20 - dez
  

Tremor nas mãos

Categoria(s): Caso clínico, Neurologia geriátrica, Psicologia geriátrica




Interpretação clínica

Mulher de 73 anos, fumante, apresenta-se no consultório com história de tremores nas mãos há seis meses. Nega alcoolísmo, diabetes, hipertensão. Tem tomado calmantes nos últimos 5 anos, após estresse com a morte do esposo. Os tremores se intensificaram no último mês, dificultando assinar o nome e se alimentar. Os tremores pioram com o nervosismo, momento de ansiedade e estresse.

O exame clínico geral mostrar paciente emagrecida com enfisema pulmonar moderado, demais exame normal, o neurológico evidencia tremor leve das mãos e da voz, particularmente quando o paciente está ativo. O tremor não aparece durante o repouso. Marcha normal, apesar de passos lentos.

Os quadros de tremor nas extremidades nos idosos faz suspeitar de Doença de Parkinson (veja clinica e fisiopatologia), neste caso as características de tremor que não aparece com o repouso, é característica que fala contra doença de Parkinson (no Parkinson o tremor ocorre no repouso).

O chamado tremor essencial causa um tremor relacionado à postura ou ao movimento, que usualmente acomete as extremidades superiores (braços e mãos), a cabeça e a voz. Outros membros da família podem ter distúrbios semelhantes. Medicamentos, colinérgicos podem acentuar os sintomas, e aos agentes anticolinérgicos são úteis.

As opções de tratamento incluem betabloqueadores (propranolol, atenol, pindolol, metaprolol, etc) e a primidona, medicação anticonvulsivante. Outras opções são clonazepam e a gabapentina.

Referências:

Hallett M – Classification and treatment of tremor. JAMA, 1991;266:1115-1117.

Uitti RJ – Medical treatment of essential tremor and Parkinson’s disease. Geriatrics. 1998;53:46-48, 53-57.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


185 Comentários »

  1. marcel comenta:

    31 março, 2008 @ 1:37 AM

    desde que nasci sou asmatico e tomo remedios qdo estou em crise mais tenho um tremor nas maos diariamente mesmo sem tomar os remedios, mais apos o uso de marax, franol ou a bombinha de berotex esses tremores aumentam e fico sem jeito pois todo mundo pergunta pq tremo muito e as vezes fazem piadas a respeito. que devo fazer pra evitar esses tremores? por favor se poderem mandar email me indicando um medico ou tipo de tratamento ficarei muito agradecido.

  2. Fabio Rodrigues comenta:

    28 julho, 2008 @ 10:54 AM

    Desde pequeno tenho esse problema de ” Tremor nas Mãos ” , e á cada dia que passa parece que está piorando, na verdade não sei mais o que fazer, já recorri á diversos tratamentos, já tomei diversos calmantes, e estou sem solução até hoje. De dois anos pra cá, percebo que quando estou deitado, acontece algo estranho em meu corpo, como se alguém tivesse acabado de me assustar, meu corpo chega até á se locomover, pé muito estranho, estou muito preocupado e gostaria de descobrir uma solução para resolver esse problema. Por favor, quem puder me ajudar eu ficarei muito grato….

  3. lucimara justo comenta:

    15 setembro, 2008 @ 9:57 AM

    Hoje, estava sentada no sofá com um livro nas mãos, quando percebi o livro tremendo.Fixei o olhar, ao mesmo tempo que tentava “endurecer” a mão (esquerda), mas continuou.Observei a outra mão o dedo anelar, assim como o da mão esquerda se movimentavam involuntariamente. Me preocupei.Lembrei que às vezes tenho cãimbra noturna na perna direita, na maioria das vezes.Sempre pensei ser devido a posição, encolhida.Lembrei também que meu corpo às vezes (a noite também) estremece, como se me assustasse repentinamente.Estou preocupada.
    Tenho 38 anos, sou fumante desde os 18, técnica de enfermagem recém demitida após 9 anos de trabalho na área da saúde numa mesma empresa. Tomei fluoxetina a 1 mês, não regulamente. Apenas nos dias de plantão.Sofria assédios no setor, como por exemplo, me isolavam das pessoas mais “chegadas”, mudavam horário de café/almoço. Esconderam material para entubação de pacientes, quando a responsável pela emergência era eu. Colocaram ampolas de medicamentos vencidas no carrinho de parada. Eu sempre verifiquei item por item, nunca deixava passar nada. Testava equipamentos. Isso tudo no início do plantão. Uma enfermeira me disse que tudo se tratava realmente de sabotagem, para prejudicá-la e não a mim. Mas indiretamente eu estava na frente, sofrendo com aquilo tudo. Quero mudar de área, fiquei desiludida e com medo. Tive crises depressivas, tenho insônia. Não estou tomando medicamento algum no momento, parei com a fluxetina por conta própria. Não voltei ao psquiatra. Achei que o trabalho é o causador de tudo. Agora que saí estava achando que tudo iria melhorar. Ainda não consigo dormir até mais tarde. Acordo todos os dias às 05:30 da manhã. Agora me aparece esse tremor discreto. devo procurar um neuro.? Me ajude.

  4. luciano gara comenta:

    24 setembro, 2008 @ 6:53 PM

    Tenho 41 anos, sou engenheiro e fumo a mais de vinte anos,a pouco tempo tive um início de sindrome do pânico,fui a varios médicos e todos disseram que minha saúde estava perfeita,pore´m a mania de doenças, sempre me perseguiram, a um ano parei de tomar efexor por conta própria,então comecei a fazer homeopatia., já que meus filhos já fazem uso a alguns anos.Mesmo assim fico com a mesma mania hipocondríaca,tenho uma dorzinha ja acho que vai vir coisa ruim,mas fico na minha e vou levando.Ultimamente apareceu um tremor na minha mão direita, que precede e sucede também uma certa moleza ao aperta-la, eu queri a saber se isso é normal devido a ansiedade ou mais uma das minhas….Tenho receio de tudo que ouço sobre AVC

  5. Joanício comenta:

    5 outubro, 2008 @ 6:34 PM

    Tenho 38 anos e já a uns 13 anos tenho um leve tremor nas mãos que se percebe principalmente quando seguro copos, garfos e cameras fotograficas por exemplo. Geralmente esse tremor almenta quando estou agitado. Alguém sabe me dizer do que se trata isso?

  6. TIAGO MORA comenta:

    5 outubro, 2008 @ 10:47 PM

    ISSO AI SITADO ACIMA PARA MIM É TREMOR ESSENCIAL PURO. POIS TENHO ISSO E É ESSES OS RESULTADOS SEGURAR MAQUINAS PARA FOTOGRAFIAS ESQUEÇE, COPOS COM CAFEZINHO ATE A BOCA ESQUEÇE…. SUGIRO A VOCES QUE PROCUREM UM NEUROLOGISTA ELE TEM A SOLUÇAO O REMEDIO AJUDA 50%…SE QUIZER UM APOIO ME ADD AI TIAGOMORA2007@HOTMAIL.COM

  7. aline comenta:

    17 outubro, 2008 @ 8:42 AM

    bom dia.
    há algum tempo estou sentindo um tremor nas mãos. Eu só tenho 23 anos. não consigo me alimentar direito, pq tenho dificuldades para segurar o copo e os talheres. tremo também ao assinar o nome, quando falo em público então, é um terror. Isso me deixa angustiada. Já deixei até de almoçar na rua por isso. Estudo direito e preciso me comunicar bem. Esse quadro piorou depois que descobri que tenho labirintite e passei a tomar BETASERC. Será que tem algo a ver? que especialista devo procurar? por favor me ajudem a viver melhor. obrigada.

  8. Nina comenta:

    17 outubro, 2008 @ 4:58 PM

    Tenho 16 anos apenas,e já sofro junto com minha irma de 22 anos, tremor nas mãos.
    Não sei o tal motivo pra isso.Tem vezes que fica pior,incontrolavel.Pois Não apresetamos nenhum tipo de doenças.E quando estou ao publico,e tremo, da ao entender que que estou insegura.Mais não acredito nisso,pelo fato de que,mesmo em casa,eu tbm apresento umas tremederas.
    Gostaria muito de que pudessem informar-me sobre quais os motivos mais obvios para esse problema.
    Muito obrigada desde já.

  9. anna claudia da silva reis comenta:

    27 outubro, 2008 @ 8:33 PM

    tenho 37anos e meu pai 65anos nós temos tremores nas mãos, não sei porque temos isso não e gosatria de saber o que seria a causa disso, porque nos atrapalha muito. sabe cheguei até perder emprego por causa dos meus tremores, nossa quando isso acontece chego chorar sozinha porque fico tremendo me dá um nervoso. sabe as pessoas são curiosas e sempre querem saber porque fico tremendo, estou cansada de falar que sou assim mas toda vez que saio com minha irmã, vem sempre um e fala porque estou tremendo e isso me deixa tão triste, me seguro para não chorar. já agradeço e eu gostaria de saber sobre essa doença se tem cura é o meu sonho e do meu pai parar de tremer nos ajude obrigada!!!!

  10. Fábio Junior comenta:

    29 outubro, 2008 @ 1:57 PM

    Boa tarde!!
    Tenho 19 anos, e sofro deste mal a uns seis anos, ja procurei tratamento, faço uso de remedio, tomo cloridrato de proponolol 40 mg, mas esotu notando que ultimamente não esta fazendo efeito, continuo tremenedo e ja esta me encomodando porque as pessoas pensam em insegurança mas porem não é, gostaria muito que se alguem puder me ajudar ou me informar alguem a quem eu possa recorer.obrigado.
    Desde já agradeço sua compreensão.

  11. mauricio comenta:

    4 novembro, 2008 @ 4:00 PM

    Oi tenho 33 anos ,e tremo as mãos desde os 9 anos, meus 2 irmãos também tremem,
    sofro muito porque tenho dificuldade em segurar talhares, copos,escrever, até assinar
    o nome se tornou difícil, fora as piadinhas de mau gosto, que acabam trazendo problemas
    psicólogicos, a gente deixa de fazer muitas coisas para não passar constrangimentos.
    Deixei de ter um bom estudo, e consequentemente uma boa profissão , por não conseguir
    escrever normalmente. Mas estou me virando do jeito que posso , e nunca desistirei de
    procurar a cura ou então um tratamento que melhore a minha vida .
    Gostaria de receber emails sobre tratamentos , e emails de pessoas que sofrem desse
    problema , para que possamos nos ajudar uns aos outros ,tanto na parte de tratamento
    como na parte psicólogica , dando forças uns para os outros nos momentos difíceis.
    Obrigado a todos.

  12. Marilda Ap.F.Granuzzio comenta:

    2 dezembro, 2008 @ 1:54 PM

    aos 6 anos comecei a naõ domir mais nem a noite e nem de dia, os médicos me entupiram de remédios para dormir,e para ataques epléticos edepressaõ.E mesmo assim,eu naõ dormia ,passava a noite sentada na cadeira da cozinha morrendo de medo dos roncos do meu pai e da ninha mãe.Com isso passei a ter pressaõ baixa e tremores nas maõs perdi boa parte da minha infancia por isso.depois de um longo tempo,um médico me deu um remédio que fez dorir e foi a coisa mais maravilhasa do mundo para mim.Foram 11anos de diversos remédios fortes,varios médicos e exames,eume sentia apenas vegetando neste mundo,chegei a ter ausencias de tempo.FOI ai que resolvi parar com todo aqueles remédios pois cheguei a tentar cotra a propria vida de varias maneiras.cai de cama por falta dos remédios masme levantei . Hoje aos 45anos acho que tudo o que passei foi porque eu não podia com a cafeina e minha mãe colocava café no meu leite na mamadeira. Ainda não posso tomar café depois das trés horas da tarde senão não durmo a noite inteira.Ainda hoje tenho tremores nas maõs e nenhum médico se interesou em descobrir porque.Sempre me queixei de dores por todo o corpo mas todos não achavam a causa. Quando eu tinha uns 12 ou 13 anos um médico chegou a dizer para minha mãe que era falta de homem. Minha mãe ficou tão chocada que saiu do consultório sem nem coseguir xingar o descrasado.Nos anos correntes até hoje,sofri com minhas dores etremores,agora,um médico chegou a conclussão que tenho fibromialgia e pra ajudar estou na menopausa poque a alguns anos fiz esterectomia .Sera te tudo isso tem um outro diagnóstico?Se for possivél me respondam.

  13. Nayara T. Ferreira comenta:

    19 dezembro, 2008 @ 10:46 PM

    Tenho apenas 15 anos e já tenho Tremor nas mãos. Já procurei tudo quanto é médico, mas sem solução. Isso me incomoda, pois não consigo escrever, segurar algo, tirar uma foto (eu mesma segurando a máquina), mexer com máquinas como fresadora, torno, etc . . [é simplesmente horrível]; sem contar que tenho que aturar dizerem que tenho mal de parkison . . Acho que a melhor solução é fazer atividades que exijam atenção como pintura, etc . . Quando fazia aula de pintura em panos a tremedera parou 60% . . mas agora infelizmente voltou.. se alguém souber alguma coisa que faça esse tremor parar, dá umas diquinhas ai .. Desde já Obrigada ..

  14. Fabio Rodrigues comenta:

    22 dezembro, 2008 @ 7:27 AM

    Nayara, Bom dia!!!
    Eu também tenho esse problema, e tb.. já busquei várias orientações , inclusive de remédios,etc… Na verdade, o melhor á fazer na minha opinião é vc. voltar á pintar sim, e se possível faça Yoga. Essa orientação partiu de um médico daqui de Alphaville. Ele disse que poderia me indicar diversos remédios, mas não iria solucionar esse problema. Enfim, esse problema que temos não tem cura definitiva, mas existem soluções que amenizam esse tremor. Essa foi a melhor orientação que tive até hoje.
    Qualquer coisa, me adiciona no MSN, derrepente podemos nos ajudar e ajudar á todos que tem o mesmo problema , ok? ( fabioladen@hotmail.com ). Abraços,….

  15. de comenta:

    28 dezembro, 2008 @ 5:20 PM

    Tomei por algum tempo o clonazepan, tem +-2 semanas que não tomo mais, devido a isso estou tremendo demais a ponto de não conseguir assinar ou escrever nem o meu nome… o que fazer?

  16. celso comenta:

    12 janeiro, 2009 @ 1:03 PM

    tenho tremor nas maos isto me incomoda e me deixa muito constrangido tenho 35 anos e isto começou com 22 tambem nao sei oque fazer

  17. fabio comenta:

    1 fevereiro, 2009 @ 1:40 AM

    tenho 32 anos, não sei mais o que fazer, basta qualquer pessoa olhar pra mim ja começo a tremer, no trabalho nao estou mais conseguindo realizar minhas funções no curso q estou fazendo to pensando em disistir pois a cada dia que se passa pioro mais quando fala hoje é pra apresenta trabalho ou ler em sala de aulaesqueço de tudo ate minha voz fica tremula ja ficsei isso na mente alguem sabe de algo q possa mim ajudar

  18. charleston comenta:

    8 fevereiro, 2009 @ 4:16 PM

    Gostaria de saber se algum tratamento meu problema?
    tenho 40 anos e aproximadamento a 5 anos notei que ha hora de escrever tremer e perder a cordenação motora e com o passar dos anos o tremos piorou, já passaei em varios neurologistas e psiquiatra mas nenhum conseguiu resolver meu problema, estou num estagio que para formar uma palavra é necessario desenhar as letras.
    Fico muito grato se alguem conhecer algum tratamento eficaz.
    desde já agradeço.
    charles

  19. Lina comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 3:42 PM

    Meu filho de 23 anos tem um tremor nas mãos que piora sempre que ele beber bebida alcoolica
    dorme pouco e fumar muito qual o especialista que tevo procurar

  20. francitelles paz comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 9:09 AM

    ñ consigo mim consentrar com esses tremores nas maõs,quando fico nervoso,exterse e anciedade fico assim,gostaris de saber uma solução para isso,ficarei muito grato..!

  21. luis barbosa comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 2:38 PM

    o que vos pode ajudar um pouco e deixar de fumar. Tenho o mesmo problema,se fumo um cigarro em antes de ir comer meu deus fico sem jeito,tentei nao fumar umas horas em antes de ir comer teve resoltados visiveis

  22. Daniel Luiz comenta:

    26 fevereiro, 2009 @ 10:21 AM

    Tenho 19 anos e desde pequeno tenho um tremor que quando faço alguma atividade fisica ele se intensifica, porem quando estou em repouso as veses consigo controlar não é algo tão forte asi mquando estou com meu corpo parado. Mas enfim quero começar a fazer academia mas tenho um certo medo de não me adapitar aos exercios com pesos. Será que é possivel uma pessoa com essa certa dificuladade de tremer um pouco, fazer academia?

    Espero a resposta….Obrigado desde já

  23. marcia xavier felix comenta:

    26 fevereiro, 2009 @ 3:17 PM

    sou marcia tenho 25 anos, quando estou escrevendo minha mão doi e começa a tremer e
    dai, eu não consigo me consentrar e da agonia no coração. Gostaria de saber o porque que isso
    acontece e como ficar boa.

  24. catarina sousa comenta:

    1 março, 2009 @ 7:00 PM

    Tenho 35 anos, e a alguns anos para cá, tremo da mão direita, quando escrevo, basta alguem estar a olhar para mim. Li na net que é fobia social especifica. Tomo calmantes, mas não resulta muito. Noto que se tomar calmante e não tomar café, o que não consigo passar sem tomar, passo dias sem tremer, porque a minha cabeça não está a pensar que vou tremer. Se alguem souber de algum remedio me diga, por favor. Já passei por situações dificeis, as pessoas a olhar para mim, e eu a sentirme muito mal, se tivesse um boraco enfiava-me dentro. Pensava que era só eu, mas afinal infelismente há muita gente igual.Obrigada

  25. juliana comenta:

    3 março, 2009 @ 9:57 AM

    sou juliana e tenho 25 anos, tenho umas tremedaeiras nas mãos (mais comum) ou nas pernas que me encomodam muito.sinto isso quando passo por situações de raiva, embaraçosas(por exemplo:fui fazer curso de computação no meus primeiros dias me tremia muito, com o passar do tempo, foi diminuindo…detalhe: lá pra mim eu via como uma oportunidade de me profissonalizar e levava muito á serio como se fosse meu proprio trabalho… ou quando até mesmo frequento lugares públicos como lugares grandes e chiques…existe lugares assim que me sinto á vontade, mas é raro,.. isso está me encomdando bastante.talvez eu até saiba na real qual é meu problema mas queria saber se vcs tem algums dica de como eu poderei fazer para melhorar esses tremores, pois isso faz com que eu me sinta imcapacitada para area de trabalho..obrigada!

  26. quitolas comenta:

    6 março, 2009 @ 9:35 AM

    eu sou um jovem de 27 anos que apresento um nivel de conhecimento e inteligencia
    consideravel mais tenho tado a perder credibilidade perante muita gente que eu gosto
    e isso deve-se ao facto de eu estar a passar por uma situacao desconhecida por min
    e muito mais gente
    tremo em espassos publicos quando vou pagar uma conta, e esta por si requer minha a
    assinatura
    o que realmente posso fazer para acabar com isso
    estou a sofrer muito com isso ajuden-me por favor

  27. Fernando comenta:

    13 março, 2009 @ 8:26 AM

    Tenho 27 anos, não sei se fiquei mais aliviado ou mais assustado após entrar nesse site. Tenho tremores nas mãos a muito tempo e não sabia da frequência que ocorria em pessoas da minha faixa etária. Ontem fui renovar minha identidade e fiquei meio apavorado por não conseguir assinar meu nome e já havia acontecido isso no banco. Além dos momentos de estresse noto que os tremores não cessam apenas reduzem. Percebi a completa perda do controle da mão naquele momento e isso me deixou muito constrangido. E o pior, isso tem se agravado com o passar do tempo. Alguém teve sucesso com algum tratamento?

  28. Fernando comenta:

    13 março, 2009 @ 8:36 AM

    Esqueci de relatar isso também: meu filho mais velho tem 9 anos e percebi que ele também treme.

  29. Alex Nobre Tosta comenta:

    27 março, 2009 @ 7:21 PM

    tenho 32 anos e a uns 2 anos para cá, venho diariamente com tremores nas mãos, gostaria muito de uma ajuda urgente, pois trabalho e faço curso e não aguento mais essas tremederas por favor me ajudem…

  30. flavio comenta:

    29 março, 2009 @ 5:25 AM

    Tenho 20 anos, sou universitario. De um ano pra ca venho tendo tremores nas mãos.
    Tenho aulas em laboratorios e isso é uma dificuldade, pois toda vez eu começo a tremer
    e por mais que eu tente ficar calmo continuo tremendo. Sempre fui timido, mas apenas
    para falar em publico, nunca em aulas, inclisive laboratoriais. Isso ta ficando insuportavel,
    pois as pessoas notam que eu estou tremendo e ai tremo mais ainda. Não sei o que fazer,
    aonde procurar ajuda. E o pior de tudo e que não tenho condições financeiras de procurar
    um medico.

  31. Alexandre Oliveira comenta:

    30 março, 2009 @ 3:07 PM

    Amigos, isso que nos temos se chama TREMOR FAMILIAR OU TREMOR ESSENCIAL.Faço um controle direto com neurologista,muito atenciosa por sinal,ate suspendeu meu cloridrato de propanolol por uns tempos,pois meu tremor sumiu.
    Meu historico:Tinha, desde a adolescencia momentos de agitação, tremor e ansiedade.Em 2004 meu organismo ativou o TREMOR FAMILIAR OU ESSENCIAL, devido a um termino de namoro muito complicado.
    Nos temos uma anomalia genetica.Uns dizem que é descarga de adrenalina,outros dizem que é defeito nos gens.Tenho amigos espiritas e amigos esotericos, nao sou religioso,nao mesmo, eles me disseram que se trata de mediunidade forte, energia vital descontrolada que se intensifica com ansia, medo, fobia social, falta de aceitação,odio,rancor e nervosismo.Realmente, sempre que sinto isso meus tremores se intensificam.O que me ajudou demais,imensamente foi uma terapia oriental chamada REIKI, QUE EQUILIBRA SEUS CHACRAS VITAIS.(REALMENTE DEU CERTO).

    Enfim, nossa anomalia genetica simplesmente é ativada por ansia e estados de humor alterados.Se conseguir se controlar, respirar fundo, ficar tranquilo, buscar terapias, atividades, sentir auto confiança( alguem ai ja tremeu demais por nao ter auto confiança??pois é…)o tremos cessa completamente, pelo menos comigo é assim, nem tomo cloridrato de propranolol.

    Bem, boa sorte a todos.AS vezes acho que essa anomalia ate veio para o bem,pois é uma forma de eu ter auto controle.
    Abraços
    Alexandre

  32. Maria Aparecida de Souza Chaves comenta:

    16 abril, 2009 @ 2:33 PM

    Tenho 47 anos,sou portadora de LES foi descoberto em 2004.Estou em uso de Prednisona 20mg e Atenolol 50 mg,o Atenolol tem poucos dias que estou usando.Tenho muito tremor nas mãos já faz muito tempo tem dia que fica difícil prá assinar meu nome e os tremores estão piorando cada dia pior.
    Trabalho em uma escola e sou Auxiliar de Ensino.
    Tenho também suor excessivo.
    Que devo fazer?

  33. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    16 abril, 2009 @ 6:52 PM

    Maria Aparecida.
    Aguarde um pouco para ver se o atenolol consegue controlar o tremor.

  34. Susana P. comenta:

    30 abril, 2009 @ 7:36 PM

    Concordo com o Alexandre Oliveira!!

    Tenho 22 anos, e comecei com tremores nas mãos desde os meus 18 anos, desde que tive um desgosto amoroso.
    Comecei por ter ataques de pânico qd o via, qd pensava nele basicamente (o q era 24h por dia), então deixei de sair à noite com os amigos, de fazer uma serie de coisas, pensando que fosse normal após uma relação tempestuosa e que com o tempo iria esquece-lo e ficar novamente bem…
    Mas não foi bem assim… Acho que devo ter ficado com um trauma, uma vez q isto tudo aconteceu dp do relacionamento… pensar em alguem que nos magoou, so nos tira a nossa energiaaa nao s esqueçam disto.
    Para além dos ataques, reparei que tremia, o que no inicio estranhei, pois sempre tivera um controlo total d mim mma…o que foi piorando terrivelmente com o tempo… tremia em todos os lugares, até ao pé da família e ficava com uma vergonha :S comecei a sentir palpitações, tremores para além das maos…. enfim… n desejo a ng…. Tinha medo de começar um novo relacionamento, do toque das pessoas, senti-me muito sozinha durante este tempo…era 1 segredo so meu e morria de vergonha se alguem reparasse… adquiria posturas para q ng reparasse… passei o mm q vcs, n cnseguia agarrar talheres sem tremer etc.

    Desde ha um ano iniciei-me no I nível d REIKI, desde entao tenho-me sentido mt mt melhor (: , se bem que fumo imenso e deve acentuar tb os tremores e as ansiedades…
    A serio, n sofram mais, existem mestres reikianos que nao cobram, é dificil encontrar 1, mas vai-vos ajudar tanto que so eu e quem ja passou pelo processo todo sabe…

    Não desistam!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UMA DICA: recitem um mantra feito por vcs ou ate mm 1 poderoso mantra oriental durante o dia, funcionaaaa :D

    Espero ter ajudado de alguma maneira**********beijinhs Susana

  35. Edna Araujo comenta:

    15 maio, 2009 @ 3:23 PM

    Estava procurando informações sobre um tremor na mão direita que adquirir e fiquei satisfeita com o comentário do Alexandre Oliveira, pos foi foi muito pertinente para mim. Obrigado Alexandre. Não aceitei tomar calmantes e sua sugestão superou as visitas ao neurologista. Valeu!

  36. Juscélia Silva comenta:

    16 maio, 2009 @ 6:51 PM

    tenho 26 anos e desde os 12 anos tenho tremores nas mãos e as vezes, com pouquissima frequencia percebo um certo tremor na minha face. Fui a um neurologista a uns 8 anos que disse que isso não é nada. Mas claro que é, ja tomei calmantes e até propanolol por um tempo que um clinico geral me receitou quando atacou muito. Gostaria muito de uma soluçaõ, colegas e pessoas que estão ao meu lado ja sabem dessa tremedeira. Mas muitas pessoas percebem e logo associam a medo, insegurança e timidez. Sou de bem com a vida e amo minha familia, mas não aguento mais essas tremedeiras por favor me ajudem… É se piorar com o tempo!
    Tremor sai de mim!

  37. thiago comenta:

    22 maio, 2009 @ 12:05 PM

    me alivia saber que mais pessoas sofrem do mesmo problema,eu também sofro e por ser mais psicologico,a cura ou melhora vai depender da força do pensamento e mudança de habitos como não comer de pressa,praticar alguma atividade fisica (mas tem que gostar) evitar cigarro (drogas nem pensar) e cafeina… além de controlar o nivel de stress…pensando ou concordando para evitar de incio uma discussão
    esse problema (doença psicologica) merece uma matéria no GLOBO REPORTER pois milhares d e pessoas tem o problema mas tem medo de revelar ou procurar tratamento
    saúde e melhora a todos

  38. Anônimo comenta:

    1 junho, 2009 @ 8:41 AM

    tremo muito quando vou escrever na escola

  39. Bruno comenta:

    3 junho, 2009 @ 1:38 AM

    Eu tenho 18 anos, a algum tempo eu tenho tremor nas mãos , comecei a perceber porque as pessoas começaram a reparar q eu tremia , eu sou um ex-usuario de cocaina , porem a mais de 1 ano q nao uso drogas , somente cigarro i alcool , gostaria de saber se o meu tremor é causado por sequelas do uso de cocaina ???? eu eu posso ter mal de parkinson ???
    quem souber por favor me responda.

    Obrigado.

  40. mirian ribeiro comenta:

    3 junho, 2009 @ 11:29 AM

    Boa tarde.
    A alguns meses comecei a sentir uns tremores nas mãos , procurei um neuro e ele me disse que era um simples stress, mas ultimamente esses tremores almentaram tantos nas mãos quanto em todo o corpo, voltei ao médico pensando que eu poderia ter o mal de Parkinson, mas ele disse ser um tremor sensitivo já que após alguns testes nada comprovou a doença de parkinsom.Sinto medo, acho que pode ser o Parkinson sim, mas o médico acha que não preciso fazer exames mais complexos pois ao ver , para ele não é Parkinson, não sei mais o que devo fazer e a quem recorrer.Se alguém tiver alguma solução , por favor me ajuda.

  41. thiago comenta:

    6 junho, 2009 @ 4:39 PM

    estou tomando um medicamento que é muito bom (adeus tremores)…o correto é consultar um especialista (neuro)para ver se pode ser receitado mas quem quiser informações entre me contato thiagocavalera22@yahoo.com.br

  42. flavio da silveira alves comenta:

    23 julho, 2009 @ 7:36 PM

    ola! minha mae tem um tremores nas maos q nao dar nem para domar uma sopa
    algo ezige o uso de colheres . ela tem aprocimadamente 39 anos nao cei bem. ela faz uso de ante deprecivos a 4 anos,. gostaria de saber se a alguma coisa q pederia fazer por ela. serae q os remedios q ela estar tomando estao causando o mesmo. oq devo fazer me ajude.

  43. jean comenta:

    9 agosto, 2009 @ 12:37 PM

    não sou fumante e nem consomidor de bebidas alcoólicas, mas mesmo assim minhas mãos são tremulas, é claro que não é um tremor constante e nem com uma intensidade elevada. Normalmente só tremo quando estou agitado ou ancioso; mas mesmo assim fico incomodado pois estou ficando inseguro pois não me sinto confortável em pegar um copo descartável e quando é necessário pegar, já fico pensando vou tremer, e a cabo tremendo. Acho que a minha tremedeira não é um problema fisico mas sim psicológico visto que quando vou pegar um copo da mão de alguém já fico pensando: vou tremer e consequentemente a cabo tremendo.

  44. Flavio comenta:

    26 agosto, 2009 @ 9:59 AM

    ola pessoal, estou ja ficando aflito, ou seja disisperado no trabalaho na faculadade basta eu começar a escrever ou digitar umaperto de mao ou qualquer coisa ja começo a tremer i pioro ainda mais quando apessoa persebe que estou termendo. quando percebo isso ate falta de ar mim da de tao nervoso que fico, nunca fumei nem bebo. pq isto esta ficando cada vez pior pra mim. ja perdi muita oportunidade de emprego por essa tremura ja estou com panico agora ja fixei isso na cabeça. um abração para todos se alguem souber de algo mi, ajudem

  45. elene santos de oliveira comenta:

    4 setembro, 2009 @ 3:27 PM

    estou fazendo estagio ha duas semana nunca tive nem um tipo de poblema mas quando a professora me colocou para fazer medicamento e aspira eu comesei atremer eu não se porque em casa eu aspiro e não tremo demaneira alguma e perto das pessoas estou com esse tipo de poblema no que pode me ajudar estou fazendo auxiliar de enfermagem

  46. Leticia comenta:

    29 setembro, 2009 @ 1:51 PM

    Nossa pensei que este tremores fosse so com migo…isto é horrive..
    nao consigo escrever diante das pessoas ou talvez ate quando estou sozinha fazendo simplismente uma lista, estudando , derrepente começo a tremer, sinto dores..isso ja vem ocorrendo ha um bom tempo,ja estive e estou fazendo tratamento com neurologista, mas ate entao nao consigui nada de resultado, so tomando remedio. Nao posso ficar desse jeito, ja perdir varias opurtundiade de trabalho, mas infelismente nao me contratam devido essa tremedeira, gostaria muito de uma ajuda..tenho 27 anos…por favor nao sei o que fazer!!

  47. mauricio comenta:

    29 setembro, 2009 @ 2:27 PM

    Oi pessoal ninguém sabe de um tratamento mais eficiente para esses tremores nas
    mãos, um médico que tenha bastante experiência em tratar esses tremores.
    Não importa qual seje médico normal, médico espírita,medicina oriental, sei lá um
    que nos ajude a se livrar dessa tremedeira.
    Se souberem entrem em contato meu email e: mhauricio@ig.com.br

  48. léa comenta:

    22 outubro, 2009 @ 1:15 PM

    UFA!!!…. graças a DEUS! eu pensei que esse problema só estivesse comigo hoje resolvi contar pra meu marido ele não ligou muito..então tenho pessoas que falam a minha lingua só em estar digitando aqui sinto meu corpo tremendo e isso é o dia todo ja acordo assim o coração ascelerado me levanto tremendo qui chatice isso ,,eu até converso ccomigo mesma assim; porque estais a tremer pois se voce acordou agora e não tem nada te atormento seus nervos respiro fundo finjo esquecer,,mas estar la o dia todo o tremor,,poxa não faço uso de medicamento nenhum não fumo não bebo me alimento bem,não vejo filmes,durmo cedo e acordo cedo vivo uma vida tranquila ,,e moro em um bairro traquilo,e,aindas não trabalho me acho uma pessoa alegre e agradavél a todos que me cercam,,então o que é,,,

  49. vanessa comenta:

    22 novembro, 2009 @ 9:53 AM

    Oie meu nome é Vanessa, tenho 19 anos, desde de pequena tremo direto.
    Mais qdo fico em publico piora, até meu coração dispara, isso está me prejudicando muito, não sei mais oq fazer.

    Não consigo arrumar um emprego legal. nem a voltar a estudar.
    Poderia me ajudar?
    As vezes me bate um desanimo por causa disso, deicho de fazer muitas coisas, fico até meia isolada..

    Desde já agradeço!!

    Abraço…

  50. marcos comenta:

    2 dezembro, 2009 @ 3:43 PM

    bom dia galera…

    desde pequeno eu tenho esse tremor nas maos, olha ultimamente isso anda muito atakado… é horrivel essa sensação de tremor… quandovc esta com uma menina e começa a eskentar seu corpo solta adrenalina e filho parece motor de toytota.. cara… simplismnete naum consigo tira foto perfeitamente soh com as duas mão na camera, quando estou muito agitado treme pernas… quando eu dou uma parada depois de correr… meu peito do lado do coração sobre uns 1 a 2cm quando o coração bate parece que vai sair pra fora… e eu consigo escuta o mundiça bater, quando vou usar chave de fenda naum da pra encaixa certo no buraco, simplismente é horrivel tenho 16 anos tenho medo que isso venha a piorar pois desde pequeno eu tenho, minha familia inteira ja sabe disso mas ele soh comenta em procura mdico pois ateh hje nada, galera vcs naum sabe como isso é horrivel (pra kem naum tem)

    simplismente horrivel.

    xau galera… abraçoes pra vcs aew bem tremido xD

  51. felipe comenta:

    13 dezembro, 2009 @ 10:15 PM

    eu estou com 17 anos agora, uns três anos para ca sinto tremores no meu corpo nas mão principalmente no começo eu não sentia nada depois pessoas começaram a percebe que a minha mão principalmente treme e eu não gosto que as pessoas notem isso agora fico um pouco nervoso e sinto ansiedade tento me controla e não consigo não entedo porque isso acontece comigo não consigo escreve com pessoas me olhando minha mão começa a treme e as letras saem todas tremidas isso me atrapalha. Fui ao medico ele afalou que e psicologico não sei acho que herdei do meu pai ele tem um pouco disso mas eu ja sou muito o medico passou um remedio para eu toma quando ficasse nervoso tomei duas caixas e parava so o nervoso mas não os tremores parei não seio o que faço agora isso me atrapalha bastante. Não acho que sou nervoso porque na escola explicava trabalho sem medo nem um so o tremo nas mãos que atrapalhava.Tambem as vezes parte do meu corpo treme tipo um local da perna tipo assim uma veia não sei explica tambem quando me espreguiço quando acordo, tambem não posso fica de mal jeito tipo assim com aperna esticada ja começa a droga do tremo isso me inrita bastante não sei o que fazer. Foi tira uns documentos na hora da assinatura não conseguia escreve direito me deu uma vergonha danada, outro dia foi no medico foram tira a minha pressão na hora o meu braço começou a tremer a infermeira perguntou se eu estava com frio ai disse que estava para não passa vergonha nossa voces conhem uma solução a jude me ai valeu pessoal

  52. VITÓRIA comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 8:57 AM

    OI GALERA TÔ DESESPERADA!! HA 1 ANO COMEÇOU ESTE TREMOR EM MIM E EU PASSEI NO CONCURSO DA PM E ESTOU COM MUITO MEDO DE NÃO CONSEGUIR EXERCER MINHA PROFISSÃO!!! TOMO PROPANOLOL MAS NÃO ESTOU VENDO RESULTADO E FAÇO ACUMPUTURA, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO VI RESULTADO ALGUM O QUE EU FAÇO?? SERÁ Q DÁ PARA EXERCER ESTA PROFISSÃO???

  53. Junior comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 7:40 PM

    Estava procurando outra coisa,e acabei entrando aqui.
    Tenho 33 anos,Tambem tenho tremores nas maos,nao sei ao certo mas acredito que começou aos 15 anos.No inicio isso nao ligava.Passei a trabalhar em uma empresa,e as pessoas perguntavam o motivo…nao sabia responder.Certo dia precisei passar no medico e perguntei a ele.Me respondeu que era normal….continuei a vida.
    Por volta dos 25 anos isso passou a me trazer problemas….muitos!deixei de fazer muitas coisas simples.Apenas por isso(como por exemplo votar,cortar o cabelo,ir ao dentista etc) por muitas vezes o tremor começava apenas de alguem tocar e se encostar em mim,e nao so a mao,mas todo corpo.Hoje em dia tem surgido outros(uso apenas alguns talheres,somente alguns copos e pratos que tem em minha casa,e sempre surge algo novo que passo a evitar…(manias).Falar em publico nem pensar,suava frio e tremia todo o corpo.
    Cheguei a ver uma reportagem de pessoas assim que fizeram tratamento e ficaram bem.Acredito que a medicina tem uma cura simples pra isso.
    Acho que todos aqui tem o mesmo problema,quem sabe agente nao encontra a saida e se ajuda.
    Quem quiser conversar comigo ficarei muito feliz.
    Meu e-mail é fe_sp29@hotmail.com
    Feliz ano novo a todos
    Fernando.

  54. lila comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 3:24 PM

    tenho tremor nas mãos desde a infancia mesmo quando estou calma sinto isso as veses ate quando acordo estou com tremor quero saber o que faço tenho medo de ter futuramente mal de pakson

  55. Elton comenta:

    22 janeiro, 2010 @ 5:59 PM

    tenho tremores nas maõs desde criança e dependendo do meu estado emocinal ;Oquê faço para acabar com eles?

  56. Ana Maria comenta:

    31 janeiro, 2010 @ 7:26 AM

    Faço terapia há oito meses e tomo remédios para fobia social há uns quatro, percebo uma melhora, mas não consigo me imaginar voltando à sala de aula como professora. As aulas vão começar e eu não sei o que fazer. Já estou sofrendo por antecipação. Não sei o que fazer porque não tenho coragem de voltar. Enfrentar os alunos cara a cara pra mim parece impossível. O que eu faço?

  57. lidia comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 2:10 PM

    ..Olá..
    gostaria de saber se tem algum tratamento naturalpara tremor essencial..
    ..ja tomei muito propanolol, mas não quero mais..sinto que é uma droga muito forte..
    ..alguma planta ou homeopatia que possa me favorecer…
    ..obrigada..Lidia Borecki

  58. Carol comenta:

    11 fevereiro, 2010 @ 8:18 PM

    Olá, sou advogada recém formada e no momento estou sem convênio médico, procurei um clínico geral no posto mas não adiantou
    nada, eu tremo muito as mãos, e isso é horrível, cada dia que passa está piorando, quando tenho que falar em público ou participar
    de alguma reunião, algum almoço de negócios não consigo me controlar, sem contar nas audiências, fico morrendo de vergonha,
    acabo tremendo mais ainda, pois fico com medo de que as pessoas vejam e eu estou tremendo e acham que é por medo ou insegurança
    e podem acabar desvalorizando meu trabalho…. Por favor, se alguém puder me ajudar, estou entrando em depressão por causa disso
    meu e-mail e msn é sccarol1@hotmail.com

  59. Suellen comenta:

    19 fevereiro, 2010 @ 8:31 PM

    Olá, tem uns dois anos que comecei a tremer minha mão,
    isso acontece quando fico ansiosa e mais ainda quando eu
    escrevo alguma coisa, principalmente se alguém estiver me olhando
    O que será? tem algum remedia para amenizar este problema
    Obrigada

  60. Cida comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 10:43 AM

    Olá, tenho 43 anos, nunca ingeri bebidas alcoolicas, nunca fumei, tem mais de 25 anos que não tomo café, mas minhas mãos tremem muito. Eu só preciso ficar ansiosa o minimo possível. Na realidade ultimamente tem dias que por qualquer coisa as mãos ficam tremendo e eu fico com muita vergonha de segurar papeis ou qualquer outra coisa que vá aparecer. Isto me atrapalha muito.
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

  61. Bruna comenta:

    7 março, 2010 @ 3:30 PM

    Oi Boa tarde , Bom eu tenho 18 anos e minha mão treme muito, a mão direita treme mais. acho que seja pelo fato psicologico ou ansiedade gostaria muito de resolver este problema !!
    se poderem me ajudar enviem um email ..Bj

  62. Maria comenta:

    11 março, 2010 @ 11:18 AM

    tenho 50 anos e tenho tremores nas maos. Em crianca e alolescente tinhas estes tremores quando estava em situacoes de medo ou stress. Fiquei muitos anos sem ter estes tremores. Há um ano recomecou outra vez, mas é uma situacao permanente. já deixei de fumar e nao melhorou. que devo fazer? ajude-me.

  63. felipe comenta:

    23 março, 2010 @ 1:39 PM

    tenhor 17 anos começous a 2 anos e meio esses tremores nas mãos asvezes no meu corpo e me atrapalhar quando vou fazer algo com assinar meu nome isso me deixa sem jeito pessoas dizem porque vc treme e eu ñ gosto tomei alguns medicamentos mas eles ñ tiveram
    resultados alguem saber de algum modo me ajude.

  64. Fernanda comenta:

    24 março, 2010 @ 2:52 PM

    OI! Apresento tremores nas mãos desde criança, agora com 29 anos esta piorando pois estou tendo tremores involuntarios no maxilar é estranho pois não ocorre com frequencia,isso me incomoda muito .fui no médico e ele não me informou o que era.Por favor o que devo fazer?

  65. joao comenta:

    29 março, 2010 @ 1:08 AM

    tenho 39 anos e sou fumante desde os 13,sempre tive problemas com timides e pouca tremedeira quando jovem , isso me fez utilizar bebidas alcoolicas ,pois perçebia que me tiravam a timides e a tremedeira , so que nao procurei ajuda e me tornei alcoolatra ! hoje estou a 5 anos sem beber passando com psiquiatra estou esse tempo todo tomando rivotril pois ele disse que eu tenho fobia social ! so que em repouso ou em casa sem ansiedade , pois sou muito ansioso!tremo quase nada mas se estou ancioso nervoso tremo muito , atrapalha demais minha vida pois quando vou ao banco ou a qualqer outro lugar publico ja começo tremer so de pensar que tenho que fazer algo no outro dia em publico fico assustado pois ja sei que vai ser um suplicio! assinar escrever ta ficando cada dia mas dificil! nao sei mais a quem recorrer! alguem ai poderia dar uma dica ajuda a quem devo recorrer!

  66. Ítalo comenta:

    29 março, 2010 @ 5:02 PM

    Tenho 29 anos, sou universitario. Pois toda vez que faço um esforço físico me tremo bastante, eu apenas bebo aí me mandaram ficar um tempo sem baber e fiquei por sei meses e nada.quando tenho que falar em publico me tremo todo, até mesmo quando estou sem fazer nada em casa as minhas mãos tremem. Não sei o que fazer,
    aonde procurar ajuda. E o pior de tudo e que não tenho condições financeiras de procurar
    um medico.

  67. venison comenta:

    31 março, 2010 @ 11:42 AM

    tenho 23 anos nao fumo.Sou estudante faço curso de tecnico enfermagem,sempre quando vou aspirar medicação eu me tremo muito as vezes ate me zango porque causa disso. E meus colegas fica tirando sarro, dizendo ” que eu estou com mal de pakhsom” alguem pode me da uma apinião? abraços a todos que ler esse meu comentario…… ass: Venison esse e meu email: gvenison@yahoo.com.br

  68. cleber david comenta:

    16 abril, 2010 @ 3:08 PM

    tenho 33 anos e sete anos comecei a ter tremores nas maos na hora de assinar meu nome na frente das pessoas,mais quando estou em casa escrevo, mais nao tremo.gostaria de saber o porque! se alguem tiver a resposta entre em contato comigo!
    mail-david22cds@hotmail.com
    obrigado

  69. Marcus comenta:

    1 maio, 2010 @ 4:59 PM

    Tenho 31 anos e apresento tremores desde quando tinha uns 17 anos em determinadas situações que ficavam cada vez mais evidentes quando voltava a tê-los. Com o passar dos anos e ao entrar na faculdade esses tremores foram aumentando o que me tornava mais introvertido e receioso em ambientes sociais e fez-me “fugir” da faculdade por causa de certas disciplinas em que tinha que apresentar trabalho. Já não conseguia assinar sem tremer me levando ao cúmulo de ingerir bebida alcóolica para não tremer. Depois, cerca de 5 anos atrás, resolvi me abrir com meus pais e procurei um psquiatra que diagnosticou Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Fobia Social. Comecei a tomar uns medicamentos e senti uma certa melhora na auto-estima e diminuição dos tremores. Cheguei a fazer também psicoterapia mas não senti confiança no psicólogo e parei. Depois passei a reclamar com o psquiatra que os remédios não estavam fazendo efeito, aí ele foi modificando os medicamentos mas nada…dái cheguei a parar por um ano mas piorei muito e voltei! Realmente a questão do tremor é muito ruim. Sinto tremedeira até quando vou apertar meu próprio pulso! Estava ficando paranóico achando que tinha parkinson (ou querendo achar) mas agora não consigo deixar de tremer em qualquer festa e quando tento disfarçar enrijecendo os músculos só piora! Gostaria de saber uma medicação que realmente diminuisse este problema para, pelo menos, em ficar menos preocupado antecipadamente quando irá acontecer de novo! Abraços.

  70. Suellen comenta:

    4 maio, 2010 @ 12:57 PM

    Olá, pessoal gostaria de indicar pra vcs o rémedio que eu estou tomando o propranolol 40 mg,
    foi meu neuro que indicou.
    Eu tomo este rémedio em situação que eu acho que vou tremer em casos de assinar alguma coisa
    na frente de alguém, estes dias fui assinar e não tremi, porque tinha tomado antes um comprimido.
    Ele também tira um pouco a ansiedade
    Estou muito contente com a minha melhora
    Espero que eu tenha ajudado vcs
    Bjos

  71. Dani comenta:

    6 maio, 2010 @ 12:09 PM

    Antes de mais nada quero dizer que estou assustada com a qtd de pessoas que sofrem com esse mal. Eu também faço parte desse “time”, infelizmente. Tenho uma apresentação a fazer e ao procurar assuntos relacionado a tremores, como solucioná-los e como se apresentar me deparei com este site.
    Eu tenho 19 anos e há muito tempo sofro com isso. É muito chato você está conversando com uma pessoa normalmente e ela do nada perguntar “pq você está tremendo?” É muito constrangedor. No meu caso não tem hora nem lugar, só acontece com mais frequência quando fico diante de uma situação difícil, falar em público, por exemplo. Achei muito interessante a sugestão do thiago. Isso realmente merece uma matéria no Globo Reporter, visto que esse é um problema que grande parte das pessoas enfrentam. Fiquei tão aliviada quando conversando com um amigo meu ele me disse que não consegue parar de tremer e quanto mais ele se concentra mais ele treme. Percebi que não era a única e agr então…
    Espero que consigamos uma solução para esse caso, pq não é fácil.
    Bjo.~

  72. Marcia comenta:

    13 maio, 2010 @ 2:25 PM

    Boa Tarde,
    Tenho 19 anos , há uns cinco meses que tremo as mãos, e muito difícil conviver com isso!
    quero sabe um tratamento, terapia algo que me faça para de treme!

  73. Carlos Augusto comenta:

    20 maio, 2010 @ 1:38 AM

    Quando eu era criança eu tinha tremores na mãos mas era bem leve não dava pra notar. Logo que mudei de escola e que não conhecia ninguem a minha vergonha aumento junto a essa tremedeira… Isso sempre tem haver com fator psicologico, naquela epoca eu ja sabia disso e pensei se não acabar essa vergonha não acaba a tremedeira. Depois de um tempo me acostumei, a minha vergonha em publico e de relacionar com pessoas que não conheço praticamente não existi mais. Se vocês tem o mesmo caso que o meu é só pensar tranquilamente se eu consegui por que vocês não iriam? Pode ter certeza que pensamento positivo ajuda.
    E para aqueles que não sofrem de vergonha pode ser sim uma doença ou estresse. Aconselho ir ao um médico se for um caso de tremeidra mais forte ou tbm um psicologo pra liberar aqueles pensamentos que vcs mantem guardados, e se for estresse pede uma folga do trabalho pq estresse é sim um motivo forte para ter uma folga, vá se diverti e descansar, apenas liberti sua tensão.

    Vou fazer 19 anos em agosto, e não posso dizer que fico feliz em sabe que tem pessoas como eu mas dizer que eu as entendendo.

  74. Gilvanio comenta:

    10 junho, 2010 @ 2:11 PM

    nossa q alivio saber q não sou o unico…tenho 23 anos e sofro com esse problema deis de pequeno!
    só agora resolvi procurar um medico,pois não aguento mais piadas de alguns colegas no trabalho…
    toh fazendo curso de soldador mais não estou evoluindo mto no curso pois as minhas mãos ficam tremendo.isso é mto constrangedor.
    espero q um dia possamos nos curar desse problema !!!
    meu email gilsants@hotmail.com

  75. Mickael Monteiro comenta:

    11 junho, 2010 @ 8:56 AM

    Boas!

    Tenho 18 anos, moro em coimbra e à um mes notei que ando fraco, e tremo nao maos, não consigo controlar, as vezes sinto pulsação na couxa direita é um pouco dificil manterme concentrado e sinto que às vezes não realizo o que vejo, isto acontece desde que comecei a estagiar, algem tem alguma sugestao do que seja? que me possa ajudar , preciso de parar com isto, estou a enloquecer.

    Obrigado

  76. elton comenta:

    5 julho, 2010 @ 5:55 PM

    tenhor 26 anos começou a 12 anos e meio esses tremores nas mãos asvezes e fui ao medico ele falou que era tremor essecial e eu pergutei se tinha cura ele falou que so no tratamento iria mim ajudar, me atrapalhar quando vou fazer algo como colocar linha na agulha, isso me deixa sem jeito pessoas dizem porque vc treme?estar nervoso e eu ñ gosto tomei alguns medicamentos (propronolol de 40mg) mas eles ñ tiveram
    resultados e pelo contrario eu centia meu coracao doer. alguem saber de algum tratamento para esse tipo me ajude.obrigado.

  77. Lauriane comenta:

    26 julho, 2010 @ 9:56 AM

    Olá! Tenho 23 anos e quando eu estava na 5º série minha professora percebeu que eu tremia muito. À partir daí passei a perceber muita dificuldade de fazer certos trabalhos manuais, até mesmo de fazer minha assinatura se alguém estiver olhando. Ja fiz exames e foi constatado o “tremor essencial”, mas na época a médica nao receitou remédio por eu ser muito nova para tomar remédio controlado, e ela disse q não existia cura p isso. Quando tenho que fazer algo em público esse tremor se multiplica por 1000 e me atrapalha demais. Poderia me informar se hoje ja existe alguma tecnologia que ajuda a acabar ou amenizar esse problema? Obrigada.

  78. Ana Silva Vaz comenta:

    24 agosto, 2010 @ 9:45 AM

    Ola zenho 34 anos estou a sofrer de fobia social, ja nao sei como fazer nao consigo escrever na frente de qualquer pessoa, as vezes nem posso segurar um copo , uma caneta ou um colher fico a tremer , ja nao sei como fazer preciso de ajuda nao consigo aguenter .o mau Email é anasilvavaz@hotmail.fr , alguem pode me dizer o que posso tomar para ultrapassar esse caso.

  79. robson alves comenta:

    27 agosto, 2010 @ 10:37 PM

    tenho 25 anos e tenho o poblema qando vou escrever minhas maos tremem muito e nao consigo escrever direito nao trabaho quando vou;assinar alguns papel,eu nao consigo,me ajude a parar por favor

  80. Elizabeth =( comenta:

    5 outubro, 2010 @ 12:12 AM

    =[

    —————————————————————————————————————–
    Ola, me chamo Elizabeth, Eu já havia passado por algumas destas situações desde criança, achei que eu era a única mas da pra ver que não, de certa forma isto me conforta…
    eu estava com esse problema de toda vez que eu ia assinar meu nome em determinado local eu começava a tremer muito as mãos, meu nome saia horrível,eu simplesmente não conseguia controlar o tremor das minhas mãos, todos ficavam olhando e eu ficava apavorada, eu tive uma melhoria, comecei a enfrentar o meu medo e eu tremia mas ai conseguia me concentrar e parava de tremer, eu ficava muito nervosa, meu coração acelerava e tudo, mas eu estava conseguindo controlar, tudo mudou a uns dias, voltou tudo de novo e mais forte ainda, eu sentia minhas mãos suarem, meu coração parecia que ia sair pela boca, eu sentia um gelo atravessando meus braços, parecia que as mãos iam ficar dormentes mas dai voltava a tremedeira mais forte ainda,tudo isso pq eu estava em uma fila e eu sabia que eu teria que assinar meu nome na frente de pessoas desconhecidas. ( só a idéia de assinar já me deixava muito nervosa, na frente de todas aquelas pessoas) todos viram eu tremer, eu fiquei com muita vergonha e vontade de chorar, me deu vontade de não existir, de sair correndo daquele lugar, e eu ja havia pensado em sair correndo momentos antes na fila, vou ter que passar por isso de novo em breve, estou muito triste, não sei o que fazer, se alguem me ajudar eu agradeço de coração. não sei de onde veio isso, mas quero muito que va embora. antes eu não conseguia nem assinar carnê pra poder tirar algo nas lojas, nada que tivesse muitas pessoas envolvidas, só ficava calma com pessoas conhecidas, tem tantas coisas, mas enfim…

    Grata pela atenção, Elizabeth.
    —————————————————————————————————————

  81. joao comenta:

    5 outubro, 2010 @ 1:03 AM

    olá elizabeth ! sei que é muito dificil passar por tudo isso mas o unico conselho que posso te dar é que vc vá a um psiquiatra e explique sua situaçao a ele eu estou tomando um remedio que se chama propanolol e tive uma melhoria de digamos 80% graças a deus , hoje já consigo fazer coisas que antes seria inimaginavel para mim , como vc disse que na fila ficava pensando em sair correndo isso passa ,procure logo ajuda e vc saira dessa terrivel situaçao !! deus te abençoe!! abços!

  82. Charles comenta:

    10 outubro, 2010 @ 12:35 AM

    Olá pessoal .!Eu tbm tenho esse tremor essencial, tenho 19 anos e sofro muito por isso ,
    deixo de sair com amigos de fazer coisas que gosto , pois o constrangimento que passo me deixa muito mau e
    com desanimo…se alguem souber de algum procedimento entre em contato comigo ficarei muito feliz … Ja
    procurei varios medicos porem sem resultado esperado , pois cada dia que passa o tremor aumenta, principalmente
    nas mãos.
    Meu e-mail é : Charllesmagno@msn.com

  83. Ana comenta:

    15 outubro, 2010 @ 8:43 AM

    Ola pessoal Ana de volta, aminha situaçao continuou agora estou gravida de um mes, e nao sei se posso tomar propanolol ou frontal ou aida inderal, desde ja que nao vou perder bebe, estou muito mais chateado com tudo o que esta acontecer na minha vida , sera que um dia vou conseguir viver livre de tudo isso como dantes sem tremer ao escrever , ai nao sei, rezo tanto, aguardo a resposta meus amigos por favor me ajude.

    Ana Silva o meu Email é anasilvavaz@hotmail.fr

  84. Girlane comenta:

    24 outubro, 2010 @ 11:23 PM

    Meu nome é Girlane, tenho 21 anos, e sinto que sofro de um mal que ta me prejudicando muito, tenho um tremor nas mãos ao escrever, principalmente me dando com o publico, vejo que ao escrever tendo pessoas do meu lado eu não consigo, tremo muito as mãos a minha letra fica muito feia que ninguém entende, e chego até a ficar com vergonha, já perdi varias coisas por esse motivo, como emprego e muitas outras e sinto que a cada dia que se passa o caso ta ficando cada vez mais grave do que eu penso, gostaria de pedir a ajuda e a opinião de vocês, pra me ajudarem e ficarei muito grata.

  85. Girlane comenta:

    24 outubro, 2010 @ 11:25 PM

    Girlane meu email é laninha_thilindo@homail.com
    me ajudem por favor.

  86. IARA MOURA CASTRO comenta:

    25 outubro, 2010 @ 1:52 PM

    Tomo medicação controladda mas não aguento mai esta tremedeira o que faço Por favor me responda tomo medicação para dormir e para depreção

  87. silvania comenta:

    26 outubro, 2010 @ 7:49 PM

    Oi pessoal, eu também tenho tremores nas mãos e sofro muito com isso, principalmente quando alguém percebe que eu tremo e pergunta o por quê. Sou técnica de enfermagem e as vezes penso em disistir da profissão, no mommento estou tomando propanalol 40mg. Gostaria de trca algumas opinões com vocês.

  88. Iana comenta:

    30 outubro, 2010 @ 6:34 PM

    tenho 33 anos,e a muito tempo tenho tremor nas mãos,que piora toda vez que vou falar ou assinar meu nome em publico
    fico com muita vergonha, porque todos percebe
    meu sonho era ser enfermeira desisti por causa desse tremores
    estou deixando de fazer algumas coisa por causa disso
    se alguem soube de algum remedio que acabe com isso me ajude por favor

  89. jamisson comenta:

    31 outubro, 2010 @ 12:45 PM

    tenho 35 anos e tenho essa tremedeira desdo quando me conheço o que faço? ja fu ao neorologista e só rémedio qu enão adianta, se existe algo que cure ou amenize me envie por favor..

  90. léia comenta:

    5 novembro, 2010 @ 8:48 PM

    tenho 21 anos e tenho tremores constantemente isso já faz um ano,
    fico desesperada quando vou assinar um documento e começo a tremer ,
    não sei o que fazer!

  91. Márcio comenta:

    10 novembro, 2010 @ 6:17 PM

    Boa tarde!
    O que acontece com uma pessoa que quando vai escrever com alguem perto treme sem parar, é notorio, as pessoas falam, mas voce esta tremendo ou esta nervoso.
    Ando com difuculdades de fazer algumas letras ou numeros, por exemplo: numero 2 a letra m. Fico com a caneta na mao tentando mas com uma dificuldade enerme, se tiver alguem perto ai pronto nao sai nada.
    Antes era tudo normal comigo, tinha uma letra bonita, agora mal consigo escrever.
    Se alguem puder me ajudar, envie-me e-mail por favor.

  92. Nilton comenta:

    15 novembro, 2010 @ 9:35 PM

    Não tenho este problema, mas posso imaginar o quanto deve ser difícil coviver com esta barreira, é claro, imaginar é uma coisa e conviver com isso é outra totalmente diferente; mas acho não custa fazer exercícios dos mais estranhos que possam parecer, algo do tipo: IMAGINE QUE VOCÊ FOI ABORDADO PO UM DELINQUENTE, UM ASSALTANTE MUITO VIOLENTO, E ESTE DECIDE APONTAR UMA ARMA PRA SUA CABEÇA PEDINDO A VOCÊ QUE PASSE TUDO QUE TEM NA BOLSA, VOCÊ IMEDIATAMENTE FAZ TUDO QUE ELE PEDE, SEM EXITAR.

    AGORA ….. Você está preste a ir àquele almoço ou reunião de amigos ou familiar, logo você ouvirá várias indagações, idéias contrárias e negativas com os mesmos questionamentos que você já está cansado de ouvir dentro de você; DAÍ FAÇA O SEGUINTE : APONTE UMA ARMA, “IMAGINE UMA ARMA MUITO GRANDE, PODEROSA QUE ATIRA FEIXES DE LUZ BRILHANTE”, apontando pra estes questionamentos internos dizendo AGORA É EU QUE MANDO, EU VOU, NÃO TEMEREI, VOCÊ NÃO APITA MAIS NADA AQUI.

    VÁ FAÇA ISSO, TENTE, TENTE VÁRIAS VEZES, NÃO IMPORTA QUE NÃO TENHA DADO CERTO NA PRIMEIRA VEZ, TENHO CERTEZA QUE ISSO ALIADO À GRANDE VONTADE VENCER, O S U C E S S O V I R Á !!!!! JESUS ESTÁ CONTIGO SEMPRE !!!!!!

    NILTON AP

  93. Anna Claudia Reis comenta:

    16 novembro, 2010 @ 6:48 PM

    É realmente mesmo essa de tremores nas mãos não descobri o que causa, sei que é horrivel vc ficar tremendo e as acharem que vc é um doente, eu não consigo arrumar emprego por causa desses tremores aff estou cansada de tremer e enquanto isso vou perdendo emprego tudo causa de tremer, não posso tomar café pq fico tremendo nossa isso já esgotou a minha paciencia cansa e nunca descobrimos a causa disso… Eu na hora de votar passo muito mal só pq tenho que assinar meu nome não é nada fácil ainda mais quando as pessoas ficam olhando, é terrivel constrangedor demais… Mas Deus é bom e vai ajudar cada um de nós, amém

  94. dernival santos comenta:

    10 dezembro, 2010 @ 7:40 PM

    oi tenho 30 anos desde que me conheço,tenho tremor nas mão sinto muita dificuldade de escrever principalmemte no meio de muita gente. e isso me prejudica pra caramba,ja tomei medicamento,chás e tantos outros.E se vc souber de algun tratamento me indique por favor, é muito ruin conviver com isso.

  95. maria comenta:

    11 janeiro, 2011 @ 8:12 PM

    meu nome emaria tenho 34 anos ccho que ja nasci com estes tremores nas maos gotaria muito onde achar ajuda para me curar ou pelo menos melhorar . sofro muito com isso

  96. dani comenta:

    14 janeiro, 2011 @ 1:22 PM

    tenho 24anos e tremo desde crianca!
    nao sei o que fazer,pois quando seguro um copo ou entao vou assina meu nome tremo d+…
    estou evitando muitas coisas por vergonha!

  97. maria Chagas comenta:

    24 janeiro, 2011 @ 6:00 PM

    Tenha uma prima que tem muito premo nas maos. Ela ja perdeu muito emprego, eu queria ajuda o devemos

  98. Édila Lozovoi comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 10:32 PM

    Desde os 17 anos tenho esses tremores e hoje tenho 45 anos e não consegui achar cura, já me disseram que é tremor essencial, doença do pânico, fobia social, sistema nervoso abalado, stress, já fui a psicólogos, neurologistas, psiquiatras e nada. Já tomei propanolol e há vários anos tomo remédio para depressão e para dormir. Já estou até com problemas de esquecimento. Fui prejudicada no trabalho, fui motivo de gozação e piadinhas, mas não consigo conviver com a doença. Hoje esses tremores são batante visíveis e ainda tento disfarçar ao máximo, no trabalho, quando vou em festas e, outras atividades. Quando vou comer ou beber algo treme as mãos o rosto e a cabeça, é doloroso demais além de muito contrangedor. Morro de vergonha. Ainda não perdi as esperanças e acredito que um dia conseguiremos cura para esse mal.
    Meu e-mail edila4353@hotmail.com

  99. fatima comenta:

    30 janeiro, 2011 @ 1:50 PM

    Eu tambem tenho este probrema de tremer so que e´com a maõ esquerda que asvezes eu nervosa naõ cnsigo meassegurar me sjuden por favor porque ja fui em todos os mdicos que cnheco sou farnceutica quimica assin fica muito feio para min atender no balcaõ da minha farmcia um beijo Fatima

  100. Miguel comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 10:31 AM

    Também sofro disso e não aguento mais. O pior é que quando tu conta pras outras pessoas elas fingem que não é nada demais, não sabem o quanto atrapalha. O meu fator é psicológico mesmo, toda vez que tem algo novo a fazer faço uma tempestade no copo d’agua. Acredito que seja insegurança. Achei conforto na bebida, tenho medo de virar alcolatra, mas é o único jeito que me sinto seguro.

    Abraços e paz!

  101. cesar nunes comenta:

    8 março, 2011 @ 9:53 AM

    ola .. meu nome e cesar tenho 27 anos , e des dos 07 anos sofro cm essa termedeira nas maos..
    tem vezes que e fraca , mas quando ataca , nao consigo assinar um documento , digitar, nem mesmo fazer as coisas mais simples como segurar um copo ou um talher na hora do almoço..

    pare de tomar cafe preto .. e entrei na academia .. para praticar exercicios.. melhorou um pouco .

    mas quaria saber se existi um tratamento eficaz pra essa tremedeira.
    des de ja agradeço a atençao.. brigado!!

  102. Adilson Silva Batista comenta:

    12 março, 2011 @ 4:13 PM

    Tenho 42 anos e tenho um tremor nas mãos desde os 6 anos de idade, devido a esse tremor fiquei impossibilitado de muitas coisas inclusive de estudar, pois tinha vergonha , ficava muito triste quando chegava a hora do colegio, pois era quase zero o meu desempenho, como é até hoje. Vivo sempre a me perguntar: O que será isso Deus? Gostaria tanto de ter estudado. Ainda não sei ao certo o problema que tenho, mais isso serviu de gozação durante muito tempo pelas pessoas que não entendiam.
    Minha auto- estima sempre foi muito baixa, impossibilitando também de ter amigos, hoje luto para entender o que tenho, gostaria muito de saber oo que se passa em meu corpo e como ele está funcionando. Sei que não posso voltar o tempo mais quero recomeçar sabendo que posso ter melhoras e acreditando em um futuro melhor pra mim.
    Desde já agradeço pelo espaço onde posso demonstrar o que sinto e saber que não sou o unico.

    Adilson

  103. Conceicçao comenta:

    15 março, 2011 @ 9:33 PM

    Sinto-me muito mal em tremer tanto minhas mãos, já fui ao médico,conto o problema e eles simplesmente ignoram, na faculdade, principalmente nas aulas práticas escuto muitas piadinhas que me deixam super pra baixo. É um constrangimento para mim viver com isso, já reprovei uma vez na faculdade em uma prova prática por causa de uma tremedeira nas mãos incontrável.
    Sou evangélica e minha esperança é que meu Deus me cure disso, pois ele é o médico dos médico.No momento estou fazendo ma campanha de oração pela minha cura.

  104. Thais Carvalho comenta:

    16 março, 2011 @ 10:30 PM

    Eu tenho 15 anos,e desde pequena minhas mãos treme,nao consigo fazer muitas coisas,e muitas pessoas me zoam principalmente na escola,tenho vergonha de fazer muitas coisas com medo das pessoas me zuarem,e eu achava q nao tinha ninguem da minha idade com esse problema agora eu vejo que nao sou a única!.Eu tremo sem parar mesmo quando estou sozinha,e quando eu fiko nervosa ou com fome eu tremo mais ainda,isso me atormenta ,as vezes deicho de ir em sertos lugares com amigas por causa desse problema:( eu ja fui no medico ,ele me resseitou um remédio mais não adiantou!
    e se alguém que tinha esse problema e nao tem mais,pudesse me ajudar eu agradeço! beijo e boa sorte pra todos ,que todos algum dia possão parar de tremer!

  105. Mickael comenta:

    17 março, 2011 @ 4:27 PM

    Boas tardes a todos,
    Faz aproximadamente 1 ano em maio que postei aqui que tremia, sou portugues e tenho 18 anos, ate que em outubro de 2010 comecei a execercer ginasio, pois descobri que ao habituar o corpo a puxar forca, acabava por deixar de tremer e encontrar equilibrio e assim foi, bastoume 1 mes, comecei devagar, pois tremia muito ao empurrar e puxar peso , mas mais a empurar, conforme foram passar as semanas o peso que comecei a levantar ja n parecia nada e minhas maos n tremiam mais, finalmente encontrei equilibrio, durmia melhor, ja posso pegar copos sem tremer, comer , vestir sem tremer, soldar fios sem tremer, cumprimentar pessoas sem tremer, por isso, tentem, senhores , exprimente o ginasio nem q seja por 1 mes, e senhoras tambem , basta 90 minutos semanais a levantar 2 kg e verao ao fim a difrenca, facam forca de pernas ao baixar de cocas e levantar por mais q custe ao inicio ultrapassarao acreditem q vale a pena tentar, espero ter ajudado,
    boa sorte

    Abraço a todos

    Mickael Amorim

  106. maria comenta:

    17 março, 2011 @ 9:12 PM

    ola tenho 34 anos desde pequena tenho muito tremores nas maos pricipalmente quando tenho que falar em publico eem varias situacoes quando chega alguem em minha casa nao consigo relaxar ate mesmo meus parentes me ajuda obrigado

  107. alan miranda comenta:

    2 abril, 2011 @ 8:31 PM

    boa noite a todos, tenho 28 anos de idade, desde quando eu nasci que eu entendo por ser gente que eu sofro com esses tremores nas duas maos. nas festinhas de aniversarios para pegar os alimentos e bebidas, nas salas de aulas para ler em publico,escrever e assinar, para beber agua e outras mais, para almoçar e jantar, ate mesmo para digitar esse texto. meu caso e identico o da elizabhet, maos tremolas, batimentos super acelerados, isso mesmo parece que o coraçao vai sair pela boca, sem falar o constrangimento. ja fui em especialistas como, neurologistas,pisicologos,pesiquiatras e cardiologistas, ja tomei propanol ou entao extrato de propanolol, serenus entre outros mas nao resolveu nada. estou um pouco grato por pensar que era so eu irei aprofundar mais em busca de especialistas no assunto. sinto que cada um de vcs sao algo a mais para mim como se fossem minha familia, e de coraçao se souber de algo deixarei mensagens de telefones, cel , e mails. um abraçao para todos vcs irmaos fiquem com deus.

  108. diego comenta:

    2 abril, 2011 @ 9:51 PM

    Como a maioria estou supreso como existe muita gente com problemas parecido com o meu…tenho 23 anos e percebi desde cedo que tremo na hora de escrever quando tem alguem olhando pra mim, mas, basta a pessoa deixar de olhar q consigo normal, tento evitar o maximo possivel mas as vezes não dar. Ocupo um cargo público de 1º escalão de governo e faço faculdade tb, não contei esse problema a ninguem, muitas vezes da pra mim controlar, tenho que viver com ele, já pensei em procurar um médico, mas, desisti pois acredito que problemas neurologicos como esse não tem cura, apenas tentamos controlar e é isso q faço sei q é muito dificil, mas, vou em frente. Boa sorte a todos.

  109. luiz gonzaga aires de barros comenta:

    15 abril, 2011 @ 11:46 AM

    TENHO 55 ANOS DESDE AOS 15 ANOS TENHO TREMEDEIRAS NAS MÃOS PRICIPALMENTE NA MÃO DIREITA QUANDO ME PEDE PARA ASSIANAR ALGUNS DOCUMENTO AI A COISA PIORA NÃO CONSIGO ASSINAR NADA MEU CORACÃO FICA ASSELERADO E O TREMOR AUMENTA COMEÇO A SUAR FRIO POR FAVOR ME AJUDE

  110. Rodrigo comenta:

    17 abril, 2011 @ 4:41 AM

    Eu me identifiquei muito com esse caso do Diego. Eu tenho 18 anos, já sofro dessa patologia a 4, não sei mais o que fazer.
    Eu consigo escrever normalmente, caso não esteja ninguém me olhando, mas basta que alguém me olhe, eu começo a tremer incontrolávelmente. No ano passado eu comecei a fumar, todos os dias que eu sabia que teria que assinar algo em público, fumava mais de um maço. A princípio deu certo, mas começou a perder o efeito, meu organismo começou a demandar cada vez mais nicotina, e eu acabei me viciando em tabaco.
    No começo desse ano eu estava quase conseguindo controlar o problema, pórem aconteceu um fato que acabou agravando e e me deixando com mais receio. Eu fui me alistar no Serviço Militar Obrigatório, depois dos trâmites me pediram pra assinar duas fichas, eu respirei fundo e as assinei, foi aí que pediram o meu polegar pra impressaõ digital, minha mão estava muito trêmula. A funcionária ao perceber, começou a perguntar(falando alto) se eu estava nervoso, lógicamente ela associou a tremedeira ao fato do alistamento e concebeu a conjetura de que eu estava com medo. Eu tive vontade de desaparecer, pois ela falou em voz alta (propositadamente) e as outras pessoas ouviram, algumas deram risada. O pior é que eu vou ter que voltar lá ainda.
    Mas como é que você vai explicar o seu problema pras pessoas?
    Fiquei muito aliviado em poder dividir o meu problema. Ao menos nós não estamos sozinhos…

  111. eliana comenta:

    25 abril, 2011 @ 8:49 PM

    oi sou cabelereira e quando estou trabalhando principalmente quando eu cortando o cabelo tremo muito tenho muita vergonha me sinto muito insigura acho que vou fazer errado e penso que as pessoas vão me dar uma bronca quando estou cortando e pensando nisso ai que eu tremo me sinto muito mal com isso gostaria que algué me ajudasse ja estou me sintindo uma pessoa muito triste com isso e imcapaz de ezerce minha profissão porfavor me ajude

  112. Eliane silva comenta:

    25 abril, 2011 @ 8:59 PM

    Estou muito feliz de saber que ixiste pessoas que treme igual amim eu achei que estava eloquecendo ja não aguentava mais toda vezes que eu vou fazer alguma coisa tipo ler alguma coisa pra alguem ,corta os cabelos da pessoa tremo muito quanto mais as pessoas fica olhando ai que eu tremo ,não tenho vicios nenhum so bebo muito cafe, acho que é o café que faz com que eu treme me sinto insigura em tudo que faço porfavor peço ajuda beijos pr/todos que tem esse mesmo problema…!!!

  113. leticia comenta:

    2 maio, 2011 @ 5:10 PM

    olá!
    o meu caso é o mesmo da Nina:
    Nina comenta:
    17 outubro, 2008 @ 4:58 PM

    Tenho 16 anos apenas,e já sofro junto com minha irma de 22 anos, tremor nas mãos.
    Não sei o tal motivo pra isso.Tem vezes que fica pior,incontrolavel.Pois Não apresetamos nenhum tipo de doenças.E quando estou ao publico,e tremo, da ao entender que que estou insegura.Mais não acredito nisso,pelo fato de que,mesmo em casa,eu tbm apresento umas tremederas.
    Gostaria muito de que pudessem informar-me sobre quais os motivos mais obvios para esse problema.
    Muito obrigada desde já.

    Não sei o que fazer, esse tremor está fazendo eu querer afastar das pessoas, por motivos de brincadeiras ofensivas.
    Gostaria de uma ajuda.. Muito obrigada desde já…

  114. Fernanda comenta:

    2 maio, 2011 @ 6:50 PM

    Nossaaa…eu pensava que isso só acontecia comigo eu sou exatamente igual a Elizabeth, fico em pãnico só de imaginar assinar algo, parece que o meu coração vai sair pela boca, parece besteira mas é desesperador e sei que isso e totalmente psicologico, antes fosse alguma patologia pelo menos tomaria algum remédio e passaria, já deixei de fazer tantas coisas por conta disso…obrigada!!

  115. Marlene comenta:

    9 maio, 2011 @ 11:20 PM

    Ola pessoal Boa noite estava lendo esss comentarios e me endentiquei porem tenho esse tremores nas mãos,bom jente eu tinha porque graçs a Suellen uma das comentarista do mesmo problema que agente,,foi atraveis do remedio que ela indicou que eu parei de trem ,sou cabelereira e todas as vezes que ia corta o cabelo de alguem eu tremia muito as pessoas ficava ate comendo de corta com migo nossa gente isso para mim era muito triste tomei todos os tipo de calmante e não adianto,porem resolvi esperimenta o remedio que a suellen colocou o nome tive coragem e fui e coprei ,faço igual a ela toda as vezes que vou corta o cabelo que saio para trabalha tomo um comprido gente não estou mentindo mais para mim foi um santo remedio me sinto sigura não tenho mais ansiedade meu coração não ascelera mais pore so tenha que agradece beijos para a suellen que indicou obrigado suellen que deus te abençoe ,sou outra mulher não sinto mais minhas mão treme,beijos p/todos que tem esse mesmo problema bom jente vou falar o neme do remedio propranolol 40mg beijos marlene…..!!!!!

  116. Leticia comenta:

    9 maio, 2011 @ 11:36 PM

    Boa noite estava lendo esses comentario e resolvi colocar o meu bom jente eu ja tinha lido a tres anos atras e tinha o mesmo problema que vcs e passei no neuro e ele me indicou o mesmo remedio da suellen graças adeus resolvi meu problema tomo cADA VEZ QUE FAÇO ALGUM TRABALHO PRINCIPALMENTE QUANDO ESTOU PERTO DE PESSOAS ME LHANDO E QUANDO ESTOU TRABALHANDO HOJE NÃO TREMO MAIS BEIJS PR/TODO E ACREDITEM QUE ESSE TIPO DE TREMO TEM SOLUÇÃO

  117. JOSIANE SANTOS comenta:

    10 maio, 2011 @ 4:42 PM

    ola, sou josiane tenho 18 anos e tenho tremores nas maos,o que vem a ser isso tem cura e como devo tratar???

  118. cadu comenta:

    12 maio, 2011 @ 10:39 AM

    kem poder me ajudar em alguma coisa relacionado a esses comentarios acima citados por favor meu msn. é santabrigida@hotmail.com.br

  119. Cleber comenta:

    16 maio, 2011 @ 5:16 PM

    Tenho 20 anos e tenho esse problema tambem desde criança, e realmente é muito ruim , tira a confiança em certa coisas que deseja fazer como processo seletivo onde você tem que se apresentar na frente de muitas pessoas e outras coisas, onde tem toda hora um perguntando q vc ta tremendo tento me adaptar, mas em certas ocasiões incomoda muito, ja fui no neurologista mas os remedios que foram me indicado na epoca eram muito caros e não fez efeito, e com isso nao conseguir continuar, mas vou ver se retomo novamente, nao podemos desanimar, e desejo boa sorte para quem tem o mesmo problema que eu.

  120. rodrigo comenta:

    22 maio, 2011 @ 12:56 AM

    eu tenho este problema há 20 anos.. pqp!!! mas vamos lá.. a causa do meu problema é a FOBIA SOCIAL.
    não gosto deste nome, eu sei que não tenho medo de gente… não tenho panico de falar em publico..
    eu tenho rejeição a minha letra. Noto que quando DOU MUITO VALOR HA ALGO esta coisa fica MUITO maior do que é.
    Eu valorizo demais as pessoas e o que elas falam. isto parece ser uma patologia.. eu tremo quando vou assinar.
    A primeira vez aconteceu com 14 anos… A safada da mulher que viu eu tremer me sacaneou legal. Desta forma surgiu um trauma.
    Quando não VALORIZO A SITUAÇÃO fica tudo bem… pra resolver o problema daqueles que tem FOBIA SOCIAL, a pessoa vai ter que
    passar por UMA TOTAL reestruturação de vida… A GENTE QUE TEM FOBIA SOCIAL tem que perder o vicio de
    achar VALOR NAS PESSOAS!!! É INCRIVEL MAS É UM FATO… existem livros que tratam o assunto… Um outro aspecto é tentar
    ter uma vida mais saudavel, cortar má alimentação (açucar, cafe, fast food), exercicios semanais. O TRATAMENTO PARA ISTO É A
    “DESENSIBILIZAÇÃO” (caso seja o problema psicologico).
    Maxwell Maltz é um autor que chegou mais perto de explicar o problema de ordem psicologica (livro: liberte sua personalidade)
    meu email: rjf1974@gmail.com

  121. rodrigo comenta:

    22 maio, 2011 @ 1:13 AM

    PARA AQUELES JOVENS!!!
    SE ALGUÉM FALAR ALGO SOBRE A TREMEDEIRA!!!!
    SE FOR POSSÍVEL DIGA UM SONORO FODA-SE!!!
    SE NÃO FOR POSSÍVEL DIGA NA SUA MENTE UM SONORO FODA-SE!!!
    FAÇAM ISTO POR VCS!!!

  122. greta costa comenta:

    13 junho, 2011 @ 10:09 PM

    pq será q retiraram todos meus comentários? hein doutores propranolol?

  123. greta costa comenta:

    13 junho, 2011 @ 10:15 PM

    Rodrigo só vc opina?Pra quem trabalha?
    Existe solução e VC mais do q todos sabe!
    CHEGA DE HIPOCRESIA!
    Ajude os jovens Pô!

  124. Alves comenta:

    20 junho, 2011 @ 5:07 PM

    Sou estagiária e hoje quando meu chefe estava me ensinando a fazer lançamentos ele me pedia pra escrever algumas coisas, nesses momentos eu ficava muito nervosa e minhas mãos tremiam. Fiquei EXTREMAMENTE constrangida,sem saber o que dizer. Não entendo porque isso acontece. Alguém pode me ajudar? Como faço pra controlar isso? É HORRÍVEL!

  125. cleo comenta:

    23 junho, 2011 @ 7:30 PM

    Gente desde muito pequena ja tinha todos esses sintomas relacionados pelos amigos acima,procurei todos especialistas que me indicavam após a fase adulta sem nenhum sucesso,sem falar que tomei y de ansiolites,calmantes e o tremor continuava aliás piorava.Há 06 meses encontrei um profissional na área de distúbios do sono e mal de parkison,que iniciou um tratamento com Sifrol 0,25mg e Propranolol 40mg que vejo pela 1ªx o resultado ,graças a Deus estou 70% curada o tratamento dura +-01 ano,mas dá certo.Mas aconsenho a todos a buscar um profissional para acompanhar devido a dosagem da medicação.Creio que em fases iniciais o propranolol é o mais indicado,deixando claro que quem tem pressão baixa tem que ter cuidado pois o mesmo é indicado para pressão alta.deixo o meu email para quem quiser acompanhar o resultado do meu tratamento,quem sabe podemos nos ajudar juntos?cleo0705_@hotmail.com.

  126. eduarda comenta:

    24 junho, 2011 @ 12:23 PM

    olá. Tenho 12 anos e sofro de tremedeira. Na escola na hora de apresentar trabalhos na frente eu tremo. Pra escrever. Comer. Falar em público. Meu maior sonho é ser ATRIZ. Para que eu possa vencer esse medo. Beijos e me deem diquinhas.

  127. sueli comenta:

    1 julho, 2011 @ 2:24 PM

    tenho 27 anos a dois anos comecei a ter tremores de nao conseguir levar um copo com uma mao a boca tem hora que isso me irrita pq tudo que eu vou fazer eu to tremendo o que faço pra parar de tremer

  128. LUCIANA ALVES comenta:

    23 julho, 2011 @ 6:56 PM

    fiz diversos tratamentos psiquiatricos e psicológico esse último que foi psiquiatrico o médico detectou Fobia Socila seguido de tremores essêncial me passou lexapro…realmente melhorei um pouco, porque até com problema de identidade estava…mais não aguento mais viver assim com tantos tremores esse medicamento é caro e não tenho condições de está tomando. Quando sei que vou fazer algo tipo assinar meu nome ou falar em público fico me aterrorizando do dia que fiquei sabendo até o dia que vai acontecer.É terrivel viver assim, me ajudem por favor, terei uma audiência dia 27 desse mês de julho de 2011. Preciso viver melhor meus pensamentos me destroi, acordo pensando e não sei como tirar da cabeça isso, até crise do pãnico tive, muita ansiedade também, acordo muitas vezes tremendo e clamo a Deus para me curar. convivo com isso desde pequena, e tive uma infância conturbada, preciso da cura eu não aguento mais viver assim. Fico com muita vergonha de ser diferente dos outros, até enfermagem que ser a única profissão que tenho e não exerço foi muito dificil terminar o curso, e so tenho em momento a parte burocrática . PELO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ME AJUDEM, MINHA FÉ CONTINUA VIVA E SEI QUE PRECISO TER MAIS FORÇA NA FÉ.OBRIGADO! LUCIANA ALVES- MACEIÓ-AL

  129. greta comenta:

    24 julho, 2011 @ 2:38 PM

    O comentário de Luciana me sensibilizou muito.Sei o que é passar por isso…Tentem observar o q mais causa o excesso de tremor.
    Sim temos um problema mas, por experiência, ele pode ser controlado, e muito.Mesmo q não saibam desenhar rabisquem, brinquem, ouvindo uma música relaxante.Cuidem de plantas, q seja um único vaso…Se rirem de vc, vá fundo – é mas prefiro tremer do q ter este barrigão!Na maioria das x a coisa é muito agressiva…foi este jeito q encontrei, jogo como 1 jato de água gelada.Vc bebe?Só das 22hs as 6 da manhã..Enfim…confesso, passei por crises fortes, mas melhorei muito, principalmente quando fui morar sozinha.As x o q está ao nosso redor nos incomoda, chateia, tentem escapar destas ciladas.E mais- caminhem.Muito!Saio pelas ruas olhando o q me agrada.Só tomo 1mg de Rivotril, às x, para dormir.Rir é a melhor solução.E rezar tb.Me acalma.Um terço ao dormir e outro ao acordar.Segundo um neurologista surgiu uma cirurgia, já queria me colocar de cobaia, voltei a minha antiga médica e ela pulou -nunca!Disse q se pára de tremer sim, mas perdemos a força.O q preferem?Vamos nos unir numa corrente positiva.Tenho certeza q uma solução virá.Para finalizar- numa festa, cheia de gente ao redor, um engraçadinho falou -isto é orgasmo múltiplo?Na hora fiquei roxa, mas reagi – é, quer experimentar?Ficamos casados por muitos anos.Vamos lá gente!Vamos positivar.

  130. IRIS MARIA comenta:

    24 julho, 2011 @ 3:00 PM

    Tenho 32 anos e tenho tremor nas mãos e pernas,as pessoas não compreendem e acham que é aquela doença de alzaimer mas apesar de tudo sou dona de casa,mas tem dia que mal do conta de se alimentar,tomo Proponolol de 40mg,e não tá adiantando nada, gostaria se alguém soubesse um remédio específico para isso gostaria que me falasse,um médico,pois eu já estou tratando com a neurologista,mas tá difícil. As pessoas ás vezes falam de mais,ás vezes sem pensar ou por ter o coração ruim. Elas acham que só elas é que tem a razão,eu escuto elas falando nossa aquela mal dá conta de comer,ficam rindo,faz piadas,faz críticas,zombam,enfim fazem de tudo para ver a outra pessoa mais triste pelo seu problema.MAS TODOS NÓS DEVEMOS DAR A VOLTA POR CIMA JUNTOS PROVAREMOS QUE SOMOS IGUAIS QUE TEMOS SENTIMENTOS E CONQUISTAS,TEMOS O MAIS PRECIOSO BEM A VIDA,TÃO BELA QUE IRRADIA TODOS NÓS,VAMOS DAR GRAÇAS A DEUS QUE ESTAMOS VIVOS QUE SOMOS FELIZES A MEDIDA DO POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL QUE DEUS ESTÁ PRESENTE NUNCA ESQUEÇAMOS DEUS E JESUS NOS AMA, ASSIM COMO TODOS OS NOSSOS FAMILIARES,SEJAMOS FELIZES E UM DIA VENCEREMOS AS BATALHAS. OBRIGADA DESDE JÁ ÍRIS.

  131. Jose A Vieira comenta:

    28 julho, 2011 @ 12:51 AM

    Tenho 43 anos e notei que algumas pessoas tem o mesmo problema que eu. Meu tremor é somente quando escrevo com a mão direita apoiada. Com a mão solta faço qualquer tipo de figura geométrica sem tremer. Sempre procurei disfarçar mas em alguns casos as pessoas percebem e tenho que explicar o problema. Não entrei na faculdade antes por causa deste problema, mas agora treinei escrever com a mão esquerda e estou fazendo um curso superior. Até que estou indo bem mas mesmo assim quando estou escrevendo, a mão direita que é aquela do problema treme e tenho que firma-la em algum lugar para conseguir escrever com a mão esquerda. Na faculdade, na maior parte das vezes uso o Notebook. Como é desagradável isto. Gostaria tanto de escrever com a mão certa porque gosto muito de escrever mas não posso. Quem mais tem o mesmo problema? Como poderíamos resolver isto? Deve ter uma cura.

    Um abraço Pessoal

  132. Salomao comenta:

    2 agosto, 2011 @ 1:05 PM

    remédio para ficar curado da asma. Torre uma barata depois pile no pilao ou em uma lata até ficar em forma de pó, amorne um pouco d’água 1/2 copo coloque o pó e der pró asmatico beber durante 15 dias. O.B.S uma barata para cada ingestao.

  133. Gabriela comenta:

    19 agosto, 2011 @ 11:28 AM

    Tenho 18 anos e de uns seis anos pra cá tenho uns tremores nas mãos, eu não consigo assinar papel nenhum perto dos outros, pra mim isso é um inferno, eu não sei mais o que fazer, me falaram pra mim parar de tomar café, parei de tomar e nenhum resultado, eu quero acabar com isso se tiver algum especialista no assunto por favor me add no msn: gabysac@hotmail.com ou no twitter: @GabysacRenata….
    Obrigado!!!!

  134. GERALDO comenta:

    28 agosto, 2011 @ 2:18 PM

    PESSOAL , ESTOU FALANDO PRA TODO MUNDO. TENHO 57 ANOS E SOFRO ESTE PROBLEMA POR QUASE TODA MINHA VIDA. PERDI MUITO DA MINHA VIDA POR CAUSA DESSE PROBLEMA, DE MÃOS TREMULAS, TENHO ANSIEDADE AGRAVADA.
    GOSTARIA DE TROCAR EMAIL COM ALGUEM QUE ESTEJA INTERESSADO (A), QUEM SABE CONVERSANDO A GENTE CONSEGUE SOLUÇÕES MELHORES.
    AGUARDO ALGUEM QUE ESTEJA INTERESSADO EM ME ESCREVER. PRECISO DE UMA AMIZADE PARA DESABAFAR.
    MEU EMAIL É gmlocvideo@yahoo.com.br

  135. GERALDO comenta:

    28 agosto, 2011 @ 2:25 PM

    LUCIANA ALVES, EU LI SEU DEPOIMENTO E FIQUEI TRISTE POR MIM E POR VC. ENTRA EM CONTACTO COMIGO.
    EU TAMBEM TENHO MUITA FÉ EM DEUS, MAS É PRECISO MUITA FÉ MESMO E CONFIANÇA NELE. LEIA MEU DEPOIMENTO , POIS MEUS PROBLEMAS SÃO SEMELHANTES AOS SEUS E MUITOS QUE LI AQUI.
    QUEM QUISER PODE MANDAR EMAIL PRA MIM
    gmlocvideo@yahoo.com.br

  136. geilson comenta:

    3 setembro, 2011 @ 1:43 PM

    eu tbm tenho esse problema e realmente é muito chato e doloroso passar por isso
    adoro tocar instrumento de corda mas ha uns 7 anos nao consigo mais tocar perto das pessoas pq fico muito nervoso
    e tremulo. De um tempo pra cá deixo de fazer algumas coisas com medo de tremer na frente das pessoas
    na faculdade resolvi fazer licenciatura mas nao consigo dar aula pq tremo

    geilson_vascaino@hotmail.com me mandem emails sobre tratamentos ou so mesmo pra desabafar

  137. luciana alves comenta:

    7 setembro, 2011 @ 8:17 PM

    Geraldo te respostei o email e até agora não obtive tua resposta se tu estiver msn me add…ver em teu email ….
    mandei no seu email não ser esse gmlocvideo@yahoo.com.br

    fique com Deus!!!
    abraços

  138. miriam comenta:

    19 setembro, 2011 @ 2:18 AM

    Miriam tenho 29 anos …..Parabéns , todos vcs que estão se expondo e procurando de alguma forma passar seus depoimentos a todos , pode ter certeza que essa exposição não é por acaso , muitas pessoas como eu se sente mais aliviadas nem pelo tratamento em si , mas por saber que o sofrimento não é único.
    Chorei com alguns depoimentos , ando muito sensível , tenho sofrido calada aqui em casa , pois não é só pelo tremor, mas por senti uma agonia dentro de mim , hoje devido a tomar muito propanolol tenho problemas de enjoo , quando tava tomando acordava de madrugada com uma sensação que tava morrendo , meu coração tinhas umas batidas esquisitas , acordava com falta de ar….Vou passar pelo neuro do meu plano de saúde , o outro plano de saúde me pediu pra fazer ressonância no meu cérebro , mas diz ele que muito provável que não acusaria nada, me pediu pra tomar propanolol e remarcar uma consulta depois do exame , acabei saindo desse plano de saúde e tomei um tempo esse propanolol.Agora me sinto mal ,uma tristeza dessas que te deixa sem ânimo de ficar repetindo o que vc já está cansada de ficar repetindo a todos….Fora os olhares ESTÚPIDOS de gente miserável de amor pelo próximo , Não sou uma pessoa tímida , sou professora de EJA , e já fui auxiliar técnico de enfermagem , sou muito batalhadora ,MAS que merda ter que viver num mundo que o tempo todos estão torturando o meu psicológico, tenho uns histórico familiar horroroso , minha infância foi muito tumultuada , o meu refugio sempre foi o conhecimento , a filosofia em específico me ajudou muito .É DIFÍCIL de entender quando se é criança pq todos ficam rindo de vc te trantando esquisito , te fazendo se sentir um doente ,imprestável ….Eu quando era criança ficava muito na minha , tinha muita depressão , chorava só no meu canto…..Eu apanhava muito da minha mãe pois eu tinha uma revolta dentro de mim , e devido a isso sempre fui muito violenta com as pessoas , fui crescendo e me tornei muito bocuda , falava na lata ainda faço isso , sei que é pura auto defesa .Hoje olhando para trás sei que devido a tudo que me aconteceu e preferi batalhar pela vida tendo todos os motivos pra ser diferente.Uma coisa que me comoveu muito que NUNCA mais vou esquecer ….Eu estava fazendo estágio da faculdade em uma escola de educação infantil e fui para o pátio observar as crianças …Tinha uma professora e uma funcionária da cozinha conversando…Ai ouvi a funcionária da cozinha falando com a professora:-Tadinha daquela criança ,nem consegue fechar o ziper do colega de tanto que treme ….Aí já fui observar quem era a criança….Senhor!!!A criança tremia TANTO , que me deu vontade de chorar ao ver aquela cena , e a menina é tão linda , no caso dela me disseram que a mãe usava drogas na gravidez ….E gostei de ouvir a professora rebater o que a funcionária tinha dito: _Mas ela é uma menina muito inteligente!E ela tão criança , não estando nem aí com os outros , só preocupada em brincar !!!Cara , me deu uma vontade de poder ajudar em QUALQUER coisa para que esses comentários não afetem o psicológico daquela criança, ela precisa de apoio total de pessoas DO BEM , é crucial que ela tenha apoio psicológico ao longo de sua vida inclusive a escolar e compreensão dos profissionais da educação e orientação a esses colegas de sala de aula .Eu mesmo cheguei a repetir na época de escola a 2 série antigo primário devido a minha falta de interesse em ir para escola e ter que enfrentar os colegas de sala de aula , sempre pronto a ser cruel em que se mostra com alguma diferença perante aos demais alunos.enfim,tudo que acumulei esse tempo serviu para ser mais humana , menos egoísta , o meu olhar com relação ao outro mudou muito……pois é minha gente pra quem sofre disso e sabe bem como doí aqui dentro , ESTAMOS JUNTOS!!BEIJOS À TODOS…

  139. LUCIANA ALVES comenta:

    20 setembro, 2011 @ 6:03 PM

    olá, Vim aqui dizer que estou muito feliz o depoimento passado que deixei aqui foi muito triste e hoje só felicidade…Amém!!
    Estou trabalhando e em público, tremores sumiram, amém….e minha confiança em Deus que fez mudar tudo isso, eu pensei que nunca iria acontecer mais Deus continuou firme e forte comigo. Creiam meus amigos, creiam tudo no tempo de Deus, estou me sentindo muito confiante ….

    Eu lutei muito contra mim mesma, pensei que não iria conseguir…dificil lutar consigo!!!

    Quero que meus amigos persistem na fé e na força….Deus está sempre presente…bjs para todos!!!!

  140. Pâmela comenta:

    28 setembro, 2011 @ 1:27 PM

    Oi pessoal tbm estou com esse problema de tremedeiras nas mãos, sempre q tenho q assinar meu nome fico super nervosa já uns dias antes pq sei q vou tremer e soar as mãos… não entendo pq tenho isso, o pior é quando vou assinar e fica alguém olhando… nossa eu tenho vontade de sair correndo…rs já deixei de fazer muitas coisas por causa disso, até em votação já faltei varias vezes pq entro em panico com todo aquele pessoal sentado lá olhando eu escrever… não sei mais oq faço para acabar com isso. Estou pensando em fazer Yôga, gostaria da opinião de alguém… qualquer coisa me mandem um email por favor. Obrigada :)

  141. Pâmela comenta:

    28 setembro, 2011 @ 1:35 PM

    Meu email é pamesp@yahoo.com.br…. Obrigada!

  142. Pamesp@yahoo.com.br comenta:

    28 setembro, 2011 @ 1:36 PM

    !

  143. Jefferson comenta:

    7 outubro, 2011 @ 8:07 AM

    Galera, eu tenho esse mesmo problema eu axo que apareceu faiz uns 3 anos, quando fico nervoso eu começo a tremer e minhas maos fica suando nao aguento + todo mundo fica zobando da minha cara, qualquer tremor nas mao já e motivo de piada pra muitos

  144. Ana comenta:

    9 outubro, 2011 @ 8:37 PM

    Olá, pessoal. Gostaria de deixar meu comentário também. Há 11 anos tenho muita dificuldade de assinar em público. Minhas mãos tremem muito. Por mais que eu diga p/ mim mesma, que não há motivos p/ isso, não consigo evitar. Tenho fobia social e isso é terrível. Quando sei que terei que assinar ou escrever algo, sinto uma ansiedade muito grande. Achava que isso só acontecia comigo. Mas vejo que muitas pessoas têm o mesmo problema. Espero um dia me livrar disso.

  145. Letícia comenta:

    13 outubro, 2011 @ 11:10 AM

    OOOiiiiii…gente….FIQUEI MUITO FELIZ DE CONHECER ESSE SITE…ACHEI QUE SÓ EU ERA ASSIM,VEJO QUE TEM MUITA GENTE COM O MESMO PROBLEMA….ONTEM COMECEI ALER OS COMENTÁRIOS,ENQUANTO LIA ATÉ CHOREI BASTANTE COMO UM DESABAFO,PARECIA QUE CADA COISA ESCRITA ERA EU FALANDO DE MIM…TENHO 21 ANOS,SOU CASADA,MUITO FELIZ NO CASAMENTO…PORÉM VEM AÍ O MEU PROBLEMA…DESDE OS MEUS 15 ANOS DE IDADE ATÉ COMPLETAR OS 18ANOS TRABALHEI NA EMPRESA DO MEU PAI,COMO SECRETÁRIA…MEU PAI É UM TIPO DE PESSOA MUITO SEM PACIÊNCIA,QUALQUER COISA CHINGAVA,ELE CITAVA ALGO PARA ME ESCREVER E SE EU NÃO OUVISSE DA PRIMEIRA VEZ,E PERGUNTASSE DE NOVO,ELE JÁ GRITAVA…AQUILO ME MATAVA POR DENTRO,E ASSIM EU IA VIVENDO….SÓ QUE EU COMECEI A PERCEBER QUE QUANDO IRIA REALIZAR A FICHA DE ALGUM CLIENTE QUE EU SENTISSE QUE O CLIENTE ERA SUPERIOR A MIM,COMEÇAVA A TREMER,DAR DOR DE BARRIGA,QUASE NÃO CONSEGUIA REALIZAR O CADASTRO,PRINCIPALMENTE SE FOR COM HOMEM,AINDA MAIS QUE TEM ALGUNS QUE FICAM ME OLHANDO AINDA POR CIMA….COM 18 ANOS ARRUMEI UM EMPREGO,NEM TEVE ENTREVISTA DIREITO,FUI INDICADA POR UMA AMIGA…TAVA INDO BEM NO EMPREGO,PASSEI A SER ATÉ COORDENADORA,FAZIA CONTATO COM MOTOBOYS,ACERTO DE SALÁRIOS…NO PRIMEIRO DIA TREMI MUITO,DEPOIS FUI ME ACOSTUMANDO…SÓ QUE PRA MINHA TRISTEZA,EU DESCOBRI QUE MEUS PATRÕES ROUBAVA,ERA UMA ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM CÂNCER,COMEÇARAM A NÃO PAGAR O SALÁRIO DIREITO,E O RESTANTE DAS FUNCIONÁRIAS,MINHAS AMIGAS,COMEÇARAM A SE REVOLTAR,EU TAVA PRA CASAR E O MEDO DE NÃO RECEBER O DINHEIRO ERA ENORME,NÃO SABIA O QUE FAZER,FUI FICANDO NERVOSA,PRECISAVA DO DINHEIRO,ALÉM DE ESTAR NUM LUGAR DE PESSOAS FALSAS,RUINS,QUE ROUBAM…COMECEI A ME SENTIR MUITO PEQUENA…SEM CAPACIDADE,MUITAS PESSOAS QUE EU EMPRESTEI MEU NOME,ME DERAM CALOTE,HOJE MEU NOME ESTÁ NO SPC.PORÉM PEDI MUITO A DEUS AJUDA,AFINAL CASAR ERA O QUE EU QUERIA,MAS PRECISAVA DO DINHEIRO,AGUENTEI,QUANDO FIZ UM ANO DE CARTEIRA ASSINADA PEDI CONTA E ELES FORAM OBRIGADOS A ME PAGAR DENTRO DO SINDICATO,ATÉ NA HORA DE ASSINAR O LIVRO TAVA TREMENDO MUITO…MAS FOI…GRAÇAS A DEUS CASEI…PORÉM TENHO MUITOS TRAUMAS NA FAMÍLIA…COISAS QUE ACONTECEM…ACHEI QUE DEPOIS QUE EU CASEI MELHOREI UM POUCO….MAS EM JANEIRO DESSE ANO VOLTEI PARA A EMPRESA DO MEU PAI…ELE MELHOROU MAS PORQUE EU CASEI,SÓ QUE ELE AINDA DÁ OS CHILIQUE DELE,TIPO EU NÃO POSSO ERRAR NADA….DE UNS MESES PRA CÁ VI QUE PIOREI,ACHEI QUE TINHA MELHORADO.AO FAZER FICHAS DE HOMENS.,TREMO BASTANTE SE ELES ESTIVEREM OLHANDO,EU NÃO AGUENTO MAIS,MEU DIA INTEIRO FICO COM MEDO DE QUAL VAI SER O PRÓXIMO CLIENTE,TREMO SÓ DE PENSAR QUE MEU PAI POSSA ME MANDAR BUSCAR PEÇAS EM UMA LOJA…SABE PORQUE??PORQUE É CHEIO DE HOMENS E EU TENHO QUE ASSINAR NA FRENTE DE TODOS,QUANDO É UM CONHECIDO BELEZA,MAS QUANDO NÃO É,TEM HORA QUE ACHO QUE VOU ATÉ DESMAIAR…QUANDO OUÇO MEU PAI FALANDO O NOME DA LOJA,CORRO PRA DENTRO DO BANHEIRO DE DESESPERO E ESPERO ATÉ QUE ELE PEÇA O PRÓPRIO CLIENTE PARA BUSCAR A PEÇA.A EMPRESA DO MEU PAI É UMA OFICINA ELÉTRICA DE CARROS,VEM MUITO HOMEM…
    EU SOU UMA PESSOA QUE FALO BEM COM OS CLIENTES,TRATO BEM,TODOS GOSTAM DE CONVERSAR COMIGO,O MEU PROBLEMA MESMO ESTÁ EM ASSINAR,ESCREVER EM PÚBLICO…
    QUANDO VOU AO MÉDICO PEÇO MINHA IRMÃ PARA IR COMIGO,SÓ PORQUE EU SEI QUE TEREI QUE ASSINAR,QUANDO ESTOU COM ELA,OU MINHA MÃE,OU AMIGA,NÃO TREMO…QUANDO ESTOU COM MEU PAI TREMO BASTANTE…
    NA ESCOLA,QUANDO EU ESTUDAVA,NA HORA DE APRESENTAR TRABALHO,PODIA TER 10 PESSOAS NO GRUPO,EU ERA A ÚNICA QUE TREMIA,MAS TAMBÉM A ÚNICA QUE FALAVA BEM,MESMO TRÊMULA,E TIRAVA NOTA BOA….
    SÓ QUE HOJE NÃO AGUENTO MAIS ISSO,LI NA INTERNET QUE AÚNICA FORMA DE MELHORAR ISSO É CONTANDO AS PESSOAS SOBRE O SEU PROBLEMA,SENDO HUMILDE,NÃO É UM GRANDE PROBLEMA SEGUNDO O AUTOR,MAS QUE TEMOS QUE CORRER ATRÁS…MAS O PROBLEMA É TOMAR INICIATIVA DE CONTAR AS PESSOAS….CONTEI SÓ AO MEU MARIDO,MINHA IRMÃ E MINHA MÃE…ELES ME DERAM FORÇA…MEU ESPOSO PEDIU PARA MIM SAIR DA OFICINA,PORQUE LÁ EU FICO MAIS NERVOSA….
    ATÉ EM FESTAS COM MUITA GENTE,EU VOU,MAS NA HORA DE BEBER ALGUMA COISA,TENHO QUE ACOSTUMAR COM O LUGAR PRIMEIRO PARA COMEÇAR A BEBER,OU SEJA,LEVAR O COPO A BOCA SEM TREMER…EU CONVERSO COM TODO MUNDO,MAS O QUE EU QUERO MESMO É MELHORAR ESSE PROBLEMA,DESEJO A TODOS QUE MELHORE TAMBÉM…
    SÓ QUE A ÚNICA ESPERANÇA QUE EU TENHO É DE PEDIR A DEUS….ELE É MAIOR QUE TODAS AS COISAS,TENHO CERTEZA QUE COM ELE VOU CONSEGUIR TOMAR INICIATIVA PARA UM OUTRO EMPREGO,MELHORAR O MEU TREMOR,E SER FELIZ DE VERDADE,POIS CHORO TODO DIA POR ISSO,MAS TEMOS QUE PEDIR A DEUS E O MAIS IMPORTANTE TER PACIÊNCIA…QUEM QUISER PODE SE COMUNICAR COMIGO,SE EU PUDER AJUDAR,AJUDAREI DE ALGUMA FORMA…AGORA DEIXA EU IR TRABALHAR(SOFRER MAIS UM POUQUINHO NÉ…KKK)TÔ BRINCANDO…PACIÊNCIA….DEUS VAI NOS AJUDAR….BJÃO GALERA…

  146. Gilvanio comenta:

    13 outubro, 2011 @ 9:20 PM

    Leticia achei mto legal da sua parte, compartilhar conosco tudo oque vc passa no seu dia dia..olha se quiser me adc podemos conversar a respeito do nosso problema…meu mail é gilsants@hotmail.com se quiser manda msg e seu endereço de email um abraço!!

  147. Severiano comenta:

    14 outubro, 2011 @ 2:23 PM

    São situações extremamente normais… para “nós” não! Preencher um fomulário numa fila onde todos que te antecedem aguardam você terminar, vamos simplificar mais ainda… apenas assine aqui! Pronto isso desencadeia algo que nem mesmo “nós” conseguimos explicar, alguns tremem só as mãos outros sentem esse tremor por todo o corpo, até mesmo os músculos da face. Quando percebemos que alguém percebeu seu tremor é pior ainda. Acredito que uma pessoa que não sofre esse tipo de problema possa até sentir um pouco de ansiedade, estres, nervosismo ou algo parecido em situações como esta, mas nada de tão grave, nada que não seja controlável…. em nós não…. não é controlável (pelo menos eu) se tento controlar piora mais ainda o tremor, perco totalmente a coordenação. As vezes penso “Isso é Ridículo” não sou analfabeto, sei ler e escrever… é só uma assinatura…. apenas terei que preencher a ficha…. é simples escrever no quadro… mas nós não vemos assim… parece que todos estarão nos olhando ansiosos para nos ver errar algo e posteriormente nos matar, crucificar ou fazer algum tipo de tortura (não que isso vá acontecer, mas a reação que temos nestas simples situações parecem que levarão a isso)…. antes de terminar não poderia deixar de citar isso…. e quando eles tentam nos ajudar…. pela madrugada!! É PIOR!!!! Por favor se você ler este comentário e não sofre desse mal… por favor não tente nos ajudar ou comentar. Quem de nós nunca ouviu essa interrogação “Tá tremendo porque?” ou aquela “Não precisa pressa… pode fazer com calma” eu até já ouvi “Precisa tomar uma doze hoje hei!”. Tenho tentado lidar com isso desde muito tempo, que nem consigo lembrar quando isso começou. A poucos dias assisti um filme chamado “O Discurso do Rei” me identifiquei muito com a história do filme, a única diferença é que “isso” o afetava com gagueira e não tremor. Andei pesquisando e descobri um distúrbio psicológico chamado “Fobia Social” e fiz algo erradíssimo me diagnostiquei com isso e aproveitando meu breve momento de “médico” comprei um medicamento chamado “propranolol 40mg” do qual faço uso quando vou passar por alguma situação que acredito ser “constrangedora”. Ano que vem pretendo procurar uma ajuda especializada para tratar esse problema, por motivos profissionais ainda não pude ir a fundo nessa questão. Apesar de não fazer uso constante desse medicamento ele tem me ajudado bastante… Isso é tudo pessoal…Um abraço a todos e fiquem com Deus… Lembrem-se você não é o único e conversar com as pessoas próximas sobre o seu problema também ajuda!
    severianofilho@msn.com

  148. Amiga comenta:

    16 outubro, 2011 @ 5:50 AM

    Pessoal, fiquem tranquilos… tomo remedios para tiques e por isso tenho efeitos colaterais dos mesmos que são grandes tremores nas mãos. Na verdade não tenho mais, pq meu médico me passou topiramato a noite e rivotril em baixa dose durante o dia. Além disso, pratico yoga e trabalho normalmente na area da saude. Acreditem, funciona!!! Vcs devem ir à seus médicos e conversar sobre a dosagem desses medicamentos, é claro e nunca se auto medicar. E uma coisa é certa, nunca, em hipótese nenhuma, fumarem, pq isso interage com a medicação e aumenta os tremores. Boa sorte e fiquem tranquilos….

  149. carine comenta:

    28 outubro, 2011 @ 10:31 AM

    eu tremo muito, não consigo apreseeeentar, a professora ja mim chigou, eu tenho muita vergonha…o que eu faço

  150. Anônimo comenta:

    28 outubro, 2011 @ 5:35 PM

    carine tbem já passei pela msma situação q vc esta passando se quiser me passa seu msn..podemos conversar sobre o nosso problema!!manda pro meu email gilsants@hotmail.com

  151. tatiane comenta:

    29 outubro, 2011 @ 8:32 PM

    eu tenho 20 anos e kando eu ou dormi eu balanço o pé a noite toda e não percebo isso já acontece já faz muito tempo e eu não ligava achava ke era um cacoete mais agora eu to tremendo a mao tambem ela fica tremendo kaze o dia todo e não concigo fazer coisas com pinta a unha e sekuga uma coisa por muito tendo
    kero saber o ke pode ser isso pois so tenho 20 anos e sou muito nova para ter doenças desse tipo me ajudem to muito preocupada
    obrigado
    beijjoooosss

  152. Micke comenta:

    30 outubro, 2011 @ 10:28 AM

    Ola Tatiane, de onde es?

  153. Virgilio zandamela comenta:

    5 novembro, 2011 @ 1:44 PM

    Sou virgilio, tenho 26 anos, nao fumo, nao bebo, e tenho esse problema desde que nasci, tentei ir ao hospital, mas nunca tive satisfaçao perante aos mediços que me fez deixar de procurar ajuda. Ja desisti de fazer varios cursos porcausa deste mal, nao escrever no quandro, recordo-me que um dia fuji de casa durante uma semana por ter quebrado jara com bebida que minha avo tinha me mandado para ir buscar. As pessoas sempre me questionam o motivo porque tremo, as fico sem palavras, perco a voz, somente olhando pra ela. Actualimente me encotrando como segurança numa empresa privada

  154. Salete Maria Batista Viana comenta:

    11 novembro, 2011 @ 5:51 PM

    O meu problema é menos mau diante dos citados acima se é que eu posso dizer assim.Digo menos mau por que é somente na mão direita e a boca que treme ,muitas vezes minha voz sai meio pesada ao pronunciar certos nomes o qual me causa bastante constragimento,principalmente por que sou professora e trabalho com uma clientela que são adolescentes e que muitas vezes elhes observam e, chegam até perguntar porque estou tremendo? Isto me deixa muito angustiada.Já procurei ajuda do neurologista o qul me recomendou a tomar proponolol de 40 mg porém melhorou muito pouco.Ultimamente troquei de médico ,agora estou sendo acompanhada por uma médica a qual receitou-me remédios artesanais sendo: ATENOLOL tomado um comprimido pela manhã e PRIMIDONA à noite estou com 26 dias tomando até aqui ainda não notei melhora nenhuma.Por favor quem tiver uma solução escreva-me. sbatistaviana7@gmail.com pois ficarei muito grata.

  155. Salete Maria Batista Viana comenta:

    11 novembro, 2011 @ 6:08 PM

    Para mim fui de suma importãcia conhecer outras pessoas que estaão passando pelo mesmo problema que eu. Com isto posso dizer que podemos formar uma grande corrente em busca de nossas cura.

  156. Mateus Cândido comenta:

    22 novembro, 2011 @ 9:35 AM

    É gente pelo menos com esse site sei que não sou o único que sofro com isso só acho muito cedo pra mim ter esses problemas tenho 15 anos e sempre que eu faço algum esporte eu fico tremendo sem parar, todo mundo percebe e é muito constrangedor mais eu sei que um dia eu vou achar um saída para essa tremedeira toda !

  157. Anônimo comenta:

    14 dezembro, 2011 @ 12:05 PM

    eu tremo muito quando vou escrever na escola quando vou comer em publico ou quando vou apresentar algo na escola! como posso parar de tremer alguempode me ajudar?

  158. Maria Roza comenta:

    23 dezembro, 2011 @ 3:47 PM

    Tenho 31 anos e já a uns 13 anos tenho um leve tremor nas mãos que se percebe principalmente quando seguro copos, garfos e cameras fotograficas por exemplo. Geralmente esse tremor almenta quando estou agitado. Alguém sabe me dizer do que se trata isso?

  159. Maria Roza comenta:

    23 dezembro, 2011 @ 3:53 PM

    há algum tempo estou sentindo um tremor nas mãos. Eu só tenho 23 anos. não consigo me alimentar direito, pq tenho dificuldades para segurar o copo e os talheres. tremo também ao assinar o nome, quando falo em público então, é um terror. Isso me deixa angustiada. Estudo direito e preciso me comunicar bem. tem almentado nos ultimos dias não sei se é pq estou tomando anticoncepcional. Será que tem algo a ver? que especialista devo procurar? por favor me ajudem a viver melhor. obrigada.

  160. LUCIANA ALVES comenta:

    23 dezembro, 2011 @ 7:36 PM

    MARIA ROSA, ISSO CHAMA-SE FALTA DE CONFIANÇA…SEGUIDO DE ANSIEDADE…EU ERA PIOR QUE VC SE VC PUDER VER O MEU DEPOIMENTO QDO RELATEI MEU CASO….E DEPOIS AGRADECI GRAÇAS A DEUS ESTOU CURADA, MAIS QDO CONTRARIADA AINDA TREMO MAIS BEM POUCO MESMO, TOMO CHA DE CAMOMILA E ALGO PARA ACALMAR E PROCURO FAZER QUE GOSTO MUITO, TENTA FAZER O MESMO SE PUDER….JESUS TE AMA ACREDITE!!! TENHA FÉ PRINCIPALMENTE, ESSE COMENTÁRIO DEIXADO SERVE PARA TODOS….VENCER A SI PROPRIO É MUITO FORTE, MAIS FRACO É NÃO TER PERSEVERANÇA E CONFIAR EM SI MESMO…BEIJOS E FELIZ NATAL….BUSQUE MAIS A DEUS!!! ELE SIM CAMINHO PARA TUDO…GRANDE ABRAÇO!!!

  161. Raul Soares comenta:

    5 janeiro, 2012 @ 10:12 PM

    ei pessoal.tambem tenho este problema que me atormenta.so de eu pensar em assinar alguma coisa,la vem o tormento.so consigo assinar alguma cousa,se me pegar derepente.mas,se ja estiver esperando…ai é fogo.e a vergonha…me ajudem.

  162. Mickael comenta:

    6 janeiro, 2012 @ 12:02 PM

    Encontrei soluçao, Á cerca de dois anos postei aqui o mesmo problema de tremor nas maos e ansiedade por causa disso. na altura trabalhava na EDP e agora, passado dois anos encontrei a solução, à meses entrei para um Ginasio e natação , acontece que estou curado, consigo pegar em coisas sem tremer, escrever e assinar sem tremer, precisa so 4 meses para estar totalmente bom, voces façam o mesmo, comam bem, durman pelo menos 8 horas seguidas durante a noite , e pratiquem 3 horas de exercicio de força e flexibilidade por semana, tentem e depois me digam algo ;) Cumprimentos a todos e boa continuação!

  163. Mailson comenta:

    7 janeiro, 2012 @ 5:51 PM

    AS PALAVRAS SAÍRAM DA MINHA BOCA…TIPO O QUE EU NÃO CONSEGUIRIA EXPRESSAR, CADA UM AQUI FALOU.
    EU TENHO 18 ANOS ACHO MUITO ESTRANHO EU TER TAL PROBLEMA, DESDE PEQUENO É ASSIM, TENHO MUITA VERGONHA POR EXEMPLO QUANDO VOU PAGAR ALGO OU PEGAR O TROCO, É TERRÍVEL TENHO TANTA VERGONHA AS VEZES QUE NEM OLHO NA CARA DA PESSOA, O QUE MAIS ME INCOMODA É QUANDO AS PESSOAS PERGUNTAM “POR QUE VOCÊ TREME? VOCÊ É TÃO NOVO E JA TA ASSIM?” .
    MAS VOU SEGUIR A RECOMENDAÇÃO DO MICKAEL.
    ABRAÇO A TODOS E MELHORAS

  164. gebson henrique comenta:

    10 janeiro, 2012 @ 11:59 AM

    eu tenho 14 anos e tremo muito as mão eu tento ficar tramquilho.mas as coisa piora mas toda vez porque.
    porfavor mim ajuder quem sober manda a resposta para o meu Email.

  165. anderson comenta:

    26 janeiro, 2012 @ 4:48 PM

    olá tenho 30 anos e começei a ter esse tremor em um emprego novo, ñ consegui nem segurar o talher p/ comer e tudo oq eu fazia eu tremia, mau conseguia colocar um refrigerante no copo, ñ sentia nada n emprego anterior + só trabalhavam homens como em tds empregos anteriores já nesse sou o unico homem, estou a duas semanas e ñ consegui encontrar um jeito d controlar, costumo sair p/ jantar com minha namorada sempre jantei na casa dela e td normal + dsd dq começei a trabalhar nesse lá fiquei assim, só consigo almoçar c sair p/ uma lanchonete. ajudem-me.

  166. Daniel Santos Moraes comenta:

    2 fevereiro, 2012 @ 4:49 PM

    Flávio! Você pode estar com tremor essencial benigno, eu acredito que eu tenho isso e vou ao neurologista. Você precisa ser diagnosticado imediatamente. Abraços, se cuida e Deus te ajude

  167. Daniel Santos Moraes comenta:

    2 fevereiro, 2012 @ 5:27 PM

    Mesmo assim, Flávio, e outras pessoas que tenham esse problema, não entrem em pânico. Eu tenho esse problema mas mesmo assim consigo controlar na medida do possível. Consigo realizar atividades do dia a dia e acredito que qualquer um pode controlar desde que o problema não esteja num estágio avançado, que acredito não ser o nosso caso. Vou postar dois links de dois sites que serão de grande ajuda para vocês. Irá melhorar a autoconfiança e vocês irão percebem que não estão sós! Desejo a melhora de todos vocês.
    Os sites são esses:
    http://diretordeletras.wordpress.com/2011/01/29/tremor-essencial-benigno/#comment-603
    http://maostremulas.blogspot.com/2010/05/o-medo-de-escrever.html

    Deus lhes abençoe!

  168. Bruno comenta:

    19 fevereiro, 2012 @ 5:29 PM

    Olha estou cansado de procurar médicos e nada de novo acontece pelo contrário, eu so pioro a cada dia.Não sei mas o que fazer, faço uso de propalonol e não melhora nada! Já fui a diversos neuros e so me falta procurar um macumbeiro pra ver se ao menos ele me responda algo já que agui, não tem médico que me dê ao menos uma resposta

  169. clisciane lima comenta:

    22 fevereiro, 2012 @ 6:44 PM

    oi tenho 21 anos,e desde de pequena so muito nervosa ,tenho muita ansiedade
    minha maoes fikan tremular nao consigo fazer nada
    ja tomei muitos calmante nao adiantaram oque eu faço ja procurei medicos e eles falara quem nao podia ver pelo sangue so o tempo e eu memso para resolver
    preciso de ajudar \\!!!@@@

  170. Rose comenta:

    18 abril, 2012 @ 2:11 AM

    A CURA. Sinto esses tremores desde sempre, mas, existe TRATAMENTO. Tem nessas casas que compra cadeira de rodas, muleta etc uma borracha tipo corda, é bom comprar de várias espessuras e faz os exercícios em casa, é uma maravilha mesmo. É bem barato, custa de $1 a 3,00 reais o metro. Alguns chamam de tripa de mico outros de garrote, voce compra 2 metros dá um nó, ou não, prende em algum lugar tipo um gancho de rede ou uma grade, e faz todo tipo de exercicios com os braços, todos os dias, aumentando a intensidade devagar. Me ajudou mais que o propanol.
    Também a fisioterapeuta que procurei me indicou outros exercícios que certamente contribuíram muito. Em um corredor da sua casa ande de costas e com os olhos fechados, no começo com as mãos nas paredes depois fica mais fácil conforme seu cérebro vai acostumando com o diferente, outro é com uma caneta procurar acertar um pingo em uma folha no mesmo lugar, varias vezes, treine e veja a melhora acontecer. Jogue sozinha bola (levinha) na parede da sua casa, tudo isso vai ajudar seu cérebro a voltar a ter equilíbrio. Parece esquisito mas funcionou para mim e para outros pacientes dela. Boa sorte a todos.

  171. José Henrique Peixoto comenta:

    16 agosto, 2012 @ 11:00 AM

    Me disserem que este tipo de tremor é um tremor constitucional, e passa de pai ou de mae para filho.
    Uma vez (faz tempo), foi um médido no programa do Jo Soares que fez comentarios a respeito disto e diz ter cura. Entrei em contato com ele é de Santos. Infelizmente eu nao me lembro o nome deste médico, a vaga lembrança que tenho é que não fui bem atendido e a consulta com ele é cara. Quem tiver contato com algum especialissta favor entrar em contato.
    .

  172. maura comenta:

    15 setembro, 2012 @ 7:15 PM

    eu tambem sofro com essa tremedeira, não consigo emprego…as vezes sinto vontade de desaparecer desse mundo, é realmente muito triste preciso muito trabalhar.
    alguem pode me ajudar? meu email é lucianoemaura@gmail.com

  173. david comenta:

    17 setembro, 2012 @ 1:42 PM

    eu tenho tremor nas maos o dia todo principalmente quando seguro alguma coisa o que e isso

  174. janaina comenta:

    17 novembro, 2012 @ 12:52 AM

    Bom dia!doutor eu não tomo nenhum remédio,não fumo e não bebo bebidas com álcool e mesmo assim minhas mão tremem muito.Na minha familia o meu pai meus 6 irmão e eu tremem,mas os outros 2irmão e minha mãe não tremem.Gostaria de saber se isto é genético.Isto é muito constrangedor porque eu toco na igreja e as pessoas pensam que eu estou nervosa.OBRIGADO!!!!

  175. marcia comenta:

    24 dezembro, 2012 @ 7:26 PM

    oi,meu marido tem 35 anos e de algum tempo pra ca a mao direita tem ficado tremula sem motivo aparente,gostaria de saber mais sobre o assunto.Obrigado!

  176. luciano santos comenta:

    8 janeiro, 2013 @ 7:47 PM

    Tenho tremor na mão direita quando vou assina o nome na presença de alguem

  177. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 10:06 AM

    Luciano,
    Provavelmente é por nervosismo e medo que a letra fique feia. Os tremores por doença são contínuos em todas as ocasiões, alimentação, pentear o cabelo, fazer a barba etc.
    Se voce tem este receio, treine em casa, fazer a assinatura colocando a outra mão na frente como a gente faz na hora de colocar a senha na máquina de cartão de crédito.

  178. Natalia Boeira comenta:

    12 fevereiro, 2013 @ 2:43 PM

    Achei um site, que possa falar.
    Tenho 13 anos, faz uns 3 anos, que começei a tremer, antes eu era super desinibida, gostava de apresentar em público, e etc.. De aquele tempo pra cá, tudo mudou. Quando vou apresentar em público, começo a tremer, que todos olham, alguns riem, piora a situação, quando tenho que ler algo, que fica mais evidente ainda, que eu to tremendo, pelo fato do papel também tremer, quando um professor, ou alguém estranha vem falar comigo, começo a tremer, escrever algo na presença de alguém que não seja do meu convívio, enfim.. Eu não sei o porque, queria saber, minha mãe vai marcar psicologo pra mim, sei que quero acabar com isso.. Meu sonho é ser médica veterinária, e se não acabar com isso, meu sonho vai ser jogado pra fora.. Abraços. =/

  179. jucilene dos santos macedo comenta:

    5 março, 2013 @ 4:32 PM

    BOA TARDE TENHO 41 ANOS E TAMBÉM TENHO TREMOR ESSENCIAL,TREMO AS MAOS E A CABEÇA COMECOU AOS 7 ANOS DE IDADE DE LÁ PRA CÁ SÓ TEM AUMENTADO TOMO PROPANOLOL E PREMID MAS NÃO ADIANTA É MUITO CONSTRANGIMENTO VC NÃO PODE SAIR PORQUE AS PESSOAS FALA NA RUA COMER BEBER AS PESSOAS DIZEM QUE SOU MUITO BONITA MAS PORQUE TREMO DESSE GEITO TANTOPERDE MEU TRABALHO NÃO PASSO EM NEM UMA ENTREVISTA POR CAUSA DO NERVOSISMO
    ME AJUDEM OBRIGADA.

  180. Kaka di Paoli comenta:

    10 março, 2013 @ 6:46 PM

    Olá é muito importante que verifiquem se há alguém da família que também tenha esses tremores, pois tremores essencial e familiar é hereditário e por enquanto não tem cura.Tenho esse problema desde os 12 anos, estou com mais de 50 e não aumentou muito.É importante além do remédio fazer exercícios como yoga,caminhada,natação,deixe a vergonha pra lá não temos culpa….arrume disfarce.Duro é ter 12 anos e ter que fazer hemodíalise pro resto da vida.Faça um exerc.assim Acenda uma vela e fixe o olhar,feche os olhos e recorde da chama exerc.de concentração faça outros geralmente temos pensamentos acelerados…fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e proc.um neuro calup23@gmail.com

  181. Antonio Rodrigues Cordeiro comenta:

    27 março, 2013 @ 7:46 PM

    Olá amigos, é bom saber que meu problema não é único. Tenho 47 anos e quanto tenho sofrido com esses tremores nas mãos. Lido com o público, fora o trabalho secular, sou músico e cantor gospel, no meu trabalho quando tenho que atender alguém, participar de debates ou reuniões, quando é necessário escrever diante de todos ou pegar num microfone, se torna uma batalha psicológica. Já perdi excelente emprego devido a esse distúrbio psicológico. No momento estou pra ter uma entrevista em 3 empregos e já estou sofrendo psicologicamente, desejando que não tenha que me expor diante de todos tendo que escrever ou outra situação que requeira firmeza nãos mãos. Estou junto com vocês nesse grande anseio de cura desse problema ou um medicamento que possa controlar essa ansiedade. Poque chã natural não resolveu.Grato pelo carinho e atenção.. antonine sonax@gmail.com

  182. Ariston Andrade comenta:

    6 abril, 2013 @ 9:15 PM

    A ESPERA DE UM MILAGRE, PARA MIM, E TODOS QUE DERAM SEUS DEPOIMENTOS, ISSO É HORRIVELMENTE CONSTRANGEDOR, MAS, TUDO PASSA, CREIAMOS EM DEUS, O DEUS DO IMPOSSIVEL.

  183. Noeli Orlando comenta:

    28 abril, 2013 @ 11:16 PM

    tenho 19 anos e me sinto muito envergonhada tambem, estudo enfermagem e minhas mãos tremem muito , quando vou realizar procedimentos normais como dar uma injeção pioram… tenho muita vergonha porque todos zuam comigo e acham que eu tenho medo , quando na verdade pra mim é algo que me acompanha desde minha infancia, minhas mãos sempre foram tremulas, eu não fumo , nem bebo, tenho uma vida normal , durmo 8 hrs por dia… alguem me ajudar… todos que deram seus depoimentos são muitos corajosos , pq como todos vcs eu sei o quanto isso é vergonhoso.

  184. Deise comenta:

    2 maio, 2013 @ 10:55 AM

    tenho 37anos e me sinto muito envergonhada tambem, estudo enfermagem e minhas mãos tremem muito , quando vou realizar procedimentos normais como dar uma injeção pioram… tenho muita vergonha porque todos zuam comigo e acham que eu tenho medo , quando na verdade pra mim é algo que me acompanha desde minha infancia, minhas mãos sempre foram tremulas, eu não fumo , nem bebo, tenho uma vida normal , durmo 8 hrs por dia… alguem me ajudar… todos que deram seus depoimentos são muitos corajosos , pq como todos vcs eu sei o quanto isso é vergonhoso.

  185. Tiago fb comenta:

    16 maio, 2013 @ 12:50 PM

    tenho 32 anos ha 10 anos que sinto minhas maõs com tremor já fui em varios neuros uns desses profissionais falou que o tremor era herediátrio pois só meu avó tem que treme na familía ele tem 84 anos. Os outros neuros passaram remédio e fiz acompanhamento mensal pois tb não teve jeitoqueria muito uma ajuda de vocês, pois só vigilante estou desempregado e não consigo emprego porque quando vou fazer o teste a minha mão começa tremer ai o instrutor fala que estou nervo.
    OBS. faço exercicio físico 3 vezes por semana quando para sinto meu coração acelerado e as mãos tremendo e bebo só final de semana umas cervejinha e não bebo bebida destilada.

Deixe seu comentário aqui !