alves dos santos comenta:

    7 setembro, 2008 @ 8:18 PM

    olá!

    Adorei o artigo de tontura cervical ,esta doença tenho há mais de 10 anos ,fiz todos os exames médicos e todos com resultados normais.Apenas depois de ir ao otorrino e um exame minucioso foi que foi dado o diagnóstico:tontura cervical.Fiz fisioterapia e hoje levo uma vida quase normal porém com restriçoes a postura e hábitos.Depois deste artigo pretendo melhorar minha qualidade de vida e saber mais deste mal que muitos sofrem.

    Christiany Alves Dos Santos.

  8. Itair comenta:

    7 setembro, 2008 @ 11:00 PM

    Achei muito interessante o assunto , pois há 4 anos atrás passei por situações horriveis. Não sei se os médicos que procurei não queriam ter o trabalho de pesquisar o assunto. Passei por vários médicos, eles falavam que era depressão e passavam remédio de tarja preta. Eu dizia a eles que não estava com depressão, eu sentia muita tonteira como tivesse uma cahoeira dentro do ouvido, fiz muitos exames, consegui com a força de Deus um otonerologista que descobriu que o problema estava na cervical e me mandou fazer rpg. Hoje levo uma vida normal e voltei a viver.

  9. deny de souza barroso comenta:

    10 outubro, 2008 @ 8:38 PM

    li sobre o artigo e realmente é esclarecedor.todos os sintomas descritos estão relacionados ao meu caso,apenas uma exceção, tenho hérnia na cervical e talvez isto esteja confundindo os médicos no meu diagnóstico. qual o especialista que devo procurar? espero que possa me ajudar porque não consigo sair de casa sem passar mal.

  10. Breno Dias comenta:

    25 outubro, 2008 @ 4:30 PM

    Tenho não é totalmente tontura e desequilibrio do corpo quando levanto da cama ou cadeira tenho desequilibrio Tenho que levantar parar um pouco em pé para depois caminhar tenho 72 anos Tomo um comprimido ao dia de NOVARRUTINA para hemorróida

  11. jose passine comenta:

    28 outubro, 2008 @ 12:16 AM

    tenho 41anos de uns tempo para ca tenho tido tonteira quando me abaixo e levanto e as vezes quando faço movimento com a cabeça tenho preçao alta tomo remedio para controlar ……..oque sera isso

  12. Ana Paula comenta:

    29 novembro, 2008 @ 11:20 AM

    tenho tido tonturas diarias a mais de um mes, e a duas semanas começou tambem uma dor de cabeça diaria tomo tilenol e não passa a dor de cabeça, fui num clinico geral a um mes ele me passou vertizine D para labirintite mais não fez nenhum exame e mim, as minha s tonturas aparecem do nada quando viro a cabeça para o lado enquanto estou deitada quando viro a cabeça pra cima e pra baixo gostaria que especialista devo procurar e tenho tambem a coluna em foram de s .
    desde já agradeço

  13. margareth comenta:

    20 fevereiro, 2009 @ 12:42 AM

    ola, tenho cervicalgia e bico de papagaio, tenho sentido tonturas direto , ouvido tapado com zumbidos e uma parte dos labio contraindo. Gostaria de algumas respostas como: cervicalgia pode dar tudo iss,inclusive retraçao nos lábios?

  14. viviane comenta:

    12 março, 2009 @ 8:30 PM

    Oi já fui operada de Hernia de Disco, peguei infecção hospitalar,fiquei em coma durante 28 dias.Isso aconteçeu em 2000, como estamos em 2009 eu tenho sentido nesses meses dores de ouvido e vertigens isso está me deixando assustada,pois fui internada para fazer uma simples cirurgia como disse o médico que eu iria ficar 5 dias. Fiquei quase 2 meses.Uso muletas pois eu fiquei com sequelas no pé esquerdo ,mas gostária de ajuda o que deve ser isso que tenho sentido.Já estou ficando apavorada , por gentileza me de uma luz.

  15. Fabiana comenta:

    19 março, 2009 @ 4:34 PM

    Olá, minha mãe sofre de tonturas, ânsia de vômitos, e zumbido em um dos ouvidos a muitos anos. Porém no ano passado o quadro se agravou muito, pois além dos sintomas antes
    mencionados, não consegue mais deitar, movimentar o pescoço para os lados ou para cima.
    quando sente as tonturas, alem de vomitar , ouvir zumbidos, perder o equilíbrio, perde
    o controle dos sfíncteres e apresenta alteração nos olhos, como se estivesse lacrimejando
    e este olho fica diferente do outro, parece maior…
    Já estivemos em muitos médicos, e os diagnósticos sugeridos foram desde laberintite,
    síndrome de meniere até síndrome do Pânico. Hoje ela teve uma crise muito forte, só
    conseguia ficar deitada com a cabeça pendurada para baixo.
    Não sei como posso ajuda-lá mais gostaria muito.
    Caso possam me informar algo, ou caso tenham alguém com sintomas similares
    peço que me relatem.
    obrigada.

  16. ALINE comenta:

    16 maio, 2009 @ 5:45 PM

    ola, tenho hernia de disco na cervical,espondiloartrosee estenose do canal raquiano,estou cansada de ir atras de medicos,e ninguem resolve meu problema, sinto muita dor eas vezes ate uma tonteira na cabeça e minha pressão sinto que abaixa.

  17. Monica Teixeria comenta:

    30 setembro, 2009 @ 8:13 AM

    Olá,
    Acordei há tempos com tonturas e vómitos, sem dores de cabeça, depois de ter dormido com uma almofada muito alta. Fiz tac ao crânio e cervical e viu-se que tinha alguma estenose e tb a presença de debrum osteo-fibrótico.
    Isto justifica o facto de ter tonturas, só quando me deito, e rodo a cabeça para o lado direito? depois volto para o esquerdo e novamente para o direito e fico bem

  18. Mara comenta:

    2 abril, 2010 @ 2:29 PM

    Olá!
    Gostei do post, estou tendo problemas com labirintite há alguns meses e agora descobri que é consequência do meu problema da cervical onde já fiz cirurgia. É isso mesmo? Meus relatos em meu blog : http://www.colunalegal.com.br

  19. Nilza comenta:

    5 julho, 2010 @ 1:39 PM

    tenho 41anos auma semana tenho tido tonteira quando me abaixo e levanto e as vezes quando faço movimento com a cabeça tenho preçao alta tomo remedio para controlar ……..oque sera isso

  20. Patricia comenta:

    27 agosto, 2010 @ 8:02 PM

    Olá, tive um torcicolo em uma semana que logo sarou, quado foi na outra semana me deu outro torcicolo que não melhorava e começou a irradiar para a cabeça e os braços, tive febre e muita pressão na cabeça, passei no ortopedista ele me receitou no soro, tramal, diazepan, decadron e dipirona, foi ótimo, fiz repouso o restante do dia, no dia seguinte passei bem todo o dia, ao anoitecer comecei a sentir dor novamente, na cabeça feito uma pressão e no pescoço, o que devo fazer????

  21. patricia medeiros comenta:

    14 outubro, 2010 @ 5:47 PM

    há mais de 10 anos sofro de tonturas já tomei todo tipo de medicamento, ate aprendi a conviver com ela ,mais agora lendo esses comentarios percebi que minha causa pode ser da coluna pois vira e meche estou com torcicolos dores nas costas terriveise ate dormindo tenho dores será que a minha tontura pode ser da coluna vou procurar um especialista para me ajudar fico grata pela dica

  22. kelly ribeior comenta:

    2 novembro, 2010 @ 6:56 PM

    Boa noite !
    Espero que meu comentario possa ajudar alguém que não se senti normal, ou tbm possa me ajudar…
    Amai de um ano comecei sentindo muitas dores na regial da cervical ,e nos ombros, porém na ressonancia cervica não foi apontado nada, logo apos senti uma tontura que não para de nenhuma forma ,procurei otorrino onde fiz exames com ressonancia do cranio ,ressonancia da ATM, exames de labirintite e nos exames não deram nada,tudo normal, otorrino dis que é sress, porém sinto piora comforme eu ando ou falo de mais ,não tenho anemia e tbm diabete ou pressão baixa, o buco dis que é ATM ,porém o ortopedista e o otorrino dizem que não podem ser, enfim unico remedio que me passaram foram rivotril, que não ajuda em nada, tbm tomei rémedio de labirintite masnão resolvel …não sei a onde recorrer acho que so Deus pode me ajudar…
    Minha qualidade de vida caiu ,por favor se tem alguem que pasou ou passa pelo que passei , esta dando certo algum tratamento me fale..
    Paz de Deus para todos …

  23. Sueli comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 10:41 AM

    Bom dia !
    Cheguei de um passeio que fiz pela primeira vez em um cruzeiro de 3dias e 3 noites.Foi tudo muito lindo,relaxei bastante, enjoei pouco.
    Faz um dia que estou em terra firme e não estou passando bem.A sensação é que ainda estou no navio.To muito mal.Alguém pode me dar uma dica para eu parar de marar em terra firme?
    Origada.

  24. Martina comenta:

    20 dezembro, 2010 @ 8:19 AM

    Olá ! bom dia hoje faz 48 hs que comecei a sentir dor do lado direito não conseguia mexer o pescosço para o lado ontem na hora do almoço houve momento que quando tomava água ao por o copo sobre a mesa tive a sensação de perder o tato foi de vez no segundo dia tudo esta mais díficio não consigo olhar para baixo nem para cima engolir saliva com dificuldade o braço direito quando ando fica parado tento mexer mas sintor não consigo deita nem msxer de um lado para outronem mesmo vestir uma roupa nempentiar os cabelos dio o braço e a cabeça qualquer movimento sinto dores fortes e instântanea. Por favor alguém me ajude olhando os comentarios eu gostei sinto vários sintomas citados em alguns casos.

  25. silmara santos comenta:

    11 maio, 2011 @ 12:21 PM

    Para quem sente muita dor de cabeça, vomito visão embaçada , dor na nuca, suor gelado,sensação vai desmaiar.
    Estes eram meus sintomas, o unico exame que fiz que diagnosticou a doença foi o de vectoletronistagmografia , resultou em hiperreflexia em absoluto na prova calorica. Sindrome vestibular periférica irritativa.resumo labirintite.
    Fiz tomogrfia varios exames e só este mostrou a doença, peça para seu medico também um exame de aneurisma cerebral pois depois dos 40 corremos o risco pois esta doença é silenciosa e mata.

  26. nazare santo silva comenta:

    27 agosto, 2011 @ 9:33 PM

    também sofri com estas dores muito tempo ate´descobrir que estava com hernia de disco na coluna descobrir com a resonacia magnetica logo comecei a fisioterapia senti melhorar as dores meu medico mandou que eu fosse fazer cirugia/ so que eu confio em Deus que pode todas as coisas confia nele so Deus pode nos livrar de todo mal.

  27. joel T comenta:

    9 setembro, 2011 @ 12:46 PM

    Ola quando estou teitado do lado direito não sinto nada mas quando me viro do lado esquerdo me da tontura sinto muito desiquilibre para fazer exercicio na empresa . oque poderia ser ? obrigado pela comprençao.

  28. Rebeca comenta:

    24 novembro, 2011 @ 6:52 AM

    Breno Dias provavelmente o que você possui é hipotensão postural isso ocorre porque o mecanismo de controle pressorico em seu corpo deve esta envelhecendo, existem os baroreceptores que controlam a pressão de forma rapida so que com o passar dos anos, pelo estilo de vida que as pessoas levam, isso vai ficando lentificado, lhe aconselho procurar um médico para que ele possa comfirmar o diagnostico e um fisioterapeuta para fazer um excelente tratamento eles são otimos… bjs espero melhoras.

  29. Rita comenta:

    24 julho, 2012 @ 5:22 AM

    Boa Tarde!!!estava navegando na ietnrnet, sobre crises de ansiedade, e achei muito interessante este site…..,enfim deixa eu contar um pouquinho da minha histf3ria, tive um casamento frustado de 12 anos, onde tive que se deparar com meu ex-marido usuario de drogas, traie7f5es etccccc…convivi com isso 12 anos , pois ne3o conseguia me livrar dele, tinha muito medo do que ele poderia fazer comigo, ate9 que a muito custo consegui me separar, tenho uma filha de 9 anos , que com 5 anos caiu de 4 mtrs de altura vindo fraturar o cranio tendo que operar a cabee7a, grae7as a Deus ficou boa, sem sequela alguma…., hoje moro sozinha com ela, ne3o consigo confiar nem me relacionar com ninguem, tenho muito medo de tudo , da vida , de morrer, de doene7a ruim e ter que deixar minha filha sozinha, enfim de uns 2 meses pra ca estou muito mal, fui ao psiquiatra ele me diagnosticou “ANSIEDADE Fd3BICA” ne3o consigo pensar , ne3o consigo me concentrar no trabalho , na faculdade , nem pensar no futuro, tenho PVM e arritimia sinusal e quando fico assim que e9 praticamento todo dia, ela ataca e ai me da mais medo , meu corae7e3o parce que vai sair pela boca e meu corae7e3o parece que da um solue7o uma anormalidade , detectei PVM e arritimia , quando estava gravida a 9 anos atraz e nunca tinha sentido nada, mesmo passando por tudo que passei, sf3 que agora a uns 2 meses atraz, venho sentindo, palpitae7f5es,tremedeiras, calafrios,moleza , taquicardia, e muito desanimo, o psiquiatra me receitou floxitina, mas fala se9rio!!! que reme9dio e9 aquele me deixou 3 X pior do que ja estava, depois de 10 dias tomando , parei por conta prf3pria…… e voltei nele , ele me passou rivotril , e percebi que estou mais tranquila, sf3 que tem um detalhe fui em psiquiatra particular e e9 muito caro e o rivotril e9 sf3 30 comprimidos, concluse3o ne3o vou ter condie7f5es de pagar novamente sf3 pra pegar receita de novo, pois achei que esse reme9dio foi muito bom pra mim…..e ja estou com medo de ficar sem ele………ai gente me perdoe por escrever tanto , mas sinto necessidade de escrever pra esquecer este pesadelo , que vcs sabem bem o que e9!!!!!!! bjus a todos e fiquem com Deus ..

  30. MARGARIDA comenta:

    15 setembro, 2012 @ 9:37 PM

    Olá,
    Tenho 56 anos e há uns 3 meses comecei a ter vertigem, quando me levanto da cama e, quando me deito do lado esquerdo. Tomei Dramin por 1 mês e ai passou. Mas agora, depois de um nervoso que passei a vertigem voltou, do mesmo jeito e, não passa. Isto é labirintite? Que tipo de especialista devo procurar? Obrigada. Margarida

  31. RÔ comenta:

    24 setembro, 2012 @ 8:17 PM

    Boa noite: Há anos que venho buscar pelas respostas do meu
    problema e nunca cheguei tão perto de resolve-lo,pois tenho tonturas á anos,(16 anos para ser mais precisa ) e sempre tratei como labirintite,pois os médicos que busquei disseram que a coluna não me traria esse desconforto,mas junto a isso as dores no pescoço,sensação de aperto,ouvidos,entupidos,mal estar constante.Eu comecei a investigar com estudos pela internet e realmente sozinha cheguei a grande conclusão que todo meu problema vem da cervical,exatamente como esta explicado aqui,nesse site,agora com todo esse diagnóstico que fiz vou levar ao médicos para que realmente eles possam concluir e me da a resposta que tanto busco e o tratamento adequado para mim..
    Vocês estaõ de parabéns,por ter ajudado tanta gente assim como eu compreender mais sobre esse problema.
    Obrigada!

  32. Maria Tereza A. M. Martins comenta:

    3 dezembro, 2012 @ 10:37 PM

    Em 2009 depois de já sofrer com dores no músculo trapézio , fiz uma ressonância magnética com resultado de retificação da lordose cervical. Corpos vertebrais com altura preservada e alinhamento posterior mantido, apresentando osteófitos marginais. Alterações degenerativas nas articulações interapofisárias C4 a C7, notadamente C6-C7. Sinais de uncoartrose bilateral de C4-C5 a C6-C7, associados a redução da amplitude dos forames neurais correspondentes. Redução da altura e da intensidade de sinal dos discos intervertebrais de C4-C5 a C6-C7, por degeneração. Desidratação dos demais discos intervertebrais cervicais. Protusões disco-osteofitárias posteriores de C3-C4 a C6-C7, indentando a face ventral do saco dural. Canal raquiniano com amplitude preservada. Medula cervical com dimensões e características se sinais normais. Transição crânio-vertebral sem alterações. Tomei antiflamatório, analgésico, fiz fisioterapia, rpg e passei a fazer atividades físicas: ioga e pilates. Até que em out/2011 ao levantar de madrugada da cama para ir ao banheiro tive uma tonteira muito forte acompanhada de enjoo. Com dificuldade deitei-me e não podia girar a cabeça para direita que a tonteira piorava. Procurei o otorrino que pediu que fizesse os exames: audiometria -que resultou dentro dos padrões normais e exame otoneurológico que resultou em normoatividade labiríntica sugerindo uma Síndrome Periférica e Vestibular Posicional Paroxística Benigna (VPPB). A recomendação médica foi tomar Labirin por 30 dias e a realização de Manobra de Epley para reposicionamento de canais semicircurares, o que foi feito. Continuei com Labirin por mais um tempo e melhorando aos poucos. No ioga e pilates evito posturas que jogue a cabeça para trás. Há uns três meses comecei a sentir zumbido no ouvido esquerdo. Procurei o otorrino que me pediu uma nova audiometria que resultou em diferenças insignificantes da primeira. Ocorre que a dor no trapézio voltou mais forte e agora com agulhadas nas vértebras cervicais. Procurei o ortopedista que me pediu um rx com resultado de espondiloartrose de C4 a C7. Ele me recomendou somente fisioterapia. Pergunto: será que toda essa vertigem que tive e que ainda persiste em mudanças rápidas de posturas, o zumbido no ouvido esquerdo e as dores horríveis no trapézio e nas vértebras cervicais resumem-se em um só problema? O tratamento indicado é somente fisioterapia? Posso fazer minhas atividades físicas? Como posso minimizar as dores? Por favor me ajude. Grata, Tereza.

  33. Luizi comenta:

    16 março, 2013 @ 10:21 AM

    Olá!
    Muito interessante esse site. Parabéns! Até para o leigo, fica de fácil compreensão.
    Tenho hábito de dormir sempre: ou lado esquerdo, ou direito. Hoje, ao me virar, senti uma forte vertigem, que só passou quando fiquei de frente. Fiz o teste e novamente senti a tonteira. Hoje pela manhã, acordei bem, mas fui novamente virar para o lado esquerdo e novamente senti a vertigem. Ontem, passei o dia inteiro, em frente ao computador e tenho uma postura muito ruim ao sentar. Vou buscar orientação médica,mas preciso saber se há algo que possa fazer, no momento em que sentir esse mal estar novamente.

    Um abraço!
    Luizi.

  34. Rosa Maria Campeão da Silva comenta:

    27 outubro, 2013 @ 4:00 PM

    Boa tarde! Gostaria de pedir ajuda a algum especialista nessa área, como vcs citam neste artigo, Possuo tomturas há mais de 4 anos, e elas estāo ficando mais intensas. Sāo as tonturas rotatórias.. qdo me deito e olho para o lado esquerdo e viro o pescoço, ou do lado direito. Qdo olho para cima ou olho. para baixo.. Sāo horríveis, mas passam.. Estou tratando com um osteopata, através de máquinas de traçāo, onde fico 2 vezes por semana, durante 30 minutos.. Qdo saio da maquina, as tonturas aparecem muito mais acentuadas.. depois faço exercícios orientados e novamente, qdo me levanto, lá estāo elas de novo! Isso nāo é vida! Nāo tenho motivaçāo nenhuma, para fazer nenhuma ginástica, nada! O que devo fazer?

Deixe seu comentário aqui !