03 - fev
  

Necrose óssea

Categoria(s): Fisioterapia, Reumatologia geriátrica




Interpretação clínica

Mulher de 48 anos, obesa, raça negra, casada, 2 filhos de parto normal, queixando-se de fortes dores no ombro direito, que a impede de realizar os afazeres diários, há 1 semana. Refere estar na menopausa há 2 anos. Faz uso contínuo de corticosteróide para tratamento de bronquite asmática. Tem doença no sangue, porém não sabe dizer o nome. Foi feito o exame radiológico do ombro (anexo).

Como entender o caso?

necrose ósseaO exame radiológico revela da destruição da cabeça do osso úmero. Esse exame é característico da osteonecrose, ou seja, necrose avascular do osso. A morte das células ósseas resulta de interferência no fluxo sangüíneo arterial ou venoso.

A osteonecrose pode ser resultante de várias causas como: traumatísmo ou embolia gasosa (doença da descompressão), radioterapia e anemia falciforme, mas a terapia com glicocorticóides e alcoolísmo são as causas mais freqüentes.

O quadril (cabeça do fêmur), joelho (côndilos femorais) e ombro (cabeça do úmero), como no nosso caso, são os locais mais freqüentemente acometidos. A sintomatologia principal é de dor, de intensidade variável, relacionada ao grau de lesão óssea.

Os exames radiológicos podem ser normais no começo, mas a compressão do osso trabecular morto posteriormente leva a um contorno achatado e fragmentação da cartilagem articular, provocando osteoartrite secundária. A ressonância nuclear magnética é o exame indicado nas fase iniciais da lesão.

No caso em estudo alguns fatores pode ser os causadores da necrose óssea do úmero. A anemia falciforme deve ser lembrada nas pessoas da raça negra com doença sangüíneo, com cita a paciente, e o uso de corticosteróide nos quadros de bronquite. O risco de desenvolvimento de osteonecrose causada pelo uso de corticosteróides aumenta com a dose e o tempo de tratamento.

Tratamento

O tratamento da osteonecrose é a remoção da lesão com substituição por protese, e controle dos fatores desencadeantes, uso de corticosteróide e possível anemia falciforme.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


47 Comentários »

  1. MANOEL DO NASCIMENTO SANTOS comenta:

    20 novembro, 2008 @ 6:09 PM

    Após ler a materia sobre osteonecrose na cabeça do umero,achei que só eu tinha este problema no meu caso desde criança tenho crises convulsivas,já tomei vários tipos de medicamentos contra eplepsia,a ultima crise que eu tive sofri uma queda tive fratura da cabeça do umero esquerdo,sinto muitas dores mais a equipe medica não quer fazer uma cirurgia para colocar uma protese porque devido a minha idade 39 anos eles acham que sou muito novo para isso e eles também não sabem se a necrose que se formou no umero foi devido a queda ou aos medicamentos que faço uso,eles dizem que tem muito pouco tempo para meu ombro ter uma necrose desse formato pois sofri a queda em maio de 2008.gostaria de saber se além de uma protese existe um outro tipo de tratamento pois sinto muitas dores.

  2. veronica comenta:

    26 dezembro, 2008 @ 4:56 PM

    gostaria de saber se esse tipo de doença afasta do trabalho pois tenho essa doença no ombro direito e escrevo muito a noite a dor piora

  3. Roberta comenta:

    24 janeiro, 2009 @ 7:39 AM

    Bom dia!
    Tenho 26 anos e tiver osteonecrose na cabeça do femur das duas pernas, segundo meu medico isso foi causado pelo cortisona que tomei qdo tive aplasia medular, tomei apenas 5 meses.Comecei sentindo fortes dores e no raio-x não acusava nada, até que o medico que me operou solicitou a ressonancia magnetica foi qdo mostrou que eu tinha esta osteonecrose bi lateral femural.Fiz uma foragem e a perna direita quase não me encomoda, mas a esquerda, nossa, são dores muito fortes que ainda sinto principalmente qdo muda o tempo.Estou tb acima do meu peso, mas não consigo emagrecer.Tenho medo de ter que colocar uma protese mais para frente.
    O que posso fazer para evitar isso?
    Aguardo um contato.
    Obrigada!

  4. Roberta comenta:

    24 janeiro, 2009 @ 7:40 AM

    Há! Gostaria de saber também se posso me aposentar por esta doença?
    Grata!

  5. VALDELI comenta:

    28 janeiro, 2009 @ 8:41 PM

    BOA NOITE EU TENHO NECROSE DE ÚMERO HÁ 7 MESES, SINTO DORES IINTENSA DIA E NOITE . MEU MÉDICO ME DISSE QUE NÃO TEM O QUE FAZER . MAIS QUERIA DE SABER COMO VIVER ASSIM.

  6. roberta comenta:

    2 fevereiro, 2009 @ 10:26 AM

    Bom Dia!!!
    Para as pessoas que tem problemas com plaquetas baixa eu recomendo chá de cacau.

    Ferva 3 copos de água, apague o fogo e jogue a polpa do cacau dentro da água fervida, tome como água duarante todo o dia.

    Comigo deu certo, minha plaqueta subiram rapidamente.

  7. LadyCat comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 4:42 PM

    Desde criança sofro de uma enxaqueca cronica e periodicamente tenho crises pavorosas.Vivo sob o dominio da dor!Somente a minha Fé em Deus é que me ajudam a suportar .Não tenho mais esperanças de me ver livre das dores já tenho 55 anos.Ja eliminei tudo o que não posso comer do meu cardapio alem do mais sou vegetariana por amor aos animais,faço tratamento neurologico e ja fiz todos ostratamentos alternativos que pude.Meu marido e eu lutamos muito e infelizmente meu filho mais velho(33anos) também tem enxaqueca e eu me sinto culpada.Se alguem tem uma solução para mim por favor me mandem um e-mail.Obrigado.LadyCaty.16-fevereiro de2009-17:15hs

  8. TEREZA FERREIRA MARTINS comenta:

    12 maio, 2009 @ 4:29 PM

    TENHO 52 ANOS, EM MAIO DE 2007, FUI SUBMETIDA A UMA CIRURGIA DE MINISCO E CORREÇÃO DA PATELA NO JOELHO ESQUERDO, O MÉDICO QUE ME OPEROU NÃO RECOMENDOU O USO DA MOLETA E NEM BENGALA, APÓS A CIRURGIA TIVE ENCEFALÉIA POS RACK, POR 14 DIAS, VOLTEI A TRABALHAR APÓS 30 DIAS, NÃO AQUENTANDO DE DO PROCUREI O MÉDICO ELE SUGERIU UMA OUTRA CIRURGIA PARA VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO, FIQUEI COM MEDO E NÃO ACEITEI FAZER, FIQUEI MAIS 30 DIAS EM CASA SEM USO DE APOIO, O JOELHO INCHAVA E DOIA MUITO DIA APÓS DIAS VOLTEI AO MÉDICO ELE FEZ O PEDIDO PARA UMA NOVA CIRURGIA. TOMEI A DECISÃO DE MUDAR DE MÉDICO, O QUAL PEDIU UMA RESSONÃNCIA E PARA MINHA SURPRESA CONSTOU OSTEONECROSE III, ESTOU EM TRATAMENTO A 10 MESES, USANDO BENGALA, MAS SE ESFORÇO MUITO A DOR É INTENSA, SEGUNDO OS EXAMES RECENTES ESTOU COM GONARTROSE DE JOELHO E COM TRANSTORNOS DIVERSOS.
    FAÇO USO DE SULFATO GLUCOSAMINA 500MG, SULFATO CONDROITINE 400MG E CÁLCIO A BASE DE OSTRA, FAÇO HIDROGINASTICA 3 VEZES POR SEMANA.
    MEU MÉDICO VE A POSSIBILIDADE DE UMA PROTESE.
    MINHA PERGUNTA É: PORQUE SURGIU A OSTEONECROSE LOGO APÓS A CIRURGIA A LASER SE ANTES NÃO CONSTAVA NA RESSONÃNCIA ANTERIOR E SE DE VO COLOCAR A PROTESE LOGO.?

  9. ALBERTO DIAS VALERIO comenta:

    24 maio, 2009 @ 10:41 AM

    tenho 38 anos moro em varginha/mg tenho protese total de quadril direito femur direito e esquerdo, artroplastia total de umero direito e estou ainda para fazer mais uma artroplastia total de umero esquerdo, patela tambem esquerda ja apresenta necrose, se alguem puder me ajudar a compreender e a paralisar esses meus problemas já que ja mandaram meu sangue até para o exteriror para se invertigar e nada achou-se

  10. rogerio comenta:

    1 junho, 2009 @ 8:11 PM

    Boa noite! Estou com o resultado da ressonancia magnetica e foi diagnosticado necrose da cabeça do femur.Por favor qual a tecnica operatoria mais moderna hoje na medicina. Omeu muito obrigado.

  11. cesar augusto c. sousa comenta:

    8 junho, 2009 @ 2:42 PM

    Após resultado de ressonancia magnética recenteme foi dado esse diagnostico, fiz uma cirurgia chamada artroscopiada da cabeça do femur segundo o medico que me acompanha é o que existe de mais avançado no momento. a recuperação é lenta com vários medicamentos, porém osmedicis afirmam que teem obtido boms resultados.
    BOA SORTE!

  12. marco antonio de melo comenta:

    2 julho, 2009 @ 4:05 PM

    Caros amigos : Fiz duas cirurgias de artroplastia total dos quadris no INTO – Instituto Nacional de Traumato_ortopedia do Rio de Janeiro com Dr. Pina Cabral.Quando descobri esse enfermiade pensava que era câncer,entrei em pânico e comcei a investigar sobre essa patologia.Temos um site : amigos da ortopedia@groupsgrupo.com.br ,onde discutimos a melhor maneira de conviver com essa patologia com as pessoas que não podem fazer a cirurgia por motivos de saude,domicilio etc….Tenho hj 43 anos e descobri qdo. tinha 38…Descobri o INTO com meus amigos do grupo e parti para o Rio..fui tres vz entre consultas e a cirurgia.Hj estou feliz.Minha rotina de vida voltou ao normal.Caminho agora sem dores.Só nãome arrisco a correr ou jogar futebol ,mas é só receio meu de aprótese sair do lugar.As duas cirurgias fora excelentes.Eu indico sim,muito melhor do que descompressão.quem quiser mais detalhes é só me contactar :marcumelo@hotmail.com

  13. Bety comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:51 PM

    Tenho 23 anos e diagnosticado Esclerose Multipla no início desse ano, atraves do exame do líquor. Mas eu não tinha nenhum sintoma. O neurologista medicou com 40grs de corticóide, depois do de 3 dias iniciei com dores horríveis nas articulações, tive que tomar até morfina, de nada adiantou. Outro neurologista indicou que eu parasse com o remédio aos poucos, durou trez meses. Desde então não senti mais nada. Porém à 1 mês atras, fiz uma ressonância magnética das pernas que indicou osteonecrose (infarto ósseo) nos joelhos e tornozelos. Fiz então uma cintilografia que mostrou osteonecrose na cabeça, nos ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos. O mundo desabou, estou desesperada, fiz varios exames de sangue e não foi detectado nem lupus, nem fator genéticos, etc… Não sei oque fazer, pois meu médico só irá me atender daqui a um mês. Estou sem rumo. Alguém pode me dizer se a osteonecrose avascular tem cura? Depois do uso do corticóide é possível o osso se recuperar completamente? SOCORRO1111 Alguém me ajude…

  14. Paulo Mendes comenta:

    18 outubro, 2009 @ 7:55 PM

    Tive um acidênte de moto,e o médico me mostrou atravéz de tomografia a necrose no umero direito.esta bem avançada e doendo,alguém pode me informar se o único tratamento é a protese,será que tem algum medicamento que ajuda renovar esse osso ou voltar a circulação,o médico me falou que protese tem que trocar a cada 15 anos,fica com movimento limitado,tem perigo de rejeição,pode soltar do osso depois de colocada,é complicado,tenho 40 anos,mas sempre achamos que viveremos muito mais não é,gostaria de trocar informação,se alguém puder me ajudar sobre informação,agradeço,grande abraço a todos.

  15. Rafael comenta:

    28 outubro, 2009 @ 2:22 PM

    A voce LadyCat, existe uma clinica em Campinas São Paulo, somente relacionada a DOR. Trata apenas dores cronicas sejam elas aonde forem. Estou me tratando da enxaqueca e estou muito melhor, graças ao Dr Fabricio. O nome da clinica se chama SINGULAR Centro de Controle da Dor. Telefone 19-3325-1522. Vale a pena para quem apresenta dores … Fiquem todos com Deus

  16. rodrigo comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 11:53 PM

    Fiz uma cirurgia no umero esquerdo a 2 semanas coloquei placa e mais 7(sete) parafusos porem tenho varias duvida.
    Gostaria de saber se corro o risco de ficar com necrose ou com sequelas e nao poder ter movimentar meu braço normalmente e tambem se tem algum problema caso no futuro queira fazer algum atividade como musculação ou natação.
    E as vezes sinto umas pontadas muito forte no braço proximo de onde foi feito a cirurgia que vem de dentro pra fora e é insuportavel sera que é normal??

  17. Renan comenta:

    7 janeiro, 2010 @ 8:29 AM

    O meu pai fez uma protese em uma das pernas faz 5 anos e agora no frio ele esta sentindo dores insuportaveis, gostaria de saber se alguem sabe algum metodo e/ou medicamento para aliviar essa dor….
    Na outra perna, as dores estao começando tambem mas ele nao quer colocar outra protese, alguem sabe de outro tratamento ?? antes dele colocar uma protese, ele tentou um tratamento com celulas tronco mas nao deu muito certo ( foi em 2004)
    poderia me dizer se existe hoje um tratamento com celulas tronco que funciona mesmo ? ou entao outra sugestao ??
    espero que possa me ajudar, meu msn eh : raziel_fabri@hotmail.com
    Obrigado

  18. Gustavo Scandian comenta:

    13 julho, 2010 @ 12:01 PM

    Tenho necrose femural bilateral, os médicos estao indicando fazer descompressao ou colocar protese, ouvi falar de um tratamento com plaquetas, gostaria de saber mais sobre o assunto, e se é possível no caso de necrose. Grato.

  19. Hélio comenta:

    23 agosto, 2010 @ 5:22 PM

    Faz três meses que descobri ser possuidor de osteonecrose da cabeça femoral (bilateral). Socorro! Já fui em três especialistas no assunto. O primeiro me aconselhou a aguardar, porque pode melhorar sem cirurgia, além de me receitar alendronato de sódio semanalmente. Como a dor insuportável não aliviava, fui em outro médico. Esse me aconselhou a fazer a tal “foragem”, ou seja, descompressão do osso para ver se irriga melhor o sangue na cabeça do fêmur. Já o terceiro, mais radical, disse que eu tinha de colocar próteses nas duas pernas e das importadas…. Socorro de novo. Não sei o que faço, pois estou há três meses de muleta canadense e pelo andar da carruagem vou até o final do ano desse jeito para ver se tem alguma melhora (ou piora). Vale a pena esperar?

  20. Renan comenta:

    29 agosto, 2010 @ 12:53 PM

    Gustavo,
    oque eu sei foi que meu pai tentou uma vez enxerto de medula óssea…

    ——————

    Hélio,
    no caso do meu pai ele tinha 3 opçoes, tentar enxerto de medula óssea (na época a técnica foi desenvolvida
    nos EUA), colocar prótese ou então esperar alguns anos com dor para colocar a prótese porque ele é muito novo.
    Fez o enxerto mas não deu certo e como não aguentava mais de dor, resolveu colocar logo a prótese;
    ele anda normal, as dores pararam mas de vez em quando voltam e uma vez que colocou a prótese, ele deve operar
    mais ou menos de 10 em 10 anos.
    Já que no seu caso tem tratamentos alternativos, eu aconselharia você não descartá-los pois fazer a cirurgia para colocar
    prótese é muito radical…

  21. HENRIQUE comenta:

    8 setembro, 2010 @ 2:58 PM

    Boa Tarde,

    Estou com 28 anos e em Fevereiro foi diagnosticado necróse na cabeça do femur, logo após fiz a descompressão para tentar salvar a cabeça do femur, fiquei 02 meses sem apoiar a perna, mas após essa data começei a andar sem muletas, porém a dor não passou e agora não sei mais o que fazer. Tenho um irmão mais velho que também teve o mesmo problema com a mesma idade e ele colocou prótese no quadril e no femur, tive dois tios-avós que também tiveram necróse na cabeça do femur, porém eles já tinham mais de 70 anos.
    Alguém saberia me dizer se isso pode ser problema genético?

  22. Renan comenta:

    24 setembro, 2010 @ 12:52 AM

    HENRIQUE,

    Ainda não se sabe qual a verdadeira causa desta doença, mas o principal indício é problema genético sim.

  23. Elenice comenta:

    28 setembro, 2010 @ 11:54 AM

    Boa noite amigos… tenho 36 e estou com osteonecrose no fêmur direito há qse 4 meses… descobri recentemente, coisa de 1,5 meses através de ressonância… houve indicação de descompressão por dois ortopedistas, mas uma amiga me pediu para consultar uns médicos e fazer as aplicações citadas pela Tais…

    Confesso que minhas dores foram reduzidas à 5% …antes eu nao era ninguém para andar, dirigir, ou fazer qualquer coisa q me solicitasse equilibrio na perna direita.
    Na primeira aplicação de injeções de ozônio ja vi melhoras incríveis… depois começamos a associar PRP (plasma rico em plaquetas) e os médicos me pedem de 2 a 3 meses para repetir os exames e verificar se houve melhora no quadro ou a regeneração da necrose.
    Os médicos que me atendem, prestam serviços em SP, Bauru e Adamantina… se quiserem infos me enviem e-mail ebeluzzi@hotmail.com
    Uso muletas para evitar a deformidade da cabeça do femur que de acordo com os médicos ainda esta preservada.
    To na fé e na esperança !! Assim como desejo à vocês pleno reestabelecimento!!

  24. heraldo comenta:

    11 outubro, 2010 @ 3:16 PM

    tenho dores fortes nos joelhos, algumas vezes no quadril, dores que se deslocam,tirei raio x dous joelhos, nao foi diagnosticado nada, fiz tratamento com alguns anti-inflamatorios, mas nao resolveu. o que pode ser estas dores fortes ??

  25. joao henrique comenta:

    22 outubro, 2010 @ 5:36 PM

    tenho osteonecrose da cabeça femural BILATERAL, fiz a descompressão na perna esquerda, melhorou muito pouco, agora a direita doi demais, nao sei se faço a descompressão da direita ou faço logo a cirurgia de protese. tenho 28 anos.
    sobre as palquetas, tem algum resultado bom??

  26. Nelson De Carli comenta:

    8 novembro, 2010 @ 1:51 PM

    Aconselho aos que precisarem de protese de quadril ou joelho que procurem o Dr Mauro Meyer de Porto Alegre..
    Fiz os dois quadris um a 75 dias e o outro a 35 dias, estou me recuperando bem….

  27. Ennio comenta:

    12 novembro, 2010 @ 9:40 PM

    tenho lido sobre o assunto e parece que há boas perspectivas sobre o uso de célula-tronco para a regeneração do osso acometido da necrose, por isso estou tentando preservar ao máximo a esfericidade da cabeça do fêmur para tentar a cirurgia com células mais tarde.. Por enquanto faço tratamento com anticoagulante, com alendronato e artrolive. As dores já não sao frequentes. Também faço fisioterapia para manter a musculatura em forma, já que passo todo o tempo com minhas muletas. Prótese será o último recurso.

  28. marcelo comenta:

    4 janeiro, 2011 @ 4:11 PM

    Olá me chamo Marcelo e a 12 semanas estou com uma platina que vai da cabeça do úmero até o cotovelo, pois ele se quebrou em 3 partes 2 dedos acima do cotovelo; n. sinto dor estou usando uma calha de gesso e uma com ele, já retornei com ele45 dias após a cirúrgia dia 13 de dezembro ele fez uma avaliaçao e disse que eu voltasse dia 22 de fevereiro já que naqule momento ñ havia possibilidade de retirar o ferro pois o osso ñ estava colado e agora é que estava começando a se formar uns tais de calos ósseis, até lá eu estarei com 4 meses. Bom Dr. minha questão é que já ñ estou no estado onde isso aconteceu e pelo final do ano em meio as festas de comemoração tomei algumas cervejas e doses de whisk e fumei cigarro, isso durante alguns dias. Mas sinto que isso ñ me afetou pois ñ sinto dor apenas ñ mexo nem um centimetro meu braço até também por recomendações médicas apesar de que sinto que também ñ consigo, também sinto que ainda ñ está colado pois sinto o balançar mesmo com o fixador. Mais o que me deixa mais intrigantemente desesperado agora que estou lendo essa página é saber mais a respeito dessa necrose óssea pois os senhores que são médicos experientes e competentews sabem que um osso quebrado em 3 partes ñ é nada mel.
    Desde já obrigado pelo retorno que pesso a voces, um FELIZ ANO NOVO E QUE DEUS CONTINUE OS ABENÇOANDO!
    ME AJUDEM COM INFORMAÇÕES PELO AMOR DE DEUS Ñ ESCONDAM NADA DE MIM TUDO QUE EU QUERO É A VERDADE DOA A QUEM DOER…………… OBRIGADO!

  29. martha comenta:

    19 março, 2011 @ 11:49 PM

    ola meu nome e martha e tenho 23 anos , tbm tenho osteonecrose da cabeca femural, descobri a 1ano, esinto muitas dores,e ando mancando as vezes uso muletas, mas tenho vergonha alguem sabe alguma coisa para aliviar essas dores

  30. daiane dos santos rodrigues comenta:

    27 abril, 2011 @ 12:08 PM

    oi meu nome é daiane tenho 22anos tenho uma tia minha ela tem 55 anos ela esta com cancer nos ossos e esta muito avançado pq esta no corpo inteiro, minha tia começou a injar tda as pernas e os braços constatou uma tromboze ai os pès dela começaram a ficar preto as mâos ficou uma coisa muito estranho o médico dela fex exama e constatou que minha tia esta com
    necrose essa doença pode ter ocorrida por conta do cancer que esta muito avançado esta no corpo inteiro o cancer dela a necrose tem cura ou isso pode piorar mais ainda os pés dela esta tdo preto mesmo e com bolhas quando estora as bolhas è um bom sinal ou não so sei que minha tia esta sofrendo muito por conta dessa doença pq sera que ocorreu essa doença a necrose .

  31. marcos bispo de castro comenta:

    30 julho, 2011 @ 5:11 PM

    Oi meu nome é marcos tenho 30 anos estava jogando futebol e comecei sentir uma forte dor na perna esquerda e depois de alguns meses na direita e fiz uma ressonancia magnetica e foi constatado osteonecrose da cabeça femural e tenho indicação para colocar protese fazer artroplastia total do quadril mas isso não é para agora Sinti dores que já foram quase insuportaveis e agora amenizou depois que comecei a fazer fisioterapia diminui os anti inflamatorios o que tambem ajudou muito a diminuir a dor e melhorar os movimentos foi quando comecei a tomar glucosamina e condroitina .

  32. Debora comenta:

    31 julho, 2011 @ 11:58 PM

    Meu nome é debora,tenho 20 anos ,sofri um acidente de moto ,deu luxação no quadril.e tirei a ressonãncia constatou
    fratura na cabeça do fermu o medico disse q era para ter feito cirurgia,como ja se passaram um mes não pode fazer mais.
    o medico mandou aguardar porque so podera saber se vai comecar a necrozar depois de dois anos.e disse que ja posso cameçar a fisioterapia.estou com muito medo de mais tarde ter que colocar uma proteseou ficar com alguma sequela .por favor me dar uma opinião sobre o que fazer.
    boa melhoras para todos e vamos ter fé em deus porque só ele pode nos ajudar numa hora dessas.bjs

  33. Eliene comenta:

    25 setembro, 2011 @ 3:04 PM

    Por favor, estou desesperada, minha irmã está com osteonecrose dois joelhos, consultamos 16 medicos, no ultimo que detectaram está doença, mais não sabemos como é o tratamento, se tem cura? Me ajude, por favor!!!!!!!!!!!!!!!1

  34. solange comenta:

    8 outubro, 2011 @ 10:34 AM

    Bom dia, estou muito nervosa, pois descobri que tenho esclerose óssea na cabeça umeral esquerda possivelmente secundária a infarto, o que é isso? Estou com medo………Tenho anemia falciforme e acredito que isso contribuiu para que aparecesse essa esclerose……..

  35. juciara comenta:

    27 janeiro, 2012 @ 10:35 AM

    oi meu primo tem achatamento do umero,desde pequeno eu quero saber si tem tratamento e si pode aposentar?

  36. Marcela Dalla comenta:

    30 abril, 2012 @ 8:54 PM

    Tenho 29 anos e tenho necrose avascular no estágio IV na cabeça do fêmur. Gostaria de saber que tipo de prótese que se coloca nesse caso e se posso me aposenatr caso as dores continuem.

  37. Marcela Dalla comenta:

    30 abril, 2012 @ 8:57 PM

    Também gostaria de saber se a medicina está caminhando para algum avanço científico que descarte a prótese mesmo em casos de um estágio avançado.

  38. eder comenta:

    29 maio, 2012 @ 4:34 PM

    SE VOCES FOSSEM POLITICOS JA TINHA TUDO RESOLVIDO, MAS COMO E POVAO SOFRAO

  39. noemi souza comenta:

    2 julho, 2012 @ 12:17 PM

    sofri acidente fratura de ombro, fiz artrocopia , e ainda hoje tenho movimento limitado, durante a cicatrização houve formação tuberosa de uma especie de cartilagem , e sinto dores ..tenho 60 anos que fazer…. responda por favor…

  40. Lúpica comenta:

    14 julho, 2012 @ 8:35 PM

    * Sou portadora de Lupus eritematoso Sistêmico desde 12 anos de idade. Devido uso de corticoides e pela própria doença, fiz um infarto ósseo, necrose óssea asséptica ( = sem infecçao) no joelho, o que levou a uma cirurgia para colocaçao de prótese no joelho. Já troquei a prótese duas vezes,pois com os anos ela se desgasta.SUGESTÓES: 1- CONSULTEM UM ORTOPEDISTA ESPECIALIZADO NA ARTICULAÇAO ACOMETIDA, OU SEJA, PROBLEMAS NO OMBRO> CONSULTE ESPECIALISTA EM OMBRO. 2- CONSULTE UM REUMATOLOGISTA PARA INVESTIGAR OUTRA DOENÇA PRÉ-EXISTENTE. 3- USE SUPLEMENTO DE CONDROITINA + GLUCOSAMINA+ MSM, um nome comercial no mercado é o condrofle. NÃO É REMÉDIO, É SUPLEMENTO, AJUDA NA FORMAÇAO DA CARTILAGEM, ETC. E ALIVIA A DOR. 4- CUIDADO COM O AUMENTO DE PESO!ISSO CAUSA MAIS DOR. 5- A SOLUÇAO PARA ALGUNS É HOJE E SERÁ NO FUTURO PRÓXIMO TRATAMENTO COM CÉLULAS TRONCO. AINDA É EXPERIMENTAL, FAÇA APENAS DENTRO DE UM HOSPITAL QUE TENHA SUPORTE CASO ALGO SAIA ERRADO.ex infecçao. SÃO FEITAS MAIS DE UMA APLICAÇAO. TEM QUE FAZER FISIOTERAPIA PARA MOBILIZAR A ARTICULAÇAO OU OSSO DEPOIS, PARA QUE A CELULA TRONCO POSSA AGIR NAQUELE LOCAL,SENAO NAO FUNCIONA!!A celula tronco vai se transformar em celula ossea, de cartilagem, vai se multiplicar e repor o osso perdido, basicamente a idéia é essa.6-FAÇA EXAMES PERIODICOS, EX ANUAL, POIS PODE OCORRER DANOS EM OUTROS OSSOS. 7- SE OCORRER LESÁO INCAPACITANTE, EX PERDA DA ARTICULAÇAO, A SOLUÇAO É APENAS CIRURGICA,COLOCAÇAO DE PROTESE.Boa sorte a todos!

  41. catia dutra comenta:

    31 agosto, 2012 @ 6:07 PM

    Boa noite a todos,galera tenho LES ha 4 anos e depois de 3 anos tomando corticoide para controlar a doença,o medico q consegui,esta façanha, descobriu q tinha uma necrose bilateral de cabeça de femur porem so a a direita ,fez um derrame,onde primeiro o ortopedista fez uma forage e sem sucesso fizemos uma artroplastia de quadril direita.
    isso so tem 4 meses e posso dizer estou mt bem ,meu Lupus controlado e minha perna perfeita,então digo a vcs q se a solução for operar q afaçam pois vão viver mt melhor sem dores,eu chorei me descabelei,qd soube q teria q colocar a protese,mas não tinha outra opção,tenho 38anos e coloquei uma protese importada,q tem uma vida util de 30 a 40 anos,meu ortopedista Dr Rincon ,é excelente,o melhor especialista de quadril do RJ,então se tiver q fazer façam não tenham receio pq é mt pior viver com dor e tomando milhoes de remedios para ameniza-las!Bjs a todos!

  42. Nelson De Carli comenta:

    9 setembro, 2012 @ 12:19 AM

    Consultem em Porto Alegre com o Dr Mauro Meyer
    Ele me salvou.

  43. Maricelia comenta:

    15 setembro, 2012 @ 1:37 PM

    Doutor Daniel Codonho em Florianopolis SC
    Ele tbem é otimo medico

  44. cleide maria cassiano comenta:

    19 outubro, 2012 @ 11:55 AM

    BOA Tarde! Por favor preciso de vcs; tenho 46 anos e a 5 anos tenho desgaste do quadril direito.As vezes não consigo nem trabalhar de tanta dor.Quero saber se tenho direito a aposentadoria.Estou na fila do SUS para fazer a cirurgia mas tenho mto medo.Existe outros tratamentos q não seja a cirurgia? Por favor respndam. Obrigada.

  45. arlettefariapaschoal comenta:

    3 dezembro, 2012 @ 1:28 PM

    lcai e quebrei o osso do femur diteito teve que tirar pate do osso quebrado ecolocar protese de SILÈNIO felizmente o rx deu tudo bem ando sem nada normalmente mas os medicos diz que o esquecimento que ficou faz parte da anestesia muito forte o que usaram para essa cirurgia tenho 77anosnão ficou seguelas ando bem sem apoio mas tive reação forte ha anestesiafiquei delirando no inicio pelo menos e o que dizem não lembro de nada agora contenuo esquecida poe a culpa ainda na anestesia inha memoria pode voltaratravez de tratamento com pisquiatra ou neurologistaapenas esqueço algumas coisasmas do pesente doque dopassado esse lembro tudosoasvezes vou conversar equeço nome ou onde pus algumobejeto obrigda

  46. Ana Paula Rossato comenta:

    2 agosto, 2013 @ 12:55 PM

    estou muito preocupada pois meu pai precisa de uma prótese de quadril e recomendaram o dr. MAURO MEYER. Mas pesquisei na internet e tem reportagem do correio brasiliense falando sobre irregularidades nas proteses . Alguém sabe me dizer alguma coisa sobre ele??

  47. Alison Bueno comenta:

    22 outubro, 2013 @ 2:15 PM

    Boa tarde, eu tenho osteonecrose , na cabeça do úmero no ombro esquerdo com a prp pode haver melhora.

Deixe seu comentário aqui !