05 - jan
  

Câncer de Próstata

Categoria(s): Câncer - Oncogeriatria, Dicionário, DNT, Medicina ortomolecular, Programa de saúde pública, Sexualidade e DST, Urologia geriátrica




O Câncer de Próstata representa 15,6% dos óbitos por câncer no estado de São Paulo.
O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens com mais de 50 anos, depois do câncer de pele. De acordo com o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, estima-se 540 mil novos casos de câncer de próstata no mundo em 2005.

Câncer de próstataNa fase inicial do câncer de próstata, o paciente não sente nada. Nesta fase, o tumor só é detectado através de exames clínicos e laboratoriais de rotina (toque retal e a dosagem de antígeno prostático específico ou PSA). É nesta fase, também, que o tratamento é mais eficiente. Porém, muitos homens deixam de fazer o exame por preconceito e acabam por serem diagnosticados numa fase mais sintomática da doença, dificultando o tratamento.

Na fase sintomática, os pacientes se queixam de dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de bexiga cheia sempre, mesmo após urinar, e raramente sangramento na urina. Dores nos ossos podem ser sinal de uma doença mais avançada (metástase). Além disso, a anemia, a perda de peso e o aparecimento de ínguas no pescoço e região inguinal podem ser a primeira manifestação da doença.

É recomendado a todo homem a partir dos 45 anos realizar o toque retal e a dosagem do PSA, principalmente aqueles com histórico familiar de câncer, independente de sintomas. No caso de toque anormal e ou PSA elevado, o paciente deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Os fragmentos obtidos serão levados ao exame anátomo-patológico, e uma vez confirmado o diagnóstico, o tumor deverá ser estagiado, a fim de que se possa saber se o tumor está confinado à próstata ou se já invadiu órgãos adjacentes (bexiga, vesículas seminais, reto) ou se já enviou metástases. A cintilografia óssea é o exame mais útil nessa fase e nos dá informações quanto a metástases no esqueleto. Exames como a fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografias de tórax e radiografias do esqueleto, podem ser pedidos eventualmente.

O tratamento é baseado na classificação e no estadiamento do tumor (mais ou menos malignas e localização). Para os tumores localizados dentro da glândula, a prostatectomia radical e a radioterapia são as primeiras opções e consideradas curativas. Tumores que avançam para fora da próstata, mas sem evidência de metástases, são geralmente tratados com radioterapia. Os tumores metastáticos são paliativamente controlados com hormônios femininos, orquiectomia, drogas anti-androgênicas ou análogos do LHRH.

Entretanto, o tratamento é controverso por apresentar muitas variáveis como a idade do paciente, níveis de PSA, estágio do tumor e tipo histológico. Além disso, deve-se discutir com o paciente as complicações do tratamento, já que pode causar impotência, incontinência urinária, diminuição do libido, problemas psicológicos, entre outros.

O prognóstico depende do estádio (extensão) e grau histológico (Gleason), principalmente. Se o câncer é localizado e se o paciente realizar uma prostatectomia radical, a sobrevida em dez anos pode atingir 90%, sendo equivalente à da população normal. O índice de recorrência local após cinco anos é de 10% contra 40% da radioterapia. A radioterapia utilizada no câncer de próstata localizado ou localmente avançado (fora da próstata, mas sem metástases) apresenta biópsias positivas de 60% a 30% dos casos quando realizadas seis meses e dois anos respectivamente após o tratamento. Nos casos metastáticos, o tratamento é paliativo e o prognóstico bem mais reservado.

Seja qual for a doença, a prevenção sempre é o melhor remédio e no câncer não é diferente. Por isso, um diagnóstico precoce, uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parecem estar associados a uma diminuição no risco para esse tipo de câncer. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção. Os estudos com Vitamina E, Vitamina D, Selenium e Lycopene (esse último presente nos tomates) na sua forma natural ou como suplementação dietética são os mais consistentes em demonstrar essa associação. A raça também é considerada um fator que deve ser elevado em conta na prevenção do câncer de próstata. Aparentemente, essa diferença racial se dá pelo nível de testosterona circulante em cada raça. Porém, outros fatores que podem estar distribuídos de forma diferente nas raças podem ser responsáveis por essa diferença na distribuição desse tipo de câncer. De qualquer forma, homens da raça negra devem dar uma atenção especial para esse risco elevado e fazer os exames de detecção precoce rotineiramente.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – O grupo etário de 20 a 59 anos corresponde a 41,3 % da população masculina ou a 20% do total da população do Brasil. Ele corresponde a parcela preponderante da força produtiva, e além do mais exerce um significativo papel sociocultural e político. Porém, os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades, cultivando o pensamento mágico que rejeita a possibilidade de adoecer. Além disso, os serviços e as estratégias de comunicação privilegiam as ações de saúde para a criança, o adolescente, a mulher e o idoso. Assim o Ministério da Saúde, a Secretaria de atenção à Saúde e o Departamento de ações programáticas estratégicas elaboraram, em novembro de 2008, o manual com aos princípios e diretrizes da política nacional de atenção integral à saúde do homem.

Acesse ao icone ao lado para saber mais a respeito

Referência:
INCA – Instituto Nacional de Câncer [on line]

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


95 Comentários »

  1. Ricardo Pessôa comenta:

    4 fevereiro, 2008 @ 2:28 PM

    PSA+Toque Retal+Ultrasson não são efetivamente seguros no diagnóstico. Ressonância +Espectroscopia são procedimentos de primeira escolha. Atentar que, pela dimensão do câncer em fase inicial, os primeiros procedimentos podem não resultar em sucesso.

  2. luiz comenta:

    5 março, 2008 @ 12:30 AM

    estoua escrever um livro de fitoterapia sobrte a próstata. Voltaremos a nos ver.lemefranco.

  3. Ricardo Mesquita comenta:

    9 abril, 2008 @ 11:21 AM

    Tenho cancer de próstata, estou na escolha de definir o tratamento. Minha lesão está no estadio inicial e pensando no tratamento, acho que se a radioterapia destrói as células cancerosas e ao mesmo tempo destrói as células boas e a prostatectomia extirpa toda glândula prostática, então qual a saída? devo preferir um tratamento menos envasivo estou certo?

  4. Maciel comenta:

    2 maio, 2008 @ 4:24 PM

    A minha preferência foi a radioterapia. Hoje, estou curado. A minha lesão estava em estado inicial. A radioterapia conformacional não destrói as células boas. Fiz tratamento em Recife, no Hospital Português, com Dr Ernesto Roesler. Estou feliz. Para mim, câncer é problema resolvido. O meu psa era 13,7. Hoje, 7 meses depois do tratamento é 2,3 e vai baixar mais. Hoje, eu vejo que câncer tem solução.

  5. diegolino comenta:

    7 maio, 2008 @ 10:01 PM

    que material é usadi na prostatectomia

  6. davi comenta:

    20 maio, 2008 @ 1:46 PM

    achei muito bom

  7. gilda comenta:

    21 maio, 2008 @ 1:22 PM

    Ola! gostei muito deste espaço,muito bem esplanado o assunto.Mas estou procupada porque fala do assunto ,mas não fala dos cuidados que devemos ter com o idoso com o cancer.

  8. Catarina comenta:

    7 julho, 2008 @ 8:34 PM

    Gostaria de mais informações sobre cancer de prostata, mais especifico (raspagem de testículos)
    Obrigada

  9. Paulo comenta:

    22 agosto, 2008 @ 11:55 PM

    Em maio de 2005 tive um diagnóstico de adenocarcinoma de próstata, após uma ultrasonografia transretal com biópsia. Fui submetido a uma prostactomia radical, isto é, a retirada total da próstata como o único recurso para que eu continuasse vivendo. Meu PSA na ocasião era 4,39 ng, um pouco acima do tolerável. Hoje, 03 anos após a cirurgia meu PSA é de 0,01 ng negativo. Consultei vários urologistas e todos foram unamines em afirmar que a cirurgia era o procedimento correto para o meu caso. Mas, ficou um sequela grave, pois fiquei impotente. Porém, estou vivo e isso é o que importa. Na ocasião estava com 59 anos. Agraeço a Deus e ao meu médico. Este é o meu depoimento. Abraços!

  10. Renata Santos comenta:

    31 outubro, 2008 @ 2:33 PM

    Há quatro anos meu pai foi subemtido a uma prostactomia total, na época, não foram necessários outros tratamentos, então, ele não retornou para fazer outras avaliações. Há quatro meses fez um PSA, com resultado alto. Retornou ao hospital, tomou uma medicação, fez vários exames, cintilografia, inclusive um novo PSA, com resultado negativo. Mas foi recomendada a radioterapia, isso significa que pode estar ocorrendo metástase fora da próstata?gostaria de uma resposta. muito obrigada!
    Esta é uma preocupação e um sofrimento não só para o paciente, mas para toda a família,a prevenção é o melhor caminho para evitar maiores transtornos. Depoimento de uma filha.

  11. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 outubro, 2008 @ 4:54 PM

    Renata,
    O PSA elevado pode indicar a volta do câncer. Se foi retirada toda a próstata, este câncer pode estar em outro local. O problema foi a falta de acompanhamento.
    Agora terá de retomar desde o início.
    Boa sorte

  12. Edson comenta:

    31 outubro, 2008 @ 11:43 PM

    Passei por cirurgia de prostatectomia radical a 8 meses atrás.
    Aparentemente todos dizem que estou bem, só que fiquei com sequelas.
    Fiquei impotente e com incontinência urinária.
    A impotência eu até sei que posso resolver com prótese se eu quizer, mas a incontinência que mais me preocupa. Será que vai cessar com o tempo ou terei quer me submeter a uma outra cirurgia?
    Tenho 59 anos de idade.
    Meu ultimo exame do PSA foi 0,0l.

  13. Anônimo comenta:

    14 janeiro, 2009 @ 2:19 PM

    Meu pai fez a cirurgia a oito anos (radical) não fez radio e nem quimio; porém sempre sofreu dores abdominais,intestino preso,bexiga dolorida e sempre afirmando que tem algo errado no reto ou emorroida. todos exames laboratoriais e por imagens feitos até hoje não constataram nada;será seus sintomas normais,sequelas da radical e terá que sofrer até o fim sem nada para amenizar. Hoje ele está com 76anos e bastante fraco.

  14. Andreia comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 9:41 PM

    Oi, gostei muito dos comentarios, meu pai está passando pelo mesmo problema e estamos com muitas duvidas, a explicação do Dr. são ótimas.
    Gostaria de saber onde fazer o exame cintilografia aqui em São Paulo, pode ser particular, e o meu pai mora no interior e lá não faz o exame,e o médico dele pediu o exame. Ele já fez a biopsia só falta a cintologia para sabermos o resultado.

    Obrigada e que deus proteja todos.

  15. Eduardo comenta:

    14 fevereiro, 2009 @ 3:21 PM

    Gostaria de saber se há algum tipo de tratamento para
    diminuir a incontinência após uma prostatectomia total?

    Obrigada

  16. Aparecido comenta:

    15 fevereiro, 2009 @ 11:19 PM

    Caro Edson !

    Fiz a retirada total da próstata em outubro/2007, passados mais de um ano, eu também fiquei impotente e com pequeno grau de incontinência (5%). Segundo o médico do Hospital AC Camargo(São Paulo), a tendência é a recuperação gradativa das sequelas com o passar dos tempos. OBS: estava com apenas15% da prostata tomada.
    Abraço/Cido

  17. Henrique comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 8:17 PM

    Meu pai fez PSA e diagnosticaram alta elevacao. Foi feito uma biopsia mas nada foi constatado. Agora ele se queixa de impotencia. Isso é fato? O que recomenda-se nesse caso? Grato

  18. priscila comenta:

    21 fevereiro, 2009 @ 1:15 AM

    ola gostaria de mais informaçoes sobre raspagen meu cunhado fez uma raspagen a 40 dias e ate hoje sende dor e tem sangramento no penis ele sente dor ao urinar como se fosse defecar diz que o anus doi mais o medico disse que a raspagen foi porque a prostata estava grande ele so tem 43 anos sera que ele pode estar com cancer se a biopsia deu negativo

  19. Roberto comenta:

    19 março, 2009 @ 11:12 PM

    Fiz a prostatectomia radical, a dois anos fiquei incontinente, e se não bastasse fiquei com disfunção eretil, a cirurgia de preservação dos nervos no Brasil esta caminhando a passos de tartaruga, ninguem se importa com suas sequelas, depois de operado, nem seu proprio medico..

  20. rose comenta:

    2 maio, 2009 @ 10:28 AM

    meu pai fez a retirada total da próstata, após 07 anos o PSA DEU 7,40, NÃO FEZ RADIO NEM QUIMIO, ELE TEM 79 ANOS, ESSE PSA É NORMAL COM A IDADE DELE? OU PODE HAVER MAIS UM PROBLEMA.

  21. Kellen comenta:

    4 maio, 2009 @ 12:42 PM

    Olá meu pai realizou uma prostatectomia radical a três anos e meio o PSA dele teve uma elevação prograssiva e esta em 0,16ng/ml este resultado indica uma reincidiva local ?

  22. jamilly comenta:

    17 maio, 2009 @ 2:02 PM

    Meu pai esta com câncer de prostata,ele tem 45 anos eu to com muito medo, pois eu queria saber se tem como saber se ele esta com metastase, antes de fazer a cirurgia? por favor, me ajudem!

  23. Mônica comenta:

    17 junho, 2009 @ 9:54 AM

    Gostaria q aliviassem meu coração, a um ano meu namorado fez a cirúrgia de retirada de próstata, ficou impotente e com incontinência, e vinha fazendo controle do PSA, agora seu PSA deu 0,28 e o médico disse q ele ia iniciar um tratamento com radioterapia e hormônio junto, fez um exame e deu metástasis, ele só tem 44 anos, e imaginem como tá meu coração… Muito mêdo de q ele morra, me digam se realmente a chance dele é pouca de sobreviver a essa doença tão ingrata?
    Obrigado!

  24. José iranil teixeira. comenta:

    19 junho, 2009 @ 7:48 PM

    Tenho 53 anos, fiz cirurgia, era tumor malígno, foi retirada toda a próstata. estou muito bem, não fiz radioterapia nem quimio. Estou sem nenhuma sequela. Tudo funciona bem. E o PSA está em 00,01. o médico falou que está ótimo. Retirei a sonda do canal com 13 dias, quando muitos ficam com a dita cuja sonda por até 2 meses. A frauda descartável, joguei fora com 22 dias e não tenho problemas de ficar urinando sem sentir. Só tem um pequeno problema, é que ainda não voltou 100 a potencia sexual, esta em 50 por cento, mas o medico falou que de 6 meses a um ano volta ao normal. Que Deus continui me ajudando, amem.

  25. Irineu Andarde Farias comenta:

    19 julho, 2009 @ 3:36 PM

    Gostaria imensamente que me ajude.Fiz uma cirurgia de (prostatectomia radical) retirada da vesicula seminal fiz tres (PSA) os dois primeiros deu 0,01ng/ml esse último fiz dia 11 de abril de 2009 o resultado foi 0,10ng/ml o médico que operou é o mesmo que faço acompanhamento ele falou que está normal agora dia (26 de agosto de 2009) esta completando um ano que fiz a c irúrgia, só que estou com incontinência urinaria e também impotência sexsual, será que vou ter recuperação? tenho convênio médico se precisar colocar prótese o convenio cobre ou tenho que pagar pois ja tomei viagra de 100mg sem resultado depois tomei tres injeçoes (CAVERJET 20mg)não fez efeito sera que ainda tem tratamento para não precisar colocar protese.agora estou com 57 anos de idade quando fiz a cirúrgia estava com 56 anos.agrdeço desde já.
    Atenciosamente .
    Irineu A Farias

  26. Pedro R. Souza comenta:

    31 julho, 2009 @ 11:30 AM

    31 DE JULHO DE 2009

    Tenho 67 anos e fiz uma cirurgia de Prostatomia, em 23 de Setembro de 2008,e tomei varios rermédios entre eles Viagra e por ultimo COVERJET 20mg.perdi 30% da potencia, gostaria de saber se prótese resolve ou tem outra solução?, quanto a doença estou praticamente curado e trabalhando normalmente.

  27. maria belarmina pereira gomes comenta:

    4 setembro, 2009 @ 7:56 PM

    gostaria de saber qual o melhor tratamento indicado pra meu marido que tem 72 anos se trata de um adenocarcinoma prostático se deixar impotente, vale resaltar que sou nova e nos apreciamos muito o sexo ambos e estamos sem saber o que fazer, ajude mim por favor

  28. josy comenta:

    5 setembro, 2009 @ 7:13 AM

    Meu pai fez uma prostactomia total em 2004 ,ele tinha 66 ANOS o medico disse que ele tinha 3 tumores pequenos do lado esquerdo na prostata ,apos a cirurgia alem de ficar impotente ,tbm ficou com incontinencia urinaria (nao usa fraldas) acho que por isso e por achar que o cancer ia mata lo ele mergulhou numa forte depressao e nunca mais quiz fazer acompanhamento com o medico e essa semana q passou consegui convence lo a fazer o PSA…. o PSA total :1,11 O urologista dele me disse que ele precisa de radioterapia sera que essa reincidiva esta na regiao ou apos 5 anos ja ta caminhando para metastase?? e baixo esse PSA para quem fez prostactomia total ?? HOJE MEU PAI TEM 71 ANOS E ESTA MUITO MAGRO E DEBILITADO (TBM TEM DIABETES)
    COMO VOU FALAR PRA ELE QUE ELE PRECISA FAZER RADIOTERAPIA SEM AFUNDA LO MAIS NESSA DEPRESSAO ….ESTOU DESESPERADA NAO SEI O QUE FAZER… ME AJUDEM POR FAVOR!!

  29. Elizeti comenta:

    6 setembro, 2009 @ 1:25 PM

    Oi, meu pai tem 65 anos e está com Adenocarcinoma moderadamente diferenciado Gleason 6 (3+3) presente em seis fragmentos. PIN de alto grau. seu PSA esta 4,8 mg/ml. Estamos em dúvida entre fazer Radioterapia ou a Cirurgia. Os médicos disseram que há grande probabilidade em ficar impotente e incontinencia Urinária. Haviamos optado pela radioterapia porque as sequelas sao menores e ele tem grandes chances por esta no inicio. A pergunta è, se ele nao tiver sucesso na Radioterapia, ou se voltar a doenca com o tempo, tem como fazer a cirurgia depois de ter feito a Radioterapia?? Existe algum hospital que ja faz essa cirurgia depois da Radio, terá outro tratamento que ele poderá fazer se nao tiver sucesso com a Radio??? Desde já agradeco e fico ansiosa a espera de uma resposta. Elizeti Vieira

  30. Roberto comenta:

    22 outubro, 2009 @ 7:20 AM

    Meu pai fez a retirada total da prostata a 5 anos e o seu psa voltou a subir, tomou medicamento e o psa baixo (com o medicamento) um tempo depois o medico mandou ele fazer radioterapia, foram 34 seções. um mês depois da radio ele fez o psa e deu alto novamente, mas o medico pediu pra ele esperar mais um mês e realizar outro exame. Por Quê?

  31. martinho wress comenta:

    4 novembro, 2009 @ 6:17 AM

    MEU PAI TEM ADENCARCINOMA TEM 85 ANOS ELE NAO QUER FAZER SIRURGIA O MEDICO SUGERIU FAZER RASPAGEM DOS TESTICULOS EU QUERIA SABER COMO E FEITO ISTO E QUAL E A REAÇAO .OBRIGADO.

  32. Kerli comenta:

    13 dezembro, 2009 @ 11:58 AM

    Meu pai fez uma prostactomia total em 2004 ,ele tinha 67 ANOS o medico disse que ele tinha 3 tumores pequenos do lado esquerdo na prostata ,apos a cirurgia alem de ficar impotente ,tbm ficou com incontinencia urinaria ( usa fraldas) acho que por isso e por achar que o cancer ia mata lo ele mergulhou numa forte depressao e nunca mais quiz fazer acompanhamento com o medico e essa semana q passou consegui convence lo a fazer o PSA…. o PSA total :1,11 O urologista dele me disse que ele precisa de radioterapia sera que essa reincidiva esta na regiao ou apos 5 anos ja ta caminhando para metastase?? e baixo esse PSA para quem fez prostactomia total ?? HOJE MEU PAI TEM 73 ANOS E ESTA MUITO MAGRO E DEBILITADO.
    COMO VOU FALAR PRA ELE QUE ELE PRECISA FAZER RADIOTERAPIA SEM AFUNDA LO MAIS NESSA DEPRESSAO ….ESTOU DESESPERADA NAO SEI O QUE FAZER… ME AJUDEM POR FAVOR!!

    Me dê uma luz ! pois como ele esta muito fraco não vai sobreviver se fazer redioterapia!

  33. Ronaldo comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 3:40 PM

    Passei por uma prostatectomia radical em julho/2008 após a constatação de um adenocarcinoma maligno. Não precisei de radio ou quimioterapia e meu PSA hoje está em 0,001. Não tenho incontinência urinária, porém estou impotente. Mas estou vivo, que é oque importa, pois estou com 52 anos. Ocorre que após uns três meses da cirurgia, passei a sentir dores na região onde se localizava a próstata. Fiz ultrassonografia, colonoscopia, ressonância e até o momento não se conseguiu diagnosticar qual a origem das dores. Analgésicos não são suficientes e só não sinto dor tomando antiinflamatórios. Fui aconselhado a procurar um psiquiatra e hoje tomo um antidepressivo que inicialmente reduzia a dor e hoje não faz efeito algum. E agora, que especialidade médica devo procurar? Ou terei que conviver com a dor até quando? Agradeço antecipadamente qualquer orientação.

  34. paraná comenta:

    26 fevereiro, 2010 @ 9:31 AM

    fiz uma prostatectomia radical há 05 anos, estava com CA de prostata fiz um exame dos doze fragmentos que tiraram da minha prostata apenas um estava com cancer e deste apenas 30 por cento, tenho relação sexual normal, não tenho incontinencia urinária , neste ano de 2010 faz 06 anos que operei, meu PSA total deu 0,51, um urologista falou que estou curado, outro acha que tenho de fazer radioterapia , porque meu psa passou de 0,50, o que voceis acham, é necessário?, posso ficar inpotente após a radioterapia? aguardo resposta

  35. Rita de cassia comenta:

    9 setembro, 2010 @ 7:09 PM

    Gostaria de saber o que tem haver o cancer na próstata com raspagem nos testículos.

  36. Luiz Fernando comenta:

    1 outubro, 2010 @ 8:03 PM

    Fiz uma prostatectomia radical em 2004. Não tenho problemas de incontinência e nem de impotência e tenho PSA de 0,001. Ocorre que há 1 ano comecei a sentir dores lascinantes no lado esquerda da região púbica (com reflexos na perna esquerda), notadamente após o ato sexual. Tais dores afloram também após ereção sem sexo (pela manhã). Fiz uma série de exames sem resultados importantes: estenose da veia ilíaca externa (70% de obstrução) e inflamação na ponta do canal deferente (que foi seccionado na cirurgia). Urologistas e angiologistas consultados concluíram que tais problemas não seriam a causa das dores. Consultei tb um reumatologista e fiz ressonância de coluna, tb sem resultados. Aguardo resposta. Obrigado

  37. Camila Chaves comenta:

    4 outubro, 2010 @ 2:49 PM

    Boa tarde,

    Meu pai está com CA de próstata, e há 10 min nos despedimos e já está a caminho do hospital para fazer amanha logo cedo a PROSTATECTOMIA RADICAL … o seu gleason deu 9, altíssimo, e já alcançou as vesículas seminais ! ele tem 67 anos, o seu psa era 8,80 e o médico sugeriu a zoladex, tomou uma vez apenas e baixou para 0,9 seu psa !!!
    Aí já marcamos a cirurgia ! estamos com medo, gleason 9 é cancer agressivíssimo, medo de abrir e encontrar algo mais, ele fez todos os exames, cintilografia óssea, raio x, tomografia, todos mesmo … e nda de metástase óssea, graças a Deus . Minha pergunta é, com a cirurgia + 38 seções de radioterapia, ele ficará curado ???? há probabilidades futuras de haver metástase ??? qdo descobriu ja tinha pego as vesículas seminais, isso significa um problema maior no futuro ?? Por favor, prefiro de alguém que saiba mais do assunto para me ajudar.
    Obrigadoo

  38. VANESSA LIMA comenta:

    7 outubro, 2010 @ 9:57 AM

    Gostaria imensamente que me ajude. Meu tio fez uma cirurgia de (prostatectomia radical), o médico que o operou é o mesmo que faz acompanhamento ele falou que está tudo normal agora dia (18 de outubro de 2010) esta completando sete meses que foi realizada a c irúrgia, só que ele está com incontinência urinaria fazendo xixi bem pouco e algumas vezes ssente dor e também impotência sexsual. O médico que fez a cirurgia disse que isto pode acontecer e até piorar sendo que há a possibilidade de ter que realizar outra cirurgia para sanar o problema mas não é garantido. Ele resolveu procurar outras opiniôes sendo que 2 médicos diferentes falu que o caso dele nunca aconteceu com eles e quem deveria resolver é o médico que fez a cirurgia. Será que é assim mesmo temos medo de fazer a cirurgia e não resolver e de não fazer e a qualquer momento ele ter problemas mais sérios. Meu tio tem 63 anos e mnunca teve problemas de saude sendo uma pessoa muito ativa. Precissamos que uma luz, aguardo resposta.

  39. Edson comenta:

    8 outubro, 2010 @ 4:27 PM

    Para Vanessa Lima.
    O que eu quero dizer para vc. comentar com seu tio é o seguinte.. Para cada caso de cirurgia é um resultado diferente.
    Alguns são bem sucedidos com a cirurgia, não ficam com sequelas e a vida volta a ser normal. Outros ficam com sequelas e necessitam de mais cirurgias para correção de incontinência urinária ou tratamentos. Também passei por essa cirurgia da retirada de próstata ( prostatectomia radical) e fiquei dois anos com a incontinência urinária e somente foi resolvido com uma outra cirurgia para colocação de um esfincter artificial AMS 800 para correção da incontinência. Não passei por dores pós cirurgia e hoje me considero curado 90%. Quando recebi a notícia que teria que me submeter a cirurgia da próstata não acreditava, pois não tinha sintomas de nada, tudo estava normal comigo. Na época foi terrivel a notícia, mas graças à Deus superei. Talvez o caso de seu tio também seja passageiro, o que ele precisa é saber esperar que talvez não seja tão complicado como o meu caso.
    Qualquer informação que possa ajuda-los, estou a dispor.
    Boa sorte.

  40. joesa da conceição silva comenta:

    27 outubro, 2010 @ 6:04 PM

    Meu esposo fez uma operação da retirada da prostata , eu gostaria de saber, como lidar com esta situação p/conversar com ele, pois não tenho nenhuma informação, e preciso que alguém me d algumas dicas.
    a operação foi no dia 25/10/2010.
    ainda esta cedo p/saber como ele vai ficar,mais pelos comentarios que li, vai ser demorado p/voltar tdo ao normal, e se voltar
    ele foi operado no hospital alberto sebin na lapa.
    ele esta mto bem, esta com sonda, vai ficar mais ou menos, uns 15 dias.
    o corte foi feito na barriga, estou um pouco preocupada
    eu gostaria de saber, como prepara-lo piscologicamente, sobre as informações, que li nesses relatos
    obg

  41. sergio comenta:

    30 outubro, 2010 @ 8:04 PM

    realizei prostatectomia radical em 30/09/2010, fui diagnosticado porque desde os 48 anos venho fazendo psa de rotina e o mesmo veio subindo quando chegou a 4.8 realizei uma biopsia o qual comfirmou o ca, no pos operatório esta sendo sem intercorrencia estava preparado para ficar durante um periodo com incomtinencia urinaria o qual foi minha surpresa assim que tirei a sonda ficou tudo normal a inpotencia terei que aguardar de 2 á 6 meses para voltar, se Deus quiser vai dar tudo certo. vou relizar o primeiro PSA daqui a um mes, Acho que devemos ter paciencia sabemos que o ca diagnosticado precocimente tem cura
    obrigado

  42. Maria comenta:

    3 novembro, 2010 @ 5:12 PM

    Meu Pai fez radioterapia há quase dois anos, o estágio dele era inicial de cancêr de próstata, ficou totalmente curado, gostaria de saber se depois da radio existe a possibilidade de fazer uma cirurgia já que muitos profissionais comentam que a melhor opção é tirar a próstata para que o cancêr não volte, como fico preocupada é realmente possível fazer uma cirurgia depois de um tratamento de radioterapia

  43. Mário/SBCampo comenta:

    1 dezembro, 2010 @ 6:27 PM

    apos um ano da retirada da prostata e sem fazer radio nem quimio, so que fiquei com iu e com pouca ereção, e agora surgiu um problema,qdo me exito sai um liquido viscoso do meu penis,isso é grave? como posso saber se estou sarando da iu?

  44. Mário/SBCampo comenta:

    1 dezembro, 2010 @ 6:29 PM

    a minha prgunta se encontra nea data de 1 de dezembro de 2010 as 18h27

  45. Adriana comenta:

    10 dezembro, 2010 @ 5:19 PM

    Boa tarde,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida quanto ao ca de próstata.
    Um primeiro médico informou ao meu sogro que ele deveria começar o tratamento pela cirurgia radical e se houvesse necessidade seria feito um complemento com a radio,porque do contrário, se fosse iniciado o tratamento pela rádio futuramente não poderia ser feita a cirurgia caso o tumor não fosse extinto Ocorre que meu sogro foi encaminhado ao Instituto do câncer e lá, após um tratamento feito com Zoladex foi optado por iniciar já com a rádiio. Fiquei em duvida porque o primeiro médico havia deixado muito clara a situação. agora alterada.

    Grata pelo esclarecimento,
    Adriana.

  46. antonio marcelo comenta:

    14 dezembro, 2010 @ 10:32 PM

    No estágio T3 fiz prostatectomia ha 6.5 anos.Ha 1 ano,depois de constatar um PSA de 1.22 fiz 35 sessoes de radioterapia que terminaram em Março.Em junho o PSA era 0.1;em Outubro 0.67 a agora,em Dezembro,deu 1.79.
    Não sei o que fazer.Qual o tratamento aconselhado?Tenho 71 anos de idade.

    Agradecido

    Antonio marcelo
    treidetreide@hotmail.com

  47. jose carlos teixeira comenta:

    31 janeiro, 2011 @ 5:21 PM

    Gostaria de saber foi constatado um carcinoma padrao 7 3+4 optei pela radioterapia , qual a probabilade de cura nesse caso e se posso fazer cirurgia caso o tratameto de raditerapia nao de certo no meu caso o tumor esta dentro da prostata.

  48. jose carlos teixeira comenta:

    31 janeiro, 2011 @ 5:21 PM

    Gostaria de saber foi constatado um carcinoma padrao 7 3+4 optei pela radioterapia , qual a probabilade de cura nesse caso e se posso fazer cirurgia caso o tratameto de raditerapia nao de certo no meu caso o tumor esta dentro da prostata.

  49. A MARCELO comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 10:00 AM

    Face ao histórico a seguir o que recomenda?
    1-Prostactetomy-July 2004
    Before surgery
    PSA 5.9
    Gleason 7
    PT3a
    After surgery
    PSA zero

    2-Radiotherapy-ended March 9 2010
    Before
    PSA 1.23 small nodule with 0.6 cm
    After
    JUN 8 2010 PSA 0.67
    OCT 2 2010 PSA 1.17
    DEC 9 2010 PSA 1.79
    DEC 22 2010 MAGNETIC RESSONANCE ENDORECTAL-CONCLUSION:NO SIGNGS OF TUMORAL RECIDIVE
    JAN 20 2011 PSA 2.17

  50. Idelina comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 6:47 PM

    Meu marido agora tem 62 anos, retirou a prostata a 2 anos, seu psa era 00,00 depois passou para 0,29 agora . 0,89 e sente dores nas costas como antes e no joelho. e no abdomem. acho quecertamente easta nos ossos como dr falou, pode ficar em pontos diferentes do corpo, se o psa começa subir é porque ja tinha saido pra outros pontos. Porem na bexiga estava livre quand da cirurgia, as ramificaçoes tbm estavam livres, porem esta subindo a cada ano o psa. e ele nao toma medicamnetos, nem fala no assunto, tento convence-lo de que falando com o medico ele pode ter um tratamento mas nao acieta. nem toma silenio pra diminuir o problema de ereção. temos um amigo que toma uma formula manipulada com vitamina E e silenio dai melhorou a questao da impotencia, esta mais nimado, mas o meu nao aceita flar com outras pessoas e se peço que tome ele nao toma mesmo. nao da ouvidos. ta com problemas para urirnar de novo, vai varias vezese so faz um pouquinho, e o jato é curto e corta. levanta varias vezes a noite pra fazer xixi como antes da cirurgia.

  51. mari comenta:

    20 fevereiro, 2011 @ 11:59 PM

    Meu pai fez a prostatectomia radical em junho de 2010, e no mes de dezembro de 2010 o exame de psa total deu 0,56 ng. será que o cancer está em outro lugar? ou este resultado é normal após a cirurgia?

  52. simone comenta:

    27 fevereiro, 2011 @ 11:19 AM

    olá,meu sogro fez uma cirurgia a cinco anos na próstata,depois disso houve metastase em seu femur,quadril,esta esperando fazer uma cirurgia,colocando uma próstese,mas pra isso sua anemia naum pode estar baixa,e esse é o problema ela naum sobe,porque?ele é diabetico, tem 71 anos ta muito debilitado e esta no tratamento hormonal agora.sinceramente ele tem como ficar bem de novo

  53. elenita comenta:

    4 março, 2011 @ 2:21 PM

    por favor meu marido tem que fazer um raspagem na prostata, eu gostaria de saber como que é , qual é o beneficio, e o que poderia afetar na vida sexual dele. , e se ele não fizer o que pode acontecer

  54. elenita comenta:

    4 março, 2011 @ 2:23 PM

    como e fazer um raspagem naprostata

  55. sandra comenta:

    19 março, 2011 @ 1:11 PM

    Meu esposo tem 62 anos e fez prostatectomia radical no dia 11 de novembro de 2008, quando fez a biópsia deu resultado de 4 + 3 : 7. Ele vem fazendo acompanhamento com o urologista a cada 3 meses. o primeiro psa dele foi 0,02 e ultimamente vem aumentado, fez um recentemente em fevereiro de 2011 e o resultado foi de 0,6. Esse resultado quer dizer que o câncer voltou? Qual o tratamento ideal neste momento? Por favor preciso de resposta

  56. Emerson comenta:

    11 abril, 2011 @ 4:56 PM

    Olá.Meu pai fez a cirurgia de prostactomia radical o psa dele estava 7.39 – 3+3, ele tem 63 anos.
    Preciso saber como devemos fazer o pós operatório, operamos pelo sus e o médico não falou nada depois da cirurgia e só vamos retornar em 10 dias até la não sei o que fazer, ele esta com problemas e dores na hora de fazer coco é norma isso ?
    Obrigado.

  57. SERGIO comenta:

    30 abril, 2011 @ 8:23 PM

    FIZ A CIRURGIA EM MAIO DE 2010. FIQUEI 6 MESES COM INCONTINENCIA, QUE DESAPARECEU 7 MESES APÓS.
    A IMPOTENCIA CONTINUA 1 ANO APÓS A CIRURGIA. JA TOMEI TODAS AS DROGAS INDICADAS E NADA….
    ESTOU POR FAZER A INJEÇÃO NO PENIS ( TEFI C DOPLEN PENIANO ) MAS PELO QUE LI NESTES RELATOS PARECE QUE NÃO FUNCIONA EM TODOS OS CASOS.
    SOLICITO O FAVOR DE QUEM FEZ A INJEÇÃO COM SUCESSO ME COMUNICAR.
    GOSTARIA TAMBÉM DE TER A OPINIÃO DE QUE FEZ O IMPLANTE PENIANO.
    AGRADEÇO E DESEJO A TODOS UMA FRANCA RECUPERAÇÃO SEM INCONTINENCIA E SEM IMPOTENCIA.
    SERGIO

  58. Filha Preocupada comenta:

    17 setembro, 2011 @ 2:16 PM

    Dr. Armando, na ultima 2ª feira recebemos o resultado da biópisa realizada no meu pai, que identificou um Adenocarcinoma Acinar Usual (Gleason 4+4=8) 30% da área de 3 fragmentos, de um total de 10 fragmentos (de 01 de 02 frascos, o 2º frasco com 09 fragmentos, resultou em ausência de alterações histológicas significativas). Meu pai, hoje com 76 anos de idade, praticante de natação (no mar), realiza caminhadas diárias (de 1 a 3 km), sem histórico de doenças, fazendo tratamento para hipertensão, foi encaminhado para Radioterapia conjunta com aplicações de Zoladex 3,6 (mensal), decisão tomada, devido ao fato de a outra opção (raspagem) acarretar em mudança dessa rotina de exercícios, pela ausência do estímulo causado pelo hormônio que seria perdido. O seu colega, que assina o encaminhamento, prescreveu o início imediato do uso do medicamento Duomo, a fim de melhorar o fluxo urinário, da seguinte maneira: tomar 1 comprimido 1x ao dia, em jejum, 15 min. antes do desjejum, e o uso do medicamento para controle da hipertensão, após essa refeição. Eu porém, ao ler na bula que o próprio Duomo, já poderia causar queda de pressão, aferi a mesma antes da ingestão do 2º medicamento, a leitura foi 94×56. Questionado, sobre a possibilidade de descontinuar o uso do medicamento para a pressão, o Dr. nos orientou a usar o medicamento de controle da pressão pela manhã, e o Duomo na parte da tarde (estou receosa de seguir essa orientação). Há também um outro medicamento (não tenho o nome aqui, pois deixei a receita na farm. manip) para ser tomado por 14 dias, 3x ao dia antes do início do uso do Zoladex. Devido ao fato de morarmos em uma cidadezinha do interior e não contarmos com outros profissionais para dar uma 2ª opinião, minha dúvida é se estes são realmente os procedimentos e medicamentos corretos, pois fiquei insegura após a questão da recomendação de um medicamento que tem como reação adversa a diminuição da pressão, seguido de outro medicamento com essa mesma finalidade. Obrigada pela atenção e tempo dispensados.

  59. waleria aparecida rocha dos santos comenta:

    26 setembro, 2011 @ 5:15 PM

    O meu marido passou pela cirurgia da retirada total da prostata .Naõ ficou com sequela da incontinencia urinaria seus exames de psa que foram feitos de janeiro de 2009 ate agora em setembro de 2011 de 3em 3 meses os resultados saõ 0,00 nunca aumentaraõ mas ele ficou com a sequela de impotencia, chegando a ter ereçaõ só 50 por cento e ele naõ esta aceitando que ele vai ter que permanecer assim.Gostaria que me fosse esclarecido por favor, se ele pode voltar a ter uma ereçao completa ?EU e ele naõ gostariamos de que ele tomasse remedios tipo viagra e outros já que sabemos pode trazer outras complicações .Ele até ja andou tomando viagra mas naõ achei que houve ereçaõ total .Com opassar do tempo a ereçao total pode voltar ou naõ ?Outra coisa que gostaria de ser esclarecida é: quando nos estamos no ato sexual ele ejacula tem vontade e sente prazer só que naõ tem a ereçaõ completa ,e o esperma naõ sai prá fora como antes porque e para onde vai o esperma nos esclareça por favor Já que nos conversamos com o medico mas ele naõ nos esclarece direito Desde já agradeço a todos voces waleria. Rio Acima minas gerais

  60. Maria de Lourdes da Silva comenta:

    30 setembro, 2011 @ 10:17 AM

    Meu marido esta com cancêr de prostata com pin de alto grau gleason 9 esta com muita dificuldade de caminhar, mais depois de 25 sessões de radioterapia apresentou alguma melhora isso quer dizer que a dificuldade de caminhar esta relacionado ao cancêr de prostata isso quer dizer que o cancer avançou muito?
    Por favor me de uma explicação os médicos não muito claro talvez por ele esta sempre presente e não ter entender bem a gravidade do que tem.
    Maria de Lourdes da Silva

  61. uma filha preocupada comenta:

    2 outubro, 2011 @ 8:53 AM

    Olá,
    Meu pai tem 74 anos e a seis meses atrás fez a prostectomia radical,ficou com incontinencia urinária,ele precisa fazer radiotarapia pois o cancer atingiu as paredes próximas a prostáta, acontece que por conta da incontinencia o Médico disse que não pode fazer a radioterapia,então através da internet descobri que se faz fisioterapia para isso,ele começou a fisio,mas é muito lento os resultados e o pior é que o seu PSA está subindo,essa semana ele recebeu o PSA que está em 0.67,ele e todos nós da família estamos muitos preocupados.
    Mas sei que Deus é fiel e está no controle de tudo,ele é a nossa rocha e fortaleza!
    Que Deus fortaleça a todos vocês,e traga paz aos corações,não desistam de lutar,o nosso Deus é o Deus do impossível!

  62. claudinei comenta:

    4 outubro, 2011 @ 1:14 PM

    Bom dia ,
    Doutor meu pai fez psa e de 20,8 indicou uma biopsa
    e nela foram analisadas 12 fragmentos
    sendo 11 constastou endocarcinoma de prostata alguns 5% outros 30% e outros 70%
    01 nao consta
    qual a chance dele fazer prostectomia
    ou fazer tratamento hormonal ou quimio?

  63. claudinei comenta:

    4 outubro, 2011 @ 1:17 PM

    ah esqueci do gleason 3+3=6

  64. j.poli comenta:

    29 outubro, 2011 @ 11:35 PM

    Fiz a cirurgia de prostata tenho 60quado fiz e estou passando muinto bem qualquer pessoa interessada em falar comigo comunique por esse imail

  65. Antonio Alberto de carvalho comenta:

    6 novembro, 2011 @ 6:33 PM

    estou pesquisando sobre sequela e tratamento da prostata, encontrei aqui muitos comentarios de pessoas em busca de respostas para suas perguntas, mas nada de respostas aos comentaristas, será que não tem menhum medico resposavel ou um voluntario para comentar as duvidas aqui apresentadas?

    obrigado

  66. Paulo comenta:

    11 novembro, 2011 @ 5:51 PM

    Já são passados 06 anos desde a cirurgia. Fiquei impotente, porém estou vivo e isso agradeço aos médicos e a Deus, principalmente.
    Em 2009 tive um infarto agudo do miocárdio, mais uma vez, graças a Deus e aos médicos, sobrevivi. Gente, a cirurgia de próstata salva a vida, sim, mas deixa sequelas, e uma delas é cardio vascular. Estudo realizado na Inglaterra comprovou que homens que ficaram impotentes após prostatectomia , sofreram de problemas sérios do sistema cardiovascular, inclusive o infarto. É muito difícil ser submetido a prostatectomia sem ficar impotente. Importante é estar vivo, e eu estou, graças a Deus. Abraços!!!!

  67. maria terezinha comenta:

    15 novembro, 2011 @ 10:19 AM

    MEU MARIDO FEZ CIRURGIA TOTAL ,RESULTADO ARIAS LIVRE SEM COMPRO METIMENTOCOM OUTROS ORGAÕS ,O PSA DELE DEU O,81 , O MÉDICO MANDOU ESPERAR PARA REPETIR O EXAME EM JANEIRO ESTÁ CERTO?E O Q DIZER SB A TAXA DO PSA ?

  68. VIDA comenta:

    5 fevereiro, 2012 @ 7:30 AM

    OLA VC QUE QUER TER UMA MAIS CONFIANÇA E TRANQUILIDADE, NAO SÓ O PSA , MAS SIM UMA ULTRASON E O TOQUE QUE É OMAIS ENDICADO , PSA NAO E 100%
    A I SIM POSSO FALAR QUE VC ESTA MAIS SEGUROS, MAS SE FEZ OS EXAME CONSTATOU ALGO , NAO DESANIME FAZ OS TRATATAMENTO O MAIS RAPDO , NAO TENHA MEDO E TUDO VAI DAR BEM , E VC QUE ESTA NO BEM NAO RELACHA ANUALMENTO TODOS OS EXAME, NAO DESCUIDE ESTA DOENÇA E TRAIÇOERA ,AQUI QUEM ESCREVE E A VIDA ,ABRAÇO FORTE

  69. Adriano comenta:

    12 março, 2012 @ 10:34 AM

    Meu pai tem 71 anos e fez exame de toque e ultrasson deram normais, só o ultrasson que deu hipertrofia prostatica que o emdico disse q era normal pela idade. fez a RTU e a biopsia deu adenocarcinoma com gleason 7 (3+4), mas somente 2% de 20mg da amostra é que apresentava focos, o PSA dele depois da RTU baixou de 2,034 p 1,010ng . O medico propôs somente acompanhamento mas quero q ele faça a cirurgia . o que o Dr. me indicaria nesta fase tão inicial da doença? Aguardo anciosamente sua resposta. Muito obrigado!

  70. silvia comenta:

    27 abril, 2012 @ 4:53 PM

    meu pai ,vai ter que fazer radioterapia pois o tumor de prostata ta muito grande ,o medico disse que no momento não da para fazer cirurgia,que depois das sessões da radio ,ai sim poderia fazer uma raspagem se acaso ele não tivesse conseguindo urina ,ele ta usando sonda . to com muitas duvidas ,sera que o cancer dele ta muito avançado? por isso não quiz fazer a cirurgia?

  71. FABRICIO FERREIRA GOMES comenta:

    17 maio, 2012 @ 10:33 PM

    CONSTATOU-SE ADENOCARCINOMA 6 [ 3 +3 ] NA MINHA BIÓPSIA __23/04/2012__ ESTOU AGUARDANDO TRATAMENTO AINDA EM ALGUM INSTITUTO __PELO SUS__QUANTO TEMPO CONSEGUIREI AGUARDAR SEM FICAR MUITO PREJUDICADO PELO AVANÇO DO CÂNCER_????____JÁ SENTIA ALGUNS SINTOMAS À 2 ANOS MAIS OU MENOS ___FREQUENTO O UROLOGISTA HA 3 ANOS _____MEU ÚLTIMO PSA ANTES DA BIÓPSIA DEU 8 ____TIVE UMA INFECÇÃO URINÁRIA TERRÍVEL 3 DIAS APÓS A BIÓPSIA ___ FEBRES DE 43 GRAUS , QUASE MORRI ____FIZ OUTRO PSA 3 DIAS APÓS ESTA INFECÇÃO E 12 DIAS APÓS A BÓPSIA __DEU 30 ___CREIO QUE DEVIDO A PRÓSTATA ESTAR AINDA INCHADA POR CAUSA DA BIÓPSIA SEGUIDA DA INFECÇÃO____A PARTE CANCERÍGENA SE LOCALIZA APENAS NAS AMOSTRAS DO LADO DIREITO [ 3 AMOSTRAS OU TRES FRASCOS ] . POR FAVOR ME MANDE UMA RESPOSTA____TENHO MEDO ___PORQUE TUDO PELO SUS É DEMORADO ____EU NÃO TENHO OUTRA ALTERNATIVA–TENHO QUE AGUARDAR …TENHO 46 ANOS

  72. Lecram comenta:

    25 maio, 2012 @ 10:58 PM

    Estou com uma duvida.meu marido fex RTU ah dois anos nao fez o controle do psa, hoje fomos ao medico e ele disse q ele pode estar com cancer de prostata, o psa dele éde 14 nessa caso tem solução e nao impotencia apos a cirurgia, ira fazer um exame na xima semana podem me dar uma dicas o medica disse pode ser um cancer so vou ter certeza apos a biopsia.

  73. Eli Nunes de Moura comenta:

    1 junho, 2012 @ 11:28 AM

    Bom dia.
    Há 7 anos submeti-me a cirurgia radical da próstata.
    Todas sequelas.
    O PSA inicial dava < 0,03.
    Um ano após começou a subir e hoje está em 0,4.
    Mudei de médico 3 vezes e eles todos têm cara de paisagem.
    Tenho 71 anos. Dizem que está tudo bem…não acredito.
    Que faço? exijo exames mais profundos? cintilografia?
    Quimio?
    Não é SUS…é plano e CARO.
    obrigado pelo retôrno

  74. marcelo comenta:

    7 junho, 2012 @ 11:16 PM

    fiz o exame do psa total e o resultado deu 0,569ng/ml gostaria de saber se e normal

  75. claudemir comenta:

    28 junho, 2012 @ 10:15 PM

    fiz exame de psa o total deu 4,568 o livre 0,28 e a referencia em % 6,18% – isso é problema?

    abraço

  76. claudemir comenta:

    29 junho, 2012 @ 9:26 AM

    fis oexame de PSA deu total 4,530
    livre 0,28
    PSA LIVRE/PSA TOTAL 6,18%

    TENHO 51 ANOS

    ESSE RESULTADO CLASSIFICA PROBLEMA DE CA?

    POR SER UMA PORCENTAGENS ABAIXO DE 19% ?

    OBRIGADO

  77. José Padilha comenta:

    11 julho, 2012 @ 11:43 AM

    Tenho 73 anos fiz cirurgia da próstata há 9 meses (13/10/11) com retirada total. Fiquei impotente e o meu pênis ainda goteja no final da tardinha e à noite – muito pouco mas goteja. Gostaria de saber se o meu caso de impotência tem alguma solução com medicação oral com comprimidos, pomadas etc ou algum tratamento alternativo que eu não sinta dor sem necessidade de prótese ou algum tipo de injeção peniana. Por favor, me deem alguma esperança. Um grande abraços em todos da equipe.

  78. Sergio comenta:

    18 julho, 2012 @ 12:22 PM

    Meu pai fez uma cirurgia de retirada total de próstata, já fazem sete anos, ele fez o exame e o psa livre deu normal, o psa total deu 7,70 ng/ml, será que e normal?

  79. cilene comenta:

    25 julho, 2012 @ 7:21 PM

    meu pai sempre fez o exame psa e o toque retal mas no ano passado ele resolveu fazer novos exames o psa deu 4,568 então ele me falou logo que não iria nem se operar e nem fazer radioterapia e nem quimioterapia se vinhesse ser algum cancer por eu trabalhar na aréa de enfermagem resolvir procurar mais um médico urologista então ele me disse que ele tinha uma displasia através de novos exames que ele fez por ele ter 72 anos ele é muito teimoso …

  80. Jane Pereira comenta:

    20 setembro, 2012 @ 10:18 PM

    Boa Noite
    Meu pai fez a cirurgia de retirada de próstata a 1 mês, está em fase de recuperação , usou sonda por 15 dias , teve obstrução no canal depois da retirada e agora está se recuperando . Ocorre que ele sente dor entre o anus e o saco escrotal , gostaria de saber se essa dor é normal e quanto tempo essa dor demora para passar. Aguardo
    Obrigada
    Jane

  81. waldecy alves da silva comenta:

    18 novembro, 2012 @ 7:02 PM

    Meu pai fez cirurgia da prostata radical a 4 anos. Hoje 18.11.2012 o psa está muito alto. Fêz a cintiligrafia óssea que deu negativo so o psa esta esta alto que devo fazer sei que se tomar caso dez remedio ele pode controlar isso e verdade….como devo fazer e que remedio tomar para que o psa podera abaixar….ele nao sente nada de dor…..parece que esta tudo bem so gostaria qual seria o procedimento …grato.

  82. willams torres comenta:

    27 novembro, 2012 @ 3:33 PM

    só operado radical da próstata gleason 4+3=7 PSA 5,82., apos cirurgia psa 0,027 em .09.2010 acompanhado a cada três mês.,psa .01.2011 deu 0,038, em .03.2011 deu psa 0,040., em .07.2011 deu 0,040., apos essa começou subir 10.2011 psa deu 0,040 ., e.01.2012 psa deu 0,084., em .03.2012 psa deu 0,143 por últimos em.07.2012 deu psa 0,170 e.10.2012 deu psa 0,30., estou perto fazer tratamento radioterapia ou outros tratamento. agradeço á todos da equipe

  83. Maria Paulo comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 2:47 PM

    Meu marido fez cirurgia a próstata e radioterapia de seguida

    há 10 anos tudo correu mais ou menos bem, há 1 ano atras o psa começou a subir e depois de vários exames, chegaram a conclusão que tem metastes ósseas fez quimioterapia, não resolveu nada tinha 20 de PSA agora tem 350, é sentença de morte?

    Por favor me diga o que pensa.
    Obrigada M Paulo

  84. Sandra Aparecida Pinto comenta:

    23 fevereiro, 2013 @ 10:31 AM

    Meu pai fez cirurgia de prostata aberta a 6 meses e o psa dele deu 1,42ng/ml o que isso significa?

  85. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    23 fevereiro, 2013 @ 10:49 AM

    Sandra este valor é considerado normal.

  86. marlene regina de barros comenta:

    3 março, 2013 @ 8:10 PM

    Meu marido tem 68 anos descobriu que 20% da prostata esta com cancer resolveu tomar injeççoes de hormonio e terá 40 sessões de radioterapia fez a primeira semana ….tudo ótimo depois veio as complicações dores na uretra e abdominal falou com o radioterapeuta que médicou para alívia-lo, porém veio a piorar com muita alergia de parar no pronto socorro a pele toda com coceiras dava muita tristeza! Hoje ele toma um antibiotico receitado pelo urologista para tentar combater as dores,alergias mais a já está no quinto dia e as dores ao urinar retorna. Alimentação está para quem sofre de cancer peixes, verduras, frutas etc…O que posso fazer para ajuda-lo? O radioterapeuta disse nunca ter acontecido isso com os pacientes. Os exames urina e sangue dele aparece sem problemas.

  87. Edison Gomes da Silva comenta:

    3 abril, 2013 @ 10:20 PM

    É importantissimo a prevenção e a imformação pois, eu com 45 anos e um PSA de 0,6 em meu primeiro exame de toque foi constatado um nódulo que, apesar de pequeno, deu positivo para câncer. Assim que recebi o diagnóstico, pesquisei tudo sobre o problema e como proceder no pós operatório.
    Graças a meu Urologista que é detalhista, não confiou só no resultado do PSA e recomendou a avaliação prostática (toque retal). Optamos pela prostatectomia radical aberta porque o câncer estava no início. Hoje depois de 03 anos levo uma vida relativamente normal, não tenho incontinêcia urinária nem impotência sexual e meu PSA estabilizado em 0,4. Más não foi por acaso, descobri na internet um exercício para fortalecer o esfíncter que reduziu quase que por completo o problema da incontinência urinária e o problema da impotência sexual foi resolvido com muita paz interior (e muuuuuuuito estímulo, é claro!).

  88. paulo roberto viscardi comenta:

    6 agosto, 2013 @ 9:19 PM

    Boa tarde,

    Meu pai está com CA de próstata, diagnosticado ha poucos dias e a indicacao ‘e PROSTATECTOMIA RADICAL … o seu gleason deu 9, altíssimo, e já alcançou as vesículas seminais ! ele tem 73 anos, o seu psa era 3,50 e o médico sugeriu a zoladex 10,8 , tomou uma vez .
    Aí já marcamos a cirurgia ! estamos com medo, gleason 9 é cancer agressivíssimo, medo de abrir e encontrar algo mais, ele fez todos os exames, cintilografia óssea, raio x, tomografia, todos mesmo. Minha pergunta é, com a cirurgia + 38 seções de radioterapia, ele ficará curado ???? há probabilidades futuras de haver metástase ??? qdo descobriu ja tinha pego as vesículas seminais, isso significa um problema maior no futuro ?? Por favor, prefiro de alguém que saiba mais do assunto para me ajudar.
    Obrigado

  89. Alfredo comenta:

    28 setembro, 2013 @ 4:32 PM

    fiz aprostactmia radical há três anos ,psa vem aumentando paulatinamente ,hoje esta em 0,57ng estou demasiadamente depressivo meu medicina disse me que provavelmente terei de fazer radioterapia de resgate, então indago meu cá tornou se incurável? Obrigado se puder dar me uma resposta

  90. alfredo comenta:

    2 novembro, 2013 @ 6:49 PM

    ao responsavel pelo site,vejo que ha tempo nao tem respostas aos comentarios as respostas foram desativadas

  91. isa comenta:

    3 fevereiro, 2014 @ 6:44 PM

    Boa noite,
    Faz este mês 3 anos que o meu pai fez uma prostectomia radical. Ficou impotente mas a incontinência está mais ou menos controlada. Fez sempre exame ao PSA de 6 em 6 meses com valores de 0,0.
    Hoje recebeu novas análises (faz 3 anos a operação) e o valor do PSA é de 0,01… Tenho lido muita coisa contraditória e estou muito assustada. Ele tem dores de costas e de uma perna, mas sempre me lembro dele se queixar das dores quando anda a trabalhar dobrado… Por favor digam-me: será que o cancro voltou?

  92. Nilzete Santos Oliveira comenta:

    11 junho, 2014 @ 4:56 PM

    Preocupação de uma filha aflita e angustiada.
    Meu pai sempre fez o exame de PSA e toque retal, até um ano e meio atrás,tudo estava “bem” com ele, segundo os exames mostrados ao seu urologista, até que foi detectado que ele estava com cãncer de próstata,após o resultado do PSA estar em 5,30; seu médico recomendou uma consulta ao oncologista, que após olhar os resultados dos exames, indicou 38 sessões de radioterapia. Ele sofreu muito, pois é hipertenso e tem artrose e sempre reclamou de dores na uretra e incontinência urinária,mesmo antes da radio; ele tem feito o acompanhamento nas datas certinhas, reclamando sempre ao oncologiata de fortes dores, ele porém sempre diz que é assim mesmo e que ao passar o tempo, tudo volta ao normal, porém ele(o médico oncologista) nunca encostou a mão em meu pai para fazer um exame de toque retal. Na última consulta, ele receitou um anti inflamatório, mas agora ele está passando mal sentindo dores fortes em todo o baixo ventre, ele está usando sonda e tomando analgésicos. Ao ir ao urologista ele foi examinado e segundo o médico a próstata dele cresceu muito, estando bastante inflamada, o que causou a prisão da urina, estão sendo realizados outros exames mais detalhados para ver o que realmente está acontecendo. Nossa preocupação como família é: pode estar acontecendo uma metástese ou o câncer voltou na próstata, uma vez que o oncologista disse que o PSA está ok? Meu pai está com 78 anos.

  93. Altair Avelino comenta:

    18 junho, 2014 @ 8:12 PM

    Boa noite, Tenho 55 anos completados em 05012014 e no dia 12 ago 2013 passei pelo procedimento, prostectomia radical. Quando da retirada da sonda, não tive disfunção urinária, e fui submetido a 38 sessões de radioterapia, neste mesmo período um dos médico que me atende me receitou o Cialis de 5mg, que veio tomando até esta data. Solicito a possibilidade de informar se a disfunção erétil é por um prazo determinado, tendo em vista que já tive breve momentos de uma pequena ereção ou se passado o período de 10 meses terei que optar por uma prótese.

  94. Altair Avelino comenta:

    18 junho, 2014 @ 8:20 PM

    Solicito, ainda, tendo em vista que meu último PSA apresentou resultado de 0,015. após a prostectomia radical e 38 sessões de radioterapia, esse valor e normal ou algo não esta bem.

  95. Marcelo comenta:

    29 outubro, 2014 @ 3:53 PM

    Meu psa ficou em 3,63 e a minha próstata depois do toque segundo o médico esta normal e mesmo assim ele me indicou a biopsia da próstata, estou em dúvida se devo fazer ou não a biópsia.

Deixe seu comentário aqui !