05 - fev
  

Linfangite – Elefantíase, erisipela

Categoria(s): Fisioterapia, Infectologia




Resenha

Linfangite é a lesão infecciosa dos vasos linfáticos de um determinada região. Essa lesão, pode ser causada por uma bactéria (Streptococcus pyogenes grupo A); por um verme (helmintos da espécie Wuchereria bancrofti); por disseminação linfogênica de um câncer; ou por lesões químicas ou irradiações de tumores.

Linfangite estreptocócica ou erisipela

erisipelaNo Brasil a causa mais comum de linfangite é a complicação da erisipela, infecção da pele causada geralmente pela bactéria Streptococcus pyogenes grupo A, mas também pode ser causada por outros estreptococos ou até por estafilococos.

A partir de lesão causada por fungos (frieira) entre os dedos dos pés, arranhões na pele, bolhas nos pés produzidas por calçado, corte de calos ou cutículas, coçadura de alguma picada de inseto com as unhas, pacientes com varizes ou com diminuição do número de linfáticos têm uma predisposição maior de adquirir a doença, como é o caso de pacientes submetidas à mastectomia, portadoras de linfedema. As pessoas portadoras de diabetes ou varizes estão mais propensas a esta infecção.

Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, astenia, cefaléia, mal-estar, náuseas e vômitos. As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde um simples vermelhidão, dor e edema (inchaço) até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.
A localização mais freqüente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas de conteúdo amarelado ou achocolatado e, por fim, a necrose da pele. É comum o paciente queixar-se de “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

O diagnóstico é feito basicamente através do exame clínico.Exames laboratoriais são geralmente dispensáveis para se fazer o diagnóstico, mas são importantes para acompanhar a evolução do paciente.

A crise de erisipela deve ser tratada com repouso, medidas higiênicas locais e antibióticos, sempre que possível em ambiente hopitalar. Com o tratamento correto, a erisipela não deixa seqüelas. Porém, alguns casos podem evoluir para elefantíase (conhecida com elefantíase nostra).

Veja mais sobre erisipela

Filariose – Elefantíase

ElefantíaseA filariose, ou filaríase, é causada por vermes que parasitam os vasos linfáticos do homem. No caso brasileiro, ela é ocasionada por helmintos da espécie Wuchereria bancrofti. A infecção ocorre quando mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, que ao picarem o homem transmitem larvas da W. bancrofti.

Causadora da elefantíase, a filariose linfática coloca em risco um bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 120 milhões sofrem da doença, sendo que mais de 40 milhões se encontram gravemente incapacitados ou apresentam deformações. Dos infectados, um terço vive na Índia, um terço na África e o restante na Ásia, Pacífico Ocidental e Américas.

O período de incubação da filariose é de 9 a 12 meses. Os primeiros sintomas costumam ser processos inflamatórios (desencadeados pela morte do verme adulto) localizados nos vasos linfáticos (linfangite), com febre, calafrio, dor de cabeça, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão ao longo do vaso linfático – em diferentes regiões independentes de sua localização: escroto, cordão espermático, mama, membros inferiores, etc. São freqüentes os casos com ataques repetidos de linfangite, linfadenite (inflamação dos nódulos linfáticos) e lesões genitais.

A evolução da filariose é lenta. Seus sinais e sintomas são decorrentes principalmente da dilatação (ectasia) do vaso linfático muitas vezes complicada por infecções secundárias. De 10% a 15% dos casos de filariose vão apresentar elefantíase (figura), após 10 a 15 anos de infecção. Na elefantíase, há fibrose (endurecimento e espessamento) e hipertrofia (inchaço exagerado) das áreas com edemas linfáticos, provocando deformações. Geralmente, ela se localiza em uma ou ambas as pernas.

Tratamento

A droga de escolha para o combate à filariose é a dietilcarbamazina. Em países em que a doença coexiste com a oncocercose, usa-se a ivermectina. Em casos específicos de resistência ao tratamento clínico com medicamentos, há indicação de retirada cirúrgica do verme adulto.

Referências:

Ferreira, F.S.C. & Rocha, L.A.C.- Filaríases. In: Veronesi, R. Doenças Infecciosas e Parasitárias, 8a Ed., Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 1991.

Dreyer G, Rocha A. Filariose Bancroftiana. In: Ferreira, AW, Ávila SLM (ed) Diagnóstico Laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e auto-imunes. Correlação clínico-laboratorial. São Paulo, Guanabra Koogan, p.194-200, 1996.

Amaral F, Dreyer G, Figueredo-Silva J, Norões J, Cavalcanti A, Samico SF, Santos A, Coutinho A. Live adult worms detected by ultrasonography in human Bancroftian filariasis. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene 50:753-757, 1994.

www.erisipela.com.br

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


165 Comentários »

  1. cleide comenta:

    23 fevereiro, 2008 @ 3:14 PM

    meu namorado sobre de elefantise eu quero saber.
    tem cura a elefantise,eu sei muito difilço esse tipo de coisas mais!qual são sues cuidado.

  2. Luciana Maria comenta:

    29 fevereiro, 2008 @ 7:19 PM

    Tive erisipela a dias atrás e gostaria de saber se pode voltar. Estou ainda tomando os remédios:
    antibióticos, antiflamatórios etc…
    Luciana Maria

  3. Maria das Dôres Cohen comenta:

    24 março, 2008 @ 5:09 PM

    Sou casada a 18 anos. Meu esposo teve erisipela no ano de 2006. Fizemos o tratamento. Alguns meses depois a mesma inflamou. Fez novo tratamento melhorou e agora em março de 2008 começou tudo denovo. Estou muito preocupada, pois percebi que a frieira do pé dele nao está totalmente sarada. Além do mais ele está quase 40 kilos acima do peso e, eu sei que isso é um fator extremamente de risco para que venha a ter elefantíse. Gostaria de saber de tanto ele tomar antibiotico, o organismo dele não está resitente e por isso essa bacteria agride violentamente ele e inflama a erisipela novamente?

    Grata Maria das Dôres

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 março, 2008 @ 8:11 PM

    Maria das Dôres
    Quem combate as infecções é a imunidade da pessoa. Os antibióticos apenas ajudam, e as vezes até atrapalham (reações colaterais). Ele tem que melhorar a imunidade e os fatores locais da perna. Diminuir o peso é fundamental, assim como exercícios.
    Deve fazer um bom e longo tratamento com um médico clínico geral.

  5. Orientação comenta:

    23 abril, 2008 @ 1:19 PM

    Dr Armando.
    Preciso de uma orientação segura sobre linfedema, pois meu pai está sofrendo há 2 anos. Que tipo de fisioterapia deve ser feito e aonde, já que ele mora no interior de SP onde não há muitos recursos.
    Aguardo ansiosa a orientação para podermos ajudá-lo de qualquer forma.

    Marta

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    23 abril, 2008 @ 9:01 PM

    Marta
    Seu pai deve consultar um angiologista. Ele poderá orientar sobre a necessidade e as vantagens da realização de uma massagem de drenagem linfática.

  7. Carina comenta:

    8 maio, 2008 @ 1:38 PM

    Gostaria de saber se a pessoa com erisipela pode fazer fisioterapia, exercícios leves.
    Obrigada.

  8. Maira comenta:

    16 maio, 2008 @ 2:29 PM

    Meu irmão,tem um quadro diagnosticado pelo clínico geral de elanfantiáse.
    Ele tem umas das pernas(direita),enchadas como mostram alguns quadros do site o clínico nos informou que o quadro e irreversível.
    Gostarimos de saber se o quadro realmente é irrreversível,ou se tem cura,qual seria o trtamento mais indicado nesse caso?
    Já fazem mais ou menos uns sete anos que ele tem esse tepo de problema,o clínico receitou um tratamento com medicamento ALDAZIDA 500mg e METILDOPA.
    Obs:Já foi consultado por cardiologista cirurgião-vascular.
    Aguardamos resposta
    Obrigado(a)

  9. Rosângela Maria comenta:

    17 maio, 2008 @ 2:45 PM

    Meu irmão de 40 anos tem a perna direita volumosa e sem alteração de cor e textura
    a 25 anos .Em 2008 foi diagnosticado como Linfagite cronica.Sendo medicado com
    bezentacil de 15 em 15 dias ate abril de 2009 tambem usou cipro 500mg por 15 dias
    2vezez ao dia.
    TUDO ISSO COMEÇOU COM ERISIPELA QUANDO ELE TINHA 9 anos.
    ” ELE corre risco de ser portador de elefantiase.
    Aguardo informações.
    OBRIGADA.

  10. thiago comenta:

    4 junho, 2008 @ 6:50 PM

    orivel mas tenho muita dõ mas algum dia tera melhora nessa vida temos muito a paga o que deus fez por nós

  11. Mary comenta:

    13 junho, 2008 @ 4:35 AM

    Oi!!!! eu gostaria pq essa doenca afeta mais os homens?
    e ELEFANTÌASE tem cura?
    e quais sao os simtomas da ERSIPEL?
    Obrigda…
    Aquardo resposta…

  12. marta comenta:

    21 junho, 2008 @ 5:07 PM

    oi. tenho uma irma q ta 15 anos com a perna direita inchada.mas a perna aquece muito tem muita dor. e possivel q seja elefantiase? os exames feitos nao demonstraram parasitas no sangue. e nao ha possibilidade de ter n endereco d algum angiologista q possa ajudar nos, pois vivemos em mocambique e nao ha recursos para o tratamento. obrigado

  13. denise comenta:

    28 junho, 2008 @ 12:14 PM

    DR eu tive uma erisipela no rosto em 2006 tratei direitinho será que mais pra frente poderei ter de novo e mais complicada?

  14. SONIA CRISTINA DE OLIVEIRA comenta:

    30 junho, 2008 @ 12:22 PM

    BOA TARDE!
    MEU MARIDO FOI AO ANGIOLOGISTA E O MÉDICO SUSPEITA DE ELEFANTÍASE. SUAS PERNAS INCHAM E MESMO DE MANHÃ A PERNA NÃO FICA TOTALMENTE DESINCHADA. SENTE PESO E ÁS VEZES ESQUENTA. SINCERAMENTE, NÃO GOSTEI DO TRATAMENTO DO MÉDICO , ELE NÃO PARECEU MUITO SEGURO E CONHECEDOR DA DOENÇA. GOSTARIA DE SABER SE VCS CONHECEM ALGUM MÉDICO ESPECIALISTA NA DOENÇA AQUI EM BRASÍLIA.

    OBRIGADA DESDE JÁ.
    SONIA CRISTINA.

  15. Rosangela comenta:

    30 junho, 2008 @ 6:36 PM

    Olá Sonia Cristina, para vc ter certeza se seu esposo está com elefantiase vc faça um exame
    que se chama pesquisa para filariose é batata suas duvídas vão acabar. OK boa sorte.

  16. Joana Bortoluzzi comenta:

    21 julho, 2008 @ 9:56 AM

    Na terça dia 15/07/08 fui ao hospital para fazer uma curetagem uterina, colocaram um soro na minha veia para aplicar um anestésico , eu apaguei e não vi nada. Porém 2 dias depois meu antebraço ficou inchado e muito doído avermelhado , parece que com febre e ainda está . Voltei hoje no mesmo hospital e o médico me disse que é linfangite. Isso é uma bactéria ? È perigosa?

  17. silvana alves rosa comenta:

    2 agosto, 2008 @ 6:26 PM

    minha mãe teve erisipela a 2 anos mas a perna ate hoje continua inchada busca tratamento em nossa cidade mas não encontrou a cura . essa semana foi a capital buscar outra opinião mas voltou sem saber o medico suspeite de elefantiase, ira faser alguns exames gostaria de saber se consigo algum especialista gratuito. moro em ponta porã M.S.

  18. jkyulhlvhfykg comenta:

    5 agosto, 2008 @ 8:02 PM

    nahhybghbh hhfhchf hhhgbh dytdg q porcaria nao consigo achar o elefafatíase?

  19. Rosana araujo comenta:

    10 agosto, 2008 @ 5:25 PM

    oi eu quero saber os principais sintomas da elefantiase?pq estou com uma suspeita de que eu estou!por favor isso tem cura minha pele esta com uma mancha escura e aspera!estou com medo!

    aguardando resposta…!

  20. SHEILA DA SILVA GREGORIO comenta:

    12 agosto, 2008 @ 10:20 PM

    DOUTOR, MINHA MÃE ESTÁ COM FILARIOSE LINFÁTICA, EU GOSTARIA DE SABER , SE ESTA DOENÇA TEM CURA,ONDE POSSO ENCONTRAR UM TRATAMENTO EFICAZ, NO ESTADO DO RIO E SE ESTA DOENÇA ATINGE OS RINS, PORQUE ELA DIZ, QUE A DOR ESTÁ SUBINDO PELA LATERAL DA PERNA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO…..

  21. Lucas comenta:

    22 agosto, 2008 @ 1:23 PM

    Olá,eu queria saber onde são as áreas de maior contaminação do mosquito Culex quinquefasciatus.

  22. Daniele comenta:

    25 agosto, 2008 @ 2:08 PM

    Sou esteticista, e tenho uma cliente que gostaria de fazer drenagem linfatica e massagem modeladora comigo, gostaria de saber se eu posso pois ela tem elefantíase, há alguma contra-indicação, quais cuidados devo ter? Obrigada!

  23. Nelson Faustino comenta:

    25 agosto, 2008 @ 9:13 PM

    Olá
    Só Angolano (País: ANGOLA), Minha namorada de 21 anos de idade, encontra-se com esta doença Elefantíase à 19 anos, que demonstra um quadro diagnosticado pelo clínico geral de Elefantíase.
    Ele tem umas das pernas (esquerda), inchadas como mostram alguns quadros do site o clínico nos informou que o quadro e irreversível.
    Gostarimos de saber se o quadro realmente é irreversível, ou se tem cura, qual seria o tratamento mais indicado nesse caso?

    1. Seria de tratamento com medicamento;
    2. Ou seria tratamento de cirurgia.

    Gostaria também de saber, que sugira-me um Hospital ou Clínica no Brasil ou em qualquer país onde faz-se o melhor tratamento na cura desta doença?

    Aguardamos resposta
    Obrigado(a)

  24. katia fugazza comenta:

    1 setembro, 2008 @ 12:36 PM

    Minha mae é maniure e fez uma unha em uma sra que tem elefantíase. Tem algum problema de contaminação pelo alicate?

  25. adrienne comenta:

    2 setembro, 2008 @ 7:31 PM

    q chocante e orrivel

  26. francyelle comenta:

    9 setembro, 2008 @ 10:06 PM

    eu acho que nos temos que cuidadar da nossa saude
    “pq os previnidads naum precisa de remedio”

  27. ariane de araujo comenta:

    24 setembro, 2008 @ 10:02 AM

    oi,tudo bem
    tenho uma sobrinha de 3meses que estar com essa doença,gostaria de saber se tem cura,ou qual o tratamento mas indicado para ela,já que ela só tem 3 meses

  28. cleane f. comenta:

    30 setembro, 2008 @ 7:11 PM

    boa noite dr: meu marido tem a perna esquerda enchada , e as vezes fica vermelha e
    esquenta um pouco, já passou por varios medicos e alguns falam que é elefantiase, e outros dizem que se trata de um liquido que nao estar circulando…. ele no momento estart tomando (diosmi) entre outros…porfavor nos endiqui um médico .
    obs:moramos em (SP -capital)

  29. Jr comenta:

    7 outubro, 2008 @ 1:58 AM

    Boa noite dr: meu tio teve erisipela há dois anos
    e parece q evoluiu pra elefantiase ta com a perna esquerda
    bem inchada . O medico disse q era elefantiase e não tinha cura
    eu queria saber se agente q passou a conviver com ele
    corre risco de contrair a doença ?
    obrigado

  30. estela comenta:

    7 outubro, 2008 @ 10:09 PM

    Olá,gostaria de perguntar a alguem profissional se a elefantiase ainda no inicio dos sintomas,tem cura e qual o tratamento a ser feito? Me ajudem dando-me algumas informações pois estou muito aflita e cheia de duvidas!Pelo Amor de Deus! Obrigada

  31. diana comenta:

    8 outubro, 2008 @ 8:42 PM

    Boa noite Dr,

    Tenho uma pequena mancha vermelha na perna direita acima do tornozelo não doi e não esquenta há alguns meses, seria um sinal que deveria precupar-me? obrigado desde já pela atenção.

  32. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 outubro, 2008 @ 9:26 AM

    Diana,
    Procure um dermatologista para verificar a respeito desta mancha. Teste se a mancha é sensível ou indolor.

  33. vanessa comenta:

    9 outubro, 2008 @ 12:35 PM

    quero saber como e causauda a elefantiase

  34. Delcia de Souza Ferreira comenta:

    21 outubro, 2008 @ 10:09 PM

    Fui atropelada e o sistema linfático da perna direita foi destruido. A panturrilha está muito inchada, dura e quente. O ortopedista mais o angiologista disseram que é elefantíase, não sei nada a respeito da doença. Sou diabetica, tenho 63 anos e sinto muito peso, dores nas pernas e muita dificuldade para locomover.
    Moro em Belo Horizonte e gostaria de saber a qual especialidade recorre e se na minha cidade tem algum local especializado na cura desta doença.

    Obrigada pela atenção e aguardo resposta.

  35. mateus lima da silva comenta:

    27 outubro, 2008 @ 3:45 PM

    gostaria de saber quem mora nas areas rurais tem chance de pegar a doença mais rápido,e se tem hospiais proprios pra esse tipo de doença!!!!!!!obrigado

  36. sandra regina zangiacomo comenta:

    27 outubro, 2008 @ 6:46 PM

    Dr Armando Miguel Jr.
    Meu marido está com irisipela, está tomando cefalexina, 500mg, a 10 dias, tomou uma Bezetacil de 1.200, e tb Decadron injetavel, qdo tinha dores tomou tb Voltarem, mas o pé dele continua doendo e inchado, e tb com vermelhidão,é agora apareceu uma bolha no dedão, já passamos pelo clinico, mas até agora o pé dele continua na mesma, gostaria de uma opinião sua.
    Desde já agradeço.
    Sandra Regina Zangiacomo.
    PS. Pode ser tb uma celulite????

  37. Tarciza Ribeiro de Oliveira comenta:

    28 outubro, 2008 @ 8:23 PM

    Dr. minha tem elefantiase ha muito anos ,sempre que tem crise ,receitam antibiotico e pronto,gostsria de saber se existe um tratamento continuo para que melhore o enchaço paraque
    ela possa ter uma vida normal.
    A erisipela agente controla massagiado com babosa.
    Obrigada.
    Tarciza Ribeiro
    Rio Claro S.P.

  38. deise comenta:

    8 novembro, 2008 @ 10:13 AM

    oi…
    conheço um a familia em q a mãe tem elefantíase, a filha e todos seus filhos tem.
    queria saber pq isso ocorreu ja q as crianças ja nasceram com a doença e essa não é uma doença genetica?Ela pode ter passado por infecção no sangue?

  39. Ftima E.E.PREFEITO Rinaldo poli comenta:

    11 novembro, 2008 @ 12:36 PM

    nossa parabens esse site é uma beleza para trablalho escolares

  40. marcelo comenta:

    11 novembro, 2008 @ 1:40 PM

    oi, tenho 38 anos, a algum tempo para cá, minha pernas esta ficando com mancha escuras eu não ligava só que agora esta almentando e a perna dirieta esta ficando inchada, estou muito preocupado. gostaria de saber se isso tem cura, e qual especialidade q

  41. bia comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 8:51 PM

    nossa eu gotei muito site

  42. antni comenta:

    15 dezembro, 2008 @ 7:44 PM

    ola eu tenho irisipela ja fiquei enterndo varias vezes ten desde criança ten 34 anos trabalho en pé no final do dia chego com perna enchada e muito cançanda cada dia que passa p/que esta agravando mais ja fui afastado 4 meses do trab tem cura mim ajude obgrado

  43. TGóes comenta:

    17 dezembro, 2008 @ 2:35 PM

    Olá. Tenho 31 anos e tive erisipela bolhosa devido a um ferimento no pé. Passei 20 dias internada e mais 15 dias em repouso absoluto em casa. Depois que as feridas caíram, ficou uma mancha enorme na perna, marrom-avermelhada, justamente onde eram as bolhas. A crise já aconteceu há 8 meses e a perna continua com a mesma mancha escura. Meu médico falou que seria uma mancha hipocrônica em MIE pós-linfagite e edema. Teria algum tipo de medicamento para clareá-la? Muito obrigada!

  44. givaldo comenta:

    21 dezembro, 2008 @ 7:15 PM

    doutor bom dia sou de salvador bahia minha mãe se encontra com insipele á 6 meses o que eu devo fazer .qual o tratamento certo para essa doença ? te aguardo com rtesposta positiva obrigado e um feliz natal para toda sua famili

  45. Hildo Bronzeado Batista comenta:

    21 dezembro, 2008 @ 8:30 PM

    Minha esposa tem 40 anos foi fazer uma operação de varizes , e depois de aguns
    meses teve erisipela bolhosa , ficou terrivel sua perna direita , as vezes choro muito
    pois tirou o animo de vida dela , uma mulher alegre , com um sorriso lindo , ela engor
    dou muito , trato ela com muito mimo e amor, mais não esta sendo o suficiente , os
    remédios que o médicop passou são muito caros, ela caiu em depressão, a perna dela
    esta ficando cada véz mais enchada, ela vai ao médico, e manda ela tomar 50 compimi
    dos de 50 ml , e ela toma todos, e não acontece nada, ela esta muito nervosa , eu chego em casa do labutar, cansado e vejo ela deitada , e ela diz que esta cansada , eu
    vejo aquela sena ,e só digo esta bem meu amor , vou lavar os pratos, e a raupa , as ve
    zes penso que vou ter um avc, mais peço em nome do amor, ajudem-me cuidar de
    minha querida mulher, ela esta com 100kg ela tem 165m, primeiro preciso ter um
    remédio ou uma clinica , para ela poder emagricer, e ela voltar a ter aquele sorriso
    lindo que encantava a todos, sei que Deus existe e alguem vai ler e sentir o que estou
    passando e me ajudar.
    Esposa: Josineide Botelho Melo
    Endereço: Rua ; Alici Tibiriça 85 Cajueiro- Recife -Pe
    Cep: 52221-310
    Fone:81-34991444
    Fone:81-86643487
    OBRIGADO
    Atenciosamente: Hildo Bronzeado Batista

  46. julina comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 4:06 PM

    elefantiase pode ter cura?

  47. Denys comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 9:41 AM

    è um seguinte eu tenho umas bolhas no pe mais parecem calos eu nao sinto inchaço no meu pe e nem avermelhado somente bolhas, tipo calo pode ser elefantiase?

  48. sabrina comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 6:52 PM

    dr. como se cura essa doença ?
    e quais são os primeiros sintomas dela?
    grata
    sabrina

  49. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 7:31 PM

    Prezados internautas.
    Vejam as 5 páginas a respeito de linfangite e drenagem linfática a partir do dia 02 de feveiro de 2009.
    Drenagem linfática: 100 dúvidas a respeito – 1ª Parte a 5ª Parte.

  50. Antônio Floriano comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 10:11 PM

    Dr. Armando estou no meio de uma crise de erisipela. Sou diabético, hipertenso e tenho 62 62 anos. que medicação devo tomar?

  51. André L.B.Cespedes comenta:

    26 fevereiro, 2009 @ 7:22 PM

    Boa noite! Dr. Armando, minha mãe está com erisipela?quais os cuidados para conter está bactéria? no apartemento onde minha mãe mora, tem 4 gatos e uma tartaruga eles podem estar contribuindo para aumentar á infecção? e a segunda vez que ela sente dores na perna e começa a enchar, o que devo fazer para ajudar a minha Mãe a melhorar, ela tem 60 anos…

  52. selma comenta:

    3 março, 2009 @ 11:45 PM

    boa noite;na minha familia tem uma pessoa ,q sofre com essa doença Elefantiase,a muitos anos .e mui tos e muito doloroso,triste.ve uma pessoa da sua familia sofrendo sem poder fazer nada ,gostaria de saber mais sobre esta doença para poder ajuda-la quando ela tiver sentindo dor,quero saber tambem se tem cura.a quem procurar ?obrigada.

  53. Debora Raposo comenta:

    9 março, 2009 @ 5:45 PM

    Ola! Minha mae tem 52 anos e tem uma doença reumatica e por esse motivo faz uso de imunosupressores. Há uma semana começou c febre alta e perna vermelha, ela esta internada e o diagnostico é Erisipela bolhosa. Estouraram 3 bolhas enormes na panturrilha. Agora essas bolhas se romperam e um cirurgião plastico foi la e fez a retirada das peles e foi feito um curativo.Ela está tomando os medicamentos na veia. Gostaria de saber se o tratamento está correto. Obrigada!

  54. Rosicleide Soares comenta:

    10 março, 2009 @ 8:54 AM

    Dr. Armando
    Meu esposo pegou linfangite a oito dias, ele esta internado, gostaria de saber quanto tempo passa para ele ter a cura desta doença, se corre o risco de perder a perna pois ja começou a criar uma bolha a parte inferior da perna, e esta vermelha

  55. Rosicleide Soares comenta:

    10 março, 2009 @ 8:56 AM

    Esta doença atrapalha o relacionamento sexual?

  56. Jacira Lidia comenta:

    13 março, 2009 @ 1:45 PM

    olá tenho elefantiase a 25 anos não está como a da foto graças a Deus! eu tenho na perna esquerda mas vejo que estaá afetando a direita também.
    Moro em Sinop MT e gostaria de saber se existe um tratamento para que se tire as verrugas e diminua a perna tenho 43 anos gostaria muito de ver essa doença diminuida
    tudo que vcs puderem me informar ficarei agradecida!

  57. Jacira Lidia comenta:

    13 março, 2009 @ 1:47 PM

    olá tenho elefantiase a 25 anos não está como a da foto graças a Deus! eu tenho na perna esquerda mas vejo que estaá afetando a direita também.
    Moro em Sinop MT e gostaria de saber se existe um tratamento para que se tire as verrugas e diminua a perna tenho 43 anos gostaria muito de ver essa doença diminuida
    tudo que vcs puderem me informar ficarei agradecida

  58. marcionilia comenta:

    24 março, 2009 @ 12:27 PM

    Gostaria de saber o que fazer pois tive erizipele, mas meus pes ficaram inchado o que devo fazer?

  59. ozana m francisco comenta:

    29 março, 2009 @ 1:48 PM

    Dr. Armando
    contrai erisipela,ainda estou acamada,gostaria de saber como devo proceder daqui pa
    ra frente,pois trabalho em pé o dia todo,tenho 4 cirurgias de varizes.
    Corro o risco de contrair novamente?que precaçães deveria tomar?
    Atenciosamente:Ozana m f.

  60. paulo cesar comenta:

    7 abril, 2009 @ 5:54 PM

    olá,
    há um mes apareceram 4 manchas vermelhas na lateral
    interna da perna direita , da ordem de 1,0 a 2,0 cm .
    Pensei que fossem causadas por algum produto quimico
    e tenho passado um creme de vez em quando.Hoje
    verifiquei que a quantidade dobrou e parece que o
    tamanho de algumas delas aumentou .
    .Sao levemente rosadas e nao coçam .
    O que pode ser? que cuidados devo tomar ?Agradeço muito sua orientaçao
    .

  61. luciana comenta:

    11 abril, 2009 @ 3:32 PM

    olá, tenho uma amiga que tem erisipela, mas cada medico que ela passa no sus diz uma coisa, o ultimo agora disse pra ela usar so meia elástica, e mais nada, ela não consegue andar de dor, e o inchaço num some mais, e ele disse que a proxima crise é fatal, pode virar elefantiase e chegar a perder as pernas, por favor Dr. se puder nos oriente desde já agradeço muito

  62. salete comenta:

    2 maio, 2009 @ 6:16 PM

    dr:meu pai tem 76 anos e esta com esta doença e começou dia 27 de abril e esta muito inchado,gostaria de saber se o tratamento pode ser feito em casa?e ele tambem tem problema de pressão alta se pode atrapalhar o tratamento os medicos receitaram benzetacil pen ve oral e profenid o tratamento é só este ou tem mais alguma coisa q posso fazer? estou muito preocupada por favor preciso de uma segunda opnião.obrigada

  63. faniza comenta:

    3 maio, 2009 @ 1:53 AM

    queria saber !
    se tem como pegar elefantiase pelo o contato com uma pessoa que tem!?
    e se tem outra forma de pegar á nao ser essas presente nessa pesquisa !?
    sem mais obrigada

  64. francisco robson comenta:

    14 maio, 2009 @ 9:21 PM

    olá eu ja estou com a doença a quase 1 mês e ela esta sendo tratada com bezetasil e está regredino,pergunto se à mais alguma coisa que posso fazer para eu me curá de vez. OBS: essa doença no meu caso só os remedios não estavão resovendo,tive que ir ao um resador de no (MARTIN ABOBA ) Pôs só depois da resa,foi que eu comecei a melhorá por isso vos digo eceite toda e qualquer informação pôs será de grande ajuda,que essa doença é séria não dispence conhecimento pesquise.

  65. natalina Colombo Sanches comenta:

    15 maio, 2009 @ 7:20 PM

    Boa Noite! sou uma senhora de 58 anos estou muito preocupada poi Ja´fazem mais ou menos um ano e meio que mnha perna esta inchada. Começou pelo joelho fui ao medica ele disse que era agua e tirou por duas vezes. Meu joelho continua inchado e com pouca dor mais encomoda muito . Agora minha perna tambem está inchando, Quando estou de culça minhas amigas comentam e ficam preocupadas.teve uns dias auns quatro mesen atrs que envermelho toda a perte do tornozelo até o joelho. FUI AO MEDICA E ELE MANDOU FAZER ULTRASON DA PERNA PENSANDO QUE ERA TROMBOSE. Graçãs a Deus não deu nada mas minha perna continua inchada , mas sem manchas e bolhas. Que devo fazer ? que médico devo procurar? Estou com muito medo que seja elelantiase, isso está atrapalhando minha vida de professora, pois fico nervosa e náo durmo direito. Por favor me ajude com sua opinião. Muito obrigada e fiquem com Deus.

  66. luciene comenta:

    16 maio, 2009 @ 6:48 PM

    na verdade não é comentário e sim uma pergunta.
    e essa doença tem cura? qual o tempo de tratamento?

  67. ayla comenta:

    28 maio, 2009 @ 9:31 AM

    Oi,hoje vou pro médico pq estou com dor no pé e está coçando d+minha mãe comprou um saboneite para passar no meu pé,e aliviou mais um pouco passando até arde e não é pouco não.
    Eu estou com os pés vermelhos,um pouco de caroços no corpo todo e está coçando

    bjs
    adorei essa pag.
    Dr. espero sua resposta se é ou se não é

  68. ayla comenta:

    28 maio, 2009 @ 9:34 AM

    estou com dor e se for essa doença da pra curar????

  69. maria comenta:

    31 maio, 2009 @ 9:00 AM

    bom dia ,levei meu pai ao medico sexta feira e o medico falou que ele estava com linfangite e que isso não tem cura so passou pra ele fazer curativos diarios com oleo mineral e injeção de bezetacil e so .não me deu mais nenhuma explicação sobre isso pq ele esta com uma ferida que não cicatriza de geito nenhum.eu queria saber se realmente tem cura,quais os sintomas ,qualo tratamento adquando e se pode levar a morte
    se essa doença mata aos poucos ou não . to perdida .por favor me ajude!!!
    aguardo resposta urgente urgentissima
    por favor me ajundem !!!
    não sei o que fazer
    e o unico pai que tenho .

  70. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 maio, 2009 @ 10:29 AM

    Maria.
    Veja as páginas sobre – Drenagem linfática: 100 dúvidas e respostas no dia 02 de fevereiro de 2009.
    Prof. Armando

  71. Valéria . K³ comenta:

    18 junho, 2009 @ 12:30 PM

    espero que Deus ajudem vocês, [:(]
    Beijos *—*

  72. Janaida Soraes da Silva Carvalho comenta:

    24 junho, 2009 @ 1:08 PM

    eu amei esse email

  73. sandra comenta:

    29 junho, 2009 @ 6:19 PM

    a minha mae tem essa doença e todos os seus irmaos tem a minha mae começo u com mais ou menos 7 anos . os medicos nunca conceguirao dizer o ser to qual era essa doença e se tinha cura .ela tinha muito medo que nos tivesse esta doenca mais grassas a deus nos nao tivemos sera q e possivel os netos ou os bisnetos terem,

  74. Deusimar comenta:

    5 julho, 2009 @ 10:30 AM

    Prezado Dr.,
    Essa doença me te aparecido depois que fiz revasculização no coração, quando tiraram as safenas.Gostaria de saber o que devo fazer para evitar que sempre volte. Atualmente, inesperadamene, me apareceu um vermelidão na coxa direita, com febre, etc.Estou tomando Keflex, passado pelo médico. Isto é certo?
    grato.

  75. sabryna comenta:

    25 julho, 2009 @ 3:04 PM

    oi! minha mãe no útimo mês esta com os pés inchados e sentindo dores no joelho ,nos pés e ombros mas com menos intensidade.fomos ao médico (pela primeira vez) e o diagnóstico foi linfangite ,ela ficou internada e teve uma breve melhora.depois de dois dias recebeu alta mas as dores retornaram,com a mesma intensidade.quando voltamos (pelasegunda vez) o médico, apesar de não ter feito exame nenhum,faluo que poderia ser reumatismo.como realmente n~souñ sou especialista ,fui pesquisar sobre o assunto e percebi q é muito fácil confundir reumatismo com lifangite .gostaria de saber como posso avaliar a diferença entre linfangite e reumatismo. muito obrigada .

  76. CLAUDIO NATAL comenta:

    1 agosto, 2009 @ 1:32 PM

    A doença elefantiase pode passar de uma pessoa para a outra?

  77. diego gomes comenta:

    23 agosto, 2009 @ 11:52 AM

    ola meu pai tem erisipela ha 2 anos e o tratamento que faz nao esta dando muito resultado, gostaria de saber se conhecem algum especialista na doença em Bsb,
    ele sente muitas dores e a infecção nao passa….
    obrigado!!!

  78. Paula Senna comenta:

    11 setembro, 2009 @ 11:05 AM

    Por favor Dr mim responda, tenho uma tia que há anos sofre de Erisipele, para o senhor ver tenho 20 anos e minha mãe diz que antes de eu nascer ela ja tinha. Ela teve uma crise forte mês passado e estar fazendo o tratamento, por favor mim ajude, gostaria de um tratamento eficaz. Gostaria de vê-la feliz e com perpectiva de uma vida melhor. Faço Farmacia, e estou procurando meios de ajudá-la. Muito Obrigada!!!!

  79. Juliana comenta:

    11 setembro, 2009 @ 11:35 PM

    Doutor, minha avó está com erisipela e abriu uma ferida bem pequena próximo ao pé…gostaria de saber se há cura e se existe algum medicamento que passa para fechar…
    tem como fechar e cicatrizar essa ferida? me ajude pelo amor de Deus.. estou desesperada..
    Obrigada
    Juliana

  80. Landerson comenta:

    14 setembro, 2009 @ 7:07 AM

    Doutor, meu pai vive com frieiras entre os dedos dos pés. Ele deve tomar algum cuidado ? Enquanto isso eu vou continuar orando por ele.

  81. anonimo comenta:

    15 setembro, 2009 @ 4:53 PM

    ha tratamento para a elefantiase estou fazendo um trabalho e gostaria de saber

  82. Luciana comenta:

    22 setembro, 2009 @ 1:37 PM

    Sou estudante de Enfermagem,vou apresentar um seminário sobre a elefantiase e gstaria q o Sr.tirasse algumas dúvidas e se possivelmandasse algumas informações para me ajudar nesta pesquisa.Desde já obrigado

  83. manuela almeida farias comenta:

    8 outubro, 2009 @ 2:55 PM

    meu deus deve ser muito deficio para essa pessoas viver messa situacao ainda tem muita gente que nao da valor a vida imagemi se estvesse nessa situacao

  84. eu comenta:

    21 outubro, 2009 @ 5:43 AM

    nao gostei

  85. ilza pereira da silva comenta:

    12 novembro, 2009 @ 9:13 AM

    quero saber mais sobre a doença erisipeli

  86. Edileuza Batista de Melo comenta:

    18 novembro, 2009 @ 9:16 AM

    Doutor tive muitas crises de erisipela, ate que densenvolveu-se a elefantiase ,qual sao os exames para saber se estou mesmo com elefantiase,pois moro no nordeste e os medicos daqui nunca me falaram ,minha perna e sempre inchada,ta tao seria que nao consigo trabalahar,dei entrada no auxilio doença so que o medico falou que da para mim trabalahar,so que sinto muitas dores nas pernas e a minha perna esquerda ta sempre inchada . O que fazer? que exame posso fazer para provar que nao tenho condiçoes de trabalhar?ja que o angiologista falou que essa doença nao tem cura, dai pra pior? me responda por favor ando muito aflita ja nao mais vontade de viver,pois tenho dores na perna e muita vergonha por ter uma perna que ta sempre inchada!

  87. Màrcia Bezerra comenta:

    24 novembro, 2009 @ 12:53 PM

    Estou com um quadro de dor e inchaço em cima do pè esquerdo precisamente próximo dos tres dedos do meio, ja fiz raio x e não aparece nada, sinto dor e latejamento sem nem aguentar pisar.O que me orienta?

  88. keilade jesus comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 6:28 PM

    Dr. Estou desesperada pois meu pai tem 63anos e durante varios anos sofre cm a irisipela, soq apesar dos cuidados que ele sempre teve saiu uma ferida muito grande e profunda na perna dele e ele tem diabetes e pressao alta. o medico vei fazer uma raspagem na perna dele e talvez vai ter q amputar… so q eu naum confio muito nesses medicos daqui e gostaria de saber c naum tem nenhum outro modo de tratamento para casos graves? por favor responda.

  89. lidervan nascimento comenta:

    21 dezembro, 2009 @ 11:43 AM

    OLá tenho elefantiase a dois anos,.Graças a Deus!esta doença naopiorou ainda!!!!!!!eu tenho na perna direita e gostaria de saber como possa tratar.sou da cidade de Linhares norte do Espirito Santo

  90. liduina lima comenta:

    7 janeiro, 2010 @ 5:27 PM

    tenho um vizinho que tem elefantiase desde os 15 anos, já fazem 5 anos e ele por medo ou vergonha e por ser muito pobre ñ faz tratamento, ele foi informado por um medico no posto de saude em uma das suas crises que o tratamento só em recife- pe e o mesmo ñ tem condição de se manter lá. gostaria de uma luz pra poder ajuda-lo. me ajude.

  91. liduina lima comenta:

    7 janeiro, 2010 @ 5:32 PM

    ainda em relação ao meu vizinho, a doença dele é nas duas pernas muito inchadas do joelho aos pés e ele passa noites chorando de dor, ele é muito novo e precisa de socorro.

  92. marlene freitas de queiroz comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 6:41 AM

    gostaria de saber se mamaõ,repolho,manga,jaca,.banana, crustaceos,macaxeira é prejudicial a erisepela,artrite,artrose,fungos,inflamação dos ovarios?

  93. marlene freitas de queiroa comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 6:44 AM

    gostaria de saber quais as frutas e e verduras e comidas que e prejudicial a doença erisipela?

  94. marlene freitas de queiroz comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 6:53 AM

    nao consiguo enviar a minha pergunta ,sobre quais as frutas e verduras que faz mal a erisipela?

  95. Mary comenta:

    19 fevereiro, 2010 @ 3:07 AM

    Tenho uma mancha enorme na perna esqueda, e no mesmo lugar já tive erisipela, qual o especialista que devo procurar?

    Mary Ribeiro

  96. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 fevereiro, 2010 @ 12:44 PM

    Consulte um dermatologista

  97. carolina comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 12:37 PM

    Boa tarde drºou desesperada meu pai ja teve erisipela uma vez mas cuidou e sarou de uns meses pra ca apareceram bolhas que coçam muito e inxam demais o corpo geralmente é na perna ou proximo ao genital ele ja foi em vario médicos aproximadamente uns 3 dermatologistas e uns 2 ou 3 clinicos gerais nenhum sabe dizer o que ou passar um remedio para tratamento caso o senhor tenha a possibilidade de entrar em contato tentarei enviar algumas fotos pra que o senhor possa ajudar!!!

  98. terezinha comenta:

    27 março, 2010 @ 5:49 PM

    Tive uma erisipele aos 10 anos . Voltei a ter de novo aos 30 anos e dai pra frente tenho quase sempre.Umas 20 ou mais vezes
    TENHO AGORA 57 ANOS E A 6 MESES ATRAS , TIVE UMA ERISIPELE QUE ME DEIXOU NA CAMA POR 2 MESES. mINHAS PERNAS ESTÃO MUITA MAIS INCHADA , DO QUE JA ERA ANTES.gOSTARIA DE SABER SE TEM UM MEDICAMENTO QUE POSSA DESINCHAR APERNA . FICA MUITO PESADA ,.ESTOU MUITO DEPRIMIDA E COMECANDO A ENGORDAR MUITO. PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM.

  99. agnes comenta:

    5 abril, 2010 @ 10:03 AM

    neste fim de semana viajamos para o interior para a casa de um novo amigo ele tem erisipela, estamos assustados e estou buscando informaçoes e o tratamento correto montamos uma equipe de 5 amigos pra cuidar dele, as feridas são expostas, cheiram muito mal, ele não tem tempo por ser empresário pra cuidar-se, nós vamos buscar o melhor tratamento e vamos nos revezar p levá-lo ao médico, ele é uma pessoa brilhante, mas não ver a urgência e que é o fim da linha, não dá mais pra esperar. Ele aceitou que nós fizessemos o que for necessário. Ele disse que tudo começou qdo explodiu um compressor há oito anos atrás. Ele ganhou mais de oitenta anos, diz que não tem as doenças cronicas vitais. Só vimos as das pernas ele não mostrou as outras. Com certeza está nas partes intimas. Seus irmaos não ligam pra ele, são da alta sociedade e o tratam como um leproso. Temos urgencia em conseguir o melhor tratamento. Ele nã se alimenta, acredito que já desistiu dele mesmo, vamos buscar endócrino e gastro, ele diz que sente dores terriveis, mas já se adaptou a senti-las. Estamos realmente desseperados com o que vimos. Ele deve ter medo de ir ao médico e ficar enternado. Ele deve fazer curativos e cobrir as feridas?
    Por onde começamos?, nossa vontade é correr hoje p um pronto socorro. E já agendar varios médicos hoje. Ele tem dix amico.

  100. rosangela bernardo da silva comenta:

    19 abril, 2010 @ 8:20 AM

    a minha irmã apresenta edemas de menbros inferiores durante o dia a noite ela eleva os membro e pela manhã eles diminui não tanto quanto deveria as vezes fican hiperemiados ela ja foi ao vascular que descartou qualquer comprometimento atraves do dollper gostaria de saber alguma coisa que pudesse ajuda-la poi a mesma estava fazendo prte operatorio para operar mioma

  101. marilda e beatriz comenta:

    27 maio, 2010 @ 9:40 PM

    nossa deve doer pra valer essa tal elefantíase!

  102. maria comenta:

    7 julho, 2010 @ 10:28 PM

    meu irmão tem elefantiase quero saber se tem algum medicamento para controle da doença.

  103. edna araujo comenta:

    14 julho, 2010 @ 10:34 PM

    Dr. Armando, lendo o seu blog, constatei o problema de tantas pessoas sofrendo com esta doença (erisipela). É interessante e preocupante a quantidade de pessoas que já sofreram e retornaram ao mesmo problema com agravamento em muitos casos. Qundo tive a primeira informação desta doença, parecia algo muito longíquo de acontecer na cidade grande e no meu entender era acometido mais em pessoas do interior. Agora ouço inúmeros depoimento e estou abismada porque não tem uma divulgação maior pelos órgãos públicos de saúde para prevenção da mesma. Como estou passando por um problema semelhante, sugiro àquelas pessoas que desenvolveram a erisipela mudar toda a alimentação para as frutas e verduras e de preferência aderir durante uns 15 dias alimentos cru (saladas, sucos, etc.), cuidar para controlar as emoções e higiene total e redobrada, pois parecem afetar bastante a evolução desta doença.. Minha mãe tem alergia a medicamentos halopáticos e estamos passando por um período dificílimo para tratá-la. Estava procurando justamente ouvir outras pessoas e buscar tratamentos mais seguros, pois segundo os depoimentos que li, os antibióticos não garantem a cura total. a doença tende a retornar porque? Será que a mudança de hábitos influencia no tratamento?
    O angiologista que nos atendeu sugeriu logo a internação, mas o naturalista que nos acompanha recomendou cautela e prosseguir com a dieta e remédios naturais. Mas visitando outra médica, foi indicado um antibiótico chamado Cipro 500 e a mesma não teve nenhuma complicação alérgica, mas que monitorasse a melhora e caso contrário indicaria a internação. Gostaria de receber toda a informação possível, para ajudar na cura. Ela não teve febre nem feridas e bolhas, mas a perna esquerda, abaixo do joelho está muito avermelhada e fica arroxeada quando levanta para ir tomar banho. O corpo coça muito e tem uma pequena íngua do lado esquerdo também, a qual depois do antibiótico (cepril), diminuiu. Aguardo por notícias!

  104. Josielly comenta:

    1 agosto, 2010 @ 11:36 PM

    eu tenho elefantíase, e eu fui medi minha perna, e ela ta com um metro e meio de largura :S
    eu gostaria de saber se tem cura
    :'(
    Eu to mto preocupada
    eu gostaria de saber se pode contagiar meus filhos (to grávida de 3 gêmeos :s) Tem como passar pra eles ?
    aguardo respostas…to preocupadíssima

  105. Donatella comenta:

    28 agosto, 2010 @ 12:49 PM

    OI DR°, EM DEZEMBRO DE 2009 PRECISAMENTE NO DIA 1° DE DEZEMBRO, FUI TRABALHAR NORMALMENTE E QUANDO VOLTEI CONTINUEI OS MEUS AFAZERES DOMICILIARES NORMAL POR VOLTA DE 23:00 HORAS FUI DORMIR PARA TRABALHAR NO OUTRO DIA MAS DE MADRUGADA ACORDEI COM MUITA FEBRE, NO AMANHECER NÃO CONSEGUI ME LEVANTAR POIS ESTAVA COM O CORPO TODO DOLORIDO, A NOITE APARECEU UMA MANCHA VERMELHA NA MINHA PERNA DIREITA E MUITO QUENTE. NO OUTRO DIA FUI TRABALHAR MESMO COM AS DORES MAS NO TRAJETO DE CASA PARA TRABALHO MINHA PERNA FICOU TODA VERMELHA, E VIM PRA CASA QUANDO CHEGUEI MINHA VIZINHA ME LEVOU PARA O HOSPITAL E LÁ FOI CONSTATADO A ERISIPELE FUI MEDICADA E MANDADA PRA CASA NO OUTRO DIA AMANHECEU CHEIO DE BOLHAS QUE COM O PASSAR DAS HORAS FORAM SE JUNTANDO, VOLTEI PARA O HOSPITAL E DEMOROU MUITO PARA SER ATENDIDA, AI EU JÁ MAL CANSEGUIA ANDAR, UM MÉDICO CIRURGIÃO ME ATENDEU E RETIROU AS BOLHAS COM O BISTURI E ME PASSOU O MEDICAMENTO,COMECEI A TOMAR MUITO REMÉDIO E MUITA BEZETACIL. AGORA FAZEM 8 MESES QUE ESTOU COM ISSO, É LÓGICO QUE AGORA ESTÁ CICATRIZADA MAS AINDA SOFRO MUITO COM O INCHAÇO DA PERNA, AINDS TOMO MEDICAMENTO PASSADO PELA ANGIOLOGISTA QUE É VENALOT ELA DISSE QUE SERVE PARA CIRCULAÇÃO MAS NÃO VEJO NENHUMA MELHORA SERÁ QUE EU POSSO TOMAR IVERMECTINA?

    OBRIGADA PELA ATENÇÃO DESDE JÁ.
    UM ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE.

  106. janaina barcelos comenta:

    5 setembro, 2010 @ 1:09 PM

    meu pai teve erisipela depois que cortou a perna e nao cuidou depois diso a perna e principalmente os pes dele estao muito inçhados mas o inçhaço parece que tem agua dentro mas ta muitissimo inçhado e esta me preeucupando muito pois ele ja fez vrios exames e nada acusa a causa me ajude por favor

  107. Maria Luiza Rossi Pimenta comenta:

    15 setembro, 2010 @ 9:09 AM

    Bom dia Doutor, estou com eu irmão com a perna parecido com a figura acima de elefantíase. Ele vem tratando com um angiologista no interior de Minas Gerais ( Região da zona da mata – Cataguases). O tratamento já dura a dois anos e não teve uma melhora espressiva. Havia uma ferida enorme que agora fechou. Mas a perna continua enorme e escura. Achei que poderia ser leiximaniose e pedimos um exame específico por nossa conta, mas deu negativo. Agora a perna vem soltando uns vermes que mais parecem berno e o médico disse que o caso não é mais para ele. Poderia me ajudar??? O que ele deve fazer, que médico especialista procurar???? Além disso ele está muito gordo. Tenho fotos da perna , se necessário posso enviar. Não sou eu que cuida dele, pois moro em outra cidade. Mas ele vem tomando antibióticos direto e remédio para circulação e por incrível que pareça não é diabético. Gostaria de sua ajuda !!!! Agradeço desde já a sua atenção..

  108. simone domingues comenta:

    22 outubro, 2010 @ 4:22 PM

    DR. MIGUEL , MEU PAI ESTA COM ERISIPELA BOLHOSA, JÁ TOMOU POR 5 SEMANAS, PENICILINA 1.200.000 + DESPACILINA 400.00, E SÓ
    PIOROU, AS BOLHAS COMEÇARAM A INCHAR E MULTIPLICAR, DEPOIS O MÉDICO PASSOU CIPRO 500 MG, TOMOU POR 21 DIAS, E NADA ACONTECEU, ELE JÁ PERDEU 7 QUILOS, E POR FIM VOLTOU AO MÉDICO E PEDIU QUE TOMASSE METRONIDAZOL, E PEDIU UM EXAME DE
    CULTURA DE SECREÇÃO, POIS ACHA QUE A BACTÉRIA ESTÁ RESISTENTE AO CIPRO. ELE SENTE DORES HORROROSAS QUANDO COLOCA
    O PÉ, NO CHÃO. A MINHA PERGUNTA QUANDO A ERISIPELA BOLHOSA ESTÁ RESISTENTE, O QUE FAZER? ( ELE NÃO É OBESO E NEM
    DIABÉTICO)
    GRATA,
    SIMONE

  109. simone domingues comenta:

    22 outubro, 2010 @ 4:23 PM

    corringindo o meu email

  110. maria das dores santos valadares comenta:

    28 outubro, 2010 @ 10:52 PM

    tenho uma cunhada que sofre com essa doença a muitos anos. Seu maior sonho é conseguir um tratamento eum um hospital. Moramos em minas gerais, próximo a belo horizonte. Ela tem o plano de saúde IPSEMG. tem hoje 66 anos e ´´e funcionária públiica aposentada. ansiosa aguardo resposta. com grande urgência

  111. Maria Adelaide comenta:

    2 novembro, 2010 @ 7:11 PM

    Tenho o meu tio, com elefantiase queria saber mas sobre o tratamento,e que medico devo procurar j que os medicos no pais que ele vevi querem lhe anputar a perna,porque nao tem saida ou tratamento.

  112. Thainara comenta:

    3 novembro, 2010 @ 4:48 PM

    Nem sei como uma pessoa consegue ser assim veih, na moral isso éh muito triste!!

  113. GENNE MATHIAS comenta:

    8 novembro, 2010 @ 9:37 PM

    Gente do céu….me ajudem com suas experiencias….tive uma TROMBOSE na perna esquerda…. tomeios medicamentos MAREVAN
    AGORA me apareceu umas bolhas vermelhas….quanto mais eu coço..mais eu sinti vontade e nascem mais bolhas…seria uma erisipela ? mais nao tive febre nem outro sintoma qualquer…só coceira,vermelhidao e essas bolhas vermelhas.
    peço uma ajuda no sentido de alguem ja ter tido… quero saber o medico que devo procurar.
    moro em salvador.
    031-71-3386 5512

    um beijao pra voces.

  114. FERNANDA comenta:

    19 novembro, 2010 @ 2:27 PM

    No feriado do 7 de setembro fui para a praia e como gosto de esportes, decidi correr na praia. No mesmo dia o meu tenis me machucou uma unha do pé direito. Apos passados 1 mes, estava em casa correndo na esteira quando senti uma dor no tornozelo. No dia seguinte estava vermelho, pensei q fossem varicozes e fiz pouco caso, continuei fazendo minha academia ate acordar um dia com o pé inchado sem poder pousar no chão. Procurei um hostital de fraturas pq pensei q tivesse fraturado algo, mas me disseram que se tratava de uma celulite. Me administraram o clavulin db que não resolveu e me internaram. Fiquei 7 dias hospitalizada tomando penicilina na veia e nada. Ate que o meu marido se cansou e decidiu me levar numa clinica geral que tambem administrou Zinnat, o inchaço sumiu , a pele clareou um pouco mas passados 3 dias as dores continuaram. Procurei outro medico que me receitou o Keflex que tambem fez efeito por 2 dias e depois as dores voltaram. Na realidade estou com os ganglios linfaticos muito infeccionados por isso as dores. não nem o vermelhão que me incomoda mas sim a dor. ontem mesmo fui procurar um vascular que me receitou benzetacil injeção e Astro 500, as dores aumentaram e a minha perna esta inchada. Tambem estou usando meia de compressão que tem amenizado a minha dor, porem o medico não aconselhou. o Bentezacil vou ter q tomar mais 4 x de 21 em 21 dias e o astro são 10 comprimidos, 1 diariamente.

    Agora estou com consulta marcada com um infectologista, pergunto: O que devo fazer? Em quanto tempo o benzetacil deverá mostrar eficacia? pq. é que so posso tomar de 21 em 21 dias? ele pode ser tomado num prazo mais curto? quanto tempo demora para passar essa linfangite e essa celulite? qual seria o profissional mais indicado para este caso?

    At. Fernanda

  115. Marilda Moreira do Vale comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 3:49 PM

    Me ajudem. Pelo amor de Deus,,…Estou com o pé inchado a 03 meses,Fui no clinico geral ele mandou para o ortopedista, fui a um ortopedista e ele disse que não tenho nada que seja da area de ortopedia, e mandou para um angiologista, fui ao angiologista, e ele disse que não tenho nada que seja da area de angiologia.,e este me mandou para um reumatologista, que me falou também que não tenho nada que seja da area de reumatologia(gota, artrite artrose e outros). Mas me prescreveu alguns remédios manipulados de
    reumatismo com dor cronica, e disse que mesmo não tendo nada era para min tomar para ver o que acontecia. Daí 15 dias , hoje me sinto pior do que no primeiro dia da doença. Agora quero sua ajuda, porque só restou a efantíase, porque tenho certeza que um dia antes de inchar um mosquito me mordeu no pé, tão forte que até acordei, e os meus sintomas são os mesmos da elefantiase,
    quero saber: qual é a especialidade que devo ir, um clinico geral ou infectologista? Porque mesmo se agora esse disser que não tenho nada, vou tomar dietilcarbamazina, porque o bicho tá mechendo dentro do meu pé. E já não aguento mais, porque arde e queima demais. Já pensei até em por gasolina e por fogo no resto(Deus me Perdoe), Ando só com um pé. DEvo ir a um especialista primeiro ou já posso tomar dietilcarbamazina? pelo menos esse inseticida não faz mal para nada. Por favor me ajude. Aguardo resposta. desde já fico muito agradecida de sua resposta.

  116. elisete de fátima comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 12:17 PM

    meu pai está com erisipela bolhosa ,só que ele unca teve febre, diabético,82 anos,usa marca passo, já tomou antibióticos , está novamente tomando antibioticos via venal 2 vz ao dia ,estou preocupada será mesmo erisipela bolhosa? APARECEM AS BOLHAS ,ALGUMAS FICAM GRANDES ESTOURAM VAZAM MUITO LÍQUIDO,FAZIA 3 MESES QUE NÃO SAIA NENHUMA, APARECEU DE MANHÃ DEPOIS DE 2 HORAS A BOLHA ESTAVA DO TAMANHO DE UMA LARANJA ESTOU MUITO PREOCUPADA PENSANDO EM MARCAR COM INFECTOLOGISTA.GRATA PELA ATENÇÃO.

  117. silvia maria de ramos comenta:

    22 janeiro, 2011 @ 9:09 PM

    ola,meu filho de 2 anos teve irisipela bolhosa a 15 dias ficou internedo 10 dias tomando oxacilina na veia,em 2 dias as lesoes forao desapareçendo,a porta de entrada da bacteria foi um arranhao no joelho esquerdo,agora estou muito preocupada ,mau deixo ele brincar direito com medo dele se machucar de novo,tenho medo de pegar essa bacteria denovo, DR devo fazer algum tratamento para evitar esse sofrimento para meu filho….obrigada aguardo respostas….

  118. sueli comenta:

    2 fevereiro, 2011 @ 5:20 PM

    minha mãe sofre com erisipela faz muitpos anos que não ataca agora esta ruim de novo o que devo fazer quais procedimentos devo fazer estou colocando folha de mamona a noite par puxar a febre e dizem que passar babosa tbem e bom me ajude.

  119. jamila comenta:

    21 março, 2011 @ 2:22 PM

    Elefantiáse tem cura doutot?
    responde por favor!

  120. Analice Vaz comenta:

    9 abril, 2011 @ 2:45 AM

    Em primeiro lugar , fico triste por ver que muitos não têm respostas para seus problemas. Sinto por todos, porque é desesperadora essa situação. O melhor que tem que fazer é consultar um clinico que peça todos os exames de sangue necessários para o diagnóstico. No geral não precisa ser especialista para saber quais são .Falo isso porque minha mãe teve Erisipela e ela realmente não tem cura definitiva, mas se cuidar muito bem , ela volta cada vez mais fraca. A da minha mãe, quando atacava, no local ficava vermelha, com bolhas de água,quente. O médico, que era um clinico geral, receitava Benzetacil e mandava lavar com um preparado azul que pelo pouco que me lembro era VIOLETA DE GENCIANA. Nós lavávamos a perna dela com aquilo .A ferida depois desaparecia e ela ficava perfeita como se nunca tivera nada. Ocorre que no caso de minha mãe começou com um pequeno arranhão que dera na perna e foi numa só, sarava por completo, passava 2 ou mais anos sem acontecer até que um dia sem mais nem menos atacava. Mas ela não tinha sequelas como ferida exposta ou qualquer marca depois que tratava. Agora eu conheci aqui em Santo André uma senhora que está com as duas pernas em estado deplorável, por isso entrei no SITE para pesquisar, mas acho que, já que não tem nenhum tratamento moderno disponível , vou pedir que ela vá à um clinico geral fazer os exames e verificar se ela poderá usar o tratamento que minha mãe usava. Ah, também lavávamos com ervas estomacais(refrescantes) tipo erva doce, cidreira, hortelã, sálvia, calêndula e alecrim. minha mãe faleceu tem 16 anos por apêndice supurado, com a perna em perfeito estado.

  121. Maria Jose comenta:

    8 maio, 2011 @ 9:41 PM

    Oi Ana, tbm sou de Sto Andre…..ano passado evitamos de uma feriada na perna da minha mãe piorar com folha de babosa, a polpa da babosa por uma hora 2 vezes ao dia. E vejo tbm a indicação do Dr Marcio Bontempo, por uma semana comer no lugar de uma refeição ao dia apenas abacaxi maduro, ate saciar a fome, e não comer nada junto, apenas um suco natural sem açucar.

  122. Márcia de Paiva Marques Oliveira comenta:

    20 maio, 2011 @ 9:04 PM

    Tenho 45 anos e desde os 13 anos convivo com a popular elefantise em minha perna esquerda, sinto dores constante porém consigo levar uma vida normal apezar das limitações causadas pela doença. Sinceramente o que realmente me incomoda é o total descaso por parte das autoridades competentes para com os portadores cronicos desta doença em nosso país, eu por exemplo por muitas vezes não tive como manter o meu tratamento ou mesmo ser assistida por proficionais competentes.

  123. Pamela comenta:

    11 junho, 2011 @ 9:51 PM

    O meu avô pegou eresipela e tá muito feio ele faz varios exames, toma varios remedios e tambem injeção!!!! :(

  124. Lauriane comenta:

    12 junho, 2011 @ 6:04 PM

    Meu esposo está com erisipela. Já é a quarta vez, segunda que fica interno no hospital. Gostaria de fazer um tratamento para que ela não volte. Quando sair do hospital, vamos procurar um especialista(vascular). Gostaria de saber, quanto tempo(em média) precisa de repouso para se tratar, pois trabalha numa mesma posição por 6h.

  125. Camila comenta:

    15 junho, 2011 @ 5:37 PM

    “Minha mãe tem alergia a medicamentos halopáticos e estamos passando por um período dificílimo para tratá-la. Estava procurando justamente ouvir outras pessoas e buscar tratamentos mais seguros, pois segundo os depoimentos que li, os antibióticos não garantem a cura total. a doença tende a retornar porque? Será que a mudança de hábitos influencia no tratamento?
    O angiologista que nos atendeu sugeriu logo a internação, mas o naturalista que nos acompanha recomendou cautela e prosseguir com a dieta e remédios naturais. Mas visitando outra médica, foi indicado um antibiótico chamado Cipro 500 e a mesma não teve nenhuma complicação alérgica, mas que monitorasse a melhora e caso contrário indicaria a internação. Gostaria de receber toda a informação possível, para ajudar na cura. Ela não teve febre nem feridas e bolhas, mas a perna esquerda, abaixo do joelho está muito avermelhada e fica arroxeada quando levanta para ir tomar banho. O corpo coça muito e tem uma pequena íngua do lado esquerdo também, a qual depois do antibiótico (cepril), diminuiu. Aguardo por notícias!”
    O caso da mãe da Edna, nada mais é do que uma erisipela cutãnea, não é tão grave quanto a Erisipela Bolhosa(que tem feridas e bolhas), mas requer muito tratamento. A doença tende a retornar quando o tratamento é mal feito ou também pode haver surtos de erisipela numa mesma região ou região diferente – erisipela recidivante, mas isso depende de cada pessoa. Quanto ao tratamento, além dos antibióticos, é recomendável a redução do inchaço e o fechamento da porta de entrada da bactéria (higiene adequada da pele e uma boa secagem). Uso de medicação de apoio, como antiinflamatórios, antifebris, analgésicos e outras que atuam na circulação linfática e venosa também são válidos. Agora claro, a parte da mudanças de hábitos, depende do que se vai mudar, por exemplo, uma pessoa obesa tem mais facilidade de adquirir uma erisipela, e então ela vai ter que fazer uma dieta saudável, ou uma pessoa que fuma, vai ter que parar de fumar, ainda mais quando a doença afeta o organismo. Eu nunca vi no tratamento da erisipela, usar o antibiótico Cipro 500, vejo o cipro 400, mas é como eu disse, depende de cada pessoa… Ele é indicado para muitas infecções, mas no caso da doença é indicado para infecções da pele e tecidos moles, e infecção ou profilaxia em pacientes imunodeprimidos. Alguns pacientes se queixam de íngua, e o fato da perna está avermelhada, ou ficar roxa com movimentação ou coçar é um dos sinais e sintomas mais conhecidos da doença. No texto da Edna é falado em internação, acredito que como se trata de uma doença menos grave do que a bohosa, sugiro que o tratamento seja continuado com o Cipro 500, se não houver melhora, realmente a mãe da Edna teria que ser internada, agora quando se trata da erisipela bolhosa, a internação é imediata. Espero ter ajudado.

  126. ELISANGELA comenta:

    27 junho, 2011 @ 5:24 PM

    MINHA MAE TEM ELEFSNTIASE.
    COMO CONSIGO O TRATAMENTO?

  127. Luana comenta:

    8 julho, 2011 @ 11:10 PM

    Dr, me ajude por favor,, não sei oq tenho, ja fui a 3 dermatologistas e eles não sabem ao certo oq tenho, tenho uma vermelhidão no rosto a espessura da pele na area da bochecha e um pouco do nariz é maior do q o rosto não atingido (forma de borboleta),a um tempo atras quando apareceu essa vermelhidão a dermatologista disse q era dermatite seborreica ,concordeia pq havia a descamação, fiz o tratamento e deu certo, mas depois de um tempo essa vermelhidão voltou, e com isso voltei o tratamento melhorou um pouco mas depois piorou ai parei,pq percebe q minha pela estava ficando “grossa”, ela me indicou o roacutan e a fazer pilins, mas não fiz pq tenho só algumas espinhas,fui a outro ele disse q podia ser rosacea mas acho dificil pq não tenho vazos no rosto,tenho cravos e tbm pela minha idade 20anos e mal pego sol, fui agora a outra e ela acha tbm dificil de ser rosacea, e dermatite não ha mais a descamação então ela suspeitou de lupus, fiz os exames mas estou esperando o resultado mais acho dificil pq não tenho nada no meu corpo ALEM DE UM FRIEIRA NO PÉ ,pesquisei muito e cheguei a conclusão q posso ter erisipela, oq o Sr. acha?posso ter?q exames posso fazer para saber se tenho?tem cura?

    POR FAVOR ME REPONDA O MAIS RAPIDO POSSIVEL PQ JA NÃO AGUENTO MAIS, ESTOU COM DEPRESSÃO, EVITO SAIR DE CASA, NÃO SEI MAIS OQ FAZER.

  128. Luana comenta:

    8 julho, 2011 @ 11:19 PM

    COSNTINUAÇÃO

    Tbm Dr. de vez enquando tenho febres, meu rosto fica quente, e tbm calafrios.

  129. marcielle comenta:

    3 agosto, 2011 @ 4:24 PM

    nosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pessoa que tem essa doença fik muito esquisito a parte do corpo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  130. jussara correa comenta:

    15 agosto, 2011 @ 1:18 PM

    sou acs da cidade de inhacora aqui tem um caso gostaria de saber mais alguns tratamento sobre essa doença e se sus fonece esse medicamento

  131. petrus comenta:

    5 setembro, 2011 @ 7:18 PM

    ha 6 meses apareceu um ganglio inchado do peito até o meu abdomen, eu fiz ultrason , e acusou pseudo nodular,o médico passou uma tomografia do abdomen total , e nao deu nada na tomografia! levei p/ o médico clinico , ele passou antibióticos eu tomei e sumiu
    más ainda sinto um incomodo no local e as vezes um calafrio muito forte!
    gostaria de saber qual o médico especialista que posso procurar p/ cuidar disso ?

    desde já agradeço atençao

  132. Vânia Gimenez comenta:

    5 outubro, 2011 @ 8:47 AM

    Bom dia!Há 5 dias atrás tive uma virose com muita feber e muita dor no corpo, principalmente nas pernas e virilha. Agora surigiram manchas vermelhas pequenas nas pernas parecendo alergia, mas a perna tá quente e inchada e dói a jintas.O que pode ser?

  133. karla comenta:

    8 outubro, 2011 @ 11:54 PM

    tenho 45 anos tem tres meses que meus tornozelos ficam muito inchados , ja fiz uns 8 anos atraz cirurgia das varizes tirei as duas safenas das duas pernas , sera que isso fez mal agora ta inchando mais as pernas por favor mande resposta obrigada

  134. lucimar estudante comenta:

    22 outubro, 2011 @ 6:52 PM

    oi estou fasendo um trabalho sobre elefantiase gostaria de saber tudo inclusive sobre se tem cura.preciso mto saber.

  135. Adilson franzin comenta:

    1 novembro, 2011 @ 7:46 PM

    Há dois meses atrás dia 31/08/2011 fui internado com muita dor na panturrilha e perna até a virilha,a causa foi trombose tomei toda medicação,hoje tomo Marivan diariamente,A duas semana começou uma mancha vermelha na panturrilha e coça muito,passou agora para a canela como estive fazendo volta na perna este vermelhidão,continua inchada e coça muito,que medidas devo tomar e o que fazer sendo que tenho medico só no final do mês

  136. analice comenta:

    2 novembro, 2011 @ 5:01 PM

    Adilson, não sou médica, mas a experiência com minha mãe, que teve erisipela por muito tempo, me diz que desde o princípio tu estava acometido de outra coisa e não de trombose, os medicamentos que tu tomastes somente mascararam a situação e agora ela se apresenta novamente como sendo uma pré disposição para um tipo parecido com erisipela,elefantíase, ou outra coisa, enfim, consulte nem que seja num posto de saúde e faça o médico te tratar com penicilina, que é a única maneira de tratar qualquer uma destas doenças. O mais rápido possível.

  137. analice comenta:

    2 novembro, 2011 @ 5:10 PM

    KARLA , inchaço nas pernas sempre tem a ver com circulação do sangue e problema renal,faça exames de sangue e de urina, com sorte é só retenção líquida , o médico deverá te tratar com diuréticos mas se quer uma dica, tomar Barba de milho ajuda a urinar mais consequentemente, diminui o inchaço, e tem uma coisa muito boa que é suco de melão, e também substitua o sal comum por sal marinho. Quanto a falta das safenas, realmente, diminui a circulação sim, mas mais é em termo de temperatura, que tu terás mais frio no inverno.Não deixe de procurar um médico.

  138. clara maria comenta:

    3 novembro, 2011 @ 10:21 AM

    nossa… eu não quero discriminar ninguém, mas isso é um pouco nojento, eu falo isso, é porque eu nunca tive um caso desses em minha família, e tomara que continue assim, mas pra quem tem, eu acho que um bem difícil conviver com a doença, o preconceito… boa sorte pra quem tem, e cuidado pra quem não tem…

  139. yparreira comenta:

    5 novembro, 2011 @ 7:04 PM

    Boa noite, pessoal tenho 18 anos e teho essa doença chamada de filariose queria saber se tem cura ?Eu tenho so no dedão de um pé,queria saber se tem como diminuir? Se alguem conheçe algum medico q é especialista nessa area

  140. josmagno maelton comenta:

    11 fevereiro, 2012 @ 5:30 AM

    meu pai tem essa terrivel doença alem do inchaço permenente tem um odor horivel quero saber se tem um tratamento eficaz ou ate um paliativo e se pode chegar ao ponto de ter que amputar esta perna como ja falei com ele.
    e melhor sem uma perna do que sem saude desde ja agradeço a sua atençao e espero resposta.

  141. Francisco Rafael Mitilane Chilubana comenta:

    2 março, 2012 @ 1:33 PM

    Sou Francisco Rafael residente em Moçambique tenho o menbro inferior esquerdo inflamado os médicos dizem que é elefantíase e não tem cura em moçambique peço ajuda , porque não desponho de condições financeiras suficientes para tratar no exterior e o pé está cada vez mais a aumentar do tamanho. porfavor ajudem-me

  142. alexsandra ferreira lima comenta:

    17 março, 2012 @ 12:05 PM

    OI PESSOAL MEU PAE TEM ESSE PROBLEMAS DE ELEFANTISI, EU HOJE TENHO 29 ANOS, MAS QUANDO ERA PEQUENA COM APROXIMADA-MENTE 9 ANOS TIVE MUITA FEBRE ,FRIO E MINHA PERNA INCHOU ERISIPELA E EU SINTO MINHA PERNA INCHADA COM UM PESO SUPERIO A OUTRA, O PROBLEMA E NA PERNA ESQUERDA EU PRECISO DE AJUDA NÃO QUERO SOFRE MAS TENHO VERGONHA DE COLOCA ATE UMA SAIA PORQUE AS PESSOAS PODEM PERCEBE JA FIS O TESTE DE FURA O DEDO VARIAS VEZES MAS NUNCA ACUSO PORQUER MIN DE ALGUMA SOLUÇÃOS SOU DE RECIFE-PE ONDE POSSO IR PRA MIN CUIDA FALEI PRO MEDICO MAS ELE NÃO LEVOU A SERIO OBRIGADA ! ATE LOGO

  143. Lilian comenta:

    8 junho, 2012 @ 12:13 AM

    olá.
    meu esposo teve erisipela novamente essa é a terceira vez. Sei que é contagioso. devido a isso gostaria de alguma dica sobre como limpar suas roupas e etc. só sabão resolve? ou outra medida mais rigorosa deve ser evitada?
    obrigada.

  144. elisete fatima mafessoni comenta:

    8 agosto, 2012 @ 11:12 AM

    minha irma sofre de elefantiase a mais de 30 anos ja tentamos varios tratamentos mas nenhum resolveu por gentileza poderiam me endicar qual tratamento seria mais certo ou qual o medico mais endicado para fazer esse tratamento por favor me ajudem

  145. ana maria nascimento comenta:

    2 setembro, 2012 @ 1:29 AM

    DR armando gostaria de saber quem tem elefantise pode fazer drenagem limfatica e se resolve? meu primo tem 32 anos pesa +-130kilo vai ao medico nada resolve ele tem pressao alta e com o regime que fez apresentou anemia forte que teve que tomar 5 bolsa de sangue.ajude ele por amor de Deus

  146. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 setembro, 2012 @ 7:38 AM

    Ana Maria,
    A drenagem linfática é útil nos casos em que não existe uma infecção no local (exemplo erisipela). No caso do seu primo, primeiro, deve-se verificar as condições clínicas que causaram a anemia e a elefantíase.

  147. ana maria nascimento comenta:

    2 setembro, 2012 @ 8:26 PM

    obrigado por sua atençao.

  148. ana maria nascimento comenta:

    4 setembro, 2012 @ 12:20 AM

    DR armando erisipela e contagioso?

  149. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 setembro, 2012 @ 7:53 PM

    Ana toda infecção bacteriana é contagiosa.

  150. Madalena Maria comenta:

    4 outubro, 2012 @ 3:41 PM

    Gostaria de saber se LINFODEMA é o mesmo que elefantiases? há mais de 15 anos venho tratando de linfodema e não tenho obtido cura já procuerei os melhores profissionais em angiologia. Mas nenhum médico tinha me dito que estou com inicio de elefantiases pq a minha perna direita abaixo do joelho incha muito e doi mais de manha ao levantar estou menos inchada e se ficar deitada de repouso desincho. Tem hora que eu penso que esses 2 ultimos medicos podem estar enganado. Nunca tive erisipela. Mais tenho meus tonozelos e os pé bem inchados. Obrigada aguardo uma resposta.

  151. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 outubro, 2012 @ 8:20 AM

    Madalena.
    Elefantíase é um termo descritivo que indica pernas com aspecto de pernas de elefantes. Existem inúmera causas para elefantíase. Ela ocorre nas fazer avançadas da doença que acomete os vasos linfáticos da perna. Quando está na fase de elefantíase a perna fica contantemente inchada e dura. Não desincha. Seu problema pode ser falta de retorno venoso do sangue das pernas, ou seja, problemas com a circulaçnao venosa (varizes externa ou internas).

  152. fatima goncalves comenta:

    30 novembro, 2012 @ 6:14 PM

    Dr. Armando Miguel
    Gostaria de saber se a erisipela atinge os rins e o coracao pois a minha irma foi diagnosticada sendo erisipela e apos 15 dias sofreu uma parada cardiaca e insuficiencia renal.
    Teria como se, diagnosticada precocemente evitar essa falencia de orgaos? E ainda no caso especifico ha possibilidade de cura?
    Obrigada e aguardo resposta anciosamente

  153. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    5 dezembro, 2012 @ 6:21 AM

    Fátima.
    A erisipela geralmeante é causada por uma bactéria, o estreptococos. Existem vários tipos e subtipos de antígenos desta bactéria. O nosso organismo produz anticorpos contra estes antígenos das bactérias, que geralmente está na parede da membrana da bactéria. Algumas vezes estes antígenos têm a mesma característica de estruturas das nossas células,o que pode causar lesão nos rins, coração, articulações, etc.

    Antígenos são proteínas ou estruturas existentes nos microrganismo que servem para nossas células de defesa (linfócitos) produzirem anticorpos que destroem estas bactérias.

  154. thiago da mata alves comenta:

    8 janeiro, 2013 @ 2:18 PM

    OI meu nome e thiago peguei elefantiase no haiti ja fiz 2 tratamentos e continuo com a doença moro no rio de janeiro e ainda trabalho sendo q passo muito mal com os sintomas,tem cura?tenho q trabalhar msm asim ?

  155. Edvania Fernandes comenta:

    23 março, 2013 @ 2:38 PM

    Tenho elefantiase desde os 17anos esó descobri oque era depois aos 23anos.fiz muitos exames e nâo tive melhora Atualmente faço uso de meias sigvaris e venalot .Será que tem algum medicamento para esta enfermidade?Tenho 43 anos e sofro muito preconceito me ajude por favor.

  156. miriam comenta:

    29 março, 2013 @ 9:10 AM

    Depois de 10 anos,erisipela voltou em minha perna, mas eu tenho a graça de Deus e so ele me da força pra entender que NUNCA mais voltara em nome de jesus.So uma pergunta me ajudem por favor como fazer para acabar com o linfedema que ficou desde a primeira vez me ajudem por favor me respondam por email agradeço.

  157. eliana comenta:

    8 maio, 2013 @ 5:57 PM

    boa tarde dr tenho linfedema a 29 anos começou quando tinha 11 anos tenho nas duas pernas e gostaria de saber se posso fazer drenagem linfatica elas estao muito grande ajuda a melhorar obg

  158. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    8 maio, 2013 @ 7:30 PM

    Sim, Eliana.
    A drenagem ajuda a melhorar.

  159. noelia lopes de souza comenta:

    23 maio, 2013 @ 7:06 PM

    já estive pela 2 vez e dessa vez ta pior na perna direita ñ foi tão dolorosa . e ñ mim deixou marcas? mais agora tive na perna esquerda e só jesus. eu nãop posso nei ficar muito tempo em pé porque fica logo inchada. e orrivel

  160. luiza comenta:

    29 maio, 2013 @ 9:31 PM

    TENHO LINFEDEMA SECUNDARIO E JÁ TIVE 3 CRISES DE LINFANGITE,
    TRATO COM ANGIOLOGISTA,E ESTOU TOMANDO ANTIBIOTICOS E BENZETACIL.
    C
    MAS COMO MEU MEDICO ESTÁ VIAJANDO, QUERO SABER SE POSSO JÁ ESTAR USANDO MEIAS DE COMPRESSÃO.
    AGUARDO RESPOSTA, OBRIGADO.
    LUIZA

  161. Sebastiana Gonçalves comenta:

    16 julho, 2013 @ 6:54 PM

    Receita

    Um palmo de um fumo de rolo, bom, forte, (20 cm).

    Modo de fazer

    1) Previamente lave bem um garrafa pet transparente, esterelize com água fervida sem danificá-la, pique todo fumo e esfarele bem, coloque um litro de água para ferver, quando ainda estiver em ebulição adicione o fumo, mexa bem tampe e apague o fogo, deixando esfriar espontaneamente, coe utilizando um pano limpo ou filtro de papel e coloque na garrafa e deixe sempre tampado à sobra em local limpo, seco e arejado.

    2) Lave bem o local afetado com água e sabão, esfregando levemente para que fique bem limpo, lave em seguida com a calda de fumo com o auxílio de algodão limpo, deixar secar naturalmente e não deixe cair água. Fazer esse procedimento 3 X dia.

    O fumo como muitos conhecem é uma fungicida, bactericida e defensívo agrícola natural, muito potente.

    Essa receita conheço desde criança, no tempo que manipulávamos nossos próprios medicamentos, pois dinheiro só ouvíamos falar em rádio, porque pra nós, nem tv existia.

    Nos anos 90 minha irmã, teve erisipela em um dos pés, um vermelhidão e inchaço enormes, que coçava, queimava e doía, nenhum medicamento que médico receitava dava certo, lembrei-me da infância e da receita, ela passou e curou.

    Tenho um amigo que está com a enfermidade há 2 anos, nenhum procedimento médico/hospitalar surtiu efeito, quando ele me falou há um mês, passei a receita pra ele que já usou 1 litro da calda de fumo, quando voltou ao médico estava tudo sarado que o médico se surpreendeu mais do que o paciente. Pediu que ele volte em 2 meses, e pra garantir, eu pedi ao meu amigo que ele use mais dois litros para acabar com qualquer vertígio da bactéria ou fungo, se for o caso.

    Boa sorte.

    Me fale depois.

  162. Francisco Rafael comenta:

    30 julho, 2013 @ 7:32 AM

    Tenho elefantíase desde 2005, o meu pé esquerdo está inflamar cada vez mais e não consigo obter cura por favor ajude me estou morrendo aos pouco sem nada poder fazez

  163. ROZA GOES comenta:

    23 setembro, 2013 @ 11:24 AM

    MINHA MÃE TEM 83 ANOS, TEVE ERISIPELA HA 04 MESES, AINDA NÃO CONSEGUE ANDAR, ELA DIZ QUE SENTE MUITA DOR NO TORNOZELO. ELA FICOU INTERNADA DURANTE 30 DIAS, A PARTE DO PE CONTINUA PRETA. QUE DEVO FAZER, POR FAVOR ME AJUDE.

  164. kriskeli comenta:

    28 outubro, 2013 @ 1:52 PM

    eu tive a em outubro erisipele e ficou uma enorme ferida kero saber como eu trato as feridas doi muitoe estou tomando antibitico de 6 em 6hs nossa foi um susto tenho medo de voltar .elefantiase e de familia herança genetica obrigado !

  165. wellington comenta:

    23 julho, 2014 @ 10:15 AM

    tb tenho essa doença,ao ir ao médico ele me indicou a bezetacíl é o melhor medicamento pra combater e curar esta doença,graças a DEUS tomei 6 injeções durante 15 dias e o resultado foi cura total.

Deixe seu comentário aqui !