10 - fev
  

Cirrose Hepática – Hepatites crônicas

Categoria(s): Gastroenterologia, Infectologia




Editorial

- O fígado sofre calado e só se revela quando a doença está muito avançada, com cirrose ou câncer.

Doenças hepáticas

A Organização Mundial da Saúde estima: as hepatites virais crônicas afetam 420 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 3 milhões de infectados pelo vírus B, o VHB, e outro tanto pelo vírus C, o VHC.

Como o fígado tem reserva funcional muito grande, a maior parte das pessoas desenvolve hepatites crônicas assintomaticamente, em silêncio. Por tanto, em se tratando de hepatites virais crônicas, não dá para os médicos guiarem-se pelos sintomas. É fundamental a investigação sorológica dos portadores dos vírus potencialmente lesivos. É um erro esperar que o paciente tenha dor ou apareça com boca amarga ou ictérico (pele e mucosas amareladas), pois 80% das hepatites são anictéricas, ou seja a pessoa não fica com a pele amarelada. O resultado é que com frequência, perdem-se diagnósticos de hepatites crônicas, em particular a hepatite C. Pena, pois cerca de 40% dos casos crônicos de VHB e VHC já têm cura e há perspectivas de melhorar essa taxa.

Transaminase glutâmico-pirúvica : TGP ou ALT

A triagem sorológica das hepatites B e C e à determinação da transaminase glutâmico-pirúvica – a TGP ou ALT são fundamentais nas rotinas de check up.

A dosagem da ALT normal não exclui agressão ao fígado, mas alterada, frequentemente tem significado. Ela é mais específica de lesão do hepatócito do que a transaminase glutâmico-oxalacética – a TGO ou AST. Na verdade, a ALT é um marcador indireto de lesão da célula hepática.

Doenças hepáticas crônicas

Quando algo a agride, a enzima hepatocelular, que fica no seu interior, é liberada, tendendo a aumentar os níveis na circulação. Por isso, sempre que a ALT estiver alterada, tem que se abrir o leque de hipóteses diagnósticas. Afinal, várias causas podem estar por trás da elevação, entre as quais:

Medicamentos – Destacam-se: antiinflamatórios, antibióticos, antifúngicos, hipoglicemiantes orais, anabolizantes, antitireoideanos, pílulas anticoncepcionais, tuberculostáticos, hormônios para reposição hormonal, corticóides, anti-hipertensivos, hipocolesterolemiantes, antidepressivos. Até o ácido acetilsalicílico pode produzir esse efeito colateral;

Álcool - Qualquer pessoa que bebe razoavelmente pode ter transaminases alteradas. A ALT é menos sensível do que a AST para avaliação da hepatopatia alcoólica;

Outros agentes – mononucleose, citomegalovirose e toxoplasmose – Às vezes dão quadro semelhante ao produzido por vírus hepatotrópicos, porém mais leve: o olho pode ficar amarelado e a transaminase sobe.

Exercícios – Excesso de atividade física antes de doação ou coleta de sangue para exame às vezes eleva a ALT.

A propósito: numa investigação mais aprofundada de aumento isolado da ALT, tem que se pensar na possibilidade de vírus hepatotrópicos. Agora, a combinação da ALT anormal e triagem sorológica positiva para VHB ou VHC sugere fortemente infecção.

Esteatose hepática à ultrassonografia hepática

Além das doenças citadas acima, a esteatose hepática pode associar-se também ao diabetes mellitus, à hipertrigliceridemia, à hipercolesterolemia e ao hipotireoidismo, outros causadores de elevação da ALT. Em alguns casos, com o tempo, a infiltração gordurosa acompanha-se de inflamação. É a esteato-hepatite que pode cronificar, evoluindo até a cirrose em 20% a 30% dos casos.

O alerta

Este relato é alerta para os cuidados com o fígado. Pois, a maioria das doenças hepáticas tem tratamento, mesmo na fase avançada. A condição básica é diagnosticar o que está acontecendo no fígado.

Referências:

Sherlock S. Dooley J. Alcohol and the liver. In: Sherlock S, Dooley J. editors. Diseases of the liver and biliary system. 11ª ed. Oxford Blackwell Science 2002 p 381-98.

Szwarcwald CL, Viacava F. O Brasil em dados: a Pesquisa Mundial de Saúde.
Diagnóstico & Tratamento 2004; 9:202-3.

Entenda o papel das enzimas hepáticas na página – ALT e AST – Aminotransferase: enzimas hepáticas – Qual o seu valor?

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


294 Comentários »

  1. Fabiano reis comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 12:14 PM

    o gama gt elevado, o que fazer para corrigir?

  2. Pedro Baptista comenta:

    31 março, 2008 @ 9:38 PM

    sou pedro baptista, 41 anos, hipertenso, medicado com 10ml de RENITEC 10MG (MALEATO DE ENALAPRIL) 1 comprimido de manha (a 4 anos) . o dia 27 de março fis examens de laboratorio e os resultados foram: GLICOSE 86, ACIDO URICO 7.2, POTASSIO 4.2, TRANSAMINASE GLUTAMICO PIRUVICA 119, TRANSAMINASE GLUTAMICA OXALACETICA 52, COLESTEROL TOTAL 184,FRAÇAO HDL COLES. 33, FRAÇAO LDL COLES. 110, FRAÇAO VLDL COLES. 41, TRIGLICERIDEOS 203, CREATINA 0.93 (41 anos – masculino caucasiano) PSA (ANTIGENO PROSTATICO ESPICIFICO) 0.25. Estou muito preocupado com os resultados das TRANSAMINASE. Eu estou lendo e não tive astinensia etilca so 48 horas antes do exame e tomando o medicamento sitado supra (Hipertensivo). Tenho consulta com me medico so o 5 de Maio de 2008 e estou muito preocupado. Minha pergunta o perguntas QUE FAZER? – OS NIVEL SÃO PREOCUPANTES? . Por Favor me expliquen um poco para aguardar o retorno ou não ao medico ate o 5 de maio 2008.

    Obrigado,
    Pedro Baptista
    (Venezolano)

  3. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 março, 2008 @ 10:10 PM

    Pedro,
    Os exames hepáticos estão um pouco alterados. Existem inúmeras causas para a elevação dessas enzimas hepáticas. Normalmente, repete-se os exames após o período de 1 mês, afastando-se possíveis agentes agressores (hepatites virais, toxoplasmose, álcool, antibióticos, antiinflamatórios, etc). O maleato de enalapril não costuma causar alterações das enzimas hepáticas, porém não podemos descartar seu efeito adverso. Caso as enzimas continue alteradas, realiza-se ultrassonografia abdominal para melhor estudo do fígado e sorologias . Antecipe o retorno ao seu médico.

  4. Andre comenta:

    29 abril, 2008 @ 8:37 AM

    sou Andre Ricardo, tenho 60 anos e estou bastante preocupado com o aumento da minha enzima Gama GT que esta a níveis de 180 . Porem tenho esteatose devido aos niveis de gordura e sou diabético(diariamente tomo cloridrato de metformina). Recentemente me operei de vesicula e antes da operação fiz este exame e a enzima estava em 140, após 1,5 meses de operada repeti no qual relatou 180 porem todas as outras enzimas estão em padrão normal.Estive a lê alguns artigos sobre a Gama GT na qual relata que os antidepressivos triciclicos alteram o resultado.Um dia anterior ao exame tomei Cittá(Citalopram) anti-depressivo porem no que diz a bula não é triciclico. O que o Sr. acha a respeito deste problema. Todos os medicamentos citados não foram suspensos antes do exame de sangue.Não sei se existe algum que tenha alteração?Por favor me ajude?

  5. Felipe Vellozo comenta:

    9 junho, 2008 @ 11:56 PM

    Boa noite Dr.
    Tenho 25 anos, 84 Kg e 1,71m.
    Realizei dosagem de TGO, TGO e G-GT somente por uma avaliação…encontrei os seguintes resultados: TGO: 83, TGP: 253 e G-GT: 289…..porém havia tomado em demasiado umas semana antes remédios com altas taxas de paracetamol…a Endocrinologista solicitou nova dosagem depois de um mês, com o seguintes achados: TGO: 57, TGP: 91 e G-GT: 95. Ainda não estão normais…..eu tb estava com um pouco de esteatose hepática ao US, HDL um pouco baixo e LDL um ponto acima do normal,. O Sr. acha q devo me preocupar?

    Grato,

    Felipe

  6. Maurício comenta:

    17 junho, 2008 @ 1:16 PM

    Olá, recentemente eu realizei exames de dosagem de TGP e TGO. Os resultados foram:
    TGP: 62
    TGO: 60

    Gostaria de saber a qual enfermidade esses valores se referem.
    Obrigado

  7. Joao comenta:

    26 junho, 2008 @ 12:11 PM

    Tomo remedios anti depressivos, e fiz o exame GAMA GT e o resultado foi de ( 1419,0).
    Esta alreração poser efeito dos remédios????

  8. Marcelo comenta:

    5 agosto, 2008 @ 3:24 PM

    Meu nome é Marcelo, tenho 32 anos e procurei um cardiologista afim de realizar exames de rotina, já que tive uma alteração de pressão que nunca havia ocorrido (17 por 11). Levo vida sedentária e por isso associado aos meus hábitos alimentares luto tb contra a balança (atualmente peso 130 kg e tenho 1,92 m de altura). Tenho o hábito de comer coisas gordurosas, como carnes, doces,l etc, e também tomo cerveja com frequência. Meus resultados referentes a colesterol não foram bons como já esperava (LDL 210, HDL 46 e Colesterol Total 272), mas o que me preocupou foi algo que eu não esperava, e pra falar a verdade nunca tinha havido falar nem me lembrava de ter ter feito esses exames. são eles TGO 78 ui/L TGP 148 ui/L e Gama Glutamil 29 uL. Fiquei preocupado pois fiquei sabendo que são exames relacionados à doenças hepáticas. Como devo proceder?
    Obrigado.

  9. ELAINE comenta:

    8 agosto, 2008 @ 4:58 PM

    TENHO 22 ANOS PESO 47 Kg E AUM ANO TIVE HEPATITE A, RECENTEMENTE A COCEIRA NO CORPO VOLTOU E REPETIR OS EXAMES E NELES CONSTATEI QUE A BILIBUNINA ESTÁ NORMAL, MAS QUE A TGP E O GAMA GT ESTÁ MUITO ALTERADO TGP=75 E O GAMA GT 434 (MUITO ALTO) O ÚNICO REMEDIO QUE TOMO É CICLO 21, QUE É UM ANTICONCEPCIONAL. ESTOU COM CONSULTA AGENDADA COM UM GASTRO. MAS O QUE PODE SER? CÂNCER?

  10. Vanessa Vieira comenta:

    2 setembro, 2008 @ 11:18 PM

    Tenho 21 anos…1.70 alt. e peso 89 kilos…já estou em uma dieta…mas o q está me preoculpando é meu exame de GGT deu 83U/L e o exame de ALANINA AMINOTRANSFERASE Edeu 41U/L..Se for possivel me mande alguma resposta em relaçao o q passei por favor…Agradeço desde já!!!

  11. Raphael comenta:

    12 setembro, 2008 @ 2:42 PM

    Dr.
    Meu tgo / tgp e gamma deram baixos . .. porem estou meio preocupado com o meu figado pois as vezes sinto algumas fisgadas do lado direito mais meu médico falou que é Pancreatite pois a minha Amilase deu 110 U/L … Gostaria de saber se os valores baixos de TGO / TGP e GGT são indicativos que não tenho Hepatite C .. Obrigado!

  12. Ciro comenta:

    20 setembro, 2008 @ 11:01 AM

    Dr eu tenho 26 anos, tenho 87kg e 1,89m de altura. Estou um pouco preocupado com o resultado de um exame de sangue que realizei a uma semana. A taxa TGO/AST deu 68,0 U/ml e a TGP/ALT 179,0 U/ml. Eu terminei a um ano um tratamento com o roacutam, será que tem alguma coisa a ver.

  13. rosangela knopp dos Santos comenta:

    21 setembro, 2008 @ 8:30 PM

    dr,sou acompanhante de idosos e tem uma idoso que cuido e ela esta em estado avançado da cirrose,mas ela nunca bebeu,e agora estamos aguniado por não ter o que fazer,ela ja esta entrando em pré-coma e não sabemos mais como alimenta-la pois ela ja não quer comer,fizemos tudo no liquidificador,somente verduras e legumes.Me de outra dica e me mende por e-mail,pois acho que ela não vai durar muito!!!! meu e-mail é rosangelaknopp@hotmail.com ,seja rapido para que eu possa ajuda-la.

  14. carla comenta:

    23 setembro, 2008 @ 5:37 PM

    meu filho realizou os exames tgo(82 u/l) e tgp(54u/l) e ele tem 9 anos.eu estou muito preocupada,pois nao sei oq é isso…gostaria de saber mais sobre isso,mas ele só vai ter a consulta só na outra semana ainda.
    mande noticias.obrigado!!!

  15. André comenta:

    29 setembro, 2008 @ 2:32 PM

    Estou realmente assustado fiz exames e deu TGO/AST a 44,91 e o TGP/ALT a 102,06 e no ano passado estava em 22,71 e 38,10.Tomei medicamentos mas nada de especial um brufene 400 por ai ou um metadoxil mas nada de especial.Por semana bebo umas 2 vezes uns copos valentes e estou realmente assustado alguem tem alguma ideia do que possa ser?

  16. leticia leal comenta:

    30 setembro, 2008 @ 9:51 AM

    eu fiz uns exames a trez meses e meu rresultado me deichou assustada
    pois o resultado do meu tgp foi de 119,0 u/l
    quais os riscos.

  17. raquel comenta:

    6 outubro, 2008 @ 1:33 PM

    Olá, eu gostaria de saber o que pode ser a ggt elevada e todos os outros exames normais, não consumo alccool, tomo puran t4 75 mg.

    obrigada

  18. cassia neves comenta:

    25 outubro, 2008 @ 10:49 AM

    Há 20 dias foi submetida a uma mastectomia total com esvaziamento axilar, esta semana fui ao oncologista que me pediu alguns exames para iniciarmos a quimioterapia, o resultado do gama gt foi de 159 u/l e transaminase piruvica foi de 63 u/l os outros resultados foram normais.Gostaria de saber se estes resultados tem alguma relação com a cirurgia ou om o cancer de mama. Desde de já agradeço.

  19. Eduardo comenta:

    3 novembro, 2008 @ 9:59 PM

    Fiz um exame e a alanina aminotransferase -TGP REsultou em 91 U/L esse resultado é muito grave estou muito preocupado…
    Aguardo a resposta…

  20. Freire Jr comenta:

    5 novembro, 2008 @ 1:39 PM

    Fiz uma bateria de exames e os resultados foram: GLICOSE 118 ; TGO 26 ; TGP 47 ; TRIGLICERIDEOS 308; COLESTEROL TOTAL 255 ; LDL 146; HDL 47. Gostaria que fizessem uma avaliaçao dos meus numeros. Abraços.

  21. jp comenta:

    6 novembro, 2008 @ 9:06 AM

    O que devo fazer ou reagir ao resultado Transaminase Glutâmica Piruvica (TGP/ALT) com o seguinte resultado 57 U/L sendo valores referenciais de <41.

  22. helio p. santana comenta:

    7 novembro, 2008 @ 8:38 AM

    tenho hepatite b , meu tgp deu 61:tgo de 48 e muitoalto dr, quero saber pois ainda minha garga viral e baixisima o medico mandou rept de novo os examas daqui a 90 dias e normal e proxedimento

  23. Jacqueline Santos Vian comenta:

    8 novembro, 2008 @ 4:01 PM

    Oi estou muito preocupada,realizei vários exames õs resultados não foram bons,
    acusaram hepatite C,tomei recentemente vacina para hepatite e faço uso do medi-
    camentoSibutramina,será que um dos fatores pode ter adulterado o resultado?
    Conclui a pouco um curso de enfermagem,inclusive prática que tive contato com
    várias alas hospitalares.Por favor me ajudem.Desde ja grata:
    Jacqueline Santos Vian

  24. Laurindo comenta:

    1 dezembro, 2008 @ 12:38 PM

    Olá, Dr. Há uns dias fui fazer uns exames de rotina e minhas taxas de TGP (108) e Gama-GT (58) vieram alteradas. A taxa de TGO deu normal. Não fiz uso de nenhum medicamento pelo menos duas semanas antes do teste, nem consumi qualquer tipo de bebida alcoólica. O teste foi feito em 13.11.2008 e aproximadamente 2 meses antes eu tomei a vacina contra Rubéola e Tétano (1º dose). Será que isso afetou de alguma forma o resultado?! Estou muitio preocupado! O que poderia ser?!

  25. Ana Teixeira comenta:

    16 dezembro, 2008 @ 11:00 AM

    Olá, dr. estou muito preocupada, alguns dias fui fazer uns exames e os resultados de gamaglutamiltransp.(GGT) deram 318 U/L sao valores bastantes elevados . nao me tenho sentido bem ando com tonturas e fraca sou fumadora e costuma beber alcool as refeiçoes.estou muito preocupada !ajude-me a saber o k é.Obrigada

  26. jop comenta:

    7 janeiro, 2009 @ 9:34 AM

    ola, eu tenho 27 anos, 173 e peso 98kls, a um mes atraz fiz uns exames e minha glicise deu 118, minha tgo e tgp deram 45 e 62 ou vice e vesa. so que eu goto de tomar uma ceveja nos finais de semana. por favor gostaria de saber se estou com algum problema

  27. alessandra comenta:

    21 janeiro, 2009 @ 2:26 PM

    Boa tarde, fazem dois dias que fiz alguns exames de sangue e no resultado foi meu transaminase Piruvica esta com o resultado de 45 U/L, o que isso siginifica.
    Tenho 28 anos, não fumo e nem bebo. Peso 48kg e 1,55 de altura.
    obrigada

  28. Lopes comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 10:01 AM

    Bom dia Dr.

    realizei check-up semana passada e obtive os seguintes resultados que estão me deixando de cabelo em pé:

    TGO: 65,00 U/L
    TGP: 80,00 U/L
    GGT: 98,00 U/L
    COLESTEROL TOTAL: 283,00 mg/dl
    COLESTEROL HDL: 40,00 mg/dl
    COLESTEROL LDL: 182,00 mg/dl
    ACIDO ÚRICO: 6,30 mg/dl
    TRIGLICERIDES: 306,00 mg/dl
    FERRITINA: 547,4 ng/nl
    SODIO, DOSAGEM: 136,00 mmol/l

    Gostaria de saber se devo marcar logo uma ultra ssonografia abdominal ou algo que me aprofunda a informação do níveis elevados, ou se atividade física, dieta e retirada do álcool regularizam a situação.
    seja sincero, por favor. De antemão obrigado.

  29. Marcos Silva comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 10:26 PM

    oi fiz 2 hemograma completo e um deu uma leve leucopenia e o outro nao deu nada, entretanto, num exame de tgo o resultado foi 40, 00 u/l e no tgp deu 73, 00 u/l. acontece tambem que estava tomando 3 antes dos exames antibioticos como amoxilina e um antinflamatorio tandrilax queria sabe se os resultados do exame que dizer alguma coisa ou sao normais.

  30. ana sylvia pontara palazzio comenta:

    27 janeiro, 2009 @ 10:07 AM

    meu resultado do tgp foi de 57 u/l, tenho 45 anos, o que significa este resultado?

  31. abadia comenta:

    29 janeiro, 2009 @ 7:19 AM

    tenho 32 anos diabetes 173, triglicerides 206 TGO 55 TGP 116 gostaria de saber o que significa, estou muito assustada, por favor me responda

  32. Andréa Brandão comenta:

    29 janeiro, 2009 @ 1:38 PM

    Boa tarde Doutor, fiz uns exames e deu na trasaminase glutamica 32,0 / na oxalacetica 25,0 U/L, gostaria de saber sobre esse resultado. Muito obrigado

  33. Renato Mafort comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 12:49 PM

    Dr. boa tarde

    Fiz exame essa semana e os resultados foram os seguintes:

    TGP/ALT………….73 U/ml
    TGO/AST…………42 U/ml

    Gostaria de saber se esta bastante alterado e o que fazer para baixar o resultado?

  34. Evandro furtado comenta:

    7 março, 2009 @ 9:31 AM

    olá Dr.
    fiz exame semana passada os resultados:
    TGP – 140 U/L
    TGO – 253 U/L

    gostaria de saber o que querem dizer esses valores, se to com algum problema, como fazer para baixar esses valores?
    obrigado

  35. carlos fraga comenta:

    9 março, 2009 @ 10:01 AM

    Bom dia Dr.
    Tive Hepatite A no início do ano, hj não tenho mais icterícia e me sinto curado. Ocorre que venho tendo fortes dores na região abdominal percorrendo para as costas, onde não consigo dormir, o que preciso fazer??? Ultrasonografia?? Novos exames de sangue?? De fato que abusei nesse ultimo periodo, consumi bebida alcóolica (não muito) e trabalho com vendas de mercadorias que precisa de um certo esforço.
    Grato.

  36. Josilene de Melo Leite comenta:

    10 março, 2009 @ 6:44 PM

    Sou Diabetica tenho 46 anos fiz hoje o exame de TGO-22,0 E TGP-24,0.Gostaria de saber se estão alterados.Obrigada

  37. Karla comenta:

    15 março, 2009 @ 10:48 AM

    Bom dia Dr;
    A cerca de 1 mês realizei alguns exames sanguíneos entre eles o TGP/ALT cujo o resultado foi 44/UL.
    Qual o real significado desse resultado??
    Tenho 26 anos,não faço uso de nenhum tipo de bebidas com álcool e não tomo nenhum tipo de medicamento.
    Aguardo resposta.
    Desde já muito obrigada!

  38. Josilene de Melo Leite comenta:

    17 março, 2009 @ 8:12 PM

    Sou diabetica tenho 46 anos fiz exames de TGO E TGP.Os resultados foram.TGO/22,0/UL,TGP/24,0.Gostaria de saber se estão alterados.

  39. LIDIA comenta:

    26 março, 2009 @ 10:56 PM

    OLÁ MINHA MAE TÁ COM TGO E TGP ALTERADOS, ELA TEM 52 ANOS
    98KG, TEM HIPOTIREODISMO, E TÁ COM PEDRA NOS RINS
    E NAO SE SABE DIZER SE ELA ESTÁ COM DIABETES
    O QUE POSSO FAZER??

  40. Pimenta comenta:

    28 março, 2009 @ 4:46 PM

    Tenho 45 anos, 61kg, e fiz um exame de gama-gt que de deu 197 (isto mesmo).
    Tomo vinho todo dia (tomava). Então presumo que esse resultado deva ser em função
    do alcoll. Que sugestão poderia me dar para baixar esses níveis o quanto antes?

  41. Ricardo comenta:

    2 abril, 2009 @ 6:45 AM

    Dr. bom dia.
    Alguns dias atrás apareceu em minhas costas algumas bolhas, doia muito e o médico diagnosticou HERPES ZOSTER, tomei os remédios PREDSIM E PENVIR, as bolhas sumiram porém ainda dói um pouco, mas o que me preocupa foi o meu exame de sangue que deu alterado, o GAMA GT (185) e o TRANSAMINASE PIRÚVICA (51), quando coletei o sangue estava tomando o medicamento e ainda fiz ginástica no dia anterior a coleta, isso pode ter sido a causa desta alteração? ou seja, a infecção pelo vírus mais o remédio? Estou preocupado apesar do médico ter me dito que poderia ficar tranquilo e só repetir os exames daqui a pelo menos 40 dias. Será que estou com algum problema grave no fígado? Bebo cerveja regularmente.

    Grato pela atenção e esclarecimentos

  42. Ricardo comenta:

    2 abril, 2009 @ 6:46 AM

    Alguns dias atrás apareceu em minhas costas algumas bolhas, doia muito e o médico diagnosticou HERPES ZOSTER, tomei os remédios PREDSIM E PENVIR, as bolhas sumiram porém ainda dói um pouco, mas o que me preocupa foi o meu exame de sangue que deu alterado, o GAMA GT (185) e o TRANSAMINASE PIRÚVICA (51), quando coletei o sangue estava tomando o medicamento e ainda fiz ginástica no dia anterior a coleta, isso pode ter sido a causa desta alteração? ou seja, a infecção pelo vírus mais o remédio? Estou preocupado apesar do médico ter me dito que poderia ficar tranquilo e só repetir os exames daqui a pelo menos 40 dias. Será que estou com algum problema grave no fígado? Belo cerveja regularmente.

    Grato pela atenção e esclarecimentos

  43. RSSSSSSSSSSSSS comenta:

    12 abril, 2009 @ 11:23 AM

    BOM dia meu resultado do exame tpg deu 42 e o tgo deu 33,não bebo nem fumo,mas sou hipertensa,gostaria de saber se meu fígado tem alguma lesão conforme esses resultados ou outro dano algum terei futuramente com esse problema?Alguém sa be me responder?

  44. Marcia Gama comenta:

    14 abril, 2009 @ 7:38 AM

    Queria entender.

    Meu irmão estava com ascite e após um diagnóstico de cirrose hepática e iniciar um tratamento, morreu em 40 dias. Segundo os médicos ele necessitaria de um transplante de fígado. Ele então iniciou o tratamento com medicamentos, parou de beber e se submeteu a uma dieta rígida, os médicos disseram que as veias no abdomem eram de baixo calibre e a hemorragia interna era remota. No entanto foi exatamente o que aconteceu e ele veio a falecer. Embora grave não esperávamos esse desfecho tão rápido, havia um prognóstico favorável e uma sobrevida com muitas restrições. Foi um duro golpe para nós. Ele tinha 55 anos. Gostaria de entender por que Dr. Armando?

  45. Izabel Duarte comenta:

    14 abril, 2009 @ 2:26 PM

    Fiz um exame de sangue e deu alterado o (Gamaglutamiltranspeptidase) deu 307 U/L sendo que é normal pelo q entendi até 43 em mulheres. E também deu alterado o Fosfatase alcalina q deu 190 U/L sendo q o mormal é 126 em adultos. E também o Transaminase pirúvca q deu 65 U/L e o normal é até 52 em mulheres.Bem vocês tão vendo o negócio t/a brabo. Tenho 50 anos e pesso 64 Kilos.Estou em dienta pois deu aletrado também a glicose (111).Obrigada.Moro em POA/RS

  46. Ailton comenta:

    16 abril, 2009 @ 9:27 AM

    Dr. tive epatite simples na infancia, hoje tenho 34 anos, a bastante tempo meu gama gt
    tem estado alterado em meu ultimo exame esta a 400, porém todas as outras, TGO, TGP, FOSFATASE, HEMOGRAMA, COLESTEROL, TRIGLICERIOS, ESTAVAM NORMAIS. será que esse valor alterado pode ser por causa do angipres de 25 que tomo a anos?

    Obrigado.

  47. Ailton comenta:

    16 abril, 2009 @ 9:31 AM

    Dr. tive epatite simples na infancia, hoje tenho 34 anos, a bastante tempo meu gama gt
    tem estado alterado em meu ultimo exame esta a 400, porém todas as outras,, ESTAVAM NORMAIS. será que esse valor alterado pode ser por causa do angipres de 25 que tomo a anos?

    Obrigado.

  48. ethyene comenta:

    23 abril, 2009 @ 11:10 AM

    tenho 2 hemangiomas no figado em torno de 5cm cada, ja fiz todos os exames, tenho tgo tgp e ggt alterados meu médico apenas solicitou para que eu não consuma bebidas alcoolicas em exesso . gostaria de saber o por que tenho muita coceira nas axilas e virilhas?

  49. Fabian Oliveira comenta:

    28 abril, 2009 @ 7:38 AM

    Tenho GAMA GT em 210, TGO e TGP pouco acima, todos os outros exames normais, quais possiveis causas?

  50. mara comenta:

    7 maio, 2009 @ 7:44 PM

    tenho 38 anos e meu

    meu exame de tgp deu 127 será que estou com alguma doença grave no figado,poderia me responder por favor pois estou muito preocupada

    desde ja abrigada

  51. Cláudia comenta:

    13 maio, 2009 @ 3:20 PM

    Prezado Doutor,

    Tenho 26 anos e desde nova sou consumidora de bebidas alcoólicas. Recentemente, após ficar sem consumir alcool durante uma semana, fiz exames de TGO, TGP, FAL e GGT. Os resultados dos três primeiros foram normais (TGO-33 TGP-27 FAL-28), porém o resultado do GGT foi 57 U/L. Consigo diminuir este valor simplismente cessando o consumo de bebidas alcoólicas?

    Agradeço a atenção.

  52. isabel comenta:

    19 maio, 2009 @ 10:09 AM

    Drº estou muito preocupada tenho 48 anos e fiz uns exames TGO e TGP que deram altos levei ao medico ele começou uma dieta perdi 12 quilos, pois estava pesando 102 quilos, um mes depois repeti o exame ele ainda está alto, baixou pouco mais continuo com dieta e exercicio fisico, fui ao gastro que me solicitou outra bateria de exames mais estou muito preocupada li a respeito e vi que posso estar com porblemas no figado o que me deixou desesperada será que tenho hepatite o resultado foi TGO 54 U/L e TGP 57 u/l agora fiz outros mais detalhados mais estou muito preocupada será que poderia mem ajudar o que tenho, pois ando muito irritada e nervosa com essa situação e agora fiquei com dificuldades de perder peso, tem um mes que não perco nada e continuo com dieta o que fazer será que estou muito doente?. Obrigada

  53. allan passos comenta:

    29 maio, 2009 @ 11:40 AM

    dr. tenho 37anos sou hipertenso mas tomo meus remedios todos os dias minha duvida e fiz alguns exames de sangue e deu alteração no exame de tgo 46.1u/l e o gama 61.1u/l eo tgp 23.4 u/l como posso controlar e se e muito grave o almento do tgo grato.

  54. Lilian Ap.Gonçalves comenta:

    10 junho, 2009 @ 12:32 PM

    Por favor, estou preocupada, pois tenho uma filha de 18 anos, ela tem sindrome de moebios, recentemente fiz um exame de sangue nela e constatei que o GGT estava 81 U/L , e os valor referencial e de mulheres 09 a36, esta alto,minha filha e atendida pela rede pública e demora muito p/ atendimento gostaria de resposta por favor sem mais obrigada.

  55. Antonino Spalletta comenta:

    2 julho, 2009 @ 3:46 PM

    Boa tarde,

    Tenho 45 anos e realizei exames para checagem do colesterol, pois tomo Lipitor 10 mg para
    controle. O que me chamou a atenção foi o exame relacionado ao fígado: Alanina Aminotransferase (ALT,TGP) com o resultado de 108 U/L. O outro exame relacionado ao fígado: Aspartato Aminotransferase (AST,TGO) apresentou o resultado de 30 U/L. O meu questionamento é se devo procurar um especialista da área para verificar se esses resultados representam algum problema, uma vez que o meu cardiologista só solicitou que eu controlasse a alimentação.
    Gostaria de uma resposta. Obrigado

  56. valdeci salustiano ramos comenta:

    6 julho, 2009 @ 5:11 PM

    fiz um exame e o tgp deu 100 ui/l gostaria de saber o q significa

  57. Danieli comenta:

    11 julho, 2009 @ 8:54 PM

    Acabei de abrir uns exames que fiz para inicio de uma preparação para fazer a cirurgia bariatrica.
    os exames dizem o seguinte:
    AST/TGO 71,0 u/l
    ALT/TGP 138,0 u/l

    O que isso seguinifica?
    obeservei que está bem a cima da média para mulheres.
    o que faço agora?
    Att: Danieli

  58. Fabricio P.Bianchi comenta:

    16 julho, 2009 @ 5:19 PM

    Olá,

    Tenho 29 anos e fiz alguns exames de rotina e os resultado foram:

    – Tgp transaminase piruvica 55 u/l e Tgo 34.

    Gostaria de saber o que significam esses numeros, principalmente o que esta acima.

    Abracos,

  59. Marcele comenta:

    17 julho, 2009 @ 10:57 AM

    Fiz um exame essa semana e deu os seguintes resultados:
    colesteroltotal = 235 mg/dL
    LDL colesterol = 116 mg/dL
    triglicerides = 194 mg/dL
    VLDL colesterol = 39 mg/dL
    TGO = 30 U/L
    TGP = 34 U/L

    Eu queria saber o que isso significa, pois estou muito preocupada.
    Desde já agadeço.

  60. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    18 julho, 2009 @ 7:11 AM

    Marcele,
    Converse com o seu médico. Os exames laboratoriais sozinhos podem não significar nada sem a história clínica da pessoa.

  61. Luiz Dias Filho comenta:

    7 agosto, 2009 @ 6:25 PM

    Tenho 37 anos, fiz um exame recente de gama gt o resultado foi 56 gostaria de saber qual é o normal e se esse resultadom tem algum risco?

  62. fernando alves comenta:

    20 agosto, 2009 @ 3:01 PM

    ola faço uso de alcool e sempre faço esames de rotina gama gt e a media de alteraçao e de 45 a 60 gostaria de saber se posso continuar tomando umas çervejas obrigado

  63. Berenice Sales comenta:

    29 agosto, 2009 @ 5:48 PM

    Boa noite!!!
    Estou muito preocupada, meu marido fez exames de sangue e deu alterado o tgp transaminase piruvica resultado deu 73U/L valor de referencia é até 41U/L ,o outro q deu alterado foi o GGT-gama-glutamil tranferase deu 202U/L valor de referencia de 10 a 66U/L. A médica mandou ele parar de beber, mas ele continua bebendo. Ele não fica bebado mais bebe cerveja todos os dias.Oque pode ser esse resultado de exame é grave? Tem tratamento? Meu marido nem quer fazer o ultrassom de medo. Por favor se puder me responda estou muito nervosa. Obrigada!!!

  64. andreia Susana Monteiro Leite comenta:

    2 setembro, 2009 @ 1:48 PM

    Olá dr. estou bastante preocupada com o meu estado de saúde pois tenho a barriga muito inchada e a minha gama gt está a 103 ui/, não fumo não bebo, não tenho diabetes o que poderá ser. Obrigada

  65. silvana comenta:

    10 setembro, 2009 @ 1:42 AM

    Ola Dr. dia 1/09 fiz alguns exames de laboratorios e neles deram uma alteracao no ALT 55
    e no GGT 85. Fiz uma dieta alimentar cortei os doces refrigerantes, pois quase nao bebia
    agua, so coca- cola. O medico aconselhou a parar com a bebida, so que nao bebo e nao fumo.
    estou atualmente em outro pais,e o que me deixa mais insegura. Apos 5 dias repeti o mesmo
    exame e os resultados no ALT 43 e o GGT 79. Gostaria de saber mais informacoes sobre isso
    e o que devo fazer para baixar o GGT. Tenho mais duas semanas para refazer os exames.

    Obrigada

  66. arianne comenta:

    18 setembro, 2009 @ 8:58 AM

    Olá Dr.
    Meu pai está fazendo tratamento com hepatologista, devido ao diagnóstico de esteatose no fígado, ele foi medicado, fez dieta (perdeu 8 quilos em dois meses), e os exames continuam acusando gama e ferritina em um nível muito acima do normal. Dr. o meu pai, ingeria bebida alcoolica e o o médico até agora só solicitou exames de sangue, eu gostaria de saber do senhor, se não seria a hora dele solicitar um outro tipo de exame, como uma biopsia por exemplo? Dr. me ajude. O QUE FAZER?????
    na certeza que serei atendida, o meu muito obrigada!

  67. Rogério Souto Machado comenta:

    25 setembro, 2009 @ 9:12 PM

    Faço tratamento anti- epiletico com carbamazepina 200 mg a uns 04 anos e não tive mais nenhuma crise mais eu fiz um exame de sange e meu GAMA GT deu 166.8 muito acima do normal. É o remedio Carbamazepina 200mg que auterou e se tem algum remedio para baixar o GAMA ou para substituir o carbamazepina 200mg
    Obrigado

  68. isaura comenta:

    26 setembro, 2009 @ 5:34 PM

    olá tenho um filho de 8 anos , e ja faz 1 ano que estamos investigando o figado pois o gama gt dele estava 260, o alt 280 ast 140 plaquetas 70 mil, leucocitos 3mil.
    a primeira suspeita foi de colangite esclerosante primaria, mas na colangioressonancia não deu. ele fez uma biopsia do figado que deu bilirrubinase, nodulos e necrose.

    os medicos continuam investigando sem nenhuma resposta, agora em outubro vai fazer um ano que ele fez a colangioressonancia e els vao repeti-la, ele toma ursacol 150
    2 vezes ao dia. depois que começou com o ursacol os niveis de gama gt baixou para 98, alt para 101, ast 102. agora nesse exame que ele fez em setembro dia 22 o gama tornou a subir para 270, o alt para 106, o ast para 104, os leucocitos para 2.500 e as plaquetas para 81mil. fizemosa exames de todas as hepatites nenhuma deu.
    o baço dele esta com 3 vezes o tamanho norma.
    se alguem tiver alguma informação sobre esse tipo de doença me avisem . obrigada.

  69. Barcellar Chaves comenta:

    30 setembro, 2009 @ 9:57 AM

    Fiz um exame e o resultado TRANSAMINASE PIRUVICA (TGP) com referência entre ( 4,00 a 32,00) foi de 41,00 U/L e sei que está relacionado ao fígado, é normal???

  70. william comenta:

    30 setembro, 2009 @ 6:21 PM

    tgo -64,0 tgp- 136,0 O que pode ser obrigado..

  71. Eliezer Junior comenta:

    7 outubro, 2009 @ 11:12 AM

    Ola. Peço-lhes se possível uma informação:
    recentemente fiz um exame de TGO e TGP, não foi por sentir mau estar, mas apenas para exames pré-adimissionais de um emprego. A questão é o seguinte, no exame consta que o TGO esta 130 e o TGP 70, ambos fora dos valores de referencia. O laboratorio repitiu-os. Porem deu na mesma. Mas tais resultados, a principio, não têm justificativas, pois não bebo alcool, aliais não sei o gosto de uma cerveja, e as demais causas que são provaveis fontes de prejudicação do figado não aconteceram comigo. Tenho apenas 21 anos, possuo uma boa alimentação.
    Dessa forma, peço-lhes, se possivel, uma informação a respeito do meu caso.

  72. Irajá comenta:

    7 outubro, 2009 @ 4:25 PM

    Gostaria de saber se meu quadro é complicado?
    Colesterol total =204,0 mg/dl
    Glutamil Transferase (GT) =82 U/L
    O resto dos exames todos normais.
    Gosto de uma cerveginha , sera q parando consigo niveis melhores?
    Obrigado

  73. silvana comenta:

    7 outubro, 2009 @ 11:59 PM

    Ola Eliezer, como voce tambem tive problemas com meus exames, procurei ajuda medica,
    ouvi que tinha que parar de beber, so que eu nao bebo, nao costumava beber agua, tomava muito refrigerante, comia muitos doces e etc… Fiz por mim mesmo uma dieta alimentar, e li
    em alguns sites a respeito de desintoxicacao do figado, pra ver quais tipos de verduras e
    legumes ajudaria, acrescentei na minha dieta bastante frutas e cereal.. diminui a quantidade
    de comida, repeti jamais..bebi bastante agua.. nada de sucos so agua, em 5 dias consegui perder 3.700 kg. Tornei a fz o exame e tinha baixado um, mais o outro continuava alto…
    segui com minha dieta, dessa vez deixando de comer apos as 20:00, pois falaram
    que ajudaria a nao sobrecarregar o figado, em 2 semanas os resultados foram positivos!
    Nao sei se isso te ajuda, mais em todo caso procure ajuda medica, ate mesmo pra iniciar
    uma dieta, eu nao tive pra onde correr, pois estou fora do Brasil.

  74. suely maria comenta:

    9 outubro, 2009 @ 1:47 PM

    o resultado do exame de sangue tgp/alt ( alanina amionotransferase) o resultado foi 233 o que significa, boa tarde

  75. Jose comenta:

    4 novembro, 2009 @ 12:06 PM

    Boa tarde Dr. Recentemente fiz exames de sangue e apareceu uma taxa de TGP surpreendente 190 u/l e uma outra taxa de TGO = 60, estou muito preocupado. Tenho 19 anos, messo 1.65m e peso 64kg no momento. Gostaria de uma visão sua com relação a este quadro Dr. Obrigado desde já pela atenção.

  76. eliana comenta:

    16 novembro, 2009 @ 1:34 PM

    Olá , está semana fiz alguns exames um deles eram asparato AMINOTRANSFERASE deu 38,0 U/L e alamina AMINOTRANSFERASE 36,0 U/L na referencia o AMINOTRANSFERASE pra mulher e de até 31,0 U/L, será que tenho algo?
    Agradeço desde já…
    Eliana

  77. leonardo comenta:

    19 novembro, 2009 @ 7:47 AM

    Estou fazendo exames de rotina, meu Gama GT deu 79, Fosfatase Alcalina 164, Transaminase Pirúvica 61, tenho uma vida sedentária, estou com 38 anos. ano passado retirei a vesicula pois estava com 3 cálculos. Estou preocupado. Tomo uma cervejinha (cerca de 3 garrafas) nos finais de semana. O que pode ser? Vou levar os exames no médico, mas só há vaja para meados de dezembro. Desde já agradeço.

  78. Renato Silveira comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 9:15 PM

    Boa noite Dr.
    Tenho 24 anos, 95 Kg e 1,73m.
    Realizei dosagem de TGO, TGO por uma avaliação de hemograma completo os seguintes resultados: TGO: 79 e TGP: 169… porém havia tomado em demasiado duas a três semana antes remédios com altas taxas de paracetamol… então realizei novamente os exames dias depois e tive o seguintes achados: TGO: 79 e TGP: 173. Todo os outros exames deram dentro do nornal, apenas esses dois estão alterados. Irei realizar um teste de saúde que deverei apresentar os exames. O Sr. acha que tem como baixar esses níveis dentro de duas semanas? Devo me preocupar?

  79. Alda comenta:

    6 dezembro, 2009 @ 6:11 PM

    Oi meu nome é Alda tenho 52 anos, sou hipertensa tomo medicamento controlado para pressao alta o nome é Olmetec HCT. Eu fiz uma bateria de exames, em todos os resultados foram aceitaveis comparado ao valores de referencia do laboratório.
    O unico exame que deu alterado foi o de GGT – Gama Glutamil Transferase, o resultado do meu foi de 90,0 U/L o valor de referencia do laboratório aceitavel para mulheres é de 9,0 a 36,0 U/L.
    Gostaria de saber se corro algum risco e o que ocorreu isso!
    Desde ja fico grata!
    Alda Marli

  80. Luanna comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 5:45 AM

    oi meu nome é luana, minha avó a muito tempo ela bebe, e fizemos um enzame nela que os nivel todos estão alto, a transaminase glutamico oxalacetica esta de 199,0 US/ml acima do nivel, a glutamico piruvica eata de 73US/ml e a dosagem da fosfatase alcalina esta de 422,0 U/L.Gostaria de saber se ela está correndo risco de vida, e se ela realmente esta com hepatite ou cirrose.
    Desde já muito grata!
    Luana Moura

  81. JOSÉ LUIZ comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 9:35 AM

    Bom Dia, Dr.

    Tenho 40 anos, mês passado realizei exames de rotina, no qual apareceu uma taxa de colosterol um pouco eleva LDL +207.

    Porém procurei um cardiologista, e o mesmo me passou um remédio (VICTORIN 10/20mg), e pediu para tomar para baixar as taxas, e solicitou que realizasse o exame após um mês para ter parametro novamente das taxas.
    Fiz os exames e a LDL baixou bem para 73, porém o TGP foi para 130. Estou preocupado., o que tenho que fazer?

    Abraços.

  82. paula comenta:

    11 dezembro, 2009 @ 9:01 AM

    ola !!!
    minha prima esta com hepatite ela fez o exame GGT e resultado foi 142 U/L gostaria de saber se a motivo para ela se preocupar ????

  83. viviane vieira comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 6:44 AM

    Fiz um exame de rotina e minhas enzimas hepáticas aparecem muito alteradas: GT 106U/L – TGO 89 UI/L – TGP 152 UI/L – embora não tenha quaisquer sintomas, imediatamente a médica já solicitou exames de sorologia hepática (disgnosticar possível caso de hepatite). A mesma me disse que embora estejam bastante elevadas é comum que em casos de infecção estejam bem mais. Fiquei muito preocupada e por conta própria por intermédio de uma amiga que trabalha em hospital fiz outro exame de sangue para ver se não havia nada errado já que em maio o cardiologista fez todos estes e não havia qualquer alteração, o resultado foi o seguinte: TGO 22 U/L – TGP 59 U/L – GGT 127 U/L, ela aproveitou e fez outros testes incluindo BILIRRUBINA, AMILASE, LIPASE E FOSFOTASE ALCALINA, onde todos estes estão normais. É visível que há em um dos exames algum erro, já que taxas repetidas aparecem divergentes, apenas uma mantendo-se elevada. Prefiro acreditar no segundo exame, mas me preocupo e ainda estou muito assustada, caso o exame correto seja o primeiro, baseado nas taxas que lhe escrevo é provável que eu tenha algo grave em meu fígado? Estou muito intrigada, não tenho hábitos que pudessem me levar a isso, como por exemplo: bebidas (nunca bebi alcool), obesidade, diabetes, uso de drogas ou uso contínuo de medicamentos, até mesmo contracepitivos deixei de tomar a cerca de 1 ano. Gostaria de uma orientação a respeito. Os exames de sorologia sí irão ficar prontos no dia 12/01 e estou muito preocupada. Desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

  84. FERNANDO CAMPBELL comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 1:19 PM

    Boa tarde, tenho 32 anos e tenho um problema que nao consigo resolver, meu triglicerideo gira em torno de 600 a 1000 ja tem uns 8 anos e nao consigo abaixar estes níveis mas agora apareceu um novo problema meu acido urico deu 8,2 e meu GGT 240. tenho 1,73m de altura e peso 93Kg. que cuidados devo tomar? posso beber no revellion? isso pode ser grave? estou realmente preocupado!!!!

  85. Pablo comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 4:37 PM

    Tenho 48 anos, 70 kg e fiz recentemente uma bateria de exames de rotina onde constatei os seguintes resultados: Glicose 85 mg/dL, Creatinina 0,78 mg/dL, Colesterol Total 206 mg/dL, Colesterol HDL 42 mg,dL, Relação Colesterol Total/HDL 4,9, Colesterol LDL 141 mg/dL, Triglicerídeos 113 mg/dL, Fosfatase Alcalina 37 UI/L, Potássio 4,2 mEq/L, Aspartato-Aminitransferase (TGO) 19,5 UI/L, Alanina-Aminotransferase (TGP) 47 UI/L e Gama-Glutamil Transferase 161 UI/L.
    Eu já havia feito esse Gama GT há uns 4 anos atrás e deu 133 UI/L. e nessa ocasião fiz uma Ecografia Abdominal Total e deu tudo normal. O médico mandou eu pegar leve na bebida, já que costumo beber frequentemente. Agora, já estou reduzindo bastante. Fico dias sem beber bebidas alcoólicas. Qual seu parecer sobre esse quadro? No geral me sinto bem.

  86. Cláudia Ventura comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 7:10 PM

    Boa noite, peguei o resultado de alguns exames que fiz.
    E deu TGP-Transaminase Piruvica (ALT)- 101 U/ml
    e TGO – Transaminase Piruvica (AST)- 56 U/ml

    Por favor, estou muito ansiosa, poderia me dizer como estão essas taxas???
    Obrigada!!!

    Cláudia Ventura

  87. Gilmara de F. V. Pinto. comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 3:16 PM

    Boa noite, fiz exame de rotina, e fiquei sabendo agora dia 24/12/2009, que deu alterado o meu exame Transaminase Glutamico Piruvica (alt) 235 U/L e transaminase Glutamico Oxalacetica (AST) 377U/L. E estou muito preocupada, pois minha endocrinologista pediu p/ consultar com urgencia um gastro. Só consegui consulta p/ o dia 13/01/2010, espero ansiosa sua resposta.

    Agradeço desde já,

    Gilmara

  88. noelia souza andrade comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 2:44 PM

    oi boa tarde eu fis uma cirugia de vesicula o medico mandou eu comer tudo leve ai eu fis um ezame de tgp etgo deu muito alterado o tgp deu 489 eo tgo deu 289 qual o tipo de epatite sera essa o medico so falou que eu estava com epatite mas so falou que nao e contagioza eu estou muito preocupada porque eu nao posso comer nada em pedaço que doe eu gostaria de saber se e cirroze o qual o tipo de epatite sera eu nao aguento mas ficar comendo tudo batido estou precupada me responda por favor para que eu possa entender

  89. Tatyana comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 5:56 PM

    Boa Noite!
    Meu filho tem 10 meses , apareceram umas manchas pelo corpo e está um pouco ictérico. Está com o TGO= 47 e TGP= 22. Estou muito preoculpada e a consulta com a pediatra é só dia 19/01. O que será isso? será que é grave? Aguardo esclarecimentos. Obrigada

  90. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 6:10 PM

    Tatyana é dificil analisar e dar uma opinião sem ver seu filho. Se voce não conseguir antecipar a consulta leve-o para um pronto-socorro pediátrico.
    Boa sorte.

  91. marco comenta:

    10 janeiro, 2010 @ 3:38 PM

    meu nome e marco
    a um ano fiz ultra son e deu esteatose
    mas continuei fazendo uso de bebida alcolica
    agora meu exame deu tgp/89 tgo/51 gama gt 190
    sera que a esteatose aumentou

  92. Cintia comenta:

    12 janeiro, 2010 @ 2:26 PM

    oi, tenho 20 anos, 165cm, peso 68kg. Fiz um exame e o resultado do GAMA GT foi 65 ui/l, sou epiletica e tomo carbamazepina (400mg 2x dia) e fenobarbital (100mg 1x dia), faço o uso a mais de 6 anos e estou muito preocupada com o resultado, essa alteração é normal ou pode significar algo grave? Por favor me ajude. Obrigada.

  93. orlando sousa comenta:

    16 janeiro, 2010 @ 8:31 AM

    tenho 43 anos, peso 118 kg. meu resultado de tgp deu 62 u/l e o tgo deu 38 u/l, quero saber se esta alto?

  94. joao comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 12:19 PM

    oii, tenho 23 anos, sou magro,meu acido urico deu 7,2/ gama-gt 73/transaminase piruvica 36.
    fiz o exame demanha mas não segui as recomendações, bebi bastante ceveja e jantei bem, pode ser por isso?
    que estão elavados?vou repetir os exames, deis de ja agradeço

  95. rosa comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 4:24 PM

    fiz um exame de rotina e meu exame ggt deu 53u/l parece alto,pode ser hepatite?

  96. arthur aguiar comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 4:08 PM

    Boa noite, Dr tenho 55 e tenho hepatite c nivel (2)e meu medico esta em ferias fiz os exames de rotina e deu a e sou hipertenço tomo. alodipina 10m,atenolol.50m. e atensina 100. e na semana do exame tomei . tylex 30, para uma dor no onbro, e tomoduomo.2m, gostaria por favor se tenho que me preucupar ou fazer os exames de novo.
    TGO- 49
    TGP-9O
    POTASIO-4,0
    COLESTEROL.HDL-30
    COLESTEROL TOTAL-142
    TRIGLICERIDEOS-240
    PLAQUETAS-131MIL.

  97. charles comenta:

    1 fevereiro, 2010 @ 12:53 PM

    eu fiz exame de rotinas e fiz um exame chamado transaminase glutanico piruvica e estava no exame que acima de 50 vezes nao era normal e o meu exame deu 85 e grave

  98. Sérgio comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 11:05 AM

    MEUS RESULTADOS DE SANGUE:
    COLESTEROL TOTAL 279
    TRIGLICERIDES 183
    TGO 96
    TGP 170
    GAMA GT 121
    ALTURA 1,75 E PESO 95Kg

    E AGORA O QUE FAZER…

  99. Paulo Ricardo de Lima comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 11:33 AM

    Minha taxa de TGO está em 80.
    Triglicerides = 300 gostaria que me informassem se devo me preocupar e qual uma dieta para diminur essas taxas.
    PS: Exagerei um pouco no álcool no fim de ano mas agora estou em abstinência, quanto tempo leva para normalizar a taxa de TGO?

  100. helvecio comenta:

    13 fevereiro, 2010 @ 4:28 PM

    Dr, gostaria de saber como baixar meu gamagt pois, o mesmo está em 152 não faço mais uso de bebidas alcoolica, não tomo nenhum medicamento e, sinto umas fisgadas no lado direito, justamente onde licaliza o fígado. o que poder ser?:… qual o melhor exame para diagnosticar? Já fui em dois médicos porém, suas respostas foram muito evasivas.
    Obrigado

  101. debora andrade comenta:

    26 fevereiro, 2010 @ 3:13 PM

    Ola me ajudem por facor estou apavorada,nao estou muito apavorada ,meu filho tem 11 anos fez exames a pedido da sua pediatra tem 1.45cm e pesa 64kg o exame e pra um tratamento com a nutricionista, porem o seu resultado de FOSFATASE ALCALINA deu muito alta 182 sendo que em adulto é 126 no maximo , me expplique o que isso pode causar a ele por favor to desesperada, obrigada

  102. suelane da silva comenta:

    4 março, 2010 @ 8:18 PM

    no meu exame deu q o meu TGP-ALT esta alto com 53 e muinto grave! tem cura? obrigado.

  103. elton veloso braga comenta:

    9 março, 2010 @ 12:41 PM

    Eu fiz o exame aspartato aminotransferase tgo deu 36u/l e no alanina aminotransferase tgp deu 91 u/l isso e grave

  104. Valmir comenta:

    11 março, 2010 @ 10:23 AM

    Dr. Boa tarde, meu nome é Valmir, fiz dois exames de TGO (65 para 31), TGP (106 para 66) num período de uma semana e os mesmos deram variações nos resultados, fiz uma GAMA GT e deu 116 U/L (Normal até 50), essas variaçoes e o GAMA GT ter sido tão alto, pode ser uma complicação mais grave, já marquei consulta no médico, é só para ter mais apniões profissionais para conforto.
    Abraços e desde já obrigado

  105. ana paula comenta:

    18 março, 2010 @ 1:39 PM

    ola boa tarde,a um ano fiz varios exames pra fazer reducao de estomago,o medico olhou e disse que tava tudo bem e operei.correu tudo bem…agora olhando exames percebi que tinah algo errado,na folha escrito trasaminase piruvica esta 48 e o valor de referencia ate 32,fiquei louca e so tenho medico marcado a dois meses pra frente,olhei na internet sobre o assunto e fiquei ainda mais preocupada,maioria e hiv e hepatite c,ja chorei mt,nao sei o que faco,tenho 32 anos sou separada,e meu casamento foi com mts adulterios por parte do meu marido,por favor me de uma resposta,sera que meu medico nao me falou nada porque?ele e mt profissional nao to entendendo.eu como paciente depois de umano que vi que tinha algo errado no exame..por favor me responda.obrigada ANA PAULA

  106. JOAO comenta:

    10 abril, 2010 @ 8:03 AM

    PERDI 3 KILOS E MEU MÉDICO MANDOU FAZER ULTRASSOM E TOMOGRAFIA ABD TOTAL. DEU TUDO NORMAL.
    AGORA FIZ AMILASE E LIPASE. LIPASE DEU NORMAL E AMILASE ALTERADO= 142 U/L
    GOSTARIA DE AJUDA.

  107. marcia comenta:

    15 abril, 2010 @ 7:43 PM

    tenho 46 anos, 1,65 alt e 85 kilos, sei que estou acima de meu peso e resolvi fazer um check up, mas meu médico só poderá me atender aqdaqui a 2 semanas em outra cidade, gostaria de saber para ficar mais trnaquila se meus resultados estão preocupantes ou não.
    vou passar somente o que achei que esta fora dos níveis:
    dosagem tgp 54,0
    tsh ultrasensivel 0,05
    hbs anti 1,80
    colesterol 241
    trigleciridios 176
    fiz exames no passadoquando engravideie acusou toxoplasmose (não reagente) aguardo resposta. grata.márcia

  108. aline comenta:

    21 abril, 2010 @ 2:43 PM

    tive hepatite quando tinha 10anos
    fiz um exame de sangue e o resultado da gama gt deu alterado
    sinto umas dores no lado esquerdo embaixo da costela, e as vezes fortes nauseas
    gostaria de saber se isso tem alguma relação ou alguma resposta
    tenho 24anos

  109. joao batista comenta:

    30 abril, 2010 @ 8:32 PM

    gostaria de saber algumas doenças virais do sistema linfatico e do sistema cardio vascular onde encontro

  110. Milton Rodrigues comenta:

    12 maio, 2010 @ 8:40 AM

    Bom dia.
    Tenho 38 anos peso 98 kg e desde janeiro deste ano venho fazendo exames para verificação dos níveis de TGO, TGP e GGT, devido ao fato dos níveis estarem bastante alteradoso.
    No primeiro exame em Janeiro os níveis estavam TGO 30, TGP 70 e GGT 324, quase fiquei louco pois comecei a pesquisar um pouco sobre o assunto e me assustei bastante.
    No segundo exame em Fevereiro o nível de GGT estava em 110, isto retirando toda bebida alcoolica.
    No terceiro exame no final de Março os níveis estavam GGT 84, TGO 17 e TGP 33, fiquei bastante aliviado verificando que a retirada do alcool estava funcionando.
    No último acompanhamento que fiz agora em Maio voltei a ficar muito preocupado com os resultados pois todas as taxas se alteraram para cima ficando com os seguintes valores GGT 115, TGO 42 e TGP 54. Continuo com abstinencia total de alcool, porem na alimentação não tenho me restringido em nada, faço uma quantidade relativamente alta de exercícios físicos diários e não encontro respostas para esta alteração. Os exames de trigliceres, hepatite, colesterol, bilirrubinas, glicose, ácido úrico, fosfatase alcalina, urina, fezes estão todos dentro dos padrões normais. A única coisa diferente dos últimos dias foi que tomei a vacina da gripe H1N1 e estou tomando alguns comprimidos para conter a alergia (Allegra) e um relaxante muscular dia sim dia não (Mirtax).
    Diante destes relatos o caso é para preocupação o que devo fazer daqui para frente?
    Existe algum regime alimentar que devo me submeter para tentar baixar estes valores?
    Desde já agradeço.

  111. Tiago Jacumasso comenta:

    8 julho, 2010 @ 12:35 PM

    Olá, tenho 19 anos, 1.73 de altura e 62 KG. O Dermatologista me pediu que fizesse o exame de TGO=48, o maximo era 40, para usar o RUACUTAM, remedio para espinhas, o TGP deu um valor normal abaixo do permitido, estou preocupado com o TGO, andei pesquisando e vi que pode ser alguma lesão no figado, e algum tempo atraz cai de moto, sera que esse valor de TGO>40 pode ter alguma relação com esse incidente que relatei. Se puder me indicar, a qual especialista na area devo consultar, para maiores informações.
    Obrigado! ATT Tiago Jacumasso.

  112. julio de brito cavalcanti comenta:

    22 julho, 2010 @ 11:19 AM

    Bom dia! estou com a taxa de gama gt altissima, 1183, tomo remédio para pressão (captropil) consumo algumas cerveginhas. Parei de beber a 20 dias a pedido médico. Existe algum medicamento ou erva medicinal para baixar esta alta taxa? aguardo resposta.

    ABRAÇO.

  113. Aldenira comenta:

    25 julho, 2010 @ 7:14 PM

    Boa Noite!
    Meu pai tem 88 anos de idade, vive com empachamento, dores no intestino e o médico solicitou exames: só que o CEA, 3,1, Ferritina 498,06 e o Gama GT 220, o restante deu tudo normal, ele não bebe, apenas se auto medica muito, será que isso pode ser devido ao consumo de muitos remédio? Tem algum medicamento que possa baixar? peço informações mais a respeito dos fatos. Um abraço. Aldenira

  114. aldo campos comenta:

    26 julho, 2010 @ 10:25 PM

    o meu ggt deu 67,1 tgp deu80 tgo deu 52 ul vc pode mim explicar essas alteraçoes e o que eu posso fazer para baixar ficarei grato

  115. André comenta:

    28 julho, 2010 @ 7:49 PM

    Fiz alguns exames ,o primeiro que fiz deu gama gt 114 tomei silimalon durante um tempo,e repeti o exame gama gt 61,mais um tempo de tratamento e gama gt 39,esse último foi feito em dez/2009.A médica suspendeu a medicação e agora repeti o exame e deu o valor gama gt 74.Desde que iniciei o tratamento há 3 anos não faço uso de bebida alcoolica.Por isso não sei o porque do gama gt ter aumentado novamente.Se puder me ajude

  116. Aldenira comenta:

    28 julho, 2010 @ 10:01 PM

    Gente, fiz uma consulta ou pergunta e até agora não obtive resposta. Estou qguardando anciosa. Abraços

  117. José Carlos Vilar comenta:

    21 agosto, 2010 @ 2:09 AM

    Tenho 36 anos e 75 quilos
    Fiz exame ao sangue está tudi normal, excepto o GGT que está a 119 (Refª19 a 49)
    É grave?
    O que devo fazer?

  118. silvia comenta:

    27 agosto, 2010 @ 6:46 PM

    o que significa tgo 47 e tgp 136 obrigada

  119. edna machado comenta:

    6 setembro, 2010 @ 9:10 PM

    doutor eis minha preocupação: 25 anos, vida sedentária,1,75m e 120 kilos, meu exame de sangue deu TGP 86. O que significa? grata, edna

  120. andre santos comenta:

    10 setembro, 2010 @ 8:50 AM

    Realizei o exame de TGP e o mesmo apresentou-se com 89 em seguida repetir o mesmo exame e a taxa foi para 71.Minha médica me recomendou realiza-lo novamente da qui a 3 dias. O que posso fazer para baixar esta taxa para menos de 35 em tão pouco tempo? O fato de eu esta com uma virose no momento em que fiz os dois primeiros exames podem ter contribuido para estes resultados tão elevado? Obrigado!

  121. aline comenta:

    14 setembro, 2010 @ 6:14 PM

    boa noite DR.meu marido fez exames de rotina e foi constatado uma taxa elevada de transaminase piruvica de 79 u/l só que o de oxalacética deu dentro do normal 38 u/l ,ele tem 32 anos pesa 120k e tem 1,81.e o triglicerideos dele deu 286mg.o que pode ser ?

    aguardo o contato

    grata

  122. Tânia comenta:

    16 setembro, 2010 @ 3:35 PM

    Boa tarde DR.fez exame as taxas foram as seguintes:TGO20,0-TGP26,00-GGT68,HAV IgG,ANTI resultador:REAGENTE.VALOR DE REFERENCIA:NEGATIVO,HAV IgM,anti resultado:negativo,VALOR DE REFERNCIA:NEGATIVO.Fez uso po muitos anos de rivotril e tem 4 meses que parei, os medicamentos que tomo agora são:atenoretic para pressão, pondera e cerazete.Sera que tenho algum problema serio no fígado?

  123. rose elaine comenta:

    21 setembro, 2010 @ 8:23 PM

    Gostaria de saber se devo me preocupar pois meu filho fez um exame de sangue e o resultado do tgo deu 71 e normal ou tenho que procurar um especialista, no momento ele esta com as fezes brancas não esta se alimentando bem o que devo fazer.

  124. Emerson Luiz Alexandre comenta:

    28 setembro, 2010 @ 6:23 PM

    Dr. Tenho 26 anos, 78Kg, 1,74alt, não pratico atividade física desde março de 2010, estou bem de saúde, trabalho como eletricista e estou fazendo exames adimicionais para outra empresa, eventualmente bebo cerveja nos fins de semana. No dia 22/09 realizei um exame de sangue para a mina admissão; a médica q examinou o laudo do laboratório disse que tinha uma alteração no meu fígado: ASPARATO AMINOTRASFERESE (TGO) 43 U/L, ALANINA AMINOTRANSFERESE(TGP) 66 U/L,e GAMA GLUTAMILTRANFERESE (y-GT) 199 U/L.No fim de semana dia 19/09 fui em uma festa e no dia 20/09 em um churrasco que durou o dia inteiro. Queria saber o que significa esses valores e se o fato de consumir alcool antes do exame tem a ver com os valores do exame, pois estou preoculpado em não ser admito na nova empresa e de ter alguma doença. Obrigado.

  125. ARB comenta:

    4 outubro, 2010 @ 7:12 PM

    Boa Noite, fiz alguns exames de sangue e o meu TGP (ALT) deu com resultado 54 e a referencia para mulheres é de até 32 U/L, gostaria de saber se com esse resultado estou com a Hepatite ou não.
    Att

  126. marcia lima comenta:

    6 outubro, 2010 @ 9:32 AM

    bom dia ,meu filho tem 4 anos e esta com a taxa do tgo 127 e tgp 120 gostaria de sabe qual e a cauza de esta muito alto ele e uma crianca saudavel ja fiz ourtos ezames de hepatiti e deu negativo gracas a DEUS tinha como vc mim emfoma algum remedio pra baixa

  127. Aline Dias comenta:

    18 outubro, 2010 @ 11:41 AM

    Olá, boa tarde, fiz alguns exames e me TGP deu 53 e a referencia para mulheres é até 37…..isso é muito grave??Aguardo resposta, estou preocupada….

  128. julio de brito cavalcanti comenta:

    19 outubro, 2010 @ 8:14 AM

    Bom dia! a alguns meses fiz exames d gt gama e acusou um indice muito alto, 1189 u/l, dia 05 deste fiz um ultrasonografia abdminal total e o resultado foi ótimo, fígado, bexiga, pâncreas, rins tudo na normalidade, porém, o gt gama continua alterado, 320 u/l, claro que houve igeiramente uma baixa, eliminei alcool e gordura e não tomo nem um medicamento, será que estes cuidados favoreceu para esta melhora? tem algum medicamento que faça baixar esta taxa com mais rapidez? o médico solicitou pra fazer vários exames, como gama-glutamil transferase, transaminase oxalacética, e pirúvica e transaminase pirúvica – tgp ou alt por unidade de sangue total após o resultado fornecerei pra vocês. Obrigado pela atenção.
    abraço,
    júlio brito

  129. Bruno gonçalves comenta:

    24 outubro, 2010 @ 12:26 PM

    Meu ggt deu 285, eu tomo remedio pois tive uma convulsão com 17 anos camabarzepina, hoje tenho 26, no exame deu esse alterado ggt 280, é preocupante essa alteração? Eo que pode ser?

  130. Silmara comenta:

    25 outubro, 2010 @ 10:41 AM

    Dr. gostaria muito de receber a resposta pelo meu email se possivel obrigada!
    Meu marido é dificil de ir ao medico ele foi fazer um exame que era obrigado para assinarem a carteira de trabalho dele.
    Então deu o resultado do gama do figado dele alterado para 115, ele não bebe, não fuma, come frutas e verduras, não gosta de gordura.
    Peço pra ele voltar ao médico, nem pensar, Por favor me responda o que pode ser!??!!
    A idade dele é 38 anos, magro, tem 1,60 e pesa 63 kilos…….

  131. Maria Costa comenta:

    26 outubro, 2010 @ 6:17 PM

    Fiz exames e tudo deu normal , menos o Gama GT que foi de 79 U/L e o TGP 49 U/L o TGO 31 U/L . Fiquei preocupada com o gama Gt e o TGP , porém tomo Topiramato e alprazolam. erá que são os medicamentos que influenciaram nestas dosagens ?? Não bebo nada de álcool. Obrigada. Maria

  132. michel cardoso dias comenta:

    20 novembro, 2010 @ 8:11 AM

    doutor meu ggt deu 62 quando o normal era de 30 e meu tgo deu 37 e normal era de 30 e meu tgp deu 42 e normal era de 35 eu estou com estateose leve essas taxas altas e devido a estateose fique preogupado porque o meu pai faleceu decanser e figado..

  133. Patricia comenta:

    21 novembro, 2010 @ 5:01 PM

    Dr.
    Raramente bebia um copo de vinho (odeio cerveja e outras bebidas) que acontecia somente em ocasiões especiais. Faz cerca de um ano não bebo absolutamente nada. Não tomo nenhum medicamento a base de paracetamol (tylenol por ex.).
    Faço reposição hormonal intradermica (não via oral) e tomo uma capsula de olcadil 1mg à noite. Estes são os dois únicos medicamentos usados por mim cerca de muitos anos.
    Entretanto meus níveis de transaminase estão alterados cerca de 2 meses: TGO 72 e TGP 89. Repetí exames um mês após e deu diferença insignificante: TGO 70 e TGP continua 89. Fiz tb GAma GT, que deu 113. Além do mais fiz duas ultrasonografias em dois meses, em clínicas diferentes, que acusou Esteatose ( a primeira ,grau 1 e a segunda grau 2).
    O que devo fazer? Estou muito preocupada, visto que o meu pai, falecido há mais de 30 anos teve óbito por cirrose hepática provocada por alcoolismo. Repito Não bebo; e quando o fazia era com moderação, no Natal, Reveillon, enfim, em ocasiões especiais; jamais me interessei por bebidas alcoolicas.
    Tenho ido a médicos que ainda não sabem me dizer o motivo da esteatose e das transminases altas, visto que segundo eles, não pertenço ao grupo de risco.
    Será o olcadil? será a reposição hormonal intradérmica? Existem tratamentos e dietas? Sou magra. 57 k, com peso 1.58, faço caminhadas diárias e tenho mais de 55 anos.
    Por uma questão de privacidade estou usando e-mail de uma parente, mas aguardo, por favor, a sua manifestação. O que poderia estar provocando isto? Tenho cura?
    P.

  134. Vicente Paula comenta:

    22 novembro, 2010 @ 9:17 PM

    sou Vicente Paula Reis, tenho 51 anos e estou bastante preocupado com o aumento da minha enzima Gama GT que esta a níveis de 180 . Porem tenho esteatose devido aos niveis de gordura e sou diabético(diariamente tomo cloridrato de metformina). Recentemente me operei de vesicula e antes da operação fiz este exame e a enzima estava em 140, após 1,5 meses de operada repeti no qual relatou 180 porem todas as outras enzimas estão em padrão normal.Estive a lê alguns artigos sobre a Gama GT na qual relata que os antidepressivos triciclicos alteram o resultado.Um dia anterior ao exame tomei Cittá(Citalopram) anti-depressivo porem no que diz a bula não é triciclico. O que o Sr. acha a respeito deste problema. Todos os medicamentos citados não foram suspensos antes do exame de sangue.Não sei se existe algum que tenha alteração?Por favor me ajude?

  135. NALZA comenta:

    26 novembro, 2010 @ 3:10 PM

    Fui acometida de TENOSINOVITE ESTENOSANTE OU DEDO EM GATILHO, ESTOU SENTINDO MUITA DOR NA PALMA DA MÃO O DEDO ANELAR JÁ NÃO FLEXIONA, MAS GOSTARIA DE SABER SE TRATAMENTO EFICAZ OU SE A CIRÚRGIA RESOLVE OU É SÓ PALIATIVO.

  136. iris comenta:

    28 novembro, 2010 @ 7:07 PM

    Tenho esteatose hepatica. Ha 08 meses nao bebo nada de alcool,
    fiz os exames e deram tgo 74 e tgp 65. Faco bastante caminhadas,
    porem antes do exame estava tomando amoxicilina. Poder ser
    essa a razao da alteracao. Essa alteracao e grave?..

  137. Raulim comenta:

    5 dezembro, 2010 @ 10:15 PM

    Dr. Tenho 38 anos, hipertenso (atualmente utilizo 01 comp MICARDIS HCT 80/12,5) 1,74 altura e 72 Kg. Após sentir em uma noite uma forte dor no peito irraiando para o braço esquerdo procurei um cardiologista que me solicitou uma batelada de exames. Como o retorno para ele (segundo sua agenda) só poderá ser realiazado em fevereiro, solicito sua ajuda. O resultado para GAMA GT deu 175 u/L e a 25-Hidroxivitamina D está na faixa de insuficiência. O que isto quer dizer? Devo me preocupar? Qual o melhor caminho a seguir?
    OBS: Não bebo e nem fumo – não pratico atividades físicas de maneira regular – não abuso de doces e nem gorduras.

  138. karen comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 2:46 PM

    Olá Doutor boa tarde??? tenho 26 anos, 1,63 de altura e peso 77,0 kg, gostaria de esclarecer o que podem ser esses niveis tão alterados de tgp, pois o meu deu 67, e estou morrendo de medo!!! pois tenho esteatose hepatica tambem, pois no meu exame deu 99, posso morrer??? é cancer??? estou com muito medo do que possa ser??? hepatite ai sei la, me responda por favor!!!

    obrigada!!!

  139. fernando gonçalves comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 6:33 PM

    boa noite.dr.é o seguinte:tenho 54 anos.bebo só wisque.ou cerveja(às vezes)fazem uns 5 anos que eu venho sentindo fortes dores nos pés,nos joelhos,nas mãos,álias,em todas juntas do corpo.pois bem.não sei se por medo de saber de alguma doença,não procurei médico.faz uns 30 dias que essas dores aumentaram e fiz um hemograma completo,eis as taxas que vieram como (alarme)segue.colesterol,228. ácido úrico,8.51. ggt,198.00. glicemia,138.segundo falando com uns e outros,soube que essa doença chama-se gôta.é verdade?é grave?o que preciso fazer para não sentir mais essas dores?

  140. fernando gonçalves comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 6:47 PM

    boa noite,dr.no provável diagnóstico,veio a seguinte frase:eosinofilia,é alguma coisa grave?tem cura?obrigado por tudo.

  141. ESTELLA comenta:

    13 dezembro, 2010 @ 11:45 AM

    gostaria de saber sobre umas taxas do figado com 55 tgo qual o grau de risco pois ela amuito tempo tem estas taxas e por medo ela come muito pouco e tem o peso muito baixo de 52 kl com 81 anos seria muito serio para esta dieta tao seria que os medicos orientam.

  142. valeria comenta:

    15 dezembro, 2010 @ 1:43 PM

    Boa tarde, gostaria de saber se esses valores são indicativos para uma biopsia hepatica.
    TGO: 33,8
    TGP: 60,2
    FOSFATASE ALCALINA: 35,4
    GAMA GLUTAMIL GGT: 79,5
    Estou angustiada com o resultado,
    desde já agradeço!

  143. VALERIA CRISTIANE comenta:

    17 dezembro, 2010 @ 11:19 AM

    MINHA FILHA TEM 1 ANO E 4 MÊS E ESTÁ COM 16 U/L EU GOSTARIA DE SABER
    O QUE SIGNIFICA ESTE RESULTADO??

  144. RONNE FRANKLIN comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 4:12 AM

    TODAS MINHAS TAXAS ESTÃO NORMAIS SÓ O TGP QUE DEU 59,90 ATÉ 56 TA OK! NÃO É NADA QUE ME ALARME,PELAS PESQUISAS QUE JÁ FIZ,MEUS TRIGLICERIDEOS DEU 338,00 ESTE VOU REPETIR MAS SE ESTIVER CORRETYO VOU FAZER DIETA PERDER PESO FAZER EXERCICIOS E VAI BAIXAR SE DEUS QUISER,GENTE SEJAM POSITIVOS VAI DAR TUDO CERTO TEM JEITO PRA TUDO,FIQUEM COM DEUS.

  145. Fabio comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 11:12 PM

    Vou fazer 40 anos,e fiz ums exames os resultados foram:coleterol total 203;triglicerideos 151; LDL 136;HDL 36;glicose 89;ureia 37; creatinina 1,00;ac urico 5,60;potassio 3,8; sodio 141; bilirubinas total-0,8,direta 0,2,indireta 0,6; TGO 34,0 ;TGP 104,0 ;GAMA-GT 53,00; FERENTINA 442,0
    TODA VEZ QUE FAÇO ESSES EXAMES A TGO,TGP,FERENTINA ESTAO SEMPRE ALTERADAS.PROCUREI UM CLINICO E ELE ME RECEITOU URSACOL.EXISTE ALGUM MEDICAMENTO PARA REGULAR ESSA TAXAS.A QUEM DEVO PROCURAR…UM CARDIOLOGISTA MEU AMIGO PEDIU PARA FAZER EXECICIO,DEIXAR DE BEBER(NAO BEBO FREQUENTIMENTE SO MAIS EM FINAIS DE SEMANA)ESTOU PENSANDO QUE TENHO UMA ANOMALIA NO FIGADO E POR ISSO ESSA TAXAS ESTAO SEMPRE ALTERADAS.O QUE OCASIONA ESSA ALTA DESSAS ENZIMAS !!! SIM FIZ UMA ULTRA SOM E O RESULTADO FOI ESTEATOSE HEPATICA A UNS TRES ANOS ATRAS.
    Comente este artigo

  146. tereza comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 2:43 PM

    Tenho 52 anos e fiz uns exames pois to engordando muito.estou com 70k.Os resultados foram.plaquetas 213.000/mm3-GLICOSE 93 MG/DL – ACIDO URICO 4.8 MG/DL -CREATININA 0.6 MG/DL -COLESTEROL TOTAL 283 MG/DL – HDL 60 MG/DL – TGO 43 U/L -TGP 65 U/L – T3 124.1 NG/DL – TSH 2.62 MUI/ML. eSTOU MUITO PREOCUPADA COM O COLESTEROL ELEVADO E O TGO E TGP. BEBO DE 5 LATAS DE CERVEJA NAO CONSIGO PARAR COM O ALCOOL.POR FAVOR ME AJUDE.OBRIGADA

  147. Milton Vilella comenta:

    28 janeiro, 2011 @ 9:17 PM

    Tenho 45 anos e fiz um exame de GGT e deu 150 U/L , e o medico me receitou um regime de dez dias e abaixou para 130 U/L isso pode ser hepatite? pois não estou ingerindo alcool ,pois nesse regime ele incluiu que não ingerisse alcool.

  148. Luisa comenta:

    31 janeiro, 2011 @ 1:25 PM

    Quando tinha 3 anos tive hepatite tipo 1, minha mãe disse que na epoca a medica falou que era por causa da agua do poço que tinhamos em casa. A 8 anos fiz exames para entrar em uma empresa de alimentos e nada constou; mas fiz exames no começo deste mês e deu transaminase piruvica 169 U/L, será q o hepatite q tive qdo criança influenciou?

  149. ADRIANA ROCHA comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 11:45 AM

    fiz um exame de dosagem fosfatase alcalina e o resultado de 30/ul sendo que o normal é 42u/la 128u/l, o que fazer?

  150. Elizabeth comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 4:39 PM

    Boa tarde:

    Já tive esteatose hepática no ano passado. Eu havia tomado por vários meses o Fluconazol e este ficou sendo o vilão da história. Parei de tomá-lo, tomei vit. E, L-Cisteína, Betaína, Metionina, fiz dieta de gorduras etc. Fiz exame de sangue e ultrassom e meu
    fígado estava ótimo. Nunca antes havia apresentado valores comprometedores de TGO e TGP, mesmo tomando há anos cloridrato de bupropiona e carbonato de lítio.
    Ultimamente precisei tomar anti-hipertensivos por uns dois meses. Não acertei com nenhum, mas com Atensiva sim. Por uns dois meses, também, tomei Olcadil. E engordei rapidamente no abdomen, isto é, engordei mais ainda. Nos exames, apresentei TGO e TGP muito alterados, ou seja, estou com esteatose hepática de novo…
    MInhas perguntas: o Olcadil poderia ser o responsável pelo aumento de peso? O Olcadil poderia ser o desencadeador da minha recaída em esteatose hepática?

  151. vera comenta:

    4 fevereiro, 2011 @ 1:56 PM

    Fiz um exame de Gama Glutamil Transferase (GGT) e oresultado foi 200 U/L. . O que pode ser essa elavação?

  152. caio preto comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 8:23 AM

    Meus exames estao ok gama gt excelente só meu tgo e tgp estao um poco alterado tgp=93,8 e tgo= 76,6?
    exames de hepatite deu nao reagente ! meus exames estao perfeitos !o gama gt deu26 ul normal ! minha duvida é em relação ao paracetamol e ingestao grande de proteina ! sou atleta ! hemograma perfeito td perfeito eletro td ok só tgo e tgp alterado
    creatinina ok! me tira essa duvida sobre o tgo e o tgp! a fadiga muscular pode alterar tb ? excesso de treinamento?

  153. Marinaldo Gemaque Machado comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 2:27 PM

    Olá, sou o Marinaldo. Boa Tarde

    Fiz alguns exames de rotina e descobrir que os resultados desses exames são assustadores principalmente prá leigos como eu.

    Glicose –> 75 mg/dl
    Colesterol –> 270.0 mg/dl
    Triglirerideos –> 101.0 mg/dl
    H.D.L. –> 56.0 mg/dl
    L.D.L. –> 194 mg/dl
    T.G.P.(ALT) –> 249 U/L
    T.G.O. (AST) –> 96 U/L
    GAMA GT –> 410.0 U/L
    BILIRRUBINA (D) –> 0.23 mg/dl
    BILIRRUBINA (I) –> 0.18 mg/dl
    BILIRRUBINA(T) — 0.41 mg/dl
    fosfatase alcalina –> 120 UI/L

    Como voce pode ver que os resultados estão bastantes alterados o que sugere um disturbio hepatico, talvez uma esteatose hepatica. Pois, eu bebia ha 10 anos; estou com 120 kg de peso e tenho apenas 1.65 cm de altura e tenho 55 anos de idade. Além de já ter feito uma operação de visicula. E er tomado paracetamol para baixar uma febre. Além de observar que o colesterol bastante elevados. E também tenho uma vida bastante sedentária.
    Com todos esses indicadores o que voce me diz quanto ao que eu tenho e como posso combater esses males.
    abraços…

  154. Paulo comenta:

    21 fevereiro, 2011 @ 4:05 PM

    Boa tarde, gostaria de saber se esses valores são preocupantes. tenho 27 anos e 1,85 de altura e peso 90Kg.
    TGO: 83,0
    TGP: 98,2

  155. lucas Fernando comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 10:32 AM

    oi Bom Dia
    eu estava tomando um medicamento chamado roacutan
    as taxas de:
    GamaGt deu :80 U/L
    Colesterol-HDL: 31 mg/dl
    ela mando eu para o tratamento.Eu gostaria de saber se essas taxas altas tem um risco grande ou não pra mim?
    E já que parei o tratamento a 2 semanas posso voltar a beber normalmente?
    Obrigado

  156. Lucilene comenta:

    26 fevereiro, 2011 @ 11:48 AM

    Olá,
    Acabei de pegar alguns resultados meus e teve algumas alterações será que o Dr. pode me esclarecer?
    TGP – 35 U/L
    TGO – 37 U/L
    Tenho 40anos, peso 79KG, tenho 1,58cm.

    Obrigada

  157. Douglas comenta:

    2 março, 2011 @ 2:45 PM

    Olá,
    Acabei de fazer uma exame de g-gt e deu 99/ul. Isso pode ser grave. Estou desempregado e estava muito ansioso sem conseguir dormir..Eu tomei sem receita um comprimido de diazepam por noite para conseguir dormir e tomava hidroclorotiazida para abaixar um pouco a minha pressão arterial que estava um pouco alta…. Sera que esses remédios podem ter aumentado o ul no ggt. Isso é perigosoo.. Pois estou muito preoculpado. Estou para entrar em uma empresa e tenho de levar esse esse exame de ggt além de outro e estou achando que eles vão me reprovar por causa disso. Esse indice de 99/ul de gama gt é perigoso???

    Obrigado.

  158. eric salles comenta:

    21 março, 2011 @ 3:59 PM

    Ola, meu nome é eric,tenho 31 anos ,fiz uns exames com os seguintes resultados:fosfatase alcalina:100 U/L; gama glutamiltransferase:52U/L; aspartato-aminotransferase:19 U/L ;alanina aminotransferase:33 U/L;gostaria que os senhores fizessem uma analise desses resultados,obg,ERIC

  159. Pablo comenta:

    22 março, 2011 @ 11:15 AM

    Fiz uma consulta aqui em dezembro de 2009 e não recebi nem as horas.
    Depois fiz um comentário falando sobre isso e foi apagado…por que será não é?
    O problema é que ninguém responde aos comentários e consultatas feitas.
    A última vez que respoderam alguma coisa foi em janeiro de 2010 atrés do Dr armando.
    A menos que a resposta vá direto ao email…..

  160. rafael comenta:

    23 março, 2011 @ 12:10 PM

    olá minha esposa fez um e o resultado deu. o que isso significa?

    glicose 86 mg
    ureia 28 mg
    creatina 0,6 mg
    acido urico 3,9 mg
    transaminase oxalacetica (TGO) 183,0 U/l
    transaminase piruvica (TGP) 385,0 U/l
    sódio 141 mEq/l
    potássio 3,6mEq/l

  161. sandra andrea nalin comenta:

    25 março, 2011 @ 10:52 AM

    Bom dia, gostaria de saber se é preocupante os resultados de exames que fiz;
    TGO ;36 U/L
    TGP; 46 U/L
    GAMA; 41U/L
    NAO BEBO, E ESTOU UM POUCO PREOCUPADA.
    MUITO OBRIGADA POR ENQUANTO

  162. Edu Amaro comenta:

    26 março, 2011 @ 11:32 AM

    Olá, fiz exames de rotina e eles apontaram:

    GLICOSE= 93mg/dl
    COLESTEROL TOTAL = 245mg/dl
    HDL = 41mg/dl
    LDL = 183mg/dl
    TRIGLICERÍDEOS = 327mg/dl

    AST = 63U/l
    ALT = 92U/l

    * BILIRRUBINAS…………:
    (oxidacao – vanadato)
    a) TOTAL………………: 0,92 Sangue: ate 1,20 mg/dl
    b) DIRETA……………..: 0,20 Sangue: ate 0,40 mg/dl
    c) INDIRETA……………: 0,72 Sangue: ate a 0,90 mg/dl

    Eu tenho 24 anos e 140 Kg, estou muito preocupado com os resultados do AST e ALT, pelo que vi na internet eles são indícios que estou com hepatite? Estou Desesperado!!!!

    Agradeço a ajuda.

  163. CRISTIANO comenta:

    26 março, 2011 @ 1:54 PM

    Olá ,meu filho tem 06 meses fez um exame de sangue,TGO=80 TGP=38,ESTOU PREOCUPADO POR FAVOR ME DIGA, PODE SER HEPATITE?

  164. Anonimo comenta:

    30 março, 2011 @ 4:58 PM

    Boa tarde.
    Por gentileza , sou mulher e tenho 27 anos fiz o exame de TGP e deu 41,0 u/L, gostaria de saber se está alta e se pode ocasionar algum problema?

  165. Denise comenta:

    5 abril, 2011 @ 11:27 PM

    Fiz exame de rotina. TGO 22, TGP 31, BILIRRUBINA TOTAL 0,38, BILIRRUBINA DIRETA 0,16, BILIRRUBINA INDIRETA 0,22, FOSFATASE ALC 69, GAMA GT 74, TRIGLICERIDIOS 114, COLESTEROL TOTAL 192, HDL 49, LDL 120, VLDL 23, GLICEMIA 82, HEMOGLOBINA GLICADA 5,9. TENHO 48 ANOS, BEBO CERVEJA SOCIALMENTE, MÃE DIABETICA E TIVE HEPATITE A AOS 5 ANOS DE IDADE. estou preocupada com meu fígado. Posso ter uma lesão séria.

  166. antonio josé comenta:

    7 abril, 2011 @ 6:39 PM

    Dr. fiz um exame de rotina meu tgo estava em 40, mas meu tgp deu 84 , estava tomando amoxilina e Ibuprofeno…esses medicamentos podem alterar as transaminases, e quanto tempo volta ao normal.

  167. Ricardo H. B. comenta:

    12 abril, 2011 @ 5:44 PM

    Dr. meu tgp deu alto 89,0 e sinto dores do pé da barriga, do lado direito, e sinto encomodo quando faço moivimentos, como correr por exemplo, não sei se isso tem haver, mas jah sinto isso a um bom tempo, tbm fiz uma ultrassonagrafia e deu gordura no fígado. será q devo me preocupar muito?

  168. luciana comenta:

    18 abril, 2011 @ 10:16 PM

    eu tenho hepatite c ,e vou fazer um exame admissional pediram gama gt ..poderá diagnosticar a hepatite .
    ultimos exames : aspartato aminotrasferase -tgo resultado 80 u/l
    alamina aminotrasferase -tgp resultada 126 u/l

    esses exames podem indicar a hepatite ?
    preciso desse emprego e estou muito preocupada .
    boa noite doutor.

  169. maria alexandra de souza comenta:

    1 maio, 2011 @ 10:43 AM

    ola eu tenho pedra na visicula preciso fazer cirurgia e nos exames que fiz deu transaminase _tgp/alt RESULTADO DE 40.1U/L e alto mesmo ou ta dentro do normal pois as referencias sao de 10a 35 qual o risco se existem me respondam pois ja estou com medo de fazer a cirurgia .obrigado

  170. Fernanda comenta:

    3 maio, 2011 @ 8:44 PM

    Boa noite!

    Gostaria de tirar duas dúvidas:

    1ª. É possível a pessoa adquirir Hepatite B no período entre a 1ª e a 3ª dose da vacina?
    2ª É possível que a vacina provoque alteração no exame de Hepatite B, aparentando um falso positivo?

    Estou com um resultado positivo em mãos de exame de Hepatite B. O último exame que fiz deu negativo e foi exatamente antes de eu tomar a primeira dose da vacina. Ainda não tomei a 3ª dose e estou preocupada. A consulta ao meu médico está marcada para depois da data marcada para 3ª dose da vacina. Devo tomar a 3ª dose?

    Agradeço antecipadamente.

  171. Eros Galante comenta:

    4 maio, 2011 @ 8:24 PM

    Boa noite.
    Sou uma bomba….melhor eu explicar direito!
    Em Fevereiro de 2010 tive rompimento de varizes no esôfago, na verdade 4 cordóes varicosos, perdi quase todo meu sangue até ficar em choque hipovolêmico, fui atendido no pronto socorro do hosp. do campo limpo. Quando tive alta, fiquei sabendo desse quadro das varizes, embora eles nada fizeram para “fechá-las”, então tudo bem. Fui saber depois que peguei uma infecção hospitalar, por Stafiloccoccus Aureus, que durante quase 1 mês me dava febre de 40 graus todos os dias as 22hs. Fui diversas vezes procurar atendimento, mas me davam dipirona e mandavam pra casa. Um dia, quando eu já estava cansado de tanta febre, fui no hosp. são camilo ipiranga, onde tinha convênio, e lá fizeram alguns exames e diagnosticaram que eu tinha alguma coisa mais grave que uma simples febre. Fui transferido para o hosp Emílio Ribas, onde fizeram todos os exames e acharam a tal bactéria. Primeiro ela me atacou o rim esquerdo paralisando-o, depois de fazer um tratamento internado, essa bactéria saiu do rim e foi pro meu coração me causando uma endocardite bacteriana aguda, onde paralisou algumas válvulas. Continuei internado e tratando disso, quando estava praticamente controlado a endocardite, a bactéria se alojou no osso da minha clavícula esquerda, onde me causou grande dor e uma infecção muito generalizada do local, teve até que fazer dreno, uma micro cirurgia para retirar a maioria do líquido que se encontrava dentro dessa ferida. Nessa mesma internação, uma médica indicou que eu fizesse uma ligadura nas varizes do esôfago, pois ainda se encontravam abertas e com grande risco de sangramento, fiz ligaduras por duas vezes. Quando saí do hosp. Emilio Ribas, fiquei em casa durante apenas 2 semanas e voltou aquela infecção na clavícula esquerda, onde fui internado novamente mas dessa vez no hosp. São Camilo Ipiranga, onde fizeram o tratamento, e fiquei internado lá por mais de 2 meses, de tanto que tomava antibióticos nas veias, eu já não tinha mais veias boas, então tive que começar a usar catéter central. Quando melhorei bem, me deram alta e continuei o tratamento em casa com Home care, mas um dia o catéter que eu havia acabdo de trocar de lado, deu uma grande infecção e retornei ao hospital, mas acabou me dando uma complicação no olhos esquerdo, onde uma bactéria que estava nesse catéter entrou no olho sabe-se Deus por onde, a bactéria Serrachia, onde me causou uma Endoftalmite Endógena, onde tive que fazer uma vitrectomia, e acabei perdendo minha vista esquerda., Minhas internações acabram em 19 de Dezembro de 2010, foi quase um ano inteiro internado em hospitais. Desde então, até hoje, não me deu mais nada grave. Meus exames de sangue estão dando sempre os niveis de TGO e TP acima de 140, isso deve-se por causa da cirrose hepática que tenho, devido ao uso excessivo e prolongado de paracetamol. Estou desde então no auxilio do INSS, desde 03/2010, e o médico do trabalho não me libera por causa desses altos niveis de TGO e TGP, queria saber se isso é realmente ruim, pode causar mais alguma coisa em mim, ou se tenho como melhorar isso…aguardarei respostas e desculpe por tomar tanto espaço aqui.

  172. Eros Galante comenta:

    4 maio, 2011 @ 8:33 PM

    Esqueci de dizer que tomo Propanolol 20mg e Enalapril 10mg 1 vez por dia cada um, tomo Omeprazol, tomo Glibenclamida 5mg para meu diabetes (2 vezes por dia), tomo sulfato ferroso e complexo B, nas internações usei bastante Oxacilina, Vancomicina, Entrapenem, e outros antibióticos que não me recordo.

  173. darla comenta:

    6 maio, 2011 @ 4:03 PM

    Boa tarde, mau nome é Darlan tenho 31 anos meu colesterol total deu 218, meu TGO deu 74 e TGP 200, é motivo para que eu me preucupe?

  174. Vera Lucia Oliveira comenta:

    9 maio, 2011 @ 6:43 AM

    Bom Dia, Doutor
    Estou muito preocupada a mais ou menos 10 anos que soube estar com estaetose hepática ,resolvi relaxar,descobri que estava diabética passou todo esse tempo mal cntrolado não consegui emagrecer o meu ggt e77 outras taxas do hepatograma são normais ,mas sinto uma dorzinha do lado direito,o que fazer? Tomo tioctacid600,glifage500xr 3x,daonil1x,atenolol25,1x,hidroclorotiatizida25,omeprazol e sinvastatina 10mg,ziloric 100mg . tenho indicação para cirurgia de vesículae bariátrica.Aguardo seu comentário .Obrigada

  175. Daniele comenta:

    12 maio, 2011 @ 4:52 PM

    Olá, estou muito preocupada, tenho 21 anos, fiz um exame completo de sangue, e meu
    GAMA-GLUTAMIL TRANSFERASE (GGT) está com 71 u/l , o que pode ser?? eu já fiz
    um tratamento com o Roacutan, mas já terminei a um pouco mais de 1 ano, fiz exames
    na epoca, e estava tudo bem, mas fiquei muito preocupada com a
    alteração do GGT, tomo anticoncepcional yasmin, pode alterar?? me reponda por favor
    obrigada

  176. Joao Rodrigues Filho comenta:

    18 maio, 2011 @ 10:35 PM

    sinto dor constante no estomago sempre estou com dor no figado meu t. g. o deu 80 estou preocupado que devo fazer em Fernando de Noronha nao temos bons recursos esta taxa é preocupante?

  177. PAULO comenta:

    19 maio, 2011 @ 9:00 PM

    TENHO 41 ANOS, GAMA111, TGO253, TGP444E ME RESPONDAM O K ISSO SIGNIFICA

  178. geff correa feijo comenta:

    23 maio, 2011 @ 7:41 PM

    tenho 48 anos e fiz exames e meu tgp 99 tgo 52 o que significa isso.e o que posso fezer para colocar os niveis normais .estou preocupado..

  179. Daniele comenta:

    6 junho, 2011 @ 12:15 AM

    Meu filho fez exames admicionais p/ Oficial da Polícia e o TGO e TGP deu alteradíssimo: 240
    Em março ele foi ministrar curso em município do Amazonas chamado Itamarati.
    Porém na semana q fez o exame de sangue, mais precisamente, semana passada (última de maio)
    fez tratamento de cdanal e tomou remédios p/ dor e antiinflamatórios. Isso pode dar
    alterações no TGO e TGP?
    Por favor, ajude-nos, estamos muito preocupados. Amanhã já irá marcar consulta
    no Hospital Tropical de Manaus.
    Ele tem 24 anos e já é Advogado arovado na OAB /2010 e agora passou p/ Oficial da Polícia Militar.
    Aguardo retorno,
    Obrigada!

  180. Jorge Luiz Monteiro de Queiroz comenta:

    6 junho, 2011 @ 3:52 PM

    Tenho 53 anos e ao realizar uma ultra para identificar dor no abdome foi constatado que havia uma massa no figado. (Nefrolitíase a direita. No lobo hepático direito observa-se imagem nodular hipoecóica não hemogênea, limites definidos, medindo cerca de 7.2 x 5.3 cm (hemangioma?, abscesso?).
    Realizado posteridormente uma tomografia confirmou uma massa sólida localizada na transição do segmento 8/5 de contorno irregular e limites mal definidos medindo 58x43mm, captante do meio de contraste e que determina efeito de massa sobre a veia porta, elevando-a.)
    Realizei posteriormente uma cintilografia e o resultado deu normal (não entendi esse resultado. normal?).
    Fiz logo em seguida exame de sangue onde houve os seguintes resultados:

    – gama glutamil transferase deu 202,0 u/l;
    – Bilirrubina direta deu 0,6, a indireta 0,02 e a total 0,8 mg/dl;
    – fosfatase alcalina 515,0 u/l (65 a 300 u/l); e
    -transaminase pirúvica – 43,7 u/l (3 a 50 u/l).

    Irei realizar no próximo dia 16 uma ressonância magnética.

    Gostaria de saber se com esses resultados acima da para saber se é um tumor benigno (hemangioma ou adenoma) ou um tumor maligno (câncer).
    obrigado

  181. raimundo 28 anos comenta:

    11 junho, 2011 @ 5:53 PM

    dr fiz o exame para entrar na policia militar o tgo e tgp,deram um pouco alto,como baixar esse indice para eu refazer esses exame?

  182. Daniel Aver comenta:

    13 junho, 2011 @ 11:19 PM

    Olá doutor, fiz todos os exames de sangue, o unico fora dos valores normais foi TGP-ALT 86,30U/L,
    O TGO-AST deu 37,58U/L.
    Estava tomando mezasalina por 3 meses para um tratamento de uma colite, fiz uma endoscopia e estou com gastrite discreta.
    Fiz um exame a 3 meses atrás e estava com contagem de plaquetas 226mil/ul e hj estou com 184mil/ul
    Tenho 32 anos

    Esse valor do TGP-ALT e da contagem de plaquetas significa algo grave?
    Obrigado pela atenção!!!!

  183. Damaiante Nominato Correa comenta:

    16 junho, 2011 @ 11:43 AM

    Dr. meu GAMA GT esta alterado 148 U/L eu tive Epatite +ou- 13 anos epatite 2 tomei remedios na época, mas hoje estou com 43 e sofro demal esta sempre dor de cabeça, enjoô e sempre tomo medicamento para dor de cabeça, e somo Predinisona 5 ml por causa de uma cindrome de jogre, tomo também Nitrafurantoina (macrodantina) sempre depois da relação intima para evitar infecção. Tudo isso ajuda a atrapalhar o figado?

  184. JOSE ANTONIO BRAGA comenta:

    20 junho, 2011 @ 12:57 AM

    Dr, meu exame de Transaminase Pirúvica (Amino
    Transferase de Alanina) de 74 U/L, o que isso significa?

    Grato,

    Abraço

  185. jane cavalcante comenta:

    3 julho, 2011 @ 6:49 PM

    oi tudo bem com vcs ,eu não estou nada bem ,fiz exame de gama gt deu 55,0 u/l o medico dise pra eu não me preucupar so que estou toda inxada pes pernas e ate o rosto,estou com perca de proteina meu colesterol ta muinto alto ,não me cinto nada bem,quero muinto voltar ao meu normal …

  186. Fábia comenta:

    4 julho, 2011 @ 3:08 PM

    Boa tarde!

    Gostaria de saber o que significa: transaminase glutâmica pirúrica, pois em meus exames deu o resultado: 52,8 u/L, seria hepatite ou o que seria, fiquei um pouco assustada pelo resultado que obtive na internet. Obrigada

  187. ROBSON comenta:

    6 julho, 2011 @ 8:52 PM

    Meu exame apontou TGO 33 e TGP 55 devo ficar preocupado, esta situação pode ser em virtude de tomar muito remédio

  188. Albérico M Bezerra comenta:

    24 julho, 2011 @ 5:38 AM

    Ola!;
    recentemente notei que engordando sem motivo, após uma gripe muito forte, e com sintomas de ser a gripe suina, estive no hospital, que fez uma série de bateria de exames, e constatou duas coisas: Trigliceres mto alta, e o Gama GT 650, sou uma pessoa que não bebo, mas o stress é algo normal na minha vida (tomo Lexapro pra controlar), gostaria de saber se somente com uma dieta eu resolvo, ou é preciso tomar medicamentos, estou preocupado; grato;

  189. Maria comenta:

    26 julho, 2011 @ 8:48 AM

    Olá,
    Meu exame apontou TGO:39 e TGP:67, devo ficar preocupada, pois não tomo nenhum medicamento.
    Obrigada.

  190. Júlio comenta:

    17 agosto, 2011 @ 6:39 PM

    Fiz exame de TGO TGP e outros, todos deram normais… Fora o TGO que deu 57. Já tive Hepatite A. Devo me preocupar???

  191. sonia comenta:

    27 agosto, 2011 @ 8:56 AM

    Amei encontrar esse site, depois de muitas noites acordada, pesquisando sofrendo chorando, encontrei aqui tudo que procurava ..Tenho importantes perguntas: 1ª)médicos sabem ou não se o paciente tem cirrose? sei que é preciso a biopsia – mas através do exame de sangue, do raio X do abdome, da coleta da urina, o profissional pode ou não saber o diagnostico correto?2ª) a cirrose é contagiosa?quais os cuidados à tomar?por favor traduza esse resultado-edema e congestão pulmonar- infarto do miocárdio agudo – asterosclerose sistemica e coronariana – cirrose hepática micronodular,cardiomopatia hipertrofica. Voces estão de parabéns, pelo site , pelo trabalho, e pela atenção que é dada a todos. Aguardo resposta. Sonia

  192. Patricia comenta:

    28 agosto, 2011 @ 12:21 PM

    Bom dia!Meu TGO deu 42, é alto para a minha idade?
    Tenho 28 anos….

  193. Patricia comenta:

    28 agosto, 2011 @ 12:21 PM

    Bom dia!Meu TGO deu 42, é alto para a minha idade?
    Tenho 28 anos….
    Obrigado

  194. CLAUDIONOR comenta:

    1 setembro, 2011 @ 9:57 AM

    BOM DIA MEU TGO 48 TGP 80 GAMA- GT 67 ESTOU COM ALGUM PROBLEMA GRAVE OU NAO DEVO MIN PREUCUPAR.

  195. Marcelo comenta:

    5 setembro, 2011 @ 10:58 AM

    Meu TGO deu 75 e GP 103 como faço para baixar esses valores? Tem alguma dieta pra isso?
    Grato!

  196. João Sales comenta:

    14 setembro, 2011 @ 8:44 PM

    Meus exames de TGP deu 86, este resultado é próximo de epatite B?

  197. marcia comenta:

    16 setembro, 2011 @ 8:53 PM

    marcia
    ola como a elaine falou eu tambem tomo o anticoncepcional ciclo 21 fiz exame recente eo meu tgp deu bastante auterado nunca tive hepatite o medico acha q seja o ante concepcional e mandou eu para,to muito preocupada que seja algo pior.

  198. Luis Rodrigo comenta:

    19 setembro, 2011 @ 6:30 PM

    Ola me chamo Luis Rodrigo 27 anos, em todos os exames que faço desde de 06 anos atras todos sempre dão alterados TGP,TGO e GAMA GT, sempre todos alterados nunca normais, os resultados mais altos foram TGP 240, TGO 420 e GAMA GT 650. Fiz duas biopisias, a primeira deu como resultado hepatite cronica auto-imune, e a segunda deu como esteatose hepatica.
    Nesse periodo todo fui em mais de 30 medicos e fiz entenas de exames, sendo que nem os exames, nem as biopsias, e nem os medicos nunca chegaram em algum resultado. Já me falaram em dias de vida, outros mefalaram em meses, outros me falaram que nunca tive doença alguma, sendo que as vezes tenho diarreia, vomitos, nauseas, dor no corpo, dor no torax, e febre, sendo que os medicos afirmaão que esses sitomas não tem nada haver com as alterações no figado.
    Hoje não procuro mais medicos ate então porque nunca tive uma resposta igual dos mesmos, as biopsias deram resultados diferentes, so o que batem são os exames de sangue que são sempre alterados.
    Nunca bebi, nunca fumei, nunca usei drogas… Queria de uma opinião ou seja mais uma. Assim quem sabe não posso esclarecer algo sobre. Um grande abraço aguardo contato…

  199. joao carlos comenta:

    1 outubro, 2011 @ 12:17 PM

    Ola, gostaria q sr. me ajudasse nesse resultado:

    sei q estou com hepatite cronica pq minha mae é potadora, mas eu tenho 28 anos e tinha minha duvida se eu tinha ou nao, em 2007 eu doei sangue em uma banca de sangue e o meu resultado vei o seguinte:
    HBS ag negativo
    anti HBC negativo
    e todos outros exames negativo HIV etc…
    SANGUE A+
    fequei alegre, mas quando foi agora eu fiz particular e deu esses exames positivo
    HBSag reagente
    anti HBC igm nao reagente
    anti HBC igG reagente
    anti HBS 2,00 u/l
    TGO 15,00
    TGP 89,00 referencia 41, te pergunto eu levo uma vida normal sem sintomas bebo trabalho faço academia, e me sinto um cara normal, comparando esse resultado anti HBC e HBS positivo eu tenho uma hepatite perigosa?
    pois minha tgp se encontra em uma fase de hepatite nao muito perigosa, mas eu tenho muito medo do futuro, gostaria que o sr me desse uma respota sobre, se eu parar de beber comer menos alimentos que agride o figado tenho chence ainda de cirrose?

  200. Denise comenta:

    5 outubro, 2011 @ 12:15 PM

    Fiz um exame gama gt ontem, resultado 88,60. Tenho 38 anos, estou acima do meu peso ideal, já beirando a obesidade. Uso adesivo anticoncepcional Evra. Fazia duas semanas que não ingeria alcool. Será que tenho alguma lesão no fígado? Pois sempre gostei de beber algumas cervejas.

  201. maria Luiza comenta:

    5 outubro, 2011 @ 2:10 PM

    Tenho 54 anos e fiz exame de sangue e minhas taxas foram Gama Glutamil Transferase 182 U/L
    Anticorpos anti-peroxidade 553

  202. Maria comenta:

    6 outubro, 2011 @ 5:31 AM

    Olá bom dia
    Tenho uma filha com oito anos que fez análises à uma semana. As ditas análises estariam otimas caso não fosse as bilirrubinas. O resultado das análises é o seguinte:
    Bilirrubinas total- 1,73 mg/l
    Bilirrubinas Directa – 0,10 mg/l
    Bilirrubinas Indirecta-1,63 mg/l
    Por favor digam-me alguma coisa sobre estes resultados pois fiquei um pouco aflita. Esqueci de dizer que ela está a tomar o concerta 18mg.

  203. debora amorim comenta:

    10 outubro, 2011 @ 11:08 PM

    Ola Minha amilase soro deu 183 u/l, normal é até 100 u/l, lipase deu normal… isso é indicativo de alguma doença? Tenho dores abdominais laterais

  204. lucineia da s. oliveira comenta:

    13 outubro, 2011 @ 8:29 PM

    olá meu nome é lucinéia tenho uma filha c/ 10 anos c/ diagnostico de lupus eritematoso sistemico seu exame de tgo deu 24u/l e o tgp 19u/l gostaria de saber se esta tudo bem? e o tsh 0,249uui/l me responda !origada.

  205. alvanir comenta:

    19 outubro, 2011 @ 10:20 AM

    ola bom dia ! gostaria de saber se o anti depresivo amitriptilina aumenta o gama gt . porque eu não bebo alcoólica e o valor e de o resutado é 47 U/L E 159 U/L grato a sua resposta .

  206. jefferson comenta:

    27 outubro, 2011 @ 4:21 PM

    meu ensame de ASPARTATO AMINO TRANSFERASE del 57 é pra eu mim preocupa .mimajuda por favor

  207. juliana comenta:

    3 novembro, 2011 @ 1:05 PM

    Boa tarde, realizei exames de sangue para fins de posse em emprego público e na fosfatase alcalina deu 185 u/l. Há possibilidade de eu ser reprovada por causa desse valor? é considerado alto? Aguardo resposta, pois se for considerada alta vou repetir o exame. Obrigada.

  208. Vilma comenta:

    4 novembro, 2011 @ 2:18 PM

    Boa tarde,

    Recentemente fiz um exame de sangue e deu alteracao no Gama GT 123, facouso de Gardenal e tegretol so que nao posso parar com a medicacao o que devo fazer? Naobebo nada de alcool, gostaria de saber se tem algum alimento que pode elevar essa taxa?
    Como poderia ler as respostas de alguns casos acima?
    obbrigada desde j’a.

  209. Lorena buarque comenta:

    10 novembro, 2011 @ 2:50 PM

    Estou muuuito preocupada fiz exames TGO-AST deu resultado 108,0 sendo q o máximo é 46,00U/L,
    E o TGP_ALT deu 171,5 sendo q máximo é 50,0 U/L
    Me ajuda me dando resposta se isso é um tipo de hepatite.
    Espero a resposta.
    Mto obrigado!

  210. daniel mrcon comenta:

    16 novembro, 2011 @ 9:27 AM

    bom dia Dr.:
    fiz exames de rotina e o resultados foram TGO 32 u/L, TGP 41 u/L, Gama GT 84 u/l (alterado) e Ferritina 403 ng/mL (alterado), glicose jejum 101 mg/dL e após 75g de glicose em 120min 107 mg/dL, colesterol total, HDL, LDL e Triglicerídios estão muito bons, tenho 39 anos, 79 kg e 1,73m, fiquei preocupado, o que devo fazer? um abraço.

  211. elisabete comenta:

    19 novembro, 2011 @ 4:17 PM

    gostaria de saber se o so continuo de omeprazol pod aumentar os niveis de tgo tgp

  212. ademir comenta:

    21 novembro, 2011 @ 8:54 PM

    passei epatite b e ficou cronica , mas nao ataca o figado, e o medico quer fazer reposiçao ormamonal, gostarai de saber se e seguro

  213. Mariana comenta:

    28 novembro, 2011 @ 12:52 PM

    boa tarde, fiz um mes de cirurgia, fiz foby cabela (redução de estomago) e hoje peguei o resultado do meu primeiro exame laboratorial apos a cirurgia, o que acontece é que a Transaminase Glutamico Piruvica, soro deu 47UL sendo que o valor de referencia pra mulher e de 31UL, estou muito preocupada porque vi algumas literaturas dizendo ser hepatite ou cirrose. Posso estar mesmo com uma dessas doenças? Antes da cirurgia tinha dado tudo normal.
    obrigada

  214. MARTA MARIA PEDROSO OLIVEIRA MARTINS comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 12:41 PM

    SOU ALCOLATRA E MEUS EXAMES ESTAO ALTERADISSIMOS.
    GGT>3.000
    TODOS OS DIAS VOMITO E TUSSO PELA MANHÃ(+ DE 3 MESES).SERÁ QUE É CIRROSE? QUAL EXAME DEVO FAZER?
    U.S.ABDOMINAL TOTAL? OUTROS? URGENTE….

  215. Pedro Almeida comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 6:16 PM

    Boa Noite,
    Fiz exames recentemente, e deram-me este únicos valores alterados (o que já é habitual):

    TGO / AST – 42 Ul / L
    TGP / ALT – 97 UL / L
    Gama Gt – 218 UL / L

    O que poderá ser?

  216. reinaldo fontoura da silva comenta:

    8 dezembro, 2011 @ 4:39 PM

    TENHO 44 ANOS E SOU PORTADOR DE HEPATITE C FAÇO EXAME A CADA SEIS MESES E HOJE RECEBI MEUS EXAMES DE SANGUE E DERAM ALTERADOS OS SEGUINTES TGO 56,20 U/L TGP 95,60 U/L GAMA GT 255,00 U/L EU GOSTARIA DE SABER SE ESTA MUITO RUIM MEU FIGADO E O QUE DEVO FAZER PARA MUDAR ESSES NUMEROS

  217. Ione R. Sagrllo comenta:

    18 dezembro, 2011 @ 9:07 AM

    Bom Dia,

    Me chamo Ione, fiz duas vezes um exame de :

    Transaminase oxalacética – TGO – 42U/L
    Transaminase Pirúvica – TGP – 93 U/L

    Estou muito preocupada com essas taxa, gostaria que me informasse sobre as mesmas.

    Atenciosamente.

  218. Raquel comenta:

    6 janeiro, 2012 @ 9:45 PM

    Olá. Meu nome é Raquel, tenho 30 anos e tenho Hepatite c, pois quando pequena precisei de transfusão de sangue.
    Recentemente fix exames de sangue e meu TGO deu 43, o TGP 49, a fosfatase alcalina 43 e Gama Gt 48. Por favor, gostaria de saber se é grave.

    Obrigada.

  219. Alexandra comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 4:09 PM

    Fiz um checape geral e somente o exame de Gama gt deu alterado (53), gostaria de saber quais procedimentos devo tomar, pois já fiz varios exames e até agora não consigo achar o motivo desse valor.
    Estou ficando com os lábios inchados, as vezes sinto enjoo ,nausea, dor de cabeça, o que devo fazer.
    Pois já fiz ultrasson do fígado e varios testes alergicos e nada.
    Aguardo resposta.

  220. Vania comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 10:30 AM

    Bom Dr. fiz o exame Gama Gt solicitado pelo gastro e o resultado foi 39 U/L dev o ficar preocupada tenho alguma doença no figado.

    Obrigada

  221. José Railson Vale da Silva comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 12:34 PM

    Boa Tarde.

    Fiquei um pouco preocupado com as taxas de Transaminase AST (TGO) 62 e ALT (TGP) 70 quando os valores de refrência são de 04 a 36 e 04 a 32, repactivamente, dessas taxas, portanto goataria de saber se essa a alteração indica algum tipo de doença grave ou um simples acompanhamento faz retornar as taxas desejáveis.

  222. idequisan oliveira dos reis comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 6:44 PM

    gama gt 431,0 tgo136,0 tgp 122.0 estou muito proculpada dr

  223. Raimunda comenta:

    20 janeiro, 2012 @ 10:14 PM

    fiz um exames de TGO o resultado deu 98 UL ta muito alto é 1°,2°, 3° grau essa quantidade? quanto equivale o TGP deu 94 ta muito alto?

  224. Ana Paula comenta:

    21 janeiro, 2012 @ 5:40 PM

    Realizei alguns exames de rotina como façao anualmente e verifiquei valores para TGO,TGP e Gama GT muito alterados ou seja respectivamente 57u/l, 74u/l e 110u/l além destes o TSH esta bem alterador: 5,99. Tenho hipotiroidismo há 14 anos e faço uso de Euthyrox 100mcg neste mesmo periodo, para as sorologias de Hepatite estão todas não reagentes. Pode acontecer de haver uma intoxicação medicamentosa? ou´há sugestão para outras doenças. Estou um pouco nervosa. Espero sua resposta, obrigada.

  225. Eliete de souza comenta:

    22 janeiro, 2012 @ 8:38 PM

    Boa noite, recebi o resultato e sangue de meu pai, e fiquei muito preocupada com o resultado de um exame, TRANSAMINASE OXALACETICA – TGO RESULTADO 90,00 U/L E UM OUTRO TRANSAMINASE PIRUVICA -TGP RESULTADO 50,00 U/L levei esses exames ao cardiologista dele e o mesmo me disse que ele estava com um principio de cirrose, isso e possivel vendo esse resultado, meu pai bebia sim, nao todos os dias, mais todos os finais de semana, e tomava cerveja, teve uma AVC HEMORRAGICA dia 13 de setembro de 2011, toma neofedipina 20 ml, capitopril de 25ml, hedontal100mg faz fisioterapia, nao bebeu mais desde do dia que ele sofreu esse AVC e como posso ter certeza das palavras do cardiologista, deve fazer que tipo de exame para essa confirmaçao, e existe algum tipo de tratamento esse tipo de doença, ele tem 63 anos pesa 55 kg, aguardo aresposta o mais breve possivel pois estou muito aflita com tudo isso e preciso fazer algo para ajuda-lo

  226. patricia comenta:

    25 janeiro, 2012 @ 8:16 AM

    olà, esse mes fiz exames de sangue completo e tudo deu normal, so o sgpt (alat) que deu 45ui, nao tomo bebidas alcolicas, o unico remedio que tomo faz 2 anos é claradol 500, quando tenho crises de enchaquecas. devo me preocupar? o que devo fazer? parar de tomar o claradol? por favor me ajude!! aguardo respostas, grata!

  227. Ricardo comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 10:51 AM

    Estou fazendo tratamento para receber hormonio testo.. e meus exames vem dando alteração hoje fiz um onde deu os seguintes resultados:

    Obs.: tenho 34 anos, peso 102kg, altura 1,75

    ALANINA AMINOTRANSFERASE (ALT/TGP) = 83 U/L

    ASPARTATO AMINOTRANSFERASE (AST/TGO) = 35U/L

    TRIGLICERÍDIOS = 47mg/dL

    LDL-COLESTEROL = 97mg/dL

    COLESTEROL TOTAL = 202 mg/dL

    Glicose Pós Prandial = 122 mg/dL

    GLICOSE = 112 mg/dL

  228. Mariana comenta:

    2 fevereiro, 2012 @ 9:08 AM

    Olá,

    estou com

    TRANSAMINASE PIRUVICA (ALT): 87 U/L

    TRANSAMINASE OXALACETICA (AST): 39 U/L

    Estou preocupada,tem algum risco?

  229. ana paula vianna comenta:

    2 fevereiro, 2012 @ 4:50 PM

    Meu marido tem 36 anos e realizou a poucos dias um hepatograma com os seguintes resultados: proteínas totais: 7.2 g/dl , ALT: 43 U/L , AST: 33U/L, fosfatase alcalina: 84 U/L e GGT: 123.0, bilirrubina direta: 0.1 mg/dl , bilirrubina indireta: 0.2 mg/dl e bilirrubina total: 0.3 mg/dl. Gostaria de saber qual a gravidade deste resultado, por que a GGT deu tão alta? Se puderem me responder agradeço muito! Obrigado!

  230. ana karina lira comenta:

    7 fevereiro, 2012 @ 1:17 PM

    minha filha tem 4 anos e apos fazer exame de rotina de sangue o resultado.
    glicose- 101 mg/dl
    colesterol total – 201 mg/dl
    HDL – 41 mg/dL
    LDL- 145 mg/dL
    TGO – 36 U/L
    TGP- 60 U/L
    Gostaria de saber qual a gravidade deste resultado ?
    obrigada !!

  231. Reginaldo comenta:

    11 fevereiro, 2012 @ 9:47 PM

    Realizei alguns exames de rotina foi constatado que o TGO (AST) está com 42 U/L e o TGP (ALT) está com 63 U/L. Gostaria de saber. Qual enfermidades provoca esta alteração no figado?

  232. Elizete Lima comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 3:58 PM

    Olá Dr, eu fiz um exame de sangue e o TPG deu 9 U/L e o normal seria 10-40 e o que isso significa?
    Quando eu era pequena já tive o começo de hepatite, e hoje eu estou com 20 anos…gostaria de saber o que tenho de anormal.
    Desde já agradeço.

  233. Max Junior comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 3:47 PM

    Boa tarde Dr; fiz um endoscopia recetemente e deu HELICOBACTER PYLORIM, mais ja fui receitado. mais a minha duvida e quanto o resultado do meu exame de sanguepois deram: vcm 94,44 fl, hcm 31,69 pg, chcm 33,55 g%, e o mais importante TGO 45U/L E TGP 82 U/L. Se puderem me responder agradeço muito! Obrigado!

  234. Marisa G.Fontes comenta:

    22 fevereiro, 2012 @ 7:50 AM

    Bom dia!
    Realizei varios exame e alguns deram alterados, gostaria de saber se me devo ficar preocupada com os resultados:
    GAMA ——————————-57
    TRIIODOTIRONINA T3———-1,71
    TRIGLICERIDES——————-181
    GLICOSE—————————-100
    COLESTEROL———————–212
    COLESTEROL HDL——————65

  235. Antonio Goulart comenta:

    29 fevereiro, 2012 @ 10:18 AM

    O meu GAMA GT esta a 597 o que fazer para baixalo.

  236. Doralice Polastri comenta:

    7 março, 2012 @ 1:23 PM

    Boa Tarde,
    Realizei varios exames de rotina, pois andei sentindo algumas dores perto do estomago de vez em quando tipo fisgadas. Fiquei assustada quando peguei o resultado e estava um pouco auterado como:
    – Discreta Leucocitose
    -Colesterol Total em 238 mg/dl
    -Colesterol LDL em 159 mg/dl
    – Transaminase Piruvica em 75,00 U/L
    Estou muito preocupada pois estou cuidando do meu pai que esta com câncer de pulmão, fiquei com ele no hospital do dia 30 de Novembro até no dia 17 de Janeiro, será que peguei alguma infecção?Me responda por favor.
    No momento muito obrigada.

  237. Silvania Stefanes comenta:

    9 março, 2012 @ 11:37 PM

    Boa noite!!
    Dr. passei tres dias com muitas dores fortes no estomago e aparentemente no figado,realizei exames de sangue que os resultados foram: bilirrubinas totais 1,8 – TGO/AST 48 U/L – TGP/ALT 184 U/L – GAMA GT 538 U/L – AMILASE 163,0 U/L – LIPASE 1.576,0 U/L – Dentre outros que os valores foram normais. Também fiz endoscopia que o resultado foi H.Pylori positivo – pequena Hernia de Hiatal – Esofagite Distal Discreta – Gastrite Enantematosa Exsudativa. Dr. o que significam esses resultados??? Desde já agradeço!!!

  238. Adenilson Santos comenta:

    13 março, 2012 @ 3:37 PM

    Boa tarde Dr°, tenho 35 anos e estou acima do peso , minha pressão começou dar uma alterada e fui ao cardiologista , e ele me pediu alguns exames , e nos exames contaram que o T.G.O 83 , e o T.G.P 115 , fiquei preocupado , sera que estou com alguma doênça no figado?

  239. cristiane comenta:

    21 março, 2012 @ 9:27 AM

    bom dia, meu marido fez exame de sangue e deu alteração na transaminase piruvica (ALT) 138,00 U/Le diz que tem que ser até 42,0 o que pode ser espero resposta desde já agradeço.

  240. Leila Farto Trettel comenta:

    22 março, 2012 @ 12:40 PM

    Fiz exames de sangue completos e o único alterado foi GGT que de 254. Faço uso constante de Atenolol 50 e tomo muitos analgésicos devido a uma enxaqueca que nunca mais sara. Será que a alteração do GGT tem alguma coisa a ver com esses medicamentos? Estou preocupada e só tenho retorno no meu médico daqui 30 dias. Me preocupo, porque já perdi meu filho há quase 1 ano com um sarcoma sinovial bifásico. Sei que não tem nada a ver, mas agora tudo me assusta. Obrigada. Leila

  241. GILVAN comenta:

    23 março, 2012 @ 5:35 PM

    Olá Dr. fiz um tratamento de pele a base de cetoconazol. Fui fazer exames para ser admitido num concurso. Todas as taxas deram normais, menos TGO e TGP. Como posso fazer para baixar essas taxas? TGO 68 e TGP 116.

  242. Beth comenta:

    25 março, 2012 @ 1:22 AM

    Olá Dr. Meus exames apresentam-se assim: TGO 71,1, TGP 103,1 e Gama Gt 49,3. Estot com hiperparatireoidismo, meu Paratormonio deu 101. Isto pode ter relação. Ja fiz uso de muitos remédios, pois sou poli traumatizada. Obrigada. beth

  243. Emerson comenta:

    26 março, 2012 @ 9:22 PM

    boa noite Dr. Fiz um exame de sangeu e meu ggt deu muito acima do normal 338, estou muito preocupado. O que o senhor me aconselha?

  244. Patricia comenta:

    28 março, 2012 @ 8:19 PM

    Boa noite gostaria de um esclarecimento meu esposo fez um exame de sangue e o TGP dele deu 60 a doutora dele diz que deu um probleminha no figado passou um ultra ,ele toma muito medicamento,ele e hipertenso,coluna toma ass para afina o sangue,estou preocupada,isso é grave? ele não bebe.

  245. Patricia comenta:

    28 março, 2012 @ 8:31 PM

    Ele já teve hepatite Aserá que isso tem alguma coisa haver?não foi tratada,sumiu sozinha,tanto é que hoje em dia ele não pode doar sangue.por favor me tranquilize sobre isso fico muito grata fique com Deus

  246. thiago comenta:

    28 março, 2012 @ 8:50 PM

    Olá Dr. Responde por favor tenho 28 anos fiz um exame de TGO e TGP deu respectivamente 97 e 95 U/L quero saber é preocupante porque vou passa por uma junta médica do concurso gostaria se é fator preocupante?

  247. Ivone comenta:

    31 março, 2012 @ 9:18 PM

    Fiz exame de sangua e o resultado foi TGO/AST38 e TGP/ALT 75 ,estou preocupada que seja coisa pior . Oque devo fazer
    Me esclareça por favor.

  248. edilson comenta:

    2 abril, 2012 @ 2:30 PM

    meu gama gt deu 52 u/l o valor de referencia é <38 no dia 27/03/12 no dia 28/03/12 fiz outro exame para trabalhar en outro laboratorio o valor de referencia é até 64 u/l posso não ser com tratado

  249. Aline comenta:

    3 abril, 2012 @ 12:08 PM

    Ola por favor
    meu exame de Gama Glutamil transferase deu 85u/l tenho sobrepeso mas bebo de vem emquando bebida alcólica.
    Nos ultimos 20 dias fiz um cruzeiro e bebemos mais que o normal bebida alcolica.Sera que é por isso que deu essa alteraçao?

  250. julia comenta:

    3 abril, 2012 @ 12:58 PM

    oi! meu filho tem 4anos e7mesesfez exames de sangue e a transaminase oxalacética (amino transferase asparato) deu 52u/l e para ficar preocupada na verdade eu estou preocupada pois acho que deu muito alta.aguardo resposta por email o mais raoido

  251. Renato de Castro comenta:

    10 abril, 2012 @ 4:40 PM

    Minha esposa fez Hepatograma e a única alteração foi no GAMA-GLUTAMIL-TRANSFERASE, cujo o resultado foi de 64,0 UI/L.
    Não está normal, mas gostaria de saber se chega a ser um problema grave?

  252. Sebastião comenta:

    11 abril, 2012 @ 6:14 PM

    Gostaria de saber se TGO = 44,0 U/L e TGP = 64,0 U/L = e Proteina C Reativa 12,0 mg/L é considerado um resultado preocupante.
    Grato.

  253. António Trindade comenta:

    19 abril, 2012 @ 6:46 PM

    Gostaria de saber se os valores tgp= 59 e GGT=75 são valores demasiado altos, pois ando bastante preocupado. Fico muito grato pelo esclarecimento

  254. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 abril, 2012 @ 10:48 PM

    Não estão altos. É importante o seguimento e verificar se os valores estão subindo ou abaixando.

  255. GORETI comenta:

    20 abril, 2012 @ 8:33 PM

    Minha mãe teve fortes dores abdominais,levei ela no pronto socorro e fizeram exames que acusou tgp 124, tgo 207, gama 271 só medicaram e liberaram O QUE PODE SER? GRATA

  256. altair comenta:

    15 maio, 2012 @ 9:27 PM

    olá, dr. minha mãe tem 64 anos e teve uma aneurisma ha 15 anos e desde então perdeu os movimentos do lado esquerdo, desde então foi acometida por varias doenças, entre elas diabete, pressão alta,obesidade, faz uso de FENITOÍNA, METFORMINA 850, ATENALOL, ANLODIPINA, PURAN 14.. EXMA DE SANGUE COLHIDO EM 13.04.2012 acusou :

    GLICOSE…………… 124
    UREIA………………. 37
    CRETINA…………… 0,8
    COLESTEROL MG/DL…………..260
    HDL…………………41
    TRIGLICERIDIOS………………….467
    LDL COLESTEROL……………….. 118
    ACIDO URICO………………….5,9
    SODIO………………………………141
    POTASSIO…………………..4,1
    CPK………………..38
    TGO (AST) ……………………53
    TGP (ALT) ………………………49
    Agora o que mais me deixou preocupado foi o resultado do
    GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE – GGT- ……………..534
    T4 LIVRE TIROXINA FRAÇÃO LIVRE……………..0,71
    TSH HORMONIO TIROESTIMULANTE……….8,93
    DIANTE DESTE RESULTADO O QUE FAZER?

  257. Francisca comenta:

    19 maio, 2012 @ 2:44 PM

    Ola dr. estou bastante preocupada com os resultados dos exames tgo71 tgp91 gama deu 101 estou 20k acima do peso ,faz 3 anos que descobri que tenho gordura no figado pode ter evoluido para cirrose?

  258. Mauro cesar comenta:

    20 maio, 2012 @ 11:07 PM

    fiz uns exame por estar com a pressao arterial alteranda o exame revelaro que aspartato amiotransferase(tgo/ast) deu o resultado em 78u/l sendo que no exame esta mostrandoo valor referente e de 11 a 39 u/l esto preocupado nao sei o que significa???

  259. dyanna comenta:

    24 maio, 2012 @ 1:21 PM

    meu tgo e tgp sempre da alteraçoes o mais recente deu tgp 37 e tgp53. lembrando que eu nao tomo paracetamou ja faz muito tempo evito tomar remedios que tenha paracetamou pois age direto no figago. minha duvida é tenho pocibilidade d ter epatite. quais os resultados significativos p/ diagnosticar epatite? porfavor me respondam logo estou aflita nenhum medico me responde isso com prescisao.
    abraços obg.

  260. nei comenta:

    26 maio, 2012 @ 11:01 AM

    fiz exames pra assumir um cargo público o resultado foi TGO 16 E TGP 42 GAMA GT 124 estando só o ele alterado o que pode ser?

  261. Tiago brum comenta:

    29 maio, 2012 @ 1:25 AM

    Ola Dr meu resultado de sangue de gama gt deu 102 isso é preocupante? Tenho 29 anos 92 kilos 1.72cm

  262. Marcelo comenta:

    4 junho, 2012 @ 9:24 PM

    MInha mae esta com tgp 58u/l e tgo 42u/l os valores estao alterados e na minha cidade nao tem hepatologista, em qual médico devo leva-lá para tratamento? Ela tambem esta com os leucocitos baixos e com o colesterol no limite. por favor me ajude nao sei em qual médico leva-la.

  263. maria jose comenta:

    11 junho, 2012 @ 11:09 AM

    minha irma fez um exame de gama gt e o resultado deu 400 ,estando so ele alterado o q pode ser?isso é preocupante?

  264. Vania Heloisa de mello comenta:

    13 junho, 2012 @ 9:17 PM

    boa noite gostaria de saber se o meu caso é preocupante tenho 46 anos fiz exame e os resultados foram leucocitos 3200 glicose, 96 acido urico 4,5, transaminase oxalacetica 31, e a piruvica 23 , ck total 209, hdl colesterol 45,5, ldl colesterol 136,6, trigliceres 72 .Seria bom eu fazer um ultrasom abdominal? aguardo seu retorno . Vânia

  265. THYAGO FROES comenta:

    14 junho, 2012 @ 11:13 AM

    olá boa tarde.TENHO 27 ANOS 1.73 DE ALTURA E 66 KG MEUS EXAMES DERAM TGO 175 E TGP 53. TODO ANO FAÇO CHEK UP E SEMPRE DERAM DENTRO DA NORMALIDADE.FIZ USG DE ABDOMEM SUPERIOR E NAO DEU NADA.FIZ TAMBEM OS TESTES DE SOROLOGIA INCLUSIVE HIV1 HIV2(SERÁ QUE ESTES NIVEIS ELEVADOSTEM ALGUMA COISA HAVER COM COM O VIRUSHIV?) MAS OS RESULTADOS AINDA NAO FICARAM PRONTOS.ESTOU PREOCUPADO SERÁ QUE ESTOU COM HEPATITE OU HIV?

  266. adriana santos comenta:

    18 junho, 2012 @ 7:14 PM

    ola fiz um exame o meu tgo deu 44 e o tgp deu 48 sei que nao e muito alto perdto de muito mais fiquei preocupada fui no medico e ele mandou eu fazer uma ultrassonografia devo ficar com medo!

  267. Carlos Alberto comenta:

    22 junho, 2012 @ 11:43 PM

    PREZADO SENHORES. ESSE SITE VOCE SÓ FAZ PERGUNTA… EU SÓ VI DUAS RESPOSTAS DURANTE A TRAJETÓRIA QUE FIZ DO INÍCIO ATÉ O FINAL.
    MINHAS DESCULPAS, MAS NÓS SÓ FAZEMOS PERGUNTAS E NADA DE RESPOSTA.
    FIQUE COM DEUS À TODOS

  268. elizabeth vieira comenta:

    26 junho, 2012 @ 12:10 AM

    Dr.
    fiz exame recentemente com contagem de 37tgo e 61 tgp. Gostaria de saber se esta é uma contalgem alta.

  269. PAULO HENRIQUE comenta:

    29 junho, 2012 @ 11:54 PM

    FIZ EXAMES DE TGO= 32 U/L, TGP=46 U/L, BILIRRUBINA DIRETA= 0,3 MG/DL, INDIRETA=0,4MG/DL, TOTAL=0,7MG/DL. PORÉM FIQUEI PREOCUPADO COM A TAXA DA GGT=294,0 U/L, POIS SEMPRE FOI NORMAL. EXISTE TRATAMENTO, RISCO DE HEPATITE OU CIRROSE COM ESSES RESULTADOS? AGRADEÇO IMENSAMENTE UMA RESPOSTA, POIS ESTOU MUITO NERVOSO E ANCIOSO.GRATO

  270. Ademir comenta:

    9 julho, 2012 @ 7:23 PM

    Oi fiz exames recentes onde TGO = 21 , TGP 34, GGT= 171, eu tive hepatite B em 2007, e uso antidepressivos , Rohypnol 1mg , oxalato de escitalopram 10mg e amitripitilinia 75mg , gostaria de saber se tomando esses medicamentos pode ter a taxa elevada de GGT , obrigado.

  271. valdir de solza comenta:

    26 julho, 2012 @ 6:31 PM

    oi oi udo bem meu resutado de aspartato aminotransferase – TGO (AST) DEU 70.0..E NORMAL;; ATE 40 E alanina aminotransferase -TGP(ALT) DEU 60.0. NORMAU 45 ;;; GOSTARIA DE SABER SE DEU MUITO ALTO SE TEM ALGUM RISCO DE DOENÇA BRIGADA

  272. LEONORA CHAVES S comenta:

    17 agosto, 2012 @ 3:06 PM

    Olá , o resultado de minha coléta -ALANINA AMINOTRANSFERASE [TGP] foi de 42U/L . Tem algum risco? Devo fazer algum exame detalhado? E a conferencia eletronica , faz alguma diferença ? Posso tomar alguma medicação por conta ? Aguardo respota, obrigada!

  273. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    18 agosto, 2012 @ 12:09 PM

    Leonora.
    Todo exames laboratoriais são chamados exames subsidiários, ou seja, dá subsídios aos médicos para formular um diagnóstico suspeitado pelo exame clínico.
    Quando um exame dá pouco alterado deve-se repetir o exame para ter certeza que realmente o valor do resultado esta correto. Assim, sugiro faça novo exame e converse com seu médico a respeito do resultado.

  274. cristina comenta:

    22 agosto, 2012 @ 7:37 PM

    olá, tenho 22 anos, não fumo, não bebo, peso 46kg tenho, 1,60 de altura, e os resultados de meus exames foram os seguintes: TGO/AST: 25 U/L
    TGP/ALT: 36,0 U/L
    GAMA GT: 14 U/L
    FOSFATASE ALCALINA: 209,00 U/L
    Gostaria de saber se tem alguma alteração, pois fiquei um pouco preocupada com o último valor.
    Desde já, agradeço a atenção.

  275. Adenilson Marins comenta:

    24 agosto, 2012 @ 5:44 PM

    Olá, tenho 36 anos, 1,73m de altura e 75Kg, acabei de realizar uns exames de rotina e foi verificado que meu GAMA GT 259,19. TGO(AST) 66,01 e TGP(ALT) 91,50. Por favor como faço para baixar?

  276. helio comenta:

    22 setembro, 2012 @ 9:53 PM

    Hélio, estou preocupado com minhas taxas de ferritina que deu 1640 valor de referencia 24 a 300, amilase deu 150 valr de referência 130, e lipase deu 80 valor de referência 60 ui\L. O que devo fazer, pesso ajuda.

  277. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 setembro, 2012 @ 12:30 PM

    Helio
    A ferritina é uma proteína inespecífica que aumenta no sangue quando existe um excesso de ferro no organismo por transfusões sanguíneas repetidas ou hemocromatose. A ferritina pode aumentar em outras situações como, inflamação, infecção ou lesão hepática, sobretudo hepatite C, câncer e deficiência de ácido ascórbico. Consulte seu médico à respeito e se for o caso consulte um médico hematologista.

  278. ELISANGELA comenta:

    12 novembro, 2012 @ 8:40 PM

    O RESULTADO DO MEU ESPOSO FOI DE 161,77U/L PARA GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE ELE ANDA EXAGERANDO NA CERVEJA ESTOU PREOCUPADA COM ESTE RESULTADO. O QUE O SENHOR ACHA DOUTOR? AGRADEÇO UM ABRAÇO

  279. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 novembro, 2012 @ 7:05 AM

    Sim, Elisanela.
    A Gamaglutamil transferase é uma enzima que se altera nas lesões do fígado. Provavelmente, o médico que o consultou deve ter pensado nisto ao solicitar este exame. Assim, aguarde o retorno comm o médico para prosseguir no estudo do fígado. Deve parar com o uso das bebidas alcoólicas, que só agravam as lesões do fígado.

  280. Adriana comenta:

    2 dezembro, 2012 @ 11:09 PM

    Olá, fiz um exame de prevenção e o meu ggt deu 557 , tive hepatite aguda aos 17 anos e retirei a vesícula aos 18..hoje tenho 31, não fumo nem bebo há 1 ano e 6 meses…posso estar com cirrose? aguardo

  281. Roseli de oliveira comenta:

    10 dezembro, 2012 @ 7:00 PM

    Olá sou Roseli fiz exame de Transaminase G. Pirúvica- TGP
    resultado 105,0 U/L e Oxalacetica-TGO resultado 128;0 U/L levei um grande susto o unico diagnóstico que eu sintia era amargo na boca .vou fazer ultrason para ver em que grau está .mais sou uma pessoa de muita fé em nome de Jesus já estou curada.

  282. Manoel comenta:

    29 janeiro, 2013 @ 8:17 AM

    Bom dia,
    Tenho 29 anos ,80 kl, 1,75 alt.
    Estou preocupado com minhas taxas:
    ALT/GPT: 84,3 U/ML
    ALT/GPT:113,0 U/ML
    Devo me preocupar??

  283. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    29 janeiro, 2013 @ 6:56 PM

    Manoel.
    Leve os resultados dos exames para o médico que os pediu.Tem necessidade de investigar os motivos que causam a subida destas enzimas.

  284. ROBERTO JOSE MACHADO DE SOUSA comenta:

    26 fevereiro, 2013 @ 2:00 PM

    doutor boa tarde! fiz exame e meu tgp e o resultado foi de 45 o valor e de ate 39, gostaria de saber se esta muito alterado antes de fazer este exame passei 05 dias tomando tandrilax de 8 e 8 horas pois estava com crise de coluna será que isto alterou o exame.

  285. FÁBIO DI SEVO comenta:

    21 março, 2013 @ 9:08 PM

    Boa noite DR!!

    Fui mais uma vitíma de contraste, alterou todo meu organismo Rim que já foi regredido, mas as ENZIMAS ainda estão altas 431, como devo fazer para resolver este problema?

    Muito obrigado!

    Fábio

  286. Sheyla comenta:

    18 abril, 2013 @ 3:16 PM

    Boa tarde,
    Por favor você me dizer o que significa o seguinte resultado:
    Transaminase perúvica Aminose Transferase de Alamina = 73,
    Transamine de oxalacética Aminose Transferase de Aspartado = 46 e
    Lipidéos totais = 696.
    Ácido ùrico = 8,9
    Desde já obrigada

  287. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 abril, 2013 @ 3:32 PM

    Sheyla.
    Pelo código de ética médica, somente o médico que pediu os exames pode realizar a interpretações deles. No impedimento deste, outro médico, que voce consulte, pode analisar.
    Outro médico que nunca te consultou não pode analisar e interpretar os resultados dos exames.

  288. Andrea Furtado Matsushita comenta:

    14 agosto, 2013 @ 8:30 PM

    Olá Dr!
    Estou preocupada, pois fiz um exame de sangue que deu o TGP ALT aumentado ( 56 \ L ). Tenho 50 anos de idade, sou do sexo feminino, 67 quilos. Eu tomo 2 medicamentos: SINTROID ( para tratar tireoide ) e VYTORIN para tratar colesterol. Isso pode ser efeitos colaterais desses medicamentos? Eu estou desconfiada do VYTORIN.
    Sem mais, muito obrigada!

  289. josiane pereira comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:15 AM

    esperava mais respostas deste site muitas pessoas preocupadas e sem respostas lamento eu sou uma delas
    meu gama gt deu 348 triglicerideos 391 tgo 88 e tgp 67
    gosto de tomar cerveja agora só final de semana tenho 51 anos e gostaria de saber o que tenho, as vezes fico tonta sem bebida e fiz o exame do abdomen total deu normal ou moderado pois é dr gostaria muito de uma resposta. eu bebia antes todos os dias cerveja, se possível me ajude muito grata

  290. josiane pereira comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:20 AM

    tomo rivotril e atenolol 50 manha e noite e tenho transspirado
    depois passa.

  291. joao comenta:

    7 julho, 2014 @ 7:50 AM

    Meu tgo deu 52 e meu linfócitos deu 39% oque pode ser??

  292. NATHALIA comenta:

    23 agosto, 2014 @ 10:37 AM

    o gama-gt do meu irmão esta 338 u/L estou muito preocupada… pode ser cirrose hepática.. por ele ser alcoólatra?

    veio assim:
    bilirrubina direta : 11,0
    bilirrubina indireta : 2,0
    bilirrubina total : 13,00

    tsh: 8,10 … valor de referencia …. 0,3 a 4,3 (muito alto)

    TGO: 217 U/L

    TGP: 45U/L

    GGT: 338,0 U/L

    OQ PODE SER ISSO???

  293. MIRIAM comenta:

    3 setembro, 2014 @ 6:12 PM

    FIZ UM EXAME DE SANGUE E O RESULTADO TRANSAMINASE AST (TGO) DEU 38 UI/ML

    E O RESULTADO TRANSAMINASE ALT(TGP) 40 UI/ML

    O QUE ISSO QUER DIZER ESTOU MUITO PREOCUPADA.ALGURM PODE ME AJUDAR….

  294. JAQUELINE DE SOUZA SILVA comenta:

    13 outubro, 2014 @ 4:19 PM

    BOA TARDE FIZ EXAME DE SANGUE HOJE E MINHA AMILASE ESTÁ EM 260 , GOSTARIA DE SABER SE ESTÁ MUITO ALTERADA OU NÃO.DESDE JÁ AGRADEÇO.

Deixe seu comentário aqui !