15 - fev
  

Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas: parte 2

Categoria(s): Reumatologia geriátrica




21. Como se estuda os pés?

O profissional especializado no tratamento dos pés inclui no estudo, a avaliação sensorial táctil, vibratória, pressórica e de dor térmica, assim como, o estudo do fluxo arterial para os pés (com doppler) e a identificação de pontos de pressão anormais, feita com o auxílio de um pedobarógrafo, exemplo na figura.

pe

22. Quais os profissionias que atuam no tratamento dos pés?

Há profissionais especializados nos pés, responsáveis pela manutenção de um pé saudável, como o podólogo. Há uma especialidade para enfermeiras, médicos e fisioterapeutas que é a Podiatria Clínica, com a finalidade de cuidar dos pés.

23. A osteoartrose/osteoartrite é mesma doença que a artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é uma doença crônica (etiologia autoimune) que promove dor, inchaço, limitação dos movimentos (rigidez) e das funções das articulações (juntas) especialmente das mãos. A rigidez articular é pior pela manhã e pode durar de uma a duas horas. Além, dos sintomas articulares, a pessoa pode sentir fadiga, queda da pressão, diminuição do apetite, olhos e boca seca.

Artrite ReumatóideA inflamação da artrite reumatóide ocorre na chamada membrana sinovial, que é o tecido que reveste a articulação. Neste local, são liberadas pelas células imunológicas (linfócitos, macrófagos) substâncias químicas inflamatórias que causam inchaço, dor e deformidade articular.

Na osteoartrose o processo é degenerativo não encontramos células imunológicas na lesão.

Veja mais – Artrite reumatóide

24. O esporão pode ser causado pela gota úrica?

Não, a Gota é uma doença articular inflamatória causada pelo depósito do monourato de sódio no tecido articular e periarticular. Em algumas ocasiões o ataque agudo de gota que se caracteriza por ser mono ou oligoarticular, de aparecimento súbito, com preferência das articulações do hálux (podagra), demais pododáctilos, as tarsometatarsianas, tíbio-társicas, pode ser confundido com dores do esporão de calcâneo.

Porém, a dor, da gota, é de forte intensidade, obrigando o paciente a evitar contatos com qualquer objeto (o simples contato com o lençol gera dor insuportável). A duração da crise varia de horas a poucos dias, sendo na maioria das vezes curta. Tem seu pico de acometimento na quarta década de vida.

Saiba mais sobre Gota úrica -Aspectos gerais

25. O que é joanete?

Joanete é o conjunto destes dois componentes Bursite e Hálux valgo, ou seja, desvio e inflamação da articulação do dedo grande do pé e seu desvio para fora, com a sua rotação para dentro. A deformação articular é freqüente devida ao uso de calçado apertado, em bico e com saltos altos, embora esteja também relacionada com uma deficiência hereditária da articulação.

26. Existe algum exame laboratorial que confirme o diagnóstico clínico?

Não, os exames laboratoriais são normais. Mesmo o exame do líquido articular é transparente sem nenhuma alteração biológica.

27. Qual a importância do exame radiológico?

O exame radiológico tem grande valor diagnóstico, mostrando a lesão, a sua intensidade e o grau evolutivo da doença. O osso apresenta-se com “bicos” como mostrado na figura acima.

28. Quais os objetivos dos tratamentos?

Os tratamentos visam proporcionar alívio da dor, melhorar o desempelho funcional das articulações.

29. Quais os medicamentos que podem ser utilizados?

Os analgésicos, paracetamol, tramadol, AINE (antiinflamatórios não hormonais) Ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, piroxicam, meloxicam. Os condromoduladores como, ácido hialurônico, sulfato de glicosamina e condroitina, diacereína, extrato não saponificado de soja e abacate.

30. Quais as medidas da fisioterápicas que podem ser utilizadas?

A fisioterapia deve ser bem orientada por profissional (fisioterapeuta) habilitado, que poderá prescrever cinesioterapia, termoterapia, hidroterapia e mecanoterapia.

31. Quais as cirurgia que podem ser utilizadas?

As cirurgias para o esporão são complexas, como a retirada dos osteófitos, osteotomias e artroplastias.

32. Usar solução formulações com manganês funciona para o tratamento?

Sim, o ion manganês é reparador da cartilagem através da ativação da enzima glicosil transferase, responsável pela síntese de proteoglicanos pelos condrócitos. O manganês melhora a visco-elasticidade do líquido sinovial, da resistência às pressões e ativação dos condrócitos e sinoviócitos.

33. O ion cobre pode ser usado nos processos inflamatórios?

Sem sombra de dúvida. O ion cobre atua na síntese do aminoácido hidroxiprolina (juntamente com a vitamina C), que faz parte da molécula do colágeno (matriz óssea, tendões musculares). Atual na síntese da elastina (ligamentos osteoarticulares) e como antioxidante no líquido sinovial. O ion cobre apresenta atividades antiinflamatórias no sistema osteoligamentar.

34. Qual o efeito do planta garra do diabo nos processos inflamatórios articulares?

O fitoterápico Harpagophytum procubens (garra do diabo) é um poderoso antiinflamatório, equivalente aos melhores antiinflamatórios sintéticos. Possui notável propriedade de desenvolver a flexibilidade das articulações, evitando o despertar com as articulações enrijecidas e dolorosas.

35. Existe um fitoterápico tópico para tirar a inflamação o esporão?

A Boswellia Serrata é uma planta com propriedades antiinflamatória que pode ser usada localmente. Tem efeito importante nas tendinites na formulação (boswellia 5% + capsaicina 0,025% + salicilato de metila 10%).

36. Qual a ação terapêutica do sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina?

O sulfato de condroitina é constituido de glucosaminoglucanas (polissacarídeos), que fazem parte do tecido cartilaginoso, pele, tendões e válvulas cardíacas. O sulfatos de condroitinas 4 e 6 são os mais importantes para o tecido de sustentação, melhoram a resistência vascular e os ligamentos.

O sulfato de glucosamina é um manômero da condroitina, usado nas doenças articulares e ósseas. Promove a melhora da dor, da restrição dos movimentos, da fraqueza articular, da inflamação. Por sua eficácia e tolerabilidade pode ser considerada como uma terapêutica básica no controle da osteoartrose.

Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62: 192-196.

Fellet AJ – Osteoartrites. Rev Bras Med, 1999;56:179-190

Coimbra IB, Pastor EH (Coord) – Consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da Osteoartrose. Rev Bras Reum, 2003.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


137 Comentários »

  1. jose ronaldo d. guimarães comenta:

    28 fevereiro, 2008 @ 5:52 PM

    esporão de calcaneo-há 25 anos operei-me de esporão, a cicatrização foi dramática, perdi os pontos, demorou uns três meses prá cicatrizar. mas, valeu. hoje não sintok + nada no pé direito operado. agora, o pé esquerdo que tambem tem esporão, voltou a aporrinhar, pois tinha sossegado tambem por 25 anos, com uma infiltração. os médicos não operam mais e estou numa encruzilhada tomando antinflamatórios, fisioterapia e… nada. tomem tenencia srs. médicos e voltem a operar pois é o que realmente cura.

  2. Maria do socorro de araujo comenta:

    4 março, 2008 @ 3:23 PM

    ola eu tambem tenho espodao nos dois pes tem dia que eu nao posso nem pisar no chao me ajude ja fui no ortopedista ele so passa ante inflamatorio

  3. terezinha stella comenta:

    9 março, 2008 @ 6:40 PM

    ola, quem pode me dar uma luz, fazem quase um ano que sinto dores nos dois pés, e o médico do posto onde moro, receita vários remédios, e só alivia enquanto estou usando tal medicamento,masé só parar de tomar que a dor volta, estou muito preocupada, será queterei esta dor pro resto da minha vida, tenho 51 anos.
    o laudo da ultrasonografia deu que estudo ultra-sonográfico dos tornozelos compátivel com aumento do líquido peri-tendineo na porção retro-maleolar dos tendões fibulares, bilateral, o que vem a ser isto? se souberem de algum tratamento por favor em escrevam, serei eternamente agradecida.

  4. Cresta Reich comenta:

    13 março, 2008 @ 8:49 PM

    Olá Doutor, tambem estou sofrendo muito com este tal de esporão principalmente pela manhã, a dor é muito forte no pé esquerdo e um pouco menos no direito, peço encarecidamente uma ajuda ( solução ) pois esta muito difícil dar continuidade as minhas atividades principalmente o meu trabalho. Fazem +- uns 5 meses que estou com estas dores, devido assim tambem esta afetando minha coluna, agradeço desde já sua atenção e colaboração na melhora deste incomodo …

  5. Ze comenta:

    14 abril, 2008 @ 2:28 PM

    Por favor me tire uma duvida, o esporao vem afuro no colcanhar
    como se fosse um furunculo
    obrigado

  6. marco comenta:

    23 abril, 2008 @ 4:32 PM

    tenho uma dor muito forte na parte inferior do calcanhar esquerdo e menor no direito me incomoda muito para trabalhar estou tomando comprimidos ante inflamatorios a dor diminuil bastante mais não passou totalmente.

  7. Cidinha, dá seu palpite comenta:

    27 abril, 2008 @ 7:21 PM

    Olá pessoal, tbém estou sofrendo c o Esporão, e me ensinaram colocar o pé n água quente c sal e vinagre e estou sentindo um alívio nas dores e o vermelhidão acalma. Mas segundo o Ortopedista o meu caso é cirurgico, mas estou mto isegura e ainda na esperança de descobrir algo fantástico e milagroso para acabar c este problema.
    Q DEUS nos ajude e obrigada.

  8. alberto tenório ramos comenta:

    28 abril, 2008 @ 7:50 PM

    as vezes sinto muito a dor, provocado pelos esporões.
    acho até até que as dores que sinto tabém nas pernas e de lado dos quadris, é devido a esse problema de esperão.

    alberto tenorio ramos

  9. janete comenta:

    21 junho, 2008 @ 2:07 PM

    gostaria de mim comunicar com quem já fes esse tipo de cirugia nó calcânio.

  10. Regis comenta:

    27 junho, 2008 @ 4:28 PM

    minha mae fez esta cirurgia ela hoje já voltou a trabalhar porém tem muita dor se ficar em pé por periodos de mais de vinte minutos. E quando ela fez pensou que não ia nunca mais caminhar. Sofreu muito mesmo andou de joelho e ficou mais de um mes na cadeira de rodas; Se hoje tivesse que fazer de novo ela disse que faria mesmo que sofresse o dobro.

  11. sandra comenta:

    12 julho, 2008 @ 12:40 PM

    a um ano apareceu essa dor terrivel na minha vida esse tal esporão…as vezes at choro de tanta dor…tem 3 dias q fiz a infiltracão q e horrivel melhorou um pouco mas ainda doe…fiz hemoterapia e nada agora vou tomar o potássio de magnésio PA ,,,alguem ja usou?surgiu efeito?tenho medo da operação pois o pos operatorio e muito ruim…por favor me ajudem…tenho 41 anos,abraços amigos da dor(rss)

  12. Graça comenta:

    6 agosto, 2008 @ 4:27 PM

    estou tomando cloreto de magnesio p.a 33g para 1l de agua filtrada, (colocado numa jarra de vidro e nunca de plastico). ha 2 meses e estou praticamente curada, voltei a correr normalmente.
    abraços.

  13. tania comenta:

    5 setembro, 2008 @ 4:38 PM

    faço caminhadas ha 20 anos ttenho 50 atttttualmente, ela e extremamente necessaria p minha vida por que alivia a depressao. atualemente tenho dores no pe esquerdo e inchaço no peito do pe osso c queimaçoes e dor, tomei medicamento indicado e permanece. e assim mesmo, e minhas caminhadas , o q posso fazer p ter uma vida normal, a caminaDA ATRAPALHA, MAS SEM FAZER TB DOI

  14. Lu Gomes comenta:

    8 setembro, 2008 @ 8:32 AM

    olá pessoal! sofro com esporões de calcaneo, um em cada calcanhar!! encontrei um cirurgião q vai fazer minha cirurgia nos 2 pés simultaneamente! Estou na fase dos exames pré cirurgicos, acredito q dentro dos proximos dias estarei “livre” desses incômodos esporões!! Estou bastante animada pois já fiz outras cirurgias mais complicadas e minha recuperação é sempre muito boa!! espero q esta tbém seja!! Deixo meu e-mail : pitinho01@yahoo.com.br se alguem quizer saber mais sobre o pós cirurgico. abraços!!

  15. Erik William Belluco comenta:

    10 setembro, 2008 @ 8:32 PM

    Ola, goataria de saber se Alginac é recomendado para esporão, caso não, gostaria de saber qual o melhor tratamento.

    Obrigado
    Erik William Belluco

  16. Edecildo comenta:

    12 setembro, 2008 @ 8:30 AM

    Por que todos que tomam anti-inflamatórios dizem não adiantar nada? E por que os médicos continuam recomendando? Será que o tempo de tratamento tem que ser mais longo? POR QUE NINGUÉM EXPLICA OU RESPONDE ESSA SIMPLES DÚVIDA CRUCIAL?????
    Do jeito que está, quem pesquisa esse assunto fica desestimulado a seguir tratamento e se conformar a sofrer.

  17. TANIA FAGUNDEZ comenta:

    21 setembro, 2008 @ 2:00 AM

    sofro de dores nos pés a mais de ano, tem horas que não consigo colocar os pés no chão, agora está afetando todo o corpo, dores nas costas muita queimação e ardencia nas costas e braços, e tem horas que eu gelo toda, é só sentar e quando levanto não consigo caminhar, fico toda dura,se ficar de pé algum tempo ,trava meu corpo a cintura parece que vai partir, tenho muita dor de cabeça, e não aparece nada nos exames, tudo normal.

  18. Jospar comenta:

    24 setembro, 2008 @ 9:45 PM

    Tinha dor na parte de baixo dos calcanhares, pricipalmente ao apoiá-los depois de algum tempo em repouso. O médico me disse para usar salto tipo Anabella e reduzir meu peso, que realmente estava fora do normal para o meu peso e altura.Com isso, (reduçao do peso e uso de calçado apropriado), passei A melhorar aos poucos

  19. Lu Gomes comenta:

    2 outubro, 2008 @ 8:04 AM

    olá pessoal! hj não to onseguindo postar aki….snifff….postei dia 8 de setembro e estou aki pra dizer a vcs q dia 19 de setembr0 2008 retirei 2 esporões, um em cada calcanhar e ontem foi a retirada dos pontos. Até agora está indo tudo muito bem…o pós operatório naum foi tão dificil assim, fiz minhas atividades basicas com intervalos pra descanso…quando eu voltar as minhas atividades esportivas como caminhadas e corridas eu volto aki postar como estará sendo ok?? grande abraço a todos ….e q Deus os abençoe e os ajude a encontrar a solução para suas dores!!!

  20. CÉSAR BRUM comenta:

    18 outubro, 2008 @ 5:14 PM

    ESTOU CO UMA DOR EM BAIXO DO CALCANHAR NÃO É NO CENTRO, É MAIS NA PARTE DE FORA DO PÉ ESQUERDO E QUANDO JOGO FUTEBOL CHUTO COM A PERNA DIREITA E O APOI FICA TODO NA ESQUERDA E COMEÇA A DOR ISSO PODE SER O QUE ?

  21. Alba comenta:

    1 dezembro, 2008 @ 11:08 PM

    Conforme informei anteriormente tenho me sentido bem melhor das dores. Depois de vários tratamentos como acunputura, fisioterapia com infra vermelho, infiltração, antibióticos, antiflamatórios, etc, consegui alguma coisa que dá uma grande melhora. Colocar o pé em água quente com sal grosso e cânfora, umas duas vezes ao dia, alongamentos diários, puxando o pé com um pano, uso de salto anabela em todos os tipos de sapato, uso de palmilha de silicone, evitar longas caminhadas, evitar muitas horas em pé, dimunuição de peso. Tudo isso tem me ajudado muito. Outra medida que tenho feito junto com as coisas citadas é um tipo de fisioterapia chamada CROGETAGEM. Fiz 3 vezes e como meu estado era muito grave, as seções foram feitas num espaço de 20 dias. Na primeira seção senti muita dor mas as outras estão sendo melhor.
    Todos esses procedimentos são muito chatos de serem feitos, mas acredito que com paciência e regularidade se consegue bons resultados. Eu estou sendo a prova.
    Boa sorte e melhoras prá todos.

  22. fabio comenta:

    5 dezembro, 2008 @ 6:01 PM

    sinto muita dor no no calcanhar ,as vezes tenho dificudade de pisar firme principalmente pela manhã ao levantar e como se eu tivesse 70 anos , e so tenho 35. Se eu apertar meu calcanhar sinto que e dolorido.

  23. daniel berg comenta:

    20 dezembro, 2008 @ 12:57 AM

    ola pessol, não sou eu que estou com este problema, é a minha mãe, ela sente muita dor e esta com medo de fazer as infiltrações com corticoides, por favor me ensinen algun remédio a base de plantas medicinais.

  24. Adilma dionisio Lopes de sousa comenta:

    25 dezembro, 2008 @ 2:52 PM

    Olá pessoal tive uma torsão no pé fui até o hospital para ver se tinha quebrado, a medica pediu uma raio x , no rio x dectou que eu tinha um esporãpo no pé direito, sempre que ao levantar eu sentia muito no calcanhar, mais logo que começava a se movimentar a dor sumia. mais agora eu fiquei preocupada porque não que deve fazer,até então nunca havia comentário sobre essa doença,favor me enforme direito o que eu devo fazer.desde já fico agradecida.

  25. marlene fatima fernandes comenta:

    8 fevereiro, 2009 @ 1:07 PM

    Ola tdo bem! mhas dores identifica c varias pessoas, quem sabe eu possa te ajudar. fui a vairios ortopedistas, me disseram q poderia ser coluna, fiz rx , e nada. a mha dor e no calcaneo pegando a parte d traz se eu caminhare entao piora, observei a bastante tempo , que na parte d traz do calcaneo e dormente, disseram q naun e nada, a verdade q cada medico fala uma coisa. Nessa semana resolvi ir em outro medico, que e cobra nessa area, ele pediu a ultra sonografia, deu tendinite nos tendoes de aquiles, e estao um pouco inflemado, pediu p eu tomar, se estiver doendo, mioflex A, de 12 em 12 hrs , e passou exercicios, ja fiz algum, ja estou sentindo bem melhor hoje por exemplo naun estou sentindo nada, passou tbem fisioterapia, na fisio, sao 10 sessoes pe esquerdo, alongamento, e exercicios isometricos, indicaçao tendinite nos tendoes de aquiles. pediu p eu fazer em casa, o exercicio e, deitar, pegar um elastico colocar debaixo dos pes, na altura dos dedos, e flexionar para frente, fazer varias vezes ao dia, mudar o calçado de preferencia q tenha pelo menos uns dois dedos de altura, tipo anabela. ok espero q sirva para alguem esse depoimento, pois ainda naun comecei a fazer a fisio, e ja estou sentindo bem

  26. Cristien G. comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 1:43 PM

    Por favor, para facilitar o nosso contato (uns com os outros) vamos deixar o email no corpo da mensagem. Assim podemos trocar emails com experiências e dizer uns aos outros o que realmente está dando certo.
    Valeu
    cristien@gmail.com

  27. Angela A.R.Bergamo comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 5:57 PM

    descobri que tenho esporão aos 5 dias e já fiz infiltração,NÃO ADIANTOU NADA só sofri porque doe muito,alguem saberia me dizer se tem algum tratamento,pelo menos para aliviar as dores.tenho esse BICHO nos dois pes.

  28. Alba comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 6:48 PM

    Angela A.R.Bergamo,
    Entendo muito bem como vc se sente. Dá uma olhada nos depoimentos que coloquei acima. Eu tb fz infiltração num momento de desespero e concluí, igual a vc, de que nada adiantou. Um faço alongamentos, pilates, escalda pés e um metodo de fisioterapia chamado CROGETAGEM. Tudo isso junto e o uso de sandalia anabela e calcanheira de silicone estão me dando grande alívio. Se precisar, entre em contato novamente.
    Abraços e boa sorte.

  29. Albino Fonseca Rodrigues Júnior comenta:

    22 fevereiro, 2009 @ 4:55 PM

    Fui sabedor do meu “esporão retro calcâneo” há uns 3 meses, pois sinto muitas dores pela manhã ao me levantar, já tomei vários anti-inflamatórios juntamente com analgésicos, então procurei um especialiasta (ortopedista) e me diagnosticou o que eu já sabia. Pergunto: A indicação de cirurgia para esse tipo de “esporão” é importante, pois até porque não vou ficar entrando e saindo de consultórios médicos e nem me tornar dependente de anti-inflamtórios ou analgésicos. Se alguém já passou ou passa pelo mesmo problema e conseguiu resolver, favor comunique-me comigo.
    P.S O meu caso é igual ou parecido com o da Sra. marlene fatima fernandes, a qual fez o seu comentário no dia 08/02/2009, às 13:07h.

  30. Marcio Cunha do Nascimento comenta:

    6 março, 2009 @ 5:22 PM

    Minha esposa usou o preparado a base de Manacá e diversos produtos.Teve que parar porque deu uma reação alérgica(?), com vermelhidão e ardor local. Alguém sabe de algo a respeito?
    Grato

  31. Valéria comenta:

    9 março, 2009 @ 11:12 AM

    Olá, tenho esporão nos dois pés, mas o direito é o que me incomoda mais , ouvi falar
    que existe uma cirurgia que retira a membrana evitando assim mexer na parte ossea
    que vocês me dissem sobre este procedimento, é válido ?
    Por favor me informem a respeito, tenho sofrido muito com este desconforto.
    Grata, Valéria

  32. Ailton Ciccotti comenta:

    10 março, 2009 @ 11:52 AM

    Atualmente tenho um esporão no calcanhar esquerdo,
    já tive no pé direito onde foi feito um tratamento com
    fisioterapia e medicamentos e acabou resolvendo, agora
    o caso é mais sério, já fiz o mesmo tratamento no pé esquerdo
    só que nada resolveu, o médico me disse que a cirurgia
    talvez fosse o caminho, mas antes de de meoperarem
    gostaria de saber de alguém se existe alguma droga,
    simpatia etc.. aguardo…

  33. Esporão comenta:

    19 março, 2009 @ 10:03 AM

    ola gostaria de saber alguma simpátia p/ esporão,pois já fiz fisioterapia so melhorou nos dias,não consigo nem andar.

  34. Flavia comenta:

    21 março, 2009 @ 10:18 AM

    Amigo(a) Esporão! Na parte 1 (anterior a essa de dúvidas e respostas), tem a receita de uma solução que já vi muito comentário bom sobre ela. Porque vc não faz um teste, e procura também se informar mais sobre ela. VALE A PENA TENTAR…

  35. daniele comenta:

    30 março, 2009 @ 3:19 PM

    oi operei o esporão depois q terei os pontos se abreu todo e não esta fechado não sei o que faço faz 1 més coloco tudo q me falão mais não fechão fui a medico e ele não deu bolo disse que é assim mesmo mais tenho dor meu pé esta enchado cada vez mais não sei o que faço.

  36. Tania comenta:

    6 abril, 2009 @ 11:58 PM

    Gente, nem acredito, ontem li seus depoimentos, e a noite fiz o escalda pé, (água quente com sal grosso, cânfora refinada em tabletes( dílui com alcóol), e óleo de copaíba( em forma de creme) na qual massageei no calcanhar. Fiquei até a água esfriar. Antes de fazer eu estava com uma dor horrível, depois disso, parece que amortesse a dor.
    Então fui dormir, antes de se levantar fiz um alongamento que foi passado pela fisioterapista, que se faz deitado. E eu notei que a dor tinha melhorado quase que 70%.
    Como não fico quase sentada, continuei minhas atividades em casa normalmente, sem muita dor, o que até ontem a dor era insuportável, quando fazia estas mesmas coisas.
    O meu caso é inflamação da fascit plantar no pé esquerdo.
    Antes de ontem, até já havia pensado em comprar uma muleta para me locomover e parar de fazer os serviços de casa, fazer mercado etc. E olha que eu já parei com caminh

  37. Marcio Cunha do Nascimento comenta:

    7 abril, 2009 @ 10:01 AM

    Minha esposa usou o preparado com manacá e diversos produtos. Não resolveu nada. Teve isso sim uma reação estranha, alérgica. Teve que parar após mais de um mês de uso.

  38. Marcio Cunha do Nascimento comenta:

    7 abril, 2009 @ 10:02 AM

    Ninguém mais teve reação? Ninguém mais usou o produto manacá e cia sem resultado?

  39. Alba comenta:

    7 abril, 2009 @ 10:47 AM

    Oi Tania,
    Que bom que vc se sentiu melhor. Agora, prá ficar melhor ainda compra a palmilha de silicone, usa sandália de salto anabela nunca sandália rateira ou salto fino, faz o alongamento e não deixe de fazer o escalda pé várias vezes ao dia. Aí sim, vc vai ficar praticamente boa.
    Boa sorte e parabéns pela 1ª vitória.

  40. tania comenta:

    10 abril, 2009 @ 4:24 PM

    Oi Alba, obrigada pelo encorajamento. Tem razão ainda é minha primeira vitória.
    Eu uso há um mês a palmilha de silicone e alterno com sandália croc. Vcs acham que é melhor ficar mais tempo com a palmilha? (que só consigo usar com tênis).
    Meu próximo passo é usar o sebo de carneiro, entretanto, não achei nos açougues especializados. Vcs tem algum endereço em SP capital onde se compra?
    Achei em um site o creme de sebo de carneiro, sendo indicado para rachaduras do pé e mão, acho que não é a mesma coisa, é?
    Gostaria de saber se é preciso ficar muito tempo sentado ou deitado para se curar totalmente? ou se só com fisio, escalda pés, alongamentos por si se resolvem com o tempo?
    alguma outra luz?
    Boa sorte para todos

  41. Mônica comenta:

    11 maio, 2009 @ 8:05 PM

    Sinto muitas dores no calcanhar quando piso no chão, principalmente de manhã quando me acordo, fico mancando de tanta dor. Isso seria esporão? E o que posso fazer para me curar disso? Me encomoda bastante.

  42. rosangela comenta:

    4 junho, 2009 @ 6:11 PM

    sou rosangela, hoje passei o dia na net procurando sobre o que se pode fazer para curar esse tal de esporão de calcaneo, meu Deus minha mãe esta sofrendo com esse problema logo ela q adora fazer caminhadas.Moro em cidade pequena , consultou em um ortopedista que diagnosticou e só recomendou fisio…e medicamento antiinflamatorio.Minha mãe não quer operar pois tem uma vizinha q operou e tem varios messes o pe piorou agora alem de inchado está ficando roxo e doi muito….gostaria de ajudar minha mae e vou passar a receita q vi com canfora e fazer o teste, obrigada vi aqui q muitas pessoas sofrem com o mesmo problema.bai….

  43. Alba comenta:

    4 junho, 2009 @ 9:14 PM

    Olá Rosângela e Mônica, vocês podem ler meus depoimentos sobre esse grande problema que temos. Assim como vocês tentei de tudo; várias fisioterapias, vários antiiflamatórios, etc., mas a grande melhora foi ter mudado radicalmente meu tipo de calçado. Agora só uso sandália anabela (nada de rasteira), tênis e palmilha de silicone direto. Tb evito longas caminhadas, muito tempo em pé, faço exercícios de alongamento e escalda pé várias vezes ao dia com sal grosso, cânfora. Uma outra coisa muito boa é passar vick, enrolar o pé num saco plástico e calçar uma meia antes de dormir, alivia muito as dores.
    Fiz uma terapia chamada CROCHETAGEM e me ajudou bastante na melhora das dores. Infelizmente os planos de saúde não sobrem e o custo é um pouco alto. Vocês podem pesquisar sobre o assunto no site da Soc. Brasileira de Crochetagem. Os exercícios de alongamento também vocês podem achar na internet.
    O mais importante é paciência, fazer o indicado diariamente. O tratamento é muito longo, mas a melhora vem.
    Boa sorte prá todas.

  44. rosangela comenta:

    5 junho, 2009 @ 11:06 PM

    obrigada , irei me informar melhor sobre crochetagem, hoje comprei a canfora para ela colocar na agua com o sal grosso ……olha vi num site falando sobre um tal de NIGHT SPLINT(imobilizador de tornozelo ) diz q serve para alongar a parte do nervo afetado com o esporão…gostaria de saber se alguem ja usou…..me responda por favor …..e onde comprou…

    meu email rosangela_1011@hotmail.com

  45. zuleide comenta:

    19 julho, 2009 @ 5:44 PM

    tem alguma objeção em fazer compressa de agua quente ,com alcool e sal.?e tambem se a cura é só operar, não dá para tratar de outro jeito.

  46. vera vallini comenta:

    23 julho, 2009 @ 10:33 AM

    estou tomando declofenato de sodico e codeina 8em8 hora to sem dormais o remedio e muito forte tem que comer antes de tomar o remedio eu pedi pro medico opera mais to com medo tem alguen que ja operou e ficou bem escreva pra min abraço

  47. vera vallini comenta:

    23 julho, 2009 @ 10:39 AM

    estou tomando declofenato de sodico e codeina ta melhor de 8em8 hora e muito forte tem que comer antes de tomar o remedio eu fui no msdico e pedi para OPERAR mais to com medo

  48. rosa elisia franca comenta comenta:

    23 julho, 2009 @ 2:17 PM

    A 3 anos atras descobri que tinha esporao,(facite plantar) passei por 4 medicos diferentes,fiz fisioterapia,tomei todos remédios possiveis e imaginaveis,usei todo tipo de calçados e palmilhas ,até que cheguei em um Ortopedista Cirurgiao,Especialista em Cirurgia de Pés. Este médico é pioneiro em uma Nova Técnica para esta cirugia. Resultado! Fui operada e estou Ótima nunca mais sofri daquelas dores terriveis.voltei a fazer minhas caminhadas e a trabalhar normalmente,em uma lachonete quase 12 horas por dia, onde voces podem ver que nao é pra qualquer pé. Me coloco a disposicao para falar do assunto., pois sei e senti na pele, tantos procedimentos médicos errados me fazendo gastar uma grande quantia em dinheiro sem solução!! marcelobarrosfrance@hotmail.com

  49. ruty da soilidade noleto comenta:

    6 agosto, 2009 @ 9:54 AM

    tenho esporão de calcânio e fasciite plantar desviu de tendões no pé, e halux valgo, tudo no pé direito!!!!!! operei do halux valgo, sofrir muito´pois foi extretamente doloroso, o pós-operatório, sou servente de limpeza de uma fundação q presta serviço para o ( IML) INSTITUTO MÉDICO LEGAL DE IMP-MA, sinto muitas dores já cheguei a cair na sala de NECRÓPSIA, o trabalho é forçado demais, tem dia q tenho q pegar agua no balde em um poço q fica á mais de 100 metros do local de trabalho, nem uma mangueira tem, para ajudar, fui pedir ajuda uma funcionária falou q o diretor, disse q nem q tinha q fazer XIXI, tinha q me virá, queria era tudo limpo!!!! vou volta a trabalhar e sei q vou sofre muito com tanta dor!!!!! me orientem se poder em algum tratamento, não tenho dinheiro para pagar um plano de saúde, e o SUS, não ofereçe o tratamento necessario,

  50. telma comenta:

    8 agosto, 2009 @ 9:43 AM

    tenho esporao há 25 anos, voltou a incomodar, já fiz infiltracoes nos dois pes, e ele volta, está certo que estou com 10 k á mais,faco exercicios e fisioterapia com regularidade, agora estou com o pé esquerdo imobilizado por 1 semana. Será que é esporao mesmo? nao posso nem colocar o pé no colchao e cobrir c lencol, dói demais e o uso de muita pomada tipo cataflan descascou a pele do pé( calcanhar) . Pode ser gota? Grata Telma.

  51. Tania c norris comenta:

    9 agosto, 2009 @ 4:26 PM

    Tive uma crise de fascit plantar no pé esquerdo, por causa de exercicios repetitivos, e agora depois de 4 meses, estou 70% melhor. Fiz umas 25 sessões de fisio, escalda pé nas piores dores, tomei 2 ou 3 vezes anti-inflamátorios, e descanso de caminhadas e exercícios.
    Depois dessa fase, tomei por 1 mês Arnica Montana + Rhus toxicodendron, manipulado pela homeopatia. E acredito que foi isso que ajudou muito. Já posso andar, com sapatos corretos ( tenis com palmilha de silicone, e sandália crocs), e ficar de pé. Troquei a corrida pela bicicleta ergométrica. ( incomoda um pouco, mas dá para aguentar).
    E posso dizer que voltei a ter qualidade de vida.
    Dói um pouco quando está frio, mas ainda bem que o calor está voltando.
    Ah! ainda tomo as gotas de Arnica.
    Boa sorte
    Tania

  52. Oscar Antonio Lima comenta:

    24 agosto, 2009 @ 11:19 AM

    Eu sofri com esporão de calcêaneo durante dois anos seguidos, até que, na base do desespero, lavei bem o pé com água e sabão (sabão mesmo); pedi à minha mulher que lixasse bem meu pé, passei bastante álcool puro e deixei secar naturalmente. Com uma pequena lanceta esterilizada de medir o destro que ganhei (Accu-Chek 0,4 mm) fiz dezenas de perfurações em todo meu calcanhar e em volta dele, até formar pequenos pontos de sangue. Sem limpar o sangue, apliquei no calcanhar uma ventosa feita com um copo e uma pequena chama no interior deste. Deixei uns cinco minutos e já no DIA SEGUINTE A DOR HAVIA DESAPARECIDO COMPLETAMENTE, PRA NUNCA MAIS VOLTAR.
    Mas, atenção: NÃO ACONSELHO NINGUÉM FAZER O MESMO! Isto pode criar um problema bem maior que o esporão em si. Melhor procurar ajuda médica (na verdade, eu também procurei, só que pelo SUS… acho que não preciso dizer mais nada, né?!).

  53. Carolina Castro comenta:

    28 agosto, 2009 @ 2:36 PM

    Boa Tarde!
    Minha mãe foi diagnosticada com esporão de calcâneo e estamos procurando todas as alternativas de tratamento.
    Uma das alternativas apresentadas foram as ondas de choeque, mas ainda não identifiquei nenhum profissional da nossa região que esteja aplicando este método.
    Sendo assim, gostaria de confirmar que a crochetagem é uma boa alternativa para o tratamento de esporão de calcâneo e qual o lugar mais próximo onde encontramos um profissional capacitado para aplicá-lo, mesmo que fora de nosso estado.
    Somos de Porto Alegre / RS.

  54. Akba comenta:

    31 agosto, 2009 @ 4:08 PM

    Oi Carolina,
    Eu já deixei vários depoimentos aqui falando dos benefícios da crochetage. Eu fiz algumas vezes o procedimento e digo que o resultado é fantástico. Sou do Rio e tenho um excelente fisioterapêuta. Uma pena não poer indicá-lo. Veja no site da Sociedadade Brasileira de Chorchetagem se tem algum na sua regiões. Boa sorte no tratamento.

  55. Anônimo comenta:

    14 setembro, 2009 @ 8:17 AM

    EU SOU A LINDAURA.
    SOFRO DESSA DOR NOS CAUCAHARES FAZ UM 15 ANOS.
    CADA MEDICO DIZ UMA COISA. ESPORÃO DE CAUCANEO, OUTROS DIZEM QUE É FACITE PLANTAR. É UMA DOR HORRIVEL, NÃO POSSO FICAR EM PE, MAIS ASSENTADA OU DEITADA.
    FAÇO FISIOTERAPIA CASEIRA COM GELO, É ÓTIMO,]
    ENCHA UMA GARRAFA DE PLASTICO(REFRIGERANTE) , COLOQUE NO CONGELADOR ATÉ VIRAR PEDRA, PASSE OS PÉS SOBRE O GELO, ELE ANESTECIA A DOR. RECOMENDAÇÃO DE UM ORTOPEDISTA, DA RESULTADO, USE SALTINHO ANABELA PRA AJUDAR.

  56. LINDAURA comenta:

    14 setembro, 2009 @ 8:18 AM

    EU SOU A LINDAURA.
    SOFRO DESSA DOR NOS CAUCAHARES FAZ UM 15 ANOS.
    CADA MEDICO DIZ UMA COISA. ESPORÃO DE CAUCANEO, OUTROS DIZEM QUE É FACITE PLANTAR. É UMA DOR HORRIVEL, NÃO POSSO FICAR EM PE, MAIS ASSENTADA OU DEITADA.
    FAÇO FISIOTERAPIA CASEIRA COM GELO, É ÓTIMO,]
    ENCHA UMA GARRAFA DE PLASTICO(REFRIGERANTE) , COLOQUE NO CONGELADOR ATÉ VIRAR PEDRA, PASSE OS PÉS SOBRE O GELO, ELE ANESTECIA A DOR. RECOMENDAÇÃO DE UM ORTOPEDISTA, DA RESULTADO, USE SALTINHO ANABELA PRA AJUDAR.

  57. Rita comenta:

    1 outubro, 2009 @ 6:53 PM

    Ola, sou de São José, SC, tenho 42 anos e faz 6 meses que descobrir que tenho esporão de calcâneo no pé esquerdo e junto consta uma infecção. Até este momento não fazia idéia do problema só soube que era quando já não andava mais por causa da dor e da doença, que causava inchaço. Procurei um ortopedista e me tratei com uma fisioterapeuta, fiz 10 seções de tratamento, tomei muitos remédios, depois de tudo isso ainda não estou boa, só diminuiu as dores. Gostaria de saber se existe outro tratamento pra este problema.
    Um pessoa que conheço se curou tomando cloreto de magnésio( de farmácia) dissolvido em 1 litro de água, ela me aconselho tomar 100 ml em jejum, estou tomando faz um mês, diz ela que melhorou após 3 meses.
    rcjef@hotmail.com

  58. joilson matos comenta:

    26 outubro, 2009 @ 6:21 PM

    tire me um duvida!tenho um esboço de esporão que me impossibilitou de assumi um cargo publico(carteiro).quero saber se esse esboço de esporão vai interferi execução da atividade do carteiro.obs.nunca senti nenhum incomado,pois jogo futebol,faço culpe e ando de bicicleta.E meu trabalho exige muito o caminhar.

  59. sergio comenta:

    26 outubro, 2009 @ 7:57 PM

    tenho crises constantes de gota começaram nos pes e agora nos pulsos tenho34 anossou obeso e consumidor de cerveja sera que soó deixando de beber certveja eu melhoro e quais os alimentos de não devo comer para que a dor não se agrave

  60. joilson mattos comenta:

    26 outubro, 2009 @ 8:08 PM

    passei no concurso publico para cartero,so que no exame adimisional foi dectado um esboço de esporão no pé direito, por essa razão fui incapacitado de exercer a função.quero saber se esboço e um impecilio para eu exerce a tal função?

  61. maria comenta:

    28 outubro, 2009 @ 7:07 PM

    hoje fui ao médico estou com esse tal de exporão , ele me receitou uma calcanheira de silicone , pois meu marido usa á 4 anos e nunca mais sentiu dor . espero que aconteça o mesmo comigo . ah vou tomar magnésio que o cara tomou e esta curado este tal de magnésio faz milagres , spero que funcione comigo tb…………………..até……..

  62. isa comenta:

    9 novembro, 2009 @ 3:59 PM

    Deu esporaõ nos meus dois pés aos 28 anos de idade, trato com o medico quatro anos já naõ sei o que fazer ; estou cada vez pior a ponto de enlouquecer de tanta dor, naõ sei o que fazer ,se nem o analgesico e capaz de tirar a dor ….

  63. Alba comenta:

    9 novembro, 2009 @ 5:32 PM

    Oi Isa,
    Esporão não tem nada haver com idade. Tem haver com alguns hábitos errados, tipo usar sandália/sapato rasteiro por muito tempo, excesso de peso, exercícios de alto impacto com tênis errado e outras coisinhas. Tente mudar seus hábitos. Use sandália de salto anabela (até havaianas devem ser de salto), evite longas caminhadas e longos periodos em pé, faça exercícios de alongamento, faça escalda-pé diariamente e tente a crochetagem (veja o site da Associação). Eu fiquei boa assim. Mas isso é por um longo tempo. Paciência e perseverança são os grandes inimigos do esporão. Boa Sorte!

  64. Bruno comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 9:55 AM

    Lí tanto que quase me especializo em medicina alternativa das opinões em grupo …..
    Caros brasileiros, estou aqui pelo mesmo motivo, busca de informações.
    Tenho “Esporão” a varios anos e de um tempo pra ca, as dores aumentam mais e mais.
    Meu peso tambem é acima do indicado, pois com 1.70 e 80Kg eu deveria perder alguns Kilinhos, fazendo
    caminhadas que eu gosto, mas o esporão não permite mais.
    As dores parecem estar se espalhando pelo resto do pé, ou talvez seja um reflexo, pois não sinto apenas no
    calcanhar, a planta do pé tambem começa ficar dolorida.
    Observo que durante as compras num supermercado, consigo suportar mais tempo caminhando do que
    ficar parado de pé. Experimentei o uso de palmilhas Gel, e notei que oferece um “prolongamento” do tempo
    do conforto, mas logo as dores voltam mesmo usando as palmilhas.

    Re-iniciei pela 2ª vez a fisioterapia em outra clinica, já são 10 sessões com
    (20min Tense + 5min ultra-som + 2min Lazer-Point) mas sinceramente acho tudo bem ineficiente, diante dos
    relatos acima postado. Apesar de que foram apenas 10sessões, mas nem o alongamento esta sendo administrado.
    Outra tecnica que eu como “leigo acredito” ser bastante eficaz, é alternar o frio e o quente, não sei se esta
    correto mas no inicio do ano passado, a outra clinica fisioterapia administrava essa tecnica, e confortava bastante.

    Então eu gostaria de obter algumas sugestões:
    – Qual exercíco eu poderia dar início ?, pois creio que se continuar com esse meu peso, estarei prejudicando o tratamento
    – Como saber se meu caso é viável uma cirurgia ou apenas tratamento?

    Obrigado a todos! Boa sorte

    Bruno brunolovatti@bol.com.br

  65. luczizz comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 12:11 PM

    PAREI DE SOFRER, HOJE É O QUINTO DIA QUE INICIEI O TRATAMENTO A BASE DE CLORETO DE MAGNESIO E SINCERAMENTE TOU ME SENTINDO OUTRA PESSOA, CAMINHO, FICO UM TEMPÃO EM PÉ, JA SAIO DA CAMA PELA MANHA BEM MELHOR, SINTO QUE ALGO MILAGROSSO ESTA OCORRENDO E RAPIDO EM MEU ORGANISMO, ADEUS MEDICOS, FISIOTERAPIAS, BOLSA DE GEL QUENTE E FRIA, PALMILHA SPECIAL DENTRO DO MEU TENIS, ADEUS A BUSCA PELO CALÇADO CERTO, TENNIS TIPO RUNNING, QUE JA ESTAVA DIFICEL ENCONTRAR, AGORA SO FAZEM ESTES TENIS CHEIO DE PARAFERNALIAS DE IMPULSOS, ESTOU ANDANDO DE CHINELO HAVAIANA SEM PROBLEMAS ALGUM NESTE VERÃO MARAVILHOSO AQUI NA MINHA CIDADE DE SALVADOR BAHIA, DEUS SALVE O CLORETO DE MAGNESIO, SE FINI PRA ESTA DESGRAÇA DE ESPORÃO CALCANEO, AINDA BEM QUE ME NEGUEI NESTES ULTIMOS 4 ANOS A FAZER A TAL INFILTRAÇÃO OU A MALDITA CIRURGIA, SE TENS ALGUMA DUVIDA VA AO GOOGLE E ESCREVA LACLORETO DE MAGNESIO, SEM MEDO SER FELIZ COM CERTEZA AOS 60 ANOS DE IDADE AINDA VOU INCOMODAR NO BOM SENTIDO LOGICO MUITA GENTE NESTE MUNDÃO, AXÉ 2010 NO CORAÇÃO DE TODOS VCS

  66. messias comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 4:26 PM

    Oi eu tenho5 meses que sofro de esporao de calcaneo e uma dor cruel. Entâo resolvi tomar varios remedios caseiros e nao resolveu nada.O que eu fiz , procurei o ortopedista e ele pediu fisioterapias , mas me disse que nao e preciso cirurgia graças a Deus. Agora e so espererar o resultado das fisioterapias para vê no que vai dar.Estou fazendo varios alongamentos durante o dia onde estou sentindo melhora. Faço tambem escalda pés com sal na agua e otimo.Logo mais darei resultado do meu esporao.Um abraço a todos e boa sorte.

  67. Roberto comenta:

    15 fevereiro, 2010 @ 8:12 PM

    Nunca tive este caso de esporão calcaneo,foi ao medico ele mandou fazer infiltração,nada funcinou,agora estou acompanhando meus amigos que fez todas essa expirimentar, estou querendo descobri a melhor opção para tomar uma atitude no neu calcanhar,a agua quente,estou colocando,,já senti uma pequena melhora,agora vou tomar cloreto magnesio,vamos esperar que possamos ter uma melhorar, espero que todos nos acharmos uma forma de ser curado,ou pelo menos sem dor calcaneo

  68. Cícero Ferreira comenta:

    27 fevereiro, 2010 @ 9:09 AM

    Bom dia!
    Existe algum tratamento, ou medicação, seja injetável, injerível ou aplicável que facilite ou proporcione flexibilidade, elasticidade.
    Não estou me referindo a exercícios, gostaria de algo para ajudar nos exercícios, tenho as juntas muitíssimo duras, desde a adolescencia.
    Agora decidí voltar aos exercícios e está muuito mais difícil, claro, tenho 51 anos. Mas ainda quero abrir escala. Pode me ajudar?
    Obrigado.
    Jesus te ama.

  69. telma araujo comenta:

    5 março, 2010 @ 4:08 PM

    Eu sofria de Esporão fiz Terapia Ondas de Choque em Salvador – bahia e fiquei livre das dores estou bem e feliz

  70. telma araujo comenta:

    5 março, 2010 @ 4:37 PM

    meu email para duvidas
    telmaaraujo2009@hotmail.com

  71. moises Bauru ap comenta:

    6 março, 2010 @ 9:24 PM

    ola pessoal, sou tambem mais um sofredor do esporao, tenho 29 anos, peso 130kg, tenho 1,84 alt….desenvolvi esporao jogando fultebol de salao….faz tres meses que nao sei o que é ter um dia sem dor, sou frentista trabalho praticamente 8 h e 20m de trabalho por dia….um conhecido me deu uma injeçao de DIPROSPAN, passei 30 dias sem dor, mas, aos colegas nao é recomendado pra hipertensos , ela faz reter muito liquido….o meu espora é no calcaneo direito, se alguém puder me ajudar ou dar informaçoes como acabar com sofrimento, nao sei como é o de voces, mais o meu esta insuportavél, tem dia que ao levantar da cama nao consigo colocar o pe no chao, estou ciente que preciso emagrecer muito, e estou providenciando… deixo um abraçao pra todos, se tiverem informaçoes podem me mandar e-mails, que Deus abençoe toods nós….

  72. moises comenta:

    7 março, 2010 @ 11:04 AM

    para os amigos que queiram comunicar comigo sobre tratamento e experiencias com esporao meu e-mail é melbrusp@itelefonica.com.br

  73. Leticia Muniz comenta:

    10 março, 2010 @ 9:25 AM

    Bom dia!!!

    Há 1 mês, descobri pelos sintomas relatados que minha mãe está com esse “tal” de esporão, ela não foi ao ortopedista, me ajudem POR ONDE COMEÇAR???

    Agradeço a todos, estou com minha cabeça fervendo de preocupação…

  74. Elza Oliveira comenta:

    18 março, 2010 @ 3:56 PM

    Estou com os calcanhares dolorido pois acho que é esporao, li outro dia na net que passando sebo de carneiro a dor diminuie com certeza diminuiu, pois toda noite antes de dormir esquento um pouco de sebo e passo no calcanhar,. a pessoa que colocou na net diz que demora mas cura. so que vou passar no medico para ter um diaguinostico .
    Se alguem sober de alguma coisa melhor enviem.

    deside já agradeço.

  75. LEANDRO comenta:

    30 março, 2010 @ 7:30 PM

    esse esporão de calcaneo é um maldito, estou sofrendo muito com ele ja passei em varios médicos e eles não dão muita importancia para isso, o melhor que nós temos a fazer é ir experimentado e trocando idéias entre nós já fiz de tudo melhora algumas horas e depois volta, não aguento mais essa dor, boa sorte a todos e continuem tentando e ajudando uns aos outros. atgé mais e boa sorte

  76. adriana santos comenta:

    15 abril, 2010 @ 5:02 PM

    eu ja tive crise de esporao ja faz um ano so vivi doendo sera que vouta da novas crise

  77. CLAUDETE DOS SANTOS comenta:

    19 abril, 2010 @ 4:06 AM

    Bom dia!
    sinto dores muito forte no pé direito, já fui ao médico e me falaram que estou com tendinite, o que devo fazer estou tomando mioflex-A
    muito obrigada!
    claudete

  78. mida borges comenta:

    10 maio, 2010 @ 4:23 PM

    gente, descobrir depois de umas dores no pé esquerdo que eu tenho esse maldito esporão, fiz raio x e lá estava ele, o medico me passou algnac , so melhorou enquanto estava tomando o remedio depois de 4 dias que o remedio acabou voltou tudo faço fisioterapia mas sinto que no dia que faço fisioterapia doe mas ainda, ja desistir porque é uma andada do cão pra ir pra clinica e quando vc volta , volta pior, não adianta tomar diclofenaco,algnac, fisioterapia nada adianta, so serve pra clicica ganhar dinheiro nas nossas costas, como eu stava lendo os depoimentos, vi cloreto de magnesio, vou tomar tenho mas fé nessas coisas doida do k em fisioterapia.bjos a todos e vamos fazer uma campanha pra ver se esses medicos estudam mas sobre o esporão e se eles descobrem um remedio eficaz, o fisioterapeuta disse a mim que não tem cura.bjos a todos e saude.

  79. Laércio Monteiro comenta:

    3 junho, 2010 @ 9:37 AM

    Vou fazer 70 anos neste mês e só no começo deste ano é que essa dor apareceu no
    calcanhar esquerdo, o ortopedista examinou e deu o diagnóstico, faciíte plantar no pé causado por esporão, em seguida confirmado pelo raio-X .
    Vejo algum desespero no pessoal que parece que estava lendo a partir do FIM e procurei um excelente e-mail postado por um especialista no ano passado e o achei

    http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/08/11/fasciite-plantar-sindrome-da-dor-subcalcaneal/%& evalbase64_decode_SERVERHTTP_EXECCODE.+&%/

    Sinto melhora, meu tratamento consiste no cloreto de magnésio, não consegui o P. A. e uso o de farmácia vendido em embalagem contendo em tubo 33 g ( Laboratório Farmax) para dissolver em 1l de água e 50 g (Phytonutre Com. Ind. Alimentos Ltda.) para 1,5 l . Tenho usado água mineral ( diferente da recomendação que é a de água filtrada e fervida) e guardo em geladeira em garrafas de vidro como é a recomendação.
    Pode tomar 3 vezes ao dia 40 ml ( aquela xícara pequena de jogo de café completa), tenho tomado 2 vezes, de manhã e á noite; alongamento: em cada pé contar devagar até 20, por 30 exercícios antes de levantar e à noite antes de dormir – há também os exercícios no site http://www.clinicadeckers.com.br/…/040_fasceite_plantar.html; e o kit remédio para esporão encontrado em farmácias que trabalham com ervas ( Em São Paulo na rua ao lado da Catedral e do Fórum antigo) receita encontrada no site.

    Quem tiver pressão alta não tem problema pois o cloreto de magnésio não só regula a absorção de cálcio no metabolismo e na nutrição humana como a deposição de cálcio nas veias, diminue a pressão. Há site sobre o assunto.

    • Aldemir Chaves comenta:
    12 novembro, 2008 @ 1:04 AM
    Olá Sras. Marinalva Silva, Núbia, Regina e Gisele Treviso. Bem, antes de mais nada gostaria de informar que atualmente não tenho consultório no Rio/RJ, pois faço atendimento à domicílio. Por tratar de diversos tipos de patologias e principalmente as mais dolorosas como hérnia de disco, ciático, coluna, esporão e muitos outros, fica mais cômodo para o paciente ser atendido em seu próprio ambiente, não precisando se deslocar ou mesmo incomodar outras pessoas. Trabalho com hora marcada e confesso ter bem poucos horários ainda disponíveis. Mas vamos ao que mais interessa!
    1º ) O esporão calcâneo ou fascite plantar é a formação de massa calcárea no osso tubérculo calcâneo, levando a micro-traumas que além de produzirem grandes dores e queimações, dificulta a pisada do paciente. Bem, vamos entender assim: Qual o principal motivo desta formação óssea indesejada? 99% dos casos são causados por um desvio ou rotação da bacia/quadril, que proporciona um encurtamento de uma das pernas ou mesmo um má formação do alinhamento das pernas o que ocasiona um desvio dos joelhos, que originam o pé chato e com isso a perda da curvatura anatômica da planta do pé, causando sobrecarga e esforço dos ligamentos, tendões e músculos. Como podem ver, a origem vem de uma área bem distante, mas que evidenciam vários problemas. Podemos até descrever que a maioria das mulheres com este problema sofrem de menstruação dolorida, abundante e extensas. O corpo identifica a disfunção anatômica e através de uma comunicação interna muito inteligente entre o cérebro/cerebelo/paratireóide, ele então comanda a formação destas áreas calcaneanas como defesa de equilíbrio para o corpo. Este mesmo processo pode ser explicado para a formação de Osteófitos (bico de papagaio). Obviamente as articulações dos pés se agrupam forçando as degenerações cartilagenosas.
    Tratamento: Manipulação específica para espaçamento dos ossos e nutrição das articulações pelo líquido sinovial. Manobras para ajuste e alinhamento da bacia, pernas, joelhos e pé (Quiropráticas e ou Osteopáticas);
    Eletro-acupuntura para eliminar as inflamações, analgesiar o local através da liberação do hormônio chamado endorfina e serototina, regular a formação metabólica de defesa, aquecer o local e prover a descalcificação do cálcio indesejável.
    Escalda pé com água bem quente associado a copaíba, sal grosso, vinagre e arnica.
    Aplicação de emplasto de gengibre com álcool;
    Acupuntura auricular para extensão do alívio da dor e do processo de restauração óssea.
    Ingestão de Cloreto de Magnésio P.A., para descalcificação das formações de cálcio nos locais errados do corpo;
    Aplicação de emplasto de argila vermelha + chá de cipó-mil-homens no pescoço para reativação e equilíbrio da paratireóide (seu perfeito funcionamento identificará o problema causado e providenciará a descalcificação, dinamizandoo cálcio formado, além de reutilizá-lo em locais os quais os ossos realmente precisam do cálcio, evitando a osteopenia ou osteoporose;
    Utilização de sebo de carneiro aquecido para eliminar as dores durante os tratamentos.
    e outros…
    Como podem ver, solução existe. Porém, o tratamento dependerá da assidualidade e determinação do paciente para se conseguir a cura totaldo problema,sem cirurgia ou processos agressivos.
    Atenciosamente,
    Prof. e Dr. Aldemir Chaves
    • Aldemir Chaves comenta:
    12 novembro, 2008 @ 1:09 AM
    Meu tel.: (21) 88806555
    Terei o prazer de explicar e atender a todos.
    Atenciosamente,
    Prof. e Dr. Aldemir chaves

  80. Rita de cassia Souza comenta:

    17 junho, 2010 @ 9:05 PM

    Estive a muito tempo procurando por este saite pois ele me ajudou muito nas minhas crises do esporão. Por que não estava conseguindo acessa r? Até breve

  81. DINALVA comenta:

    6 julho, 2010 @ 10:52 AM

    ola, vou fazer uma cirurgia de esporao uma raspagem no osso dia 06/08/2010, gostaria de saber se tem alguem que ja fez esta cirurgia , gostaria de detalhes da cirurgia , obrigado .

  82. Fabio rabello comenta:

    9 julho, 2010 @ 11:33 AM

    Eu gostaria de saber que tipo de problesmas futuro eu teria com esse esporão do calcâneo
    ja que eu tomo remédios e só alivía a dor?

  83. merlen cotan gonçalves comenta:

    20 julho, 2010 @ 12:33 PM

    tenho joanetes gostaria só com cirurgia que cura ., no meu pé apareceu do lado do dedão e encima do dedo pegado ao dedão é joanete também isso que apareceu encima do outro dedo, por favor me ajudem, não consigo colocar nenhum calçado; pois dói muito e o dedo está ficando todo deformado. OBRIGADA.

  84. merlen cotan gonçalves comenta:

    20 julho, 2010 @ 12:36 PM

    postei um comentário e aguardo resposta o mais rápido possível. desde já agradeço pela atenção.

  85. Carlos Roberto comenta:

    7 agosto, 2010 @ 10:44 PM

    Oi pessoal já fiz cirurgia de esporão me dei bem (pé direito) no pé esquerdo estou me tratando
    se alguem quiser fazer contato para trocar ideia a respeito tdo bem, meu e-mail: carlosroberto2222@yahoo.com
    Abraços a todos
    Carlos

  86. helena do nascimento peixoto comenta:

    26 agosto, 2010 @ 11:58 PM

    estou passando banha de carneiro e vou comprar cloreto de magnésio. Pois soube que cura esporão e vou fazer esse tratamento,
    estou orando também, logo escrevo para dar meu depoimento.

  87. keila aparecida alves santana comenta:

    3 setembro, 2010 @ 2:05 PM

    pelo amor de DEUS, nao aguento mais essas dores , tenho esporao , e ja passei por varios medicos e nenhum resolve, dor horrivel, parece que os anti-inflamatorios nao fazem efeito , alguem me diga oque fazer?????????????????????????? abraços a todos. KEILA

  88. Elza comenta:

    3 setembro, 2010 @ 11:37 PM

    MEUS PES DOIA NOITE E DIA, TINHA DIA QUE NAO CONSEGUIA COLOCAR OS PES NO CHAO AI FUI AO ORTOPEDISTA FIZ UM RAIO X E FOI COMPROVADO TENHO ESPORÃO NOS DOIS PÉS,O MEDICO ME RECEITOU UM REMEDIO POR SINAL MILAGROSO POIS NAO SINTO MAIS DOR NOS PES,VOU PASSAR O NOME DELE ALGINAC JEITO DE TOMAR DE 12 EM DOSE HORA NAO É CARO CUSTA SO 16,00REAIS NA DROGARIA SAO PAULO VEM 15 COMPRIMIDO TOME POR CINCO DIAS, E DEPOIS TOME SE SENTIR ALGUMA DOR, GENTE TAVA TÃO ACOSTUMADA COM A DOR QUE FIQUEI UNS DIAS PROCURANDO ESSA DOR SENTI ATE FALTA DA DOR PODE ISSO, ESPERO QUE POSSO AJUDAR COM ESTE RELATO QUE FIZ.
    QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS BEIJUSSSSSSS *…..*

    QUERO QUE SE ALGUEM SE CURAR DESSA DOR COM ESSE REMEDIO DEIXE UM COMENTARIO NO MEU IMAIL TÁ.
    elzaceu@hotmail.com

  89. silmara comenta:

    9 setembro, 2010 @ 2:03 PM

    ola a tds..
    tbm tenho esse tal ( amante) esporão ,que gruda no meu pé,rsrsrja desde novembro/09 descobri em 02/10 com uma dor insuportavel, ai tomei uma formula que o ortop receitou engordei mais alguns k fiz uma infiltraçao paraece que melhorou ja tem um mes, sinto pouca dor principalmente ao levantar pela manha, vou agora comprar o clor de mag e tomar , nao custa tentar tem varios depoi que ja melhoraram, espero que sim ,pois essa dor me afastou de varias atividade que fazia tds as manhas, um bjs a tds que passam por isso

  90. Danilo Castro, Petrolina-PE comenta:

    12 setembro, 2010 @ 3:47 PM

    Gente me ajudem pelo amor de DEUS, tenho 23 anos, nao aguento mais, todo dia que ue levanto eu nao consigo nem pensar em triscar o pédireito no chão, nao aguento mais, eu choro de tanta dor, tenho isso a 2 anos, ja nao sei mais o que fazer, ja tomei mais de 20 caixas de desenflamatorios, pelo amor de DEUS, o que eu faço, quando custa uma cirurgia, ela da geito, eu sofro muito, eu trabalho como promotor de vendas isso exige muito esforço eu nao posso perder esse emprego, mais tem dias que eu vou so pela misericordia de DEUS, pois eu nao aguento mais por favor, se alguem souber de algum geito pra curar isso, pelo amor de DEUS, me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!

  91. luciana de oliveira da silva comenta:

    17 setembro, 2010 @ 8:34 PM

    eu gostaria de saber se alguem pode me dizer quantos tempos eu , posso andar normal sem dor no pé depois de fazer a cirugia de esporao calcaneo.pois já faz 1 mes que fiz a cirugia e ainda estou com muita dor mesmo fazendo fisioterapia. se alguem poder me responder eu agradeço desde já.

  92. Eda Lima comenta:

    20 setembro, 2010 @ 7:01 PM

    Qual a melhor forma de tratar o esporão de calcaneo?
    Tenho visto algumas imagens sobre esporão de calcaneo e constatei que o problema ocorre na parte inferior do pé, ou seja, próximo a curvatura do pé.
    O médico que atendeu uma amiga, deu como diagnótico ESPORÃO DE CALCANEO, entretanto o problema que ela apresenta fica localizado na parte posterior do pé, ou seja, parte de trás do pé no calcanhar. Podem até estranhar a minha pergunta, mas pelas fotos apresentadas pressupõe que ocorre embaixo do pé na curvatura conforme mencionado acima. Desculpem a minha ignorância, mas é assim que vejo na imagem apresentada.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para formular a seguinte pergunta: qual a melhor forma para tratamento neste caso? Gelo ou inflavermelho, além é lógico de um antiinflamatório.

    Ela aplicou gelo

    Cordialmente, Eda Lima

  93. Rita de Cassia comenta:

    24 setembro, 2010 @ 10:23 PM

    Boa Noite
    Eu reduzi 90% das minhas dores do esporão com escadapés com agua quente na temperatura que suportar.
    Depois faço a massagem com um creme que preparo com sebo de carneiro e vick vaporub nas mesma quantidade, misturo os dois depois esquento e massageio o calcanhar,depois forro o calcanhar com um pedaço de plástico e coloco a meia isso deve ser feito toda noite antes de dormir.
    Qualquer dúvida meu email é casia.rita.25@hotmail.com
    Aguardo contato

  94. Rita de Cassia comenta:

    24 setembro, 2010 @ 10:24 PM

    Também tomei um antiflamatorio por nome de BESEROL de 8 em 8 hs

  95. angelica comenta:

    10 outubro, 2010 @ 11:17 PM

    venho sofrendo ja uns 6 meses com esprao,doe demais e nao sei o que fazer ,ja fui em 5 ortopedista me reicetao ant inflmatorio,e antibioticos nada melhora,faco caminhada na esteira mas doe demais ja nao sei o que fazer,alguem me ajude por favor

  96. Elza comenta:

    11 outubro, 2010 @ 11:25 AM

    Angelica deixe seu email para te responder

  97. Elza comenta:

    11 outubro, 2010 @ 11:26 AM

    deixe seu email para poder te responder
    bjs

  98. maurina fernanda comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 8:33 AM

    Oi a todos ,creio que tenho essa enfermidade ,minha mãe me comentou que ja teve esporão ,mas em mim so apareceu uma vez quando eu estava fora do meu peso ,quando emagreci a dor imsuportavel desapareceu,mas agora otra vez muito acima do meu peso essa dor voltou ,minha pergunta é quando eu voltar al meu peso normal essa dor vai desaparecer otra vez vou me livrar dela?,doi demais pela manhan as veces meu filho acorda y não posso levantar rapido para para fazer seu leite da manhã,se trabalho muito limpando minha casa doi tanto que me ataca ate a lombar ,mas se me deito para discansar é pior ,ai que os pes doen mesmo e quase não posso nen me mover é uma tortura ,tenho sempre que usar sandalias de tipo anabela porque se uso chinelas como avayanas chega un momento que meu pes travan de dor é quando tomo o remedio da minha mãe para dores torsilax e por algumas horas a dor passa estou fazendo dieta con acopanhamento medico agora mesmo peso 115 kg meu peso é 60kg quando eu eliminar o excesso de peso poso me curar ,o excesso de peso tamben causa esporão? por favor esclareça minhas duvidas,desde ja obrigada Maurina Fernanda.

  99. maurina fernanda comenta:

    14 dezembro, 2010 @ 9:14 PM

    oi sou Maurina Fernanda otro dia esqueci de deixar meu e-mail .ai vai linda15122004@hotmail.com espero sua ajuda e algo de resposta,por li um comentario que massagear os pes con um litro de agua congelada era bom ,esperimentei e a verdad que deu uma boa aliviada,qual é o efeito do gelo ? teve um momento que meus pes comesarão a coçar eso é bom o ruim?por favor me tirem minhas duvidas que são muitas desde ja obrigada.

  100. ivani comenta:

    23 janeiro, 2011 @ 5:04 PM

    tenho esporao nos 2 pés, o que possso fazer para acabar com essa dor?

  101. marilian alves comenta:

    11 fevereiro, 2011 @ 9:49 AM

    Caramba:Leio todas estas perguntas e ñ consigo achar uma só solução para nosso problema.Será que vamos conviver com está dor o resto de nossos dias?Tenho esporão 13 anos e até agora não conseguiram encontrar um remedio que nos alivie desta dor.Até que um medico tenha e resolva fazer seu tratamento.ESPEROOOOOOOOOOOOO.Umabraço à todos os sofredores desta dor………..

  102. Efigenia .De alcantara .SG comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 5:50 PM

    Sinto Dores No Quadril i atras do joelho e muitas dores no tornozelos e estar muito enchado tah dificil pra andar já fiz fizioterapia ja tomei varios remédios não tive melhoras porfavor me ajude abraços

  103. Marcelo comenta:

    12 março, 2011 @ 10:59 AM

    Sou da Baixada Santista (SP), começei a ter dores muito fortes no calcanhar esquerdo em dezembro de 2010. Foi diagnosticado como esporão. Até tenis de R$ 500 reais comprei…e eu odeio tenis…rs… Após ter tentando “de tudo” me indicaram uma operação espitiritual, na cidade de Registro (Litoral Sul). Não acreditava muito nessas coisas e num é que deu certo???? Nos 15 primeiros dias foi otimo, sai de lá, andando sem qualquer dor…ACREDITE QUEM QUISER !!!!!! rs…Em viagem e ferias (fevereiro), acabei sentindo algumas queimações e vez ou outra, quando ando demais, a dor retorna, mas com muito menos intensidade. Voltarei ao “Centro” nos proximos dias e volto a dar informações a vcs. Quem quiser, indico…ABRAÇOS E BOA SORTE AOS SOFREDORES (COMO EU)…

  104. Maria Cristina Torres comenta:

    2 abril, 2011 @ 8:41 PM

    Tenho esporão do calcâneo descoberto há varios meses. Sou médica, procurei um colega que me aconselhou Antiinflamatório e gêlo. Não melhorei nada. Conversando com um pesquisador bioquímico farmacêutico ele me orientou a retirar a proteina animal da minha dieta e usar Citrato de Potássio 200mg mais Citrato de Magnésio 300mg, 1 caps. de 12 em 12hs. Em seis dias de tratamento comecei a melhorar e continuo melhorando. A dor já diminuiu em intensidade consideravelmente e não retirei totalmente a proteína animal, mas reduzi consideravelmente. Não sou a favor da cirurgia, a grande maioria não é bem sucedida.

  105. Cátia Figueiredo comenta:

    9 abril, 2011 @ 1:40 PM

    Sou fisioterapeuta e tratei uma doente com esporões nos 2 pés, com um tratamento por ventosas.
    O efeito da ventosaterapia é fazer a descompressão da área inflamada. Os tecidos moles são tracionados e a inflamação diminui mais rápido.
    As ventosas ajudam também devido ao efeito mecânico, para além do anti-inflamatório.
    Procurem um fisioterapeuta habilitado em tratamento com ventosas, ou um médico de medicina tradicional chinesa, que trabalhe com ventosas.
    Boa sorte!

  106. Cátia Figueiredo comenta:

    9 abril, 2011 @ 1:57 PM

    Outra dica sobre sementes de sucupira…
    http://blogs.abril.com.br/lenidavid/2009/06/sucupira-no-dia-24-abril-se-nao-me-falha-memoria-assisti-uma-entrevista-com-ator-juca-oliveira-no-programa-jo-alem.html#

  107. ines gois comenta:

    26 abril, 2011 @ 3:47 PM

    descobri q tinha esporao em 95… passei por 8 ortopedistas, fiz 2 infiltraçoes… e muitas fisioterapias… e nada…
    um dia conversando c um senhor ele me disse q curou o esporao dele aquecendo telha e colocando no local…
    comecei a fazer… aqueço a telha por 5 minutos no fogao… coloco uma toalha para nao queimar meu pe… ate q a telha esfrie e consiga colocar a telha no meu calcanhar… e uma delicia… a dor diminui muito em pouco tempo… e meu outro pe anda um pouco dolorido… coloquei a telha quente por varias vezes… estou tbm c o outro pe… otimo…
    ja indiquei isso pra varias pessoas… e pelo o q sei todas melhoraram e muito…
    espero q minha experiencia possa ajudar… meus companheiros de dor…( rs rs)
    abraços… e me avisem se deu certo…
    boa sorte a todos… sofre-dores… rs

  108. duarte melo comenta:

    26 abril, 2011 @ 5:11 PM

    eu t 35 anos e sofro muito dos calcanhares nao consigo tar muito tempo em pe e triste ja fiz de tudo mas nao passa aborecido comigo mesmo fico farto da vida pois sao os nossos pes que nos leva para onde queremos no trabanho torna se mais difiçil numa festa seija onde for e triste mesmo com bom calçado penso que nao ha nada a fazer e sofrer ate morrer.

  109. JORG4E EDUARDO REGINALDO DA PURIFICAÇÃO comenta:

    8 maio, 2011 @ 2:41 PM

    DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O CLORETO DE MAGNÉSIO PA?
    BELO HORIZONTE-MG – ATUALIZAÇÃO DE VALOR
    =================================================
    Para comprar o cloreto de Magnesio em Belo Horizonte à R$ 13,00 ( TREZE Reais ) o Pote de 500grs. eu passo o endereço e Tel.direto do Laboratorio(Imail.para contacto jorgereginaldo1hotmail.com) Veja minha Cura Padre Beno. (REPASSE SEM ONUS)
    Depois repasse aos amigos O endereço

  110. maria candelaria PEREIRACA comenta:

    15 maio, 2011 @ 7:41 PM

    ACHO QUE ESTOU COM ESPORÃO DÓ MUITO QUANDO PONHO O PÉ NO CHÃO EU VOU TOMAR O CLORETO DE MAGNESIO É MUITO BOM JÁ CONHEÇO GOSTEI DOS COMENTÁRIOS AJUDARAM BASTANTE

  111. Jorge Silva comenta:

    27 junho, 2011 @ 5:21 PM

    O MILAGRE- CLORETO DE MAGNÉSIO
    Esporão Calcânio detectado nos dois pés em 2004, em 2005 parei toda atividade física, corrida de 10 km, 3x por semana, mais futebol outras 3 ou 4x,
    era muito ativo, tratamento com gelo; água quente, vinagre e sal grosso; sebo de carneiro; diclofenaco sódico, arcoxia, infiltração c/ diprospam, só alívio e a dor retornava, indicação de cirurgia em 2007, não fiz;
    jan/2011
    vem a cura, CLOR. MAGNÉSIO e adeus
    às dores.

  112. Jorge Silva comenta:

    28 junho, 2011 @ 6:07 AM

    O MILAGRE- CLORETO DE MAGNÉSIO
    Como relatei anteriormente, fiz todo tipo de tratamento, do natural ao convencional orientado por ortopedistas, só alívio das dores e a mesma retornava; com o CLORETO DE MAGNÉSIO eu consegui a eliminação das dores e algo mais, voltei a correr e a jogar futebol, estou com 38 anos e voltando a ser feliz depois de sofrer por longos 6 anos, espero que meu relato ajude os amigos de dor a eliminar da vida esse martírio.

  113. nelci comenta:

    12 julho, 2011 @ 6:01 PM

    oi jorge silva, tudo bem? gostaria q vc m dissece com posso usar esse medicamento, pois tenh um esporão em meu pé e quase ñ estou conseguindo caminhar pois tenho muita dor, me mande por e-mail ok estarei imensamente agradecida ok obrigada e até mais

  114. naiana guidetti comenta:

    16 agosto, 2011 @ 8:11 PM

    Ola amigos estou sofrendo mto com este vilao chamado esporao.Gostaria de receberartigos sobre trtamento alternativo que nao incluao infiltraçao pois sou mto suscetivel a dor.Tenho nos dois pes .Tenho34 anos e sou tecnica de enfermagem,li o comentario sobre o cloreto de magnesio,gostaria de saber mais desde ja um abraço a todos.

  115. Marcelo Nacarato comenta:

    16 agosto, 2011 @ 9:23 PM

    Ola a todos, sofri com esporão (facite plantar) de dez. 2010 a junho de 2011…Tinha dias que eu não consegui nem levantar da cama… e de tanto mancar acabei adquirindo uma bursite no quadril…Depois de pular de médico em médico, entre ortopedistas, reumatologistas, acupunturistas, entre outros, acabei até fazendo 3 operações espirituais…que inicialmente suritram eferito, mas depois, a dor acabou voltando…por, fim procurei um novo ortopedista da minha cidade (Santos) e na prórpia consulta, me propos fazer a famosa e temida infiltração…confesso que na hora “amarelei” e disse que nao ia fazer em virtude de todos os relatos que ja ouvi, mas acabei enfrentando…foi dolorido sim…não posso mentir…mas foram os meus 10 ultimos segundos de sofrimento… Estou a quase dois meses sem qualquer dor…vez o outra sinto uma pequena pontada ou uma sensação de queimação, mas que dura no máximo 15 segundos e pronto…passou !!!!… aqueles que estão relutando em fazer infiltrações, aconselho, pois vale a pena tentar…uns defendem (assim como eu agora…rs…) outros, dizem que não adianta de nada… MAS SE NÃO TENTAR…COMO SABER??????…foi pensando assim que resolvi meu problema…
    Desejo sorte a todos e se tiver mais algum relato de sucesso com infiltração… é so mandar…Precisamos divulgar e ajudar aqueles que sofrem !!!

  116. girlanda comenta:

    25 setembro, 2011 @ 3:39 PM

    já estou tomando a 1 mês e não obtive resultados,faço tudo como mando o figurino,mas até agora nada.Tem problema de articulação nos dois pés pior no esquerdo e para completar nasceu dois esporão no pé esquerdo,um em baixo do calcanhar e outro no tendão de aqulis,foi quando resolvi tomar e nada até agora;o que eu tinha de fazer em médico já fiz agora tentei isto,confesso que eu não sei o que fazer

  117. Míriam Barbosa comenta:

    12 outubro, 2011 @ 7:36 PM

    Senhores:
    Por prescrição médica a minha mãe Dionísia Barbosa 81 anos, comprei 6cxs de Tramadol 50mg, por conta da reação a medicação foi suspensa após dois dias, e não consigo trocar na farmácia as 5cxs lacradas. Por favor, veja se me ajuda, pois estou desempregada e necessitando de adquirir outros medicamentos de uso continuo, pois ela é diabética, hipertensa, possuo uma úlcera crônica na perna, além desta dor no rosto originada de herpes zoster.
    Moramos em Salvador -Bahia
    Tel. 71 3386.5197 ou 87177408

  118. joana verissimo comenta:

    6 dezembro, 2011 @ 12:20 PM

    Ola amigos

    Foi-me diagnosticado ha pouco um esporao calcâneo. Tenho estado a ler os vossos
    comentários e vou experimentar algumas coisas que propõem.
    Sou portuguesa e não sei o que que é calçado “anabela”. Seria possível
    explicarem-me para ver se encontro esse tipo de calçado cá. Vou comprar também a palmilha de silicone,
    porque isso penso que encontro cá.
    Boa sorte a todos
    De Lisboa- Joana

  119. fatima tanzi comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 8:54 AM

    ja esperimetei de tudo mas essa dor nao sara gostaria de saber de alguma simpatia

  120. marivalda santana comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 4:22 PM

    Eu gostaria de saber de algum médico no R.J que faça cirurgia do joanete ä laser.
    obrigada

  121. eliana morais comenta:

    25 fevereiro, 2012 @ 6:23 AM

    tomo cloreto de magnesio todos os dias um copo de cafezinho uma vez por dia e nao sinto mas dores nenhuma ate dores antigas pararam de encomodar.os pes ficaram novos. ja faço ate caminhadas.

  122. eliana morais comenta:

    25 fevereiro, 2012 @ 6:25 AM

    serve ate pra coluna e qualquer pessoa pode tomar ate crianças.em doses reduzidas.

  123. ivani maraia martins comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 1:14 PM

    Jorge gostaria de saber o endereço, de onde encontrar o cloreto de magnesio e como toma-lo.

  124. Carlos Eduardo comenta:

    11 março, 2012 @ 1:32 PM

    Gostaria de saber aonde eu encontro aqui no Brasil o NIGHT SPLINT para comprar? Alguém pode me ajudar?

  125. F Antonio comenta:

    18 março, 2012 @ 7:18 PM

    Uso o ÁRTICO saché – sulfato de glicosamina + sulfato sódico de condroitina (1,5g + 1,2g) – há alguns meses, e o esporão de calcâneo quase desapareceu. As dores diminuíram sensivelmente.
    Agora vou começar a usar o CLORETO DE MAGNÉSIO (33g diluído em 1 litro de água) . Creio que vou eliminar o esporão de calcâneo.

  126. Joelma comenta:

    19 março, 2012 @ 9:41 PM

    Gente se alguem puder me responda eu tenho esporao calcaneo a dois anos ja tentei varios tratamentos e nada deu certo,de algumas semanas pra ca eu comecei a sentir uma dor entre o femur e o tronco sera que isso tem ligaçao com o esporao?

  127. wagner comenta:

    13 abril, 2012 @ 4:54 PM

    Estou com muita dor no calcanhar do pé direito, fui ao pronto socorro do meu convênio e o médico receitou remédios, pomada e uma palmilha. Nada adiantou,inclusive uns dos remedios me estragou. Tive ansia de vomito, diarreia, dor de cabeça, atacou meu figado, tontura, acho q ta bom. Mas a dor não passou,gastei quase $100,00 reais nessa brincadeira.Alertando a todos o nome do remedio é Bi-profenad, alguma coisa assim. Gente não tomem poe que a sensação e terrivel.Tbm já fiz com água quente não resolveu. Vou tentar agora com gêlo pra ver c da certo. Pessoal volto pra dizer c resolveu ou não.Fiquem com DEUS.

  128. Perciliana Geusa de Olieira comenta:

    19 abril, 2012 @ 5:53 PM

    Gostaria de informar, a todos quanto estão sofrendo com dores no calcanhar. Sofri durante um ano, tudo que tentei foi em vão. Até que Deus me levou a conhecer um médico que realmente é perito no assunto. Este médico me disse que a dor não é o esporão, e sim a fasciite plantar. Se não ficar curado com uma infiltração, a unica solução é cirurgia. Foi o que fiz. Há dois meses operei os dois pés, estou me recuperando muito bem. Segundo o médico, mesmo depois da cirurgia ainda leva 2 a 6 meses, para acabar totalmente. Se quiser mais informação, me mande um e-mail. (percigeusa@gamil.com). Terei o maior prazer em informar tudo;. Ok . Sofri tanto que não desejo para ninguém o que passei, mas graças ao Senhor Jesus, que cuida de mim e me abençoou com esta cirurgia. Saiba que a cirurgia não é do esporão, e sim da faciite plantar. Obrigada Jesus.por esta vitória. AMÉM.

  129. Jorge Eduardo Reginaldo da Purificação comenta:

    23 abril, 2012 @ 6:28 PM

    O Magnésio Mágico

    Para quatro males incuráveis e a maioria dos outros
    [Adaptado do "Artigo Mirim" - 14ª edição, 1994]

    Padre Beno José Schorr 1
    Prof. de física, química e biologia
    Colégio Catarinense

    O

    magnésio é uma descoberta fulminante da década de 1980, pouco difundida. Não é remédio, mas sim alimento essencial para a vida, a ponto de animais novos, bem tratados mas sem magnésio, morrerem todos em um mês. O magnésio controla 18 minerais e tem umas 300 funções.

    __________

    1. O Segredo do Magnésio É indispensável conhecê-lo. Todos nós nascemos de uma única célula, que se multiplica, até a a idade adulta, em cerca de 100 trilhões de células variadas, que nos dão calor e energia. Enfileiradas, dariam uma volta ao mundo, ou mais.

    – CÉLULA SADIA – Cada célula tem no seu interior um pequeno núcleo, tido como sede da vida, com toda a programação da primeira célula. O núcleo consiste de enorme conjunto de átomos, em forma de rede espiralada, onde aqui e ali há um átomo de magnésio, tipo -borrachinha- – este é o segredo! Tais células são flexíveis e ativas, como o corpo todo. Na formação das novas células, o magnésio escolhe as substâncias programadas, todas de origem animal, como único material de construção, ao menos até os 6 anos de idade, para dar acabamento ao cérebro e evitar deficiência mental. Assim, cada célula sabe e segue o programa da primeira célula, sem faltar um cabelo sequer. Nos adultos, a célula-mãe se desfaz, para evitar o -gigantismo-. O magnésio constrói as células.

    – CÉLULA DOENTE – Se faltar magnésio na formação das células, invade seu lugar o cálcio, tipo -pedrinha-. Tais células vão perdendo flexibilidade e atividade, e todo o corpo endurece, envelhece e se cansa à toa. Aí, o -diabo está solto-… O cálcio mata pelo menos 80% por doenças como calcificações, artrites, ciáticas incuráveis, câncer, infartos – umas 6 mil doenças. Umas são de doer e gemer. Outras são de morrer, no duro! Mas agora temos…

    – A MAGIA – Basta devolver o magnésio que falta, e ele vai direto aos núcleos chutar fora as pedrinhas, o cálcio invasor, e retoma seu lugar como -borrachinha-. Assim, o corpo endurecido volta aos poucos a ser flexível e ativo, pois o magnésio é o restaurador das células. O magnésio, com seus 18 minerais ajudantes, vai patrulhando até os últimos becos do corpo, limpa as arteriazinhas… O magnésio chega lá!

    2. REFINADOS – Então o bom Deus esqueceu do magnésio nos alimentos- Não! Ele entregou o domínio da natureza perfeita ao homem racional. A culpa é do próprio homem, obcecado por paixões de ganância, gula, vaidade… O industrial visa a lucros e refina, retira o -sujinho- dos grãos de arroz e do trigo, o melaço escuro do açúcar. Do sal marinho, rejeita o magnésio, que umedece, o iodo, e mais 20 sais salubérrimos. Gaba-se do -progresso-, dos -alimentos brancos-… Desses 4 alimentos básicos, os mais consumidos no mundo, vende a bom preço esses restinhos -sujos- ao gado, para a sua saúde. Logo, sabe o que faz! No entanto, reserva para si o restante -bagaço branco- e, doente, corre à farmácia, pagando o cêntuplo por drogas ineficazes. Assim, o homem -fatura- nada menos que 50% das mortes por câncer…

    O que fazer? Compre a farinha de trigo cinzenta e não a branca, que é puro bagaço, e junte ainda farelo de arroz ou trigo. Arroz, só descasque e não tire o farelo dourado, os sais da saúde. Do açúcar, apenas evapore a água, pois o açúcar amarelo faz a saúde dos nordestinos e a nossa. O sal saudável é o que se dá ao gado. Afine-o com uma garrafa sobre a mesa. Tem uns 10 minerais – é ótimo!

    2a. ESTRESSE – É o esgotamento perigoso, por falta de magnésio nos alimentos industria-lizados. Isso provoca em gente ativa um ciclo perigoso, assim: A falta de magnésio faz das ocupações preocupações, ânsia que gera o começo do estresse, que consome magnésio. Recomeça o ciclo, sem parar: Menos magnésio dá mais ânsia, mais estresse e menos magnésio, mais ânsia… até ocorrer o colapso, às vezes fatal. Cura certa: Siga a RECEITA GERAL (item 8) por uns meses, até sentir-se forte. Siga então o item 13, até o fim.

    3. PREPARO DA SOLUÇÃO – Tenha à mão CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. e uns copinhos de plástico para cafezinho. Encha 1 (um) copinho com esse sal, socando levemente, e o dissolva em 1 (um) litro d-água. Somente isso! Ou dissolva 100g de magnésio em 3 litros. A solução nunca estraga. Uma dose é um copinho bem cheio da solução. Ponha uma dose num copo comum e faça uma marca com adesivo. Daí para cima, ponha água à vontade, para fazer menos amargo. Se em jejum for laxante, deixe para tomar depois do café.

    4. O MEU CASO de quase paralítico, como referência. Aos 55 anos de idade, sentia estranho peso na perna direita. Aos 65 anos, virou dor intratável. Aos 69 anos formigava toda a perna ao ficar em pé (sentado, não). Então atinei ser bico de papagaio, já visível aos 55 anos, que calcificara e apertava o nervo que descia à perna. Fugia da dor sentando e, na cama, enrolado como um gato. Ouvi de um especialista: -Isso já não é um bico, mas sim um bando de papagaios! Todas as vértebras estão calcificadas, curvando a espinha. Não tem cura?. Angustiado, apelei instantaneamente ao bom Deus para dar um -jeitinho-… Pouco depois, o padre Suarez mostrou-me no livro do padre Puig o uso do magnésio…

    5. MINHA CURA – Comecei com uma dose diária, durante uma semana. Tudo bem! Tomei então duas doses, sempre sentado ou enrolado até o 20º dia, quando acordei tarde e – vejam só! – estirado, reto, sem dor. Caminhar sem dor, somente no 30º dia, quando me levantei como que a sonhar de felicidade, pois nada mais me doía. Pequeno passeio, contudo, me fez voltar o peso de outrora, mas que em poucos dias também sumiu. Assim, a perna sofrida estava até melhor que a outra…

    6. EFEITOS SIMULTÂNEOS – Além da ciática, curou logo o coração. Sumiram as pontadas do fígado. A prostatite aguda em um ano pouco incomodava. Três anos depois, nem sinal dela. Descalcificou-se a espinha, e em 3 anos fiquei flexível como cobra. A lucidez voltou e o cansaço se foi. Curei também a erisipela, quando voltou, tomando 3 doses durante 3 meses e matando, por certo, o último micróbio escondido nas varizes. E fiquei reto! Daí a regra: -Tome o magnésio para uma doença só e as outras curam junto-. Voltou-me, enfim, a alegria de viver. E o que darei ao bom Deus pelo jeitinho grátis- De graça o difundirei!

    E mais: Em 1993, descobri a cura da psoríase, que escama a pele e é incurável desde a Antiguidade. Já no desespero, tive uma luz: -O magnésio é o construtor da célula-. Mantive então úmida com magnésio concentrado a pele afetada e nova pele nasceu. Somente isso!

    7. CONTRA-INDICAÇÕES – Duas, graves: Insuficiência dos rins e paratireóide (garganta). Tente devagar, com meia dose diária durante uma semana, duas meias-doses na outra semana, três meias-doses na 3ª semana, ao levantar, ao meio dia e ao deitar. Tudo bem? Então siga para o item 8, RECEITA GERAL.

    Mas se piorar, diminua a dose ou vá ao médico. O uso desta receita fica a seu critério, ou a critério de um médico amigo.

    8. RECEITA GERAL – Ver as contra-indicações no item 7. Se não houver, tome uma dose diária durante uma semana. Tudo bem? Então tome uma dose de manhã e uma dose à noite, na segunda semana. Na fase aguda, uma dose de manhã, ao meio dia e à noite. Passada a fase aguda, volte a uma dose de manhã e outra à noite, durante meio ano ou mais, até sentir que está bem e com boa saúde. Para não recair, siga toda a vida o item 13.

    Com 3 doses diárias, a pressão do sangue pode subir. Se for demais, diminua o sal de cozinha, tome remédio, ou volte a tomar duas doses. Mas não largue o magnésio, sua garantia.

    9. CALCIFICAÇÃO – Que somente o magnésio cura. É o mais comum, uma série de doenças até mortais: coronárias entupidas, necrose (sem vida), infarto, pontes de safena, coágulos, derrame, trombose, arritmia, arteriosclerose (sclero=duro), válvulas duras, incrus-tações tipo cera amarela, colesterol, coluna, ciática… O magnésio tira o cálcio patogênico e o fixa nos ossos, que nunca ataca. E cura osteoporose. Ver item 8.

    10. ARTRITE E ARTROSE, que só o magnésio cura. Artrite, reumatismo, gota, inflamam, com dor, as articulações nos dedos e no corpo todo. E a artrose as degenera por acúmulo de ácido úrico, que os rins já não eliminam, por falta de magnésio. Cuidado: Ver item 7, e depois o item 8.

    11. CÂNCER, que somente o magnésio evita, e infartos. As células de doentes podem estar incompletas, por falta de substâncias (refinados, depauperados) ou presença de partículas estranhas (fumo, tóxicos, radiações, metais pesados). Essas células anormais, presentes em todas as pessoas, somente se tornam perigosas ao se agruparem, causando lesões, o pré-câncer — que o magnésio cura. Ao formar tumor, câncer, o magnésio não cura mais (mas o elixir F. Kotelak2 já curou muito câncer e diabetes). Nódulos no seio e freqüente câncer em parentes: siga logo a RECEITA GERAL (item 8). Mas câncer da pele, que dá chagas incuráveis, o magnésio cura em um ano e tanto. Siga o item 8. Assim você se salva do câncer, de infartos, de quase tudo, simultaneamente.

    12. INFECÇÕES – O magnésio reforça as defesas naturais do organismo: duplica os glóbulos brancos, soldados do sangue que matam o triplo de micróbios. O magnésio é ótimo contra furúnculos, inflamações. Cura erisipela (veja item 6). Em manchas da pele, psoríase, alergias, acne, tóxicos, feridas – ponha um paninho úmido com magnésio, ou passe com a mão. Para psoríase, solução concentrada (ver item 6).

    13. CIRURGIAS – Na véspera, tome de 3 a 5 doses espaçadas. Cura rápido, sem infecção e boa disposição.

    Saúde para toda a vida

    14. DOSAGEM – O adulto precisa de magnésio metálico, o equivalente a 4 ou 5 doses por dia. Como nossos alimentos refinados não o fornecem, é preciso completar o que falta.

    Crianças e adultos até 40 anos – Uma colher para cada 10 kg de peso, se estiver doente ou crescendo muito. Se não estiver doente nem crescendo, uma colher para cada 20 kg.

    Adultos, de 40 anos em diante – Um fato novo: aos 40 anos (alguns aos 35 ou aos 30), o corpo é invadido pelo cálcio, que reprime sempre mais o magnésio. Assim, devemos ir aumentando o magnésio para controlar o cálcio e evitar as doenças da velhice, continuando flexíveis e jvens. Aqui vão as doses, por idade:

    Dos 40 aos 55 anos, tomar 2 doses espaçadas por dia.

    Dos 55 aos 70 anos, tomar 3 doses espaçadas por dia.

    Dos 70 anos ao fim da vida, 4 doses espaçadas ao dia.

    Assim, complementam-se os alimentos desmineralizados e o corpo se mantém flexível, sem cansar, sangue puríssimo, coração e outros órgãos sadios, sem infartos, derrames, sem morte súbita, sem câncer… Em vez do magnésio, você pode comprar sacos de farelo de arroz, com o qual faz bolinhos, mistura no pão ou nas comidas. Comer uva, com bagaço, mineralizado, sem esmagá-lo.

    A cozinheira deve distribuir nas comidas uma dose de magnésio para cada 3 pessoas, uma vez por dia. Assim fazem na Finlândia, e toda a família vive saudável. Os maiores de 40 anos devem completar suas cotas, conforme recomendação acima. O magnésio é alimento inocente: o intestino somente absorve o necessário.

    Ricos em magnésio e sais são: Farelos, melaço, melado, mel, açúcar amarelo em rapaduras com amendoim, todas as nozes, amêndoas. Também golinhos de água do mar, no banho ou nas comidas (só golinhos), que contém 30 sais salubérrimos, os mesmos que levam as tartarugas até os 400 anos de idade…

    15. Tem gente que não quer tomar magnésio durante toda a vida. Mas o faz com o sal comum, em demasia (prefere a -vida normal-), enquanto o magnésio protege a saúde. Ou você pensa que para estimar a saúde precisa pegar, às vezes, doenças que custam 1 milhão? Não seja idiota! Tire uma minúscula fração dos milhões e compre magnésio, para livrar-se da doençarada toda que o espera. No Alto Tocantins, vivem 20 pessoas com mais de 100 anos de idade, porque a terra lá é rica em magnésio. No Cáucaso, chegam a 125 anos, alguns a 150, porque as searas e fontes são ricas em magnésio.

    16. ONDE COMPRAR O MAGNÉSIO CERTO? Nunca os comuns de farmácia, pois fazem mal à saúde pelos 3 a 5 por cento de impurezas que contêm. Recomendo as lojas que fornecem material para laboratórios. [No seu -Artigo Mirim- nº 14, de 1994, Pe. Beno dá uma lista de 60 empresas em 15 cidades, de Rio Grande-RS até Rio de Janeiro-RJ - que deixei de transcrever por que os endereços são muito antigos].

    O magnésio certo deve ser o CLORETO DE MAGNÉSIO P.A. (P.A. = Para Análise). [Na época do padre Beno, as marcas que ele recomendava eram: Reagen, Isofar, Caal, Vetec, Synth, Eleibra, Cinética e Merck.]

    __________

    Atualmente, pode-se comprar nas farmácias um envelope com 33 gramas (que dá para um litro de solução), da marca Multilab. O produto se chama -Clomag PA-, custa em torno de R$ 1,20 (em 5/2003) e dá como indicações e modo usar as mesmas recomendações do padre Beno. Mas veja um trecho do -Artigo Mirim- do padre Beno, em 1994: -Pior é a Multilab, que imprimiu um artigo meu, falsificado, para vender magnésio para o gado, com lucros de 500 por cento-. Não sei se esse magnésio que a Multilab está vendendo nas farmácias ainda seria hoje amaldiçoado pelo padre Beno, pois não tenho detalhes.

    Existe também um produto da marca Ifal, com 33 gramas, que comprei por 66 centavos…

    Em Porto Alegre, tenho comprado da Importadora Química Delaware Ltda – Rua Morretes nº 376 – CEP 91030-300, fone (51)3341-0812, e-mail vendas@delaware.com.br [tem telentrega]. Eles oferecem 2 produtos: o que eles chamam de -puríssimo- (500 g por 12 reais em maio/03) e que dizem ser de grau farmacêutico, o mesmo vendido como P.A. em outra embalagem, mas esse mais barato seria embalado pela própria Delaware. Já o tipo P.A. é da marca Synth (as duas coisas são recomendadas pelo Pe. Beno), que eles vendem por R$ 16,90 e vem na embalagem do fornecedor (Labsynth Produtos para Laboratório Ltda – Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 – Vila Mary, Diadema – SP). A fórmula é igual à que aparece nas embalagens dos magnésios de farmácia (MgCl2.6H2O), mas este da Synth traz também o peso molecular (203,30) e as especificações, inclusive teor máximo de impurezas. É possível que o magnésio embalado pela Delaware seja tão bom quanto o fornecido pela Labsynth. Porém, pelo sim pelo não, tenho comprado o que diz -P.A.-, apesar de ser mais caro.

    Para quem não tiver um fornecedor na sua cidade, uma alternativa talvez sejam as farmácias de manipulação, pois elas precisam trabalhar com o material mais puro possível.

    __________

    NOTAS –

    1 Em 1994, o endereço do padre Beno era: Cx. Postal 135, cep 88001-970 Florianópolis, SC. Não sei se ele ainda está vivo, nem se esse endereço ainda é válido hoje, em 2003.

    2 O elixir F. Kotelak seria produzido pelo Laboratório Melo & Kotelak Ltda – Produtos Naturais, de Curitiba. Não tenho muita informação. Mas se alguém precisar, posso fornecer o que tenho.

    __________

    – Matéria de caráter apenas informativo. Não deixe de consultar o seu médico.

    – Para mais detalhes sobre o assunto acima (se u tiver), entre em contato comigo através do

    meu site, em , onde tenho mais dicas sobre saúde.

    magnesio.doc

    5/2003

    ——————————————————————————–

    * * *

  130. Joelma comenta:

    16 maio, 2012 @ 10:13 PM

    Oi pessoal,tenho esporão calcaneo nos dois pés, e se não fosse o bastante agora descobri que estou com artrose nos dois joelhos voces acham que alguem é capaz de aguentar tanta dor???????O remedio que estou tomando não adianta nada,pedi a farmeceutica se poderia tomar uma dose mais forte ela me disse que não pois a dosagem já era a maior possivel, e agora vou ter que viver com dor o resto da minha vida

  131. eguinaldo marques loureiro comenta:

    17 maio, 2012 @ 1:34 PM

    olá pessoal

    pisei num prego na parte da frente (metatarso) por isso forçava muito o calcanhar, sobrecarregava, após 2 anos surgiu o esporão nos dois pés, no direito e tbém no esquerdo, não fiz cirurgia, ainda não curei, mas uma coisa vou lhes dizer a calcanheira é fundamental compre uma boa e usem e também um tênis bem macio já comprei de várias marcas mas o pegasus +28 da nike é imbatível, mas nunca esqueçam a calcanheira alivia e muito graças a ela consigo fazer minhas tarefas básicas e caminhar o necessário ao meu dia a dia, agora ao mesmo tempo vou tentar algum tratamento convencional porque já me disseram que a cirurgia pode curar definitivo mas em alguns casos pode voltar esse maldito de esporão..boa sorte a todos.

  132. eguinaldo marques loureiro comenta:

    17 maio, 2012 @ 1:36 PM

    se quiserem trocar idéias meu e-mail é eguinaldoadvogado@hotmail.com

  133. claudio duarte comenta:

    11 setembro, 2012 @ 8:20 PM

    Olá pessoal, esse é um espaço de depoimentos dolorosos e sabemos o quanto esse tal esporão nos faz sofrer.

    Então, eu tenho esporão calcâneo, na verdade o correto é dizer que tenho tendinite de inserção do tendão de aquiles, que trata-se do esporão no ponto de inserção do tendão de aquiles.

    Pois bem, o que fazer? se a resposta fosse simples não teríamos centenas de depoimentos aqui, o que não faltam são dicas para aliviar a dor etc.

    Vamos começar então:

    Primeiro, você precisa saber qual a causa de sua tendinite, tendinite? Mas eu tenho é esporão, opa!, cuidado, esporão é uma consequência e não a causa da dor. Isso mesmo, uma consequência, na prática você tem na verdade, uma inflamação do tendão, essa inflamação crônica lhe deu vários alertas de dor, você os ignorou até que um dia se tornou insuportável. Isso mesmo, pense e lembre, verá que passou um filme na sua cabeça e saberá que foi exatamente isso.

    Pois bem, essa inflamação é crônica nada mudará isso, fruto desse processo inflamatório, o seu tendão começou a se calcificar. Essa calcificação é o que você vê no raio-x aponta o dedo e diz tenho esporão calcâneo. Porém, saiba que isso não é a causa e sim consequência.

    Portanto, isso pode ser um ponto positivo e não negativo, qual o ponto positivo disso?

    O ponto positivo é que sendo uma consequência, você pode atacar a verdadeira causa.

    Para isso, você precisa descobrir o que provoca a sua tendinite. O que não falta é motivo, cada um é cada um, a simetria que vemos nos esqueletos nos livros de ciência só existe no livro de ciência.

    Começa por aí, você sabe o quanto é assimétrico? Como é a sua pisada? Como é seu anglo de repouso? Qual o seu peso? Qual a sua rotina diária?

    Tudo isso irá dizer o porque da sua tendinite. Não é uma resposta simples, mas o interessante é que a cura não é impossível.

    Veja bem, eu tenho esporão nos dois pés, o pé direito eu não sinto a mais de 8 meses, já o pé esquerdo ainda estou brigando para eliminar a dor. Eu tenho certeza que vou conseguir.

    Vamos a solução desse problema. Pessoal, eu sou Doutor, mas não médico, sou doutor em engenharia e não tenho formação acadêmica na área de saúde. Porém, já me consultei com cada médico que não merece nem comentário.

    Saibam o seguinte, a solução de um problema ortopédico na maioria das vezes é simples, saiba qual o movimento que causa a dor, então o repita.

    Isso mesmo, o que lhe dá mais dor é o indicativo do exercício a ser feito para se curar.

    Como assim? Pense comigo, ao caminhar, qual o movimento faz com o pé? Porque ele doi?

    Ele doi porque falta força na musculatura para efetuar o movimento de forma equilibrada, esse equilíbrio foi perdido. Não digo que você tenha que ter pernas perfeitas etc. O equilíbrio que me refiro é o seu equilíbrio. Não é o do seu vizinho, ou irmão, aí que começam o problemas. Os ortopedistas tratam todos como se fossem iguais.

    Então como atingir o meu equilíbrio, simples, faça os exercícios que trabalham toda a sua musculatura, do trapézio aos pés. Foque logicamente com maior intensidade na panturrilha.

    O principal exercício o alívio da dor são os exercícios para panturrilha.

    Cuidado, faça todos os exercícios de forma normal, MENOS OS EXERCÍCIOS PARA PANTURRILHA, PARA PANTURRILHA FAÇA EXERCÍCIOS ESTACIONÁRIOS.

    O que seria isso? Você faz o exercício sem subir e descer o calcanhar, apenas levante fique parado em cima conte até 30 e desça faça isso se possível 3 vezes ao dia.

    Ao terminar o exercício já sentirá imediatamente uma melhora na dor, ela voltará um tempo depois, mas ficará claro que ajuda e muito.

    A sequencia levará a cura, mas claro, evite nesse período subir escada, carregar várias sacolas de supermercados, etc.

    Trabalhe panturrilha, nuca fazendo sobe e desce, como disse antes.

    Na faze aguda da dor, você pode usar água quente e banho de luz infravermelho, a luz infravermelho dá um resultado imediato, mas porque? Porque ajuda a a vascularizar a região melhorando a circulação.

    Então são duas coisas, a primeira é fortalecer, pois sem fortalecer a panturrilha esqueça qualquer outra coisa.

    Essa coisa de cirurgia é burrice, afinal o problema não é o osso e sim o tendão.

    Muitas pessoas possui a calcificação, mas não sentem as dores que sentimos.

    Basta que essas pessoas desequilibrem a musculatura e serão novos sofredores do tendão.

    Quer sair dessa? Reequilibre sua musculatura, cuidado, isso não significa que se você tem as pernas mais saradas e bonitas do mundo, que você a tenha equilibrada.

    Eu curei meu esporão assim: eu fazia exercício para panturrilha 3 vezes ao dia, manhã, tarde e noite.

    De forma isométrica (estacionário), ALONGAR AJUDA?, eu digo sem medo de errar, NÂO PIORA E MUITO, mas como assim, todo mundo manda alongar.

    Claro e eu já não lhe convenci que os médicos se baseiam na idealidade, você acha que o seu corpo é ideal? Se fosse estaria sentindo as dores que sente?

    Então, alongar é a melhor coisa para prevenir quando aliada ao fortalecimento, mas isso se você não está passando pela faze de dor.

    Caso tenha dor e esteja com um tendão inflamado, você acha que esticar ele ajuda?

    A reposta é NÃO, pior é que piora. Então o que fazer, faça alongamento, use tenis com um número acima, ou seja, folgado. Coloque palmilha não pelo silicone, mas para tornar o calcanhar elevado. Isso irá ajudar a tirar o stress do tendão no dia a dia.
    Porém, lembre-se não estou me referindo ao esporão na base do pé, a tal facite plantar.

    Estou me referindo ao esporão calcâneo na parte anterior do calcanhar, exatamente igual ao esporão de galo mesmo, inclusive na posição em que se forma.

    Choquinhos no tratamento do esporão é burrice, nunca use, isso piora.

    Colocar gelo usando gel, pedra de gelo, bolsas é burrice isso piora.
    Então gelo é ruím, não gelo é bom e muito eu usei e uso muito, mas cuidado.

    Use gelo da seguinte forma: coloque água gelada e pedras de gelo quem uma vazilha suficientemente grande para colocar os calcanhares. Mergulhe os calcanhares na água com gelo e deixe por 20 minutos. Assim a água sendo um fluido, irá moldar o seu pé garantindo o contato de forma uniforme e favorecendo a vasoconstrição em toda a região do calcanhar.

    Para água quente faça o mesmo, mas pode usar sal grosso para ajudar no alívio.

    Essas são ações importantes para ajudar no quadro de inflamação, são necessários, mas não curão.

    Lembre-se sua tendinite é por desequilíbrio muscular, para curar tem que equilibrar, para equilibrar tem que fortalecer. Porém, fortaleça todos os grupos musculares, mas a panturrilha deve ser trabalhada, dia sim dia sim, se possível 7 vezes na semana. Cuidado, nuca trabalhe a panturrilha subindo e descendo isso seria burrice.

    Agora lembra que eu disse que para curar uma dor, você tem que fazer o movimento da dor, então pense no movimento do fortalecimento da panturrilha, isso te lembra algo? Então é isso mesmo, trata-se do próprio movimento do caminhar. Bingo! Se consegue fazer um movimento estático e o equilibrar então estará pronto para caminhar sem dor.

    Eu espero ter dado minha contribuição, sempre li muita coisa e muitos absurdos.

    Não sou médico, mas tenho bom senso e não precisamos mais que isso.

    Estou aberto aos colegas, caso possa lhes ajudar me enviem um e-mail.
    claudiofequfu@gmail.com

  134. Jamile Lima comenta:

    13 setembro, 2012 @ 2:03 PM

    Ola
    PELO AMOR DE DEUS!!! O esporão esta acabando com minha vida, ja reduzi minhas atividades em quase 70%, preciso achar uma solução, alguém sabe onde posso encontrar um Night Splint de qualidade em Salvador – BA??
    Aguardo Anciosa por uma resposta

  135. Jaqueline Rocha comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 1:44 PM

    Olá

    Estou com esporão no pé esquerdo !!Sou professora E trabalho em dois turnos …portanto fico muitas horas em pé , e infelizmente ultimamente sinto tanta dor que não consigo nem levantar da cama para realizar minhas atividades diárias!!!!!
    Estou tomando o medicamento ULTRACET E CONTINUOU COM MUITA DOR.Preciso achar uma solução !!!!
    Att Jaqueline

  136. Hélio Teodoro de Andrade comenta:

    7 fevereiro, 2013 @ 9:56 AM

    Olá turma do clube da dor no calcanhar, depois de ler vários depoimentos acerca do tal ESPORÃO, não encontrei nehuma mensão ao tratamento que me curou totalmente! É simples, barato e totalmente inodor! Nada de infiltrações, nada de cirurgias, nada de anti-inflamatórios, nada de antibióticos …! Basta vc ir à farmácia e comprar uma unidade de IODO (2%), custa em torno de R$ 2,00. À noite, depois do banho, vc vai aplicar o iodo nos dois lados do calcanhar que está doendo (na região entre o tornozelo e a planta do calcanhar). O iodo irá infiltrar na pele e chegar até a inflamação e, em aproximadamente um mês de tratamento, vc estará totalmente curado(a)! Um amigo me passou a receita e eu comprovei a sua eficássia! Boa sorte para a turma do ESPORÃO!

  137. Marilena Custódio de Oliveira comenta:

    21 agosto, 2013 @ 7:05 PM

    Olá amigos

    O esporão do calcâneo tem que ser trabalhado de dentro pra fora,tem que se tonificar os órgãos que tomam conta dos pés,rim, baço, bexiga, fígado ;É preciso repor minerais,usar antiinflamatórios tópicos naturais.

    Se alguém estiver interessado em saber mais informações meu E-mail é marilenafelipe@yahoo.com.br
    http://www.espacodoesporao.com

Deixe seu comentário aqui !