15 - fev
  

Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas: parte 2

Categoria(s): Reumatologia geriátrica




21. Como se estuda os pés?

O profissional especializado no tratamento dos pés inclui no estudo, a avaliação sensorial táctil, vibratória, pressórica e de dor térmica, assim como, o estudo do fluxo arterial para os pés (com doppler) e a identificação de pontos de pressão anormais, feita com o auxílio de um pedobarógrafo, exemplo na figura.

pe

22. Quais os profissionias que atuam no tratamento dos pés?

Há profissionais especializados nos pés, responsáveis pela manutenção de um pé saudável, como o podólogo. Há uma especialidade para enfermeiras, médicos e fisioterapeutas que é a Podiatria Clínica, com a finalidade de cuidar dos pés.

23. A osteoartrose/osteoartrite é mesma doença que a artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é uma doença crônica (etiologia autoimune) que promove dor, inchaço, limitação dos movimentos (rigidez) e das funções das articulações (juntas) especialmente das mãos. A rigidez articular é pior pela manhã e pode durar de uma a duas horas. Além, dos sintomas articulares, a pessoa pode sentir fadiga, queda da pressão, diminuição do apetite, olhos e boca seca.

Artrite ReumatóideA inflamação da artrite reumatóide ocorre na chamada membrana sinovial, que é o tecido que reveste a articulação. Neste local, são liberadas pelas células imunológicas (linfócitos, macrófagos) substâncias químicas inflamatórias que causam inchaço, dor e deformidade articular.

Na osteoartrose o processo é degenerativo não encontramos células imunológicas na lesão.

Veja mais – Artrite reumatóide

24. O esporão pode ser causado pela gota úrica?

Não, a Gota é uma doença articular inflamatória causada pelo depósito do monourato de sódio no tecido articular e periarticular. Em algumas ocasiões o ataque agudo de gota que se caracteriza por ser mono ou oligoarticular, de aparecimento súbito, com preferência das articulações do hálux (podagra), demais pododáctilos, as tarsometatarsianas, tíbio-társicas, pode ser confundido com dores do esporão de calcâneo.

Porém, a dor, da gota, é de forte intensidade, obrigando o paciente a evitar contatos com qualquer objeto (o simples contato com o lençol gera dor insuportável). A duração da crise varia de horas a poucos dias, sendo na maioria das vezes curta. Tem seu pico de acometimento na quarta década de vida.

Saiba mais sobre Gota úrica -Aspectos gerais

25. O que é joanete?

Joanete é o conjunto destes dois componentes Bursite e Hálux valgo, ou seja, desvio e inflamação da articulação do dedo grande do pé e seu desvio para fora, com a sua rotação para dentro. A deformação articular é freqüente devida ao uso de calçado apertado, em bico e com saltos altos, embora esteja também relacionada com uma deficiência hereditária da articulação.

26. Existe algum exame laboratorial que confirme o diagnóstico clínico?

Não, os exames laboratoriais são normais. Mesmo o exame do líquido articular é transparente sem nenhuma alteração biológica.

27. Qual a importância do exame radiológico?

O exame radiológico tem grande valor diagnóstico, mostrando a lesão, a sua intensidade e o grau evolutivo da doença. O osso apresenta-se com “bicos” como mostrado na figura acima.

28. Quais os objetivos dos tratamentos?

Os tratamentos visam proporcionar alívio da dor, melhorar o desempelho funcional das articulações.

29. Quais os medicamentos que podem ser utilizados?

Os analgésicos, paracetamol, tramadol, AINE (antiinflamatórios não hormonais) Ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, piroxicam, meloxicam. Os condromoduladores como, ácido hialurônico, sulfato de glicosamina e condroitina, diacereína, extrato não saponificado de soja e abacate.

30. Quais as medidas da fisioterápicas que podem ser utilizadas?

A fisioterapia deve ser bem orientada por profissional (fisioterapeuta) habilitado, que poderá prescrever cinesioterapia, termoterapia, hidroterapia e mecanoterapia.

31. Quais as cirurgia que podem ser utilizadas?

As cirurgias para o esporão são complexas, como a retirada dos osteófitos, osteotomias e artroplastias.

32. Usar solução formulações com manganês funciona para o tratamento?

Sim, o ion manganês é reparador da cartilagem através da ativação da enzima glicosil transferase, responsável pela síntese de proteoglicanos pelos condrócitos. O manganês melhora a visco-elasticidade do líquido sinovial, da resistência às pressões e ativação dos condrócitos e sinoviócitos.

33. O ion cobre pode ser usado nos processos inflamatórios?

Sem sombra de dúvida. O ion cobre atua na síntese do aminoácido hidroxiprolina (juntamente com a vitamina C), que faz parte da molécula do colágeno (matriz óssea, tendões musculares). Atual na síntese da elastina (ligamentos osteoarticulares) e como antioxidante no líquido sinovial. O ion cobre apresenta atividades antiinflamatórias no sistema osteoligamentar.

34. Qual o efeito do planta garra do diabo nos processos inflamatórios articulares?

O fitoterápico Harpagophytum procubens (garra do diabo) é um poderoso antiinflamatório, equivalente aos melhores antiinflamatórios sintéticos. Possui notável propriedade de desenvolver a flexibilidade das articulações, evitando o despertar com as articulações enrijecidas e dolorosas.

35. Existe um fitoterápico tópico para tirar a inflamação o esporão?

A Boswellia Serrata é uma planta com propriedades antiinflamatória que pode ser usada localmente. Tem efeito importante nas tendinites na formulação (boswellia 5% + capsaicina 0,025% + salicilato de metila 10%).

36. Qual a ação terapêutica do sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina?

O sulfato de condroitina é constituido de glucosaminoglucanas (polissacarídeos), que fazem parte do tecido cartilaginoso, pele, tendões e válvulas cardíacas. O sulfatos de condroitinas 4 e 6 são os mais importantes para o tecido de sustentação, melhoram a resistência vascular e os ligamentos.

O sulfato de glucosamina é um manômero da condroitina, usado nas doenças articulares e ósseas. Promove a melhora da dor, da restrição dos movimentos, da fraqueza articular, da inflamação. Por sua eficácia e tolerabilidade pode ser considerada como uma terapêutica básica no controle da osteoartrose.

Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62: 192-196.

Fellet AJ – Osteoartrites. Rev Bras Med, 1999;56:179-190

Coimbra IB, Pastor EH (Coord) – Consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da Osteoartrose. Rev Bras Reum, 2003.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


138 Comments »

  1. marilian alves comenta:

    11 fevereiro, 2011 @ 9:49 AM

    Caramba:Leio todas estas perguntas e ñ consigo achar uma só solução para nosso problema.Será que vamos conviver com está dor o resto de nossos dias?Tenho esporão 13 anos e até agora não conseguiram encontrar um remedio que nos alivie desta dor.Até que um medico tenha e resolva fazer seu tratamento.ESPEROOOOOOOOOOOOO.Umabraço à todos os sofredores desta dor………..

  2. Efigenia .De alcantara .SG comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 5:50 PM

    Sinto Dores No Quadril i atras do joelho e muitas dores no tornozelos e estar muito enchado tah dificil pra andar já fiz fizioterapia ja tomei varios remédios não tive melhoras porfavor me ajude abraços

  3. Marcelo comenta:

    12 março, 2011 @ 10:59 AM

    Sou da Baixada Santista (SP), começei a ter dores muito fortes no calcanhar esquerdo em dezembro de 2010. Foi diagnosticado como esporão. Até tenis de R$ 500 reais comprei…e eu odeio tenis…rs… Após ter tentando “de tudo” me indicaram uma operação espitiritual, na cidade de Registro (Litoral Sul). Não acreditava muito nessas coisas e num é que deu certo???? Nos 15 primeiros dias foi otimo, sai de lá, andando sem qualquer dor…ACREDITE QUEM QUISER !!!!!! rs…Em viagem e ferias (fevereiro), acabei sentindo algumas queimações e vez ou outra, quando ando demais, a dor retorna, mas com muito menos intensidade. Voltarei ao “Centro” nos proximos dias e volto a dar informações a vcs. Quem quiser, indico…ABRAÇOS E BOA SORTE AOS SOFREDORES (COMO EU)…

  4. Maria Cristina Torres comenta:

    2 abril, 2011 @ 8:41 PM

    Tenho esporão do calcâneo descoberto há varios meses. Sou médica, procurei um colega que me aconselhou Antiinflamatório e gêlo. Não melhorei nada. Conversando com um pesquisador bioquímico farmacêutico ele me orientou a retirar a proteina animal da minha dieta e usar Citrato de Potássio 200mg mais Citrato de Magnésio 300mg, 1 caps. de 12 em 12hs. Em seis dias de tratamento comecei a melhorar e continuo melhorando. A dor já diminuiu em intensidade consideravelmente e não retirei totalmente a proteína animal, mas reduzi consideravelmente. Não sou a favor da cirurgia, a grande maioria não é bem sucedida.

  5. Cátia Figueiredo comenta:

    9 abril, 2011 @ 1:40 PM

    Sou fisioterapeuta e tratei uma doente com esporões nos 2 pés, com um tratamento por ventosas.
    O efeito da ventosaterapia é fazer a descompressão da área inflamada. Os tecidos moles são tracionados e a inflamação diminui mais rápido.
    As ventosas ajudam também devido ao efeito mecânico, para além do anti-inflamatório.
    Procurem um fisioterapeuta habilitado em tratamento com ventosas, ou um médico de medicina tradicional chinesa, que trabalhe com ventosas.
    Boa sorte!

  6. Cátia Figueiredo comenta:

    9 abril, 2011 @ 1:57 PM

    Outra dica sobre sementes de sucupira…
    http://blogs.abril.com.br/lenidavid/2009/06/sucupira-no-dia-24-abril-se-nao-me-falha-memoria-assisti-uma-entrevista-com-ator-juca-oliveira-no-programa-jo-alem.html#

  7. ines gois comenta:

    26 abril, 2011 @ 3:47 PM

    descobri q tinha esporao em 95… passei por 8 ortopedistas, fiz 2 infiltraçoes… e muitas fisioterapias… e nada…
    um dia conversando c um senhor ele me disse q curou o esporao dele aquecendo telha e colocando no local…
    comecei a fazer… aqueço a telha por 5 minutos no fogao… coloco uma toalha para nao queimar meu pe… ate q a telha esfrie e consiga colocar a telha no meu calcanhar… e uma delicia… a dor diminui muito em pouco tempo… e meu outro pe anda um pouco dolorido… coloquei a telha quente por varias vezes… estou tbm c o outro pe… otimo…
    ja indiquei isso pra varias pessoas… e pelo o q sei todas melhoraram e muito…
    espero q minha experiencia possa ajudar… meus companheiros de dor…( rs rs)
    abraços… e me avisem se deu certo…
    boa sorte a todos… sofre-dores… rs

  8. duarte melo comenta:

    26 abril, 2011 @ 5:11 PM

    eu t 35 anos e sofro muito dos calcanhares nao consigo tar muito tempo em pe e triste ja fiz de tudo mas nao passa aborecido comigo mesmo fico farto da vida pois sao os nossos pes que nos leva para onde queremos no trabanho torna se mais difiçil numa festa seija onde for e triste mesmo com bom calçado penso que nao ha nada a fazer e sofrer ate morrer.

  9. JORG4E EDUARDO REGINALDO DA PURIFICAÇÃO comenta:

    8 maio, 2011 @ 2:41 PM

    DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O CLORETO DE MAGNÉSIO PA?
    BELO HORIZONTE-MG – ATUALIZAÇÃO DE VALOR
    =================================================
    Para comprar o cloreto de Magnesio em Belo Horizonte à R$ 13,00 ( TREZE Reais ) o Pote de 500grs. eu passo o endereço e Tel.direto do Laboratorio(Imail.para contacto jorgereginaldo1hotmail.com) Veja minha Cura Padre Beno. (REPASSE SEM ONUS)
    Depois repasse aos amigos O endereço

  10. maria candelaria PEREIRACA comenta:

    15 maio, 2011 @ 7:41 PM

    ACHO QUE ESTOU COM ESPORÃO DÓ MUITO QUANDO PONHO O PÉ NO CHÃO EU VOU TOMAR O CLORETO DE MAGNESIO É MUITO BOM JÁ CONHEÇO GOSTEI DOS COMENTÁRIOS AJUDARAM BASTANTE

  11. Jorge Silva comenta:

    27 junho, 2011 @ 5:21 PM

    O MILAGRE- CLORETO DE MAGNÉSIO
    Esporão Calcânio detectado nos dois pés em 2004, em 2005 parei toda atividade física, corrida de 10 km, 3x por semana, mais futebol outras 3 ou 4x,
    era muito ativo, tratamento com gelo; água quente, vinagre e sal grosso; sebo de carneiro; diclofenaco sódico, arcoxia, infiltração c/ diprospam, só alívio e a dor retornava, indicação de cirurgia em 2007, não fiz;
    jan/2011
    vem a cura, CLOR. MAGNÉSIO e adeus
    às dores.

  12. Jorge Silva comenta:

    28 junho, 2011 @ 6:07 AM

    O MILAGRE- CLORETO DE MAGNÉSIO
    Como relatei anteriormente, fiz todo tipo de tratamento, do natural ao convencional orientado por ortopedistas, só alívio das dores e a mesma retornava; com o CLORETO DE MAGNÉSIO eu consegui a eliminação das dores e algo mais, voltei a correr e a jogar futebol, estou com 38 anos e voltando a ser feliz depois de sofrer por longos 6 anos, espero que meu relato ajude os amigos de dor a eliminar da vida esse martírio.

  13. nelci comenta:

    12 julho, 2011 @ 6:01 PM

    oi jorge silva, tudo bem? gostaria q vc m dissece com posso usar esse medicamento, pois tenh um esporão em meu pé e quase ñ estou conseguindo caminhar pois tenho muita dor, me mande por e-mail ok estarei imensamente agradecida ok obrigada e até mais

  14. naiana guidetti comenta:

    16 agosto, 2011 @ 8:11 PM

    Ola amigos estou sofrendo mto com este vilao chamado esporao.Gostaria de receberartigos sobre trtamento alternativo que nao incluao infiltraçao pois sou mto suscetivel a dor.Tenho nos dois pes .Tenho34 anos e sou tecnica de enfermagem,li o comentario sobre o cloreto de magnesio,gostaria de saber mais desde ja um abraço a todos.

  15. Marcelo Nacarato comenta:

    16 agosto, 2011 @ 9:23 PM

    Ola a todos, sofri com esporão (facite plantar) de dez. 2010 a junho de 2011…Tinha dias que eu não consegui nem levantar da cama… e de tanto mancar acabei adquirindo uma bursite no quadril…Depois de pular de médico em médico, entre ortopedistas, reumatologistas, acupunturistas, entre outros, acabei até fazendo 3 operações espirituais…que inicialmente suritram eferito, mas depois, a dor acabou voltando…por, fim procurei um novo ortopedista da minha cidade (Santos) e na prórpia consulta, me propos fazer a famosa e temida infiltração…confesso que na hora “amarelei” e disse que nao ia fazer em virtude de todos os relatos que ja ouvi, mas acabei enfrentando…foi dolorido sim…não posso mentir…mas foram os meus 10 ultimos segundos de sofrimento… Estou a quase dois meses sem qualquer dor…vez o outra sinto uma pequena pontada ou uma sensação de queimação, mas que dura no máximo 15 segundos e pronto…passou !!!!… aqueles que estão relutando em fazer infiltrações, aconselho, pois vale a pena tentar…uns defendem (assim como eu agora…rs…) outros, dizem que não adianta de nada… MAS SE NÃO TENTAR…COMO SABER??????…foi pensando assim que resolvi meu problema…
    Desejo sorte a todos e se tiver mais algum relato de sucesso com infiltração… é so mandar…Precisamos divulgar e ajudar aqueles que sofrem !!!

  16. girlanda comenta:

    25 setembro, 2011 @ 3:39 PM

    já estou tomando a 1 mês e não obtive resultados,faço tudo como mando o figurino,mas até agora nada.Tem problema de articulação nos dois pés pior no esquerdo e para completar nasceu dois esporão no pé esquerdo,um em baixo do calcanhar e outro no tendão de aqulis,foi quando resolvi tomar e nada até agora;o que eu tinha de fazer em médico já fiz agora tentei isto,confesso que eu não sei o que fazer

  17. Míriam Barbosa comenta:

    12 outubro, 2011 @ 7:36 PM

    Senhores:
    Por prescrição médica a minha mãe Dionísia Barbosa 81 anos, comprei 6cxs de Tramadol 50mg, por conta da reação a medicação foi suspensa após dois dias, e não consigo trocar na farmácia as 5cxs lacradas. Por favor, veja se me ajuda, pois estou desempregada e necessitando de adquirir outros medicamentos de uso continuo, pois ela é diabética, hipertensa, possuo uma úlcera crônica na perna, além desta dor no rosto originada de herpes zoster.
    Moramos em Salvador -Bahia
    Tel. 71 3386.5197 ou 87177408

  18. joana verissimo comenta:

    6 dezembro, 2011 @ 12:20 PM

    Ola amigos

    Foi-me diagnosticado ha pouco um esporao calcâneo. Tenho estado a ler os vossos
    comentários e vou experimentar algumas coisas que propõem.
    Sou portuguesa e não sei o que que é calçado “anabela”. Seria possível
    explicarem-me para ver se encontro esse tipo de calçado cá. Vou comprar também a palmilha de silicone,
    porque isso penso que encontro cá.
    Boa sorte a todos
    De Lisboa- Joana

  19. fatima tanzi comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 8:54 AM

    ja esperimetei de tudo mas essa dor nao sara gostaria de saber de alguma simpatia

  20. marivalda santana comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 4:22 PM

    Eu gostaria de saber de algum médico no R.J que faça cirurgia do joanete ä laser.
    obrigada

  21. eliana morais comenta:

    25 fevereiro, 2012 @ 6:23 AM

    tomo cloreto de magnesio todos os dias um copo de cafezinho uma vez por dia e nao sinto mas dores nenhuma ate dores antigas pararam de encomodar.os pes ficaram novos. ja faço ate caminhadas.

  22. eliana morais comenta:

    25 fevereiro, 2012 @ 6:25 AM

    serve ate pra coluna e qualquer pessoa pode tomar ate crianças.em doses reduzidas.

  23. ivani maraia martins comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 1:14 PM

    Jorge gostaria de saber o endereço, de onde encontrar o cloreto de magnesio e como toma-lo.

  24. Carlos Eduardo comenta:

    11 março, 2012 @ 1:32 PM

    Gostaria de saber aonde eu encontro aqui no Brasil o NIGHT SPLINT para comprar? Alguém pode me ajudar?

  25. F Antonio comenta:

    18 março, 2012 @ 7:18 PM

    Uso o ÁRTICO saché – sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina (1,5g + 1,2g) – há alguns meses, e o esporão de calcâneo quase desapareceu. As dores diminuíram sensivelmente.
    Agora vou começar a usar o CLORETO DE MAGNÉSIO (33g diluído em 1 litro de água) . Creio que vou eliminar o esporão de calcâneo.

  26. Joelma comenta:

    19 março, 2012 @ 9:41 PM

    Gente se alguem puder me responda eu tenho esporao calcaneo a dois anos ja tentei varios tratamentos e nada deu certo,de algumas semanas pra ca eu comecei a sentir uma dor entre o femur e o tronco sera que isso tem ligaçao com o esporao?

  27. wagner comenta:

    13 abril, 2012 @ 4:54 PM

    Estou com muita dor no calcanhar do pé direito, fui ao pronto socorro do meu convênio e o médico receitou remédios, pomada e uma palmilha. Nada adiantou,inclusive uns dos remedios me estragou. Tive ansia de vomito, diarreia, dor de cabeça, atacou meu figado, tontura, acho q ta bom. Mas a dor não passou,gastei quase $100,00 reais nessa brincadeira.Alertando a todos o nome do remedio é Bi-profenad, alguma coisa assim. Gente não tomem poe que a sensação e terrivel.Tbm já fiz com água quente não resolveu. Vou tentar agora com gêlo pra ver c da certo. Pessoal volto pra dizer c resolveu ou não.Fiquem com DEUS.

  28. Perciliana Geusa de Olieira comenta:

    19 abril, 2012 @ 5:53 PM

    Gostaria de informar, a todos quanto estão sofrendo com dores no calcanhar. Sofri durante um ano, tudo que tentei foi em vão. Até que Deus me levou a conhecer um médico que realmente é perito no assunto. Este médico me disse que a dor não é o esporão, e sim a fasciite plantar. Se não ficar curado com uma infiltração, a unica solução é cirurgia. Foi o que fiz. Há dois meses operei os dois pés, estou me recuperando muito bem. Segundo o médico, mesmo depois da cirurgia ainda leva 2 a 6 meses, para acabar totalmente. Se quiser mais informação, me mande um e-mail. (percigeusa@gamil.com). Terei o maior prazer em informar tudo;. Ok . Sofri tanto que não desejo para ninguém o que passei, mas graças ao Senhor Jesus, que cuida de mim e me abençoou com esta cirurgia. Saiba que a cirurgia não é do esporão, e sim da faciite plantar. Obrigada Jesus.por esta vitória. AMÉM.

  29. Jorge Eduardo Reginaldo da Purificação comenta:

    23 abril, 2012 @ 6:28 PM

    O Magnésio Mágico

    Para quatro males incuráveis e a maioria dos outros
    [Adaptado do “Artigo Mirim” – 14ª edição, 1994]

    Padre Beno José Schorr 1
    Prof. de física, química e biologia
    Colégio Catarinense

    O

    magnésio é uma descoberta fulminante da década de 1980, pouco difundida. Não é remédio, mas sim alimento essencial para a vida, a ponto de animais novos, bem tratados mas sem magnésio, morrerem todos em um mês. O magnésio controla 18 minerais e tem umas 300 funções.

    __________

    1. O Segredo do Magnésio É indispensável conhecê-lo. Todos nós nascemos de uma única célula, que se multiplica, até a a idade adulta, em cerca de 100 trilhões de células variadas, que nos dão calor e energia. Enfileiradas, dariam uma volta ao mundo, ou mais.

    – CÉLULA SADIA – Cada célula tem no seu interior um pequeno núcleo, tido como sede da vida, com toda a programação da primeira célula. O núcleo consiste de enorme conjunto de átomos, em forma de rede espiralada, onde aqui e ali há um átomo de magnésio, tipo -borrachinha- – este é o segredo! Tais células são flexíveis e ativas, como o corpo todo. Na formação das novas células, o magnésio escolhe as substâncias programadas, todas de origem animal, como único material de construção, ao menos até os 6 anos de idade, para dar acabamento ao cérebro e evitar deficiência mental. Assim, cada célula sabe e segue o programa da primeira célula, sem faltar um cabelo sequer. Nos adultos, a célula-mãe se desfaz, para evitar o -gigantismo-. O magnésio constrói as células.

    – CÉLULA DOENTE – Se faltar magnésio na formação das células, invade seu lugar o cálcio, tipo -pedrinha-. Tais células vão perdendo flexibilidade e atividade, e todo o corpo endurece, envelhece e se cansa à toa. Aí, o -diabo está solto-… O cálcio mata pelo menos 80% por doenças como calcificações, artrites, ciáticas incuráveis, câncer, infartos – umas 6 mil doenças. Umas são de doer e gemer. Outras são de morrer, no duro! Mas agora temos…

    – A MAGIA – Basta devolver o magnésio que falta, e ele vai direto aos núcleos chutar fora as pedrinhas, o cálcio invasor, e retoma seu lugar como -borrachinha-. Assim, o corpo endurecido volta aos poucos a ser flexível e ativo, pois o magnésio é o restaurador das células. O magnésio, com seus 18 minerais ajudantes, vai patrulhando até os últimos becos do corpo, limpa as arteriazinhas… O magnésio chega lá!

    2. REFINADOS – Então o bom Deus esqueceu do magnésio nos alimentos- Não! Ele entregou o domínio da natureza perfeita ao homem racional. A culpa é do próprio homem, obcecado por paixões de ganância, gula, vaidade… O industrial visa a lucros e refina, retira o -sujinho- dos grãos de arroz e do trigo, o melaço escuro do açúcar. Do sal marinho, rejeita o magnésio, que umedece, o iodo, e mais 20 sais salubérrimos. Gaba-se do -progresso-, dos -alimentos brancos-… Desses 4 alimentos básicos, os mais consumidos no mundo, vende a bom preço esses restinhos -sujos- ao gado, para a sua saúde. Logo, sabe o que faz! No entanto, reserva para si o restante -bagaço branco- e, doente, corre à farmácia, pagando o cêntuplo por drogas ineficazes. Assim, o homem -fatura- nada menos que 50% das mortes por câncer…

    O que fazer? Compre a farinha de trigo cinzenta e não a branca, que é puro bagaço, e junte ainda farelo de arroz ou trigo. Arroz, só descasque e não tire o farelo dourado, os sais da saúde. Do açúcar, apenas evapore a água, pois o açúcar amarelo faz a saúde dos nordestinos e a nossa. O sal saudável é o que se dá ao gado. Afine-o com uma garrafa sobre a mesa. Tem uns 10 minerais – é ótimo!

    2a. ESTRESSE – É o esgotamento perigoso, por falta de magnésio nos alimentos industria-lizados. Isso provoca em gente ativa um ciclo perigoso, assim: A falta de magnésio faz das ocupações preocupações, ânsia que gera o começo do estresse, que consome magnésio. Recomeça o ciclo, sem parar: Menos magnésio dá mais ânsia, mais estresse e menos magnésio, mais ânsia… até ocorrer o colapso, às vezes fatal. Cura certa: Siga a RECEITA GERAL (item 8) por uns meses, até sentir-se forte. Siga então o item 13, até o fim.

    3. PREPARO DA SOLUÇÃO – Tenha à mão CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. e uns copinhos de plástico para cafezinho. Encha 1 (um) copinho com esse sal, socando levemente, e o dissolva em 1 (um) litro d-água. Somente isso! Ou dissolva 100g de magnésio em 3 litros. A solução nunca estraga. Uma dose é um copinho bem cheio da solução. Ponha uma dose num copo comum e faça uma marca com adesivo. Daí para cima, ponha água à vontade, para fazer menos amargo. Se em jejum for laxante, deixe para tomar depois do café.

    4. O MEU CASO de quase paralítico, como referência. Aos 55 anos de idade, sentia estranho peso na perna direita. Aos 65 anos, virou dor intratável. Aos 69 anos formigava toda a perna ao ficar em pé (sentado, não). Então atinei ser bico de papagaio, já visível aos 55 anos, que calcificara e apertava o nervo que descia à perna. Fugia da dor sentando e, na cama, enrolado como um gato. Ouvi de um especialista: -Isso já não é um bico, mas sim um bando de papagaios! Todas as vértebras estão calcificadas, curvando a espinha. Não tem cura?. Angustiado, apelei instantaneamente ao bom Deus para dar um -jeitinho-… Pouco depois, o padre Suarez mostrou-me no livro do padre Puig o uso do magnésio…

    5. MINHA CURA – Comecei com uma dose diária, durante uma semana. Tudo bem! Tomei então duas doses, sempre sentado ou enrolado até o 20º dia, quando acordei tarde e – vejam só! – estirado, reto, sem dor. Caminhar sem dor, somente no 30º dia, quando me levantei como que a sonhar de felicidade, pois nada mais me doía. Pequeno passeio, contudo, me fez voltar o peso de outrora, mas que em poucos dias também sumiu. Assim, a perna sofrida estava até melhor que a outra…

    6. EFEITOS SIMULTÂNEOS – Além da ciática, curou logo o coração. Sumiram as pontadas do fígado. A prostatite aguda em um ano pouco incomodava. Três anos depois, nem sinal dela. Descalcificou-se a espinha, e em 3 anos fiquei flexível como cobra. A lucidez voltou e o cansaço se foi. Curei também a erisipela, quando voltou, tomando 3 doses durante 3 meses e matando, por certo, o último micróbio escondido nas varizes. E fiquei reto! Daí a regra: -Tome o magnésio para uma doença só e as outras curam junto-. Voltou-me, enfim, a alegria de viver. E o que darei ao bom Deus pelo jeitinho grátis- De graça o difundirei!

    E mais: Em 1993, descobri a cura da psoríase, que escama a pele e é incurável desde a Antiguidade. Já no desespero, tive uma luz: -O magnésio é o construtor da célula-. Mantive então úmida com magnésio concentrado a pele afetada e nova pele nasceu. Somente isso!

    7. CONTRA-INDICAÇÕES – Duas, graves: Insuficiência dos rins e paratireóide (garganta). Tente devagar, com meia dose diária durante uma semana, duas meias-doses na outra semana, três meias-doses na 3ª semana, ao levantar, ao meio dia e ao deitar. Tudo bem? Então siga para o item 8, RECEITA GERAL.

    Mas se piorar, diminua a dose ou vá ao médico. O uso desta receita fica a seu critério, ou a critério de um médico amigo.

    8. RECEITA GERAL – Ver as contra-indicações no item 7. Se não houver, tome uma dose diária durante uma semana. Tudo bem? Então tome uma dose de manhã e uma dose à noite, na segunda semana. Na fase aguda, uma dose de manhã, ao meio dia e à noite. Passada a fase aguda, volte a uma dose de manhã e outra à noite, durante meio ano ou mais, até sentir que está bem e com boa saúde. Para não recair, siga toda a vida o item 13.

    Com 3 doses diárias, a pressão do sangue pode subir. Se for demais, diminua o sal de cozinha, tome remédio, ou volte a tomar duas doses. Mas não largue o magnésio, sua garantia.

    9. CALCIFICAÇÃO – Que somente o magnésio cura. É o mais comum, uma série de doenças até mortais: coronárias entupidas, necrose (sem vida), infarto, pontes de safena, coágulos, derrame, trombose, arritmia, arteriosclerose (sclero=duro), válvulas duras, incrus-tações tipo cera amarela, colesterol, coluna, ciática… O magnésio tira o cálcio patogênico e o fixa nos ossos, que nunca ataca. E cura osteoporose. Ver item 8.

    10. ARTRITE E ARTROSE, que só o magnésio cura. Artrite, reumatismo, gota, inflamam, com dor, as articulações nos dedos e no corpo todo. E a artrose as degenera por acúmulo de ácido úrico, que os rins já não eliminam, por falta de magnésio. Cuidado: Ver item 7, e depois o item 8.

    11. CÂNCER, que somente o magnésio evita, e infartos. As células de doentes podem estar incompletas, por falta de substâncias (refinados, depauperados) ou presença de partículas estranhas (fumo, tóxicos, radiações, metais pesados). Essas células anormais, presentes em todas as pessoas, somente se tornam perigosas ao se agruparem, causando lesões, o pré-câncer — que o magnésio cura. Ao formar tumor, câncer, o magnésio não cura mais (mas o elixir F. Kotelak2 já curou muito câncer e diabetes). Nódulos no seio e freqüente câncer em parentes: siga logo a RECEITA GERAL (item 8). Mas câncer da pele, que dá chagas incuráveis, o magnésio cura em um ano e tanto. Siga o item 8. Assim você se salva do câncer, de infartos, de quase tudo, simultaneamente.

    12. INFECÇÕES – O magnésio reforça as defesas naturais do organismo: duplica os glóbulos brancos, soldados do sangue que matam o triplo de micróbios. O magnésio é ótimo contra furúnculos, inflamações. Cura erisipela (veja item 6). Em manchas da pele, psoríase, alergias, acne, tóxicos, feridas – ponha um paninho úmido com magnésio, ou passe com a mão. Para psoríase, solução concentrada (ver item 6).

    13. CIRURGIAS – Na véspera, tome de 3 a 5 doses espaçadas. Cura rápido, sem infecção e boa disposição.

    Saúde para toda a vida

    14. DOSAGEM – O adulto precisa de magnésio metálico, o equivalente a 4 ou 5 doses por dia. Como nossos alimentos refinados não o fornecem, é preciso completar o que falta.

    Crianças e adultos até 40 anos – Uma colher para cada 10 kg de peso, se estiver doente ou crescendo muito. Se não estiver doente nem crescendo, uma colher para cada 20 kg.

    Adultos, de 40 anos em diante – Um fato novo: aos 40 anos (alguns aos 35 ou aos 30), o corpo é invadido pelo cálcio, que reprime sempre mais o magnésio. Assim, devemos ir aumentando o magnésio para controlar o cálcio e evitar as doenças da velhice, continuando flexíveis e jvens. Aqui vão as doses, por idade:

    Dos 40 aos 55 anos, tomar 2 doses espaçadas por dia.

    Dos 55 aos 70 anos, tomar 3 doses espaçadas por dia.

    Dos 70 anos ao fim da vida, 4 doses espaçadas ao dia.

    Assim, complementam-se os alimentos desmineralizados e o corpo se mantém flexível, sem cansar, sangue puríssimo, coração e outros órgãos sadios, sem infartos, derrames, sem morte súbita, sem câncer… Em vez do magnésio, você pode comprar sacos de farelo de arroz, com o qual faz bolinhos, mistura no pão ou nas comidas. Comer uva, com bagaço, mineralizado, sem esmagá-lo.

    A cozinheira deve distribuir nas comidas uma dose de magnésio para cada 3 pessoas, uma vez por dia. Assim fazem na Finlândia, e toda a família vive saudável. Os maiores de 40 anos devem completar suas cotas, conforme recomendação acima. O magnésio é alimento inocente: o intestino somente absorve o necessário.

    Ricos em magnésio e sais são: Farelos, melaço, melado, mel, açúcar amarelo em rapaduras com amendoim, todas as nozes, amêndoas. Também golinhos de água do mar, no banho ou nas comidas (só golinhos), que contém 30 sais salubérrimos, os mesmos que levam as tartarugas até os 400 anos de idade…

    15. Tem gente que não quer tomar magnésio durante toda a vida. Mas o faz com o sal comum, em demasia (prefere a -vida normal-), enquanto o magnésio protege a saúde. Ou você pensa que para estimar a saúde precisa pegar, às vezes, doenças que custam 1 milhão? Não seja idiota! Tire uma minúscula fração dos milhões e compre magnésio, para livrar-se da doençarada toda que o espera. No Alto Tocantins, vivem 20 pessoas com mais de 100 anos de idade, porque a terra lá é rica em magnésio. No Cáucaso, chegam a 125 anos, alguns a 150, porque as searas e fontes são ricas em magnésio.

    16. ONDE COMPRAR O MAGNÉSIO CERTO? Nunca os comuns de farmácia, pois fazem mal à saúde pelos 3 a 5 por cento de impurezas que contêm. Recomendo as lojas que fornecem material para laboratórios. [No seu -Artigo Mirim- nº 14, de 1994, Pe. Beno dá uma lista de 60 empresas em 15 cidades, de Rio Grande-RS até Rio de Janeiro-RJ – que deixei de transcrever por que os endereços são muito antigos].

    O magnésio certo deve ser o CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. (P.A. = Para Análise). [Na época do padre Beno, as marcas que ele recomendava eram: Reagen, Isofar, Caal, Vetec, Synth, Eleibra, Cinética e Merck.]

    __________

    Atualmente, pode-se comprar nas farmácias um envelope com 33 gramas (que dá para um litro de solução), da marca Multilab. O produto se chama -Clomag PA-, custa em torno de R$ 1,20 (em 5/2003) e dá como indicações e modo usar as mesmas recomendações do padre Beno. Mas veja um trecho do -Artigo Mirim- do padre Beno, em 1994: -Pior é a Multilab, que imprimiu um artigo meu, falsificado, para vender magnésio para o gado, com lucros de 500 por cento-. Não sei se esse magnésio que a Multilab está vendendo nas farmácias ainda seria hoje amaldiçoado pelo padre Beno, pois não tenho detalhes.

    Existe também um produto da marca Ifal, com 33 gramas, que comprei por 66 centavos…

    Em Porto Alegre, tenho comprado da Importadora Química Delaware Ltda – Rua Morretes nº 376 – CEP 91030-300, fone (51)3341-0812, e-mail vendas@delaware.com.br [tem telentrega]. Eles oferecem 2 produtos: o que eles chamam de -puríssimo- (500 g por 12 reais em maio/03) e que dizem ser de grau farmacêutico, o mesmo vendido como P.A. em outra embalagem, mas esse mais barato seria embalado pela própria Delaware. Já o tipo P.A. é da marca Synth (as duas coisas são recomendadas pelo Pe. Beno), que eles vendem por R$ 16,90 e vem na embalagem do fornecedor (Labsynth Produtos para Laboratório Ltda – Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 – Vila Mary, Diadema – SP). A fórmula é igual à que aparece nas embalagens dos magnésios de farmácia (MgCl2.6H2O), mas este da Synth traz também o peso molecular (203,30) e as especificações, inclusive teor máximo de impurezas. É possível que o magnésio embalado pela Delaware seja tão bom quanto o fornecido pela Labsynth. Porém, pelo sim pelo não, tenho comprado o que diz -P.A.-, apesar de ser mais caro.

    Para quem não tiver um fornecedor na sua cidade, uma alternativa talvez sejam as farmácias de manipulação, pois elas precisam trabalhar com o material mais puro possível.

    __________

    NOTAS –

    1 Em 1994, o endereço do padre Beno era: Cx. Postal 135, cep 88001-970 Florianópolis, SC. Não sei se ele ainda está vivo, nem se esse endereço ainda é válido hoje, em 2003.

    2 O elixir F. Kotelak seria produzido pelo Laboratório Melo & Kotelak Ltda – Produtos Naturais, de Curitiba. Não tenho muita informação. Mas se alguém precisar, posso fornecer o que tenho.

    __________

    – Matéria de caráter apenas informativo. Não deixe de consultar o seu médico.

    – Para mais detalhes sobre o assunto acima (se u tiver), entre em contato comigo através do

    meu site, em , onde tenho mais dicas sobre saúde.

    magnesio.doc

    5/2003

    ——————————————————————————–

    * * *

  30. Joelma comenta:

    16 maio, 2012 @ 10:13 PM

    Oi pessoal,tenho esporão calcaneo nos dois pés, e se não fosse o bastante agora descobri que estou com artrose nos dois joelhos voces acham que alguem é capaz de aguentar tanta dor???????O remedio que estou tomando não adianta nada,pedi a farmeceutica se poderia tomar uma dose mais forte ela me disse que não pois a dosagem já era a maior possivel, e agora vou ter que viver com dor o resto da minha vida

  31. eguinaldo marques loureiro comenta:

    17 maio, 2012 @ 1:34 PM

    olá pessoal

    pisei num prego na parte da frente (metatarso) por isso forçava muito o calcanhar, sobrecarregava, após 2 anos surgiu o esporão nos dois pés, no direito e tbém no esquerdo, não fiz cirurgia, ainda não curei, mas uma coisa vou lhes dizer a calcanheira é fundamental compre uma boa e usem e também um tênis bem macio já comprei de várias marcas mas o pegasus +28 da nike é imbatível, mas nunca esqueçam a calcanheira alivia e muito graças a ela consigo fazer minhas tarefas básicas e caminhar o necessário ao meu dia a dia, agora ao mesmo tempo vou tentar algum tratamento convencional porque já me disseram que a cirurgia pode curar definitivo mas em alguns casos pode voltar esse maldito de esporão..boa sorte a todos.

  32. eguinaldo marques loureiro comenta:

    17 maio, 2012 @ 1:36 PM

    se quiserem trocar idéias meu e-mail é eguinaldoadvogado@hotmail.com

  33. claudio duarte comenta:

    11 setembro, 2012 @ 8:20 PM

    Olá pessoal, esse é um espaço de depoimentos dolorosos e sabemos o quanto esse tal esporão nos faz sofrer.

    Então, eu tenho esporão calcâneo, na verdade o correto é dizer que tenho tendinite de inserção do tendão de aquiles, que trata-se do esporão no ponto de inserção do tendão de aquiles.

    Pois bem, o que fazer? se a resposta fosse simples não teríamos centenas de depoimentos aqui, o que não faltam são dicas para aliviar a dor etc.

    Vamos começar então:

    Primeiro, você precisa saber qual a causa de sua tendinite, tendinite? Mas eu tenho é esporão, opa!, cuidado, esporão é uma consequência e não a causa da dor. Isso mesmo, uma consequência, na prática você tem na verdade, uma inflamação do tendão, essa inflamação crônica lhe deu vários alertas de dor, você os ignorou até que um dia se tornou insuportável. Isso mesmo, pense e lembre, verá que passou um filme na sua cabeça e saberá que foi exatamente isso.

    Pois bem, essa inflamação é crônica nada mudará isso, fruto desse processo inflamatório, o seu tendão começou a se calcificar. Essa calcificação é o que você vê no raio-x aponta o dedo e diz tenho esporão calcâneo. Porém, saiba que isso não é a causa e sim consequência.

    Portanto, isso pode ser um ponto positivo e não negativo, qual o ponto positivo disso?

    O ponto positivo é que sendo uma consequência, você pode atacar a verdadeira causa.

    Para isso, você precisa descobrir o que provoca a sua tendinite. O que não falta é motivo, cada um é cada um, a simetria que vemos nos esqueletos nos livros de ciência só existe no livro de ciência.

    Começa por aí, você sabe o quanto é assimétrico? Como é a sua pisada? Como é seu anglo de repouso? Qual o seu peso? Qual a sua rotina diária?

    Tudo isso irá dizer o porque da sua tendinite. Não é uma resposta simples, mas o interessante é que a cura não é impossível.

    Veja bem, eu tenho esporão nos dois pés, o pé direito eu não sinto a mais de 8 meses, já o pé esquerdo ainda estou brigando para eliminar a dor. Eu tenho certeza que vou conseguir.

    Vamos a solução desse problema. Pessoal, eu sou Doutor, mas não médico, sou doutor em engenharia e não tenho formação acadêmica na área de saúde. Porém, já me consultei com cada médico que não merece nem comentário.

    Saibam o seguinte, a solução de um problema ortopédico na maioria das vezes é simples, saiba qual o movimento que causa a dor, então o repita.

    Isso mesmo, o que lhe dá mais dor é o indicativo do exercício a ser feito para se curar.

    Como assim? Pense comigo, ao caminhar, qual o movimento faz com o pé? Porque ele doi?

    Ele doi porque falta força na musculatura para efetuar o movimento de forma equilibrada, esse equilíbrio foi perdido. Não digo que você tenha que ter pernas perfeitas etc. O equilíbrio que me refiro é o seu equilíbrio. Não é o do seu vizinho, ou irmão, aí que começam o problemas. Os ortopedistas tratam todos como se fossem iguais.

    Então como atingir o meu equilíbrio, simples, faça os exercícios que trabalham toda a sua musculatura, do trapézio aos pés. Foque logicamente com maior intensidade na panturrilha.

    O principal exercício o alívio da dor são os exercícios para panturrilha.

    Cuidado, faça todos os exercícios de forma normal, MENOS OS EXERCÍCIOS PARA PANTURRILHA, PARA PANTURRILHA FAÇA EXERCÍCIOS ESTACIONÁRIOS.

    O que seria isso? Você faz o exercício sem subir e descer o calcanhar, apenas levante fique parado em cima conte até 30 e desça faça isso se possível 3 vezes ao dia.

    Ao terminar o exercício já sentirá imediatamente uma melhora na dor, ela voltará um tempo depois, mas ficará claro que ajuda e muito.

    A sequencia levará a cura, mas claro, evite nesse período subir escada, carregar várias sacolas de supermercados, etc.

    Trabalhe panturrilha, nuca fazendo sobe e desce, como disse antes.

    Na faze aguda da dor, você pode usar água quente e banho de luz infravermelho, a luz infravermelho dá um resultado imediato, mas porque? Porque ajuda a a vascularizar a região melhorando a circulação.

    Então são duas coisas, a primeira é fortalecer, pois sem fortalecer a panturrilha esqueça qualquer outra coisa.

    Essa coisa de cirurgia é burrice, afinal o problema não é o osso e sim o tendão.

    Muitas pessoas possui a calcificação, mas não sentem as dores que sentimos.

    Basta que essas pessoas desequilibrem a musculatura e serão novos sofredores do tendão.

    Quer sair dessa? Reequilibre sua musculatura, cuidado, isso não significa que se você tem as pernas mais saradas e bonitas do mundo, que você a tenha equilibrada.

    Eu curei meu esporão assim: eu fazia exercício para panturrilha 3 vezes ao dia, manhã, tarde e noite.

    De forma isométrica (estacionário), ALONGAR AJUDA?, eu digo sem medo de errar, NÂO PIORA E MUITO, mas como assim, todo mundo manda alongar.

    Claro e eu já não lhe convenci que os médicos se baseiam na idealidade, você acha que o seu corpo é ideal? Se fosse estaria sentindo as dores que sente?

    Então, alongar é a melhor coisa para prevenir quando aliada ao fortalecimento, mas isso se você não está passando pela faze de dor.

    Caso tenha dor e esteja com um tendão inflamado, você acha que esticar ele ajuda?

    A reposta é NÃO, pior é que piora. Então o que fazer, faça alongamento, use tenis com um número acima, ou seja, folgado. Coloque palmilha não pelo silicone, mas para tornar o calcanhar elevado. Isso irá ajudar a tirar o stress do tendão no dia a dia.
    Porém, lembre-se não estou me referindo ao esporão na base do pé, a tal facite plantar.

    Estou me referindo ao esporão calcâneo na parte anterior do calcanhar, exatamente igual ao esporão de galo mesmo, inclusive na posição em que se forma.

    Choquinhos no tratamento do esporão é burrice, nunca use, isso piora.

    Colocar gelo usando gel, pedra de gelo, bolsas é burrice isso piora.
    Então gelo é ruím, não gelo é bom e muito eu usei e uso muito, mas cuidado.

    Use gelo da seguinte forma: coloque água gelada e pedras de gelo quem uma vazilha suficientemente grande para colocar os calcanhares. Mergulhe os calcanhares na água com gelo e deixe por 20 minutos. Assim a água sendo um fluido, irá moldar o seu pé garantindo o contato de forma uniforme e favorecendo a vasoconstrição em toda a região do calcanhar.

    Para água quente faça o mesmo, mas pode usar sal grosso para ajudar no alívio.

    Essas são ações importantes para ajudar no quadro de inflamação, são necessários, mas não curão.

    Lembre-se sua tendinite é por desequilíbrio muscular, para curar tem que equilibrar, para equilibrar tem que fortalecer. Porém, fortaleça todos os grupos musculares, mas a panturrilha deve ser trabalhada, dia sim dia sim, se possível 7 vezes na semana. Cuidado, nuca trabalhe a panturrilha subindo e descendo isso seria burrice.

    Agora lembra que eu disse que para curar uma dor, você tem que fazer o movimento da dor, então pense no movimento do fortalecimento da panturrilha, isso te lembra algo? Então é isso mesmo, trata-se do próprio movimento do caminhar. Bingo! Se consegue fazer um movimento estático e o equilibrar então estará pronto para caminhar sem dor.

    Eu espero ter dado minha contribuição, sempre li muita coisa e muitos absurdos.

    Não sou médico, mas tenho bom senso e não precisamos mais que isso.

    Estou aberto aos colegas, caso possa lhes ajudar me enviem um e-mail.
    claudiofequfu@gmail.com

  34. Jamile Lima comenta:

    13 setembro, 2012 @ 2:03 PM

    Ola
    PELO AMOR DE DEUS!!! O esporão esta acabando com minha vida, ja reduzi minhas atividades em quase 70%, preciso achar uma solução, alguém sabe onde posso encontrar um Night Splint de qualidade em Salvador – BA??
    Aguardo Anciosa por uma resposta

  35. Jaqueline Rocha comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 1:44 PM

    Olá

    Estou com esporão no pé esquerdo !!Sou professora E trabalho em dois turnos …portanto fico muitas horas em pé , e infelizmente ultimamente sinto tanta dor que não consigo nem levantar da cama para realizar minhas atividades diárias!!!!!
    Estou tomando o medicamento ULTRACET E CONTINUOU COM MUITA DOR.Preciso achar uma solução !!!!
    Att Jaqueline

  36. Hélio Teodoro de Andrade comenta:

    7 fevereiro, 2013 @ 9:56 AM

    Olá turma do clube da dor no calcanhar, depois de ler vários depoimentos acerca do tal ESPORÃO, não encontrei nehuma mensão ao tratamento que me curou totalmente! É simples, barato e totalmente inodor! Nada de infiltrações, nada de cirurgias, nada de anti-inflamatórios, nada de antibióticos …! Basta vc ir à farmácia e comprar uma unidade de IODO (2%), custa em torno de R$ 2,00. À noite, depois do banho, vc vai aplicar o iodo nos dois lados do calcanhar que está doendo (na região entre o tornozelo e a planta do calcanhar). O iodo irá infiltrar na pele e chegar até a inflamação e, em aproximadamente um mês de tratamento, vc estará totalmente curado(a)! Um amigo me passou a receita e eu comprovei a sua eficássia! Boa sorte para a turma do ESPORÃO!

  37. Marilena Custódio de Oliveira comenta:

    21 agosto, 2013 @ 7:05 PM

    Olá amigos

    O esporão do calcâneo tem que ser trabalhado de dentro pra fora,tem que se tonificar os órgãos que tomam conta dos pés,rim, baço, bexiga, fígado ;É preciso repor minerais,usar antiinflamatórios tópicos naturais.

    Se alguém estiver interessado em saber mais informações meu E-mail é marilenafelipe@yahoo.com.br
    http://www.espacodoesporao.com

  38. ANA comenta:

    20 março, 2014 @ 10:49 PM

    A TRES MESES ESTOU NO CLUBE DO ESPORAO… A UMA SEMANA ESTOU FAZENDO USO DE UMA ERVA CHAMADA CRAVORANA QUE ME FOI INDICADO POR 3 PESSOAS QUE USARAM E ACABARAM COM A DOR.(COLOCO A SOLA DOS PES NA ERVA) QLQUER DUVIDA ENTREM EM CONTATO PLO EMAIL

Deixe seu comentário aqui !