10 - fev.
  

Cirrose Hepática – Hepatites crônicas

Categoria(s): Gastroenterologia, Infectologia




Editorial

– O fígado sofre calado e só se revela quando a doença está muito avançada, com cirrose ou câncer.

Doenças hepáticas

A Organização Mundial da Saúde estima: as hepatites virais crônicas afetam 420 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 3 milhões de infectados pelo vírus B, o VHB, e outro tanto pelo vírus C, o VHC.

Como o fígado tem reserva funcional muito grande, a maior parte das pessoas desenvolve hepatites crônicas assintomaticamente, em silêncio. Por tanto, em se tratando de hepatites virais crônicas, não dá para os médicos guiarem-se pelos sintomas. É fundamental a investigação sorológica dos portadores dos vírus potencialmente lesivos. É um erro esperar que o paciente tenha dor ou apareça com boca amarga ou ictérico (pele e mucosas amareladas), pois 80% das hepatites são anictéricas, ou seja a pessoa não fica com a pele amarelada. O resultado é que com frequência, perdem-se diagnósticos de hepatites crônicas, em particular a hepatite C. Pena, pois cerca de 40% dos casos crônicos de VHB e VHC já têm cura e há perspectivas de melhorar essa taxa.

Transaminase glutâmico-pirúvica : TGP ou ALT

A triagem sorológica das hepatites B e C e à determinação da transaminase glutâmico-pirúvica – a TGP ou ALT são fundamentais nas rotinas de check up.

A dosagem da ALT normal não exclui agressão ao fígado, mas alterada, frequentemente tem significado. Ela é mais específica de lesão do hepatócito do que a transaminase glutâmico-oxalacética – a TGO ou AST. Na verdade, a ALT é um marcador indireto de lesão da célula hepática.

Doenças hepáticas crônicas

Quando algo a agride, a enzima hepatocelular, que fica no seu interior, é liberada, tendendo a aumentar os níveis na circulação. Por isso, sempre que a ALT estiver alterada, tem que se abrir o leque de hipóteses diagnósticas. Afinal, várias causas podem estar por trás da elevação, entre as quais:

Medicamentos – Destacam-se: antiinflamatórios, antibióticos, antifúngicos, hipoglicemiantes orais, anabolizantes, antitireoideanos, pílulas anticoncepcionais, tuberculostáticos, hormônios para reposição hormonal, corticóides, anti-hipertensivos, hipocolesterolemiantes, antidepressivos. Até o ácido acetilsalicílico pode produzir esse efeito colateral;

Álcool – Qualquer pessoa que bebe razoavelmente pode ter transaminases alteradas. A ALT é menos sensível do que a AST para avaliação da hepatopatia alcoólica;

Outros agentes – mononucleose, citomegalovirose e toxoplasmose – Às vezes dão quadro semelhante ao produzido por vírus hepatotrópicos, porém mais leve: o olho pode ficar amarelado e a transaminase sobe.

Exercícios – Excesso de atividade física antes de doação ou coleta de sangue para exame às vezes eleva a ALT.

A propósito: numa investigação mais aprofundada de aumento isolado da ALT, tem que se pensar na possibilidade de vírus hepatotrópicos. Agora, a combinação da ALT anormal e triagem sorológica positiva para VHB ou VHC sugere fortemente infecção.

Esteatose hepática à ultrassonografia hepática

Além das doenças citadas acima, a esteatose hepática pode associar-se também ao diabetes mellitus, à hipertrigliceridemia, à hipercolesterolemia e ao hipotireoidismo, outros causadores de elevação da ALT. Em alguns casos, com o tempo, a infiltração gordurosa acompanha-se de inflamação. É a esteato-hepatite que pode cronificar, evoluindo até a cirrose em 20% a 30% dos casos.

O alerta

Este relato é alerta para os cuidados com o fígado. Pois, a maioria das doenças hepáticas tem tratamento, mesmo na fase avançada. A condição básica é diagnosticar o que está acontecendo no fígado.

Referências:

Sherlock S. Dooley J. Alcohol and the liver. In: Sherlock S, Dooley J. editors. Diseases of the liver and biliary system. 11ª ed. Oxford Blackwell Science 2002 p 381-98.

Szwarcwald CL, Viacava F. O Brasil em dados: a Pesquisa Mundial de Saúde.
Diagnóstico & Tratamento 2004; 9:202-3.

Entenda o papel das enzimas hepáticas na página – ALT e AST – Aminotransferase: enzimas hepáticas – Qual o seu valor?

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


298 Comments »

  1. debora andrade comenta:

    26 fevereiro, 2010 @ 3:13 PM

    Ola me ajudem por facor estou apavorada,nao estou muito apavorada ,meu filho tem 11 anos fez exames a pedido da sua pediatra tem 1.45cm e pesa 64kg o exame e pra um tratamento com a nutricionista, porem o seu resultado de FOSFATASE ALCALINA deu muito alta 182 sendo que em adulto é 126 no maximo , me expplique o que isso pode causar a ele por favor to desesperada, obrigada

  2. suelane da silva comenta:

    4 março, 2010 @ 8:18 PM

    no meu exame deu q o meu TGP-ALT esta alto com 53 e muinto grave! tem cura? obrigado.

  3. elton veloso braga comenta:

    9 março, 2010 @ 12:41 PM

    Eu fiz o exame aspartato aminotransferase tgo deu 36u/l e no alanina aminotransferase tgp deu 91 u/l isso e grave

  4. Valmir comenta:

    11 março, 2010 @ 10:23 AM

    Dr. Boa tarde, meu nome é Valmir, fiz dois exames de TGO (65 para 31), TGP (106 para 66) num período de uma semana e os mesmos deram variações nos resultados, fiz uma GAMA GT e deu 116 U/L (Normal até 50), essas variaçoes e o GAMA GT ter sido tão alto, pode ser uma complicação mais grave, já marquei consulta no médico, é só para ter mais apniões profissionais para conforto.
    Abraços e desde já obrigado

  5. ana paula comenta:

    18 março, 2010 @ 1:39 PM

    ola boa tarde,a um ano fiz varios exames pra fazer reducao de estomago,o medico olhou e disse que tava tudo bem e operei.correu tudo bem…agora olhando exames percebi que tinah algo errado,na folha escrito trasaminase piruvica esta 48 e o valor de referencia ate 32,fiquei louca e so tenho medico marcado a dois meses pra frente,olhei na internet sobre o assunto e fiquei ainda mais preocupada,maioria e hiv e hepatite c,ja chorei mt,nao sei o que faco,tenho 32 anos sou separada,e meu casamento foi com mts adulterios por parte do meu marido,por favor me de uma resposta,sera que meu medico nao me falou nada porque?ele e mt profissional nao to entendendo.eu como paciente depois de umano que vi que tinha algo errado no exame..por favor me responda.obrigada ANA PAULA

  6. JOAO comenta:

    10 abril, 2010 @ 8:03 AM

    PERDI 3 KILOS E MEU MÉDICO MANDOU FAZER ULTRASSOM E TOMOGRAFIA ABD TOTAL. DEU TUDO NORMAL.
    AGORA FIZ AMILASE E LIPASE. LIPASE DEU NORMAL E AMILASE ALTERADO= 142 U/L
    GOSTARIA DE AJUDA.

  7. marcia comenta:

    15 abril, 2010 @ 7:43 PM

    tenho 46 anos, 1,65 alt e 85 kilos, sei que estou acima de meu peso e resolvi fazer um check up, mas meu médico só poderá me atender aqdaqui a 2 semanas em outra cidade, gostaria de saber para ficar mais trnaquila se meus resultados estão preocupantes ou não.
    vou passar somente o que achei que esta fora dos níveis:
    dosagem tgp 54,0
    tsh ultrasensivel 0,05
    hbs anti 1,80
    colesterol 241
    trigleciridios 176
    fiz exames no passadoquando engravideie acusou toxoplasmose (não reagente) aguardo resposta. grata.márcia

  8. aline comenta:

    21 abril, 2010 @ 2:43 PM

    tive hepatite quando tinha 10anos
    fiz um exame de sangue e o resultado da gama gt deu alterado
    sinto umas dores no lado esquerdo embaixo da costela, e as vezes fortes nauseas
    gostaria de saber se isso tem alguma relação ou alguma resposta
    tenho 24anos

  9. joao batista comenta:

    30 abril, 2010 @ 8:32 PM

    gostaria de saber algumas doenças virais do sistema linfatico e do sistema cardio vascular onde encontro

  10. Milton Rodrigues comenta:

    12 maio, 2010 @ 8:40 AM

    Bom dia.
    Tenho 38 anos peso 98 kg e desde janeiro deste ano venho fazendo exames para verificação dos níveis de TGO, TGP e GGT, devido ao fato dos níveis estarem bastante alteradoso.
    No primeiro exame em Janeiro os níveis estavam TGO 30, TGP 70 e GGT 324, quase fiquei louco pois comecei a pesquisar um pouco sobre o assunto e me assustei bastante.
    No segundo exame em Fevereiro o nível de GGT estava em 110, isto retirando toda bebida alcoolica.
    No terceiro exame no final de Março os níveis estavam GGT 84, TGO 17 e TGP 33, fiquei bastante aliviado verificando que a retirada do alcool estava funcionando.
    No último acompanhamento que fiz agora em Maio voltei a ficar muito preocupado com os resultados pois todas as taxas se alteraram para cima ficando com os seguintes valores GGT 115, TGO 42 e TGP 54. Continuo com abstinencia total de alcool, porem na alimentação não tenho me restringido em nada, faço uma quantidade relativamente alta de exercícios físicos diários e não encontro respostas para esta alteração. Os exames de trigliceres, hepatite, colesterol, bilirrubinas, glicose, ácido úrico, fosfatase alcalina, urina, fezes estão todos dentro dos padrões normais. A única coisa diferente dos últimos dias foi que tomei a vacina da gripe H1N1 e estou tomando alguns comprimidos para conter a alergia (Allegra) e um relaxante muscular dia sim dia não (Mirtax).
    Diante destes relatos o caso é para preocupação o que devo fazer daqui para frente?
    Existe algum regime alimentar que devo me submeter para tentar baixar estes valores?
    Desde já agradeço.

  11. Tiago Jacumasso comenta:

    8 julho, 2010 @ 12:35 PM

    Olá, tenho 19 anos, 1.73 de altura e 62 KG. O Dermatologista me pediu que fizesse o exame de TGO=48, o maximo era 40, para usar o RUACUTAM, remedio para espinhas, o TGP deu um valor normal abaixo do permitido, estou preocupado com o TGO, andei pesquisando e vi que pode ser alguma lesão no figado, e algum tempo atraz cai de moto, sera que esse valor de TGO>40 pode ter alguma relação com esse incidente que relatei. Se puder me indicar, a qual especialista na area devo consultar, para maiores informações.
    Obrigado! ATT Tiago Jacumasso.

  12. julio de brito cavalcanti comenta:

    22 julho, 2010 @ 11:19 AM

    Bom dia! estou com a taxa de gama gt altissima, 1183, tomo remédio para pressão (captropil) consumo algumas cerveginhas. Parei de beber a 20 dias a pedido médico. Existe algum medicamento ou erva medicinal para baixar esta alta taxa? aguardo resposta.

    ABRAÇO.

  13. Aldenira comenta:

    25 julho, 2010 @ 7:14 PM

    Boa Noite!
    Meu pai tem 88 anos de idade, vive com empachamento, dores no intestino e o médico solicitou exames: só que o CEA, 3,1, Ferritina 498,06 e o Gama GT 220, o restante deu tudo normal, ele não bebe, apenas se auto medica muito, será que isso pode ser devido ao consumo de muitos remédio? Tem algum medicamento que possa baixar? peço informações mais a respeito dos fatos. Um abraço. Aldenira

  14. aldo campos comenta:

    26 julho, 2010 @ 10:25 PM

    o meu ggt deu 67,1 tgp deu80 tgo deu 52 ul vc pode mim explicar essas alteraçoes e o que eu posso fazer para baixar ficarei grato

  15. André comenta:

    28 julho, 2010 @ 7:49 PM

    Fiz alguns exames ,o primeiro que fiz deu gama gt 114 tomei silimalon durante um tempo,e repeti o exame gama gt 61,mais um tempo de tratamento e gama gt 39,esse último foi feito em dez/2009.A médica suspendeu a medicação e agora repeti o exame e deu o valor gama gt 74.Desde que iniciei o tratamento há 3 anos não faço uso de bebida alcoolica.Por isso não sei o porque do gama gt ter aumentado novamente.Se puder me ajude

  16. Aldenira comenta:

    28 julho, 2010 @ 10:01 PM

    Gente, fiz uma consulta ou pergunta e até agora não obtive resposta. Estou qguardando anciosa. Abraços

  17. José Carlos Vilar comenta:

    21 agosto, 2010 @ 2:09 AM

    Tenho 36 anos e 75 quilos
    Fiz exame ao sangue está tudi normal, excepto o GGT que está a 119 (Refª19 a 49)
    É grave?
    O que devo fazer?

  18. silvia comenta:

    27 agosto, 2010 @ 6:46 PM

    o que significa tgo 47 e tgp 136 obrigada

  19. edna machado comenta:

    6 setembro, 2010 @ 9:10 PM

    doutor eis minha preocupação: 25 anos, vida sedentária,1,75m e 120 kilos, meu exame de sangue deu TGP 86. O que significa? grata, edna

  20. andre santos comenta:

    10 setembro, 2010 @ 8:50 AM

    Realizei o exame de TGP e o mesmo apresentou-se com 89 em seguida repetir o mesmo exame e a taxa foi para 71.Minha médica me recomendou realiza-lo novamente da qui a 3 dias. O que posso fazer para baixar esta taxa para menos de 35 em tão pouco tempo? O fato de eu esta com uma virose no momento em que fiz os dois primeiros exames podem ter contribuido para estes resultados tão elevado? Obrigado!

  21. aline comenta:

    14 setembro, 2010 @ 6:14 PM

    boa noite DR.meu marido fez exames de rotina e foi constatado uma taxa elevada de transaminase piruvica de 79 u/l só que o de oxalacética deu dentro do normal 38 u/l ,ele tem 32 anos pesa 120k e tem 1,81.e o triglicerideos dele deu 286mg.o que pode ser ?

    aguardo o contato

    grata

  22. Tânia comenta:

    16 setembro, 2010 @ 3:35 PM

    Boa tarde DR.fez exame as taxas foram as seguintes:TGO20,0-TGP26,00-GGT68,HAV IgG,ANTI resultador:REAGENTE.VALOR DE REFERENCIA:NEGATIVO,HAV IgM,anti resultado:negativo,VALOR DE REFERNCIA:NEGATIVO.Fez uso po muitos anos de rivotril e tem 4 meses que parei, os medicamentos que tomo agora são:atenoretic para pressão, pondera e cerazete.Sera que tenho algum problema serio no fígado?

  23. rose elaine comenta:

    21 setembro, 2010 @ 8:23 PM

    Gostaria de saber se devo me preocupar pois meu filho fez um exame de sangue e o resultado do tgo deu 71 e normal ou tenho que procurar um especialista, no momento ele esta com as fezes brancas não esta se alimentando bem o que devo fazer.

  24. Emerson Luiz Alexandre comenta:

    28 setembro, 2010 @ 6:23 PM

    Dr. Tenho 26 anos, 78Kg, 1,74alt, não pratico atividade física desde março de 2010, estou bem de saúde, trabalho como eletricista e estou fazendo exames adimicionais para outra empresa, eventualmente bebo cerveja nos fins de semana. No dia 22/09 realizei um exame de sangue para a mina admissão; a médica q examinou o laudo do laboratório disse que tinha uma alteração no meu fígado: ASPARATO AMINOTRASFERESE (TGO) 43 U/L, ALANINA AMINOTRANSFERESE(TGP) 66 U/L,e GAMA GLUTAMILTRANFERESE (y-GT) 199 U/L.No fim de semana dia 19/09 fui em uma festa e no dia 20/09 em um churrasco que durou o dia inteiro. Queria saber o que significa esses valores e se o fato de consumir alcool antes do exame tem a ver com os valores do exame, pois estou preoculpado em não ser admito na nova empresa e de ter alguma doença. Obrigado.

  25. ARB comenta:

    4 outubro, 2010 @ 7:12 PM

    Boa Noite, fiz alguns exames de sangue e o meu TGP (ALT) deu com resultado 54 e a referencia para mulheres é de até 32 U/L, gostaria de saber se com esse resultado estou com a Hepatite ou não.
    Att

  26. marcia lima comenta:

    6 outubro, 2010 @ 9:32 AM

    bom dia ,meu filho tem 4 anos e esta com a taxa do tgo 127 e tgp 120 gostaria de sabe qual e a cauza de esta muito alto ele e uma crianca saudavel ja fiz ourtos ezames de hepatiti e deu negativo gracas a DEUS tinha como vc mim emfoma algum remedio pra baixa

  27. Aline Dias comenta:

    18 outubro, 2010 @ 11:41 AM

    Olá, boa tarde, fiz alguns exames e me TGP deu 53 e a referencia para mulheres é até 37…..isso é muito grave??Aguardo resposta, estou preocupada….

  28. julio de brito cavalcanti comenta:

    19 outubro, 2010 @ 8:14 AM

    Bom dia! a alguns meses fiz exames d gt gama e acusou um indice muito alto, 1189 u/l, dia 05 deste fiz um ultrasonografia abdminal total e o resultado foi ótimo, fígado, bexiga, pâncreas, rins tudo na normalidade, porém, o gt gama continua alterado, 320 u/l, claro que houve igeiramente uma baixa, eliminei alcool e gordura e não tomo nem um medicamento, será que estes cuidados favoreceu para esta melhora? tem algum medicamento que faça baixar esta taxa com mais rapidez? o médico solicitou pra fazer vários exames, como gama-glutamil transferase, transaminase oxalacética, e pirúvica e transaminase pirúvica – tgp ou alt por unidade de sangue total após o resultado fornecerei pra vocês. Obrigado pela atenção.
    abraço,
    júlio brito

  29. Bruno gonçalves comenta:

    24 outubro, 2010 @ 12:26 PM

    Meu ggt deu 285, eu tomo remedio pois tive uma convulsão com 17 anos camabarzepina, hoje tenho 26, no exame deu esse alterado ggt 280, é preocupante essa alteração? Eo que pode ser?

  30. Silmara comenta:

    25 outubro, 2010 @ 10:41 AM

    Dr. gostaria muito de receber a resposta pelo meu email se possivel obrigada!
    Meu marido é dificil de ir ao medico ele foi fazer um exame que era obrigado para assinarem a carteira de trabalho dele.
    Então deu o resultado do gama do figado dele alterado para 115, ele não bebe, não fuma, come frutas e verduras, não gosta de gordura.
    Peço pra ele voltar ao médico, nem pensar, Por favor me responda o que pode ser!??!!
    A idade dele é 38 anos, magro, tem 1,60 e pesa 63 kilos…….

  31. Maria Costa comenta:

    26 outubro, 2010 @ 6:17 PM

    Fiz exames e tudo deu normal , menos o Gama GT que foi de 79 U/L e o TGP 49 U/L o TGO 31 U/L . Fiquei preocupada com o gama Gt e o TGP , porém tomo Topiramato e alprazolam. erá que são os medicamentos que influenciaram nestas dosagens ?? Não bebo nada de álcool. Obrigada. Maria

  32. michel cardoso dias comenta:

    20 novembro, 2010 @ 8:11 AM

    doutor meu ggt deu 62 quando o normal era de 30 e meu tgo deu 37 e normal era de 30 e meu tgp deu 42 e normal era de 35 eu estou com estateose leve essas taxas altas e devido a estateose fique preogupado porque o meu pai faleceu decanser e figado..

  33. Patricia comenta:

    21 novembro, 2010 @ 5:01 PM

    Dr.
    Raramente bebia um copo de vinho (odeio cerveja e outras bebidas) que acontecia somente em ocasiões especiais. Faz cerca de um ano não bebo absolutamente nada. Não tomo nenhum medicamento a base de paracetamol (tylenol por ex.).
    Faço reposição hormonal intradermica (não via oral) e tomo uma capsula de olcadil 1mg à noite. Estes são os dois únicos medicamentos usados por mim cerca de muitos anos.
    Entretanto meus níveis de transaminase estão alterados cerca de 2 meses: TGO 72 e TGP 89. Repetí exames um mês após e deu diferença insignificante: TGO 70 e TGP continua 89. Fiz tb GAma GT, que deu 113. Além do mais fiz duas ultrasonografias em dois meses, em clínicas diferentes, que acusou Esteatose ( a primeira ,grau 1 e a segunda grau 2).
    O que devo fazer? Estou muito preocupada, visto que o meu pai, falecido há mais de 30 anos teve óbito por cirrose hepática provocada por alcoolismo. Repito Não bebo; e quando o fazia era com moderação, no Natal, Reveillon, enfim, em ocasiões especiais; jamais me interessei por bebidas alcoolicas.
    Tenho ido a médicos que ainda não sabem me dizer o motivo da esteatose e das transminases altas, visto que segundo eles, não pertenço ao grupo de risco.
    Será o olcadil? será a reposição hormonal intradérmica? Existem tratamentos e dietas? Sou magra. 57 k, com peso 1.58, faço caminhadas diárias e tenho mais de 55 anos.
    Por uma questão de privacidade estou usando e-mail de uma parente, mas aguardo, por favor, a sua manifestação. O que poderia estar provocando isto? Tenho cura?
    P.

  34. Vicente Paula comenta:

    22 novembro, 2010 @ 9:17 PM

    sou Vicente Paula Reis, tenho 51 anos e estou bastante preocupado com o aumento da minha enzima Gama GT que esta a níveis de 180 . Porem tenho esteatose devido aos niveis de gordura e sou diabético(diariamente tomo cloridrato de metformina). Recentemente me operei de vesicula e antes da operação fiz este exame e a enzima estava em 140, após 1,5 meses de operada repeti no qual relatou 180 porem todas as outras enzimas estão em padrão normal.Estive a lê alguns artigos sobre a Gama GT na qual relata que os antidepressivos triciclicos alteram o resultado.Um dia anterior ao exame tomei Cittá(Citalopram) anti-depressivo porem no que diz a bula não é triciclico. O que o Sr. acha a respeito deste problema. Todos os medicamentos citados não foram suspensos antes do exame de sangue.Não sei se existe algum que tenha alteração?Por favor me ajude?

  35. NALZA comenta:

    26 novembro, 2010 @ 3:10 PM

    Fui acometida de TENOSINOVITE ESTENOSANTE OU DEDO EM GATILHO, ESTOU SENTINDO MUITA DOR NA PALMA DA MÃO O DEDO ANELAR JÁ NÃO FLEXIONA, MAS GOSTARIA DE SABER SE TRATAMENTO EFICAZ OU SE A CIRÚRGIA RESOLVE OU É SÓ PALIATIVO.

  36. iris comenta:

    28 novembro, 2010 @ 7:07 PM

    Tenho esteatose hepatica. Ha 08 meses nao bebo nada de alcool,
    fiz os exames e deram tgo 74 e tgp 65. Faco bastante caminhadas,
    porem antes do exame estava tomando amoxicilina. Poder ser
    essa a razao da alteracao. Essa alteracao e grave?..

  37. Raulim comenta:

    5 dezembro, 2010 @ 10:15 PM

    Dr. Tenho 38 anos, hipertenso (atualmente utilizo 01 comp MICARDIS HCT 80/12,5) 1,74 altura e 72 Kg. Após sentir em uma noite uma forte dor no peito irraiando para o braço esquerdo procurei um cardiologista que me solicitou uma batelada de exames. Como o retorno para ele (segundo sua agenda) só poderá ser realiazado em fevereiro, solicito sua ajuda. O resultado para GAMA GT deu 175 u/L e a 25-Hidroxivitamina D está na faixa de insuficiência. O que isto quer dizer? Devo me preocupar? Qual o melhor caminho a seguir?
    OBS: Não bebo e nem fumo – não pratico atividades físicas de maneira regular – não abuso de doces e nem gorduras.

  38. karen comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 2:46 PM

    Olá Doutor boa tarde??? tenho 26 anos, 1,63 de altura e peso 77,0 kg, gostaria de esclarecer o que podem ser esses niveis tão alterados de tgp, pois o meu deu 67, e estou morrendo de medo!!! pois tenho esteatose hepatica tambem, pois no meu exame deu 99, posso morrer??? é cancer??? estou com muito medo do que possa ser??? hepatite ai sei la, me responda por favor!!!

    obrigada!!!

  39. fernando gonçalves comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 6:33 PM

    boa noite.dr.é o seguinte:tenho 54 anos.bebo só wisque.ou cerveja(às vezes)fazem uns 5 anos que eu venho sentindo fortes dores nos pés,nos joelhos,nas mãos,álias,em todas juntas do corpo.pois bem.não sei se por medo de saber de alguma doença,não procurei médico.faz uns 30 dias que essas dores aumentaram e fiz um hemograma completo,eis as taxas que vieram como (alarme)segue.colesterol,228. ácido úrico,8.51. ggt,198.00. glicemia,138.segundo falando com uns e outros,soube que essa doença chama-se gôta.é verdade?é grave?o que preciso fazer para não sentir mais essas dores?

  40. fernando gonçalves comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 6:47 PM

    boa noite,dr.no provável diagnóstico,veio a seguinte frase:eosinofilia,é alguma coisa grave?tem cura?obrigado por tudo.

  41. ESTELLA comenta:

    13 dezembro, 2010 @ 11:45 AM

    gostaria de saber sobre umas taxas do figado com 55 tgo qual o grau de risco pois ela amuito tempo tem estas taxas e por medo ela come muito pouco e tem o peso muito baixo de 52 kl com 81 anos seria muito serio para esta dieta tao seria que os medicos orientam.

  42. valeria comenta:

    15 dezembro, 2010 @ 1:43 PM

    Boa tarde, gostaria de saber se esses valores são indicativos para uma biopsia hepatica.
    TGO: 33,8
    TGP: 60,2
    FOSFATASE ALCALINA: 35,4
    GAMA GLUTAMIL GGT: 79,5
    Estou angustiada com o resultado,
    desde já agradeço!

  43. VALERIA CRISTIANE comenta:

    17 dezembro, 2010 @ 11:19 AM

    MINHA FILHA TEM 1 ANO E 4 MÊS E ESTÁ COM 16 U/L EU GOSTARIA DE SABER
    O QUE SIGNIFICA ESTE RESULTADO??

  44. RONNE FRANKLIN comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 4:12 AM

    TODAS MINHAS TAXAS ESTÃO NORMAIS SÓ O TGP QUE DEU 59,90 ATÉ 56 TA OK! NÃO É NADA QUE ME ALARME,PELAS PESQUISAS QUE JÁ FIZ,MEUS TRIGLICERIDEOS DEU 338,00 ESTE VOU REPETIR MAS SE ESTIVER CORRETYO VOU FAZER DIETA PERDER PESO FAZER EXERCICIOS E VAI BAIXAR SE DEUS QUISER,GENTE SEJAM POSITIVOS VAI DAR TUDO CERTO TEM JEITO PRA TUDO,FIQUEM COM DEUS.

  45. Fabio comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 11:12 PM

    Vou fazer 40 anos,e fiz ums exames os resultados foram:coleterol total 203;triglicerideos 151; LDL 136;HDL 36;glicose 89;ureia 37; creatinina 1,00;ac urico 5,60;potassio 3,8; sodio 141; bilirubinas total-0,8,direta 0,2,indireta 0,6; TGO 34,0 ;TGP 104,0 ;GAMA-GT 53,00; FERENTINA 442,0
    TODA VEZ QUE FAÇO ESSES EXAMES A TGO,TGP,FERENTINA ESTAO SEMPRE ALTERADAS.PROCUREI UM CLINICO E ELE ME RECEITOU URSACOL.EXISTE ALGUM MEDICAMENTO PARA REGULAR ESSA TAXAS.A QUEM DEVO PROCURAR…UM CARDIOLOGISTA MEU AMIGO PEDIU PARA FAZER EXECICIO,DEIXAR DE BEBER(NAO BEBO FREQUENTIMENTE SO MAIS EM FINAIS DE SEMANA)ESTOU PENSANDO QUE TENHO UMA ANOMALIA NO FIGADO E POR ISSO ESSA TAXAS ESTAO SEMPRE ALTERADAS.O QUE OCASIONA ESSA ALTA DESSAS ENZIMAS !!! SIM FIZ UMA ULTRA SOM E O RESULTADO FOI ESTEATOSE HEPATICA A UNS TRES ANOS ATRAS.
    Comente este artigo

  46. tereza comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 2:43 PM

    Tenho 52 anos e fiz uns exames pois to engordando muito.estou com 70k.Os resultados foram.plaquetas 213.000/mm3-GLICOSE 93 MG/DL – ACIDO URICO 4.8 MG/DL -CREATININA 0.6 MG/DL -COLESTEROL TOTAL 283 MG/DL – HDL 60 MG/DL – TGO 43 U/L -TGP 65 U/L – T3 124.1 NG/DL – TSH 2.62 MUI/ML. eSTOU MUITO PREOCUPADA COM O COLESTEROL ELEVADO E O TGO E TGP. BEBO DE 5 LATAS DE CERVEJA NAO CONSIGO PARAR COM O ALCOOL.POR FAVOR ME AJUDE.OBRIGADA

  47. Milton Vilella comenta:

    28 janeiro, 2011 @ 9:17 PM

    Tenho 45 anos e fiz um exame de GGT e deu 150 U/L , e o medico me receitou um regime de dez dias e abaixou para 130 U/L isso pode ser hepatite? pois não estou ingerindo alcool ,pois nesse regime ele incluiu que não ingerisse alcool.

  48. Luisa comenta:

    31 janeiro, 2011 @ 1:25 PM

    Quando tinha 3 anos tive hepatite tipo 1, minha mãe disse que na epoca a medica falou que era por causa da agua do poço que tinhamos em casa. A 8 anos fiz exames para entrar em uma empresa de alimentos e nada constou; mas fiz exames no começo deste mês e deu transaminase piruvica 169 U/L, será q o hepatite q tive qdo criança influenciou?

  49. ADRIANA ROCHA comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 11:45 AM

    fiz um exame de dosagem fosfatase alcalina e o resultado de 30/ul sendo que o normal é 42u/la 128u/l, o que fazer?

  50. Elizabeth comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 4:39 PM

    Boa tarde:

    Já tive esteatose hepática no ano passado. Eu havia tomado por vários meses o Fluconazol e este ficou sendo o vilão da história. Parei de tomá-lo, tomei vit. E, L-Cisteína, Betaína, Metionina, fiz dieta de gorduras etc. Fiz exame de sangue e ultrassom e meu
    fígado estava ótimo. Nunca antes havia apresentado valores comprometedores de TGO e TGP, mesmo tomando há anos cloridrato de bupropiona e carbonato de lítio.
    Ultimamente precisei tomar anti-hipertensivos por uns dois meses. Não acertei com nenhum, mas com Atensiva sim. Por uns dois meses, também, tomei Olcadil. E engordei rapidamente no abdomen, isto é, engordei mais ainda. Nos exames, apresentei TGO e TGP muito alterados, ou seja, estou com esteatose hepática de novo…
    MInhas perguntas: o Olcadil poderia ser o responsável pelo aumento de peso? O Olcadil poderia ser o desencadeador da minha recaída em esteatose hepática?

Deixe seu comentário aqui !