08 - fev
  

Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas: parte 1

Categoria(s): DNT, Ortopedia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Esclarecimentos

1. O que é esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo é o resultado de alterações degenerativas (osteoartrose/ou osteoartrite) na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo.

Veja mais na página Esporão do calcâneo – Fasciíte plantar.

2. Quantos tipos de esporão de calcâneo existem?

esporão

calcâneo

O esporão do calcâneo pode se forma em duas regiões do ósso calcâneo: na inferior – por comprometimento da fáscia plantar; e na parte posterior – por comprometimento da bolsa retrocalcânea (veja a figura).

3. Em qual tipo esporão o tratamento é mais complicado?

A resposta ao tratamento da fasciíte plantar é mais longo e as respostas não são as melhores. A dor é mais persistente. Pois a fáscia plantar envolve inúmeras articulações.

4. A dor no pé só é causada pelos esporões do calcâneo?

Não, os pés são formados por um complexo de ossos (28 no total) com articulações múltiplas em várias faces, rico em tendões, que permitem um mobilidade diversa responsável pelo equilíbrio e locomoção. Qualquer um destes conjutos de articulações sinoviais pode sofrer desgastes ou processos degenerativos (osteoartrose) decorrente dos traumas, do mau posicionamento no chão, dos calçados inadequados e da idade.

5. O que é tendinite?

Os tendões são estruturas extremamente resistentes que une os músculos aos ossos e envolvem as articulações. Com a contratura muscular, o tendão é puxado e desloca o osso executando um movimento. Para o tendão deslocar-se e necessário que tenha bolsas (bainhas) entre ele e as estruturas adjacentes (outros tendões, ou ossos, ou articulações) – na figura os tendões estão em branco e as bainhas tendíneas em azul. Estas bolsas podem sofrem processos degenerativos ou inflamatórios que levam a destruição e aderências entre estas bainhas e os tendões, causando dores e limitação dos movimentos.

Veja na figura a grande quantidade de tendões e bainhas no pé.

tendões do pé

O osso calcâneo por sua posição impar de sustentação e relacionamento dos ossos do pé com os ossos (tíbia e fíbula) e tendões da perna sofre mais com os traumas. (veja a figura)

6. O que osteoartrose?

A osteoartrose, muitas vezes conhecida como osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações sinoviais, alterando todos os tecidos que envolvem, levando a um quadro inflamatório (osteoartrite) e degenerativo (osteoartrose) dessas articulações. É a doença articular mais comum e uma das mais freqüentes causas de instabilidade do aparelho locomotor. Afeta ambos os sexos e todas as raças, porém existe um predomínio para o sexo feminino. Atingindo 50% das pessoas com mais de 60 anos.

7. Quais articulações sofre com a osteoartrose?

Todas as articulações podem ser acometidas pela osteoartrose, sendo as interfalangianas (articulações da mãos) particularmente comum nas pessoas idosas (70% nas com mais de 70 anos).

8. Quais as articulações dos pés são acometidas?

Os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto. É composto por estruturas complexas, as quais fazem parte: 28 ossos entre si, articulações, ligamentos, nervos e músculos. Qualquer articulação do pé é passível de sofrer os processos degenerativos, especialmente, as relacionadas com o calcâneo e halux (dedão).

9. Por que ocorre o esporão do calcâneo e as dores nos pés?

As afecções nos pés se devem a hábitos errados, como: marcha anormal, uso prolongado de calçados inadequados, dores causadas por traumas (esportes de competição), inflamações, doenças hereditárias ou adquiridas. Os traumas no tendão de aquiles e na fáscia plantar decorrem da necessidade do pé apresentar uma curvatura concava normal na região plantar. Esta curvatura da planta do pé faz com exista um grande contato com o solo dos metatarsos e o calcâneo, ou seja calcanhar e ponta do pé.

10. Quais os sintomas mais comuns da osteoartrose dos pés?

A dor articular é, sem dúvida, o sintoma mais importante, que piora com o esforço e tende a melhorar com o repouso, pode restringir-se à articulação acometida ou referida à distância.

Outro sintoma é a rigidez matinal, com duração de até 30 minutos, onde a articulação se mostra pouco móvel quando a pessoa acorda pela manhã ou em qualquer período que fica com a articulação imóvel por algumas horas.

Nas articulações superficiais como interfalangianas (dedos das mãos) intertarsianas (dedos dos pés) e joelhos pode-se observar inchaço e deformidades.

11. Como é constituída uma articulação?

A articulação é composta por dois ou mais ossos, por cartilagens nas extremidades dos óssos, que impedem o contato direto entre eles, tecido fibroso que envolve as cavidade articular e um líquido que a lubrifica (líquido sinovial).

12. O que é uma cartilagem?

O tecido cartilaginoso não tem vasos e é constituídos de células (condrócitos) e proteínas (colágeno e proteoglicanos). Os condrócitos são as células responsáveis pela síntese dos proteoglicanos, colágeno e metaloproteases.

13. Qual a função proteoglicanos?

Os proteoglicanos em a função de reter água, conferindo à articulação a habilidade de sofre deformação reversível quando comprimida, funcionando como uma mola biológica.

14. Qual a função do colágeno?

O colágeno, principalmente tipo II, é o principal elemento que confere resistência à cartilagem.

15. Como ocorre o desgaste da articulação?

Em condições normais o colágeno das articulações está em um processo de renovação constante, ou seja, em quanto parte do tecido colágeno “velho” é destruída e em outra parte tecido colágeno “novo” é formado. Na osteoartrose ocorre um aumento das enzimas degradativas, levando a um desequilíbrio biológico que resulta em perda e desarranjo do colágeno e dos proteoglicanos. No início do processo há uma tentativa de reparação, um aumento de síntese de colágeno e dos proteoglicanos, maior hidratação da matriz, porém esta expansão se dá à custa de proteoglicanos e fibras colágenas defeituosas. A cartilagem fica com ulcerações e fissuras. O esta desproteção dos óssos, surgem modificações no osso abaixo da cartilagem (subcondral) com formação de vasos (neovascularização), intensa atividade osteoclásticas* e osteobláticas**, fissura óssea com formação de cisto (geodes) e reação osteofitárias***.

* osteoclastos – células ósseas com capacidade de digerir tecido ósseo.

** osteoblastos – células ósseas com capacidade de sintetizar tecido ósseo.

*** reação osteofitária – formação dos osteofitos (bico de papagaio).

16. Quais são as enzimas degradativas?

As enzimas degradativas são: colagenases, estromelisinas, gelatinases (metaloproteases -MMPs); seus inibidores (TIMP-1 e TIMP-2, inibidor tecidual das MMPs, alfa2 macroglobulinas) e ativadores (catepsina B, ativador do plasminogênio).

17. O que ocorre com os condrócitos na osteoartrose?

Na osteoartrose os condrócitos ficam alterados e secretam citocinas pró-inflamatórias (fator de necrose tumoral tipo alfa e interleucina 1), radicais livres, óxido nítrico em maior quantidade, levando a inflamação da articulação sinovial e à manutenção do processo inflamatório, além de maior degradação cartilaginosa.

18. Qual a importância de se conhecer estes mecanismos bioquímicos?

Os medicamentos utilizados no tratamento das destruições articulares são sintetizados visando bloquear ou ativar fatores das enzimas degradativas, como também ativando fatores que promovem a síntese do colágeno.

19. A osteoartrose dá somente numa articulação ou em várias?

Várias articulações podem ser acometidas pelo processo. Algumas características interessantes da doença são a associação entre mãos e joelhos maior que entre coxo femorais e joelhos e a raridade da lesão no ombro.

20. Por que as articulações ficam barulhentas com a idade?

As articulações e os tendões (bainhas) são lubrificados pelo líquido sinovial, quando ausente, faz com que a cartilagem ao redor do osso se desgaste. O principal componente do líquido sinovial é uma substância chamada mucina, que contém ácido hialurônico. Nos casos de carência de magnésio, manganês e cobalto (o cobalto é um dos componentes da vitamina B12) o ácido hialurônico não pode ser produzido. Muitas formulações ortomoleculares utilizam esses íons para ajudar no tratamento das osteoartroses e osteoartrites.

Veja a segunda parte (terapias) no dia 15 de fevereiro 2008
Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62: 192-196.

Fellet AJ – Osteoartrites. Rev Bras Med, 1999;56:179-190

Coimbra IB, Pastor EH (Coord) – Consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da Osteoartrose. Rev Bras Reum, 2003.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


437 Comentários »

  1. thaís comenta:

    8 fevereiro, 2008 @ 5:10 AM

    Olá Dr. tudo bem? Sou fisioterapeuta e faço trabalho domiciliar em idosos. Sendo q uma delas está com esporão de calcâneo, sentindo muita dor. Já tentei d tudo, calor, frio, contraste, o seu médico já indicou antiinflamatórios, mudei o seu calçado para um adequado e nada d melhorar. Por último ela fez uma infiltração, na qual, relatou melhora mas após 10 dias mais ou menos a dor está voltando. O q eu posso está indicando pra ela? Ela nãopode ficar tomando mto antiinflamatórios porque seu RNI está alto. Ficarei muito agradecida com alguma dica. Obrigada.

  2. Cidinha, dá seu palpite comenta:

    9 fevereiro, 2008 @ 6:53 PM

    Estou ansiosa e preocupada, pois gostaria de trocar experiencias com alguém que já passou pela cirurgia de Esporão do Calcâneo. Como é a recuperação? Sarou? Espero que sim! Porque é muito difícil suportar tantas dores e desconforto ao caminhar. Qual atividade física é indicada? Desde já muito obrigaga e boa sorte.

  3. Michelle Rios comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 5:47 AM

    Ola meu nome e Michelle sou de Belo Horizonte Minas Gerais, minha pergunta e Como e o tratamento da doenca mais conhecida como esporão no calcâneo. obrigada

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 6:36 AM

    Michelle,
    A próxima página no dia 15 de fevereiro é sobre tratamento.

  5. Airton comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 5:48 AM

    Olá Doutor! Ultimamente sinto dores no calcanhar, alguns anos atrás sentia as mesmas dores fui a vários ortopedistas, fiz o tratamento por ondas e nada, até que um deles me receitou palmilhas e vi o resultado não senti mais dores, uso as palmilhas até hoje, mas de alguns meses para cá as dores voltaram, a minha esposa a a5 anos atrás também teve e melhorou com a cartilagem de tubarão, isso resolve? comecei a tomar, será que dá resultado? Lí num site que o uso de tornozeleira NIGTH SPLINT ajudaria, será que resolveria o problema?
    Qual o tratamento que o Senhor me indicaria para esse problema? OBRIGADO

  6. Airton comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 6:13 AM

    Pessoal que usou a gordura de carneiro, onde posso encontra essa tal gordura.
    obrigado

  7. teresinha comenta:

    21 fevereiro, 2008 @ 6:58 AM

    Ola, D. sinto muitas dores em toda parte dos pes. O que devo fazer?

  8. Marcél Ingrácio Maciel comenta:

    2 março, 2008 @ 5:53 PM

    Olá Doutor, minha mãe tem o Esporão de Calcâneo no pé esquerdo ,como ela não pode exercitar caminhadas,qual seria a(s) outra(s) atividade(s) física que o senhor poderia recomendar? Tudo isso para evitar de ter uma vida sedentária.Obrigado pela atenção.

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 março, 2008 @ 6:39 PM

    Marcél,
    Sua mãe pode praticar Pilates e Hidroginástica.
    Acesse estas páginas no site e veja os benefícios destes exercícios.

  10. QUENER comenta:

    3 março, 2008 @ 3:32 PM

    Tenho 39 anos. Descobri que tenho esporão de calcaneo nos dois calcanhares a +- 4 anos, já fiz fisioterapia e ultimamente fiz infiltração, no pé direito fiz uma e adiantou, porém no esquerdo fiz 3 e não adiantou, pelo contrário, está se agravando, cada vez doendo mais e agora já está parecendo um calombo no local, e nesta mesma perna, acima do joelho comecei a sentir fortes dores interna. Como posso me tratar? O que posso fazer p/aliviar minhas dores?

  11. Cidinha, dá seu palpite comenta:

    8 março, 2008 @ 8:44 PM

    Estou muito preocupada ,pois já tentei de tudo e continuo sentindo muitas dores no calcanhar. Estou com cirurgia marcada de Esporão, mas muito insegura. Alguém sabe algo sobre a mesma. Não sei mais o que fazer? Obrigada.

  12. Tierne Soldaini comenta:

    10 março, 2008 @ 11:11 AM

    Gostaria de saber se existe cirurgia para Esporão no Calcâneo e quais tratamentos são mais eficazes.
    Se houver cirurgia, em porcentagem, qual margem de acerto, é indicada ou não.
    Favor responder com a máxima urgência.
    Atenciosamente
    Tierne

  13. Hepraion Doroteu comenta:

    14 março, 2008 @ 11:58 AM

    Gostaria que vcs me enviasem algum materia falando quais sao os exames de imagem mais indicados para diagnosticar o esporao de calcaneo.

  14. úrsula comenta:

    18 março, 2008 @ 6:52 PM

    Olá, não sei se tem à ver, mas meu Pai tem 72 anos e tem dificuldades de movimentar seus dedos dos pés, sente um pouco de dor, mas os dedos já não obedecem seus comandos, ficam duros e tesos e apresentam calosidades. Se alguém puder me dar uma luz quanto ao que fazer eu agradeceria. Úrsula. Goval, 18.03.08.

  15. roberto bonelli comenta:

    18 março, 2008 @ 8:41 PM

    tenho 49 anos de idade e,estou em panico com essa dor que me atormenta
    no calcanhar,principalmente ao levantar pela manha.o médico me receitou
    antinflamatorios e nada adiantou.alguem pode me ajudar com informaçoes

    grato !

  16. MARLENE comenta:

    28 março, 2008 @ 10:33 PM

    TENHO DORES HORRIVEIS, NOS PÉS E ESTOU COM ESPORÕES CALCÂNEO. VIVO COM MEDICAMENTOS, PARA MELHORAR AS DORES. ALGUÉM PODE ME ORIENTAR O QUE É MELHOR A FAZER? MUITO OBRIGADO!!!

  17. Márcia Regina comenta:

    29 março, 2008 @ 10:23 PM

    Olá gostaria de saber como devo iniciar o tratamento, estou começando a sentir dores no calcanhar esquerdo será que é esporáo?

  18. roseli haro comenta:

    6 abril, 2008 @ 7:17 PM

    Nossa gente, realmente esporão ninguem merece… sabe a uns dez anos atrás eu tive e sei que fui numa terapeuta que fez mocha em mim e este tratamneto em duas vezes ja resolveu meu problema… agora estou novamente e quarta feira vou lá novamente fazer esta mocha, e depois volto aqui para contar para vcs.. até estou colocando este sit nos meus preferidos para não perder, e se eu tiver o mesmo resultado eu volto aqui passo para vcs o end. desta pessoa que faz este tratamento! bjs.

  19. joceli comenta:

    10 abril, 2008 @ 7:03 PM

    bom, meu nome é joceli e a muito tempo venho sentindo dores nos pés, só que não tem como resolver essa minha dor. gostaria de saber se a cirurgia resolve mesmo o problema, ou se a injeção também pode resolver?
    muito obrigada

  20. Cidinha, dá seu palpite comenta:

    27 abril, 2008 @ 7:06 PM

    Sou professora, e estou sofrendo c o tal do Esporão, descobri algo q está proporcionando
    um certo alívio, qdo chego á tarde c o pé doendo vermelho e c calombo bem atras do calcanhar coloco o mesmo na água quente, c sal e vinagre q me ensinaram, e está ajudando-me um pouco. Segundo o meu Ortopedista é necessário cirurgia ,mas preciso saber , se tem outras soluções, por favor me fale d algumas experiências sobre cirurgia .
    Alguém perguntou sobre a gordura de carneiro e onde encontrar? No mercado Central de Belo Horizonte tem. Usei ,mas não obtive resultado satisfatório.
    Obrigada e boa sorte!

  21. Angela Maria Barbosa de Araujo comenta:

    28 abril, 2008 @ 9:01 PM

    Olá Dr., estou com um problema(esporão do calcâneo )que toda vez que acordo de manhã
    sinto uma dor tremenda e não sei mais o que fazer, pois fiz de tudo.Gosto de caminhar mas não posso por conta dele(esporão do calcâneo ), ja tomei antiflamatorio e não parou.Que devo fazer?

    Tenho 50 anos.
    Muito obrigada!

  22. José Jorge comenta:

    29 abril, 2008 @ 6:14 PM

    Essa dor é infernal, acaba com o prazer de andar, qualquer coisinha ou pedra que pisamos doi muito, quais são os remédios que podem alivar tal dor de esporão?
    Tenho essa problema e observei que sou humano e sofredor

  23. Eduardo Nnominato comenta:

    2 maio, 2008 @ 7:23 PM

    Tenho 27 anos de idade, venho com este problema a mais de 3 anos,e o pior e que são nos dois pés, fiz mais de 200 sessões de fisioterapias, 3 aplicações de infiltração em cada pé, as infiltrções melhoram, porem as dores voltam com o tempo, no ano passado fiz a cirurgia que nada adiantou nada. Hoje tento me adequar as dores infelizmente.

  24. alda assunção comenta:

    16 maio, 2008 @ 8:05 PM

    Meu Deus, estou estarrecida com tantos depoimentos sobre esporão, eu e minha irmã estamos sofrendo muito, minha postura está todo comprometida, sentimos dores terríveis, tenho pouca informação sobre o tratamento c/infiltrações, simplesmente não temos uma vida normal. O que fazer, por favor se alguém obteve melhoras com algum método ou procedimento, me passe, por favor.

  25. madalena comenta:

    19 maio, 2008 @ 10:16 AM

    a minha mãe mal pode andar com dores por causa dos esporões, gostaria de saber se á alguns tratamento ou remédio para aliviar o sofrimento da minha mãe, porque á dias que ela nem
    pode andar com tantas dores

  26. sol comenta:

    20 maio, 2008 @ 6:05 PM

    Olá!!!
    Dr., comecei a praticar aero jump em uma cama elástica em casa há 1mês.
    Essa semana comecei q sentir fortes dores e constantes no calcanhar do pé direito.
    Ainda não procurei um especialista, mas acretido q é esporão devidos minhas pesquisas.
    A causa poderia ser a prática desse exercício?
    Embora sempre li q o jump não causa impacto nenhum.
    Gostaria de um esclarecimento.
    Desda já grata.

  27. maria comenta:

    28 maio, 2008 @ 2:25 PM

    tenho esporão a 5anos, fiz tratamento com antinflamatórios, infiltração,fizioterapia, e a um ano fiz cirurgia mais não resolveu nada, pratico hidroginastica , não sei mais o que fazer, pode me ajudar por favor. o que devo fazer ainda?

  28. elaine nascimento comenta:

    16 junho, 2008 @ 12:45 PM

    Olá doutor adorei achar esta pagina pra saber mais.sobre esta dor infeliz no meu pé, passei no medico tirei rx e ficou comprovado que tenho este esporão,doi demais e tem dia que ñ consigo colocar o pé no chão, á dois anos atraz eu tive um ropimente parcial do tendão de aquiles,gostaria de saber se é devido a isso que hj estou com este problema e o que fazer, o esporão pode vir a me prejudicar o tendão pois sofri muito na recuperação do mesmo muito obrigada e força a tds que sabem oque é esta dor horrivel

  29. flordeliz comenta:

    20 junho, 2008 @ 8:26 PM

    tenho esporão calcanho nos dois pés,melhoro quando tomo remedio e faço fisioterapia e hidroterapia ultimamente venho sentindo choque nos dedos e câimbra,muita dor ao caminhar e dores na perna em virtude da inflamação,se alguem quiser compartilhar, agradeço um abraço.

  30. gislaine comenta:

    25 junho, 2008 @ 11:40 PM

    DR, tenho 28 anos e comecei a sentir muita dor no calcanhar depois que comecei a trabalhar 10 horas de pe por dia , quando levanto de manha quase nao consigo encostar o pe no chao , ja tomei muito tipo de remedios , e tambem varios tipos e tenis ,mas a dor continua , existe algum tipo de exercicio o massagem que posso fazer pra diminuir a dor, muito obrigada

  31. Doralice furtado Barboza comenta:

    1 julho, 2008 @ 5:52 PM

    gOSTARIA DE SABER TIVE VARIAS FRATURA NO PE FIQUEI 3MES COM GERSSO DESPOIS COM TEMPO ME APARECEU UM ESPORAO NO CALCANEO ISSO PODE ACONTECER GOSTARIA DE TE RESPOSTA MUITO OBRIGADO

  32. Nilza Campanha comenta:

    2 julho, 2008 @ 11:42 AM

    Há 8anos tenho dores nos joelhos. Sendo que operei o menisco e um cisto de beick no direito há 6 anos. de tanto proteger o joelho esquerdo fiquei também com a articulação compromedita Dores imensas eu tenho quando principamente subo e desço escadas.Fisioterapia,acumputura,hidroterapia,no momento estou com um personal que me faz vários exercícios. Só que me apareceu uma bendida dor no calcanhar esquerdo no lado de fora do pé Estou sentindo que está inchado,quando piso aí a dor aumenta. Tenho 60 anos. Caso alguem conheça algum alívio,por favor m ajude.

  33. MARCOS comenta:

    5 agosto, 2008 @ 10:31 AM

    TIVE ESPORAO POSTERIOR NO CALCANEO, FIZ VARIOS TRATAMENTOS, FISIOTERAPIA CONVENCIONAL, FIZ TERAPIAS POR ONDAS DE CHOQUE, TOMEI VARIOS TIPOS DE MEDICAMENTOS, FIZ INFILTRAÇÃOE NADA RESOLVEU PASSEI POR 5 MEDICOS E TODOS ME INDICAVAM PARA 3 MESES DE FAZER EXERCICIOS E TOME ESSES MEDICAMENTOS FAZ FISIOTERAPIA E PRONTO. NUNCA FIQUEI BOM ATE QUE UM DIA ME INDICARAM UM MEDICO ESPECIALISTA EM PE DR. OSCAR GUERRA ELE ME DISSE, SE QUISER MELHORAR TEM QUE FAZER UMA CIRURGIA RASPAR O OSSO ATRAS DO CALCANHAR, NUNCA MAIS SENTI DOR HOJE JOGO TENNIS TODOS OS DIAS. A RECUPERAÇÃO 15 DIAS DE GESSO+15 DIAS BOTA JA APOIANDO OS PES NO CHÃO EM 60 DIAS JA ESTA JOGANDO NOVAMENTE NEM ACREDITAVA.

  34. flordeliz comenta:

    10 agosto, 2008 @ 2:23 PM

    Bom domingo,dos pais para todos!ultimamente faço fisioterapia e hidroterapia para ler dort,esporão calcanho ,artrose na coluna e joelho dor nas pernas e choque nos dedos dos pés,tomo medicamento para tirar as dores,melhoro por um periodo depois volta todos os sintomas,gostaria de saber como é aplicada a hidroterapia para choque nos dedos dos pés,se não fizer tratamento não levanto da cama,para completar estou em trtamento também de pressão ocular,a pressão arterial foi para 20 que rompeu vasos no olho não sabia que estava hipertensa,o último medicamento que tomo são as 22horas,um abraço precisamos ter bom animo.

  35. Marcos comenta:

    15 agosto, 2008 @ 5:45 PM

    Tenho dores muito fortes por causa do esporão, a maioria dos médicos não sugerem cirurgia, mas para alguns casos deve resolver.
    Qual é o tempo certo de recuperação 60 dias ou 120 dias?

  36. Domenica Demma de Lima comenta:

    16 agosto, 2008 @ 2:10 PM

    Sao Paulo 16/08/2008

    A Ortopedia.

    Adorei a Informação obtida sobre esporão de calcaneo, gostaria de saber quais outros tipos de esporões existentes e suas causas na ortopedia ,pois sou fisioterapeuta e estava discutindo a respeito com uma enfermeira o assunto então resolvi mandar esta pergunta para quem é experiente na area e que poderia me dar essa informação correta. Agradeço a atenção desempenhada e aguardo breve resposta.

  37. Wanderson comenta:

    29 agosto, 2008 @ 1:41 AM

    Ola Dr. Tenho esse Esporão a 3 meses não estou mais conseguindo trabalhar
    gostaria de saber o que fazer palmilha,fisioterapia,cirurgia, estou até com medo
    de consultar um médico qualquer porfavor o que fasso…
    aguardo resposta.

  38. lilia comenta:

    4 setembro, 2008 @ 8:46 AM

    Hoje tive uma ideia certa do que é esse esporao e cheguei a conclusao que essa dor q eu sinto embaixo do calcanhar deve ser isso. Como tratar? procurei algumas respostas aqui e n encontrei. Sinto nos dois pés. tenho 47 anos e ate tenho uma saude relativamente boa. Nao aço exercicios fisicos, nao caminho, tenho 1.60 76 kg. Procurei uma academia mas quero so fazer as caminhadas na esteira e abdominais. Tenho algumas crises de labirintite(leves). Moro nu onterior do Mato grosso mas sou de origem italiana. Desculpe o abuso mas é que aqui nao tenho recursos e nem me sinto segura qto aos medicos que atendem a rede publica. gostaria pelo menos de alguma orientaçao por favor. Obrigada pla atençao e espero uma resposta em breve.

    Lilia

    jaciara Mt 04.09.2008

  39. Olegario comenta:

    7 setembro, 2008 @ 9:35 PM

    Boa Noite, eu tambem estou sofrendo com esporão descobri um tratamento que o tia da minha esposa vez, que tratamento terapia de ondas de choques, mais informações procurar em http://www.ondasdechoque.com.br.

  40. roseli comenta:

    8 setembro, 2008 @ 4:00 PM

    O que eu tenho a dizer é que alguma coisa aconteceu… meus pés estavam rachando e meu
    esporão não melhorava com nada… então uma amiga me falou de uma loção que eu
    poderia fazer em casa para meus pés que estavam rachados e doia muito pelos
    rachacados e
    ressecados.
    Só sei que fiz a loção e comecei a passar e verifiquei que meus pés não doiam tantos…
    Não sei se é o efeito da aspirina ou melhoral que tem na receita…
    Ja esqueci de passar um ou dois
    dias e a dor não voltou…
    a receita da loção. muitos ate conhecem… é 10 aspirinas ou melhoral moidas ate virar pó e misturada com oxigenadas 20 cremosa e uma glicerina de 100 ml… misture tudo e passe
    depois do banho a noite…… Minhas rachaduras sarou e meu esporão esta cada vez melhor…
    Se quiserem tentar… para mim esta sendo ótimo!!!!

  41. Giovana Paulino comenta:

    19 setembro, 2008 @ 10:27 PM

    Quero tratar o meu esporão! Mas eu quero tratar sem medicamentos! como faço

  42. julio cezar miranda chagas comenta:

    22 setembro, 2008 @ 7:18 PM

    ola DR. gostaria de saber o que eu faço,para curar meu esporão,porque já tentei de tudo e nada adiantou.Gostaria de saber qual o tratamento que de devo atuar.obrigado

  43. natalia vieira comenta:

    23 setembro, 2008 @ 8:11 PM

    Hoje descobri que estou com esporão de calcaneo no pé esquerdo>Tenho sentido muita dor na região e estava lendo tudo sobre o assunto.Estou meio desanimada, pois quase em quase todos os comentários, as pessoas não tiveram bom resultado.Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar sem precisar tomar remédio,pois comprei o Tandene e não pude continuar tomando.Ele aliviou muito a minha dor, mas atacou uma gastrite que eu quase morri de dor.Fui parar no pronto socorro e tive que tomar soro com remédios para tirar a dor.Por favor, estou desesperada, pois sou professora e preciso ficar muito em pé, e tbm não posso faltar do serviço, mas não estou aguentando ir trabalhar com esta dor.

  44. Elaine Marques comenta:

    23 setembro, 2008 @ 8:32 PM

    QUERO SABER SE A CIRURGIA FEITO EM ESPORÃO DO CALCANEO TEM UM BOM RESULTADO?

  45. Carlos Dienstbach comenta:

    25 setembro, 2008 @ 10:04 AM

    Estou curando meu esporão do calcaneo, com um tratamento uzado pelos indior.
    Trata-se de uma erva de nome “JAGUARANDI” é encontrada na mata atlantica.
    Coloque uma porção de caules e folhas em um recebiente com alcool, por alguns
    dias, esfregue no calcanhar umas tres vezes por dia.
    Ele acalma a dor e acaba com o esporão, em duas a tres semanas.
    Procure no GOOGLE, pelo nome “JAGUARANDI’, onde tem literqtura da arvore.

  46. cirleia de s. graia comenta:

    26 setembro, 2008 @ 9:40 PM

    estou com esporão e fortes dores no tendão, gostaria de saber qual o tratamento para isso.obrigada

  47. lice comenta:

    1 outubro, 2008 @ 2:22 PM

    ola gostaria de saber com aliviar as dores nos pes poi tenho varizes e exporões nos dois pes estou acima do pesso e tenho apenas 33anos por favor me ajudem

  48. Lu Gomes comenta:

    2 outubro, 2008 @ 8:21 AM

    olá, tenho a relatar aos amigos q fiz a cirurgia de retirada de dois esporões um em cada calcanhar…foi dia 19 de setembro ainda tá recente, retirei os pontos ontem e está indo tudo bem. No pos cirurgico pude fazer minhas aitividades basicas com intervalos de repouso. Assim q estiver liberada para as caminhadas e orridas eu volto aki postar pra falar como está sendo!! Desejo a todos q Deus os abençoe e os ajude a encontar a solução para suas dores!!!

  49. rejaine ribeiro fonseca comenta:

    3 outubro, 2008 @ 12:36 PM

    tenho muita dores nos dois pés e no pé direito tenho tambem tendinite e doi muito o que fazer para melhorar.

  50. Rosa comenta:

    4 outubro, 2008 @ 1:08 AM

    Tenho esporão no pé direito e doi pra encrenca, e por questão de saude preciso caminhar, mas apos a caminhada a dor e bem forte, por isso caminho um dia sim outro não pra não ficar direto com dor, gostaria de saber se estas caminhas vão piorar mais as crises ou estou fazendo o certo, já que não tem outro geito se alguem souber me responda sim

  51. Marcos Weber comenta:

    7 outubro, 2008 @ 1:18 AM

    Olá pessol! Ñ desanimem, pois tem como aliviar e muito essa dor insuportável…
    O q + me ajudou a praticamente zerar as minhas dores foi o “choque térmico: 1/2 hora à 40 minutos de gelo no local da dor e depois,o mesmo tempo de tratamento, pegar uma bacia colocar bolas de gude, água,sal grosso,álcool e água quente; colcar os pés nessa mistura em uma temperatura quente, mas q ñ queime seus pés, flexionar os pés suavemente por + ou _ 30 á 40 min. (ñ deixar a água esfriar durante este tempo, repondo-a); Fazer isso 2 ou 3 vezes ao dia e vcs verão a diferença!!!
    Outra coisa super importante é o alongamento das pantorrilhas(faça algumas sessões com um fisioterapeuta ou c/ um professor de educ. física);
    O tratamento c/ ondas magnéticas 3 vezes por semana, também ajuda muito, pois cria um ‘colchão” de tecido fibroso, reduzindo a dor;
    Usar sapatos com salto especial(4 a 5 cm.) e usar palmilhas de silicone também ajuda muuuiiiitoooo! Se queserem ficar bom, tem q fazer estes esforços… Deus proverá e nos abençoará!!! Mas faça a sua parte!!! Um abraço e quaquer dúvida me procure no meu e-mail:marcoscarioca26@gmail.com.br Se eu puder ajudar… Procure sempre orientação médica!!!

  52. Marcos Weber comenta:

    7 outubro, 2008 @ 1:21 AM

    Desculpe, o meu e-mail é marcoscarioca26@yahoo.com.br

  53. reusa loss comenta:

    11 outubro, 2008 @ 10:02 AM

    Há uns 3 meses começei ter dor no calcanho, e foi diagnost. esporão. Está sendo feita a palminha, gostaria de saber qual o tempo de duração dela, e se realmente a dor desaparece. Como eu detectei o porquê do aparecimento, e de acordo com o médico, ele é pequeno, qual seria o melhor tratamento , se é que existe, e se eliminando o motivo do crescimento ele regride? obrigado

  54. indik um tenis para oesporao comenta:

    12 outubro, 2008 @ 2:35 PM

    gostei de ver tudo

  55. NADIR comenta:

    15 outubro, 2008 @ 1:41 PM

    OLA DR. HÁ SEIS MESES Q EU SINTO MUITA DOR NO CALCANHAR,,FUI AO ORTOPEDISTA,ME INDICOU A USAR PALMILHAS DE SILICONE,,,MAS NÃO RESOLVEU ,,CONTINUO A SENTIR DORES NOS DOIS PÉS,,,E PERNAS,,,OQ EU FAÇO? QUAL O TRATAMENTO Q ME INDICA ,,,POR FAVOR ME AJUDA,,,,NÃO AGUENTO MAIS ESSAS DORES INSUPORTAVÉIS…ABRAÇOS ..

  56. Iluminato Ramos Filho comenta:

    16 outubro, 2008 @ 1:08 PM

    Tenho 50 anos participo de corridas de rua a 4 anos, minha ultima prova foi a meia do Rio, concluir o percurso em 1:47:01 já sentido bastante dores nos pés. Tenho esporão
    consigo ficar curado aplicando gengibre com alcool, só que retorno a corrida e em 3 a 4 meses volto a sentir as dores. Os médicos da minha cidade dizem que não é caso de cirurgia. Gostaria de saber se há possibilidade de intervensão cirurgica e se é seguro o
    procedimento.

  57. angela raquel julio comenta:

    19 outubro, 2008 @ 3:49 PM

    quem tem artrose ou bico de papagaio a mesma coisa pode fazer terapia por ondas de choque e aconselhavel sim ou nao da resultado positivo

  58. eliana comenta:

    20 outubro, 2008 @ 9:03 AM

    oi tenho esporao ,estou morando no japao gostaria de saber o nome cientifico do esporao estou com muita dor nos pes ,apos 10 horas de pe no serviso,na hora de voutar para casa vou mancando de tanta dor no caucanhar ,quando eu morava ai no brasil fui ao ortopedista fis varias fizioterapias mas a un um ano comesou a dor de novo ,gostaria tambem de saber se posso amenizar essa dor em casa ,e com oque obrigada des de ja .

  59. Alba comenta:

    27 outubro, 2008 @ 6:15 PM

    Oi pessoal
    Tb sofro desse terrível problema. A dor é 24h e insuportável! Fiz tudo. Acunputura, fisioterapia com choque e ultra som, infiltração, choque térmico (frio e quente), mas
    nada melhorou. Sentia alívio por uns dias, mas melhora real nada. Atualmente tô fazendo um metodo com fisioterapeuta chamado CROCHETAGEM. A 1ª seção foi terrível. Chorei de tanta dor, mas ao terminar me senti melhor. Ele recomendou colocar o pé na água quente com sal grosso e cânfora, alongamento, caminhar pouco, usar palmilha de silicone e sapato de salto anabela. Como meu caso é bastante grave tenho que fazer mais seções. O intervalo entre elas é de 15 dias. O problema é que os planos de saúde não cobrem e o valor é alto. Estou melhor e aguardando a próxima seção.
    Manterei todos informados sobre o novo método.

  60. maciel comenta:

    31 outubro, 2008 @ 6:10 PM

    não sei mais o quer faze , por far for mim ajudeja fais trés meses como faço para fica bom

  61. Alba comenta:

    2 novembro, 2008 @ 1:24 AM

    Pois é Maciel, sinto dizer, mais bem vindo ao mundo dos sofredores, caso seu problema seja esporão. Dei meu depoimento com o que tenho feito atualmente para aliviar essa terrível dor, após vários tratamentos com fisioterapia, infiltração e acunputura. Usar palmilha de silicone, tênis com amorteceder, colocar os pés em água quente com sal grosso e canfora (umas 2 vezes ao dia), exercicio de alongamento, não caminhar muito, não ficar muito tempo em pé. Boa sorte prá você.

  62. Alba comenta:

    2 novembro, 2008 @ 1:27 AM

    Gostaria de receber um parecer do Dr. Armando sobre o problema do esporão. E tb saber dele se existe algum tratamento novo, ou estudo para o problema.

  63. José Campos comenta:

    6 novembro, 2008 @ 8:00 PM

    boa noite Eliana olha eu descobri recentemente que tenho o esporão, olha eu não gosto de toma remedio, portanto esto resolvendo com gelo, pelo menos 20 minutos por noite, e tb uma pomada que temos aqui no Brasil, de nome Calminex, espero que vcconsiga tb um bom resultado.
    um abraço

  64. Karen Kristien comenta:

    12 novembro, 2008 @ 1:40 PM

    Olá, a uma duas semanas estou sentindo dores insuportaveis na parte debaixo do meu pé, bem proximo aos dedos. A dor quando me acordo q coloco o pé no chão é praticamente insuportável. Queria saber se tem como saber se é esporão ou algo??? Usar salto alto fica praticamente impossível. Nunca tive isso antes. Aguardo uma resposta em breve…

  65. Sérgio comenta:

    15 novembro, 2008 @ 8:27 AM

    Oi Marcos, vi seu comentário acima quanto a cirurgia que vc fez com o Dr. Oscar Guerrra e fiquei interessado. Favor me dar mais detalhes sobre o assunto e endereço e telefone do mesmo para eu fazer uma consulta. Um abraço…

  66. Adriana Viana comenta:

    17 novembro, 2008 @ 7:43 AM

    Óla Dr. Sou Adriana do Espirito Santo tenho 31 anos e estou sofrendo a mais omenos uns 03 meses com dores nos calcanhares so que nos meus são os dois.Ja fui ao medico e gostaria de saber o que eu posso fazer,trabalho e caminho mais omenos uns 10 minutos ao dia e fora en casa que ando muito e fico muito em pe.gostaria de achar um meio melhor para aliviar as dores nos pés. Estou pensando seriamente em encostar provisioramente se tiver como é claro.Aguardo resposta.Obrigada

  67. Iluminato R Filho comenta:

    17 novembro, 2008 @ 8:53 AM

    Procurei um médico especialista em pé, através da ressonância foi constatado que o que me incomoda é uma calcificação no tendão, tudo indica que para voltar a correr terei que submeter-me a um procedimento cirúrgico.

  68. rita de cassia comenta:

    17 novembro, 2008 @ 10:25 PM

    Gostaria de saber o remédio p/ o esporão, pois minha filha esta com 2 um perto do dedão e outro no dedo do pé esquerdo. estou ficando preocupada pois ela só tem 13 anos.

  69. Lindaura comenta:

    19 novembro, 2008 @ 4:05 PM

    Boa tarde. Doutor foi diagnosticado a pouco mais de 2 meses esporão de calcaneo na minha mãe. O médico passou fisioterapia, anti-inflamatório e que ela utilizasse uma sandália ortopédica estilo ana bela. Gostaria de saber se só isso basta ou a alguma outra ciosa que minha mãe pode fazer, haja vista que ela ainda é muito jovem, gosta de fazer caminhadas e está impossibilitada, ressaltando que tem dias em que sente muitas dores mesmo tomando a medicação.

  70. Lindaura comenta:

    19 novembro, 2008 @ 4:05 PM

    Boa tarde. Doutor foi diagnosticado a pouco mais de 2 meses esporão de calcaneo na minha mãe. O médico passou fisioterapia, anti-inflamatório e que ela utilizasse uma sandália ortopédica estilo ana bela. Gostaria de saber se só isso basta ou a alguma outra coisa que minha mãe pode fazer, haja vista que ela ainda é muito jovem, gosta de fazer caminhadas e está impossibilitada, ressaltando que tem dias em que sente muitas dores mesmo tomando a medicação.

  71. Marlete comenta:

    24 novembro, 2008 @ 9:35 AM

    Minha mãe sente muita dor nos dois pés, ja consultou e o medico disse que era um esporao, ela chegou a fazer injecões diretamente no pé, ajudou nos primeiros dias, depois a dor voltou.
    Qual seria o prossimo passo a ser tomado para diminuir a dor, cirurgia talves ou tratamentos mais longos?
    Se puder responder, desde já agradeço.

  72. Marcio Nascimento comenta:

    7 dezembro, 2008 @ 11:30 AM

    Na receita para facite plantar, aparece açafrão-do-mato. Como achar? è o mesmo que o açafrão comum?

  73. rosa luiz comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 12:23 AM

    boa noite,Dr não sei mais o que fazer, tenho esporão nos dois pes, tanto na planta dos pes e tambem atraz, estou desanimada sem saber mais o que fazer, não posso mais tomar antinframatório pois a minha pressão sobe, já fiz muitas fisioterapias fiz infiltração, uso direto palmilha de silicone e tenis des a hora que levanto, ñ consigo andar sem as palmilhas, o que me indicaria? ñ sei mais o que é um dia sem dor estou desesperada, entrando em depressão, me sinto inutil, por favor me ajude!!!!!

  74. maria antonieta magaldi comenta:

    28 dezembro, 2008 @ 9:30 PM

    RECEITA INFALIVEL PARA ESPORAO….APROVADA E COMPROVADA, SAIU NUMA REVISTA: OS INGREDIENTES ACHAM TB NA VEADO D OURO RUA SAO BENTO 148 E NA PRAÇA JOAO MENDES 31.
    POR INGREDIENTES NUMA GARRAFA ESCURA, DEIXAR POR QUINZE DIAS NO SOL E AGITAR UMA VEZ AO DIA. DEPOIS DISSO COAR E DEIXAR NO GARRAFAO ESCURO.
    10 G MANACÁ
    10 G SENE
    10 G ALOÉ
    10 G MIRRA
    10 G CANFORA
    10 G RUIBARBO
    10 G ANGELICA
    5 G PANACEIA
    2 G AÇAFRAO DO MATO
    2 LITROS DE ALCOOL 40 C

    MODO DE USAR:
    PASSAR E MASAGEAR O CALCANHAR, ENROLAR NUMA FLANEL E AMARRAR SEM APERTAR MUITO, E POR SACO PLASTICO E TB AMARRAR PARA ABAFAR. FAZER ISSO TODA NOITE ATE DESAPARECER SINTOMAS E DORES.
    ABRAÇOS E BOA SORTE!
    MARIA ANTONEITA MAGALDI

  75. marinalva comenta:

    30 dezembro, 2008 @ 4:17 PM

    MINHA MÃE SOFRE MUITO COM DORES NOS PÉS DEVIDO A ESPORÃO. O QUE ELA PODE FAZER OU TOMAR PARA DIMINUIR A DOR..OBRIGADO

  76. gilberto comenta:

    1 janeiro, 2009 @ 9:14 AM

    sinto muitas dores no calcanhar parece que é esporão alguem tem alguma dica para me ajudar,obrigado

  77. maria das graças comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 2:23 PM

    Boa tarde ,Dr mais ou menos a um mês venho sentindo dor no pé esquerdo,no peito do pé e entre os dedos 2,3 depois do dedão.Está dor melhora um pouco com a natação mais não fico livre dela. O que poderia ser?Tem alguma forma de resolver este problema.Obrigada.

  78. Maristela comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 5:30 PM

    Boa tarde, eu também tenho esporão, e não suporto mais a dor, não consigo ficar em pé, para poder andar um poquinho só com tenis e palmilha adequada, mas infelizmente em meu trabalho eu fico muito tempo de pé, e agora eu estou de férias e inventei de praticar o Jump, eu fiz umas quatro vezes só e a dor piorou muito, gostaria de saber se tem algo a ver já que me disseram que não tinha impacto. Obrigada.

  79. Alba comenta:

    5 janeiro, 2009 @ 10:15 PM

    Olá Maristela,
    Infelizmente você faz parte do clube dos sofredores eternos (esporão é prá sempre). Igual a você pratiquei jump por muito tempo e também step, esteira, corrida, etc. Todos exercícios proibidos prá nós. Depois de algum tempo tentando váris terapias, achei um fisioterapeuta que me ajudou muito, me passando exercícios de alongamento, pilates, usando palmilha de silicone, sapatos de salto anabela, colocando os pés em água quente com sal grosso e canfora, além ded uma nova prática chamada CROGETAGEM. Hoje, depois de quase 1 ano, posso dizer que estou bem. Minha recomendação é: não faça exercícios de impacto. Isso só piora.
    Boa sorte e melhoras.

  80. Rosana comenta:

    12 janeiro, 2009 @ 10:06 PM

    Também tenho esse problema não sei mais o que fazer sinto muita dor.
    Gostaria de saber algum exercicios que ajudam a passar essa dor

  81. Edna comenta:

    15 janeiro, 2009 @ 7:06 PM

    Hoje posso dizer que faço parte do time dos sofredores com o bendito esporão.
    Este me acompanha há anos. tenho problema de obesidade, trabalho em pé.
    A dor é terrível. estou pesquisando na net para ver se encontro uma solução.
    Vamos ter fé em Deus…..Um abraço a todos.

  82. Alba comenta:

    16 janeiro, 2009 @ 1:44 PM

    Edna,
    Vc leu os comentários postados aqui? Tem várias simpatias que vc pode seguir, mas o mais importante é insistir no tratamento e paciência. Pé na água quente com sal grosso e canfora várias vezes ao dia, usar palmilha de silicone, sapato de salto anabela, alongamentos, perder peso, evitar caminhadas longas são tratamentos que ajudam bastante.

  83. Luzia comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 10:58 AM

    gostaria de ter o endereço/telefone do Dr. Oscar Guerra, para tratamento do esporão, já fiz todos os tratamentos e não tive nenhum resultado, por favor me ajude a encontrar uma solução.obrigada

  84. leticia comenta:

    25 janeiro, 2009 @ 5:19 PM

    oiiiiiiiii estou com uma dor no meu pe nm sei oq ue e pois doe no meio do pe ais para tras queria saber se esporao nm consigo colocar o pe no chao me mande uma solução no email obrigada

  85. Carlos Roberto comenta:

    30 janeiro, 2009 @ 10:28 AM

    Olá tenho uma dor no calcanhar esquerdo, desde 2002 já passei em divesos médicos e já fiz diversos tipos de tratamento, milhares de fisioterapias, 2 infiltrações, gesso durante 65 dias, alongamentos , palmilhas, antiflamatorios, não aguento mais essa dor, gostaria de saber se alguém conhece um médico que poderia me dar outra opinião, uma solução cirurgia, obrigado..

  86. Alba comenta:

    30 janeiro, 2009 @ 1:02 PM

    Olá Carlos,
    Assim como vc já tentei de tudo e honestamente tenho me sentido melhor depois que fiz uma fisioterapia chamada CROGETAGEM. É um método novo que, infelizmente, os planos de saúde não cobrem, é pouco divulgada e em consequência as clínicas não conhecem, e tem poucos profissionais. Entra no site da Sociedade de Crogetagem prá se informar. Eles tb tem uma lista de profissionais que fazem essa terapia. Foi a única coisa que me fez melhorar em 98%. Vale a pena tentar depois de tantas tentativas frustradas. Boa sorte. Se precisar posso indicar meu fisioterapeuta especializado na técnica.

  87. Angela Ruppel comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 3:18 PM

    Cheguei ao meu limite. Já fiz tudo que é possível para melhorar as dores causadas pelo esporão de calcâneo mas a dor sempre volta. Estou num nível elevadíssimo de stress em virtude das dores pois meu trabalho exige locomoção e atendimento ao público tanto no local de trabalho como in loco. Não suporto mais usar de atestados médico, por isso não sei o que fazer. Será que é possível afastamento do trabalho (auxílio doença) em função desta patologia?

  88. Alba comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 9:22 PM

    Olá Angela,
    Leia o depoimento que fiz em 30 de janeiro. Tenho certeza que vc vai se sentir bem melhor. Eu tb estive como você e entendo bem como é isso. Realmente o nível de estresse é terrível. Hoje posso afirmar que existe luz no fim do túnel. Faça tudo direitinho que vc vai se sentir muito bem.
    Boa sorte.

  89. ivone silva comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 8:48 PM

    há + ou _ 4 meses que não aguento me levantar depois de algun tempo deitada de tanta dor que sinto no calcanhar como saber se é esporão ou bico de papagaio e como tratar estou sfrendo demais as vezes melhora com escalca pé mas logo vlta a doer me ajudem por favor.

  90. Terezinha g de melo comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 10:24 PM

    aapasso toas as noites álcool com eucalipto no pé ,pois só assim melhoro do meu esporão,e todos os dias coloco meu pé em água gelada e quente.Melhora sensivelmente.

  91. Ana maria comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 4:16 PM

    Estou com esses sintomas de “esporão” .Já tirei radiografia ,mas não sei o resultado ainda . A doutora me adiantou que pode ser FASCITE PLANTAR , que é o mesmo que o esporão , mas sem aquela saliência .Estou já pesquisando e vi que não é nada fácil o tratamento . O que mais me animou foi a terapia com as” ondas de choque .” Eles protagonizam ser esse mais eficaz do que o cirúrgico ,com 90% de cura. Por enquanto estou me informando sobre .Espero obter bons resultados .

  92. sirlei comenta:

    21 fevereiro, 2009 @ 10:13 PM

    Tenho dor no calcanio mais ou menos 8 meses fiz rx e eco resutado fasceite plantar esporão estou fazendo fisioterapia gelo agua morna e não tenho resultado de melhora trabalho a noite , nomun hospital caminho a noite toda e tenho muita dor. O que devo fazer. Obrigado.

    Gostaria de receber uma resposta não sei mais o que fazer?

  93. julio rodrigues comenta:

    23 fevereiro, 2009 @ 3:14 PM

    eu há um ano e pouco rompi ligamentos do pé direito e colocaram gesso. retiraram um tempo depois e demorou para melhorar o pé, agora de uns tempos para cá quando estou sentado raras vezes ou deitado, principalmente após acordar de um sono de horas – noite- meu pé esquerdo dói muito e fica dificil de andar, leva alguns minutos para passar mas a dor retorna em intensidade menor ou igual após um periodo de descanso quando deito e torno a levantar. será esporao do calcaneo? o q sr acha? aguardo se possivel sua resposta. obrigado.

  94. Alba comenta:

    23 fevereiro, 2009 @ 4:51 PM

    Ivone, Terezinha, Sirlei, Julio, Angela e todos os amigos que escrevem nessa página sobre o terrível problema de esporão e/ou facite plantar. Vou, mais uma vez, descrever os vários procedimentos que fiz e faço ainda prá ajudá-los. Assim como alguns de vocês, ou melhor, todos vocês sofri muito com essa terrível dor. Fiquei dedprimida, irritada, impaciente etc., pois a dor é insuportável. Depois de tantos anti-inflamatórios, 2 aplicações de cortizona, mais de 50 seções de fisioterapia, fui recomendada prá uma nova técnica ded fisioterapia chamada CROGETAGEM. Infelizmente ela não é divulgada, poucos conhecem e os planos de saúde não dão cobertura, portanto é caro. Como o desespero era grrande parti prá técnica e, Graças a Deus, tenho melhorado cada dia que passa. Já fiz 6 aplicações (uma por mês) e hoje, consigo até caminhar, voltar prá ginástica e brincar no bloco de carnaval. Junto faço exercícios de alongamento, pilates, coloco o pé na água-quente com cânfora e sal grosso 2x ao dia, uso calcanheira de silicone e sandália anabela. Os cuidados são muitos e o trtratamento longo, mas aprendi que devagar se vai ao longe. Se alguém precisar de + informaões sobre a CROGETAGEM, procure no site da Sociedade de Crogetagem, lá tem mais informações.
    Lembrem-se que todo tratamento requer perseverança. Operação, dizem que não adianta.
    Boa sorte prá todos e me coloco a disposição prá mais informações.

  95. Teresa G. T. comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 7:54 PM

    Eu tambem já sofri desse mal-Esporão do calcaneo. Primeiro foi meu pé direito, não resolveu com tratamento somente com infiltração. Para isso a pessoa deve fazer o repouso de 10 dias depois da infiltração. Omeu resultado positivo já dura treze anos. Agora começou o pe esquerdo e, já vou fazer a infiltração e tenho certeza que também vai resolver. Se este depoimento servir para alguem, boa sorte, boas melhoras.

  96. sonilda, londrina pr comenta:

    8 março, 2009 @ 11:15 PM

    se estiver no começo a dor do esporao, te aconselho ir na farmácia e comprar EMPLASTO MEDICINAL SALOMPAS , vem com 4 unidades e cada dia coloca-se um em cima da dor, é uma bençao de deus, aliás para tirar qualquer tipo de dor do corpo. SE ESTIVER COM TENDINITE EM QUALQUER PARTE DO CORPO TB É UMA BENÇAO, EXPERIENCIA PRÓPRIA.

  97. Hélia Almista de Souza comenta:

    11 março, 2009 @ 11:59 AM

    olá estou aqui em busca de uma solução pra esse tal de esporão calcâneo. bom a minha querida mãe já vem algum tempo sofrendo com dores nos pés especificamente no calcanha, então devido a varia pesquisa informaram pra ela que é o tal esporão. e ela mora no interior e trabalha na roça com o meu pai, atualmente eu estou na capital terminando a faculdade de administração de empresas. mais estou sofrendo junto com a minha mãe por saber que ela está muito mal com essas dores emcomodativas que a persegue sempre desde da hora que levanta até a hora que vai dormir ela ta sofrendo muito. e pra completar lá onde ela mora no interior do maranhão não tem médicos que trate desse problema. então eu pretendo trazer ela até a capital onde eu estou pra ela fazer um tratamento e se curar dessa dor insuportavél, mais até eu ter codições de fazer isso eu quero saber se não tem uns remédios que possa me indicar pra minha mãe usar pra ir passando essa dor até ela poder vim se tratar?

  98. Hélia Almista de Souza comenta:

    11 março, 2009 @ 12:00 PM

    de já eu agradeça pela atenção muito obrigada e espero receber soluções

  99. Marcio Nascimento comenta:

    11 março, 2009 @ 8:25 PM

    alguém já teve reação alérgica ao preparado com manacá, sene, etc para o esporão?

  100. Daiane Oliveira comenta:

    11 março, 2009 @ 11:04 PM

    olá pessoal,assim como vcs minha mãe,ela se chama Zoraide e tem 48 anos, sofre e muito com o esporão calcaneo.O caso dela é muito sério,ela já sofre a mais de 08 anos,já fez várias sessoes de infiltração ,gastou muito dinheiro tentando encontrar um calçado que aliviasse mais sua dor,já usou tudo quanto é tipo de remédio caseiro que o povo ensina ,e infelismente nada resolve. Gostaria que o Dr.rmando pudesse nos orientar no que seria mais viavel fazer,pois recentemente na curva do pé tem uma espécie de nervo bem duro ,e ela reclama muito pois o estado dela está deixando-a desmotivada,já não sabe mais o que vai fazer de agora em diante,pois já não consegue mais caminhar por pouco tempo que seja.
    Creio que há uma solução para isso.
    Nos ajude pelo amor de Deus

  101. Alba comenta:

    12 março, 2009 @ 1:24 PM

    Oi Daiane Oliveira e todos amigos sofredores,
    Eu já fiz vários depoimentos aqui falando do método de fisioterapia chamado CROCHETAGEM. Este foi o único tratamento que realmente valeu a pena prá mim. É caro, os planos de saúe não cobram, mas vale a pena o sacrifício. Vejam o site da Sociedadee Brasileira de Crogetam. Lá tem o nome de vários profissionais que utilizam o método. Aqui no Rio conheço um fisioterapeuta maravilhoso, que me ajuda muuuuiito. Se alguém precisar posso enviar o nome e telefone. De resto pessoal, é muito alongamento, evitar caminhada, emagrecer, pé na água quente varias vezes ao dia, pé para o alto, palmilha ded silicone e rezar.
    Abraços para todos.

  102. Flavia comenta:

    21 março, 2009 @ 9:45 AM

    Gilberto, se vc sente dores constantes no calcanhar, é um forte indício de ser esporão de caucâneo. Vc deve procurar um ortopedista para que ele requesite um RX, pois será atrvés desse exame que vc poderá saber se tem ou não esse problema.

  103. MARCOS comenta:

    21 março, 2009 @ 10:19 AM

    Ola Sergio, vi o seu comentario somente hoje 21/03/2009, o telefone do Dr Oscar Guerra é 50816999, aceita convenios, é especialista em pe.

  104. JORGE FERRAZ comenta:

    22 março, 2009 @ 5:36 PM

    galera, já tive esse tormento, não sei o que me aliviou. passei a andar na areia e evito correr ou caminhadas longa., só sei que até agora tudo bem. Quando tinha crize eu usavamoxabustão, vcs podem tentar e aplicar por conta propria, pareceum charuto comprem em casas especializadas, acendam, coloquem cerca de 5cm do esporão, durante 10 min.apaguem e repitam no outro dia. dura bastante. Agorta o problema é minha teimosa mãe, chegou ate parecer uma ferida no local de tanto ultra-som, ela sofre, toma antibioticos para ceder a infeção, a perna está inchada, ela pesa 90 ou mais, melhorou com infriltçaõ mas logo a dor voltou, quer fazer tudo ´sozinha , sobe escada com peso do mercado etc…… oque fazer doutor?

  105. JORGE FERRAZ comenta:

    22 março, 2009 @ 5:41 PM

    TENTEM APLICAÇÃO DE MOXABUSTÃO NO LOCAL, CERCA DE 10 CM DO LOCAL, POR 10MINUTOS, NÃO ANDEM NO PISO DURO , EU MELHOREI ANDANDO NA AREIA PERTO DO MAR. AQSSIM QUE MINHA MÃE MELHORAR DA INFECÇÃO CAUSADA POR TANTAS APLICAÇÕES DE UL-SOM. E TENTEM TUDO QUE AGALERA INDICOU , SOU MASSOTERAPEUTA E ALONGAMENTO PLANTAR É OTIMO, ALEM DA MASSAGEM .BOA SORTE

  106. silvio comenta:

    30 março, 2009 @ 1:18 PM

    faz um mês que estou incomdado com esporão nos dois pès e gostaria de saber se pode realizar atividades esportivas?

  107. Alba comenta:

    30 março, 2009 @ 3:54 PM

    Pois é Silvio, essa é a primeira coisa que temos que deixar de fazer. Nada de exercícios de impacto, caminhada etc. É partir prá fisioterapia, alongamento, mudança de sapatos, uso de palmilha de silicone e ler as dicas dos amigos aqui do site prá ver qual você se adapta melhor. Ah! uma consulta ao médico também faz parte.
    Boa sorte!!!!

  108. catia cardoso comenta:

    4 abril, 2009 @ 7:47 AM

    por favor me responda se e so com cirurgia qe vai melhorar as dores dos meus pes?POIS ESTOU DESESPERADA COM OS DOIS PES COM ESPORAO……GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE ESTA DOENÇA PODE FACILITAR UM AUXILIO DOENÇA ATRAVES DO INSS..POIS TENHO VARIOS EXAMES DE RAIOX DOS OTORPEDISTAS ME AJUDEMPOR FAVOR NEM ANDAR CONSIGO MAIS..OBRIGADA …..UM ABRAÇO..

  109. celiahbsilva comenta:

    5 abril, 2009 @ 7:36 AM

    Tenho 54 anos , a uns 6 meses estou com esporão calcaneo , fui ao mé dico estou tomando os remédios , mas não estou me sentndo tão bem assim . Mas eu olhando para o calçado da minha filha (salto anabela) resolvi calçá-lo, porque os meus todos me doiam o pé.Descobri que o salto anabela me fez muito , mas muito bem mesmo, hoje troquei todos os sapatos sandálias ´por salto anabela. continuo tomando meus remédios , mas como o salto anabela não tem . Hoje ando muito , trabalho em pé e sinto meus pés confortáveis na sandália c/ salto anabela, fica aí a dica p/ vc. quem sabe p/ vc. da certo também ?.

  110. VILMA ALVES DE ASSIS comenta:

    5 abril, 2009 @ 9:21 PM

    BOA NOITE? OLHA PESSOAL EU TAMBEM COMECEI COM MUITAS DORES AGORA TEM UM MES MAS NAO DA PARA AQUENTAR E MUITO DOIDO AGORA QUE EU VOU AO MEDICO PARA SABER O QUE É MAS PENCEI QUE ERA SO EU TINHA ESTA DOR MAS NAO E E NAO ANDO QUANDO EU SENTO PENSO DUS VEZES ANTES DE LEVANTAR OBRIGADO PELA ATENÇAO

  111. VILMA ALVES DE ASSIS comenta:

    5 abril, 2009 @ 9:28 PM

    OLA PESSOL ENTAO ISSO NAO TEM CURA POSSO ENTAO ME APOSENTAR

  112. gisa comenta:

    8 abril, 2009 @ 11:45 PM

    caros amigos sintos muitos dores nos dois pes atualmente fui ao medico mora fora do brasil e medica me disse que o que resolve sao bastantes alongamentos da panturrilha pois as dores do esporao sao provocadas por causa de um musculo ligado nos tendoes que vai se atrufiando por isso quando alongamos a panturrilha este musculos vai voltando ao normal e com algunhas semanas vemos o resultados estou fazendo e quando alongo ja me sinto melhor fica ai a dica.

  113. rosemary villares comenta:

    10 abril, 2009 @ 10:56 AM

    infelizmente entrei para este clubinho dos sofredores do esporão…começou no pé direito o pé esquerdo ficando com ciúmes tbm começou á doer…uso palmilhas e mesmo no verão tenho que calçar com tênis,agora vou procurar a tal da sandália anabela prá ver se ameniza,dói muiiiiiiiito,tenho 90 kilos 49 anos e 1,71 altura. a médica já mandou perder peso,mas adoro pizza
    pizza massas etc,preciso lembrar da dor na hora da santa gula…amigos deste clube,não quero fazer cirurgia,pois sou medrosa…vou apelar tbm para as bolinhas de gude com água quente e sal

  114. rosemary villares comenta:

    10 abril, 2009 @ 4:17 PM

    olá amigos…alguma de voces podem me indicar uma sandália (marca) que realmente seja boa para aliviar o esporão, será que a usaflex poderá ajudar, lembrando que deve ter salto anabella mais ou menos 4,5 cm.por favor enviem resposta ao meu e-mail ok? e melhoras á todos…rosemary.villares@yahoo.com.br

  115. Sônia Regina comenta:

    10 abril, 2009 @ 8:51 PM

    Pela primeira vez, entrei neste site, pois tb estou sofrendo deste mal “esporão de calcaneo”, porém gostaria de ler algum comentário do médico. Pois a maior colaboradora para conosco é Alba. Sds, Sônia Alagoinhas-Ba. prosonia20@hotmail.com

  116. Lui Pier comenta:

    10 abril, 2009 @ 10:38 PM

    Por favor, alguem pode me ajudar???
    Estou a oito,meses sofrendo com fortes dores nos pés.
    Passei por dois médicos ortopedistas, me falam que é esporão de calcaneo, me dão reméios como CELEBRA, ARCOXIA e outros, passa a dor, alivia.
    Mas depois de uma semana, lá estou eu de novo, repetindo todos os remédios.
    Não sei mas o que faço.
    Aguem pode me orientar, o que devo fazer? Quais os remédios devo tomar? Que tipo de especialista devo procurar?
    Espero que uma boa alma possa me ajudar.
    Lui Pier – Floripa/SC

  117. CLÁUDIO comenta:

    16 abril, 2009 @ 7:41 PM

    Olá, meu nome é Cláudio, sou carteiro e tenho sentido uma dor aguda e prolongada no meu calcanhar esquerdo. Não sei se pelo fato de temer colocar o pé com pressão no chão passei a sentir também dor na planta do pé como se fosse um tendão. Marque médico para daqui a uma semana, foi o mais próximo que consegui, mas está esfriando e parece que a dor piora; acho que não vou aguentar e vou ter que procurar um atendimento de emergência. Gostaria de saber se comprovado o diagnóstico de esporão calcâneo ou fasciíte plantar qual ou quais seriam os tratamentos mais indicados e qual o impacto dessa doença na minha profissão (carteiro). Obrigado.

  118. MARCO comenta:

    19 abril, 2009 @ 12:15 PM

    Tou ha 1 ano e 4 meses sofrendo ,primeiro tinha tendinite no tednão patelar que foi curado com muita fisioterapia, agora sofro com esporão no mesmo joelho, fiz 90 sessõe sde fisioterapia,tentei acumpuntura,mas sem obter resultado nenhum resultado. Não consigo praticar esportes,inviavel correr, doi muito pra eu subir escadas, tenho 39 anos e tinha uma vida normal na pratica de esportes. Em todos especialistas de joelhos que fui,eles me indicaram a artroscopia, o problema é que a recuperação dessa cirurgia é muito longa, por volta de 3 meses no meu caso. Será que teria outro recusros pra eu me ver livre desses 2 esporões que assolam com dor e sem piedade meu sofrido joelho esquerdo? Alem da recuperAção ser de 3 meses NA ARTROSCOPIA COM MUITA MUSCULAÇÃO E FISIOTERAPIA… me garantiram de 70 a 85 % o meu joelho em boas condições apos a cirurgia, portanto não serã mais 100%. Podem me ajudaR? Aguardo contato,abraços,marco do rj.

  119. DOMILSON comenta:

    29 abril, 2009 @ 8:26 PM

    Presciso de um tratamento ou cicirurgia urgente, não aguento mais essa dor , por favor se alguem tiver realmente algo que resolva o problema , por favor me mande, desde já agradeço

  120. Alba comenta:

    29 abril, 2009 @ 10:58 PM

    Olá amigos de dor. Sei exatamente como estão se sentindo. É horrível ficar afastado de coisas que gostamos de fazer, como praticar esporte, caminhada etc., mas acreditem, com muita persistência se consegue uma melhora. Eu e a Nilza já conseguimos grandes coisas como vocês podem ter lido nos depoimentos. Primeiro nada de caminhadas, corrida, longo tempo em pé ou algo que sacrifique os pés. Também oivi dizer que cirurgia resolve apenas por um tempo. Temos que partir prá bicicleta, mudar o calçado (usar anabela para as meninas e um tênis com amortecedor para os meninos). O uso de palmilha de silicone é perfeito, mas tem que ser daquela boa, apropriada para o mal. O uso é constante. Colocar os pés em água quente com sal grosso e cânfora várias vezes ao dia também ajuda muito. Outra coisa é usar vick, cobrir os pés com saco plástico, colocar uma meia antes de dormir. Nunca pegar friagem. Exercícios de alongamento várias vezes ao dia e também um método novo de fisioterapia chamado CROCHETAGEM. Esse, prá mim foi o melhor. Depois de 50 sessões da fisioterapia convencional esse foi o método que realmente funcionou. Pena que os planos de saúde não cobrem e o custo é um pouco alto.
    Espero ter ajudado com as informações. Eu estou muiiito melhor das dores.
    Muita fé e persistência.

  121. Alba comenta:

    29 abril, 2009 @ 11:32 PM

    Olá Domilson, entendo sua dor, mas o que temos que fazer com essa “coisa” é ter muita persistência e seguir as dicas que apareceem por aqui. Eu já fiz 50 sessões de fisioterapia convencional mas a única que me ajudou com a CROGETAGEM. Depois fiz uns precedimentos como pé na água quente, com sal grrosso e cânfora várias vezes ao dia, uso de palmilha dee silicone, alongamentos e também emagrecer.P´ra ajudar nos exercícios de alongamento dá uma olhada no site abaixo. Prá saber mais da CROGETAGEM veja no site da Sociedade Brasileira de Crogetagem. Tem uma clínica em Botafogo-Rio de Janeiro, que faz esse tipo de fisioterapia, pena que os planos de saúde não cobrem. O site para os exercícios é: http://www.fisioterapiasalgado.com.br/visualiza.asp?id=46

  122. Rosangela comenta:

    30 abril, 2009 @ 12:11 PM

    Olá Pessoal!
    Eu também sofro deste mal, tenho o danado do esporão calcáreo. Estou fazendo fisioterapia, só o choquinho é que adianta um pouco. Faço uso do Calminex, ele é de uso veterinário, é um creme , passo ele no calcanhar e enfaixo. Melhora um pouco.
    fiquei lendo os depoimentos , e o que mais achei legal é o apoio de cada um , querendo que o outro melhore. Quem sabe nós mesmos não achamos a solução, né?
    Um abraço a todos

  123. Rosangela comenta:

    30 abril, 2009 @ 4:38 PM

    Gente! escrevi errado é esporão do calcaneo.

  124. Claudia comenta:

    3 maio, 2009 @ 1:11 PM

    Tenho 34 anos e estou sofrendo com esporao, aqui em Boston chamam de Bone Spur, ja tomei 10 injecoes de cortizona, fisioterapia e estou usando palminhas ortopedicas, o tratamento aqui e muito caro, gostaria de saber se o tratamento no Brasil seria mais viavel e os resultados seriam melhores, por favor, estou precisando de ajuda, nao estou conseguindo trabalhar direito. Qualquer dica seria bem vinda para remediar a dor, obrigada a todos

  125. Alba comenta:

    3 maio, 2009 @ 4:31 PM

    Olá Claudia,
    Saiba que no Brasil o tratamento também é caro. Tem que ter a sorte de possuir um bom plano de saúde e se submeter aquelas fisioterapias que aliviam mas não surtem muito efeito. Fiz uma nova modalidade de fisioterapia chamada CROGETAGEM (veja no site da Sociedade Brasileira de Crogetagem) que não é coberta pelos planos e o preço de cada seção é bastante alto. Essa fisioterapia me ajudou muito, junto com os exercícios de alongamento, uso de palmilha de silicone e sandalia de salto anabela. Colocar os pés em água quente com sal grosso e cânfora também é ótimo. Caso seja difícil opte pelo vick, amarre com saco plástico e coloque uma meia antes de dormir. Evitar andar, ficar muito tempo em pé e perder peso também é bom.
    Comigo as injeções de cortizona não funcionaram. A melhora era temporária.
    Sei que por aí tem uns calçados apropriados para esse problema.
    Boa sorte e melhoras. Confie em Deus que sua melhora vai chegar.

  126. Claudia comenta:

    3 maio, 2009 @ 4:53 PM

    Obrigada Alba pelas dicas, eu nao consegui encontrar o site da Sociedade Brasileira de Crogetagem, voce pode me enviar o endereco do site.

  127. Alba comenta:

    4 maio, 2009 @ 11:46 AM

    Para Claudia e mais quem tiver interesse, segue o site da Soc. de Crochetagem. Tb tem uma reportagem feita pelo Jornal O Globo que explica como é o procedimento.
    http://www.crochetagem.com ou se preferir ler a notícia
    oglobo.globo.com/…/mat/…/nos_testamos_crochetagem_metodo_que_combate_dor_muscular-54812640

  128. marli macedo comenta:

    6 maio, 2009 @ 10:08 PM

    ola, meu nome é marli e to com esporao no pé como curar disso nao aguento mais de tanta dor ? o q faço é urgente … por favor

  129. Rosangela comenta:

    7 maio, 2009 @ 6:20 PM

    Pois é, Marli. Eu também tenho e não estou mais aguentado a andar. Faço fisioterapia, uso o creme CALMINEX, passo e enfaixo, ele melhora um pouco. É um creme usado nas patas de cavalo, mas para mim tem resolvido um pouco, uso também cataflan gel, passo e enfaixo também. Não tem cura, teremos que conviver com ele. Uso sadálias da marca usaflex que tem salto anabela. bem é isso aí.A gente vai lendo os depoimentos e vendo o que é melhor. Abraços

  130. Alba comenta:

    8 maio, 2009 @ 12:36 PM

    Olá Marli e Rosangela, infelizmente vocês tem razão em reclamar, esses cremes só aliviam a dor temporariamente, acabando o efeito ela retorna. O que ajuda muito é colocar o´s pés em água quente com sal grosso e cânfora várias vezes ao dia e fazer exercícios de alongamento. A melhora é lenta mas se consegue. É só não desistir. Evitem caminhadas, longas horas em pé e caso estejam “gordinhas” providenciem um emagrecimento rápido. O excesso de peso tb ajuda a sentir mais dores.
    Vejam acima meu depoimento indicando o site da Crochetagem. É um tipo de fisioterapia que me ajudou muito a diminuir as dores. Seque também um site onde vocês poderão achar exercícios de alongamento. Boa sorte e paciência.
    http://www.fisioterapiasalgado.com.br/visualiza.asp?id=46

  131. ana maria bembane comenta:

    11 maio, 2009 @ 9:10 AM

    Estou com esporão no pé direito e estou fazendo fisioterapia gostaria que me ajudassem caso tenham solução para esta doença tão esquisita e dolorosa.Bjs

  132. Ester Sforzin comenta:

    13 maio, 2009 @ 5:22 PM

    Também tenho esporão nos dois pés.Já sofri de mais com as dores.Mas hoje nem lembro
    que tenho esporão !!!
    A receita da Maria Antonio Marques acredito que é ótima! (se não me engano saiu no antigo
    suplemento feminino) Como era difícil para ir comprar os ingredientes, olha o que eu fiz e
    deu resultado!!!
    Sabe a pomada veterinária “CALMINEX” É DE USO VETERINÁRIO. (PORQUE TEM A DE HUMANO)
    TODA NOITE, ESFREGAVA A POMADA NO PÉ ATÉ ESQUENTAR BEM.AÍ, ENROLAVA UM PLÁSTICO
    TRANSPARENTE, DEPOIS ENVOLVIA UMA FLANELA, E COLOCAVA UMA MEIA POR CIMA.NÃO
    PODE TOMAR FRIAGEM DEPOIS ENTENDEU? DORME ASSIM. REPITA ESSA OPERAÇÃO POR
    MAIS OU MENOS UMA SEMANA. VOCE VAI VER COMO SOME A DOR!!!!!! PALAVRA DE QUEM
    EXPERIMENTOU. É SIMPLES E EFICIENTE!
    TENHO ESPORÃO, MAS NÃO ME DÓI.

  133. Nina comenta:

    14 maio, 2009 @ 3:02 PM

    Olá pessoal,estava sofrendo com esporão no pé direito a uns dois anos e nada fez efeito com. tratamentos que fiz , semana´passada encontrei com uma velha amiga e ela me indicou um antinflamatório,já tinha tomado tudo que era possivel e entao resolvi tomar mais um, foi quando tive uma surpresa que depois de horas ja tinha melhorado muito,hoje nao estou mais com dor.
    O nome do antinflamatório é PROFAM existe tambem GENERICO.
    Espero poder ajudar quem precisa.
    obs.tomo um comprimido ao dia ,quando o indicado´sao dois ao dia,assim mesmo fez um otimo efeito.
    NINA Campinas S/P

  134. Junior comenta:

    26 maio, 2009 @ 7:30 AM

    Tenho esporão nos 2 pés há mais de 30 anos, já fíz todos tratamentos possíveis e não obtive resultado, apenas paleativos. Já não consigo mais trabalhar devido as dores. Gostaria de saber se tem como me aposentar?. Qualquer info. e bem vinda. clodo-al@hotmail.com

  135. vera teixeira comenta:

    2 junho, 2009 @ 1:03 PM

    tenho esporao faz 2 ans to fazendo fisioterapia tomo remedio sera que se operar melhora
    eu ando mancando tenho vergonha ma ajude
    sou de santa barbara do oeste
    meu orkut e vera vallini teixeira obrigada desde ja

  136. vera vallini comenta:

    2 junho, 2009 @ 1:09 PM

    gostaria que mandase resposta pro meu orkut sera que operar sara o esporao

  137. vera vallini comenta:

    2 junho, 2009 @ 1:10 PM

    gostaria que mandase resposta pro meu orkut sera que operar sara o esporao
    verinha_gteixeira@yahoo.com.br obrigada desde de ja

  138. RODRIGO comenta:

    5 junho, 2009 @ 9:11 PM

    Boa noite a todos! Gostaria de compartilhar uma informação que sei é muito importante. Existe uma planta chamada ALOE VERA que ajuda e muito no tratamento do esporão. Ela combinada com MSM, glucosamina, condroitina e vitamina-C tem um grande poder regenerador capaz de combater as dores decorrentes das inflamações dos ESPORÕES e o proprio esporão isso de forma natural e sem efeitos secundários. É realmente algo inacreditável o que esta planta milenar faz no organismo humano. Eu tive prova disso e por isso estou compartilhando com você, pois eu sei como é ruim sentir dor. Caso alguém queira maiores informações entrar em contato com o email: consultoriaperfeita@gmail.com, bom tratamento a todos.

  139. sonia regina oliveira comenta:

    12 junho, 2009 @ 9:50 PM

    tenho o mesmo abençoado, se não bastasse ainda sofro de fribramialgia que doi varios pontos do corpo causado pela depressao . da prra ser feliz beijos.

  140. Gilberto Leocádio comenta:

    16 junho, 2009 @ 2:06 PM

    Oi pessoal!
    Tenho lido o relato de todos os “angustiados” com o esporão. Infelizmente possuo todos esses sintomas relatados (dor ao levantar, inchaço no calcanhar etc, etc). Esse esporão surgiu no meu pé direito e a fascia plantar está inflamada. No pé esquerdo também há um esporão mas não incomoda, no RX percebe-se nítidamente uma “vírgula nos dois pés, é a marca fatídica do esporao. Penso que nós portadores desta “coisa” nos tornamos uma nova espécie, o “Homo Sapiens sporanius calcanis”. Porque tá difícil a coisa.
    Abraços
    PS. Já consultei ortopedistas, fiz fisioterapias, unguentos, gelo, casca de banana, sebo de carneiro, escalda pé com vinagre, sal grosso, catinga de mulata, tomei antiinflamatórios(diclofenaco e outros) e nada. Só está me faltando uma “garrafada” de uma encruzilhada de sexta feira dia 13. Quem sabe?

  141. Edna comenta:

    16 junho, 2009 @ 4:20 PM

    Boa tarde, amigos.
    Venho compartilhar com voces um tratamento que para mim está sendo bom.
    Não é 100% eficaz, porém tem ajudado bastante já que trabalho em pé e é difícil com o esporão.
    Foi recomendado um anti inflamatório (Alginac 1.000) e alongamento da panturrilha.
    Não posso dizer que não tenho dor, mas já consigo seguir adiante um pouco mais aliviada.
    Abraços e boa sorte a todos.
    Edna

  142. Gilberto Leocádio comenta:

    16 junho, 2009 @ 7:55 PM

    Oi pessoal!
    Já postei aqui e fiz uma classificação de uma nova espécie em surgimento, na qual me incluo, que é a do “Homo Sapiens Sporanius Calcanis”. Com relação aos diversos tipos de anti inflamatórios que nos recomendam eu penso o seguinte: Todos eles sem excessão são eficientes. Não nos deixam na mão , tomou e a dor passa, mas a causa do problema permanece. Temos que combater as “causas” desta patologia e não seus “efeitos”. Digo isso porque já tomei diversos deles e cá estou com esse sistema patológico, ainda patológico. E convenhamos, não podemos ficar ingerindo esses medicamentos “ad eternun” sob pena de comprometermos outras estruturas de nosso organismo.
    Abraços.

  143. Gilberto Leocádio comenta:

    17 junho, 2009 @ 9:32 AM

    Correção – Onde está escrito excessão leia-se exceção

  144. rosemary comenta:

    17 junho, 2009 @ 12:33 PM

    Sr. gilberto Leocádio, comprei um chinelo ipanema anatomica, foi um santo remédio prá mim,pois tbm sou contra o uso de remédios que só irão aliviar na hora e depois acaba detonando c/ o nosso organismo. procure este chinelo, ele tem o solado elevado tipo uma anabela, procure uma cor mais neutra tipo preta.e depois volte aqui prá comentar se resolve ou não. ele eleva o eixo do pé, amenizando as dores dos esporões. tenho nos dois pés.garanto pro senhor que irá ajuda-lo e muito. abraço á todos deste site.

  145. zaidajardim comenta:

    7 julho, 2009 @ 12:32 AM

    A UM MES FIZ UM RX DO PE TENHO ESPORAO CALCANEO EXUBERANTE ESPORAO TOMEI ANTIFLAMATORIO ENAO RESOLVEU ENTAO FIZ INFILTRAÇAO APOS INFILTRAÇAO AS DORES AUMENTARARAM MEU PE FICA MUITO INCHADO EDOI MUITO FIZ FISIOTERAPIA NAO RESOLVEU CONTINUO COM DORES EO PE INCHADO O QUE FASER.

  146. Akba comenta:

    7 julho, 2009 @ 10:31 AM

    Olá Zaida, bem vinda ao grupo dos sofredores, mas não precisa se apavorar. A calma e a insistência no tratamento é tudo. Você pode ler os vários depoimentos feitos aqui e verificar que a melhora varia de pessoa pra pessoa. A primeira coisa a fazer é mudar o tipo de calçado, diminuir o peso, evitar caminhadas, longo tempo em pé e fazer muito alongamento. Tente colocar o pé em água quente com sal grosso e cânfora, prá conseguir alívio. Também usar vick e colocar meia antes de dormir é bom. Se tiver alguma dúvida, procure no site do instituto Brasileiro de Chochetagem informações sobre esse tratamento. Prá mim ele foi fantástico! Boa sorte.

  147. tatianasouza comenta:

    8 julho, 2009 @ 7:35 PM

    o meu marido esta sentindo muita dor no calcanhar ele ja tentou palmilha e nada ele nao entendi direito esse negocio de esporao tem tratamento o que ele deve fazer desde ja obrigada pela atencao

  148. Alba comenta:

    8 julho, 2009 @ 10:47 PM

    Tatiana,
    Veja os meus comentarios nesse site. O tratamento é constante. Mudança de hábitos. Evitar longas caminhadas, ficar muito tempo em pé, emagrecer (se for gordinho), usar palmilha direto (no tênis e no sapato), fazer escalda pé com água morna, sal grosso e cânfora várias vezes ao dia, exercícios de alongamento várias vezes ao dia. Tudo isso melhora bastante as dores. Tem que insistir em todos esses procedimentos.
    Boa sorte!

  149. Raimunda comenta:

    10 julho, 2009 @ 11:35 AM

    Hoje eu estou sem crise,MAS!fiz muita fisioterapia ,hidromassagem,os meus pés foram trabalhados até eu me sentir bem,eu estava tão ruim que pensei que não fosse mais poder caminhar apanhar onibus,os tratamentos,são beneficos,claro que usei alguns antiflamatorios,só quem tem esporão calcaneo entende a problematica.Tatiana procure um profissional da area que ele sabe encaminhar,sucesso no tratamento,um abraço estimo melhoras.

  150. ana paula comenta:

    21 julho, 2009 @ 2:28 PM

    Ola Dr. td bem? tenho uma grande dúvida, meu tio fez vários exames para saber qual é o problema q tanto doe os pés pois não é esporão calcaneo e nenhum outro tipo de problema, mas ele sente muita dor q quando esfria a pernas e os pés doe muito enquanto ela esta em movimento com o sangue quente ela não doe é só esfriar q doe.
    O que ele pode fazer e utilizar para amenizar isso?

  151. Carlos Henrique comenta:

    25 julho, 2009 @ 8:52 PM

    Olá, tenho esporão calcaneo e terminei o tratamento de fisioterapia junto com o medicamento, no início aliviou bastante, a pouco retornei as atividades da academia de ginástica, correndo na esteira e caminhando. As dores retornaram, como no meu trabalho tenho que ficar em pé por varias horas (5horas ou mais). Gostaria de saber se retornando ao tratamento da fisioterapia tenho que parar de caminhar e correr.

    grato…

  152. Raimunda comenta:

    26 julho, 2009 @ 8:57 AM

    Bom dia!a pessoa que está com o calcaneo inflamado não deve fazer esforço sobre o mesmo! fazer caminhada,ficar em pé varias horas isso é impossivel!procure o especialista e peça maiores informações nesse sentido dar continuidade a fisioterapia ,medicação,hidroterapia trabalhar bastante o pé afetado ajuda de mais!boa sorte.

  153. sueli comenta:

    28 julho, 2009 @ 12:16 AM

    meu deus to chocada com o numero de pessoas q sofrem desse mal, eu sei o quanto tenho sofrido choro de tanta dor tomo remedios e de nada adianta vou partir pro kit esporaõ e vamos ver se da certo espero q sim pois já naõ to mais aguentando e´ muito sofrimento só quem tem pra saber como é triste ter q conviver com essa dor terrivél . mas vamos confiar em deus pois só ele é quem pode nos curar . fiquem com deus

  154. Alba comenta:

    30 julho, 2009 @ 10:15 AM

    Olá Carlos Henrique,
    Infelizmente quem tem esse problema ficar em pé é uma das piores coisas, mas já que o tabalho exige, alguns procedimentos podem aliviar: uso de palmilha de silicone, colocar o pé em água quente com sal grosso e cânfora, ao deitar passar vik-vaporube colocar plástico e meia, fazer exercício de alongamento várias vezes ao dia. Evitar caminhada e corrida.
    BOA SORTE!

  155. marisa comenta:

    1 agosto, 2009 @ 7:32 PM

    estou sentindo muitas dores e as vezes ate choro

  156. gloria marinho comenta:

    2 agosto, 2009 @ 12:03 PM

    Olá ! tenho 1.75m e peso 128k. E estou com esporoes nos dois pés. Gostaria de saber se a cirurgia é recomendada neste caso? Corro o risco de não andar? me ajude por favor.

  157. Raimunda comenta:

    2 agosto, 2009 @ 4:41 PM

    Boa tarde!eu não sou a favor de cirurgia,só depois que eu tiver tentando todos os tratamentos não é?eu tenho esporão calcâneo procuro manter um peso equilibrado para não forçar os pés,va sempre ao seu especialista peça pra ele pedir a fisioterapia com massagens o seu esporão calcâneo vai agradecer,devemos avaliar os profissionais ninguem deve correr risco ao ponto de causar seqüelas irreversíveis,boa sorte Deus abençõe.

  158. Fabiana comenta:

    4 agosto, 2009 @ 6:51 AM

    oi estou pesquisando sobre esporão, pois minha mãe fez o raio x e o medico disse que é esporão mais minha mãe trabalha muito em pé o dia todo será q aconselho ela a dar um tempo ao trabalho ? algum especialista pode me responder?e será q só com medicamento vem a cura?desde ja obrigada.

  159. Flordeliz comenta:

    6 agosto, 2009 @ 6:52 PM

    Boa noite!Fabiana esporão calcaneo precisa de muita fisioterapia massagens e medicamentos MAS quem informa melhor é um especialista eu falo pela minha experiência,o assunto é serio eu quando estou na crise eu não posso andar,ficar de pé porque está inflamado e doi de mais1ºsinal da crise é repetir o tratamento e muito repouso entendeu?cura eu não sei se tem! desde ontem estou com tendinite e o calacneo inflamado,o meu tratamento foi indicado pelo meu especialista é o que está acima citado.agradeço o contato boa sorte no tratamento para sua mãe.

  160. Domingos comenta:

    12 agosto, 2009 @ 10:00 AM

    descobri q tinha esporão ja fas 3 anos gastei muito dinhero com remedios e medicos para curar não consegui um dia fui na casa de um amigo e ele me perguntou porque estava mancando e falei q era por causa do esporão ele me disse q ja teve esporão e se curou com um remedio casero era uma erva A ERVA DE MAMANGAVA ou ERVA DE SANTOS FILHOS mergulhadas no alcool dechar ele por alguns dias parado no alcool por 7 dias e depois molhar o liquido em um pano e colocar nas solas dos pés e enfaixar e por os pes numa sacola plasticas faser isso durante 1 mes a sola dos pés ficarão verdes mais vai curar o esporão e as infeções.

  161. Lima comenta:

    13 agosto, 2009 @ 12:29 PM

    Olá DR,há três semanas atrás em um jogo de futsal dei um pisada forçada,desde então não consigo firmar meu calcanhar no chão a dor é insuportável,não consigo nem andar direito, uqe pode ter acontecido,afinal depois de três semanas já era para ter melhorado?E qual tratamento posso fazer?
    Obrigado

  162. regina comenta:

    19 agosto, 2009 @ 7:01 PM

    quero saber mais pois também tenho esporão nos dois pés e sinto muitas dores por favor me ajudem

  163. Amauri De Toledo comenta:

    25 agosto, 2009 @ 9:57 PM

    É desanimador ver o depoimento de toda esta gente que sofre do mesmo mal. Não é possível que hoje em dia ainda a medicina não tenha descoberto uma solução para este problema.
    É extremamente desagradável e doloroso. Não posso mais praticar esporte, ando com dificuldade e a minha vida está toda alterada depois que descobri esta praga.
    Que fazer? Estou fazendo acupuntura eaplicações de mocha mas ainda não senti efeito.
    Também tomo alginac 1000 mas também não vem fazendo efeito mais.
    Dr. Me diga por favor que fazer e onde?
    Obrigado

  164. vilma comenta:

    26 agosto, 2009 @ 9:31 PM

    dr. eu no aguento mais tantas dores estou fazendo fisioterapia e aculputura mas nao resolvel nada estou usando palmilha tambem mas nao esta adiantando .
    qualquer coisa me avise
    obrigado

  165. Alba comenta:

    26 agosto, 2009 @ 10:35 PM

    Oi Amauri, uma coisa que você não deve ficar é desanimado. Realmente é terrível a dor que se sente com o problema e as limitações que ele nos obriga, mas com bastante insistência e fé você consegue uma ótima melhora. Estou falando por causa própria, pois fiquei muitos meses tratando. Fiz escalda-pé com água morna, sal grosso e cânfora duas vezes ao dia, exercícios de alongamento umas 3 vezes ao dia e ainda passava vick fazendo uma massagem, envolvia com plástico e usava meia antes de dormir. Depois de algum tempo descobri um tipo de fisioterapia chamada CROCHETAGEM que finalizou o problema. Fiz algumas seções por 4 meses e a melhora foi incrível. Infelizmente esse tipo de fisioterapia não é coberta pelos planos de saúde. Se você saber sobre esse procedimento, veja o site da Associação Brasileira de Crochetagem! Agora coragem e nunca desista do tratamento. Boa sorte!

  166. DR BRUNO comenta:

    31 agosto, 2009 @ 5:48 PM

    OLÁ!BOM ESTOU AQUI PARA ANUNCIAR MEU TRABALHO,SOU FISIOTERAPEUTA COM ESPECIALIZACAO EM PALMILHAS ORTOPEDICAS E DE CONFORTO CONFECCIONO SOB MEDIDA P QUALQUER CALÇADO.CONTATO FISIOBRUNO2006@POP.COM.BR

  167. Ivan comenta:

    2 setembro, 2009 @ 10:48 AM

    Pessoal, eu não tenho esporão e sim uma tendinite no meu tendão de Aquires que esta me impedindo de ter uma vida normal. Não consigo mais jogar futevolei, correr e até mesmo se dormir de mal geito, amanheço com o calcanhar doendo. Isso já dura cinco meses e estou na vigésima sessão de fisioterapia (ultrasonografia e lazer), e só obtive uma pequena melhora. será que alguém tem alguma dica que seja realmente eficaz???

  168. Flordeliz comenta:

    2 setembro, 2009 @ 11:09 AM

    Boa tarde!Ivan esses sintomas me levaram a fazer radiografia de urgencia e foi constatado esporão do calcaneo procurei o especialista e aconselhou medicamento e fisioterapia melhoro bastante quando sigo a regra passei ter mais cuidado com os pés pois eles são sensiveis!continue com o tratamento voce vai sentir melhora amigo,boa sorte fique com Deus.

  169. Fátima comenta:

    6 setembro, 2009 @ 2:50 PM

    Dando uma olhadinha neste site, fiquei com pena das pessoas que teem problemas com esporão…
    Minha cunhada teve este problema e resolveu em menos de 30 minutos.
    Não sei se será facil pra todo mundo, pq a pessoa é de Brasilia, mas caso alguém se interesse posso tentar ajudar na localização da pessoa.
    Fiquem a vontade, ok?
    Meu e-mail = mfbarbosa1205@hotmail.com
    Paz e Luz em vossoa corações!

  170. viviane comenta:

    14 setembro, 2009 @ 10:39 AM

    PRECISO DA AJUDA DE UM ORTOPEDISTA URGENTE. JA LEVEI MEU FILHO DE 12 ANOS A DOIS ORTOPEDISTA ELES TIRAM RX E NÃO DÁ NADA ,MAS MEU FILHO ESTA SENTINDO DORES MUITO FORTES QUE NAÕ CONSEGUE NEM POR O CALCANHAR NO CHÃO OS MÉDICOS SÓ PASSAM NIMESULIDE MAS NÃO ESTA RESOLVENDO JA FAZ 15 DIAS QUE VEJO MEU FILHO SOFRER E NÃO POSSO FAZER MAIS NADA ,POIS NÃO TENHO CONDIÇÃO DE LEVA-LO AO UM MÉDICO PARTICULAR PARA DAR A ELE UMA ASSISTENCIA MELHOR POIS ESSES DOIS MÉDICOS QUE O ATENDEU NEM OLHOU PARA O PÉ DO MEU FILHO SOMENTE PARA O RX E LOGO O DESPENSOU SEM SE QUER DAR UM ATESTADO PARA ELE APRESENTAR A ESCOLLA POIS AS DORES SÃO FORTES E ESTA SENDO UMA DIFICULDADE O PERCURSO ATÉ A ESCOLA PERGUNTO ELE TORECU VARIAS VEZES O TORNOZELO SE´R QUE ELE PODE ESTAR COM O ESPORÃO ROMPIDO??

  171. Thaís Gomes comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:06 AM

    Bom dia,
    eu tenho 22 anos e estou sentindo muitas dores no calcanhar e está afetendando minha coluna na região lombar, durante o dia de trabalho já sinto ardência nos calcanhares e no fim do dia as dores nas regiôes citadas ficam pior.
    Eu só trabalho sentada e somente em alguns momentos tenho que caminhar. Começei a sentir estas dores, depois do uso de um calçados mas, troquei o mesmo e as dores continuam e não uso sapatos de salto alto, são baixos e/ou rasteiros.
    Não entendo por que, isso ocorre!

    Agradeço pelo espaço,
    Thaís

  172. MARCOS comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:36 AM

    thais no caso de esporão o melhor é usar salto alto para o tendão trabalhar menos esticado, usando salto baixo o tendão trabalha muito alongado, tive dores durante 3 anos devido a esporão atras do calcanhar fiz todos os tratamentos conservadores que existem so resolveu com uma cirurgia raspando o ossso atras do calcanhar fiz com o Dr OSCAR GUERRA especialista em pé um dos melhores do pais aceita planos de saude
    tel- 50816999, vale apena passar em uma consulta com ele. boa sorte

  173. MARCOS comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:45 AM

    AMAURI, tambem tive esse mesmo problema, que vc sofre hoje, procure o DR OSCAR GUERRA FONE 50816999, MEU EMAIL casadospisos@terra.com.br, se quiser mais informações me envie email.

  174. Flordeliz comenta:

    17 setembro, 2009 @ 4:49 PM

    Boa noite!eu ja sofri de mais com dores fortíssima nos pes tinha que fazer massagem com remedios que aliviasse as dores,quando fui ao medico fiz radiografia constatou esporão do calcaneo,faço fisioterapia,hidroginastica nos pes também tomo medicamento para desinflamar,sigo as regras e vou vivendo com qualidade(mas só o medico pode dar diagnostico)desde já agradeço um abraço boa sorte.

  175. ozemária da silva oliveira comenta:

    24 setembro, 2009 @ 11:10 AM

    Olá Dr. Eu sinto dores matinais q melhoram com o passar do dia na área lateral inferior do calcâneo ,então o q pode ser?Minha mãe tem esporão isso pode influenciar nesse processo,está sendo hereditário.as dores são nos dois pés,as vezes alternados ,as vezes nos dois pés ao mesmo tempo.então me dé uma resposta por favor

  176. ricardo da silva inacio comenta:

    27 setembro, 2009 @ 10:17 AM

    Bom dia Dr. Minha mãe tem esporão e eu queria saber se tem cura, quais metados de tratamentos são mais usados, quais medicamentos ajudam na redução das dores.
    me responda por favor ficarei muito grato.
    obrigado

  177. FABIO RIBEIRO comenta:

    28 setembro, 2009 @ 6:44 PM

    OLA DR.SOU FABIO RIBEIRO,E LHE PERGUNTO, MINHA MÃE SENTE DORES FORTES NO PÉ E É ESPORÃO,QUERIA SABER SE TEM ALGUM REMEDIO CASEIRO QUE PODERIAMOS FAZER PARA ALIVIAR SUA DOR, E SE ESSE OLEO DE CARNEIRO É BOM MESMO E COMO FAZER PARA USA_LO SE É SÓ PASSA OU TEM ALGUMA FORMULA PARA SER PREPARADO ANTES DE PASSAR OU USAR,DESDE JÁ MUITO OBRIGADO

  178. silvio ferrari comenta:

    29 setembro, 2009 @ 7:49 AM

    O problema de esporão afeta grande parte das pessoas acima de 50 anos. Uma dica valiosa para aliviar a dor é bater com uma ripa, ou um pedaço de cabo de vassoura sobre a parte dolorida. Dar batidas constantes com a força que suportar-não muito forte- mas constantes por varios minutos diarios. Voce vai se surpreender com a melhora!

  179. ademar diniz comenta:

    4 outubro, 2009 @ 4:53 PM

    remedios para esporão
    favor informar nos

  180. Cleise comenta:

    4 outubro, 2009 @ 8:04 PM

    Ola! também tenho esporão de calcaneo, tenho 57 anos e mais ou menos há uns dois meses comecei a sentir forte dores no calcanhar, fui ao médico efoi constatado o esporão. Fui medicada com antiinflamatórios e fisioterapia. Não vi resultado, cada vezque muda o tempo doi muito. Estou tomando um remedio caseiro que me ensinaram, uma garrafa de vinho moscatel com doze sementes de sucupira quebradas ao meio, colocar no vinho deixar descansar por uma semana e tomar todo dia um cálice, já estou na segunda garrafa, tive uma ligeira melhora.

  181. JOSÉ RICARDO S.DOS SANTOS comenta:

    5 outubro, 2009 @ 9:28 PM

    Gostaria muito de saber porque eu sinto muitas dores no pé esquerdo,pois há duas semanas
    atrás eu estava jogando bola e agora me apareceu uma contratura muscular na perna esquer
    da e logo em seguida uma dor na planta do pé esquerdo e quando acordo pela manhã não po
    sso colocar o pé no chão que a dor é muito intensa.estou um pouco preoculpado de ser algu
    ma coisa grave e não ter cura.me ajudem por favor.

  182. POLIANA comenta:

    7 outubro, 2009 @ 11:47 AM

    OI , DESCOBRI HOJE QUE MINHA MAE ESTA COM ESPORÃO CALCANEO,SEI QUE TEM GENTE QUE FAZ CIRURGIA , COMO POSSO SABER SE MINHA MAE PODE PU NAO FAZER UMA CIRGIA TAMBEM

  183. vania comenta:

    7 outubro, 2009 @ 12:00 PM

    Oi minhas amigas estou sofrendo muito com estas dores no calcâneo não sei mais o que faço eu estou fazendo complexa com gelo.

  184. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:23 PM

    Olá pessoal, li todas as postagens, mas aindsa não tentei nenhuma receita, faz 1 semana, que comecei sentir as dores no esporão,nem sabia que tinha, mas as probabilidades é de 100%. Há dois meses, empurrando um balcão de vidro na loja, travei o ciatico e fui parar no pronto socorro, conlusão 1 mes de repouso e 10 sessões de fisioterapia que não resolveram nada. Como estou arrumando mudança para outra cidade, resolvi deixar para depois voltar ao médico. Já encaixotei 15 caixas grandes de mudança, mas ainda faltam umas 30, agora comecei sentor muitas dores, de manhã não consigo ficar em pé, atarde tenho dores no ossinho do lado do pé, com fisgadas insuportaveis e na planta do pé, incha, fica vermelho, produziu calos duros e nem posso colocar o calcanhar no chão. Quando saio para fa\zer compras, uso tenis com aortecedor, mas em casa e as vezes tambem para sair, gosto de chinelo tipo rasterinha e aqueles que parecem ortopédicos,tipo sapão de couro e solado borracha com 2 fivelas do lado, mas as dores não aliviam. Hoje, tenho 50 anos, levo uma vida corrida, faço segundo ano de Filosofia, sou artista plastica e pinto e exponho, fora dona de casa, etc, fora a mudança, que estou fazendo tudo sózinha; Tenho 1,63 e luto com uma diabetes II e depressão faz 5 anos, e tenho arritmia cardiaca, mas levo a vida normal, procuro não me abater, mas com o excesso de medicamentos de depressão,hoje já não tomo mais, engordei nestes 5 anos 30 quilos, estou com 89 quilos. Não posso tomar mais medicamentos, principalmente os de regime, ataca o coração e me mata de gastrite. resolvi ler hoje sobre o assunto, mas estou impressionanda com tantas pessoas com o mesmo problema. Até o final do mes ainda arrumo mdança e depois vem a fase pior, arrumar tudo na outra casa. Estudo muito e somente de livros já empacotei 65 caixas grandes e não posso desfazer da minha biblioteca, pois aõ material de consulta.Fora isso, ainda não cheguei no atelier, mas peso….oque fazer com tanta dor, algum conselho….grata. Masa

  185. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:25 PM

    Oi pessoal..rsrsrrsrsr….ERREI, não é 65 caixas, mas 6 caixas grandes de livro, no total da mudança, dara umas 35 caixas grandes de mudança.

  186. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:26 PM

    Oi pessoal..rsrsrrsrsr….ERREI, não étudo isto de cIxas não… , mas 6 caixas grandes de livro, no total da mudança, dara umas 35 caixas grandes de mudança.

  187. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:28 PM

    Oi pessoal..rsrsrrsrsr….ERREI, não étudo isto de cIxas não… , mas 6 caixas grandes de livro, no total da mudança, dara umas 45 caixas grandes de mudança.

  188. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:29 PM

    ERRAT – são 6 caixas de livro e não 65

  189. Masa comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:30 PM

    ERRATa- são 6 caixas de livro e não 65

  190. ELI CORRÊA comenta:

    10 outubro, 2009 @ 3:34 PM

    atendendendo uma paciente no hospital que trabalho a mesmo ensinou-me para eu bater com um martelo no esporão todo dia pela manha em jejum, comecei a rir mas no dia seguinte fiz o que a paciente me ensinou.naõ é que deu certo,acredite e faça.

  191. prisila melo de oliveira comenta:

    11 outubro, 2009 @ 4:07 PM

    estou com os dois pes com esporão gostaria de saber
    se tem como se aposentar auxilio doença

  192. Marize Ziteli comenta:

    15 outubro, 2009 @ 7:16 PM

    Tenho esporão de calcaneo direito constatado em exames e a dor é muito grande.Já fiz 10 sessoes de fisioterapia o maior sacrificio para conciliar o trabalho e as fisioterapias e agora o medico pediu mais 10 sessoes e me deu atestado de 10 dias em casa…..Será que vao me encaminhar para o INSS???Como funciona isso ??Alguem me explica por favor?

  193. oneida elizabete comenta:

    18 outubro, 2009 @ 3:58 PM

    Pois é negada, dureza ne!? mas negocio é o seguinte gente :DISCIPLINA X MEDICINA ALTERNATIVA, nada de antiinflamatorios ou tratamentos agressivos, pois so maltratam o organismo e realmente nao curam. Muito alongamento, banhos quentes(choques térmicos),emplastos com todo tipo de ervas…pomadas etc. e nada de friagem.Uso de calçados adequados e solidariedade ao pesinho doente…nao exija muito do coitado.Massagens e repouso tambem ajuda. Lembre-se:seu pé te aguentou por muito tempo….agora, tenha paciencia com ele.Cura total acredito q nao tem , mas é possivel amenizar e conviver com o problema sim. Dos males o menor, afinal isso nao mata! CORAGEM E BOA SORTE A TODOS.

  194. Edna comenta:

    19 outubro, 2009 @ 3:23 PM

    Olá pessoal!
    Também tenho esporão. Fiz um tratamento com Alginac 1000, é um anti inflamatório.
    O médico mandou fazer alongamento da panturrilha por 30 segundos em cada perna (tenho esporão só no direito) diarimente no inicio e depois em dias alternados. Não sinto mais dores. Mas também é preciso ter atenção ao calçado. Rasteirinhas e calçados duros provocam dores, prefiram os macios e leves de boa qualidade. Me adaptei bem com tênis Rainha de solado de EVA. Abraço a todos…..Edna

  195. Marize Ziteli comenta:

    20 outubro, 2009 @ 9:45 AM

    Esqueci de dizer tenho tbm Bursite e trabalho com digitação e as dores parecem que aumentammmm……nao sei mais o que fazer….alguma Dica??? E obrigada pela dica acima…

    Bjs

  196. carol comenta:

    20 outubro, 2009 @ 10:39 AM

    Queria saber si esporão da direito a auxilio doença?

  197. Cleise comenta:

    20 outubro, 2009 @ 12:57 PM

    E isso ai gente como disse a Oneida cura acho que não tem mas podemos amenizar, sempre gostes de usar havaianas em casa e sempre usei rasteirinhas, não posso mais agora só uso havaiana tipo anabela que é mais alta atras, snadalias da Usaflex vcs devem conhecer, e quando calçado fechado calcanheira de silicone custa barato e resolve bem e os alongamento da panturrilha também , abraços a todos

  198. Dione comenta:

    23 outubro, 2009 @ 11:58 AM

    Meu Deus,estou abismada com a quantidade de depoimentos sobre o tal do ”esporão ” Venho sofrendo com essa insuportável dor á um ano aproximadamente, não tenho mais paz,ela me persegue de dia, de noite.Já tentei de tudo e hj tomei a iniciativa de recorrer a net p me informar mais sobre esse ”mal”,pq quem sofre com isso, imagina q essa dor é ”única e exclusiva”,mas pude conferir(chorando) q existem milhões de pessoas q passam por isso! Vou ter disciplina, parar de tomar antiflamatório, e aderir a uma receita a base de ervas naturais citado por uma tbm sofredora,espero q daqui á alguns meses eu possa retornar dizendo á todos q realmente estou bem mais tranquila. pois realmente essa dor mexe com nosso estado emocional,causando um estress insuportável ao ponto de pedir p os mais próximos:Por favor me deixe quietinha em paz pq não aguento de tanta dor! Mas creio q ”tudo é possível p Deus! E q com fé conseguiremos anenizar ( queria mesmo era arrancar!)esse mal de nossos lindos pézinhos! Até mais pessoal!!

  199. Alba comenta:

    23 outubro, 2009 @ 12:07 PM

    Pois é Dione estamo no mesmo brco. Aproveita e faz também a mudança no tipo de sapato, esquecendo as rasteiras e partindo pra anabela, teni com amortecedor e palmilha de silicone. Faça o calda pé e os exercício de alongamento. Tudo isso ajuda muito.
    Boa sorte!

  200. sueli comenta:

    23 outubro, 2009 @ 4:46 PM

    gostaria de informaçoes sobre ondas de choques meu mariddo tem esporao calcaneo esta sofrendo muito agora o medico aconselhou afaser ondas de choque mais fica muito cara as secsoes como ja tentou de tudo nao viu resultado esta com medo de só gastar e nao resolver se alguem já fes e teve resultado me responda por favor agradeço

  201. rosimere comenta:

    24 outubro, 2009 @ 4:46 PM

    Doutor estou muito angustiada pois minha mãe tem 70 anos e tem artrose osteoporose agora esta com problemas de esporão no calcanhar pois bem ela faz fisoterapia toma muitos e muitos remédios mas como é degenerativo gostaria de saber o que poço fazer pq ainda não conseguimos a protese dos joelhos e ombro,o que me indicaria me ajude por favor peço socorro.Grata pela atenção.

  202. fatima comenta:

    26 outubro, 2009 @ 2:19 PM

    estive conversando com meu ginecoligista e ele me disse que existe uma cirurgia a lazer que estão fazendo agora pra esporão de calcaneo. tenho dúvidas a respeito deste tipo de cirurgia. existe mesmo? qual a sua eficácia? existe o risco de o esporão voltar? e no caso de artite? existe cirurgia também? já tomei todos os tipos de remédios indicados para os dois problemas mas em poucos dias as dores voltaram e muito piores até. gostaria de ficar livre deste problema logo por que já são vários meses fazendo de tudo e nada melhora. só sei que estou a beira da loucura por que o esporão doi demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! acordo com a dor a noite inteira. obrigada e aguardarei uma resposta.

  203. sueli comenta:

    26 outubro, 2009 @ 2:47 PM

    por favor responda a minha pregunta pois é urgente gostaria de saber se funciona mesmo o tratamento por ondas de choque para esporao de calcaneo vou deixar meu msn se alguem puder me informar sueli_dfg_tagliari@hotmail.com

  204. Andre comenta:

    26 outubro, 2009 @ 6:57 PM

    Olá eu Vendo uma Sandália, especifica para o tratamento de esporão de calcaneo , a sandalia é reconhecida pela anvisa., quem quiser saber mais , me mande um email, entrego no brasil todo

  205. devaildo de souza santos comenta:

    30 outubro, 2009 @ 1:37 PM

    a minha mãe está com esta doença que se chama esporão ela já cançou de ir ao médico, mas nada foi resolvido, e cada dia que passa a dor só vai almentando. qual e o procedimento que ela deve toma diante desta situação?

  206. Manoel Almeida comenta:

    1 novembro, 2009 @ 11:25 AM

    Dia 05/10/2009 fui fazer exames de adimissãopara os CORREIOS, fui eliminado pois foi detectado ESPORÃO CALCÂNEO. Quero saber se hoje já existe algum tratamento para o ESPORÃO CALCÂNEO?
    Grato

  207. ROSANGELA comenta:

    4 novembro, 2009 @ 7:36 PM

    ESTOU COM ESPORÃO NO CALCANEO D E NÃO AGUENTO DE TANTA DOR. ESTOU FAZENDO FISIOTERAPIA, JÁ ESTAVA ALIVIANDO DEMAIS QUANDO VIREI O PE E NADA MAIS ESTA RESOLVENDO, POR FAVOR ME DE ALGUMA OPINIÃO : O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR, POIS ATÉ OS REMÉDIOS NÃO FAZEM EFEITO. GRATA

  208. Elaine M Bernardo Peitl comenta:

    5 novembro, 2009 @ 2:40 PM

    Olá pessoal meu marido tambem teve Esporão, e ele é feirante tem que ficar em pé a maior parte do tempo, um dia chegou na feira um Japonês e viu ele com muita dor e passou a receita de um remédio caseiro e foi muito bom e agora eu tambem estou com esporão e vou fazer esse remédio é feito com MATO GUACHUMA E CAPIM MARGOZO E ENCHOFRE COLOQUE TUDO ISSO NUMA PANELA E DEIXE FERVER DEPOIS CLOQUE O PÉ NESSE REMEDIO O MAXIMO QUE VOCÊ AGUENTAR FAÇA ISSO PELO MENOS DE 3 A 4 VEZES
    A GUACHUMA PARA QUEM NÃO CONHECE É AQUELE MATO QUE AS PESSOAS ANTIGAS USAVÃO PARA FAZER VASSOURAS PARA VARRER O TERREIRO NOS SITIOS E O CAPIM MARGOZO É UM CAPIM QUE O BOI NÃO COME POR ELE SER AMARGO EO ENXOFRE VOCE ENCONTRA NAS FARMÁCIAS E DROGARIAS ESPERO QUE DE RESULTADO PARA VOCES PORQUE DEU CERTO PARA MEU MARIDO BOA SORTE E SAUDE PARA TODOS NÓS:

  209. Flordeliz comenta:

    10 novembro, 2009 @ 2:34 PM

    Boa tarde!
    Manoel Almeida há questão da eliminação do correio só um advogado especialista na area trabalhista poderá lhe orientar,quanto o tratamento do esporão do calacaneo procure um especialista um medico para lhe consultar e orientar o que deve ser feito! eu tenho e melhoro muito com fisioterapia e hidroginastica eu digo a fisioterapeuta que quero fazer o tratamento nos pés e os aparelhos são ligados nos pés na hidroginastica a mesma coisa a contração da agua morna é direcionada nos pés em alguns lugares eles não gostam dizem que ocupam todo o aparelho porque no meu caso quando entro em crise é todo o corpo que doi,imagine tenho ler dort,artrose na coluna,atinge os braços nos joelhos e nas prenas e pés tem fisioterapeuta que acha que eu quero de mais! eu que sinto aonde doi e deve ser tratado não é?falo com a coordenadora da clinica é fica tudo resolvido,tome uma atitude a saude não espera tempo,boa sorte, sucesso que Deus ilumine AMÉM.

  210. claudia cabral gomes comenta:

    11 novembro, 2009 @ 6:38 PM

    Dr. estou com umas fisgadas no calcanhar, que parece uma agulha rascado, seria esporão de calcanho?

  211. Marcos Monteiro comenta:

    12 novembro, 2009 @ 7:26 AM

    Bom dia,
    Pessoal estou com a cirurgia marcada para remoção do esporão e desinflamação da Fascia Plantar, pelo método de RÁDIO FREQÜÊNCIA, alguém ja fez esta cirurgia e como foi o resultado?
    Obrigado

  212. Flordeliz comenta:

    12 novembro, 2009 @ 11:42 AM

    Boa tarde!Marcos Monteiro não tenho informação dos tipos de esporão do calcaneo existentes! eu consigo controlar com anflamatorio, fisioterapia e hidroginastica nos pés enquanto tiver condição do tratamento eu não opero,boa sorte sucesso,Deus ilumine.AMÉM?

  213. Maria Rodrigues comenta:

    15 novembro, 2009 @ 12:37 PM

    faço tratamento para esporões de calcâneo po mais de 2anos, não aguento mais tomar rem´´edios e fazer fisioterapia , devo fazer cirurgia ? Tenho 62 anos
    meu telefone é 30216362. responda-me por favor.

  214. Flordeliz comenta:

    15 novembro, 2009 @ 2:04 PM

    Boa tarde! quanto fazer cirurgia só o medico pode informar se ha necessidade mesmo assim se voce optar por outros tratamentos!sucesso boa sorte que Deus ilumine.AMÉM?

  215. lucinete comenta:

    19 novembro, 2009 @ 7:22 PM

    OLa eu tenho esporão ja sofri demais hoje encontrei algo que esta me ajudando muito é os produtos de aloe vera e o omega 3 se alguem tiver interesado é só entrar em contato comigo que eu darei o endereço me chamo lucinete e estou no telefone 19/38483987

  216. rejaine ribeiro fonseca comenta:

    20 novembro, 2009 @ 2:10 PM

    Gostaria de saber se que tem esporão de calcaneio e tendinite se tem o direito de pedir ao INSS afastamento do serviço ou ate pode aposentar.

  217. Flordeliz comenta:

    21 novembro, 2009 @ 10:08 AM

    Bom dia!
    Rejaine Fonseca procure um bom especialista para fazer o tratamento do esporão de calcaneo pelo INSS tem bons medicos mas se informe primeiro conforme o que voce sentir o medico diz o que será feito mas tente todos os recursos de fisioterapia pelo INSS que existe também faça uma consulta 1º com o clinico geral ele encaminha para o especialista (esse é o sistema)segundo informação se tiver um posto medico proximo a sua casa é viavel boa sorte as demais coisas chegam com o tempo.

  218. Flordeliz comenta:

    22 novembro, 2009 @ 6:30 AM

    Bom dia!Lucinete esses produtos que voce citou dão bons resultados,devemos tentar todos os meios de cura para as nossas dores não é?se voce estar se dando bem continue!melhor do que se curar é não adoecer diz o pastor Paulo,Deus abençoe.

  219. Marcelo B. Fernandes comenta:

    24 novembro, 2009 @ 11:27 AM

    Boa tarde!

    Tenho esporão há muitos anos e a convivência com ele tem sido cada vez mais difícil. Gosto de esportes – correr, caminhar, etc. Mas, hoje estou apenas nadando e pedalando. Ouvi falar em tratamentos como desenervação, raspagem do osso (esporão), infiltração, palmilhas de silicone, calçados não planos, etc. Em termos de cirurgia, há algum procedimentos nessa esfera?

  220. Zeni comenta:

    26 novembro, 2009 @ 7:26 AM

    Olá, turma.
    Na minha opinião voces deviam procurar um reumatologista, pois se com esse profissional voces não estiverem êxito, no mínimo, podem indicar alguma solução para o caso.
    Zeni

  221. moacir berft comenta:

    26 novembro, 2009 @ 9:17 AM

    PASSAR IODO 2X AO DIA RESOLVE.

  222. Daniel Barbosa Vieira comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 11:39 AM

    Eu sofro de esporão calcaneo com faascitre plantar. Isso incomoda-me um pouco ou bastante. Já fiz três infiltrações em cada pé, no calcanhar, diminuiu um pouco mas continua. Faço caminhada a pé todas as manhãs, não sei se isso é bom ou não. Quando não ando parece-me pior. Comecei a fazer alongamentos há pouco tempo conforme vi num site vosso e também usar sapatos com um pouco de salto e palmilhas de silicone. Estou esperançoso, não sei. Dizem que lavar os pés com a águda fervida com folhas de “Tendente” (uma árvore) é bom, comecei ontem, dizem que esta planta faz acabar com a inflamaçao, será verdade?. Não há nenhum medicamento que faz passar as dores.

  223. Cleise comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 8:07 PM

    Pessoal sei que esse negocio de remedio caseiro só dá certo pra quem acredita, uma amiga me deu uma receita pois ela teve esporão e diz que ficou boa com esse remedio eu tomei e senti uma grande melhora mas não acabou quando levanto pela manha ou sempre que fico muito tempo sentada sinto ao pisar mas nada que não possa suportar, aqui vai a receita:
    1 garrafa de vinho moscatel, 12 sementes de sucupira quebradas ao meio, colocar dentro do vinho deixar em repouso por uma semana e tomar um calice por dia. Tomei duas garrafas. Mas também fiz 10 sessoes de fisioterapia tomei uma caixa de antiinflamatorio e nunca mais usei sapato sem salto nem havaianas sempre com salto tipo anabela, melhorou bastante quem quiser se aventurar , boa sorte.

  224. dario mendonça de farias comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 7:41 PM

    Boa noite, Pessoal, sou fisioterapeuta, acupunturista e especialista em RPG, dou aula de ginástica laboral…mas o que quero dizer para vcs se refere ao esporão de calcâneo depois de ter visto quase todos os relatos sobre essa doença.
    Digo que trato meus pacientes basicamente com duas técnicas CROCHETAGEM E ALONGAMENTOS, INDICAÇÃO DE PALMILHAS E SANDÁLIAS ANABELA; A OUTRA TÉCNICA É ACUPUNTURA MAIS INDICAÇÃO DE ALOGAMENTOS PARA AS REGIÕES DE PÉ E PANTURRILHA.
    QUALQUER DÚVIDA MEU E-MAIL ESTÁ A DISPOSIÇÃO.

    Dario Mendonça

  225. Flordeliz comenta:

    5 dezembro, 2009 @ 7:11 AM

    Bom dia!
    Não ouvir falar em crochetagem gostaria de maiores informações e também onde comprar a sandalia anabela tenho artrose na coluna,joelhos e esporão no calcaneo faço bastante fisioterapia e hridroginasticano corpo todo inclusive nos pés fiz umas 20 sessões melhorei bastanteestou sem fazer hidroginastica mas agora já estou sentindo dores na coluna e no joelho eu não posso fazer o minimo esforço que sinto muita dor na coluna preciso tirar uma duvida quando faço hidroginastica sinto muitas dores nas perna e coluna é da artrose? gostaria de visualizar seu E-MAIL desde já agradeço Deus esteja no meio de nós AMÉM?

  226. pedro comenta:

    7 dezembro, 2009 @ 6:14 AM

    Já fiz uma cirurgia no tendão de aquiles do pé esquerdo,agora surgiu, dores intensas no tendão do pé direito, diagnosticaram TENDINITE,fiz muita fisioterapia,muito anti-inflamatório, e nada,recomendaram uma ressonância magnética,fiz acusou:DEFORMIDADE DE HAGLUND’s,EDEMA ENTRE O TÁLUS E O TENDÃO TIBIAL ANTERIOR.Pergunto : É a mesma coisa que ESPORÃO DE CALCÂNEO.Qual o telefone do Dr Oscar Guerra, com DD,tenho 54 anos.E acredito que só a cirurgia dará jeito.

  227. cintia da costa souza comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 9:50 AM

    Bom fiz a cirurgia do alcanhar tirei um pequeno cisto na parte e trás,doi muito to com 7 dias não consigo nem andar ja estou preocupada ainda doi.Nao consigo colocar os pés no chão nao sei o que faço se vc colocar os pés o ponto doi.Como vou fazer para recuperar os movimnetos .E depois que tirar os pontos como fazer para cuidar,colocar gelo sei la como faz,posso andar com os pontos doi muitooooooooo..Responder por favor obrigado…

  228. cintia da costa souza comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 10:08 AM

    Fiz a cirurgia ja tem sete dia se aindo nao consigo andar, o que fazer para a recuperção os pontos ainda doi muito.Depos de tirar os pontos o que fazer para se recuperar,para andar com os pontos nao consigo ainda…

  229. jayne vale comenta:

    13 dezembro, 2009 @ 4:47 PM

    tb,vi os depoimentos, e me encaixono nesses sintomas, dor ao levantar e calcanhar inchado, e dificil p mim que gosto de caminhar e andar… gostaria de saber tratamentos eficazes.. por favor me ajudem, pois so ha pouco tempo isto começou, e tenho 38anos..obrigado…

  230. Jeferson Rangel comenta:

    22 dezembro, 2009 @ 6:08 PM

    Olá , eu tenho esporão calcaneo , e de uns 3 anos p/ cá mal consigo ficar em pé por + de 1 hora , sou DM1 desde os 4 anos de idade e tenho IRC há 7 anos em hemodialise , por causa dessas dores q estão afetando todas as articulações dos menbros inferiores , inclusive tive 1 queda q resultou no rompimento dos tendões dos quadriceps q tive q operar os 2 joelhos por causa disso , e 1 ano depois disso as dores no calcanhar e no quadril ficaram insuportaveis meu nivel de fosforo está em 5 e meu nivel de calcio está em 10,2 qual a causa +provavel p/ esses problemas , será por causa da IRC ou por causa da diabetes , qndo eu trabalhava eu fazia serviços de ofice boy ( andava o dia todo ) hoje tenho 33 anos , gostaria de 1ajuda p/ meu caso , desde já agradeço a atenção !

  231. Tereza A.Marche comenta:

    24 dezembro, 2009 @ 12:03 PM

    olá, ultimamente ando sentindo uma dor horrivel no calcanhar, a noite fica latejando e qdo me levanto fico andando com a ponta do pé, ainda bem que é só no pé esquerdo, alguém pode me indicar um tratamento eficaz. Estou com 50 anos e trabalho o tempo tdo em pé.Obrigada.

  232. raimunda comenta:

    26 dezembro, 2009 @ 6:33 PM

    Boa noite!
    Tereza procure um bom especialista em ortopedia,traumatologia só os medicos devem orientar e indicar o tratamento certo voce acha certo voce trabalhar em pé todo tempo?segundo seu relato sente dores no calcaneo não é?então procure um medico com urgencia que 2010 seja de mudança e resolva essa questão.AMÉM?

  233. raimunda comenta:

    26 dezembro, 2009 @ 6:47 PM

    Boa noite!
    Jerfeson Rangel voce está sendo acompanhado por especialista em diabete,hemodialise é uma situação que requer cuidados especiais se não tiver plano de saude procure um posto medico proximo de sua residencia ou que fique mais proximo faça uma consulta com o clinico geral que o mesmo vai encaminhar para fazer tratamento, o hospital de clinicas também atende tire a sua carteirinha do SUS para ser atendido que 2010 seja de mudança.AMÉM?

  234. Carlos Dienstbach comenta:

    27 dezembro, 2009 @ 8:14 AM

    Me curei e outas pessoas que indiquei o tratamento, a formula esta registrada nestes comentários, publicada no dia 28 de dezembro de 2008. Assinado pela Maria Antonieta Magaldi
    Adquiri as ervas na Farmacia Alberto Seabra, pelo correio, na praça da Sé SP 282/284- Tel 3186.4200
    Popdem experimentar , que não falha..
    .Carlos Dienstbach 051-35926950

  235. SUELI comenta:

    27 dezembro, 2009 @ 2:56 PM

    GOSTARIA DE SABER SE TEM CURA ESPORAO DE CALCANEO MEU MARIDO TEM NO PÉ ESRQUERDO AGORA JÁ ESTA NO OUTRO SE ALGUEM SOUBER DE ALGUMA CURA ME AVISE POR FAVOR

  236. Jeferson Rangel comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 8:27 PM

    obrigado a Raimunda pelo comentario , estou fazendo fisioterapia nos pés , e tem melhorado bastante , meus medicos dizem q a diabetes ajuda muito o processo inflamatorio , portanto o controle da glicemia e fundamental , pois se a glicemia estiver descompensada as dores ficam intensas , sobre a hemodialise o controle do fosforo e controle do calcio são fundamentais pois depois de 1 certo tempo de dialise começa a ocorrer 1 processo de osteoporose em pacientes renais , e isso acarreta problemas de tendinites e fraturas osseas na gente , aki no RJ me trato no hospital clementino fraga filho ou + conhecido como hospital do fundão ( ufrj ) e um problema serio q pode até incapacitar alguns individuos , alem da nefrologia e endocrinologia eu agora me trato com a ortopedia e fisioterapia pois se ñ cuidar vai afetando todas as articulações da perna e até a coluna vertebral , q JESUS abençoe a todos e fiquem na paz !

  237. ANTONIO MANOEL MACHADO DA SILVA comenta:

    12 janeiro, 2010 @ 7:41 AM

    gostaria de informar à todos que sofrem com este problema que a cura é simples, basta fazer caminhadas com os pés descalços por uma semana e pronto.

  238. Elaine - londrina - Paraná comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 3:20 PM

    Boa tarde !!!

    Hoje recebi a notícia de que tenho não um, mas dois esporões no pé direito, por enqunto,ois de acordo com os depoimentos, posso ter no outro pé também. Mas percebi que atravé dos vários depoimentos, que a conuta do meu médico está correta. Antinflamatório e fisioterapia e evitar exercícios de impacto. Espero que esta dor passe depois do tratamento. um abraço a todos.

  239. ANTONIO MORENO DE PRIMO comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 8:07 PM

    Olá, melhora para todos: Galera infelizmente fui também atacado pelo tal de ESPORÃO, um determinado dia ao acordar não conseguia firmar o pé no chão de tanta dor, o Ortopedista me disse que poderia ser uma pequena lesão no tendão de aquiles, em função das peladas que jogava todos os finais de semana e para isso me receitou um montão de remédios. Depois de vários dias sem ter resultado procurei outro médico, que me afirmou ser desgraçado do Esporão e me receitou outros remédios e infelizmente não tive resultado positivo. Gostaria de pedir humildemente que se alguém tiver uma experiência positiva por favor me ajude. Muito obrigado e um grande abraço.

  240. maria da conceiçao comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 10:48 PM

    Ola! doutor.Boa Noite. Oque fazer tenho esporão calcaneo nos dois, já fiz muitas fisioterapias,tomei bastantes antinflamatorios,uso calçado ana bela e esse danado de esporão não melhora. Muito obrigado pela atençao. Boa noite

  241. Anônimo comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 3:22 PM

    Olá Antonio Moreno,
    Essa vai prá você e todos que sofre do problem “esporão”. Falo de experiência própria. Cura não existe. A dor melhora muito e temos que aprender a conviver com o mal estar. o tratamento é longo e a persistência é tudo. Começa aí: paciência, persistência e fé. Eu melhorei fazendo assim: colocando o pé na água quente com sal grosso e cânfora e depois no gelo, várias vezes ao dia. Exercícios de alongamento (aquele de puxar o pé com uma tira), várias vezes ao dia. Mudar o calçado. Nada de chinelo havaiana. Usar palmilha de silicone, tênis com amortecedor. Evitar longas caminhadas. Exercícios de impacto, ficar horas em pé é péssimo. Diminuir o peso,se estiver gordinho tratar de emagrecer. Isso tudo eu fiz depois de várias seções de fisioterapia. Ah,também usava vick, colcav uma meia antes de dormir.
    Melhoras prá todos.

  242. alison bastos comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 6:00 PM

    Boa noite, gostaria de saber se poderia me tirar uma duvida, é que meu pai caiu e quebrou em varios pedaços o calcanhar, e o medico do pronto socorrro simplesmente fechou e disse que tem que esperar o osso se recompor gostaria de saber se realmente é este o procedimento ou se tem que fazer uma cirurgia do tipo implante de platina. obrigado e fico no aguardo de sua ajuda.

  243. raimunda comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 7:11 PM

    Boa noite!
    Uma pessoa que fratura em varios pedaços o calcanhar! não sou medica mas o comum seria tirar radiografias e se for o caso operar!concorda? procure um medico especialista em ortopedia ,tens o direito ao SUS aos postos de saude e de ser também bem atendido pagamos impostos em tudo que compramos procure seus direitos leia a constituição do BRASIL,procure o posto medico para ser encaminhado ao especialista ele vai tirar suas duvidas!quanto o que deve ser feito entendeu?não fique parado aja mais rapido possivel boa sorte que Deus ilumine.AMÉM

  244. raimunda comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 6:41 AM

    Bom dia!
    Agradeço as informações agua bem morna ,sal grosso e canfora eu gosto não me adapto com o gelo,boa sorte AMÉM?

  245. raimunda comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 7:44 AM

    Bom dia!
    Elaine Londrina Paraná veja o depoimento do anonimo que indica agua morna com canfora e sal grosso faz efeito de cura boa sorte.AMÉM?

  246. Solange Prado comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 11:43 AM

    Pessoal, desejo saúde a todos.
    Eu simplesmente piorei minha situação. Na ultima segunda-feira dia 18/01 ao descer do ônibus, escorreguei e finquei com toda força o calcanhar direito no chão(justamente o que já tenho esporão), imagina só a dor, todo o peso do corpo num impacto só…
    Além de ter quebrado o segundo dedo do pé esquerdo ainda machuquei profundamente o calcanhar direito. Agora imaginem, não dá para andar. O calcanhar está doendo demais, mais que o dedo quebrado. To sofrendo horrores. Se souberem de algum remédio pra aliviar a dor, me mandem por que não estou dormindo a noite de tanta dor.
    Abraços a todos e muita saúde.

  247. sueli comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 1:40 PM

    meu marido esta tratando com especialista de pés e tornozelos muito bom medico usou de tudo e nada resolveu vai faser cirurgia o medico garantiu vou deixar meu msn sueli_dfg_tagliari@hotmail.com

  248. raimunda comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 7:45 AM

    Bom dia!Solange e Sueli procurem especialistas não podemos indicar remedio para tomar!o sal grosso e canfora alivia a dor mas é necessario um bom epecialista a cirurgia só em ultimo grau depois de ter ouvido varios especialistas amigas!mudança de mentalidade em 2010 ok?AMÉM?UM ABRAÇO.

  249. marcelo c comenta:

    1 fevereiro, 2010 @ 9:08 PM

    Boa noite, tenho esporão a 1 ano e fiquei desanimado de ver todo esse pessoal tentando se curar e nao vejo saida a nao ser fé mas vou tentar porque atrapalha de todas as formas que se possa imaginar um abc………

  250. Cleise comenta:

    2 fevereiro, 2010 @ 11:28 AM

    Oi Marcelo! Não desanime. Como vc ja pode ver cura não tem mas a gente tendo alguns cuidados é suportável. Faça alongamento todos os dias quando acordar, use sempre calcanheira, não use chinelo reto que não tenha um salto e o mais importante procure um médico que ele vai indicar o que vc deve fazer para melhorar, um abraço

  251. Marcos Monteiro comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 7:42 AM

    Bom dia,
    Pessoal, tenho 34 anos e tenho o esporão de calcãneo a 4 anos nos dois pés, no dia 11 de janeiro realizei a cirurgia para retirada do mesmo, após 15 dias retirei os pontos e em 20 dias ja estou caminhando, caminhando com algumas dificuldades mas com melhoras diárias. O prazo de recuperação é de 60 dias pois fiz a cirurgia com a rádio frequencia, o que melhora bastante o prazo de recuperação, pelo meu estado acho que estarei caminhando normalmente e sem dor no calcãneo em aproximadamente uns 40 dias após a cirurgia, mas lembrando isto é relativo de pessoa para pessoa.
    Qualquer dúvida em relação a cirurgia por rádio frequência, por favor perguntem.
    Quando tiver mas alguma informação informarei.

    Marcos Monteiro
    Caxias do Sul RS

  252. Fátima Rocha comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 9:15 AM

    Fui ao médico recentemente e ele me diagnosticou com três esporões, um em cada calcanhar e um no joelho esquerdo, será por isso que estou com a perna esquerda inchada? Ele me tirou da caminhada, que era a atividade que fazia. Gostaria de saber se tem algum exercício que posso realizar.

    Agradeço a atenção!

  253. ROSIMAR MARTINS ROCHA MEDEIROS comenta:

    4 fevereiro, 2010 @ 8:09 PM

    OLÁ DOUTOR, SINTO DOR NO CALCANHAR O DIA INTEIRO QUAL O MELHOR REMEDIO PARA ALIVIAR ESSA DOR? NÃO POSSO NEM PENSSAR EM COLOCAR O PÉ NO CHAO, ISSO JA VEM ACONTECENDO A MAIS QUE 3 MESES.

  254. érika comenta:

    6 fevereiro, 2010 @ 1:56 PM

    gostaria de saber se tem como pedir auxilio doença.

  255. Maria Araújo comenta:

    6 fevereiro, 2010 @ 6:05 PM

    Gente eu tinha artrose nos dois joelhos, e por 18 anos fiquei sem andar, mas graças a DEUS fui curada. Como: li no livro de A a Z que o limão curava mais de 100 doenças e lá ensina a cura do limão, depois que fiz a cura do limão nunca mais senti nada no joelho, pois eu já não tinha mais cartilagem nos joelhos e meus ossos estavam se desgenerando, o meu desespero foi tão grande, que um dia a minha irmã me ensinou a cura do limão. Hoje ando para onde eu quero. É simples: toma-se em jejum o suco de um limão e só pode se alimentar depois de 3horas. No segundo dia toma-se o suco de 2 limões e depois de 3 horas pode comer, no terceiro dia, toma-se o suco de 3 e assim até chegar em 10, depois toma-se o suco de 9 limões, depois de 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Não é simples? foi isso que fiz. Façam, pois eu tenho ensinado para muitas pessoas e tem dado certo.

    Quem sofre com a diabete, controlem comendo YACON(batata originária dos andes-come-se crua antes das refeições, ela tem sabor de pera), foi assim que salvei minha mãe da diabete. Tem no RJ e em SP e Campinas. Eu moro no norte do Brasil e só conseguia por sedex, um dia contei meu sofrimento para o dono de um supermercado e então ele passou a mandar buscar e acabou o meu sofrimento, ajudei e continuo a ajudar falando para as pessoas q salvei minha mãe com esta batata. Entrem na net e vejam para q serve a YACON. Boa sorte a todos

  256. Maria Aparecida comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 7:16 PM

    Olá Dr, tenho esporão no calcanhar do pé direito,e tenho muito dor no joelho entre a perna e a coxa, é reflexo do esporão?
    Já fiz fisioterapia, ondas curtas, uso palmilha de cilicone, mas nada adiantou.

  257. SOLANGE comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 6:27 AM

    OI,A UNS 4 MESES ATRAZ EU ESTAVA TRABALHANDO E BATI MEU PÉ EM UMA MESA,E DEPOIS DISSO MEU PÉ COMEÇOU A ENCHAR E DOER MUITO,JÁ FUI NO MEDICO E ELE ME DEU UMA ULTRASON PRA FAZER,EU JA FIZ E DEU QUE EU TENHO UM PEQUENO ESPORÃO,,MAIS GOSTARIA DE SABER SE O ESPORÃO INCHA O PÉ,OBRIGADA

  258. Jeferson Rangel comenta:

    19 fevereiro, 2010 @ 1:27 PM

    Boa tarde pessoal , minha pergunta e para o Marcos Monteiro = Marcos como e o processo de cirurgia por radio frequencia ? qual o tamanho do corte cirurgico , visto q e a cirurgia feita por 1 processo radiativo igual ao laser , + mesmo assim deve haver 1 pequeno corte p/ introduzir o aparelho estou certo ? no meu caso a preocupação e + por causa da diabetes pois o pé de qualquer diabetico e muito sensivel a cortes e qualquer infecção pode levar a amputação do mesmo por isso a minha duvida pois quanto menor for o corte menos riscos o paciente diabetico tem 1 abraço e fiquem com DEUS !

  259. Marcos Monteiro comenta:

    23 fevereiro, 2010 @ 8:47 PM

    Boa noite a todos,
    Jeferson, o corte é feito abaixo do tornozelo na lateral do pé uns 5 cm, pois na sola a recuperação é maior.
    Quanto a rádio frequencia, segundo os médicos no processo cirúrgico tem menos sangramento e a recuperação é mais rápida.
    Sobre diabetes não sei nada.
    Pessoal, com 15 dias retirei os pontos e com 20 dias ja estava caminhando sem a ajuda das muletas.
    Hoje, após 39 dias da operação estou fazendo fisioterapia, com melhoras diárias.
    Um abraço a todos, qualquer dúvida terei o maior prazer em responder aos amigos.
    Fiquem com DEUS.
    Marcos Monteiro

  260. marcia regina comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 7:33 AM

    OI DR. TENHO ESPORAO NO PE DIREITO E A MEDICA ME RECEITOU UM REMEDIO MAS NAO SERVIU DE NADA SINTO COMO SE UMA OAGULHA BEM AFIADA ESTIVESSE ENTRANDO NO MEU PE, COMO FAÇO PRA ALIVIAR A DOR, POIS TEM DIA QUE NAO CONSIGO POR OS PES DNO CHAO. POR FAVOR NE AJUDE POIS SO TENHO 32 ANOS E JA SOFRO COM ISSO, TEM DIA QUE ACORDO COM CANBRA NO PE E SO EU SEI A DOR QUE SINTO, QUAL O MELHOR RESULTADO PRA ISSO, JA PENSEI EM ATE PROCURAR UM ORTOPEDISTA PRA VER, POIS E NA SOLA DO PE BEM NA VOLTA DA BOBRA.
    ME AJUDE POR FAVOR
    DESDE JA MUITO OBRIGADO E JA AGRADEÇO POR TUDO

  261. Margarete K. da silva comenta:

    28 fevereiro, 2010 @ 7:09 PM

    Ola, pessoal. Venho acompanhando todos os depoimentos à 5 meses, faz este tempo q estou com esporão ou fascite plantar no pé esquerdo. Como não posso tomar antiflamatorios por causa de um problema q tenho no intestino, depois de muito pesquisar na intrenet, resolvi tomar CLORETO DE MAGNESIO P.A. faz 1 mes q tomo. comcei com duas doses diarias de 5ml, pois precisa tomar cuidado para não afetar os rins ou tireoide, depois na 3ª semana passei a 3 doses diarias e hoje estou indo para 5ª semana com pouquissima dor. parei com gelo recomendado pela quiropráxista e pelos banhos quentes recomendados pelo medico. ontem sábado fiz uma injeção de corticorten DIPROSPAM 1 dose, recomendada pelo meu medico, pois preciso proteger meu intestino. Estranho acordar sem sor hoje. começo fisioterapia semana q vem. mas de tudo o q fiz alongamentos, gelo banho quente com sal grosso o que mais me ajudou foi o cloreto. Li na internet q o cloreto só começa a fazer efeito após 4 semanas. Tem q ser CLORETO DE MAGNÈSIO P.A. vou continuar tomando por muito tempo ele traz muito outros beneficios, pois tambem tenho osteartrose e tambem ja diminui a dor, a injeção segundo o médico ortopedista dura cerca de 20 dias. vamos como tudo vai ficar. ESpero poder ajudar alguém, sei a dor horrivel q dá. Trabalho no comercio de pé o dia inteiro e caminhando pra e pra lá. ABRAÇOS.

  262. Jose A. Paiva comenta:

    3 março, 2010 @ 4:48 AM

    Tenho esporao de calcaneo a mais ou menos 2 meses,nao fui ao medico ainda, tomei catafran por 15 dias e melhorou, contudo a dor continua , estou pesquisando, e nao estou feliz, porque fiquei sabendo que nao tem cura. QUERIA SABER SE POSSO ME APOSENTAR, TRABALHO NA CONTRUCAO, SOU CARPINTEIRO E TENHO SEGURO DE TRABALHO}amanha mesmo vou comprar a palmilha de silicone, e ja comesei hoje a passar calminex, gostaria de saber onde achar JAGUARANDI uma vez que moro aqui nos USA em New Jersey??????porque em uma das dicas (coloque folhas e caules de jaguarandi com alcool por dez dias de molho e depois aplique por duas semanas duas ou trez veses ao dia e cura mesmo.)assin disse Caros Dienstibash. gostaria de perguntar para Maria Araujo se a cura do limao e’ par esporao tambem?? por enquanto obrigado.

  263. domingos-neto comenta:

    5 março, 2010 @ 2:23 PM

    Pessoal.
    Lendo este muro de lamentações de pessoas que como eu descobriram ter um problema tão perturbador do qual, inicialmente pouco sabíamos, fico bastante preocupado pois andar para todos é uma questão inclusive de sobrevivência. Tenho sofrido muito com isto, tenho 54 anos, trabalho muito e tive Hepatite Tipo C, já tratada. O médico que consultei aqui em Porto Alegre, me falou que a medicação para o meu caso é hepatotóxica, uso palmilha que, parece, só piora. Vou fazer outra consulta mas o problema é tanto que considero sériamente a possibilidade de fazer uma cirurgia e resolver imediatemente o caso. A pergunta é…A cirurgia existe e resolve ? Aguardo alguma resposta ou depoimento de quem já fez. Agradeço muito. Meu e-mail. domingosisaias@gmail.com

  264. moises Bauru ap comenta:

    6 março, 2010 @ 9:05 PM

    ola pessoal, sou tambem mais um sofredor do esporao, tenho 29 anos, peso 130kg, tenho 1,84 alt….desenvolvi esporao jogando fultebol de salao….faz tres meses que nao sei o que é ter um dia sem dor, sou frentista trabalho praticamente 8 h e 20m de trabalho por dia….um conhecido me deu uma injeçao de DIPROSPAN, passei 30 dias sem dor, mas, aos colegas nao é recomendado pra hipertensos , ela faz reter muito liquido….o meu espora é no calcaneo direito, se alguém puder me ajudar ou dar informaçoes como acabar com sofrimento, nao sei como é o de voces, mais o meu esta insuportavél, tem dia que ao levantar da cama nao consigo colocar o pe no chao, estou ciente que preciso emagrecer muito, e estou providenciando… deixo um abraçao pra todos, se tiverem informaçoes podem me mandar e-mails, que Deus abençoe toods nós….

  265. Raimunda comenta:

    7 março, 2010 @ 4:59 AM

    Bom dia!
    Eu tenho esporão calcaneo mais tenho muito cuidado para não magoar a area afetada,realmente voce precisa comer mais proteina e menos carboidrato para baixar o peso os seus pés vão agradecer,procure especialistas nessa area eu faço todos os tratamentos e cuido bastante atualmente estou sem dor e feliz,desejo que voce siga as regras e seja feliz.AMÉM?

  266. Érika S Souza comenta:

    7 março, 2010 @ 10:59 AM

    Eu descobri a dois meses, tenho 33 anos e até achei que tinha quebrado meu pé, fiz a radiografia e deu que era inicio de esporão, é no pé esquerdo, através da internet estou tentando varias coisas, tive um alivio ja tem 2 semanas, apenas volta a doer quando fico muito tempo em pé, no meu caso foi hereditário. O alívio obtive através da simpatia do limão, no primeiro dia 1 limão no segundo dois limões, no terceiro e assim por diante até o décimo aí faz a contagem decrecente, decimo primeiro dia 9 limões…. mas também estava tomando vitamina B 12 com semente de sucupira duas vezes ao dia, e a noite passando sebo de carneiro no pé, assim não sei ao certo o que me deu alivio, mas acho que foi o limão.

  267. Daniela Lobato comenta:

    7 março, 2010 @ 8:38 PM

    Também tenho esporão de calcaneo e fascite plantar há três anos e estou tomando até antidepressivo por isso. A unica coisa que melhorou no meu caso foi o uso de sandalias USAFLEX e também tênis alto da Via Uno. Tenho fé e já conheci várias pessoas com este problema e que de um dia para outro se curaram. Como veio foi embora!
    Melhoras a todos nós

  268. maria do socorro comenta:

    11 março, 2010 @ 7:33 AM

    ola,sou de uberlandia mg,por favor alguem sabe como aliviar as dores deste esporao maldito,quem souber favor me envie por email

  269. aldayrsilva comenta:

    13 março, 2010 @ 12:53 PM

    Olá,estou fazendo terapia de ondas de choque já estou na terceira seção ,porem não acredito que irá resolver meu porblema ,caso você tenha alguma experiência com resultado melhor por favor envie-me,obrigado.

  270. vania angelica guimaraes comenta:

    19 março, 2010 @ 10:59 AM

    tenho uma otima noticia sobre esporao tive isso ano passado nao podia colocar o pe esquerdo no chao fui ao medico comecei a fazer fisioterapia sumiu graças a deus foi um milagre pedir muito a deus que me cura se desta coisa orivel nova iguaçu bjs

  271. vania angelica guimaraes comenta:

    19 março, 2010 @ 11:02 AM

    faaç o ms muita fisioterapia oresultado e fantastico recomendo a todos boa sorte bjs nova iguaçu

  272. Fatima Duarte comenta:

    19 março, 2010 @ 5:14 PM

    Fico feliz de ter estas informaçao muito obrigado .A minha pergunta e esta gostaria de saber se eziste operaçao para esporao minha filha tem nos dois pes

  273. mildred campos naccarato comenta:

    20 março, 2010 @ 7:25 AM

    gostaria de receber orientação mais detalhada sobre o esporão. tive um problema de fortes dores no calcanhar o meu tornozelo
    ficou muito inchado. fui ao medico da rede publica que fez um RX disse que não era nada mas me deu uma injeção de DEcadron
    e me colocou uma goteira por sete dias. mas depois da retirada da mesma continuo sentindo dores no calcanhar e todos os dias
    a tarde começa a inchar meu tornozelo de novo.
    Não sei bem o que tenho nem que especialidade medica consultar. O medico que já fui era ortopedista
    Pode me orientar por favor. Acho que tenho este tal de esporão
    Obrigada

  274. leozina comenta:

    6 abril, 2010 @ 6:25 PM

    gostaria de que me indicasse um antinflamatorio pois estou com muita dor. desde ja agradeço

  275. ZENILDA comenta:

    8 abril, 2010 @ 12:43 PM

    E TAMBEM DOI MUITO O MEU CALCANHAR EU QUERIA QUE VOCES ME AJUDASSE
    A MLHORAR O MEU CALCANHAR?

  276. Solange Prado comenta:

    9 abril, 2010 @ 12:23 PM

    Pessoas, saúde a todos!!!

    Ainda estou sarando da fratura que sofri no segundo dedo do pé esquerdo, mas confesso, a dor nos calcanhares continua. O pior de tudo é que passei pelo ortopedista e ela apenas me disse…”é D. Solange, a senhora tem dois companheiros para a vida toda…” e eu me assustei, ela disse que isso não tem cura, apenas métodos para aliviar a dor, mas não tem cura. Nestas alturas do campeonato, estou acietando qualquer sugestão. Beijos a todos e melhoras.

  277. lucineia aparecida agapito de souza comenta:

    10 abril, 2010 @ 3:26 PM

    ola doutor tenho esporao ja tomei muitos medicamentos e estou pensando em fazer cirurgia ele nao volta mais

  278. Linda comenta:

    15 abril, 2010 @ 6:56 AM

    Olá doutor, gostaria de saber, se a pessoa com esporão pode fazer caminhada. E me ensinaran que pisar no gelo por uns minutos durante um tempo, faz ele desaparecer, será verdade?
    Aguardo anciosa por sua resposta! Obrigada.

  279. roselene espirito santo comenta:

    30 abril, 2010 @ 4:13 PM

    desejo saber se vou viver sempre com esta dor de esporão e sempre usando salto alto

  280. Beatriz Dos Santos comenta:

    5 maio, 2010 @ 12:58 PM

    Dr. boa tarde
    Desenvolvi o esporão de calcâneo nos dois pés usando botas de segurança na empresa onde trabalho, agora meu médico indica a cirurgia, essa é uma boa opção ? pelo menos caminhada eu poderei voltar a fazer sem sentir dores ?

  281. Jeferson Rangel comenta:

    12 junho, 2010 @ 11:51 AM

    Olá a todos , vendo inumeros comentarios e fato q esse problema e algo q pode incapacitar a pessoa para andar normalmente , acredito q cada caso deve ser analizado segundo as condições fisicas especificas de cada 1, no meu caso evito ao maximo caminhar pois depois de 20 minutos em pé o calcanhar doi terrivelmente , depois de horas na rua mal consigo chegar em casa , ae a dor só passa depois de ficar com os pés dentro de 1 vasilha com agua fervendo por meia hora ae a dor para , alivia a dor + ñ resolve o problema , evite caminhar muito , ficar muito tempo em pé , usar palmilhas especificas para esses casos , e quando doer muito na rua diminua a velocidade da sua caminhada e ñ erga muito o pé para ñ forçar o calcanhar ao pisar no chão e o q dá para se fazer , no mais vá a 1 especialista e procure ver o q melhor funciona em termos de tratamento p/ o seu caso , como uso de anti inflamatorios , e outras medicações , ae só o medico pode lhe ajudar grato a todos !

  282. EDILMA comenta:

    30 junho, 2010 @ 12:40 PM

    boa tarde dr levei uma queda de bicicleta ,fais apenas 5 meses fis cirurgia mais fiquei com o defeito não consigo mais corre pula ee etc ,gostaria de saber se a remedio para as dores que sinto pois se eu andar muito qd é a noite não consigo nem botar o pé no chão gostaria de faser se ha possibilidade de eu ficar boa pois estava sendo tratada por um medico e ele mim falou que não ha mais nada a faser.espero resposta. obrigado

  283. bellynha comenta:

    1 julho, 2010 @ 8:38 AM

    a minha mae tem muita dor no calcanhar e nao consegue colocar o pé no chao

  284. marilda comenta:

    5 julho, 2010 @ 2:07 AM

    Dr Jesus continua curando meu povo, não deixem de usar o que a medicina ofereçe, mas se voçes crerem peçam com fé, coloquem a mão onde está incomodando,seja o que for! e determine no nome de Jesus Cristo para aquela dor ou aquele mal sair , ore com fé peça ao Pai no nome do flho e verás o que aconteçe. Isso não é nada para quem fez cego enxergar, paralítico andar etc.

  285. sandra de ribeirao preto comenta:

    9 julho, 2010 @ 9:28 PM

    quero por favor um remedio,alguma medida ,qualquer coisa tem esporãõ nos dois pes comecou no esquerdo agora tem nos dois pes sinto uma dor insuportavel tem dias que eu nao aguento ir nem no banheiro,pois tenho diabetes preciso urinar de hora em hora quando levanto nao consigo relar os pes no chão e uma dor parece que estão quebrados.eu nao estou aguentando o meu médico disse que nao adianta cirugia ,pois tenho que emagrecer para melhorar a dor ,ja emagreci 9 kilos e nada por favor me ajuda

  286. cleise comenta:

    12 julho, 2010 @ 5:14 PM

    Sandra, tenta o remedio caseiro pra mim deu certo. Ja passei a receita em dezembro olha ai e tenta, demora um pouco mas faz efeito, tambem tenho problema de peso, boa sorte

  287. Maria Jesus comenta:

    28 julho, 2010 @ 11:24 AM

    Já passei por uma cirugia no TENDÃO DE AQUILES, foi tipo calcificação ossea no calcanear, atraz não embaixo do pé, Passei 02 meses sem por o no xão, no inicio foi ruim mas estou ótima agora. Espero ajudar a quem precisar fazer, quem fez minha cirugia foi um médico especilalita em pés. boa sorte e que DEUS os abençoe!

  288. sueli comenta:

    28 julho, 2010 @ 2:47 PM

    ola maria de jesus vi seu comentario por favor meu msn sueli_dfg_tagliari@hotmail.com por favor presciso informaçao

  289. Nivar Gobbi comenta:

    28 julho, 2010 @ 4:11 PM

    Trata-se de uma questão de biomecânica: – aumente o tamanho do salto dos seus sapatos e use apenas tenis com altura difenciada do calcanhar. Indicação de um ortopedista genial. Faça isto em todos os seus sapatos e boa sorte.O esporão vai continuar lá ,entretanto, as dores……..nunca afirmei quqlquer coisa a respeito!

  290. Nivar Gobbi comenta:

    28 julho, 2010 @ 4:12 PM

    Trata-se de uma questão de biomecânica: – aumente o tamanho do salto dos seus sapatos e use apenas tenis com altura difenciada do calcanhar. Indicação de um ortopedista genial. Faça isto em todos os seus sapatos e boa sorte.O esporão vai continuar lá ,entretanto, as dores……..nunca afirmei,anteriormente, qualquer coisa a respeito!

  291. edilma comenta:

    28 julho, 2010 @ 7:10 PM

    ola dotor quebrei o calcanhar fiz uma cirurgia com um médico especialista de pé colocou 2 parafusos so que não fiquei boa
    totalmente me encomoda fais apenas 6 meses e ainda continua enxando aparte do momento que faço esfoço gostaria de saber a uma posibilidade de eu ficar boa andar normal ainda continou mancando e não posso anda rapido pq doi muito obrigado e espero resposta.

  292. Teresinha comenta:

    7 agosto, 2010 @ 7:10 PM

    À Todos que consultam essa página:
    Foi deveras gratificante ler todas as orientações, questionamentos, indagações. Realmente só tenho a acrescentar que o ESPORÃO é um mal drástico causado a humanidade e por algumas vezes deixando-a desistimulada de tanto sofrer e batalhar por uma cura. Porém, nada é impossível para os olhos de Deus, também sofro com esse mal, contudo jamais desanimarei, e foram as dores causadas que me fizeram navegar pelas páginas da internet atrás de um sedativo para amenizá-la. Seguirei alguns métodos indicados aqui e com certeza adicionando-os a minha fé ficarei boa….
    Um abraço a todos, e nunca desanimem, porque enquanto há vida há esperança e Jesus jamais abandonará seus irmãos, se somos portadores de esporão é porque somos fortes para suportá-los, nada em nossas vidas vem por acaso, tudo tem seu objetivo…
    estou ainda a procura do ” nigth splint”… dizem ser muito bom. Onde poderei encontrá-lo?preciso de uma localidade mais próxima da minha cidade, resido em Juazeiro do Norte Ceará. Meu email é: teresinha.soares@hotmail.com
    Tenham uma bom final de semana…. beijos a todos

  293. neuza berti comenta:

    20 agosto, 2010 @ 3:33 PM

    Li tanto sobre esporão do calcâneo que quero dizer a todos interessados em melhora. Me trato há quatro anos e nada, atualmente me submeti á uma cirurgia de varizes, e começei a andar descalça,devido os pontos nos pès pois os calçados incomodavam,para minha surpresa as dores diminuiram, eu notei que ao andar devemos pisar primeiro com o calcanhar, calcanhar pé…enfim está me ajudando muito. Li sobre o sal , realmente colocar sal numa bacia e ficar pisando ajuda na circulação.Quanto a semente de sucupira é bom colocar no alcool,e passar nos calcanhares,pois colocar no vinho como eu li, e tomar, com o tempo teremos um vicio, o alcool.

  294. Cleise comenta:

    21 agosto, 2010 @ 9:42 PM

    Fala sério Neuza!!!!!!! Se vc tomar duas garrafas de vinho um calice por dia e ficar viciada é porque vc tem algum problema.
    O negocio aqui é tentar ajudar, dei o meu depoimento pois usei e me ajudou muito e posso te garantir não fiquei viciada, no meu caso que não bebo absolutamente nada de alcool foi até um sacrificio beber, enfim eu tentei ajudar.

  295. Cassia comenta:

    6 setembro, 2010 @ 11:32 PM

    Boa noite,
    DR. Gostaria de tirar algumas dUVIDAS SOBRE CALCANEO FRATURADO.
    MEU MARIDO CAIU E QUEBROU O CALCANEO (BI LATERAL) SENDO DO LADO ESQUERDO FOI GRAVISSIMA E TEVE QUE FAZER CIRURGIA,E O ESQUERDO COLOCOU UM PINO PR CURAR MAIS RAPIDO..
    qUANTO TEMPO DEMORA PR VOLTAR AO NORMAL?
    a CIRURGIA FOI oTIMA.
    FICA ALGUMA SEQUELA?
    A RECUPERACAO ESTA SENDO MUITO BOA.
    fICO PREOCUPADA SE ELE VAI ANDAR NORMAL.qUANTO TEMPO ELE PODE VOLTAR A TRABALHAR?
    PREJUDICA QUANDO ELE FOR COLOCAR OS SAPATOS?
    eLE VAI FAZER FISIOTERAPIA QUANDO FIZER DOIS MESES O ESQUERDO, E O DIREITO VAI LIBERAR QUANDO FIZER UM MES, COM A BOTA ROBOCOP.
    NO MOMENTO ELE NAO PODE ENCOSTA NENHUM CALCANEO EM LUGAR NENHUM.
    dESDE JA
    GRATA

  296. luciana de oliveira da silva comenta:

    22 setembro, 2010 @ 10:32 AM

    bom dia DR; eu operei o meu de esporao calcaneo há um mes, so que eu ainda sinto muita dor. principalmente quanto o medico fisioteralpeutico mexe. eu as vezes acho que essa dor nunca vai melhorar. eu queria saber quanto tempo eu me recupero por conpleto. e se nao me recurepar se eu tenho direito de aposentadoria por invalidez,muito obrigada.

  297. Everlany Barros comenta:

    25 setembro, 2010 @ 11:50 AM

    Tenho esse tal de esporão, sinto dores imensas, ao acordar, a noite e por incrível que pareça quando o pé está relaxado, aí sinto como se estivesse tendo o pé perfurado de dentro para fora e me contorso de dor. Antes praticava caminhada pois estou acima do peso e só as dietas não estão me ajudando em nada, fico nervosa e irritada, pois quero fazer coisas que antes fazia e agora não dá. Temo começar a prejudicar no trabalho, pois fico mancando lá também. Já tomei anti inflamatórios, mas alivia um pouco depois volta. Faço alongamentos no pé e na panturrilha e ajuda um pouco principalmente quando passo muito tempo relaxada e preciso levantar, já fiz fisioterapias mas aqueles choquinhos pioravam ainda mais.

    Me ajudem por favor, preciso principalmente de uma sujestão para atividade física.

    obrigada.

    Everlany

  298. Marcel Debiasi comenta:

    27 setembro, 2010 @ 12:01 PM

    Tenho fascite plantar há mais de 2 anos (nos 2 pés), mais em mais de 1 médico e sempre foi recomendado que eu utilizasse palmilhas de silicone. Adiantou por um tempo, porém, as dores continuaram. Fiz raio-x, ressonância magnética e cada. Foi me recomendado uma palmilha sob medida, feita de cortiça. Adianta um pouco; porém, faz mais ou menos 6 meses que me disseram para começar a fazer alongamentos, sentando em cima dos seus próprios cacanhares e curvando os dedos dos pés para frente e alongando toda a perna. No Youtube já vi alguns métodos de alongamento.
    No começo, a dor dos alongamentos é forte, mas nada que se compare a dor da fascite.
    Desde que comecei a fazer os alongamentos (ainda continou usando palmilhas), as dores diminuiram vertiginosamente. Aconselho a todos que sofrem de fascite plantar a fazer isso, pois foi o melhor tratamento já feito até hoje.
    Desses 6 meses para cá, tomo aproximadamente 1 ou 2 antiinflamatórios por mês, o que é muito pouco em relação ao que tomava antes e praticamente não é novico ao organismo.
    Além disso, consigo praticar exercícios físicos sem grandes problemas.
    Aconselho a todos esses alongamentos, pois podem ter certeza que alguma coisa vai melhorar.

  299. Marta Machado comenta:

    1 outubro, 2010 @ 1:28 PM

    Meu esposo tem 54 anos, e pesa 120 kilos, tem esporão calcaneo, ele acho que coça, ma eu acho que doi, fez exames e o esporão foi confirmado. gostaria que ele toma-se inflamatório, porque ele não gosta de ir no médico, e isto isto so vai se agravando.

  300. Marta Machado comenta:

    1 outubro, 2010 @ 1:28 PM

    Meu esposo tem 54 anos, e pesa 120 kilos, tem esporão calcaneo, ele acho que coça, ma eu acho que doi, fez exames e o esporão foi confirmado. gostaria que ele toma-se inflamatório, porque ele não gosta de ir no médico, e isto isto so vai se agravando.
    obrigada,
    marta

  301. jailson jose de recife comenta:

    2 outubro, 2010 @ 11:23 PM

    to com esporão atras do calcanhar, fiz fisioterapia e cuputura mais não adiantou, agora vou ter que fazer cirurgia quero saber se alguem ja fez? e qual e o resulta? e qual tempo de recuperação?.

  302. jailson jose de recife comenta:

    2 outubro, 2010 @ 11:24 PM

    esse e meu e-mail jailsonjose@oi.com.br

  303. jailson jose de recife comenta:

    2 outubro, 2010 @ 11:27 PM

    vou fazer cirugia de esporão se alguem ja fez digame qual resultado e tempo de recuperação por farvo esse e meu imail jailsonjose@oi.com.br agradeço.

  304. Ricardo comenta:

    7 outubro, 2010 @ 4:43 PM

    Gostaria de saber se alguem já fez tratamento com glicosamina, para o tratamento do esporão de calcaneo

  305. veronica comenta:

    8 outubro, 2010 @ 4:07 PM

    gostaria de saber se caminhar faz melhorar ou piorar o esporão. pois quando estou caminhando é bom quando paro não suporto a dor. eu queria saber tambémse o esporão faz manchar as pernas ?

  306. Ferdinand sousa comenta:

    18 outubro, 2010 @ 4:18 PM

    ja nao aquento mais qual acura mais rapido para esporao de calcanho fora a cirugia.;;;;;

  307. ALTAIR comenta:

    21 outubro, 2010 @ 10:11 AM

    ESTOU COM ESPORÃO NOS 2 PÉS. DOI MUITO QUE A TERAPIA QUE ESTOU FAZENDO VAI RESOLVER
    ESE ESPORÃO É A PIOR DAS DORES NO PÉ.. NÃO DA NEM PRA ANDAR .. É SÓ SOFRIMENTO PARA UMA PESSOA SÓ.

  308. paulo mendes comenta:

    25 outubro, 2010 @ 8:38 PM

    nao aguento mais essa dor ja temtei de tudo alguen ajuda

  309. CRISTIANA PEREIRA comenta:

    3 novembro, 2010 @ 8:49 PM

    Olá ,boa noite estou com tendinite de aquiles os medicos ja passou varias sessões de fisioterapia e nada adiantou .O que eu faço pois tenho sentido muitas dores no meu calcanhar.Existe algum metodo.Um abraço!

  310. josé roberto marquesi comenta:

    4 novembro, 2010 @ 10:40 PM

    descobri esta semana que estou com esporão, a dor realmente tira alegria de viver, comecei fazer esta pesquisa li muitos depoimentos e agora fiquei desanimado pois nem comecei fazer o meu tratamento e descobri que tem muita gente sofrendo com isso a anos sem resultados positivos, meu Deus o que fazer quero ter uma vida normal com atividades fisicas, só me resta fazer oração para meu Deus Jeová nos dar força para mim e todos ques estão sofrendo. (Leia Isaias 40:29 e Revelação ou apocalipice 21:4)

  311. ivanilde comenta:

    11 novembro, 2010 @ 8:17 PM

    Ultimamente venho sentindo dores no calcanhar, e pesquisando cheguei a conclusão que tenho esporão. Tenho escoliose e ostopenia, pelo jeito a escoliose e a causa do esporão, segundo o medico o esporão é uma defesa do organismo pelo fato da perna + curta que a outra, então o organismo cria uma falsa calcificação p/ dar sustentação ao corpo. Faço uso de calcio diariamente e ainda uso o alendronato de sodio uma vez por semana.
    O que devo fazer para melhorar o esporão?

  312. rosalina gomes martins comenta:

    12 novembro, 2010 @ 11:06 AM

    eu queria saber se o sebo de carneiro quando a gente passa nos pes nao pode tomar friagem ou molhar durante o dia porque dizem que e muito quente . obrigado desde ja.

  313. rosalina gomes martins comenta:

    12 novembro, 2010 @ 11:10 AM

    boa tarde ..queria saber se o sebo de carneiro e um remedio quente quando usado nos pes nao pode tomar friagem .me responda por favor

  314. marcia maria comenta:

    16 novembro, 2010 @ 5:32 PM

    pois é eu tb tenho essa dor horrivel no calcanhar…foi depois que carreguei e forcei muito o meu pé direito num dia de chuvas…carreguei uma caixa muito pesada e forcei muito o lado dirteito apoiando o pé no cão com um calçado que ja estava para jogar fora…então…tudo isso aconteceu a dor depois desse dia…ainda tenho essa dor que me incomoda muito…pode ser por tudo que falei???…gostaria de uma resposta..
    obrigada!!!

  315. alcione de oliveira lopes comenta:

    26 novembro, 2010 @ 9:11 AM

    Bom dia gastaria de saber qual melhor tratamento para esporão de calcanho e se posso fazer cirurgia me disseram que não existe cicatrização por falta de vazos sanguineo no calcanhar isso é verdade obrigada alcione

  316. claudineia bonanno comenta:

    26 novembro, 2010 @ 7:36 PM

    há 1 ano descobri 2 esporões no pé direito , calcaneo e plantar , ja tentei fisioterapia , infiltração, sebo de carneiro , calminex, compressas de gelo, e nada resolveu.Agora estou sentindo os mesmos sintomas no pé esquerdo , o médico falou que é um caso cirurgico, mas eu estou com medo de fazer a cirurgia. Por favor me ajude nesta situação com seus conselhos e orientações.
    Desde Já !
    Deus te abençõe !

  317. tiago comenta:

    16 dezembro, 2010 @ 12:41 PM

    bem sofri um trauma no calcanha, o ortopedista falou que destruiu a parte principal do meu calcanha, a debaixa,espatifou, o que apóia o peso do corpo, tenho 28 anos ele me falou pra ficar 2 meses de muletas e que que o osso se reconstituiria, queria alguma informaçao sobre se ficarar sequelas, vou andar normal denovo, so com esse procedimento

  318. sofia menezes comenta:

    16 dezembro, 2010 @ 10:05 PM

    tambem estou sofrendo muito com dores no meu pe esquerdo com esse esporão de calcanio gostaria que me fosse enviado um tipo de tratamento para cura dessa terrivel dor agradeço desde ja vossa atençao

  319. debora lopes comenta:

    26 dezembro, 2010 @ 10:43 AM

    ola! bom dia. A minha pergunta é: quando se é recomendada a cirurgia de retirada de esporão? pois estou com um no pé direito sinto muitas dores e a recomendação foi :
    _ abandonar rasteirinha, fazer fisioterapia, depois se ñ der resultado fazer infiltração e se mesmo assim ñ der resultado é para ser cirurgico.
    gostaria de saber a resposta ,m pois a fisioterapia nada resolveu, medicamento também ñ , a dor continua e eu fico me sentindo mal com tudo isso a dor e forte de mais tem horas que ñ posso por o calcanho no chão.
    obrigada pela atenção.

  320. aygle portella comenta:

    5 janeiro, 2011 @ 11:28 PM

    Olá amigos,
    Há muitos anos, minha nora sofria com esporão calcaneo. Sentia dores
    horríveis, a ponto de não poder andar, nem ficar em pé por muito
    tempo.
    Presenciando seu sofrimento, comecei a pesquisar na internet e encontrei
    uma simpatia muito fácil de fazer. Fiz com fé e hoje ela está totalmente curada.
    Esta simpatia dá resultado com CERTEZA.
    Peça a uma pessoa da família para fazer.
    Peque uma folha de bananeira, coloque o pé que tem o esporão (se forem os
    dois coloque os dois) recorte o formato do pé, e coloque num lugar da
    casa onde a pessoa que tem o esporão não veja nunca mais. Eu coloquei os
    recortes, na parede lateral, atrás do quarda roupas. Ela não viu mais,
    E ADEUS esporão.
    Passados meses a palha da bananeira secou e caiu; eu varri a casa e joguei fora.
    Por favor façam esta simpatia direitinho e repassem a receita. As pessoas beneficiadas
    com certeza agradecerão muito, pois esta doença é muito dolorosa.
    qualquer dúvidas estou as ordens para esclarecimentos atraves do email acima

  321. Rose Bendas comenta:

    4 fevereiro, 2011 @ 1:57 PM

    Aygle Portella, gostaria de mais detalhes se é na casa da pessoa que tem o problema de esporão que pindura a folha de bananeira ou se é na casa de quem faz a simpatia. Não mandei para seu e-mail porque não aparece no commentário a não ser que vc colocasse logo a seguir e no comentário.Mas muito obrigada mesmo, pela simpatia, vou fazer…bjs. Meu e-mail:-vovofoster@yahoo.com.br – Gostaria muito de ter resultados positivos para passar para as pessoas e qd isso acontecer vou deixar aki.

  322. Matheus Junior comenta:

    6 fevereiro, 2011 @ 8:36 PM

    Não sei , mas meu pai tem 68 anos e sofre com varias dores no calcâneo , elee esta fazendo tratamentoo e nadaa resolve .
    Quero pedir a opinião de vse sofre esse mal que esta afetando cada de vez a maioria dos idosos. obrigado !

  323. Gilson comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 8:06 AM

    Bom dia !
    Minha esposa quebrou o calcâneo há uns 5 anos, desde então ela sofre com dores no local e inchaço do tornozelo quase todos os dias, procuramos vários ortopedistas e alguns relataram que essas dores para esse tipo de fratura é crônica.
    A médica que tratou dela não fez cirurgia, pois segundo ela não era necessário.Ela não sente dores no local quebrado, mas o inchaço no tornozelo é que mais incomoda e maltrata ela.
    Alguém já passou por isso ou conhece algué que teve recuperação semelhante. Obrigado !

  324. Marta Santos comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 12:06 PM

    À alguns dias estava sentindo muita dor nos pés passei em varios especialistas ortopédico mas nenhum conseguiu saber o que eu tinha, claro que eu ja sabia que era um esporão em cada pé, mas a minha surpresa quando resolvi passar em um 9º (nono) médico especialista em ortopedia que viu que eu estava com o pé esquerdo bem gordinho resolveu tirar um raio x quando foi analizar verificou que eu tinha uma fratura no meu pé e imediatamente mandou que fosse imobilizado e me passou medicamentos antiflamatório, mas ainda tenho dores nos pés dos esporões ele disse que tenho que usar salto , mas como se tenho o osso do pé quebrado. estou afastada da Empresa à quase um mês.

  325. Richarlisom Martins de Souza comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 9:14 PM

    Boa noite,
    Minha mãe tbm está com este esporão e o médico dela falou que não tem cura, mas acho que ha solução para tudo, se alguem sabe de alguma, favor me ajudar, pois minha mão sofre muito com essas dores.

  326. Ricardo Aprigio comenta:

    17 fevereiro, 2011 @ 2:47 PM

    Gostaria de resaltar que sou enfermeiro formado pela Uni-Rio, e Fisioterapeuta, formado pela UBMR, mas quando tive esporão de calcanho, de nada me adiantou o meu conhecimento, porem fiz uma coisa muito interessante, utilizei termoterapia. O que é isso – fiz aplicação de calor com bolsa geléia, depois eu itilizada sobre o local da lesão, ou no ponto de maior dor um fibrador, simples, inicialmente em pequena fibração, pois no inicio doi muito, depois passei para fibração maior. Fazia isso três vezes ao dia. A resposta fisiologica da fibração é a seguinte: eu mando uma serie de estimulos repetitivos para a coluna e a mesma emite para o SNC, como o estimulo é repetido o sistema não reconhece esse estimulo mais como doloroso e o calor funciona como analgesico. Para osso sempre a resposta do calor é melhor em casos de dor. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VC FICOU CURADO DO ESPORÃO DE CACANHO. MAS ELE NÃO VAI DOER MAIS. A UNICA COISA QUE CURA ESSA ALTERAÇÃO É PRIMEIRO A CIRURGIA DO CALCANHO(RASPAGEM) OU E artrotripsia. Mas entre en contato. Estou curado. Já voltei a correr e ter uma vida normal.

  327. paulo cesar reis da silva comenta:

    19 fevereiro, 2011 @ 5:08 PM

    pricoso urgente de alguem que me indique um remedio para esporao pois minha mae esta com esporao e com muita dificuldade de andar qual melhor remedio que devo indicar para ela.

  328. Ângela comenta:

    27 fevereiro, 2011 @ 9:05 PM

    Boa noite,
    Sofro a um ano com o tal esporão nos dois pés. Tomei vários antiinflamatórios fiz fisioterapia, ultrassom uso palmilha de gel, mas nada resolveu. Ontem minha diarista indicou uma planta (arnica), fiz uma infusão com alcool, e comecei a usar ontem a tarde, por incrível que pareça a dor passou praticamente 90%, acreditem estou caminhando normalmente.

  329. ANA DIRCE SOUZA PETRUCCI comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 4:59 PM

    olá, também tenho esporão no calcaneo, fiz fisioterapia,tomei antiinflamatorio e nada adiantou.agora fiz infiltração vamos ver se resolve.

  330. Edna comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 5:27 PM

    BOA TARDE A TODOS,
    GOSTARIA DE AJUDAR A TODOS COM ESTE COMENTÁRIO.
    O QUE REALMENTE RESOLVEU MEU PROBLEMA COM O ESPERÃO FOI ALONGAMENTO DA PANTURRILHA.

  331. Vinícius Cândido comenta:

    9 março, 2011 @ 6:38 PM

    Gostaria de saber a melhor forma de tratar o problema de Esporões no pés!

  332. lucia comenta:

    9 março, 2011 @ 9:31 PM

    ola vcs que sofrem de esporam sei de um remedio que cura ja teve pessoas que fizeram e sararam,cravorana, do mato, com alcool, pasa todas as noites coloca o alcool e a cravorana e deicha curtir por uma semana,depois vai passando, o rezultado e otimo abaços

  333. maria do carmo comenta:

    5 abril, 2011 @ 10:37 AM

    Olá! Bom dia, Tenho ultimamente sentido muitas dores no calcanhar. Embora não fiz nenhum rx e devido os comentários de outras pessoas, acredito que tenho esporão. Uso já sandália tipo Anabela e uso tênis para as minhas caminhadas com amortecedor e ainda coloco uma planilha por dentro para dimunuir o impacto. Passei um período sem sentir nada de dor. Mas agora estou com uma crise muito sofrida. O que devo fazer?

  334. mariza rocha comenta:

    11 abril, 2011 @ 10:43 PM

    Olá maria do carmo estas dores são mesmo trriveis vamos usar este remédio que a Lucia está nos ensinando? quem sabe;Deus põe as maõs abençodas e vamos sarar, não é mesmo? um abração para voç sou de bh mg Jesus te abençoa.

  335. Angela Altoé comenta:

    13 abril, 2011 @ 7:45 PM

    Boa tarde
    Gostaria de saber como tratar do esporão.
    Grata Angela

  336. Mara Napolitano comenta:

    15 abril, 2011 @ 12:19 AM

    Tenho esporão no pé direito…tive que parar com as minhas atividades fisicas ,isto está me deixando muito nervosa …se alguem souber de algum remédio homeopático por favor me envie urgente…agradeço…

  337. Mara Napolitano comenta:

    15 abril, 2011 @ 12:23 AM

    Boa Noite…..Tenho esporão no pé direito…tive que parar com as minhas atividades fisicas ,isto está me deixando muito nervosa …
    se alguem souber de algum remédio homeopático por favor me envie urgente…agradeço…

  338. Solange Marques comenta:

    15 abril, 2011 @ 11:23 AM

    Oi estou fazendo tratamento do meu esporão e gostaria de dizer, que com 10 sessões tive uma boa melhora, já que doia dia e noite, não fui medicada, apenas, passo pelo choque e ultrassom, continuo sentindo a dor, mas com menos frequencia. É isso é otimo para mim, pois necessito de meus membros, para tudo em minha vida. Mas tenho uma duvida que não foi possivel, achar entre tantas perguntas aqui. Por que sinto a dor no tornozelo? Por que ela reflete nesse local? Obrigada

  339. Solange Marques comenta:

    15 abril, 2011 @ 11:28 AM

    Por favor me diga porque a dor do esporão reflete no tornozelo. Faço sessões a 2 meses, e ja sinto melhoras, mesmo sem o medicamento, não parou de doer totalmente, mas já me ajudou o bastante essa melhora já que dependo de meus membros. pode responder, por que a dor no tornozelo? Obrigada

  340. jacira comenta:

    18 abril, 2011 @ 6:53 PM

    oi a dois meses venho sentindo muitas dores no pé esquerdo se alguémo souber de um milagre por favor mande o comentario? obrigado.

  341. Marco Aurélio comenta:

    22 abril, 2011 @ 12:07 AM

    Olá,
    Gostaria de saber sobre tratamentos para esporão.
    Meu E-mail: consultoriaesaude@hotmail.com
    Grato pela atenção

  342. neyde comenta:

    24 abril, 2011 @ 6:39 PM

    queridos amigos sofredores querem acabar com esporao ; use cloreto de magnesio pa em no maximo 4 meses estarao curados deus abençoe vcs . neyde bh 24/04/2011

  343. joão maria da silva sobrinho comenta:

    26 abril, 2011 @ 12:19 PM

    sinto dores na calcanhar do pé esquerdo e com certeza é o esporão,quais os tratamentos que existem? também no meu pé direito embaixo do dedinho tenho um especie de calo não muito duro que lateja de dor, gostaria de saber se é um calo,pois ja passei calicida e não adiantou,seria àcido úrico?

  344. joão maria da silva sobrinho comenta:

    26 abril, 2011 @ 12:23 PM

    sinto dores no calcanhar do pé esquerdao e com certeza é o esporão,gostaria de saber se existem tratamentos?tambem tenho ima espécie de calo embaixo do dedinho do pé direito,ja passei calicida e não adiantou,seria talvez àcido úrico?

  345. Ângela Eickhoff comenta:

    2 maio, 2011 @ 3:22 PM

    Li alguns comentários acima sobre o esporão, um deles achei muito importante “Alongar todos os dias a panturrilha” com isso o Tendão de Aquiles ficará alongado também.
    Estou fazendo acupuntura e a médica falou que devo alongar todos os dias, e melhorei muito, já posso caminha, fazer academia etc.. bastaram apenas 3 sessões para eu sentir um resultado de aproximadamente 90 %.
    Espero ter contribuido
    ãngelaAbraços

  346. marta de Souza Oliveira comenta:

    3 maio, 2011 @ 10:14 PM

    Boa Noite.
    Tenho esporão no pé direito e doi pra encrenca, e por questão de saude preciso caminhar, mas apos a caminhada a dor e bem forte, por isso caminho um dia sim outro não pra não ficar direto com dor, gostaria de saber se estas caminhas vão piorar mais as crises ou estou fazendo o certo, já que não tem outro geito se alguem souber me responda sim

  347. josilene comenta:

    4 maio, 2011 @ 6:53 PM

    boa noite

    tenho esporão no pé esquerdo ja tormei remedio as dores não passa

    tem algo que eu possa fazer ? .

  348. Geilson Martins comenta:

    5 maio, 2011 @ 2:27 PM

    Bom dia! Bom, sem ter aontecido algo parecido antes, de repente acordo e ao pizar no chão sinto dor no meu calcanhar esquerdo, sinto como se tivesse levado uma pancada forte nele, + não se encontra marcas de lesões nem nada. Somente a dor que há uns 10 dias afeta o calcanhar e estã a cada dia aumentando, pois antes era somente quando passava tempo parado, sem movimento, agora é qualquer vez e hora ao pizar. Tenho 36 anos e no momento estou sem fazer exercícios, tô há 5 meses sem malhar, antes fazia acabemia. trabalho sentado e ando pouquísinho. Aguardo retorno. Grato!

  349. marli martins de azevedo comenta:

    7 maio, 2011 @ 11:21 PM

    tenho esporao nos dois pes fui ao ortopedista ,mandou eu fazer 30 fisioterapias e tambem fazer ecografia das pernas porque minhas pernas ficam muito inchadas, nao aguento mais tomar remedio, nao sei mais o que fazer com este problema.

  350. marli martins de azevedo comenta:

    7 maio, 2011 @ 11:28 PM

    tenho esporao nos dois pes , nao aguento mais tanta dor , pois e muito dificil para caminhar,fui ao ortopedista e ele mandou eu fazer ecografia das pernas pois elas incham muito.

  351. marli mello comenta:

    8 maio, 2011 @ 8:45 PM

    Tenho esporão na face posterior do calcâneo direito, comprometendo a bolsa retrocalcânea. Sinto queimar a parte de traz do calcanhar e muitas dores, principalmente ao levantar de manhã e ao descer escadas. Gostaria de saber se tem um exame específico e qual o tipo de tratamento adequado. Obrigada.

  352. Mario Ito comenta:

    11 maio, 2011 @ 9:54 PM

    Ola Marli. A mais de dois meses foi diagnosticado que tenho esporão calcaneo, com dores na região do calcanhar, principalmente ao levantar, e tambem quando fico muito tempo de pé. As causas do esporão foram provavelmente o tipo de calçado que eu usava (light) que tem o solado reto e correr em solo duro. Ja fiz de tudo, tomei antiinflamatório, fisioteria com ultrasom, choque elétrico, massagem, acupuntura, mas nenhum está surtindo efeito. Segundo os médicos e fisioterapeutas a cura é bastante demorada.
    Pesquisei na internet e descobri que existe hoje no Brasil a mais ou menos 7 anos a TERAPIA POR ONDA DE CHOQUE que tem um indice elevado de cura (80%). Hoje, dia 11, iniciei o tratamento em Jundiai-SP, e ja na primeira sessão (serão tres sessões) ja senti alivio e melhora. O tratamento não é muito barato , mas acho que vale a pena tentar. Pesquise e leia sobre o assunto e verá que o tratamento é muito promissor. Acho que vale para todos que estão com esse problema e outros problemas de calcificação no ombro, etc.

  353. maria teixeira comenta:

    14 maio, 2011 @ 7:20 PM

    Olá, amigos do clube do esporão

    Tive fascite plantar não podia colocar o pé no chão. O caminho foi consultar o médico e fisioterapia, fiz 30 fisioterapias, foram importantes. No entanto busquei outras alternativas. Apliquei emplastro de mastruz, veja no youtube ” esporão
    -mastruz” é excelente, fiz como esá lá, coloquei o papel filme para segurar a erva, fiquei no máximo 4 horas, . Agora,coloco salompas(farmacia) no calcanhar quando vou andar muito. Dizem que erva Sumaré é muito boa para emplastro .Fiz , também, acupuntura, que me ajudou muito. Toda noite banho o pé numa bacia com agua morna ,sal grosso, canfora .,fico 20 minutos rolando uma bolinha de borracha. Depois, desse tratamento VIP já posso caminhar sem mancar. Sapatos macios e com salto anabela, já sabe quais são, sapato da vovó. Palmilha de gel no tenis ou tenis com gel e sempre trocando de calçado. Existem outros tratamentos como crochetagem, ondas de choque, moxabustão. Tudo para alcançar uma boa pisada . maria teixeira

  354. Vanuza comenta:

    17 maio, 2011 @ 4:48 PM

    Gostaria de saber se posso fazer caminhadas e qual a quantidade de dias e o tempo ideal, ja que tenho esporão subcalcaniano a esquerda e esporão retro clacaniano incipiente bilateral. Por favor me tire essa dúvida. Obrigada.

  355. cristina penteado comenta:

    8 junho, 2011 @ 8:31 PM

    eu curei o meu esporão tomando calcio de ostra com vitamina d pode ser manipulado só que o tratamento demora ums dois meses para ser tratado mais deu resultado fiz tres infiltrações e não adiantou fora injeções e remedio que tomei meu telefone é 017 33426123 abraço atodos

  356. aparecida comenta:

    9 junho, 2011 @ 8:51 PM

    Eu tambem tenho esporão e sei como doi ,fui ao medico ele mandou eu só usar sapato ou sandalia de salto hanabela .
    hoje estou bem sem dor, até o meu chinelo de dedo para fazer limpeza na casa e de salto tem que ter 4cm ou mais
    Não use rasteirinha ou sapato baixo,isso faz doer mais e fora ser isso eu também fiz simpatia
    Pegar uma planta que se chama palma cortar no formato do seu pé e jogar em cima do telhado
    fazer isso durante 3 sexta feira em seguida tenha fé você será curado ou amenizara sua dor
    O que você fizer pra o seu bem desde que não faça mal a ninguem e nem mesmo a você tudo e valido
    Boa sorte que Deus ilumine a todos

  357. Eudineia comenta:

    21 junho, 2011 @ 9:08 PM

    eu tenho 37anos e tambem sofro com este maldito esporao e nao sei mais o quer fazer.por favor me ajude.

  358. Cristina comenta:

    23 junho, 2011 @ 5:59 PM

    Meu marido tem 46 anos e à alguns dias vem sentindo dores do calcanhar calcâneo até acima do tendão de aquiles…o q pode ser???
    brigada

  359. eliane comenta:

    26 junho, 2011 @ 7:38 PM

    sinto dores diariamente num calcaneo sao dores terriveis quando ando e levanto sintos fortes dores a dor piora a cada dia principalmente quando levanto pela manha ,por favor Dr. mim diga o que fazer para superar isso ?

  360. Beronice comenta:

    26 junho, 2011 @ 11:11 PM

    Em Janeiro deste ano, comecei a sentir dor no calcanhar esquerdo, a dor foi aumentando a ponto de não poder andar, fui ao médico e após exame foi constatado esporão. Não conhecia esta doença, o médico me passou remédios e fisioterapia, fiz várias
    e não melhorei. Comecei a pesquisar na internete e descobrir que muitas pessoas sofriam do mesmo problema e falavam que
    não tinha cura. Procurei tratamentos alternativos e li sobre o Cloreto de magnesio, melhorei bastante, mas também uso a pomada de sucupira, um santo remédio, passo 3x ao dia. Já não sinto quase dores, apenas quando ando muito sinto um pouco.
    Continuo com o tratamento e recomendo para quem tem esta doença.

  361. Ângela Eickhoff comenta:

    27 junho, 2011 @ 4:14 PM

    COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE, CUREI ESPORÃO NOS DOIS CALCÂNEOS COM FISIOTERAPIA E MAIS OU MENOS 10 SESSÕES DE ACUPUNTURA. E, CONTINUO FAZENDO MUITO ALONGAMENTO.
    ESPERO TER AJUDADO
    ÂNGELA

  362. kleber alves comenta:

    28 junho, 2011 @ 2:05 PM

    Tenho 32 anos e tenho esporão de calcaneo perto do tendão de aquiles ,e ele ta crescendo cada vez mais e sinto uma dor intensa na panturrilha , o que fazer pra ele para de crescer meus tenis estão furando atraz ,estou afastado do serviço ja 1ano e 10 meses, não consigo nem andar direito fico mancando ,o que fazer para aliviar a dor ?

  363. nizar comenta:

    6 julho, 2011 @ 2:56 PM

    eu tenho esporão tem curar

  364. Matheus Junior comenta:

    9 julho, 2011 @ 7:20 PM

    Ola gente , meu pai estava com dores forte no calcâneo e o medico deu o resultado que ele estava com esporão . Ele começou a fazer varias cessões de fisioterapia e deu uma grande melhorada . Ele todo dia em casa fica com 2 minutos na água QUENTE e mais 2 minutos no GELO, as dores que ele sentia antes eram muito forte, agora com as cessões melhorou bastante ! *;

  365. claudia comenta:

    12 julho, 2011 @ 8:22 AM

    Sofri muito com o eporao, mas tomei varias injecoes de cortisona e tomei magnesio e calcio, o magnesio ajuda a bsorcao do calcio, fiz isso por uns meses e a mais de um ano nao sinto mais dores nos pes. Procure um podologo: que este profissional pode informar melhor.

  366. lindiane santos comenta:

    16 julho, 2011 @ 10:45 PM

    boa noite , estou muito triste pq meu filho de 13 anos esta com um esorão no calcâneo mim ajuda pelo amor de deus ele sente muita dor e ao lado esta vermelho.obrigada

  367. mary comenta:

    11 agosto, 2011 @ 12:41 AM

    Dr. meu namorado estar sentindo fortes dores por conta do esporão de calcaneo… Ele já tomou por duas vezes umas injeções no pé, faz sempre quente e frio e agora comprou uma calcanheira, mas a dores são horriveis e ele trabalha muito de pé. Gostaria muito de saber um tratamento mais eficaz p q ele melhorasse e seu bom humor voltasse…. Obrigado

  368. erick comenta:

    11 agosto, 2011 @ 8:57 PM

    Dr. minha mãe esta com esporão de calcâneo, ela sente muita dor : gostaria de saber se ha uma atividade fisisa que pode ajuda-la? ha tratamento? ha cura? Obrigado Dr.até

  369. Ivone Pereira dos Santos comenta:

    17 agosto, 2011 @ 8:28 PM

    Minha mãe esta há vários meses com fasciite plantar ,fez fisioterapia,ultrassom,acupuntura e alongamentos não surtiram efeito de cura e esta atrapalhando na forma de andar,gostaria de obter informações mais abrangentes a respeito de tratamentos e de alongamentos ou de remédios para atenuar as dores constantes da minha mãe.

  370. Silvio comenta:

    17 agosto, 2011 @ 9:59 PM

    Posso colocar bolsa de gelo sobre meu esporão? isso vai aliviar ou complica?
    trabalho em pé o dia todo e mesmo com anti inflamatórios e palmilha tenho
    dores no final do dia…

  371. WESLEY C RABELO comenta:

    20 agosto, 2011 @ 8:00 PM

    Uma alternativa muito simples que resolve em muito casos, e uso de papa de farinha de trigo morna colocada juntamente com sal grosso (sem tempero por favor) no local onde tem origem do esporao (calcanhar), o sal deve ter contato com o esporao e depois colocado a papa de farinha morna, pois apos varias tentativas foi o unico procedimento que resolveu um caso na familia, use mais ou menos uma semana, caso tenha sucesso espalhe a mensagem por favor, pois e um procedimento totalmente sem risco, indolor e nao esquecendo colocar a papa de farinha em um pano limpo e amarrar levemente com o sal em contato com esporao, o melhor horario de fazer o procedimento e quando for dormir, obs – nao apertar muito a pano(faixa), se nao o sal por machucar a pele do calcanhar, fazer de uma maneira que nao se machuque, ok, vale tentar!

  372. WESLEY C RABELO comenta:

    20 agosto, 2011 @ 8:04 PM

    Uma alternativa muito simples que resolve em muito casos, e uso de papa de madioca morna colocada juntamente com sal grosso (sem tempero por favor) no local onde tem origem do esporao (calcanhar), o sal deve ter contato com o esporao e depois colocado a papa de farinha morna, pois apos varias tentativas foi o unico procedimento que resolveu um caso na familia, use mais ou menos uma semana, caso tenha sucesso espalhe a mensagem por favor, pois e um procedimento totalmente sem risco, indolor e nao esquecendo colocar a papa de farinha em um pano limpo e amarrar levemente com o sal em contato com esporao, o melhor horario de fazer o procedimento e quando for dormir, obs – nao apertar muito a pano(faixa), se nao o sal por machucar a pele do calcanhar, fazer de uma maneira que nao se machuque, ok, vale tentar!, corrigindo o comentario anterior, e papa de (MANDIOCA) e NAO de trico.

  373. letícia comenta:

    29 agosto, 2011 @ 8:58 PM

    ôla D.R Armando. A minha mae é obesa e tem o esporao nos dois pes, ela ja fez todo tipo de tratamento que o medico dela receitou, mas nada resolveu parou de caminha,
    ganhou mais 5 K e esta desesperada. Porque nao pode fazer mais caminhadas.
    Não sei oque fasso pra ajuda-lá so lamento o seu sofrimento e nao posso fazer nada me a ajude por-favo o que devo fazer?Atenciosamente LETÌCIA

  374. vanesa da conceição comenta:

    1 setembro, 2011 @ 8:49 PM

    aprendi muito sobre esporão. realmente é o que eu sinto em relação a dor. Pois eu não sabia nem do que se tratava essa doença.

  375. marly Emilio comenta:

    2 setembro, 2011 @ 6:21 PM

    Olá,fiz cirugia de esporão e estou com uma duvida.Quanto tempo leva a recuperação?Sou faxineira quantos dias vou ter que ficar em casa sem trabalhar? Obrigada….Marly!

  376. Milton de oliveira comenta:

    3 setembro, 2011 @ 9:10 PM

    Por favor,dr.Amando,gostaria de saber qual o tempo de recuperação para cirurgia de esporão,quantos dias levam pra poder por o pé no chão e quantos dias pra andar normalmente.obrigado.Milton

  377. marilia fernandes comenta:

    4 setembro, 2011 @ 8:26 PM

    preciso saber o mais rapido possivel o fim do esporao calcaneo. me fala pelo amor de Deus.

  378. girlanda comenta:

    10 setembro, 2011 @ 8:29 AM

    tenho esporão de calcaneo no pé esquerdo são dois 1 em baixo do pé e outro por trás do pé,gortaria de saber o nome que seda a estes dois esporão,o por trás do pé fica localizado junto ao tendão de aquilis.Coloco o meu pé na água quente todos os dias não vejo melhora posso tomar ESCAFLAN. OBRIGADO POR ME ATENDER!

  379. Zelinda G. de Melo comenta:

    11 setembro, 2011 @ 10:18 PM

    Tb. estou com esta dor terrível , quase não consigo nem caminhar, mas melhorou um pouco quando fiz a simpatia da palma, tirar a medida do pé em cima da palma, recortar e jogar no telhado , faço escalda pé também com uma planta que se chama fedegoso, se tem outro nome não sei – mas já senti melhoras, já posso pisar com o calcanhar , tb. passo a noite sebo quente de ovelha, mas não molhe o pé no outro dia. Se quiserem experimentar, tudo é válidopra amenizar a dor.

  380. Charlin comenta:

    13 setembro, 2011 @ 12:53 AM

    Dr.
    Não sei se tenho esporão, mas, às vezes, sinto fortes dores nos pés, sendo que os locais ficam avermelhados e “quentes”. Estas dores surgem do nada, ou seja, não é necessário desenvolver alguma atividade física para que elas apareçam. As dores desaparecem depois que tomo algum antinflamatório. E não é apenas no calcanhar, sendo que elas costumam aparecer em toda a região da planta do pé. Eu uso apenas tênis, e não uso qualquer outro calçado que seja desconfortável. O que é isso que eu tenho?

  381. cida comenta:

    14 setembro, 2011 @ 1:16 PM

    tenho muitas dores nas pernas principalmente nos joelhosé horrivel mas tb tenho esporão nos pes mas o calcanhar é o que masi doi inclusive qdo desço ou subo escada ,ado desçlo do honiobus parço estar sem as pervas tenho que descer com muito cuidado pois a dor ao colocar os pes no chão é horrivel ja tentei varias medicaçoes sem melhoras o que pode ajudar a aliviar as dores .obrigado

  382. Nanci D .C dos SANTOS comenta:

    15 setembro, 2011 @ 11:01 AM

    ESTOU COM MUITA DOR NO CALCANHAR DEVIDO A UMA INFLAMAÇÃO DE TENDINITE SEGUNDO O MÉDICO A BAINHA DO PÉ ESTÁ INFLAMADA .O QUE FAZER PARA ACABAR COM ESTÁ INFLAMAÇÃO?

  383. Nanci D .C dos SANTOS comenta:

    15 setembro, 2011 @ 11:01 AM

    ESTOU COM MUITA DOR NO CALCANHAR DEVIDO A UMA INFLAMAÇÃO DE TENDINITE SEGUNDO O MÉDICO A BAINHA DO PÉ ESTÁ INFLAMADA .O QUE FAZER PARA ACABAR COM ESTÁ INFLAMAÇÃO?

  384. duilio ambrosio. comenta:

    20 setembro, 2011 @ 5:13 PM

    tenho 31 a dois anos sofro com esporao nos dois pes,ja fiz fisioterapia mas nao adinhantou o que posso fazer estou encostado pelo inss.

  385. simone pisquiotine comenta:

    21 setembro, 2011 @ 10:13 PM

    olá tenho dores orriveis nos pés é esporao! como faço para aliviar essas dores ???

  386. maria comenta:

    29 setembro, 2011 @ 9:53 PM

    Ola estou com muita dor no pe faz mais de 8 anos trabalho de vendedora fico o dia inteiro de pe nao aguento mais essa dor gostaria de saber um tratamento q resolva isso

  387. Braz Martire comenta:

    30 setembro, 2011 @ 9:33 PM

    Olá! Fiz 60 anos e parei de jogar tênis por causa dessa terrivel dor pois não conseguia mais por os pés no chão, más mesmo assim as dores só fôram aumentando, 1°no pé direito e depois tambem no esquerdo, nem com calcanheiras de silicone não melhoráram, foi qndo tive a felicidade de encontrar os comentários da AYGLE PORTELLA .

    Fiz a simpatia que está descrita 65 comentários acima,É SIMPLES DE FAZER e após + – 3 meses, hoje pósso dizer que estou curado, é só fazer com FÉ, e esperar o tempo passar, tem vêz que parece doer mais que antes, más é so impressão, a dor vai sumindo, se modificando até sumir .
    Quero agradecer a Aygle Portella , muito obrigado e que Deus à abençoe, pois vai ajudar ainda muita e muitas pessôas, eu inclusive indicarei qndo preciasar. Braz

  388. LUIZ CÉSAR comenta:

    2 outubro, 2011 @ 8:38 PM

    Pessoal , boa noite !
    Já tenho esporão do calcâneo há mais de 20 anos e ainda não estou curado .
    Já fiz de tudo o qe voces fizeram , todos os tipos de tratamento e não fiqei curado .
    Até ondas de choque já fiz e não fiqei curado .
    Acho que só a cirurgia resolve !
    Não posso deixar de trabalhar para fazer esta cirurgia .
    Falam que são trinta dias parado mais 6 meses de fisoterapia .
    Quem conhecer uma fórmula milagrosa , favor me ajudar !
    Agradeço a quem me informar !
    abraço a todos .

  389. marta de Souza Oliveira comenta:

    8 outubro, 2011 @ 10:16 PM

    Boa noite
    Tenho fortes dores no pé esquerdo,não consigo por o mesmo no chão.
    Por favor alguem me ajuda.
    Obrigada: Marta

  390. Modesto ferreira. comenta:

    15 outubro, 2011 @ 9:40 AM

    bom dia dr. tenho 57 a, estou sofrendo com uma dor insurpotavel no calcanhar direito, passo o dia todo com ele dolorido, piora quando dirijo, a posição no carro faz doer bastante, agora o pior é quando me levanto à noite, e de manhã tambem, mal posso tocar no chão e no decorrer da manhã alivia, posso andar sem mancar mas o dor não passa só diminui.Não sei se é esporão ou outra coisa relacionada, gostaria de algumas dicas para tratamento e cura por favor. uma abraço e obrigado. Modesto.

  391. edivaldo pereira comenta:

    16 outubro, 2011 @ 7:47 PM

    sinto dor no pé esquerdo, que foi contatado pelo medico que é fascite plantar. ja tomei varios ant inflamatorios, melhora um pouco, coloco 20 minutos de gelo, uma bacia com agua quente, gelo e agua quente, sinto melhora, mas nao fiquei bom, fiz fisioterapias 10 sessoes mas nao fiquei curado. o que faço.

  392. José Eduardo comenta:

    20 outubro, 2011 @ 2:31 PM

    Tenho 35 anos e estou com sintomas e muita dor….qual a forma e receita para minimizar melhora e cura??

    Obs: Jogo futebol com frequencia e preciso de um tratamento rapido e eficaz…se possivel.

  393. Charlin comenta:

    21 outubro, 2011 @ 2:08 PM

    Senhores,

    Encontrei a minha cura para as dores que sentia nos pés (ao longo de todo o pé, inclusive). O calçado. Comprei um calçado bom para o tipo de minha pisada – que é supinada. Existem 3 tipos de pisadas: a pisada supinada (pra fora), a pronada (pra dentro) e a neutra. Comprei o calçado adequado para meus pés, e meus problemas se resolveram completamente. O tênis que comprei é o Mizuno Wave Creation 12. Ele é bem carinho, mas não dá para fazer conta quando o problema é de saúde. Assim, recomendo a todos que pelo menos tentem essa solução, e verifiquem o tipo de pisada que possuem (normalmente o próprio vendedor de lojas boas sabem detectar), e comprem o calçado adequado.

    Abraços a todos.

  394. cesar comenta:

    27 outubro, 2011 @ 7:02 PM

    amigos estou sofrendo desse tal maldito esporão de calcâneo, tenho 31 anos de idade e a seis meses perdi a vontade de caminhar por causa dessa dor ingrata. ja tomei caixas de anti inflamatório ja fiz infiltração e de nada resolveu. gosto de jogar o meu futebol final de semana mas que jeito se não consigo nem trabalhar por causa da dor. se alguem souber se a cirurgia realmente resolve, por favor me avisem.

  395. Claudia Reyes comenta:

    1 novembro, 2011 @ 3:00 PM

    Olá boa tarde, minha mãe descobriu através raio-x nesta semana que tem esse tal de esporão nos pés, gostaria de saber
    se infiltrações tem mesmo resultado ou se o mais indicado seria a cirurgia, pois minha mãe tem 65 anos e está caminhando
    com muita dificuldade por causa da dor.

  396. Teresa Cristina s s pinhiro comenta:

    4 novembro, 2011 @ 10:36 PM

    Ha 16 anos atras ,estive esse problema hoje retornei, o ortopedista fix o rao x constador esporao novamente um embaixo do pe esquedo eoutro esta crecendo atras do mesmo pe . receitou antiflamatorio e fisioterapia.Omesmo tratamento anterior. bjs,.

  397. Neusa S. Souza comenta:

    13 novembro, 2011 @ 8:46 PM

    Boa Noite!
    Em dezembro de 2009, sofri uma queda na escada de minha casa, fraturei a perna esquerda, 2 fraturas na tíbia e 2 fraturas na fíbula, não tenho osteoporose, coloquei 2 placas e 13 parafusos, a perna esquerda está ótima caminhando bem, de repente, comecei sentir agora em abril de 2011 uma dor muito forte no calcanhar direito. fui ao médico e na radiografia apareceu esporão de calcâneo. Fiz tratamento melhorou, a dois dias outra dor muito intensa novamente outro esporão, já tenho na fáscia plantar e agora outro na inserção do tendão de aquiles como estou proibida de tomar antinflamatórios por conta de uma gastrite, acabei fazendo infiltração a dor diminui muito, mas tem dias que dói, não posso usar sapatos sem salto e não posso ficar muito tempo caminhando. Que tipo de tratamente me sugere e que tipo de exercicios físicos eu posso fazer eu tenho 57 anos. Obrigada aguardo resposta Neusa

  398. REIJANE CORREA comenta:

    6 dezembro, 2011 @ 2:25 PM

    Doutor,meu nome é Reijane,tenho 30 anos.Foi constatado por um médico que estou com esporão no pé direito e já estou tomando loxonin,mas gostaria de saber como aliviar a dor no pé,pois tive que abandonar uma das minhas maiores paixões que é o karate.Estou acima do peso e não estou conseguindo ir a academia, pois sinto muita dor.

  399. fatima tanzi comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 10:00 AM

    NÃÕ AGUENTO MAIS ESSA DOR ELA E INSUPORTAVELLLLLLLLLLLLLL

  400. nanana andrade comenta:

    5 janeiro, 2012 @ 11:48 AM

    Estive ao médico essa semana e fiz raio x dos dois tornozelos.Deu esporão.Tomei voltarem,fiz compressa com gelo ,massageio com cataflam gel e ainda faço massagem com rolo no pé.Em outras palavras, continua na mesma.o cALCANHAR MESMO não dói mas sim o meio do pé e o segundo dedo do pé que reflete na sola do pé que inclusive já me falaram que é metatargia sei lá mais ou menos isso.Interessante que se faz propaganda para procurar médico e aí não se resolve nada.O que fazer?qdo levanto fico com os pés e pernas rígidos e tenho pé chato.O que fazer, pelo amor de Deus.;

  401. flavio bonato comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 10:44 AM

    tenho dores muito agudo no calcanhar ja coloquei no jelo .agua quente e ja fiz ate infiltraçao no calcanhar com injeçao de dipropona alguem sabe al gum remedio que deu resultado me passe por favor nao aguento mais de dor .

  402. nanana andrade comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 8:42 AM

    descobri que tenho artrite psoriática,tenho tomado naproxeno por causa da rigidez matinal,mas não tem resolvido nada.minha mão já está quase inutilizada, mão direita e os pés ainda ando me arrastando.INFELIZMENTE NÃO SEI MAS O QUE FAZER,ALÉM DE SER HIPERTENSA.

  403. Bruno comenta:

    29 janeiro, 2012 @ 10:40 AM

    Onde estão as respostas destas perguntas acima?
    Deveriam estar p acesso de todos…..

    Minha mãe tem. Bom, o q melhora a dor? Alongar panturrilha ajuda? Quente fisio p ela piora….gelo alivia…

    No aguardo

    Grato

  404. pitita comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 11:26 PM

    olá dr… vi varias pessoas que lhe escreveu.. mas nao vejo nenhuma indicacao de remedios.. ou .. sei la qualquer sugestao … minha mae tem esporao ja nao aquento mais ve-la com dor.. ela te 65anos por favor nos ajude obrigado !!

  405. ivanilda belarmino comenta:

    26 fevereiro, 2012 @ 10:49 PM

    tenho esporão no pé direito trabalho em uma casa de repouso 12 horas em pé sou aux de enfermagem quero saber se essa doença entra na lei do LER pois fui demitida

  406. Joelma comenta:

    3 março, 2012 @ 9:06 PM

    iFaz dois anos que tenho esporao nos dois pes,a inflamacao ja atingiu os tendoes ja tomei varios medicamentos,ja fiz infiltracao varias vezes mas a dor sempre volta,pra ajudar eu trabalho em pe o dia todo gostaria de saber mais informacao sobre a cirurgia

  407. Joelma comenta:

    3 março, 2012 @ 9:14 PM

    Tenho esporao a dois anos ja tomei muito remedio mas nao adiantou,fiz algumas infiltracoes resolveram por pouco tempo gostaria de saber mais sobre a cirurgia

  408. vera lucia comenta:

    10 março, 2012 @ 11:51 AM

    tenho esporao no pe esquerdo.nao aguento mais sentir tanta dor ,ja ta inchando o pe e o tornozelo.e tenho tambem ernia de disco,tenho q fazer caminhada p emagrecer ,mas nao consigo mais de 3 dias doi demais e choro demais poor isso .me ajuda oq fazer,oq ue q cura isso nao aguento mais sentir tanta dor.

  409. vera lucia mesquita de souza comenta:

    10 março, 2012 @ 11:54 AM

    tenho esporao no pe esquerdo.nao aguento mais sentir tanta dor ,ja ta inchando o pe e o tornozelo.e tenho tambem ernia de disco,tenho q fazer caminhada p emagrecer ,mas nao consigo mais de 3 dias doi demais e choro demais poor isso .me ajuda oq fazer,oq ue q cura isso nao aguento mais sentir tanta dor.porq doi tanto?

  410. clodoaldo comenta:

    11 março, 2012 @ 7:45 AM

    Tenho 57 anos de idade. Há pouco tempo venho sentindo dor ao firmar o pé direito bem na parte trazeira. Também quando apoio o calcanhar no lado direito do pé sinto fisgada. Conversei com um amigo e ele disse que podia se tratar de ÁCIDO ÚRICO fora doa padrões. Vou tentar modificar meus hábitos alimentares e ver se consigo melhora. Se não melhorar, vou partir para uma consulta a um médico.
    Mas foi muito bom ler os depoimentos desta página, caros amigos.

  411. luis claudio comenta:

    14 março, 2012 @ 1:07 AM

    tenho 42 anos e de uns três meses placar tenho sentido muita dor , na parte inferior do pé e do lado do joanete , não tem inchaço nem vermelhão mais depois de andar um dia todo dói muito anoite oque pode ser ? desde de já muito grato .

  412. Angela comenta:

    14 março, 2012 @ 10:38 AM

    Há dois anos venho sentindo muita dor com esporão, o que aliviou foram sessões de fisioterapia com alongamento e acupuntura.
    Uso todas as noites arnica em gel para massagear os pés, e quando a dor é muito forte uso gelo para aliviar.
    Espero ter ajudado.
    Ângela

  413. shirlei ciconet comenta:

    18 março, 2012 @ 11:20 AM

    Olá, para todos que sofrem com esta dor terrivel. Sinto esta dor que é horrivel e não tem cura. o jeito e fazer massagens , fazer banho de imersão na agua quente e colocar uma meia e deixar bem quentinho.

  414. Joelma comenta:

    20 março, 2012 @ 8:54 PM

    Tenho esporao a dois anos ja tomei varios medicamentos que nao adiantaram pois a dor sempre volta,ja fiz varias infiltraçoes mas a dor sempre volta ja estou com complicaçoes no tendoa no joelho e agora no encontro do femur com o tronco meu Deus onde isso vai parar.Nao sei mais o que fazer

  415. Santa comenta:

    26 março, 2012 @ 10:35 PM

    Meus caros,já postei alguns comentários anteriormente.Sofri muito com dois esporões num mesmo pé.Usei tudo o que me aconselharam e digo, desconfiem quando uma enfermidade tem muitos remédios, pois significa que não existe cura.
    Há porém muitas medidas que podemos tomar que de fato atenuam e muito o problema: o calçado anabela com aquele saltinho característico e massagens com sebo de carneiro diariamente, além de muitas orações.
    Mas, existe cura, sim.Pesquise na net sobre a Auto-Hemoterapia.Os médicos , na maioria, não aprovam. Os laboratórios farmacêuticos vão perder muito dinheiro se a população acordar e começar usar o próprio sangue para se curar de muitas enfermidades.
    Leia e pesquise :AUTO-HEMOTERAPIA .Assista ao vídeo do Dr. Luis Moura( está na internet).

  416. jane comenta:

    5 abril, 2012 @ 8:34 PM

    Eu a dias támbem descobri que estou com
    esporão nos dois pés doen demais fiz
    raiox e o médico simplismente me passou
    alguns medicamentos e me dispensou
    que faço com tanta dor quando acabar o
    remedio
    que ele me passou com alta e ador
    as dores são insuportáveisque fazer.

  417. Joelma comenta:

    17 abril, 2012 @ 9:54 PM

    Pessoal pense na situação, não bastace esporao nos dois pes,de uns dias pra ca comencei a sentir fortes dores no joelho fui fazer exame e descobri que estou com artrose nos dois joelhos pense a dor no calcanhar que ja é insuportavel agora tambem o joelho ninguem merece tanto que fazer????????/

  418. Claudio Roberto Duarte comenta:

    24 abril, 2012 @ 10:44 PM

    Pessoal, eu acredito que ninguém que postou aqui fez tantas tentativas quanto eu para eliminar a dor de um esporão. Primeiro, deve ficar claro que a solução está diretamente ligada a causa. Podemos ter esporão e não ter a inflamação a dor em virtude do esporão, mas outro motivo. O esporão levará a culpa, já que ele está lá na vizinhança da região dolorida.

    Verifique se não tem um problema na coluna, faça correção postural, coisa do tipo manipulação óssea e alongamentos.

    Eu fiz e no meu caso não resolveu, mas pode resolver para você.

    Segundo, o seu esporão é do tipo facite plantar? aquele que fica na parte de baixo do pé na sola, ou do tipo esporão calcâneo que fica localizado na parte de trás do tornozelo, exatamente onde o tornozelo encosta nos calçados?

    O meu é do tipo esporão calcaneo, ou seja, na parte de trás do calcanhar.

    Começo agora a descrição de como tratar.

    Primeiro, saiba o seguinte, após longas experiências com lesões musculares e de tendão eu aprendi o seguinte. O movimento que lhe causa a dor é o movimento que te retira a dor.

    Portanto, para eliminar a dor o segredo é estudar o movimento. Ao pisar e elevar o calcanhar isso exige um balanço de força entre as estruturas ligamentares e musculos avizinhados e ligados a região de interesse, nesse caso, o calcanhar.

    Qual o principal grupo muscular e vizinho ao calcanhar? A panturrilha, portanto, comece aí. Primeiro alongue muito a panturrilha, depois comece a fazer exercício para panturrilha. DETALHE NUNCA MAS NUNCA FAÇA EXERCÍCIO COM GRANDE AMPLITUDE PARA RECUPERAR LESÃO. Opte por exercício do tipo isocinético. O que isso significa? ao invés de ficar levantando e descendo o calcanhar nos aparelhos de exercícios para panturrilha, eleve o pé ao máximo e permaneça lá por uns 10 segundos, então desça até ficar na horizontal e descance uns 4 segundos e repita a elevação por umas 15 vezes. Isso é batata, assim que termina o exercício vc sai caminhando com menos dores.

    DETALHE: não desça o calcanhar abaixo da linha horizontal com relação a ponta do pé, ou seja, apenas eleve o calcanhar sem nunca abaixar no movimento típico de alongamento de panturrilha.

    Além disso, eu tenho um aparelho de choque fisioterapeutico portátil que uso sempre que necessário.

    Eu tentei o cloreto de magnésio, sementes de susupira e outras várias opções.

    MAS PESSOAL ACORDE ISSO É UM PROBLEMA DE DESBALANCEAMENTO MUSCULAR QUE PROVOCA UMA LESÃO PELA REPETIÇÃO DE UM MOVIMENTO DESALINHADO DO EIXO SIMÉTRICO ESPERADO. NÓS TEMOS APENAS UMA ALTERNATIVA SIMPLES E EFICAZ REBALANCEAR OS MUSCULOS, TRABALHES TODOS OS MUSCULOS DA PERNA E COM O CUIDADO DE NA PANTURRILHA FAZER EXERCÍCIO ISOCINÉTICO. EU GARANTO QUE A GRANDE MAIORIA RESOLVERÁ O PROBLEMA, MAS É IMPORTANTE MANTER O ALONGAMENTO, USAR A PALMILHA E CALÇADO ADEQUADO, JÁ QUE A CALCIFICAÇÃO EXISTINDO A DOR PODE VOLTAR. CORRIJA A POSTURA E MANTENHA O FORTALECIMENTO DOS GRUPOS MUSCULARES DAS PERNAS. VOLTEM E COMENTEM TENHO CERTEZA QUE VERÃO COMO UM EXERCÍCIO PARA PANTURRILHA RESOLVE O SEU PROBLEMA EM 2 SEMANAS.

  419. Aluizio Brand comenta:

    4 maio, 2012 @ 11:41 PM

    estou com problema degenerativo em ambos pes,dedos e Calcanha,
    fiz e faço aplicação de Argila, tira a dor,desincha,parei com a argila faz uma semana,estou sem dor mas tb sem a cura,vejamos q a molestia não num arepente, veio e so tomei providencia quando ja com dificuldades de Andar,ja ando bem melhor,tenho usado tamber escalda pes Frio,com erva Baleeira eUnha de Gato, um litro de cha friu dexar os pes por 15 minutos isto numa terapia Natural os dedos do Pe esquerdo q ja duras e encurvado voltaran abedecer o comando celebral, eto ate q stisfeito com a evolução,estive hontem no consultorio ortopedico, relatei para omedico o q estou usando poois a medicina fora cirurgia paree ter pouco ou nada,ortopedista falou q erva cipó Garas do Diabo Canfor ajuda muito,No gogle li e comecei usar hoje depois de o curtir por 10 dias,Caroço de abacatem e gengibre em igual volume, e rensina de pinheiro pode ser a taboa de pinheiro na Pinus os no (NÒ)Araucaria picar bem miudo e por em Alcol e deixar curtir por 10 dias ,o Ortoedista tb aconselhou uso de Calminex, produtoq foi criado para ratar de Cavalos com problemas nas articulaçoes ou juntas no casa de Ipismos i este cal minex mais tarde passou se usado por humanos e hoje esta nas Farmacias , mas no veterinario como na farmacias ja com outro nome não e mais calminextenho aki tubo FLUIDO SPRAY , Ortopedista tambem me receitou Mediamento para tomar nova Formula dis q e muitoBom mas carro e SUS NÂO PAGA novidade heinNão dou nome da receita, por não Conseuir ler areceita o Medicamentoa ainda não o Adquiri.No gogle procurar por artrite ou atrosevcs encontran boa leitura sobre o açunto Procurar tbm. uso da Argila e surprendente tira a dor na hora e se aplicar a noite da Sono tranquilo, Erva Baleeira camprava na Farmacia , vi no gogle que tem no Brasil todo fui a procura emcontrei colhi sequei e piquei bem miudinho em pó ser mais façil pra manipular fiz Plantaçã i ja taço colheta da quase para meu uso é grande
    antiinflamatorio se não sbemos o serto faser testes e ficar atentos se piorar sabemos o q faser ne se melhorar barco pra frente,problema q leva tempo para curar ben mas vale o Sacrificio

  420. nilza comenta:

    5 agosto, 2012 @ 1:23 PM

    tenho esporão no pé direito é uma dor horrivel, fui no medico uma vez nada resolveu tem algum medicamento que realmente seja bom pois eu não con heço

  421. Fisio-M comenta:

    7 setembro, 2012 @ 11:23 PM

    Esporão de calcâneo tem tratamento sem cirurgia.
    Máxima eficiência, e tempo reduzido.
    http://www.colunasemdor.com.br

  422. Rosilene Nascimento Da Silva comenta:

    9 setembro, 2012 @ 6:44 PM

    Meu nome e ROSILENE tenho 41anos. sinto muita dor no meu CALCANHAR esquerdo qundo eu acordo pela manha mal posso colocar o meu pe no chao pq e muita dor gosto de fazer caminhada mais nao to podendo nao gosto de passear com meu marido mais nao posso andar muito nao se alguem ja fez fisioterapia ou outro tipo de tratamento mim fale por favor pq eu nao aguento mais nao d tanta dor pf mim deixe um recado no meu E-MEIL rosa_isaias@hotmail.com sou de MACEIO AL. mim de uma resposta pf minha gente e quem ja fez CIRURGIA mim deixe um recado tbm pf.OBG e boa sorte pra quem ficou bom.

  423. Joelma comenta:

    20 setembro, 2012 @ 9:16 PM

    Tenho esporão calcaneo a dois anos,já tomei varios medicamentos mas nada adiantou,ja fiz infiltrações,mas só resolveram por um tempo,gostaria de receber informações sobre a cirurgia,eu nao aguento mais tanta dor, eu trabalho em pé o dia todo e pra ajudar faz uns meses que descobri que estou com artrose nos dois joelho,quem puder me passar informação sobre a cirurgia desde já agradeço

  424. meire comenta:

    24 setembro, 2012 @ 7:56 AM

    Me desculpe vi muitas perguntas sobre dores no pé e calcanhar,mas não vi nem uma resposta de como tratar isso.

  425. Dunya Mendes comenta:

    16 outubro, 2012 @ 11:06 AM

    Voltei a sofrer com as dores do esporao estou desesperaraalguem me ajude.

  426. Rosa Augusta comenta:

    1 novembro, 2012 @ 12:34 PM

    por favor me ajudem tenho exporão nos dois pés ,e incham muito,cirurgia resolve?quanto tempo para sarar?

  427. iara b g jahnke comenta:

    9 novembro, 2012 @ 10:40 PM

    tenho 2 parafusos no pé direito e estou com esporão,gostaria de saber oque fazer e se tenho direito a me aposentar,pois trabalho em uma firma de limpeza,meu email é ijahnke@ymail.com,obrigado.

  428. sandra r camargo da silva comenta:

    11 dezembro, 2012 @ 9:14 AM

    tenho esporoens nos dois calcanhar tenho epicondilite no cotovelo direito joelho com osteofitos marginais incipientesna patela e espinhas biliais coluna lombossacra disconpatia degenerativa lombar l3l4 el4l5 posso me encostar no inss nao cosigo mais trabalhar

  429. ana izildinha comenta:

    15 março, 2013 @ 9:10 PM

    eu estou com dor no calcanhar e vivo mancando….estou tomando capsulas natural está aliviando….mas ao pisar no chão ainda dói….faz 1mes que começou essa dor…..o que posso fazer…..

  430. José do Amparo Pinheiro comenta:

    19 março, 2013 @ 12:18 AM

    Vejo que não estou só. Tenho esporão de calcâneo posterior, nos dois pés. Uma dor infernal, todos os dias. Deixei de tomar remédio, pois a última vez que fui ao médico ele disse que não adianta tomar remédios. É apenas uma paliativo, além do mais, as repetições dos anti-flamatórios uma hora irão fazer mal para alguns de nossos órgão (principalmente rins). O médico disse que pra resolver só por meio de cirurgia. Do mais é acostumar com a dor, perder qualidade de vida, deixar de praticar o esporte preferido. Ninguém merece!

  431. Romildo Souza comenta:

    9 abril, 2013 @ 8:23 AM

    Bom Dia!
    Gostaria de saber se posso fazer exercícios normalmente, tipo natação, mesmo tendo esporão, pois o meu está no início.
    Att: Romildo

  432. luciane ribeiro comenta:

    9 abril, 2013 @ 11:38 PM

    doutor tenho esporão no pè direito e nao aguento mais essa dor insuportavèl ,ja fiz 10 fisoterapia ,que o mèdico passou, mais nao valeu nada,estou usando a palmilha de silicone,e tambem nao ta adiantando muito ,eu nao consigo andar direito de tanta dor ;a hora que eu sento e depois levanto nao aguento colocar o pè no chao de tanta dor. nao aguento mais de dor.nao sei mais o que fazer:queria uma resposta:doutor o que eu faço pra sarar esse esporão;me ajuda.nao aguento mais de tanta dor.

  433. ARLETE AGUIAR comenta:

    30 abril, 2013 @ 11:16 PM

    GOSTARIA DE SABER QUAL O TRATAMENTO PARA A ATROFIA DE SUDECK.
    QUEM TEM ESSE PROBLEMA NÃO PODE FAZER FISIOTERAPIA?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  434. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 maio, 2013 @ 8:23 AM

    Arlete
    O objetivo primário do tratamento é aliviar a dor, porém o paciente deve ser motivado para proteger o ombro e braço afetado minimizando o comprometimento dos vasos do braço e o inchaço. O acompanhamento deve ser multidisciplinar e multiprofissional devido aos vários componentes envolvidos na doença. Logo, a avaliação psicológica e tratamento de seus distúrbios, quando presentes, garantem uma melhor condição ao tratamento. A fisioterapia realizada nas fases iniciais da doença ajuda a prevenir complicações.
    O tratamento visa tratar o sistema nervoso automônico, com a chamada simpatectomia, ou seja, inibir a ação exagerada do nervo simpático. Este tratamento é feito por médico neurocirurgião.

  435. Aluizio Brand. comenta:

    23 novembro, 2013 @ 11:11 AM

    Eu aluizio Brand tive todos os dedos nos dois pés varadinho pra baixo eran 10 martelinho travado,medico hemopata,me tirou deste sufoco com simplesmente cha da Era baleeira, comousar??duascolheres de Erva Baleeira, + duas colheres de unha de gato, ferver meio litro de agua, despejar en cima destas ervas e abafar e deixar esfriar bem,depois acrecentar mais meio litro de agua Fria, por na bacia e os pes dentro,por 15 ou mais minutos,isso fasia uma vess p semana com boa redução nas dores,me deu alta mas recomendou comtinuar tratamento com Baleeira e outros,comprava a erva na Farmacia nem facil de a encontrar,fui atraz de conhecer a erva tem no litoral catarinence mas se levar mudas ou semente se adapta a quase qualquer região,ele da tres colheitas ano seca depois guarda,Agora ja 23/11/2013 eta finalisando e floração e sementes pega tb por mudasestou fazendo teste por estacasmasisto esta ja fora da epoca boa, mas parece me qu 30 a 40% das estacas vai enraizar e dar as mudas , gente: conselho de Sofredor1cVale a pena voce faser algo e ten melhoras boas sim eu com 78anos tenho ja em dois anos de tratamento + acompanhamento medico ortopedista, BOM Ortopodista q me aconselhou com tadas as letras, fica na medicina alternativa q vais bem q antebioticos e antiinflamatorias tiram os efeitos mas não as curas da causae alternativa sem contra indicação, Este ortopedista não é hemopata mas muito conciente de suas reponsabiliades e preocupado com bem estar do Paciente, Procuren soluções na Google tem e muitas informações Boas .ate medico no consultoria olhou no google e mostrou pra mimmas lhe é proibido dar receito pois não é formado em medicina alternativa q é a real cura das pessoas,

  436. daniela dias melo comenta:

    11 fevereiro, 2014 @ 11:24 PM

    quem não sofre é fácil dizer que a pessoa não quer trabalhar mais que eu sofro com essa dor a meses tá difícil trabalhar e eu trabalho em pé estou com estres deprimida e depressão por causa dessas dores que não passa

  437. Braz Martire comenta:

    10 junho, 2014 @ 10:27 PM

    Sarei fazendo uma simpatia depois de + – 8 meses. Pegar uma folha verde de bananeira, moldar o pé com uma caneta reto projetora se for só um ou fazer com os dois se for o caso , como era o meu, recortar com uma tesoura o molde sem que se perca algum pedaço do molde, pedir para uma pessoa colocar o molde em um lugar escondido onde vc não possa ver e nem saber onde ,de preferência em lugar seco sem muita umidade para o processo ser mais rápido, qndo o tempo se encarregar de desmanchar depois de seco o molde ( esfarelar ), vc se livrara da dor do esporão. Isso já fazem 4 anos e nunca mais senti dores nos calcanhares.

Deixe seu comentário aqui !