04 - fev
  

Dor no joelho – Artrose do joelho (Gonartrose)

Categoria(s): Caso clínico, Reumatologia geriátrica




Interpretação clínica

Mulher de 61 anos, obesa, casada, 2 filhos de parto normal, queixando-se de fortes dores nos joelhos, especialmente direito, nos últimos dois anos, que é agravada quando caminha ou permanece de pé por tempo prolongado. Uma radiografia, feita seis meses antes, mostrou diminuição do espaço articular medial e formação de osteofítos marginal (bico de papagaio). Suas demais articulações estão assintomáticas. Usou medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, sem consulta médica, com algum alívio da dor, mas refere dor epigástrica após o uso contínuo desses medicamentos. Teve gastrite há dois anos, que respondeu bem com cimetidina, e ainda utiliza essa medicação quando sente dor gástrica.

osteoartrose

Ao exame físico, está moderadamente obesa. Hemodinamicamente estável, com PA 130/85. Presença de crepitação e dor leve à movimentação do joelho direito, com pequeno inchaço. Exame radiológico acima.

Como entender o caso? Além de exercício de alongamento dos quadríceps e de redução do peso, o que poderia estar sendo utilizado no tratamento?

No tratamento inicial da osteoartrose dos membros inferiores, as medidas iniciais incluem orientação do paciente, controle do peso, terapia ocupacional exercícios aeróbicos que incluam alongamento e fortalecimento muscular (hidroginática) e utilização de aparelhos de apoio (bengala, joelheiras) para proteção articular. A avaliação da vida diária da paciente, incluindo a postura do corpo durante atividade (movimentos repetitivos, muito tempo sentada, levantar pesos), hábitos cotidianos (p. ex. vida sedentária) e hábitos alimentares (p. ex. excessiva ingestão de carboidratos e lipídeos).

vaso sanitário

As articulações podem ser protegidas, evitando sobrecarga por períodos prolongados. Para a preservação dos joelhos, atividades que envolvam agachar ou ajoelhar por longo tempo devem ser evitadas. O uso de cadeiras firmes e altas em vez de macias e baixas e a elevação da altura do vaso sanitário são de grande ajuda para esses pacientes. A bengala utilizada do lado contralateral pode diminuir a carga em 50% sobre a articulação afetada.

O alívio da dor pode ser feito utilizando-se acetaminofen. Quando a resposta ao acetaminofen não é satisfatória, outras medidas terapêuticas incluem creme de capsaicina, antiinflamatórios não hormonais (AINEs) e glicocorticóides intra-articulares.

Os AINEs não tem se mostrados mais eficazes que o acetaminofen e são relativamente contra-indicados a pacientes com passado de gastrites, sangramentos digestivos ou úlcera péptica. O risco de complicações gastrointestinais sérias pode ser amenizado com o uso concamitante de inibidores da bomba de próton.

Os novos inibidores seletivos da cicloxigenase-2 (COX-2) causam menos gastrite, porém seu custo é alto.

Terapêutica intra-articular – Injeções (infiltrações) intra-articulares com corticosteróides (especialmente nos joelhos) tem sido de grande ajuda no alívio dos sintomas, especialmente na presença de derrame articular. Viscossuplementação é a denominação da injeção intra-articular de hialuronato sintético ou seus derivados. Hialuronato é um glicosaminoglicano formado por dissacarídeos repetidos de ácido glicurônico e acetilglicosamina presentes na matriz cartilaginosa. Essa terapia tem se mostrado eficaz n o alívio da dor e retardo na progressão da doença.

O uso de compostos de glucosamina e condroitina, em diferentes combinações, para uso oral ainda em estudo, parece ter futuro promissor no tratamento dessa doença.

Veja mais

Referências:

Scafuto AS e cols – Osteoartrose. Rev Bras Med, 2005;62:192-196.

Fellet AJ; Scotton AS – Osteoartrite – Como diagnosticar e tratar. Rev Bras Med, 2006;63:135-142.

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


47 Comentários »

  1. Aparecido Célio comenta:

    9 fevereiro, 2008 @ 11:08 AM

    A explicação e a sua avaliação dessa patologia esta interessante, mas também poderia incluir ou citar algum tratamento fisioterapico.

    Obrigado pela sua atenção.

  2. selma comenta:

    5 março, 2008 @ 11:39 AM

    parabenizo
    pela descriçao do trabalho,
    elaboraçao e entendimento

  3. sueli comenta:

    9 março, 2008 @ 12:10 AM

    EU FIZ UM RAIO X E APARECEU NO LAUDO MEDICO QUE ESTOU COM SINAIS DE GONOARTROSE E FALABELA PRESENTE GOSTARIA DE MAS UMA ESPLICAÇÃO E COMO FAZER UM TRATAMENTO COM FISIOTERAPIA DESDE JA OBRIGADA

  4. Fabrícia Leal comenta:

    6 abril, 2008 @ 11:40 AM

    O trabalho realmente está excelente, porém ficaria mais interessante de especificasse melhor sobre tratamento fisioterápico,incluindo eletrotermofototerapia e cinesioterapia. Obrigada.

  5. Fabrícia Leal comenta:

    6 abril, 2008 @ 11:43 AM

    O trabalho realmente está excelente; porém gostaria de saber um pouco mais sobre tratamento fisioterápico, incluindo eletrotermofototerapia e cinesioterapia. Obrigada.

  6. LOUISE LORREAINE comenta:

    10 agosto, 2008 @ 6:52 PM

    Por favor me ajudem estou desesperada… Minha mãe sofre de fortes dores nos joeljos e eu já não tenho mais como desfarçar a tristeza… tento dar força a ela mas esta difícil!!!
    Alguém me dê uma luz!!!
    Ela tem artrose , vai oa médico toma remédios como mirtax, torsilax… mas não adianta!!!
    Me ajudem por favor!!!

  7. norival peres da silva comenta:

    22 agosto, 2008 @ 9:20 PM

    tenho artrose no joelho. hoje fiquei sabendo por um médido que existe um medicamento novo, que infiltrado no joelho durante tres semanas uma por semana fico livre do problema por um ano. gostaria de saber o nome desse medicamento e como e onde compra=lo barato pois parece que custa muito caro, cerca de 300 reais cada aplicação.
    obrigado

  8. cristiane petino comenta:

    26 agosto, 2008 @ 1:40 PM

    Há pelo menos cinco anos vivo com uma dor insuportável no joelho,com um exame de ressonância magnética o médico descobriu vários problemas inclusive gonartrose eu nunca
    tinha ouvido falar nessa doença,mas eu gostaria de saber se ela tem cura,pois tenho medo
    que com o decorrer dos anos eu fique impossibilitada de andar.

  9. sandra barcelos comenta:

    24 setembro, 2008 @ 8:16 PM

    Minha mãe sente dores fortes no corpo coluna lombar e joelho.
    Exames joelho apresentou sinais de gonartrose. coluna lombar apresentou desvio eixo lombar com redução dos espaços discais. mais artrose interapofisária. agradeço caso possam indicar-nos qual o melhor tratamento. e o que é na verdade gonartrose.obrigada.

  10. cris comenta:

    16 outubro, 2008 @ 1:35 PM

    olha eu fiz um raio-x e apresentou sinais de gonoartrose….. naum entendi bem pode me esclarecer melhor! muito o bg…

  11. Elisia comenta:

    28 novembro, 2008 @ 4:35 PM

    Não existe um meio mas rapido para aliviar dor? Pois eu não estou conseguindo dormi, porque as dores são muitos fortes. Quando durmo passa algumas horas que fico em uma posição, quando vou me virar parace que alguma articulção está presa, e dar muito rabalho fazer o joelho se movimentar, passo algumas horas acordada para a dor passar, isso quando faço masagens e passo alguma pomada.
    Fica ao lado do joeho emchado mas isso só acontece no joelho direito! Ja fiz alguns isamis para saber, mas os médicos dizem que é nada! Fico sem saber o que fazer! Quero que voces me digam o que devo fazer, pelo amor que voçes tenham a Deus estou precisando de ajuda pois não aguento mas ficar acordando todas as noites pensando que vou ficar sem joelho!
    MUITO OBRIGADA PELA COPREENÇÃO!

  12. josimra francisco de paula comenta:

    25 fevereiro, 2009 @ 11:32 PM

    Eu sou portado de gonartrose bilateral
    cinto muitas dores,gostaria de sabe
    sé esta patologia não tem cura
    relamente tenho muito medo
    desde ja agradeso,agurdo resposta.

  13. andrea cosme ferreira comenta:

    27 fevereiro, 2009 @ 1:40 PM

    mim agude por favor levei uma queda e fui no hospital e fiz um raiox do joelho esquerdo e descobri que tenho gonoartrose de uma pessoa com idade de mais 70anos e sou diabetica e obesa e meu medico disse que coro risco de perde meu joelho por favor mim de uma informasao melhor pois to decisperada espero resposta

  14. arthur mesquita comenta:

    28 março, 2009 @ 3:16 PM

    olá , gostaria de saber qual medicamento ideal para dor e inchaço nos joelhos , pos levei uma queda de moto e meu joelho ficou doendo muito , mas sei q nao quebrou nem deslocou , axo q foi so a pancada , mas faz uma semana mas ainda doi um pouco !!!
    ficarei grato

  15. NOEMIA LIMA comenta:

    17 maio, 2009 @ 6:25 PM

    GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÂO. MINHA MÃE TEM 82 ANOS,SEMPRE FOI UMA MULHER MUITO FORTE E LÚCIDA ,ULTIMAMENTE ELA ESTÁ SENDO DOMINADA POR FORTES DORES NO CORPO PRINCIPALMENTE NA LOMBAR,ELA ESSA SEMANA TEVE UMA FORTE DOR NO BRAÇO QUE INCHOU,FOI AO CLINICO GERAL, ELE MANDOU ELA PROCURAR UM ORTOPEDISTA ,ELA DEVE PROCURAR O ORTOPEDISTA OU UM GERIATRA? EU ESTOU SOFRENDO MUITO SEM SABER O QUE FAZER POR MINHA MÃE,EU MORO EM OUTRO ESTADO,GOSTARIA DE ORIENTAR MEUS IRMÃOS COMO AJUDÁ_LA A AMENIZAR A SUA DOR,CONTO COM SUA ORIENTAÇÃO . POR FAVOR ,ME AJUDE,ESPERO RESPOSTA! OBRIGADA!

  16. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 maio, 2009 @ 5:38 AM

    Noemia,
    Inicialmente consulte um geriatra.

  17. joão francisco dias comenta:

    25 maio, 2009 @ 2:37 PM

    COLOQUEI PROTESE NO JOELHO DIREITO A 3 ANOS, DEVIDO A UMA ARTERIOARTROSE, A GORA O DIREITO ESTA OSTEÓFITOS PATELARES E NAS EMINENCIAS CONDILARES, EDIMINUIÇÃO DO ESPAÇO ARTICULAR TIBIO-FEMORAL MEDIAL. TENHO QUE OPERAR ? GRATO

  18. sayonara dias comenta:

    18 junho, 2009 @ 1:41 PM

    Olá !! faço parte de uma empresa chamada NAWT’S LIFE e temos todos os tipos de termicos para fisioterapia : MEIÃO termico ( para dores nas pernas , pernas inchadas, varizes) BOTA termica ( para dores nos pés , micoses, varizes no peito do pé, esporão, unhas fofas, rachaduras) CINTA termica ( para previnir estrias e celulite, godura localizada, para cólicas mestruais, gasez) ALMOFADA termica ( para sofre de hemorroidas) BRAÇO termico ( para que sofre de artrose , dores nos braços ) LUVA termicas ( para quem tem rachaduras dos dedos ou nas mãos, micoses, mal de l.e.r(lesão por esforço repetitivo ), dores nas juntas ) e muito mais … obs: esses termicos terão que ser usados um produto adequado para cada tipo de dor…EX: para dores de coluna e nas pernas, usamos o óleo fines de massagem pois tem na sua composição: extrato de arnica, salisilato de metila , canfora mentol, castanha da índia , eucalipto e outros produtos que auxiliam no tratamento da fisioterapia.
    QUERENDO ADQUIR UM DESSES PRODUTOS ENTRE EM CONTATO :
    sayonara_junior@hotmail.com
    E que DEus abençôe a todos!!

  19. josimar francisco de paula comenta:

    19 junho, 2009 @ 3:03 PM

    boa tarde gostaria,de sabe se gonartrose de joelho da me
    direito Eu pedir aposentadoria pow invalidez pos não estou quase consequindo
    andar direto muitas dores diaris e crise muito forte dese lá
    agradeco.

  20. jeferson comenta:

    14 setembro, 2009 @ 11:18 AM

    Boa Tarde,

    Sou um apaixonado por capoeira e há alguns dias começei a sentir uma dor na parte de dentro do joelho direito,gostaria de saber quais as primeiras etapas a serem seguidas ,desde de ja não tenho feito mais nehum axercicios fisicos .Tenho feito bastante complexas de gelo ,mais não tenho sentido melhora nehuma.

  21. Eliane comenta:

    30 setembro, 2009 @ 3:11 PM

    Peço a gentileza de uma resposta, pois tenho fortes dores no joelho, fará um ano em novembro que estou fazendo musculação e seis meses que estou fazendo spinning. Meu joelho incha, estala e a impressão é que a dor é no meio, atrás da patela, eu acho. Vou consultar um médico, mas em quanto isso o que eu faço?

  22. ANA LUCIA POLO comenta:

    5 outubro, 2009 @ 8:22 PM

    OI TD BEM ? gostaria de saber se os medicamentos usados no tratamento de osteartrose nao tem contra indicaçao para pessoas que ja passaram por quimioterapia,que e o caso de minha mae. Agradeço pelas reportagens de esclarecimento,sobre estas doenças.

  23. luiz clemente dantas comenta:

    15 outubro, 2009 @ 7:43 PM

    gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez, por eu ter gonartrose avançada. os medicos falam que o meu joelho é compativel de uma pessoa de 70 anos e eu só tenho 38 certo da sua ajuda agradeço.

  24. José Aloísio da Conceição comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 7:34 AM

    há mais de 2 anos que convivo com este incomodo: sinto uma leve dor no joelho direito, bem dentro, apalpando a gente não consegue achar a dor, só sente quando faz um esforço maior,ex: quando eu fico de cócoras, e quando tento me levantar ai a dor aparece, e ainda quando faço algum exercício de impacto por ex: correr levemente o joelho incha e dificulta a articulação, e se for correr mais fortemente dá aquela fisgada em cada passada que se dá. O ortopedista que me consultou disse que meu caso não é de cirurgia, que ficaria bom fazendo fisioterapia, eu tenho feito mas o problema continua. O que fazer?

  25. Dercio comenta:

    5 fevereiro, 2010 @ 7:50 AM

    Peco ajuda estou ha semanas com dores fortes de joelho. Parece ter um corpo estranho, quando a perna fica esticada por algum tempo ao tentar dobrar doi e vice-versa. Procurei medico que me receitou alguns calmantes e anti-inflamatorios nada resulta. Nos ultimos dias tenho dificuldades de me locomover. por favor ajudem-me a sair desta insuportavel dor.

  26. joão anizio comenta:

    18 fevereiro, 2010 @ 8:41 AM

    Comenta- gostaria de saber se lesâo no joelho, dà direito à aposentadoria por invalidez, sou récem operado e me livrei da infecção onde fiquei 24 dias internado mais agora não sinto firmeza na perna para suportar meu peso sinto dores e dificuldade para subir e descer e vem se mantendo inchada o laudo médico do raio-x diz :
    -Estrutura ossea integra.
    -Gonoartrose.
    Aumento de partes moles.
    Controle Ortopedico.
    -

  27. Vanessa Santos comenta:

    7 março, 2010 @ 10:13 AM

    Olá pessoal! Informações: Gonartrose é uma artrose localizada na articulação do joelho, ou seja, é de caráter inflamatório e degenerativo levando a uma deformidade da articulação. São vários os fatores que podem levar a uma gonartrose incluindo obesidade, qualidade de vida, alterações fisiológicas (metabólicas), hereditariedade, etc. O tratamento vai da medicação à fisioterapia ou simultaneamente específica a cada caso. Depende da idade, estado de degeneração articular, saúde sistêmica e outros. Aliado ao tratamento mudanças do hábitos de vida, adaptação à nova realidade. No último caso o médico ortopedista opta por cirurgia e colocação de prótese. É importante saber que a artrose é uma doença degenerativa progressiva. O processo pode ser retardado durante um bom tempo seguindo as orientações médicas, de um fisioterapeuta ou fisiatra.

    Procure um médico no início dos sintomas e siga corretamente o programa de fisioterapia.
    Não precisa deixar de viver! Encare a situação de forma realista, adapte sua rotina ao seu novo padrão de vida e seja feliz!

  28. Marconi Rodrigues comenta:

    22 junho, 2010 @ 6:19 PM

    Sou estudante de fisioterapia, o tema que irei abordar em meu TCC é a eficácia do tratamento fisioterapêutico em pacientes portadores de gonartrose no programa sáde da familia e minha metodologia será um estudo de campo, onde pretento aplicar um questionário. Gostaria de receber um modelo de um questionário já aprovado para que eu possa me basear nele e queria muito que vocês me ajudasse.

    Agradeço pela a atenção.
    Marconi Rodrigues

  29. josimar francisco de paula comenta:

    27 junho, 2010 @ 1:13 PM

    assunto gostaria de recebe raeposta ainda não,respodida
    já dexei diversos comentario meo popblema e (GONARTROSE BILATERAL)
    desde já agradeco attc boa tarde.

    josimar f de paula.

  30. liliane comenta:

    30 julho, 2010 @ 2:55 PM

    olá, minha irma tem 42anos´tem o corpo estavel e é baixa (não é gorda nem magra )tem 5anos que tem se queixado de dores fortissimas em todo o corpo a ponto de não conseguir varrer, não fazer nada so fica deitada ja fez inumeros exames e nada é constatado, por favor responda se ja viu alguém assim e me de algumas instruções ela sofre muito e tem um bebe de 5 meses que depende dela. obrigada que DEUS possa lhe abençoar grandemente!

  31. dinora comenta:

    23 setembro, 2010 @ 10:26 PM

    tenho muita dor nos joelhos fiz ressonancia magnetica e deu o seguinte:
    -moderado derrame intrarticular
    -pequeno cisto de baker
    -osteoartropatia degenerativa em articulações do joelho associado a lesões condrais/osteocondrais no compartimento patelo femoral
    -siscreta degeneração mucinóide do corno posterior do menisco lateral

    Por favor me ajudem a descobrir um tratamento eficaz DEUS OS ABENÇÕE

  32. silvia kelly domingo comenta:

    26 fevereiro, 2011 @ 9:35 AM

    bom dia,tem alguns anos que sinto dores no joelho mas de 2 anos pra ca,eu sinto dores horriveis,parece que tem caco de vidro dentro do joelho as pessoas põe a mão e sente ,até ficam apavorada com o que sente nas mãos,chegam a me dizer seu joelho deve esta podre,pois parece que tem vidro moido dentro ,não sei o que fazer onde morar os ortopedistas,não querem trabalhar pois nos olha mas nem colocam as mãos na enfermidade pra sentir,da a empressão que o paciente esta mentindo,sou uma pessoa que não tenho muitos recursos,pois não trabalho e dependo do meu esposo e filhos,pra sobreviver ,e onde mora tem deficinência de medicos principalmente nesta area medica ortopedia,peço alguma orientção,moro numa cidade chamada belfrod roxo no rio de janeiro,fiquem com DEUS E O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.Muito obrigado aguardo resposta.

  33. bete 42anos comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 5:58 PM

    tenho gonartrose bilateral eu mesinto tâo mau tenho tantas dores nos joelhos as veses tenho que fingir nÂo sinto dores pois nÃo quero preocupar minha familia descubri que esta espalhando estou sentido dor em todas as juntas e orivel sentirdor todo tempo

  34. josane santos comenta:

    13 março, 2011 @ 3:25 PM

    tenho 58 anos,estou acima do pêso mas estou fazendo regima perder o excesso,sofro de gonartrose no joelho direito ha 3 anos,tomo remédios constantes passados por ortopedistas mas sem resultado,v´rias vezes fiz fisioterápia,aplicaçõesde gelo e outras coisas,mas continuo do mesmo geito,muitas vezes grito de dores,não aguento andar e gostaria de saber se existe algum tratramento para esse mal?

  35. fatima comenta:

    14 maio, 2011 @ 5:16 PM

    tenho dores horriveis nos joelhos ,uma amiga me deu alguns comprimidos de um remedio ,no segundo dia que eu tomei fiquei praticamente curada,,perguntei para o meu farmaceutico se este remédio não era fabricado em laboratorios, e ele disse que tinha uma quantidade grande de cortisonas de cortisona ,este remedio não foi aprovado pela anvisa,mas dizem que este remédio da problema cardiaco ,preferi ficar com as dores,mas ele é tiro e queda.,ele é manipulado ,procure no gloogle se quiserem arriscar.

  36. ione andrade comenta:

    29 junho, 2011 @ 8:24 PM

    oi,preciso de uma informaçao muito importante tenho uma dor no lado de dentro do joelho direito que não passa com nemhuma medicação preciso de uma resposta pois não fiu no médico ainda tenho muita dor o dia inteiro a noite inteira e não consigo nem dormir mais o que devo fazer para isso melhorar estou me sentido muito depressiva devido a isso att IONE

  37. ione andrade comenta:

    29 junho, 2011 @ 8:25 PM

    preciso de uma resposta um tanto urgente att ione

  38. jose roberto comenta:

    19 agosto, 2011 @ 5:07 PM

    boa tarde eu tenho 51 anos segundo os medicos estou com gonartrose, quero saber,
    sobre os medicamentos so que eu jogo bola e caminho
    so que sinto incomodado direto e depois fica com uma dor bem fraca o dia toda

  39. anonimo comenta:

    4 outubro, 2011 @ 4:36 PM

    boa tarde eu tenho 51 anos segundo os medicos estou com gonartrose, quero saber,
    sobre os medicamentos so que eu jogo bola e caminho
    so que sinto incomodado direto e depois fica com uma dor bem fraca o dia todabom dia,tem alguns anos que sinto dores no joelho mas de 2 anos pra ca,eu sinto dores horriveis,parece que tem caco de vidro dentro do joelho as pessoas põe a mão e sente ,até ficam apavorada com o que sente nas mãos,chegam a me dizer seu joelho deve esta podre,pois parece que tem vidro moido dentro ,não sei o que fazer onde morar os ortopedistas,não querem trabalhar pois nos olha mas nem colocam as mãos na enfermidade pra sentir,da a empressão que o paciente esta mentindo,sou uma pessoa que não tenho muitos recursos,pois não trabalho e dependo do meu esposo e filhos,pra sobreviver ,e onde mora tem deficinência de medicos principalmente nesta area medica ortopedia,peço alguma orientção,moro numa cidade chamada belfrod roxo no rio de janeiro,fiquem com DEUS E O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.Muito obrigado aguardo resposta.
    Olá pessoal! Informações: Gonartrose é uma artrose localizada na articulação do joelho, ou seja, é de caráter inflamatório e degenerativo levando a uma deformidade da articulação. São vários os fatores que podem levar a uma gonartrose incluindo obesidade, qualidade de vida, alterações fisiológicas (metabólicas), hereditariedade, etc. O tratamento vai da medicação à fisioterapia ou simultaneamente específica a cada caso. Depende da idade, estado de degeneração articular, saúde sistêmica e outros. Aliado ao tratamento mudanças do hábitos de vida, adaptação à nova realidade. No último caso o médico ortopedista opta por cirurgia e colocação de prótese. É importante saber que a artrose é uma doença degenerativa progressiva. O processo pode ser retardado durante um bom tempo seguindo as orientações médicas, de um fisioterapeuta ou fisiatra.

    Procure um médico no início dos sintomas e siga corretamente o programa de fisioterapia.
    Não precisa deixar de viver! Encare a situação de forma realista, adapte sua rotina ao seu novo padrão de vida e seja feliz!

  40. anonimo comenta:

    4 outubro, 2011 @ 4:37 PM

    Olá pessoal! Informações: Gonartrose é uma artrose localizada na articulação do joelho, ou seja, é de caráter inflamatório e degenerativo levando a uma deformidade da articulação. São vários os fatores que podem levar a uma gonartrose incluindo obesidade, qualidade de vida, alterações fisiológicas (metabólicas), hereditariedade, etc. O tratamento vai da medicação à fisioterapia ou simultaneamente específica a cada caso. Depende da idade, estado de degeneração articular, saúde sistêmica e outros. Aliado ao tratamento mudanças do hábitos de vida, adaptação à nova realidade. No último caso o médico ortopedista opta por cirurgia e colocação de prótese. É importante saber que a artrose é uma doença degenerativa progressiva. O processo pode ser retardado durante um bom tempo seguindo as orientações médicas, de um fisioterapeuta ou fisiatra.

    Procure um médico no início dos sintomas e siga corretamente o programa de fisioterapia.
    Não precisa deixar de viver! Encare a situação de forma realista, adapte sua rotina ao seu novo padrão de vida e seja feliz!

  41. Carlos Adolfo comenta:

    27 março, 2012 @ 9:30 PM

    Tenho Gonartrose bilateral, constatada por exames. Gostaria de saber o que realmente devo fazer, se tem cura ? Pois convivo com fortes dores nos dois joelhos. Tenho 37 anos e meu médico falou que acha muito cedo para colocar uma prótese. Ele falou também, que tem uma injeção que é aplicada e que aliviaria bastante as dores. Realmente existe essa injeção ? O que vcs me aconselhariam ? De antemão, agradeço pela atenção.

  42. Joelma comenta:

    11 maio, 2012 @ 4:26 PM

    Estou com artrose nos dois joelhos,e tambem tenho esporao calacaneo nos dois pés,pra ajudar trabalho em pé o dia todo sou cozinheira em uma creche,estou tendo muita dor acho que o remedio não ta fazendo efeito,que fazer diante disso??????????????

  43. Syrthes Ferreira Junior comenta:

    24 maio, 2012 @ 8:18 AM

    Olá, estou com um problema no meu joelho direito que está me incomodando. Ele além de estalar ao subir ou descer escadas e até mesmo ao caminhar ele parece que está todo moido por dentro. É uma sensação desconfortável, faz um barulho chato e até as vezes ele quer travar. Eu passei por um médico ortopedista e foi tirado um raio x deste joelho. O profissional na época me informou que era bico de papagaio no joelho, estranhei, pois para mim bico de papagaio era apenas na coluna.
    Na época que este exame foi feito este joelho não estava “moido” por dentro. Alguém tem o mesmo sintoma, ou já passou por isso?

  44. Edilson Felipe comenta:

    4 setembro, 2012 @ 11:17 AM

    Tive o joelho direito operador aproximadamente à cinco anos,cirugia de ligamento dos minisculos cruzado anterior.Agora venho tendo dores e inchasos quando fico muito tempo pé, ou quando faço algum esforço, sem contar que ao subir ladeira bate um cansaço.Fiz uma nova Ressonância e os resultados foram os seguintes:
    Alterações pós-cirúgicas de reconstrução do ligamento cruzado anterior, com neoligamento normoposicionado.
    Sinais de meniscectomia parcial medial sem evidência de re-rotura no seu remanescente.
    Alteração degenerativa difusa do menisco lateral.
    Gonartrose com lesões osteocondriais nos côndilo femoral medial e platôs tíbiais.
    Condropatia patelar grau II
    Lesões condrais na tróclea femoral.
    Tendinopatia do quadriceps.

    Então existem algum medicamento a base de ervas que possa esta digerindo para melhorar?

  45. gisele comenta:

    19 julho, 2013 @ 1:45 PM

    mobility, colageno hidrolisado regenera cartilagem. indicado para artrose. acho q fortigel é da mesma fabricante

  46. TANIA PIRES FERREIRA comenta:

    23 janeiro, 2014 @ 7:50 AM

    Foi feito em mim a aplicação do Osteonil na clinica CREB e passei muito mal já na primeira aplicação, na segunda aplicação relatei a reação ao médico, e mm assim foi feito a segunda aplicação. Resultado, estou sem saber mais o que fazer, sinto dores horríveis constantemente, meu joelho esta cada vez pior, inchado, quente, parece que esta crescendo uma crista de galo na parte superior externa, e por conta disso , a coluna com 3 hérnias de disco na lombar está em crise. Peço ajuda em uma orientação o que fazer, já retornei nessa “CREB” só aproveitaram a chance para fazerem mais exames, passaram médicação que não adiantou e estou sofrendo muito sem poder exercer nenhuma atividade física, me sinto aleijada.

  47. neta lopes comenta:

    14 julho, 2014 @ 4:35 PM

    Tenho artrose nos dois joelho e no quadril o que eu faço para melhorar as doris

Deixe seu comentário aqui !