10 - jan
  

Sífilis – Doença Transmitida Sexualmente – Fase Secundária

Categoria(s): Caso clínico, Dermatologia geriátrica, Infectologia, Sexualidade e DST




Interpretação clínica – Sífilis secundária

Homem de 54 anos, viúvo há 2 anos, apresenta-se no consultório com história de manchas avermelhadas indolores no abdome, pescoço e dorso há 2 semanas. Nega febre, perda do apetite, problemas urinários ou intestinais. Acha que esta tendo reação alérgica ao antiiflamatório que está tomando para as dores lombares, causada por uma hérnia de disco, que o aflige há muitos anos. Exame físico normal, exceto pelas lesões cutâneas com bordas elevadas de cor rósea, nas regiões do abdome, pescoço, tórax, pernas, pés e palma das mãos. A figura ilustra o caso.

Qual a impressão diagnóstica?

Pode ser reação alérgica? Pode ser síndrome paraneoplásica?

As lesões cutâneas são indicativas de lesão sifilítica na forma secundária.

Lesões Eritematosas elevadas na pele, causadas pela Sífilis.

 

A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Muito estudada no passado e hoje pouco esquecida.

Clínica – a sífilis manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa é mais transmissível. Depois, ela desaparece durante um longo período: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em casos de indivíduos não tratados.

A doença pode ficar no terceiro estágio estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doenças cerebrais e cardiovasculares.

Sífilis primária – A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Após um certo tempo, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada.

Sífilis secundária – Se a doença não for tratada, continua a avançar no organismo, surgindo manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés). A sífilis secundária surge cerca de 2 meses após o aparecimento do cancro, havendo erupções cutâneas generalizadas (rash maculares, roséolas, pápulas), sendo o acometimento palmo-plantar de grande importância diagnóstica.

Lesão secundária eritematosa na palma da mão, causadas pelo Treponema pallidumA ausência de prurido é importante no diagnóstico diferencial. Além disso pode haver um acometimento de mucosas, formando placas múltiplas assintomáticas em mucosa oral e sifílides papulo-erosivas em região anal e vulvar.

Pode haver o acometimento dos cabelos, pêlos e unhas, causando alopécia, paroníquia e aníquia. Os supercílios, cílios, bigode e barba eventualmente podem estar envolvidos.

Manifestações gerais também podem aparecer, como é o caso uveíte, hepatite, febre, emagrecimento, artralgias, cefaléia, astenia, meningite, micropoliadenopatia e esplenomegalia.

Sífilis terciária
– Após a sífilis secundária há um período latente, no qual a identificação da doença só é possível através de VDRL e antígenos treponêmicos como o FTA-ABS.

Diagnóstico: O diagnóstico da sífilis pode ser feito um raspado da lesão para pesquisa do treponema em campo escuro. Só é utilizado para a fase do cancro duro e lesões mucocutâneas da sífilis secundária. São evidenciados treponemas vivos.
Imunofluorescência direta: anticorpo contra o treponema.
VDRL (reação lipídica ou não-treponêmica): utiliza a cardiolipina. Os títulos em geral são altos nas treponematoses (acima de 1/16).
Reações treponêmicas: correspondem aos testes de Reiter, FTA-ABS, FTA-ABS-IgM teste de imobilização do treponema e teste de hemoaglutinação do Treponema pallidum. O mais utilizado é o FTA-ABS. Tornam-se precocemente positivas e continuma assim, mesmo após a cura.

Tratamento – O tratamento mais indicado para a sífilis é a utilização do mais antigo dos antibióticos: a penicilina. O maior problema do tratamento é o seu diagnóstico, visto que a sífilis pode ser confundida com muitas outras doenças.

Conclusão: O caso é de um quadro de sífilis secundária, em fase de contaminação onde o tratamento e a notificação obrigatória se faz necessário. Com trata-se de um viúvo, a possibilidade de uma relação não protegida existe, cumpre ao médico encaminhar o caso para o serviço médico do estado, para os procedimentos necessários.

Referência:

Azulay & Azulay – Dermatologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


48 Comentários »

  1. Joel santos Diogo comenta:

    25 março, 2008 @ 3:20 PM

    DEPOIS DE ME RELACIONAR RÁPIDO COM ALGUMAS MULHERES, APARECERAM BOLHAS NAS AXILAS E PÉS, AINDA EU PERCEBO APARECIMENTO DE OUTRAS NAS MINHAS MÃOS, ALÉM DE CAUSAR O MAL ESTAR E DORES NA REGIÃO PÉLVICA. SÃO QUADRO DE GLAMÍDIA, CONORREIA E SÍFILIS. AS DUAS PRIMEIRAS FORAM TRATADAS COM PENICILINA ANTIBIÓTICO. E SOBRE O TRATAMENTO DA SÍFILIS, QUE PELO QUADRO É SEGUNDÁRIA, O QUE DEVO FAZER?

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    25 março, 2008 @ 3:35 PM

    Joel,
    Faça uma avaliação com médico dermatologista.
    Prof. Armando

  3. Alex comenta:

    11 abril, 2008 @ 11:38 AM

    A sififlis secundaria tem cura fazendo o tratamento adequado mesmo em pacientes imunodeprimidos? Pode existir residivas da doença, ou após o tratamento esta imune a ela.
    Grato

  4. luiz carlos comenta:

    20 maio, 2008 @ 6:25 PM

    QUADRO É SEGUNDÁRIA de sifiliso q devo fazer estou num beco sem saida sou casado e ñ quero passar pra minha mulher q medicação eu tomo

  5. ANTONIO JORGE comenta:

    18 julho, 2008 @ 8:20 AM

    OLA, TAVA COM SINTOMAS DE CANDIDIASE, SO QUE APARECEU AGORA UMA FERIDA COM PONTO BRANCO ONDE ARDE QD CAI AGUA E DOI QD APERTA E TA MEIO ALTO TIPO CAROÇO E TO COM INGUA NA PERNA ESQUERDA ACIMA DA REGIÃO PUBIANA E TA DOENDO, SERÁ Q É SIFILIS?

  6. simone comenta:

    16 setembro, 2008 @ 2:20 PM

    ola …. estava gravida de 3 meses quando abortei meu filho e descobri que esta com sifilis.
    a causa do meu aborto diz o medico.
    tenho 6 meses que fiz o trtamento mais ate hoje o resultando do exame continua o mesmo não sei o que fazer mais…..

  7. Ronaldo Silva comenta:

    17 outubro, 2008 @ 3:23 AM

    Tô no mesmo barco Luis Carlos
    Nao sei não o que vou fazer…
    Tenho 32 anos e pior que nem sei como peguei essa praga…

    Agora é esperar a penicilina funcionar….

    e atenção a todos…. sifilis é coisa séria e muito mais comum do que se imagina

    Boa sorte a todos

  8. Lilian comenta:

    9 novembro, 2008 @ 11:40 PM

    Meu pai tem 86 anos e apresentou um quadro de demência…qual foi nossa surpresa seu exame dar positivo para sífilis! Neurosífilis em estágio avançado….o que a princípio achávamos que era algo normal da idade, foi se complicando com o tempo! Difícil diagnóstico pois poderia ser mal de alzheimer entre outras doenças degenerativas!

  9. luciana comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 9:31 PM

    sifilis tem cura ou e igual a aids

  10. Anônimo comenta:

    22 abril, 2009 @ 9:22 PM

    tratei no início da gravidez,minha filha poderá ter problemas/

  11. lilian duarte comenta:

    3 junho, 2009 @ 6:55 PM

    meu pai tenta ha muito doar sangue mas é barrado, pois nas amostras sanguineas acusa a presença da bacteria sifiles. minha pergunta é a seguinte, tenho 33 anos sou casada e tenho 3 filhos, nos meus exames pre-natais não apresentaram a bacteria. quais as probalidades de eu ou meus filhos terem a bacteria?
    quais as consequencias disso? como meu pai pode saber mais sobre esse diagnostico,e pois já tem 56 anos e tem acusa essa bacteria desde os seus 23 anos de idade. e ainda qual as providencias para minha mãe?

  12. EDNA S FERREIRA comenta:

    15 julho, 2009 @ 6:34 AM

    OLÁ BOM DIA.
    TENHO 42 ANOS,DESCOBRI QUE TENHO SIFILIS E TRATEI C/ BEZETACIL,CONTINUEI FAZENDO OS EXAMES DE 1/320 CAIU P/ 1/180 ESSE RESULTADO POR + DE 10 MESES, HOJE PEQUEI O RESULTADO DE EXAME DE ROTINA E VEIO 1/320 DE NOVO. PORQUE ESSE RESULTADO ESTA POSITIVO DENOVO APOS O TRATAMENTO?TENHO QUE TOMQR INJEÇÃO NOVAMENTE?
    OBRIGADA.

  13. sandra comenta:

    24 julho, 2009 @ 10:00 PM

    ola.. tenho 26 anos e com 20 anos fiz um exame e deu q eu tinha sifilis mais nunca me deu nada ne uma dor nada. e nao sabia q a doenca era tao seria asim mais agora ja tenho 26 ano e tenho dor de cabeca como eu faco tem cura ja q eu deixei passa 6 anos e sou casada a 3 anos e tenho medo do meu marido me deixar por causa disso por favor me ajude q eu fasso….

  14. Camila comenta:

    8 setembro, 2009 @ 8:37 AM

    Caramba SANDRA vc tem Sifilis a 6 anos e nunca se tratou?
    PQ?
    Sei que a doença tem cura e tal,mas creio que depois de tanto tempo ( e sem ser tratada) ela deve causar muitos danos para vc !!
    Olha querida,não sendo chata ou ignorante contigo,pq invez de vc ficar pesquisando em internet pq não procura um médico?
    Pro seu bem,quanto ao marido se ele te largar é pq não gosta realmente de vc ,
    não perca tempo e vá a um hospital ok beijo

  15. evellen larissa comenta:

    10 outubro, 2009 @ 1:26 PM

    meu primo estava com conorreia ficou internado pois seu caso era grave, nao entedemos bem o que ele tinha foi varios exames para descobrir mas esta bem e em ksa

  16. marcos comenta:

    12 janeiro, 2010 @ 1:14 PM

    tenho sifilis segundaria ja faz 20 dias que tomei as doses de penicilina.as erupcoes secaram e agora estou me alimentando bem.mas tenho dores articulares e dor de cabeca.e normal?essas reacoes irao desaparecer?

  17. Andreza comenta:

    25 janeiro, 2010 @ 4:57 PM

    O que tem de médico tratando sifilis errado não é brincadeira. Qualquer pessoa com exame sorológico (VDRL + FTA-abs) reagente para Sifilis, deve ser submetido ao exame do liquor, caso contaminado, o tratamento é diferente. No primeiro caso usa-se a penicilina via muscular, e no segundo caso usa-se endovenoso. Caso o tratamento seja inadequado, o individuo vai morrer de tanto tomar bezeta na poupança e os títulos podem até diminuir, mas qdo menos esperar sobem de novo.. Entendo bem dessa doença, pois tive esse problema com uma pessoa muito próxima, o problema resolve, mas o tratamento tem que ser adequado, pois caso contrário pode evoluir para sifilis terciária causando problemas neurologicos e cardiovasculares, sem falar em transmissão fetal.. quem precisar de ajuda pode me escrever drepop@hotmail…

  18. Fernando Sodre comenta:

    29 agosto, 2010 @ 4:41 PM

    Olá, boa tarde.
    Sofro com sífilis há 05 anos.
    Desde o 1º ano faço o tratamento, mas sempre errado.
    Alguns médicos receitavam 1 dose intramuscular por 3 semanas e a titulaçao caia ( 1/8), , mas nunca negativava.
    Somente o atual infectologista me explicou que o tratamento são 02 de 1.200.000 UI por 03 semanas, ou seja, 06 doses!
    Nesse interim, sentia dores articulares e a cabeça “pesada”, fora que perdi muito cabelos ( caiam muitos mesmo)!
    Iniciei as duas doses por semana na semana passada e meus cabelos já estão mais cheios e a cabeça está melhorando.

  19. Daniel Moura comenta:

    9 setembro, 2010 @ 8:56 PM

    Olá Pessoal,
    Escrevo como forma de desabafo, pois estou sofrendo com o diagnóstico de Sifilis que recebi ontem, provavelmente secundária e iniciarei o tratamento na próxima semana. No meu caso apareceram umas machas vermelhas em todo rosto e couro cabeludo parecida com uma reação alergica e está coçando muito; meu Dermatologista não conseguia resolver, ai pedi para fazer o teste da Sifilis e batata! Ja é a segunda vez que enfrento esse problemas gostaria de saber se o virus é negativado ou apenas fica por um período de latencia. Fiz todo o tratamento a 5 anos atras e estou muito decepcionado por me contaminar novamente. Acreditem essa doença é mais comum e perigosa do que pensamos e voces não estão sozinhos nessa batalha. Alguem sabe informar se os postos de saúde oferecem tratamento gratuíto?

  20. Vivian comenta:

    6 janeiro, 2011 @ 1:08 PM

    Estou desesperada!!!!!!!!
    apareceu uma macha em forma circular vermelha no meu pé e coça muito
    vou no medico amanha estou comedo do resultado. o sintomas é de coceira ?
    Pode ser outra doença não estou preparada para receber essa noticia .

  21. paty comenta:

    29 janeiro, 2011 @ 6:33 PM

    Estou gravida de tres meses,já tive sifilis no valor de 1/16 fiz o tratamento e caiu para 1/2 mas não fica negativo.É normal ficar esse valor?Porfavor me deem uma opnião,estou desesperada,e muito preocupada com meu bebê..

  22. Lu comenta:

    13 fevereiro, 2011 @ 6:48 PM

    Há uma semana atrá descobri que estou com sífilis. Minha médca receitou 2 aplicações de benzetacil(1.200.000) em cada glúteo. Ontem foi o 2° dia! Falaram que as injeções eram terríveis, mas graças a Deus, não são tão ruins assim, a dor é extramamente suportável, ainda mais quando você sabe que é para sua saúde. Mas estou com muito medo de não me curar! Até agora as manchas na minha mão e nos pés não sairam. Às vezes acho que estão clareando, às vezes acho que não! Sei lá, estou muito confusa! Alguém aí já se curou?????

    Obrigada! Saúde a todos!

  23. aliane comenta:

    1 abril, 2011 @ 9:46 PM

    minha mae depois d 23 anosa paos o contagio da doença descobriu so que ja perdeu a visao d um olho e corre o risco d perde o outro mim ajudem

  24. andressa comenta:

    13 julho, 2011 @ 11:09 AM

    se meu exame deu 1/2 estou cm sifilis?

  25. thiago comenta:

    18 julho, 2011 @ 7:47 PM

    fiz meu exame e peguei o resultado hoje dia 18/07/2011
    deu positivo para sífilis 1/1024. Me disseram que é muito alta,há possibilidades de eu estar com essa doença a mais de 2 anos sem saber? Espero que sim,pois fazem 2 anos de namoro e nunca fiz nada de errado, só não sei como minha namorada vai reagir, pois com certeza ela também está. Não sei nem como falar a ela, tenho medo que ela me deixe…….

  26. vanessa caetano comenta:

    2 setembro, 2011 @ 4:15 PM

    por favor,,me tirem uma duvida,,
    se a injeção de benzentacil,, provoca um aborto,,
    pq tenho uma amiga q estava gravida de 4 meses e tomou ,,a injeção,, e ela abortou,,,
    sera q isso funciona mesmo,,
    e qual o risco da reação,,,,
    presciso da resposta o mais rapido possivel
    des de ja agradecida
    vanessa

  27. manoel comenta:

    6 setembro, 2011 @ 8:18 PM

    descobi q estou com sifiles a 4 dias, neste mesmo dia tomei a bezetacil, só q até agora ela não fez efeito.
    gostaria de saber com quantos dias desaparece a enfermidade??? e quando eu posso ter relação sexual sem camisinha novamente, pois arrumei uma namorada e ela n sabe.

  28. JOANA comenta:

    25 setembro, 2011 @ 4:55 PM

    DESCOBRI A SIFILIS A DUAS SEMANAS MEU DE 1/64 ESTOU ENLOUQUECENDO POR NAO SABER A QT TEMPO EU PEGUEI E SE EXISTE UM EXAME OU UM PROFISSIONAL QUE POSSA ME RESPONDER ISSO POIS SO CONSIGO IMAGINAR QUE MEU MARIDO ME TRAIU.JA FIZ O VDRL E O FTA SBS E DEU REAGENTE.PELO AMOR DE DEUS ALGUEM ME INFORMA ALGUMA COISA CERTA PQ NAO AGUENTO MAIS
    E TEM MAIS EU DOEI SANGUE A 1 ANO E 4 MESES,ENTAO SIGNIFICA QUE EU CONTRAI A DOENÇA DENTRO DESSE TEMPO^?TENHO A CARTEIRINHA DE DOADOR,E MEU MARIDO NEGA A TODO TEMPO QUE ELE NAO FICOU C NINGUEM .SE EU SO TENHO RELAÇAO COM ELE ENTAO EU PEGUEI AONDE?

    POR FAVOR ME RESPONDAM

  29. flavia comenta:

    28 setembro, 2011 @ 4:13 PM

    peguei sifilis do meu ex marido tenho machas e nunca sumiu gostaria de sabe se vai sumi essas machas e com quanto tempo e meu primeiro exame deu 1/32 tomei duas doze de bezetacil fiz outro e deu 1/64 em vez de deminuir fez foi aumenta ?

  30. RITA DE CASSIA PRADO comenta:

    13 novembro, 2011 @ 8:35 AM

    BOM DIA AOS PORTADORES DE DST´S CUIDADO COM OS MEDICAMENTOS TEM QUE SER TOMADO NA HORA,E DIA CERTO PARA OBTER A CURA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL

  31. Katia comenta:

    1 dezembro, 2011 @ 2:12 PM

    Após tratamento com benzetacil (7.200 UI) para sifilis, quanto tempo depois posso ter relacoes sexuais com meu novo parceiro sem camisinha?
    Obrigado

  32. eliane comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 2:03 PM

    a sifilis secundaria tem cura com os medicamentos serto

  33. maira comenta:

    7 fevereiro, 2012 @ 12:07 PM

    Sifilis coça o corpo ?? uns dizem q sim outros não!!!!!????

  34. anderson comenta:

    7 fevereiro, 2012 @ 4:27 PM

    gostaria de saber: fiz o exame de vdrl e o meu deu positivo 1/16 fiquei arrasado por talvez ter passado para minha namorada mas ela fez o exame eo dela deu 1/32 gostaria de saber se isso tem aver com o tempo q estamos com a doença ou nao interfere em nada pois se for o caso eu cotrai dela entao

  35. ana Paula comenta:

    21 fevereiro, 2012 @ 4:42 PM

    Estou com sifilis já tomei as bezetacil e nada adiantou quero saber se há como está sendo contaminada por alicates ou pé que descamam pois sou manicuree tem mais de 4 meses que não tenho relação com ninguem

  36. VAGMAR comenta:

    18 março, 2012 @ 2:21 PM

    gostaria de saber se com uma semana fazendo o exame para sifilis já é possivel detectar , e com uma semana ja aparece os sintomas nos genitais .tnho um amigo que tem está suspeita e medo de ir ao medico para realização do exame

  37. nayra comenta:

    21 março, 2012 @ 8:00 PM

    Ola Gente,vocês q estão com medo dessa dst,ñ fiquem preoculpados ñ se vcs fazerem o tratamento certnho vai ter cura,é só vcs ñ ficarem colocando na cebeça,mais tem q ser rapido o tratamento,se pegou uma vez pode correr o rsco de pegar de novo,eu perdi meu bebe no dia 27 de janeiro de 2012 então eu ñ sabia q estava,pq no meus exames do PN,ñ deu nadah o meu deu 1/128 ja estava indo para o segundo estago então eu estou fazendo o tratamento,agora no dia 2 de abril irei pegar meu,exame eu Com fé em Deus vai dar td certo.muitos de vcs acreditam muito em médicos,gente confie no Senhor,toda Doença tem cura,pros médico pode ñ ter,mais p Deus nada é inpossivel,mas ñ adianta pedir para o senhor curar sem ter fé,Deus é o úNICO MÉdico q sabe de todas as coisas então quando fou dormir ao invés de deitar logo faça uma oração conversse com Deus,fala tudo q vc está sentindo e q vcs estão disposto a mudar por ele pq só ele p nos ajudar,Fiquem com Deus,bjos

  38. Michaevany comenta:

    25 março, 2012 @ 2:53 PM

    Noss amei saber sobre a sifilis é muito importante para mim ainda mais que trabalho em um centro de strip

  39. jo comenta:

    12 abril, 2012 @ 11:55 PM

    obrigada naayra…vc disse tdo q eu precisa escutar…q Deus t abençoe…e abençoe a todos nós…se Deus kiser vai dar tdo certo…bjss

  40. rick comenta:

    16 abril, 2012 @ 2:29 PM

    Gente descobri a pouco tempo oq é sifilis,e eu peguei isso constou no meu exame medico pois amanhã tenho consuta marcada,estou morrendo d medo,e essa semana apareceu em meu rosto uma mancha e ela coça,quero saber c isso tem cura msm ou é os medico q fala q cura mas não?
    tenha uma boa tardee galera!!!

  41. naiana godoy comenta:

    5 maio, 2012 @ 2:42 PM

    gostaria saber.. eu descobrir agora e sifilis 1/1 q doença tem cura? quanto tempo cura que saindo no doença? me resp ta urgente..

  42. julio comenta:

    3 julho, 2012 @ 10:10 PM

    fiz exame e o resultado deu 1/64 fiz tratamento com bezetacil 1200.000 duas doses uma em cada nadega , pos isso fiz novamente o exame caiu para 1/16 ;passado 3 meses amanha vou fazer de novo espero nao ter nada , mas so fiz o exame porque me apareceu manchas vermelhas no corpo fui ao posto de saude ela fiz o tratamento na hora , se vc pegou nao te assusta vai ao posto de saude faz o tratamento vc vai se curar. ok

  43. Rosangela comenta:

    23 agosto, 2012 @ 9:00 AM

    eu queria saber se vcs tem alguma sugestão do devo fazer quando se leva uma injeção na nadega e fica um alteração (calombo)na pele,ficando mais alto e duro do q a outra nadega o que dever ser feito .me ajude por favor!

  44. rafaely comenta:

    27 outubro, 2012 @ 3:58 AM

    oi descobri que tinha sifilis,me trarei tomei as enjesoes mas nao vouteei mas no medico e agora estou com sintomas de coseiras na mao no corpo e nos pes e problemas de estomago pode ser a secundaria devo toma novamente o remedio
    obrigada

  45. Bruno comenta:

    19 novembro, 2012 @ 9:14 AM

    Oi, tenho a sifilis e o meu medo é ter HIV tambem.
    Alguem ja passou por isso ? Tenho varios sintomas que coincidem tanto quanto a Sifilis quanto o vírus do HIV.

  46. Carlos comenta:

    27 novembro, 2012 @ 9:08 PM

    Bruno. Boa noite. Faça os testes rápidos que acontecerão no próximo sábado, dia 01 de dezembro, para diagnósitco de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Tegaranto que os testes sãos confiáveis. eu fiz e dosi dias depois refiz os mesmos exames em um laboratório convencional e os resultados foram identicos. É importante. dá medo, um aperto no coração por pensar no resultado positivo, mas é natural, infelizmente. O meu foi positivo para sifilis e os demais negativos. Já fiz o tratamento e estou no aguardo para repetir o exame de vdrl para comprovar a cura da sifilis. tenha força. Paz e saúde.

  47. wadson comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 12:50 AM

    olá pessoal …li alguns dos comentários feitos aqui e vi que muito do que foi falado bate com o que to sentindo agora ,,,estou com mancha avermelhada no pé esquerdo e coça muito ,,tbm tenho algumas pústulas parecidas com espinhas na região das costas essas tbm coçam e percebi que to perdendo cabelo procurei um dermatologista ele tirou fotos dos locais onde apresento mancha e pústulas fez um pedido de exame de snague para sifilis ,hepatite e hiv mas eu to solteiro e sem relações sexuais a dois anos ,fiquei sabendo que a sifilis pode ser contraida atraves do beijo tbm. ontem eu fiz o exame to esperando o resultado. não to me preocupando não pois sou enfermeiro e sei que tudo tem tratamento e se Deus quizer vai dar tudo certo. mesmo eu achando que posso estar com sifilis tenho muita fé e Deus e ele me conforta assim como a nayra disse basta ter fé e acreditar , e tudo será da forma como o pai quer.se eu estiver mesmo com sifilis vou me tratar e tenho fé que vou me curar. abraços a todos vcs.

  48. roberta comenta:

    23 maio, 2013 @ 10:43 PM

    fiz o exame de sifilis e deu positivo mas eu nunca tive relaçao sem camizinha como peguei .. vou procura um medico especialista pra fazer o tratamento mas to com medo que n tenha cura

Deixe seu comentário aqui !