08 - fev
  

Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas: parte 1

Categoria(s): DNT, Ortopedia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Esclarecimentos

1. O que é esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo é o resultado de alterações degenerativas (osteoartrose/ou osteoartrite) na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo.

Veja mais na página Esporão do calcâneo – Fasciíte plantar.

2. Quantos tipos de esporão de calcâneo existem?

esporão

calcâneo

O esporão do calcâneo pode se forma em duas regiões do ósso calcâneo: na inferior – por comprometimento da fáscia plantar; e na parte posterior – por comprometimento da bolsa retrocalcânea (veja a figura).

3. Em qual tipo esporão o tratamento é mais complicado?

A resposta ao tratamento da fasciíte plantar é mais longo e as respostas não são as melhores. A dor é mais persistente. Pois a fáscia plantar envolve inúmeras articulações.

4. A dor no pé só é causada pelos esporões do calcâneo?

Não, os pés são formados por um complexo de ossos (28 no total) com articulações múltiplas em várias faces, rico em tendões, que permitem um mobilidade diversa responsável pelo equilíbrio e locomoção. Qualquer um destes conjutos de articulações sinoviais pode sofrer desgastes ou processos degenerativos (osteoartrose) decorrente dos traumas, do mau posicionamento no chão, dos calçados inadequados e da idade.

5. O que é tendinite?

Os tendões são estruturas extremamente resistentes que une os músculos aos ossos e envolvem as articulações. Com a contratura muscular, o tendão é puxado e desloca o osso executando um movimento. Para o tendão deslocar-se e necessário que tenha bolsas (bainhas) entre ele e as estruturas adjacentes (outros tendões, ou ossos, ou articulações) – na figura os tendões estão em branco e as bainhas tendíneas em azul. Estas bolsas podem sofrem processos degenerativos ou inflamatórios que levam a destruição e aderências entre estas bainhas e os tendões, causando dores e limitação dos movimentos.

Veja na figura a grande quantidade de tendões e bainhas no pé.

tendões do pé

O osso calcâneo por sua posição impar de sustentação e relacionamento dos ossos do pé com os ossos (tíbia e fíbula) e tendões da perna sofre mais com os traumas. (veja a figura)

6. O que osteoartrose?

A osteoartrose, muitas vezes conhecida como osteoartrite, é uma doença que afeta as articulações sinoviais, alterando todos os tecidos que envolvem, levando a um quadro inflamatório (osteoartrite) e degenerativo (osteoartrose) dessas articulações. É a doença articular mais comum e uma das mais freqüentes causas de instabilidade do aparelho locomotor. Afeta ambos os sexos e todas as raças, porém existe um predomínio para o sexo feminino. Atingindo 50% das pessoas com mais de 60 anos.

7. Quais articulações sofre com a osteoartrose?

Todas as articulações podem ser acometidas pela osteoartrose, sendo as interfalangianas (articulações da mãos) particularmente comum nas pessoas idosas (70% nas com mais de 70 anos).

8. Quais as articulações dos pés são acometidas?

Os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto. É composto por estruturas complexas, as quais fazem parte: 28 ossos entre si, articulações, ligamentos, nervos e músculos. Qualquer articulação do pé é passível de sofrer os processos degenerativos, especialmente, as relacionadas com o calcâneo e halux (dedão).

9. Por que ocorre o esporão do calcâneo e as dores nos pés?

As afecções nos pés se devem a hábitos errados, como: marcha anormal, uso prolongado de calçados inadequados, dores causadas por traumas (esportes de competição), inflamações, doenças hereditárias ou adquiridas. Os traumas no tendão de aquiles e na fáscia plantar decorrem da necessidade do pé apresentar uma curvatura concava normal na região plantar. Esta curvatura da planta do pé faz com exista um grande contato com o solo dos metatarsos e o calcâneo, ou seja calcanhar e ponta do pé.

10. Quais os sintomas mais comuns da osteoartrose dos pés?

A dor articular é, sem dúvida, o sintoma mais importante, que piora com o esforço e tende a melhorar com o repouso, pode restringir-se à articulação acometida ou referida à distância.

Outro sintoma é a rigidez matinal, com duração de até 30 minutos, onde a articulação se mostra pouco móvel quando a pessoa acorda pela manhã ou em qualquer período que fica com a articulação imóvel por algumas horas.

Nas articulações superficiais como interfalangianas (dedos das mãos) intertarsianas (dedos dos pés) e joelhos pode-se observar inchaço e deformidades.

11. Como é constituída uma articulação?

A articulação é composta por dois ou mais ossos, por cartilagens nas extremidades dos óssos, que impedem o contato direto entre eles, tecido fibroso que envolve as cavidade articular e um líquido que a lubrifica (líquido sinovial).

12. O que é uma cartilagem?

O tecido cartilaginoso não tem vasos e é constituídos de células (condrócitos) e proteínas (colágeno e proteoglicanos). Os condrócitos são as células responsáveis pela síntese dos proteoglicanos, colágeno e metaloproteases.

13. Qual a função proteoglicanos?

Os proteoglicanos em a função de reter água, conferindo à articulação a habilidade de sofre deformação reversível quando comprimida, funcionando como uma mola biológica.

14. Qual a função do colágeno?

O colágeno, principalmente tipo II, é o principal elemento que confere resistência à cartilagem.

15. Como ocorre o desgaste da articulação?

Em condições normais o colágeno das articulações está em um processo de renovação constante, ou seja, em quanto parte do tecido colágeno “velho” é destruída e em outra parte tecido colágeno “novo” é formado. Na osteoartrose ocorre um aumento das enzimas degradativas, levando a um desequilíbrio biológico que resulta em perda e desarranjo do colágeno e dos proteoglicanos. No início do processo há uma tentativa de reparação, um aumento de síntese de colágeno e dos proteoglicanos, maior hidratação da matriz, porém esta expansão se dá à custa de proteoglicanos e fibras colágenas defeituosas. A cartilagem fica com ulcerações e fissuras. O esta desproteção dos óssos, surgem modificações no osso abaixo da cartilagem (subcondral) com formação de vasos (neovascularização), intensa atividade osteoclásticas* e osteobláticas**, fissura óssea com formação de cisto (geodes) e reação osteofitárias***.

* osteoclastos – células ósseas com capacidade de digerir tecido ósseo.

** osteoblastos – células ósseas com capacidade de sintetizar tecido ósseo.

*** reação osteofitária – formação dos osteofitos (bico de papagaio).

16. Quais são as enzimas degradativas?

As enzimas degradativas são: colagenases, estromelisinas, gelatinases (metaloproteases -MMPs); seus inibidores (TIMP-1 e TIMP-2, inibidor tecidual das MMPs, alfa2 macroglobulinas) e ativadores (catepsina B, ativador do plasminogênio).

17. O que ocorre com os condrócitos na osteoartrose?

Na osteoartrose os condrócitos ficam alterados e secretam citocinas pró-inflamatórias (fator de necrose tumoral tipo alfa e interleucina 1), radicais livres, óxido nítrico em maior quantidade, levando a inflamação da articulação sinovial e à manutenção do processo inflamatório, além de maior degradação cartilaginosa.

18. Qual a importância de se conhecer estes mecanismos bioquímicos?

Os medicamentos utilizados no tratamento das destruições articulares são sintetizados visando bloquear ou ativar fatores das enzimas degradativas, como também ativando fatores que promovem a síntese do colágeno.

19. A osteoartrose dá somente numa articulação ou em várias?

Várias articulações podem ser acometidas pelo processo. Algumas características interessantes da doença são a associação entre mãos e joelhos maior que entre coxo femorais e joelhos e a raridade da lesão no ombro.

20. Por que as articulações ficam barulhentas com a idade?

As articulações e os tendões (bainhas) são lubrificados pelo líquido sinovial, quando ausente, faz com que a cartilagem ao redor do osso se desgaste. O principal componente do líquido sinovial é uma substância chamada mucina, que contém ácido hialurônico. Nos casos de carência de magnésio, manganês e cobalto (o cobalto é um dos componentes da vitamina B12) o ácido hialurônico não pode ser produzido. Muitas formulações ortomoleculares utilizam esses íons para ajudar no tratamento das osteoartroses e osteoartrites.

Veja a segunda parte (terapias) no dia 15 de fevereiro 2008
Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62: 192-196.

Fellet AJ – Osteoartrites. Rev Bras Med, 1999;56:179-190

Coimbra IB, Pastor EH (Coord) – Consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da Osteoartrose. Rev Bras Reum, 2003.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


437 Comments »

  1. flavio bonato comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 10:44 AM

    tenho dores muito agudo no calcanhar ja coloquei no jelo .agua quente e ja fiz ate infiltraçao no calcanhar com injeçao de dipropona alguem sabe al gum remedio que deu resultado me passe por favor nao aguento mais de dor .

  2. nanana andrade comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 8:42 AM

    descobri que tenho artrite psoriática,tenho tomado naproxeno por causa da rigidez matinal,mas não tem resolvido nada.minha mão já está quase inutilizada, mão direita e os pés ainda ando me arrastando.INFELIZMENTE NÃO SEI MAS O QUE FAZER,ALÉM DE SER HIPERTENSA.

  3. Bruno comenta:

    29 janeiro, 2012 @ 10:40 AM

    Onde estão as respostas destas perguntas acima?
    Deveriam estar p acesso de todos…..

    Minha mãe tem. Bom, o q melhora a dor? Alongar panturrilha ajuda? Quente fisio p ela piora….gelo alivia…

    No aguardo

    Grato

  4. pitita comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 11:26 PM

    olá dr… vi varias pessoas que lhe escreveu.. mas nao vejo nenhuma indicacao de remedios.. ou .. sei la qualquer sugestao … minha mae tem esporao ja nao aquento mais ve-la com dor.. ela te 65anos por favor nos ajude obrigado !!

  5. ivanilda belarmino comenta:

    26 fevereiro, 2012 @ 10:49 PM

    tenho esporão no pé direito trabalho em uma casa de repouso 12 horas em pé sou aux de enfermagem quero saber se essa doença entra na lei do LER pois fui demitida

  6. Joelma comenta:

    3 março, 2012 @ 9:06 PM

    iFaz dois anos que tenho esporao nos dois pes,a inflamacao ja atingiu os tendoes ja tomei varios medicamentos,ja fiz infiltracao varias vezes mas a dor sempre volta,pra ajudar eu trabalho em pe o dia todo gostaria de saber mais informacao sobre a cirurgia

  7. Joelma comenta:

    3 março, 2012 @ 9:14 PM

    Tenho esporao a dois anos ja tomei muito remedio mas nao adiantou,fiz algumas infiltracoes resolveram por pouco tempo gostaria de saber mais sobre a cirurgia

  8. vera lucia comenta:

    10 março, 2012 @ 11:51 AM

    tenho esporao no pe esquerdo.nao aguento mais sentir tanta dor ,ja ta inchando o pe e o tornozelo.e tenho tambem ernia de disco,tenho q fazer caminhada p emagrecer ,mas nao consigo mais de 3 dias doi demais e choro demais poor isso .me ajuda oq fazer,oq ue q cura isso nao aguento mais sentir tanta dor.

  9. vera lucia mesquita de souza comenta:

    10 março, 2012 @ 11:54 AM

    tenho esporao no pe esquerdo.nao aguento mais sentir tanta dor ,ja ta inchando o pe e o tornozelo.e tenho tambem ernia de disco,tenho q fazer caminhada p emagrecer ,mas nao consigo mais de 3 dias doi demais e choro demais poor isso .me ajuda oq fazer,oq ue q cura isso nao aguento mais sentir tanta dor.porq doi tanto?

  10. clodoaldo comenta:

    11 março, 2012 @ 7:45 AM

    Tenho 57 anos de idade. Há pouco tempo venho sentindo dor ao firmar o pé direito bem na parte trazeira. Também quando apoio o calcanhar no lado direito do pé sinto fisgada. Conversei com um amigo e ele disse que podia se tratar de ÁCIDO ÚRICO fora doa padrões. Vou tentar modificar meus hábitos alimentares e ver se consigo melhora. Se não melhorar, vou partir para uma consulta a um médico.
    Mas foi muito bom ler os depoimentos desta página, caros amigos.

  11. luis claudio comenta:

    14 março, 2012 @ 1:07 AM

    tenho 42 anos e de uns três meses placar tenho sentido muita dor , na parte inferior do pé e do lado do joanete , não tem inchaço nem vermelhão mais depois de andar um dia todo dói muito anoite oque pode ser ? desde de já muito grato .

  12. Angela comenta:

    14 março, 2012 @ 10:38 AM

    Há dois anos venho sentindo muita dor com esporão, o que aliviou foram sessões de fisioterapia com alongamento e acupuntura.
    Uso todas as noites arnica em gel para massagear os pés, e quando a dor é muito forte uso gelo para aliviar.
    Espero ter ajudado.
    Ângela

  13. shirlei ciconet comenta:

    18 março, 2012 @ 11:20 AM

    Olá, para todos que sofrem com esta dor terrivel. Sinto esta dor que é horrivel e não tem cura. o jeito e fazer massagens , fazer banho de imersão na agua quente e colocar uma meia e deixar bem quentinho.

  14. Joelma comenta:

    20 março, 2012 @ 8:54 PM

    Tenho esporao a dois anos ja tomei varios medicamentos que nao adiantaram pois a dor sempre volta,ja fiz varias infiltraçoes mas a dor sempre volta ja estou com complicaçoes no tendoa no joelho e agora no encontro do femur com o tronco meu Deus onde isso vai parar.Nao sei mais o que fazer

  15. Santa comenta:

    26 março, 2012 @ 10:35 PM

    Meus caros,já postei alguns comentários anteriormente.Sofri muito com dois esporões num mesmo pé.Usei tudo o que me aconselharam e digo, desconfiem quando uma enfermidade tem muitos remédios, pois significa que não existe cura.
    Há porém muitas medidas que podemos tomar que de fato atenuam e muito o problema: o calçado anabela com aquele saltinho característico e massagens com sebo de carneiro diariamente, além de muitas orações.
    Mas, existe cura, sim.Pesquise na net sobre a Auto-Hemoterapia.Os médicos , na maioria, não aprovam. Os laboratórios farmacêuticos vão perder muito dinheiro se a população acordar e começar usar o próprio sangue para se curar de muitas enfermidades.
    Leia e pesquise :AUTO-HEMOTERAPIA .Assista ao vídeo do Dr. Luis Moura( está na internet).

  16. jane comenta:

    5 abril, 2012 @ 8:34 PM

    Eu a dias támbem descobri que estou com
    esporão nos dois pés doen demais fiz
    raiox e o médico simplismente me passou
    alguns medicamentos e me dispensou
    que faço com tanta dor quando acabar o
    remedio
    que ele me passou com alta e ador
    as dores são insuportáveisque fazer.

  17. Joelma comenta:

    17 abril, 2012 @ 9:54 PM

    Pessoal pense na situação, não bastace esporao nos dois pes,de uns dias pra ca comencei a sentir fortes dores no joelho fui fazer exame e descobri que estou com artrose nos dois joelhos pense a dor no calcanhar que ja é insuportavel agora tambem o joelho ninguem merece tanto que fazer????????/

  18. Claudio Roberto Duarte comenta:

    24 abril, 2012 @ 10:44 PM

    Pessoal, eu acredito que ninguém que postou aqui fez tantas tentativas quanto eu para eliminar a dor de um esporão. Primeiro, deve ficar claro que a solução está diretamente ligada a causa. Podemos ter esporão e não ter a inflamação a dor em virtude do esporão, mas outro motivo. O esporão levará a culpa, já que ele está lá na vizinhança da região dolorida.

    Verifique se não tem um problema na coluna, faça correção postural, coisa do tipo manipulação óssea e alongamentos.

    Eu fiz e no meu caso não resolveu, mas pode resolver para você.

    Segundo, o seu esporão é do tipo facite plantar? aquele que fica na parte de baixo do pé na sola, ou do tipo esporão calcâneo que fica localizado na parte de trás do tornozelo, exatamente onde o tornozelo encosta nos calçados?

    O meu é do tipo esporão calcaneo, ou seja, na parte de trás do calcanhar.

    Começo agora a descrição de como tratar.

    Primeiro, saiba o seguinte, após longas experiências com lesões musculares e de tendão eu aprendi o seguinte. O movimento que lhe causa a dor é o movimento que te retira a dor.

    Portanto, para eliminar a dor o segredo é estudar o movimento. Ao pisar e elevar o calcanhar isso exige um balanço de força entre as estruturas ligamentares e musculos avizinhados e ligados a região de interesse, nesse caso, o calcanhar.

    Qual o principal grupo muscular e vizinho ao calcanhar? A panturrilha, portanto, comece aí. Primeiro alongue muito a panturrilha, depois comece a fazer exercício para panturrilha. DETALHE NUNCA MAS NUNCA FAÇA EXERCÍCIO COM GRANDE AMPLITUDE PARA RECUPERAR LESÃO. Opte por exercício do tipo isocinético. O que isso significa? ao invés de ficar levantando e descendo o calcanhar nos aparelhos de exercícios para panturrilha, eleve o pé ao máximo e permaneça lá por uns 10 segundos, então desça até ficar na horizontal e descance uns 4 segundos e repita a elevação por umas 15 vezes. Isso é batata, assim que termina o exercício vc sai caminhando com menos dores.

    DETALHE: não desça o calcanhar abaixo da linha horizontal com relação a ponta do pé, ou seja, apenas eleve o calcanhar sem nunca abaixar no movimento típico de alongamento de panturrilha.

    Além disso, eu tenho um aparelho de choque fisioterapeutico portátil que uso sempre que necessário.

    Eu tentei o cloreto de magnésio, sementes de susupira e outras várias opções.

    MAS PESSOAL ACORDE ISSO É UM PROBLEMA DE DESBALANCEAMENTO MUSCULAR QUE PROVOCA UMA LESÃO PELA REPETIÇÃO DE UM MOVIMENTO DESALINHADO DO EIXO SIMÉTRICO ESPERADO. NÓS TEMOS APENAS UMA ALTERNATIVA SIMPLES E EFICAZ REBALANCEAR OS MUSCULOS, TRABALHES TODOS OS MUSCULOS DA PERNA E COM O CUIDADO DE NA PANTURRILHA FAZER EXERCÍCIO ISOCINÉTICO. EU GARANTO QUE A GRANDE MAIORIA RESOLVERÁ O PROBLEMA, MAS É IMPORTANTE MANTER O ALONGAMENTO, USAR A PALMILHA E CALÇADO ADEQUADO, JÁ QUE A CALCIFICAÇÃO EXISTINDO A DOR PODE VOLTAR. CORRIJA A POSTURA E MANTENHA O FORTALECIMENTO DOS GRUPOS MUSCULARES DAS PERNAS. VOLTEM E COMENTEM TENHO CERTEZA QUE VERÃO COMO UM EXERCÍCIO PARA PANTURRILHA RESOLVE O SEU PROBLEMA EM 2 SEMANAS.

  19. Aluizio Brand comenta:

    4 maio, 2012 @ 11:41 PM

    estou com problema degenerativo em ambos pes,dedos e Calcanha,
    fiz e faço aplicação de Argila, tira a dor,desincha,parei com a argila faz uma semana,estou sem dor mas tb sem a cura,vejamos q a molestia não num arepente, veio e so tomei providencia quando ja com dificuldades de Andar,ja ando bem melhor,tenho usado tamber escalda pes Frio,com erva Baleeira eUnha de Gato, um litro de cha friu dexar os pes por 15 minutos isto numa terapia Natural os dedos do Pe esquerdo q ja duras e encurvado voltaran abedecer o comando celebral, eto ate q stisfeito com a evolução,estive hontem no consultorio ortopedico, relatei para omedico o q estou usando poois a medicina fora cirurgia paree ter pouco ou nada,ortopedista falou q erva cipó Garas do Diabo Canfor ajuda muito,No gogle li e comecei usar hoje depois de o curtir por 10 dias,Caroço de abacatem e gengibre em igual volume, e rensina de pinheiro pode ser a taboa de pinheiro na Pinus os no (NÒ)Araucaria picar bem miudo e por em Alcol e deixar curtir por 10 dias ,o Ortoedista tb aconselhou uso de Calminex, produtoq foi criado para ratar de Cavalos com problemas nas articulaçoes ou juntas no casa de Ipismos i este cal minex mais tarde passou se usado por humanos e hoje esta nas Farmacias , mas no veterinario como na farmacias ja com outro nome não e mais calminextenho aki tubo FLUIDO SPRAY , Ortopedista tambem me receitou Mediamento para tomar nova Formula dis q e muitoBom mas carro e SUS NÂO PAGA novidade heinNão dou nome da receita, por não Conseuir ler areceita o Medicamentoa ainda não o Adquiri.No gogle procurar por artrite ou atrosevcs encontran boa leitura sobre o açunto Procurar tbm. uso da Argila e surprendente tira a dor na hora e se aplicar a noite da Sono tranquilo, Erva Baleeira camprava na Farmacia , vi no gogle que tem no Brasil todo fui a procura emcontrei colhi sequei e piquei bem miudinho em pó ser mais façil pra manipular fiz Plantaçã i ja taço colheta da quase para meu uso é grande
    antiinflamatorio se não sbemos o serto faser testes e ficar atentos se piorar sabemos o q faser ne se melhorar barco pra frente,problema q leva tempo para curar ben mas vale o Sacrificio

  20. nilza comenta:

    5 agosto, 2012 @ 1:23 PM

    tenho esporão no pé direito é uma dor horrivel, fui no medico uma vez nada resolveu tem algum medicamento que realmente seja bom pois eu não con heço

  21. Fisio-M comenta:

    7 setembro, 2012 @ 11:23 PM

    Esporão de calcâneo tem tratamento sem cirurgia.
    Máxima eficiência, e tempo reduzido.
    http://www.colunasemdor.com.br

  22. Rosilene Nascimento Da Silva comenta:

    9 setembro, 2012 @ 6:44 PM

    Meu nome e ROSILENE tenho 41anos. sinto muita dor no meu CALCANHAR esquerdo qundo eu acordo pela manha mal posso colocar o meu pe no chao pq e muita dor gosto de fazer caminhada mais nao to podendo nao gosto de passear com meu marido mais nao posso andar muito nao se alguem ja fez fisioterapia ou outro tipo de tratamento mim fale por favor pq eu nao aguento mais nao d tanta dor pf mim deixe um recado no meu E-MEIL rosa_isaias@hotmail.com sou de MACEIO AL. mim de uma resposta pf minha gente e quem ja fez CIRURGIA mim deixe um recado tbm pf.OBG e boa sorte pra quem ficou bom.

  23. Joelma comenta:

    20 setembro, 2012 @ 9:16 PM

    Tenho esporão calcaneo a dois anos,já tomei varios medicamentos mas nada adiantou,ja fiz infiltrações,mas só resolveram por um tempo,gostaria de receber informações sobre a cirurgia,eu nao aguento mais tanta dor, eu trabalho em pé o dia todo e pra ajudar faz uns meses que descobri que estou com artrose nos dois joelho,quem puder me passar informação sobre a cirurgia desde já agradeço

  24. meire comenta:

    24 setembro, 2012 @ 7:56 AM

    Me desculpe vi muitas perguntas sobre dores no pé e calcanhar,mas não vi nem uma resposta de como tratar isso.

  25. Dunya Mendes comenta:

    16 outubro, 2012 @ 11:06 AM

    Voltei a sofrer com as dores do esporao estou desesperaraalguem me ajude.

  26. Rosa Augusta comenta:

    1 novembro, 2012 @ 12:34 PM

    por favor me ajudem tenho exporão nos dois pés ,e incham muito,cirurgia resolve?quanto tempo para sarar?

  27. iara b g jahnke comenta:

    9 novembro, 2012 @ 10:40 PM

    tenho 2 parafusos no pé direito e estou com esporão,gostaria de saber oque fazer e se tenho direito a me aposentar,pois trabalho em uma firma de limpeza,meu email é ijahnke@ymail.com,obrigado.

  28. sandra r camargo da silva comenta:

    11 dezembro, 2012 @ 9:14 AM

    tenho esporoens nos dois calcanhar tenho epicondilite no cotovelo direito joelho com osteofitos marginais incipientesna patela e espinhas biliais coluna lombossacra disconpatia degenerativa lombar l3l4 el4l5 posso me encostar no inss nao cosigo mais trabalhar

  29. ana izildinha comenta:

    15 março, 2013 @ 9:10 PM

    eu estou com dor no calcanhar e vivo mancando….estou tomando capsulas natural está aliviando….mas ao pisar no chão ainda dói….faz 1mes que começou essa dor…..o que posso fazer…..

  30. José do Amparo Pinheiro comenta:

    19 março, 2013 @ 12:18 AM

    Vejo que não estou só. Tenho esporão de calcâneo posterior, nos dois pés. Uma dor infernal, todos os dias. Deixei de tomar remédio, pois a última vez que fui ao médico ele disse que não adianta tomar remédios. É apenas uma paliativo, além do mais, as repetições dos anti-flamatórios uma hora irão fazer mal para alguns de nossos órgão (principalmente rins). O médico disse que pra resolver só por meio de cirurgia. Do mais é acostumar com a dor, perder qualidade de vida, deixar de praticar o esporte preferido. Ninguém merece!

  31. Romildo Souza comenta:

    9 abril, 2013 @ 8:23 AM

    Bom Dia!
    Gostaria de saber se posso fazer exercícios normalmente, tipo natação, mesmo tendo esporão, pois o meu está no início.
    Att: Romildo

  32. luciane ribeiro comenta:

    9 abril, 2013 @ 11:38 PM

    doutor tenho esporão no pè direito e nao aguento mais essa dor insuportavèl ,ja fiz 10 fisoterapia ,que o mèdico passou, mais nao valeu nada,estou usando a palmilha de silicone,e tambem nao ta adiantando muito ,eu nao consigo andar direito de tanta dor ;a hora que eu sento e depois levanto nao aguento colocar o pè no chao de tanta dor. nao aguento mais de dor.nao sei mais o que fazer:queria uma resposta:doutor o que eu faço pra sarar esse esporão;me ajuda.nao aguento mais de tanta dor.

  33. ARLETE AGUIAR comenta:

    30 abril, 2013 @ 11:16 PM

    GOSTARIA DE SABER QUAL O TRATAMENTO PARA A ATROFIA DE SUDECK.
    QUEM TEM ESSE PROBLEMA NÃO PODE FAZER FISIOTERAPIA?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  34. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 maio, 2013 @ 8:23 AM

    Arlete
    O objetivo primário do tratamento é aliviar a dor, porém o paciente deve ser motivado para proteger o ombro e braço afetado minimizando o comprometimento dos vasos do braço e o inchaço. O acompanhamento deve ser multidisciplinar e multiprofissional devido aos vários componentes envolvidos na doença. Logo, a avaliação psicológica e tratamento de seus distúrbios, quando presentes, garantem uma melhor condição ao tratamento. A fisioterapia realizada nas fases iniciais da doença ajuda a prevenir complicações.
    O tratamento visa tratar o sistema nervoso automônico, com a chamada simpatectomia, ou seja, inibir a ação exagerada do nervo simpático. Este tratamento é feito por médico neurocirurgião.

  35. Aluizio Brand. comenta:

    23 novembro, 2013 @ 11:11 AM

    Eu aluizio Brand tive todos os dedos nos dois pés varadinho pra baixo eran 10 martelinho travado,medico hemopata,me tirou deste sufoco com simplesmente cha da Era baleeira, comousar??duascolheres de Erva Baleeira, + duas colheres de unha de gato, ferver meio litro de agua, despejar en cima destas ervas e abafar e deixar esfriar bem,depois acrecentar mais meio litro de agua Fria, por na bacia e os pes dentro,por 15 ou mais minutos,isso fasia uma vess p semana com boa redução nas dores,me deu alta mas recomendou comtinuar tratamento com Baleeira e outros,comprava a erva na Farmacia nem facil de a encontrar,fui atraz de conhecer a erva tem no litoral catarinence mas se levar mudas ou semente se adapta a quase qualquer região,ele da tres colheitas ano seca depois guarda,Agora ja 23/11/2013 eta finalisando e floração e sementes pega tb por mudasestou fazendo teste por estacasmasisto esta ja fora da epoca boa, mas parece me qu 30 a 40% das estacas vai enraizar e dar as mudas , gente: conselho de Sofredor1cVale a pena voce faser algo e ten melhoras boas sim eu com 78anos tenho ja em dois anos de tratamento + acompanhamento medico ortopedista, BOM Ortopodista q me aconselhou com tadas as letras, fica na medicina alternativa q vais bem q antebioticos e antiinflamatorias tiram os efeitos mas não as curas da causae alternativa sem contra indicação, Este ortopedista não é hemopata mas muito conciente de suas reponsabiliades e preocupado com bem estar do Paciente, Procuren soluções na Google tem e muitas informações Boas .ate medico no consultoria olhou no google e mostrou pra mimmas lhe é proibido dar receito pois não é formado em medicina alternativa q é a real cura das pessoas,

  36. daniela dias melo comenta:

    11 fevereiro, 2014 @ 11:24 PM

    quem não sofre é fácil dizer que a pessoa não quer trabalhar mais que eu sofro com essa dor a meses tá difícil trabalhar e eu trabalho em pé estou com estres deprimida e depressão por causa dessas dores que não passa

  37. Braz Martire comenta:

    10 junho, 2014 @ 10:27 PM

    Sarei fazendo uma simpatia depois de + – 8 meses. Pegar uma folha verde de bananeira, moldar o pé com uma caneta reto projetora se for só um ou fazer com os dois se for o caso , como era o meu, recortar com uma tesoura o molde sem que se perca algum pedaço do molde, pedir para uma pessoa colocar o molde em um lugar escondido onde vc não possa ver e nem saber onde ,de preferência em lugar seco sem muita umidade para o processo ser mais rápido, qndo o tempo se encarregar de desmanchar depois de seco o molde ( esfarelar ), vc se livrara da dor do esporão. Isso já fazem 4 anos e nunca mais senti dores nos calcanhares.

Deixe seu comentário aqui !