10 - jan
  

Sífilis – Doença Transmitida Sexualmente – Fase Secundária

Categoria(s): Caso clínico, Dermatologia geriátrica, Infectologia, Sexualidade e DST




Interpretação clínica – Sífilis secundária

Homem de 54 anos, viúvo há 2 anos, apresenta-se no consultório com história de manchas avermelhadas indolores no abdome, pescoço e dorso há 2 semanas. Nega febre, perda do apetite, problemas urinários ou intestinais. Acha que esta tendo reação alérgica ao antiiflamatório que está tomando para as dores lombares, causada por uma hérnia de disco, que o aflige há muitos anos. Exame físico normal, exceto pelas lesões cutâneas com bordas elevadas de cor rósea, nas regiões do abdome, pescoço, tórax, pernas, pés e palma das mãos. A figura ilustra o caso.

Qual a impressão diagnóstica?

Pode ser reação alérgica? Pode ser síndrome paraneoplásica?

As lesões cutâneas são indicativas de lesão sifilítica na forma secundária.

Lesões Eritematosas elevadas na pele, causadas pela Sífilis.

 

A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Muito estudada no passado e hoje pouco esquecida.

Clínica – a sífilis manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados.

A doença pode ficar no terceiro estágio estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doenças cerebrais e cardiovasculares.

Sífilis primária – A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada.

Sífilis secundária – Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés). A sífilis secundária surge cerca de 2 meses após o aparecimento do cancro, havendo erupções cutâneas generalizadas (rash maculares, roséolas, pápulas), sendo o acometimento palmo-plantar de grande importância diagnóstica.

Lesão secundária eritematosa na palma da mão, causadas pelo Treponema pallidumA ausência de prurido é importante no diagnóstico diferencial. Além disso pode haver um acometimento de mucosas, formando placas múltiplas assintomáticas em mucosa oral e sifílides papulo-erosivas em região anal e vulvar.

Pode haver o acometimento dos cabelos, pêlos e unhas, causando alopécia, paroníquia e aníquia. Os supercílios, cílios, bigode e barba eventualmente podem estar envolvidos.

Manifestações gerais também podem aparecer, como é o caso uveíte, hepatite, febre, emagrecimento, artralgias, cefaléia, astenia, meningite, micropoliadenopatia e esplenomegalia.

Sífilis terciária
– Após a sífilis secundária há um período latente, no qual a identificação da doença só é possível através de VDRL e antígenos treponêmicos como o FTA-ABS.

Diagnóstico: O diagnóstico da sífilis pode ser feito um raspado da lesão para pesquisa do treponema em campo escuro. Só é utilizado para a fase do cancro duro e lesões mucocutâneas da sífilis secundária. São evidenciados treponemas vivos.
Imunofluorescência direta: anticorpo contra o treponema.
VDRL (reação lipídica ou não-treponêmica): utiliza a cardiolipina. Os títulos em geral são altos nas treponematoses (acima de 1/16).
Reações treponêmicas: correspondem aos testes de Reiter, FTA-ABS, FTA-ABS-IgM teste de imobilização do treponema e teste de hemoaglutinação do Treponema pallidum. O mais utilizado é o FTA-ABS. Tornam-se precocemente positivas e continuma assim, mesmo após a cura.

Tratamento – O tratamento mais indicado para a sífilis é a utilização do mais antigo dos antibióticos: a penicilina. O maior problema do tratamento é o seu diagnóstico, visto que a sífilis pode ser confundida com muitas outras doenças.

Conclusão: O caso é de um quadro de sífilis secundária, em fase de contaminação onde o tratamento e a notificação obrigatória se faz necessário. Com trata-se de um viúvo, a possibilidade de uma relação não protegida existe, cumpre ao médico encaminhar o caso para o serviço médico do estado, para os procedimentos necessários.

Referência:

Azulay & Azulay – Dermatologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


58 Comments »

  1. Joice comenta:

    23 julho, 2014 @ 9:19 PM

    Boa noite.
    Tive os sintomas da sífilis e procurei um médico especialista. Fiz o exame VDRL e deu reagente (positivo) em 1/16. Iniciei o tratamento ontem com injeção benzetácil (muito dolirida), e no total tomarei 10 doses nos próximos 6 meses. Hoje durante o dia senti bastante dor moscular na região próxima onde tomei a injeção, e percebi que as manchas da mão aumentaram um pouco desde ontem. O aumento das manchas é normal? E a dor (risos) também? Para aliviar a dor fiz compressa quente mas não surtil muito efeito.
    Obrigada

  2. wanderson sá comenta:

    18 setembro, 2014 @ 2:50 PM

    caralho eu nao sei onde peguei essa infermidade,, o pior gente e q minha mulher estava gravida e descobril no fim da gravidez nao sei si fui traido espero q ñ, agora a familha dela esta toda contra eu e min culpando miNha filha nasceu i eles nem me deichão ver ela to muito mal gente,, sou um lixo um duente como eles estão falando;,,,( so por hoje… goiania Go

  3. Suellem comenta:

    19 dezembro, 2014 @ 12:34 PM

    Boa Tarde Gostaria Muitu De Uma Resposta , Bom Tive Uma Filha q Ja Tem 2 Anos No Comesso Da Gravides Saiu O Resultado q Eu Estava Com Sifles Me Tratei Corretamente Minha Filha Naiceu e Ficou No Antbiotico 10 DiAS Depois fiz uns exame nela e deu negativo graças a deus , agora estou gravida denovo e o resultado do vdrl deu 1/8 Fiz O Tratamento e Agora Esta 1/2 , Isso Significa Oque ja estou com 8 meses No Exame Deu 1/2 Reativo .pode me esplica si tem algum risco pro meu bebe por favor ?

  4. patricia comenta:

    4 janeiro, 2015 @ 7:32 PM

    Eu e meu marido tomamos o medicamento de penicilina mais estivemos relação sem camisinha pq o medico autorizou se nnos confia um outro mais mais meu marido continua com cacro dura sera q ainda estamos com a estamo com sífilis estou com muito medo quero me curar.
    Por favor me de uma resposta

  5. patricia comenta:

    4 janeiro, 2015 @ 7:44 PM

    Meu marido fez o exame de sangue e deu q ele estava com sífilis tomamos o medicamento de penicilina o medico falo que depois dos medicamentos era 99 por cento de cura e que podíamos ter relações sen camisinha se um confiarmos no outro mais o meu marido ainda esta com cancro duro sera q ainda estamos com essa doença querorme curar estou com medo mais não estou tendo sintomas nem um

  6. maria jose comenta:

    14 janeiro, 2015 @ 2:58 PM

    olha simone seu caso e facio de pensa o pai do seu filho deve ter e se vc toma o remedios e continuar tendo relacoes desprotegida com seu parceiro vc vai se contaminar novamente vc aparti de agora tem que usa camisinha sempre por que essa doença e transmisivel

  7. vitor comenta:

    31 janeiro, 2015 @ 6:56 PM

    Estava com feridas como sífilis e tomei 5 bezetacil no intervalo de 3 dias as feridas sumiram mais ainda estou com íngua é normal? Obrigado desde já…

  8. Anônimo comenta:

    14 maio, 2015 @ 11:46 AM

    Galera!

    Cada organismo responde diferentemente às complicações da doença. Isso dependerá por exemplo do sistema imunológico da pessoa.
    Eu li muitos relatos de mulheres e homens casadas(os) que contrairam a doença e estão se perguntando como isso aconteceu.
    Oi? Não sabem como aconteceu? é simples…TRAIÇÃO.
    Há muitos casados que até ficam com outros homens e mulheres, pegam doenças e levam pras esposas.

Deixe seu comentário aqui !