08 - fev
  

Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas: parte 1

Categoria(s): DNT, Ortopedia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Esclarecimentos

1. O que é esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo é o resultado de alterações degenerativas (osteoartrose/ou osteoartrite) na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo.

Veja mais na página Esporão do calcâneo – Fasciíte plantar.

2. Quantos tipos de esporão de calcâneo existem?

esporão

calcâneo

O esporão do calcâneo pode se forma em duas regiões do ósso calcâneo: na inferior – por comprometimento da fáscia plantar; e na parte posterior – por comprometimento da bolsa retrocalcânea (veja a figura).

3. Em qual tipo esporão o tratamento é mais complicado?

A resposta ao tratamento da fasciíte plantar é mais longo e as respostas não são as melhores. A dor é mais persistente. Pois a fáscia plantar envolve inúmeras articulações.

4. A dor no pé só é causada pelos esporões do calcâneo?

Não, os pés são formados por um complexo de ossos (28 no total) com articulações múltiplas em várias faces, rico em tendões, que permitem um mobilidade diversa responsável pelo equilíbrio e locomoção. Qualquer um destes conjutos de articulações sinoviais pode sofrer desgastes ou processos degenerativos (osteoartrose) decorrente dos traumas, do mau posicionamento no chão, dos calçados inadequados e da idade.

5. O que é tendinite?

Os tendões são estruturas extremamente resistentes que une os músculos aos ossos e envolvem as articulações. Com a contratura muscular, o tendão é puxado e desloca o osso executando um movimento. Para o tendão deslocar-se e necessário que tenha bolsas (bainhas) entre ele e as estruturas adjacentes (outros tendões, ou ossos, ou articulações) – na figura os tendões estão em branco e as bainhas tendíneas em azul. Estas bolsas podem sofrem processos degenerativos ou inflamatórios que levam a destruição e aderências entre estas bainhas e os tendões, causando dores e limitação dos movimentos.

Veja na figura a grande quantidade de tendões e bainhas no pé.

tendões do pé

O osso calcâneo por sua posição impar de sustentação e relacionamento dos ossos do pé com os ossos (tíbia e fíbula) e tendões da perna sofre mais com os traumas. (veja a figura)

6. O que osteoartrose?

A osteoartrose, muitas vezes conhecida como osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações sinoviais, alterando todos os tecidos que envolvem, levando a um quadro inflamatório (osteoartrite) e degenerativo (osteoartrose) dessas articulações. É a doença articular mais comum e uma das mais freqüentes causas de instabilidade do aparelho locomotor. Afeta ambos os sexos e todas as raças, porém existe um predomínio para o sexo feminino. Atingindo 50% das pessoas com mais de 60 anos.

7. Quais articulações sofre com a osteoartrose?

Todas as articulações podem ser acometidas pela osteoartrose, sendo as interfalangianas (articulações da mãos) particularmente comum nas pessoas idosas (70% nas com mais de 70 anos).

8. Quais as articulações dos pés são acometidas?

Os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto. É composto por estruturas complexas, as quais fazem parte: 28 ossos entre si, articulações, ligamentos, nervos e músculos. Qualquer articulação do pé é passível de sofrer os processos degenerativos, especialmente, as relacionadas com o calcâneo e halux (dedão).

9. Por que ocorre o esporão do calcâneo e as dores nos pés?

As afecções nos pés se devem a hábitos errados, como: marcha anormal, uso prolongado de calçados inadequados, dores causadas por traumas (esportes de competição), inflamações, doenças hereditárias ou adquiridas. Os traumas no tendão de aquiles e na fáscia plantar decorrem da necessidade do pé apresentar uma curvatura concava normal na região plantar. Esta curvatura da planta do pé faz com exista um grande contato com o solo dos metatarsos e o calcâneo, ou seja calcanhar e ponta do pé.

10. Quais os sintomas mais comuns da osteoartrose dos pés?

A dor articular é, sem dúvida, o sintoma mais importante, que piora com o esforço e tende a melhorar com o repouso, pode restringir-se à articulação acometida ou referida à distância.

Outro sintoma é a rigidez matinal, com duração de até 30 minutos, onde a articulação se mostra pouco móvel quando a pessoa acorda pela manhã ou em qualquer período que fica com a articulação imóvel por algumas horas.

Nas articulações superficiais como interfalangianas (dedos das mãos) intertarsianas (dedos dos pés) e joelhos pode-se observar inchaço e deformidades.

11. Como é constituída uma articulação?

A articulação é composta por dois ou mais ossos, por cartilagens nas extremidades dos óssos, que impedem o contato direto entre eles, tecido fibroso que envolve as cavidade articular e um líquido que a lubrifica (líquido sinovial).

12. O que é uma cartilagem?

O tecido cartilaginoso não tem vasos e é constituídos de células (condrócitos) e proteínas (colágeno e proteoglicanos). Os condrócitos são as células responsáveis pela síntese dos proteoglicanos, colágeno e metaloproteases.

13. Qual a função proteoglicanos?

Os proteoglicanos em a função de reter água, conferindo à articulação a habilidade de sofre deformação reversível quando comprimida, funcionando como uma mola biológica.

14. Qual a função do colágeno?

O colágeno, principalmente tipo II, é o principal elemento que confere resistência à cartilagem.

15. Como ocorre o desgaste da articulação?

Em condições normais o colágeno das articulações está em um processo de renovação constante, ou seja, em quanto parte do tecido colágeno “velho” é destruída e em outra parte tecido colágeno “novo” é formado. Na osteoartrose ocorre um aumento das enzimas degradativas, levando a um desequilíbrio biológico que resulta em perda e desarranjo do colágeno e dos proteoglicanos. No início do processo há uma tentativa de reparação, um aumento de síntese de colágeno e dos proteoglicanos, maior hidratação da matriz, porém esta expansão se dá à custa de proteoglicanos e fibras colágenas defeituosas. A cartilagem fica com ulcerações e fissuras. O esta desproteção dos óssos, surgem modificações no osso abaixo da cartilagem (subcondral) com formação de vasos (neovascularização), intensa atividade osteoclásticas* e osteobláticas**, fissura óssea com formação de cisto (geodes) e reação osteofitárias***.

* osteoclastos – células ósseas com capacidade de digerir tecido ósseo.

** osteoblastos – células ósseas com capacidade de sintetizar tecido ósseo.

*** reação osteofitária – formação dos osteofitos (bico de papagaio).

16. Quais são as enzimas degradativas?

As enzimas degradativas são: colagenases, estromelisinas, gelatinases (metaloproteases -MMPs); seus inibidores (TIMP-1 e TIMP-2, inibidor tecidual das MMPs, alfa2 macroglobulinas) e ativadores (catepsina B, ativador do plasminogênio).

17. O que ocorre com os condrócitos na osteoartrose?

Na osteoartrose os condrócitos ficam alterados e secretam citocinas pró-inflamatórias (fator de necrose tumoral tipo alfa e interleucina 1), radicais livres, óxido nítrico em maior quantidade, levando a inflamação da articulação sinovial e à manutenção do processo inflamatório, além de maior degradação cartilaginosa.

18. Qual a importância de se conhecer estes mecanismos bioquímicos?

Os medicamentos utilizados no tratamento das destruições articulares são sintetizados visando bloquear ou ativar fatores das enzimas degradativas, como também ativando fatores que promovem a síntese do colágeno.

19. A osteoartrose dá somente numa articulação ou em várias?

Várias articulações podem ser acometidas pelo processo. Algumas características interessantes da doença são a associação entre mãos e joelhos maior que entre coxo femorais e joelhos e a raridade da lesão no ombro.

20. Por que as articulações ficam barulhentas com a idade?

As articulações e os tendões (bainhas) são lubrificados pelo líquido sinovial, quando ausente, faz com que a cartilagem ao redor do osso se desgaste. O principal componente do líquido sinovial é uma substância chamada mucina, que contém ácido hialurônico. Nos casos de carência de magnésio, manganês e cobalto (o cobalto é um dos componentes da vitamina B12) o ácido hialurônico não pode ser produzido. Muitas formulações ortomoleculares utilizam esses íons para ajudar no tratamento das osteoartroses e osteoartrites.

Veja a segunda parte (terapias) no dia 15 de fevereiro 2008
Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62: 192-196.

Fellet AJ – Osteoartrites. Rev Bras Med, 1999;56:179-190

Coimbra IB, Pastor EH (Coord) – Consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da Osteoartrose. Rev Bras Reum, 2003.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


437 Comments »

  1. marli mello comenta:

    8 maio, 2011 @ 8:45 PM

    Tenho esporão na face posterior do calcâneo direito, comprometendo a bolsa retrocalcânea. Sinto queimar a parte de traz do calcanhar e muitas dores, principalmente ao levantar de manhã e ao descer escadas. Gostaria de saber se tem um exame específico e qual o tipo de tratamento adequado. Obrigada.

  2. Mario Ito comenta:

    11 maio, 2011 @ 9:54 PM

    Ola Marli. A mais de dois meses foi diagnosticado que tenho esporão calcaneo, com dores na região do calcanhar, principalmente ao levantar, e tambem quando fico muito tempo de pé. As causas do esporão foram provavelmente o tipo de calçado que eu usava (light) que tem o solado reto e correr em solo duro. Ja fiz de tudo, tomei antiinflamatório, fisioteria com ultrasom, choque elétrico, massagem, acupuntura, mas nenhum está surtindo efeito. Segundo os médicos e fisioterapeutas a cura é bastante demorada.
    Pesquisei na internet e descobri que existe hoje no Brasil a mais ou menos 7 anos a TERAPIA POR ONDA DE CHOQUE que tem um indice elevado de cura (80%). Hoje, dia 11, iniciei o tratamento em Jundiai-SP, e ja na primeira sessão (serão tres sessões) ja senti alivio e melhora. O tratamento não é muito barato , mas acho que vale a pena tentar. Pesquise e leia sobre o assunto e verá que o tratamento é muito promissor. Acho que vale para todos que estão com esse problema e outros problemas de calcificação no ombro, etc.

  3. maria teixeira comenta:

    14 maio, 2011 @ 7:20 PM

    Olá, amigos do clube do esporão

    Tive fascite plantar não podia colocar o pé no chão. O caminho foi consultar o médico e fisioterapia, fiz 30 fisioterapias, foram importantes. No entanto busquei outras alternativas. Apliquei emplastro de mastruz, veja no youtube ” esporão
    -mastruz” é excelente, fiz como esá lá, coloquei o papel filme para segurar a erva, fiquei no máximo 4 horas, . Agora,coloco salompas(farmacia) no calcanhar quando vou andar muito. Dizem que erva Sumaré é muito boa para emplastro .Fiz , também, acupuntura, que me ajudou muito. Toda noite banho o pé numa bacia com agua morna ,sal grosso, canfora .,fico 20 minutos rolando uma bolinha de borracha. Depois, desse tratamento VIP já posso caminhar sem mancar. Sapatos macios e com salto anabela, já sabe quais são, sapato da vovó. Palmilha de gel no tenis ou tenis com gel e sempre trocando de calçado. Existem outros tratamentos como crochetagem, ondas de choque, moxabustão. Tudo para alcançar uma boa pisada . maria teixeira

  4. Vanuza comenta:

    17 maio, 2011 @ 4:48 PM

    Gostaria de saber se posso fazer caminhadas e qual a quantidade de dias e o tempo ideal, ja que tenho esporão subcalcaniano a esquerda e esporão retro clacaniano incipiente bilateral. Por favor me tire essa dúvida. Obrigada.

  5. cristina penteado comenta:

    8 junho, 2011 @ 8:31 PM

    eu curei o meu esporão tomando calcio de ostra com vitamina d pode ser manipulado só que o tratamento demora ums dois meses para ser tratado mais deu resultado fiz tres infiltrações e não adiantou fora injeções e remedio que tomei meu telefone é 017 33426123 abraço atodos

  6. aparecida comenta:

    9 junho, 2011 @ 8:51 PM

    Eu tambem tenho esporão e sei como doi ,fui ao medico ele mandou eu só usar sapato ou sandalia de salto hanabela .
    hoje estou bem sem dor, até o meu chinelo de dedo para fazer limpeza na casa e de salto tem que ter 4cm ou mais
    Não use rasteirinha ou sapato baixo,isso faz doer mais e fora ser isso eu também fiz simpatia
    Pegar uma planta que se chama palma cortar no formato do seu pé e jogar em cima do telhado
    fazer isso durante 3 sexta feira em seguida tenha fé você será curado ou amenizara sua dor
    O que você fizer pra o seu bem desde que não faça mal a ninguem e nem mesmo a você tudo e valido
    Boa sorte que Deus ilumine a todos

  7. Eudineia comenta:

    21 junho, 2011 @ 9:08 PM

    eu tenho 37anos e tambem sofro com este maldito esporao e nao sei mais o quer fazer.por favor me ajude.

  8. Cristina comenta:

    23 junho, 2011 @ 5:59 PM

    Meu marido tem 46 anos e à alguns dias vem sentindo dores do calcanhar calcâneo até acima do tendão de aquiles…o q pode ser???
    brigada

  9. eliane comenta:

    26 junho, 2011 @ 7:38 PM

    sinto dores diariamente num calcaneo sao dores terriveis quando ando e levanto sintos fortes dores a dor piora a cada dia principalmente quando levanto pela manha ,por favor Dr. mim diga o que fazer para superar isso ?

  10. Beronice comenta:

    26 junho, 2011 @ 11:11 PM

    Em Janeiro deste ano, comecei a sentir dor no calcanhar esquerdo, a dor foi aumentando a ponto de não poder andar, fui ao médico e após exame foi constatado esporão. Não conhecia esta doença, o médico me passou remédios e fisioterapia, fiz várias
    e não melhorei. Comecei a pesquisar na internete e descobrir que muitas pessoas sofriam do mesmo problema e falavam que
    não tinha cura. Procurei tratamentos alternativos e li sobre o Cloreto de magnesio, melhorei bastante, mas também uso a pomada de sucupira, um santo remédio, passo 3x ao dia. Já não sinto quase dores, apenas quando ando muito sinto um pouco.
    Continuo com o tratamento e recomendo para quem tem esta doença.

  11. Ângela Eickhoff comenta:

    27 junho, 2011 @ 4:14 PM

    COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE, CUREI ESPORÃO NOS DOIS CALCÂNEOS COM FISIOTERAPIA E MAIS OU MENOS 10 SESSÕES DE ACUPUNTURA. E, CONTINUO FAZENDO MUITO ALONGAMENTO.
    ESPERO TER AJUDADO
    ÂNGELA

  12. kleber alves comenta:

    28 junho, 2011 @ 2:05 PM

    Tenho 32 anos e tenho esporão de calcaneo perto do tendão de aquiles ,e ele ta crescendo cada vez mais e sinto uma dor intensa na panturrilha , o que fazer pra ele para de crescer meus tenis estão furando atraz ,estou afastado do serviço ja 1ano e 10 meses, não consigo nem andar direito fico mancando ,o que fazer para aliviar a dor ?

  13. nizar comenta:

    6 julho, 2011 @ 2:56 PM

    eu tenho esporão tem curar

  14. Matheus Junior comenta:

    9 julho, 2011 @ 7:20 PM

    Ola gente , meu pai estava com dores forte no calcâneo e o medico deu o resultado que ele estava com esporão . Ele começou a fazer varias cessões de fisioterapia e deu uma grande melhorada . Ele todo dia em casa fica com 2 minutos na água QUENTE e mais 2 minutos no GELO, as dores que ele sentia antes eram muito forte, agora com as cessões melhorou bastante ! *;

  15. claudia comenta:

    12 julho, 2011 @ 8:22 AM

    Sofri muito com o eporao, mas tomei varias injecoes de cortisona e tomei magnesio e calcio, o magnesio ajuda a bsorcao do calcio, fiz isso por uns meses e a mais de um ano nao sinto mais dores nos pes. Procure um podologo: que este profissional pode informar melhor.

  16. lindiane santos comenta:

    16 julho, 2011 @ 10:45 PM

    boa noite , estou muito triste pq meu filho de 13 anos esta com um esorão no calcâneo mim ajuda pelo amor de deus ele sente muita dor e ao lado esta vermelho.obrigada

  17. mary comenta:

    11 agosto, 2011 @ 12:41 AM

    Dr. meu namorado estar sentindo fortes dores por conta do esporão de calcaneo… Ele já tomou por duas vezes umas injeções no pé, faz sempre quente e frio e agora comprou uma calcanheira, mas a dores são horriveis e ele trabalha muito de pé. Gostaria muito de saber um tratamento mais eficaz p q ele melhorasse e seu bom humor voltasse…. Obrigado

  18. erick comenta:

    11 agosto, 2011 @ 8:57 PM

    Dr. minha mãe esta com esporão de calcâneo, ela sente muita dor : gostaria de saber se ha uma atividade fisisa que pode ajuda-la? ha tratamento? ha cura? Obrigado Dr.até

  19. Ivone Pereira dos Santos comenta:

    17 agosto, 2011 @ 8:28 PM

    Minha mãe esta há vários meses com fasciite plantar ,fez fisioterapia,ultrassom,acupuntura e alongamentos não surtiram efeito de cura e esta atrapalhando na forma de andar,gostaria de obter informações mais abrangentes a respeito de tratamentos e de alongamentos ou de remédios para atenuar as dores constantes da minha mãe.

  20. Silvio comenta:

    17 agosto, 2011 @ 9:59 PM

    Posso colocar bolsa de gelo sobre meu esporão? isso vai aliviar ou complica?
    trabalho em pé o dia todo e mesmo com anti inflamatórios e palmilha tenho
    dores no final do dia…

  21. WESLEY C RABELO comenta:

    20 agosto, 2011 @ 8:00 PM

    Uma alternativa muito simples que resolve em muito casos, e uso de papa de farinha de trigo morna colocada juntamente com sal grosso (sem tempero por favor) no local onde tem origem do esporao (calcanhar), o sal deve ter contato com o esporao e depois colocado a papa de farinha morna, pois apos varias tentativas foi o unico procedimento que resolveu um caso na familia, use mais ou menos uma semana, caso tenha sucesso espalhe a mensagem por favor, pois e um procedimento totalmente sem risco, indolor e nao esquecendo colocar a papa de farinha em um pano limpo e amarrar levemente com o sal em contato com esporao, o melhor horario de fazer o procedimento e quando for dormir, obs – nao apertar muito a pano(faixa), se nao o sal por machucar a pele do calcanhar, fazer de uma maneira que nao se machuque, ok, vale tentar!

  22. WESLEY C RABELO comenta:

    20 agosto, 2011 @ 8:04 PM

    Uma alternativa muito simples que resolve em muito casos, e uso de papa de madioca morna colocada juntamente com sal grosso (sem tempero por favor) no local onde tem origem do esporao (calcanhar), o sal deve ter contato com o esporao e depois colocado a papa de farinha morna, pois apos varias tentativas foi o unico procedimento que resolveu um caso na familia, use mais ou menos uma semana, caso tenha sucesso espalhe a mensagem por favor, pois e um procedimento totalmente sem risco, indolor e nao esquecendo colocar a papa de farinha em um pano limpo e amarrar levemente com o sal em contato com esporao, o melhor horario de fazer o procedimento e quando for dormir, obs – nao apertar muito a pano(faixa), se nao o sal por machucar a pele do calcanhar, fazer de uma maneira que nao se machuque, ok, vale tentar!, corrigindo o comentario anterior, e papa de (MANDIOCA) e NAO de trico.

  23. letícia comenta:

    29 agosto, 2011 @ 8:58 PM

    ôla D.R Armando. A minha mae é obesa e tem o esporao nos dois pes, ela ja fez todo tipo de tratamento que o medico dela receitou, mas nada resolveu parou de caminha,
    ganhou mais 5 K e esta desesperada. Porque nao pode fazer mais caminhadas.
    Não sei oque fasso pra ajuda-lá so lamento o seu sofrimento e nao posso fazer nada me a ajude por-favo o que devo fazer?Atenciosamente LETÌCIA

  24. vanesa da conceição comenta:

    1 setembro, 2011 @ 8:49 PM

    aprendi muito sobre esporão. realmente é o que eu sinto em relação a dor. Pois eu não sabia nem do que se tratava essa doença.

  25. marly Emilio comenta:

    2 setembro, 2011 @ 6:21 PM

    Olá,fiz cirugia de esporão e estou com uma duvida.Quanto tempo leva a recuperação?Sou faxineira quantos dias vou ter que ficar em casa sem trabalhar? Obrigada….Marly!

  26. Milton de oliveira comenta:

    3 setembro, 2011 @ 9:10 PM

    Por favor,dr.Amando,gostaria de saber qual o tempo de recuperação para cirurgia de esporão,quantos dias levam pra poder por o pé no chão e quantos dias pra andar normalmente.obrigado.Milton

  27. marilia fernandes comenta:

    4 setembro, 2011 @ 8:26 PM

    preciso saber o mais rapido possivel o fim do esporao calcaneo. me fala pelo amor de Deus.

  28. girlanda comenta:

    10 setembro, 2011 @ 8:29 AM

    tenho esporão de calcaneo no pé esquerdo são dois 1 em baixo do pé e outro por trás do pé,gortaria de saber o nome que seda a estes dois esporão,o por trás do pé fica localizado junto ao tendão de aquilis.Coloco o meu pé na água quente todos os dias não vejo melhora posso tomar ESCAFLAN. OBRIGADO POR ME ATENDER!

  29. Zelinda G. de Melo comenta:

    11 setembro, 2011 @ 10:18 PM

    Tb. estou com esta dor terrível , quase não consigo nem caminhar, mas melhorou um pouco quando fiz a simpatia da palma, tirar a medida do pé em cima da palma, recortar e jogar no telhado , faço escalda pé também com uma planta que se chama fedegoso, se tem outro nome não sei – mas já senti melhoras, já posso pisar com o calcanhar , tb. passo a noite sebo quente de ovelha, mas não molhe o pé no outro dia. Se quiserem experimentar, tudo é válidopra amenizar a dor.

  30. Charlin comenta:

    13 setembro, 2011 @ 12:53 AM

    Dr.
    Não sei se tenho esporão, mas, às vezes, sinto fortes dores nos pés, sendo que os locais ficam avermelhados e “quentes”. Estas dores surgem do nada, ou seja, não é necessário desenvolver alguma atividade física para que elas apareçam. As dores desaparecem depois que tomo algum antinflamatório. E não é apenas no calcanhar, sendo que elas costumam aparecer em toda a região da planta do pé. Eu uso apenas tênis, e não uso qualquer outro calçado que seja desconfortável. O que é isso que eu tenho?

  31. cida comenta:

    14 setembro, 2011 @ 1:16 PM

    tenho muitas dores nas pernas principalmente nos joelhosé horrivel mas tb tenho esporão nos pes mas o calcanhar é o que masi doi inclusive qdo desço ou subo escada ,ado desçlo do honiobus parço estar sem as pervas tenho que descer com muito cuidado pois a dor ao colocar os pes no chão é horrivel ja tentei varias medicaçoes sem melhoras o que pode ajudar a aliviar as dores .obrigado

  32. Nanci D .C dos SANTOS comenta:

    15 setembro, 2011 @ 11:01 AM

    ESTOU COM MUITA DOR NO CALCANHAR DEVIDO A UMA INFLAMAÇÃO DE TENDINITE SEGUNDO O MÉDICO A BAINHA DO PÉ ESTÁ INFLAMADA .O QUE FAZER PARA ACABAR COM ESTÁ INFLAMAÇÃO?

  33. Nanci D .C dos SANTOS comenta:

    15 setembro, 2011 @ 11:01 AM

    ESTOU COM MUITA DOR NO CALCANHAR DEVIDO A UMA INFLAMAÇÃO DE TENDINITE SEGUNDO O MÉDICO A BAINHA DO PÉ ESTÁ INFLAMADA .O QUE FAZER PARA ACABAR COM ESTÁ INFLAMAÇÃO?

  34. duilio ambrosio. comenta:

    20 setembro, 2011 @ 5:13 PM

    tenho 31 a dois anos sofro com esporao nos dois pes,ja fiz fisioterapia mas nao adinhantou o que posso fazer estou encostado pelo inss.

  35. simone pisquiotine comenta:

    21 setembro, 2011 @ 10:13 PM

    olá tenho dores orriveis nos pés é esporao! como faço para aliviar essas dores ???

  36. maria comenta:

    29 setembro, 2011 @ 9:53 PM

    Ola estou com muita dor no pe faz mais de 8 anos trabalho de vendedora fico o dia inteiro de pe nao aguento mais essa dor gostaria de saber um tratamento q resolva isso

  37. Braz Martire comenta:

    30 setembro, 2011 @ 9:33 PM

    Olá! Fiz 60 anos e parei de jogar tênis por causa dessa terrivel dor pois não conseguia mais por os pés no chão, más mesmo assim as dores só fôram aumentando, 1°no pé direito e depois tambem no esquerdo, nem com calcanheiras de silicone não melhoráram, foi qndo tive a felicidade de encontrar os comentários da AYGLE PORTELLA .

    Fiz a simpatia que está descrita 65 comentários acima,É SIMPLES DE FAZER e após + – 3 meses, hoje pósso dizer que estou curado, é só fazer com FÉ, e esperar o tempo passar, tem vêz que parece doer mais que antes, más é so impressão, a dor vai sumindo, se modificando até sumir .
    Quero agradecer a Aygle Portella , muito obrigado e que Deus à abençoe, pois vai ajudar ainda muita e muitas pessôas, eu inclusive indicarei qndo preciasar. Braz

  38. LUIZ CÉSAR comenta:

    2 outubro, 2011 @ 8:38 PM

    Pessoal , boa noite !
    Já tenho esporão do calcâneo há mais de 20 anos e ainda não estou curado .
    Já fiz de tudo o qe voces fizeram , todos os tipos de tratamento e não fiqei curado .
    Até ondas de choque já fiz e não fiqei curado .
    Acho que só a cirurgia resolve !
    Não posso deixar de trabalhar para fazer esta cirurgia .
    Falam que são trinta dias parado mais 6 meses de fisoterapia .
    Quem conhecer uma fórmula milagrosa , favor me ajudar !
    Agradeço a quem me informar !
    abraço a todos .

  39. marta de Souza Oliveira comenta:

    8 outubro, 2011 @ 10:16 PM

    Boa noite
    Tenho fortes dores no pé esquerdo,não consigo por o mesmo no chão.
    Por favor alguem me ajuda.
    Obrigada: Marta

  40. Modesto ferreira. comenta:

    15 outubro, 2011 @ 9:40 AM

    bom dia dr. tenho 57 a, estou sofrendo com uma dor insurpotavel no calcanhar direito, passo o dia todo com ele dolorido, piora quando dirijo, a posição no carro faz doer bastante, agora o pior é quando me levanto à noite, e de manhã tambem, mal posso tocar no chão e no decorrer da manhã alivia, posso andar sem mancar mas o dor não passa só diminui.Não sei se é esporão ou outra coisa relacionada, gostaria de algumas dicas para tratamento e cura por favor. uma abraço e obrigado. Modesto.

  41. edivaldo pereira comenta:

    16 outubro, 2011 @ 7:47 PM

    sinto dor no pé esquerdo, que foi contatado pelo medico que é fascite plantar. ja tomei varios ant inflamatorios, melhora um pouco, coloco 20 minutos de gelo, uma bacia com agua quente, gelo e agua quente, sinto melhora, mas nao fiquei bom, fiz fisioterapias 10 sessoes mas nao fiquei curado. o que faço.

  42. José Eduardo comenta:

    20 outubro, 2011 @ 2:31 PM

    Tenho 35 anos e estou com sintomas e muita dor….qual a forma e receita para minimizar melhora e cura??

    Obs: Jogo futebol com frequencia e preciso de um tratamento rapido e eficaz…se possivel.

  43. Charlin comenta:

    21 outubro, 2011 @ 2:08 PM

    Senhores,

    Encontrei a minha cura para as dores que sentia nos pés (ao longo de todo o pé, inclusive). O calçado. Comprei um calçado bom para o tipo de minha pisada – que é supinada. Existem 3 tipos de pisadas: a pisada supinada (pra fora), a pronada (pra dentro) e a neutra. Comprei o calçado adequado para meus pés, e meus problemas se resolveram completamente. O tênis que comprei é o Mizuno Wave Creation 12. Ele é bem carinho, mas não dá para fazer conta quando o problema é de saúde. Assim, recomendo a todos que pelo menos tentem essa solução, e verifiquem o tipo de pisada que possuem (normalmente o próprio vendedor de lojas boas sabem detectar), e comprem o calçado adequado.

    Abraços a todos.

  44. cesar comenta:

    27 outubro, 2011 @ 7:02 PM

    amigos estou sofrendo desse tal maldito esporão de calcâneo, tenho 31 anos de idade e a seis meses perdi a vontade de caminhar por causa dessa dor ingrata. ja tomei caixas de anti inflamatório ja fiz infiltração e de nada resolveu. gosto de jogar o meu futebol final de semana mas que jeito se não consigo nem trabalhar por causa da dor. se alguem souber se a cirurgia realmente resolve, por favor me avisem.

  45. Claudia Reyes comenta:

    1 novembro, 2011 @ 3:00 PM

    Olá boa tarde, minha mãe descobriu através raio-x nesta semana que tem esse tal de esporão nos pés, gostaria de saber
    se infiltrações tem mesmo resultado ou se o mais indicado seria a cirurgia, pois minha mãe tem 65 anos e está caminhando
    com muita dificuldade por causa da dor.

  46. Teresa Cristina s s pinhiro comenta:

    4 novembro, 2011 @ 10:36 PM

    Ha 16 anos atras ,estive esse problema hoje retornei, o ortopedista fix o rao x constador esporao novamente um embaixo do pe esquedo eoutro esta crecendo atras do mesmo pe . receitou antiflamatorio e fisioterapia.Omesmo tratamento anterior. bjs,.

  47. Neusa S. Souza comenta:

    13 novembro, 2011 @ 8:46 PM

    Boa Noite!
    Em dezembro de 2009, sofri uma queda na escada de minha casa, fraturei a perna esquerda, 2 fraturas na tíbia e 2 fraturas na fíbula, não tenho osteoporose, coloquei 2 placas e 13 parafusos, a perna esquerda está ótima caminhando bem, de repente, comecei sentir agora em abril de 2011 uma dor muito forte no calcanhar direito. fui ao médico e na radiografia apareceu esporão de calcâneo. Fiz tratamento melhorou, a dois dias outra dor muito intensa novamente outro esporão, já tenho na fáscia plantar e agora outro na inserção do tendão de aquiles como estou proibida de tomar antinflamatórios por conta de uma gastrite, acabei fazendo infiltração a dor diminui muito, mas tem dias que dói, não posso usar sapatos sem salto e não posso ficar muito tempo caminhando. Que tipo de tratamente me sugere e que tipo de exercicios físicos eu posso fazer eu tenho 57 anos. Obrigada aguardo resposta Neusa

  48. REIJANE CORREA comenta:

    6 dezembro, 2011 @ 2:25 PM

    Doutor,meu nome é Reijane,tenho 30 anos.Foi constatado por um médico que estou com esporão no pé direito e já estou tomando loxonin,mas gostaria de saber como aliviar a dor no pé,pois tive que abandonar uma das minhas maiores paixões que é o karate.Estou acima do peso e não estou conseguindo ir a academia, pois sinto muita dor.

  49. fatima tanzi comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 10:00 AM

    NÃÕ AGUENTO MAIS ESSA DOR ELA E INSUPORTAVELLLLLLLLLLLLLL

  50. nanana andrade comenta:

    5 janeiro, 2012 @ 11:48 AM

    Estive ao médico essa semana e fiz raio x dos dois tornozelos.Deu esporão.Tomei voltarem,fiz compressa com gelo ,massageio com cataflam gel e ainda faço massagem com rolo no pé.Em outras palavras, continua na mesma.o cALCANHAR MESMO não dói mas sim o meio do pé e o segundo dedo do pé que reflete na sola do pé que inclusive já me falaram que é metatargia sei lá mais ou menos isso.Interessante que se faz propaganda para procurar médico e aí não se resolve nada.O que fazer?qdo levanto fico com os pés e pernas rígidos e tenho pé chato.O que fazer, pelo amor de Deus.;

Deixe seu comentário aqui !